Como parar de comer frituras e não sentir mais falta. Entenda tudo!

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 8 фев 2025
  • Saiba por quais alimentos você pode substituir a fritura!
    O que você considera como fritura? Fritar batatinha, banana? Ou você acha que o malefício seria só a reutilização do óleo de uma fritura? Um hambúrguer acompanhado de batata frita, salgadinhos de festa ou de lanchonetes, ou mesmo a praticidade de refogar a comida, passar um bife ou fritar um ovo frito, tudo isso acaba se tornando um fator de risco para a saúde ao longo dos anos.
    As fritura aumentam a chances de doenças cardiovasculares, isso porque os óleos ou a banha utilizados já não são saudáveis desde a sua origem, o aquecimento só piora a situação, potencializa o entupimento das artérias e o surgimento de várias doenças, inclusive o câncer.
    No processo de fritura, são formados produtos tóxicos e até mesmo cancerígenos, tais como acroleína, peróxidos, polímeros, além de, alterações físicas e químicas como à produção de aldeídos, cetonas, radicais livres e ácidos graxos trans que são incorporados nos alimentos e prejudicam à saúde.
    O câncer têm seu desenvolvimento influenciado direta ou indiretamente pela qualidade e tipo dos alimentos, mas também forma inadequada do preparo e da conservação dos alimentos. Isto é tão real que existe estudos epidemiológicos ligando o câncer de mama ao uso gordura e o foco da prevenção é justamente a mudança no estilo de vida.
    A fritura promove a formação de acroleína, altamente cancerígena que surge da degradação das propriedades do óleo quando submetido ao calor.
    Os compostos formados pela oxidação das gorduras inibem ou retardam a ação da lipase pancreática sobre os triacilgliceróis não oxidados, diminuindo a digestão estes destas gorduras e aumentando os poliméricos em até 50%, o que provoca severas irritações do trato gastrintestinal, diarreia, redução do crescimento e, em alguns casos morte de animais em laboratório.
    Os alimentos fritos são altamente inflamatórios, causam o acúmulo de nas artérias na região abdominal e aumenta a resistência à insulina. Tais fatores aumentam a sensação de cansaço, falta de energia, e prejudica a absorção de nutrientes, levando a desnutrição celular e a infertilidade. Depois as frituras são mais calóricas, o alimento frito, absorve 30% de seu peso em gordura. Se o alimento frito tiver alto índice glicêmico, como a maioria dos salgadinhos com trigo, a situação piora.
    Ratos, alimentados com óleos ou gorduras usadas em frituras, apenas 10% na dieta, durante 35 dias, apresentam alterações metabólicas com perda de peso, diminuição do crescimento, e do tamanho do fígado e dos rins, má absorção de gordura, diminuição da taxa de dessaturação dos ácidos graxos linoleico e alfa-linolênico, além do aumento da taxa de colesterol no fígado e reduzir fertilidade.
    Você deve estar se perguntando: E o azeite de oliva extra-virgem, ou o óleo de coco, podem ou não ser usado?
    No caso destes óleos ocorre um estresse térmico em alguns componentes não-glicerídicos que leva a formação de compostos oxidados. Por exemplo o aquecimento (a 50, 100, 150 e 200 °C por 2 h) altera os componentes voláteis e os elementos sensoriais destes óleos. Principalmente se às temperaturas forem acima de 150 °C.
    Por outro lado os compostos formados pela decomposição dos ácidos graxos insaturados durante o processo de fritura afetam a disponibilidade dos ácidos graxos essenciais presentes no azeite extra-virgem como ácido linoleico e alfa-linolênico, responsáveis pela biossíntese de outros ácidos graxos essenciais como o ácido araquidônico, e altera a formação das prostaglandinas, tromboxanos e prostaciclinas, que são compostos que participam da regulação da pressão arterial, frequência cardíaca, resposta imunológica, processos da coagulação sanguínea e do funcionamento do sistema nervoso central. Assim, além dos efeitos maléficos dos compostos da degradação do óleo, tem também a diminuição dos efeitos benéficos dos ácidos graxos essenciais presentes no azeite e a destruição de vitaminas lipossolúveis devido à auto-oxidação dos triacilgliceróis de ácidos graxos insaturados.
    Resumindo você gasta com azeites caros por ser extraído a frio e acaba tendo prejuízos também para sua saúde.
    Baixe gratuitamente o ebook: 5 erros que você comete no dia a dia que estragam sua saúde: angelaxavier.c...
    Veja os bastidores do meu dia a dia no Instagram → / draangelaxavier
    Site → angelaxavier.c...
    Facebook → / draangelaxavier
    Você sabia que a combinação errada dos alimentos pode causar várias doenças como: gastrite, hipertensão, refluxo, diabetes, entre tantas outras.
    Foi por isso que eu criei o Curso Combinação Alimentar, para você envelhecer com uma saúde invejável usando a combinação alimentar correta!
    Saiba mais aqui: angelaxavier.c...

Комментарии • 97