Meu último Fusca foi um 1600 2 carburadores a álcool,ano 1986 ou 1985 não lembro direito. Pensa num fusquinha que andava e o tanto que andava,consumia....
Meu pai teve um Fusca Love 1984, era 1.6 álcool com dupla carburação Solex 32 e tinha bancos em veludo cinza. Esse GLS parece um estudo do que viria a ser a Série Love de 1984, que ficou ainda mais caprichada na versão final. O do meu pai era um xodó, tratado a pão de ló, baixa quilometragem. Vendeu em 1996 pelo equivalente a um Fiat Uno zero quilômetro. A mulher que comprou DESTRUIU o carro em 2 anos😢.
Vendi um Voyage 90 uns 3 anos atrás, tava inteiro, esses dias vi o carro, o cara vendeu pra um outro que trabalha de pedreiro, o cara acabou com o carro., Tudo sujo de tinta e cimento...Chegou a me dar vontade de chorar 😢
Na Alemanha, as lanternas traseiras maiores, foram lançadas no final de 1972 / início de 1973. As equivalentes às do nosso 1500 do final de 1970, lá surgiram em 1968. Um modelo de igual desenho, porém ligeiramente maior, equipou os carros exportados para os Estados Unidos da América do Norte, no final de 1971 e 1972.
09:05 Tem razão. Trata-se de um 1303 (repare o formato do parabrisa), de 1973, modelo exportação para os Estados Unidos da América do Norte (Lanternas traseiras com 4 lâmpadas). Em 1974, o parachoque dos modelos alemães para os Estados Unidos da América do Norte, eram maiores.
Eu tenho 2 fuscas 72 e 94 não consigo ficar sem o fusca, mas pra mim só tem 2 fuscas q vejo diferença, o 1500 é o 86 pra mim eles tiveram um grande diferencial, no acabamento e mecânica, e os abaixo dos anos 70 Tb são mais legais de estética, em fim o fusca quase não mudou ,sempre o mesmo carro , simples. Sei q na teoria ele teve 2 mil modificações, mais na prática, praticamente nada . Talvez esse foi o segredo do grande sucesso dele .
Sempre soube que GLS significava Gran Luxo Super...e isso nos foi informado pela consercionária quando compramos nossa parati em 1993,era um ótimo carro e queria tê-la em nossa garagem até hoje!!!
O 1300 GL eu já até conhecia, cheguei a pesquisar unidades a venda e até encontrei, mas já tem muito tempo. Mas o 1300 GLS é ainda mais curioso. Ótimo conteúdo, aprendo muito com seus vídeo, abraço.
Já li um artigo de uma revista (não lembro se era Auto Esporte ou Quatro Rodas) falando do suposto Fusca GLS..... Essa versão seria introduzida na mesma proporção do Fusca GL 1300, lançado em 1982. O Fusca GLS usaria o motor 1600 de dupla carburação, tendo as rodas de aço vindo da Brasilia. Internamente, receberia um acabamento interno com padrão aveludado, com carpete no assoalho. Tendo todos os equipamentos da versão GL, recebendo um exclusivo conta-giros no quadro de instrumentos.... Entretanto, o Fusca GLS não passou de uma mero conto, pois a VW na altura do campeonato tinha o moderno Gol, lançado em 1980, e a Brasilia que já mostrava sinais de cansaço em pleno fim de ciclo dp mercado. O Fusca GLS 1600 seria uma alternativa de faixa de preço entre o Gol 1300 e a Brasilia 1600. Mas a VW introduziu o Gol 1600 no final de 1981,uma forma unânime de substituir a Brasilia no inicio de 1982, e poder criar o Fusca GL 1300 que custava próximo ao Gol S 1600 (basico). 😃🚘❤️
Os sedans alemães aumentaram os vidros em 1965. Nesta mesma época, o perfil frontal do teto, ficou mais horizontal na frente, para permitir o novo parabrisa mais alto e ligeiramente curvo. O "tabelier", onde fica a base dos limpadores, foi na ocasião rebaixado, com o mesmo objetivo...
Tive um fuscão verde 1500 ano 1974. Em 2013 fui pra Cancún, pedi ao concierge do resort onde me hospedei para me indicar um aluguel de automóvel, então ele me disse, se eu quisesse, me emprestava um "Vocho" que ele tinha, e eu aceitei sem problemas. A suspensão dianteira era com molas helicoidais como a frente de um "Variant II", e a área envidraçada é mais ampla, com painel mais... Bonito!
Boa noite, Eu tive um 1.300 GL 1981, ele tinha acabamento em carpete, ar quente, vidros traseiros com opção de abrir, e desembaçador traseiro, acionado por um botão com luz verde no painel... e aro 14" de Brasília...
Sem dúvida, muito interessante a história. Para quem se interessar por um site que tem muitos carros legais, e chega a contar a história também, sugiro o Motor Tudo. Conheci por acaso, pesquisando na internet.
Boa Noite! Ótima matéria, parabéns pelo vídeo. Meu teve um Fusca 1200 ano 1966 na cor Verde Amazonas com sistema 6 volts e Fuscão 1500 ano 1973 na cor Azul Niágara. Muita saudade desse tempo.
Pedro, meus parabéns!! Seus vídeos são ótimos, bem feitos, bem estudados e com ótimas informações! Gosto q com vc não tem enrolação, já começa o vídeo rápidos sem delongas e tem sempre um ótimo conteúdo, sou seu fã, continue assim 😉👏👏
Muito bom. Nunca tinha ouvido falar do GLS, ainda que ele não tenha sido vendido para o público. Tenho um Série Prata 1980, que é um pouco mais luxuoso do que o GL, que veio em 1981 como modelo 1982. O Série Prata tinha alguns acabamentos adicionais, o volante espumado, vidros verdes, borrachão no para-choque, além do chaveiro exclusivo e outros detalhes da versão, sem contar, é claro, a cor metálica (Prata Continental) sendo o único Fusca a ser pintado em cor metálica até então no Brasil. O GL era um pouco mais simples, não tinha os detalhes característicos do Prata, não tinha o volante espumado e nem outros acessórios, e não era pintado (acho que nem opcionalmente) em cor metálica. Tinha, porém, o vidro traseiro com desembaçador que o Prata não tem.
Meu amigo! Td bem? Adoro seus vídeos, gostaria muito que fizesse uma matéria do porque os mais velhos chamam o fusca "pois é". Sei que era devido ao comercial da Vimave creio eu, que feito pelo Ary Toledo, que tinha carros quebrados e o fusca sempre inteiro rodando, aí ele passava com o fusca e gritava pois é. Lembra ? Um grande abraço. RONALDO DE SÃO ROQUE - SP.
Boa noite, vou contar algumas coisas: minha tia teve em 1967 o primeiro fusca 1300 12 volts e já tinha ar quente, era uma manopla tipo um registro que se abria ao lado da alavanca do freio de mão e se aberto aquecia o interior e também quase matava os ocupantes pela fumaça que vinha junto ( ela comprou 0 km ), meu pai teve um fuscão 1500 ano 1973 que tinha as lanternas pequenas do 1300 sem luz de ré, a história da época era por que como ouve o incêndio na fábrica em 1972 usaram o que tinham para manter a produção, meu irmão teve um 1300L 1978 com a mesma tapeçaria marrom deste porém com as lanternas maiores com luz de ré pois as fafás sairam em 1979, isto foi no ano 1980.
Esse Fusca 1500 com lanternas pequena , era o Fusca série bravo. Tinha também o tampão traseiro com aletas de refrigeração do 1500. Minha prima teve um azul com interior marrom claro em 73. Esse Fusca é raríssimo.
@@pedroroque8003 amigo. São tantos modelos que até emociona. Dentre tantos, meu pai teve um 1300, azul escuro 1980 que tinha painel quadrado preto e o estofamento era de courvim cinza claro. Nunca vi igual. Nem antes e nem depois.
Em 1983 meu teve um Fusca GLS na cor verde abacate. Inclusive tem uma foto minha junto com esse carro. Era todo acarpetado, bancos reclináveis com apoio de cabeça, vidros verdes, janelas basculantes, pneus radiais, isqueiro, desembaçador traseiro e porta bolsa nas portas, tudo original de fábrica.
Aqui na minha cidade na Paraíba, tem um Fusca 73 que na documentação dá como Fusca GLS, sempre fiquei duvidoso se foi algum erro de época, a placa é MMS-0337 e no site do Detran-PB consta como GLS mesmo. Bem estranho...
Conheci um fusca 1986 que tinha esse painel moderno....e no lugar reservado para o relógio....tinha um relógio digital.....sera que era de fábrica ou o dono que mandou instalar? Forte abraço e parabéns pelo conteúdo....
Oi ! Tive um Fusca 84 série copa azul quase prata era igual o Itamar para-choque na. Ora do carro com a borracha na frente, desembargador traseiro, vidros verdes na frente degradê, baita carro aí botei umas roda BINNO 16 com Pirelli 205/55/16 bah...
O erro mortal da Volkswagen do Brasil, foi não atualizar a carroceria do Fusca igual ao do fabricado no México "vidros maiores", não utilizar a injeção eletrônica "usado no Mexicano" e não vir com o pisca dianteiro grande como o alemão . Sem falar no painel de instrumentos. Fomos ignorados pelo fabricante. O brasileiro foi esquecido pela Volkswagen, que tanto amor dedica ao lendário e amada Fusca. Lamentável. Em tempo, sou dono de um Fusca 1300 ano 74 desde zero. E resido em Porto Alegre RS.
Concordo, prezado João Carlos. Quando a VW parou a produção na Alemanha, o ferramental foi para o México e de lá, ainda atenderam o mercado europeu. Agora, os tais piscas maiores, não foram usados na produção mexicana, embora a Hella de lá, os fabrique, visando o mercado dos Estados Unidos da América do Norte. O pisca dianteiro foi para a lâmina do parachoque. Embora mais atual do que o nosso, ele manteve a mesma suspensão traseira usada aqui. Só na Alemanha é que produziram a dupla articulação para os carros exportados para os Estados Unidos da América do Norte e para os 1302 e 1303 vendidos na Europa. O painel do sedan mexicano seguiu até o fim, igual ao nosso, antes do uso dos mostradores quadrados. Com o passar dos anos, o sedan mexicano também foi sendo depenado, sendo muito comprado para ser táxi. O painel maior com tabelier, só existiu nos 1303 alemães (e num "frankstein" sul-africano), que tinham o parabrisa curvo (visando atender a uma distancia entre o condutor e o vidro, exigida por uma norma da Califórnia)...
@@umbertospilotros3986 Boa tarde Umberto, você tem razão o 1302 e 1303 é que tinham aquele belo painel, e a suspensão MacPherson e os piscas dianteiros maiores. Tudo isto dirigido para o rico mercado Norte Americano e o da Alemanha, é claro. Sem falar no Fusca Porsche criando para o mercado alemão com poucas unidades produzidas . Tinha um motor, instrumentos e rodas do Porsche, e sem o banco traseiro. (pesquise no RUclips). Um abraço.
@@jocar1000 prezado João Carlos, me permita uma observação: Só o 1303 tem o painel a que você se refere. O 1302 tem o capô comprido e o mesmo parabrisa ligeiramente curvo e um pouco mais alto, adotado em 1965 na Alenanha. Abração de bom fim de semana 😀😀😀
Parabéns pela pesquisa e apresentação. Sobre os vídeos de versões raras, vc já fez alguma sobre a perua Maverick? Meu avô teve uma cinza, na qual aprendi a dirigir. A Souza Ramos em parceria com a Santo Amaro, revenda Ford no Rio, comercializou em 1979 uma versão SW do Maverick 4 portas com motor de 4 cilindros e câmbio de 4 marchas na coluna. Eram raríssimas e ganharam o apelido de Maveran, um Maverick com formato de Caravan. Se ainda não fez essa pesquisa taí uma sugestão para enriquecer seu canal. Abraço
Loucura total. Nunca ouvi falar de fusca 1300gl...kkkkk muito legal. Tenho 52 e sou de sbc. ....adendo: só podia ser mesmo uma hipótese. Nunca vimos esse modelo.
Acho que um dos maiores erros da vw Brasil, foi não ter feito o Fusca com carroceria de vidros grandes aqui no Brasil. Poderia ter trazido o ferramental da Alemanha quando parou a fabricação por lá em 78. Com certeza teria sido um belo upgrade pra quem precisava de um Fusca, e não seria um custo exorbitante para a montadora, até pq não tem tecnologia nenhuma nisso, só prensas e vidros maiores.
Já aproveitando meu comentário gostaria de deixar uma sujestão de vídeo : como seria a sua linha do tempo da Volks favorita ? Vou dar um exemplo. Em 73 a Brasília é lançada, mas não com propósito de substituir o Fusca e sim pegar uma nova fatia de mercado, suspensão moderna e acabamento Premium parecido com o Passat, e o Fusca seguiria tendo melhorias . Em 74 o Fusca não deixaria de ter painel jacarandá e sim um painel com desenho jacarandá diferente. O Fusca 1600s seria quase igual ao que foi, apenas com o diferencial do banco do sp2 . Para 76 o Fusca ganhava versão ainda mais esportiva 1700s com o mesmo motor e rodas do sp2 que é vendida até 78. Em 78 a Brasília ganha uma exclusiva versão esportiva seguindo a mesma receita do Fusca só que com a nomenclatura TS com motor 1700 e faixas decorativas laterais, e mostradores seguindo a linha do SP2.. Em 1980 fusca ganhava a maior melhoria já feita, vidros grandes e porta malas mais fundo bancos com encosto de cabeça e um pequeno tabelier no painel. Em 82 passa a ter painel quadrado, que junto com o tabelier formam um acabamento sofisticado. Ainda em 82 a Brasília ganha uma série de despedida, numerada e com adornos exclusivos. .... E por aí vai. Kkkk daria para fazer vários vídeos nessa linha de raciocínio e com outras marcas também. Valeeeu
Curioso que o Fusca foi um carro que a galera fazia modificações mesmo não sendo de fabrica. Era de costume troca rodas aro 15" por rodas de brasilia aro 14", também trocavam volante por um modelo menor, modificaram paralama traseiro pra deixar mais moderno..colocavam motor 1500 pra deixar mais espertinho. Sem contar a parte interna que sofria mudanças nos bancos pra ter mais conforto e não podia deixar de citar que faziam tampões pra colocarem dois alto falantes na traseira. No fim das contas, mesmo que a Volks quisesse trazer uma exclusividade pro Fusca, o pessoal já fazia e ficava até melhor.
Tem razão. Em 88 meu pai adquiriu um Fusca 84 com motor 1600 a álcool, dupla carburação, cabeçotes rebaixados, rodas 14 de Brasília, suspensão levemente rebaixada, tampão traseiro com falantes triaixiais, volante Cougar pequeno e bancos Procar com a regulagem toda pra baixo... são os itens que tenho recordação. Ele viajava com um 147, eu não via a hora de chegar o fds pra gente sair dar um rolê com o Fuscão!
Sim, exatamente, mas o Gol é bem mais raro!!! Eu vi ambos no salão do automóvel do respectivo ano!!! Arrependido de não ter comprado um que vi anunciado a um tempo atrás….
Nunca vi um fusca azul universo 1983 vidros verdes com desimbacador e relógio de horas e volante espumado com acabamento luxo. A não ser o de meu pai, comprado em volta redonda rio.
Acredito que foi por conta do maquinário que a VW do BR havia vendido e então resgatou para voltar a fazer o Fusca Itamar. Mas concordo, com a carroceria do 1303 nosso Besouro teria tido uma sobrevida maior!
Meu pai teve um Standart 1980/81 azul claro "azul bebê" (não lembro o nome da cor) com rodas de Brasilia, volante de Gol GT, bancos procar, alarme de pêndulo no paralama esquerdo acho... e rádio estilo gaveta...
O que mais faltou no Fusca GLS seria um câmbio automático ❤️ , imagina um Fusca automático, o que teve foi um semi automático , estou falando de um automático mesmo
Boa tarde eu gostaria de dar uma sugestão de carro tem um carro que eu acho que é da Volkswagen que eu conheço como passat sedã que é daquele modelo pointer daquela geração que era com uma tipo de abertura no teto traseira que imitava um conversivel tenta falar dele em algum vídeo
Eu tenho um chassis fusca original documentado ano 59 1200 com placa no chassis feito na Alemanha porém na época foi montado em cima do chassis 1959 uma lata ri do fusca 80 mas o documento câmbio tanque original incrível não existe um podre no chassis e lataria
Sempre soube que, na VWB, o L era de “Luxo”, GL era de “Gran Luxo” e GLS era de “Gran Luxo SUPER”, não “Sport”. Até porquê os modelos GLS não eram nada esportivos, mas mais luxuosos. Modelos esportivos ganharam denominações diferentes, como TS, GT, GTS e GTi
Parabens pela sua explicação.
Ola boa noite tive um 1300l e um Fafá de Belem...Adoro o Fusca...
Grande Giovanni, fechamento demais!!!!!
FUSCA É CULTURA, FUSCA É AMOR, FUSCA É VIDA, FUSCA É DIVERSÃO!! EXCELENTE E MARAVILHOSO VÍDEO!!
Bem rara essa Versão do Besouro.
Meu último Fusca foi um 1600 2 carburadores a álcool,ano 1986 ou 1985 não lembro direito. Pensa num fusquinha que andava e o tanto que andava,consumia....
Meu pai teve um Fusca Love 1984, era 1.6 álcool com dupla carburação Solex 32 e tinha bancos em veludo cinza. Esse GLS parece um estudo do que viria a ser a Série Love de 1984, que ficou ainda mais caprichada na versão final.
O do meu pai era um xodó, tratado a pão de ló, baixa quilometragem. Vendeu em 1996 pelo equivalente a um Fiat Uno zero quilômetro. A mulher que comprou DESTRUIU o carro em 2 anos😢.
O arrependimento de ter vendido deve ter sido grande. Uma pena, mas acontece...
Minha vizinha, uma senhora já bem idosa, tem um Fusca Love em perfeito estado de conservação, um espetáculo de lindo, única dona!
Vendi um Voyage 90 uns 3 anos atrás, tava inteiro, esses dias vi o carro, o cara vendeu pra um outro que trabalha de pedreiro, o cara acabou com o carro., Tudo sujo de tinta e cimento...Chegou a me dar vontade de chorar 😢
Eu gosto dessas historias de pessoas que pegam carros q sao objetos de adoração e destroem em pouco tempo. É hilário.
Na Alemanha, as lanternas traseiras maiores, foram lançadas no final de 1972 / início de 1973.
As equivalentes às do nosso 1500 do final de 1970, lá surgiram em 1968.
Um modelo de igual desenho, porém ligeiramente maior, equipou os carros exportados para os Estados Unidos da América do Norte, no final de 1971 e 1972.
09:05
Tem razão.
Trata-se de um 1303 (repare o formato do parabrisa), de 1973, modelo exportação para os Estados Unidos da América do Norte (Lanternas traseiras com 4 lâmpadas).
Em 1974, o parachoque dos modelos alemães para os Estados Unidos da América do Norte, eram maiores.
Eu tenho 2 fuscas 72 e 94 não consigo ficar sem o fusca, mas pra mim só tem 2 fuscas q vejo diferença, o 1500 é o 86 pra mim eles tiveram um grande diferencial, no acabamento e mecânica, e os abaixo dos anos 70 Tb são mais legais de estética, em fim o fusca quase não mudou ,sempre o mesmo carro , simples. Sei q na teoria ele teve 2 mil modificações, mais na prática, praticamente nada . Talvez esse foi o segredo do grande sucesso dele .
Vídeo de fuca, já tô aqui rs
Sempre soube que GLS significava Gran Luxo Super...e isso nos foi informado pela consercionária quando compramos nossa parati em 1993,era um ótimo carro e queria tê-la em nossa garagem até hoje!!!
Mesmo esquema do meu Passat GLS 1983
Excelente matéria
Aqui em Petrópolis, tem o Serrabugs.
Um Fusca mais bonito que o outro!
E tem até ônibus, pumas e outros.
Desse fusca nunca vi não..ele e uma raridade como o gol GLS bola 4 portas ..
O 1300 GL eu já até conhecia, cheguei a pesquisar unidades a venda e até encontrei, mas já tem muito tempo. Mas o 1300 GLS é ainda mais curioso.
Ótimo conteúdo, aprendo muito com seus vídeo, abraço.
Boa noite senhores, tive a oportunidade de ver uma raridade dessa há muitos anos passandos.👍👍
Parabéns vcs são professores da internet
Já li um artigo de uma revista (não lembro se era Auto Esporte ou Quatro Rodas) falando do suposto Fusca GLS..... Essa versão seria introduzida na mesma proporção do Fusca GL 1300, lançado em 1982. O Fusca GLS usaria o motor 1600 de dupla carburação, tendo as rodas de aço vindo da Brasilia. Internamente, receberia um acabamento interno com padrão aveludado, com carpete no assoalho. Tendo todos os equipamentos da versão GL, recebendo um exclusivo conta-giros no quadro de instrumentos....
Entretanto, o Fusca GLS não passou de uma mero conto, pois a VW na altura do campeonato tinha o moderno Gol, lançado em 1980, e a Brasilia que já mostrava sinais de cansaço em pleno fim de ciclo dp mercado. O Fusca GLS 1600 seria uma alternativa de faixa de preço entre o Gol 1300 e a Brasilia 1600. Mas a VW introduziu o Gol 1600 no final de 1981,uma forma unânime de substituir a Brasilia no inicio de 1982, e poder criar o Fusca GL 1300 que custava próximo ao Gol S 1600 (basico). 😃🚘❤️
Eu tenho um fusca GLS
Os sedans alemães aumentaram os vidros em 1965.
Nesta mesma época, o perfil frontal do teto, ficou mais horizontal na frente, para permitir o novo parabrisa mais alto e ligeiramente curvo.
O "tabelier", onde fica a base dos limpadores, foi na ocasião rebaixado, com o mesmo objetivo...
Tive um fuscão verde 1500 ano 1974.
Em 2013 fui pra Cancún, pedi ao concierge do resort onde me hospedei para me indicar um aluguel de automóvel, então ele me disse, se eu quisesse, me emprestava um "Vocho" que ele tinha, e eu aceitei sem problemas.
A suspensão dianteira era com molas helicoidais como a frente de um "Variant II", e a área envidraçada é mais ampla, com painel mais... Bonito!
Fusca 1303
Sou integrante do fórum! Já vendi muitas peças de vw por lá!
Único canal que já dou o joia antes de assistir 👍🏼🙋🏼♂️
Boa tarde amigo 😃
Boa noite,
Eu tive um 1.300 GL 1981, ele tinha acabamento em carpete, ar quente, vidros traseiros com opção de abrir, e desembaçador traseiro, acionado por um botão com luz verde no painel... e aro 14" de Brasília...
Sem dúvida, muito interessante a história. Para quem se interessar por um site que tem muitos carros legais, e chega a contar a história também, sugiro o Motor Tudo. Conheci por acaso, pesquisando na internet.
Grato Pedrão pela citação nos vídeos estamos aqui sempre juntos para difundir o conhecimento com todos abraços Giovanni Afonso "Diernelho"
Canal PL, sempre rico em detalhes.
Vídeo show parabéns
Sempre aprendendo com os vídeos do canal. Eu não sabia do standard 1982 e nem nunca vi. Abraço!
Boa noite meu chara
Boa Noite!
Ótima matéria, parabéns pelo vídeo.
Meu teve um Fusca 1200 ano 1966 na cor Verde Amazonas com sistema 6 volts e Fuscão 1500 ano 1973 na cor Azul Niágara. Muita saudade desse tempo.
Pedro, meus parabéns!! Seus vídeos são ótimos, bem feitos, bem estudados e com ótimas informações! Gosto q com vc não tem enrolação, já começa o vídeo rápidos sem delongas e tem sempre um ótimo conteúdo, sou seu fã, continue assim 😉👏👏
E bela combinacao de cores
so vi uma vez...
O Fusca é o carro mais bonito de todos os tempos!
O Fusca é o Pelé dos carros.
Muito bom esse vídeo
Muito bom seus vídeos nunca ouvi falar desse Fusca deve ser raro
Muito bom. Nunca tinha ouvido falar do GLS, ainda que ele não tenha sido vendido para o público. Tenho um Série Prata 1980, que é um pouco mais luxuoso do que o GL, que veio em 1981 como modelo 1982. O Série Prata tinha alguns acabamentos adicionais, o volante espumado, vidros verdes, borrachão no para-choque, além do chaveiro exclusivo e outros detalhes da versão, sem contar, é claro, a cor metálica (Prata Continental) sendo o único Fusca a ser pintado em cor metálica até então no Brasil. O GL era um pouco mais simples, não tinha os detalhes característicos do Prata, não tinha o volante espumado e nem outros acessórios, e não era pintado (acho que nem opcionalmente) em cor metálica. Tinha, porém, o vidro traseiro com desembaçador que o Prata não tem.
Gls 82 verde álamo,tive um na loja de meu pai.
O fusca é um carro bem legal 😎 👍eu nunca conheci o fusca gls na verdade eu nem conheço ele mas o fusca é o carro mais preferido dos brasileiros ❤
Perfeito.
Esse nunca soube mas muito top
Meu amigo! Td bem? Adoro seus vídeos, gostaria muito que fizesse uma matéria do porque os mais velhos chamam o fusca "pois é". Sei que era devido ao comercial da Vimave creio eu, que feito pelo Ary Toledo, que tinha carros quebrados e o fusca sempre inteiro rodando, aí ele passava com o fusca e gritava pois é. Lembra ? Um grande abraço. RONALDO DE SÃO ROQUE - SP.
Existe tb Gls Santana, Quantum, Apollo, Logus e até Gol GLS bola.
Também Gran Luxo Sedã,Gran Luxo Special, Gran Luxo Super…
Boa noite, vou contar algumas coisas: minha tia teve em 1967 o primeiro fusca 1300 12 volts e já tinha ar quente, era uma manopla tipo um registro que se abria ao lado da alavanca do freio de mão e se aberto aquecia o interior e também quase matava os ocupantes pela fumaça que vinha junto ( ela comprou 0 km ), meu pai teve um fuscão 1500 ano 1973 que tinha as lanternas pequenas do 1300 sem luz de ré, a história da época era por que como ouve o incêndio na fábrica em 1972 usaram o que tinham para manter a produção, meu irmão teve um 1300L 1978 com a mesma tapeçaria marrom deste porém com as lanternas maiores com luz de ré pois as fafás sairam em 1979, isto foi no ano 1980.
Muitas histórias envolvendo esses carros brasileiros.
Esse Fusca 1500 com lanternas pequena , era o Fusca série bravo. Tinha também o tampão traseiro com aletas de refrigeração do 1500. Minha prima teve um azul com interior marrom claro em 73. Esse Fusca é raríssimo.
@@pedroroque8003 amigo. São tantos modelos que até emociona. Dentre tantos, meu pai teve um 1300, azul escuro 1980 que tinha painel quadrado preto e o estofamento era de courvim cinza claro. Nunca vi igual. Nem antes e nem depois.
Incrivel
Em 73 teve fuscão simples e fuscão normal. Daí as lanternas. TL e Variant também. Nada a ver com o incêndio em dez de 1970
Boa noite a todos.
Na aula de história de hoje, o professor Pedro falou sobre a tradicional salada de frutas da velha Volkswagen em terras brazilis 😂
GLS, até aonde sei, Gran luxo super, CL custom luxo, GTS, Gran turismo sport, SL, super luxo, SLE, super luxo executivo...
Se tiver a GLS ela é mais rara que a GL
Em 1983 meu teve um Fusca GLS na cor verde abacate. Inclusive tem uma foto minha junto com esse carro. Era todo acarpetado, bancos reclináveis com apoio de cabeça, vidros verdes, janelas basculantes, pneus radiais, isqueiro, desembaçador traseiro e porta bolsa nas portas, tudo original de fábrica.
Vc quis dizer GL, correto ?
Pneus radiais desacredito
Aqui na minha cidade na Paraíba, tem um Fusca 73 que na documentação dá como Fusca GLS, sempre fiquei duvidoso se foi algum erro de época, a placa é MMS-0337 e no site do Detran-PB consta como GLS mesmo. Bem estranho...
Fusca GLS pó esse eu nem sabia, isso que só sei fala de carro rsrsrs
Tive um Voyage gls show de bola
Muito legal esse vídeo !!!! e o que é FUSCA MONOCROMÁTICO que saiu em 78 ?????
Conheci um fusca 1986 que tinha esse painel moderno....e no lugar reservado para o relógio....tinha um relógio digital.....sera que era de fábrica ou o dono que mandou instalar? Forte abraço e parabéns pelo conteúdo....
Desviando um pouco do assunto... Emdem (e Gouda) ô queijo bom... pena que é tão caro $$$!!! Excelente Vídeo👏👏👏!!!
Oi !
Tive um Fusca 84 série copa azul quase prata era igual o Itamar para-choque na. Ora do carro com a borracha na frente, desembargador traseiro, vidros verdes na frente degradê, baita carro aí botei umas roda BINNO 16 com Pirelli 205/55/16 bah...
O erro mortal da Volkswagen do Brasil, foi não atualizar a carroceria do Fusca igual ao do fabricado no México "vidros maiores", não utilizar a injeção eletrônica "usado no Mexicano" e não vir com o pisca dianteiro grande como o alemão . Sem falar no painel de instrumentos. Fomos ignorados pelo fabricante. O brasileiro foi esquecido pela Volkswagen, que tanto amor dedica ao lendário e amada Fusca. Lamentável. Em tempo, sou dono de um Fusca 1300 ano 74 desde zero. E resido em Porto Alegre RS.
Concordo, prezado João Carlos. Quando a VW parou a produção na Alemanha, o ferramental foi para o México e de lá, ainda atenderam o mercado europeu.
Agora, os tais piscas maiores, não foram usados na produção mexicana, embora a Hella de lá, os fabrique, visando o mercado dos Estados Unidos da América do Norte.
O pisca dianteiro foi para a lâmina do parachoque.
Embora mais atual do que o nosso, ele manteve a mesma suspensão traseira usada aqui. Só na Alemanha é que produziram a dupla articulação para os carros exportados para os Estados Unidos da América do Norte e para os 1302 e 1303 vendidos na Europa.
O painel do sedan mexicano seguiu até o fim, igual ao nosso, antes do uso dos mostradores quadrados.
Com o passar dos anos, o sedan mexicano também foi sendo depenado, sendo muito comprado para ser táxi.
O painel maior com tabelier, só existiu nos 1303 alemães (e num "frankstein" sul-africano), que tinham o parabrisa curvo (visando atender a uma distancia entre o condutor e o vidro, exigida por uma norma da Califórnia)...
@@umbertospilotros3986 Boa tarde Umberto, você tem razão o 1302 e 1303 é que tinham aquele belo painel, e a suspensão MacPherson e os piscas dianteiros maiores. Tudo isto dirigido para o rico mercado Norte Americano e o da Alemanha, é claro. Sem falar no Fusca Porsche criando para o mercado alemão com poucas unidades produzidas . Tinha um motor, instrumentos e rodas do Porsche, e sem o banco traseiro. (pesquise no RUclips). Um abraço.
@@jocar1000 prezado João Carlos, me permita uma observação:
Só o 1303 tem o painel a que você se refere.
O 1302 tem o capô comprido e o mesmo parabrisa ligeiramente curvo e um pouco mais alto, adotado em 1965 na Alenanha.
Abração de bom fim de semana 😀😀😀
Muito Boa a Matéria Matozinhos Mg
Não me recordo desde modelo
Parabéns pela pesquisa e apresentação. Sobre os vídeos de versões raras, vc já fez alguma sobre a perua Maverick? Meu avô teve uma cinza, na qual aprendi a dirigir. A Souza Ramos em parceria com a Santo Amaro, revenda Ford no Rio, comercializou em 1979 uma versão SW do Maverick 4 portas com motor de 4 cilindros e câmbio de 4 marchas na coluna. Eram raríssimas e ganharam o apelido de Maveran, um Maverick com formato de Caravan. Se ainda não fez essa pesquisa taí uma sugestão para enriquecer seu canal. Abraço
Legal
Que eu saiba nunca houve Maverick com câmbio de 4 marchas na coluna.
Resolvido o mistério!
O carro não existiu...
Loucura total. Nunca ouvi falar de fusca 1300gl...kkkkk muito legal. Tenho 52 e sou de sbc. ....adendo: só podia ser mesmo uma hipótese. Nunca vimos esse modelo.
Nossa tinha em mente que começou a ser fabricado no BR em 1960 !!!!!!!!!!
Vc poderia fazer uma reportagem do 1600S... raridade...
Ótimas informações, obrigado pelo vídeo. Acabei de me inscrever no canal. Deus abençoe a todos. Abraços. Ingai MG.
GLS? Gente, o fusca da comunidade! Hahaha #aloka
Valeu
NEM O "GL" EU SABIA QUE EXISTIA👍👍👍👍👍
Acho que um dos maiores erros da vw Brasil, foi não ter feito o Fusca com carroceria de vidros grandes aqui no Brasil. Poderia ter trazido o ferramental da Alemanha quando parou a fabricação por lá em 78. Com certeza teria sido um belo upgrade pra quem precisava de um Fusca, e não seria um custo exorbitante para a montadora, até pq não tem tecnologia nenhuma nisso, só prensas e vidros maiores.
Já aproveitando meu comentário gostaria de deixar uma sujestão de vídeo : como seria a sua linha do tempo da Volks favorita ? Vou dar um exemplo. Em 73 a Brasília é lançada, mas não com propósito de substituir o Fusca e sim pegar uma nova fatia de mercado, suspensão moderna e acabamento Premium parecido com o Passat, e o Fusca seguiria tendo melhorias . Em 74 o Fusca não deixaria de ter painel jacarandá e sim um painel com desenho jacarandá diferente. O Fusca 1600s seria quase igual ao que foi, apenas com o diferencial do banco do sp2 .
Para 76 o Fusca ganhava versão ainda mais esportiva 1700s com o mesmo motor e rodas do sp2 que é vendida até 78. Em 78 a Brasília ganha uma exclusiva versão esportiva seguindo a mesma receita do Fusca só que com a nomenclatura TS com motor 1700 e faixas decorativas laterais, e mostradores seguindo a linha do SP2.. Em 1980 fusca ganhava a maior melhoria já feita, vidros grandes e porta malas mais fundo bancos com encosto de cabeça e um pequeno tabelier no painel. Em 82 passa a ter painel quadrado, que junto com o tabelier formam um acabamento sofisticado. Ainda em 82 a Brasília ganha uma série de despedida, numerada e com adornos exclusivos. .... E por aí vai. Kkkk daria para fazer vários vídeos nessa linha de raciocínio e com outras marcas também. Valeeeu
Tente contato com Alexander Gromow. Ele é um expert em Fusca e pode trazer esclarecimentos.
Curioso que o Fusca foi um carro que a galera fazia modificações mesmo não sendo de fabrica. Era de costume troca rodas aro 15" por rodas de brasilia aro 14", também trocavam volante por um modelo menor, modificaram paralama traseiro pra deixar mais moderno..colocavam motor 1500 pra deixar mais espertinho. Sem contar a parte interna que sofria mudanças nos bancos pra ter mais conforto e não podia deixar de citar que faziam tampões pra colocarem dois alto falantes na traseira. No fim das contas, mesmo que a Volks quisesse trazer uma exclusividade pro Fusca, o pessoal já fazia e ficava até melhor.
Tem razão. Em 88 meu pai adquiriu um Fusca 84 com motor 1600 a álcool, dupla carburação, cabeçotes rebaixados, rodas 14 de Brasília, suspensão levemente rebaixada, tampão traseiro com falantes triaixiais, volante Cougar pequeno e bancos Procar com a regulagem toda pra baixo... são os itens que tenho recordação. Ele viajava com um 147, eu não via a hora de chegar o fds pra gente sair dar um rolê com o Fuscão!
Só falta o fusca GLSi 😅 ou GTi
Com motor ap 1.8
Meu avô tem um fusca ano 86. Ele é o segundo próprio.
Acredito que aparece algo sobre ele logo, igual a remodelagem da kombi e os projetos aportados!!
Pedro por favor teria como postar o link dessa reportagem da revista auto esporte porque não estou encontrando no fórum Fusca Brasil
Tem tb o Gol GLS 2.0 lançado em 98 no lançamento do Gol 4 portas….
Gol e Parati GLS 2.0 MI em 98 com a novidade das 4 portas
Sim, exatamente, mas o Gol é bem mais raro!!! Eu vi ambos no salão do automóvel do respectivo ano!!! Arrependido de não ter comprado um que vi anunciado a um tempo atrás….
Incrivelmente esquisito!
Nunca vi um fusca azul universo 1983 vidros verdes com desimbacador e relógio de horas e volante espumado com acabamento luxo. A não ser o de meu pai, comprado em volta redonda rio.
Acho uma pena não terem trazido a carroceria alemã nova pra cá, acho que se viesse na época do Itamar teria uma vida mais longa.
Acredito que foi por conta do maquinário que a VW do BR havia vendido e então resgatou para voltar a fazer o Fusca Itamar. Mas concordo, com a carroceria do 1303 nosso Besouro teria tido uma sobrevida maior!
Ja ouvi e vi fusca GL de 1982👍
Boa tarde, eu gostaria muito se possível que vc apresentasse uma matéria sobre o Fusca bizorao , acho que tinha motorização 1600.obrigado.
Eu ja li q era Gran Luxe Special tambem, alem de sport
Teve também o Gol GLS
Meu pai teve um Standart 1980/81 azul claro "azul bebê" (não lembro o nome da cor) com rodas de Brasilia, volante de Gol GT, bancos procar, alarme de pêndulo no paralama esquerdo acho... e rádio estilo gaveta...
Vi apenas um GL, naquele dia imaginei que o proprietário tinha colocado o emblema. Ou seja, o GL aqui em Salvador era raro.
era muito compçicado regular o motor do fusca com 2 carburador a alcol cheios de mangeiras
Eu tenho um fusca GLS 1974
O que mais faltou no Fusca GLS seria um câmbio automático ❤️ , imagina um Fusca automático, o que teve foi um semi automático , estou falando de um automático mesmo
Boa tarde eu gostaria de dar uma sugestão de carro tem um carro que eu acho que é da Volkswagen que eu conheço como passat sedã que é daquele modelo pointer daquela geração que era com uma tipo de abertura no teto traseira que imitava um conversivel tenta falar dele em algum vídeo
Fui o segundo a chegar kkkkk
Pedro, uma coisa que eu esqueci de citar. Em 1976, os primeiros 1300L saiu com diferencial 8:33. Ja guiei um é uma porcaria...lerdao de tudo
Eu tenho um chassis fusca original documentado ano 59 1200 com placa no chassis feito na Alemanha porém na época foi montado em cima do chassis 1959 uma lata ri do fusca 80
mas o documento câmbio tanque original incrível não existe um podre no chassis e lataria
Só enroleichon....
Esse marrom, inclusive os tecidos são os mesmos dos Dodge 1800 1981.
Sempre soube que, na VWB, o L era de “Luxo”, GL era de “Gran Luxo” e GLS era de “Gran Luxo SUPER”, não “Sport”. Até porquê os modelos GLS não eram nada esportivos, mas mais luxuosos. Modelos esportivos ganharam denominações diferentes, como TS, GT, GTS e GTi
Corretíssimo! Era Gran Luxo Super!
Eu vi um único carro desse na minha juventude.
Caramba vc é de Leme? Conheço tudo aí. .....minha sogra morou aí.
Gran Luxo Sport? Nunca ouvi qualquer menção à esportividade em nenhum GLS nas décadas de 1980-90. Sempre ouvi que GLS é Gran Luxo Super.
Nunca eu vi fusca G L S na minha vida eu nem sabia que um dia existiu.