Debates nesse formato (fora da época de eleição) são coisa nova no Brasil, mas já existem há tempos em outros países. Olhando os comentários, vejo que a polaridade sempre deságua em ofensas aos debatedores. Deveríamos ao menos apreciar o formato, a qualidade e o esforço dos debatedores em expor suas ideias. Vejo uma boa evolução nesse sentido.
Nossa, muito bom senso você tem, parabéns pelo discernimento, povo acha que xingar o outro de "intelectual" vai resolver alguma coisa ou expressar ponto de vista diferenciado.
@Lyrics Esse é um ponto curioso. Na maioria dos casos a justificativa para cotas é entendida pelas pessoas como algo relacionado de alguma forma ao mérito ou ao triste estado da educação. Entretanto, os argumentos a favor ou contra as cotas são muito diversos e podem estar relacionados com diferentes princípios. Não sou um grande estudioso da área e nem nada do tipo, mas me proponho a expor uma ideia que encontrei em um livro chamado "Justiça: O que é fazer a coisa certa?". Foi com esse livro que eu pude mudar um pouco da minha percepção sobre cotas. No caso, o argumento exposto no livro é que as instituições possuem objetivos definidos. Nesse ponto o que pode justificar uma certa "preferência" é na verdade aquilo que está relacionado com o que a universidade se propõe a oferecer à sociedade. Daí podemos entender que uma das missões da universidade é, além de educar, promover a diversidade de culturas e "raças". Por isso as cotas podem fazer sentido. Não significa que seja injusto escolher um negro ao invés do branco porque no fim das contas nunca foi pelo mérito. Do ponto de vista da diversidade é lógico, ao menos superficialmente, buscar integrar à universidade alunos de diferentes culturas dando um enfoque naquelas culturas ou grupos que são minoritários.
E dos pais que não educam os filhos. Não impõe limites ou regras. Mandam para escola seus rebentos achando que a escola tem esse papel. Educação é alfabetização!
Nos dois! O ensino básico é sucateado e as universidades são um antro de formação de MILITÂNCIA PROGRESSISTA, que geram um BAIXÍSSIMO índice de profissionais de qualidade e de pesquisas de relevância científica, especialmente nas áreas de humanas. Mas, sem dúvida, o principal investimento tem que ser no ensino básico. Afinal, não se constrói uma casa começando pelo telhado...
@@williancardoso8714 perfeito comentário, só quem estudou em escola estadual sabe, aula vaga toda semana. Na época eu ficava feliz pq o professor faltava, mas mal sabia eu que o prejudicado era eu e toda a classe. A muitos anos a militância progressistas vem dominando o ensino o que bem entende e muitos alienados, como eu na época nao percebem. Triste
O Brasil precisaria corrigir seus erros na colonização. E na sua colonização não ser colônia de exploração. Seguir mesma diretrizes da América do Norte. " Um país de possibilidades" Somos explorados desde então.
O fato de melhorar o ensino publico não significa q não deva ter cota. Uma coisa não exclui a outra. Investimento em educação de base e ação afirmativa na educação superior p dar acesso à pessoas historicamente excluidas
Como muito bem abordado por Todo Mundo Ideia o Chris, através de metáforas e ironias, apenas uma frase da senhora Morello define tudo isso. "Somos todos iguais, por dentro."
O cara talvez, só nao é "Doutor". É bacharel pela UNIP (vergonha). Vamos ter mais respeito com os doutores de verdade. Imagina se todo mundo começa a achar que um cara burro desses tem doutorado, ninguem mais vai querer fazer doutorado.
@snp Augusto de Arruda Botelho Formado em 2002 pela Faculdade de Direito da Universidade Paulista. Mestrando em Direito Penal Econômico pela Faculdade de Direito da Fundação Getulio Vargas. Especialista em Direito Penal Econômico pela Universidade de Coimbra e especialista em Direito Penal pela Universidade de Salamanca. Aposto que o currículo e experiência dele na área jurídica é mais extenso que o seu!
Eu fiz o Fundamental em uma escola publica em Rondônia, chegamos a ficar pouco mais de 1 ano sem professor de matemática. Nunca recebíamos todos os livros didáticos e nem ao menos recebíamos dentro do período estipulado. Na época eu nem tinha acesso a internet, os alunos menos privilegiados são sim prejudicados de muitas formas, isso não é algo de "esquerda".
@@user-xe7dg5du9d a questão de ser negro é outro, amg. Quando se fala da necessidade de cotas, é porque a maior parte da população é negra, mas, dentro das universidades públicas, a grande maioria é branca. Em uma turma de medicina com 80 alunos, apenas 8 são negros, por exemplo. A questão é justamente essa desproporcionalidade. E não, o cotista não atrapalha o branco de ingressar na universidade. E muito menos “atrapalha” o desempenho de uma universidade. Na verdade, existem dados que comprovam que cotistas tem um desempenho melhor dentro da universidade, quando comparados a pessoas não cotistas. E, acredite, o cotista tem que estudar MUITO para ingressar na universidade. A cota não garante que você vai entrar, ela garante que você vai concorrer somente com pessoas que estejam nas mesmas condições que você. E isso não é ser de esquerda ou direita. São dados, são estudos e são fatos.
Ter um ponto de vista diferente do seu é passar vergonha porque? Caio defendeu seu ponto de vista com muita propriedade. Negros são tão capazes quanto qualquer outra pessoa. Cor da pele não pode determinar isso, este é o verdadeiro preconceito. A lei precisa ser igual para todos. Se o negro é maioria entre os mais pobres, então as cotas sociais é a melhor alternativa de igualdade, pois automaticamente beneficia o negro e qualquer outra pessoa pobre. Além disso, somos um pais tão miscigenado que qualquer pessoa parda por exemplo, vai poder se beneficiar deste sistema de cotas. É um critério subjetivo, com vies vitimista e desagregador. Enquanto o preconceito continuar enraizado na sociedade e continuar se tratando o negro como um ser inferior, o preconceito continuará na mente dos ignorantes.
@@leonardocastro2656 eu tbm achava isso mano, mas tipo pensa assim, a nossa sociedade eh racista n eh? Ent sabendo q a sociedade eh racista, os negros vao ter uma puta desvantagem em monte de coisa, desde a infância eles se vêem indiretamente como inferiores, tipo imagina uma crianca q nasce onde o padrao de beleza, sucesso financeiro e intelectual eh de maioria esmagadora so de brancos( qnts modelos negros vc ve por ai comparado a brancos, qnts CEO de empresas grande sao negros, qnts estudiosos aparecem para dar entrevista na TV q sao negros comparado ao numero de brancos). Sabe essas diferencas influenciam dms a visao das pessoas sobre o mundo, ent desde pequeno o negro sofre saca? Para tentar corrigir esses problemas aparecem as cotas, para dar mais oportunidade aos negros q sao marginalizados socialmente. E é mto importante ressaltar q cotas sao medidas temporarias, ate q haja ensino publico de qualidade e q nossa sociedade seja menos racista, para ai ss q o negro consiga concorrer pau a pau com o branco. ent mano, eu entendo seu ponto de vista, tbm fui assim, mas dps q ce ve um pouco d historia, ve situacao atual dos negros no pais, os dados mostrando q negros perdem mtas vezes vaga de emprego por alguem com mesma qualificacao, mas por ser negro. Eu sei q vc vai entender mano, tbm concordo q tem algumas pessoas de esquerda mto extremistas, mas isso n tira a credibilidade das cotas saca?
@@Carbonara1611 mas cota em serviço público? Que gera ineficiência dos serviços que são mais voltados justamente para os pobres e negros? Cota pra pós? Quando o cidadão já está formado e trabalhando? O Caio tem razão ao dizer que há motivaçao politica por trás disso
@@Carbonara1611 cotas raciais não vão ajudar igualar em nada, alguém que entra em uma Universidade sem uma base sólida não sairá um bom profissional, isso não é opinião é fato. Cota Social sou a favor enquanto a educação básica não for autossuficiente. Aonde está a luta por uma educação básica melhor? Você não está resolvendo o problema só está mascarando ele.
Esse Caio, não sabe nada mesmo, ridículo ouvir esse analfabeto funcional, racismo existe sim, saia do seu mundinho de fantasia e venha viver a realidade deste Brasil nascido da escravidão
O que existe na realidade é preconceito social e é está que devemos combater. Sou negro e contra as cotas, isso é um desserviço a sociedade negra, índigena e etc
@@alexpaia9646 O que acontece é que tem muita gente se aproveitando do contexto histórico pra atribuir ao negro a figura de um naturalmente prejudicado. Você é negro e tem a obrigação de se sentir inferior, de se sentir perseguido, caso contrário, você não é negro. Sermos todos iguais infelizmente incomoda muita gente.
@@alexpaia9646 Tive no meu trabalho um chefe, por sinal um ótimo ser humano, negro. Era meu superior hierárquico e ganhava o dobro ou mais do meu salário. Nunca beneficiou-se de cotas, pois não existiam no seu tempo de estudante. Cresceu profissionalmente graças ao seu próprio esforço e capacidade. Parece que o "plano de embranquecimento da população" citado por @quando vc estiver no you tube eu estarei lá. não o atingiu.
ainda assim brancos pobre ainda tem mais oportunidades do que negros probres. isso é FATO. principalmente quando é questão de emprego. ou você acha que entre um branquinho probre e um pretinho pobre quem é escolhido numa vaguinha de emprego hein. e outra já existe cota por renda. a cota racial é só mais uma das muitas que precisam sim existir.
Boa noite, minha primeira participação. Minha interpretação tenta ser simples em um assunto complexo. Mas segue na frase dos racionais " Minha mãe sempre falou que por eu ser preto, eu tinha ser duas vezes melhor.. melhor como se estou 100 vezes atrasado... Quem foi o pilantra que inventou isso. " Méritocracia só é justa se partimos do mesmo lugar.. Brasil foi um dos últimos países para abolir escravidão e quando o fez, foi sem nenhum processo de inclusão, o negro ficou marginalizado.. então como exigimos igualdade se estamos em lugares diferente.. ?!
Muito fácil para o playboy do Caio que nasceu em berço de ouro falar que discorda de desigualdade..kkk queria ver se ele fosse negro se ele era comentarista politico
@@felipecalixto3931 Se ele fosse negro ou se ele fosse pobre? Tem alguma lei que proibe escolas boas para negros se prepararem que eu nao estou sabendo? Que eu saiba o motivo da maioria da comunidade negra não ter acesso tem a ver com RENDA e não com RAÇA. Quer cota, faça por renda. Cota por raça é racismo, simples assim.
@UCt_Zkc0Qz8GB3EKd6bVO4XQ não é "conversinha". Escravidão foi real. Você acha que a maioria dos habitantes de favela são negros por qual razão? Pensa um pouquinho. Não vou te explicar pq vc deveria ter aprendido isto na quinta-série.
Extrapola? Sou Negro, formado em Administração e Ciências Contábeis e mesmo formado sei da dificuldade de achar uma colocação no mercado de trabalho, eu mesmo já sofri racismo no mercado.
Olá, sou branco técnico em Administração e Bacharel em Contábeis, passo pela mesma dificuldade. O problema é o alto índice de desemprego. De verdade te desejo muita sorte na busca por recolocação.
Qualquer situação ruim hoje em dia serve como pretexto pra se cultivar o racismo! Enquanto segue relacionando qualquer coisa desagradável a percepção dos outros quanto a sua cor de pele, sofre racismo de si mesmo.
@@toprocurandovoce meu querido, de quem grita Lula Livre, tenho vergonha e pena. Agora de seguir o canal do Boulos, não sinto vergonha. Gosta de ouvir quem pensa diferente de mim, independente de ser o Boulos, o Caio, ou você. Abraço!
Sou negro classe média baixa, filho de doméstica criado sem paí e não precisei da lei da cota. Mas a contextualidade está distorcida pelo senhor Copolla. Não é a cor da pele apenas, mas se comparar o filho da copeira do escritório do pai dele, com ele. Ele que precisou apenas descer do carro e entrar na escola para estudar é bem maior.
Acho que vc não entendeu, não é o fato da cor da sua pele que te faz sair atrás do branco, mas o fato de ser pobre. Eu sou pardo filho de uma empregada doméstica e criado sem pai, não sou prejudicado por ser( preto,pardo,moreno) e sim por ser mais pobre que ele. As cotas deveriam ser por condição social e não por cor de pele.
@@otavioaugusto8325 existe sim um sistema similar a cotas raciais para pessoas de baixa renda, esqueci o nome agora, mas na UFMG por exemplo existe uma faixa de vagas onde que é de família com renda media por pessoa até 1,5 salários mínimos.
@@uelitonvieira5308 acho esse um sistema mais justo pois tenho amigos que estudaram comigo desde o ensino médio e não me sinto pior que eles por ser negro. E pq eu teria direito a cota e ele não se nos partimos do mesmo meio social. Esse é meu pensamento.
Você acabou de falar oq eu falei que sou a favor. Ter uma cota por renda. Isso sim faz diferença na hora de fazer a prova pq infelizmente as escolas públicas ainda estão bem atrás das particulares. O ideal seria igualar isso e não precisar de cota alguma.
@@otavioaugusto8325 disse tudo, sou mulata, pobre pra cacete, sempre fui estudiosa, mas sempre estudei pelo Estado, quando fui prestar vestibular vi o abismo entre o que eu aprendi na escola e o que caía nas provas, nunca consegui entrar numa faculdade pública e nada tinha a ver com minha cor, mas com minha falta de preparo. Essa história de cor justificar burrice e falta de estrutura educacional de base já esgotou.
Sofisma puro, distorção de fatos, relativização do erro dos seus ídolos e garantista de ocasião. É triste ver ele tendo o espaço dele garantido todo dia na CNN
Se vc tivesse mais de 2 neuronios entenderia que a maioria dos debates, em particular o de hoje, é só baseado em achismo. Nao tem nenhum lado certo ou errado, são apenas opiniões. É claro que de alguem com o nome de "JALUCIA" e que estudou (será?) no sistema educacional brasileiro, não tem como exigir muita capacidade cognitiva.
CNN nao sente Vergonha de dar espaço pro Coppola falar? Vejam a forma que o Ex Ministro saiu do Brasil a vergonha que foi. Veja quem teve atitude de Covarde sobre Cotas 1 dia antes da demissão.
Cara, beira o absurdo o quão raso é o pensamento do Caio Coppolla, com todo respeito que tenho a ele. Quando ele diz que cotas pra vestibular são irreais pelo fato de que o vestibular remete apenas a qualidade de ensino, e essa qualidade de ensino é diferenciada somente pela renda, o que é óbvio, mas, pós abolição, quem foi jogado pras periferias e forçadamente jogado na pobreza e na marginalidade, sendo maioria nesse ensino público defasado, miséria e pobreza????? É um absurdo não olhar a estatística, se negar a ver o quão lesado foi a etnia negra com a escravidão. Ela 'acabou' em 1888, as pessoas foram pras áreas periféricas das cidades, nisso são duas gerações. QUAL FOI O FUTURO DE MAIORIA DESSES DESCENDENTES COM a mãe/pai analfabeto, sem acesso a educação , saneamento basico ou qualquer bem do Estado a não ser a repressão policial? Uma pequena minoria dos negros conseguem pular desse abismo social e ascender, mas, a grande maioria ainda concorre em condições desiguais com os brancos. Não é só renda que impede alguém de estudar. Negros são maioria em áreas de extrema violência, como você sai pra estudar com tiro comendo de 30 na sua rua??? É um absurdo o pensamento desse cara, não sei como a galera idolatra ele.
O bizarro é que é um raciocínio básico que ele sabe fazer mas se nega a enxergar. Quem foi pra camada miserável foi em maioria o povo negro, sendo assim, quem tem acesso às instituições de menor qualidade de ensino é também o povo negro. O mundo ideal seria aquele que a cota não é necessária porque todos têm acesso igual à educação, mas já que isso não acontece de forma imediata, por que não investir em cotas?
Quem idolatra ele são os bolsonarista, e esses se sentem representados pelo Caio pq pensam igualzinho a ele. Bolsonaristas fanáticos querem q os representantes deles dêem a cara a tapa pra defender pautas como essa msm
Aparece na Rocinha, Vidigal, Paraisópolis e pergunta pro pessoal branco de lá como estão utilizando seus privilégios.Piada é quem tem amnésia e acha que está fazendo justiça social.
O Caio está certíssimo, eu mesmo não devo nada p FDP nenhum, seja branco, negro, azul , amarelo ou arco iris Quer previlégio, seja politico ou funciónario do STF e pare de falar merda. Pessoal querendo receber dívida história do qual não participou, por quem não teve culpa, hipocrisia do caralho !! Como diria FHC, vá trabalhar vagabundo !!
Então de boa, bora gozar dos privilégios pq eu n fiz nada com ninguém!? Brasileiro é sujo e merece viver na miséria que tem, merece os governantes que tem. Ganha um salário medíocre e compactua com esse tipo de pensamento
Falta de respeito é o Caio chamando esse bacharelzinho ignorante de "doutor" sendo que o Augusto só é bacharel e ainda estudou na UNIP. Eu como doutor de verdade, com doutorado, me sinto insultado.
@@TiranoGatoRex se sua opinião se casa com a do Caio fica mais clara a informação de que não é a graduação que forma uma boa análise crítica, mas sua criação, base do seu caráter. E veja que eu já disse isso no comentário, não citei formação não. Bastaria ter lido com uma boa análise crítica.
Me espanta uma pessoa formada em direito não saber a diferença entre igualdade equidade. Porque claramente o Caio não sabe, né? Lei de cotas não é questão de igualdade, mas sim de equidade.
questão de equidade é o governo dar educação basica de qualidade para todos. Dar cota é solução rapida pra politico falar que tem X negros a mais na universidade por causa dele, já que investir em educação só dá resultado depois que o mandato acabar. E gente burra igual a vc nao consegue entender isso por nada no mundo.
Estudei na graduação de direito há dez anos e posso confirmar, numa sala com mais de 40 apenas 2 eram negros. As cotas são necessárias mas apenas isso não resolve.
Não adianta colocar o diploma na mão do negro se ele continuar ganhando menos e sendo preterido por outro. Precisamos de conscientização, e cotas não conscientiza ninguém.
@@duzin_sy na minha opinião faz até um desserviço para a conscientização, entre duas pessoas uma que não tirou nota alta mas foi beneficiada por cota e a outra que tirou nota alta sozinha o empregador estaria mais do que certo em escolher o que estudou e passou por mérito. Decidir o conhecimento de uma pessoa pelo tom de pele é racismo não importa como seja.
@@wandersonalves3001 que vergonha alheia, usando a patética narrativa do Coppola pra lacrar com frase de efeito? Pode nota que Coppola é contra Cotas e ajudas, mas a Meritocracia dele se resume em usar Notebook pra fazer pesquisa durante Debate? E o Auxilio Moradia e Milhoes de Reais de Cota Parlamentar do Bolsonaro e filhos sao culpas do Lula tb?
Cota social!!Cota pra pobre! !!sso inclui preto , branco , amarelo...qualidade de ensino a partir do momento que a criança põe os pés na escola até a Universidade!!
Thiaguinho, Transformar as cotas raciais em sociais fará que continuemos olhando os negros com desprezo, associando-os a criminalidade, pobreza e incompetência... A cota tem que ser, no mínimo, uma racial e, talvez, outra socioeconômica, para que um dia olhemos uns aos outros despidos desse preconceito pejorativo, o qual alimenta a violência, o retrocesso e a injustiça, apenas. Quando, em relação a todos, um negro bem sucedido remeter inconscientemente a um grande executivo, médico ou magistrado, não a um jogador de futebol, traficante ou rapper, poderemos pensar em acabar com as cotas. Até lá, serei veementemente contra!
Por um lado, é bom ter mais vantagens diante de uma concorrência incapaz de concorrer comigo e, por outro, seria melhor ainda viver em uma sociedade livre, justa e igualitária com segurança e desenvolvimento socioeconômico indeterminado...
E também. se o Pobre tivesse acesso à Internet e a outras informações . Por exemplo, temos agora a dificuldade para grande parte dessa população está sem acesso à Internet para o ensino normal e ao ENEM.
@@ajasnet É complicado falar sobre meritocracia no Brasil enquanto um homem pobre pega três conduções, não consegue descansar para prova e come arroz comum e enfrenta um tiroteio onde recebe 80 tiros no cu pelo exército, por morar em áreas de confronto. Ao dormir na sua casa de tijolo leva um tiro na cabeça.
Uai galera , para o Moço de preto, o Brasil foi descoberto por lula? Tudo que acontece no Brasil decorrente do abismo social, escravidão começou nos amos 2000! Surpreso com essa nova informação.
Esperando vc explicar o que tem de errado com isso. Achar que algumas vidas importam e outras não, dependendo da raça, tem nome: racismo. Vc é racista, Letycia?
Pra mim que não sou racista e sou contra todo e qualquer ato discriminatório racista é claro que todas as vidas importam. A questão é que na sociedade não é assim que funciona. Infelizmente algumas vidas parecem importar mais que outras (vide George Floyd, O João Pedro e tantos outros negros assassinados duramente por pessoas brancas sem dó alguma), e é por isso que surgem movimentos como o BlackLivesMatter. Mas quando se trata de um branco a história é completamente diferente (só olhar o caso madeleine que já ocorreu a há anos e a polícia alemã até hj procura o(a) assassino(a) da menina). O racismo estrutural ainda rege a nossa sociedade infelizmente, e quando usamos esse discurso de que na vdd todas as vidas importam e não só as vidas negras, a gente deslegitima o movimento dessa parcela da sociedade tão reprimida historicamente: é como se a buscassemos diminuir a força desses movimentos.
@@mateustavares7659 Esse vídeo é a melhor explicação pra isso: ruclips.net/video/QvI9co0xRpg/видео.html A analogia é que a casa de uma pessoa está pegando fogo e a outra diz "mas e a minha casa? minha casa também importa". Todas as casas importam, mas nem todas estão pegando fogo.
@@tinhosildo Essa é uma das desculpas mais esfarrapadas que eu ja ouvi para um slogan ruim. Principalmente quando os militantes alegam que a situação do negros está ruim em comparação com a dos brancos. Uma casa ou está pegando fogo ou não está, nao exister pegar fogo em comparação à outras casas. Portanto um slogan que faria sentido é "Vidas negras TAMBEM importam".
@Adilson Carvalho engano seu, ricos fazem casamentos por interesse financeiro, unir empresas...fazem de tudo para falir o concorrente que estiver no seu caminho.É só procurar para saber que até mandam matar, coisa que pobre também faz, mas com dinheiro é pior.
Coppola sendo contra Cotas, mas cade Críticas contra Bolsonaro que ganhou Auxilio Moradia desde 1995? Bolsonaro e filhos fazem gasto de milhoes de Reais de Cota Parlamentar e nao fala nada?
@@renata1976downey Entenda...esse problema dos negros ter pouco acesso as universidades não é só aqui no Brasil...Os negros foram impedidos de ter acesso a educação, temos uma divida histórica... Impressionante ver como somos um povo sujo...estamos discutindo se negro merece ou não cotas nas universidades, fomos o ultimo país a abolir a escravidão oficialmente, falo isso OFICIALMENTE, isso seria o minimo...Trabalho numa grande empresa e muito estranho não ter nenhum chefe negro e poucas pessoas no escritório negras...porque? a empresa é racista? obvio que não, os negros foram impedidos de acessar universidades de qualidade para que ai sim eles pudessem brigar por uma vaga contra brancos...
Racismo estrutural. Sempre existirão negros que defendam o privilégio dos brancos pq não se percebem como minoria. É a negação de fazer parte do gueto. Isso tb é histórico. Negros q negam a existência do racismo, mulheres que negam o machismo e gays que negam o homofobismo. A idéia de que ao negar não fazem parte da massa que é oprimida e sim da parte que opressora.
É incrível o ressentimento de algumas pessoas que querem "conservar" a sociedade brasileira nos mesmos moldes daquela encontrada no final do século XIX. Sem contar os argumentos (se podemos chamar de...).
Se querem cobrar a "dívida histórica", que comecem cobrando desde o início. Pode ser desde o Egito (África ) ou mesmo os líderes de países africanos que venderam seu próprio povo e fizeram fortuna com eles ! Pra quem não sabe há documentos entre portugueses e líderes do Congo , além da própria Inglaterra precisar travar guerra no Sudão( África) para que se parasse o tráfico negreiro ! Isso dentre outros países com cultura escravagista e secular como Marrocos , Egito , Sudão ,e diversos da África Ocidental e que não , não são devidos a influência da cultura ocidental . A escravidão na cultura africana remonta o Antigo Egito. Além é claro, da escravidão ser uma mancha em TODAS as grandes civilizações humanas, em TODOS os continentes. Atualmente temos o povo chinês e asiáticos escravizados produzindo iPhone. Mas alguém liga ? Ahhh não ! Porque esses tem olhos puxados ... VOCÊS SÃO RIDÍCULOS.
Por mim só conservar a lingua portuguesa tava bom, mas alguns adEvogados de porta de cadeia insistem em assassiná-la, por exemplo: Augusto falando "boa noite a todas e todos". O lacradorzinho é cruel.
O que diz o Caio:"Acho um verdadeiro contrasenso buscar a igualdade promovendo a desigualdade". (29:47s) O que diz o "Princípio da Igualdade" do Direito, baseado no pensamento de Aristóteles (385 -323 a.C): "Devemos tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na medida de sua desigualdade". Assim não dá pra passar na OAB mesmo. Já sei, ele vai dizer que o Aristóteles era petista, Lulista, esquerdista, etc rs
@@rafaelbastos39 Esta é a interpretação errada, feita por um sujeito de baixa capacidade intelectual. Se isto estivesse correto nao teríamos multas em R$ e sim em percentual da renda, afinal uma multa de R$300 nao é a mesma coisa para quem ganha mil e quem ganha dez mil reais.
@@caiunaredeepeixeoficial Engraçado vc dizer que quem entra é rico negro, já que, essa é uma raça bem escassa aq no Brasil (e se ele utilizar cota de negro ele ira disputar com outros negros e não "tomando" o lugar de um branco privilegiado independente da sua posição social) e outra concordo com vc o estudo básico não é muito bom, porem vc se esquece que existe cotas para pobres independente da cor e para estudantes de publica para que tenham chance de passar na federal.
@@TiranoGatoRex Princípio quer dizer que é o ponto teórico de partida, a base racional para qualquer ação pragmática. Se ela é colocada em prática, ou não, são outros quinhentos, ainda mais em termos de aplicação na sociedade. Isso deveria ser fácil de entender pra quem julga os outros como "detentor de baixa capacidade intelectual". Isso diz muito sobre vc e suas limitações cognitivas...
@@evekosvoski CNN ainda fala que a opinião dos Debatedores nao sao a Opiniao da Emissora. Mas eles dao espaço pro cara falar e influenciar muita gente ter esse tipo de pensamento vergonhoso.
Essa gente de direita caga para o social. São individualistas, eu sou rico, tenta também que vc consegue, eu consegui. Estão cagando para as dificuldades advindas de consequências históricas do outro.
Impressionante ver como somos um povo sujo...estamos discutindo se negro merece ou não cotas nas universidades, temos uma divida histórica com os negros, isso seria o minimo...Trabalho numa grande empresa e muito estranho não ter nenhum chefe negro...porque? a empresa é racista, obvio que não, os negros foram impedidos de acessar universidades de qualidade para que ai sim eles pudessem brigar por uma vaga contra o branco...Ta tudo errado!
@@davidelias7796 ao mesmo tempo dá argumentos para racistas e segregacionistas que se perguntam "já que são iguais pq precisam de benefícios para passar numa universidade ou concurso". Devemos "Pagar" essa dívida história fazendo valer a lei que condena o racismo
Foi muito bem, Caio! Infelizmente há desigualdade de oportunidades. A pergunta é: como resolver? Algumas idéias: investimento em educação básica e cursos técnicos; reforma tributária, para tirar o peso dos impostos das costas dos mais pobres; cobrar mensalidade de alunos ricos nas universidades públicas.
Perfeito! concordo totalmente, isso ajudaria bastante. Infelizmente o governo é corrupto desse país, só pensam nos seus interesses individuais. Devido a situação critica do brasil as cotas elas são bastante necessária no momento e ao mesmo tempo o governo deveria investir na educação de qualidade para que possa direcionar as pessoas ao ensino superior. O governo tinha que primeiro prioriza a educação de qualidade gratuita para todos que necessita do acesso para que depois se posicionem a respeito das cotas.
@Carmen Centeio (G4S) Os Alunos ricos tinham que pagar as universidades publicas e federais já o pobre não, os caras querem mexer numa coisa que ajudou várias pessoas a sair de uma crise, eles tinha que primeiro prioriza a educação que ainda não foi resolvido até hoje, e o acesso de ensino de qualidade pra que essas pessoas possam ingressar em ensinos superiores.
@@matheusgomes6664 essas pessoas continuam em crise, continuam lá na pobreza, muita criança vai pra escola pra comer e depois estuda se conseguir prestar atenção e tiver esse interesse e estímulo na família pra continuar, a meu ver primeiro tem que resgatar a dignidade e auto estima das pessoas e não importa a cor, mas mudar essa condição de miséria moral em que o país se encontra, com renda e moradia decente longe do tráfico nas favelas, depois falar de ensino formal de base e inclusive para os pais primeiro. Faculdade então... bem lá na frente. Aqui fazem tudo de trás pra frente. Fazer fachada com nomes de projetos e bolsas é o que governos anteriores sempre fizeram e não diminuiu diferença nenhuma. Senão essa debate não estaria ocorrendo né. Fui voluntária na pastoral da criança por 16 anos, desisti justamente porque estava cansada de ver nosso trabalho sendo jogado fora pra ver a molecada virando aviãozinho e de ver ativista baixando em favela com aquela verborragia infinita e sacal de luta de classes chamando pra trabalhar pro partido pra ficar lá servindo aos interesses de dominação deles e mais nada, e o povo adora gente falando bonito e dizendo que vai tirá-los da pobreza com um projeto lacrador onde vão tirar dinheiro dos ricos pra diminuir a desigualdade...o povo caia nessa e quem fica lá dentro fazendo o trabalho de formiguinha são os ilustres desconhecidos, muito irritante a hipocrisia desse país de todos os lados. No fim das contas, tudo é narrativa.
Esse caio negou indiretamente a existência de um racismo estrutural na sociedade brasileira. Uma pena ainda existirem pessoas que pensam assim , msm dps do tanto que estudou.
Sou branco, de classe média alta, esforçado, estudo quase 8 horas por dia. Mas, a opinião do Caio, não me representa. Citando Mário Sérgio Cortella, existe uma diferença entre falar de, e falar sobre. Não posso falar de racismo, pois eu não sou negro e nunca sofri nem um racismo na minha vida, mas posso falar sobre racismo. E falando sobre racismo, sobre as cotas raciais, através da decisão desse corte das cotas para minorias nas pós graduações isso só influência cada vez o cenário atual de desigualdade, e a falta de políticas públicas para sanar essas deficiências. Caio pega uma foto de todos os Juízes do tribunal de São Paulo, e olha se tem algum negro! Olha a maioria dos Professores de Universidade, e me fala a porcentagem dos negros exercendo esse papel. Temos sim uma deficiência de representação de negros em cargos elevados, e esse seu argumento de meritocracia não se enquadra aqui. CNN assisto sagradamente todos os debates, todos os dias, quer um conselho? Apaga esse vídeo, ainda dá tempo... Pois não me sinto prejudicado, em concorrer em um concurso público onde exista uma parte das vagas destinadas aos negros, aos indígenas, muito pelo contrário é o MÍNIMO que pode ser feito, é o MÍNIMO... pqp, já imaginou o quanto as pessoas lutaram para que exista essas cotas? Estamos regredindo...
@@edilsonmedeirosmt2281 e a Cota Parlamentar de Milhões de Reais que Bolsonaro e Filhos gastam? Levar Notebook pra ter ajuda no Debate igual Coppola faz é Meritocracia?
Sou branco, de classe média baixa, filho de caminhoneiro e de professora primária, e assim como eu, existem brancos pobres e ainda mais pobres e a opinião do Caio ME REPRESENTA! Me sinto prejudicado em concorrer em um concurso público onde exista como critério premente o tom de pele, a origem étnica, o sentimento sexual, isso é o MÁXIMO, eu digo, O MÁXIMO da injustiça e da discriminação a um ideal muito simples, TODOS SÃO IGUAIS PERANTE À LEI BRASILEIRA! O critério aqui é MERITOCRACIA e um branco que estuda até mais que 8 horas por dia perder uma vaga duramente conquistada por acertos numa prova pra outro que errou mais por ter uma pele mais escura ou não se sentir pertencente ao sexo que tem no meio das pernas é só mais uma forma de populismo fascista que inverter a relação oprimido e opressor e fazer dessa demagogia nefasta uma nova roda pra fazer girar a espiral da desigualdade e da hipocrisia!
Caio soltando as asinhas falando superficialmente dos professores. Experimentem ganhar o salário que um professor do Estado de SP ganha e experimentem a rotina escolar.
Ninguém obriga ninguém ser professor público e normalmente professor público é aquele que não é tão bom pois se fosse bom estaria numa escola privada ganhando mais para entrar para pedagogia você prescisa de um nota 4, 5 no Enem
@@alainjossiedamascenosilvei2747 ao contrário, o professor público é aquele que domina tanto o seu conteúdo a ponto de ser capaz de passar em um concurso público. Como falar em melhoria do ensino de base sem falar no professor público.
@@alainjossiedamascenosilvei2747 1 - A maioria das escolas privadas pagam menos que as públicas. 2 - Para você se tornar efetivo na escola pública passa por concurso, que na Prefeitura de SP chega a 60 mil candidados para 2 mil vagas. 3 - A Rede Pública permite evolução na carreira - por isso, em muitas escolas, o quadro de professores é muito melhor que escolas particulares. Existe um grande percentual de professores mestres e até doutores na rede pública. 4 - Você deveria se informar antes de falar bobagem.
@@renata1976downey então minha filha é só você ir nos maiores cargos dentro da própria cadeia hierárquica do Estado e ver quantos negros há nessa categorias. Se você é mulata e vê com normalidade um país de maioria negra sem representatividade nenhuma nas altas patentes das forças armadas, no STF, STJ, procuradoria geral da República. É um vergonha uma pessoa que se diz um muluta falar uma coisa dessas!!
@@renata1976downey vergonha de ser racista ? Minha filha eu sofri o racismo na PELE. Sabe como? Quando eu com um currículo muito melhor falando duas línguas perdi uma vaga de emprego pra uma pessoa branca da mesma turma de faculdade que eu muito menos preparada, quando eu em um mercado eu fui impedido de entrar, quando em um parque existe várias pessoas brancas correndo e a polícia vem e faz uma baculejo só na minha pessoa. Saia da sua bolha você vive em uma sociedade racista. Para de colocar o nome de Deus nas coisas que ele não tem nada a ver com o racismo implantado durante séculos na sociedade.
Sou filho de um negro com uma branca, me considerando, assim, pardo. Sou formado, não em universidade pública, mas privada e atualmente sou pós-graduando no curso de Comunicação e Marketing em Mídias Digitais. Consegui entrar na minha primeira graduação graças ao sistema de cotas (alunos de rede pública), bolsa de 100% através da minha nota no ENEM de 2014. Tirei uma nota boa, fiquei em 1° lugar numa instituição e em 5° em outra (primeira e segunda opções respectivamente). Na hora de realizar a matrícula a avaliadora quis negar a minha inscrição, ficou criando dificuldades, não por conta das minhas documentações, a gente que sofre racismo sabe quando alguém racista olha para você. Eu não estava ingressando pelas cotas raciais, mas sim pela cota de estudante do ensino público. Consegui realizar a minha matrícula não por causa da avaliadora, mas porque eu insisti na minha matrícula e ela não pôde me negar. Sobre minha opinião sobre as cotas para indígenas, pcds e negros, acho que são muito pertinentes. Durante toda a minha graduação convivi com um colega que estava lá pela cota de índio. Fora eu, ele e o colega da cota de negros e outros dois estudantes (num total de 5 durante quase toda a minha trajetória pelo curso) TODOS os outros eram brancos. Quando o Caio diz "O filho do negro rico tem mais chance de ingressar numa universidade que um filho de um branco pobre" ele esquece de uma questão: Existem muito mais ricos brancos do que ricos negro no Brasil. Não que eu seja conivente com os ricos que utilizam das cotas para não pagarem as suas graduações, muito pelo contrário. As instituições têm mecanismos para inibir este tipo de prática horrorosa. Concordo com o Dr. Augusto quando ele diz que devemos desnivelar as igualdades para chegar à igualdade. Se for o mesmo tratamento para todas as pessoas levando em consideração as desigualdades atuais, as desigualdades permanecerão. Igualdade não é o mesmo que justiça. Uma coisa é clara: brancos, não portadores de deficiência, pobres têm, diante de uma sociedade estruturalmente racista como a brasileira, mais privilégios que os pobres negros, Indígenas e PCDs.
É de homens como o Sr que há necessidade de haver muitos e para isso as cotas contam. Sou portuguesa e branca. Aqui julgo que nao ha racismo mas ha muitos racistas. Fui recepcionista em Luanda Angola onde morei 5 anos. Quando apareciam candidatos a lugar da empresa ou aluguer de habitacao, a primeira pergunta que chefe de escritorio me fazia era: É BRANCO OU PRETO Sentia-me tao mal que talvez nem entenda. Com o tempo passei a ir å direcçao onde esse obstáculo nao existia. Que tenha toda a Sorte do Mundo e um dia tenha a oportunidade de esfregar na cara desses racistas as suas habitacoes literarias e mostrar-lhes que só valem porque a sociedade desigual que o Brasil pela facilidades e oportunides que a cor da pele deles lhes deu
Só esqueceu de um ponto sobre a fala do Caio, ele pontua claramente essa distinção social entre as RENDAS então quando vc diz que existem menos negros ricos vc está querendo dizer que existe uma diferença social por intermédio de renda. Se tiver 50%(não exatamente pq tem outras minorias e tals mas vc me entende) dos ricos como negros e os outros 50% (novamente com o ajuste baseado na outra porcentagem) como brancos não teria essa desigualdade tão gritante nas universidades.
Sim, as cotas raciais ajudam pq existe essa maioria negra e pobre, porém qdo coloca o negro rico com o branco pobre ela é desigual e aí poderia ser aperfeiçoada pelo critério renda e cor combinados. E será q daqui uns 30 anos os negros q se beneficiaram das cotas e tiveram filhos negros mais ricos vão pedir cota pros pobres q vão competir com seus filhos ou vão perpetuar um desigualdade? Ou até lá a discussão vai ser outra ou o sistema vai ser melhorado? Agora pergunta pra maioria desses profs defensores de cotas se qrem faculdade paga pra quem tem dinheiro? Ou se qrem medidas de desempenho, avaliações pro ensino?
Bacharel em Direito.....kkkk ele esta esperando o Bolsonaro extinguir o exame da ordem para poder virar advogado. CNN precisa escolher melhor os debatedores....o Drº Augusto precisa receber insalubridade para debater com essa pessoa.
O Augusto também é só bacharel em direito, apesar do Caio chamá-lo de "doutor", sei lá por que. O Augusto, como é um canalha, em vez de retribuir a gentileza com o colega de trabalho fica insinuando idiotices. O engraçado é que o Caio se formou na escola de direito masi difícil de entrar do Brasil, enquanto o Augustou estudou em uma uniesquina qualquer, e só se deu bem porque é de família rica e conectacada ao ex-ministro Marcio Thomaz Bastos.
Fica muito engraçado mesmo KKK um advogado especializado em penal e um bacharel e ponto. Agora estão enfatizando que ele é comentarista político como se um fosse mérito
Dr. Augusto deu um show, eu era favorável a cotas no máximo até a faculdade, após seus argumentos ele me convenceu que elas devem continuar, mesmo após a faculdade... Parabéns doutor! O que o Caio falou hoje foi vergonhoso!
Eu amo os comentarios da CNN ,a direita é tão mediocre que cita artistas da esquerda pra legitimar suas narrativas pois não tem nenhum artista de relevancia na direita
E é natural essa consequência trágica, tendo em vista que para interpretar texto é preciso domínio do idioma. E, ao invés disso, vemos jovens falando e escrevendo "nóis vai", "a gente fomos", "nóis tem", etc. Sem falar do desastra nas operações matemáticas básicas, onde muitos não sabem sequer a tabuada, algo que eu na 2ª série, por ter tido uma boa formação, não só sabia inteira como venci competições internas de tabuada. Infelizmente, sou exceção e é isso que precisa mudar. O que NADA TEM A VER COM COTAS RACIAIS...
Os japoneses vieram do Japão, sem falar uma palavra em português, sem um tostão no bolso, foram enganados e semi escravizados. Foram perseguidos na segunda guerra. Mas, por darem valor ao estudo e ao esforço pessoal, superaram as adversidades. No Japão, um lema básico é: "Gambatte" = esforce-se!
@@adrianoaugusto830 faz todo sentido. Só porque o povo dele é esforçado é nazista agora? Vc é um imbecil e provavelmente va_gabundo tambem. Brasileiros em geral e inclusive a comunidade negra estao mais interessados em ficar ouvindo funk e vendo futebol do que em estudar e trabalhar, disso ninguem gosta falar. É sempre a historia do coitadinho que é mais interessante, é lógico. Só trabalha depois que é obrigado porque ja fez 10 filhos e ta f*dido pra pagar conta, aí põe a culpa no racismo, no governo, em Deus, em todo mundo, menos em si mesmo.
Seremos melhores quando minha escola ser tão boa quanto à particular ao ponto dos deputados terem à obrigação dos seus filhos estudarem nos colégios municipais e usarem o sus na saúde e pararmos de pagar médicos particular para eles
Já podia ser assim, nós não deveríamos ser obrigados a sustentar uma casta política com privilégios, em outros países mais desenvolvidos eles se custeiam, eles têm profissão e vivem dela, despacham semanalmente na hora livre, aqui política é profissão, funcionários públicos de alto escalão, que merda né...aqui que é essa palhaçada de político e filho de politico frequentar tudo do bom e do melhor com nosso dinheiro. Também quando começarmos a gerar renda pra nós e não pra manter riquezas e o conceito de caro desaparecer né, em outros países não é tão caro assim um serviço particular , isso é assim aqui e nos outros países de terceiro mundo, acredite ainda somos terceiro mundo em desenvolvimento, e somos o eterno país do futuro.
Tem sim, se chama cota SOCIAL, é só selecionar no momento da inscrição que vc vai concorrer a vaga com pessoas com a mesma renda social que vc, assim a disputa fica justa e vence quem obter a maior média. SIMPLES. OBS: EXISTEM VÁRIOS TIPOS DE COTAS SOCIAIS QUE SÓ LEVAM EM CONSIDERAÇÃO A RENDA. E dentro do sistema de cotas, cotista disputa com cotista, sempre vence a MAIOR média. Ou seja, tem que estudar pra caramba pra ser cotista racial e social. Nenhum dos dois tira vaga do branco classe média privilegiado que ganha apartamento, carteira de motorista e carro novo dos pais quando entra pra faculdade.
Adriano Pontes, é porque gente como você corre atrás do prejuízo, eu tbm sempre fui assim nunca soube dessas esmolas que ficam dando como "benefício", na maioria das vezes só ia saber que existia algum tipo ajuda quando algum político fazendo campanha passava avisando, ou algum afiliado cabo eleitoral sempre pensando no voto né, passamos fome algumas vezes em casa e a gente nem sabia de auxilio leite, gás, nada disso, a gente corria atrás e se levantava sozinho, por isso a gente nem fica sabendo que existem essas ajudas.
@NyN Tsuch RICO não se enquadra em cotas socias, pessoa. As cotas socias são para alunos pobres ou baixa renda que atendam até o teto de salários mínimos determinados pelo governo. Branco ou preto, n importa. Rico só ganha essa bolsa se fraudar dados na inscrição, pq são barrados logo de cara, por isso se chama cotas sociais.
@@jamalm.3175 Obrigado pelo xingamento, isso só mostra que você não aceita opinião contrária, isso se chama autocracia de idéias. Justificando o meu ponto de vista, eu discordo pelo óbvio, a maioria da população negra está nas comunidades, aonde as oportunidades de ensino são equiparaveis ao ensino em bairros de classe média em diante, logo é necessário prosseguir com a política de cotas, para "chamar" essas pessoas que não são privilegiadas para adquirir conhecimento acadêmico e consequentemente qualifica-las para o mercado e trabalho, fazendo com que a desigualdade diminuía em nossa sociedade tão desigual.
Sem falar que pós graduação (mestrado e doutorado) não é algo para ficar bonito no currículo, mas preparação para ser pesquisador e cientista. E nesse quesito, quanto mais diverso, mais as diferenças de raciocínio, experiências etc, mais enriquece a ciência, seja exatas, biológicas ou, principalmente, sociais.
Exato... uma pessoa com nota e conhecimento maior dá lugar para uma pessoa com nota/conhecimento menor, sendo que ambos foram pareados, ou pelo menos deveriam, durante a graduação... nem precisaria aplicar prova, sorteia as vagas para todos que se inscreveram, vai ter uma grande diversidade e mais analfabetos funcionais com diploma de mestre e de dotô.
@@TiranoGatoRex Beethoven e MC Catra são igualmente músicos e igualmente importantes para o avanço da cultura mundial ! SE VOCÊ DISCORDA VOCÊ NÃO PASSA DE UM FASCISTOIDE (QUE QUER A DIMINUIÇÃO DO ESTADO, RSS). RESPEITE A DIVERSIDADE, SEU INTOLERANTE OPRESSOR! 😂😂😂
Eu sou da pós-graduação. Faço doutorado. 1. Acho que se seu comentário é sobre precisar ou não de cotas raciais na pós graduação, seria tentando comparar habilidades e conhecimento, o como chamaríamos de meritocracia, seria até válido, pois na graduação todos recebem o mesmo conhecimento. Vamos agora ao currículo, então. Pessoas com mais oportunidades tem a possibilidade de estudar idiomas, fazer cursos de especialização em diversas áreas durante a graduação, viajar ao exterior e conseguir estudar sobre condições que não precisou, muito provavelmente, de se preocupar pelas contas que aquilo acarretava. Isso é desigualdade também, que acontece dentro da universidade. De novo, todos não tem as mesmas possibilidades. Agora temos uma ampla população negra que se encontra majoritariamente contida nos grupos mais pobres do país, o qual foi uma consequência da abolição da escravidão, que liberou o negro sem entregar-lhe condições para se manter e que o obrigou a se estabelecer mas periferias, a passar fome, a sentir necessidades e ver a educação muitas vezes como um objetivo inatingível. Apesar da informação anterior, eu sou contra cotas raciais, pois acredito que isso promove uma maior desigualdade, porque, ao meu ver, justificaria a falácia que o negro só conseguiria entrar na universidade por cotas. Mesmo assim, eu entendo a importância delas como uma maneira a curto prazo de facilitar aos negros o acesso a educação e o ganho de direitos que lhes foram roubados durante anos. Para entender o racismo que existe em este país, temos na plateia três pessoas brancas discutindo sobre cota racial, o qual deixa o debate totalmente superficial, pois não aprofunda um problema que eles mesmos não sofrem dia a dia
Conheço famílias negras com ótimas condições financeiras com filhos em escolas particulares que foram beneficiadas pelas cotas. Isso é justo? Possivelmente tiraram vagas de negros e brancos mais pobres. Deveriam criar Leis que dessem acesso gratuito a cursos de revisão para estudantes de baixa renda ou simplesmente pararem de roubar e investirem numa educação pública de qualidade.
No começo, por pior que fosse, eu até entendia a presença dele lá. Ele meio que representa os parentes do whatsapp, os mesmos argumentos, o mesmo raciocínio. Achei que era uma oportunidade pra essas ideias serem desmontadas ao vivo. Mas não, eu me enganei. O que ele fala alimenta a mente preconceituosa, não importa quanto o debatedor opositor seja bom. Virou palanque de barbaridade esse programa.
Isso mais tem cara de intolerância ao contraditório. Fazer ataques pessoais (não técnicos) só porque alguém não reza a mesma cartilha que você é um pouco demais né. Para quem quer ser justiceiro defendendo cotas acabou esquecendo de fazer o dever de casa que é respeitar as pessoas em sua essência.
Parabéns doutor Augusto em falar que vivemos no Brasil um racismo estrutural. Do lado do senhor tem um. A CNN tinha que ter vergonha de ter um roqueiro fracassado e agora a máscara caiu com mais uma qualidade de ser racista.
Fracassado é sinônimo de bacharelado na USP??? Queria!!!! CNN defende pontos de vista . Concordo mais com o Augusto, sem dúvidas, até pq acredito que muitos negros estão nas situações que estão por conta do passado e devem ser reintroduzidos, Mas respeito totalmente o posicionamento do Caio ainda mais quando se trata de cotas POS nível superior...
Lucas The answer não fazer é diferente de ser reprovado.. e você querendo ou não, ele PASSOU na USP... Ele é jornalista e figura pública, não serviria para nada a aprovação na OAB, pode ter feito bacharelado por “”simples”” conhecimento.... É a mesma coisa que você falar para um jogador de futebol que tem técnico em química ir trabalhar na fábrica ao invés de jogar futebol 😂😂😂😂
Isso mesmo, infelizmente a esquerda incruou na cabeça dos cidadãos brasileiros que igualmente é importante, onde na verdade a equidade que seria o verdadeiro trabalho do governo.
A exclusão do negro foi perpetrada por políticas diretas do Estado brasileiro. Pesquisem darwinismo social, política do embranquecimento da população, nomes como Nina Rodrigues, Roquette Pinto, Modesto Brocos, João Batista de Lacerda. Até a Faculdade de Medicina da USP foi fundada em cima de teorias de eugenia racial (pesquisem sobre o eugenista fundador dessa faculdade Dr Arnaldo). Declarações deles de que o negro desapareceria até 2012 ou o registro de outro racista, Monteiro Lobato: "chega a ser uma indecência negro no mesmo pé de igualdade de um branco". O Estado marginalizou o afrodescendente na medida em que se omitiu na esperança do preto simplesmente desaparecer. Sendo assim, é mais que válida uma indenização, mesmo que seja na forma de cotas sociais (a única forma da pessoa melhorar a rendar é se qualificar). Lembrando que por décadas os filhos de fazendeiros brancos e ricos tiveram cotas durante o regime militar e isso sem ter um peso histórico igual ao do negro, e por que as cotas atuais são tão criminalizadas?
4 года назад+1
@@quandovcestivernoyoutube isso é vitimismo. Você foi amarrado em um tronco? Os fazendeiros lhe escravizaram? Não fale de dívida histórica. Você é o que você faz, se você se vitimiza é vítima, se você é protagonista será protagonista, então quando as pessoas tratarem uns aos outros como seres humanos o racismo acabará, quando o oprimido levantar a cabeça e parar de choramingar e agir para mudar a própria vida as coisas mudaram. Não preciso lê essas pessoas que citou, minha vida é regida e guiada por Deus, pelo meus esforços e pelos exemplos que escolho seguir. O negro de hoje não é vítima, nem menos favorecido, quem é assim são os pobres financeiros e de instrução.
4 года назад
@@quandovcestivernoyoutube , Cota apenas pela media financeira e não por pigmentação da pele, pois só existe uma raça humana.
Penso que cotas (por caráter socioeconômico) são necessárias enquanto a educação básica não for boa para todos. Hoje, estudo na CentraleSupélec, melhor escola da França de Engenharia Elétrica no contexto de duplo diploma com a Universidade de Brasília. Posso dizer que cotistas podem ser muito mais aplicados em seus cursos ou trabalhos, pois querem ser melhores para sua família, comunidade e melhorar sua realidade. Em questão de produtividade, já vi cotista sendo muito mais produtivo e gerando conhecimentos novos que até mesmo o 1.º lugar do vestibular ou concurso não teve capacidade de atingir. Peço que analisem o que pessoas com baixa renda podem atingir, avaliem os dados da CAPES sobre os diversos programas no exterior e vão observar que sim cotas são necessárias e digo mais, falta MUITO investimento em educação. Existem vários estudantes que perdem grandes oportunidades por falta de recursos. O Estado tem sim que pagar essa conta e investir nos seus profissionais, senão sempre vai existir o fenômeno de fuga dos cérebros. PS. Sou cotista, mas tive notas para entrar sem a ação afirmativa. Todos os outros do curso me observam como referência no domínio.
Sistema de cotas pode funcionar sim, mas se limitarmos à renda familiar e ao fato do candidato ter estudado somente em escola publica!!! O governo investe sim muito dinheiro em educação, mas pagando excessivamente o corpo magistrado por um mal serviço!!! Negros tem mais acesso a faculdade com cotas? Sim, mas estamos mantendo negros ricos ocupando lugares de negros, brancos, indios... e todos os demais que não tem uma educação tão boa em função de sua formação acadêmica em escola pública.
o discurso do Caio é ótimo, pra enganar bobo. dizer que o país precisa investir em educação é fácil, cade as propostas? o que o ex ministro da educação fez? qual foi o grande projeto do governo bolsonaro nessa área?
E dar cota nao é enganar bobo? Vc tem noção de quantas vagas de pós graduação são abertas por ano e quantas pessoas de baixa renda existem no Brasil? Nem que todas as vagas fossem preenchidas por pessoas de baixa renda isso faria alguma diferença. Fora que nao é nem pra baixa renda, é pra negros. O que tem a ver a cor da pessoa. Pelo amor de Deus.
@@TiranoGatoRex Concordo com vc ...O brasileiro eu acho que vive num mundo chamado "Narnia",O racismo aqui no pais eu volto a falar "bate a cara na porta da pobreza". Eu vi oq é ter que fazer faculdade privada e 90%da sala ser ex alunos de escolas públicas... Enquanto isso os amigos de escolas particulares nas faculdades públicas.
o investimento foi feito, a verba aumentou 4x em 20 anos, o ensino continua uma porcaria...pode colocar trilhões nesse setor, se manter o sistema, vai continuar sendo esse lixo.
O Caio é o típico cara branco falando sobre uma realidade que ele não vive. Qualquer forma de reparação, seja ela como políticas de cotas raciais é louvável. Parabéns Dr. Augusto!
@@peloestudoepelafe Mas ele é alguém que se solidariza com essa reparação histórica, não sei você sabe, mas há uma grande desigualdade entre pretos e brancos no Brasil. O Branco também deve falar sobre o racismo estrutural e de alguma forma nos ajudar nessa luta pela igualdade. Então é certo dizer que ele também é branco mas, ao contrario do Caio Copano ele enxerga a real situação do país perante essa desigualdade e expondo isso, ele contribui com esta causa.
Rafael Simao desculpe eu nao fui escravistas, entao nao tenho que reparar nada, e se usar a sua logica, os Arabes precisam reparar os Portugueses, os alemão os Judeus, os Egipios os Judeus, os próprios negros os negros. Escravidão faz parte da história da humanidade infelizmente.
Obrigada pelo vídeo do debate, foi ótimo para a minha reflexão sobre o tema, a qualidade do trabalho de todos os presentes e dos participantes foi excepcional meus parabéns a todos.
O cara fala "todas e todos" e quem tem 12 anos é o Caio ainda. Kkkkkk essas fãzinhas do "doutor" sem doutorado Augusto tentam se agarrar no que podem mesmo.
@@RODRIGO-yd1kk Mas para afirmações do tipo deve-se analisar uma parcela representativa da população (em questão). Não há uma homogeneidade entre as instituições...logo o cuidado deve ser redobrado para que não se caia em generalizações inadequadas. E tbm deve-se atentar às definições dos níveis de alfabetização....Uma pessoa pode ter várias falhas de alfabetização e ainda assim não se enquadrar na definição de "analfabeto funcional"...
Chega de faculdades federais onde a maioria dos alunos vem de colégios particulares, o governo tem obrigação de investir pesado nas escolas e colégios e acabaremos com está desigualdade !
@@leandrofernandes9074 não sei bem, mas se a pessoa teve bolsa em escola particular, ela está bem mais preparada que qualquer aluno da rede pública, não acho justo disputarem a mesma vaga, mesmo não pagando, o bolsista teve uma melhor qualidade de ensino, é a minha impressão
Debates nesse formato (fora da época de eleição) são coisa nova no Brasil, mas já existem há tempos em outros países. Olhando os comentários, vejo que a polaridade sempre deságua em ofensas aos debatedores. Deveríamos ao menos apreciar o formato, a qualidade e o esforço dos debatedores em expor suas ideias. Vejo uma boa evolução nesse sentido.
Nossa, muito bom senso você tem, parabéns pelo discernimento, povo acha que xingar o outro de "intelectual" vai resolver alguma coisa ou expressar ponto de vista diferenciado.
@Lyrics Esse é um ponto curioso. Na maioria dos casos a justificativa para cotas é entendida pelas pessoas como algo relacionado de alguma forma ao mérito ou ao triste estado da educação. Entretanto, os argumentos a favor ou contra as cotas são muito diversos e podem estar relacionados com diferentes princípios. Não sou um grande estudioso da área e nem nada do tipo, mas me proponho a expor uma ideia que encontrei em um livro chamado "Justiça: O que é fazer a coisa certa?". Foi com esse livro que eu pude mudar um pouco da minha percepção sobre cotas. No caso, o argumento exposto no livro é que as instituições possuem objetivos definidos. Nesse ponto o que pode justificar uma certa "preferência" é na verdade aquilo que está relacionado com o que a universidade se propõe a oferecer à sociedade. Daí podemos entender que uma das missões da universidade é, além de educar, promover a diversidade de culturas e "raças". Por isso as cotas podem fazer sentido. Não significa que seja injusto escolher um negro ao invés do branco porque no fim das contas nunca foi pelo mérito. Do ponto de vista da diversidade é lógico, ao menos superficialmente, buscar integrar à universidade alunos de diferentes culturas dando um enfoque naquelas culturas ou grupos que são minoritários.
Parabéns Augusto pelo grande debate!
O problema do Brasil está no ensino básico, não universidades.
E dos pais que não educam os filhos. Não impõe limites ou regras. Mandam para escola seus rebentos achando que a escola tem esse papel. Educação é alfabetização!
Nos dois! O ensino básico é sucateado e as universidades são um antro de formação de MILITÂNCIA PROGRESSISTA, que geram um BAIXÍSSIMO índice de profissionais de qualidade e de pesquisas de relevância científica, especialmente nas áreas de humanas. Mas, sem dúvida, o principal investimento tem que ser no ensino básico. Afinal, não se constrói uma casa começando pelo telhado...
Tem certeza?
@@williancardoso8714 perfeito comentário, só quem estudou em escola estadual sabe, aula vaga toda semana. Na época eu ficava feliz pq o professor faltava, mas mal sabia eu que o prejudicado era eu e toda a classe. A muitos anos a militância progressistas vem dominando o ensino o que bem entende e muitos alienados, como eu na época nao percebem. Triste
O Brasil precisaria corrigir seus erros na colonização. E na sua colonização não ser colônia de exploração. Seguir mesma diretrizes da América do Norte. " Um país de possibilidades" Somos explorados desde então.
O Cazuza sendo citado pelo Caio! Kkk pqp...ele deve tá se contorcendo no túmulo!
Vai ressuscitar para enforca-lo kkk
O governo tem que melhorar o ensino público no nosso país.
Vai no minimo uns 15 anos de investimento. Infelizmente nossos governantes não gostam de nada a longo prazo, só obra publica.
@@marckospauloluiz1720 só cota, que é pra dar "resultado" rápido e deixar os idiotas felizes.
Enquanto isso, você não estará vivo. As cotas servem justamente por causa disso
O fato de melhorar o ensino publico não significa q não deva ter cota. Uma coisa não exclui a outra. Investimento em educação de base e ação afirmativa na educação superior p dar acesso à pessoas historicamente excluidas
@@TiranoGatoRex pq Bolsonaro nao investe em todas as escolas Públicas o mesmo que é investido em Colégio Militar?
Como muito bem abordado por Todo Mundo Ideia o Chris, através de metáforas e ironias, apenas uma frase da senhora Morello define tudo isso. "Somos todos iguais, por dentro."
KKKKKKKK BOA
@Lyrics discordo , a educação do Brasil não é a pior e sim é a maioria dos alunos que não dão valor ao professores e não estudam.
Doutor Augusto, você é o cara.
O cara talvez, só nao é "Doutor". É bacharel pela UNIP (vergonha). Vamos ter mais respeito com os doutores de verdade. Imagina se todo mundo começa a achar que um cara burro desses tem doutorado, ninguem mais vai querer fazer doutorado.
@@TiranoGatoRex se o copano chama de Doutor quem sou eu pra discordar?
@snp
Augusto de Arruda Botelho
Formado em 2002 pela Faculdade de Direito da Universidade Paulista. Mestrando em Direito Penal Econômico pela Faculdade de Direito da Fundação Getulio Vargas. Especialista em Direito Penal Econômico pela Universidade de Coimbra e especialista em Direito Penal pela Universidade de Salamanca.
Aposto que o currículo e experiência dele na área jurídica é mais extenso que o seu!
@@TiranoGatoRex kkkkkk falou o Zé ninguém!
Eu fiz o Fundamental em uma escola publica em Rondônia, chegamos a ficar pouco mais de 1 ano sem professor de matemática. Nunca recebíamos todos os livros didáticos e nem ao menos recebíamos dentro do período estipulado. Na época eu nem tinha acesso a internet, os alunos menos privilegiados são sim prejudicados de muitas formas, isso não é algo de "esquerda".
Mas isso não tem a ver com cor de pele, e sim com classe social! O pobre sofre, independentemente se são brancos ou pretos.
@@user-xe7dg5du9d a questão de ser negro é outro, amg. Quando se fala da necessidade de cotas, é porque a maior parte da população é negra, mas, dentro das universidades públicas, a grande maioria é branca. Em uma turma de medicina com 80 alunos, apenas 8 são negros, por exemplo. A questão é justamente essa desproporcionalidade. E não, o cotista não atrapalha o branco de ingressar na universidade. E muito menos “atrapalha” o desempenho de uma universidade. Na verdade, existem dados que comprovam que cotistas tem um desempenho melhor dentro da universidade, quando comparados a pessoas não cotistas. E, acredite, o cotista tem que estudar MUITO para ingressar na universidade. A cota não garante que você vai entrar, ela garante que você vai concorrer somente com pessoas que estejam nas mesmas condições que você. E isso não é ser de esquerda ou direita. São dados, são estudos e são fatos.
Foi isso que o Coppola explicou. Falta de grana e não cor de pele.
Nossa, parece que o Caio não cansa de passar vergonha
Ter um ponto de vista diferente do seu é passar vergonha porque? Caio defendeu seu ponto de vista com muita propriedade. Negros são tão capazes quanto qualquer outra pessoa. Cor da pele não pode determinar isso, este é o verdadeiro preconceito. A lei precisa ser igual para todos. Se o negro é maioria entre os mais pobres, então as cotas sociais é a melhor alternativa de igualdade, pois automaticamente beneficia o negro e qualquer outra pessoa pobre. Além disso, somos um pais tão miscigenado que qualquer pessoa parda por exemplo, vai poder se beneficiar deste sistema de cotas. É um critério subjetivo, com vies vitimista e desagregador. Enquanto o preconceito continuar enraizado na sociedade e continuar se tratando o negro como um ser inferior, o preconceito continuará na mente dos ignorantes.
@Adilson Carvalho SQN
Não existe meritocracia em uma sociedade desigual. Perfeitas palavras Doutor Augusto.
E com certeza não são cotas que farão uma sociedade mais igual.
@@leonardocastro2656 eu tbm achava isso mano, mas tipo pensa assim, a nossa sociedade eh racista n eh? Ent sabendo q a sociedade eh racista, os negros vao ter uma puta desvantagem em monte de coisa, desde a infância eles se vêem indiretamente como inferiores, tipo imagina uma crianca q nasce onde o padrao de beleza, sucesso financeiro e intelectual eh de maioria esmagadora so de brancos( qnts modelos negros vc ve por ai comparado a brancos, qnts CEO de empresas grande sao negros, qnts estudiosos aparecem para dar entrevista na TV q sao negros comparado ao numero de brancos). Sabe essas diferencas influenciam dms a visao das pessoas sobre o mundo, ent desde pequeno o negro sofre saca? Para tentar corrigir esses problemas aparecem as cotas, para dar mais oportunidade aos negros q sao marginalizados socialmente. E é mto importante ressaltar q cotas sao medidas temporarias, ate q haja ensino publico de qualidade e q nossa sociedade seja menos racista, para ai ss q o negro consiga concorrer pau a pau com o branco. ent mano, eu entendo seu ponto de vista, tbm fui assim, mas dps q ce ve um pouco d historia, ve situacao atual dos negros no pais, os dados mostrando q negros perdem mtas vezes vaga de emprego por alguem com mesma qualificacao, mas por ser negro. Eu sei q vc vai entender mano, tbm concordo q tem algumas pessoas de esquerda mto extremistas, mas isso n tira a credibilidade das cotas saca?
@@Carbonara1611 mas cota em serviço público? Que gera ineficiência dos serviços que são mais voltados justamente para os pobres e negros? Cota pra pós? Quando o cidadão já está formado e trabalhando? O Caio tem razão ao dizer que há motivaçao politica por trás disso
@@Carbonara1611 cotas raciais não vão ajudar igualar em nada, alguém que entra em uma Universidade sem uma base sólida não sairá um bom profissional, isso não é opinião é fato. Cota Social sou a favor enquanto a educação básica não for autossuficiente. Aonde está a luta por uma educação básica melhor? Você não está resolvendo o problema só está mascarando ele.
Somos seres desiguais , ate entre você e seu irmão a desigualdade.
Dr. Augusto você é FODA!
Meu Deus.
Que ridículo esse comentário
@@antonionnebittencourt5565 teu comentário é ridículo. O dela é foda.
A Gabriela tinha retórica e repertório bem superiores
Esse Caio, não sabe nada mesmo, ridículo ouvir esse analfabeto funcional, racismo existe sim, saia do seu mundinho de fantasia e venha viver a realidade deste Brasil nascido da escravidão
Pessoal tem dificuldade em entender: o Caio disse ser contra cota RACIAL e que se for pra ter cota que seja conforme a RENDA.
O que existe na realidade é preconceito social e é está que devemos combater. Sou negro e contra as cotas, isso é um desserviço a sociedade negra, índigena
e etc
perfeito, deveria haver apenas cotas sociais.
@@alexpaia9646
O que acontece é que tem muita gente se aproveitando do contexto histórico pra atribuir ao negro a figura de um naturalmente prejudicado. Você é negro e tem a obrigação de se sentir inferior, de se sentir perseguido, caso contrário, você não é negro. Sermos todos iguais infelizmente incomoda muita gente.
@@alexpaia9646 Tive no meu trabalho um chefe, por sinal um ótimo ser humano, negro. Era meu superior hierárquico e ganhava o dobro ou mais do meu salário. Nunca beneficiou-se de cotas, pois não existiam no seu tempo de estudante. Cresceu profissionalmente graças ao seu próprio esforço e capacidade. Parece que o "plano de embranquecimento da população" citado por @quando vc estiver no you tube eu estarei lá. não o atingiu.
ainda assim brancos pobre ainda tem mais oportunidades do que negros probres. isso é FATO. principalmente quando é questão de emprego. ou você acha que entre um branquinho probre e um pretinho pobre quem é escolhido numa vaguinha de emprego hein. e outra já existe cota por renda. a cota racial é só mais uma das muitas que precisam sim existir.
Se proibir o Caio de falar "esquerda", "marxismo" e "PT", ele não participa do debate.
Óbvio, o problema do Brasil é exatamente esses termos que você usou, esquerda, marxismo e o PT.
@@ocravoearosa1385 estava digitando isso Kkkkkk, não tem como fugir do causar dos males
Ele sempre volta nesses assuntos por que é muito limitado, piada de mal gosto esse Caio.
@@leandrodemoraisribeiro1545 Não tem como não falar de algo problemático kkkkk
Comentario genial. Morri rindo. Kkkkkkkkkkkkkk
Boa noite, minha primeira participação.
Minha interpretação tenta ser simples em um assunto complexo. Mas segue na frase dos racionais " Minha mãe sempre falou que por eu ser preto, eu tinha ser duas vezes melhor.. melhor como se estou 100 vezes atrasado... Quem foi o pilantra que inventou isso. " Méritocracia só é justa se partimos do mesmo lugar.. Brasil foi um dos últimos países para abolir escravidão e quando o fez, foi sem nenhum processo de inclusão, o negro ficou marginalizado.. então como exigimos igualdade se estamos em lugares diferente.. ?!
Muito fácil para o playboy do Caio que nasceu em berço de ouro falar que discorda de desigualdade..kkk queria ver se ele fosse negro se ele era comentarista politico
👏👏👏
Pois é, esse é o ponto. O ponto de partida igual para todos é ensino de base de qualidade.
@@felipecalixto3931 Se ele fosse negro ou se ele fosse pobre? Tem alguma lei que proibe escolas boas para negros se prepararem que eu nao estou sabendo? Que eu saiba o motivo da maioria da comunidade negra não ter acesso tem a ver com RENDA e não com RAÇA. Quer cota, faça por renda. Cota por raça é racismo, simples assim.
@UCt_Zkc0Qz8GB3EKd6bVO4XQ não é "conversinha". Escravidão foi real. Você acha que a maioria dos habitantes de favela são negros por qual razão? Pensa um pouquinho. Não vou te explicar pq vc deveria ter aprendido isto na quinta-série.
Extrapola?
Sou Negro, formado em Administração e Ciências Contábeis e mesmo formado sei da dificuldade de achar uma colocação no mercado de trabalho, eu mesmo já sofri racismo no mercado.
Vc é o exemplo,mas mesmo assim a grande elite coloca um para justificar seus preconceitos de uma forma sinica.
Olá, sou branco técnico em Administração e Bacharel em Contábeis, passo pela mesma dificuldade. O problema é o alto índice de desemprego. De verdade te desejo muita sorte na busca por recolocação.
Chorão.
Estúpido.
Qualquer situação ruim hoje em dia serve como pretexto pra se cultivar o racismo! Enquanto segue relacionando qualquer coisa desagradável a percepção dos outros quanto a sua cor de pele, sofre racismo de si mesmo.
Caio, meu querido, senti muita vergonha ouvindo vc.
Vinicius, meu querido, vergonha é gritar Lula livre ou seguir canal do Boulos
Eu também senti mano,esse menino gera constrangimento, ele é muito estúpido.
@@toprocurandovoce meu querido, de quem grita Lula Livre, tenho vergonha e pena. Agora de seguir o canal do Boulos, não sinto vergonha. Gosta de ouvir quem pensa diferente de mim, independente de ser o Boulos, o Caio, ou você. Abraço!
@@viniciusmesquita4094 você sentiu vergonha pelo caio. Eu sinto por qualquer vez que o boulos abriu a boca.
Como falar em meritocracia em um país onde o Caio tem emprego?
Pesado!!
Verdade verdadeira
kkkkkkkkkkkkkkkkk
Kkkkkkkkkkk
"bacharel em direito" kKKKKKK
Sou negro classe média baixa, filho de doméstica criado sem paí e não precisei da lei da cota. Mas a contextualidade está distorcida pelo senhor Copolla.
Não é a cor da pele apenas, mas se comparar o filho da copeira do escritório do pai dele, com ele. Ele que precisou apenas descer do carro e entrar na escola para estudar é bem maior.
Acho que vc não entendeu, não é o fato da cor da sua pele que te faz sair atrás do branco, mas o fato de ser pobre. Eu sou pardo filho de uma empregada doméstica e criado sem pai, não sou prejudicado por ser( preto,pardo,moreno) e sim por ser mais pobre que ele. As cotas deveriam ser por condição social e não por cor de pele.
@@otavioaugusto8325 existe sim um sistema similar a cotas raciais para pessoas de baixa renda, esqueci o nome agora, mas na UFMG por exemplo existe uma faixa de vagas onde que é de família com renda media por pessoa até 1,5 salários mínimos.
@@uelitonvieira5308 acho esse um sistema mais justo pois tenho amigos que estudaram comigo desde o ensino médio e não me sinto pior que eles por ser negro. E pq eu teria direito a cota e ele não se nos partimos do mesmo meio social. Esse é meu pensamento.
Você acabou de falar oq eu falei que sou a favor. Ter uma cota por renda. Isso sim faz diferença na hora de fazer a prova pq infelizmente as escolas públicas ainda estão bem atrás das particulares. O ideal seria igualar isso e não precisar de cota alguma.
@@otavioaugusto8325 disse tudo, sou mulata, pobre pra cacete, sempre fui estudiosa, mas sempre estudei pelo Estado, quando fui prestar vestibular vi o abismo entre o que eu aprendi na escola e o que caía nas provas, nunca consegui entrar numa faculdade pública e nada tinha a ver com minha cor, mas com minha falta de preparo. Essa história de cor justificar burrice e falta de estrutura educacional de base já esgotou.
Caio é Doutor em Achismo
E em ler aspas
Pós doc.
Sofisma puro, distorção de fatos, relativização do erro dos seus ídolos e garantista de ocasião. É triste ver ele tendo o espaço dele garantido todo dia na CNN
Caio é técnico e objetivo além de genial.
Se vc tivesse mais de 2 neuronios entenderia que a maioria dos debates, em particular o de hoje, é só baseado em achismo. Nao tem nenhum lado certo ou errado, são apenas opiniões.
É claro que de alguem com o nome de "JALUCIA" e que estudou (será?) no sistema educacional brasileiro, não tem como exigir muita capacidade cognitiva.
E SÓ VER O TRATAMENTO AO CIDADÃO EM ALPHAVILLE E EM PARAISÓPOLIS .
sidnei melo EXATAMENTE! Esse copila é um abestado q só olha p o próprio umbigo
@@vivianpereiramendes2218 aprender escrever !
Só ver oq aquele cidadão de Alphaville falou pro policial e ficou por isso mesmo
CNN nao sente Vergonha de dar espaço pro Coppola falar? Vejam a forma que o Ex Ministro saiu do Brasil a vergonha que foi. Veja quem teve atitude de Covarde sobre Cotas 1 dia antes da demissão.
@@joel8558 pra vcs de esquerda , Nada que o Caio fala , Vai agradar vcs , Vcs são lunáticos !até hoje sabendo que ele Lula e um corrupto !
Caio é corajoso em ir pra tv defender seu ponto de vista. Citando o Cazuza, como ele mesmo fez, suas idéias não correspondem aos fatos.
Ou poderia dizer também : "Meus heróis NÃO morreram de overdose." Rs
Cazuza,se vivo, não gostaria dos versos dele na boca desta gente
E as frases de efeito: " over .....kkkk fica ensaiando na frente espelho. Com certeza! Kkkkkmm
@@SraKRosa vc agora fala pelo grande Cazuza?
CAIO SÓ PARA AVISAR VC O CAZUZA JAMAIS VOTARIA NO BOZO...
Cara, beira o absurdo o quão raso é o pensamento do Caio Coppolla, com todo respeito que tenho a ele.
Quando ele diz que cotas pra vestibular são irreais pelo fato de que o vestibular remete apenas a qualidade de ensino, e essa qualidade de ensino é diferenciada somente pela renda, o que é óbvio, mas, pós abolição, quem foi jogado pras periferias e forçadamente jogado na pobreza e na marginalidade, sendo maioria nesse ensino público defasado, miséria e pobreza?????
É um absurdo não olhar a estatística, se negar a ver o quão lesado foi a etnia negra com a escravidão. Ela 'acabou' em 1888, as pessoas foram pras áreas periféricas das cidades, nisso são duas gerações. QUAL FOI O FUTURO DE MAIORIA DESSES DESCENDENTES COM a mãe/pai analfabeto, sem acesso a educação , saneamento basico ou qualquer bem do Estado a não ser a repressão policial?
Uma pequena minoria dos negros conseguem pular desse abismo social e ascender, mas, a grande maioria ainda concorre em condições desiguais com os brancos. Não é só renda que impede alguém de estudar. Negros são maioria em áreas de extrema violência, como você sai pra estudar com tiro comendo de 30 na sua rua??? É um absurdo o pensamento desse cara, não sei como a galera idolatra ele.
Víctor Hugo Ferreira é estrutural
O bizarro é que é um raciocínio básico que ele sabe fazer mas se nega a enxergar. Quem foi pra camada miserável foi em maioria o povo negro, sendo assim, quem tem acesso às instituições de menor qualidade de ensino é também o povo negro. O mundo ideal seria aquele que a cota não é necessária porque todos têm acesso igual à educação, mas já que isso não acontece de forma imediata, por que não investir em cotas?
Quem idolatra ele são os bolsonarista, e esses se sentem representados pelo Caio pq pensam igualzinho a ele. Bolsonaristas fanáticos querem q os representantes deles dêem a cara a tapa pra defender pautas como essa msm
Eu poderia ate concordar com voce, mas seriamos dois.....
Quem é o Caio para falar de racismo. Se ele nunca sentiu na pele.
Somos todos iguais! Só que uns são mais iguais que outros....
Há tantos quadros na parede, há tantas formas de se ver o mesmo quadro...
Todos iguais e tão desiguais
A revolução dos bichos
Caio homem branco que teve todas oportunidades do mundo
Júlio Lemos respeitar e considerar as desigualdades é igualdade
Esses debates me salvam para fazer trabalhos e pesquisas sobre o tema, muito bom!
Nunca vou entender um debate onde enquanto um fala, o outro fica pesquisando no computador para contra argumentar.
se um dia proibirem ele de acessar o notebook, ele inventa uma doença pra não comparecer.
@@biaoliveira7713
Com certeza! Kkkkkkkkkkk
@@biaoliveira7713 Tb acho!
Vc é burro, Julio, então é normal que tenha muita coisa neste mundão que vc não vai nunca entender mesmo.
Incrível que a dívida não e dele, agora os privilégios sim 🤣 esse caio é uma piada
Aparece na Rocinha, Vidigal, Paraisópolis e pergunta pro pessoal branco de lá como estão utilizando seus privilégios.Piada é quem tem amnésia e acha que está fazendo justiça social.
Que dívida? O negro que não gosta que volte para a África. Se quiser ficar aqui que estude e se esforce como qualquer cidadão brasileiro.
O Caio está certíssimo, eu mesmo não devo nada p FDP nenhum, seja branco, negro, azul , amarelo ou arco iris Quer previlégio, seja politico ou funciónario do STF e pare de falar merda. Pessoal querendo receber dívida história do qual não participou, por quem não teve culpa, hipocrisia do caralho !! Como diria FHC, vá trabalhar vagabundo !!
Então de boa, bora gozar dos privilégios pq eu n fiz nada com ninguém!? Brasileiro é sujo e merece viver na miséria que tem, merece os governantes que tem. Ganha um salário medíocre e compactua com esse tipo de pensamento
É uma falta de respeito com o Doutor Augusto ele ter que debater com o Caio, suas características intelectuais e todo o resto que isso implica.
pois é, eu fiz um comentário acima, dizendo que o Caio fala "o que quer e tanta asneira" pois não tem o código de ética da OAB pela frente
Esse Caio e um representante do grandes capitalista .
Falta de respeito é ler um comentário desse .
Falta de respeito é o Caio chamando esse bacharelzinho ignorante de "doutor" sendo que o Augusto só é bacharel e ainda estudou na UNIP. Eu como doutor de verdade, com doutorado, me sinto insultado.
@@TiranoGatoRex se sua opinião se casa com a do Caio fica mais clara a informação de que não é a graduação que forma uma boa análise crítica, mas sua criação, base do seu caráter. E veja que eu já disse isso no comentário, não citei formação não. Bastaria ter lido com uma boa análise crítica.
Caio e sua sensatez
Me espanta uma pessoa formada em direito não saber a diferença entre igualdade equidade. Porque claramente o Caio não sabe, né? Lei de cotas não é questão de igualdade, mas sim de equidade.
questão de equidade é o governo dar educação basica de qualidade para todos. Dar cota é solução rapida pra politico falar que tem X negros a mais na universidade por causa dele, já que investir em educação só dá resultado depois que o mandato acabar. E gente burra igual a vc nao consegue entender isso por nada no mundo.
Parabéns pelo programa, dois excelentes debatedores... muito esclarecedor...
Caio sempre um show de competência..Dr. Augusto um excelente advogado.
Estudei na graduação de direito há dez anos e posso confirmar, numa sala com mais de 40 apenas 2 eram negros.
As cotas são necessárias mas apenas isso não resolve.
Não adianta colocar o diploma na mão do negro se ele continuar ganhando menos e sendo preterido por outro. Precisamos de conscientização, e cotas não conscientiza ninguém.
@@duzin_sy na minha opinião faz até um desserviço para a conscientização, entre duas pessoas uma que não tirou nota alta mas foi beneficiada por cota e a outra que tirou nota alta sozinha o empregador estaria mais do que certo em escolher o que estudou e passou por mérito. Decidir o conhecimento de uma pessoa pelo tom de pele é racismo não importa como seja.
Já que vc defende cotas para negros, o que vc acha de branco pobre que perde sua vaga na universidade para um negro rico, em decorrência dessas cotas?
@@wandersonalves3001 mas existe cota gente branca e baixa renda e preto rico não tem elegibilidade para pedi cota.
@@wandersonalves3001 que vergonha alheia, usando a patética narrativa do Coppola pra lacrar com frase de efeito? Pode nota que Coppola é contra Cotas e ajudas, mas a Meritocracia dele se resume em usar Notebook pra fazer pesquisa durante Debate? E o Auxilio Moradia e Milhoes de Reais de Cota Parlamentar do Bolsonaro e filhos sao culpas do Lula tb?
Lutemos por uma escola pública tão eficiente quanto à particular
@ms. robot Verdade
Complicado. Nenhum governo quer parece que o povo nao qr lutar tbm. É melhor receber 500 conto e fazer filho. Estudar da mt trabalho
Cota social!!Cota pra pobre! !!sso inclui preto , branco , amarelo...qualidade de ensino a partir do momento que a criança põe os pés na escola até a Universidade!!
É isso.
continuemos racistas, mas incluindo só "pobre"...
A cota já é social. Negros de escola privada não entram por cotas.
@@alexandres.376 pq? Então cota social tem q incluir os ricos? Kkkk Doido
Thiaguinho,
Transformar as cotas raciais em sociais fará que continuemos olhando os negros com desprezo, associando-os a criminalidade, pobreza e incompetência... A cota tem que ser, no mínimo, uma racial e, talvez, outra socioeconômica, para que um dia olhemos uns aos outros despidos desse preconceito pejorativo, o qual alimenta a violência, o retrocesso e a injustiça, apenas.
Quando, em relação a todos, um negro bem sucedido remeter inconscientemente a um grande executivo, médico ou magistrado, não a um jogador de futebol, traficante ou rapper, poderemos pensar em acabar com as cotas. Até lá, serei veementemente contra!
Parabéns Sr exelentissimo Dr AUGUSTO!!!!👍👏👏👏
Ownnn, o Caiozinho num guenta uma ironiazinha kkkk
sou branco, hétero, cristão e tenho boa condição econômica... Independente do lado que "vencer", eu serei favorecido, os negros não!
será favorecido como exatamente? nao tem pé nem cabeça seu comentário
Por um lado, é bom ter mais vantagens diante de uma concorrência incapaz de concorrer comigo e, por outro, seria melhor ainda viver em uma sociedade livre, justa e igualitária com segurança e desenvolvimento socioeconômico indeterminado...
Se ensino fundamental e médio fosse melhor não precisaria de cota
E também. se o Pobre tivesse acesso à Internet e a outras informações . Por exemplo, temos agora a dificuldade para grande parte dessa população está sem acesso à Internet para o ensino normal e ao ENEM.
@@ajasnet É complicado falar sobre meritocracia no Brasil enquanto um homem pobre pega três conduções, não consegue descansar para prova e come arroz comum e enfrenta um tiroteio onde recebe 80 tiros no cu pelo exército, por morar em áreas de confronto. Ao dormir na sua casa de tijolo leva um tiro na cabeça.
Uai galera , para o Moço de preto, o Brasil foi descoberto por lula? Tudo que acontece no Brasil decorrente do abismo social, escravidão começou nos amos 2000! Surpreso com essa nova informação.
Se não tivesse acontecido 300 anos de escravidão, também não.
Acontece que ensino fundamental e médio fica na responsabilidade dos prefeitos e governadores respectivamente.
Caio representando claramente o pessoal do "não é só as vidas negras que importam, todas as vidas importam".
Esperando vc explicar o que tem de errado com isso. Achar que algumas vidas importam e outras não, dependendo da raça, tem nome: racismo. Vc é racista, Letycia?
Ué! Todas vidas não importam não? Ou pra você tem etnia, gênero etc que valem mais?
Pra mim que não sou racista e sou contra todo e qualquer ato discriminatório racista é claro que todas as vidas importam. A questão é que na sociedade não é assim que funciona. Infelizmente algumas vidas parecem importar mais que outras (vide George Floyd, O João Pedro e tantos outros negros assassinados duramente por pessoas brancas sem dó alguma), e é por isso que surgem movimentos como o BlackLivesMatter. Mas quando se trata de um branco a história é completamente diferente (só olhar o caso madeleine que já ocorreu a
há anos e a polícia alemã até hj procura o(a) assassino(a) da menina). O racismo estrutural ainda rege a nossa sociedade infelizmente, e quando usamos esse discurso de que na vdd todas as vidas importam e não só as vidas negras, a gente deslegitima o movimento dessa parcela da sociedade tão reprimida historicamente: é como se a buscassemos diminuir a força desses movimentos.
@@mateustavares7659 Esse vídeo é a melhor explicação pra isso: ruclips.net/video/QvI9co0xRpg/видео.html
A analogia é que a casa de uma pessoa está pegando fogo e a outra diz "mas e a minha casa? minha casa também importa". Todas as casas importam, mas nem todas estão pegando fogo.
@@tinhosildo Essa é uma das desculpas mais esfarrapadas que eu ja ouvi para um slogan ruim. Principalmente quando os militantes alegam que a situação do negros está ruim em comparação com a dos brancos. Uma casa ou está pegando fogo ou não está, nao exister pegar fogo em comparação à outras casas. Portanto um slogan que faria sentido é "Vidas negras TAMBEM importam".
Augusto, vc me representa 💪🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Concordo com o acesso aos bens materiais ... rico sempre terá vantagens sobre os pobres independente de etnia
@Adilson Carvalho engano seu, ricos fazem casamentos por interesse financeiro, unir empresas...fazem de tudo para falir o concorrente que estiver no seu caminho.É só procurar para saber que até mandam matar, coisa que pobre também faz, mas com dinheiro é pior.
Coppola sendo contra Cotas, mas cade Críticas contra Bolsonaro que ganhou Auxilio Moradia desde 1995? Bolsonaro e filhos fazem gasto de milhoes de Reais de Cota Parlamentar e nao fala nada?
@@renata1976downey Entenda...esse problema dos negros ter pouco acesso as universidades não é só aqui no Brasil...Os negros foram impedidos de ter acesso a educação, temos uma divida histórica...
Impressionante ver como somos um povo sujo...estamos discutindo se negro merece ou não cotas nas universidades, fomos o ultimo país a abolir a escravidão oficialmente, falo isso OFICIALMENTE, isso seria o minimo...Trabalho numa grande empresa e muito estranho não ter nenhum chefe negro e poucas pessoas no escritório negras...porque? a empresa é racista? obvio que não, os negros foram impedidos de acessar universidades de qualidade para que ai sim eles pudessem brigar por uma vaga contra brancos...
Racismo estrutural. Sempre existirão negros que defendam o privilégio dos brancos pq não se percebem como minoria. É a negação de fazer parte do gueto. Isso tb é histórico. Negros q negam a existência do racismo, mulheres que negam o machismo e gays que negam o homofobismo. A idéia de que ao negar não fazem parte da massa que é oprimida e sim da parte que opressora.
@@renata1976downey Deu preguiça de ler seu comentário inteiro...uma coisa é fato o continente africano é o mais pobre isso, explica algo?
É incrível o ressentimento de algumas pessoas que querem "conservar" a sociedade brasileira nos mesmos moldes daquela encontrada no final do século XIX.
Sem contar os argumentos (se podemos chamar de...).
Welton Aparecido Gonçalves Welton Fera é só olhar a cor da galera nas manifestações pró bolsonaro
Se querem cobrar a "dívida histórica", que comecem cobrando desde o início. Pode ser desde o Egito (África ) ou mesmo os líderes de países africanos que venderam seu próprio povo e fizeram fortuna com eles !
Pra quem não sabe há documentos entre portugueses e líderes do Congo , além da própria Inglaterra precisar travar guerra no Sudão( África) para que se parasse o tráfico negreiro !
Isso dentre outros países com cultura escravagista e secular como Marrocos , Egito , Sudão ,e diversos da África Ocidental e que não , não são devidos a influência da cultura ocidental .
A escravidão na cultura africana remonta o Antigo Egito.
Além é claro, da escravidão ser uma mancha em TODAS as grandes civilizações humanas, em TODOS os continentes.
Atualmente temos o povo chinês e asiáticos escravizados produzindo iPhone. Mas alguém liga ? Ahhh não ! Porque esses tem olhos puxados ... VOCÊS SÃO RIDÍCULOS.
Por mim só conservar a lingua portuguesa tava bom, mas alguns adEvogados de porta de cadeia insistem em assassiná-la, por exemplo: Augusto falando "boa noite a todas e todos". O lacradorzinho é cruel.
@@PedroGRizzi
E o que esse AMONTOADO DE COCÔ que vc empilhou tem a ver com COTAS RACIAIS NO BRASIL?
@@PedroGRizzi muito bem..boa aula..mimi..sou branca sou contra cotas..cotas sociais e nao raciais
O que diz o Caio:"Acho um verdadeiro contrasenso buscar a igualdade promovendo a desigualdade". (29:47s)
O que diz o "Princípio da Igualdade" do Direito, baseado no pensamento de Aristóteles (385 -323 a.C): "Devemos tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na medida de sua desigualdade".
Assim não dá pra passar na OAB mesmo. Já sei, ele vai dizer que o Aristóteles era petista, Lulista, esquerdista, etc rs
Show eu não sabia o fundamento do princípio da equidade, obrigado!
@@rafaelbastos39 Esta é a interpretação errada, feita por um sujeito de baixa capacidade intelectual. Se isto estivesse correto nao teríamos multas em R$ e sim em percentual da renda, afinal uma multa de R$300 nao é a mesma coisa para quem ganha mil e quem ganha dez mil reais.
Renierquintoful, ultra intelectual e juiz de direito, você descreveu o princípio da equidade.
@@caiunaredeepeixeoficial Engraçado vc dizer que quem entra é rico negro, já que, essa é uma raça bem escassa aq no Brasil (e se ele utilizar cota de negro ele ira disputar com outros negros e não "tomando" o lugar de um branco privilegiado independente da sua posição social) e outra concordo com vc o estudo básico não é muito bom, porem vc se esquece que existe cotas para pobres independente da cor e para estudantes de publica para que tenham chance de passar na federal.
@@TiranoGatoRex Princípio quer dizer que é o ponto teórico de partida, a base racional para qualquer ação pragmática. Se ela é colocada em prática, ou não, são outros quinhentos, ainda mais em termos de aplicação na sociedade. Isso deveria ser fácil de entender pra quem julga os outros como "detentor de baixa capacidade intelectual". Isso diz muito sobre vc e suas limitações cognitivas...
Mano da nojo esse discurso do Caio.
Caio sempre me da asco.
@@evekosvoski CNN ainda fala que a opinião dos Debatedores nao sao a Opiniao da Emissora. Mas eles dao espaço pro cara falar e influenciar muita gente ter esse tipo de pensamento vergonhoso.
Essa gente de direita caga para o social. São individualistas, eu sou rico, tenta também que vc consegue, eu consegui. Estão cagando para as dificuldades advindas de consequências históricas do outro.
Engraçado que ele fala "negro rico" como se fosse a maioria. Nem parece q não chega nem a 20% da população MAIS rica. Nossa, e não é q é isso?!
Impressionante ver como somos um povo sujo...estamos discutindo se negro merece ou não cotas nas universidades, temos uma divida histórica com os negros, isso seria o minimo...Trabalho numa grande empresa e muito estranho não ter nenhum chefe negro...porque? a empresa é racista, obvio que não, os negros foram impedidos de acessar universidades de qualidade para que ai sim eles pudessem brigar por uma vaga contra o branco...Ta tudo errado!
@@davidelias7796 acho que separar os individuos entre brancos e negros é perpetuar com os erros segregacionistas do passado.
@@davidelias7796 ao mesmo tempo dá argumentos para racistas e segregacionistas que se perguntam "já que são iguais pq precisam de benefícios para passar numa universidade ou concurso". Devemos
"Pagar" essa dívida história fazendo valer a lei que condena o racismo
@@davidelias7796 temos uma dívida???????só se for vc eu não devo nada p ninguem e nunca discriminei ninguem
@@joaomarcos7545 não.
Caio, você é uma vergonha. Triste não reconhecer que cotas são necessárias para justamente reduzir as desigualdades.
só de ouvir "boa noite a todos e a todas" vi quem já havia me convencido no debate
Pq que a CNN da palco pra esse cara (Caio) meupai????!!!
Porque ele é tosco, e o tosco dá audiência.
Foi muito bem, Caio! Infelizmente há desigualdade de oportunidades. A pergunta é: como resolver?
Algumas idéias: investimento em educação básica e cursos técnicos; reforma tributária, para tirar o peso dos impostos das costas dos mais pobres; cobrar mensalidade de alunos ricos nas universidades públicas.
Perfeito! concordo totalmente, isso ajudaria bastante.
Infelizmente o governo é corrupto desse país, só pensam nos seus interesses individuais.
Devido a situação critica do brasil as cotas elas são bastante necessária no momento e ao mesmo tempo o governo deveria investir na educação de qualidade para que possa direcionar as pessoas ao ensino superior.
O governo tinha que primeiro prioriza a educação de qualidade gratuita para todos que necessita do acesso para que depois se posicionem a respeito das cotas.
@Carmen Centeio (G4S) Os Alunos ricos tinham que pagar as universidades publicas e federais já o pobre não, os caras querem mexer numa coisa que ajudou várias pessoas a sair de uma crise, eles tinha que primeiro prioriza a educação que ainda não foi resolvido até hoje, e o acesso de ensino de qualidade pra que essas pessoas possam ingressar em ensinos superiores.
@@matheusgomes6664 essas pessoas continuam em crise, continuam lá na pobreza, muita criança vai pra escola pra comer e depois estuda se conseguir prestar atenção e tiver esse interesse e estímulo na família pra continuar, a meu ver primeiro tem que resgatar a dignidade e auto estima das pessoas e não importa a cor, mas mudar essa condição de miséria moral em que o país se encontra, com renda e moradia decente longe do tráfico nas favelas, depois falar de ensino formal de base e inclusive para os pais primeiro. Faculdade então... bem lá na frente. Aqui fazem tudo de trás pra frente. Fazer fachada com nomes de projetos e bolsas é o que governos anteriores sempre fizeram e não diminuiu diferença nenhuma. Senão essa debate não estaria ocorrendo né. Fui voluntária na pastoral da criança por 16 anos, desisti justamente porque estava cansada de ver nosso trabalho sendo jogado fora pra ver a molecada virando aviãozinho e de ver ativista baixando em favela com aquela verborragia infinita e sacal de luta de classes chamando pra trabalhar pro partido pra ficar lá servindo aos interesses de dominação deles e mais nada, e o povo adora gente falando bonito e dizendo que vai tirá-los da pobreza com um projeto lacrador onde vão tirar dinheiro dos ricos pra diminuir a desigualdade...o povo caia nessa e quem fica lá dentro fazendo o trabalho de formiguinha são os ilustres desconhecidos, muito irritante a hipocrisia desse país de todos os lados. No fim das contas, tudo é narrativa.
@@renata1976downey verdade
Esse caio negou indiretamente a existência de um racismo estrutural na sociedade brasileira. Uma pena ainda existirem pessoas que pensam assim , msm dps do tanto que estudou.
Sou branco, de classe média alta, esforçado, estudo quase 8 horas por dia. Mas, a opinião do Caio, não me representa. Citando Mário Sérgio Cortella, existe uma diferença entre falar de, e falar sobre. Não posso falar de racismo, pois eu não sou negro e nunca sofri nem um racismo na minha vida, mas posso falar sobre racismo. E falando sobre racismo, sobre as cotas raciais, através da decisão desse corte das cotas para minorias nas pós graduações isso só influência cada vez o cenário atual de desigualdade, e a falta de políticas públicas para sanar essas deficiências. Caio pega uma foto de todos os Juízes do tribunal de São Paulo, e olha se tem algum negro! Olha a maioria dos Professores de Universidade, e me fala a porcentagem dos negros exercendo esse papel. Temos sim uma deficiência de representação de negros em cargos elevados, e esse seu argumento de meritocracia não se enquadra aqui. CNN assisto sagradamente todos os debates, todos os dias, quer um conselho? Apaga esse vídeo, ainda dá tempo... Pois não me sinto prejudicado, em concorrer em um concurso público onde exista uma parte das vagas destinadas aos negros, aos indígenas, muito pelo contrário é o MÍNIMO que pode ser feito, é o MÍNIMO... pqp, já imaginou o quanto as pessoas lutaram para que exista essas cotas? Estamos regredindo...
Muito bom Matheus!
Muito bem colocado.
Regredindo é ler algo tão sem noção que escreveu. Cotas é o racismo puro impregnado no Brasil.
@@edilsonmedeirosmt2281 e a Cota Parlamentar de Milhões de Reais que Bolsonaro e Filhos gastam? Levar Notebook pra ter ajuda no Debate igual Coppola faz é Meritocracia?
Sou branco, de classe média baixa, filho de caminhoneiro e de professora primária, e assim como eu, existem brancos pobres e ainda mais pobres e a opinião do Caio ME REPRESENTA! Me sinto prejudicado em concorrer em um concurso público onde exista como critério premente o tom de pele, a origem étnica, o sentimento sexual, isso é o MÁXIMO, eu digo, O MÁXIMO da injustiça e da discriminação a um ideal muito simples, TODOS SÃO IGUAIS PERANTE À LEI BRASILEIRA! O critério aqui é MERITOCRACIA e um branco que estuda até mais que 8 horas por dia perder uma vaga duramente conquistada por acertos numa prova pra outro que errou mais por ter uma pele mais escura ou não se sentir pertencente ao sexo que tem no meio das pernas é só mais uma forma de populismo fascista que inverter a relação oprimido e opressor e fazer dessa demagogia nefasta uma nova roda pra fazer girar a espiral da desigualdade e da hipocrisia!
Caio soltando as asinhas falando superficialmente dos professores. Experimentem ganhar o salário que um professor do Estado de SP ganha e experimentem a rotina escolar.
Se não me engano a mãe dele é professora, então deve conhecer a realidade
Ninguém obriga ninguém ser professor público e normalmente professor público é aquele que não é tão bom pois se fosse bom estaria numa escola privada ganhando mais para entrar para pedagogia você prescisa de um nota 4, 5 no Enem
@@alainjossiedamascenosilvei2747 ao contrário, o professor público é aquele que domina tanto o seu conteúdo a ponto de ser capaz de passar em um concurso público. Como falar em melhoria do ensino de base sem falar no professor público.
Fico imaginando um professor que tem que dar aula em bairros perigosos.... se fosse eu nem iria
@@alainjossiedamascenosilvei2747 1 - A maioria das escolas privadas pagam menos que as públicas.
2 - Para você se tornar efetivo na escola pública passa por concurso, que na Prefeitura de SP chega a 60 mil candidados para 2 mil vagas.
3 - A Rede Pública permite evolução na carreira - por isso, em muitas escolas, o quadro de professores é muito melhor que escolas particulares. Existe um grande percentual de professores mestres e até doutores na rede pública.
4 - Você deveria se informar antes de falar bobagem.
Fonte: Caio Copano
Excelente Caio! você colocou o Augusto no bolso!
Disse a branca com seus privilégios que não consegue enxergar a realidade do país!
@@renata1976downey então minha filha é só você ir nos maiores cargos dentro da própria cadeia hierárquica do Estado e ver quantos negros há nessa categorias. Se você é mulata e vê com normalidade um país de maioria negra sem representatividade nenhuma nas altas patentes das forças armadas, no STF, STJ, procuradoria geral da República. É um vergonha uma pessoa que se diz um muluta falar uma coisa dessas!!
@@renata1976downey eu vejo pessoas mudando de calçada quando vêm uma pessoa negra. Que mundo é este que vc não vê?
@@renata1976downey vergonha de ser racista ? Minha filha eu sofri o racismo na PELE. Sabe como? Quando eu com um currículo muito melhor falando duas línguas perdi uma vaga de emprego pra uma pessoa branca da mesma turma de faculdade que eu muito menos preparada, quando eu em um mercado eu fui impedido de entrar, quando em um parque existe várias pessoas brancas correndo e a polícia vem e faz uma baculejo só na minha pessoa. Saia da sua bolha você vive em uma sociedade racista. Para de colocar o nome de Deus nas coisas que ele não tem nada a ver com o racismo implantado durante séculos na sociedade.
Sou filho de um negro com uma branca, me considerando, assim, pardo. Sou formado, não em universidade pública, mas privada e atualmente sou pós-graduando no curso de Comunicação e Marketing em Mídias Digitais. Consegui entrar na minha primeira graduação graças ao sistema de cotas (alunos de rede pública), bolsa de 100% através da minha nota no ENEM de 2014. Tirei uma nota boa, fiquei em 1° lugar numa instituição e em 5° em outra (primeira e segunda opções respectivamente). Na hora de realizar a matrícula a avaliadora quis negar a minha inscrição, ficou criando dificuldades, não por conta das minhas documentações, a gente que sofre racismo sabe quando alguém racista olha para você. Eu não estava ingressando pelas cotas raciais, mas sim pela cota de estudante do ensino público. Consegui realizar a minha matrícula não por causa da avaliadora, mas porque eu insisti na minha matrícula e ela não pôde me negar.
Sobre minha opinião sobre as cotas para indígenas, pcds e negros, acho que são muito pertinentes. Durante toda a minha graduação convivi com um colega que estava lá pela cota de índio. Fora eu, ele e o colega da cota de negros e outros dois estudantes (num total de 5 durante quase toda a minha trajetória pelo curso) TODOS os outros eram brancos. Quando o Caio diz "O filho do negro rico tem mais chance de ingressar numa universidade que um filho de um branco pobre" ele esquece de uma questão: Existem muito mais ricos brancos do que ricos negro no Brasil. Não que eu seja conivente com os ricos que utilizam das cotas para não pagarem as suas graduações, muito pelo contrário. As instituições têm mecanismos para inibir este tipo de prática horrorosa.
Concordo com o Dr. Augusto quando ele diz que devemos desnivelar as igualdades para chegar à igualdade. Se for o mesmo tratamento para todas as pessoas levando em consideração as desigualdades atuais, as desigualdades permanecerão. Igualdade não é o mesmo que justiça. Uma coisa é clara: brancos, não portadores de deficiência, pobres têm, diante de uma sociedade estruturalmente racista como a brasileira, mais privilégios que os pobres negros, Indígenas e PCDs.
Pq não se formou na pública?
É de homens como o Sr que há necessidade de haver muitos e para isso as cotas contam.
Sou portuguesa e branca.
Aqui julgo que nao ha racismo mas ha muitos racistas.
Fui recepcionista em Luanda Angola onde morei 5 anos.
Quando apareciam candidatos a lugar da empresa ou aluguer de habitacao, a primeira pergunta que chefe de escritorio me fazia era: É BRANCO OU PRETO
Sentia-me tao mal que talvez nem entenda.
Com o tempo passei a ir å direcçao onde esse obstáculo nao existia.
Que tenha toda a Sorte do Mundo e um dia tenha a oportunidade de esfregar na cara desses racistas as suas habitacoes literarias e mostrar-lhes que só valem porque a sociedade desigual
que o Brasil pela facilidades e oportunides que a cor da pele deles lhes deu
Só esqueceu de um ponto sobre a fala do Caio, ele pontua claramente essa distinção social entre as RENDAS então quando vc diz que existem menos negros ricos vc está querendo dizer que existe uma diferença social por intermédio de renda. Se tiver 50%(não exatamente pq tem outras minorias e tals mas vc me entende) dos ricos como negros e os outros 50% (novamente com o ajuste baseado na outra porcentagem) como brancos não teria essa desigualdade tão gritante nas universidades.
Sim, as cotas raciais ajudam pq existe essa maioria negra e pobre, porém qdo coloca o negro rico com o branco pobre ela é desigual e aí poderia ser aperfeiçoada pelo critério renda e cor combinados.
E será q daqui uns 30 anos os negros q se beneficiaram das cotas e tiveram filhos negros mais ricos vão pedir cota pros pobres q vão competir com seus filhos ou vão perpetuar um desigualdade? Ou até lá a discussão vai ser outra ou o sistema vai ser melhorado?
Agora pergunta pra maioria desses profs defensores de cotas se qrem faculdade paga pra quem tem dinheiro? Ou se qrem medidas de desempenho, avaliações pro ensino?
@@rafa11759 Pq precisa combinar cor e renda? Pq não adotar só o critério da renda?
Bacharel em Direito.....kkkk ele esta esperando o Bolsonaro extinguir o exame da ordem para poder virar advogado. CNN precisa escolher melhor os debatedores....o Drº Augusto precisa receber insalubridade para debater com essa pessoa.
não concordo com vários pensamentos do Caio, mas o cara fez direito na usp, tem capacidade de seguir a carreira jurídica se assim bem entender
Essa da insalubridade foi boa demais kkkkkk
A Vergonha começa por se chamar um advogado de Doutor. Doutor de que? Pela saco.
O Augusto também é só bacharel em direito, apesar do Caio chamá-lo de "doutor", sei lá por que. O Augusto, como é um canalha, em vez de retribuir a gentileza com o colega de trabalho fica insinuando idiotices. O engraçado é que o Caio se formou na escola de direito masi difícil de entrar do Brasil, enquanto o Augustou estudou em uma uniesquina qualquer, e só se deu bem porque é de família rica e conectacada ao ex-ministro Marcio Thomaz Bastos.
Fica muito engraçado mesmo KKK um advogado especializado em penal e um bacharel e ponto.
Agora estão enfatizando que ele é comentarista político como se um fosse mérito
Dr. Augusto deu um show, eu era favorável a cotas no máximo até a faculdade, após seus argumentos ele me convenceu que elas devem continuar, mesmo após a faculdade... Parabéns doutor! O que o Caio falou hoje foi vergonhoso!
#CaioCoppano
Sera que foram as cotas da OAB que deixou o Caio reprovado no exame da ordem? kakakaka
O Caio nunca prestou exame da ordem, para de falar abobrinha. Assim como o "doutor" Augusto nunca fez doutorado, é apenas um bacharelzinho medíocre.
de onde você tirou que ele foi reprovado? recebeu no zap?
Perfeita colocação kkkkkkkkk
Eu amo os comentarios da CNN ,a direita é tão mediocre que cita artistas da esquerda pra legitimar suas narrativas pois não tem nenhum artista de relevancia na direita
@@TiranoGatoRex já sim!!! kkkk
Reprovou feio.
O problema maior que temos na nossa educação é a base. Jovens chegam a universidade sem saber ao menos interpretar um texo.
Interpretação... não sabem escrever... conjugar verbos nem pensar.
Também não sabem usar a crase, tá faltando crase no teu texto. Se fosse uma redação do Enem, vc já teria perdido 80 pontos.
E é natural essa consequência trágica, tendo em vista que para interpretar texto é preciso domínio do idioma. E, ao invés disso, vemos jovens falando e escrevendo "nóis vai", "a gente fomos", "nóis tem", etc. Sem falar do desastra nas operações matemáticas básicas, onde muitos não sabem sequer a tabuada, algo que eu na 2ª série, por ter tido uma boa formação, não só sabia inteira como venci competições internas de tabuada. Infelizmente, sou exceção e é isso que precisa mudar. O que NADA TEM A VER COM COTAS RACIAIS...
@Opositor Pesquisa ai sobre a Estônia se vai ver oque o liberalismo fez por lá.
Bora Caio 👏👏👏
Os japoneses vieram do Japão, sem falar uma palavra em português, sem um tostão no bolso, foram enganados e semi escravizados. Foram perseguidos na segunda guerra. Mas, por darem valor ao estudo e ao esforço pessoal, superaram as adversidades. No Japão, um lema básico é: "Gambatte" = esforce-se!
Japonês nazista. Não faz nenhum sentido comparar a história dos povos que vc tentou comparar aqui.
@@adrianoaugusto830 faz todo sentido. Só porque o povo dele é esforçado é nazista agora? Vc é um imbecil e provavelmente va_gabundo tambem. Brasileiros em geral e inclusive a comunidade negra estao mais interessados em ficar ouvindo funk e vendo futebol do que em estudar e trabalhar, disso ninguem gosta falar. É sempre a historia do coitadinho que é mais interessante, é lógico. Só trabalha depois que é obrigado porque ja fez 10 filhos e ta f*dido pra pagar conta, aí põe a culpa no racismo, no governo, em Deus, em todo mundo, menos em si mesmo.
@@TiranoGatoRex Aprenda, sempre que não tiverem argumentos, contra vc, será nazista, fascista , blablabla. Eu não respondo mais a esquerda.
Gambatte Kudasai! rs
Não conheço japonês negro, como haverá preconceito entre eles?
O que precisa mudar é a qualidade da educação!!!!!
Concordo com o Caio! Vamos cuidar da base e parar de fomentar a luta de classes
Vcs são engraçados... na cabeça de vcs o problema e questionar a estrutura de classe! Vcs tiram essas coisas de onde ? Rsrsrs
Boa, Caio. To gostando de ver seus posicionamentos. Achei que você está mais sensível.
Seremos melhores quando minha escola ser tão boa quanto à particular ao ponto dos deputados terem à obrigação dos seus filhos estudarem nos colégios municipais e usarem o sus na saúde e pararmos de pagar médicos particular para eles
A escola pública é uma sabotagem , preparada para o pobre não chegar a lugar nenhum.
Ai sim, disse tudo.
Concordo com você
Já podia ser assim, nós não deveríamos ser obrigados a sustentar uma casta política com privilégios, em outros países mais desenvolvidos eles se custeiam, eles têm profissão e vivem dela, despacham semanalmente na hora livre, aqui política é profissão, funcionários públicos de alto escalão, que merda né...aqui que é essa palhaçada de político e filho de politico frequentar tudo do bom e do melhor com nosso dinheiro. Também quando começarmos a gerar renda pra nós e não pra manter riquezas e o conceito de caro desaparecer né, em outros países não é tão caro assim um serviço particular , isso é assim aqui e nos outros países de terceiro mundo, acredite ainda somos terceiro mundo em desenvolvimento, e somos o eterno país do futuro.
@@CarlosAntonio-ld9xr exato.
O Caio e apaixonado pelo Lula kkk
Ele e gay mesmo neh!!
Kkkkkkkkk melhor cometário kkkk
Dorme com travesseiro com estampa do rosto do Lula.
Quem esquece os erros do passado está fadado a repeti-los, a amnésia é ingenuidade ou mau caratismo?
É um amor platônico...
Daqui 100 anos o Caio ainda vai estar falando do Lula e do PT. 🤦🏾♂️
Nao deve viver +100. Deus nos guarde de tamanho castigo
Uma população que não conhece seu passado corre o risco de repetir o mesmo. Então não vejo pq n lembra o maior ladrão político que o Brasil já teve.
Vai estar na lápide dele.
- " E o Lula? E o PT?"
E um rapaz muito inteligente
Eu admiro muito a paciência do Augusto.
Se fosse eu já teria tacado um tijolo nele namoral hsushsushsus
Parabéns, Augusto! Eu sou o seu fã....
voce é fã de um racista como ele nossa voce deve ser nojento
Sou branco de olhos verdes, favelado e sempre tive que ralar para ter alguma coisa. Porque não tem cota para pessoas como eu?
Existe cotas para pessoas de baixa renda meu caro, acho q vc ta mal informado!
Tem sim, se chama cota SOCIAL, é só selecionar no momento da inscrição que vc vai concorrer a vaga com pessoas com a mesma renda social que vc, assim a disputa fica justa e vence quem obter a maior média. SIMPLES.
OBS: EXISTEM VÁRIOS TIPOS DE COTAS SOCIAIS QUE SÓ LEVAM EM CONSIDERAÇÃO A RENDA.
E dentro do sistema de cotas, cotista disputa com cotista, sempre vence a MAIOR média. Ou seja, tem que estudar pra caramba pra ser cotista racial e social. Nenhum dos dois tira vaga do branco classe média privilegiado que ganha apartamento, carteira de motorista e carro novo dos pais quando entra pra faculdade.
Adriano Pontes, é porque gente como você corre atrás do prejuízo, eu tbm sempre fui assim nunca soube dessas esmolas que ficam dando como "benefício", na maioria das vezes só ia saber que existia algum tipo ajuda quando algum político fazendo campanha passava avisando, ou algum afiliado cabo eleitoral sempre pensando no voto né, passamos fome algumas vezes em casa e a gente nem sabia de auxilio leite, gás, nada disso, a gente corria atrás e se levantava sozinho, por isso a gente nem fica sabendo que existem essas ajudas.
Hj tem cota pra tudo pqp
@NyN Tsuch RICO não se enquadra em cotas socias, pessoa. As cotas socias são para alunos pobres ou baixa renda que atendam até o teto de salários mínimos determinados pelo governo. Branco ou preto, n importa. Rico só ganha essa bolsa se fraudar dados na inscrição, pq são barrados logo de cara, por isso se chama cotas sociais.
Parabéns dr. Augusto 👏👏👏
Caio coppolla o melhor
Caio ficou no campo da teoria, achei que todo mundo que estuda advocacia lia O Principe
Eu discordo plenamente do pensamento do Caio.
Discorda mas nao consegue dar argumentos pra mostrar que estao errados. Parabens vc eh so mais um idiota.
Jamal M. Você chama jamal e quer chamar quem de idiota
Caio se diz conservador, quer conservar privilégios!
Porque te falta ler e conhecer mais.
@@jamalm.3175 Obrigado pelo xingamento, isso só mostra que você não aceita opinião contrária, isso se chama autocracia de idéias. Justificando o meu ponto de vista, eu discordo pelo óbvio, a maioria da população negra está nas comunidades, aonde as oportunidades de ensino são equiparaveis ao ensino em bairros de classe média em diante, logo é necessário prosseguir com a política de cotas, para "chamar" essas pessoas que não são privilegiadas para adquirir conhecimento acadêmico e consequentemente qualifica-las para o mercado e trabalho, fazendo com que a desigualdade diminuía em nossa sociedade tão desigual.
Parabéns Caio. A escola pública deve ser melhorada desde o ensino infantil.
O estado não olha sua pele, Mas a polícia sim. Caio, chega ser vergonhoso.
Caio é decepcionante, eventualmente. É cegueira bitolada. Na moral.
Caio é sensacional, disse tudo. cotas são sim um crime de racismo.
Sem falar que pós graduação (mestrado e doutorado) não é algo para ficar bonito no currículo, mas preparação para ser pesquisador e cientista. E nesse quesito, quanto mais diverso, mais as diferenças de raciocínio, experiências etc, mais enriquece a ciência, seja exatas, biológicas ou, principalmente, sociais.
Sim, o que será da ciência sem a cultura da periferia como bailes funk. Nao sei como a humanidade tem sobrevivido até agora sem isso.
Exato... uma pessoa com nota e conhecimento maior dá lugar para uma pessoa com nota/conhecimento menor, sendo que ambos foram pareados, ou pelo menos deveriam, durante a graduação... nem precisaria aplicar prova, sorteia as vagas para todos que se inscreveram, vai ter uma grande diversidade e mais analfabetos funcionais com diploma de mestre e de dotô.
@@TiranoGatoRex Beethoven e MC Catra são igualmente músicos e igualmente importantes para o avanço da cultura mundial ! SE VOCÊ DISCORDA VOCÊ NÃO PASSA DE UM FASCISTOIDE (QUE QUER A DIMINUIÇÃO DO ESTADO, RSS).
RESPEITE A DIVERSIDADE, SEU INTOLERANTE OPRESSOR! 😂😂😂
Eu sou da pós-graduação. Faço doutorado.
1. Acho que se seu comentário é sobre precisar ou não de cotas raciais na pós graduação, seria tentando comparar habilidades e conhecimento, o como chamaríamos de meritocracia, seria até válido, pois na graduação todos recebem o mesmo conhecimento. Vamos agora ao currículo, então. Pessoas com mais oportunidades tem a possibilidade de estudar idiomas, fazer cursos de especialização em diversas áreas durante a graduação, viajar ao exterior e conseguir estudar sobre condições que não precisou, muito provavelmente, de se preocupar pelas contas que aquilo acarretava. Isso é desigualdade também, que acontece dentro da universidade. De novo, todos não tem as mesmas possibilidades. Agora temos uma ampla população negra que se encontra majoritariamente contida nos grupos mais pobres do país, o qual foi uma consequência da abolição da escravidão, que liberou o negro sem entregar-lhe condições para se manter e que o obrigou a se estabelecer mas periferias, a passar fome, a sentir necessidades e ver a educação muitas vezes como um objetivo inatingível.
Apesar da informação anterior, eu sou contra cotas raciais, pois acredito que isso promove uma maior desigualdade, porque, ao meu ver, justificaria a falácia que o negro só conseguiria entrar na universidade por cotas. Mesmo assim, eu entendo a importância delas como uma maneira a curto prazo de facilitar aos negros o acesso a educação e o ganho de direitos que lhes foram roubados durante anos. Para entender o racismo que existe em este país, temos na plateia três pessoas brancas discutindo sobre cota racial, o qual deixa o debate totalmente superficial, pois não aprofunda um problema que eles mesmos não sofrem dia a dia
Conheço famílias negras com ótimas condições financeiras com filhos em escolas particulares que foram beneficiadas pelas cotas. Isso é justo? Possivelmente tiraram vagas de negros e brancos mais pobres. Deveriam criar Leis que dessem acesso gratuito a cursos de revisão para estudantes de baixa renda ou simplesmente pararem de roubar e investirem numa educação pública de qualidade.
Va cagar
Boa Caio! Boaaaa!!!!
Cansei de ouvir esse Coppano. Só estou assistindo as falas do Augusto. A desonestidade intelectual assusta!
Coppano foi boa kkkk
No começo, por pior que fosse, eu até entendia a presença dele lá. Ele meio que representa os parentes do whatsapp, os mesmos argumentos, o mesmo raciocínio. Achei que era uma oportunidade pra essas ideias serem desmontadas ao vivo. Mas não, eu me enganei. O que ele fala alimenta a mente preconceituosa, não importa quanto o debatedor opositor seja bom. Virou palanque de barbaridade esse programa.
Cansou do choque de realidade, né?
Caio .. pelo amor de Deus ! Dr. Augusto tem paciência demais com este pivete intelectual
Isso mais tem cara de intolerância ao contraditório. Fazer ataques pessoais (não técnicos) só porque alguém não reza a mesma cartilha que você é um pouco demais né. Para quem quer ser justiceiro defendendo cotas acabou esquecendo de fazer o dever de casa que é respeitar as pessoas em sua essência.
Se o Caio fosse negro, jamais estaria debatendo na CNN.
Caio e burguês, nunca pegou um busão filho de promotor.
Então a rede CNN e racista?
@@ivanvalet4141 vc provavelmente tem inveja dele !
Então a culpa não e do Caio e sim a CNN ? 🤔
@@fabiorocha1533 inveja de um desonesto intelectual.
Deixe-me rir.....
Meu like vai para o Caio.
Parabéns doutor Augusto em falar que vivemos no Brasil um racismo estrutural. Do lado do senhor tem um. A CNN tinha que ter vergonha de ter um roqueiro fracassado e agora a máscara caiu com mais uma qualidade de ser racista.
Fracassado é sinônimo de bacharelado na USP??? Queria!!!! CNN defende pontos de vista . Concordo mais com o Augusto, sem dúvidas, até pq acredito que muitos negros estão nas situações que estão por conta do passado e devem ser reintroduzidos, Mas respeito totalmente o posicionamento do Caio ainda mais quando se trata de cotas POS nível superior...
@@joaoburgarelli1152 O bacharel que não passa no exame da OAB, nesse caso o diploma vai servir só pra limpar a bunda msm kkkkkkkkkkk
Lucas The answer não fazer é diferente de ser reprovado.. e você querendo ou não, ele PASSOU na USP...
Ele é jornalista e figura pública, não serviria para nada a aprovação na OAB, pode ter feito bacharelado por “”simples”” conhecimento....
É a mesma coisa que você falar para um jogador de futebol que tem técnico em química ir trabalhar na fábrica ao invés de jogar futebol 😂😂😂😂
Sou negro sou contra cotas.
@@joaoburgarelli1152 o que adianta ter bacharelado na USP, se o cara não consegue passar na OAB? Já respondo: -Nada !
O melhor termo é equidade.
Isso mesmo, infelizmente a esquerda incruou na cabeça dos cidadãos brasileiros que igualmente é importante, onde na verdade a equidade que seria o verdadeiro trabalho do governo.
A exclusão do negro foi perpetrada por políticas diretas do Estado brasileiro. Pesquisem darwinismo social, política do embranquecimento da população, nomes como Nina Rodrigues, Roquette Pinto, Modesto Brocos, João Batista de Lacerda. Até a Faculdade de Medicina da USP foi fundada em cima de teorias de eugenia racial (pesquisem sobre o eugenista fundador dessa faculdade Dr Arnaldo). Declarações deles de que o negro desapareceria até 2012 ou o registro de outro racista, Monteiro Lobato: "chega a ser uma indecência negro no mesmo pé de igualdade de um branco". O Estado marginalizou o afrodescendente na medida em que se omitiu na esperança do preto simplesmente desaparecer. Sendo assim, é mais que válida uma indenização, mesmo que seja na forma de cotas sociais (a única forma da pessoa melhorar a rendar é se qualificar). Lembrando que por décadas os filhos de fazendeiros brancos e ricos tiveram cotas durante o regime militar e isso sem ter um peso histórico igual ao do negro, e por que as cotas atuais são tão criminalizadas?
@@quandovcestivernoyoutube isso é vitimismo.
Você foi amarrado em um tronco? Os fazendeiros lhe escravizaram? Não fale de dívida histórica.
Você é o que você faz, se você se vitimiza é vítima, se você é protagonista será protagonista, então quando as pessoas tratarem uns aos outros como seres humanos o racismo acabará, quando o oprimido levantar a cabeça e parar de choramingar e agir para mudar a própria vida as coisas mudaram.
Não preciso lê essas pessoas que citou, minha vida é regida e guiada por Deus, pelo meus esforços e pelos exemplos que escolho seguir.
O negro de hoje não é vítima, nem menos favorecido, quem é assim são os pobres financeiros e de instrução.
@@quandovcestivernoyoutube , Cota apenas pela media financeira e não por pigmentação da pele, pois só existe uma raça humana.
@ MERITOCRACIA num dos países mais desiguais e racistas ?🤣🤣🤣🤣
O caio é uma vergonha pra humanidade!!!
Apaga isso enquanto é tempo
Tome augusto
EU SÓ ESTOU O AUGUSTO BALANÇANDO A CABEÇA ENQUANTO O OUTRO FALA KKKKKKKKKKKKKKKKK
Penso que cotas (por caráter socioeconômico) são necessárias enquanto a educação básica não for boa para todos. Hoje, estudo na CentraleSupélec, melhor escola da França de Engenharia Elétrica no contexto de duplo diploma com a Universidade de Brasília. Posso dizer que cotistas podem ser muito mais aplicados em seus cursos ou trabalhos, pois querem ser melhores para sua família, comunidade e melhorar sua realidade. Em questão de produtividade, já vi cotista sendo muito mais produtivo e gerando conhecimentos novos que até mesmo o 1.º lugar do vestibular ou concurso não teve capacidade de atingir. Peço que analisem o que pessoas com baixa renda podem atingir, avaliem os dados da CAPES sobre os diversos programas no exterior e vão observar que sim cotas são necessárias e digo mais, falta MUITO investimento em educação. Existem vários estudantes que perdem grandes oportunidades por falta de recursos. O Estado tem sim que pagar essa conta e investir nos seus profissionais, senão sempre vai existir o fenômeno de fuga dos cérebros.
PS. Sou cotista, mas tive notas para entrar sem a ação afirmativa. Todos os outros do curso me observam como referência no domínio.
Negros ricos humm, justamente por existirem tao poucos é que politicas sociais sao necesarias.
Sistema de cotas pode funcionar sim, mas se limitarmos à renda familiar e ao fato do candidato ter estudado somente em escola publica!!! O governo investe sim muito dinheiro em educação, mas pagando excessivamente o corpo magistrado por um mal serviço!!! Negros tem mais acesso a faculdade com cotas? Sim, mas estamos mantendo negros ricos ocupando lugares de negros, brancos, indios... e todos os demais que não tem uma educação tão boa em função de sua formação acadêmica em escola pública.
Parabéns Dr Augusto ❤ ninguém merece Caio muito chato.
Esse Caio Coppolla é estupendo, sensacional parabéns Caio!!!
Cria vergonha.
@@joel8558 hahahahaha
Em passar pano né?
@@clarissavidal2774 o que?
@@joel8558 o quê, o quê? Achei engraçado o "cria vergonha" dei risada, se ofendeu com minha risada ? Foi muito ofensiva para vc? Rsrsrs
Parabéns Dr. Augusto! Mais uma vez deu um pau no estagiário do Bolsonaro e sua familícia... 👏
o discurso do Caio é ótimo, pra enganar bobo. dizer que o país precisa investir em educação é fácil, cade as propostas? o que o ex ministro da educação fez? qual foi o grande projeto do governo bolsonaro nessa área?
Qual foi o do lula e Dilma?
Programa de alfabetização "Hora de aprender".
E dar cota nao é enganar bobo? Vc tem noção de quantas vagas de pós graduação são abertas por ano e quantas pessoas de baixa renda existem no Brasil? Nem que todas as vagas fossem preenchidas por pessoas de baixa renda isso faria alguma diferença. Fora que nao é nem pra baixa renda, é pra negros. O que tem a ver a cor da pessoa. Pelo amor de Deus.
@@TiranoGatoRex Concordo com vc ...O brasileiro eu acho que vive num mundo chamado "Narnia",O racismo aqui no pais eu volto a falar "bate a cara na porta da pobreza". Eu vi oq é ter que fazer faculdade privada e 90%da sala ser ex alunos de escolas públicas... Enquanto isso os amigos de escolas particulares nas faculdades públicas.
o investimento foi feito, a verba aumentou 4x em 20 anos, o ensino continua uma porcaria...pode colocar trilhões nesse setor, se manter o sistema, vai continuar sendo esse lixo.
O Caio é o típico cara branco falando sobre uma realidade que ele não vive. Qualquer forma de reparação, seja ela como políticas de cotas raciais é louvável. Parabéns Dr. Augusto!
E o Augusto e o tipico Branco falando sobre a realidade que ele nao vive também . Pelo que percebo ele e Branco.
@@peloestudoepelafe Mas ele é alguém que se solidariza com essa reparação histórica, não sei você sabe, mas há uma grande desigualdade entre pretos e brancos no Brasil. O Branco também deve falar sobre o racismo estrutural e de alguma forma nos ajudar nessa luta pela igualdade. Então é certo dizer que ele também é branco mas, ao contrario do Caio Copano ele enxerga a real situação do país perante essa desigualdade e expondo isso, ele contribui com esta causa.
Rafael Simao desculpe eu nao fui escravistas, entao nao tenho que reparar nada, e se usar a sua logica, os Arabes precisam reparar os Portugueses, os alemão os Judeus, os Egipios os Judeus, os próprios negros os negros. Escravidão faz parte da história da humanidade infelizmente.
Obrigada pelo vídeo do debate, foi ótimo para a minha reflexão sobre o tema, a qualidade do trabalho de todos os presentes e dos participantes foi excepcional meus parabéns a todos.
Ai dr Augusto, você fez ironia e eu não gostei. Tô de mau :( língua pra você 😛. Caio tem o que, 12 anos? Kkkkkkkk
Conversas a respeito de temas complexos não devem envolver ironias ou cinismo. Você é jovem mancebo, com o tempo entenderá. Por enquanto, ouça.
O Augusto só gaguejou nesse debate
O cara fala "todas e todos" e quem tem 12 anos é o Caio ainda. Kkkkkk essas fãzinhas do "doutor" sem doutorado Augusto tentam se agarrar no que podem mesmo.
@@TiranoGatoRex qual a profissão do copano alem de passar pano?
@@Nandinho69 estrela da CNN!
Ambos tem razão em certas colocações. Mas 70% de alunos do ensino superior, não sabem as 4 operações matemáticas.
Na verdade está em torno de 4%( o que ainda é muito alto). Nem o analfabetismo geral da população chega aos 70%(esse dado foi baseado em uma fala de Olavo de Carvalho*). Ainda assim é algo preocupante.
*"durante a Brazil Conference, em Harvard,"
Leia mais em: www.gazetadopovo.com.br/educacao/nem-1-nem-80-a-real-taxa-de-analfabetismo-funcional-entre-universitarios-8eipsba6xmr44t7602oum3pq4/
Copyright © 2020, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.
Fonte: vozes na minha cabeça
Não é uma opinião, é uma realidade. Sou estudante de Direito, 7 período e tem pessoas que não sabem redigir uma dissertação
@@RODRIGO-yd1kk Mas para afirmações do tipo deve-se analisar uma parcela representativa da população (em questão). Não há uma homogeneidade entre as instituições...logo o cuidado deve ser redobrado para que não se caia em generalizações inadequadas. E tbm deve-se atentar às definições dos níveis de alfabetização....Uma pessoa pode ter várias falhas de alfabetização e ainda assim não se enquadrar na definição de "analfabeto funcional"...
Não fala merda
Cotas para quem SEMPRE estudou em escolas públicas !
Ou com bolsa 100% em escolas particulares
Isso sim seria uma cota digna e justa, não cotas por causa de sua cor. absurdo
Chega de faculdades federais onde a maioria dos alunos vem de colégios particulares, o governo tem obrigação de investir pesado nas escolas e colégios e acabaremos com está desigualdade !
@@leandrofernandes9074 não sei bem, mas se a pessoa teve bolsa em escola particular, ela está bem mais preparada que qualquer aluno da rede pública, não acho justo disputarem a mesma vaga, mesmo não pagando, o bolsista teve uma melhor qualidade de ensino, é a minha impressão
Essas cotas já existem.
Parabéns Kaio👋🏽👋🏽👋🏽