8’10”: “se não for pra soar igual a um V2, não precisa ser V2”. É a sua cara essa frase Alex. Se eu a ouvisse numa rodinha de conversa eu diria “essa frase é do Alex do canal Motos&Tal, não é?”. Aquele abraço daqui de Marília SP.
@@Le-Lika Removi o comentário do Rapaz! Não liga pra esses comentários ruins, comentários como o seu me motivam muito a continuar, e inclusive o seu em específico mostram que consegui criar um vínculo com os inscritos que sempre sonhei! Muito obrigado! Você é um dos inscritos mais fiéis do canal!
@@motosetal obrigado pela sua empatia. A ofensa sempre diz mais sobre o ofensor do que sobre o ofendido. Parabéns pelo trabalho e vamos continuar ouvido o som dos motores 😍. Aquele abraço!
Tive por quase 20 anos, um ford focus Ghia 2.0 automático. Motor Zetec-E, ano 2003. Tinha este recurso, se desse pane em um cilindro, o outro era desativado para manter o equilíbrio e diminuir as vibrações. Da mesma forma q se tivesse qqr problema no arrefecimento, 2 cilindros eram desativados e funcionavam como bomba de refrigeração a ar. Nunca tive de abrir o motor ou caixa de transmissão, na realidade eram 2 caixas, a segunda era overdrive, só acionava acima de 92km/h. Sempre fiz a manutenção preventiva. Pastilhas, pneus, etc. Lógico que trocava. Mas foi vendido a contragosto, por ser baixo e eu precisando de um veiculo mais alto, se possível com tração sob demanda por causa de um problema de coluna, vendi.
Conheço pessoas que desativam todos os cilindros… Desligam o carro e deixa descer na banguela haha, meu tio fazia muito isso no seu fusca antigo! Brincadeira amigo, ótimo conteúdo do seu canal. Assisto sempre.
@@paulosilva3366 Sim, é possível, é feito na atualidade e opera muito bem. O motor turboalimentado com MGU-H acoplada ao eixo do turbo produzido pela Honda e fornecido aos carros da F1 da RBR e da Alpha Tauri, não usam borboletas na admissão, e realiza um gerenciamento ótimo desligando cilindros de maneira intercalada o que permite uma refrigeração com menor área de radiadores, e, muito provavelmente (a partir de 2026 saberemos) proporciona uma melhor recuperação de energia através da MGU-H visto que terá mais fluxo e pressão de saída dos gases no escapamento.
Essa desativação dos cilindros me lembrou o V-boost, da V-Max. A ideia é justamente oposta, oferecer mais mistura ao cilindro que está admitindo, considerando os ciclos de compressão, expansão e exaustão dos outros. De repente pode dar um bom vídeo também :)
Ja tive uma CB 450 e deu defeito em um dos carburadores no meio do nada então tive que fazer o resto do caminho só com um pistão mesmo, mas não estragou nada depois arrumei o carburador e voltou ao normal.
Um fato sobre o sistema de desativação de cilindros. Se pesquisar todos getam problemas. Principalmente nos sistema de atuadores das valvulas. Vamos ver se na Ducati vai ser bem feito.
Os sistemas da Ducati e da Harley não tem nenhum mecanismo para desativar o cilindro. A única coisa que acontece é que o bico injetor e a ignição param.
@@brenodangelo5853 fazer isso se forma "manual" será que geraria algum problema? Tipo vai lá e tira a vela, bico, isola a linha de combustível desse cilindro
@@laysonhenrique857 você pode só desconectar o plugue do bico injetor. O cilindro vai ficar trabalhando em falso. Mas ele continua circulando ar, então não é eficiente para economia de combustível, usa mesmo pra evitar aquecimento do motor só. Na Harley chama EITMS.
Uma dúvida, acho que pertinente: no processo de funcionamento dos motores a combustão, uma pequena quantidade de óleo é queimada junto ao combustível durante esse processo de subida e descida dos pistões, até prq é necessário uma fina película de lubrificante nas camisas do cilindro, retida no brunimento para que o motor trabalhe adequadamente. Como fica esse óleo que vai ficando nos pistões sem a queima da combustão? Por certo deve haver uma predominância de carbonização nas câmaras onde não há essa queima pelo desligamento da ignição
O Cilindro desativado estará preenchido com ar ou gases de escape, o que impediria um blow by inverso, as paredes vão continuar sendo lubrificadas, mas os raspadores não iriam deixar mais do que a quantidade correta de óleo subir, isso falando de um motor em bom estado, o que é muito pouco, e o motor só desativa os cilindros quando o motor estiver apto (temperatura ideal), a carbonização ocorre pela alta temperatura vinda da combustao e compressão, nesse caso não temos a combustao, então ela também seria menor. Eu não sei te responder o que aconteceria em um carro com aneis gastos, mas acredito que uma luz de injeção apareceria pela "anormalidade" que iria gerar na lambda. Foi uma ótima pergunta e preciso estudar mais pra te dar uma resposta precisa.
Não iria superaquer, o combustível retira calor da camara de fato, mas temos que lembrar que quem esquenta a coisa mesmo é a combustao, como não ira ter combustao, o unico aquecimento sera da compressão, que não é la grande coisa. Pra você ter uma ideia, compressores de ar de porte grande, ficam na faixa de 90 graus, motores a ar chegam tranquilo a 160 graus. Então é bem tranquilo quanto a isso.
Rapaz, eu faço meu start-stop manualmente quando paro no semáforo, principalmente aqueles de mais de 1 minuto, com o sol rachando. A moto esquenta demais, tá doido
Sim, cria um desgaste diferente sim, nas bielas o desgaste será menor nos cilindros desativados, que não estarão gerando torque, no pistão, acredito que seja menor também, pois os esforços laterais vão diminuir, mas na prática, quando for necessário a manutenção desse motor, seguirá o padrão, ou seja, se um v6 que rodou a maior parte do tempo com 3 Cilindros desativados estiver fumando 3 Cilindros, serão trocado os 6 de qualquer maneira, o mesmo vale pras Bronzinas e etc. Então na prática mesmo não altera muita coisa, o único problema que consigo imaginar é o atuador travando em uma posição que desative ou não desative mais os cilindros, mas isso seria muito difícil, esses atuadores hidráulicos são mais duradouros que o próprio motor em si, mas isso nos carros, nas motos com desativação na marcha lenta sem o fechamento das válvulas, não vejo problema algum.
O Scânia L75 usa borboleta pra controle da aceleração e isso gera um delay mesmo sem turbo! O controle pela injeção (através dos bicos), torna mais eficiente a resposta e possibilita o uso do mecanismo centrifugo pra controle de emissões, um "governador", q ainda conta com dispositivo acoplado à admissão q pode prolongar o ponto máximo de injeção (LDA), através da pressão disponível na tubagem, possibilitando mais injeção! Isso, no caso de bomba mecânica, enquanto q no sistema eletrônico recebe outros dispositivos e sensores para o mesmo fim!
Um radiador de água bastante dimensionsdo resolveria . Ford Ka e Fiesta ambos com motor ztec rocam 1.0 flex . - mesmo motor - radiador do fiesta é maior , no ka trabalha muito quente e a ventoinha liga mais vezes . Vi um vídeo de uma RD350LC que colocaram radiador dimensionado e acabou o problema de subir a temperatura quando pega trânsito travado .
Seus vídeos são ótimos, mas não vejo necessidade de em todos os vídeos você explicar como se funciona um motor 4 tempos, 1 vídeo já é suficiente pra entender
Nossa, não imagino isso não, precisaria desativar o 2 e o 3, mas precisa deixar as válvulas fechadas e o problema é fazer essa modificação no comando...
Acho que esse sistema só ficaria 100% num motor tipo koenigsegg free valve, daí as válvulas poderiam ficar aberta e o pistão subir e descer livre sim praticamente esforço nenhum
Apesar de ser baixa rotação e ser bem torcuda, ela é superquadrado, mas eu expliquei o motivo disso nesse vídeo aqui, da uma olhadinha, vai gostar muito ruclips.net/video/xDfFzxbpCbY/видео.html
Vou deixar uma crítica construtiva: Não está sendo possível ativar as notificações pro seu canal, visto que é categorizado como "conteúdo para crianças", o que de acordo com as políticas do RUclips, não permite notificações para novos conteúdos do canal.
Não meu amigo, acho que você comentou em outro canal, o vídeo está corretamente programado, só se foi um bug do youtube, conteúdo para crianças não permitem nem supers/valeu demais ou monetização, aqui está tudo normal
Opa, tudo bom? Pode perguntar a vontade. O motor da himalayan é do tipo Subquadrado, tem 78mm de diâmetro e 86mm de curso, um curso muito longo pra um motor de moto dessa categoria e vale destacar que ele gira ao contrário do sentido de giro das rodas, isso reduz o efeito giroscópio da moto
Bom dia meu amigo ainda não dá tempo tô montando bem devagarzinho eu acho que eu termino ela só no mês dezembro eu estou cuidando da saúde CA mas vai dar tudo certo se Deus quiser forte abraço.
é facil desativar cilindos, é so nao acontecer a admissao, eu entendo que para leigos, isso ai deva ser a coisa mais mirabolante do mundo, o que nao é o meu caso
8’10”: “se não for pra soar igual a um V2, não precisa ser V2”. É a sua cara essa frase Alex. Se eu a ouvisse numa rodinha de conversa eu diria “essa frase é do Alex do canal Motos&Tal, não é?”. Aquele abraço daqui de Marília SP.
Kkkkk perfeitamente kkkk obrigado kkk
@@JD-zc8pu um forte abraço pra você também jovem! Tudo de bom! Seja feliz!
@@Le-Lika Removi o comentário do Rapaz! Não liga pra esses comentários ruins, comentários como o seu me motivam muito a continuar, e inclusive o seu em específico mostram que consegui criar um vínculo com os inscritos que sempre sonhei! Muito obrigado! Você é um dos inscritos mais fiéis do canal!
@@motosetal obrigado pela sua empatia. A ofensa sempre diz mais sobre o ofensor do que sobre o ofendido. Parabéns pelo trabalho e vamos continuar ouvido o som dos motores 😍. Aquele abraço!
Tenho um motor v6 do Passat e queria desativar 2 cilindro
Tive por quase 20 anos, um ford focus Ghia 2.0 automático. Motor Zetec-E, ano 2003.
Tinha este recurso, se desse pane em um cilindro, o outro era desativado para manter o equilíbrio e diminuir as vibrações. Da mesma forma q se tivesse qqr problema no arrefecimento, 2 cilindros eram desativados e funcionavam como bomba de refrigeração a ar. Nunca tive de abrir o motor ou caixa de transmissão, na realidade eram 2 caixas, a segunda era overdrive, só acionava acima de 92km/h.
Sempre fiz a manutenção preventiva. Pastilhas, pneus, etc. Lógico que trocava. Mas foi vendido a contragosto, por ser baixo e eu precisando de um veiculo mais alto, se possível com tração sob demanda por causa de um problema de coluna, vendi.
Conheço pessoas que desativam todos os cilindros…
Desligam o carro e deixa descer na banguela haha, meu tio fazia muito isso no seu fusca antigo!
Brincadeira amigo, ótimo conteúdo do seu canal. Assisto sempre.
Meu pai!
Será que é possível fazer isso manualmente. Estudando a ordem dos cilindros e desligando vela e bico??
@@paulosilva3366 Sim, é possível, é feito na atualidade e opera muito bem. O motor turboalimentado com MGU-H acoplada ao eixo do turbo produzido pela Honda e fornecido aos carros da F1 da RBR e da Alpha Tauri, não usam borboletas na admissão, e realiza um gerenciamento ótimo desligando cilindros de maneira intercalada o que permite uma refrigeração com menor área de radiadores, e, muito provavelmente (a partir de 2026 saberemos) proporciona uma melhor recuperação de energia através da MGU-H visto que terá mais fluxo e pressão de saída dos gases no escapamento.
Essa desativação dos cilindros me lembrou o V-boost, da V-Max. A ideia é justamente oposta, oferecer mais mistura ao cilindro que está admitindo, considerando os ciclos de compressão, expansão e exaustão dos outros. De repente pode dar um bom vídeo também :)
Eu sempre anseio pelo momento onde irei ver os vídeos do canal, se tornou uma espécie de lazer dos finais de semana.
Fiquei muito feliz com o comentário, muito obrigado!
@@motosetal Eu que agradeço, o prazer é nosso.
Deixei LIKE e compartilhei com meu filhão que tbm é motociclista e apaixonado por motores.
Obrigado demais!!
"Se não for para soar como um V2, então não precisa ser um V2". Essa frase é uma das melhores que já ouvi 😀
3:22 "numa situação que vc esta dirigindo normalmente" e o editor coloca uma cena totalmente contraria a frase, quase morri de rir, ficou muito bom!!!
Olá, um motor diferente que você poderia fazer um vídeo é a NR 750 uma moto da honda com pistões ovais.
Com certeza, posso fazer sim!
Seria muito legal, Excelente tema, essa com certeza é uma das motos mais legais do mundo .
Boa.
Gostei
Por favor, faça o vídeo sobre motores com idle/idling stop.
Na Ásia o estilo custom motor em v só cresce. Cada uma mais linda que a outra, muitas opções é quase um sonho 😢
Possuo uma Softail Slim com motor M8. E é legal que dá pra ativar e desativar essa função.
Ja tive uma CB 450 e deu defeito em um dos carburadores no meio do nada então tive que fazer o resto do caminho só com um pistão mesmo, mas não estragou nada depois arrumei o carburador e voltou ao normal.
Será que dá problema no desgaste das peças do motor, desgaste prematuro das partes ativadas, em relação as não ativadas?
Otimo video, fico no aguardo desse video falando sobre o start/stop, fiquei curioso kkkk
Um fato sobre o sistema de desativação de cilindros. Se pesquisar todos getam problemas. Principalmente nos sistema de atuadores das valvulas. Vamos ver se na Ducati vai ser bem feito.
Os sistemas da Ducati e da Harley não tem nenhum mecanismo para desativar o cilindro. A única coisa que acontece é que o bico injetor e a ignição param.
@@brenodangelo5853 fazer isso se forma "manual" será que geraria algum problema? Tipo vai lá e tira a vela, bico, isola a linha de combustível desse cilindro
@@laysonhenrique857 você pode só desconectar o plugue do bico injetor. O cilindro vai ficar trabalhando em falso. Mas ele continua circulando ar, então não é eficiente para economia de combustível, usa mesmo pra evitar aquecimento do motor só. Na Harley chama EITMS.
Uma dúvida, acho que pertinente: no processo de funcionamento dos motores a combustão, uma pequena quantidade de óleo é queimada junto ao combustível durante esse processo de subida e descida dos pistões, até prq é necessário uma fina película de lubrificante nas camisas do cilindro, retida no brunimento para que o motor trabalhe adequadamente. Como fica esse óleo que vai ficando nos pistões sem a queima da combustão? Por certo deve haver uma predominância de carbonização nas câmaras onde não há essa queima pelo desligamento da ignição
O Cilindro desativado estará preenchido com ar ou gases de escape, o que impediria um blow by inverso, as paredes vão continuar sendo lubrificadas, mas os raspadores não iriam deixar mais do que a quantidade correta de óleo subir, isso falando de um motor em bom estado, o que é muito pouco, e o motor só desativa os cilindros quando o motor estiver apto (temperatura ideal), a carbonização ocorre pela alta temperatura vinda da combustao e compressão, nesse caso não temos a combustao, então ela também seria menor.
Eu não sei te responder o que aconteceria em um carro com aneis gastos, mas acredito que uma luz de injeção apareceria pela "anormalidade" que iria gerar na lambda.
Foi uma ótima pergunta e preciso estudar mais pra te dar uma resposta precisa.
@@motosetal entendi, obrigado por responder!
Vídeo top!!
👏🏼👏🏼👏🏼
Acertei na enquete da comunidade hehehe 😜
Muito bom vídeo mais uma aula 😂😂😂😂😂❤❤❤
É legal quando você acelera tudo e o motor abre o segundo estágio 😍
Show de bola ótimo vídeo
Tem como vc fazer um vídeo com as motos com os maiores motores V-2. Valeu.
Tem sim! Um top 10 com v2 de maiores cilindradas?
Valeu!
Vinícius, muito obrigado pelo apoio!
"...Por motivos óbvios; basta ver a Moto Guzzi..." É linda! 🤩
A Honda tem uma 900 vc antiga com 2 caixa de marchas, faça um vídeo dela,sou de senhor do Bonfim ba.
Adoraria um vídeo falando câmbio dct da Honda
Mas um cilindro sem combustível só em funcionamento não iria super aquecer? Ou isso é só nas lentas?
Não iria superaquer, o combustível retira calor da camara de fato, mas temos que lembrar que quem esquenta a coisa mesmo é a combustao, como não ira ter combustao, o unico aquecimento sera da compressão, que não é la grande coisa. Pra você ter uma ideia, compressores de ar de porte grande, ficam na faixa de 90 graus, motores a ar chegam tranquilo a 160 graus. Então é bem tranquilo quanto a isso.
Todos os acorde da honda tem te esse sistema? E o toyota carry tmb?
Rapaz, eu faço meu start-stop manualmente quando paro no semáforo, principalmente aqueles de mais de 1 minuto, com o sol rachando. A moto esquenta demais, tá doido
Boa kkk Qual a sua moto?
@@motosetal MT03 660, tu já viu muito ela no grupo dos membros dando trabalho kkkkkk
Alex, uma dúvida. Se os cilindros a desativar serão sempre os mesmos, isso não iria criando desgaste diferencial nas bielas etc, nos outros cilindros?
Sim, cria um desgaste diferente sim, nas bielas o desgaste será menor nos cilindros desativados, que não estarão gerando torque, no pistão, acredito que seja menor também, pois os esforços laterais vão diminuir, mas na prática, quando for necessário a manutenção desse motor, seguirá o padrão, ou seja, se um v6 que rodou a maior parte do tempo com 3 Cilindros desativados estiver fumando 3 Cilindros, serão trocado os 6 de qualquer maneira, o mesmo vale pras Bronzinas e etc.
Então na prática mesmo não altera muita coisa, o único problema que consigo imaginar é o atuador travando em uma posição que desative ou não desative mais os cilindros, mas isso seria muito difícil, esses atuadores hidráulicos são mais duradouros que o próprio motor em si, mas isso nos carros, nas motos com desativação na marcha lenta sem o fechamento das válvulas, não vejo problema algum.
@@motosetal , agradeço a atenção!
Mais um vídeo ótimo e explicativo.
3:23 em uma situação que vc está dirigindo normalmente kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Por que o motor diesel não tem borboleta? Tem a bomba injetora, será que daria pra fazer o mesmo esquema diesel num a gasolina
O Scânia L75 usa borboleta pra controle da aceleração e isso gera um delay mesmo sem turbo!
O controle pela injeção (através dos bicos), torna mais eficiente a resposta e possibilita o uso do mecanismo centrifugo pra controle de emissões, um "governador", q ainda conta com dispositivo acoplado à admissão q pode prolongar o ponto máximo de injeção (LDA), através da pressão disponível na tubagem, possibilitando mais injeção! Isso, no caso de bomba mecânica, enquanto q no sistema eletrônico recebe outros dispositivos e sensores para o mesmo fim!
No caso do V2, um sistema exclusivo de resfriamento para o cilindro traseiro não resolveria esse problema?
Um radiador de água bastante dimensionsdo resolveria .
Ford Ka e Fiesta ambos com motor ztec rocam 1.0 flex .
- mesmo motor
- radiador do fiesta é maior , no ka trabalha muito quente e a ventoinha liga mais vezes .
Vi um vídeo de uma RD350LC que colocaram radiador dimensionado e acabou o problema de subir a temperatura quando pega trânsito travado .
@@beatrizfreitas8434 obrigado menina. Você é muito inteligente!!! Kkkk😄👍
Pode fazer um video explicando como funciona o novo sistema de partida sem motor de arranque da Yamaha? Ainda nao entendi aquele sistema
Posso sim! Vc fala o utilizado em scooters não é? Assim como o da pcx da honda?
@@motosetal exato
Olá amigo tudo bem como você tá virabrequim da moto Royal interceptor 650 você sabe quantos grau é a defasagem do virabrequim
Opa, td em ordem, o virabrequim da interceptor 650 é de 270°, por isso o som característico
@@motosetal obrigado meu amigo se motor vira muito bem mesmo ele é sub quadrado
E se existisse um motor 6 tempos ? Para velocidade linear.
Ótimo vídeo, existe motos com start stop?
Existe sim, varias scooters já usam esse sistema, a pcx é um bom exemplo, mas nas motos vc vai achar como idle stop
👍👍👍
No meu caso é uma cg que só tem um cilindro e de vez enquanto ela desativa e só volta na oficina 😂
Opaa cheguei !
Seus vídeos são ótimos, mas não vejo necessidade de em todos os vídeos você explicar como se funciona um motor 4 tempos, 1 vídeo já é suficiente pra entender
Bom vídeo. Mas não achei legal desligar cilindros nas motos. Em carros acho bom
É possivel desativar 2 cilindros motor AP 1.8 carburado?
Nossa, não imagino isso não, precisaria desativar o 2 e o 3, mas precisa deixar as válvulas fechadas e o problema é fazer essa modificação no comando...
Acho que esse sistema só ficaria 100% num motor tipo koenigsegg free valve, daí as válvulas poderiam ficar aberta e o pistão subir e descer livre sim praticamente esforço nenhum
Olá meus amigos tudo bem gostaria de saber se o motor da da Royal intercepto 650 se ele é sub quadrado
Apesar de ser baixa rotação e ser bem torcuda, ela é superquadrado, mas eu expliquei o motivo disso nesse vídeo aqui, da uma olhadinha, vai gostar muito
ruclips.net/video/xDfFzxbpCbY/видео.html
Bom dia fico muito agradecido pela resposta um forte abraço
Aqui desativam nos carros e vendem no olx
Não é só nos carros, ouvi falar de uma hornet que tiraram 2 Cilindros e venderam assim
Mano eu j´vi um AP com o 3º cilindro concretado...
Ah não.. eu tmb.. vamos fingir que isso nem aconteceu kkk
Vou deixar uma crítica construtiva: Não está sendo possível ativar as notificações pro seu canal, visto que é categorizado como "conteúdo para crianças", o que de acordo com as políticas do RUclips, não permite notificações para novos conteúdos do canal.
Não meu amigo, acho que você comentou em outro canal, o vídeo está corretamente programado, só se foi um bug do youtube, conteúdo para crianças não permitem nem supers/valeu demais ou monetização, aqui está tudo normal
Bom dia tô lhe amolando tem como me informar a categoria do motor da Royal scram 411
Opa, tudo bom? Pode perguntar a vontade. O motor da himalayan é do tipo Subquadrado, tem 78mm de diâmetro e 86mm de curso, um curso muito longo pra um motor de moto dessa categoria e vale destacar que ele gira ao contrário do sentido de giro das rodas, isso reduz o efeito giroscópio da moto
Muito agradecido que Deus sempre lhe abençoe parabéns pelo grande conhecimento sucesso total
Opa, eai, vai com a intrudona la pra região do cuesta dia 14 de outubro ver o eclipse?
Bom dia meu amigo ainda não dá tempo tô montando bem devagarzinho eu acho que eu termino ela só no mês dezembro eu estou cuidando da saúde CA mas vai dar tudo certo se Deus quiser forte abraço.
Que tal fazer uma mota de 100cc com dois motores 50cc em V?🤔
Rapaz. O Allen ja fez, olha ai:
ruclips.net/video/aTyUMgTWNv0/видео.htmlsi=kb4NNvB5PiMpJ110
Nunca ví pessoalmente mas deve dar trepidações e chego a pensar em fadiga de material pois o virabrequim sofrerá torção desigual!
é facil desativar cilindos, é so nao acontecer a admissao, eu entendo que para leigos, isso ai deva ser a coisa mais mirabolante do mundo, o que nao é o meu caso
Vou desativar 1 cilindro da minha Titan 150...😅😅😅
Kkkkkk
Pra que eu vou comprar um carro V 8 ou uma moto de 4 cilindros que desativa alguns cilindros. Eu compro um Fiat uno e uma tintan Simples
Sim, eu concordo com você, foi o que eu disse sobre v2, se não for pra soar como um v2 nem precisa ser v2, prefiro um monocilindrico.
que aleatorio o video do acidente auhauhauhahua