Sou pentecostal da Assembleia de Deus, sempre gostei de Lutero e do movimento luterano, um dos livros que li sobre Lutero foi o Heróis da Fé do Orlando Boyer da CPAD. Uma grande contribuição do movimento pentecostal, foi o redescobrimento do sacerdócio universal de todos os crentes resgatado por Lutero, que as igrejas históricas acabaram não dando muita ênfase, colocando enfase na figura do pastor. Há muita bagunça pois não é um movimento coeso, mas Igrejas históricas do movimento como Assembleia de Deus, há uma ordem e teologia sólida. Também não confundir com Neopentecostalismo. Ótima recomendação de livro e ótimo vídeo!
As seitas pentecostais e neopentecostais não são evangélicas, protestantes e muito menos católicas(romana e ortodoxa). Há de fato uma singularidade de rituais muito grande entre as religiões de matriz africana(Umbanda, Candomblé, Vodu, etc.), feitiçaria e paganismo com as seitas pentecostais. A expressividade de se rezar aos berros, falar supostas línguas estranhas(glossolalia), profetizar(revelação), exorcizar supostos demônios nos cultos e rituais pentecostais é de fato uma característica das religiões antigas e pagãs. Não há nenhum relato no mito bíblico de que as reuniões dos primeiros cristãos houvesse essa balburdia. E isto não é um caso isolado, pois acontece em todas as seitas pentecostais, seja em um grau maior ou menor.
Nasci em um lar pentecostal e lá permaneci por 17 anos, a transição para o luteranismo não foi fácil, mas fiz por fé e com convicção, tenho muito respeito por todos fiéis de todos os credos, hoje sou feliz e me sinto melhor do que antes. A explicação é pertinente, esclarecedoras e serve de auxílio a muitos outros. Parabéns pastor.
@RedeEsgotoTV Nasci e cresci em duas igrejas pentecostais (Assembléia por pai e Quadrangular por mãe), na época eu já achava muito estranho tudo o que acontecia na igreja, eu me sentia mal e me afastei. Recentemente minha família tá migrando pro Neopentacostealismo, e quando visitei descobri que é ainda pior, é praticamente uma startup. Pelo menos nas pentecostais ainda tem uma mensagem de se libertar do pecado, nas neos é pura prosperidade. Recentemente venho estudando denominações e me preparando pra iniciar na teologia, a Igreja Luterana me parece a melhor opção pra voltar a estar em comunhão com Cristo. Apesar de uns problemas observados recentemente em alguns sínodos quanto o progressismo, mas acho que entrando uma nova geração mais alinhada com a Reforma Protestante pode salvar.
Tenho 25 anos. Fui batizado na católica e com 11 anos comecei a frequentar a igreja pentecostal e fiquei até meus 21 anos. Já fez 1 ano que estou frequentando a IECLB.
Fui criado em um lar pentecostal que me ensinou a amar a Palavra de Deus e tive contato com muitos pentecostais equilibrados e bíblicos, aos 17 anos entretanto por grande inquietação teológica e perturbação na consciência, além de uma tendência da minha antiga comunidade de colocar a experiência a cima da Escritura eu me desliguei e hoje congrego em uma Batista Particular. A questão da continuidade dos dons é muito complicada para mim, vivi muitas experiências que não posso negar, que me fizeram amar mais a Deus, a Sua Palavra, os sacramentos e a Igreja. Mas pelos exageros e por entendimentos teológicos tendo a ser cessacionista (não cético ou racionalista). Muito bom ouvir a posição Luterana sobre o assunto, que Nosso Senhor continue te abençoando meu irmão!
Na verdade precisa sim, senão era melhor tirar todos os nomes das igrejas e liberar qualquer doutrina ou interpretação. O que é importante é respeitar e saber que somos todos irmãos em Cristo.
Eu nasci em um lar pentecostal e assim fui ensinado. Eu vivia um certo pavor de Deus, literalmente medo, de ser castigado, ser envoadonpara o inferno. Passei um tempo afastado do evangelho e muitas das vezes questionando a vida espiritual que eu conhecia. Conheci a IELB (Bom Pastor - BH), fiz minha profissão de Fé,l e aprendi muito. Sinceramente eu tirei um fardo gigante das minhas costas com os ensinamentos que recebi... Passei não mas a ver Deus como um ser punitivo, mas como um pau que nos ama e que que vivamos da melhor forma.
Geralmente, essas igrejas pentecostais impõe um padrão de vida nos fieis, que nós, como seres humanos e pecadores, não conseguimos alcançar, isso, com certeza, desmotiva o fiel na sua caminhada, o resultado muitas vezes é que a pessoa acaba saindo da igreja. Eu louvo a Deus por Ele ter me conduzido à IELB, uma igreja que confessa e ensina aquilo que Deus revelou na Bíblia.
Há o livro O Segredo do Milagre, da Editora Sinodal, escrito por Gottfried Brakemaier que trata dessa questão carismática. Ele não é extenso e é bem acessível.
Sempre lúcido e inteligente. Parabéns... Pastor fui neo-pentecostal por 10 anos(minha juventude), depois Romano por mais uns 10 anos. Há 2 anos deixei a Igreja Romana nas vésperas de ser ordenado padre religioso. Busquei a IELB perto de casa(gostei muito, mas um dia lhe conto no privado sobre a experiência de não ter permanecido), passei pela Assembleia de Deus e agora estou na Igreja Presbiteriana com a certeza de que encontrei o meu lugar.[diz a minha mãe: espero que dessa vez permaneça...rs]. Uma salada mista de espiritualidades, mas experiências que marcaram muito a minha vida... quis conhecer... Todas o meu respeito, gratidão e carinho. Mas porque esse meu "pequeno" relato? Para dizer que os pentecostalismos[coloco no plural para afirmar as suas diversas vertentes] contemporâneos na sua maioria[respeitando uma minoria séria e comprometida] é muito adoecedor e uma espécie de caminho para o fanatismo e a loucura. É preciso as Igrejas Históricas despertarem para o combate à essas heresias corroedoras. Enfim... escrevi muito, mas sigo clamando Vinde Espírito Santo e liberta a Sua Igreja dos falsos mestres escravizantes de consciências cristãs sinceras e inocentes. Obrigado. Graça e paz! Grande abraço!
Fui da Umbanda por um tempo e atesto: muito do que se vê dentro das igrejas pentecostais é extremamente parecido com o que se vê dentro de terreiros. Hoje sou bem cético em relação a essas manifestações, tanto de um lado como do outro. O canal do sr. é excelente, Pastor! Obrigado! Fica o alerta de Paulo à Timóteo: "⁵ O objetivo desta instrução é o amor que procede de um coração puro, de uma boa consciência e de uma fé sincera. ⁶ Alguns se desviaram dessas coisas, voltando-se para discussões inúteis..." 1 Timóteo 1:5,6 O fascínio com os Dons é tão grande que o simples e puro evangelho de Cristo parece ficar ofuscado.
As seitas pentecostais e neopentecostais não são evangélicas, protestantes e muito menos católicas(romana e ortodoxa). Há de fato uma singularidade de rituais muito grande entre as religiões de matriz africana(Umbanda, Candomblé, Vodu, etc.), feitiçaria e paganismo com as seitas pentecostais. A expressividade de se rezar aos berros, falar supostas línguas estranhas(glossolalia), profetizar(revelação), exorcizar supostos demônios nos cultos e rituais pentecostais é de fato uma característica das religiões antigas e pagãs. Não há nenhum relato no mito bíblico de que as reuniões dos primeiros cristãos houvesse essa balburdia. E isto não é um caso isolado, pois acontece em todas as seitas pentecostais, seja em um grau maior ou menor.
Eu sou pentecostal e analisando seu comentário fico bastante feliz, pela sua honestidade na hora de tecer crítica aos pontos negativos de parte dos pseudo pentecostais. Nem todas as igrejas pentecostais são do tipo baderneira,pelo contrário,as mais antigas são muito sérias,o que acontece nas igrejas pentecostais é que por serem lideradas por pastores ,na sua maioria, despreparados teologicamente,acaba acontecendo essas coisas.Mas,muita coisa está mudando pra melhor,os pentecostais estão estudando mais,se interessando por mais conhecimento bíblico,e isso está impactadando positivamente a igreja.Hj,na verdade o modismo mais pernicioso ao corpo de Cristo,ao meu ver,são as igrejas worships,com suas melodias doces ,porém desprovidas de conteúdo bíblico.Sem contar que cada vez mais, estão se parecendo com o mundo.
Excelente , posto que , o que *há em Atos 11 ver 26 , pela via ÚNICA DA *RETA INSTRUÇÃO , EM UM PRAZO EQUILIBRADO DE SUFICIENTE MATURAÇÃO , OS DISCÍPULOS PELA A primeira vez, foram chamados de cristãos(pequenos ungidos) , portanto , em absoluto creio ser sensato , o que a Escritura Sagrada no Novo Testamento , nos assevera no ser 😊 . Eu congrego na assembleia de Deus missão
@@marcossuelpereiracosta3804 Todos eles são seitas. Nenhum deles é orthodoxo em sua fé. Negam a regeneração batismal, a presença real de cristo na eucaristia e etc...
Eu iniciei minha caminhada cristã em uma igreja Pentecostal, hoje não sou mais pentecostal por motivos de conhecimentos bíblicos básicos, suas respostas feitas nos seus vídeos me ajudaram muito, temos realmente que estudar as escrituras sagradas.
Muito obrigado, Rev. Cesar, por compartilhar seu conhecimento e sabedoria em seus vídeos. Rever essas palestras esta sendo uma experiência enriquecedora e inspiradora. Dentro do possível estou “maratonando” seus vídeos mais antigos. Assistido este vídeo “OPINIÃO LUTERANA SOBRE O MOVIMENTO PENTECOSTAL” lembrei-me de um fato ocorrido a alguns anos. Por motivos profissionais tive por quinze dias de estar no mesmo horário neste local que era do lada de um ponto de culto (prefiro não mencionar a denominação) de um conhecido grupo pentecostal. Neste período ouvi sempre a mesma coisa por quem dirigia o culto: “arianda, arianda, ariri riri”. Dentro do parco conhecimento de teologia que tenho creio que não é o dom de línguas descrito em Atos dos Apóstolos e isso pode ser qualquer coisa menos cristianismo. Já localizei o livro mencionado na Estante Virtual, por acaso ainda é impresso hoje?
Estou querendo conhecer uma igreja luterana, cresci na igreja pentecostal e vejo muito coisa q não concordo além de haver pessoas q parecem não estar nem aí pra nada, só vão pra igreja por ir, sei q não são todos mas busco algo mais aprofundado na palavra sem muito sensacionalismo. Estudei sobre a igreja luterana e me indentifiquei, mas é complicado pois não conheço igrejas luteranas por perto
muito bem colocada a sua análise sobre o Pentecostalismo como sendo um do maior movimento pentecostal o parabenizo pele forma cordial de sua apresentação mesmo tendo uma Teologia muito diferente da Teologia pentecostal .
Tenho uma dúvida: e em relação a capacitação para hoje com os dons extraordinários como visões, dons de curar, dons de realizar maravilhas, etc. O que seria prudente em pensar atualmente? Seria algo impossível, ou raro, algumas pessoas teriam esse dom de forma sustentada na Igreja o executando com frequência, a pessoa seria capacitada apenas por algum tempo, e o que pensar sobre a frequencia desses eventos no dia a dia, se raríssimos ou comuns? Esse assunto é pouco tratado entre nós luteranos e imagino que grande parte de nós tem dúvidas ou desconhece maiores informações sobre isso. Deus o abençoe.
Eu cresci na AD, e acontece realmente isso, pessoas com emoções retraídas, devido aquele excesso de regras, e no momento do culto as pessoas se transformavam completamente. Existe também uma pressão muito grande entre os membros, para que se fale em "línguas estranhas", para que realmente você seja considerado um cristão.
As seitas pentecostais e neopentecostais não são evangélicas, protestantes e muito menos católicas(romana e ortodoxa). Há de fato uma singularidade de rituais muito grande entre as religiões de matriz africana(Umbanda, Candomblé, Vodu, etc.), feitiçaria e paganismo com as seitas pentecostais. A expressividade de se rezar aos berros, falar supostas línguas estranhas(glossolalia), profetizar(revelação), exorcizar supostos demônios nos cultos e rituais pentecostais é de fato uma característica das religiões antigas e pagãs. Não há nenhum relato no mito bíblico de que as reuniões dos primeiros cristãos houvesse essa balburdia. E isto não é um caso isolado, pois acontece em todas as seitas pentecostais, seja em um grau maior ou menor.
Obrigado pela sensatez e pelos conhecimentos compartilhados reverendo, mas algo cabe-se ressaltar, existe uma diferença gritante entre Pentecostalismo Clássico (Ex: Assembleia de Deus e Congregação Cristão, por mais que a última se considere não denominacional) e Neo-pentecostalismo (Ex: Universal, Mundial do Poder de Deus, entre outras). Muitos dos exageros presenciados atualmente, se iniciaram em meio Neo-pentecostal, e consequentemente influaciaram os pentecostais, principalmente os que não tinham um bom fundamento doutrinário. Mas eu agradeço pela maneira como o senhor expôs a sua opinião e conteúdo, com boa sensatez, estou começando a visitar a IELB e tenho um profundo desejo de conhecer a doutrina luterana, principalmente quanto a Santa Ceia, que Deus em Cristo Jesus lhe abençoe reverendo.
Verdade, Gabriel. No pentecostalismo clássico havia menos confusão. Infelizmente, ouvi relatos de pentecostais tristes por suas congregações terem se deixado levar por elementos neopentecostais. Em muitos casos, as diferenças se reduziram muito. Deus o abençoe em sua caminhada, irmão!
Eu prefiro uma igreja mais tradicional do que as pentecostes ou neo petencostal . Mas eu acredito que Deus pose se comunica com o homen hoje em dia como na época dos profetas ou na época dos apóstolos. O próprio Paulo teve uma experiência incrível com Jesus que mudo completamente a vida dele . E penso que coisas assim pode acontecer hoje em dia . Afinal quem somos nós pra saber os desejos de Deus.
Aqui no meu bairro em dia de domingo a gente passa na rua e olha para dentro da igreja e esta todo mundo rodando igual um pião É TODO MUNDO MESMO, e sem contar a gritaria, mas uma coisa que não tem como a gente negar as senhorinhas de idade tem saúde para ficar rodando daquele jeito, eu na quarta rodada ja fico tonto kkk
eu fui um pentecostal "fervoroso", mas analisando friamente o meu passado, percebo que foi realmente induzido e/ou um sentimentalismo absurdo. Todos meus amigos que conversei, também perceberam isso com eles. Nos ambientes ensinavam a enrolar a língua, dizendo glória, diziam que era normal copiar a língua do irmão do lado e etc.
Passei por experiência parecida, tive uma depressão e fiquei vulnerável emocionalmente....as experiências pentescostais que eu tive foi por sugestão e hiponose.
Interessante comentário, embora Paulo nunca tenha citado que os dons eram só para aquele tempo e o fato de que há menções na patrística sobre o dom de línguas, e sobre o dom de profecia há até os profetas escoceses. Não é tão hermeticamente fechado como se os dons sumiram por todo esse tempo e depois voltaram. Mas é até curioso essa análise psicológica sobre o dom, porque faz parecer que isso só ocorre hoje, quer dizer, em nenhum momento da igreja houve repressão e extravasamento, só no séc. XX e XXI que isso existe.
As referências da patrística são poucas, Marcelinho, e frequentemente mal lidas. Não há nada que claramente afirme a ocorrência de línguas "estranhas", não estrangeiras, nas Igrejas. Interessante que, ao final, você transformou o argumento contra a veracidade das línguas no movimento pentecostal em um argumento contra a explicação que menciono. Sempre se vê alguém dizer: Como a Igreja ficou sem línguas estranhas até o século XX? Tudo bem. Eu não diria que em nenhum momento houve repressão e extravasamento até o século XX. Houve. E isso está claro. Mas o extravasamento pode ter diferentes formas (e tem, até em um mesmo tempo). E, tratando-se de algo psíquico-social-cultural, é tranquilo entender que surja somente em um período (mais tranquilo do que quando se trata de algo dado por Deus para toda a Igreja). Há vários fenômenos socio-culturais que só se dão no século XX. Isso não é um problema.
@@MarcelinhoTheRock, é uma afirmação muito categórica. A manifestação do que há no ser humano é condicionada por fatores externos. Por isso, a variação é, sim esperada. Como o ser humano extravasa o que está reprimido? Isso varia muito de época a época.
@@CesarMottaRios bem, eu nunca ouvi falar de nenhum fenômeno psíquico novo, todos os fenômenos descritos até hoje tem referências históricas em outros períodos da história. Talvez o que mude seria a intensidade deles? Mas eu nunca ouvi falar de um fenômeno tal que só exista na nossa contemporaneidade.
@@MarcelinhoTheRock , não sei se estamos falando da mesma coisa quando falamos de "fenômeno psíquico". Sei que as pessoas reagem de formas diferentes, sem dúvida.
Verdade. É um livro organizado pelo prof. Roberto Zwetsch, com capítulos escritos por diferentes autores. Também não li, mas valeria a pena, sem dúvida.
Eu acho que o senhor poderia fazer mais um vídeo sobre isso, pastor. Eu como Luterano tenho a dúvida sobre algumas experiências que pentecostais possuem, como por exemplo sonhos, e muitos desses sonhos se concretizam realmente, pois eu já vi isso até mesmo profecias, se isso pode validar a doutrina deles como a doutrina apóstolica era validada por meio de milagres. Pois acho a doutrina pentecostal tão errada, mas tenho essa dúvida. Outra coisa é, se nós Luteranos não somos cessacionistas, pq manifestação de dons é tão raro em nossas igrejas?
Enquanto pentecostal posso te assegurar que a resposta pra isso é simples: Sonhos e visões não estabelecem doutrina, a Bíblia estabelece, uma pessoa pode ter uma visão verdadeira da parte de Deus mas o seu entendimento das Escrituras pode estar equivocado, uma coisa não anula a outra. Além disso, essa visão NUNCA pode ser doutrinária, nenhum ensino espiritual pode proceder de revelação extrabíblica. Eu particularmente tenho muitas discordâncias com os luteranos, todas elas se manteriam caso eu fosse cessacionista, se uma comunidade Luterana virar carismática e nela acontecerem mais sinais que na minha igreja, ainda assim manteria a divergência, pois estes sinais não têm poder de validar um ensino nem de invalidar o outro, a Bíblia e as boas regras de interpretação têm.
Eu nasci no pentecostalismo, tive muitas experiências espirituais, mais hoje vejo uma bagunça, além da doutrina da prosperidade, cobrança de dízimos e fora a bagunça no culto, onde havia momentos que eu não escutava nada com a barulheira de pessoas gritando e rodando na igreja, principalmente nos finais do culto!
Que experiencias espirituais? As assembleia de Deus, Missão, nao tem rodopios, bagunça, prosperidade, etc. Vc frequentou outras que já se desviaram e introduziram heresias das neopentecostais. É sempre bom ficar numa comunidade pra nao se confundir.
@@MarcosAlexandre-s5j Na missão tem sim gente rodando e gritando, inclusive eu fui batizado na missão e era o que eu mais via nos finais dos cultos e nas festividades, inclusive via gente balbuciando chegando até espumar!
Muito boa a explanação, sei que é um pouco fora da pauta, mas como você tocou no assunto da parapsicologia, se for possível, poderia dar a sua opinião sobre o Pe. Quevedo
O problema do pentecostalismo é a padronização. Explico, nos anos 90, eu era catecúmeno de uma igreja Batista tradicional. Sempre li bastante literatura dos TJ e não cria na Trindade. Mas no catecumenato, eu entrei em crise e quis sair da igreja. Lembro-me um dia em que eu estava estudando todas as passagens sobre a divindade de Cristo. E além de não entrar em minha mente, todas as passagens e explicações eram bastantes obscuras. Fui dormir e orei a Deus para que ele me ajudasse a descobrir se Jesus era Deus ou não. Estava muito angustiado, eu diria que para min foi uma verdadeira batalha espiritual. De madrugada, eu escutei nitidamente um sussurro:"Jedus é Deus". Levantei imediatamente, meu irmão estava dormindo, meus pais estavam dormindo. Fui até a rua (era 3 horas da madrugada e temperatura de 3 graus) e não tinha uma alma viva. Voltei a dormir. No outro dia, comecei a ler novamente sobre a divindade de Cristo, e agora o texto era fluido. Não estava mais angustiado, crescia dentro de min a verdade que Cristo é Deus. Nunca mais tive algo parecido. Eu creio verdadeiramente que aquele sussurro era espiritual. Mas não busco esse tipo de experiência, busco a Palavra. Creio que Deus pode fazer maravilhas. Mas não pode ser o padrão do cristão. Sempre a Palavra.
Sem dúvida. Deus, na Igreja, de modo ordinário, trata conosco por meio da Palavra e Sacramentos. Mas não vejo o porquê de não aceitarmos quando ele quiser tratar com um indivíduo de modo extraordinário. Deus é Deus.
O bacana do movimento pentecostal é que ele atinge camadas esquecidas da população, por exemplo é comum encontrar esse pessoal em presídio e casa de recuperação para dependentes químicos. Por outro lado, tenho certa desconfiança, assisti muito culto nas pentecostais clássicas, é fácil reparar que os membros manifestam os supostos dons quando o pregador aumenta o tom de voz ou então quando começa uma musica lenta e com palavras sentimentais. Vale lembrar que médiuns espíritas também tem supostas revelações e falam outras línguas, inclusive idiomas conhecidos.
Eu tenho uma simpatia tão grande pelo povo protestante, tenho um ardente desejo de visitar uma igreja luterana ou presbiteriana, mas o que me aborrece em uma certa parte dos cristãos protestantes é a incredulidade com relação a certas manifestações espirituais, eu sei que dentro do meio pentecostal existe muita meninice em algumas congregações, em algumas situações é carne é emocionalidade, mas existe sim muitos casos reais e verídicos de ação genuína do Espírito santo, e essas coisas só acontecem com quem verdadeiramente tem fé, pois o povo protestante tem um conhecimento muito rico e detalhado na questão da letra na questão de textos bíblicos, mas a grande maioria é fria espiritualmente falando, fala no Espírito santo mas não invoca-O em sua vida, falam no Espírito santo mas não possuem em sua vida esse movimento esse agir do Espírito santo. O Espírito santo precisa ser invocado, nós precisamos ser pessoas lúcidas e bem conhecedoras da palavra mas precisamos ser pessoas avivadas nós precisamos instigar o espírito santo de Deus para que ele se mova na nossa vida e se manifeste coisas sobrenaturais, que se manifeste o poder de Deus em nossas vidas para que nós tenhamos poder e autoridade para expulsar demônios e orar sobre pessoas enfermas e a enfermidade e ir embora, pois é dessa maneira que o reino de Deus vai avançar cada vez mais e mais
Eu faço parte de um Ministério Pentecostal e nos primeiros anos pra não ser diferente fiz parte dsses cultos sensacionalista, mas fui percebendo que esses movimentos não traziam mudanças positivas na vida das pessoas, etan apenas emoções momentâneas, continuo no Ministério Pentecostal que também tem muitas coisas boas, e acredito que os exageros na liturgia tem diminuído pra o bem de todos.
Vc está certinho!pois o movimento pentecostal nas suas transcorrencias histórica e legítimo e operacionalmente vindo do Espírito santo .eu fui gestado pela pregação de um pregador pentecostal clássico e muito espiritual,não sai deste movimento pois é obra santa vinda de Deus .
Reverendo, sobre as línguas, seria bom p senhor ler o livro do Luciano Subirá. Ele apresenta diversas perspectivas Bíblicas acerca das Línguas, mas não sem antes partir de um ponto de vista carismático e embasar este com a Bíblia, kk
@@chagas9766 É uma visão heterodoxa, ser popular não torna uma teologia ortodoxa, essa teologia não tem confissões históricas, quando o pentencostal fala em palavra de Deus ele não está falando apenas da escritura, mas de "oráculos" que vão definir a vida dele. Obs: São Jerônimo traduziu a passagem em Atos na Vulgata como "línguas diversas" e não "línguas estranhas".
Ramon, não conhecia o Subirá, mas já li materiais semelhantes num passado longínquo. Quando em Belo Horizonte, tive contato com grupos pentecostais e afins. Por isso, li o que se produzia sobre o assunto no meio. Um grande abraço!
@@jblp92 graça e paz, meu querido. Acredito que o senhor esteja errado em suas afirmações, uma vez que a Patrística confirma o relato de várias e várias experiências quase que Pentecostais. Digo quase, porquanto o Pentecostalismo ter vindo após, mas muito após, o período patrístico. Mas de fato, as línguas de Atos 2 são estas coisas as quais tu dissestes. Enfim, que haja união em nossa diversidade. Torno a dizer: graça e paz!
Pois já fui Neo Pentecostal e Metodista e mais de 20 religiões tenho estórias para contar por que 3 anos aos 17 anos era Luterano, mas outrora fui pentecostal só para experiência imersiva foi mais ou menos boa tem muito apelativo para pessoa arrepender de seus pecados , nem tanto emoção da carne ou emoção do Espiríto Santo convence do pecado e do Juízo final a qual estamos destinados se pessoa não se convencer de que está errada . O ruim da Igreja Luterana que não colocam Hinos e músicas gospel Michael w.Smith, Aline Barros, Vinnyerd, Barlow girl, Davi Sacer liturgia adadptada parece que liturgia fica engessada e estática , HINO+palavras do sermão+Santa Ceia e benção final . Porém verifica por que essas igrejas "emotionworship" + emotivas por que tem bastante membros por quê visa à teologia da prosperidade . Muito obrigado Deus te abençoe em Cristo Jesus .
Nunca conheci um pessoalmente. Entendo que há um problema, claro. E entendo que o diálogo é necessário. Mas quem mais está apto para esse diálogo, no momento é a Igreja Ortodoxa Grega, me parece.
Como sempre você é primoroso com as palavras, mas vamos aos fatos. Você está corréticimo com tudo o que falou, entretanto existem algumas premissas a serem elencadas. Infelizmente a igreja católica Romana e a igreja Luterana se fecharam para a população, não falo dizendo que foi proposital e sim por estilo de pregação e gestão. Apesar de todas as viagens e delírios os pentecostais estão muito próximo da sociedade, a burocracia é muito menor, a relação com a igreja é muito mais próxima, o acolhimento está à anos luz das igrejas católicas e Luteranas. Esqueci de avisar que até o catolicismo se rendeu criando a renovação carismática porque senão não teria a capacidade de conter o avanço do crescimento das igrejas evangélicas. Tudo isso falei pessoalmente para o padre e claro que ele não gostou, pois vivem num mundo paralelo totalmente longe da realidade.
Leonardo, Na verdade, a maioria das supostas igrejas luteranas renovadas não têm mais nada de "luteranas" de fato. Desprezaram a doutrina luterana, as nossas confissões, e só levam ainda o nome.
Luis Cláudio, Acho difícil falar de ambas por haver muita diversidade dentro do que se entende por anglicana ou ortodoxa. Especialmente, é complicado tratar do anglicanismo com tanta diversidade, inclusive por não ser uma igreja confessional. Sobre as igrejas ortodoxas, é claro que têm uma perspectiva muito diferente da minha, já que negam o Sola Scriptura e o Sola Fide. Mas claro que há coisas importantes, bonitas e verdadeiras conservadas ali também. Um abraço!
O movimento pentecostal no Brasil perdeu o seu norte há muito tempo. No princípio a ênfase na fé, nos dons do Espírito Santo, a preocupação com a santificação e um foco muito forte na Parousia e na evangelização. Infelizmente, dos meados da década de 80 para cá, com o surgimento dos neopentecostais, o movimento pentecostal está se perdendo. A mensagem bíblica foi substituída por discursos vazios ou financeiros. Os dons do Espírito Santo foram substituídos por uma espécie de explosão emocional despida de qualquer presença do Espírito de Deus. A influência do neopentecostalismo, e atualmente a substituição da exposição bíblica pelo discurso coaching. Parabéns reverendo por sua analise. Foi a melhor análise que já vi sobre o pentecostalismo feita por um ministro que não faz parte deste movimento. Parabens.
Me converti em uma igreja pentecostal. Tenho muito carinho pelos meus irmãos pentecostais, mesmo sem concordar totalmente com eles. Mas, com toda certeza não sou cessacionista. Na verdade, antes de conhecer o luteranismo pra valer, uma das razões de eu não me tornar presbiteriano era essa: uma confissão cessacionista. Creio sim que Deus opera ainda com os dons, mesmo sendo algo menos frequente. O problema está no fato de que os pentecostais acham ESTRITAMENTE NECESSÁRIO que os dons sejam manifestados, então é algo desordenado. Isso é muito triste pra mim, já que uma pessoa que eu me importo muito nunca se converteu de fato. Foi ensinada numa doutrina pentecostal tradicionalista(questões de roupas e diversas regras legalistas) que nunca conseguiu cumprir, e se recusa a receber o batismo sem seguir essas coisas. Quando tento apresentar o Evangelho e convidar ela a congregar comigo na nossa paróquia aqui ela se recusa e já me responde com "ah, mas lá não tem revelação né?". Isso é algo que me entristece demais, já que ela se fecha totalmente por causa da ausência de todo esse emocionismo dos "dons" de igrejas pentecostais. Pior ainda é ver ela toda hora assistindo vídeos no celular de "profetas" profetizando bênçãos e todo tipo de coisa, e se eu tento instruir ela recebo como resposta mera resistência. Tenho muito carinho pelo pentecostalismo, mas, infelizmente, é algo que atualmente só gera desordem e "profetadas". Amo muito meus irmãos da minha antiga congregação e sei que diversos ali são sinceros no que fazem, mas muitos se perderam nessa tentativa de mostrar espiritualidade por dons. Quanto a glossolalia, devo dizer que de fato é algo sincero muitas vezes. Claro, é algo gerado pelas emoções, a bíblia é clara quanto ao dom de línguas. O problema não é ser sincero ou não, o problema é o seguinte: a glossolalia no meio pentecostal é uma forma de mostrar a sua espiritualidade. Se você não fala em línguas você está em um patamar abaixo dos outros pregadores ou pessoas no geral. A maioria enfatiza que batismo com Espírito Santo é evidenciado pelo falar em línguas. Logo, se você não fala não é batizado. Além disso, o que é mais levado em conta no ofício da pregação na maior parte do meio pentecostal é sim a emoção. Um pregador que apenas expõe a Palavra de Deus sem falar em línguas ou sem mostrar espiritualidade de alguma outra forma não tem MORAL NENHUMA. A maioria dos cultos o povo sai sem aprender absolutamente nada, nem ouve uma mensagem sincera. Sei que há no meio pentecostal muitos que não pensam assim, muitos mesmo. Mas a maioria tem esse pensamento e é triste.
As seitas pentecostais e neopentecostais não são evangélicas, protestantes e muito menos católicas(romana e ortodoxa). Há de fato uma singularidade de rituais muito grande entre as religiões de matriz africana(Umbanda, Candomblé, Vodu, etc.), feitiçaria e paganismo com as seitas pentecostais. A expressividade de se rezar aos berros, falar supostas línguas estranhas(glossolalia), profetizar(revelação), exorcizar supostos demônios nos cultos e rituais pentecostais é de fato uma característica das religiões antigas e pagãs. Não há nenhum relato no mito bíblico de que as reuniões dos primeiros cristãos houvesse essa balburdia. E isto não é um caso isolado, pois acontece em todas as seitas pentecostais, seja em um grau maior ou menor.
Sou pentecostal da Assembleia de Deus, sempre gostei de Lutero e do movimento luterano, um dos livros que li sobre Lutero foi o Heróis da Fé do Orlando Boyer da CPAD. Uma grande contribuição do movimento pentecostal, foi o redescobrimento do sacerdócio universal de todos os crentes resgatado por Lutero, que as igrejas históricas acabaram não dando muita ênfase, colocando enfase na figura do pastor. Há muita bagunça pois não é um movimento coeso, mas Igrejas históricas do movimento como Assembleia de Deus, há uma ordem e teologia sólida. Também não confundir com Neopentecostalismo. Ótima recomendação de livro e ótimo vídeo!
As seitas pentecostais e neopentecostais não são evangélicas, protestantes e muito menos católicas(romana e ortodoxa). Há de fato uma singularidade de rituais muito grande entre as religiões de matriz africana(Umbanda, Candomblé, Vodu, etc.), feitiçaria e paganismo com as seitas pentecostais. A expressividade de se rezar aos berros, falar supostas línguas estranhas(glossolalia), profetizar(revelação), exorcizar supostos demônios nos cultos e rituais pentecostais é de fato uma característica das religiões antigas e pagãs. Não há nenhum relato no mito bíblico de que as reuniões dos primeiros cristãos houvesse essa balburdia. E isto não é um caso isolado, pois acontece em todas as seitas pentecostais, seja em um grau maior ou menor.
Nasci em um lar pentecostal e lá permaneci por 17 anos, a transição para o luteranismo não foi fácil, mas fiz por fé e com convicção, tenho muito respeito por todos fiéis de todos os credos, hoje sou feliz e me sinto melhor do que antes. A explicação é pertinente, esclarecedoras e serve de auxílio a muitos outros. Parabéns pastor.
Não podemos tbm confundir o Neopentecostalismo e o pentecostalismo
@RedeEsgotoTV Nasci e cresci em duas igrejas pentecostais (Assembléia por pai e Quadrangular por mãe), na época eu já achava muito estranho tudo o que acontecia na igreja, eu me sentia mal e me afastei. Recentemente minha família tá migrando pro Neopentacostealismo, e quando visitei descobri que é ainda pior, é praticamente uma startup. Pelo menos nas pentecostais ainda tem uma mensagem de se libertar do pecado, nas neos é pura prosperidade.
Recentemente venho estudando denominações e me preparando pra iniciar na teologia, a Igreja Luterana me parece a melhor opção pra voltar a estar em comunhão com Cristo.
Apesar de uns problemas observados recentemente em alguns sínodos quanto o progressismo, mas acho que entrando uma nova geração mais alinhada com a Reforma Protestante pode salvar.
@RedeEsgotoTVtambém estou fazendo essa transição. Estudando muito para me libertar de crenças limitantes 🙏
Tenho 25 anos. Fui batizado na católica e com 11 anos comecei a frequentar a igreja pentecostal e fiquei até meus 21 anos. Já fez 1 ano que estou frequentando a IECLB.
Eu era pentecostal e me tornei Luterano. Amém!
"Quando as experiências ganham tanta importância, que obscurece as Escrituras" frase bacana kkkk
Fui criado em um lar pentecostal que me ensinou a amar a Palavra de Deus e tive contato com muitos pentecostais equilibrados e bíblicos, aos 17 anos entretanto por grande inquietação teológica e perturbação na consciência, além de uma tendência da minha antiga comunidade de colocar a experiência a cima da Escritura eu me desliguei e hoje congrego em uma Batista Particular.
A questão da continuidade dos dons é muito complicada para mim, vivi muitas experiências que não posso negar, que me fizeram amar mais a Deus, a Sua Palavra, os sacramentos e a Igreja. Mas pelos exageros e por entendimentos teológicos tendo a ser cessacionista (não cético ou racionalista).
Muito bom ouvir a posição Luterana sobre o assunto, que Nosso Senhor continue te abençoando meu irmão!
Sou da assembleia e respeito os luteranos somos todos irmãos não precisamos criticar ninguém
Na verdade precisa sim, senão era melhor tirar todos os nomes das igrejas e liberar qualquer doutrina ou interpretação. O que é importante é respeitar e saber que somos todos irmãos em Cristo.
Eu nasci em um lar pentecostal e assim fui ensinado. Eu vivia um certo pavor de Deus, literalmente medo, de ser castigado, ser envoadonpara o inferno.
Passei um tempo afastado do evangelho e muitas das vezes questionando a vida espiritual que eu conhecia.
Conheci a IELB (Bom Pastor - BH), fiz minha profissão de Fé,l e aprendi muito. Sinceramente eu tirei um fardo gigante das minhas costas com os ensinamentos que recebi...
Passei não mas a ver Deus como um ser punitivo, mas como um pau que nos ama e que que vivamos da melhor forma.
Geralmente, essas igrejas pentecostais impõe um padrão de vida nos fieis, que nós, como seres humanos e pecadores, não conseguimos alcançar, isso, com certeza, desmotiva o fiel na sua caminhada, o resultado muitas vezes é que a pessoa acaba saindo da igreja. Eu louvo a Deus por Ele ter me conduzido à IELB, uma igreja que confessa e ensina aquilo que Deus revelou na Bíblia.
Há o livro O Segredo do Milagre, da Editora Sinodal, escrito por Gottfried Brakemaier que trata dessa questão carismática. Ele não é extenso e é bem acessível.
Sempre lúcido e inteligente. Parabéns... Pastor fui neo-pentecostal por 10 anos(minha juventude), depois Romano por mais uns 10 anos. Há 2 anos deixei a Igreja Romana nas vésperas de ser ordenado padre religioso. Busquei a IELB perto de casa(gostei muito, mas um dia lhe conto no privado sobre a experiência de não ter permanecido), passei pela Assembleia de Deus e agora estou na Igreja Presbiteriana com a certeza de que encontrei o meu lugar.[diz a minha mãe: espero que dessa vez permaneça...rs]. Uma salada mista de espiritualidades, mas experiências que marcaram muito a minha vida... quis conhecer... Todas o meu respeito, gratidão e carinho. Mas porque esse meu "pequeno" relato? Para dizer que os pentecostalismos[coloco no plural para afirmar as suas diversas vertentes] contemporâneos na sua maioria[respeitando uma minoria séria e comprometida] é muito adoecedor e uma espécie de caminho para o fanatismo e a loucura. É preciso as Igrejas Históricas despertarem para o combate à essas heresias corroedoras. Enfim... escrevi muito, mas sigo clamando Vinde Espírito Santo e liberta a Sua Igreja dos falsos mestres escravizantes de consciências cristãs sinceras e inocentes. Obrigado. Graça e paz! Grande abraço!
Muito importante seu relato, Mário Vinícius! Muito obrigado!
Mário, eu estou em uma situação parecida com a sua, gostaria de conversar com alguém que passou por isso.
Fui da Umbanda por um tempo e atesto: muito do que se vê dentro das igrejas pentecostais é extremamente parecido com o que se vê dentro de terreiros. Hoje sou bem cético em relação a essas manifestações, tanto de um lado como do outro. O canal do sr. é excelente, Pastor! Obrigado! Fica o alerta de Paulo à Timóteo: "⁵ O objetivo desta instrução é o amor que procede de um coração puro, de uma boa consciência e de uma fé sincera.
⁶ Alguns se desviaram dessas coisas, voltando-se para discussões inúteis..."
1 Timóteo 1:5,6
O fascínio com os Dons é tão grande que o simples e puro evangelho de Cristo parece ficar ofuscado.
As seitas pentecostais e neopentecostais não são evangélicas, protestantes e muito menos católicas(romana e ortodoxa). Há de fato uma singularidade de rituais muito grande entre as religiões de matriz africana(Umbanda, Candomblé, Vodu, etc.), feitiçaria e paganismo com as seitas pentecostais. A expressividade de se rezar aos berros, falar supostas línguas estranhas(glossolalia), profetizar(revelação), exorcizar supostos demônios nos cultos e rituais pentecostais é de fato uma característica das religiões antigas e pagãs. Não há nenhum relato no mito bíblico de que as reuniões dos primeiros cristãos houvesse essa balburdia. E isto não é um caso isolado, pois acontece em todas as seitas pentecostais, seja em um grau maior ou menor.
Eu sou pentecostal e analisando seu comentário fico bastante feliz, pela sua honestidade na hora de tecer crítica aos pontos negativos de parte dos pseudo pentecostais. Nem todas as igrejas pentecostais são do tipo baderneira,pelo contrário,as mais antigas são muito sérias,o que acontece nas igrejas pentecostais é que por serem lideradas por pastores ,na sua maioria, despreparados teologicamente,acaba acontecendo essas coisas.Mas,muita coisa está mudando pra melhor,os pentecostais estão estudando mais,se interessando por mais conhecimento bíblico,e isso está impactadando positivamente a igreja.Hj,na verdade o modismo mais pernicioso ao corpo de Cristo,ao meu ver,são as igrejas worships,com suas melodias doces ,porém desprovidas de conteúdo bíblico.Sem contar que cada vez mais, estão se parecendo com o mundo.
Excelente , posto que , o que *há em Atos 11 ver 26 , pela via ÚNICA DA *RETA INSTRUÇÃO , EM UM PRAZO EQUILIBRADO DE SUFICIENTE MATURAÇÃO , OS DISCÍPULOS PELA A primeira vez, foram chamados de cristãos(pequenos ungidos) , portanto , em absoluto creio ser sensato , o que a Escritura Sagrada no Novo Testamento , nos assevera no ser 😊 . Eu congrego na assembleia de Deus missão
Sou filho de pentecostal e neopentecostal e recomendo que fiquem longe desses grupos. Infelizmente pessoas sinceras são destruídas lá dentro.
Triste experiência, meu irmão!
Bem triste mesmo.
Cuidado com a generalização!
@@marcossuelpereiracosta3804 Todos eles são seitas. Nenhum deles é orthodoxo em sua fé. Negam a regeneração batismal, a presença real de cristo na eucaristia e etc...
Eu iniciei minha caminhada cristã em uma igreja Pentecostal, hoje não sou mais pentecostal por motivos de conhecimentos bíblicos básicos, suas respostas feitas nos seus vídeos me ajudaram muito, temos realmente que estudar as escrituras sagradas.
Muito obrigado, Rev. Cesar, por compartilhar seu conhecimento e sabedoria em seus vídeos. Rever essas palestras esta sendo uma experiência enriquecedora e inspiradora. Dentro do possível estou “maratonando” seus vídeos mais antigos. Assistido este vídeo “OPINIÃO LUTERANA SOBRE O MOVIMENTO PENTECOSTAL” lembrei-me de um fato ocorrido a alguns anos. Por motivos profissionais tive por quinze dias de estar no mesmo horário neste local que era do lada de um ponto de culto (prefiro não mencionar a denominação) de um conhecido grupo pentecostal. Neste período ouvi sempre a mesma coisa por quem dirigia o culto: “arianda, arianda, ariri riri”. Dentro do parco conhecimento de teologia que tenho creio que não é o dom de línguas descrito em Atos dos Apóstolos e isso pode ser qualquer coisa menos cristianismo.
Já localizei o livro mencionado na Estante Virtual, por acaso ainda é impresso hoje?
Estou querendo conhecer uma igreja luterana, cresci na igreja pentecostal e vejo muito coisa q não concordo além de haver pessoas q parecem não estar nem aí pra nada, só vão pra igreja por ir, sei q não são todos mas busco algo mais aprofundado na palavra sem muito sensacionalismo.
Estudei sobre a igreja luterana e me indentifiquei, mas é complicado pois não conheço igrejas luteranas por perto
muito bem colocada a sua análise sobre o Pentecostalismo como sendo um do maior movimento pentecostal o parabenizo pele forma cordial de sua apresentação mesmo tendo uma Teologia muito diferente da Teologia pentecostal .
Respeito e união entre os Cristãos. 🙋♂️✝️
Tenho uma dúvida: e em relação a capacitação para hoje com os dons extraordinários como visões, dons de curar, dons de realizar maravilhas, etc. O que seria prudente em pensar atualmente? Seria algo impossível, ou raro, algumas pessoas teriam esse dom de forma sustentada na Igreja o executando com frequência, a pessoa seria capacitada apenas por algum tempo, e o que pensar sobre a frequencia desses eventos no dia a dia, se raríssimos ou comuns? Esse assunto é pouco tratado entre nós luteranos e imagino que grande parte de nós tem dúvidas ou desconhece maiores informações sobre isso. Deus o abençoe.
Eu cresci na AD, e acontece realmente isso, pessoas com emoções retraídas, devido aquele excesso de regras, e no momento do culto as pessoas se transformavam completamente.
Existe também uma pressão muito grande entre os membros, para que se fale em "línguas estranhas", para que realmente você seja considerado um cristão.
As seitas pentecostais e neopentecostais não são evangélicas, protestantes e muito menos católicas(romana e ortodoxa). Há de fato uma singularidade de rituais muito grande entre as religiões de matriz africana(Umbanda, Candomblé, Vodu, etc.), feitiçaria e paganismo com as seitas pentecostais. A expressividade de se rezar aos berros, falar supostas línguas estranhas(glossolalia), profetizar(revelação), exorcizar supostos demônios nos cultos e rituais pentecostais é de fato uma característica das religiões antigas e pagãs. Não há nenhum relato no mito bíblico de que as reuniões dos primeiros cristãos houvesse essa balburdia. E isto não é um caso isolado, pois acontece em todas as seitas pentecostais, seja em um grau maior ou menor.
Uma abordagem importassima, dentro de uma opinião coerente e seria, muito frutífera.
Obrigado pela sensatez e pelos conhecimentos compartilhados reverendo, mas algo cabe-se ressaltar, existe uma diferença gritante entre Pentecostalismo Clássico (Ex: Assembleia de Deus e Congregação Cristão, por mais que a última se considere não denominacional) e Neo-pentecostalismo (Ex: Universal, Mundial do Poder de Deus, entre outras). Muitos dos exageros presenciados atualmente, se iniciaram em meio Neo-pentecostal, e consequentemente influaciaram os pentecostais, principalmente os que não tinham um bom fundamento doutrinário. Mas eu agradeço pela maneira como o senhor expôs a sua opinião e conteúdo, com boa sensatez, estou começando a visitar a IELB e tenho um profundo desejo de conhecer a doutrina luterana, principalmente quanto a Santa Ceia, que Deus em Cristo Jesus lhe abençoe reverendo.
Verdade, Gabriel. No pentecostalismo clássico havia menos confusão. Infelizmente, ouvi relatos de pentecostais tristes por suas congregações terem se deixado levar por elementos neopentecostais. Em muitos casos, as diferenças se reduziram muito. Deus o abençoe em sua caminhada, irmão!
Essas coisas sempre aconteceram no arraial pentecostal, somente agr que essas peaticas "transbordaram"
Concordo plenamente!!!
Eu prefiro uma igreja mais tradicional do que as pentecostes ou neo petencostal . Mas eu acredito que Deus pose se comunica com o homen hoje em dia como na época dos profetas ou na época dos apóstolos. O próprio Paulo teve uma experiência incrível com Jesus que mudo completamente a vida dele . E penso que coisas assim pode acontecer hoje em dia . Afinal quem somos nós pra saber os desejos de Deus.
Aqui no meu bairro em dia de domingo a gente passa na rua e olha para dentro da igreja e esta todo mundo rodando igual um pião É TODO MUNDO MESMO, e sem contar a gritaria, mas uma coisa que não tem como a gente negar as senhorinhas de idade tem saúde para ficar rodando daquele jeito, eu na quarta rodada ja fico tonto kkk
eu fui um pentecostal "fervoroso", mas analisando friamente o meu passado, percebo que foi realmente induzido e/ou um sentimentalismo absurdo. Todos meus amigos que conversei, também perceberam isso com eles. Nos ambientes ensinavam a enrolar a língua, dizendo glória, diziam que era normal copiar a língua do irmão do lado e etc.
a mi madre y a una de esas iglesias nunca les gustó
Verdade!!
Passei por experiência parecida, tive uma depressão e fiquei vulnerável emocionalmente....as experiências pentescostais que eu tive foi por sugestão e hiponose.
Ótima reflexão, rev Cesar.
Obrigado por compartilhar.
Interessante comentário, embora Paulo nunca tenha citado que os dons eram só para aquele tempo e o fato de que há menções na patrística sobre o dom de línguas, e sobre o dom de profecia há até os profetas escoceses. Não é tão hermeticamente fechado como se os dons sumiram por todo esse tempo e depois voltaram. Mas é até curioso essa análise psicológica sobre o dom, porque faz parecer que isso só ocorre hoje, quer dizer, em nenhum momento da igreja houve repressão e extravasamento, só no séc. XX e XXI que isso existe.
As referências da patrística são poucas, Marcelinho, e frequentemente mal lidas. Não há nada que claramente afirme a ocorrência de línguas "estranhas", não estrangeiras, nas Igrejas.
Interessante que, ao final, você transformou o argumento contra a veracidade das línguas no movimento pentecostal em um argumento contra a explicação que menciono. Sempre se vê alguém dizer: Como a Igreja ficou sem línguas estranhas até o século XX?
Tudo bem. Eu não diria que em nenhum momento houve repressão e extravasamento até o século XX. Houve. E isso está claro. Mas o extravasamento pode ter diferentes formas (e tem, até em um mesmo tempo). E, tratando-se de algo psíquico-social-cultural, é tranquilo entender que surja somente em um período (mais tranquilo do que quando se trata de algo dado por Deus para toda a Igreja). Há vários fenômenos socio-culturais que só se dão no século XX. Isso não é um problema.
@@CesarMottaRios sócio-culturais sim, mas psíquicos não. Todo fenômeno psíquico atual é registrado em outros momentos da história.
@@MarcelinhoTheRock, é uma afirmação muito categórica. A manifestação do que há no ser humano é condicionada por fatores externos. Por isso, a variação é, sim esperada. Como o ser humano extravasa o que está reprimido? Isso varia muito de época a época.
@@CesarMottaRios bem, eu nunca ouvi falar de nenhum fenômeno psíquico novo, todos os fenômenos descritos até hoje tem referências históricas em outros períodos da história. Talvez o que mude seria a intensidade deles? Mas eu nunca ouvi falar de um fenômeno tal que só exista na nossa contemporaneidade.
@@MarcelinhoTheRock , não sei se estamos falando da mesma coisa quando falamos de "fenômeno psíquico". Sei que as pessoas reagem de formas diferentes, sem dúvida.
Reverendo, já pegando o gancho sobre isso, vc poderia falar sobre a posição luterana sobre o movimento pietista?
Tem um Livro com o título "Lutero e a Teologia Pentecostal" ainda não li, mas parace falar um pouco sobre o que o senhor disse no vídeo
Verdade. É um livro organizado pelo prof. Roberto Zwetsch, com capítulos escritos por diferentes autores. Também não li, mas valeria a pena, sem dúvida.
Eu acho que o senhor poderia fazer mais um vídeo sobre isso, pastor. Eu como Luterano tenho a dúvida sobre algumas experiências que pentecostais possuem, como por exemplo sonhos, e muitos desses sonhos se concretizam realmente, pois eu já vi isso até mesmo profecias, se isso pode validar a doutrina deles como a doutrina apóstolica era validada por meio de milagres. Pois acho a doutrina pentecostal tão errada, mas tenho essa dúvida. Outra coisa é, se nós Luteranos não somos cessacionistas, pq manifestação de dons é tão raro em nossas igrejas?
Sonho premonitório não ocorre somente em ambiente pentecostal, isso está ligado ao animismo, sugiro a leitura do saudoso Pe Quevedo.
Submeta seus sonhos à Palavra inspirada inerrante, então você tera plena certeza se são de Deus ou não!
Enquanto pentecostal posso te assegurar que a resposta pra isso é simples: Sonhos e visões não estabelecem doutrina, a Bíblia estabelece, uma pessoa pode ter uma visão verdadeira da parte de Deus mas o seu entendimento das Escrituras pode estar equivocado, uma coisa não anula a outra. Além disso, essa visão NUNCA pode ser doutrinária, nenhum ensino espiritual pode proceder de revelação extrabíblica. Eu particularmente tenho muitas discordâncias com os luteranos, todas elas se manteriam caso eu fosse cessacionista, se uma comunidade Luterana virar carismática e nela acontecerem mais sinais que na minha igreja, ainda assim manteria a divergência, pois estes sinais não têm poder de validar um ensino nem de invalidar o outro, a Bíblia e as boas regras de interpretação têm.
Eu nasci no pentecostalismo, tive muitas experiências espirituais, mais hoje vejo uma bagunça, além da doutrina da prosperidade, cobrança de dízimos e fora a bagunça no culto, onde havia momentos que eu não escutava nada com a barulheira de pessoas gritando e rodando na igreja, principalmente nos finais do culto!
Que experiencias espirituais?
As assembleia de Deus, Missão, nao tem rodopios, bagunça, prosperidade, etc. Vc frequentou outras que já se desviaram e introduziram heresias das neopentecostais. É sempre bom ficar numa comunidade pra nao se confundir.
@@MarcosAlexandre-s5j Na missão tem sim gente rodando e gritando, inclusive eu fui batizado na missão e era o que eu mais via nos finais dos cultos e nas festividades, inclusive via gente balbuciando chegando até espumar!
@@erivandasilvasilva9155 deve ser uma MISSAO Moderna. Eu ia nas antigas. Nao existia isso.
Muito boa a explanação, sei que é um pouco fora da pauta, mas como você tocou no assunto da parapsicologia, se for possível, poderia dar a sua opinião sobre o Pe. Quevedo
O problema do pentecostalismo é a padronização. Explico, nos anos 90, eu era catecúmeno de uma igreja Batista tradicional. Sempre li bastante literatura dos TJ e não cria na Trindade. Mas no catecumenato, eu entrei em crise e quis sair da igreja. Lembro-me um dia em que eu estava estudando todas as passagens sobre a divindade de Cristo. E além de não entrar em minha mente, todas as passagens e explicações eram bastantes obscuras. Fui dormir e orei a Deus para que ele me ajudasse a descobrir se Jesus era Deus ou não. Estava muito angustiado, eu diria que para min foi uma verdadeira batalha espiritual. De madrugada, eu escutei nitidamente um sussurro:"Jedus é Deus". Levantei imediatamente, meu irmão estava dormindo, meus pais estavam dormindo. Fui até a rua (era 3 horas da madrugada e temperatura de 3 graus) e não tinha uma alma viva. Voltei a dormir. No outro dia, comecei a ler novamente sobre a divindade de Cristo, e agora o texto era fluido. Não estava mais angustiado, crescia dentro de min a verdade que Cristo é Deus. Nunca mais tive algo parecido. Eu creio verdadeiramente que aquele sussurro era espiritual. Mas não busco esse tipo de experiência, busco a Palavra. Creio que Deus pode fazer maravilhas. Mas não pode ser o padrão do cristão. Sempre a Palavra.
Sem dúvida.
Deus, na Igreja, de modo ordinário, trata conosco por meio da Palavra e Sacramentos. Mas não vejo o porquê de não aceitarmos quando ele quiser tratar com um indivíduo de modo extraordinário. Deus é Deus.
Gosto de ler o livro de Hebreus, Deus nos fortalece a fé por meio da leitura deste livro bíblico.
Concordo plenamente com o senhor
O bacana do movimento pentecostal é que ele atinge camadas esquecidas da população, por exemplo é comum encontrar esse pessoal em presídio e casa de recuperação para dependentes químicos.
Por outro lado, tenho certa desconfiança, assisti muito culto nas pentecostais clássicas, é fácil reparar que os membros manifestam os supostos dons quando o pregador aumenta o tom de voz ou então quando começa uma musica lenta e com palavras sentimentais.
Vale lembrar que médiuns espíritas também tem supostas revelações e falam outras línguas, inclusive idiomas conhecidos.
Eu tenho uma simpatia tão grande pelo povo protestante, tenho um ardente desejo de visitar uma igreja luterana ou presbiteriana, mas o que me aborrece em uma certa parte dos cristãos protestantes é a incredulidade com relação a certas manifestações espirituais, eu sei que dentro do meio pentecostal existe muita meninice em algumas congregações, em algumas situações é carne é emocionalidade, mas existe sim muitos casos reais e verídicos de ação genuína do Espírito santo, e essas coisas só acontecem com quem verdadeiramente tem fé, pois o povo protestante tem um conhecimento muito rico e detalhado na questão da letra na questão de textos bíblicos, mas a grande maioria é fria espiritualmente falando, fala no Espírito santo mas não invoca-O em sua vida, falam no Espírito santo mas não possuem em sua vida esse movimento esse agir do Espírito santo.
O Espírito santo precisa ser invocado, nós precisamos ser pessoas lúcidas e bem conhecedoras da palavra mas precisamos ser pessoas avivadas nós precisamos instigar o espírito santo de Deus para que ele se mova na nossa vida e se manifeste coisas sobrenaturais, que se manifeste o poder de Deus em nossas vidas para que nós tenhamos poder e autoridade para expulsar demônios e orar sobre pessoas enfermas e a enfermidade e ir embora, pois é dessa maneira que o reino de Deus vai avançar cada vez mais e mais
Eu faço parte de um Ministério Pentecostal e nos primeiros anos pra não ser diferente fiz parte dsses cultos sensacionalista, mas fui percebendo que esses movimentos não traziam mudanças positivas na vida das pessoas, etan apenas emoções momentâneas, continuo no Ministério Pentecostal que também tem muitas coisas boas, e acredito que os exageros na liturgia tem diminuído pra o bem de todos.
Vc está certinho!pois o movimento pentecostal nas suas transcorrencias histórica e legítimo e operacionalmente vindo do Espírito santo .eu fui gestado pela pregação de um pregador pentecostal clássico e muito espiritual,não sai deste movimento pois é obra santa vinda de Deus .
Gloria Deus pela explicação
Muito bom pastor
Como batista, já me senti muitas vezes menos espiritual por não falar em línguas...
Que triste, Nicole! Deus continue abençoando sua vida e iluminando seu caminho pela Palavra!
Reverendo, sobre as línguas, seria bom p senhor ler o livro do Luciano Subirá. Ele apresenta diversas perspectivas Bíblicas acerca das Línguas, mas não sem antes partir de um ponto de vista carismático e embasar este com a Bíblia, kk
Acho que eu fui dúbio... Bom, quis dizer que o livro sustenta a visão carismática da coisa - do dom.
@@chagas9766 É uma visão heterodoxa, ser popular não torna uma teologia ortodoxa, essa teologia não tem confissões históricas, quando o pentencostal fala em palavra de Deus ele não está falando apenas da escritura, mas de "oráculos" que vão definir a vida dele. Obs: São Jerônimo traduziu a passagem em Atos na Vulgata como "línguas diversas" e não "línguas estranhas".
Ramon, não conhecia o Subirá, mas já li materiais semelhantes num passado longínquo. Quando em Belo Horizonte, tive contato com grupos pentecostais e afins. Por isso, li o que se produzia sobre o assunto no meio. Um grande abraço!
@@jblp92 graça e paz, meu querido. Acredito que o senhor esteja errado em suas afirmações, uma vez que a Patrística confirma o relato de várias e várias experiências quase que Pentecostais. Digo quase, porquanto o Pentecostalismo ter vindo após, mas muito após, o período patrístico. Mas de fato, as línguas de Atos 2 são estas coisas as quais tu dissestes. Enfim, que haja união em nossa diversidade. Torno a dizer: graça e paz!
Pois já fui Neo Pentecostal e Metodista e mais de 20 religiões tenho estórias para contar por que 3 anos aos 17 anos era Luterano, mas outrora fui pentecostal só para experiência imersiva foi mais ou menos boa tem muito apelativo para pessoa arrepender de seus pecados , nem tanto emoção da carne ou emoção do Espiríto Santo convence do pecado e do Juízo final a qual estamos destinados se pessoa não se convencer de que está errada . O ruim da Igreja Luterana que não colocam Hinos e músicas gospel Michael w.Smith, Aline Barros, Vinnyerd, Barlow girl, Davi Sacer liturgia adadptada parece que liturgia fica engessada e estática , HINO+palavras do sermão+Santa Ceia e benção final . Porém verifica por que essas igrejas "emotionworship" + emotivas por que tem bastante membros por quê visa à teologia da prosperidade . Muito obrigado Deus te abençoe em Cristo Jesus .
1 🤗👇tu cesar
O que acha dos ortodoxos orientais(não calcedonianos)?
Nunca conheci um pessoalmente. Entendo que há um problema, claro. E entendo que o diálogo é necessário. Mas quem mais está apto para esse diálogo, no momento é a Igreja Ortodoxa Grega, me parece.
Como sempre você é primoroso com as palavras, mas vamos aos fatos.
Você está corréticimo com tudo o que falou, entretanto existem algumas premissas a serem elencadas.
Infelizmente a igreja católica Romana e a igreja Luterana se fecharam para a população, não falo dizendo que foi proposital e sim por estilo de pregação e gestão.
Apesar de todas as viagens e delírios os pentecostais estão muito próximo da sociedade, a burocracia é muito menor, a relação com a igreja é muito mais próxima, o acolhimento está à anos luz das igrejas católicas e Luteranas.
Esqueci de avisar que até o catolicismo se rendeu criando a renovação carismática porque senão não teria a capacidade de conter o avanço do crescimento das igrejas evangélicas.
Tudo isso falei pessoalmente para o padre e claro que ele não gostou, pois vivem num mundo paralelo totalmente longe da realidade.
Hoje em dia existe igrejas luteranas pentecostais
A igreja comunidade luterana renovada e pentecostal
Leonardo,
Na verdade, a maioria das supostas igrejas luteranas renovadas não têm mais nada de "luteranas" de fato. Desprezaram a doutrina luterana, as nossas confissões, e só levam ainda o nome.
Oque você acha da igreja anglicana e da igreja ortodoxa.
Luis Cláudio,
Acho difícil falar de ambas por haver muita diversidade dentro do que se entende por anglicana ou ortodoxa.
Especialmente, é complicado tratar do anglicanismo com tanta diversidade, inclusive por não ser uma igreja confessional.
Sobre as igrejas ortodoxas, é claro que têm uma perspectiva muito diferente da minha, já que negam o Sola Scriptura e o Sola Fide. Mas claro que há coisas importantes, bonitas e verdadeiras conservadas ali também.
Um abraço!
O movimento pentecostal no Brasil perdeu o seu norte há muito tempo. No princípio a ênfase na fé, nos dons do Espírito Santo, a preocupação com a santificação e um foco muito forte na Parousia e na evangelização. Infelizmente, dos meados da década de 80 para cá, com o surgimento dos neopentecostais, o movimento pentecostal está se perdendo. A mensagem bíblica foi substituída por discursos vazios ou financeiros. Os dons do Espírito Santo foram substituídos por uma espécie de explosão emocional despida de qualquer presença do Espírito de Deus. A influência do neopentecostalismo, e atualmente a substituição da exposição bíblica pelo discurso coaching. Parabéns reverendo por sua analise. Foi a melhor análise que já vi sobre o pentecostalismo feita por um ministro que não faz parte deste movimento. Parabens.
Conhece o James K. A. Smith? Ele é Pentecostal.
Conheço. Não sabia que era realmente pentecostal. A Sherman Street Christian Reformed Church não parece se definir assim explicitamente.
@ISRAEL SOUZA justamente por ser continuísta e professar o batismo Pentecostal, que ele é
@ISRAEL SOUZA não é estranho; é perfeitamente possível. Há vários reformados que professam o batismo do ponto de vista pentecostal.
@ISRAEL SOUZA fonte: confia. Rsrs. Irmão, pode crer tranquilamente no Calvinismo e na doutrina Pentecostal do batismo.
@ISRAEL SOUZA isso aí. ♥️
Fui pentecostal durante vinte anos e me converti ao catolicismo onde estou há 15 anos. Muito feliz me encontrei na Igreja Católica
A Assembléia de Deus que conheço é bem ortodoxa.
Me converti em uma igreja pentecostal. Tenho muito carinho pelos meus irmãos pentecostais, mesmo sem concordar totalmente com eles. Mas, com toda certeza não sou cessacionista.
Na verdade, antes de conhecer o luteranismo pra valer, uma das razões de eu não me tornar presbiteriano era essa: uma confissão cessacionista.
Creio sim que Deus opera ainda com os dons, mesmo sendo algo menos frequente.
O problema está no fato de que os pentecostais acham ESTRITAMENTE NECESSÁRIO que os dons sejam manifestados, então é algo desordenado. Isso é muito triste pra mim, já que uma pessoa que eu me importo muito nunca se converteu de fato. Foi ensinada numa doutrina pentecostal tradicionalista(questões de roupas e diversas regras legalistas) que nunca conseguiu cumprir, e se recusa a receber o batismo sem seguir essas coisas. Quando tento apresentar o Evangelho e convidar ela a congregar comigo na nossa paróquia aqui ela se recusa e já me responde com "ah, mas lá não tem revelação né?".
Isso é algo que me entristece demais, já que ela se fecha totalmente por causa da ausência de todo esse emocionismo dos "dons" de igrejas pentecostais. Pior ainda é ver ela toda hora assistindo vídeos no celular de "profetas" profetizando bênçãos e todo tipo de coisa, e se eu tento instruir ela recebo como resposta mera resistência. Tenho muito carinho pelo pentecostalismo, mas, infelizmente, é algo que atualmente só gera desordem e "profetadas". Amo muito meus irmãos da minha antiga congregação e sei que diversos ali são sinceros no que fazem, mas muitos se perderam nessa tentativa de mostrar espiritualidade por dons.
Quanto a glossolalia, devo dizer que de fato é algo sincero muitas vezes. Claro, é algo gerado pelas emoções, a bíblia é clara quanto ao dom de línguas. O problema não é ser sincero ou não, o problema é o seguinte: a glossolalia no meio pentecostal é uma forma de mostrar a sua espiritualidade. Se você não fala em línguas você está em um patamar abaixo dos outros pregadores ou pessoas no geral. A maioria enfatiza que batismo com Espírito Santo é evidenciado pelo falar em línguas. Logo, se você não fala não é batizado. Além disso, o que é mais levado em conta no ofício da pregação na maior parte do meio pentecostal é sim a emoção. Um pregador que apenas expõe a Palavra de Deus sem falar em línguas ou sem mostrar espiritualidade de alguma outra forma não tem MORAL NENHUMA. A maioria dos cultos o povo sai sem aprender absolutamente nada, nem ouve uma mensagem sincera.
Sei que há no meio pentecostal muitos que não pensam assim, muitos mesmo. Mas a maioria tem esse pensamento e é triste.
Obrigado pelo comentário! Excelente contribuição!
Não há perigo ? O livro ? !!!!!!!!!!!
Não sei se entendi, Ademir. Se o livro mencionado representa perigo para os luteranos?
As seitas pentecostais e neopentecostais não são evangélicas, protestantes e muito menos católicas(romana e ortodoxa). Há de fato uma singularidade de rituais muito grande entre as religiões de matriz africana(Umbanda, Candomblé, Vodu, etc.), feitiçaria e paganismo com as seitas pentecostais. A expressividade de se rezar aos berros, falar supostas línguas estranhas(glossolalia), profetizar(revelação), exorcizar supostos demônios nos cultos e rituais pentecostais é de fato uma característica das religiões antigas e pagãs. Não há nenhum relato no mito bíblico de que as reuniões dos primeiros cristãos houvesse essa balburdia. E isto não é um caso isolado, pois acontece em todas as seitas pentecostais, seja em um grau maior ou menor.
Muito exagero nas falsas doutrinas
No carismatismo e do pentecostalismo só existem loucos. Promover isso já é por si umafalta de seriedade .