Pastor Luterano comenta a predestinação em comparação com o Calvinismo e o Arminianismo

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 4 окт 2024

Комментарии • 28

  • @edsonpaulino7
    @edsonpaulino7 Месяц назад +1

    Excelente explicação! Sempre aprendendo aqui.

  • @emanuelpp6591
    @emanuelpp6591 Месяц назад

    Muito bom

  • @iurifonseca5938
    @iurifonseca5938 Месяц назад

    Seus vídeos são muito abençoadores. Sou batista, mas gosto muito de conhecer as outras tradições protestantes.

  • @PedroDanilo-rz5fv
    @PedroDanilo-rz5fv 2 месяца назад +1

    Excelente vídeo Pastor.
    Obrigado por trazer temas tão complexos de uma maneira clara e suave.

  • @ricardonunes4891
    @ricardonunes4891 2 месяца назад +1

    Esses seus vídeos são uma benção pastor.

  • @fillipeefjc
    @fillipeefjc Месяц назад +2

    Excelente vídeo reverendo. Apesar de ter sido convencido pelo argumento calvinista (e mesmo assim sou pouco convicto), a posição luterana é bem coerente e bíblica. Não sei se o senhor sente isso como um luterano, mas do lado de cá eu sinto que Lutero é muito citado e pouco lido. Tanto que poucos conhecem a possibilidade de uma interpretação diferente das duas mais comentadas e conhecidas sobre predestinação, eucaristia e outros temas.

  • @fabriciocaetanomoraes7086
    @fabriciocaetanomoraes7086 Месяц назад

    Excelente vídeo Pastor, eu gostaria de ter uma visão sua se for possível sobre outro assunto mas relacionado a esse.
    Como os Luteranos veem o Sínodo de Dordt? Eu gostaria de saber sua opinião e de outros Luteranos também a respeito
    Agradeço desde já e DEUS o abençoe!
    Obs: Parabéns pelo gosto musical hahaha

  • @Edgardprofcont
    @Edgardprofcont Месяц назад +1

    Não sou arminiano, mas o arminianismo não diz que Deus predestinou a todos, mas sim que ele predestinou a igreja e não pessoas individuais.

    • @ThiagoSurian
      @ThiagoSurian  Месяц назад

      irmão, como eu falei, não posso falar tudo que pensa todas as vertentes do arminianismo e do calvinismo, são inúmeras vertentes e é impossível abarcar todas num resumo.

  • @canaldomo1528
    @canaldomo1528 Месяц назад

    Surian, nao é melhor vc assumir que os luteranos são quase calvinistas? Pois ambos sao monergistas? Muito boa a forma de vc explicar como os luteranos entendem, contudo, achei confuso dizer que Deus já presdestinou quem vai ser salvo e ao mesmo tempo dizer que ele quer salvar todo mundo. Depois se vc puder faça um video sobre Lutero e Melancton, dizem que sobre a predestinação havia discórdia entre ambos. Dizem que o luteranismo hoje é mais melantiano do quê luterano. Me tire esta duvida.

    • @ThiagoSurian
      @ThiagoSurian  Месяц назад

      @@canaldomo1528 irmão, o luteranismo é anterior ao calvinismo. O calvinismo imitou e modificou algumas doutrinas luteranas, como o monergismo, porém Lutero e a maioria dos reformadores luteranos não defendiam uma "expiação limitada" (dupla predestinação) e também afirmavam a apostasia, a perda da salvação. O calvinismo seguiu o caminho da escolástica e sistematizou suas doutrinas através da lógica, os luteranos rejeitaram a lógica na predestinação e outras doutrinas.
      Melanchton era sinergista, mas não como os arminianos, ele acreditava que a salvação vinha pelos meios da graça, mas cabia à pessoa aceitar essa salvação. É mais parecido com o sinergismo de muitos pais da igreja. Como a predestinação é uma doutrina secundária, nunca foi fundamental entre luteranos, Lutero e Melanchton não brigavam por conta disso, pois é uma doutrina de menor valor no luteranismo desde a Reforma Luterana.

  • @canaldomo1528
    @canaldomo1528 Месяц назад

    Só uma correção na sua fala (apesar que vc diz que tem varias correntes de calvinismo). Os calvinistas na sua maioria concordam que a fé é algo exterior produto da palavra e dos sacramentos, como vc expõe no video. Os calvinistas tem também a doutrina dos sacramentos, que a palavra e a santa ceia são meios de graça. Mas de fato, os luteranos só falam em predestinação só para salvação, enquanto os calvinistas defendem a dupla predestinação. Embora eu ache incoerente falar da predestinação só por um viés, o seu video me esclareceu da posição luterana.

    • @ThiagoSurian
      @ThiagoSurian  Месяц назад

      @@canaldomo1528 poderia me dizer qual vertente calvinista fala que a salvação só vem pela Palavra e Sacramentos e não de forma direta, porque a Confissão de Westminster, Catecismo de Heidelberg, Cânones de Dort e outras confissões calvinistas conhecidas negam essa nossa doutrina, mas acreditam que a salvação vem direta por decreto, não pelos meios da graça e que também não pode ser resistida. Mesmo sem os meios da graça, a pessoa pode ser salva. Nós não cremos assim. Só é salva sem batismo por uma exceção, pois afirmamos expressamente que o batismo salva, coisa que as confissões calvinistas que eu conheço negam. Tem alguma vertente calvinista que ensina também que o batismo salva? Fiquei curioso.

    • @canaldomo1528
      @canaldomo1528 Месяц назад

      @@ThiagoSurian o problema é que muitos não lêem os documentos confessionais de uma denominação e pega explicação de terceiros que não faz juz. Não sei o seu caso. Na pergunta 154 do Catecismo Maior de Westminster fala dos meios exteriores e eficazes onde Deus comunica a salvação e é dito que é a palavra e os sacramentos. Na pergunta 161 do mesmo documento deixa claro que os calvinistas crêem nos sacramentos como meios de graça, como meios de se apropriar dos benefícios da salvação. O calvinista crê que a fé pra crer é obra exclusiva do Espírito que concede ao eleito para que através da palavra e dos sacramentos nos apropriemos da salvação. Não somos salvos pelas obras, nem pela fé, somos salvos pela graça. A fé é um instrumento da graça para que por meio da palavra e sacramentos, tenhamos acesso à salvação. Os calvinistas não são Zuwinglianos que não aceitam as ordenanças de Cristo como sacramentos e meios de graça. Acreditamos que precisamos dos sacramentos, não são meros símbolos, embora creiamos que Deus possa salvar sem eles (o ladrão da cruz por exemplo), contudo, os meios ordenarios pra receber os benefícios da salvação, são por meios dos sacramentos. Na pergunta 162 diz claramente que os sacramentos são "sinais e selos da aliança que CONFEREM os benefícios da mediação de Cristo". Os calvinistas não são Zuwinglianos, infelizmente há essa confusão, até mesmo alguns calvinistas se deixam confundir com Zuwinglianos.

    • @ThiagoSurian
      @ThiagoSurian  Месяц назад

      @@canaldomo1528 então, irmão. Eu fui calvinista antes de ser luterano. A Confissão de Westminster é bem clara que a salvação não está atrelada ao batismo, nos rejeitamos o que ela diz:
      Capítulo XXVIII:
      "Posto que seja grande pecado desprezar ou negligenciar esta ordenança, contudo, a graça e a salvação não se acham tão inseparavelmente ligadas com ela, que sem ela ninguém possa ser regenerado e salvo os que sejam indubitavelmente regenerados todos os que são batizados."
      Até onde sei, nas confissões calvinistas que eu conheço, como a Westminster, os meios da graça não salvam, mas sinais externos de salvação. Se existir alguma confissão calvinista que declare que o batismo, a santa ceia, a confissão e absolvição salvam, eu gostaria de conhecer, porque não conheço.

    • @canaldomo1528
      @canaldomo1528 Месяц назад

      @@ThiagoSurian outro ponto, quando dizemos que o batismo não salva, é no sentido que a água não tem poder sozinha , ela depende da fé e da operação do Espírito Santo para comunicar a salvação. Ao nos expressarmos que o batismo não salva, fazemos isso como uma forma de corrigir os católicos romanos que ensinam que independente da pessoa crer ou não , se for batizado será salvo, independente da fé da pessoa, era assim a crença católica na idade média. É nesse sentido que negamos que o batismo salva. Cremos que quem salva é Cristo, e o batismo é um meio de Deus comunicar a salvação. Somos salvos por Cristo por meio do batismo. Mas o batismo só será eficaz se tivermos fé e com o Espírito Santo operando através da água que nos purificará. Os Catecismos de Westminster asseveram isso.

    • @ThiagoSurian
      @ThiagoSurian  Месяц назад

      @@canaldomo1528 então, irmão. É diferente de nós. Não cremos no ex opere operato, mas o batismo realmente salva, independente da pessoa ter fé o não. No caso, cremos que o batismo traz a fé, e a pessoa pode rejeitar essa fé e perder sua salvação ao rejeitar a fé, mas todo batizado é salvo. Se ele se mantiver na fé, pela operação do Espírito Santo, não por mérito dele, ele vai permanecer salvo. Se ele rejeitar a fé vinda pelos meios da graça, ele perde a salvação. Lutero ensinou isso no seu comentário da epístola aos Gálatas:
      "Estas palavras: 'Da graça decaístes' não devem ser consideradas fria e negligentemente, pois são muito enfáticas. Todo aquele que decai da graça perde, simplesmente, a expiação, a remissão dos pecados, a justiça, a liberdade, a vida, etc., que Cristo adquiriu para nós com sua morte e ressurreição. Por outro lado, obtém, em lugar delas, a ira e o juízo de Deus, o pecado, a morte, a escravidão do diabo bem como a condenação eterna. E essa passagem nos fortalece poderosamente e confirma a nossa doutrina a respeito da fé ou do artigo da justificação"

  • @edsonpaulino7
    @edsonpaulino7 Месяц назад

    Impressão minha ou o video esta duplicado?

    • @ThiagoSurian
      @ThiagoSurian  Месяц назад +1

      @@edsonpaulino7 sim. Tive problemas na edição. No próximo vou prestar mais atenção. Obrigado.

  • @emersoneduardo1977
    @emersoneduardo1977 Месяц назад +1

    Olá, Surian! Desculpe mudar um pouco o assunto, mas vi que você fez um vídeo sobre esquizofrenia, gostaria que, se você puder e quiser, fale algo sobre o seguinte vídeo:
    ruclips.net/video/VC9yaRklCc8/видео.htmlsi=_PW2eXi95zaVd2yd
    Obrigado!

    • @ThiagoSurian
      @ThiagoSurian  Месяц назад +1

      Irmão, não tenho como assistir vídeos longos, não tenho tempo. Se tiver alguma dúvida sobre algo que essa moça falou no vídeo, e eu puder ajudar, eu posso responder, se eu souber.

    • @emersoneduardo1977
      @emersoneduardo1977 Месяц назад

      @@ThiagoSurian Ah sim, tudo bem. Não sei se você está a parte, mas há uma reação em alguns círculos evangélicos, principalmente calvinistas infelizmente, contra psiquiatria e psicologia, dizendo que os diagnósticos modernos de depressão, ansiedade, TDAH, TEA, e esquizofrenia, são tudo achismos e bobeiras não verificaveis como outras doenças físicas da medicina, por se tratar da mente (alma), então os cristãos devem abandonar tudo isso. Tudo é apenas vitimismo e que o problema é o pecado e a cura para essas coisas é vida devocional somente. Nada de remédios, nem terapia. Essa moça do vídeo e um pastor chamado Rodrigo Mocellin tem propagado isso no meio evangélico no Brasil e tem como referência pessoas como John MacArthur e Paul Washer. Em resumo é isso. Isso me perturba, pois faço tratamento e já não tenho muito apoio da minha família. É muito duro ser taxado de vitimista, de falta de fé quando se luta contra essas coisas.

    • @emersoneduardo1977
      @emersoneduardo1977 Месяц назад

      ​@@ThiagoSurianPastor, ela põe em xeque com vários argumentos a busca de cristãos por tratamentos psiquiátricos e psicológicos. Classifica os diagnósticos de transtornos mentais como baboseiras e que o problema é o pecado e a cura é uma vida devocional. Nada de terapia ou remédios. Isso me deixou incomodado, pois faço tratamento e já enfrento certa incompreensão na minha família. É isso. De qualquer modo, obrigado! Um abraço!

    • @ThiagoSurian
      @ThiagoSurian  Месяц назад +1

      @@emersoneduardo1977 essa ideia dela foi criada por um cara chamado Jay Adams. Esse Jay Adams foi um servo do diabo na igreja cristã que se levantou contra tratamentos médicos e psicológicos. Essa moça e outros servos do diabo têm argumentado contra tratamento.
      Se é assim, então a gripe é consequência de pecado também, mas aposto que ela toma chás e remédios contra a gripe. Jesus disse que Ele estava angustiado até a morte (Marcos 14.34), estava no que chamamos hoje em dia de depressão profunda. Jesus nunca pecou, então porque ele ficou doente antes de morrer? Esses argumentos são falsas lógicas, partindo de falsas premissas. Problemas mentais são como problemas físicos e Deus nos deu a ciência e os remédios para tratarmos. Ir contra tratamentos médicos é tentar a Deus, é fazer o papel do diabo.

    • @emersoneduardo1977
      @emersoneduardo1977 Месяц назад

      ​@@ThiagoSurian Verdade meu irmão. Obrigado pela atenção em me responder. Parece, que o melhor a fazer por nossa paz mental é ignorar esse tipo de pessoa e posicionamento radical. Muito obrigado! Deus abençoe!