Nada a ver...ele só se esqueceu 😁de que quem conheceu Mistuyo Maeda primeiro, foi Gastão Gracie, um diplomata que falava sete idiomas. Maeda era conhecido pelas competições de vale-tudo de que ele participara mundo a fora demonstrando a eficácia do jiu-jítsu. Naquela época, Gastão morava na cidade de Belém, no Estado do Pará, o destino uniu esses dois homens quando Gastão ajudou Maeda a se estabelecer na nova terra. Para demonstrar sua gratidão, Maeda apresentou a Carlos Gracie, filho mais velho de Gastão, os princípios do jiu-jítsu japonês. Oss!
Resumindo a tese do Robert: Até os anos 70, os gracies ensinavam o judo kodokan ensinado na decada de 20. Apos os anos 70, a federação de jiu-jitsu mudou as regras de pontuação, o que levou a evolução das tecnicas de solo. Já o judo kodokan foi modificando as regras para focar nas quedas. A junção desses dois movimentos isolaram as duas artes marciais.
Normalmente faria uns retoques em comentários assim (curtos), mas vc pegou tão bem a essência do que realmente ocorreu, que prefiro não mexer em nada e apenas assinar embaixo.
@@giovaniveras8729 não disse que são ruins ou algo do tipo, mas não dá pra comprar só o lado bonitinho da história… fizeram muita covardia e contaram muita mentira nesses 100 anos de história.
Sou fã dos Gracie, mas eles inventaram/modificaram/aumentaram muita história sobre eles mesmos. Já falaram que o jiu-jitsu veio da Índia, que os adversários tinham sempre 20kg a mais, que o Hélio "inventou" a alavanca, que o Royce lutou o UFC pq era o mais franzino da família. Não sei se as versões do Drysdale são verídicas, mas a verdade é que os Gracie dão chance para especulações.
Você comentou essa parte de que os Gracies falavam que os adversários tinham 20 kg a mais, e me lembrei do Kimura. Eu pensava que Kimura era um brutamontes de mais de 100 kg, pelo que dizem os Gracies, porém, fui ler a autobiografia de Kimura, onde ele fala de sua carreira, suas lutas e estadia no Brasil, e pelo que ele diz na biografia, era um cara magro. Essa diferença toda de peso entre Hélio Gracie e Kimura que tanto se fala, não existe.
Realmente tem um gap nessa estória que não se fecha. O período em que o Carlos passou com o Conde Koma não seria o suficiente para torna-lo professor de Ju Jutsu.....além do migué de que :" o Hélio aprendeu sozinho". Lendas se alimentam no obscurantismo
Fora a in..... "Vencibilidade" do Rickson. O Mestre Rosado não ia inventar uma estória de que venceu Rickson num treino. Além do mais, tem a história do Ron Trip, que também venceu o Rickson num torneio de Sambo.
Meus parabéns pelo seu Podcast, cada vez que assisto é um convidado melhor que outro, só pessoas inteligentes, eu mais aprendo sobre a vida do que lutas. Só convidado acima da média.
É bizarro ter nego em pleno 2025 que ainda acredita nessa lorota de que o Hélio aprendeu jiu-jitsu sozinho vendo os irmãos treinarem e teve que adaptar o então judô pra si pq era muito fraco. Pelo amor de Deus, história com mais furos que uma peneira
Dentro do jiujitsu tem pensamento de seita por isso que fico calado nessas discussões sobre a história da modalidade já que no jiujitsu tá cheio de historiador de boteco
Essa thumb distorceu o que o Robert disse. Ele fala que não há evidência de que o Carlos conheceu o Maeda. Não que o Carlos não conheceu o Maeda. Começa aos 06:00 o trecho
Os Fadda eram feras e não faziam estardalhaço! No primeiro desafio de Jj entre Academias, os Fadda venceram TODAS as lutas contra os Gracie . Os Gracie, prá variar, alegavam q a chave de pé era uma "técnica suburbana" q não acrescentava nada ao JJ..Hj todo mundo usa..
Eu só ouvia falar em Jiu-Jitsu na minha infância nos anos 1980 e adolescência nos anos 1990 pq morava no bairro do Barreto em Niterói e meu pai foi aluno do Mestre Amélio Câmara na Academia Oriente de Jiu-Jitsu, mas mesmo assim ele sempre se referia ao que ele treinava simplesmente como "Defesa Pessoal". Lembro de Seu Amélio passando com sua lambretinha todas as noites em frente a minha casa e cumprimentando meu pai e dizendo que era pra ele me matricular logo na academia dele. Infelizmente, embora as mensalidades não fossem salgadas, não tínhamos muita grana na época e ele acabou nunca me matriculando lá. Só em 1995, já na faculdade (UFF) que passei a treinar Judô (Kodokan) e, como metade de meus colegas de treino eram Jiu-Jiteiros, pude ter noção de como o Mestre Amélio era reconhecido no meio e a oportunidade de ouro que perdi de ter sido seu aluno.
Cara o professor Alfredo de Judô(falecido) ele foi aluno do Konde Koma...ele deixou alguns alunos que ainda estão vivos como Paulo Madureira, já bem debilitado pela alzheimer e fica isolado pq ele as vezes é agressivo e apesar da idade é perigoso.
Eu entendo sua sugestão, e de fato, o Robert está falando como historiador. Porém ele é conhecido como campeão mundial de jiu-jitsu, e isso chama mais atenção do público alvo.
Excelente entrevista! Parabéns! O próprio Hélio Gracie numa entrevista, falou que começou aprendendo Judo. Há algo que sempre quis saber: quem graduou à faixa preta, os primeiros Gracies? Abraço.
@marcusfreitas4123 Tinha o Iran Brasileiro aqui em Divinopolis! Os Gracies ja ate vieram apitar campeonato aqui! O Iran treinou com o Rickson e pegou a faixa preta do Carlos Gracie! O Marcelinho treinou aqui por um tempo mas começou em Formiga Mg, uma cidade a 90 km daqui! O Toquinho treinou só aqui antes de ir pra BTT! Ele chegou lá praticamente pronto!
@@ricardorick2176 em MG teve duas linhagens de JJ a Gracie vinda do Draculino e Caveirinha através da Gracie Barra no final dos anos 90 e a do Mestre japonês Takeo Yano, que foi um dos fundadores do JJ tradicional mineiro que já existia antes.
O Roger Gracie deve ter batido demais nesse Drysdale,ele odeia os gracies kkkkkk ele rsse Alexandre tem muita inveja do jiu-jitsu brasileiro e dos gracies,fica notório
Na minha visão, invadir academia, desafiar mestre na frente de alunos, desrespeitar tradição de outras lutas, bater no cara até desmaiar e continuar batendo até acordar e desmaiar de novo e se vangloriar disso tudo, o meu respeito não tem.
Pow a Thumb ta distorcendo o que ele disse, ele disse que nao existe evidencia de que, A Ausencia de evidencia nao eh Evidencia da Ausencia. Se sabe que o Carlos treinou na academia do maeda mas quem era o professor la era o Jacinto Ferro, no existe evidencia que prove nem desprove que o Maeda esporadicamente dava aula la.
O mundo conhece o jiujitsu por causa das lutas e desafios em duelos, e não por competições de jiujitsu, e o que mais acontece hoje é pessoas se interessando pelo jiujitsu esportivo. O pior aulas de jiujitsu que não tem nenhum tipo de técnica voltada para a defesa pessoal.
Jamais a Kodokan teria ascendência sobre o modo Gracie. O processo de divisão e especialização em ne waza que o Robert destaca realmente foi algo muito impressionante.
@zenjudo223 Porque os perfis não se alinham. O Kodokan é tradicional, rígido... o BJJ, ou GBJJ tinha um ambiente mais solto, não apegado às nomenclaturas e estrutura das aulas e métodos de transmissão. Ademais, a questão comercial também pesou. Só em 1967 organizou-se a Federação da Guanabara e mesmo com todo esse interstício a Família Gracie desenvolveu suas atividades. É isso. Uma opinião apenas, sem nada pejorativo nem ao Kodokan, nem aos Gracie. Mas a constatação de que tinham visões, objetivos e métodos bem distintos.
Robert Drysdale foi um grande campeão de Jiu-jitsu,e é um estudioso da história do Jiu-jitsu e muito culto,o fato dele falar que os Gracies não teve contato com o Konde Koma,nao diminui em nada a importância e a revolução que os Gracies fizeram pelo Jiu-jitsu e Artes Marciais...as pessoas precisam parar de tratar tudo como se fosse política,criando torcidas e deixando de se informar de todos os lados e fontes.
@@ricardoespindola8293 Mano, o Hélio foi o responsável por inventar esse esporte. Tenho muito respeito pelo Carlson, mas, se tem um brasileiro que é tão conhecido no mundo quanto Pelé, ele se chama Hélio Gracie. Com todas as ressalvas, todo tatame de respeito tem uma foto do velho.
Velho, se você vê as histórias dele com o sócio dele, é inacreditável. O cara dizia incorporar um índio e pegava a mulher do outro com consentimento 😂😂😂 será que ele era bom de contar história?
Obvio que não criou né? Mas escuto de todo mundo sobre ele ter adaptado ao Jiu-jitsu pro seu biotipo , e acho mesmo difícil o carlos nao yer conhecido o Konde Koma , eles moravam aqui em Belém na minha cidade , tem grande chances de o Carlos yer conhecido ele e treinado ,o corpo do Konde coma ainda tava no cemitério da gentil com Dr Moraes
Por favor , qual é o livro dele que conta a Real Historia ( redundância) do Jiu-jitsu ? Se entendi bem o BJJ é uma arte marcial tipicamente brasileira.
Exatamente o Jiu-jitsu foi literalmente criado e aprimorado pelo helio, pois ate entãoas outras artes, não davam contiunidade quando a luta ia para o chão. O chão é só o começo!
@@zenjudo223 quem criou foi tu né? O judo já era faz muito tempo rapaz, nem dá pra ser considerado luta. O jiu-jitsu atropelou e atropela todas essas danças
@@cleitonsatiro Já era segundo a tua cabecinha.... presente em 206 países, esporte olímpico... NADA se compara a isso... bjj tem meia dúzia de países e só faz esse barulho pq tá nos EUA os reis do marketing.... bjj não atropela porra nenhuma... criou fama pq faziam competições favorecendo a luta de chão, ao não darem nada para quedas e usando um tatame, aí fica fácil.... sem um tatame o bjj sequer teria existido...
Jacyntho Ferro trabalhava na academia do Maeda, era instrutor da academia (não o mestre ou o professor). ACADEMIA DO MAEDA!! Os gracies poderiam dar crédito para o Jacyntho, penso que sim, pois devem ter aprendido algo, ou muito, com ele! De qualquer forma a academia era do Maeda. E também não há nada 100% comprovado que não aprenderam algo diretamente com o Maeda, para desqualificar com uma clara certeza toda uma história consagrada. Há sim na entrevista uma intenção de diminuir a relação dos Gracies com o japonês.
Se eles nunca treinaram com o Maeda mesmo e nunca chegaram a conhecê-lo... 🤷 Quem deveria receber os créditos do Jiu-Jitsu dos Gracies deveria ser exclusivamente o Jacyntho Ferro e não Maeda. Se ater a esse fato, Drysdale está mais que certo.
@@zenjudo223 , deveriam, antes de tudo, dar crédito ao professor deles que é o Jacyntho Ferro, que ensinou à eles. Sem ele, não haveria Jiu-jítsu dos Gracies.
@@zenjudo223A questão não é desconsiderar a importância do Maeda, mas sim dar os devidos créditos ao professor Jacynto Ferro. Nesse caso o jiu-jitsu brasileiro fica mais brasileiro ainda.
O Yano nao é testemunha ocular do Conde Koma, mas o Yano ficou com Conde Koma treinando qdo ele chegou ao Brasil. Treinou ate se mudar do norte para ir ao Sudeste.
Esse Robert já sente o ferro 😂😂 brincadeiras à parte, na década de 80 quando eu era criança eu lia um livro do meu pai chamado jiu jitsu Sem Mestre da década de 70 cujo autor se chamava Luiz Fuki. O livro consistia em uma série de técnicas de judô sem nenhuma técnica de luta no chão. O de Bruce Tegner seguia o mesmo caminho.
Algumas dessas histórias vc acha no wikipedia em inglês Gracie Family. Outras no site "Simon BJJ", mas se quiser as fontes originais, procure em sites de jornais antigos como o "Diário de Notícias" que costumava publicar as lutas de até 100 anos atrás, ou mesmo O Globo.
É fácil falar agora quando todo mundo está surfando e ganhando dinheiro com o jiu jitsu depois que os grecies abriram o caminho ai vem um cara desse falar um monte de besteira que ele nao comprava nada que ele ta falando.
Robert, você não morava no Rio, Claro que o Rio de Janeiro sabia o que era Jiu-Jitsu. Gracie na zona sul e Centro da Cidade. Mansur na Tijuca, Fadda na Zona Norte . Programa Heróis do Ringue !
Então o nome da luta é jacintoferro. Quando o cara vai ficando bom é pq o ferro tá entrando ou já sente o ferro entrando... sempre pratiquei judô! Nunca entrei nessa de jacintoferrismo.
Eu sempre achei estranho os Gracye pouco comentarem sobre Conde Koma, agora entendo o motivo. Robert, obrigado ! Gosto do Jiu-jitsu, mas meu interesse sempre foi o lado marcial pois penso que o podiun que todos devem almejar e o chegar em casa. Como a galera pensa em competições e esse não é meu interesse, saí fora.
É so treinar MMA mesmo nos dias de hoje. Queiram ou não o MMA é o vale tudo, só que esportivo. Mas quem sabe MMA tem a técnica mais eficiente do mundo. Ai surge icones como o Marcos Ruas que não me deixa memntir, ou tu acha alguem teria chances com O Marcos rua numa briga de rua? Ou com o Ricardo Arona numa briga pra se defender?
Os Gracies serem grandes contadores de histórias (algo entre a bravata e a lorota) ao mesmo tempo que depõem contra eles, também é o que fez o Jiu Jitsu chegar onde chegou. Isso que o pessoal não entende: os mitos autoreferenciados dos Gracies foram a fórmula do sucesso do BJJ
Pessoal do Connect Cast este cidadão não saber nada de história do BJJ. Existe diversos livro da história do MMA. Que desmente o que ele está falando. Hoje temos Rildo Heros e Alexandre Breck que são muito melhores historiadores que este cidadão. Vocês deveriam entrevista eles sobre a história do BJJ.
Nada a ver...ele só se esqueceu 😁de que quem conheceu Mistuyo Maeda primeiro, foi Gastão Gracie, um diplomata que falava sete idiomas. Maeda era conhecido pelas competições de vale-tudo de que ele participara mundo a fora demonstrando a eficácia do jiu-jítsu. Naquela época, Gastão morava na cidade de Belém, no Estado do Pará, o destino uniu esses dois homens quando Gastão ajudou Maeda a se estabelecer na nova terra. Para demonstrar sua gratidão, Maeda apresentou a Carlos Gracie, filho mais velho de Gastão, os princípios do jiu-jítsu japonês. Oss!
A EXISTÊNCIA de Gastão Gracie foi REAL...e vcs não podem ESCONDER ISTO...e apenas isto já MOSTRA por si que este argumento usado pelo sonso do vídeo para tentar diminuir por inveja/rancor...não cola! Oss!
Até a década de 90 ninguém conhecia o Jiu Jitsu. O Judô reinava absoluto e depois vinha o Karatê e o Kung-fu por conta dos filmes de luta, em especial do Bruce Lee.
ninguém conhecia o jiu jitsu aonde? kkkkkkkkkk no rio de janeiro os irmãos gracie estampam os jornais O GLOBO desde a década de 30. Sempre foram muito famosos por lá. Desde Hélio, até Carlson, Rolls, Rickson e etc...
Se o Jacinto ferro, ensinou jiujitsu para o Carlos, e não tem como provar que o Jacinto aprendeu jiujitsu com Maeda, então quem ensinou jiu jitsu para o Jacinto?
Procurem... revista O Cruzeiro década de 60 Hélio ensinando defesa pessoal...atenção: golpes seoi nage, tai otoshi, tomoe nage... golpes do JUDÔ... a verdade aparece...
Faixa preta ponta vermelha , retirada dos katas , sem costumes e tradições japonesas , enfim fizeram de tudo pra não dizer que é Judo . E ainda iam desafiar judocas pra dizer que a mesma arte , e melhor que a própria .
@ desculpa minha ignorância. Não conhecia como disse. Entendo que não é de bom tom levantar polêmicas contra aqueles que não estão mais entre nós, que não podem mais se defender.
Todos nós conhecemos? Cara, se tu for em qualquer academia e perguntar pra qualquer faixa preta a história do jiu-jitsu, metade vai dizer que o Hélio criou e a outra metade vai dizer que ele adaptou pra si
Nada a ver...ele só se esqueceu 😁de que quem conheceu Mistuyo Maeda primeiro, foi Gastão Gracie, um diplomata que falava sete idiomas. Maeda era conhecido pelas competições de vale-tudo de que ele participara mundo a fora demonstrando a eficácia do jiu-jítsu. Naquela época, Gastão morava na cidade de Belém, no Estado do Pará, o destino uniu esses dois homens quando Gastão ajudou Maeda a se estabelecer na nova terra. Para demonstrar sua gratidão, Maeda apresentou a Carlos Gracie, filho mais velho de Gastão, os princípios do jiu-jítsu japonês. Oss!
@@noeticonous-Toth tu acabou de copiar e colar um texto que qualquer idiota consegue achar na Internet, quando não há registro histórico da relação entre Maeda e Gastão
Daguestão está em primeiro lugar o Islam e isso significa alcorao 65:4 leia e se assuste, alcorao 3:24 e 3:34, depois leia alcorao 9:5 e 9:111 Nada é bom la, principalmente a pior coisa que uma família pode fazer é deixar uma criança lá! A família que fizesse isso devia ser presa
Vcs já leram o livro do Carlos ? Se não leiam depois opinem na moral um cara que desiste da luta no meio dela tento tudo pra ser um dos grandes astros do ufc meu amigo não tem moral pra tá falando palhaço foi demitido por isso .
É notório que esse convidado não está a altura do CONNECTCAST e nem estatura, em comparação aos gigantes como Marco Ruas e Pinduca por exemplo...! Bola fora Alexandre. Mas você tem muito crédito, excelente entrevistador deixando o convidado concluir o raciocínio. Feliz Ano Novo. OSS🙌✅️
Pessoal soltou essa que aprenderam com o Maeda pq tinha vergonha de falar que o professor mesmo chamava "Já sinto o ferro" 😅
Kkkkkkkk
Nada a ver...ele só se esqueceu 😁de que quem conheceu Mistuyo Maeda primeiro, foi Gastão Gracie, um diplomata que falava sete idiomas. Maeda era conhecido pelas competições de vale-tudo de que ele participara mundo a fora demonstrando a eficácia do jiu-jítsu. Naquela época, Gastão morava na cidade de Belém, no Estado do Pará, o destino uniu esses dois homens quando Gastão ajudou Maeda a se estabelecer na nova terra. Para demonstrar sua gratidão, Maeda apresentou a Carlos Gracie, filho mais velho de Gastão, os princípios do jiu-jítsu japonês. Oss!
Os kras já conseguiram visualizar o bullying antes do disso existir, eles já estavam se preparando pra isso. Huahauahauahuahauaha
@@noeticonous-Tothessa é a história que todos contam inclusive vc, o que ele disse que não e existem evidências que o Maeda treinou o Carlos.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk "Jacinto Ferro" o precursor do jiujitsu... ele ficaria orgulhoso desse pessoal que gosta de arrastar a bunda no chão
Resumindo a tese do Robert: Até os anos 70, os gracies ensinavam o judo kodokan ensinado na decada de 20. Apos os anos 70, a federação de jiu-jitsu mudou as regras de pontuação, o que levou a evolução das tecnicas de solo. Já o judo kodokan foi modificando as regras para focar nas quedas. A junção desses dois movimentos isolaram as duas artes marciais.
Perfeito.
Normalmente faria uns retoques em comentários assim (curtos), mas vc pegou tão bem a essência do que realmente ocorreu, que prefiro não mexer em nada e apenas assinar embaixo.
Provavelmente isso aconteceu, e o jiu-jitsu brasileiro evoluiu como o kosen judô evoluiu no chão no pré guerra
Kodokan até onde eu sei foi criado para crianças.
Os gracies acima de tudo são grandes contadores de histórias…
Mentirosos mesmo!!!!
@ eheheheheheh… Eu tentei ser respeitoso com os criadores do jiu-jitsu…
Sem conta as covardias é trapaças em lutas
@@Olinocopbom é vc
@@giovaniveras8729 não disse que são ruins ou algo do tipo, mas não dá pra comprar só o lado bonitinho da história… fizeram muita covardia e contaram muita mentira nesses 100 anos de história.
Sou fã dos Gracie, mas eles inventaram/modificaram/aumentaram muita história sobre eles mesmos. Já falaram que o jiu-jitsu veio da Índia, que os adversários tinham sempre 20kg a mais, que o Hélio "inventou" a alavanca, que o Royce lutou o UFC pq era o mais franzino da família.
Não sei se as versões do Drysdale são verídicas, mas a verdade é que os Gracie dão chance para especulações.
Você comentou essa parte de que os Gracies falavam que os adversários tinham 20 kg a mais, e me lembrei do Kimura. Eu pensava que Kimura era um brutamontes de mais de 100 kg, pelo que dizem os Gracies, porém, fui ler a autobiografia de Kimura, onde ele fala de sua carreira, suas lutas e estadia no Brasil, e pelo que ele diz na biografia, era um cara magro.
Essa diferença toda de peso entre Hélio Gracie e Kimura que tanto se fala, não existe.
@@marceloprofessordefisica8562 Totalmente! E o Kimura tinha 1,70m e o Hélio 1,75m
Os gracie aprenderam judô, que na época se chamava jujutsu e passaram a ensinar como se fosse algo que eles tivessem inventado
Realmente tem um gap nessa estória que não se fecha. O período em que o Carlos passou com o Conde Koma não seria o suficiente para torna-lo professor de Ju Jutsu.....além do migué de que :" o Hélio aprendeu sozinho".
Lendas se alimentam no obscurantismo
História *
@@fgniccomoneyoffo cara escreveu certo burro para de dar uma de professor pardal sem ter completado nem o ensino medio.
@@fgniccomoneyoffo uso de estória está correto na frase que o amigo usou.
Essa de aprendeu sozinho assistindo o irmão dar aula é meio forçação de barra mesmo.
Fora a in..... "Vencibilidade" do Rickson. O Mestre Rosado não ia inventar uma estória de que venceu Rickson num treino. Além do mais, tem a história do Ron Trip, que também venceu o Rickson num torneio de Sambo.
Eu entendo o Carlos! Imagina perguntarem para ele: - Quem é seu professor?
Ele: - Jacinto Ferro
Kkkkkk
Que nome foi esse, que os pais escolheram para o distinto professor?
Foi o Jacinto Ferro e o Benjamim Arrola
Infelizmente agora faz sentido... hahaha
@@glauciogonzales Complicada, a situação de Carlos Gracie em ter que responder com quem treinou.
Meus parabéns pelo seu Podcast, cada vez que assisto é um convidado melhor que outro, só pessoas inteligentes, eu mais aprendo sobre a vida do que lutas.
Só convidado acima da média.
Ao meu ver a capa está equivocada. Ele não fala que o Carlos NUNCA conheceu o Conde Koma. Fala que NÃO EXISTE COMPROVAÇÃO disso.
Boa. Sem sensacionalismo
Deslike pelo Click bait canal vai perdendo credibilidade aos poucos
É bizarro ter nego em pleno 2025 que ainda acredita nessa lorota de que o Hélio aprendeu jiu-jitsu sozinho vendo os irmãos treinarem e teve que adaptar o então judô pra si pq era muito fraco. Pelo amor de Deus, história com mais furos que uma peneira
Pior é dizerem que veio da Índia. kkkkk
Concordo! Penso o mesmo!
Dentro do jiujitsu tem pensamento de seita por isso que fico calado nessas discussões sobre a história da modalidade já que no jiujitsu tá cheio de historiador de boteco
Rapaz, tem muita gente achando que o Hélio criou todos os golpes, mata leão, armlock e o caramba...
Adaptar? Possível. Já ele ter criado sozinho? Duvido muito
Essa thumb distorceu o que o Robert disse. Ele fala que não há evidência de que o Carlos conheceu o Maeda. Não que o Carlos não conheceu o Maeda. Começa aos 06:00 o trecho
Conheci em 1976 aos 5 anos de idade, iniciei na academia Fada em Bento Ribeiro, no sobrado.
Os Fadda eram feras e não faziam estardalhaço! No primeiro desafio de Jj entre Academias, os Fadda venceram TODAS as lutas contra os Gracie . Os Gracie, prá variar, alegavam q a chave de pé era uma "técnica suburbana" q não acrescentava nada ao JJ..Hj todo mundo usa..
9:20 "Esse fragmento da história riquíssima virou 100% da história" Inclusive no título desse vídeo.
Eu só ouvia falar em Jiu-Jitsu na minha infância nos anos 1980 e adolescência nos anos 1990 pq morava no bairro do Barreto em Niterói e meu pai foi aluno do Mestre Amélio Câmara na Academia Oriente de Jiu-Jitsu, mas mesmo assim ele sempre se referia ao que ele treinava simplesmente como "Defesa Pessoal".
Lembro de Seu Amélio passando com sua lambretinha todas as noites em frente a minha casa e cumprimentando meu pai e dizendo que era pra ele me matricular logo na academia dele.
Infelizmente, embora as mensalidades não fossem salgadas, não tínhamos muita grana na época e ele acabou nunca me matriculando lá.
Só em 1995, já na faculdade (UFF) que passei a treinar Judô (Kodokan) e, como metade de meus colegas de treino eram Jiu-Jiteiros, pude ter noção de como o Mestre Amélio era reconhecido no meio e a oportunidade de ouro que perdi de ter sido seu aluno.
Ler esses relatos é muito bacana, sucesso, campeão. Osso!
Cara o professor Alfredo de Judô(falecido) ele foi aluno do Konde Koma...ele deixou alguns alunos que ainda estão vivos como Paulo Madureira, já bem debilitado pela alzheimer e fica isolado pq ele as vezes é agressivo e apesar da idade é perigoso.
Pena que, por enquanto, os livros dele estejam muito caros no Amazon. Mas já favoritei.
Eu acho que o título deveria ser: “historiador…” quando ela fala sobre esse assunto, ele não está falando enquanto lutador e sim enquanto historiador.
Eu entendo sua sugestão, e de fato, o Robert está falando como historiador. Porém ele é conhecido como campeão mundial de jiu-jitsu, e isso chama mais atenção do público alvo.
Excelente entrevista! Parabéns! O próprio Hélio Gracie numa entrevista, falou que começou aprendendo Judo. Há algo que sempre quis saber: quem graduou à faixa preta, os primeiros Gracies? Abraço.
Cara concordo plenamente! Aqui em Minas Gerais ninguém sabia o que era Jiu jitsu ate o Royce ficar famoso!
E minas já tinha Jiu-jitsu antes do ufc mas na época Hilton leão só dava aula pra a elite de BH
@marcusfreitas4123 Tinha o Iran Brasileiro aqui em Divinopolis! Os Gracies ja ate vieram apitar campeonato aqui! O Iran treinou com o Rickson e pegou a faixa preta do Carlos Gracie! O Marcelinho treinou aqui por um tempo mas começou em Formiga Mg, uma cidade a 90 km daqui! O Toquinho treinou só aqui antes de ir pra BTT! Ele chegou lá praticamente pronto!
Não fala 💩
@@ricardorick2176 em MG teve duas linhagens de JJ a Gracie vinda do Draculino e Caveirinha através da Gracie Barra no final dos anos 90 e a do Mestre japonês Takeo Yano, que foi um dos fundadores do JJ tradicional mineiro que já existia antes.
@@ricardorick2176 divinopolis tava longe do holofote midiatico
Eu mesmo só ouvi fala do jiu-jítsus pela primeira vez no fim dos anos 90!
Realmente!
Aqui em Brasília só um amigo que leu uma revista aleatória ouviu falar em JJ antes do Royce no UFC.
Eu sou de Brasília, tenho 51 anos ,judoca desde os 4 anos , e só fui ouvir falar no jiu-jitsu em 1993 depois do UFC .
O Roger Gracie deve ter batido demais nesse Drysdale,ele odeia os gracies kkkkkk ele rsse Alexandre tem muita inveja do jiu-jitsu brasileiro e dos gracies,fica notório
Tb acho q algum dos gracie comeu a mulher dele
Tu é burro.
Na minha visão, invadir academia, desafiar mestre na frente de alunos, desrespeitar tradição de outras lutas, bater no cara até desmaiar e continuar batendo até acordar e desmaiar de novo e se vangloriar disso tudo, o meu respeito não tem.
Nasci 1973 no Ceará e só ouvir falar do Jiujitsu em 1989, agora boxe, Karatê, Judô e KungFu sempre ouvir falar desde criançinha.
Pow a Thumb ta distorcendo o que ele disse, ele disse que nao existe evidencia de que, A Ausencia de evidencia nao eh Evidencia da Ausencia. Se sabe que o Carlos treinou na academia do maeda mas quem era o professor la era o Jacinto Ferro, no existe evidencia que prove nem desprove que o Maeda esporadicamente dava aula la.
O mundo conhece o jiujitsu por causa das lutas e desafios em duelos, e não por competições de jiujitsu, e o que mais acontece hoje é pessoas se interessando pelo jiujitsu esportivo.
O pior aulas de jiujitsu que não tem nenhum tipo de técnica voltada para a defesa pessoal.
Vdd, difícil achar o jiu-jitsu mais raiz
Jamais a Kodokan teria ascendência sobre o modo Gracie.
O processo de divisão e especialização em ne waza que o Robert destaca realmente foi algo muito impressionante.
Por que jamais?
@zenjudo223 Porque os perfis não se alinham.
O Kodokan é tradicional, rígido... o BJJ, ou GBJJ tinha um ambiente mais solto, não apegado às nomenclaturas e estrutura das aulas e métodos de transmissão.
Ademais, a questão comercial também pesou. Só em 1967 organizou-se a Federação da Guanabara e mesmo com todo esse interstício a Família Gracie desenvolveu suas atividades.
É isso. Uma opinião apenas, sem nada pejorativo nem ao Kodokan, nem aos Gracie. Mas a constatação de que tinham visões, objetivos e métodos bem distintos.
Os Gracies mentiram demais e contaram com a boa vontade de outro mentiroso, Roberto Marinho, criador do Grupo Globo.
Robert Drysdale foi um grande campeão de Jiu-jitsu,e é um estudioso da história do Jiu-jitsu e muito culto,o fato dele falar que os Gracies não teve contato com o Konde Koma,nao diminui em nada a importância e a revolução que os Gracies fizeram pelo Jiu-jitsu e Artes Marciais...as pessoas precisam parar de tratar tudo como se fosse política,criando torcidas e deixando de se informar de todos os lados e fontes.
A história do "menino franzino que aprendeu olhando..." é lorota braba.
Em todas as fotos da época, o Helio é sempre maior que o Carlos.
Carlson maior que todos eles, foi quem deu a cara a tapa mesmo... Quando o bicho pegava na REAL era o grão mestre Carlson que resolvia...
@@ricardoespindola8293 Mano, o Hélio foi o responsável por inventar esse esporte.
Tenho muito respeito pelo Carlson, mas, se tem um brasileiro que é tão conhecido no mundo quanto Pelé, ele se chama Hélio Gracie.
Com todas as ressalvas, todo tatame de respeito tem uma foto do velho.
Velho, se você vê as histórias dele com o sócio dele, é inacreditável. O cara dizia incorporar um índio e pegava a mulher do outro com consentimento 😂😂😂 será que ele era bom de contar história?
Takeo yano é parte da linhagem que sou formado um grande sensei que quase não é falado.
A minha tbm, meu sensei foi aluno de um aluno direto do yano
Esse rapaz é muito inteligente. Claro que alguns dizeres eu discordo dele. Todavia, há muita polêmica na Família Gracie.
Obvio que não criou né? Mas escuto de todo mundo sobre ele ter adaptado ao Jiu-jitsu pro seu biotipo , e acho mesmo difícil o carlos nao yer conhecido o Konde Koma , eles moravam aqui em Belém na minha cidade , tem grande chances de o Carlos yer conhecido ele e treinado ,o corpo do Konde coma ainda tava no cemitério da gentil com Dr Moraes
Muito foda!!!!✊🏻🤟🏻✊🏻🤟🏻✊🏻🤟🏻✊🏻
Gaguistao já nascem em guerra,centenas de anos de guerra nas fronteiras,já nascem cas a grossa.guerreiros.❤
Eu fui em uma aula experimental em 1994, gostei muito, mas naquela época era muito caro... até então para mim era desconhecido
Tinha também o Mestre Jacinto Leite, discípulo da Lenda indiana Jalin Rabei
Por favor , qual é o livro dele que conta a Real Historia ( redundância) do Jiu-jitsu ?
Se entendi bem o BJJ é uma arte marcial tipicamente brasileira.
Exatamente o Jiu-jitsu foi literalmente criado e aprimorado pelo helio, pois ate entãoas outras artes, não davam contiunidade quando a luta ia para o chão. O chão é só o começo!
não tem como ser tipicamente brasileira se basicamente tudo foi copiado do Judô...
@@cleitonsatiro Helio não criou NADA. Copiou uma parte do Judô, NADA mais...
@@zenjudo223 quem criou foi tu né? O judo já era faz muito tempo rapaz, nem dá pra ser considerado luta. O jiu-jitsu atropelou e atropela todas essas danças
@@cleitonsatiro Já era segundo a tua cabecinha.... presente em 206 países, esporte olímpico... NADA se compara a isso... bjj tem meia dúzia de países e só faz esse barulho pq tá nos EUA os reis do marketing.... bjj não atropela porra nenhuma... criou fama pq faziam competições favorecendo a luta de chão, ao não darem nada para quedas e usando um tatame, aí fica fácil.... sem um tatame o bjj sequer teria existido...
Jacyntho Ferro trabalhava na academia do Maeda, era instrutor da academia (não o mestre ou o professor). ACADEMIA DO MAEDA!! Os gracies poderiam dar crédito para o Jacyntho, penso que sim, pois devem ter aprendido algo, ou muito, com ele! De qualquer forma a academia era do Maeda. E também não há nada 100% comprovado que não aprenderam algo diretamente com o Maeda, para desqualificar com uma clara certeza toda uma história consagrada. Há sim na entrevista uma intenção de diminuir a relação dos Gracies com o japonês.
Se eles nunca treinaram com o Maeda mesmo e nunca chegaram a conhecê-lo... 🤷
Quem deveria receber os créditos do Jiu-Jitsu dos Gracies deveria ser exclusivamente o Jacyntho Ferro e não Maeda. Se ater a esse fato, Drysdale está mais que certo.
@@aluisiofsjr Sem Maeda, gracies não teriam como copiar uma parte do Judô e "criar" o bjj... Por favor....
@@zenjudo223 , deveriam, antes de tudo, dar crédito ao professor deles que é o Jacyntho Ferro, que ensinou à eles. Sem ele, não haveria Jiu-jítsu dos Gracies.
@@zenjudo223A questão não é desconsiderar a importância do Maeda, mas sim dar os devidos créditos ao professor Jacynto Ferro. Nesse caso o jiu-jitsu brasileiro fica mais brasileiro ainda.
O Yano nao é testemunha ocular do Conde Koma, mas o Yano ficou com Conde Koma treinando qdo ele chegou ao Brasil. Treinou ate se mudar do norte para ir ao Sudeste.
Esse Robert já sente o ferro 😂😂 brincadeiras à parte, na década de 80 quando eu era criança eu lia um livro do meu pai chamado jiu jitsu Sem Mestre da década de 70 cujo autor se chamava Luiz Fuki. O livro consistia em uma série de técnicas de judô sem nenhuma técnica de luta no chão. O de Bruce Tegner seguia o mesmo caminho.
Rapaz, filho bonito todo mundo quer ser pai. Arte marcial nenhuma tem criador. Todas elas tem origem tribal e multifacetada.
E qual seria a importância em dizer para o mundo que o Carlos, aprendeu jiujitsu com o japonês Maeda?
Só uma observação pra contribuir com o debate: o Daguestão é Rússia. 🇷🇺
Nunca ouvir falar desse entrevistado
E como tu ta aqui?
Tem q ter um episódio mostrando esse documentos, acho não tem assim na Internet
Algumas dessas histórias vc acha no wikipedia em inglês Gracie Family. Outras no site "Simon BJJ", mas se quiser as fontes originais, procure em sites de jornais antigos como o "Diário de Notícias" que costumava publicar as lutas de até 100 anos atrás, ou mesmo O Globo.
Você que foda! Qual é seu nome msm?
É fácil falar agora quando todo mundo está surfando e ganhando dinheiro com o jiu jitsu depois que os grecies abriram o caminho ai vem um cara desse falar um monte de besteira que ele nao comprava nada que ele ta falando.
Robert, você não morava no Rio, Claro que o Rio de Janeiro sabia o que era Jiu-Jitsu. Gracie na zona sul e Centro da Cidade. Mansur na Tijuca, Fadda na Zona Norte . Programa Heróis do Ringue !
Então o nome da luta é jacintoferro. Quando o cara vai ficando bom é pq o ferro tá entrando ou já sente o ferro entrando... sempre pratiquei judô! Nunca entrei nessa de jacintoferrismo.
O jiu-jitsu são as técnicas de solo do judô
Ouvi falar de uma academias que estam graduando seus faixas pretas com faixas coloridas , esse ai é mais um .
Eu sempre achei estranho os Gracye pouco comentarem sobre Conde Koma, agora entendo o motivo.
Robert, obrigado !
Gosto do Jiu-jitsu, mas meu interesse sempre foi o lado marcial pois penso que o podiun que todos devem almejar e o chegar em casa. Como a galera pensa em competições e esse não é meu interesse, saí fora.
É so treinar MMA mesmo nos dias de hoje. Queiram ou não o MMA é o vale tudo, só que esportivo. Mas quem sabe MMA tem a técnica mais eficiente do mundo. Ai surge icones como o Marcos Ruas que não me deixa memntir, ou tu acha alguem teria chances com O Marcos rua numa briga de rua? Ou com o Ricardo Arona numa briga pra se defender?
Os Gracies serem grandes contadores de histórias (algo entre a bravata e a lorota) ao mesmo tempo que depõem contra eles, também é o que fez o Jiu Jitsu chegar onde chegou. Isso que o pessoal não entende: os mitos autoreferenciados dos Gracies foram a fórmula do sucesso do BJJ
Lá ele! Curta se entendeu 😅
Pedro Valente e os irmãos Greice vejam isso.
E o Naldo Benny agora esta inventando mais estorias...
Kkkkkkkkkkkk
É igual o Senna, muita coisa foi idealizada.
E de onde surgiu o jiu-jitsu dos fadas?
Está documentado,que carlos gracie,nunca foi lutador de jiujitsu,basta buscar aqui mesmo,vídeo com provas.
O bom mesmo é glorificar os de fora e amaldiçoa os de dentro 😢
Fala que os Gracie criou a cbjjf por medo dos Faddas. 😂😂😂 Eu sei da historia 😂😂😂
Sakuraba gosta de Jiu Jitsu!!! 😂😂😂😂😂
Pessoal do Connect Cast este cidadão não saber nada de história do BJJ. Existe diversos livro da história do MMA. Que desmente o que ele está falando. Hoje temos Rildo Heros e Alexandre Breck que são muito melhores historiadores que este cidadão. Vocês deveriam entrevista eles sobre a história do BJJ.
Vixi! Não me incomoda mas são tantas histórias Q fui pegar meu RG kkkkkk que louco véio
A família Grace já foi até para a lua😂💪💀oss
Tem nego que vai apanhar !!! Pode acreditar 😂😂😂😂😂
Isso é trolagem jacinto o ferro 😂😂😂😂😂😂
@@Brunohuf Kkkkk pegadinha clássica nas radios
Qual a dificuldade de entender que é tudo do judô?
Nada a ver...ele só se esqueceu 😁de que quem conheceu Mistuyo Maeda primeiro, foi Gastão Gracie, um diplomata que falava sete idiomas. Maeda era conhecido pelas competições de vale-tudo de que ele participara mundo a fora demonstrando a eficácia do jiu-jítsu. Naquela época, Gastão morava na cidade de Belém, no Estado do Pará, o destino uniu esses dois homens quando Gastão ajudou Maeda a se estabelecer na nova terra. Para demonstrar sua gratidão, Maeda apresentou a Carlos Gracie, filho mais velho de Gastão, os princípios do jiu-jítsu japonês. Oss!
A EXISTÊNCIA de Gastão Gracie foi REAL...e vcs não podem ESCONDER ISTO...e apenas isto já MOSTRA por si que este argumento usado pelo sonso do vídeo para tentar diminuir por inveja/rancor...não cola! Oss!
foi uma tentativa desesperada para ter um novo Judo................. mas obrigado hoje eu vivo disso
Faltou o Naldo e Bambam
Jacindo ferro é fodaaaaaa kkkkkkk
Eles estão em guerra com a Rússia?
Até a década de 90 ninguém conhecia o Jiu Jitsu. O Judô reinava absoluto e depois vinha o Karatê e o Kung-fu por conta dos filmes de luta, em especial do Bruce Lee.
ninguém conhecia o jiu jitsu aonde? kkkkkkkkkk no rio de janeiro os irmãos gracie estampam os jornais O GLOBO desde a década de 30. Sempre foram muito famosos por lá. Desde Hélio, até Carlson, Rolls, Rickson e etc...
O Jiu Jitsu vivia numa bolha da zona sul carioca. Quem praticava Jiu Jitsu em SP antes da década de 90?@@nomad88198
O Jiu Jitsu vivia numa bolha da zona sul carioca. Quem praticava Jiu Jitsu em SP antes da década de 90?@@nomad88198
Fadda é Yano + Gracie. Sendo que Yano tem background basal é Dai Nippon Butokukai (mestre Isogai) + refinamento meste Mitsuyo Maeda.
@@Mobile-km1qi , exatamente como os Gracies, que já treinaram com Yano também.
Deslike pelo Click bait canal vai perdendo credibilidade aos poucos
Forrest Gracie
Se o Jacinto ferro, ensinou jiujitsu para o Carlos, e não tem como provar que o Jacinto aprendeu jiujitsu com Maeda, então quem ensinou jiu jitsu para o Jacinto?
Vcs estão cuspindo no prato que comeram...
Primeiro na polêmica kkkkkk
Jacinto ferro???? Mas que bagulho e este mds??
Quem desenvolveu o jiu-jitsu foi os Gracie, pelo q eu sei é isso. E é o que importa.
Quanta merda, o jiujitsu no Rio sempre foi reconhecido.
Procurem... revista O Cruzeiro década de 60 Hélio ensinando defesa pessoal...atenção: golpes seoi nage, tai otoshi, tomoe nage... golpes do JUDÔ... a verdade aparece...
Esse cara fala uma coisa, mas ele esquece que os membros da família gracie ainda estão vivos, e desmentem ele completamente kkkkkkkk
Os conspiracionistas vão a loucura
Faixa preta ponta vermelha , retirada dos katas , sem costumes e tradições japonesas , enfim fizeram de tudo pra não dizer que é Judo . E ainda iam desafiar judocas pra dizer que a mesma arte , e melhor que a própria .
Obscuridade eu discordo kkkk
O qué sabe esse q naceu ontem??e tem gente q acredita na 💩 q fala
Mestre eu Hélio Gracie adaptou as técnicas para que pessoas mais fracas pudessem se defender.
Tu realmente acredita nessa lorota?
As técnicas já eram usadas por pessoas fracas, já viu o porte físico dos japoneses?😂😂😂 Os caras não pensam nem 50kg😂😂😂
Robert quem? Nunca ouvi falar, ao contrário de Carlos e Hélio Gracie, pessoas de nome e credibilidade.
O cara é campeão mundial, um treinador consolidado, e estudioso da história do jiu-jitsu.
@ desculpa minha ignorância. Não conhecia como disse. Entendo que não é de bom tom levantar polêmicas contra aqueles que não estão mais entre nós, que não podem mais se defender.
E esse gordinho ai , criou o que ? A galera que vive de Jiu Jitsu hj , deve isso a família Gracie…
KKKK! Chimpa QI 83 é foda. Num sabe nem quem é o entrevistado. Pqp...
@@aluisiofsjr Vamos respeitar o chimpa, que não tem nada a ver com isso.
Que não criou o jiu jitsu obviamente todos nós sabemos né "xerock homes" mas que não conheceu o konde koma, só estando lá p saber né
Todos nós conhecemos?
Cara, se tu for em qualquer academia e perguntar pra qualquer faixa preta a história do jiu-jitsu, metade vai dizer que o Hélio criou e a outra metade vai dizer que ele adaptou pra si
Nada a ver...ele só se esqueceu 😁de que quem conheceu Mistuyo Maeda primeiro, foi Gastão Gracie, um diplomata que falava sete idiomas. Maeda era conhecido pelas competições de vale-tudo de que ele participara mundo a fora demonstrando a eficácia do jiu-jítsu. Naquela época, Gastão morava na cidade de Belém, no Estado do Pará, o destino uniu esses dois homens quando Gastão ajudou Maeda a se estabelecer na nova terra. Para demonstrar sua gratidão, Maeda apresentou a Carlos Gracie, filho mais velho de Gastão, os princípios do jiu-jítsu japonês. Oss!
@@noeticonous-Toth tu acabou de copiar e colar um texto que qualquer idiota consegue achar na Internet, quando não há registro histórico da relação entre Maeda e Gastão
Daguestão está em primeiro lugar o Islam e isso significa alcorao 65:4 leia e se assuste, alcorao 3:24 e 3:34, depois leia alcorao 9:5 e 9:111
Nada é bom la, principalmente a pior coisa que uma família pode fazer é deixar uma criança lá! A família que fizesse isso devia ser presa
Oa gracie sao muito mentirosos....
Vcs já leram o livro do Carlos ? Se não leiam depois opinem na moral um cara que desiste da luta no meio dela tento tudo pra ser um dos grandes astros do ufc meu amigo não tem moral pra tá falando palhaço foi demitido por isso .
Aniquilado as fake news gracies ☝🏽☝🏽😂😂
É notório que esse convidado não está a altura do CONNECTCAST e nem estatura, em comparação aos gigantes como Marco Ruas e Pinduca por exemplo...! Bola fora Alexandre. Mas você tem muito crédito, excelente entrevistador deixando o convidado concluir o raciocínio. Feliz Ano Novo. OSS🙌✅️
Meu amigo, nada a ver o que fala.
Bom mesmo é você 😏
Vou Nei assisti esse podcast ver esse maluco falar essas coisas tenho certeza pior reportagen Alexandre com Esse cara ae