Trabalho numa empresa Norueguesa e concordo q estamos entregando nosso petróleo cada vez mais. O povo precisa pensar no petróleo como nossa oportunidade de desenvolver o país
Reestatização é um dos processos mais burocrático e complexo que existe. Imagina tentar romper milhares de leis internacionais de economia, Brasil teria sanções pesada. Presidente que fizer isso tem que ter CORAGEM e ele não é Lula!
A administração Lula/prates da Petrobras é vergonhosa. O preço de paridade de importação (PPI) continua apesar do teatro feito no ano passado e ainda por cima a distribuição de dividendos permanece escandalosa. Ou seja, a população brasileira segue sendo roubada ao pagar o preço de combustível dolarizado e atrelado ao barril no mercado internacional, mesmo o país sendo autossuficiente em petroleo e com capacidade de refino capaz de suprir quase 80% do consumo interno (em gasolina somos praticamente autossuficientes!). Não há qualquer iniciativa real para se estabelecer uma política de soberania energética, retomando os ativos surrupiados (BR DISTRIBUIDORA, TAG, NTS, RLAM, RPCC...) e muito menos fechando o capital nos EUA. Enquanto isso distribuem 75 bilhões de reais em dividendos que em sua maior parte vão para acionistas ESTRANGEIROS (47,5%!!!), sendo que a União fica com apenas 36% que sequer serão revertidos em benefício da população em função do novo teto de gastos. Para se ter uma ideia de quanto a população brasileira está sendo roubada, o valor de mercado da Petrobras é em torno de 450 bilhões de reais, nos anos de 2021, 2022 e 2023 foram pagos em dividendos respectivamente 73 bilhões, 217 bilhões (!!!) e 75 bilhões de reais (somados são mais de 350 bilhões em três anos, metade para os gringos!). Em três anos escoaram praticamente o equilalente ao valor de mercado da empresa em dividendos. Pior disso é pelego comemorando a distribuição de dividendos e subida de ação na B3, enquanto é escalpelado no posto de combustíveis.
Seria interessante uma entrevista com o engenheiro Felipe Coutinho, da AEPET, que de longe é a pessoa que melhor vem divulgando o absurdo que vem sendo feito na Petrobras nos ultimos anos....
A melhor parte do vídeo foi a que o jones relembrou do tim maia. mas é bom ver essas informações porquê daí no final nós sabemos que não existem somente limitações que não podem ser rompidas, mas que também existem oportunidades que estão sendo perdidas.
Salve Jones! Incrível posicionamento. Note, há algum tempo que tu vens (tu vens, eu já escuto os teus sinais) se posicionando criticamente e radicalmente de fronte ao governo. Por bem, ou por mal, isso me sucita a crítica ao governo, por justamente propor esse questionamento, no estilo: "a pauta para esquerda seria essa, o governo propôs aquela... Sério que vamos tomar isso por esquerda?" Porém a reflexão de hoje foi a que mais pôs um tom de questionamento sobre o governo levando em conta tanto a posição do mesmo, quanto a expectativa que temos, quanto o que seria um posicionamento radical, quanto o que tange a classe trabalhadora e a classe media (que me enquadro), quanto aos desenvolvimentistas (no meu ver), quanto, fundamentalmente, que pauta pode-se tomar como, inicialmente, unificadora da luta nacional. Agradeço tua força na luta e agradeço aos apoiadores! Logo poderei apoiar também. Em breve, Jones presidente!
10:17 Elias não curtiu kkkkkkk Na live com o Humberto, ele falou que o Brasil tá integrando um bloco histórico, desdolarização... Na prática, é isso que o Jones tá abordando.
Getúlio foi o maior Presidente da história do Brasil (mas não o melhor, o melhor foi JK, que gerou o maior crescimento do PIB e maior poder de compra do Salário Mínimo) em tamanho e impacto histórico, ele transformou o país em um país industrializado. Ambos, Getúlio e JK, eram Nacionalistas de Centro, o Brasil nunca teve um Presidente nem de Centro-Esquerda. Tenho diversas críticas ao Getúlio, a principal ter sido Ditador, mas a criação da Petrobrás foi um dos maiores acertos dele. Nas últimas décadas vemos esse patrimônio sendo vendido a preço de banana pras grandes multinacionais e pra empresas estatais de petróleo de outros países (em geral países ricos). E por mais que seja a hora de fazer uma transição energética, e investir em energias renováveis, o Petróleo segue tendo utilidade, temos que parar de usar combustíveis fósseis o mais rápido possível, mas Petróleo também é usado pra várias outras coisas, os potes plásticos que todo mundo tem na cozinha de casa, são feitos de Petróleo, pois o plástico é feito de Petróleo. Sem falar de tipos de plástico modernos que são usados pra produtos de alta tecnologia, como em carros de Fórmula 1, por exemplo. Então sim, o Petróleo seguirá tendo utilidade. E pensando nessa utilidade e no fato de ser uma riqueza nacional, é obrigação do governo reestatizar a Petrobrás, pois ela é uma empresa estratégica pro país. Mas sabemos que o Neoliberalóide do Lula não fará isso! É um servo dos banqueiros e rentistas!
Ótimo vídeo. Apenas um comentário: atualmente os investimentos diretos da Petrobras já não são afetados pelas restrições no orçamento da União/novo teto de gastos. É uma estatal com independência financeira, assim como BB, Caixa, etc.
É foda o quanto o brasil é um país sabotado. Eramos pra ter feito a transição energetica pros biocombustível, enquanto isso o petróleo a gente continuaria refinando e exportando ele pra fora pra trazer dolas pra nossa economia.
A cúpula de dirigentes do PT tá precisando ver mais vídeos do Jones, viu. Porque olha, tão errado MUITO em estratégia política e capaz ainda que percam a próxima eleição
O Brasil é lascado porque é o único país desses aí que você mencionou em que a elite tem vergonha de ser brasileira e sonha em ser americana, de Orlando de preferencia. Sonha alternativamente com uma re-colonização.
O PT só foi um partido aguerrido no período pós-redemocratização. Passado esse período, conforme o tempo foi passando e as resistências foram aumentando (o que já era esperado), o PT optou pela conveniência de apenas "jogar parado" ou fazer alguns poucos movimentos bem lentos, sem politização, sem mobilização da classe trabalhadora, fazendo apenas o suficiente para ganhar eleições. Ganhar eleições virou "um fim em si mesmo" para o partido, e não um meio para mudar a realidade brasileira e da classe trabalhadora.
Concordo integralmente com que o JONES falou nessa live. A questão do petróleo é fundamental para o país, dada a sua matriz de transportes, majoritariamente rodoviária. Como em outras questões, o governo Lula está apostando numa estratégia de conciliação e isso vai fazer a extrema direita voltar com força nas eleições deste ano e ,se não for mudada a estratégia, algum candidato de extrema direita vai ser competitivo para 2026. Houve, de fato ,uma melhora no primeiro semestre de 2023, por causa do aumento do bolsa família e da queda da inflação. Como não houve teto de gastos em 2023, a economia deu um respiro e a taxa de desemprego caiu. A partir do último trimestre de 2023, a popularidade do Lula e do governo cairam, por causa principalmente da desaceleração econômica no segundo semestre e da inflação dos alimentos, esta que vem crescendo nos últimos 4 meses. E ainda não estão sendo sentidos os efeitos do teto de gastos.
Esses dias, só porque diminuiu um pouco os dividendos pagos pela Petrobras, a burguesia quase foi à loucura e tirou as calças pela cabeça. O que dirá propor essas mudanças. hehe
Se nem a renda da terra, que é um ativo IMÓVEL que fica dentro do próprio país, não pertence ao trabalhador de um modo geral, mas sim a um pequeno grupo de prorietários da burguesia nacional junto com investidores internacionais, imagina o petróleo.
Jones, concordo c tudo q vc disse no vídeo, à exceção de, e não entendi essa pseudodiferenciação que vc usou várias vezes no vídeo, de "classe trabalhadora" e "classe média". Até onde eu sei no mínimo a maioria da classe média é trabalhadora. A maior parte da minha família é de classe média, a maioria concursados, ou seja, vivem com um salário digno, sem explorar ninguém, fruto do seu Trabalho. Ou seja, se não trabalharem, não vivem. O dinheiro não cai do céu nem dá em árvore pra classe média; não é herança na maioria das vezes. É fruto de trabalho. Colocar essa distinção é depreciativo, como se conseguir chegar a ter um mínimo de direitos trabalhistas, com um salário digno e uma condição de vida minimamente digna, frutos do seu esforço (sem entrar no mérito de q a maioria do povo brasileiro infelizmente não tem acesso a esses direitos - educação básica, emprego, e salário justo, q deveriam ser universais) fosse algo minimamente semelhante a não pertencer à classe trabalhadora, ou seja, ser burguês. A distância q separa a classe média do q vc chamou de classe trabalhadora, q acho q na vdd se referia a classe baixa (usando essa classificação de baixa, média e alta, q nem são termos precisos) é infinitamente menor do q a distância da primeira para a classe alta, como vc bem sabe. Por mais q alguns q pertençam à ela estejam iludidos achando q são empreendedores, ou q são ricos pq têm um carro caro e um imóvel financiado em um bairro nobre. São aquela parcela da classe média q são a barata q torce ideologicamente pelo inseticida, mas ainda estes pertencem à classe trabalhadora, também.
acho q vc mesmo se respondeu no questionamento. sobre a parte da classe média se achar superior e tal. mas eles realmente não deixam de ser trabalhadores
Considerada o “novo pré-sal”, a Margem Equatorial Brasileira, faixa com mais de 2.000 km do Amapá ao Rio Grande do Norte, se converteu no maior embate entre a Petrobras e organizações ambientalistas. O BRASIL DEVE EXPLORAR O PETROLEO E TORNAR O BRASIL O 4 MAIOR PRODUTOR DE PETROLEO DO MUNDO URGENTEMENTE.
São importantes estudo e investigação que isolem claramente os principais responsáveis pela venda do pré-sal, botando-os na cadeia. É preciso amansar o grande capital a base de pancada.
Inclusive saiu manchete da Folha hoje falando que a cúpula do governo ficou puta com a questão dos dividendos da Petrobras, pq levou à queda dos valores de mercado da Petrobras. Possibilidades de trocarem o Alexandre Silveira e Prates por gente mais alinhada com o mercado. Não tem como mercado odiar o PT, embora esboce muito isso na mídia.
Vou deixa uma crítica aqui, acho que às vezes faz falta dá uma contextualizada melhor em valores e porcentagens, principalmente quando eles são parte de um conjunto maior ou uma diferença relativa e são usados pra sustentar um argumento que depende do conjunto ou o o valor absoluto. Por exemplo, beleza, a importação lá com a rússia aumentou 6.000%. Mas isso não me diz qual a porcentagem do nosso consumo total depende disso agora, nem qual a nossa capacidade de buscar de outro lugar se precisar, que é o que realmente importa pra discutir dependência. Até onde eu sei, baseado no vídeo, pode muito bem ser que antes a gente pegasse quase nada de lá e agora continue pegando pouco e só porque tá mais barato. A coisa da desdolarização tb. Beleza, aqueles bilhões em diesel criam uma necessidade por dólar. Mas quanto do "consumo de dólares" eles de fato representam? E se são uma fatia pequena, eles são representativos de resto? Dependendo da resposta isso é de fato relevante pra discutir se a prática é coerente com o discurso da desdolarização ou não. Enfim, eu muito mais concordo do que discordo da crítica toda, mas acho que tem uns argumentos que acabam ficando fracos por causa disso, mas sendo apresentados como fortes, o que corre o risco de baixar a confiança em todo o resto junto.
Ser autossuficiente em petróleo é bom, mas que adianta se termos que importar diesel e gasolina, pois nossas refinarias não são suficientes para abastecer o país?
Não são porque não quiseram na época (pois assim dava pra alguem ganhar dinheiro com isso) e porque foi privatizado, vide a refinaria Mataripe na Bahia.
Mas quão conspiracionista é a noção de que o problema da corrupção faz justamente parte do motivo pelo qual esses debates não são feitos? Dizer que jogar contra o povo é “burrice” do Lula/governo federal me parece MUITO difícil. É sério que quando a gente fala “joga pros bancos, joga pro agro” etc, galera magnata. A gente realmente tá dizendo que isso é em troca de “apoio” eleitoral e não doq eles tem de mais: dinheiro???
Percebo que, ao ver o governo Lula não pautar o debate em temas sensíveis como esse (sobre a reestatização da Petrobrás), a sua popularidade só tende a cair ainda mais.
O governo Lula optou por não confrontar nada,é uma vergonha!
Nada nosso, tudo deles. E paz aos senhores
Trabalho numa empresa Norueguesa e concordo q estamos entregando nosso petróleo cada vez mais. O povo precisa pensar no petróleo como nossa oportunidade de desenvolver o país
Na sua empresa tem enfermeiros? Tenho s carteira marítimo e dou fluente em inglês
É lamentável o governo não ter reestatizado a Petrobrás!
Reestatização é um dos processos mais burocrático e complexo que existe. Imagina tentar romper milhares de leis internacionais de economia, Brasil teria sanções pesada. Presidente que fizer isso tem que ter CORAGEM e ele não é Lula!
É decepcionante o quão longe o PT vai em seu neoliberalismo
A administração Lula/prates da Petrobras é vergonhosa. O preço de paridade de importação (PPI) continua apesar do teatro feito no ano passado e ainda por cima a distribuição de dividendos permanece escandalosa. Ou seja, a população brasileira segue sendo roubada ao pagar o preço de combustível dolarizado e atrelado ao barril no mercado internacional, mesmo o país sendo autossuficiente em petroleo e com capacidade de refino capaz de suprir quase 80% do consumo interno (em gasolina somos praticamente autossuficientes!). Não há qualquer iniciativa real para se estabelecer uma política de soberania energética, retomando os ativos surrupiados (BR DISTRIBUIDORA, TAG, NTS, RLAM, RPCC...) e muito menos fechando o capital nos EUA. Enquanto isso distribuem 75 bilhões de reais em dividendos que em sua maior parte vão para acionistas ESTRANGEIROS (47,5%!!!), sendo que a União fica com apenas 36% que sequer serão revertidos em benefício da população em função do novo teto de gastos. Para se ter uma ideia de quanto a população brasileira está sendo roubada, o valor de mercado da Petrobras é em torno de 450 bilhões de reais, nos anos de 2021, 2022 e 2023 foram pagos em dividendos respectivamente 73 bilhões, 217 bilhões (!!!) e 75 bilhões de reais (somados são mais de 350 bilhões em três anos, metade para os gringos!). Em três anos escoaram praticamente o equilalente ao valor de mercado da empresa em dividendos. Pior disso é pelego comemorando a distribuição de dividendos e subida de ação na B3, enquanto é escalpelado no posto de combustíveis.
Seria interessante uma entrevista com o engenheiro Felipe Coutinho, da AEPET, que de longe é a pessoa que melhor vem divulgando o absurdo que vem sendo feito na Petrobras nos ultimos anos....
24:49 o Jones como cantor é um ótimo cientista social kkkkkkk vamos a luta camarada
ela partiu (a afinação)
simplesmente Mones & Janoel
Valeu!Grande Tim Maia!
A melhor parte do vídeo foi a que o jones relembrou do tim maia. mas é bom ver essas informações porquê daí no final nós sabemos que não existem somente limitações que não podem ser rompidas, mas que também existem oportunidades que estão sendo perdidas.
Dá lhe Jones
Salve Jones! Incrível posicionamento. Note, há algum tempo que tu vens (tu vens, eu já escuto os teus sinais) se posicionando criticamente e radicalmente de fronte ao governo. Por bem, ou por mal, isso me sucita a crítica ao governo, por justamente propor esse questionamento, no estilo: "a pauta para esquerda seria essa, o governo propôs aquela... Sério que vamos tomar isso por esquerda?"
Porém a reflexão de hoje foi a que mais pôs um tom de questionamento sobre o governo levando em conta tanto a posição do mesmo, quanto a expectativa que temos, quanto o que seria um posicionamento radical, quanto o que tange a classe trabalhadora e a classe media (que me enquadro), quanto aos desenvolvimentistas (no meu ver), quanto, fundamentalmente, que pauta pode-se tomar como, inicialmente, unificadora da luta nacional.
Agradeço tua força na luta e agradeço aos apoiadores! Logo poderei apoiar também.
Em breve, Jones presidente!
Kkkkkkkk mais um retardado
comentando já para engajar porque sei que vem uma aula “braba”
Certeza que vc e corno
10:17 Elias não curtiu kkkkkkk
Na live com o Humberto, ele falou que o Brasil tá integrando um bloco histórico, desdolarização... Na prática, é isso que o Jones tá abordando.
Alias se vendeu, agora que ele conseguii um carinho bom, ele não ta nem ae pro país
Getúlio foi o maior Presidente da história do Brasil (mas não o melhor, o melhor foi JK, que gerou o maior crescimento do PIB e maior poder de compra do Salário Mínimo) em tamanho e impacto histórico, ele transformou o país em um país industrializado. Ambos, Getúlio e JK, eram Nacionalistas de Centro, o Brasil nunca teve um Presidente nem de Centro-Esquerda. Tenho diversas críticas ao Getúlio, a principal ter sido Ditador, mas a criação da Petrobrás foi um dos maiores acertos dele. Nas últimas décadas vemos esse patrimônio sendo vendido a preço de banana pras grandes multinacionais e pra empresas estatais de petróleo de outros países (em geral países ricos). E por mais que seja a hora de fazer uma transição energética, e investir em energias renováveis, o Petróleo segue tendo utilidade, temos que parar de usar combustíveis fósseis o mais rápido possível, mas Petróleo também é usado pra várias outras coisas, os potes plásticos que todo mundo tem na cozinha de casa, são feitos de Petróleo, pois o plástico é feito de Petróleo. Sem falar de tipos de plástico modernos que são usados pra produtos de alta tecnologia, como em carros de Fórmula 1, por exemplo. Então sim, o Petróleo seguirá tendo utilidade. E pensando nessa utilidade e no fato de ser uma riqueza nacional, é obrigação do governo reestatizar a Petrobrás, pois ela é uma empresa estratégica pro país. Mas sabemos que o Neoliberalóide do Lula não fará isso! É um servo dos banqueiros e rentistas!
O Jones é o intelectual mais sério, honesto e realista que existe atualmente no Brasil!
Perfeito.
Ótimo vídeo. Apenas um comentário: atualmente os investimentos diretos da Petrobras já não são afetados pelas restrições no orçamento da União/novo teto de gastos. É uma estatal com independência financeira, assim como BB, Caixa, etc.
É foda o quanto o brasil é um país sabotado. Eramos pra ter feito a transição energetica pros biocombustível, enquanto isso o petróleo a gente continuaria refinando e exportando ele pra fora pra trazer dolas pra nossa economia.
Terra é pra fazer comida. No longo prazo, essa transição acabaria aumentando a pressão pra termos ainda menos soberania alimentar.
Perfeito, Jones.
A cúpula de dirigentes do PT tá precisando ver mais vídeos do Jones, viu. Porque olha, tão errado MUITO em estratégia política e capaz ainda que percam a próxima eleição
O Brasil é lascado porque é o único país desses aí que você mencionou em que a elite tem vergonha de ser brasileira e sonha em ser americana, de Orlando de preferencia. Sonha alternativamente com uma re-colonização.
Só retrocesso e oportunidade perdida
sim
Main Mercy?
@@guilherme6983 aham
Disse tudo, professor!
O PT só foi um partido aguerrido no período pós-redemocratização. Passado esse período, conforme o tempo foi passando e as resistências foram aumentando (o que já era esperado), o PT optou pela conveniência de apenas "jogar parado" ou fazer alguns poucos movimentos bem lentos, sem politização, sem mobilização da classe trabalhadora, fazendo apenas o suficiente para ganhar eleições. Ganhar eleições virou "um fim em si mesmo" para o partido, e não um meio para mudar a realidade brasileira e da classe trabalhadora.
Tchê Jones tu me dá nova esperança para a Esquerda brasileira. Mas como cantor está complicado 😁🧡
Jones como cantor é otimo agente politico kkkkkkkkkkkkkkk
Tu é brabo mlq continue assim.
🆙️🆙️🆙️🆙️🆙️
Como sempre certeiro
O preço da gasolina está igual no governo brasileiro
Salve camarada Jones.
Concordo integralmente com que o JONES falou nessa live. A questão do petróleo é fundamental para o país, dada a sua matriz de transportes, majoritariamente rodoviária. Como em outras questões, o governo Lula está apostando numa estratégia de conciliação e isso vai fazer a extrema direita voltar com força nas eleições deste ano e ,se não for mudada a estratégia, algum candidato de extrema direita vai ser competitivo para 2026. Houve, de fato ,uma melhora no primeiro semestre de 2023, por causa do aumento do bolsa família e da queda da inflação. Como não houve teto de gastos em 2023, a economia deu um respiro e a taxa de desemprego caiu. A partir do último trimestre de 2023, a popularidade do Lula e do governo cairam, por causa principalmente da desaceleração econômica no segundo semestre e da inflação dos alimentos, esta que vem crescendo nos últimos 4 meses. E ainda não estão sendo sentidos os efeitos do teto de gastos.
Esses dias, só porque diminuiu um pouco os dividendos pagos pela Petrobras, a burguesia quase foi à loucura e tirou as calças pela cabeça. O que dirá propor essas mudanças. hehe
necessario demais
Obrigado por esse vídeo, camarada.
👏👏👏
Se nem a renda da terra, que é um ativo IMÓVEL que fica dentro do próprio país, não pertence ao trabalhador de um modo geral, mas sim a um pequeno grupo de prorietários da burguesia nacional junto com investidores internacionais, imagina o petróleo.
Engajamento
Jones, concordo c tudo q vc disse no vídeo, à exceção de, e não entendi essa pseudodiferenciação que vc usou várias vezes no vídeo, de "classe trabalhadora" e "classe média". Até onde eu sei no mínimo a maioria da classe média é trabalhadora. A maior parte da minha família é de classe média, a maioria concursados, ou seja, vivem com um salário digno, sem explorar ninguém, fruto do seu Trabalho. Ou seja, se não trabalharem, não vivem. O dinheiro não cai do céu nem dá em árvore pra classe média; não é herança na maioria das vezes. É fruto de trabalho. Colocar essa distinção é depreciativo, como se conseguir chegar a ter um mínimo de direitos trabalhistas, com um salário digno e uma condição de vida minimamente digna, frutos do seu esforço (sem entrar no mérito de q a maioria do povo brasileiro infelizmente não tem acesso a esses direitos - educação básica, emprego, e salário justo, q deveriam ser universais) fosse algo minimamente semelhante a não pertencer à classe trabalhadora, ou seja, ser burguês. A distância q separa a classe média do q vc chamou de classe trabalhadora, q acho q na vdd se referia a classe baixa (usando essa classificação de baixa, média e alta, q nem são termos precisos) é infinitamente menor do q a distância da primeira para a classe alta, como vc bem sabe. Por mais q alguns q pertençam à ela estejam iludidos achando q são empreendedores, ou q são ricos pq têm um carro caro e um imóvel financiado em um bairro nobre. São aquela parcela da classe média q são a barata q torce ideologicamente pelo inseticida, mas ainda estes pertencem à classe trabalhadora, também.
acho q vc mesmo se respondeu no questionamento. sobre a parte da classe média se achar superior e tal. mas eles realmente não deixam de ser trabalhadores
Considerada o “novo pré-sal”, a Margem Equatorial Brasileira, faixa com mais de 2.000 km do Amapá ao Rio Grande do Norte, se converteu no maior embate entre a Petrobras e organizações ambientalistas. O BRASIL DEVE EXPLORAR O PETROLEO E TORNAR O BRASIL O 4 MAIOR PRODUTOR DE PETROLEO DO MUNDO URGENTEMENTE.
explorar pra que se vai entregar tudo pra gringo
👏👏👏🦊🦊🖤🖤
São importantes estudo e investigação que isolem claramente os principais responsáveis pela venda do pré-sal, botando-os na cadeia. É preciso amansar o grande capital a base de pancada.
Inclusive saiu manchete da Folha hoje falando que a cúpula do governo ficou puta com a questão dos dividendos da Petrobras, pq levou à queda dos valores de mercado da Petrobras. Possibilidades de trocarem o Alexandre Silveira e Prates por gente mais alinhada com o mercado.
Não tem como mercado odiar o PT, embora esboce muito isso na mídia.
Esse desgoverno é lamentável
Wakanda do Sul me pegou de jeito. 😂😂😂😂
Jones ouvi dizer que você é reformista
Estão esperando muito de um analfa!!!
Vou deixa uma crítica aqui, acho que às vezes faz falta dá uma contextualizada melhor em valores e porcentagens, principalmente quando eles são parte de um conjunto maior ou uma diferença relativa e são usados pra sustentar um argumento que depende do conjunto ou o o valor absoluto.
Por exemplo, beleza, a importação lá com a rússia aumentou 6.000%. Mas isso não me diz qual a porcentagem do nosso consumo total depende disso agora, nem qual a nossa capacidade de buscar de outro lugar se precisar, que é o que realmente importa pra discutir dependência. Até onde eu sei, baseado no vídeo, pode muito bem ser que antes a gente pegasse quase nada de lá e agora continue pegando pouco e só porque tá mais barato.
A coisa da desdolarização tb. Beleza, aqueles bilhões em diesel criam uma necessidade por dólar. Mas quanto do "consumo de dólares" eles de fato representam? E se são uma fatia pequena, eles são representativos de resto? Dependendo da resposta isso é de fato relevante pra discutir se a prática é coerente com o discurso da desdolarização ou não.
Enfim, eu muito mais concordo do que discordo da crítica toda, mas acho que tem uns argumentos que acabam ficando fracos por causa disso, mas sendo apresentados como fortes, o que corre o risco de baixar a confiança em todo o resto junto.
Primeiro!!
Ser autossuficiente em petróleo é bom, mas que adianta se termos que importar diesel e gasolina, pois nossas refinarias não são suficientes para abastecer o país?
Não são porque não quiseram na época (pois assim dava pra alguem ganhar dinheiro com isso) e porque foi privatizado, vide a refinaria Mataripe na Bahia.
Espero que na próxima eleição o povo tome juízo e vote no Ciro. O PT só sabe cuidar dele mesmo.
Salve
O petróleo é nosso mas os derivados não
Mas quão conspiracionista é a noção de que o problema da corrupção faz justamente parte do motivo pelo qual esses debates não são feitos?
Dizer que jogar contra o povo é “burrice” do Lula/governo federal me parece MUITO difícil.
É sério que quando a gente fala “joga pros bancos, joga pro agro” etc, galera magnata. A gente realmente tá dizendo que isso é em troca de “apoio” eleitoral e não doq eles tem de mais: dinheiro???
Pqp Jones presidente!!!
Percebo que, ao ver o governo Lula não pautar o debate em temas sensíveis como esse (sobre a reestatização da Petrobrás), a sua popularidade só tende a cair ainda mais.
Poderia nao; pode!
O Jones cantando kkkkkkkkkkkkkk
Camarada, coloque o link das tuas fontes nos comentários fixados, por favor!
🤔🤔🤔🤔🤔💣💣💣💣💣💣💥💥💥💥💥💥👀
O BRASIL DEVE EXPLORAR O NOSSO PRE-SAL DA ZONA EQUATORIAL.
Quanta oportunidade perdida
up
O petroleo e nosso, disse os EUA ao Brazeel do Lula!
"O governo Lula não optou pelo enfrentamento nessa questão..." Infelizmente isso tá valendo para todos os vídeos sobre o PT 😅
Eu fiz o L pra isso, não pera...
FDS maconheiro
Daqui a pouco o Tamir aparece falando bobagens!!!
Engajamento