A diferença entre ativismo e militância política. ONGs como o greenpeace vão muito pela prática, mas sem condições de entender a totalidade da questão econômica global. Já dizia nosso Chico Mendes, ambientalismo sem luta de classes é jardinagem.
Camarada… eu estou longe de divergir por divergir, concordo com o que falou, só tenho uma dúvida secundária: em que momento chico mendes falou isso? É uma pergunta sincera… por que ja vi muito essa citação na net mas nunca de onde ela veio… foi de um escrito? Foi em algum discurso? Até hoje não achei
@@ryantavvres camarada, eu só conheço uma citação indireta de Galeano, se vc procurar na internet acha fácil, quanto a algo direto não sei, talvez tenha sido em alguma carta ou entrevista. Existem várias cartas que Chico legou, como a carta ao jovem do futuro(que emociona muito).
@@ryantavvres se não me engano, ele disse isso num documentário chamado "Chico Mendes - cartas da floresta, de 2009", disponível aqui no RUclips. Minha professora da graduação exibiu pra gente em sala de aula!
@@felipeemmanueldesouzavieir8292 se não me engano, ele disse isso num documentário chamado "Chico Mendes - cartas da floresta, de 2009", disponível aqui no RUclips. Minha professora da graduação exibiu pra gente em sala de aula!
Basicamente, vamos extrair seu petróleo por décadas, desencadear um crescimento de temperatura nunca visto antes, e quando você for pegar as migalhas de petróleo que deixamos, vamos impedir pq tem que ser verde🥰
Todo dia assisto os vídeos do Jones e todo dia fico impressionada com sua capacidade de análise e de fazer críticas muito contundentes. Comentário só pra ajudar com o engajamento mesmo. Valeu, camarada!
Essas organizações ambientais são uma decepção. Atacam os combustíveis fósseis e esquecem que a agropecuária causa mais danos ao meio ambiente. Elas recebem ajuda financeira de pessoas a favor do agronegócio, elas fazem vista grossa descaradamente.
São uma decepção por não terem uma visão mais integral do contexto que o Jones descreveu. Mas não dá para dizer que esquecem o agro, de jeito nenhum! Fazem muitas e muitas ações, campanhas e estudos denunciando o papel deletério do agro, há muitos anos!
Onde estava o Greenpeace quando a Pbio foi sucateada? A Petrobras na década de 2000 era pioneira em desenvolvimento de combustíveis alternativos aos fósseis. Durante a gestão Graça Foster tivemos investimento maciço em pesquisas de energia alternativa. Infelizmente quando o desmonte dessas gerências da empresa começou as organizações ambientais não estavam ao nosso lado
Sobre esse tema do início do vídeo existe um cálculo bem interessante sobre capacidade de suporte da terra. O que EUA, China e outros países do centro capitalista consomem passam da capacidade de renovação do planeta. (Cito China pela alta capacidade produtiva e por ser um dos maiores poluidores do mundo)
Projeto de Transição Energética da Petrobrás, com projeto de reindustrialização focado em tecnologia e no conhecimento nas universidades, fortalecimento de ferrovias e hidrovias, um projeto estruturado de reforma urbana, todas essas coisas citadas pelo Jones no vídeo, tavam no Projeto que o Ciro Gomes apresentou nas 2 últimas eleições Presidenciais. Muito bom ver que aparentemente a cada dia temos mais alinhamento de ideias no resto que sobrou da Esquerda Brasileira, precisamos dessa união.
Uma proposta que achei bem interessante é a utilização de combustíveis sintéticos. Vi isso uns meses atrás no canal da Sabine Hossenfelder. Vc poderia manter toda a infraestrutura que já existe de bombas e postos e dutos e tudo, mantém os motores a combustão, única diferença é que o combustível seria sintetizado a partir da captura atmosférica dos elementos necessários. Não se estaria mais retirando do solo pra jogar no ar, seria uma "soma zero". Não serve para diminuir o estrago que já temos, mas serviria pra parar de aumentar. Com a vantagem de não ter que gastar em novas infraestruturas.
Toda vez q alguém fala em ferrovias eu fico feliz e triste. Tem poucas coisas q quero tanto quanto ferrovias, mas parece uma realidade tão distante que fica até difícil imaginar. Esse debate precisa ser retomado com força
É isso ai, so vamos conseguir um desenvolvimento sustentavel si conseguirmos tratar o tema com a seriedade que ele merece dentro de um plano concreto e publico.
desanimador... acho que muito pior que esse arcabolço fiscal é o agro que está estrangulando nosso sonho de ver o BR sustentavel o Brasil usa mais agrotoxico que China e EUA juntos. Isso e surreal têm muita coisa errada, tantas que um BR sustentável seria pra um excelente qualidade de vida a todos os brasileiros
P.S. Jones, falando de Brasil... Dê uma olhada na sociedade à nossa volta... Com isso que está aí , NENHUMA medida econômica vai resolver, por si só, esse problema. A primeira coisa em que precisamos focar para que tenhamos as mudanças de que precisamos é a EDUCAÇÃO de nosso povo... É urgente, é crítico, é vital. Eu olho para nosso Ministério da Educação e tenho vontade de chorar, gritar e arrancar os cabelos! 😫 Desesperador ver como a gestão Camilo Santana está acelerando em direção ao abismo! E o governo achando que vai combater "fake news" e negacionismo com posts em redes sociais...Tá tudo ERRADO, Jones, muito além da política econômica. A abordagem do governo para nossos problemas não é só insuficiente, é completamente inócua e inadequada!
Não basta o tamanho do trabalho necessário para alcançarmos a revolução brasileira. A partir do momento que o socialismo implementar-se no Brasil teremos MUITO mais trabalho pela frente para construir um Brasil verdadeiramente para o povo.
Quais são tuas propostas "concretas" para melhorar as condições do país em relação a política econômica interna externa, reforma política (legislativo, judiciário e executivo), forças armadas, nova constituição das leis,federalismo,...
@@JonesManoel me expressei mal, vc precisa militar dentro do parlamento, eleito. O que vc faz aqui fora é fantástico, mas lá no congresso vai ser melhor ainda.
Jones, a questão é a seguinte: infelizmente nós temos uma esquerda ou progressismo avesso às questões ambientais e sociais mais profundas. Parte disso dá espaço para que ONGs internacionais ambientem por esse espaço e ganhe apoio de parte vulnerável da população. A título de exemplo: o Greenpeace está fazendo estudos sobre a exploração da Foz do Amazonas para apontar as consequências da exploração. Até aí é de desconfiar. Não se questiona o sistema capitalista. Mas, por exemplo, em situações de extrema pobreza como da Amazônia, qualquer discurso como esse é aceitável não por uma questão de acreditar, mas por conta da necessidade extrema onde o Estado não chega. Quer exemplos 100% brasileiros? A atuação de igrejas evangélicas e comunidades terapêuticas. Só muda o tema, mas o objetivo é o mesmo: forçar a acreditar que o Estado é péssimo e não consegue solucionar problemas concretos. Infelizmente, como Amazônia, afirmo que o discurso de transição energética ainda fica restrito aos pensadores de academia. Não se fala em economia de comunidades tradicionais e preservação. Se fala muito ainda de uma população autóctone que só sobrevive do que colhe. Essa não é uma realidade para muitos há tempos.
Sem prejuízo de todos os pontos que o Jones levantou, creio que faltou pontuar que, em termos de emissões de carbono do Brasil, a contribuição do desmatamento é significativamente maior do que dos transportes. Claro que tbm precisa reduzir consumo de gasolina e diesel, mas se a preocupação é séria com mudança climática a primeirs crítica tem que ser ao modelo primário-exportador, e incluir os países importadores das matérias prim
É a mesma ladainha que o Greenpeace tem sobre hidreletricas na Amazônia. Mas nesse caso eles contam e se monetizam com a real desgraça de populações tradicionais e indigenas que sofrem os impactos nefastos da indústria energética. É um debate delicado, mas necessário.
Tenho refletido bastante sobre a ideologia ambiental brasileira e identifico,uma correspondência conservadorismo ecológico, progressismo ecológico, xenofobia ecolóhica, nazismo ecológico, colonialismo ecológico etc, que coloca a.culpa da degradação em espécies invasora, enquanto o sistema continua o mesmo, estado de.competição e exploração que geram escacez
Vc está querendo falar que a gente não teve endustralizar????ser a gente não ser endustralizar como o povo que estar nos ônibus 2horas ou mais imper como a população maioria como mal mal arroz e feijão,como a maioria dos povo nas favela ou aonde alaga???ummm vc e classe média ou Alda??pq PR pessoas que e pobre esse e o mínimo 😮💨e PR salvarem que pessoas que cor que partes do mundo que classer?????
gente, boa noite fiquei sabendo pelo Pedro do ateu informa que ele tem uma treta com o Jones e o gaiofato por conta do ateísmo, alguém pode me explicar essa treta? ele fez uma live que chinga os dois de imbencis e até chama o gaiofato de bicho.
A China é uma grande poluidora em números absolutos, mas polui pouco em números per capita. Aliado a isso, a China é o único país que está levando a sério a transição energética, só ano passado instalou mais capacidade de energia solar fo que os Estados Unidos instalou durante toda sua história. A China também está produzindo e instalando mais reatores nucleares do que qualquer outro país do mundo Dá pra criticar um bocado de coisa da China, mas não dá pra colocar ela como uma das grandes responsáveis pelo aquecimento global
Mas mesmo com orçamento limitado,, a questão ambiental não é prioridade.O negacionismo morno é grande mesmo na esquerda. Nada tb garante que se cair o teto de gastos o governo vai aplicar corretamente os recursos em transição energética e sustentabilidade. Deveria ser prioridade desde já!
ótima análise Jones, entretanto, acho que vc está sendo preconceituoso com o Aldo Rebelo. Não que Aldo não seja livre de críticas, pelo contrário, mas o seu livro (Amazônia - A maldição de Tordesilhas) é uma das referências atuais para essa discussão. O 247 não se furtou dessa oportunidade , acho que vc não deveria se esquivar dessa análise. O livro não tem nada a ver com "negacionismo", mas sim com uma crítica histórica a essa perspectiva imperialista por trás do "bom mocismo" frente à questão ambiental, especialmente em se tratando da Amazônia.
É a mesma ladainha que o Greenpeace tem sobre hidreletricas na Amazônia. Mas nesse caso eles contam e se monetizam com a real desgraça de populações tradicionais e indigenas que sofrem os impactos nefastos da indústria energética. É um debate delicado, mas necessário.
A diferença entre ativismo e militância política. ONGs como o greenpeace vão muito pela prática, mas sem condições de entender a totalidade da questão econômica global. Já dizia nosso Chico Mendes, ambientalismo sem luta de classes é jardinagem.
Camarada… eu estou longe de divergir por divergir, concordo com o que falou, só tenho uma dúvida secundária: em que momento chico mendes falou isso? É uma pergunta sincera… por que ja vi muito essa citação na net mas nunca de onde ela veio… foi de um escrito? Foi em algum discurso? Até hoje não achei
@@ryantavvres camarada, eu só conheço uma citação indireta de Galeano, se vc procurar na internet acha fácil, quanto a algo direto não sei, talvez tenha sido em alguma carta ou entrevista. Existem várias cartas que Chico legou, como a carta ao jovem do futuro(que emociona muito).
@@ryantavvres se não me engano, ele disse isso num documentário chamado "Chico Mendes - cartas da floresta, de 2009", disponível aqui no RUclips. Minha professora da graduação exibiu pra gente em sala de aula!
@@felipeemmanueldesouzavieir8292 se não me engano, ele disse isso num documentário chamado "Chico Mendes - cartas da floresta, de 2009", disponível aqui no RUclips. Minha professora da graduação exibiu pra gente em sala de aula!
Greenpeace tem que ser proibido, todas essas ongs vindas de fora são usadas para dividir o povo e controlar o país
Eu fico impressionado em como o Jones consegue produzir tanto vídeo bom em um espaço tão curto de tempo :o
Ele tem 3 sósias, igual o Lula e o Putin.
Cada dia que passa mais impressiona com sua capacidade de analise dos fatos 👏👏👏👏
Basicamente, vamos extrair seu petróleo por décadas, desencadear um crescimento de temperatura nunca visto antes, e quando você for pegar as migalhas de petróleo que deixamos, vamos impedir pq tem que ser verde🥰
Todo dia assisto os vídeos do Jones e todo dia fico impressionada com sua capacidade de análise e de fazer críticas muito contundentes. Comentário só pra ajudar com o engajamento mesmo. Valeu, camarada!
Perfeito, camarada ❤
Dá uma tristeza depois dos videos do Jones pq sabemos que NADA vai acontecer.
Não vamos perder a esperança camarada, um dia essa revolução vai acontecer.
Essas organizações ambientais são uma decepção. Atacam os combustíveis fósseis e esquecem que a agropecuária causa mais danos ao meio ambiente. Elas recebem ajuda financeira de pessoas a favor do agronegócio, elas fazem vista grossa descaradamente.
Eles criticaram o Agro diversas vezes
São uma decepção por não terem uma visão mais integral do contexto que o Jones descreveu. Mas não dá para dizer que esquecem o agro, de jeito nenhum! Fazem muitas e muitas ações, campanhas e estudos denunciando o papel deletério do agro, há muitos anos!
Da Classe média branca dita progressista identidarismo e outras invenções divercionista!
Energia coletivizada já , como premissa da emancipação humana.
Boa tarde, camarada! Nunca ouvi falar sobre este conceito, poderia me indicar algum material de estudo?
Tb me interessei nesse material.
@DomRodrigo será que ele volta? rs
Salve camarada, sugestão para próximos vídeos:
Créditos de carbono;
Agropecuária extensiva que é a maior geradora de gases de efeito estuda do Brasil.
Muito boa discussão, camarada!
O petróleo é nosso SIM, e a Petrobras 100% pública é o caminho para a superação das fontes fósseis ✊🏽⚧☭
Uma revolução sobre trilhos reformando nossas periferias
Alkmin na vice foi a garantia de que a lógica em vigor não seria mexida
Excelente análise! Eu realmente, tinha uma ilusão com a Greenpeace... Tenho aprendido mt aqui! Gratidão sr. presidente! 🔥🔥
Saravá camarada Jones! 🤘🏽🤘🏽🤘🏽
Essas ONGS aí de países imperialistas sempre é suspeito, aliás é sempre bom manter a desconfiança com essas ONGS tipo green piece
Melhor com as ONGs do quê sem elas.
Toda moeda tem dois lados, assim como tudo o mais !😔
Onde estava o Greenpeace quando a Pbio foi sucateada?
A Petrobras na década de 2000 era pioneira em desenvolvimento de combustíveis alternativos aos fósseis. Durante a gestão Graça Foster tivemos investimento maciço em pesquisas de energia alternativa. Infelizmente quando o desmonte dessas gerências da empresa começou as organizações ambientais não estavam ao nosso lado
Esse vídeo é uma denúncia. Sem palavras para esse tremendo trabalho, camarada Jones
Presente camarada, excelente temática
Pow, Jones... na cara nao! HAHAHAHAHAHAHAHAHA! Destruiu esse discurso de JARDINAGEM do Greenpeace! Excelente!!! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Sobre esse tema do início do vídeo existe um cálculo bem interessante sobre capacidade de suporte da terra. O que EUA, China e outros países do centro capitalista consomem passam da capacidade de renovação do planeta. (Cito China pela alta capacidade produtiva e por ser um dos maiores poluidores do mundo)
Exatamente camarada!! Estatizar agora!!
Excelente análise, @jones!
Projeto de Transição Energética da Petrobrás, com projeto de reindustrialização focado em tecnologia e no conhecimento nas universidades, fortalecimento de ferrovias e hidrovias, um projeto estruturado de reforma urbana, todas essas coisas citadas pelo Jones no vídeo, tavam no Projeto que o Ciro Gomes apresentou nas 2 últimas eleições Presidenciais. Muito bom ver que aparentemente a cada dia temos mais alinhamento de ideias no resto que sobrou da Esquerda Brasileira, precisamos dessa união.
Uma proposta que achei bem interessante é a utilização de combustíveis sintéticos. Vi isso uns meses atrás no canal da Sabine Hossenfelder.
Vc poderia manter toda a infraestrutura que já existe de bombas e postos e dutos e tudo, mantém os motores a combustão, única diferença é que o combustível seria sintetizado a partir da captura atmosférica dos elementos necessários. Não se estaria mais retirando do solo pra jogar no ar, seria uma "soma zero". Não serve para diminuir o estrago que já temos, mas serviria pra parar de aumentar. Com a vantagem de não ter que gastar em novas infraestruturas.
Boa tarde a todos!
Jones eu gosto de ouvir você 👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿
É impressionante!
Muito bom
Toda vez q alguém fala em ferrovias eu fico feliz e triste. Tem poucas coisas q quero tanto quanto ferrovias, mas parece uma realidade tão distante que fica até difícil imaginar. Esse debate precisa ser retomado com força
Concordo,tmj
Coletivizando o engajamento
Lapada neles Jones!
Boa noite
É isso ai, so vamos conseguir um desenvolvimento sustentavel si conseguirmos tratar o tema com a seriedade que ele merece dentro de um plano concreto e publico.
Perfeito, camarada!!
Tamo junto meu rei
Ótimo vídeo. Parabéns!!!
Só tem um jeito e sabemos qual será
sempre certeiro e necessario jones
desanimador...
acho que muito pior que esse arcabolço fiscal é o agro que está estrangulando nosso sonho de ver o BR sustentavel
o Brasil usa mais agrotoxico que China e EUA juntos. Isso e surreal
têm muita coisa errada, tantas que um BR sustentável seria pra um excelente qualidade de vida a todos os brasileiros
Brasil Sustentável é Vida para todos os seres vivos do mundo ❤😢
Que argumento monstro, concordo demais
P.S. Jones, falando de Brasil... Dê uma olhada na sociedade à nossa volta... Com isso que está aí , NENHUMA medida econômica vai resolver, por si só, esse problema. A primeira coisa em que precisamos focar para que tenhamos as mudanças de que precisamos é a EDUCAÇÃO de nosso povo... É urgente, é crítico, é vital. Eu olho para nosso Ministério da Educação e tenho vontade de chorar, gritar e arrancar os cabelos! 😫 Desesperador ver como a gestão Camilo Santana está acelerando em direção ao abismo! E o governo achando que vai combater "fake news" e negacionismo com posts em redes sociais...Tá tudo ERRADO, Jones, muito além da política econômica. A abordagem do governo para nossos problemas não é só insuficiente, é completamente inócua e inadequada!
a pedrada do meu mano jones haha. perfeito
Muito bom camarada
Não basta o tamanho do trabalho necessário para alcançarmos a revolução brasileira. A partir do momento que o socialismo implementar-se no Brasil teremos MUITO mais trabalho pela frente para construir um Brasil verdadeiramente para o povo.
Teus vídeos são excelentes
"Tá de xaveco pro meu lado..." adorei 😂
Matou a pau!
Quais são tuas propostas "concretas" para melhorar as condições do país em relação a política econômica interna externa, reforma política (legislativo, judiciário e executivo), forças armadas, nova constituição das leis,federalismo,...
Manda esse vídeo pro Mauro Lopes, Jones!
Caraca como vc é esperto jones! Vc precisa entrar p/ política urgentemente!!
Já estou na política, camarada. Sou militante comunista.
@@JonesManoel me expressei mal, vc precisa militar dentro do parlamento, eleito. O que vc faz aqui fora é fantástico, mas lá no congresso vai ser melhor ainda.
👏👏👏
Aonde vc conseguiu essa faixa da Palestina
Já trabalhei em ONG e sei que se trata de $$
Note!!! 121!!!
✊️✊️✊️
Greenpeace
Transporte coletiva, sucateamento do transporte ferroviário,...
👏🏼👏🏼
Alô Greenpeace
👏 👏 👏 👏 👏
copia o link pra ajudar o algoritmo glr
Jones, a questão é a seguinte: infelizmente nós temos uma esquerda ou progressismo avesso às questões ambientais e sociais mais profundas. Parte disso dá espaço para que ONGs internacionais ambientem por esse espaço e ganhe apoio de parte vulnerável da população. A título de exemplo: o Greenpeace está fazendo estudos sobre a exploração da Foz do Amazonas para apontar as consequências da exploração. Até aí é de desconfiar. Não se questiona o sistema capitalista. Mas, por exemplo, em situações de extrema pobreza como da Amazônia, qualquer discurso como esse é aceitável não por uma questão de acreditar, mas por conta da necessidade extrema onde o Estado não chega. Quer exemplos 100% brasileiros? A atuação de igrejas evangélicas e comunidades terapêuticas. Só muda o tema, mas o objetivo é o mesmo: forçar a acreditar que o Estado é péssimo e não consegue solucionar problemas concretos. Infelizmente, como Amazônia, afirmo que o discurso de transição energética ainda fica restrito aos pensadores de academia. Não se fala em economia de comunidades tradicionais e preservação. Se fala muito ainda de uma população autóctone que só sobrevive do que colhe. Essa não é uma realidade para muitos há tempos.
Sem prejuízo de todos os pontos que o Jones levantou, creio que faltou pontuar que, em termos de emissões de carbono do Brasil, a contribuição do desmatamento é significativamente maior do que dos transportes. Claro que tbm precisa reduzir consumo de gasolina e diesel, mas se a preocupação é séria com mudança climática a primeirs crítica tem que ser ao modelo primário-exportador, e incluir os países importadores das matérias prim
É a mesma ladainha que o Greenpeace tem sobre hidreletricas na Amazônia. Mas nesse caso eles contam e se monetizam com a real desgraça de populações tradicionais e indigenas que sofrem os impactos nefastos da indústria energética. É um debate delicado, mas necessário.
Tenho refletido bastante sobre a ideologia ambiental brasileira e identifico,uma correspondência conservadorismo ecológico, progressismo ecológico, xenofobia ecolóhica, nazismo ecológico, colonialismo ecológico etc, que coloca a.culpa da degradação em espécies invasora, enquanto o sistema continua o mesmo, estado de.competição e exploração que geram escacez
JONES, a armação do seu óculos é muito parecida com a armação do Malcolm X...ou é impressão minha? Hahaha ótimo vídeo!
uma questão que eu fico pensando seria melhor em governos como o brasil fiscalizar ongs ?
olá camaradas! nem aldo rebelo, nem liberalismo: Jones Presidente
Esse Greenpeace, a outra ong o do urso tb kkk, tudo é grana, tudo tem seus investidores!
wow!
👍👍👍👍👍👏👏👏👏👏
A gente nem se industrializou pô é ruim de se industrializar sem poluir hein.
Vc está querendo falar que a gente não teve endustralizar????ser a gente não ser endustralizar como o povo que estar nos ônibus 2horas ou mais imper como a população maioria como mal mal arroz e feijão,como a maioria dos povo nas favela ou aonde alaga???ummm vc e classe média ou Alda??pq PR pessoas que e pobre esse e o mínimo 😮💨e PR salvarem que pessoas que cor que partes do mundo que classer?????
✊🏿😎
🎉🎉🎉🎉🎉
gente, boa noite fiquei sabendo pelo Pedro do ateu informa que ele tem uma treta com o Jones e o gaiofato por conta do ateísmo, alguém pode me explicar essa treta? ele fez uma live que chinga os dois de imbencis e até chama o gaiofato de bicho.
😑
Quem tem que explicar isso é Pedro, né? Problema dele. Coisa dele. Viagem dele
🔥🔥🔥
Esqueceu de adicionar a China nessa lista
A China é uma grande poluidora em números absolutos, mas polui pouco em números per capita. Aliado a isso, a China é o único país que está levando a sério a transição energética, só ano passado instalou mais capacidade de energia solar fo que os Estados Unidos instalou durante toda sua história. A China também está produzindo e instalando mais reatores nucleares do que qualquer outro país do mundo
Dá pra criticar um bocado de coisa da China, mas não dá pra colocar ela como uma das grandes responsáveis pelo aquecimento global
E aí @Greenpeace? O que tem a dizer?
Paz verde, hipocrisia mundial.
E o pais que emite 26% dos gases do Mundo, esqueceu de Citar ! 👍🏾
Mas mesmo com orçamento limitado,, a questão ambiental não é prioridade.O negacionismo morno é grande mesmo na esquerda. Nada tb garante que se cair o teto de gastos o governo vai aplicar corretamente os recursos em transição energética e sustentabilidade. Deveria ser prioridade desde já!
Só não precisava desse ataca gratuito ao companheiro Aldo Rebelo
0:28 como assim é comunista e almoça?
Jones, tem que bloquear as propagandas do Brasil paralelo em seu canal, esses canalhas ficam aparecendo aqui, pode confundir as pessoas
F
ótima análise Jones, entretanto, acho que vc está sendo preconceituoso com o Aldo Rebelo. Não que Aldo não seja livre de críticas, pelo contrário, mas o seu livro (Amazônia - A maldição de Tordesilhas) é uma das referências atuais para essa discussão. O 247 não se furtou dessa oportunidade , acho que vc não deveria se esquivar dessa análise. O livro não tem nada a ver com "negacionismo", mas sim com uma crítica histórica a essa perspectiva imperialista por trás do "bom mocismo" frente à questão ambiental, especialmente em se tratando da Amazônia.
Análise extremamente necessária, camarada
Como tu vai combater as máfias que proliferaram no país, como a sede dos imbecis pela grana?
Como tu vai mobilizar o povo, a classe trabalhadora cada vez mais inculta e alienada e lutar contra esta fome incontida por grana e consumismo.
🔥🔥🔥
É a mesma ladainha que o Greenpeace tem sobre hidreletricas na Amazônia. Mas nesse caso eles contam e se monetizam com a real desgraça de populações tradicionais e indigenas que sofrem os impactos nefastos da indústria energética. É um debate delicado, mas necessário.