SOMOS ESCRAVOS DO NOSSO DESTINO? A narrativa de Kratos e a tragédia grega de God of War
HTML-код
- Опубликовано: 5 фев 2025
- 🔥🔥🔥 Use o cupom SARJETA e garanta 15% de desconto na sua matrícula! Comece a estudar agora mesmo na maior escola de tecnologia do Brasil.
Link: alura.com.br/s...
Em God of War, Kratos, um guerreiro espartano marcado por uma típica tragédia grega, ascende como o Deus da Guerra após vingar-se dos deuses do Olimpo, apenas para ser traído pelo próprio destino. Deixando para trás um passado de fúria e destruição, ele busca redenção na mitologia nórdica, onde vive como um homem recluso, tentando escapar do ciclo de violência que o assombra. No entanto, a morte de sua esposa o lança em uma jornada ao lado de seu filho, Atreus, forçando-o a confrontar os deuses de Asgard e os segredos de sua linhagem. Entre batalhas épicas e dilemas existenciais, God of War explora o peso da paternidade, o impacto das escolhas e a fatalidade do destino, enquanto Kratos luta para moldar um legado diferente para seu filho. Comento nesse vídeo a história completa de Kratos, me aprofundo em God of War 2018 e God of War Ragnarök, explico o que caracteriza uma tragédia grega, falo também de mitologia grega e nórdica, paternidade, guerra, fim da violência e o dilema filosófico escolha versus destino.
Edição: Cauby Monteiro
🛒 Link na Amazon: amzn.to/4aQZeyy
💸 pix para doações: qnsarjeta@gmail.com
💬 APOIE-NOS no catarse: www.catarse.me...
Instagram: / qnsarjeta
Tiktok: / qnsarjeta
Bluesky: bsky.app/profi...
Minhas produções acadêmicas sobre quadrinhos: unisul.academi...
#godofwar #kratos #história
🔥 Use o cupom SARJETA e garanta 15% de desconto na sua matrícula na ALURA, a maior escola de tecnologia do Brasil. Link: alura.com.br/sarjeta
🛒 Link de na Amazon: amzn.to/4aQZeyy
💬 APOIE-NOS no Catarse, ajude a Sarjeta a continuar independente, conheça as recompensas!
www.catarse.me/quadrinhosnasarjeta
Um pai feliz analisando um simulador de pai triste. Que momento.
😂
5:46 nesse momento ares questiona kratos se ele comparecerá na firma no dia seguinte, fazendo com que ele se revolte.
Mas tu vai vir amanhã né
"pô cara, tua mulher e filha morreram né? É foda. Mas aí, cê vai trabalhar amanhã né" kkkkkkkkkk
Se o Linck voltar a malhar, eu exijo um cosplay dele de Kratos
aqui em casa tb estão exigindo
na casa de Ares, @@QuadrinhosNaSarjeta?!
@@QuadrinhosNaSarjeta aproveita a onda dos multiversos e faz o kratos fordo
Eu apoio
Sai do fake peninha @@zombielake
Plot twist: o brasileiro falava o nome "Kratos" da forma certa por causa da descendância da linguagem kkkk
@@Destrinchando-RPG Não. Nesse caso seria o Cratos, personagem original da mitologia Grega. Já "Kratos" é o personagem fictício criado pela Santa Monica, onde a própria trilha sonora do jogo que é um coral GREGO pronuncia "Kreitos".
@@Blade2249, É, o Brasil tem mais gente Árabe, Romana e Grega, já nos EUA, só tem Africano, Celta e Nórdico, o pessoal tem obsessão de Americanizar nome que não precisa, até parece que alguém vai ligar pra isso, tipo, aqui, você não vê gente falando Aristotle só porquê ouviu essa pronuncia.
o próprio fato de nós usarmos o termo "americanizar" ao invés de "anglicanizar" (como a maior parte do mundo faz, eu acho?) ja mostra o QUÃO americanizados nós somos.
Baba ovo detected @@Blade2249
@@Blade2249 o argumento da trilha sonora não faz tanto sentido pois mesmo se fosse sobre o "Cratos" eles também pronunciariam como "Creitos"
Assim, Kratos descobriu que derrotar todo o Olimpo não chega nem perto de lidar com a paternidade! Ótimo vídeo!!
Toda vez que escuto a palavra solidão eu lembro daquela música e canto: "Soliiiiiidaaaaâunnnnnn..."
O Batman não cantou essa musica?
Exatamente @@minerva4054
Lembrando que a importância da "escolha" é passada pela própria esposa do Kratos "podemos escolher ser melhores" que é o argumento usado para convencer Thor a parar a luta, pensando na sua filha. Cara, jogaço
O editor deu dicas que ia ter isso, mas eu não esperava. E realmente, a parte final do Ragnarok é meio esquisita, mas eu chorei quando o Loki da uma segunda chance para o Odin e ele simplesmente fala "eu não consigo mudar", o que é o total oposto do Kratos, que conseguiu se tornar alguém melhor
1 hora de vídeo, que privilégio. agora imagina se esse video fura a bolha do gamers kkkkk
ajudem compartilhando pra essa galera :)
Eu não sou gamer, então posso considerar que sou parte desse processo de furar a bolha?
@@delldallaz sim
Oque vai ter de nego reclamando da metafora do racismo é bricadeira
Eu no cinema: ✋😩🤚
5:38 - "mas amanhã você vai trabalhar, né"
Eu preciso salientar que no primeiro jogo da saga grega, Kratos faz o acordo de ter sua memoria apagada, depois de matar Ares para os deuses, o que transforma Kratos que ja era implacavel numa maquina sem qulquer remorso, matando tudo e todos inclusive inocentes.
Apos ter sua missão finalizada Atenas diz não conseguir apagar as memorias de Kratos, pois uma alma com tantos pecados não conseguiria ser limpa, Kratos se suicida não apenas por ter a morte de sua familia em mãos, mas por ter virado um monstro sem coração ao longo do jogo.
Eu gosto muito mais da jornada nordica, mas devo dizer que pra mim o primeiro game é a obra prima da franquia.
Como sempre excelente video.
Caramba, que vídeo. Lembro um pouco da minha relação com meu Pai, que apesar de não ser o Deus da Guerra e não ter matado ninguém até onde sei, sempre foi uma pessoa contraditória. Ao passo que sempre foi alguém que, por vezes, tentava demonstrar carinho e afeto, e até certo ponto, super proteção, é alguém fechado, que fala pouco sobre si, sobre o que sente e as poucas vezes que a gente tem conversas é discutindo, sobre futebol, sobre nossa comunidade, política ou qualquer coisa desse tipo. Uma pessoa amorosa, mas que também não sabe muito ter uma linguagem que não seja discursiva e até um pouco agressiva. Mas hoje vejo que é na contradição que ele mostra o amor dele, apesar de ser de uma família de pessoas grosseiras (vide parte dos meus tios), preconceituosos (como é minha vó), apresenta momentos de ternura e entendimento, sendo essa contradição a sua forma de amar. Ele perdeu o pai com 14 anos por cirrose, não teve, diretamente, essa figura, na adolescência e vida adulta e teve que aprender comigo o que é ver um outro você crescer.
Vale muito um shorts ampliando Valhalla. O conceito de como na devastação da guerra, a esperança de um dia melhor é o que mantem e como o Kleitinho consegue simbolizar essa transição. Ou até relacionando o processo que ele passou com um processo de terapia psicológica, até trazendo algumas das abordagens da psicologia.
Apesar de ter jogado a maioria dos GoWs, o Linck deu uma beleza pro jogo que eu nunca perceberia, ótimo vídeo!
God é a história de uma grande família, e isso é ótimo. Sério o que realmente é contado por esse jogo é espetacular. Esse jogo é tão bom pq ele fala de uma coisa tão simples e complicada, família
Do grego Kratos, do inglês Kreitos, do português Kleiton
Eu não gosto muito dessa frase, mas a conclusão do final pareceu ser realmente que a verdade do mundo foram os amigos que fizemos pelo caminho.
E de verdade, que analise incrível, muitíssimos parabéns, no final eu estava me emocionando.
Cara, eu achei esse vídeo tocante. Eu acabei a série de jogos essa semana, coincidentemente, e me emocionei real com seu resumão. Eu achei esse seu melhor vídeo até hj. Parabéns!
Como eu amo esses dois God of War. Eu gostava da fase Grega, mas a saga Nórdica mudou como eu olho pro personagem Kratos, além de em retrospecto me fazer gostar mais ainda da fase Grega.
E o Kratos foi de "aquele maluco esquentado" pra um dos meus personagens favoritos de todos as mídias.
Arrepiado. Amo God of War e videos como esse me lembram o porque. Excelente conteúdo
Eu estava com uma formulação sobre tragédia antes de ver o vídeo; fermentou outra, enqt eu assisti e terminei com uma diferente que ainda tô tentando entender o que é.
Como todo excepcional professor, o Linck plantou mais questões na minha cabeça do que certezas (e fez isso num vídeo de joguinho!) 😂
Que videozão massa, hein?? Obrigado pela companhia!
Caramba, cheguei a ficar realmente emocionado no final, obrigado hahaha
Tantas camadas, tantos detalhes que mostram o quanto o personagem evoluiu, nerd na internet: Aviadaram o Kratos. Vídeo maravilhoso.
To procurando um PS barato pra jogar de novo o arco grego e finalmente visitar o arco nórdico. Excelente vídeo, muito bom como o subtexto da tragédia da um peso pra um jogo que foi muito visto pelo grande público como só porrada e matar Deuses.
Mas você pode comprar os jogos antigos no ps4 ou ps5, acho que deve ter a coleção dos primeiros jogos.
Excelente vídeo de uma obra magnífica!!! Joguei todos os jogos e a série nórdica me pegou por motivos parecidos. Os 3 primeiros joguei quando era solteiro e tinha nada para perder. O de 2018 joguei qdo minha filha tinha 3 anos e o jogo me pegou demais. Muita emoção para apenas um jogo!!! São tantas cenas bem feitas!!! Uma que marcou demais foi o desenlace do q vc comentou qdo o Atreus fica doente e Kratos precisa ir ao submundo buscar um item mágico para cura-lo. Pra isso ele precisa voltar a casa deles e mais uma vez usar as lâminas do caos. Qdo ele está amarrando novamente as correntes e aparece Athenas numa visão para ele, aquilo me pega muito!!! Emocionante no talo!!! Só de imaginar a frustração dele em ter q usar novamente as lâminas é desesperador!!! Ess s dois jogos novos são uma obra de arte em todos os detalhes, que são muitos. Última coisa: todos os GOW são repletos de referências as mitologias muitas vezes pegando estórias não exatamente conhecidas da maioria, enriquecendo mto as tramas!
11:35 Pra quem tem curiosidade essa pintura é Saturn Devouring His Son de Franscisco Goya, porém o nome em si não foi dada por ele e sim pelas pessoas que encontraram e nomearam assim após sua morte, a história desse artista é bem melancólica refletindo isso nas suas últimas pinturas que foram nomeadas de "The Black Paintings" 😞
Uma hora de vídeo? Nunca fui triste
Kacete. Nunca pensei que quase choraria vendo um vídeo de God of war. Agora estou pensando o porquê disso ter me afetado tanto. Muito obrigado pelo novo trauma Link.
Muito legal o Kratos falando sobre ele mesmo
pra mim, a evolução do personagem kratos com esses dois ultimos jogos é uma das melhores da ficção
O motion capture desse último jogo é SACANAGEM DE BOM. Vendo as cenas você vê a emoção dos personagens. Tem uns cabaços que não curtem esse novo Kratos, mas é muito bom.
Bom resumo da história pra quem so pegou os último, otima introdução como sempre, tomara que traga mais franquias de jogos para o canal
OBRIGADO, EU TAMBÉM FALO "CRÁTUS" E TÁ CERTO!
Esse vídeo foi um deleite, sua análise da série foi muito precisa, melhor do que muito dito "fã" de GOW
Parabéns ao Linck e toda a equipe por mais um vídeo de qualidade, vcs são demais!
Este video foi longamente esperado. Obrigado, Linck e time!
Que vídeo maravilhoso, excelente trabalho como sempre
virou o melhor vídeo do canal, valeu a pena esperar ❤️
uma curiosidade sobre a questão de Kratos ser estruturado como afro descendente é que, David Jaffe, mencionou em algumas entrevistas que o ator Djmon Hounsou seria o ator que ele escolheria para interpretar Kratos se algum dia um filme de GOW fosse produzido.
pqp eu amo ver professores fazendo videos no youtube
Me apaixonei completamente por esse canal
Christopher Judge na dublagem cara, muito massa, lembro dele como o Teal'c do Stargate SG1
O Cleitinho era brabo mais cuidar do Garoto não foi nada fácil pra o nosso herói kkkkkkkkkkk ah! Ótima vídeo por sinal 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👌
O Kratos nessa nova saga parece outra pessoa, muito por causa da mudança de ator. Mas também por conta da escrita. O Kratos grego, é personagem que sente de mais. Ele sente tanto, que mesmo quando, ele tenta não, ele tem muita dificuldade em não deixar vazar.
Um dos momentos mais memoráveis pra mim, não é nem de um dos jogos que eu joguei. em Chains Of Olympus, Kratos tinha reecontrado filha no mundo dos mortos. Mas, ele não podia ficar. Essa cena procede com um quick-time event. Quick-time event. Na saga clássica, é como você executava um inimigo. Aquela momento simples, dá filha agarrada na perna foi tão difícil quanto matar um deus, degolar um minotauro, ou estripar um ciclope. O Kratos atual, ele me parece sentir muito medo.
Caralho, não tenho tanta paciência mais pra ver um filme, mas este vídeo me prendeu do início ao fim. Obrigado, Professor!
Agora que entrou na era dos jogos, acho que sai umas analises cabulosas de games de terror, tipo Silent Hill, Rule of Rose, entre outros
Enfim, depois de ver todo vídeo e precisar reidratar, quero dar os parabéns, porque não é sempre que eu me emociono vendo uma análise aqui, mas às vezes acontece e essa, definitivamente, foi uma. Vou ali hidratar com uma latinha de breja.
Foi uma oportunidade desperdiçada da Manual n ter patrocinado esse vídeo...
Quase chorei jogando esse jogo, quase chorei vendo esse vídeo, me lembra meu pai.
mano n tanko o povo defendendo ''não tem que falar com a pronuncia original'' achando que a pronuncia em ingles é a original sem saber que esses nomes tem origem grega, e como tal a pronuncia original real é a pronuncia grega que é exatamente como a gente pronuncia em portugues dado que tem influencia latina na nossa pronuncia kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk tudo sendo vira lata sem saber kkkkkkkkkkkkkk
Obrigado, esse vídeo é um presente ❤
Estava ansioso pelo vídeo, valeu Linck!
Muito bom ser sarjeter 🙏🙏🙏🙏🙏
Adorei esse vídeo. Como apreciadora de mitologias, gosto pacas de abordagens ricas sobre.
Baita leitura sobre a saga! Ansioso para os próximos jogos (e para as próximas analises rsrs)
Excelente vídeo! 👏🏼👏🏼👏🏼
Esse é um melhores vídeos que já vi no canal
Acabei de terminar a dlc valhala e esse video lancado 2 horas depois, melhor timing impossivel
Segunda vez que comento no canal só pra dizer: esperei por isso faz tempooooooooo, obrigado mestre ❤🙏❤
Uma análise dessa sobre a saga red dead redemption seria fodaaaa !
Tava com o jogo na steam mas sem vontade de jogar. Mas depois desse video to com vontade de jogar até os clássicos
Uma hora de sarjeta 🙌🙌🙌
Esse é facil um dos top videos do qns. Excelente professor
Que vídeo foda!!! Parabéns!!
Eu sei que você já tem um cronograma de quais vídeos postar, mas acho que seria legal se você desce uma olhada no mangá "Red: Living on the Edge" por Muraeda Kenichi
Sinopse: Situado na América do século 19, Red é o último sobrevivente vivo de uma tribo nativa americana que foi massacrada por homens brancos. Em uma longa jornada em busca de vingança, ele viaja com Iero Ito, um samurai que fugiu para a América após ser derrotado na guerra civil de Seinan, e Angie, uma misteriosa prostituta. Os laços de amizade entre os três são comoventes. Embora seja tudo ficção, a história parece muito real, pois é baseada em batalhas reais entre tropas americanas, apaches e outras tribos.
Um dos vídeos mais excelentes do canal!
Vídeo muito bom Linck!!! Deveria ser uma pequena saga, adoraria ver vc se aprofundando em dialogos que a priori parecem bobos ou triviais mais são muito bons fazendo ligações com a mitologia e com toda a narrativa dos jogos... Eu tbm gostei muito mais do 2018 do que o Ragnarok...
Vídeo maravilhoso ❤
Gow de 2018 e o Ragnork, só são o que são por causa do contexto dos jogos antigos, e cara, ainda bem que o linck comentou da historia dos jogos antigos. Quero ver um video de 1:30:00 sobre o Ragnork
Pena que to na faculdade e sem fones, se não ja assistia agora mesmo kkkk
A franquia q eu tanto gosto, junto do canal q eu vejo quase todos os dias. Ser um infeliz recluso nunca foi tão bom!!!
video longo, maravilha
Simplesmente irado! Parabéns pelo vídeo Linck!
1h de calvo falando de calvo... 10/10
Um video de 1 hora sobre God of War o melhor presente de aniversário ksksksks
Eu chorei, obrigada.
obrigada pelo trabalho QnS.
simplesmente o melhor resumo de god of war presente nesse site
Ótimo video, por favor mais vídeos sobre jogos. Será sonhar muito um video de nier automata, se precisar de motivo tem Nietzsche no jogo!
3:45 cleiton 🤫
que vídeo incrível! por favor faça mais vídeos nesse estilo sobre outros jogos. intercale com o conteúdo comum do canal tambem ❤
sucesso e um abraço toda a equipe
19:00
Não tem como falar que não linck. Antes do Pacto com Hades, ele tinha a pele escura
VIVAAAA!!!!!! tava esperando tanto esse vídeo
É como se o atreus que ficou com kratos tivesse matado esse deus violento que o Kratos já foi, ai de novo o filho matando o pai
Desde que comentou que estava jogando eu aguardo a análise, mas achei que ela seria em duas partes - até antes do Ragnarok.
Pelo visto o Linck conseguiu jogar também o Ragnarok e ja fez um vídeo completo.
Eu sigo esperando o valor do Ragnarok cair pela metade na steam, então vou salvar o vídeo pra ver no futuro
O character model do kratos foi inspirado no personagem interpretado pelo Edward Norton no filme " American history x" eles queriam um personagem que passasse a imagem de fúria e de ódio e por isso escolheram fazer kratos careca e com cavanhaque.
Eu sou beeeeem cético com isso daí. Ele é careca e sem armadura pq o ps2 não iria conseguir rodar de outro jeito
Lindo.❤
10 segundos de vídeo e o like já foi dado. Bora de janta
Bom parabéns ❤
O arco nórdico é muito melhor que o grego, dois jogos fodas! Platinei ambos!
Que vídeo bom cara!
Eu tava vendo toda a historia de god of war ontem e você posta esse video, kkk
Que vídeo maneiro! Uma hora passou voando.
Excelente análise Link
Que vídeo lindo po❤
ótimo vídeo.... E sempre foi Kratos nascido em Crato no Ceará uahuahau...
Odin é o verdadeiro Loki da historia
Eu entendi que o povo da Freya seriam os povos originários, mas senti falta de falar mais sobre os anões e a célebre cena das irmãs do destino, mais sobre o Mimir e como ele era uma pessoa ambiciosa. Mas eu discordo quando vc fala da cena final, afinal guerra é algo caótico, por mais que vc esteja preparado, tenha um plano, as coisas mudam e vc tem que se readaptar a situação. No entanto, entendo que, por conta do tempo de duração do seu video e os dois jogos serem muito longos, muita coisa teve que ficar de fora.
14:47 acho que é a do vídeo de vinalnd no arco da escravidão, inclusive poderia ter vídeo do arco seguinte esse ano!
@@lucaslacerd Eu ia falar justamente isso, a introdução do arco dos escravos durou uns 17 minutos? 20 minutos? Por aí né, independente disso, o jeito que ele introduz e da contexto das coisas é muito legal e inersivo de se ouvir
Genial um vídeo grande