ja se foram 5 anos usando linux. os 2 ou 3 primeiros anos, aprendi tudo praticamente com vc Dio, aqui no canal. Demorou, mas cheguei na distro que queria com o gerenciador de janelas que queria, Arch com i3wm. Depois de tanto tempo, volto aqui, e continuo aprendendo coisas novas. Antes eu era pobre e nao podia apoiar, mas agora posso. Conquistei meu espaco no mercado de CyberSecurity e obviamente meus conhecimentos (basicos) de linux foram um fator importante e devo muito disso a este canal. Parabéns Dio, espero que seu trabalho esteja dando todo o retorno que vc merece, financeiro e da satisfacao de ajudar dezenas de milhares de falantes da lingua portuguesa a aprender linux.
Meus parabens, muito legal ler isso, meu sonho é entrar nessa area, apesar de trabalhar em uma excelente area também, trabalho em navio de cruzeiro e tenho uma boa remuneração, porém quero entrar nessa sua area, pode me falar o q vc fez para conseguir isso mais ou menos? ensino superior? pos graduacao? apenas cursos online mesmo? e outra o salario de alguem nessa area é mais ou menos quanto? pois tem um conhecido que foi contratado por 22k mensais aqui para fazer isso, fiquei surpreso!
@@Oakirasz curso superior do tipo analise de sistemas te dao apenas um norte sobre tudo, bem basico e rapido. Graduaçoes de 4 anos pra cima sao mais aprofundadas mas nao sao necessariamente um requisito, pq tudo o que vc precisa saber pode ser aprendido atraves de cursos e formaçoes especificas. No mercado o que importa mais é vc saber fazer aquilo que estão requisitando, diplomas podem influenciar, mas nada influencia mais do que o know-how e a pratica.
Muito top seu comentário cara, so incentiva pessoas como eu, que estão dispostos a aprender mais n tem condições, tbm estou estou estudando linux para essa área espero um dia chegar la
@@PedroAugustus-ue8hp só vai mano! de um jeito de fazer faculdade, qualquer coisa relacionada, a distacia, o mais barato que encontrar.... nao é requisito, mas com certeza ajuda muito....
Se eu disser pros meus alunos que você teve aula comigo. E mostrar esse vídeo. Eles vão acreditar. Seu vídeo é quase um resumo do que ensino em comandos de Linux. Claro que eu tenho que explicar em mais detalhes e em uma ordem ligeiramente diferente. Mas em geral ficou muito parecido. Vou indicar esse vídeo também como referência para estudo em casa. Muito bom.
Você é um profissional completo. A maioria dos professores não indicam aulas no youtube, pois na cabeça deles o próprio conteudo deles é autosuficiente e não precisa indicar nada. Mas possui pessoas que tem dificildade para absorver e entender na primeira aula, mesmo sendo um baita de um professor, so conseguimos associar a partir da segunda aula ou depois de testar muito em casa haha. Eu mesmo tenho uma dificuldade extrema na minha cabeça. Eu tenho uma facilidade extrema para aprender tudo, sério, tudo mesmo. Mas minha cabeça n consegue raciocinar quando estou iniciando, na real minha cabeça tenta jogar isso pro mundo real. Vou dar um exemplo.. Eu tava aprendendo Python, muito divertido aprendi muito rápido, porém minha cabeça ficava questionando Pra que o Python?? Onde aplico o python?? Como faço para rodar o python na internet???? Como jogo isso no dia a dia e na vida real?? Como rodo 2, 3 programas no python?????? Minha cabeça tenta preencher todas as informacoes e assim eu consigo associar todo conteudo e consigo criar as coisas melhor, me desenvolver muito melhor.
Na graduação, tive uma disciplina de programação com uso de scripts, que abordou o assunto do vídeo, minha memória ainda tá boa, levando-se em consideração que não uso esses comandos no dia a dia 😅 o conteúdo ficou excelente
Pessoal na regra geral de fazer programas, é assim: - usar grep - usar sed - usar awk - se nada funcionar, agora sim você cria um programa; Não sei onde vi isso, mas eu sigo de certa forma. To comentando antes do video começar. mas o sed + awk já me salvou muita vezes.
Gostei porque o título diz "comandos básicos", mas acho que aprofundou bastante, principalmente a combinação de comandos. Conteúdo útil, direto e bem prático.
Quanto ao clear, acho que tem diferença entre o CTRL+L, tipo o clear geralmente (nos casos que sempre presenciei) ele meio que "mata o histórico" tipo nao aparece o scroll e tals, ja o CTRL+L apenas "da enter" até "limpar" a tela mas ainda sim tem o scroll ali do lado
Exatamente, é a primária diferença. Claro que você ainda pode consultar o histórico de outras formas, mas não só com o scroll para cima apenas, bem lembrado :)
Ahhhh, saudades da minha professora Erica Galindo!!! A melhor professora que tive sobre sistemas operacionais e que me ensinou a conhecer e amar o mundo das distros linux. Um grande abraço se algum dia a senhora ver isso.
Dio agradeço a vc pelo conteúdo Linux, via amigos falando de Linux...eu nem se quer 1 computador tinha...embora tenha visão fotográfica q depois fui treinado numa empresa de sugrança anos atrás...aprendi atrás do seu canal instalar 1 virtualbox...testar...e etc...hj estou num pagode de distro incentivando outros...não atuo na área, mas amigos querem saber coisas q eu sei embora eles sejam de t.i e eu 1 mero usuário q sigo seu canal...parabéns por TD e muito sucesso. Estou usando Big Linux, acho q sosseguei😅
Recentemente eu usei rm -rf pra remover o grub sem apagar o boot do Windows, tentei de tudo pra recuperar o grub, e nada, reinstalei o Linux novamente e deu certo, apaguei pelo terminal pois na hora de selecionar o boot no notebook, iria aparecer boot de um Linux, boot do grub, boot etc, se eu não remover, iria aparecer boot do sistema anterior e do recente, muito bom 😀
Engraçado que eu achei esse video sensacional kkk, você realmente conseguiu lista todos comenados mais importantes pra um usuario comum e digo que foi até alem, mas todos comandos são muito uteis para usuários normais. parabéns ótimo video.
Meu sonho é ser um dos melhores programadores de verdade pra outras coisas eu esqueço mais esses códigos fica gravado na mente de tanta vontade de ser um profissional nessa área achei o trabalho que me dou bem
Toooop demais Dio, curtindo de mais seu canal!! Nos ultimos 5 dias resolvi, motivado por seus vídeos, a instalar o Mint no meu Macbook Pro 2011 e está muito bom!! Vlw demais e mesmo. Depois de muitos anos fora da TI e com algum uso do Linux, fico agora bem satisfeito em reviver um pouco e continuar empolgado em por em prática algumas de suas dicas! Uma hora dessa me torno membro da Comunidade Diolinux! Sucesso sempre!!
Ótima didática de fácil compreensão. O fato de você ter linkado os comandos absorvi o conteúdo num piscar de olhos. Parabéns! Que Deus abençoe o seu trabalho em Nome do Senhor Jesus.
rm -rf eu só faço em ultimo caso, quando eu sei que vai chiar por causa de permissão (tipo diretórios contendo .git), algumas vezes rm -r é suficiente pra apagar pastas, e arquivos rm.
Nunca havia visto o NCDU. Há quase 1 ano, procurei por softwares que utilizam o NCurses para que eu possa aprender, mas não achei tantos com códigos interessantes. Portanto, optei por aprender NCurses direto do livro, o que é uma dificuldade maior, embora completa. Fui ver o código do NCDU e… Maravilhoso! O vídeo acabou de servir-me para outra finalidade. hauahuaha Valeu!
Reforçando: Diferença do clear e Ctrl + L é que o clear limpa totalmente a tela e o Ctrl + L meio que sobe as linhas dando a entender que limpou(apagou)
Ola boa tarde tudo bem, to chegando agora no linux seguindo o canal instalei a distro Mint, como faço para instalar o trezor suite? pode me ajudar? ... grande abraço.
Fala, Dio e equipe, obrigado pelo ótimo conteúdo! Eu fiquei com dúvida sobre o comando find no minuto 13'55": pq o find . -name *txt* não encontrou o 'curso_de_terminal.txt'?
O **txt** foi resolvido como glob antes de executar o comando. O shell traduziu o comando que ele digitou pra: find . -name diolinux.txt Inclusive se tivesse mais um arquivo txt no diretório o comando ia dar erro, por sintaxe inválida (ia ficar um find . -name foo.txt bar.txt) Pra não acontecer isso tem que colocar um escape pro * ou colocar entre aspas, dai o * chega como char mesmo pro find
Legal Dio, ótimo vídeo, com relação ao comando IP eu acho melhor usar o parâmetro -br para exibir as informações simplificadas das interfaces de rede. No final ficaria: $ ip -br a Ou $ ip -c -br a O segundo fica mais legal pq fica colorido, hehe. Acho mais prático do que usar o grep, se a ideia é apenas verificar o ip ou o status da placa de rede. ;)
Imagina, vc é uma das pessoas mais didáticas que já vi, consegue trazer leveza para assuntos que são considerandos maçantes para a maioria das pessoas, continue assim. Parabéns!!!
Inclusive esse "ncdu" eu não conhecia, muito massa, vou adotar. Não precisarei mais ficar dando o comando "du -sh" manualmente, pasta por pasta, para localizar os arquivos grandes que preciso apagar dentro de alguns servidores. Show!
Hello! Não se irrite, mas devo dizer-lhe que sou seu seguidor, pois desde minha graduação em TI, só sei que nada sei, então seu trabalho me é de bom grado, sua didática é fantástica e a chama que lança em minha cabana de palha seca me desperta, pois quem acha que aprendemos sem enfrentar a realidade muito se engana, sou usuário de Linux desde 1998 e Slackware foi meu travesseiro, amigo e companheiro, embora desde 2005 nos agregamos ao Debian e cá estamos. Olha, indique sempre onde podemos encontrar apostilas, coisa e tal. Grato mesmo por tudo e sucesso, o saber a gente acumula quando dividimos. Bis bald!!
Acho que como não passou algo para mostrar nível de profundidade na busca o certo seria algo assim find -name '*txt*' entre aspas para aparecer, bem é oque eu acho kkkk
@@vitornespolo5404 Observei o mesmo que o @lgfcosta e destrinchei uma pergunta ao GPT que explicou basicamente isso aí mesmo. A shell (provavelmente bash) trata o *txt* antes de processar o comando find, ou seja ela verifica tudo o que contém txt no diretório atual e encontra apenas diolinux.txt então quando ela processa o comando find ela praticamente altera ele baseando-se no que ela processou antes (ficando algo como: find . -name diolinux.txt). Para que isso não ocorra o certo seria colocar o padrão entre aspas realmente, mas não pelo nível de profundidade e sim para ela não expandir ele antes de processar o comando. Entendi pelo que o Dio explicou que o . (ponto) no comando já quer dizer o diretório atual e seus respectivos sublocais ... Valeu, abraço !
Um comando bem daora e simples que ele deixou de mencionar foi o neofetch, que mostra informações sobre seu sistema. Como por exemplo, a distro Linux instalada no seu computador, qual seu processador, sua RAM, etc.
Essa aula foi sensacional, PARABÉNS PELO CONTEÚDO! SUGESTÃO: Colocar em parenteses o que cada função faz (na frente dos comandos na parte de descrição do vídeo, vai facilitar a busca). Abraço!
Preciso de uma ajuda. Meu notebook veio com o Linux 6.14.13 keepos. Na hora da primeira configuração coloquei o idioma como inglês, e agora não consigo voltar para o português. Não tem a opção de idioma/línguagem, nas configurações. Acho que é so pelo terminal. Mas não sei qual o comando para fazer isso
Sou da época do DOS. Eu uso muito comando em terminal pq é mais rápido que ficar procurando aplicativos... Até pra desligar e reiniciar o computador eu faço por comando. E uso muito o Midnight Commander que é pra quem era viciado em X Tree Gold no DOS... Que bom que vc citou o nano... Se vc falasse pra iniciante usar o VI eu ia achar muita maldade sua... 🤣
sou dev back end e uso o terminal pra tudo que é possível. Até meu cliente rest (rest client, permite montar requests como texto, zero interface gráfica. Ps: sou cego, então interface gráfica não tem lá aqueela importância 😄
Achei bem legal, seria uma boa uma aulinha ensinando a mexer com o editor de texto VIM, pois já peguei distros que não tinha o "nano" mas tinha o "VIM" no lugar, a primeira vista é um editor de texto nada intuitivo e seria um conteúdo a mais para o canal, valeu!
Outra maneira de fazer um arquivo é usando o sinal de maior ">". Exemplo: ubuntu@ubuntu: ~$ > Arquivo.txt, quando o nome do arquivo for composto use as aspas. Exemplo: ubuntu@ubuntu: ~$ > "Minhas Notas.txt"
(Murilo e LT) (Tá bom, tô te esperando) (Han han) Se der saudade, me liga De madrugada (vai) Mente pra mãe: Tô na amiga E vem pra minha casa Produzida, toda linda Só para me encontrar Ah se queimar, faz neblina E você pelada Toda louca, leve e solta Me beija, me arranha Diz que eu tenho outra Ela surta e xinga Rasga minha roupa, ela é bipolar Não vou negar Que eu já tentei com outras, muitas outras Mas ela tem seu lugar Me diz que eu sou tão complicado Mas sempre complica ao vir me visitar E sempre me tira do sério Tira meu sono Rouba minha brisa ou meu tédio Gostosa do peito médio Vou desvendar seu segredo, por trás De um grande mistério Meu pretérito imperfeito Você me olhava de um jeito que Nem se eu quisesse Eu recusaria até por perto (Não, não) Se der saudade, me liga De madrugada (vai) Mente pra mãe: Tô na amiga E vem pra minha casa Produzida, toda linda Só para me encontrar Ah se queimar, faz neblina E você pelada (Se se) se der saudade, me liga De madrugada (vai) Mente pra mãe: Tô na amiga E vem pra minha casa Produzida, toda linda Só para me encontrar Ah se queimar, faz neblina E você pelada
Show de bola Dio, uma alternativa ao hostname, é o hostctl que além das funcionalidades do hostname, vc ainda pode alterar o hostname, data e hora, vale conferir
é possível usar a placa de vídeo como um processador em uma vm ? meu processador é um Ryzen 3 que já meio que funciona como uma placa de vídeo, além tenho uma placa de vídeo onboard, teria como usar ela nas vms para ajudar no processamento ? em linux claro.
Certamente é possível, o tempo que leva depende de quanto tempo você se dedica para isso diariamente e a sua própria capacidade de absorver os conteúdos, então varia naturalmente. :)
No comando "find", quando você usou findo . -name curso_de_terminal.txt ele mostrou os dois arquivos nas subpastas dentro do diretório ~/diolinux. Show, excelente isso aconteceu pq disse que colocou ".". Minha duvida é pq quando vc fez find . -name *txt* só apareceu o diolinux.txt, não era pra ter aparecido os curso_de_terminal.txt também?
Observei o mesmo e destrinchei uma pergunta ao GPT que explicou basicamente o seguinte: A shell (provavelmente bash) trata o padrão passado (*txt*) antes de processar o comando find, ou seja ela verifica tudo o que contém txt no diretório atual e encontra apenas diolinux.txt então quando ela processa o comando find ela praticamente altera ele baseando-se no que ela processou antes (ficando algo como: find . -name diolinux.txt). Para que isso não ocorra o certo seria colocar o padrão entre aspas para ela não expandir ele antes de processar o comando, e aí retornando de fato todos os arquivos que tiverem txt no nome naquele diretório e nos subdiretórios também. [EDIT] retirado de outra resposta acima por @ajr8020: "O *txt* foi resolvido como glob antes de executar o comando. O shell traduziu o comando que ele digitou pra: find . -name diolinux.txt Inclusive se tivesse mais um arquivo txt no diretório o comando ia dar erro, por sintaxe inválida (ia ficar um find . -name foo.txt bar.txt) Pra não acontecer isso tem que colocar um escape pro * ou colocar entre aspas, dai o * chega como char mesmo pro find"
Salve Dio, passando aqui pra solicitar uma sugestão de curso, que tal você fazer um curso de servidores Linux com o Básico para se tornar um sysadmin??
ja se foram 5 anos usando linux. os 2 ou 3 primeiros anos, aprendi tudo praticamente com vc Dio, aqui no canal. Demorou, mas cheguei na distro que queria com o gerenciador de janelas que queria, Arch com i3wm. Depois de tanto tempo, volto aqui, e continuo aprendendo coisas novas. Antes eu era pobre e nao podia apoiar, mas agora posso. Conquistei meu espaco no mercado de CyberSecurity e obviamente meus conhecimentos (basicos) de linux foram um fator importante e devo muito disso a este canal. Parabéns Dio, espero que seu trabalho esteja dando todo o retorno que vc merece, financeiro e da satisfacao de ajudar dezenas de milhares de falantes da lingua portuguesa a aprender linux.
Meus parabens, muito legal ler isso, meu sonho é entrar nessa area, apesar de trabalhar em uma excelente area também, trabalho em navio de cruzeiro e tenho uma boa remuneração, porém quero entrar nessa sua area, pode me falar o q vc fez para conseguir isso mais ou menos? ensino superior? pos graduacao? apenas cursos online mesmo? e outra o salario de alguem nessa area é mais ou menos quanto? pois tem um conhecido que foi contratado por 22k mensais aqui para fazer isso, fiquei surpreso!
Você fez curso superior ou estudou por conta?
@@Oakirasz curso superior do tipo analise de sistemas te dao apenas um norte sobre tudo, bem basico e rapido. Graduaçoes de 4 anos pra cima sao mais aprofundadas mas nao sao necessariamente um requisito, pq tudo o que vc precisa saber pode ser aprendido atraves de cursos e formaçoes especificas. No mercado o que importa mais é vc saber fazer aquilo que estão requisitando, diplomas podem influenciar, mas nada influencia mais do que o know-how e a pratica.
Muito top seu comentário cara, so incentiva pessoas como eu, que estão dispostos a aprender mais n tem condições, tbm estou estou estudando linux para essa área espero um dia chegar la
@@PedroAugustus-ue8hp só vai mano! de um jeito de fazer faculdade, qualquer coisa relacionada, a distacia, o mais barato que encontrar.... nao é requisito, mas com certeza ajuda muito....
Duas coisas legais do HTOP: ele é uma TUI que pode ser usada com mouse e pode fornecer infos extras (e.g. temperatura do processador e clock)
Se eu disser pros meus alunos que você teve aula comigo.
E mostrar esse vídeo. Eles vão acreditar.
Seu vídeo é quase um resumo do que ensino em comandos de Linux.
Claro que eu tenho que explicar em mais detalhes e em uma ordem ligeiramente diferente. Mas em geral ficou muito parecido.
Vou indicar esse vídeo também como referência para estudo em casa.
Muito bom.
Você é um profissional completo. A maioria dos professores não indicam aulas no youtube, pois na cabeça deles o próprio conteudo deles é autosuficiente e não precisa indicar nada. Mas possui pessoas que tem dificildade para absorver e entender na primeira aula, mesmo sendo um baita de um professor, so conseguimos associar a partir da segunda aula ou depois de testar muito em casa haha.
Eu mesmo tenho uma dificuldade extrema na minha cabeça. Eu tenho uma facilidade extrema para aprender tudo, sério, tudo mesmo. Mas minha cabeça n consegue raciocinar quando estou iniciando, na real minha cabeça tenta jogar isso pro mundo real. Vou dar um exemplo..
Eu tava aprendendo Python, muito divertido aprendi muito rápido, porém minha cabeça ficava questionando
Pra que o Python??
Onde aplico o python??
Como faço para rodar o python na internet????
Como jogo isso no dia a dia e na vida real??
Como rodo 2, 3 programas no python??????
Minha cabeça tenta preencher todas as informacoes e assim eu consigo associar todo conteudo e consigo criar as coisas melhor, me desenvolver muito melhor.
Na graduação, tive uma disciplina de programação com uso de scripts, que abordou o assunto do vídeo, minha memória ainda tá boa, levando-se em consideração que não uso esses comandos no dia a dia 😅 o conteúdo ficou excelente
Já vou pegar o meu café aqui, que o vídeo hoje vai ter bastante conteúdo pra absorver 😊
Boa, espero que curta o conteúdo
Pessoal na regra geral de fazer programas, é assim:
- usar grep
- usar sed
- usar awk
- se nada funcionar, agora sim você cria um programa;
Não sei onde vi isso, mas eu sigo de certa forma. To comentando antes do video começar. mas o sed + awk já me salvou muita vezes.
Dio explica muito bem, que dá gosto de ver o vídeo mesmo sabendo os comandos ! Parabéns meu brother.
Obrigado Guilherme! :)
@@Diolinux Tentei instalar o Linux mint e simplesmente fica na tela preta com uma barrinha "_" piscando. Utilizei o Hyper-v, win 11 pro.
acho muito legal quando vc faz esses tuto básico. So usuário comum fico mais ligado na quilo que uso. Internet e texto.
É difícil estudar sozinha. Mas seu vídeo está sendo muito esclarecedor! Obrigada!!
Gostei porque o título diz "comandos básicos", mas acho que aprofundou bastante, principalmente a combinação de comandos.
Conteúdo útil, direto e bem prático.
Quanto ao clear, acho que tem diferença entre o CTRL+L, tipo o clear geralmente (nos casos que sempre presenciei) ele meio que "mata o histórico" tipo nao aparece o scroll e tals, ja o CTRL+L apenas "da enter" até "limpar" a tela mas ainda sim tem o scroll ali do lado
Exatamente, é a primária diferença. Claro que você ainda pode consultar o histórico de outras formas, mas não só com o scroll para cima apenas, bem lembrado :)
Ahhhh, saudades da minha professora Erica Galindo!!! A melhor professora que tive sobre sistemas operacionais e que me ensinou a conhecer e amar o mundo das distros linux. Um grande abraço se algum dia a senhora ver isso.
Dio agradeço a vc pelo conteúdo Linux, via amigos falando de Linux...eu nem se quer 1 computador tinha...embora tenha visão fotográfica q depois fui treinado numa empresa de sugrança anos atrás...aprendi atrás do seu canal instalar 1 virtualbox...testar...e etc...hj estou num pagode de distro incentivando outros...não atuo na área, mas amigos querem saber coisas q eu sei embora eles sejam de t.i e eu 1 mero usuário q sigo seu canal...parabéns por TD e muito sucesso. Estou usando Big Linux, acho q sosseguei😅
17:40 Como eu falei anteriormente eu gosto do rm -r pq ele remove arquivos, pastas vazias, e pastas com arquivos.
Dio faz um vídeo com comandos ou aplicativos de manutenção do sistema, driver, update, limpeza do sistema e recuperação.
Valeu e abraços!
O meu comando favorito é o "sudo rm -rf --no-preserve-root"! Deixa o sistema bem limpinho e rapidinho!
Recentemente eu usei rm -rf pra remover o grub sem apagar o boot do Windows, tentei de tudo pra recuperar o grub, e nada, reinstalei o Linux novamente e deu certo, apaguei pelo terminal pois na hora de selecionar o boot no notebook, iria aparecer boot de um Linux, boot do grub, boot etc, se eu não remover, iria aparecer boot do sistema anterior e do recente, muito bom 😀
Engraçado que eu achei esse video sensacional kkk, você realmente conseguiu lista todos comenados mais importantes pra um usuario comum e digo que foi até alem, mas todos comandos são muito uteis para usuários normais. parabéns ótimo video.
ja faz 5 meses que estou usando linux e venho aprendendo muito com voce. obg!
Meu sonho é ser um dos melhores programadores de verdade pra outras coisas eu esqueço mais esses códigos fica gravado na mente de tanta vontade de ser um profissional nessa área achei o trabalho que me dou bem
Vc falando sintaxe corretamente só me dá orgulho!
😀
O que não aprendi com o professor que não soube explicar, estou aprendendo aqui!!!!
Toooop demais Dio, curtindo de mais seu canal!! Nos ultimos 5 dias resolvi, motivado por seus vídeos, a instalar o Mint no meu Macbook Pro 2011 e está muito bom!! Vlw demais e mesmo.
Depois de muitos anos fora da TI e com algum uso do Linux, fico agora bem satisfeito em reviver um pouco e continuar empolgado em por em prática algumas de suas dicas!
Uma hora dessa me torno membro da Comunidade Diolinux! Sucesso sempre!!
Digitar a seta pra cima, pra pegar o comando anterior, ajuda demaisss
Apresenta o comando > explica o comando > mostra na prática.
BEST TUTORIAL EVER!!
Obrigado pelo conteúdo. Deus te abençoe, meu chapa! \o/
Tem alguma forma de usar o nautilus no windows, definindo como gerenciador de arquivos padrão? Gosto da simplicidade dele.
Em 2013 quando comecei usar o Linux, passei a conhecer o #Dio por causa desses comandos hahah ! Salvaram minha vida..
Olá, Dio!
Sugiro um vídeo nesses moldes, mas com comandos do terminal do MacOs. Seria de muita valia para muitos usuários.
Abraço!
Ótima didática de fácil compreensão. O fato de você ter linkado os comandos absorvi o conteúdo num piscar de olhos.
Parabéns!
Que Deus abençoe o seu trabalho em Nome do Senhor Jesus.
rm -rf eu só faço em ultimo caso, quando eu sei que vai chiar por causa de permissão (tipo diretórios contendo .git), algumas vezes rm -r é suficiente pra apagar pastas, e arquivos rm.
Super valida essa aula. Alguém sabe onde encontrar um lista com todos os comandos do terminal linux por favor ?
Um excelente curso de terminal para iniciantes em menos de 1 hora
Nunca havia visto o NCDU. Há quase 1 ano, procurei por softwares que utilizam o NCurses para que eu possa aprender, mas não achei tantos com códigos interessantes. Portanto, optei por aprender NCurses direto do livro, o que é uma dificuldade maior, embora completa. Fui ver o código do NCDU e… Maravilhoso! O vídeo acabou de servir-me para outra finalidade. hauahuaha
Valeu!
Reforçando: Diferença do clear e Ctrl + L é que o clear limpa totalmente a tela e o Ctrl + L meio que sobe as linhas dando a entender que limpou(apagou)
9:10 Saudades do EDIT, no MS-DOS. No Linux, posso reviver essa experiência.
Ola boa tarde tudo bem, to chegando agora no linux seguindo o canal instalei a distro Mint, como faço para instalar o trezor suite? pode me ajudar? ... grande abraço.
Fala, Dio e equipe, obrigado pelo ótimo conteúdo!
Eu fiquei com dúvida sobre o comando find no minuto 13'55": pq o find . -name *txt* não encontrou o 'curso_de_terminal.txt'?
O **txt** foi resolvido como glob antes de executar o comando. O shell traduziu o comando que ele digitou pra:
find . -name diolinux.txt
Inclusive se tivesse mais um arquivo txt no diretório o comando ia dar erro, por sintaxe inválida (ia ficar um find . -name foo.txt bar.txt)
Pra não acontecer isso tem que colocar um escape pro * ou colocar entre aspas, dai o * chega como char mesmo pro find
Eu aprendo e pratico os comandos do Linux pelo Termux, massa demais
Que boas explicações. Podia me ajudar com um trabalho que tenho? Obrigado
Legal Dio, ótimo vídeo, com relação ao comando IP eu acho melhor usar o parâmetro -br para exibir as informações simplificadas das interfaces de rede. No final ficaria:
$ ip -br a
Ou
$ ip -c -br a
O segundo fica mais legal pq fica colorido, hehe.
Acho mais prático do que usar o grep, se a ideia é apenas verificar o ip ou o status da placa de rede. ;)
Ótima dica, realmente fica visualmente melhor, mosquei de não ter mostrado esse, valeu! :D
Imagina, vc é uma das pessoas mais didáticas que já vi, consegue trazer leveza para assuntos que são considerandos maçantes para a maioria das pessoas, continue assim. Parabéns!!!
Inclusive esse "ncdu" eu não conhecia, muito massa, vou adotar. Não precisarei mais ficar dando o comando "du -sh" manualmente, pasta por pasta, para localizar os arquivos grandes que preciso apagar dentro de alguns servidores. Show!
Hello! Não se irrite, mas devo dizer-lhe que sou seu seguidor, pois desde minha graduação em TI, só sei que nada sei, então seu trabalho me é de bom grado, sua didática é fantástica e a chama que lança em minha cabana de palha seca me desperta, pois quem acha que aprendemos sem enfrentar a realidade muito se engana, sou usuário de Linux desde 1998 e Slackware foi meu travesseiro, amigo e companheiro, embora desde 2005 nos agregamos ao Debian e cá estamos. Olha, indique sempre onde podemos encontrar apostilas, coisa e tal. Grato mesmo por tudo e sucesso, o saber a gente acumula quando dividimos. Bis bald!!
Esse video eh uma otima aula pra concurso!! Uma das questoes de informatica foi como copiar um arquivo pelo terminal kkkkkk
Obrigado, estou me esforçando para aprender linux.
Muito obrigado pelas explicações.
Olá dio, show de bola o conteúdo. No comando "find . -name *txt*" por que não mostrou os outros 2 arquivos curso_de_terminal.txt? (13:58)
Acho que como não passou algo para mostrar nível de profundidade na busca o certo seria algo assim find -name '*txt*' entre aspas para aparecer, bem é oque eu acho kkkk
@@vitornespolo5404 Observei o mesmo que o @lgfcosta e destrinchei uma pergunta ao GPT que explicou basicamente isso aí mesmo. A shell (provavelmente bash) trata o *txt* antes de processar o comando find, ou seja ela verifica tudo o que contém txt no diretório atual e encontra apenas diolinux.txt então quando ela processa o comando find ela praticamente altera ele baseando-se no que ela processou antes (ficando algo como: find . -name diolinux.txt). Para que isso não ocorra o certo seria colocar o padrão entre aspas realmente, mas não pelo nível de profundidade e sim para ela não expandir ele antes de processar o comando. Entendi pelo que o Dio explicou que o . (ponto) no comando já quer dizer o diretório atual e seus respectivos sublocais ... Valeu, abraço !
Muito bom, revivi uns 20 anos, parabéns!
Um comando bem daora e simples que ele deixou de mencionar foi o neofetch, que mostra informações sobre seu sistema. Como por exemplo, a distro Linux instalada no seu computador, qual seu processador, sua RAM, etc.
Muito bom conteudo. direto ao ponto.
o planeta agradece esse video, Deus te abençoe!!
Esse vídeo foi incrível, aprendi muito.
Essa aula foi sensacional, PARABÉNS PELO CONTEÚDO!
SUGESTÃO:
Colocar em parenteses o que cada função faz (na frente dos comandos na parte de descrição do vídeo, vai facilitar a busca).
Abraço!
Tinha esquecido q dava pra usar o less sem pipe, e não conhecia o pgrep
Precisava muito desse vídeo, muito obrigado Dio!
Show, Dio. Ajuda muito, principalmente quem não usa o terminal com frequência.
🤔😎🥸... aprendi mais alguns comandos... Beleza Dio ! Grande abraço.
Realmente muito útil, comandos básicos, essenciais, aplicados a toda ou qualquer distribuição linux
parabéns pelo vídeo, muito bom. e gostei tmb do plano de fundo sua tela. qual é esse? grato.
Excelente conteúdo. Hoje, vou daqui com um novo comando que desconhecia. NCDU.
Continua o bom trabalho.
Bons estudos! :)
bacana a aula Dio Linux, curti muito estou iniciando em Linux e o conteúdo da aula foi muito bom, agora sou seu inscrito também!.
Preciso de uma ajuda.
Meu notebook veio com o Linux 6.14.13 keepos. Na hora da primeira configuração coloquei o idioma como inglês, e agora não consigo voltar para o português.
Não tem a opção de idioma/línguagem, nas configurações.
Acho que é so pelo terminal. Mas não sei qual o comando para fazer isso
Sou da época do DOS. Eu uso muito comando em terminal pq é mais rápido que ficar procurando aplicativos... Até pra desligar e reiniciar o computador eu faço por comando.
E uso muito o Midnight Commander que é pra quem era viciado em X Tree Gold no DOS...
Que bom que vc citou o nano... Se vc falasse pra iniciante usar o VI eu ia achar muita maldade sua... 🤣
sou dev back end e uso o terminal pra tudo que é possível. Até meu cliente rest (rest client, permite montar requests como texto, zero interface gráfica.
Ps: sou cego, então interface gráfica não tem lá aqueela importância 😄
Cara sempre quis aprender mais sobre esses terminais acabou de ganhar mais um inscrito
vídeo interessante e bem útil mas como você colocou esse papel de parede animado ai ?
Em breve a gente posta um vídeo no @diolinuxlabs para explicar como funciona, mas usa-se um app chamado Hidamari
@@Diolinux estarei esperando ansiosamente esse vídeo :)
No começo o terminal parece assustador. Mas fica delicioso a medida que a gente aprende e você sempre vai querer mais
Qual a distribuição que vc está usando e esse shell é gnome ?
Olá, eu sou novo nessa área de Linux, por onde eu devo começar, qual distribuição usar?
Achei bem legal, seria uma boa uma aulinha ensinando a mexer com o editor de texto VIM, pois já peguei distros que não tinha o "nano" mas tinha o "VIM" no lugar, a primeira vista é um editor de texto nada intuitivo e seria um conteúdo a mais para o canal, valeu!
É esse tipo de vídeo que precisamos 👏
vc pode me ajudar a resolver uma duvida
qual comando eu usaria para:
Exibir toda a estrutura de pasta do diretório atual no linux
Em 1996 fiz curso de informatica q tinha Dos parece muito (na epoca o windows q aprendi nesse curso era 3.11)
Como vc faz para esse terminal ficar transparente assim achei que ficou massa !!!
Cara vc e muito bom ❤❤❤❤❤❤❤❤❤ aprendi mta mta mta coisa msm kkkk😅 vlw e Deus te abençoe sempre
semsacional video ainda está perfeito valeu por compartilha .
Cara ! Eu precisava desta aula rsrs simples e direto
Outra maneira de fazer um arquivo é usando o sinal de maior ">". Exemplo:
ubuntu@ubuntu: ~$ > Arquivo.txt, quando o nome do arquivo for composto use as aspas. Exemplo:
ubuntu@ubuntu: ~$ > "Minhas Notas.txt"
Ótimo aula amigo vc está d parabéns.
Qual aquele comando que substitui 'ls' e que pode ser usado o mouse para abrir pastas?
Oi Só vi eeste video hoje, achei incrível, muito bom. Muito mesmo.
Aula maravilhosa! Ajudou muito!
Excelente. Queria ter visto um vídeo assim quando iniciei no mundo Linux! haha
cd -
🤔 acho que é pra voltar pra o diretório onde você está antes
Top Diolinux, valeu amigo
Obrigado por compartilhar o conhecimento.
Valeu, Dionatan! Vídeo bem completo e com uma didática muito boa!
Muito obrigado por esse vídeo, Dio! Conteúdos assim ajudam demais a comunidade.
(Murilo e LT)
(Tá bom, tô te esperando)
(Han han)
Se der saudade, me liga
De madrugada (vai)
Mente pra mãe: Tô na amiga
E vem pra minha casa
Produzida, toda linda
Só para me encontrar
Ah se queimar, faz neblina
E você pelada
Toda louca, leve e solta
Me beija, me arranha
Diz que eu tenho outra
Ela surta e xinga
Rasga minha roupa, ela é bipolar
Não vou negar
Que eu já tentei com outras, muitas outras
Mas ela tem seu lugar
Me diz que eu sou tão complicado
Mas sempre complica ao vir me visitar
E sempre me tira do sério
Tira meu sono
Rouba minha brisa ou meu tédio
Gostosa do peito médio
Vou desvendar seu segredo, por trás
De um grande mistério
Meu pretérito imperfeito
Você me olhava de um jeito que
Nem se eu quisesse
Eu recusaria até por perto
(Não, não)
Se der saudade, me liga
De madrugada (vai)
Mente pra mãe: Tô na amiga
E vem pra minha casa
Produzida, toda linda
Só para me encontrar
Ah se queimar, faz neblina
E você pelada
(Se se) se der saudade, me liga
De madrugada (vai)
Mente pra mãe: Tô na amiga
E vem pra minha casa
Produzida, toda linda
Só para me encontrar
Ah se queimar, faz neblina
E você pelada
Show de bola a sua aula , teve comandos aí que eu não conhecia , vou ser membro do canal 😊
Esse é o tipo de vídeo pra salvar nos favoritos !! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Show de bola Dio, uma alternativa ao hostname, é o hostctl que além das funcionalidades do hostname, vc ainda pode alterar o hostname, data e hora, vale conferir
o comando -rf e o mesmo raciocinio para remove um programa pelo terminal ?
é possível usar a placa de vídeo como um processador em uma vm ? meu processador é um Ryzen 3 que já meio que funciona como uma placa de vídeo, além tenho uma placa de vídeo onboard, teria como usar ela nas vms para ajudar no processamento ? em linux claro.
sudo rm -rfd /*
Esse comando acima é o mais importante de todos.
É possível dominar todos os comandos do Terminal? E quanto tempo levaria? Obrigado.
Certamente é possível, o tempo que leva depende de quanto tempo você se dedica para isso diariamente e a sua própria capacidade de absorver os conteúdos, então varia naturalmente. :)
qual dist ta usando ? que top a interface
No comando "find", quando você usou findo . -name curso_de_terminal.txt ele mostrou os dois arquivos nas subpastas dentro do diretório ~/diolinux. Show, excelente isso aconteceu pq disse que colocou ".". Minha duvida é pq quando vc fez find . -name *txt* só apareceu o diolinux.txt, não era pra ter aparecido os curso_de_terminal.txt também?
Observei o mesmo e destrinchei uma pergunta ao GPT que explicou basicamente o seguinte: A shell (provavelmente bash) trata o padrão passado (*txt*) antes de processar o comando find, ou seja ela verifica tudo o que contém txt no diretório atual e encontra apenas diolinux.txt então quando ela processa o comando find ela praticamente altera ele baseando-se no que ela processou antes (ficando algo como: find . -name diolinux.txt). Para que isso não ocorra o certo seria colocar o padrão entre aspas para ela não expandir ele antes de processar o comando, e aí retornando de fato todos os arquivos que tiverem txt no nome naquele diretório e nos subdiretórios também.
[EDIT] retirado de outra resposta acima por @ajr8020: "O *txt* foi resolvido como glob antes de executar o comando. O shell traduziu o comando que ele digitou pra:
find . -name diolinux.txt
Inclusive se tivesse mais um arquivo txt no diretório o comando ia dar erro, por sintaxe inválida (ia ficar um find . -name foo.txt bar.txt)
Pra não acontecer isso tem que colocar um escape pro * ou colocar entre aspas, dai o * chega como char mesmo pro find"
13:55 por que ele não achou todos os arquivos com extensão txt recursivamente como no exemplo do nome completo ?
Muito Obrigado.
Salve Dio, passando aqui pra solicitar uma sugestão de curso, que tal você fazer um curso de servidores Linux com o Básico para se tornar um sysadmin??
Boa sugestão!
Que vídeo incrível, muito obrigado.
Que aula daora Dio..Obrigado.
Muito top seus vídeos, parabéns pelo know how