A miséria da população não é apenas de comida, mas de intelecto. É uma indigência intelectual que só aumenta a miséria. É uma bola de neve, uma engrenagem cruel. 😢
O Brasil ainda tem uma cultura escravagista muito forte nos dias de hoje, pra que é que os setores dominantes da oligarquia/burguesia que compõem a maioria do nosso estado vão querer mais acadêmicos? Vai contra todo o sistema socioeconômico aqui regido por séculos, que é um sistema extrativista e sem indústria de base. Enquanto existir qualquer tipo de politica externa de potenciais imperialistas como EUA, China, UE, Rússia... voltada a sufocar a ascensão ao estado de qualquer grupo do empresariado industrial e desenvolvimentista, não existe necessidade nenhuma para o estado formar mais acadêmicos. Um exemplo recente, é a reação destes setores às políticas de inclusão ao ensino superior de pobres, índios e pretos durante os governos petistas, afinal trabalhadores especializados demandam custo de formação e valorização do trabalho. Miséria é estratégica, infelizmente.
Acredito que a situação é essa devido a falta de interesse dos poderosos que a população aprimore seu intelecto. Gente ignorante é mais fácil de manipular 😢
Discordo, ser humano não nasceu com o microchip na cabeça, educação intelectual é parte da estratégia dominante de deixar a massa sem o conhecimento pra evitar uma mudança radical na sociedade
a miseria não é de intelecto apenas, é muito mais pelos privilegios que a classe mais favorecidas distribuem pra elas com dinheiro dos governos. por exemplo, sublidios diversos com taxas de juros menores, onde a diferença é paga pela população. tipo: as empresas aereas terão financiamentos do governo com taxas de juros abaixo da taxa que o governo paga pela divida publica.
Um imigrante italiano, certa vez comentou sobre o sistema político brasileiro: "O regime político brasileiro é uma mistura de socialismo e capitalismo. Uma mistura que combina o que há de pior em cada um deles."
Penso isso quando falam na intervenção do Estado no fundo a maioria do povo quer as duas coisas, um socialismo que eu possa ir viajar para o maior símbolo do capitalismo (Times Square, NY, USA).
Como se a Itália, mesmo com toda sua história secular, fosse exemplo de alguma merda em termos de política. País altamente corrupto, cheio de burocracia, crime organizado e milícias prá cacete, berço do fascismo, e mesmo tão antiga e no meio da Europa não consegue ser primeiro mundo.
Esse final foi muito incrível, resume bem nossa sociedade dividida e que é feita de massa de manobra, ao invés de sermos pensantes próprios, pensamos pelo político que defendemos.
Deve se sentir culpado mesmo, mas faria melhor se ouvisse um pouco mais a esquerda, por que analisando o vídeo ele simplesmente não responde a perguntou título e falou mal da esquerda
Para diminuir esta sensação de culpa, faça o seguinte... distribua seus bens para os menos afortunados, faça parte da justiça social crítica e acabe com este sofrimento sem fim... 😆😆😆
@@arquitetoeprofessormarcosc21O que a esquerda tem de bom? É boa em criar intrigas? Dividir a população brasileira em panelinhas de escola por algo em comum? Enquanto os políticos se divertem com o dinheiro público? Enquanto as causas que realmente importam e são previstas na Constituição pra toda população são ignoradas? Como investir no cuidado ao meio ambiente, investir em saúde, alimentação, educação, transporte e segurança, para TODOS. Quando a esquerda fizer algo que efetivamente preste, e deixar de ficar apenas no campo das ideias e da hipocrisia, talvez eu e outras pessoas passemos a ouvir, desde que seja para o bem comum. Entrei em Direito com uma cabeça, estou quase me formando com a mesma, estudei a Constituição e demais códigos, e não consegui ver um benefício efetivo da esquerda na população em geral, aliás, estamos em crise agora justamente por causa deste tipo de governo. Pra mim, ser seduzido pela esquerda é cavar a própria cova.
Esse final é ótimo. É bem assim mesmo. Só conversar com os coleguinhas do trabalho: são anjos enviados dos céus para nos ensinar como sermos as melhores pessoas do mundo.
Tudo isso só acontece pelas ilusórias ''recompensas'' sociais. No fundo em essência TODOS os seres humanos são iguais e de Elon Musk a um membro de tribo africana possuem o MESMO direito de existir e construir a sua história seja ela qual for. Nós partilhamos da mesma essência, da mesma fonte, portanto, toda essa besteira de se sentir superior por cor de pele, classe social, orientação sexual, é o mais vasto absurdo!
Não, a esquerda não nega as qualidades ruins do ser humano. Ela simplesmente acredita que existem qualidades positivas para as quais o ser humano pode caminhar, e que o desenvolvimento de uma sociedade pode e deve estar alicerçado nesse ideal de humanização do carater, especialmente através de uma educação direcionada para a expansão da consciência e do sentido do SER. Pensar o oposto, isto é, que NÃO EXISTE ou que NÃO É POSSÍVEL o ser humano ser bom, é aquilo que com certeza garante que a sociedade só poderá crescer em riqueza e tecnologia, mas ao mesmo tempo em que se degenera humanamente. Pois o medo e a desconfiança sempre será o impulso dominante, tornando assim impossivel eliminar o preconceito, o racismo, o conflito de classes, e todos os outros tipos de rivalidade que geram guerra e sofrimento humano.
Me impressiono com sua capacidade de tornar tão límpidas e coerentes perguntas que fogem do entendimento da população em geral. Parabéns pelo brilhantismo !
@@Almirantedopovo9977ele fala para o publico em geral nos seus vídeos. Então o senso comum já é bem vindo devido a grande dificuldade de entendimento desse público!
@@JLSV1970 me desculpe, mas não existe filosofia sem citar as fontes. Pondé é só um personagem que joga "achismos" ao vento, e encontra numa classe média pouco culta, quem compartilha seu senso comum revestido por uma aura de sabedoria e arrogância.
@@Almirantedopovo9977,Fontes não significam verdade absoluta, por trás de qualquer fonte, existem seres falhos,limitados,ideológicos e cheios de paixões, que devem ser questionados. Do contrário, não teríamos vários pensadores em todo o mundo.
@@Almirantedopovo9977,Você não tem moral pra falar de achismos e fontes, basta ler e assistir os gurus da sua turma,falam o que vem da cabeça,sem citar nada.
Acho curioso esse rótulo, sendo que quando olhamos a história, vemos Milton Friedman, um dos grandes liberais do século XX, defender em sua obra um programa governamental de transferência de renda para os mais pobres. No Brasil, o Bolsa Família/Auxílio Brasil se aproximam muito dessa ideia proposta por Friedman. A direita deveria deixar mais claro que certas causas sociais são importantes independentes de ideologia. Para evitar esse monopólio da esquerda, que consegue captar os jovens que não se aprofundam no debate político.
Faltou fazer justamente esse recorte. A direita no Brasil é patética, não são conservadores, são pilantras reacionários. Nos EUA, obviamente excluindo os lunáticos de extrema-direita, os economistas ortodoxos pensam e incluem os pobres no orçamento.
Friedman era um liberal, o que é praticamente antagônico a direita Brasileira, que de liberal não tem nada. Vc pega o atual líder da direita radical Brasileira, um cara reacionário e populista, que conduz a politica de forma análoga a Hitler, Mussolini, Pinochet. Não tem como associar essa direita a pautas de desenvolvimento social.
Não teve imparcialidade nenhuma, essa tentativa de colocar as canalhices da direita como uma reação à ideologia comunista engana só bobo, mesmo. Como se capitalismo não tivesse trazendo exploração e miséria desde que nasceu independentemente de qualquer outra ideologia. É óbvio que a pergunta se referia ao fato da direita nunca atacar diretamente problemas de distribuição de renda e miséria, e que lucra com a desgraça. Coitados dos ricos, tentando salvar o mundo e sendo impedidos por esses pequenos vermelhos canalhas que pensam no ABSURDO de alimentar pobre e dar condições básicas de vida pra todo mundo. Ainda vem com a falácia de que assistência social gera uma sociedade preguiçosa, acomodada... Então por que é necessário impor sanções econômicas à Cuba? Por que é necessário congelar os ativos Venezuelanos? Por que a China, que é especialista em assistência social e é literalmente governada por um Partido Comunista é tão produtiva? Por que a direita global sempre tenta boicotar economicamente as experiências socialistas? Do que eles tem medo, então? Reparem que nas entrelinhas esse mesmo argumento pode ser usado pra ser contra o Pleno Emprego. "Se todo mundo tem emprego, não tem competição". Quem quer trabalhador com poder de barganha, né? Se fulano tá bem alimentado, o chefe medíocre que herdou terra roubada pelos tataravós não consegue controlar fulano pelo medo, né? Sabe quem controlava pessoas assim também? Senhores de escravos
@@OFFROADSTORE Ele faz uma breve distinção, não deixando de fazer uma crítica ao erro "utópico" comum dos liberais mais jovens (meritocracia, mercado...)
Isso mesmo, Bruna. Precisamos de trabalhos que paguem 1 salário mínimo para uma carga horária de 08h diárias, sem contar mais as 02 horas de deslocamento, da submissão à chefia e vivendo com o medo de ser demitido mesmo após 15 anos de trabalho.@@brunabrunams
Porém mesmo as pautas criadas pela direita ou que já foram delas, estão longe de manter ou seguir elas, como leis contra a escravidão, porém permanece racista ou descriminação com emigrantes
Muito bem colocado. No final das contas, o que prevalece é a busca de identidade ou identificação individual de cada um ao estabelecer ser de esquerda ou direita. De social só o engajamento individual num grupo.
Tenho 29, quando tinha 13 passei ler e admirar Olavo, Villa etc. Vou te adiantar todos esses Gurus são uns animais, quer achar alguem bom escute Lair Ribeiro e Padre Quevedo. São pensadores decentes.
EXato Pondé. Projetos sociais são bem vindos. Desde que, de forma racional. Não existe projeto social melhor do que dar trabalho Pro ser humano. E se a pessoa nao tem condições...é obrigação do governo dar ferramentas pras pessoas poderem se desenvolver !!! A discussão é longa!
@@canaldasmoedas9184 na real são de forma racional para os seus próprios objetivos pois: Projetos sociais que visam única e somente a distribuição de renda são para compra de apoio popular (populismo), falta de interesse do povo a querer estudar e progredir, isso em conjunto gera um apoio massivo, pois a falta de cultura dificulta o entendimento e visão de todos os pontos... No nosso país são necessários auxílios pois somos um país de maneira geral pobre, porém essas políticas tem que serem atreladas a outras de inserção no mercado de trabalho especializado e estudo, caso contrário o país sempre vai ser dependente disto que um dia pode não haver fundos suficientes para manter esse sistema...
@@williamcr-lw9kh No primeiro comentário vc conseguiu esconder, mas no segundo veio a groselha neoliberal kkkkkkk Na boa, tirando os erros de português as duas últimas frases do seu comentário parece um texto retirado do ChatGPT
@@luisgf É melhor poder ter um emprego que paga pouco do que ser desempregado. Só se pode crescer para empregos melhores a partir do momento em que a taxa de desemprego é baixa.
Em um pais como o Brasil, que se da o peixe, em vez de ensinar a pescar... com certeza. Basta ficar sentado e ser da turminha. O que trabalha e não é da turminha, o mérito não vai importar. Muito a contextualizar...
Não reconhece por haver alguma demanda, mas muita gente para trabalhar com isso. Pedreiros recebem até que bem, se comparado aos outros brasileiros. Aqui no sul está faltando mão de obra nesse tipo de trabalho braçal.
As profissões não é reconhecimento, é puramente mercado!... Digo isso pois nos EUA por exemplo porque você acha que estas profissões ganham bem? La a grande maioria é formado em um nivel superior e não quer executar este tipo de serviço, num geral são poucas as pessoas que se dispõe a isso, e estas pela alta demanda e baixa oferta acabam por serem bem valorizados. O interessante que na minha analise disto tirei uma reflexão muito interessante que: O estudo é essencial para uma nação, inclusive para quem não estuda, pois a exemplo dos EUA la todo mundo tem vez inclusive quem não quis prosseguir com os estudos.... um abraço!
Uma otima descrição de como funcionam as coisas, na pratica e na teoria, creio que (com algumas ponderações e argumentos) ser bom ou ser ruim, nao é exclusividade de lado algum, somente oque muda é a crenca, a ação, a cultura, ou o meio, enfim... Nao da pra generalizar, ser bom ou ser ruim depende muito da natureza humana, eu creio que as influências são somente uma desculpa, pois todos tem a possibilidade de escolher, depois de escolher vem as consequências, e de acorado com as escolhas!
Defende, mas dentro das exigências orçamentárias e da racionalidade. Quem acabou com a inflação no Brasil foi o PSDB (E a inflação é a maior responsável pela geração de pobreza). Os programas sociais e reforma agrária começaram também por essa época… Não por paternalismo, mas pela constatação que não é possível crescimento sustentável se a população tiver pouco poder de compra e a produtividade do campo estiver comprometida por terras ociosas.
Encerrando com a frase do ex-presidente dos EUA Ronald W. Reagan (1911-2004): "Eu acho que o melhor programa social que existe chama-se EMPREGO." 09-out-2024 - 00h33min.
.....e quando o emprego nao atende as necessidades basicas do ser humano, como e tao comum ai no Brasil? Muitas pessoas com emprego, TRABALHADORES, necessitam de programas sociais, dada a miseria em que vivem devido as escassas remuneracoes de seus empregos.
@@gaararj007 depende de qual escolaridade... tive cerca de 100 funcionarias (ao todo, em decadas)em uma clinica...todas com diploma de ensino medio...98% analfabetas funcionais.
Instrução sem plano nacional de desenvolvimento pra absorver a mão de obra qualificada é que levou o Brasil a ter um alto índice de formação superior com um nível alarmante de subemprego (bico). É por isso que tem tanta gente qualificada dirigindo Uber ou vendendo bolo de pote. Não é só formar as pessoas, tem colocar elas pra trabalhar por que trabalho requer uma infraestrutura enorme pra ser possibilitado.
Eu o favorito, R$60 mil por semana! Agora posso retribuir aos moradores da minha comunidade e também apoiar a obra de Deus e a Igreja. Deus abençoe o brasileiro
Acumulei um total de 89 mil hoje. Estou verdadeiramente grato por todo o conhecimento e informação que você me deu nas últimas semanas. Comecei com 5 mil há 2 meses.
Pondé se tornou um um representante do conservadorismo radicalizado da nova direita em misturar filosofia política com filosofia moral? Não defende pautas sociais porque defendem que a desigualdade é natural. Não é de interesse da direita no horizonte último uma sociedade justa e igualitária pois conservam a desigualdade. A principal dica na discussão política é termos sempre por base um horizonte maior. Isto é: qual é a finalidade da política? Isto é: qual é a finalidade do estado? Isto é: qual é a melhor forma de organizar o estado? Se nós, eu e meu debatedor, não tivermos de acordo sobre o objetivo maior e último da política é pouco provável que iremos concordar em qualquer outro aspecto. Então, logo de início do debate deve se colocar na mesa de discussão que tipo de sociedade queremos no final das contas. Para debater política de forma clara, racional e objetiva devemos iniciar, isto é, logo de cara, na mesa quais os fins últimos da sociedade, do estado, da forma de organização social. Isto é se eu tenho a perspectiva de que é criar uma sociedade justa e igualitária mas meu interlocutor pensa que não, que a desigualdade é natural e que tem que ser preservada e conservada então, dificilmente iremos concordar em qualquer outra coisa. Como é que iremos discutir questões econômicas com um indivíduo que pensa que a desigualdade é natural e tem que ser refletida no estado, que a desigualdade tem que ser refletida na economia, que a desigualdade tem ser refletida em todas as esferas da sociedade? Eu acho que não. Eu acho que não existe essa desigualdade natural. Eu acho que o horizonte último é uma sociedade justa e igualitária Então vejam só como que essa confusão de política com moral acontece em discussões. Quando o indivíduo fala que o principal critério para votar num candidato é a honestidade ele já confundiu tudo e já trocou as bolas todas. Isso mostra o seguinte ele confunde a moral com a política e ele também não tem clareza o que exatamente ele tá discutindo e o que ele tem que discutir. Veja, colocar como principal quesito para votar em alguem a honestidade não é o tipo de coisa que a gente não faz em nenhuma outra área da vida. E sabem por que? Porque isso é o básico. Isso é uma coisa implícita. Por exemplo, se tiver que fazer uma cirurgia séria nos olhos e você tem que escolher um cirurgião porque se alguma coisa der errado você pode ficar cego. Daí você tem que escolher o cirurgião. Então quais os critérios para escolher aquele cirurgião para fazer a cirurgia séria nos seus olhos? Você vai escolher baseado na honestidade do cirurgião ou, coisas como a formação, a experiência, a taxa de sucesso em operações semelhantes? Obviamente você escolhe a segunda opção. Você não esta preocupado se o cara é honesto. Isso de fato não é uma coisa relevante neste aspecto, neste sentido. É claro, honestidade é algo que todos querem pra si. Santo Agostinho fala que o mentiroso gosta de falar, criar mentiras para os outros mas pra ele mesmo ele quer a verdade, se alguém mentir pra ele, ele não gosta. Santo Agostinho fala que todos tem amor pela verdade, até mesmo o mentiroso. Então, todo mundo gosta de honestidade. Se o indivíduo não é honesto você não quer nem jogar barulho com ele, nem futebol, você não quer fazer nada com indivíduo que não é honesto. Por que? Porque isso é uma coisa básica. Então quando o indivíduo vem com a bandeira da corrupção , ora todo mundo concorda nisso. Ou por acaso alguém já viu algum movimento na ruas levando bandeiras ou cartazes "mais corrupção, mais corrupção"? Não! Ninguém vê isso. Ninguém apoia corrupção , ninguém apoia desonestidade. Então qual que é o ponto de colocar corrupção e honestidade como critério para escolher candidato? Isso é uma coisa básica da vida. Da vida! Então quando o indivíduo traz isso para a política significa que ele não tá entendo nada do que tá falando. Outro exemplo, imagine que você vai jogar futebol com amigos e, tem 10 jogadores pra você escolher, e na hora de separar o time você diz "pera aí, deixa eu escolher os mais honestos". Não! Na vida, é claro, é óbvio que não é assim. E esse que é o problema da discussão política. Não podemos confundir filosofia moral com filosofia política. Isso porque um dos principais erros numa discussão é saltar de política para moral sem nem perceber. Embora exista uma relação entre filosofia política e filosofia moral elas são coisas distintas. De modo geral podemos dizer que filosofia moral se ocupada da avaliação da ação dos indivíduos, enquanto que a filosofia política tem como alvo a tematização e a regulação dos assuntos comuns, públicos. No campo da política as pessoas se permitem certas irracionalidades que ela não admitem em nenhuma outra área da vida. Isso é semelhante ao que Freud fala sobre a religião "os indivíduos aceitam na religião coisas que eles não aceitam em nenhuma outra área da vida" (O futuro de uma ilusão)
Acredito que para as pessoas ainda muito despolitizadas, elas só conseguem entender e falar de política partindo de questões que sejam fáceis para elas de julgar. E para todo mundo é fácil "julgar" a questão da honestidade. É assim que a direita atrai a simpatia do público despolitizado, investindo o seu discurso nas pautas "anti-corrupção", "tolerância zero", etc
Desde os 10 anos de idade eu percebi que os ricos, ricos mesmos... Só não exerminam os pobres, porque deles dependem inteiramente e LITERALMENTE... caso o contrário não existeriam pobre...
O núcleo duro dessa questão resguarda a tentativa de conservação do poder e da própria riqueza concebida, conservando-se o "status quo" do estrato social.
@@psdapsda3601 Pesquisar MAIS, perguntar MENOS. Pegue todos os presidentes de direita e leia as reformas, bem simples. Você não sabe pq como o amigo disse, fazemos MAIS, falamos MENOS
@@psdapsda3601 Itamar Franco, presidente conservador, estabilizou a inflação dos anos 90 com o plano real permitindo a recuperação do poder de compra, principalmente do mais pobre. Sendo o último presidente conservador de verdade que tivemos. Depois disso foi só ladeira abaixo com PSDB e PT, e enganações com Temer e Bolsonaro.
@@kauandesouzasilva4621 essa cambada de esquerda acha que medidas sociais são arrotar falsas virtudes e falsos paternalismos quanto aos mais pobres. Anos de PSDB e PT estão ai pra provar o que eu disse.
A melhor pauta social que a direita pode defender é a capacitação das pessoas, abertura de empregos, inovação, empreendimentos, um Estado que não se intrometa naquilo que não lhe diz respeito, ganhos de produtividade etc.
@@LuisFernando-kl9xf Do que adianta o salário ser 2500 se vai pagar imposto de renda, imposto em consumo e o fato de aumentar o salário sobe tudo junto, o importante é o poder de compra
Boa noite, para mim não existe direita centro ou esquerda, para mim o que existe é a benevolência do ser humano, é a capacidade de competir com outras pessoas e conquistar os seus sonhos sem ter que invadir o espaço de outros. Você tem que ter é muito amor no coração, amar o próximo, ver todas as pessoas como os nossos irmãos que não como inimigos. Somos uma única comunidade terraquea o nosso país é o planeta terra onde moramos com todos os nossos irmãos juntos.
Na verdade, ninguém defende mais as pautas sociais que a "Direita", pois ela defende a criação de empregos, que é o maior e melhor programa social que existe.
Pra que pautas sociais( um bolsa familia, por exemplo), se o país andar rumo ao progresso, com empregos dignos, salários dignos, menos burocracia, mais incentivos fiscais a empresas nos municipios que se instalarem, saúde de qualidade, políticos envolvidos no bem estar geral, quando tudo estiver trilhando certo, há menos assistencialismo e maior renda per capita, sem miséria, mas isso tbm depende muito da educação no país, um país que tem uma educação de qualidade, vai prosperar sem muito esforço, pois a educação é o que molda o caráter de uma nação...
@@otaviosilva801 Ta sabendo nada... Quem mais se importa com as vitimas de violencia é a direita, os direitos dos manos se importa mais com os direitos do agressor, lol...
@@andret4vares lembra da lei pra punir abort0 discutida esse ano em que a vítima de violência engravidasse e abortasse fora do prazo determinado pela justiça receberia uma pena maior que o abusad0r? Foi a direita que queria aprovar. Certeza que é só a esquerda que adora bandido? A direita não se importa nenhum pouco com questões humanitárias. Isso é factual.
@@LauroM-i6s Isso é verdade , mas a direita comete um grande erro tbm considerando que o ladrão de galinha ou devedor de pensão tenham o mesmo tratamento de um criminoso hediondo como um Jack ou assassino , pois se vc coloca um devedor de pensão numa cela junto com um criminoso hediondo , ele sai de lá pior aí em vez de ter somente um criminoso leve, vc criou um mat4dor do pcc no próprio sistema prisional
Por isso eu gosto do Pondé, um cara integro, sem partido, sem lamber bota de ninguém ou nenhuma ideologia, um cara neutro, que enxerga as coisas por cima, e não como torcida de futebol
Neutro é o sabonete que sua mãe usou pra controlar a cândida depois que te pariu, irmão. Essa tentativa de colocar as canalhices da direita como uma reação à ideologia comunista engana só bobo, mesmo. Como se capitalismo não tivesse trazendo exploração e miséria desde que nasceu independentemente de qualquer outra ideologia. É óbvio que a pergunta se referia ao fato da direita nunca atacar diretamente problemas de distribuição de renda e miséria, e que lucra com a desgraça. Coitados dos ricos, tentando salvar o mundo e sendo impedidos por esses pequenos vermelhos canalhas que pensam no ABSURDO de alimentar pobre e dar condições básicas de vida pra todo mundo. Ainda vem com a falácia de que assistência social gera uma sociedade preguiçosa, acomodada... Então por que é necessário impor sanções econômicas à Cuba? Por que é necessário congelar os ativos Venezuelanos? Por que a China, que é especialista em assistência social e é literalmente governada por um Partido Comunista é tão produtiva? Por que a direita global sempre tenta boicotar economicamente as experiências socialistas? Do que eles tem medo, então? Repara que nas entrelinhas esse mesmo argumento pode ser usado pra ser contra o Pleno Emprego. "Se todo mundo tem emprego, não tem competição". Quem quer trabalhador com poder de barganha, né? Se fulano tá bem alimentado, o chefe medíocre que herdou terra roubada pelos tataravós não consegue controlar fulano pelo medo, né? Sabe quem controlava pessoas assim também? Senhores de escravos, porra, se liga maluco
As pessoas se espelham nos EUA mas o melhor sistema e o dos países nórdicos onde temos uma social democracia. Um capitalismo vigiado de perto pelo Estado.
Resposta bem quinta série com palavras sofisticadas...o número de pessoas "preguiçosas" que se encosta no assistencialismo deve ser o mesmo número de ricos preguiçosos que se encostam na herança de família, em aplicações financeiras, etc.
Finalmente alguém coerente nessa merda Eu até entendo quem tenta ser de centrão, é uma forma de manter a sanidade no meio de tanta propaganda capitalista mesmo com a realidade sendo o completo oposto. Encontram o equilíbrio criticando esquerda e direita pra dormir em paz, sem perceber que a faca já tá entrando Quem não se radicalizou nos últimos 4 anos de Brasil, tá muito mal informado
É fato, não desmerecendo a reflexão dele, porém não devemos esquecer a questão sobre a concentração de riqueza nas mãos de poucos! E que na grande maioria das vezes se deu por corrupção e ou exploração da massa trabalhadora!
O numero de pessoas que se encostam em heranças e aplicações é infinitamente menor do pessoal que simplesmente não tem trabalho a fazer, renda media do maranhão é 800 reais e em SP é mais de 2000 por exemplo pelo simples fato que não há emprego no maranhão. Acho comico quem reclama de como somos obrigados a trabalhar horas e horas a fio sendo que o unico sistema que conseguiu trazer o ocio a maior quantidade possivel de pessoas é justamente o capitalista.
@@rickroll9705 industrialização e desenvolvimento do nordeste sempre foram boicotados em prol de São Paulo, é natural que a renda seja maior nessa região Análise superficial do caramba... e que ócio??? Informação tirada de onde?
Esse discurso meritocratico sempre vem de gente q já nasceu com alguns privilégios (mesmo q seja só o de morar numa metrópole, com agua, luz e alimentos suficientes e com acesso mínimo à educação e saúde) Quero ver defender essa distopia qdo nasce no interior do Ceará ou do Amazonas...
Eu sou a favor da meritocracia, não venho de família rica e tive de me esforçar muito pra conseguir me formar em engenharia agronômica, levava sanduíche na mochila, não tinha acesso à internet e tinha que caminhar cerca de 1 hora para ir pra faculdade, e atualmente estudo para passar no concurso do ministério da agricultura. Odiaria perder uma vaga para um cotista que se esforçou menos e que teve mais condições do que eu, simples assim.
@@jeordesluciano3788 não existe perder vaga. Tem vaga pra eles (q concorrem entre si) e vagas para ampla concorrência. Eu já passei em vários concursos, inclusive em universidade federal, e os cotistas nunca me impediram de acessar... esse papo de perder é papo de fracassado q não se garante
@@raqueldonega ah ah ah, fracassado? Quando fiz vestibular fiquei em quarto lugar na minha turma, e venho de escola pública, e um colega meu era cotista, vinha de escola particular e ia de carro para a faculdade, e ainda assim foi um dos últimos. Me diz aí quem se esforçou mais e se esse sistema de cotas é justo. Cotas devem ser de caráter emergencial, não permanente. Elas não garantem igualdade coisa nenhuma, por isso citei meu exemplo, só servem como muleta para não melhorarem o sistema público de ensino básico. Se você se sente bem em ser lesada o problema é seu, mas antes de me vitimizar eu levantei as mangas, os outros que façam o mesmo.
O que adianta ser livre pra sonhar se você não é livre pra viver. Vivemos no capitalismo, sem grana você é só um sonhador. Se trabalhar duro durante muito tempo desse futuro no nosso sistema, todo os idosos no nossa país estavam curtindo férias no exterior e não na fila de um plano de saúde sucateado que cobra uma fortuna superfaturada do SUS. Se liga! Acorda, você é uma pilha não importa quem estava ou estará no poder. Vão te colocar pra trabalhar até seu corpo ficar todo ferrado. E quando não poderem te sugar mais, vão te descartar como a pilha usada que você é. Você acha que simplesmente abrir a boca pra falar o que sente já te satisfaz? Abrir a boca e falar nem garante que você está falando o que pensa por que pensa mesmo. E seus pensamentos? De onde eles vieram? Você acha que pensa por conta própria? E as coisas que você assiste? Elas não te manipulam? Você existe como um indivíduo suspenso no ar? Sua existência é sua mesma, ou você só existe na convivência dos outros? Se uma árvore caí e não tem ninguém pra ouvir ela cair ela caiu mesmo? Você nem é você, você é o que fizeram de você. Por que os seus pais te ensinaram a ser você. E alguém ensinou os seus pais a serem eles. Acorde, você nem é você, e o que você pensa e o que você acredita a sua vida toda talvez seja uma grande mentira e você só está convicto dessa mentira. A liberdade é uma mentira, um conceito platônico que só existe no mundo das idéias. Só existe o poder e o que é feito com ele.
Penso que nossa sociedade e país alcançou momento privilegiado em relação aos demais países ditos de "primeiro mundo", haja visto que não nos cabe mais escolher essas ramificações desenvolvidas em séculos anteriores, devemos encontrar nosso modelo de comando e pautar ele na nossa realidade.
Ao contrário do que muitos esquerdistas pensam,a direita defende muito as pautas sociais,só que não visão socialista.Uma dentre muitas,é facilitar dando todo suporte ao indivíduo com o intuito de fazê-lo desenvolver independentemente;e não necessitar somente no estado pra crescer.Defendemos menos estado mais liberdade,um país sem burocracia e menos impostos na vida do cidadão.
Pautas ambientais e auxiliar vítimas de violência tbm são pautas sociais e a direita não se importa nem com isso. A questão é que a direita só tá interessada em dinheiro, se não envolve dinheiro não serve
Há de ser critico não apenas com o discordante. Há de se reconhecer os problemas da realidade, as limitações da ideologia que se abraça e usar de soluções de todos espectros.
Sua fala não considera a pobreza. Ser de direita ou esquerda, no conceito exposto, precisa considerar renda e acesso a bens de consumo e participação na vida cotidiana. Difícil definir isso tendo de um lado um apartamento por andar denum lado da rua e um barraco do outro lado da rua. São criações diferentes, perspectivas diferentes e histórias que mudam tudo.
Acho que a melhoria vem justamente desse conflito entre as ideias. Essa conflito engaja e movimenta as pessoas politicamente. Porém tudo se vai por água abaixo quando os políticos corruptos agem, eles não tão nem aí pra ideias, só querem se favorecer financeiramente
Vi como equivocada a resposta. Principalmente tomando o conservadorismo e liberalismo como exemplos. Seria necessário primeiro definir o que é "pauta social". Bolsa família, por exemplo, é "pauta social"? Pois é um projeto que emerge das propostas liberais, dos chamados "neoliberais" - projeto que para o alcance do Socialismo Marxista é ilógico, afinal seria um atraso para a esperada revolução do proletariado - com lógica de incentivo para a dinâmica econômica e manutenção de mínimo (assim como defendem renda mínima). Conservadores também não iriam se opor a projetos desse tipo. Incentivos a pequenos produtores locais/regionais contra grandes transnacionais seria "pauta social"? Pois essa é uma proposta presente no conservadorismo. No mais, creio que a resposta deveria ter sido melhor trabalhada para o público não sair com a mesma visão simplista com que entrou no vídeo.
Ele quer definir tudo em termos ideológicos sem se atentar para o lugar social de onde emerge determinada visão de mundo. A direita é a expressão dos interesses e valores das classes dominantes. Então é lógico que ela será conservadora e só aceitará pautas sociais que vá até determinado limite, de modo que não ameace seus interesses econômico.
Parabéns pela análise. A maioria, por desinformação, crê que programas como o bolsa-família são originalmente propostas da esquerda, quando em verdade vêm da direita.
@@waltergarcia5411 essa própria definição de direita já está enviesada, garoto. Os significados mudam, tal qual as propostas e coisas do tipo. É um erro puxar um termo pelo seu surgimento, por sua antiga proposta ou por aquilo que propôs o ideologo X ou Y. De qualquer forma, temos visões diferentes daquilo que seria a direita e a esquerda. Aliás, ameaçar seus interesses econômicos não fere apenas os bolsos deles. A esquerda também tem interesses econômicos.
O cara faz concurso público de provas, ou provas e títulos, enfrenta um estágio probatório, e assim se torna um servidor público competente. O cara é votado, e eleito por popularidade, não necessariamente, o que é mais comum, por competência, e assume responsabilidades maiores e muito mais abrangentes do que aquele servidor público. Os problemas são evidentes, óbvios. O maior problema é a capacidade mental e intelectual do nosso povo.
A escravidão gerava muitos empregos né? Será que pensando no "melhor programa social" que conservadores tiveram tanta resistência, lutaram tanto contra progressistas, para manter seus escravos?
Gerar emprego está incluso na pauta social, simples. Muita gente tende a confundir que pauta social implica na concessão de auxílios como o Bolsa família por exemplo. Nada ver. Políticas sociais sempre favorecem as classes mais baixas, ou seja, dos trabalhadores.
Pondé, poderia lançar uma plataforma de mensalidade como a do Mark Manson com direito aos seus cursos e artigos e mais. Assim baixaria o custo, deixaria mais acessível para nós mortais que só temos ensino público que é maravilhoso.
Eu sou funcionário público, empreendedor e agora investidor no mercado de ações, vivo confortávelmente porém se eu tivesse me esforçado mais eu estaria rico, acho que só usei 10% do meu potencial além de ter perdido muito tempo sem estudar.
De qualquer forma, meus parabéns. Perdi muito tempo da minha vida também gozando dos prazeres momentâneos ao invés de me preparar para um futuro melhor. Aos mais novos: Estudem e invistam, pois a vida é uma caixinha de surpresas e qualquer garantia, poderá não estar mais garantida.
Luiz Felipe Pondé. Pq sociedade ela mutável a cada década. Por isso que direita não defende pauta socias. Depende do contexto de cada país seja aqui no ocidente ou Oriente. Parabéns sempre elucidativo com seus conteúdos. Pondé.
"... de entender que normalmente pessoas que se esforçam conseguem ir mais longe que pessoas preguiçosas ..." ... tendo em vista as estatísticas sobre mobilidade social, a realidade é que consegue ir mais longe quem JÁ NASCE rico.
Então como paises extremaente pbores em 1950 são considerados ricos em 2022? O numero de ricos também aumentou e o de pobres diminuiu. Existe mobildiade social no mesmo passo que existe trabalho disponivel.
@@rickroll9705 Alguns países (centrais) que talvez se enquadrem na sua amostragem aliaram processos de industrialização com foco no avanço tecnológico, relações de trabalho bem reguladas e políticas públicas típicas do "estado de bem-estar social". O crescimento naquela ocasião veio da produção e exploração (inclusive de países periféricos) de recursos naturais, commodities e degradação ambiental. Em alguns desses países centrais, essa riqueza serviu sim como vetor mobilidade social e de diminuição da desigualdade social. Porém, a realidade do nosso século é muito distinta, e (felizmente ou infelizmente) não permite replicar modelos de crescimento fundados em outros contextos econômicos, geopolíticos, ambientais, e etc. A mobilidade social da classe trabalhadora não é resultado do esforço individual (ou o "mérito") de cada trabalhador, mas um produto de como a riqueza é gerada e distribuída (caso contrário, essa sonhada mobilidade apenas acontecerá para um ínfimo percentual de indivíduos - como ocorre no Brasil, que em 2018 foi segundo pior em mobilidade social do mundo). Para você ter uma ideia, apenas 1% das pessoas do mundo retiveram 2/3 de toda a riqueza gerada no planeta desde 2020. Já o preço do trabalho humano vale hoje menos que o de um escravo na Roma antiga. Infelizmente, a desigualdade e a mobilidade social são questões que só pioram, e não há sinal algum de melhora.
@@igorhenrique89 Tá voce percebeu que tu basicamente rodou e rodou e acbau concordando comigo já que existe paises que nunca foram exploradores, eram pobrissimos e hoje são ricos. Nordicos tem estilo de vida muito melhor que os ingleses e não é como se os vikings tivessem trazido mais fortunas da costa norte da frança para suas terras do que a india trouxe pro imperio britanico. Quase tudo que o mercantilismo gerou já basicamente não esta na mão dos europeus também, boa parte da prata e ouro de espanha e portugal por exemplo foram pra china e a mesma não foi capaz de vencer os europeus e mesmo sendo a nação mais rica do mundo sucumbiu contra traficantes ingleses que sequer estavam atras de ouro e prata. Toda industira primaria vem de recursos naturais, acha que vai encontrar gasolina pra motor de combustão ou deamsi hidrocarbonos pra fazer plastico e peça de hardware pronta pra usar como?. E, a mobildiade social de fato depende de fatores externos, somos afinal vitimas de pressões sociais não criadas por nós, mas novamente como gente que nasceu pobre e na merda como John D rockfeller e Andrew carnegie se tornaram mais ricos que alguem como JP.Morgan que nasceu rico? O fato é que apesar de pressões sociais nos influenciarem nós também criamos pressões sociais, se tu por exemplo hoje em dia produziu uma gravidez indesejada e tem de arcar com as crianças não foi o universo que conspirou contra voce, foi tu mesmo que criou um problema que afeta a sociedade como um todo. Se por outro lado esta tendo um avanço na industria de sua cidade depende de você entrar nesse meio de alguma forma ou ignorar isso e se jogar ao relento. A realidade é uma mão de duas vias.
@@rickroll9705 Parte 1: Amigo, gostaria de voltar um pouco o debate. Uma coisa é o “mérito” de uma pessoa que trabalha bem, se dedica ao estudo, consegue boas promoções, obtém um bom salário mesmo vindo de uma família humilde e consegue construir uma boa casa, tendo na garagem sua Ranger ou Corolla, um Renegade da esposa e o Ônix do filho. Não é disso que se trata. Veja, a classe média fica ofendida sem razão quando ouve críticas à “desigualdade de renda” ou “meritocracia”, mas o destinatário dessas críticas não é ela, pois ao contrário do que pensa ela não é “privilegiada” ou “a elite”. Quando se fala em desigualdade e dificuldade de mobilidade social não se está culpando ou desprestigiando a família do exemplo (que a nossa sociedade considera bem-sucedida), pois ela continua na mesma classe social (trabalhadora), vivendo com orçamento contado e dependendo do trabalho dos seus membros. Financeira e proporcionalmente, essa família de classe média está muito (mas muito mesmo) distante dos ricos reais do Brasil, e muito próxima (em riqueza e renda) aos faxineiros, jardineiros, domésticas, motoristas de aplicativo, recepcionistas e vendedores. Aliás, estatisticamente a família do exemplo se relaciona mais aos moradores de rua do que em relação aos reais ricos do país.
@@rickroll9705 Parte 2: O esforço e o mérito de um trabalhador podem ser ilimitados, mas como toda riqueza é necessariamente limitada (e está acumulada lá em cima), o nosso contexto econômico faz com que literalmente haja pouquíssimas “vagas” para que os faxineiros, motoristas de aplicativos (e etc.) consigam um “upgrade” e façam das suas próprias famílias uma parecida com a do exemplo. Igualmente, esse mesmo acúmulo faz com que aquela família de classe média do exemplo não possa ter uma vida ainda mais confortável. Assim, defender o discurso do “mérito” é perigoso, uma vez que as pessoas não podem ser culpadas pelo seu próprio insucesso quando o número de “vagas” para a ascensão social é extremamente escasso (segundo dados de 2020, leva-se 9 gerações para que o pobre atinja a renda média do país). Ou seja, é uma espécie de mega-sena, onde ter “mérito” é ter feito a aposta (vide os milhões de trabalhadores laborando duramente e sofrendo todos os dias, acordando as 3h, pegando 4 conduções, isso para mal comprar comida, e etc.) e a ascensão é o prêmio da loteria (dado a 1 batalhador dentre tantos).
Se a elite que está a falar for a que é a favor do livre mercado, baixos impostos etc... A resposta já está aí. Não há melhor pauta social que muitas empresa e ofertas de emprego, empresas disputando mão de obra e não o contrário. por mais que a meritocracia não seja exata, é claro que com maiores oportunidades e mercado para isso, a pessoa que se esforçar de fato, conseguirá, uns com mais, outros com menos tempo (dependendo da instrução) . Agora se você fala da oligarquia que se junta aos governos principalmente de esquerda para ser os "campeões" e destruir o pequeno e médio empreendedor... (Entende-se como "regulamentações" que somente grandes empresas conseguem cumprir assim como impostos maiores, as beneficiam) Para assim esticar a régua entre os mais pobres. Eles adoram isso, pois com poder eles conseguem as melhores mãos de obra, e quem não está com eles não terá chance de ter uma ascensão no mercado de trabalho, pois sem eles, não há oportunidade de aprendizagem. Visto isso Pautas sociais, normalmente tentem a dizer que algum grupo está sendo discriminado e para isso é gasto dinheiro público, e como consequência, maiores impostos pela causa são cobrados. Prejudicando a todos e normalmente só sendo bonito no papel visto que a grana para isso nem 50% chega a quem precisa, só serve pra imagem e nunca para resolver o problema. Maior parte do valor é sempre no bolso de políticos falando com ar de superioridade querem passar imagem de que se preocupa com o povo, sendo que no fim tá bem aí.
@@viniciusseivaldferreira4401 "Não há melhor pauta social que muitas empresas e ofertas de emprego, *empresas disputando mão de obra e não o contrário* ." EXCELENTE!!! 👏👏👏 Ou seja, um governo que estimule o(a) empregado(a) a se tornar empregador(a). Porém, essa independência não garante votos de políticos que gostam de se sentir importantes quando realizam benesses com dinheiro público.
Pensa-se em "pautas sociais", mas apenas como "pautas", afinal para que apontar: essa política é para benefício de x, esta pauta é para melhorar y. A política deve (deveria ao menos) ser um pacote completo para a nação, em primeiro lugar, pois uma nação ascendente tem seu povo próspero. Ou deveria ser assim.
@@pameladivulgacoes288trabalho, carteira assinada, encher o país de empresas, produzir, exportar... não ficar esperando bolsa isso e bolsa aquilo... Esse povo de esquerda não pensa... isso é tão óbvio, mas o poço tá cego!
As premissas trazidas estão corretas, mas considero que é mais adequado um melhor arranjo das informações para melhor entendimento: 1)A esquerda pune que produz para transferir renda, mas com muito foco em manter quem recebe como massa de manobra. 2) a natureza do ser humano é aceitar condições de sobrevivência e, se não for impelido a entender as vantagens e o lado positivo fora do dinheiro da sua mudança, vai aceitar e até brigar pelo mínimo que “recebe”. 3) o Brasil quer se comparar com nações com séculos e até milênios de desenvolvimento superior ao seu em que a média da população já entende a importância do seu esforço individual, como isso vai te levar mais longe (não só financeiramente) e que ajuda do Estado deve ser última opção e pelo menor tempo possível. Aqui, grande parte das pessoas vai querer ganhar todos os benefícios possíveis sem entender do impacto negativo para a nação de receber sem necessidade. 4) partindo disso, precisamos mudar o mindset do brasileiro médio para querer produzir e, daqui a alguns séculos, poderemos confiar que a população vai usar os benefícios estatais com liberdade. Por ora, para o melhor coletivo no longo prazo, precisamos ser muito pontuais e só viabilizar para retirar pessoas da extrema pobreza.
Temos que separar meritocracia da ideologia da meritocracia. Meritocracia é premiar o mais esforçado, o mais inteligente, o mais capaz. Isso pressupõe que os "competidores" estejam em uma mesma posição, ou pelo menos que as diferenças entre eles naturais, não socialmente criadas. A ideologia da meritocracia naturaliza as diferenças socialmente criadas, de modo que essas seriam um dado da natureza, não dá sociedade. Assim, a ideologia da meritocracia diz que um médico, por exemplo, conseguiu isso porque é mais inteligente ou estudou mais. Escondendo o fato de que milhares de pessoas possuem a mesma capacidade intelectual mas não tiveram oportunidades de estudar.
@@vanderleimoreiradacruz643 , capacidade intelectual intelectual, no sentido de capacidade cognitiva, todos tem igualmente, a excessão de um deficiente mental. De fato algumas pessoas tem mais facilidade de aprender do que outras. Nem todas as pessoas tem a mesma capacidade cognitiva de um Albert Einstein. Mas parece que você acredita em outra coisa: de que as diferenças sociais entre as pessoas são resultados de diferenças naturais. O que é uma enorme bobagem
@@vanderleimoreiradacruz643 , uma das coisas mais irritantes que existem hoje é palpiteiro de rede social. O cara não lê porra nenhuma e quer discutir. Mas vamos lá. Quem disse que não existem pessoas mais inteligentes que outras? Eu mesmo citei o exemplo de Alberte Ainsten. Mas o que é inteligência para você? É um dado da natureza? Se as pessoas nascem inteligêntes ou não inteligentes, então não importa a escolarização dela, que o resuiltado será o mesmo. O seu erro é acha que inteligência é um dado da biologia bruto. Inteligência pode ser desenvolvda, e ela é desenvolvida. Por isso que existem escolas, universidades, etc. Então a sua burrice é atribuir um grau de inteligência a determinada pessoa como um simples dado natural, como se a pessoa não tivesse passados por escolas, universidades, etc.
@@vanderleimoreiradacruz643, nos nascemos com a capacidade para a linguagem. Inclusive, existe uma parte do cerebro responsável peloa linguagem. Mas alguem aprende a falar sozinho? Um ser humano desenvolve a linguagem sozinho, sem estimulo do ambiente social? Você consegue entender isso? Você acha que inteligência é um dado bruto da biologia? Ela não é algo estimulado?
Quer dizer que políticas públicas deixam as pessoas preguiçosas? Essa é uma afirmação bastante questionável... Veja o exemplo da Finlândia, em que há políticas públicas que garantam o desenvolvimento pleno da criança. Quando adulta, esse cidadão será naturalmente é mais produtivo, pois tem muito conhecimento e habilidades desenvolvidas. Mesmo tendo mais horas de descanso do que no Brasil, sua formação o deixa naturalmente mais eficiente. Agora, a ideia de "preguiça" é algo muito tendencioso... Preguiça é algo inerente ao pobre? Quer dizer que no Brasil se evita amparar o pobre para que não fique preguiçoso? Então, quem move esse país é o pobre? Ele não pode ser amparado, mas o deputado preguiçoso pode? Este sim é rico e opta por fazer quase nada pelo país. A preguiça não tem a ver com classe social, e se combate é com educação e fiscalização, sobretudo no setor público.
Muito bem colocado! Nosso congresso está cheios de políticos que se dizem conservadores, endeusam o livre mercado e vivem do discurso da meritocracia, porém, não tem mérito algum para ocupar tais cargos, visto que, nada de produtivo oferecem ao país. O Bolsonaro é o maior exemplo disso: 3 filhos vivem de gordos salários e benefícios pagos pelo cidadão. Sem contar Nikolas Ferreira, Kim Kataguiri, etc. Acho que esses últimos, nunca trabalharam na iniciativa privada.
Há muito tempo, quando o então futuro Governador do Estado do Ceará, o jovem empresário muito bem sucedido Tasso Jereissati, pertencia ainda aos quadros do velho MDB e ainda não tinha sido atraído para o futuro partido de Centro-Esquerda PSDB, foi perguntado sobre "por que havia as pessoas ricas e/ou prósperas e as pobres e sem perspectiva". A sua resposta curta e seca de então: "porque não fazem por onde - não querem estudar nem trabalhar duro".
Um dos grandes males da humanidade, é acreditar no sobrenatural, essa conduta, só provoca brigas, confusão e até guerras, antigamente eram mais externas, hoje são mais internas, o Brasil tá campeão disso ultimamente, sem esquecer, que são fortes concorrentes dos psicólogos e psicopatas tiram os empregos dos coitados 😂
A questão é bem simples na verdade. Políticas sociais devem ser pensadas de forma a ajudar a pessoa a conseguir se sustentar e deixar de depender do Estado ou ao menos dá algum retorno para a sociedade. Pois do jeito que é feito ela gera inflação que só corrói o poder de compra de todo mundo.
A miséria da população não é apenas de comida, mas de intelecto. É uma indigência intelectual que só aumenta a miséria. É uma bola de neve, uma engrenagem cruel. 😢
O Brasil ainda tem uma cultura escravagista muito forte nos dias de hoje, pra que é que os setores dominantes da oligarquia/burguesia que compõem a maioria do nosso estado vão querer mais acadêmicos? Vai contra todo o sistema socioeconômico aqui regido por séculos, que é um sistema extrativista e sem indústria de base. Enquanto existir qualquer tipo de politica externa de potenciais imperialistas como EUA, China, UE, Rússia... voltada a sufocar a ascensão ao estado de qualquer grupo do empresariado industrial e desenvolvimentista, não existe necessidade nenhuma para o estado formar mais acadêmicos. Um exemplo recente, é a reação destes setores às políticas de inclusão ao ensino superior de pobres, índios e pretos durante os governos petistas, afinal trabalhadores especializados demandam custo de formação e valorização do trabalho. Miséria é estratégica, infelizmente.
Acredito que a situação é essa devido a falta de interesse dos poderosos que a população aprimore seu intelecto.
Gente ignorante é mais fácil de manipular 😢
Mas mano, como que alguem vai ter inteligencia intelictual se a pessoa tem fome? se a pessoa só se preocupa em sobreviver???
Discordo, ser humano não nasceu com o microchip na cabeça, educação intelectual é parte da estratégia dominante de deixar a massa sem o conhecimento pra evitar uma mudança radical na sociedade
a miseria não é de intelecto apenas, é muito mais pelos privilegios que a classe mais favorecidas distribuem pra elas com dinheiro dos governos.
por exemplo, sublidios diversos com taxas de juros menores, onde a diferença é paga pela população.
tipo: as empresas aereas terão financiamentos do governo com taxas de juros abaixo da taxa que o governo paga pela divida publica.
Um imigrante italiano, certa vez comentou sobre o sistema político brasileiro:
"O regime político brasileiro é uma mistura de socialismo e capitalismo. Uma mistura que combina o que há de pior em cada um deles."
Penso isso quando falam na intervenção do Estado no fundo a maioria do povo quer as duas coisas, um socialismo que eu possa ir viajar para o maior símbolo do capitalismo (Times Square, NY, USA).
Kkkkkk...melhor comentário
Impactado com a análise do seu Giuseppe da banca de jornal...
Como se a Itália, mesmo com toda sua história secular, fosse exemplo de alguma merda em termos de política. País altamente corrupto, cheio de burocracia, crime organizado e milícias prá cacete, berço do fascismo, e mesmo tão antiga e no meio da Europa não consegue ser primeiro mundo.
@@LeloMigueis "A galinha do vizinho bota ovo amarelinho."
Primeiro mundo é o Planeta Mercúrio, quente pra cachorro.
Esse final foi muito incrível, resume bem nossa sociedade dividida e que é feita de massa de manobra, ao invés de sermos pensantes próprios, pensamos pelo político que defendemos.
Felipe Pondé que bom que você existe e eu posso ouvi-lo, me ajuda muito nos meus pensamentos angustiantes de me sentir culpado por ser de direita.
nao se sinta culpado nao , se sinta um imbecil ,um cretino ,um idiota ,um alienado ,,pobre de direita e um ordinario ,q da tiro no proprio pé ,
Deve se sentir culpado mesmo, mas faria melhor se ouvisse um pouco mais a esquerda, por que analisando o vídeo ele simplesmente não responde a perguntou título e falou mal da esquerda
Para diminuir esta sensação de culpa, faça o seguinte... distribua seus bens para os menos afortunados, faça parte da justiça social crítica e acabe com este sofrimento sem fim... 😆😆😆
@@arquitetoeprofessormarcosc21exatamente, uma fuga sem fim!
@@arquitetoeprofessormarcosc21O que a esquerda tem de bom? É boa em criar intrigas? Dividir a população brasileira em panelinhas de escola por algo em comum? Enquanto os políticos se divertem com o dinheiro público? Enquanto as causas que realmente importam e são previstas na Constituição pra toda população são ignoradas? Como investir no cuidado ao meio ambiente, investir em saúde, alimentação, educação, transporte e segurança, para TODOS. Quando a esquerda fizer algo que efetivamente preste, e deixar de ficar apenas no campo das ideias e da hipocrisia, talvez eu e outras pessoas passemos a ouvir, desde que seja para o bem comum. Entrei em Direito com uma cabeça, estou quase me formando com a mesma, estudei a Constituição e demais códigos, e não consegui ver um benefício efetivo da esquerda na população em geral, aliás, estamos em crise agora justamente por causa deste tipo de governo. Pra mim, ser seduzido pela esquerda é cavar a própria cova.
Esse final é ótimo. É bem assim mesmo. Só conversar com os coleguinhas do trabalho: são anjos enviados dos céus para nos ensinar como sermos as melhores pessoas do mundo.
O esquerdismo virou um tipo de religião. Na verdade um arremedo de religião.
Uma "matada final". Amei a ironia!
Tudo isso só acontece pelas ilusórias ''recompensas'' sociais. No fundo em essência TODOS os seres humanos são iguais e de Elon Musk a um membro de tribo africana possuem o MESMO direito de existir e construir a sua história seja ela qual for. Nós partilhamos da mesma essência, da mesma fonte, portanto, toda essa besteira de se sentir superior por cor de pele, classe social, orientação sexual, é o mais vasto absurdo!
Não, a esquerda não nega as qualidades ruins do ser humano. Ela simplesmente acredita que existem qualidades positivas para as quais o ser humano pode caminhar, e que o desenvolvimento de uma sociedade pode e deve estar alicerçado nesse ideal de humanização do carater, especialmente através de uma educação direcionada para a expansão da consciência e do sentido do SER. Pensar o oposto, isto é, que NÃO EXISTE ou que NÃO É POSSÍVEL o ser humano ser bom, é aquilo que com certeza garante que a sociedade só poderá crescer em riqueza e tecnologia, mas ao mesmo tempo em que se degenera humanamente. Pois o medo e a desconfiança sempre será o impulso dominante, tornando assim impossivel eliminar o preconceito, o racismo, o conflito de classes, e todos os outros tipos de rivalidade que geram guerra e sofrimento humano.
Sim, somos todos iguais, mas n somos tratados de forma igual, e é nisso q paltas sociais são focadas@@nomad88198
Me impressiono com sua capacidade de tornar tão límpidas e coerentes perguntas que fogem do entendimento da população em geral. Parabéns pelo brilhantismo !
Ele só fala senso comum de classe média.
@@Almirantedopovo9977ele fala para o publico em geral nos seus vídeos. Então o senso comum já é bem vindo devido a grande dificuldade de entendimento desse público!
@@JLSV1970 me desculpe, mas não existe filosofia sem citar as fontes. Pondé é só um personagem que joga "achismos" ao vento, e encontra numa classe média pouco culta, quem compartilha seu senso comum revestido por uma aura de sabedoria e arrogância.
@@Almirantedopovo9977,Fontes não significam verdade absoluta, por trás de qualquer fonte, existem seres falhos,limitados,ideológicos e cheios de paixões, que devem ser questionados. Do contrário, não teríamos vários pensadores em todo o mundo.
@@Almirantedopovo9977,Você não tem moral pra falar de achismos e fontes, basta ler e assistir os gurus da sua turma,falam o que vem da cabeça,sem citar nada.
Você é puro CONHECIMENTO, Pondé!
Acho curioso esse rótulo, sendo que quando olhamos a história, vemos Milton Friedman, um dos grandes liberais do século XX, defender em sua obra um programa governamental de transferência de renda para os mais pobres. No Brasil, o Bolsa Família/Auxílio Brasil se aproximam muito dessa ideia proposta por Friedman.
A direita deveria deixar mais claro que certas causas sociais são importantes independentes de ideologia. Para evitar esse monopólio da esquerda, que consegue captar os jovens que não se aprofundam no debate político.
Faltou fazer justamente esse recorte. A direita no Brasil é patética, não são conservadores, são pilantras reacionários. Nos EUA, obviamente excluindo os lunáticos de extrema-direita, os economistas ortodoxos pensam e incluem os pobres no orçamento.
Faz bastante sentido.
Friedman era um liberal, o que é praticamente antagônico a direita Brasileira, que de liberal não tem nada. Vc pega o atual líder da direita radical Brasileira, um cara reacionário e populista, que conduz a politica de forma análoga a Hitler, Mussolini, Pinochet. Não tem como associar essa direita a pautas de desenvolvimento social.
Tbm ach9
muito bem colocado meu caro!!!!!!
Quando me sinto burro venho ver o Pondé e isso alegra meu dia.
Filosofo de bar
@@maikischmitt8649 Que nada... até no boteco vagabundo que eu bebo, o povo filosofa melhor!
E continua burro só que agora Alegre 😅
É incrível como Pondé consegue se aproximar de uma imparcialidade quase total, já estava cansado da mídia tradicional com seus vieses, obrigado!
Se as pessoas se despissem de suas ideologias para o bem comum o mundo seria melhor, principalmente nosso Brasil
Imparcialidade? rsrs isso não existe. Mas acredito que não esteja pronto pra essa discussão.
Imparcialidade vindo de um esquerdista? Kkkkkk que inocência
"Imparcialidade" ... não existe isso nesses casos
Não teve imparcialidade nenhuma, essa tentativa de colocar as canalhices da direita como uma reação à ideologia comunista engana só bobo, mesmo. Como se capitalismo não tivesse trazendo exploração e miséria desde que nasceu independentemente de qualquer outra ideologia. É óbvio que a pergunta se referia ao fato da direita nunca atacar diretamente problemas de distribuição de renda e miséria, e que lucra com a desgraça.
Coitados dos ricos, tentando salvar o mundo e sendo impedidos por esses pequenos vermelhos canalhas que pensam no ABSURDO de alimentar pobre e dar condições básicas de vida pra todo mundo.
Ainda vem com a falácia de que assistência social gera uma sociedade preguiçosa, acomodada... Então por que é necessário impor sanções econômicas à Cuba? Por que é necessário congelar os ativos Venezuelanos? Por que a China, que é especialista em assistência social e é literalmente governada por um Partido Comunista é tão produtiva? Por que a direita global sempre tenta boicotar economicamente as experiências socialistas? Do que eles tem medo, então?
Reparem que nas entrelinhas esse mesmo argumento pode ser usado pra ser contra o Pleno Emprego. "Se todo mundo tem emprego, não tem competição". Quem quer trabalhador com poder de barganha, né? Se fulano tá bem alimentado, o chefe medíocre que herdou terra roubada pelos tataravós não consegue controlar fulano pelo medo, né? Sabe quem controlava pessoas assim também? Senhores de escravos
Ótima leitura. Pondé é a representação de um liberal maduro e mt bem desenvolvido.
Que leitura? Você pode traduzir em poucas palavras o que ele falou?
@@OFFROADSTORE Ele faz uma breve distinção, não deixando de fazer uma crítica ao erro "utópico" comum dos liberais mais jovens (meritocracia, mercado...)
Tbm o vejo assim.
çei.
QUE FEZ O "L"🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡 LIBERAL É CAMISINHA DE COMUNISTA MESMO!!
O Melhor programa social é gerar trabalho e educação pra todos.Porém sabemos da dificuldade.
É isso mesmo que o Brasil precisa, TRABALHO e EDUCAÇÃO.
Isso mesmo, Bruna. Precisamos de trabalhos que paguem 1 salário mínimo para uma carga horária de 08h diárias, sem contar mais as 02 horas de deslocamento, da submissão à chefia e vivendo com o medo de ser demitido mesmo após 15 anos de trabalho.@@brunabrunams
Isso mesmo, melhor que só enviar esmolas e dizer que está ajudando os pobres sendo que no final só está comprando votos.
Porém mesmo as pautas criadas pela direita ou que já foram delas, estão longe de manter ou seguir elas, como leis contra a escravidão, porém permanece racista ou descriminação com emigrantes
A direita é contra pauta social porque se preocupa mais com a manutenção do sistema excludente do que em resolvê-lo 😁
Muito bem colocado. No final das contas, o que prevalece é a busca de identidade ou identificação individual de cada um ao estabelecer ser de esquerda ou direita. De social só o engajamento individual num grupo.
Toda vez que eu quero comentar, vc amplia a discussão.
Muito bom ... o tema .... aprendendo muito com o professor/filosofo/teologo => Luiz Ponde
Fanzaça do Pondé, é difícil achar alguém que não tem papo polarizado, tenho 16 anos e admiro muito o Pondé.
Tá difícil achar quem tem papo. Kk kk kk
Jovem, se vc não fala "todEs" vc está correndo risco. De todo tipo.
@@acon5780 🤡 eu não falo e eu critico quem fala, sr reclamar ainda leva esporro.
Verdade, o próprio pondé já se declarou conservador 😅
Tenho 29, quando tinha 13 passei ler e admirar Olavo, Villa etc. Vou te adiantar todos esses Gurus são uns animais, quer achar alguem bom escute Lair Ribeiro e Padre Quevedo. São pensadores decentes.
EXato Pondé. Projetos sociais são bem vindos. Desde que, de forma racional. Não existe projeto social melhor do que dar trabalho Pro ser humano. E se a pessoa nao tem condições...é obrigação do governo dar ferramentas pras pessoas poderem se desenvolver !!! A discussão é longa!
Exatamente, o melhor programa social é gerar oportunidades!
Então os projetos do Lula não são de forma racional
@@canaldasmoedas9184 na real são de forma racional para os seus próprios objetivos pois: Projetos sociais que visam única e somente a distribuição de renda são para compra de apoio popular (populismo), falta de interesse do povo a querer estudar e progredir, isso em conjunto gera um apoio massivo, pois a falta de cultura dificulta o entendimento e visão de todos os pontos... No nosso país são necessários auxílios pois somos um país de maneira geral pobre, porém essas políticas tem que serem atreladas a outras de inserção no mercado de trabalho especializado e estudo, caso contrário o país sempre vai ser dependente disto que um dia pode não haver fundos suficientes para manter esse sistema...
@@williamcr-lw9kh No primeiro comentário vc conseguiu esconder, mas no segundo veio a groselha neoliberal kkkkkkk
Na boa, tirando os erros de português as duas últimas frases do seu comentário parece um texto retirado do ChatGPT
@@luisgf É melhor poder ter um emprego que paga pouco do que ser desempregado. Só se pode crescer para empregos melhores a partir do momento em que a taxa de desemprego é baixa.
Pondé. Você consegue abrir o debate sem ser demagogo...
Parabéns....
Obrigado professor
Adoro. Esse cara falou onque eu não conseguia sintetizar em palavras.
meritocracia é uma utopia 👏🏾
Em um pais como o Brasil, que se da o peixe, em vez de ensinar a pescar... com certeza. Basta ficar sentado e ser da turminha. O que trabalha e não é da turminha, o mérito não vai importar. Muito a contextualizar...
Excelente explanação, como sempre. Abraços
Se a sociedade de mercado reconhecesse, com justiça, o esforço, todos os pedreiros, lixeiros, cortadores de cana, etc. estariam muito bem de vida.
Não reconhece por haver alguma demanda, mas muita gente para trabalhar com isso. Pedreiros recebem até que bem, se comparado aos outros brasileiros. Aqui no sul está faltando mão de obra nesse tipo de trabalho braçal.
As profissões não é reconhecimento, é puramente mercado!... Digo isso pois nos EUA por exemplo porque você acha que estas profissões ganham bem? La a grande maioria é formado em um nivel superior e não quer executar este tipo de serviço, num geral são poucas as pessoas que se dispõe a isso, e estas pela alta demanda e baixa oferta acabam por serem bem valorizados. O interessante que na minha analise disto tirei uma reflexão muito interessante que: O estudo é essencial para uma nação, inclusive para quem não estuda, pois a exemplo dos EUA la todo mundo tem vez inclusive quem não quis prosseguir com os estudos.... um abraço!
Pois é, enquanto isso acompanhantes e narcotraficantes podem se aposentar com apenas 2 anos de exercício. Viva a meritocracia...
@@Pazuzu- não deixa de ser meritocracia...
@@luizantoniodeoliveira9974 Louvável, não é mesmo? Que venham as redes de tráfico humano e pedofilia.
Uma otima descrição de como funcionam as coisas, na pratica e na teoria, creio que (com algumas ponderações e argumentos) ser bom ou ser ruim, nao é exclusividade de lado algum, somente oque muda é a crenca, a ação, a cultura, ou o meio, enfim... Nao da pra generalizar, ser bom ou ser ruim depende muito da natureza humana, eu creio que as influências são somente uma desculpa, pois todos tem a possibilidade de escolher, depois de escolher vem as consequências, e de acorado com as escolhas!
Defende, mas dentro das exigências orçamentárias e da racionalidade. Quem acabou com a inflação no Brasil foi o PSDB (E a inflação é a maior responsável pela geração de pobreza). Os programas sociais e reforma agrária começaram também por essa época… Não por paternalismo, mas pela constatação que não é possível crescimento sustentável se a população tiver pouco poder de compra e a produtividade do campo estiver comprometida por terras ociosas.
Perfeito, Professor Pondé!
Encerrando com a frase do ex-presidente dos EUA Ronald W. Reagan (1911-2004): "Eu acho que o melhor programa social que existe chama-se EMPREGO."
09-out-2024 - 00h33min.
Desemprego também é reserva de mercado, sabia?
Demagogia
Emprego sem renda é escravidão.
E kd o emprego?
.....e quando o emprego nao atende as necessidades basicas do ser humano, como e tao comum ai no Brasil? Muitas pessoas com emprego, TRABALHADORES, necessitam de programas sociais, dada a miseria em que vivem devido as escassas remuneracoes de seus empregos.
Esse aí não sabe o que é 'reserva de mercado' e por que os salários são mantidos tão baixos...
Gênio e simples como sempre.
Educação, educação, educação !
educação é com o papai e mamãe.
Escolaridade
@@gaararj007 depende de qual escolaridade... tive cerca de 100 funcionarias (ao todo, em decadas)em uma clinica...todas com diploma de ensino medio...98% analfabetas funcionais.
Instrução sem plano nacional de desenvolvimento pra absorver a mão de obra qualificada é que levou o Brasil a ter um alto índice de formação superior com um nível alarmante de subemprego (bico). É por isso que tem tanta gente qualificada dirigindo Uber ou vendendo bolo de pote. Não é só formar as pessoas, tem colocar elas pra trabalhar por que trabalho requer uma infraestrutura enorme pra ser possibilitado.
alemanha na decada de 30 era muito bem educada
Não sou de esquerda, mas a meritocracia se torna complicada com tantas disparidades sociais, ainda mais quando não se tem as mesmas oportunidades.
Eu o favorito, R$60 mil por semana! Agora posso retribuir aos moradores da minha comunidade e também apoiar a obra de Deus e a Igreja. Deus abençoe o brasileiro
Estou financeiramente vantajoso, obrigado Jesus $ 32.000 de lucro semanal, independentemente de quão ruim seja a economia.
Acumulei um total de 89 mil hoje. Estou verdadeiramente grato por todo o conhecimento e informação que você me deu nas últimas semanas. Comecei com 5 mil há 2 meses.
Como você fez isso, por favor? Sou novo no investimento em criptomoedas, você pode me orientar sobre como fazer isso?
..? Eu sou um novato em investir em criptomoedas, por favor, você pode me orientar como você obteve lucro?
É aconselhável buscar orientação profissional na hora de criar um portfólio financeiro forte devido à sua complexidade.
Obrigado pela aula
Pondé se tornou um um representante do conservadorismo radicalizado da nova direita em misturar filosofia política com filosofia moral?
Não defende pautas sociais porque defendem que a desigualdade é natural. Não é de interesse da direita no horizonte último uma sociedade justa e igualitária pois conservam a desigualdade.
A principal dica na discussão política é termos sempre por base um horizonte maior.
Isto é: qual é a finalidade da política?
Isto é: qual é a finalidade do estado?
Isto é: qual é a melhor forma de organizar o estado?
Se nós, eu e meu debatedor, não tivermos de acordo sobre o objetivo maior e último da política é pouco provável que iremos concordar em qualquer outro aspecto.
Então, logo de início do debate deve se colocar na mesa de discussão que tipo de sociedade queremos no final das contas.
Para debater política de forma clara, racional e objetiva devemos iniciar, isto é, logo de cara, na mesa quais os fins últimos da sociedade, do estado, da forma de organização social. Isto é se eu tenho a perspectiva de que é criar uma sociedade justa e igualitária mas meu interlocutor pensa que não, que a desigualdade é natural e que tem que ser preservada e conservada então, dificilmente iremos concordar em qualquer outra coisa.
Como é que iremos discutir questões econômicas com um indivíduo que pensa que a desigualdade é natural e tem que ser refletida no estado, que a desigualdade tem que ser refletida na economia, que a desigualdade tem ser refletida em todas as esferas da sociedade?
Eu acho que não. Eu acho que não existe essa desigualdade natural. Eu acho que o horizonte último é uma sociedade justa e igualitária
Então vejam só como que essa confusão de política com moral acontece em discussões.
Quando o indivíduo fala que o principal critério para votar num candidato é a honestidade ele já confundiu tudo e já trocou as bolas todas. Isso mostra o seguinte ele confunde a moral com a política e ele também não tem clareza o que exatamente ele tá discutindo e o que ele tem que discutir. Veja, colocar como principal quesito para votar em alguem a honestidade não é o tipo de coisa que a gente não faz em nenhuma outra área da vida. E sabem por que? Porque isso é o básico. Isso é uma coisa implícita. Por exemplo, se tiver que fazer uma cirurgia séria nos olhos e você tem que escolher um cirurgião porque se alguma coisa der errado você pode ficar cego. Daí você tem que escolher o cirurgião. Então quais os critérios para escolher aquele cirurgião para fazer a cirurgia séria nos seus olhos? Você vai escolher baseado na honestidade do cirurgião ou, coisas como a formação, a experiência, a taxa de sucesso em operações semelhantes? Obviamente você escolhe a segunda opção. Você não esta preocupado se o cara é honesto. Isso de fato não é uma coisa relevante neste aspecto, neste sentido.
É claro, honestidade é algo que todos querem pra si.
Santo Agostinho fala que o mentiroso gosta de falar, criar mentiras para os outros mas pra ele mesmo ele quer a verdade, se alguém mentir pra ele, ele não gosta. Santo Agostinho fala que todos tem amor pela verdade, até mesmo o mentiroso.
Então, todo mundo gosta de honestidade. Se o indivíduo não é honesto você não quer nem jogar barulho com ele, nem futebol, você não quer fazer nada com indivíduo que não é honesto. Por que? Porque isso é uma coisa básica.
Então quando o indivíduo vem com a bandeira da corrupção , ora todo mundo concorda nisso. Ou por acaso alguém já viu algum movimento na ruas levando bandeiras ou cartazes "mais corrupção, mais corrupção"? Não! Ninguém vê isso. Ninguém apoia corrupção , ninguém apoia desonestidade. Então qual que é o ponto de colocar corrupção e honestidade como critério para escolher candidato? Isso é uma coisa básica da vida. Da vida! Então quando o indivíduo traz isso para a política significa que ele não tá entendo nada do que tá falando.
Outro exemplo, imagine que você vai jogar futebol com amigos e, tem 10 jogadores pra você escolher, e na hora de separar o time você diz "pera aí, deixa eu escolher os mais honestos". Não! Na vida, é claro, é óbvio que não é assim. E esse que é o problema da discussão política.
Não podemos confundir filosofia moral com filosofia política. Isso porque um dos principais erros numa discussão é saltar de política para moral sem nem perceber. Embora exista uma relação entre filosofia política e filosofia moral elas são coisas distintas.
De modo geral podemos dizer que filosofia moral se ocupada da avaliação da ação dos indivíduos, enquanto que a filosofia política tem como alvo a tematização e a regulação dos assuntos comuns, públicos.
No campo da política as pessoas se permitem certas irracionalidades que ela não admitem em nenhuma outra área da vida. Isso é semelhante ao que Freud fala sobre a religião "os indivíduos aceitam na religião coisas que eles não aceitam em nenhuma outra área da vida" (O futuro de uma ilusão)
Só discordo em uma coisa. Os políticos q fazem campanha contra a corrupção sabem bem o q estão fazendo, sabem q mtos caem nessa estratégia.
Papo
Exato, e o que vemos.
Quanto chorume pra defender corrupto. O gado lulista é deplorável e patético.
Acredito que para as pessoas ainda muito despolitizadas, elas só conseguem entender e falar de política partindo de questões que sejam fáceis para elas de julgar. E para todo mundo é fácil "julgar" a questão da honestidade. É assim que a direita atrai a simpatia do público despolitizado, investindo o seu discurso nas pautas "anti-corrupção", "tolerância zero", etc
Gente , Ponde é genial !
Esse final foi foda! Morri de rir ! Estou teclando do além.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk esse final foi mt bom
Ele tem uma lucidez estonteante kkkkkkkk...
Poucos são as pessoas publicas irrefutáveis, Pondé é um deles. Perfeito.
Kkkkk
@@danielg.1698 existia outro, falecido Contardo Calligaris, único comentário que consegue fazer é kkkkk ???
Admiro o poder do Pondé em dizer verdades nuas e criar (leia-se: direta) no final do vídeo.
Qual ??? ele so enrolou vcs trouxas sem clareza nem uma , mas eu tenho a resposta , ,mais prefiro pesquisar vamos kkkkkk
Que vídeo ótimo! ❤️ Conciso e super explicadinho 🙂
Desde os 10 anos de idade eu percebi que os ricos, ricos mesmos...
Só não exerminam os pobres, porque deles dependem inteiramente e LITERALMENTE...
caso o contrário não existeriam pobre...
Muito Bem!! Parabéns!!
O núcleo duro dessa questão resguarda a tentativa de conservação do poder e da própria riqueza concebida, conservando-se o "status quo" do estrato social.
Você pegou a essência da coisa...
Por que pautas sociais são na verdade uma desculpa pra manter a miséria. E consequentemente um povo submisso ao voto
Defende, sim. Com ações, não palavras.
Quais as ações tomadas pela direita brasileira em relação aos programas sociais?
@@psdapsda3601 Pesquisar MAIS, perguntar MENOS.
Pegue todos os presidentes de direita e leia as reformas, bem simples. Você não sabe pq como o amigo disse, fazemos MAIS, falamos MENOS
@@psdapsda3601 Itamar Franco, presidente conservador, estabilizou a inflação dos anos 90 com o plano real permitindo a recuperação do poder de compra, principalmente do mais pobre. Sendo o último presidente conservador de verdade que tivemos. Depois disso foi só ladeira abaixo com PSDB e PT, e enganações com Temer e Bolsonaro.
@@kauandesouzasilva4621 essa cambada de esquerda acha que medidas sociais são arrotar falsas virtudes e falsos paternalismos quanto aos mais pobres. Anos de PSDB e PT estão ai pra provar o que eu disse.
@@psdapsda3601 caridade e trabalho voluntário, é uma virtude na direita, na esquerda eles esperam pelo estado.
Fora o 8 de Janeiro o homem bomba de Brasília ainda tinha esquecido de falar sobre isso.
A melhor pauta social que a direita pode defender é a capacitação das pessoas, abertura de empregos, inovação, empreendimentos, um Estado que não se intrometa naquilo que não lhe diz respeito, ganhos de produtividade etc.
Emprego com salários miseráveis? Isso é pauta social? Brasil deveria ter salário mínimo pelo menos 2500 reais.
@@LuisFernando-kl9xf Do que adianta o salário ser 2500 se vai pagar imposto de renda, imposto em consumo e o fato de aumentar o salário sobe tudo junto, o importante é o poder de compra
Exatamente!
@@vitorsousa9067 pois, mas o custo de vida está alto no Brasil e os salários baixos. Falar que emprego com salários baixos é programa social é piada.
@@LuisFernando-kl9xf Não disse isso o problema está no poder de compra, tudo que vc compra está incluso imposto e junta a desvalorização da moeda
Boa noite, para mim não existe direita centro ou esquerda, para mim o que existe é a benevolência do ser humano, é a capacidade de competir com outras pessoas e conquistar os seus sonhos sem ter que invadir o espaço de outros. Você tem que ter é muito amor no coração, amar o próximo, ver todas as pessoas como os nossos irmãos que não como inimigos. Somos uma única comunidade terraquea o nosso país é o planeta terra onde moramos com todos os nossos irmãos juntos.
Muito bom!
Na verdade, ninguém defende mais as pautas sociais que a "Direita", pois ela defende a criação de empregos, que é o maior e melhor programa social que existe.
Pra que pautas sociais( um bolsa familia, por exemplo), se o país andar rumo ao progresso, com empregos dignos, salários dignos, menos burocracia, mais incentivos fiscais a empresas nos municipios que se instalarem, saúde de qualidade, políticos envolvidos no bem estar geral, quando tudo estiver trilhando certo, há menos assistencialismo e maior renda per capita, sem miséria, mas isso tbm depende muito da educação no país, um país que tem uma educação de qualidade, vai prosperar sem muito esforço, pois a educação é o que molda o caráter de uma nação...
Pautas ambientais, auxílio à vítimas de violência tbm são pautas sociais e a direita não se importa nem com isso
@@otaviosilva801 Ta sabendo nada... Quem mais se importa com as vitimas de violencia é a direita, os direitos dos manos se importa mais com os direitos do agressor, lol...
@@andret4vares lembra da lei pra punir abort0 discutida esse ano em que a vítima de violência engravidasse e abortasse fora do prazo determinado pela justiça receberia uma pena maior que o abusad0r? Foi a direita que queria aprovar. Certeza que é só a esquerda que adora bandido? A direita não se importa nenhum pouco com questões humanitárias. Isso é factual.
@@otaviosilva801esquerda considera o agressor vítima da sociedade, muitas vezes diminuindo o peso de suas ações (às vezes até de ações graves).
@@LauroM-i6s Isso é verdade , mas a direita comete um grande erro tbm considerando que o ladrão de galinha ou devedor de pensão tenham o mesmo tratamento de um criminoso hediondo como um Jack ou assassino , pois se vc coloca um devedor de pensão numa cela junto com um criminoso hediondo , ele sai de lá pior aí em vez de ter somente um criminoso leve, vc criou um mat4dor do pcc no próprio sistema prisional
A história mostra que estamos o tempo todo nos extremos, sempre oscilando. Nenhum dos dois é bom, sendo preciso um equilibrio urgente!
Por isso eu gosto do Pondé, um cara integro, sem partido, sem lamber bota de ninguém ou nenhuma ideologia, um cara neutro, que enxerga as coisas por cima, e não como torcida de futebol
Neutro é o sabonete que sua mãe usou pra controlar a cândida depois que te pariu, irmão. Essa tentativa de colocar as canalhices da direita como uma reação à ideologia comunista engana só bobo, mesmo. Como se capitalismo não tivesse trazendo exploração e miséria desde que nasceu independentemente de qualquer outra ideologia. É óbvio que a pergunta se referia ao fato da direita nunca atacar diretamente problemas de distribuição de renda e miséria, e que lucra com a desgraça.
Coitados dos ricos, tentando salvar o mundo e sendo impedidos por esses pequenos vermelhos canalhas que pensam no ABSURDO de alimentar pobre e dar condições básicas de vida pra todo mundo.
Ainda vem com a falácia de que assistência social gera uma sociedade preguiçosa, acomodada... Então por que é necessário impor sanções econômicas à Cuba? Por que é necessário congelar os ativos Venezuelanos? Por que a China, que é especialista em assistência social e é literalmente governada por um Partido Comunista é tão produtiva? Por que a direita global sempre tenta boicotar economicamente as experiências socialistas? Do que eles tem medo, então?
Repara que nas entrelinhas esse mesmo argumento pode ser usado pra ser contra o Pleno Emprego. "Se todo mundo tem emprego, não tem competição". Quem quer trabalhador com poder de barganha, né? Se fulano tá bem alimentado, o chefe medíocre que herdou terra roubada pelos tataravós não consegue controlar fulano pelo medo, né? Sabe quem controlava pessoas assim também? Senhores de escravos, porra, se liga maluco
Não existe neutralidade.
neutro é sabonete
Confia
Esse cara não é neutro, ele tem viés direitista.
Quem é individualista é contra as pautas sociais. A meritocracia é linda e justa quando se compete em condições minimamente semelhantes.
Errado. A liberdade é a causa social mais importante. O que nao aceitamos é termos liberdade tolhida. NADA vale a perda de liberdades.
@@tiagostein4057conservador adora falar de liberdade mas é o primeiro a tentar proibir o homossexualismo e religiões não cristãs
Ótimas definiçoes.
As pessoas se espelham nos EUA mas o melhor sistema e o dos países nórdicos onde temos uma social democracia. Um capitalismo vigiado de perto pelo Estado.
O final é maravilhoso 👏🏻👏🏻 é bem o que vemos hj em dia. A esquerda é boazinha e a direita é o mal encarnado 😒
Resposta fraquíssima. Pegou no ponto dele.
Fundamenta aí então, Zé.
@@Gustavoritter. pra que? Você não sabe diferenca de vírus e verme.... assiste o vídeo.
Fraquíssima porque não escolheu um lado, um vilão, uma ideologia que os chimpanzés defendem kkkkkk
excelente analise.
Resposta bem quinta série com palavras sofisticadas...o número de pessoas "preguiçosas" que se encosta no assistencialismo deve ser o mesmo número de ricos preguiçosos que se encostam na herança de família, em aplicações financeiras, etc.
Finalmente alguém coerente nessa merda
Eu até entendo quem tenta ser de centrão, é uma forma de manter a sanidade no meio de tanta propaganda capitalista mesmo com a realidade sendo o completo oposto. Encontram o equilíbrio criticando esquerda e direita pra dormir em paz, sem perceber que a faca já tá entrando
Quem não se radicalizou nos últimos 4 anos de Brasil, tá muito mal informado
É fato, não desmerecendo a reflexão dele, porém não devemos esquecer a questão sobre a concentração de riqueza nas mãos de poucos! E que na grande maioria das vezes se deu por corrupção e ou exploração da massa trabalhadora!
então, estou começando a perceber isso do Pondé antes o enxergava como 'gênio' agora consigo perceber toda essa demagogia dele.
O numero de pessoas que se encostam em heranças e aplicações é infinitamente menor do pessoal que simplesmente não tem trabalho a fazer, renda media do maranhão é 800 reais e em SP é mais de 2000 por exemplo pelo simples fato que não há emprego no maranhão. Acho comico quem reclama de como somos obrigados a trabalhar horas e horas a fio sendo que o unico sistema que conseguiu trazer o ocio a maior quantidade possivel de pessoas é justamente o capitalista.
@@rickroll9705 industrialização e desenvolvimento do nordeste sempre foram boicotados em prol de São Paulo, é natural que a renda seja maior nessa região
Análise superficial do caramba... e que ócio??? Informação tirada de onde?
Ô bicho complicado é gente🤯
A que mais me preocupa é a falta de capacidade de análise e crítica sobre qualquer assunto, da massa, preocupante mesmo.
Esse discurso meritocratico sempre vem de gente q já nasceu com alguns privilégios (mesmo q seja só o de morar numa metrópole, com agua, luz e alimentos suficientes e com acesso mínimo à educação e saúde)
Quero ver defender essa distopia qdo nasce no interior do Ceará ou do Amazonas...
Eu sou a favor da meritocracia, não venho de família rica e tive de me esforçar muito pra conseguir me formar em engenharia agronômica, levava sanduíche na mochila, não tinha acesso à internet e tinha que caminhar cerca de 1 hora para ir pra faculdade, e atualmente estudo para passar no concurso do ministério da agricultura. Odiaria perder uma vaga para um cotista que se esforçou menos e que teve mais condições do que eu, simples assim.
Como se esses" privilégios" fossem de graça
@@jeordesluciano3788 não existe perder vaga. Tem vaga pra eles (q concorrem entre si) e vagas para ampla concorrência.
Eu já passei em vários concursos, inclusive em universidade federal, e os cotistas nunca me impediram de acessar... esse papo de perder é papo de fracassado q não se garante
@@luizantoniodeoliveira9974 explique o privilégio não ser de graça...
@@raqueldonega ah ah ah, fracassado? Quando fiz vestibular fiquei em quarto lugar na minha turma, e venho de escola pública, e um colega meu era cotista, vinha de escola particular e ia de carro para a faculdade, e ainda assim foi um dos últimos. Me diz aí quem se esforçou mais e se esse sistema de cotas é justo. Cotas devem ser de caráter emergencial, não permanente. Elas não garantem igualdade coisa nenhuma, por isso citei meu exemplo, só servem como muleta para não melhorarem o sistema público de ensino básico. Se você se sente bem em ser lesada o problema é seu, mas antes de me vitimizar eu levantei as mangas, os outros que façam o mesmo.
A pergunta que deveria ser feita, "por que a direita também não finge que defende as pautas sociais?"
Tirar a bota do estado da garganta das pessoas é o que? Pra mim essa é a pauta social mais efetiva de todas.
O que adianta ser livre pra sonhar se você não é livre pra viver. Vivemos no capitalismo, sem grana você é só um sonhador. Se trabalhar duro durante muito tempo desse futuro no nosso sistema, todo os idosos no nossa país estavam curtindo férias no exterior e não na fila de um plano de saúde sucateado que cobra uma fortuna superfaturada do SUS. Se liga! Acorda, você é uma pilha não importa quem estava ou estará no poder. Vão te colocar pra trabalhar até seu corpo ficar todo ferrado. E quando não poderem te sugar mais, vão te descartar como a pilha usada que você é. Você acha que simplesmente abrir a boca pra falar o que sente já te satisfaz? Abrir a boca e falar nem garante que você está falando o que pensa por que pensa mesmo. E seus pensamentos? De onde eles vieram? Você acha que pensa por conta própria? E as coisas que você assiste? Elas não te manipulam? Você existe como um indivíduo suspenso no ar? Sua existência é sua mesma, ou você só existe na convivência dos outros? Se uma árvore caí e não tem ninguém pra ouvir ela cair ela caiu mesmo? Você nem é você, você é o que fizeram de você. Por que os seus pais te ensinaram a ser você. E alguém ensinou os seus pais a serem eles. Acorde, você nem é você, e o que você pensa e o que você acredita a sua vida toda talvez seja uma grande mentira e você só está convicto dessa mentira. A liberdade é uma mentira, um conceito platônico que só existe no mundo das idéias. Só existe o poder e o que é feito com ele.
Penso que nossa sociedade e país alcançou momento privilegiado em relação aos demais países ditos de "primeiro mundo", haja visto que não nos cabe mais escolher essas ramificações desenvolvidas em séculos anteriores, devemos encontrar nosso modelo de comando e pautar ele na nossa realidade.
Ao contrário do que muitos esquerdistas pensam,a direita defende muito as pautas sociais,só que não visão socialista.Uma dentre muitas,é facilitar dando todo suporte ao indivíduo com o intuito de fazê-lo desenvolver independentemente;e não necessitar somente no estado pra crescer.Defendemos menos estado mais liberdade,um país sem burocracia e menos impostos na vida do cidadão.
Nem escrever o português sabe, imagina comentar sobre algo complexo?
Pautas ambientais e auxiliar vítimas de violência tbm são pautas sociais e a direita não se importa nem com isso. A questão é que a direita só tá interessada em dinheiro, se não envolve dinheiro não serve
@@cristianoborges1345 Quatro pessosd compreenderam menos vc burrão ignorante que não sabe interpretar texto
Há de ser critico não apenas com o discordante. Há de se reconhecer os problemas da realidade, as limitações da ideologia que se abraça e usar de soluções de todos espectros.
Sua fala não considera a pobreza. Ser de direita ou esquerda, no conceito exposto, precisa considerar renda e acesso a bens de consumo e participação na vida cotidiana. Difícil definir isso tendo de um lado um apartamento por andar denum lado da rua e um barraco do outro lado da rua. São criações diferentes, perspectivas diferentes e histórias que mudam tudo.
O melhor programa social é o trabalho. Dá dignidade a pessoa.
Penso igual o Pondé!
Acho que a melhoria vem justamente desse conflito entre as ideias. Essa conflito engaja e movimenta as pessoas politicamente. Porém tudo se vai por água abaixo quando os políticos corruptos agem, eles não tão nem aí pra ideias, só querem se favorecer financeiramente
Resumindo oq foi dito:
A direita acredita que o pobre não se esforçou o suficiente.
algo que acontece bastante
👏🏼👏🏼👏🏼Penso exatamente assim!
Vi como equivocada a resposta. Principalmente tomando o conservadorismo e liberalismo como exemplos. Seria necessário primeiro definir o que é "pauta social". Bolsa família, por exemplo, é "pauta social"? Pois é um projeto que emerge das propostas liberais, dos chamados "neoliberais" - projeto que para o alcance do Socialismo Marxista é ilógico, afinal seria um atraso para a esperada revolução do proletariado - com lógica de incentivo para a dinâmica econômica e manutenção de mínimo (assim como defendem renda mínima). Conservadores também não iriam se opor a projetos desse tipo. Incentivos a pequenos produtores locais/regionais contra grandes transnacionais seria "pauta social"? Pois essa é uma proposta presente no conservadorismo.
No mais, creio que a resposta deveria ter sido melhor trabalhada para o público não sair com a mesma visão simplista com que entrou no vídeo.
Ele quer definir tudo em termos ideológicos sem se atentar para o lugar social de onde emerge determinada visão de mundo. A direita é a expressão dos interesses e valores das classes dominantes. Então é lógico que ela será conservadora e só aceitará pautas sociais que vá até determinado limite, de modo que não ameace seus interesses econômico.
Parabéns pela análise. A maioria, por desinformação, crê que programas como o bolsa-família são originalmente propostas da esquerda, quando em verdade vêm da direita.
@@waltergarcia5411 essa própria definição de direita já está enviesada, garoto. Os significados mudam, tal qual as propostas e coisas do tipo. É um erro puxar um termo pelo seu surgimento, por sua antiga proposta ou por aquilo que propôs o ideologo X ou Y. De qualquer forma, temos visões diferentes daquilo que seria a direita e a esquerda.
Aliás, ameaçar seus interesses econômicos não fere apenas os bolsos deles. A esquerda também tem interesses econômicos.
@@lixohumano4465 dinheiro não tem ideologia
@@luizantoniodeoliveira9974 sim.
O cara faz concurso público de provas, ou provas e títulos, enfrenta um estágio probatório, e assim se torna um servidor público competente. O cara é votado, e eleito por popularidade, não necessariamente, o que é mais comum, por competência, e assume responsabilidades maiores e muito mais abrangentes do que aquele servidor público. Os problemas são evidentes, óbvios. O maior problema é a capacidade mental e intelectual do nosso povo.
QUANTO MAIS SE ALIMENTA A MISÉRIA, MAIS ELA AUMENTA.
Igual ao teu kool
O TEU MINHA QUERIDA
Chocada que esse Cara é Inteligente mesmo sendo de Direita
Dar o peixe, ou ensinar a pescar ? A esquerda quer dar o peixe, a direita quer ensinar a pescar.
Como Bolsonaro tentou ensinar a pescar?
E de compreender que quando e economia de um país, estado, cidade, etc melhora. A vida de seus habitantes, no geral, também melhora.
Porque o melhor programa social é gerar empregos
Já vi que é um pobre com ambição de rico.
A escravidão gerava muitos empregos né?
Será que pensando no "melhor programa social" que conservadores tiveram tanta resistência, lutaram tanto contra progressistas, para manter seus escravos?
Gerar emprego está incluso na pauta social, simples. Muita gente tende a confundir que pauta social implica na concessão de auxílios como o Bolsa família por exemplo. Nada ver. Políticas sociais sempre favorecem as classes mais baixas, ou seja, dos trabalhadores.
@@guil1019 que mal a nisso, me explica, e refuta meu comentário
Estava vindo escrever isso aqui...boa!! Assim como n há nada melhor socialmente do que um povo desenvolvido.
Pondé, poderia lançar uma plataforma de mensalidade como a do Mark Manson com direito aos seus cursos e artigos e mais. Assim baixaria o custo, deixaria mais acessível para nós mortais que só temos ensino público que é maravilhoso.
Eu sou funcionário público, empreendedor e agora investidor no mercado de ações, vivo confortávelmente porém se eu tivesse me esforçado mais eu estaria rico, acho que só usei 10% do meu potencial além de ter perdido muito tempo sem estudar.
De qualquer forma, meus parabéns. Perdi muito tempo da minha vida também gozando dos prazeres momentâneos ao invés de me preparar para um futuro melhor.
Aos mais novos: Estudem e invistam, pois a vida é uma caixinha de surpresas e qualquer garantia, poderá não estar mais garantida.
Luiz Felipe Pondé. Pq sociedade ela mutável a cada década. Por isso que direita não defende pauta socias. Depende do contexto de cada país seja aqui no ocidente ou Oriente. Parabéns sempre elucidativo com seus conteúdos. Pondé.
"... de entender que normalmente pessoas que se esforçam conseguem ir mais longe que pessoas preguiçosas ..." ... tendo em vista as estatísticas sobre mobilidade social, a realidade é que consegue ir mais longe quem JÁ NASCE rico.
Então como paises extremaente pbores em 1950 são considerados ricos em 2022? O numero de ricos também aumentou e o de pobres diminuiu. Existe mobildiade social no mesmo passo que existe trabalho disponivel.
@@rickroll9705 Alguns países (centrais) que talvez se enquadrem na sua amostragem aliaram processos de industrialização com foco no avanço tecnológico, relações de trabalho bem reguladas e políticas públicas típicas do "estado de bem-estar social". O crescimento naquela ocasião veio da produção e exploração (inclusive de países periféricos) de recursos naturais, commodities e degradação ambiental. Em alguns desses países centrais, essa riqueza serviu sim como vetor mobilidade social e de diminuição da desigualdade social. Porém, a realidade do nosso século é muito distinta, e (felizmente ou infelizmente) não permite replicar modelos de crescimento fundados em outros contextos econômicos, geopolíticos, ambientais, e etc. A mobilidade social da classe trabalhadora não é resultado do esforço individual (ou o "mérito") de cada trabalhador, mas um produto de como a riqueza é gerada e distribuída (caso contrário, essa sonhada mobilidade apenas acontecerá para um ínfimo percentual de indivíduos - como ocorre no Brasil, que em 2018 foi segundo pior em mobilidade social do mundo). Para você ter uma ideia, apenas 1% das pessoas do mundo retiveram 2/3 de toda a riqueza gerada no planeta desde 2020. Já o preço do trabalho humano vale hoje menos que o de um escravo na Roma antiga. Infelizmente, a desigualdade e a mobilidade social são questões que só pioram, e não há sinal algum de melhora.
@@igorhenrique89 Tá voce percebeu que tu basicamente rodou e rodou e acbau concordando comigo já que existe paises que nunca foram exploradores, eram pobrissimos e hoje são ricos. Nordicos tem estilo de vida muito melhor que os ingleses e não é como se os vikings tivessem trazido mais fortunas da costa norte da frança para suas terras do que a india trouxe pro imperio britanico. Quase tudo que o mercantilismo gerou já basicamente não esta na mão dos europeus também, boa parte da prata e ouro de espanha e portugal por exemplo foram pra china e a mesma não foi capaz de vencer os europeus e mesmo sendo a nação mais rica do mundo sucumbiu contra traficantes ingleses que sequer estavam atras de ouro e prata. Toda industira primaria vem de recursos naturais, acha que vai encontrar gasolina pra motor de combustão ou deamsi hidrocarbonos pra fazer plastico e peça de hardware pronta pra usar como?. E, a mobildiade social de fato depende de fatores externos, somos afinal vitimas de pressões sociais não criadas por nós, mas novamente como gente que nasceu pobre e na merda como John D rockfeller e Andrew carnegie se tornaram mais ricos que alguem como JP.Morgan que nasceu rico? O fato é que apesar de pressões sociais nos influenciarem nós também criamos pressões sociais, se tu por exemplo hoje em dia produziu uma gravidez indesejada e tem de arcar com as crianças não foi o universo que conspirou contra voce, foi tu mesmo que criou um problema que afeta a sociedade como um todo. Se por outro lado esta tendo um avanço na industria de sua cidade depende de você entrar nesse meio de alguma forma ou ignorar isso e se jogar ao relento. A realidade é uma mão de duas vias.
@@rickroll9705 Parte 1: Amigo, gostaria de voltar um pouco o debate. Uma coisa é o “mérito” de uma pessoa que trabalha bem, se dedica ao estudo, consegue boas promoções, obtém um bom salário mesmo vindo de uma família humilde e consegue construir uma boa casa, tendo na garagem sua Ranger ou Corolla, um Renegade da esposa e o Ônix do filho. Não é disso que se trata. Veja, a classe média fica ofendida sem razão quando ouve críticas à “desigualdade de renda” ou “meritocracia”, mas o destinatário dessas críticas não é ela, pois ao contrário do que pensa ela não é “privilegiada” ou “a elite”. Quando se fala em desigualdade e dificuldade de mobilidade social não se está culpando ou desprestigiando a família do exemplo (que a nossa sociedade considera bem-sucedida), pois ela continua na mesma classe social (trabalhadora), vivendo com orçamento contado e dependendo do trabalho dos seus membros. Financeira e proporcionalmente, essa família de classe média está muito (mas muito mesmo) distante dos ricos reais do Brasil, e muito próxima (em riqueza e renda) aos faxineiros, jardineiros, domésticas, motoristas de aplicativo, recepcionistas e vendedores. Aliás, estatisticamente a família do exemplo se relaciona mais aos moradores de rua do que em relação aos reais ricos do país.
@@rickroll9705 Parte 2: O esforço e o mérito de um trabalhador podem ser ilimitados, mas como toda riqueza é necessariamente limitada (e está acumulada lá em cima), o nosso contexto econômico faz com que literalmente haja pouquíssimas “vagas” para que os faxineiros, motoristas de aplicativos (e etc.) consigam um “upgrade” e façam das suas próprias famílias uma parecida com a do exemplo. Igualmente, esse mesmo acúmulo faz com que aquela família de classe média do exemplo não possa ter uma vida ainda mais confortável. Assim, defender o discurso do “mérito” é perigoso, uma vez que as pessoas não podem ser culpadas pelo seu próprio insucesso quando o número de “vagas” para a ascensão social é extremamente escasso (segundo dados de 2020, leva-se 9 gerações para que o pobre atinja a renda média do país). Ou seja, é uma espécie de mega-sena, onde ter “mérito” é ter feito a aposta (vide os milhões de trabalhadores laborando duramente e sofrendo todos os dias, acordando as 3h, pegando 4 conduções, isso para mal comprar comida, e etc.) e a ascensão é o prêmio da loteria (dado a 1 batalhador dentre tantos).
Quem gosta de ser tratado como pobre ?!
Talvez uma pergunta mais assertiva seria "por que a elite brasileira, majoritariamente, é avessa às pautas sociais?".
e qual a resposta?
pauta social de cu é rola...
Se a elite que está a falar for a que é a favor do livre mercado, baixos impostos etc... A resposta já está aí. Não há melhor pauta social que muitas empresa e ofertas de emprego, empresas disputando mão de obra e não o contrário.
por mais que a meritocracia não seja exata, é claro que com maiores oportunidades e mercado para isso, a pessoa que se esforçar de fato, conseguirá, uns com mais, outros com menos tempo (dependendo da instrução) .
Agora se você fala da oligarquia que se junta aos governos principalmente de esquerda para ser os "campeões" e destruir o pequeno e médio empreendedor... (Entende-se como "regulamentações" que somente grandes empresas conseguem cumprir assim como impostos maiores, as beneficiam) Para assim esticar a régua entre os mais pobres.
Eles adoram isso, pois com poder eles conseguem as melhores mãos de obra, e quem não está com eles não terá chance de ter uma ascensão no mercado de trabalho, pois sem eles, não há oportunidade de aprendizagem.
Visto isso
Pautas sociais, normalmente tentem a dizer que algum grupo está sendo discriminado e para isso é gasto dinheiro público, e como consequência, maiores impostos pela causa são cobrados. Prejudicando a todos e normalmente só sendo bonito no papel visto que a grana para isso nem 50% chega a quem precisa, só serve pra imagem e nunca para resolver o problema.
Maior parte do valor é sempre no bolso de políticos falando com ar de superioridade querem passar imagem de que se preocupa com o povo, sendo que no fim tá bem aí.
@@viniciusseivaldferreira4401 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
@@viniciusseivaldferreira4401 "Não há melhor pauta social que muitas empresas e ofertas de emprego, *empresas disputando mão de obra e não o contrário* ."
EXCELENTE!!! 👏👏👏
Ou seja, um governo que estimule o(a) empregado(a) a se tornar empregador(a). Porém, essa independência não garante votos de políticos que gostam de se sentir importantes quando realizam benesses com dinheiro público.
Pensa-se em "pautas sociais", mas apenas como "pautas", afinal para que apontar: essa política é para benefício de x, esta pauta é para melhorar y. A política deve (deveria ao menos) ser um pacote completo para a nação, em primeiro lugar, pois uma nação ascendente tem seu povo próspero.
Ou deveria ser assim.
Concordo
"pautas sociais" - "deixar o povo miseravel e depois dar migalhas e chamar de pauta social, e se vc é contra vc é n4zist4 taxista"
Correto
Qual a solução você tem se não for Pauta social?
@@pameladivulgacoes288 viver sem políticos
@@pameladivulgacoes288 por que esquerd a defende um estado gigante? rou8bar e nos escravizar
@@pameladivulgacoes288trabalho, carteira assinada, encher o país de empresas, produzir, exportar... não ficar esperando bolsa isso e bolsa aquilo...
Esse povo de esquerda não pensa... isso é tão óbvio, mas o poço tá cego!
Somos os que mais defende.
Bom demais.
As premissas trazidas estão corretas, mas considero que é mais adequado um melhor arranjo das informações para melhor entendimento:
1)A esquerda pune que produz para transferir renda, mas com muito foco em manter quem recebe como massa de manobra.
2) a natureza do ser humano é aceitar condições de sobrevivência e, se não for impelido a entender as vantagens e o lado positivo fora do dinheiro da sua mudança, vai aceitar e até brigar pelo mínimo que “recebe”.
3) o Brasil quer se comparar com nações com séculos e até milênios de desenvolvimento superior ao seu em que a média da população já entende a importância do seu esforço individual, como isso vai te levar mais longe (não só financeiramente) e que ajuda do Estado deve ser última opção e pelo menor tempo possível. Aqui, grande parte das pessoas vai querer ganhar todos os benefícios possíveis sem entender do impacto negativo para a nação de receber sem necessidade.
4) partindo disso, precisamos mudar o mindset do brasileiro médio para querer produzir e, daqui a alguns séculos, poderemos confiar que a população vai usar os benefícios estatais com liberdade. Por ora, para o melhor coletivo no longo prazo, precisamos ser muito pontuais e só viabilizar para retirar pessoas da extrema pobreza.
Pondé é a prova de que não importa quanto conhecimento você acumule, segue ignorante quando é mal intencionado.
"A meritocracia também é uma utopia "
Temos que separar meritocracia da ideologia da meritocracia. Meritocracia é premiar o mais esforçado, o mais inteligente, o mais capaz. Isso pressupõe que os "competidores" estejam em uma mesma posição, ou pelo menos que as diferenças entre eles naturais, não socialmente criadas. A ideologia da meritocracia naturaliza as diferenças socialmente criadas, de modo que essas seriam um dado da natureza, não dá sociedade. Assim, a ideologia da meritocracia diz que um médico, por exemplo, conseguiu isso porque é mais inteligente ou estudou mais. Escondendo o fato de que milhares de pessoas possuem a mesma capacidade intelectual mas não tiveram oportunidades de estudar.
@@vanderleimoreiradacruz643 , capacidade intelectual intelectual, no sentido de capacidade cognitiva, todos tem igualmente, a excessão de um deficiente mental. De fato algumas pessoas tem mais facilidade de aprender do que outras. Nem todas as pessoas tem a mesma capacidade cognitiva de um Albert Einstein. Mas parece que você acredita em outra coisa: de que as diferenças sociais entre as pessoas são resultados de diferenças naturais. O que é uma enorme bobagem
@@vanderleimoreiradacruz643 , uma das coisas mais irritantes que existem hoje é palpiteiro de rede social. O cara não lê porra nenhuma e quer discutir. Mas vamos lá. Quem disse que não existem pessoas mais inteligentes que outras? Eu mesmo citei o exemplo de Alberte Ainsten. Mas o que é inteligência para você? É um dado da natureza? Se as pessoas nascem inteligêntes ou não inteligentes, então não importa a escolarização dela, que o resuiltado será o mesmo. O seu erro é acha que inteligência é um dado da biologia bruto. Inteligência pode ser desenvolvda, e ela é desenvolvida. Por isso que existem escolas, universidades, etc. Então a sua burrice é atribuir um grau de inteligência a determinada pessoa como um simples dado natural, como se a pessoa não tivesse passados por escolas, universidades, etc.
Pelo seu nivél cultural, talvez sua tese esteja certa.
@@vanderleimoreiradacruz643, nos nascemos com a capacidade para a linguagem. Inclusive, existe uma parte do cerebro responsável peloa linguagem. Mas alguem aprende a falar sozinho? Um ser humano desenvolve a linguagem sozinho, sem estimulo do ambiente social? Você consegue entender isso? Você acha que inteligência é um dado bruto da biologia? Ela não é algo estimulado?
Sensacional esse cara, não defendeu nem A nem B. Só falou a realidade como ela é com seus prós e contras.
Quer dizer que políticas públicas deixam as pessoas preguiçosas? Essa é uma afirmação bastante questionável... Veja o exemplo da Finlândia, em que há políticas públicas que garantam o desenvolvimento pleno da criança. Quando adulta, esse cidadão será naturalmente é mais produtivo, pois tem muito conhecimento e habilidades desenvolvidas. Mesmo tendo mais horas de descanso do que no Brasil, sua formação o deixa naturalmente mais eficiente. Agora, a ideia de "preguiça" é algo muito tendencioso... Preguiça é algo inerente ao pobre? Quer dizer que no Brasil se evita amparar o pobre para que não fique preguiçoso? Então, quem move esse país é o pobre? Ele não pode ser amparado, mas o deputado preguiçoso pode? Este sim é rico e opta por fazer quase nada pelo país. A preguiça não tem a ver com classe social, e se combate é com educação e fiscalização, sobretudo no setor público.
Muito bem colocado! Nosso congresso está cheios de políticos que se dizem conservadores, endeusam o livre mercado e vivem do discurso da meritocracia, porém, não tem mérito algum para ocupar tais cargos, visto que, nada de produtivo oferecem ao país. O Bolsonaro é o maior exemplo disso: 3 filhos vivem de gordos salários e benefícios pagos pelo cidadão. Sem contar Nikolas Ferreira, Kim Kataguiri, etc. Acho que esses últimos, nunca trabalharam na iniciativa privada.
Há muito tempo, quando o então futuro Governador do Estado do Ceará, o jovem empresário muito bem sucedido Tasso Jereissati, pertencia ainda aos quadros do velho MDB e ainda não tinha sido atraído para o futuro partido de Centro-Esquerda PSDB, foi perguntado sobre "por que havia as pessoas ricas e/ou prósperas e as pobres e sem perspectiva". A sua resposta curta e seca de então: "porque não fazem por onde - não querem estudar nem trabalhar duro".
"inclusive você" kkkkkkk
Exclente Vídeo!
Um dos grandes males da humanidade, é acreditar no sobrenatural, essa conduta, só provoca brigas, confusão e até guerras, antigamente eram mais externas, hoje são mais internas, o Brasil tá campeão disso ultimamente, sem esquecer, que são fortes concorrentes dos psicólogos e psicopatas tiram os empregos dos coitados 😂
A verdade é: a hipocrisia reina nos meios dos 2.
A questão é bem simples na verdade. Políticas sociais devem ser pensadas de forma a ajudar a pessoa a conseguir se sustentar e deixar de depender do Estado ou ao menos dá algum retorno para a sociedade. Pois do jeito que é feito ela gera inflação que só corrói o poder de compra de todo mundo.