Morei em casa com quintal até que a casa literalmente caiu. Era extremamente fresquinha. Hoje moro em um pequeno apartamento de cobertura e ao invés de fechar a área com vidro e colocar uma churrasqueira, optei por fazer um ´quintal´ com jeito de sistema agroflorestal como era neste terreno. Às vezes chego a ter 10 graus de diferença de temperatura no ap em relação a rua. Tento motivar os donos das outras coberturas e varandas para fazer algo semelhante mas a percepção de conforto deles é muito diferente da minha. Ainda quero instalar o telhado verde com musgo que além de amenizar o calor, capta a poluição do ar.
fiz a mesma coisa numa cobertura que aluguei durante 5 anos, Infelizmente o aluguel ja era caro , ficou mais caro ainda, e o dono quis me vender o apartamento por 900mil sendo que ele valia 700 mil, fiquei muito triste em ter que sair mas aproveitei ao máximo! (e ele depois mandou fechar tudo com vidro pra por pra vender! kkkkkkkkkkk)
O "ar condicionado " do passado se chamava quintal ! Todo mundo tinha. Tinham pomares, geravam sombra e a humildade gerada baixava a temperatura. As casas eram altas e os tijolos maciços , de Barro. O telhado era muito alto a a alta temperatura demorava para chegar ao ambiente. Para "economizar" a humanidade desaprendeu a viver na natureza! O preço está sendo pago agora !
Sem condições meu amigo. Já parou pra imaginar, se todos os condomínios fossem horizontais, o tamanho q seria as cidades? E o enorme impacto dessas cidades esparsas com grandes obras de infraestrutura para atender todos moradores? Só quem pode morar em casa espaçosa com grandes quintais e jardins são os ricos, os pobres moram amontoados em apartamentos de 30 m²... Ahhh ...esquece o governo...ele só quer teu imposto. 😂😂😂
As antigas "centenárias" casas de fazenda do sertão do Seridó potiguar tinham: 1. Teto alto (muito alto). 2. Telhado de telha cerâmica. 3. Portas e janelas enormes. 4. Frente sempre para o nascente. 5. Um alpendre dando a volta na casa ou de fronte. Mesmo no calor intenso do sertão, não sentimos calor. Hoje são telhados baixos, janelas e portas pequenas e muitas vezes, telhado de fibro cimento (um forno). Nem ventilador dá conta...
@@delcim No sertão nordestino, mas precisamente região do Seridó potiguar não. Em outras regiões talvez sim! Mas estou me referindo (que a construção mesmo hoje) o clima dentro da casa é bem mais agradável! Não estou discutindo clima, e sim construção! Meus parentes mais velhos relatam a década de 70 como mais quente e seca na região
bem isso kk tem um cômodo aqui anexo a casa que é de telha fibrocimento, era impossivel ficar la dentro , coloquei um ar condicionado e nem fez diferenca, ai o que resolveu foi colocar uma.manta termica por baixo da telha , diminuiu em muito o calor , de nem precisar logar o ar condicionado com tanta força! agora tenho energia solar aqui , entao uso tudo ar na casa sem medo !
Em TODAS as minhas compras eu não vejo o preço, eu calculo quanto será o "custo operacional" para a vida útil do aparelho (qualquer que seja), geralmente o mais barato sai mais caro no final das contas! Eficiência faz total diferença em TUDO! Sobre construção, minha casa eu projetei SEM TELHADO, temos um terraço verde, com horta, composteira e coleta de água de chuva em uma cisterna (que tratamos e é usada nas descargas, área de serviço e horta), aquecimento solar de água para os chuveiros e cozinha. Todo esse investimento se pagou em menos de 6 anos só com a redução de contas de energia e água! Quando eu falava do meu projeto (18 anos atrás) me chamavam de maluco, agora vejo que estava a frente do meu tempo...
Na época do Orkut eu tinha tudo fotografado e explicado em algumas comunidades, só me serviu para ter stress do monte de gente só criticando. Então NUNCA farei vídeos explicando nada, essa é a triste realidade da internet...@@letideman
É um ciclo vicioso : desmatamento , urbanismo , aquecimento, consumo maior de energia, uso de energia que polui e destrói o meio ambiente. Gostei muito das soluções arquitetônicas e urbanísticas. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Relaxa twiter, no Brasil a energia renovável representa cerca de 83% e com a o preço da energia solar que está cada vez mais acessível a tendencia é só melhorar. Usar o Sol para esfriar a casa não me parece que destrói o meio ambiente.
@@marceloemanoel16 mesmo assim não tem condição pra maioria das casas do Brasil ter um ar-condicionado, lembrar que a pouco tempo tinha gente na fila pra pegar osso pra fazer sopa...
A primeira coisa que fiz quando me mudei pra casa nova foi plantar uma árvore na calçada falei com meu vizinho ele disse que árvore faz sujeira as pessoas só pensam em não ter trabalho como varrer calçada e fazer a poda mas aproveita m pra deixar o carro na sombra
Eu moro em Duque de Caxias. RJ. O verão aqui é muito quente. Esse ano, mesmo não tendo chegado o verão já de teve temperaturas de 42 graus em alguns lugares. Eu tomei medidas na construção da minha casa que levavam em conta a direção do vento e o por do sol, além disso coloquei cobertura sobre a laje e beirais de telha na parede de impedem que o sol as aqueça. Eu abro a porta e coloco um ventilador jogando vento fresco pra dentro e a casa fica bem confortável mesmo quando está quente lá fora. Mas pra dormir, como tenho que fechar toda a casa, não tem jeito... só o bom e velho ar cond.
Tmj irmão sou de Caxias também kkkk aqui o calor está tanto que viralizou no tiktok um ovo fritando lá na feira na descida da passarela indo pra 25 de agosto. E se prepara que só vai aumentar mais ainda o calor, infelizmente nós caxienses sofremos 😂😢
Excelente matéria! Parabéns! É importantíssimos que alguns dos problemas citados cheguem a TODAS as pessoas, como a capacidade dos vidros em reter calor e o fato dos aparelhos de ar refrigerado serem trocadores de calor. Vidros são altamente prejudiciais ao conforto interno e ares refrigerados esquentam absurdamente ambiente externo. Essa é uma discussão importante que esteja nas faculdades de arquitetura e nas associações de arquitetos, por exemplo.
As melhores estratégias acessíveis são: - chaminé solar e forro: o ar quente sobe nos comodôs e esse ar encontra a passagem do alçapão e o ar quente começa se acumular acima do forro da casa, e uma chaminé com uma abertura no interior do forro, cuja a torre na cobertura, pintada de preto, esquenta o ar dentro dela num dia de calor e sol, e esse ar, que fica mais leve, sobe a torre e puxa o ar embaixo, o ar tambem quente acima do forro, que está vindo do interior da edificação, garatindo uma sucção do ar quente do interior e uma circulação de ar, o que faz o ar fresco externo ser forçado entrar. - Ajardinamentos: todo exterior da casa precisa de jardins, arbustos, arvores, água, terra! Isso resfria muito e sombreia as fachadas, e a vegetação absorve essa radiação solar que poderia aquecer a casa! - Ventilação cruzada: colocar aberturas paralelas em todos ambientes é importantissimo. O fluxo de vento aumenta enormemente. Em comodos mais privativos, justamente os alçapões nos forros e lajes devem ser colocados de forma paralela a janela para permitir essa ventilação cruzada. - Pátio: o pátio central funciona parecido com a chaminé solar, ainda mais eficiente. Permite mais ventilação e iluminação de forma equilibrada.
meu pai fez essa estratégia na casa dele e deu certo... são quatro aberrturas, na sala , no corredor, e uma em cada quarto... o ar quente sobe e sai pela chaminé ... funciona... meu pai está dormindo com edredon..
Outra alternativa para as pessoas de baixa renda é utilizar materiais isolantes frios como revestimento externo de cerâmica ou interno de gesso. Ou paredes grossas (ou algo que evite do sol pegar diretamente na parede com espaço de ar entre, para dissipar a radiação térmica) e pé direito alto com abertura pro ar quente vazar.
Sim, verdade. Entretanto, muitos edifícios e casas populares estão sendo construídos com materiais de baixa qualidade que oferecem pouco isolamento térmico e acústico, em nome da maximização dos lucros por parte das construtoras. Aqui no Brasil só existe uma lei que determina padrões mínimos de conforto térmico e acústico em construções civis, mas é algo que foi aprovado a menos de 10 anos.
Eu construí minha casa em EPS e você sente a diferença nos dias de calor e frio quando você entra na casa. É bem mais confortável do que fora. Não que não fique quente, mas é bem menos do que se fosse feito de blocos ou tijolos. E, tendo várias ventilações cruzadas, fica melhor ainda.
Cobrar as prefeituras para construção de áreas verdes dentro das cidades, obrigar a toda pessoa construtora ter uma árvore para cada apartamento, e que ela fique responsável pela poda e cuidado,
A realidade é que a vida em Uberhell (o novo nome de Uberlândia) está pegando fogo, literalmente. Aqui, a gente encara quatro a cinco meses de calor escaldante com a umidade do ar mais seca que biscoito, abaixo 20%. O ar-condicionado virou praticamente uma joia da coroa, dividindo a galera entre os "abençoados" e os "desamparados". Se você não tem um desses salvadores de vida, vira quase um pária do sofrimento e é visto como pobre. E o resultado disso? A gente sofre com uns apagões repentinos, mesmo sem uma gota de chuva à vista (claro, porque chuva é coisa rara nessa terra de calor infernal).
Aqui em GV Hell (Governador Valadares) é a mesma coisa. Não chove e nem venta direito na cidade, é basicamente uma estufa gigante. Temos um sol por habitante.
Aqui em Catalão, tem praticamente o mesmo clima de Uberlândia o ano todo, eu sei bem o que você está falando. Não é nada fácil, esse El Niño acaba com o clima dessa região. Se chega no final do ano quase no início do verão e não tem umidade, chuva e nuvens, a tendência é que esquente. Então o que nós salva são esses três fatores.
@@mateuscaldasbr É amigo aqui em Uberhell dava dando 29 a noite. Deu uma aliviada essa semana. Mas acho que a realidade nossa será dai pra pior. Infelizmente.
O clima do Brasil é totalmente normal e tolerável, independente do lugar e da estação. O problema do BR é realmente a urbanização. As casas são coladas umas nas outras, abafadas e muradas. Moro na Bahia e é bem nítida a diferença de quando estou em uma casa típica brasileira (colada e com muros altos) e quando estou em uma casa de sítio (separada e sem muros, é bem fresco independente da temperatura, já que o ar circula livremente).
Além disso, as casas no Brasil são feitas de materiais que retém muito calor (concreto, cerâmica, granito, vidros), isso às tornam muito quentes no verão e muito frias no inverno. Em minha opinião, o que amenizaria bastante esses problemas, seria construir casas de EPS (isopor), isso tornaria a temperatura interna das casas agradável tanto no verão como no inverno. e reduziria muito a necessidade de ar condicionado.
Vc tá de sacanagem! Experimenta viver em Cuiabá no final do inverno/início da primavera com máximas constantes de 41°/42°. Além disso, tem outras capitais onde o clima é verdadeiramente opressivo, com a péssima combinação calor + umidade alta durante o ANO INTEIRO. Exemplos: Macapá e Manaus
@@evandroalv Eu sei que há lugares muito quentes e úmidos no Brasil. Mas a causa de serem tão opressivos e insuportáveis é o modo como são construídas as casas.
O segredo esta em diminuir a concretagem nas cidades e aumentar o número árvores, palntas, pintar o telhado de branco, cores claras na fachada da casas, usar climatizadores e ventiladores ao invés do ar-condicionado, ter entrada e saída de ar nas residências...isso ajuda a reduzir bastante as ilhas de calor.
Não conhecia a refrigeração urbana, muito interessante. Teria que haver uma cobertura de florestas por cima das cidades, de forma que as cidades ficassem abaixo delas.
Um efeito ruim é a redução do pé direito das casas. Antigamente tinhamos casas com 3 a 3,14m agora para economizar espaço temos casas com 2,5. isso já reduz o efeito do colchão de ar e com isso casas mais quentes.
Exato! Quando construí, quis 3m de pé direito e na época o mestre disse-me 2,5 está bom, que é 30cm acima da porta e você economiza. Fiz com 3m e a casa ficou sem a sensação de abafamento, bem arejada....
Na minha cidade e ao contrario kkkkkk virou moda fazer casa com pé direito de 5 metros e a sala e cozinha integrada e toda aberta até o quintal, até em casa de classe baixa. Assim a casa fica bem mais fresca também porque o ar corre dentro dela
Moro em Goiânia onde esta acontecendo varias o das de calor extremas com temperaturas beirando 43° estou no primeiro período de refrigeração e climatização no instituto federal de Goiás e aprendendo a fazer instalação com meu tio nas casas aqui de Goiânia uma area boa pra se aprender
Obrigado, aprendi bastante com o vídeo e com boas visões nos comentários. É sobre se adaptar mais do que criar, fazer certo no início, para não sofrer tanto depois de anos e principalmente, repetir os acertos do passado.
Tem uma dica sim! investimento no setor publico e privado recuperar áreas ambientais , isenção no tributos para energia solar e arquitetura ambiental, promoções em projetos surtáveis e energia verde! e principalmente PLANTANDO PE DE FRUTAS, ARVORES ETC
Moro numa casa dos anos 1950. Não sei o motivo, mas mesmo no verão a temperatura é super agradável. Entrar em casa vindo da rua num dia de calor é um verdadeiro alívio.
Moro em Sao Luís-MA e aqui é muito quente. Mas contruí munha casa com inteligencia e hoje temho conforto termico usando apenas os ventos, que circulam em toda a casa. Nem ar condicionado preciso
Continuem dublando os bons docs de lá. Se der, dublem tbm os documentários da DW em inglês. São ótimos e o brasileiro devia ter acesso na nossa língua.
Olá. Na nossa playlist "Não tem planeta B" estão os vídeos do DW Planet A em português. Em relação aos documentários, por questões de direitos, nem todos podem ser exibidos em português. Obrigado por nos acompanhar :) @@mtsbr78
@@DWBrasil q bom. Não sabia q tinha essa playlist. Vou assistir lá pq tá dublado :-) Seria bom ter acesso aos docs dublados do DW daquilo q for possível. Obrigado.
Senti que a temperatura em Limeira/SP também diminuiu na última década após a prefeito investir em arborização por toda cidade. Agora quase não sinto tanto quando viajo de Curitiba-PR para passar o Natal no interior de SP.
Aqui vale tudo: árvore na calçada e no quintal, e muitas outras plantas criando um microclima mais fresco e acolhedor; aquecedor solar de banho e placas fotovoltaicas para não precisar de energia externa; atenção para arejar a casa nos horários mais frescos, fechando janelas e persianas quando o dia começa a esquentar... Também reuso de água de chuva e composteira para cuidar deste nosso oásis! (Jundiaí, SP)
@@letideman Não sou youtuber. Meu "nicho" é jardinagem. Frequento grupos online de trocas de plantas (Whatsapp e Telegram), mas encontrar pessoalmente sempre é melhor do que fazer a planta viajar por transportadora.
NUM PAÍS TROPICAL.... GRANDES JANELAS VENEZIANAS.... GRANDES PORTAS.... AMENIZA BASTANTE O CALOR.....mas a cada dia REDUZEM O TAMANHO DAS JANELAS E PORTAS.....
Já temos várias. Uma delas é acabar com a criação de animais para ser comida. Mas o ser humano prefere morrer que acabar com um costume neandertal e vai ter um destino igual ao destes.
Moro em uma cidade que é referência quando se fala em calor: Governador Valadares/MG. Sempre foi uma cidade quente, porém muito arborizada. No entanto, nos últimos 8 anos, a administração atual, que já está no segundo mandato, tem permitido muitas retiradas indiscriminadas, inadequadas e sem sentido algum de árvores com mais de 50 a 70 anos. Isso está elevando ainda mais a temperatura local.
Pra quem não exige "ar polar" dentro de casa, climatizadores ao invés de condicionadores de ar, são uma boa opção. Mas é importante considerar todos os fatores que influenciam na temperatura do ambiente.
a escolha de cores é a parte mais fácil e essencial. Outro dia, deixei minha moto no sol muito quente e; o banco, de vinil preto, era difícil tocar; o tanque, de metal e pintado de vermelho, estava ''morno''; e o paralamas, de metal cromado, ficou pouco mais quente do que a temperatura ambiente.
Em Balneário Camboriú constroem-se grandes arranha céus com o revestimento completo em vidro, fica insuportável pra quem está na rua e no inverno não pega sol na orla da praia.
Aqui em Santa Catarina onde eu moro é muito quente, a umidade do ar é mt alta. Mas dou graças a Deus de ter um mato com muitas árvores altas ao lado, temos gramado e laje, mesmo assim o calor é mt grande. Eu dui criada em uma casa de madeira onde tinha somente 1 ventilador pra todos, ou era mais fresco ou a gente acostumou com o ar condicionado e não vive mais sem ele...
Verdade. Na rua, as calçadas de concreto e o asfalto esquentam muito no sol. Deveriam ter pensado em deixar espaço para as arvores fazer sombra sobre eles.
Eu me sinto um trouxa, vivendo no Brasil, local que tem bom clima e solo fértil pra ter árvores, mas fico tostando embaixo do sol nas cidades. Aqui no Rio tá tendo recorde de calor esses dias. E ninguém, absolutamente ninguém, está propondo soluções com árvores urbanas....
Realmente é um ponto a se pensar com urgência. Em um mundo no qual as condições climáticas decorrentes do aquecimento global se mostram cada vez mais extremas, temos de adotar e popularizar cada vez mais as formas mais eficientes e menos prejudiciais de combater as altas temperaturas.
07:00 para prédios de vidros, basta adicionar peliculas. Continuam super elegantes, e peliculas de qualidade continuam permitindo a entrada de luz em até 70% sem permitir que todo o calor dos 70% entrem no ambiente (claro que entra parte, mas bem menos). Mesma lógica dos carros.
Assisti um video que os construtores usavam entradas (janelas) próximo ao chão onde eram instalados jardins e poço de água..Que diminuiu o grau do ar na entrada e janelas cruzada no alto para saída do ar quente.
Essa de que os corredores verdes podem reduzir a temperatura em até 2 graus, não sei se acontece no Brasil todo, mas aqui no Rio de Janeiro as pessoas cortam árvores (as vezes é a prefeitura que planta as árvores nas calçadas) por motivos fúteis, tipo fazer sujeira ou a raiz quebrar a calçada.
Diante da atual tendência do mercado imobiliário brasileiro de construir conjuntos populares com casas de 50m² o mais apinhadas possíveis e conjuntos de apartamentos igualmente comprimidos, esses conceitos de refrigeração passiva e natural parece coisa de arquiteto sonhador
Shalom Aleichem ! em Paris os prédios são de 4 andares não foi permitido derruba-los para construir outros maiores justamente por causa da circulação de ar que é maior com os prédios de 4 andares, Belzonte MG Terra dos morros e das pirambeiras !
Normalmente os edifícios no Brasil são abastecidos por energia sob demanda (mesma energia durante o dia e durante a noite). Se vc instala uma piscina de salmoura e resfria esse líquido durante a noite aí durante o dia vc só precisa ventilar o ar que passa numa serpentina nessa piscina retirando o frio necessário para a refrigeração dos ambientes do prédios acima.
Matéria incrível. Sim, precisamos de soluções de amenização de temperatura, até porque estamos vivenciando o aquecimento global. Porém os países ricos que usam aquecimento no inverno também precisam se preocupar com o alto consumo de energia que ele demanda.
Uma boa proposta neste sentido é projetar comunidades colaborativas auto-sustentáveis em torno das cidades, de modo a atrair parte da população para ocupar estas comunidades. Assim os moradores destas comunidades passam a prescindir dos meios de transporte necessários entre as residências e os locais de trabalho, reduzindo-se o aquecimento e a emissões de CO2. As comunidades são projetadas para compartilhar equipamentos centrais de captação de água e energia de fontes naturais. Um modo natural de obter a refrigeração ambiental consiste em captar o vento a uma certa altitude e direcioná-lo para o interior das habitações e para estruturas em pequenas praças onde se promove a evaporação da água como modo de dissipar o calor ambiental. Também é possível reduzir o calor reduzindo a incidência de luz solar sobre as estruturas dos prédios e sobre o solo. Isto se consegue bloqueando a luz solar por meio de uma cobertura formada por névoa de água. Uma bomba de pressão é empregada para aspergir água na direção horizontal acima da comunidade.
É só usar vidros basculantes. O vidro é bom porque deixa entrar luz, mas precisa ser vidro que se possa abrir , como aqueles das sacadas , que deslizam num trilho.
Este é o maior dilema de uma sociedade consumista .Ela não está pensando no aquecimento global , e sim no seu conforto individual .Só não percebe que quanto mais usamos isso , mais o calor irá aumentar .É a historia do cachorro correndo atras do rabo , ele nunca vai alcançar .🍓🍒🍇✨🐈🇧🇷
A melhor solução para cidades quentes e pequenas como a minha é casas mais altas ,telhados e paredes brancas,alpendres e posição estratégias para colher o vento mais frio.
O preço dos terrenos impacta diretamente nessas soluções, visto que quintais, grandes aberturas e vãos exigem mais espaço e o espaço é muito caro, tornando inviável o acesso pela maioria das pessoas.
Moro em Bangu no RJ. Como medida de resfriamento da casa, fecho a casa toda durante o dia deixando mais escuro possível e só abro ao anoitecer. Assim consigo manter a casa fresca
Ótimo conteúdo 👏 acredito que a refrigeração urbana seja uma grande idéia,mas como os próprios especialistas falaram,depende da infraestrutura de cada país.Entretanto,com o aumento do aquecimento global as pessoas vão continuar nesse erro por falta de informação ou poder executivo para sair dessa situação de calor.
Energia nuclear se fosse deixado o tabu do lado iria inundar os sistemas de energia com energia de sobra e baratear muito os custos, mas não estão preparados pra essa discussão
No Brasil, mal mal há calçadas decentes para os pedestres circularem; imagine uma mega implementação de paisagismo na maioria das cidades, infelizmente é uma utopia.
A parte boa disso, é que tem um limite de eficiencia do ar-condicionado, logo a temperatura externa pode ser tão alta que a interna não vai descer tanto quanto ele deseja.
Ainda sobre a refrigeração passiva, a evaporação da água utilizada para refrigerar não agrava o efeito estufa? E sobre os veículos movidos a etanol e hidrogênio, seus vapores também não agravam o efeito estufa?
Desenvolver uma tinta especial para asfalto, para reduzir a absorção do calor, pelo menos para grandes centros urbanos, ajudaria a reduzir a temperatura...
EM DEFESA DA ECODEMOCRACIA! Natureza e Sociedade tem seus destinos entrelaçados pelo compromisso e pela responsabilidade humanas no combate ao negacionismo do recrudescimento das alterações climáticas, sobretudo agravadas pela ação predatória humana, promovido pelas forças antidemocráticas e anticientíficas, forças do extremismo político e do fundamentalismo religioso!
Tem ar condicionado nas casas, mas usar é outra história, aqui no Pará o governo explora tanto que não é possível usar para maioria da população, um simples ar de (10,000 Btus), ligado só a noite vai no mínimo aumentar mais de R$100,00 na conta de energia, então a situação é difícil.
Foi isso mesmo que eu entendi? Os especialistas dizem que não temos energia o suficiente caso toda a população conseguisse comprar ar condicionado? Então porque eles querem eletrificar todos os carros? Da onde vai sair tanta energia?
Refrigeração Geotérmica. De 3 a 4 metros de profundidade o solo tem 23ºC fixos. Passar dutos de ar por serpentinas de material condutor de calor pelo solo geraria a entrada e troca de ar quente dentro do edifício. Evitar a irradiação de calor solar do exterior e permitir que o ar quente saia do interior por meio de dutos posicionados no forro. Mecanismos de efeito chaminé que usem a temperatura do sol para "puxar" o ar quente de perto do forro do cômodo, para fora. Assim haverá troca mecânica de ar quente pelo ar fresco pela simples termodinâmica. Usar cobogós molhados e com plantas trepadeiras, breezes e pergolados.
A gente precisa é pensar novas formas de trabalho de maneira que não fique um monte de gente precisando viver no mesmo espaço para não morrer de fome. Quando a gt puder trabalhar de qlqr lugar a gt vai, naturalmente, começar a se espalhar e nossos espaços, maiores, serão mais arborizados. A densidade demográfica, sem dúvida é uma questão aqui. A gente precisa parar de cortar arvores nos espaços urbanos e voltar a plantá-las.
A resposta está em equipamentos com ebulição de amônia natural. Alguém ainda lembra daquelas geladeiras que funcionavam com gás glp? Pois é, era amônia aquecida por fogo de um pequeno queimador que ficava aceso pelo gás glp. Que certamente pode ser substituído por aquecimento solar.
Morei em casa com quintal até que a casa literalmente caiu. Era extremamente fresquinha. Hoje moro em um pequeno apartamento de cobertura e ao invés de fechar a área com vidro e colocar uma churrasqueira, optei por fazer um ´quintal´ com jeito de sistema agroflorestal como era neste terreno. Às vezes chego a ter 10 graus de diferença de temperatura no ap em relação a rua. Tento motivar os donos das outras coberturas e varandas para fazer algo semelhante mas a percepção de conforto deles é muito diferente da minha. Ainda quero instalar o telhado verde com musgo que além de amenizar o calor, capta a poluição do ar.
Parabéns pela atitude, se cada um fazer a sua parte podemos mudar a realidade preocupante no mundo.
Parabéns. Meu sonho é ter uma casa com esses recursos verdes também.
fiz a mesma coisa numa cobertura que aluguei durante 5 anos, Infelizmente o aluguel ja era caro , ficou mais caro ainda, e o dono quis me vender o apartamento por 900mil sendo que ele valia 700 mil, fiquei muito triste em ter que sair mas aproveitei ao máximo! (e ele depois mandou fechar tudo com vidro pra por pra vender! kkkkkkkkkkk)
acham que folhas é lixo e que dá muito trabalho... Só enxergam o lado ruim.....
muito foda, irmão
O "ar condicionado " do passado se chamava quintal !
Todo mundo tinha. Tinham pomares, geravam sombra e a humildade gerada baixava a temperatura. As casas eram altas e os tijolos maciços , de Barro.
O telhado era muito alto a a alta temperatura demorava para chegar ao ambiente. Para "economizar" a humanidade desaprendeu a viver na natureza!
O preço está sendo pago agora !
Uma excelente idéia ! . Agora vamos cruzar os dedos e ver se alguns políticos de plantão , ler o seu texto também . 🍇🍒🍓✨🐈
Humildade: qualidade de humilde, modéstia, simplicidade.
Umidade: quantidade de vapor de água na atmosfera.
O corretor automático deve ter errado.
Sem condições meu amigo.
Já parou pra imaginar, se todos os condomínios fossem horizontais, o tamanho q seria as cidades?
E o enorme impacto dessas cidades esparsas com grandes obras de infraestrutura para atender todos moradores?
Só quem pode morar em casa espaçosa com grandes quintais e jardins são os ricos, os pobres moram amontoados em apartamentos de 30 m²...
Ahhh ...esquece o governo...ele só quer teu imposto. 😂😂😂
A população do passado era muito menor. A sua teoria não tem serventia alguma.
@@aiatolakhomening5209porque um prédio enorme não poderia ter uma área verde grande?
As antigas "centenárias" casas de fazenda do sertão do Seridó potiguar tinham:
1. Teto alto (muito alto).
2. Telhado de telha cerâmica.
3. Portas e janelas enormes.
4. Frente sempre para o nascente.
5. Um alpendre dando a volta na casa ou de fronte.
Mesmo no calor intenso do sertão, não sentimos calor.
Hoje são telhados baixos, janelas e portas pequenas e muitas vezes, telhado de fibro cimento (um forno).
Nem ventilador dá conta...
6. era mais fresco antigamente
@@delcim 6. No sertão o clima sempre foi muito quente (Casa do meu avó ainda existe) Dentro dela o clima é muito agradável.
@@AlexMedeirosBrasil sim, mas não sente que hoje está mais quente?
@@delcim No sertão nordestino, mas precisamente região do Seridó potiguar não. Em outras regiões talvez sim! Mas estou me referindo (que a construção mesmo hoje) o clima dentro da casa é bem mais agradável! Não estou discutindo clima, e sim construção! Meus parentes mais velhos relatam a década de 70 como mais quente e seca na região
bem isso kk tem um cômodo aqui anexo a casa que é de telha fibrocimento, era impossivel ficar la dentro , coloquei um ar condicionado e nem fez diferenca, ai o que resolveu foi colocar uma.manta termica por baixo da telha , diminuiu em muito o calor , de nem precisar logar o ar condicionado com tanta força! agora tenho energia solar aqui , entao uso tudo ar na casa sem medo !
Em TODAS as minhas compras eu não vejo o preço, eu calculo quanto será o "custo operacional" para a vida útil do aparelho (qualquer que seja), geralmente o mais barato sai mais caro no final das contas! Eficiência faz total diferença em TUDO! Sobre construção, minha casa eu projetei SEM TELHADO, temos um terraço verde, com horta, composteira e coleta de água de chuva em uma cisterna (que tratamos e é usada nas descargas, área de serviço e horta), aquecimento solar de água para os chuveiros e cozinha. Todo esse investimento se pagou em menos de 6 anos só com a redução de contas de energia e água! Quando eu falava do meu projeto (18 anos atrás) me chamavam de maluco, agora vejo que estava a frente do meu tempo...
Em 2009 me chamaram de louco por querer pintar as telhas do prédio de branco. Hoje quem passa calor são eles e não eu.
Pois é, são coisas simples mas que fazem total diferença! @@rodrigosouto9502
Parabéns pela visão.
Muito interessante. Faz um vídeo sobre isso e coloca no youtube!
Na época do Orkut eu tinha tudo fotografado e explicado em algumas comunidades, só me serviu para ter stress do monte de gente só criticando. Então NUNCA farei vídeos explicando nada, essa é a triste realidade da internet...@@letideman
É um ciclo vicioso : desmatamento , urbanismo , aquecimento, consumo maior de energia, uso de energia que polui e destrói o meio ambiente.
Gostei muito das soluções arquitetônicas e urbanísticas.
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
As soluções arquitetônicas são de milênios. Pena que a especulação imobiliária precificou cada metro, matando jardins e árvores.
Nossa energia é limpa, relaxa, isso é mais pra contexto europeu e norte-americano que usam combustíveis fósseis na geração de energia.
Relaxa twiter, no Brasil a energia renovável representa cerca de 83% e com a o preço da energia solar que está cada vez mais acessível a tendencia é só melhorar. Usar o Sol para esfriar a casa não me parece que destrói o meio ambiente.
@@marceloemanoel16 mesmo assim não tem condição pra maioria das casas do Brasil ter um ar-condicionado, lembrar que a pouco tempo tinha gente na fila pra pegar osso pra fazer sopa...
Sim! Mas há uma saída para este circulo vicioso. Só é necessário que haja gente inteligente e comprometida para defendê-la.
A primeira coisa que fiz quando me mudei pra casa nova foi plantar uma árvore na calçada falei com meu vizinho ele disse que árvore faz sujeira as pessoas só pensam em não ter trabalho como varrer calçada e fazer a poda mas aproveita m pra deixar o carro na sombra
tenho uma arvore na calcada. Os vizinhos vivem enchendo o saco para eu corta-la. Mas adivinha, nao falta carro estacionado debaixo dela.
Estou viciado nesse canal.. uma matéria mais interessante que a outra. Estão de parabéns.
Obrigado. Continue com a gente :)
Verdade, excelente canal
Olha a hipnose aí minha gente!!!
PUTZ ... está MAL de APRENDIZADO, eihm !!! Cuidado para não se WOKIZAR ...
@@renatosureal Esse já está wokizado!!
Eu moro em Duque de Caxias. RJ. O verão aqui é muito quente. Esse ano, mesmo não tendo chegado o verão já de teve temperaturas de 42 graus em alguns lugares. Eu tomei medidas na construção da minha casa que levavam em conta a direção do vento e o por do sol, além disso coloquei cobertura sobre a laje e beirais de telha na parede de impedem que o sol as aqueça. Eu abro a porta e coloco um ventilador jogando vento fresco pra dentro e a casa fica bem confortável mesmo quando está quente lá fora. Mas pra dormir, como tenho que fechar toda a casa, não tem jeito... só o bom e velho ar cond.
Tmj irmão sou de Caxias também kkkk aqui o calor está tanto que viralizou no tiktok um ovo fritando lá na feira na descida da passarela indo pra 25 de agosto. E se prepara que só vai aumentar mais ainda o calor, infelizmente nós caxienses sofremos 😂😢
Excelente matéria! Parabéns!
É importantíssimos que alguns dos problemas citados cheguem a TODAS as pessoas, como a capacidade dos vidros em reter calor e o fato dos aparelhos de ar refrigerado serem trocadores de calor. Vidros são altamente prejudiciais ao conforto interno e ares refrigerados esquentam absurdamente ambiente externo. Essa é uma discussão importante que esteja nas faculdades de arquitetura e nas associações de arquitetos, por exemplo.
Com certeza!
As melhores estratégias acessíveis são:
- chaminé solar e forro: o ar quente sobe nos comodôs e esse ar encontra a passagem do alçapão e o ar quente começa se acumular acima do forro da casa, e uma chaminé com uma abertura no interior do forro, cuja a torre na cobertura, pintada de preto, esquenta o ar dentro dela num dia de calor e sol, e esse ar, que fica mais leve, sobe a torre e puxa o ar embaixo, o ar tambem quente acima do forro, que está vindo do interior da edificação, garatindo uma sucção do ar quente do interior e uma circulação de ar, o que faz o ar fresco externo ser forçado entrar.
- Ajardinamentos: todo exterior da casa precisa de jardins, arbustos, arvores, água, terra! Isso resfria muito e sombreia as fachadas, e a vegetação absorve essa radiação solar que poderia aquecer a casa!
- Ventilação cruzada: colocar aberturas paralelas em todos ambientes é importantissimo. O fluxo de vento aumenta enormemente. Em comodos mais privativos, justamente os alçapões nos forros e lajes devem ser colocados de forma paralela a janela para permitir essa ventilação cruzada.
- Pátio: o pátio central funciona parecido com a chaminé solar, ainda mais eficiente. Permite mais ventilação e iluminação de forma equilibrada.
meu pai fez essa estratégia na casa dele e deu certo... são quatro aberrturas, na sala , no corredor, e uma em cada quarto... o ar quente sobe e sai pela chaminé ... funciona... meu pai está dormindo com edredon..
Queria ver na prática essa ideia do forro e da chaminé
A chaminé puxa o ar de dentro pra fora, ela não refrigera. Ainda precisa ter uma entrada de ar frio como origem.
Boa proposta! Melhor ainda se isto se tornar um projeto para todas as residências de uma nova comunidade.
@@geraldineazevedo8527 seu pai quebrou a lage???
Que matéria legal. Parabéns pelo excelente trabalho..
Sou da área de automação em HVAC-R e nosso trabalho está 100% focado em eficiência energética.
Outra alternativa para as pessoas de baixa renda é utilizar materiais isolantes frios como revestimento externo de cerâmica ou interno de gesso. Ou paredes grossas (ou algo que evite do sol pegar diretamente na parede com espaço de ar entre, para dissipar a radiação térmica) e pé direito alto com abertura pro ar quente vazar.
Sim, verdade. Entretanto, muitos edifícios e casas populares estão sendo construídos com materiais de baixa qualidade que oferecem pouco isolamento térmico e acústico, em nome da maximização dos lucros por parte das construtoras. Aqui no Brasil só existe uma lei que determina padrões mínimos de conforto térmico e acústico em construções civis, mas é algo que foi aprovado a menos de 10 anos.
Depende da cerâmica, porque aqui em casa o telhado da área de serviço esquenta bastante, da pra sentir o calor irradiando...
Na verdade se nós adaptarmos técnicas de construções indígenas para o meio urbano teríamos construções frescas.
@@ipaline9385Porém não duradouras. Materiais que eles utilizam são biodegradáveis, é uma eterna reforma.
A causa do aquecimento ambiental é a cultura individualista. E o problema não tem solução individual. São necessárias soluções coletivas e sistêmicas.
Eu construí minha casa em EPS e você sente a diferença nos dias de calor e frio quando você entra na casa. É bem mais confortável do que fora. Não que não fique quente, mas é bem menos do que se fosse feito de blocos ou tijolos. E, tendo várias ventilações cruzadas, fica melhor ainda.
As construções eram mais verdes, com árvores e jardins.
Cobrar as prefeituras para construção de áreas verdes dentro das cidades, obrigar a toda pessoa construtora ter uma árvore para cada apartamento, e que ela fique responsável pela poda e cuidado,
Sabe de nada, inocente 😂
Como aumentar os preços dos apartamentos e tornar eles mais elitista e valorizar apartamento sucateado e usado
@@pedroantares9826Quer abaixar o preço? Reduza impostos e burocracia.
A realidade é que a vida em Uberhell (o novo nome de Uberlândia) está pegando fogo, literalmente. Aqui, a gente encara quatro a cinco meses de calor escaldante com a umidade do ar mais seca que biscoito, abaixo 20%.
O ar-condicionado virou praticamente uma joia da coroa, dividindo a galera entre os "abençoados" e os "desamparados".
Se você não tem um desses salvadores de vida, vira quase um pária do sofrimento e é visto como pobre.
E o resultado disso? A gente sofre com uns apagões repentinos, mesmo sem uma gota de chuva à vista (claro, porque chuva é coisa rara nessa terra de calor infernal).
Aqui em GV Hell (Governador Valadares) é a mesma coisa. Não chove e nem venta direito na cidade, é basicamente uma estufa gigante. Temos um sol por habitante.
Aqui em Catalão, tem praticamente o mesmo clima de Uberlândia o ano todo, eu sei bem o que você está falando. Não é nada fácil, esse El Niño acaba com o clima dessa região. Se chega no final do ano quase no início do verão e não tem umidade, chuva e nuvens, a tendência é que esquente. Então o que nós salva são esses três fatores.
Itacoatiara - AM vem apresentando temperaturas de 30° a meia noite! Isso mesmo! Meia noite 🥲
@@mateuscaldasbr É amigo aqui em Uberhell dava dando 29 a noite. Deu uma aliviada essa semana. Mas acho que a realidade nossa será dai pra pior. Infelizmente.
@@mateuscaldasbrE eu aqui no RJ com sensaçao termica de 58° to adorando tbm 🥵 #sqn
O clima do Brasil é totalmente normal e tolerável, independente do lugar e da estação. O problema do BR é realmente a urbanização. As casas são coladas umas nas outras, abafadas e muradas. Moro na Bahia e é bem nítida a diferença de quando estou em uma casa típica brasileira (colada e com muros altos) e quando estou em uma casa de sítio (separada e sem muros, é bem fresco independente da temperatura, já que o ar circula livremente).
Além disso, as casas no Brasil são feitas de materiais que retém muito calor (concreto, cerâmica, granito, vidros), isso às tornam muito quentes no verão e muito frias no inverno. Em minha opinião, o que amenizaria bastante esses problemas, seria construir casas de EPS (isopor), isso tornaria a temperatura interna das casas agradável tanto no verão como no inverno. e reduziria muito a necessidade de ar condicionado.
Vc tá de sacanagem! Experimenta viver em Cuiabá no final do inverno/início da primavera com máximas constantes de 41°/42°.
Além disso, tem outras capitais onde o clima é verdadeiramente opressivo, com a péssima combinação calor + umidade alta durante o ANO INTEIRO. Exemplos: Macapá e Manaus
@@evandroalv Eu sei que há lugares muito quentes e úmidos no Brasil. Mas a causa de serem tão opressivos e insuportáveis é o modo como são construídas as casas.
Eu sou do Ceará e não me incomodo com o calor não, ruim é o sol que arde.
A solução deste problema é coletiva. É necessário aplicá-la a todo um condomínio.
O segredo esta em diminuir a concretagem nas cidades e aumentar o número árvores, palntas, pintar o telhado de branco, cores claras na fachada da casas, usar climatizadores e ventiladores ao invés do ar-condicionado, ter entrada e saída de ar nas residências...isso ajuda a reduzir bastante as ilhas de calor.
Virou segredo mesmo. Pois ninguém segue isso. E é muito pouco discutido.
e muita gente mata arvores, cortando, podando errado, envenenando
@@rodrigosouto9502
realmente os climatizadores, nos modelos aqui do brasil, são mega economicos e resolvem bem, pelo menos para ambientes abertos
Efetivas soluções precisam ser incluídas no projeto das casas e de toda a comunidade, para que se tenha um efeito ambiental.
40% tem ar-condicionado? Caramba.. sou muito pobre
Eu pensei que mais tinham
Eles colocam as empresas/lojas no cálculo
Pesquisa muito enviesada
Ou muito rico, por que não gasta em qualquer coisa.
ar condicionado não é qualquer coisa, ter conforto é um investimento@@cienciaparaquemquer
cobogó - uma tradição árabe econômica usada pelo povo no Nordeste Brasileiro.
Não conhecia a refrigeração urbana, muito interessante. Teria que haver uma cobertura de florestas por cima das cidades, de forma que as cidades ficassem abaixo delas.
Basta as cidades aumentarem em número e diminuírem de tamanho, tornando-se autosustentáveis.
Um efeito ruim é a redução do pé direito das casas. Antigamente tinhamos casas com 3 a 3,14m agora para economizar espaço temos casas com 2,5. isso já reduz o efeito do colchão de ar e com isso casas mais quentes.
tem muito apartamento com 2.1m...
Exato! Quando construí, quis 3m de pé direito e na época o mestre disse-me 2,5 está bom, que é 30cm acima da porta e você economiza. Fiz com 3m e a casa ficou sem a sensação de abafamento, bem arejada....
Na minha cidade e ao contrario kkkkkk virou moda fazer casa com pé direito de 5 metros e a sala e cozinha integrada e toda aberta até o quintal, até em casa de classe baixa. Assim a casa fica bem mais fresca também porque o ar corre dentro dela
Moro em Goiânia onde esta acontecendo varias o das de calor extremas com temperaturas beirando 43° estou no primeiro período de refrigeração e climatização no instituto federal de Goiás e aprendendo a fazer instalação com meu tio nas casas aqui de Goiânia uma area boa pra se aprender
Excelente escolha de matéria, parabéns para os responsáveis, essa é uma prestação de serviço valiosa. ❤
Obrigado, aprendi bastante com o vídeo e com boas visões nos comentários.
É sobre se adaptar mais do que criar, fazer certo no início, para não sofrer tanto depois de anos e principalmente, repetir os acertos do passado.
Tem uma dica sim! investimento no setor publico e privado recuperar áreas ambientais , isenção no tributos para energia solar e arquitetura ambiental, promoções em projetos surtáveis e energia verde! e principalmente PLANTANDO PE DE FRUTAS, ARVORES ETC
Moro numa casa dos anos 1950.
Não sei o motivo, mas mesmo no verão a temperatura é super agradável.
Entrar em casa vindo da rua num dia de calor é um verdadeiro alívio.
Ela tem paredes grossas de tijolos de barro? Teto alto? Muitas janelas? Geralmente as casas antigas são mais frias por causa dessas características
A casa da minha tia é assim, ela é bem alta, é de laje e a cobertura é de telha de barro.
@@tambemnaosei5003Mano, até o piso dessas casas é frio em pleno verão kkk
@@FelipeOliveir4 Pois é. Quem tem uma dessas é privilegiado nesse calor que tá fazendo kkkkkk
Moro em Sao Luís-MA e aqui é muito quente. Mas contruí munha casa com inteligencia e hoje temho conforto termico usando apenas os ventos, que circulam em toda a casa. Nem ar condicionado preciso
Boa DW Brasil. Dublou o doc do DW Planet A. Muito bom. Obrigado.
Continuem dublando os bons docs de lá. Se der, dublem tbm os documentários da DW em inglês. São ótimos e o brasileiro devia ter acesso na nossa língua.
Olá. Na nossa playlist "Não tem planeta B" estão os vídeos do DW Planet A em português. Em relação aos documentários, por questões de direitos, nem todos podem ser exibidos em português. Obrigado por nos acompanhar :) @@mtsbr78
@@DWBrasil q bom. Não sabia q tinha essa playlist. Vou assistir lá pq tá dublado :-) Seria bom ter acesso aos docs dublados do DW daquilo q for possível. Obrigado.
Senti que a temperatura em Limeira/SP também diminuiu na última década após a prefeito investir em arborização por toda cidade. Agora quase não sinto tanto quando viajo de Curitiba-PR para passar o Natal no interior de SP.
Sensacional! Continuem com reportagens como esta!
Aqui vale tudo: árvore na calçada e no quintal, e muitas outras plantas criando um microclima mais fresco e acolhedor; aquecedor solar de banho e placas fotovoltaicas para não precisar de energia externa; atenção para arejar a casa nos horários mais frescos, fechando janelas e persianas quando o dia começa a esquentar... Também reuso de água de chuva e composteira para cuidar deste nosso oásis! (Jundiaí, SP)
Também moro em Jundiaí. Faz um vídeo sobre isso e posta no youtube!
@@letideman Não sou youtuber. Meu "nicho" é jardinagem. Frequento grupos online de trocas de plantas (Whatsapp e Telegram), mas encontrar pessoalmente sempre é melhor do que fazer a planta viajar por transportadora.
Minha casa é ótima, no frio é o polo sul, no calor um forno, maravilha de arquitetura, o construtor e o arquiteto deveriam ser premiados (ironia).
sarcasmo, burro
Minha casa nem tem janelas 😢, não sei de onde tiraram essa planta (se realmente teve alguma)
NUM PAÍS TROPICAL.... GRANDES JANELAS VENEZIANAS.... GRANDES PORTAS.... AMENIZA BASTANTE O CALOR.....mas a cada dia REDUZEM O TAMANHO DAS JANELAS E PORTAS.....
e cortam todas as árvores do terreno pra cimentar pois, segundo eles, folhas são sujeita 🙄
Bem observado: como são pequenas essas janelas que só abrem pela metade!
@@grasicsc1 São gente que não bate bem da cabeça ao falar isso.
Temos que procurar todo tipo de alternativas, afim de combatermos o aquecimento global.
a alternativa é cuida da natureza
Já temos várias. Uma delas é acabar com a criação de animais para ser comida. Mas o ser humano prefere morrer que acabar com um costume neandertal e vai ter um destino igual ao destes.
@@ouennyt Para isso ser bem sucedido precisamos tornarmos Comunistas ou Socialistas.
Kkkkkkkkk
Moro em uma cidade que é referência quando se fala em calor: Governador Valadares/MG. Sempre foi uma cidade quente, porém muito arborizada. No entanto, nos últimos 8 anos, a administração atual, que já está no segundo mandato, tem permitido muitas retiradas indiscriminadas, inadequadas e sem sentido algum de árvores com mais de 50 a 70 anos. Isso está elevando ainda mais a temperatura local.
Eu tô vendo esse vídeo de GV agora, 10 horas da noite, e suando de calor no meu quarto porque não tenho ar kkkkkkkkkk
Pra quem não exige "ar polar" dentro de casa, climatizadores ao invés de condicionadores de ar, são uma boa opção.
Mas é importante considerar todos os fatores que influenciam na temperatura do ambiente.
a escolha de cores é a parte mais fácil e essencial. Outro dia, deixei minha moto no sol muito quente e; o banco, de vinil preto, era difícil tocar; o tanque, de metal e pintado de vermelho, estava ''morno''; e o paralamas, de metal cromado, ficou pouco mais quente do que a temperatura ambiente.
Matéria mt boa 👏👏👏
Em Balneário Camboriú constroem-se grandes arranha céus com o revestimento completo em vidro, fica insuportável pra quem está na rua e no inverno não pega sol na orla da praia.
Aqui em Santa Catarina onde eu moro é muito quente, a umidade do ar é mt alta. Mas dou graças a Deus de ter um mato com muitas árvores altas ao lado, temos gramado e laje, mesmo assim o calor é mt grande. Eu dui criada em uma casa de madeira onde tinha somente 1 ventilador pra todos, ou era mais fresco ou a gente acostumou com o ar condicionado e não vive mais sem ele...
Ótima reportagem! Todos deveriam ver, principalmente pessoas da área de construcao e de governo (obs. sou arquiteto)
Excelente matéria, parabéns à equipe e a DW.
Sigo com meus ar condicionados sendo alimentados pelas placas solares. Assim, tenho o máximo conforto sem agredir o meio ambiente.
Absurdo não ter arvores nas cidades e grandes centros no Brasil. Vivemos num forno triste
Ninguém liga!
Verdade. Na rua, as calçadas de concreto e o asfalto esquentam muito no sol. Deveriam ter pensado em deixar espaço para as arvores fazer sombra sobre eles.
@@letideman o problema é escolher o tipo de árvore
@@carlosferreira6420 árvores de espécies variadas e que sejam nativas da região! Preferencialmente é claro
Eu me sinto um trouxa, vivendo no Brasil, local que tem bom clima e solo fértil pra ter árvores, mas fico tostando embaixo do sol nas cidades. Aqui no Rio tá tendo recorde de calor esses dias. E ninguém, absolutamente ninguém, está propondo soluções com árvores urbanas....
Dw, vcs estão no ar-condicionado quando fizeram esse vídeo?
Realmente é um ponto a se pensar com urgência. Em um mundo no qual as condições climáticas decorrentes do aquecimento global se mostram cada vez mais extremas, temos de adotar e popularizar cada vez mais as formas mais eficientes e menos prejudiciais de combater as altas temperaturas.
07:00 para prédios de vidros, basta adicionar peliculas. Continuam super elegantes, e peliculas de qualidade continuam permitindo a entrada de luz em até 70% sem permitir que todo o calor dos 70% entrem no ambiente (claro que entra parte, mas bem menos). Mesma lógica dos carros.
Assisti um video que os construtores usavam entradas (janelas) próximo ao chão onde eram instalados jardins e poço de água..Que diminuiu o grau do ar na entrada e janelas cruzada no alto para saída do ar quente.
Essa de que os corredores verdes podem reduzir a temperatura em até 2 graus, não sei se acontece no Brasil todo, mas aqui no Rio de Janeiro as pessoas cortam árvores (as vezes é a prefeitura que planta as árvores nas calçadas) por motivos fúteis, tipo fazer sujeira ou a raiz quebrar a calçada.
Existem centenas de espécies de árvores que ao crescer não trincam a calçada. Mas a falta de vontade do pessoal em ir atrás de informação causa isso.
Diante da atual tendência do mercado imobiliário brasileiro de construir conjuntos populares com casas de 50m² o mais apinhadas possíveis e conjuntos de apartamentos igualmente comprimidos, esses conceitos de refrigeração passiva e natural parece coisa de arquiteto sonhador
"Minha casa minha vida" deveria se chamar "meu forno inferno na minha vida".
Ar condicionado não é conforto, é necessidade!
Ar condicionado é indispensável.
Obrigado pelo conteúdo gratuito 😊
uma casa cercada de árvores pode ser ate 5⁰ mais fresca que s temperatura da rua
Programa gravado de um estúdio bem fresquinho...
Com certeza
Cada matéria interessante. Muito obrigado
Shalom Aleichem ! em Paris os prédios são de 4 andares não foi permitido derruba-los para construir outros maiores justamente por causa da circulação de ar que é maior com os prédios de 4 andares, Belzonte MG Terra dos morros e das pirambeiras !
Normalmente os edifícios no Brasil são abastecidos por energia sob demanda (mesma energia durante o dia e durante a noite). Se vc instala uma piscina de salmoura e resfria esse líquido durante a noite aí durante o dia vc só precisa ventilar o ar que passa numa serpentina nessa piscina retirando o frio necessário para a refrigeração dos ambientes do prédios acima.
Matéria incrível. Sim, precisamos de soluções de amenização de temperatura, até porque estamos vivenciando o aquecimento global. Porém os países ricos que usam aquecimento no inverno também precisam se preocupar com o alto consumo de energia que ele demanda.
Ainda existe aquecimento global?
No nada agora tudo é "Mudanças Climáticas"?
Efeito globlixo na cabeça virá tudo aqu3cim3nto gl0bal. Afff!!
40% dos lares no Brasil possuem aparelhos de ar condicionado ? Duvido com todas as letras.
Sim, ar-condicionado ainda é aparelho de luxo no Brasil, duvido muito desse número.
Uma boa proposta neste sentido é projetar comunidades colaborativas auto-sustentáveis em torno das cidades, de modo a atrair parte da população para ocupar estas comunidades. Assim os moradores destas comunidades passam a prescindir dos meios de transporte necessários entre as residências e os locais de trabalho, reduzindo-se o aquecimento e a emissões de CO2. As comunidades são projetadas para compartilhar equipamentos centrais de captação de água e energia de fontes naturais. Um modo natural de obter a refrigeração ambiental consiste em captar o vento a uma certa altitude e direcioná-lo para o interior das habitações e para estruturas em pequenas praças onde se promove a evaporação da água como modo de dissipar o calor ambiental. Também é possível reduzir o calor reduzindo a incidência de luz solar sobre as estruturas dos prédios e sobre o solo. Isto se consegue bloqueando a luz solar por meio de uma cobertura formada por névoa de água. Uma bomba de pressão é empregada para aspergir água na direção horizontal acima da comunidade.
Levar em consideração isso quando for fazer a minha casa no futuro
03:05 eu todo focado assistindo, mas o prasad vaidya me quebrou 😂😂😅
Bendito seja Willis Carrier! Pelo conjunto da obra, ele deveria ser canonizado.
É só usar vidros basculantes.
O vidro é bom porque deixa entrar luz, mas precisa ser vidro que se possa abrir , como aqueles das sacadas , que deslizam num trilho.
Excelente reportagem
Agricultura urbana com automação de irrigação e adubação.. Esse é o futuro.
Muito bom!
Ainda bem que Balneário Camboriu é um cidade arborizada assim como algumas ruas de Cutiriba.
Poderiam falar sobre as earthships. Casas preparadas pro futuro climático.
A meta é cobrir as residências com alguma vegetação rasteira, tipo parreiras
Sim plantando árvores jardins e utilizar a água do ar condicionado para molhar e manter vivas e úmidas assim economiza água 🌳🌲 e com mais umidade .
Excelente conteúdo! 🙌🏻
Este é o maior dilema de uma sociedade consumista .Ela não está pensando no aquecimento global , e sim no seu conforto individual .Só não percebe que quanto mais usamos isso , mais o calor irá aumentar .É a historia do cachorro correndo atras do rabo , ele nunca vai alcançar .🍓🍒🍇✨🐈🇧🇷
O nome desse problema é tragédia dos comuns.
@@oinconquistado É exatamente isso ! . Só que os comuns , somos " Nós " !.🍓🍒🍇✨🐈🇧🇷
Fica vc sem ar bebe kkk
Eles vc tbm não faz parte disso em 😂😂😂😂
@@maxtur774comece por você a dar I exemplo e vá morar na selva com os ameríndios
A melhor solução para cidades quentes e pequenas como a minha é casas mais altas ,telhados e paredes brancas,alpendres e posição estratégias para colher o vento mais frio.
O preço dos terrenos impacta diretamente nessas soluções, visto que quintais, grandes aberturas e vãos exigem mais espaço e o espaço é muito caro, tornando inviável o acesso pela maioria das pessoas.
Moro em Bangu no RJ. Como medida de resfriamento da casa, fecho a casa toda durante o dia deixando mais escuro possível e só abro ao anoitecer. Assim consigo manter a casa fresca
Interessante este sistema subterrâneo. Seria uma boa ir aplicando algo similar em pequena escala pelo menos
Ótimo conteúdo 👏 acredito que a refrigeração urbana seja uma grande idéia,mas como os próprios especialistas falaram,depende da infraestrutura de cada país.Entretanto,com o aumento do aquecimento global as pessoas vão continuar nesse erro por falta de informação ou poder executivo para sair dessa situação de calor.
Ótimo tema .
Energia nuclear se fosse deixado o tabu do lado iria inundar os sistemas de energia com energia de sobra e baratear muito os custos, mas não estão preparados pra essa discussão
No Brasil, mal mal há calçadas decentes para os pedestres circularem; imagine uma mega implementação de paisagismo na maioria das cidades, infelizmente é uma utopia.
A parte boa disso, é que tem um limite de eficiencia do ar-condicionado, logo a temperatura externa pode ser tão alta que a interna não vai descer tanto quanto ele deseja.
Ainda sobre a refrigeração passiva, a evaporação da água utilizada para refrigerar não agrava o efeito estufa? E sobre os veículos movidos a etanol e hidrogênio, seus vapores também não agravam o efeito estufa?
Desenvolver uma tinta especial para asfalto, para reduzir a absorção do calor, pelo menos para grandes centros urbanos, ajudaria a reduzir a temperatura...
Ou parar de usar asfalto e usar concreto, é muito mais durável e retém muito menos calor
Já tem, mas é caro e tem desgaste com o tempo
EM DEFESA DA ECODEMOCRACIA!
Natureza e Sociedade tem seus destinos entrelaçados pelo compromisso e pela responsabilidade humanas no combate ao negacionismo do recrudescimento das alterações climáticas, sobretudo agravadas pela ação predatória humana, promovido pelas forças antidemocráticas e anticientíficas, forças do extremismo político e do fundamentalismo religioso!
Ótimo vídeo!
Tem ar condicionado nas casas, mas usar é outra história, aqui no Pará o governo explora tanto que não é possível usar para maioria da população, um simples ar de (10,000 Btus), ligado só a noite vai no mínimo aumentar mais de R$100,00 na conta de energia, então a situação é difícil.
Nos EUAs o ar condicionado é na casa toda.. no Brasil tem na maioria das vezes apenas nos quartos
Foi isso mesmo que eu entendi? Os especialistas dizem que não temos energia o suficiente caso toda a população conseguisse comprar ar condicionado? Então porque eles querem eletrificar todos os carros? Da onde vai sair tanta energia?
Vai sair do carvão e do diesel. Tudo uma hipnose para o cidadão seguir o caminho da coerção.
Eu conheço uma alternativa e chama ecossocialismo. "Tese onze" é um bom canal para se informar mais
*Casas de isopor!* Telhas sanduiche, casas com pátios internos, Tudo isso junto...
Refrigeração Geotérmica. De 3 a 4 metros de profundidade o solo tem 23ºC fixos. Passar dutos de ar por serpentinas de material condutor de calor pelo solo geraria a entrada e troca de ar quente dentro do edifício. Evitar a irradiação de calor solar do exterior e permitir que o ar quente saia do interior por meio de dutos posicionados no forro. Mecanismos de efeito chaminé que usem a temperatura do sol para "puxar" o ar quente de perto do forro do cômodo, para fora. Assim haverá troca mecânica de ar quente pelo ar fresco pela simples termodinâmica. Usar cobogós molhados e com plantas trepadeiras, breezes e pergolados.
tem umas especies de formigas que fazem esse tipo de estrutura no topo tbm pra resfriar o interior
A gente precisa é pensar novas formas de trabalho de maneira que não fique um monte de gente precisando viver no mesmo espaço para não morrer de fome. Quando a gt puder trabalhar de qlqr lugar a gt vai, naturalmente, começar a se espalhar e nossos espaços, maiores, serão mais arborizados. A densidade demográfica, sem dúvida é uma questão aqui. A gente precisa parar de cortar arvores nos espaços urbanos e voltar a plantá-las.
A resposta está em equipamentos com ebulição de amônia natural. Alguém ainda lembra daquelas geladeiras que funcionavam com gás glp? Pois é, era amônia aquecida por fogo de um pequeno queimador que ficava aceso pelo gás glp. Que certamente pode ser substituído por aquecimento solar.
E simples só basta planta árvores meu amigo faça parques cheio de árvores dentro das grandes cidades que o Carlo vai diminuir
Seria muito melhor se os entrevistados fossem dublados
azar do mundo, eu que nao vou parar de usar ar condicionado
Idem