Cidade brasileira tenta evitar seu destino infernal
HTML-код
- Опубликовано: 7 фев 2025
- O ritmo do aquecimento global pode condenar Belém do Pará, no norte do Brasil, a um futuro com temperaturas extremas - muito piores que as já enfrentadas pela população.
A DW Brasil esteve na capital amazônica para entender como os moradores lidam com os impactos das mudanças climáticas. E saber o que vem sendo feito para afastar a cidade de um destino sombrio.
www.dw.com/brasil
dw_brasil
dw.brasil
dw.brasil
Em nenhum momento eles falam que é um calor úmido, que é especialmente mais insuportável.
@@IncognitaEX aqui no sertão o calor é seco, dentro de casa e sua pele ardendo, queimando pq o ar é bastante seco.
Verdade. É vc literalmente cozinhando vivo😅
Assistindo ao vídeo ao lado da minha mãe e comentei com ela sobre isso. Quando apareceu aquela ilha eu falei exatamente que deve ser um calor úmido devido aquelas árvores e rios. Deve ser uma sensação de cozinhar.
@@ozeniramaral9073 já fui no sertão e a sensação é exatamente isso que vc falou ar seco e queimando.
@@ozeniramaral9073Calor húmido é pior pois o suor não arrefece a pele. Você sua e o suor só escorre e não evapora, não fazendo a funçãp de resfriar o corpo.
Sou nortista e moro em Manaus, a verdade e que o povo não tem um pingo de educação ambiental, jogam lixo nos igarapés, queimam áreas, invandem tudo, e os governantes não ligam pra arborização das cidades e nem para o crescimento desordenado da cidade, cada vez mais difícil quando chega o verão, cada vez mais quente! As secas cada vez mais severas, não sei onde vamos parar.
O povo não tem um pingo de educação, imagina ambiental... Quem imagina "uma cidade no meio da floresta" não sonha com o quão destoante é a mentalidade de quem vive nela
O que esperar de quem elegeu o presidiário? Merecem tudo de pior mesmo.
Vivo umas situação aqui em nisia floresta , município do lado de natal
na verdade o maior problema n é o povo, e sim a própria economia do país que tem base no agro. O maior desmatamento, consumo de água, destruição do meio ambiente vem do agro
@@elbersbatista L
Parabéns à DW por priorizar um repórter natural do local para apresentar a matéria.👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Nasci e cresci no interior do Pará e, mais tarde, fui estudar em Belém, onde vivi de perto a dura realidade da pobreza, violência e caos. A desorganização da cidade, as ruas alagadas durante o período de chuvas e os ônibus lotados e sufocantes se tornaram símbolos de uma vida da qual eu queria desesperadamente escapar. Vi de perto como a exploração era normalizada, com pessoas trabalhando sem qualquer noção do que é qualidade de vida. O sistema arcaico do Pará existe para beneficiar poucos poderosos, enquanto a maioria vive apenas para sobreviver. A riqueza imensa da Amazônia é saqueada e exportada, deixando para a população local migalhas. Minha passagem por Santa Catarina me mostrou o que era ter uma vida um pouco melhor, mas mesmo lá, a desigualdade entre as regiões e classes sociais era evidente. Hoje, vivo na Austrália, e consigo entender plenamente como o potencial do Pará é desperdiçado devido à ganância e ao monopólio dos recursos.
O contraste entre a vida que levo hoje e a realidade diária das pessoas no Pará é ao mesmo tempo triste e revoltante. Enquanto uma pequena elite vive com luxo e explora os recursos da região, a grande maioria permanece presa em um ciclo de pobreza. A classe média, com uma falsa sensação de prosperidade, também não consegue escapar do sistema que a mantém estagnada. Os ricos desfrutam de vidas confortáveis, frequentando países desenvolvidos quando bem entendem, enquanto os pobres nem sequer sonham com essas oportunidades. Essa realidade me faz ser grato por ter escapado, mas também me frustra ao ver uma região tão rica sendo destruída por corrupção e desigualdade. Sem mudanças significativas, a riqueza do Pará continuará sendo roubada, e seu povo continuará nas sombras, lutando para sobreviver em uma terra que deveria ser a base de seu sucesso.
Morei no Pará por 8 anos e tudo que escreveu é a mais pura verdade!
Moro no Deserto de Atacama Chile
Numca chove
@@fotografatarapacaartes7150isso já dura mais de 10 mil anos se não me engano
Desculpe a intromissão, mas como foi parar na Austrália?
Pará uma capitania hereditária
Vocês vão ver como tem muita propaganda romântica sobre nossa cidade, a verdade é que a maior porção dos moradores de Belém e região metropolitana vivem em condições precárias: pouco saneamento, pouco calçamento, empregos precários(raras exceções), parque industrial restrito, coleta seletiva zero e um problema enorme de educação ambiental em relação ao descarte de lixo, mobilidade pública precária, cesta básica alta e custo de vida geral alto, além de muita pobreza, apesar de haver uma porção social muito rica e privilegiada. Infelizmente a desigualdade social é enorme, às diferenças regionais e econômicas e de infraestrutura, quando comparamos com o sudeste e sul do Brasil são profundas, e de maneira geral, quando comparamos com todas as regiões. Receber a COP 30 é um privilégio para uma cidade como Belém, com tantas carências e desafios, esquecida pelo poder público nacional, e principalmente, esquecida pelo poder público local, ainda tradicionalmente marcado por famílias e "coronéis" em todas as esferas de poder, do judiciário ao executivo e legislativo. Dito isto, desejo boa sorte a Belém, mas conhecendo um pouco da realidade que vivo da cidade há mais de 30 anos, me constrange trazer um evento grande como a COP 30, como se a nossa cidade tivesse recebido investimentos reais para tal, pelo menos nos últimos anos, atenção do poder público que justificasse nossa eleição para um evento, por oferecermos as condições adequadas para uma janela de turismo tão grande quanto esta oportunidade,né naturalmente pela tamanha responsabilidade e marco histórico da discussão climática no coração da Amazônia, mas o que eu tenho acompanhado é uma correria e improviso do poder público, eu temo o constrangimento da nossa cidade e a dificuldade de passar no teste como uma cidade para se voltar como turista. Belém não merece esse tratamento do poder público, considerando uma oportunidade tão linda e única como a COP, quando estaremos francamente despreparados, comprometendo uma grande chance para nosso turismo que poderia decolar de vez e ser um marco permanente. Na maioria das vezes a romantização de Belém está na culinária e pontos especiais como Estação das docas, mas nós sabemos que uma cidade que quer agregar valor com o turismo e prosperar economicamente precisa de muito mais do que uma boa culinária e um lugar como a Estação das docas. Infelizmente Belém está muito atrás do resto do Brasil, em termos de estrutura básica, apesar das últimas e tardias melhorias, sejamos honestos.
Caramba que relato em, bem triste mesmo :/
Aqui em Florianópolis não é muito diferente. Na temporada de verão a água fica mais podre, surtos de virose e as "autoridades" culpando o queijo coalho dos ambulantes na praia. Vergonha Total
Belém nao esta só, o nordeste inteiro esta muito atras comparado ao sul e sudeste, a desigualdade social é implacável. a riqueza das capitais nunca chega em distritos pequenos, tudo muito precário
Cara tinha que ser você com toda sua capacidade de inteligência e experiência de mais de 30 anos como você mesmo disse para descrever com clareza toda a realidade da grande cidade Belém do Pará
Você criou a frase a mais comprida que cheguei de ler.
Belém não chove como antes e eu tenho 29 anos, minha avó que tem 76 disse que já nota muita diferença, essa cidade vai ficar inabitável de tão quente!
Vamos plantar ! Sem árvores não tem fotossíntese...Vamos conscientizar as pessoas ,nossos familiares....Sem árvores, vai virar deserto 🏜 O inferno será constante
Todo dia tá chovendo aqui
Tá chovendo demais 😂😂😂
@@mzero20Tá chovendo agora, depois de quase um ano inteiro sem chuva e com calor infernal. Não era assim, antes chovia toda a tarde
@@diegocunha8086 agora já tô sentindo um frio quando chove a noite.
Aqui em Manaus, mesmo com chuva fica quente. Às pessoas se preocupam com casas de alvenaria e querem construir para alugar, não deixam um pedaço de terra para às árvores. Tenho vizinhos que criticam dizendo que às árvores sujam muito. Minha casa é pequena e meu quintal é cheio de plantas e árvores!!
sujeira é o que tem na cabeça desse povo
Que maravilha! Eu fui um ser humano desses que reclamava das folhas. Hoje me arrependo amargamente. Meu terreno é todo cimentado. Infelizmente!
@RosyCarvalhorsln, o povo paraense deve acordar para a vida! Já ouvi este discurso da preguiça " as árvores fazem sujeira". Lamentável realidade.
Acorda Pará!🌳🌳🌳🌳
O importante é preservar a floresta. O povo que morra de fome e sem qualidade de vida. DIZEM ELES
Não à toa que Belém e Manaus são as cidades menos arborizadas do País
Sensacionais essas reportagens da DW sobre o nosso Brasilzão! Parabéns pelo trabalho, muito bem feito!
VAMOS COMPARTILHAR ESSA REPORTAGEM,,,TALVEZ ALGUNS DESPERTEM
Até os anos de 1980 e início dos anos de 1990, Belém tinha uma neblina densa nos meses de inverno.que descia ao nível das ruas durante as madrugadas e ficava até às 9:00 h da manhã. Infelizmente isso acabou.
Essa é a realidade do Brasil colônia. Independência é uma mentira, apenas se trocou a casta de escravocratas portugueses por latifundiários escravocratas domésticos.
A estrutura de colônia de exploração segue intocada.
Assim como a floresta Amazônica no entorno da cidade
Eu realmente nunca vi essa neblina em Belém! Hj morando no interior, e trabalhando na floresta, vejo esse fenômeno lindo! Fiquei emocionada quando vi! Lindo!
@@larissasantos4417 , você me parece ser ainda bem jovem. Eu já tenho 54 anos. Essa neblina densa era comum ali pela av. Júlio César, pois vi várias vezes nos anos em que estudei no colégio Tenente Rêgo Barros, no Conjunto Médici também, onde tive irmãs que, casadas, lá moravam e, embora não tenha visto, creio que bastante comum em outras regiões onde houvesse matas, no que presumo fosse o caso da rua da Marinha e av. Augusto Montenegro, Terra Firmes e outros bairros. No centro era menos comum e bem menos densa, mas cheguei a ver uma muito densa e ao nível da rua numa noite chuvosa e úmida no bairro da Pedreira. No Rêgo Barros, eu e colegas, ficávamos apreciando aquela nuvem densa e extremamente branca, a qual escondia tudo a uns 200 metros de onde estávamos. Era lindo ao mesmo tempo que fantasmagórico rs
@@larissasantos4417 curiosamente essa neblina apareceu uns 3 ou 4 dias atrás em Benevides
Eu moro em periferia e sempre morei. E no meu caso quem derrubou as árvores foram os próprios moradores. As que ficavam no terreno a desculpa foi bater a laje e ocupar o terreno todo, as que ficavam na rua a desculpa foi não quebrar ou sujar a calçada.
Sinceramente eu não culpo a prefeitura pois de todas a árvores que a prefeitura plantou na frente de cada casa todas foram derrubadas só sobraram 3 porque uma é na frente da minha casa e não derrubamos mesmo com as queixas de alguns vizinhos, e as outras duas ainda ficaram porque não estão na frente da casa de ninguém e sim numa praça.
Por isso não tenho do...gente mesquinha que tecla!a das árvores
Depende da árvore. Se for de grande porte eu que não quero perto da minha casa. Com ventania a árvore cai e destrói tua casa e o prejuízo é teu.@@andersonvera4165
Sim a educação ambiental aqui em Belém é zero. Isso em partes é culpa da prefeitura também. Infelizmente o buraco é bem mais embaixo
Belém era a cidade das Mangueiras.
Não basta plantar é preciso ter educação ambiental. Mas entendo sua revolta
Precisa-se de uma política pública urgente de arborização urbana para as cidades brasileiras. Sabemos que não é só isso, mas a ausência de copas frondosas de árvores agrava muito a situação de calor excessivo. É na verdade uma grande contradição, vivemos no país que possui a maior biodiversidade do mundo, mas as nossas cidades são cinzas, com raras exceções.
Olha política pública que fizeram no bairro, fizeram a rua mais alta que as casas.
Olha, eu te digo com certeza pois estudo urbanismo, leis existem e muitas. O Brasil foi percurso no estatuto da cidade que é referência no mundo inteiro. Inclusive muitos países quando veem notícias sobre as condições das nossas cidades acabam não entendendo o motivo, “ como o país que criou o estatuto da cidade vive essas situações”. O grande problema desse país é a fiscalização para que a leis que cumpram, infelizmente.
Meu povo plantem árvores , ao invés de encher de cimento e calçadas plantem uma grama. Não adianta só culpar a administração pública . Não joguem lixo nas ruas, não invadam áreas de corregos. Cada um tem q fazer sua parte.
👏👏👏👏
Bando de hipocritas (ativistas), so pensam no dinheiro. Eu nao sou ativista e ja fiz mais do eles. Por exemplo, plantei em volta da minha casa 16 plantas frutiferas pretendo plantar mais estou fazendo um sistema de irrigação p poder criar um microclima, pois moro no sertao nordestino. Plantei pq tenho consciência de q as temperaturas só aumentarão e nao há ativista, politicas q possam impedir. Jesus está voltando!
Você está certa, mas é obrigação do poder público o planejamento urbano, a fiscalização e a educação ambiental. Existem muitos outros problemas de administração que afetam diretamente esses quesitos.
Tens toda a razão. o brasileiro tem essa mentalidade de "alguém tem que fazer alguma coisa". E não faz p***a nenhuma, só suja e destroi. A culpa é sempre do outro, mas ninguém quer mudar uma vírgula e fazer aquele mínimo que faria tanta diferença.
O povo não aprende. É uma loucura. O vizinho aqui do lado cimentou as únicas três listras de grama q ele tinha na garagem, quem dirá plantar árvore
Em Belém ainda chove, mas aqui, nas cidades do interior, chegamos a passar meses sem chuva em 2024. Isso não tem precedentes
Infelizmente essas mudanças são notáveis no mundo todo. Onde moro não caiu uma gota de chuva durante todo o verão. Zero! Com a terra seca e as árvores sofrendo, tivemos um incêndio horrível. Agora é inverno e hoje choveu. Mas isto é mau sinal pois o normal seria termos tido neve. Eu estou bem assustada e rogo que Deus tenha misericórdia de todos nós. 🙏🏿😓
@@laurasampaio1891 e quanto mais o desmatamento da florestas aumentar, para abastecer a pecuária de exportação a ganância e o problema das queimadas não receber a devida atenção do país, maior o problema se tornará.
Aquecimento global.
Junte as pessoas do seu bairro, crie jardim na sua casa , plantem árvores nas frentes da casa
@@vida_simples2187tu acha mesmo que o problema é a pecuária? Sendo que ela é ecológica, o problema mesmo e a indústria que queima por exemplo a indústria de químicos
Nasci e cresci em Belém, mas hoje moro em Minas e toda vez que volto tenho a sensação de que a cidade tá cada vez mais quente mesmo! Lembro que a chuva da tarde era pontual e que o inverno amazônico começava a dar as caras pela época do Círio (outubro). Conforme fui crescendo, fui vendo o inverno começar cada vez mais tarde, às vezes só em janeiro do outro ano. Hoje em dia, me assusto quando falo com meus pais que ainda moram lá e eles me relatam períodos de SECA, seca total. Poderia chover mais ou menos, mas Belém praticamente nunca ficava sem chuva. Ver esses eventos cada vez mais frequentes é assustador. 😢
Continua pontual.
Porém é no INVERNO.Nunca foi todo dia,isso é história de ser todo dia
Eu tenho 30 anos e moro na região leste de MG. Quando era criança, lembro que coincidia o fim do ano escolar com o início das chuvas. Começava em novembro e chovia bastante por dezembro e janeiro também. Hoje em dia não é assim. A chuva diminuiu e o calor aumentou muito.
Também sou da região, o calor aqui está a cada ano mais insuportável.
Minas tem chovido muito poco. Norte de Minas já é deserto 🏜️
O mesmo ocorre em Belém. Há 30 anos atrás eu chegava ve neblina cobrindo os prédios agora não tem mais isso.
Aqui em Governador Valadares leste de MG não chove como antes! Houve uma mudança muito grande poucos anos
@@juliartebarbosa6217 igual ao RS ta calor infernal,,secas,,ao chover vem muita agua e vento,,o clima ta infernal,Ja quebrei todo asfalto da minha casa e deixei so terra e arvores,,uma floresata de arvores,,minha parte fazendo
Sou Engenheiro Sanitarista e Ambiental, eles estão fazendo a cotagem da drenagem mais alta que as casas, eles não pensaram nenhum pouco na população
@@ramonflexa3897 amigo, é vergonhoso, lamentável a política brasileira. Esse autoritarismo populista devasta o nosso país. Temos uma população analfabeta (juntando analfabetos e analfabetos funcionais). O analfabetismo funcional é o pior q tem, pois foi gasto muito dinheiro nosso na educação e dps sair da escola um cidadão q ler e escreve, mas não compreende. Dói a consciência de quem tem.
BRT acabou com as árvores nas pistas
Caraca mano, tu ta em todo canto kkkkkkkkkkkkkkkkkkklk to me acostumando ja em te encontrar em um comentário kkkk
Como foi no sisu? Conseguiu passar em Medicina ou vai tentar mais um ano?
Nasci e me criei em Belém e o que eu mais vejo é as arvores perdendo espaço pras construções! Ninguem se importa com o verde, os proprios moradores locais fazem questao de derrubar tudo e passar o concreto por cima! É triste mas é a realidade de uma população majoritariamente ignorante!
Só a educação pode mudar isso, mas o que a gente percebe é só religião crescendo nesses lugares porque sabem que é um povo fácil de enganar com teologia da prosperidade !
Cai árvore na casa, sobre fios elétricos, é tu que vai se dispor a correr para sanar o prejuízo ? Não, então deixa os moradores decidirem onde pode ter árvore.
@@alanhen1639 essa religião que você crítica é a que mais atende pessoas do que as políticas insuficientes do estado e da ideologia política que você defende.
@@heitorotoni8872 Qual ideologia eu defendo?
@@alanhen1639 a que odeia igrejas pequenas fazendo mais pelos pobres, trabalhadores e tantos outros do que as políticas assistencialistas do Estado super fracas. A do povo que crítica o que várias comunidades cristãs fazem na periferia, o que você não move um dedo para amparar esse povo. Quem é que faz isso? Responde pra gente.
As pessoas reclamam de calor e alagamento, mas na hora de construir uma casa elas tiram todas as arvores do quintal e cimentam ele todo. 😢
verdade um bando de preguiçosos, nao suportam ficar limpando as folhas que caem das arvores
@@zackgames3173quem dera que o problema fosse faxina em quintal. É igual comparar o desperdício de água durante o banho doméstico com o uso e poluição hídrica que o agronegócio gasta. Pode plantar uma muda na cidade, mas nos demais interiores, as pessoas são expulsas de terras cultiváveis pq os grileiros do sul e sudeste vem a peso ocupar terra aqui.
As pessoas dizerem que árvore "faz sujeira" me dá vontade de partir pra ignorância!
Parem de ficar culpando as vítimas! Quem é responsável pelo aquecimento global é a burguesia, ou vc acha que se vc plantar uma árvore vai resolver algo?
Minha mãe conta que, quando era jovem, a cidade era bem mais fresca, tanto que dormia de janelas abertas e, às vezes, nem o ventilador ligava. Aquecimento global, aumento do asfalto e de prédios, diminuição das áreas verdes etc. Não adianta fazer evento "só pra inglês ver" e não conseguir obrigar os gestores a cuidar melhor da cidade e educar o povo para ajudar.
Todo dia chove e tem sol também clima normal
A minha mãe tbm fala a mesma coisa.
Mas não tinha quase prédios burra e a população de Belém aumentou.
Papo furado, Manaus e Belém sempre foram quentes, desde os primórdios.
@@kleberpereira7027 ninguém disse que era frio, mas que era bem menos quente. Imagino que vc não era nascido há 100 anos atrás, mas se procurar imagens antigas na Internet, disponíveis, gratuitamente, vai ver que só pelo tipo que roupas que as pessoas usavam, o clima da cidade era beeem mais ameno ...
@@tatianaborges6638 não tem nada a ver a vestimenta. O microclima da cidade é lógico que mudou com o crescimento populacional.
Uma das coisas que mais me doem é que o BRASIL tem potencial de ser potencia mundial e referência no mundo inteiro, somos extremamente criativos, tem varios profissionais da europa que não chegam nos pés dos Brasileiros, e olha que os recursos aqui são limitados por Monopólios, Ego, Brigas Politicas e tudo.
As vezes fico sonhando,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,se fosse colonizado pelos Ingleses
@@ClerRoseo problema é o tipo de colonização. As colonias inglesas na áfrica também acabaram com tudo. Fomos uma colonia de exploração, assim como na África.
Cara, o quão escr0t0 o gestor público tem que ser para fazer uma rua acima do nível das casas
parece até que foi de sacanagem com os moradores
Onde tem Estado, tem ineficiência e corrupção.
@@gabrielgarciasurf Não é igual em todo lugar.
Em Curitiba por exemplo o estado funciona muito melhor do que em Belém. Corrupção também tem, mas a eficiência tem escalas incomparáveis nas duas cidades.
O estado por si só não é intrinsecamente ineficiente, depende muito dos gestores que o povo coloca no poder.
Ineficiência pra quem? Aposto que o Estado em Belém é bem eficiente pros influentes capitalistas locais. O poder privado é que corrompe, meu caro.
@ O Estado não gera riqueza porque nada produz. Quem gera riqueza é o setor privado. O Estado recolhe os impostos e coloca do bolso dos políticos, vide a Quadrilha Vermelha que voltou à cena do crime, corrupção, inflação, pobreza e por aí vai. Quanto maior o Estado, maior a pobreza de um povo. O Estado é um câncer à nação!
Que matéria linda e bem construída 👏🏻 Obrigada! Ainda mais falando de um assunto tão importante, e que tem que ser falado cada vez mais.
Vi uma matéria dizendo que logo teremos grandes migrações de pessoas fugindo de clima extremos, de regiões muito quente para mais amenas e de regiões com muitos alagamentos para locais estáveis, já começou na verdade
Questão de tempo, infelizmente.
É só que se continuar desse jeito não vai ter lugar no planeta seguro
São Paulo e Rio de janeiro tão aí pra provar q o aquecimento tá rolando já e pode piorar.
@@diegomonteo é embora a matéria fale sobre Belém talvez pela cidade está no centro no momento das discussões climáticas. Mas a verdade é que muita das cidades brasileiras e outras do mundo estão muito próximas da linha do Equador. Tanto na prática o país todo será aquecido, A diferença vai ser como cada cidade vai lidar com isso. No caso de Belém Como foi mencionado na reportagem o maior desafio diz respeito a infraestrutura. Coisas que cidades como Rio de Janeiro e São Paulo estão bem mais adiantadas, mas também tem desafios terá chuvas muito fortes capazes de alagar tudo como tenhamos visto. Eu entendo que cada região do país terá seus próprios desafios ligados ao clima.
@@diegomonteoeu moro em SP. As chuvas estão bizarras aqui.
Eu era um pouco cético com relação ao aquecimento global. Mas esse ano aqui na Bélgica o inverno está muito mais suportável que anos atrás. E a neve não caiu tanto quanto os anos passados.
Daqui a alguns anos não vai cair mais neve, no sul da Itália já é assim.
Não faz sentido ser cético com algo que tem provas a mais de anos. Infelizmente muitos negacionistas só vão mudar de mentalidade quando a desgraça bater na bunda, como aconteceu ano passado no sul, e talvez nem assim...
@@Rafylt
Eles vão acreditar mas vão dizer que a culpa é "da esquerda", "é do Lula", "do PT" e até dos ETS. Vão sempre procurar um bode expiatório, mas jamais admitirão que estão errados.
Mas o calor matará a todos, rico ou pobre, negro ou branco, garoto ou garota.
@@Rafylt Claro que faz sentido. Cada um tem o seu próprio tempo. Não meça sua vida com a régua da medida da vida dos outros irmão.
O Sudeste eu já considero o limite do calor suportável. O verão já é horrível por aqui. Fico ansiosamente aguardando pelo outono todo ano. Mas pelo menos durante 9 meses é agradável.
Morei 4 anos no Recife. Espero nunca ter que voltar para acima do paralelo 20.
O verão aqui no Rio é muito pior do que o mesmo período em Belém. Só que Belém é quase o mesmo clima durante o ano todo, mas chove quase todo o dia.
@affonsocordovil2932 O verão do Rio é sacanagem mesmo. Horrível tb.
@@affonsocordovil2932 verão do Rio é só da pra sobreviver na orla msm, saiu dali é a morte
@@affonsocordovil2932 sou de Belém me mudei para uma cidade que a noite está 33/35 c° quando eu cheguei dormia embrulhado dos pés a cabeça sem ventilador sem ar sem nada 😂 pós aqui e quem mas não e abafado achava a cidade fria, Belém e quente como uma sauna o calor de Belém está outro nível
@@lucassousa2751 eu tbm sou de Belém e faz menos de um ano que me mudei para o Rio. Posso falar que o verão de Belém não é pior que o do Rio.
Sou de Recife e durante o verão a cidade se transforma em Hellcife, o que salva é a brisa do Atlântico e o fato da cidade ser cortada por rios, infelizmente a ganância humana e as empreiteiras transformaram a cidade num mar de prédios residenciais cafonas
Já morei em area litoral so que na Guiana Inglesa, o que salvava lá é brisa do mar e as casas de madeiras pois a madeira não absorve tanto calor, lugar com clima agradável somente sinto falta do clima mesmo, nem precisava ligar ventilador só durante a noite pois tinha que dormir com as janelas fechadas, lugar com clima agradável porém uma cidade que não tem muita segurança. Hoje moro no norte em Roraima, pensa num lugar quente, estou me preparando para me mudar para a área litoral do Brasil.
Mas aí que você se engana, é melhor ter prédios residenciais que milhares de casas desmatando mais e deixando as pessoas mais longe dos centros e tendo que usar carros e poluindo mais. Os prédios podem ser feios e bregas mas prédios são muito melhores pro meio ambiente que casas.
Os centros históricos das cidades são 1000x mais bonitos do que muitos bairros que criamos depois. A Falta de árvores, praças e parques arborizados e calçadas , garagens subterrâneas. O PLANEJAMENTO DA OCUPAÇÃO DO ESPAÇO URBANO nas cidades brasileiras inexiste ou é de MUITO mau gosto.
nasci e me criei em Belem, mas ja moro a 20 anos em Macapa, e posso dizer uma coisa que percebi nas munhas idas ´pra Belem o aumentoda verticalização dosoordenada ao longo da orla de Belem também contribui pra essa quentura, a ventilação do rio não entra, o poder da grana fechou essa ventilação em varios pontos estrategicos co o a cidade velha e outros bairros
ARVORES GENTE, POR FAVOR, PLANTEM ÁRVORES, PELO BEM DE NÓS MESMOS.
Kkkkkk me poupe Sérgio, pare de iludir o povo com ideias da Globosta, vcs vão morrer plantando árvores e não vai adiantar nada
Árvores não vão salvar a terra 🌍 me poupe
Para de ser burro!!!!! @@sujeitohomem-r8g
@@sujeitohomem-r8g E o que sugere?
@@sujeitohomem-r8gElas regulam a temperatura
Aqui no Sudeste já estou quase morrendo de calor, eu faria de tudo pra sair de um lugar desses.
Vai pra cordilheira dos andes, lá vc vai congelar o Piupiu.
@@sujeitohomem-r8gkkkkk
@@sujeitohomem-r8gé nesses cantos que meu perú cresce kkkk
Aqui é um inferno. Quem nasceu nesse lugar se fodeu bonito.
@@sujeitohomem-r8g tu eh ignorante cara
Eu que o diga, morando aqui em Belém do Pará, na época do verão e com a sensação térmica chegando aos 40°, fico suando em casa mesmo com o ventilador ligado. Que Deus abençoe a todos!
Normal aqui chove e sol
Normal.
Verão. Tu querias frio?🤡
Aqui na Bahia os últimos 2 anos foram os verões mais quentes da história, sensação térmica de 40 graus, o mundo tá mudando
É o estado mais devastado com o desmatamento. Aí dá nisso. É daí pra pior...
Exatamente
Não a toa que tem o menor IDH do Brasil.
Escolheram fazer a COP em uma cidade que, ao que tudo indica, é um exemplo totalmente negativo de sustentabilidade
Pq o governador é parceiro do Presidente, e o interesse é na região amazônica, e logo ficou visada por isso, além do fato dela ser capital
@@wesleylimadasilva2220mas é ai que tá a questão, a COP30 trás investimento e conscientização, e é isso que Belém precisa para se reestruturar e se transformar em uma cidade mais sustentável e sociável para quem mora aqui, ou quem viver visitar. Não adianta querer melhorar a região amazônica fazendo COP30 em São Paulo ou Rio de Janeiro. Se querem melhorar as questões climáticas com a ajuda da Amazônia tem que investir nas cidades amazônicas mesmo, nesse caso Belém foi a escolhida. Mas, tem Manaus e outras (que também sofrem dos mesmos problemas).
Os visitantes vão fazer uma imersão, vivenciando em Belém as consequências do aquecimento do planeta.
Tu quer dar remédio pra quem está saudável 😂😂😂
A intenção é essa. Pois já chega de falar de sustentabilidade em Dubai. Fala sério!
Belo Horizonte está assim também. MUITO mais quente que já esteve. Há 20 anos atrás BH era fresca. Esse ano tivemos períodos de 180 dias sem chuva. Seco e quente o ano todo. Já chegou no nível de estar insalubre. Enquanto isso, o prefeito (que foi reeleito) mandou cortar todas as árvores de um bairro pra fazer "stock car". Bizarro.
Cuiabá e Manaus mais quente q Belém e não sou eu q falo... oq fez Belém ter esse aumento no calor nos últimos anos foi esses prédios gigantes q dificultam a passagem do vento
Verdade. O valor de Belém não chega perto de Manaus. Já estive em Belém e sou manauara. Manaus está cada vez mais quente. Nós não estamos aguentando.
Esses prédios esquentaram um bioma inteiro?
Essa é sua tese.
@@DanielDuran-d2v eu falei a cidade de Belém... q é uma cidade pequena. Vc vai pra cidades próximas como castanhal e não é tão quente
@@poftheopf3113 1,5 milhões, claro, uma Cidade pequena
Cuiabá pelo menos o calor é seco. Talvez Belém e Manaus, o calor seja mais úmido. E vai por mim: calor úmido incomoda muito mais.
aqui no distrito federal,eu moro de frente para area verde, assim como que fui um dos primeiros a plantar duas árvores os moradores, que moram ao da area seguiram o mesmo plantando, agora área está toda arborizada com várias árvores
Vale lembrar que os maiores poluidores não são os indivíduos de classe média que conseguem comprar um carro. E sim os donos do grande capital, tal como os ricaços do agro que lucram bilhoes esportando soja para alimentar porco na china. Esses ricos, diferente de nós (pobres e classe média), não pagam impostos. É necessário fazer uma mudança política nesse país, que só será alcançada através do movimento de massas. Uma força que vem de baixo pra cima, do povo.
E outra coisa, muitos nem paraenses são, e quando a coisa piorar aqui vão voltar para o seu estado, ou irão sair do país
@@mih2-pv3wne quando saímos para procurar uma melhor condição de vida nos Estados destes, somos bem destratados
Esse discurso petista "anti-agro" é que destrói o estado. Estamos condenados a ser um povo assistencialista eternamente.
Eu moro em uma das ilhas que fazem parte de Belém, e sim, o calor em 2024 foi muito intenso. A chuva sumiu por muitos meses, e demorou a voltar mas quando voltou foi uma chuva muito intensa que alaga tudo. Tem algo muito errado mesmo.
Lá nina e o el nino são os causadores principais.
O clima em Belém ele É do tipo Equatorial húmido, esse tipo de clima. A umidade relativa do ar é muito intensa, isso quer dizer que a água é evapora de maneira muito rápida. E o corpo humano depende do suor para se resfriar, porém com a alta umidade o suor não evapora fazendo com que o corpo humano retenha calor. Então a sensação é que você está dentro de um micro-ondas, sendo o tempo todo aquecido, mesmo que você vá para sombra você percebe que não diminui a temperatura ambiente e nem do corpo. O que em casos extremos pode levar a hipertermia.
Caramba Mn em Belém é bem comum fazer de 35 á 39 graus celsius de sensação termica
@ibielsi 31 de sensação térmica é bem mais, posto como mencionei o corpo retém o calor, hoje como a água evapora muito rápido, o corpo fica produzindo todo o tempo todo suor, consequentemente você não consegue se resfriar. O que é quando o suor começa a secar, isso no norte do Brasil não acontece. Mesmo você indo para sombra você vai continuar suando. A única maneira de resfriar é ir para frente de um ventilador ou de preferência para um ar condicionado.
Falta de cobrança em cima dos órgãos públicos locais. Prefeituras sem projetos urbanísticos sustentáveis . Cidades largadas a especulação imobiliária. Sendo isso não uma exclusividade dessa cidade, cm também por exemplo na tragédia climática do Rio Grande do Sul.
Lobby de petrolíferas, desinteresse em alteração das fontes de energia, desmatamento, consumismo
Antes a gente tinha duas estações do ano em Belém: a que chovia o dia todo, e a que chovia todo dia. Hoje em dia quase não chove. É assustador que em um intervalo de menos de 20 anos as mudanças tenham sido tão perceptíveis.
Aqui em Cuiabá, MT, ano passado, bateu por três vezes o recorde de local mais quente do planeta, tanto que tem uma projeção que até 2050 a cidade se tornará um deserto. E quase ninguém tá preocupado com as mudanças climáticas
O Agro domina o imaginário do povo. Fui aí e posso garantir, não volto por causa do calor. Lugar inóspito e retrógrado com relação ao meio ambiente.
@@leandrorighidesousa6112 vc infelizmente é correto meu amigo. São poucas pessoas que tentam mostrar alguma coisa correta sobre o meio ambiente.
Documentário estava com uma qualidade excelente até o momento que exaltam a necessidade da intervenção individual de cada cidadão para melhorar o clima.
Sim, com certeza o clima voltará ao que era em Belém se grande maioria for ao trabalho de bicicleta. Não mencionam que do outro lado do mundo tem um cara fazendo turismo espacial queimando trilhões de toneladas de carbono por hora, equivalente a emissão de carbono de meses de países em subdesenvolvimento.
Grandes empresas são responsáveis pela crise climática, no final do vídeo uma pessoa diz "se nossas ações causaram isso, nossas ações têm que ser a solução". Cara, a ação de nenhuma pessoa em Belém causou isso, é algo que está FORA do nosso alcance, não temos como acabar com empresas que desmatam, garimpam, poluem nosso país e o mundo a fora. Aquela frase "ecologia sem luta de classes é jardinagem" não é famosa a toa, por que é verdade.
Fazem de tudo pra colocar a gente numa posição de culpa, como se *a gente*, em nossos veículos estivéssemos matando o mundo e deixando ele mais quente.]
Golpe baixo.
Aqui mesmo no nosso Estado existem grileiros, garimpeiros.....destruindo e desmatando nosso sistema ecológico!!!
Hoje o jornal local anunciou que desde o início de 2025 já caíram 7 árvores na região metropolitana de Belém. A "Belém das Mangueiras" sofre com a péssima conservacao dos seus escassos corredores verdes. Antes de sermos brindados com as obras e os vindouros legados da Cop 30 sofremos com o descaso ambiental/social/turístico (a lista é longa infelizmente) das administrações locais. O despreparo que testemunharemos na recepção de turistas de todo o mundo é certo. Enquanto a Amazônia não for leito digno para os amazônicas... não será digna para quem quer que seja (ainda que as vias centrais sigam ricamente maquiadas).
*amazônidas
Sou de Santarém, e no final do ano de 2024 fui para Belém de carro, e a diferença de clima é nitida, a partir de Tucurui já notei um clima bem diferente em relação à santarém, e se você acha que vou falar que Belém é mais quente... pelo contrário. Santarém está muito mais quente que Belém. Sem falar nos problemas com queimadas que temos, a cidade fica sufocada por fumaça. Aqui tambem sentimos diferença no nivel das chuvas, era bem maior realmente 3~4 anos atrás.
Moro aqui e amo esse🙌❤❤️🎉
Sensacional a matéria, morei em belem para estudar de 2016 a 2020 e sempre volto para visitar parentes e percebi isso também, infelizmente é o preço do progresso. onde 90% da cidade são de ocupações irregulares que ficam grudadas umas nas outras e com a supressão das árvores, aterramento de riachos, casas sem planejamento, baixas, pé direito baixo, sem impermeabilização e pinturas para refletir o calor. Muito triste mas é a realidade, nenhum dos governantes que passaram por belém nesse século fez algum projeto para arborizar as ruas das periferias. Poderiam se basear no antonio lemos que no inicio do século 20 idealizou os tuneis de mangueira nas vias de belém.
A população tambem não contribui, fazem casas grudadas umas nas outras, não tem projeto nas casas de reflexão dos raios de sol, sem nem se importar com uma arvore básica na frente das suas casas, não se atentam a fundação das casas altas, fazem moradias irregulares, acham trabalhoso plantar arvores, mas quando faz um calor dos infernos são os primeiros a reclamar do calor. Eu fiz minha parte, plantei várias árvores em uma residência de meus familiares em belém. Resta a população mal educada e idiota de belém fazer o mesmo.
Kkkkkk ri do final
Pega a BR 010 de carro e só o que vai ver é campos de soja.
Eu acredito que essa destruição contribuiu muito para a redução nas chuvas e aumento do calor.
Árvores é coisa de rico. Essas favelas não têm árvores. Depois reclamam que o calor está cozinhando as tripas deles.
Ótima reportagem. Parabéns ao time da DW.
Por isso amo o Sul de Minas, média no verao entre 27 e 32 é inverno média de 10 a 15 de dia de madrugada dependendo da cidade pode chegar até a 8 negativo
@@MrDennisWay A grande maioria faz 5° no dia mais frio do ano. As cidades da Serra da Mantiqueira devem fazer 0°. - 8° vc exagerou muito. Deve ser o recorde de temperatura negativa na região.
E outra, de dia não faz média de 10° a 15°. De dia faz uns 20°. Essa temperatura aí é de noite.
Sim, o clima da nossa região é privilegiado... e vc deve ter reparado que o verão por aqui, este ano, está bem mais ameno que o habitual
@@Guizambaldi poxa,mas o que o rapaz escreveu acima eh maravilhoso,,umlugar assim ta otimo
@@ClerRose sim, mas não fica espalhando nao
@@ClerRose A temperatura é boa. Ele só exagerou para baixo. Mas o verão é quente tb.
Quanto mais pobre , menos árvores tem …..parece que cérebro 🧠 não funciona , tbm há muita sujeira nas ruas !
Isso nem é novidade, mesmo pra que não mora lá. Eu sou de São João del Rei, interior de Minas. Minha cidade sempre foi tipicamente bem fria no inverno e um calor ameno no verão, devido a região serrana, mas cada ano que passa o inverno tem ficado mais ameno e o verão mais quente e no ano passado a chuva demorou bastante pra chegar também.
Sou de Barroso, vizinha de São João, e concordo contigo. Em 30 anos de vida, eu nunca vi um inverno e verão tão bizarros como os de 2024. Quase não usei roupa de frio em pleno Julho e o ventilador foi usado quase todo o verão. Esse ano, o verão tem sido bem ameno e chuvoso, porém as chuvas têm vindo de forma violenta. Por exemplo: não sei se você percebeu, mas antigamente, as chuvas de granizo eram raras, acontecendo no máximo umas duas vezes ao ano, ou apareciam a cada 2, 3 anos. De uns anos pra cá, elas ocorrem praticamente em todos anos e em várias vezes. Aqui em Barroso mesmo, por 4 dias seguidos teve chuva de granizo fortíssima, algo que eu jamais havia presenciado.
Parabens Thiago. Muito boa reportagem.!
Morei pouco mais de 2 anos em Belém, entre 2017 e 19, com um breve retorno em 21, então conheço bem a cidade, sempre achei o clima agradável nesses períodos.
Voltei no início de 2024 e simplesmente não estava aguentando o calor, logo vi que algo estava errado, que não era um calor normal, eu sempre fui de boa pra aguentar o calor, sou do sul, mas morei muitos anos em Fortaleza, onde estou agora inclusive.
Gosto muito de Belém e penso em voltar, mas essa questão do clima me afetou bastante.
Pra mim o verão do Sul é um inferno
@Jm4hz o clima mudou bastante em vários lugares, passei uns 3 anos em floripa recentemente, a temperatura no verão achei bem de boa, alguns dias de calor intenso, mas no geral foi um calor bem agradável, pelo menos pro meu gosto, claro que cada corpo reage diferente.
Matéria muito escaladora, DW. Parabéns a toda equipe de reportagem, em especial ao Thiago Melo 👏🏽👏🏽
O verão amazônico em 2024 foi insuportável e a cidade praticamente não tem cobertura de árvores 😢
Nossa sim, eu nunca senti tanto desconforto no verão como ano passado. Parecia que eu ia ficar doida de tanto calor, o ar abafado e úmido me dão muito dor de cabeça e mal estar
Vamos conscientizar nossos vizinhos ,amigos,familiares a plantar ,plantar plantar ...sem árvore não tem fotossíntese, sem árvores vai virar deserto 🏜 um caos infernal
E aqui em Manaus tá pior, virou rotina, todo verão agora vem acompanhado de fumaça, não se vê mais o céu azul ds estação.
Que reportagem bem estruturada/rica/informativa/holística! Parabéns à equipe que a produziu!!!!
A DW decidiu falar de minha cidade natal. Fico triste em saber que foi devido a uma situação que infelizmente tem sido uma realidade rotineira no norte e ainda é imperceptível para muitos que vivem lá.
Indo pra lá depois de alguns anos, pude ver a quantidade de áreas de floresta que sumiram e deram lugar para plantações de soja e me assustou ver grandes áreas com muitas arvores mortas por incendios. Muita gente sem consciência ganhando dinheiro no norte e o povo padecendo em condições precárias de infraestrutura e educação. Espero que isso mude no futuro, pois a maioria dos políticos no norte do Brasil detestam qualquer ideia que envolva sustentabilidade e fazem questão de seguir o caminho contrário.
Passei um bom periodo no Canada,,ao voltar vim de onibus do Rio ao infernal RS,,ao entrar na divisa de SC e RSperguntei ao motorista::Que lugar feio,terrivel eh esse,,,,ele me disse aqui eh o RS na divisa,,,tudo tenebroso,sem arvores,casaebres na beira da estrada,,me deu panico,dor na barriga
❤ excelente o documentario!
Parabéns a equipe.
Morei em Belém há alguns anos e me parece que nada melhorou para a população das periferias. Vi bairros extremamente pobres com muito lixo e esgoto nas ruas. Me parece que o que mudou foram os edifícios grandes surgidos nas áreas com infraestrutura. Amo esta cidade ❤
Fui em junho no dia 07 do ano passado no velório de minha mãe, e fazia 2 anos que não ia lá, e eu moro em sc. A sensação é extremo calor, realmente não há nada que beneficie o meio ambiente, e o frio (22°, não existe) só as mesmas pessoas fazendo repetidamente suas rotinas, deixaram a vida os levar, mas é inegável a sensação de calor incomodativo.
Moro em Ananindeua, do lado de Belém. Até ali pelos anos de 2018, 2019, as chuvas se intensificavam a partir de outubro, sempre nos mesmos horários, às 16hs ou às 14hs, e nos últimos dois anos essa regularidade das chuvas mudou, o próprio período de chuvas demorou a chegar no ano passado (2024), praticamente só voltou a chover em dezembro.
de repente a DW falando da minha cidade kkkk, isso é uma triste verdade, belém sempre foi quente, mas a chuva da tarde que caía todos os dias amenizava o desconforto, é perceptível que de 2 ou 3 anos pra cá a chuva diminuiu e o calor piorou, e ninguém reconhece que isso se deve às mudanças climáticas?
Quantos graus EM media??
@@cassiusconti-pj4oo 32, 33 graus, como é uma cidade úmida, a sensação térmica é maior, agora com o período de chuvas, a temperatura cai pra 24, 23, por aí
@alessonluis sei Como è..abafado...a minha cidade Natal Cuiaba MT e quente tambem e a sensacao que ta piorando a cada ano...
@@cassiusconti-pj4oo problema de belém é q a umidade bate 100% fácil, é extremamente opressivo pq é úmido e muito abafado. parece q a gente cozinha lentamente, fica suado, molhado, é horrível. se vc eixa o pote de sal aberto no outro dia tá cheio de a´gua
@@elbersbatista que melda! me acidentei aqui no RS num dia de maldita umidade,to com problemas graves do tombo,ando de muletas
Infelizmente é um problema crônico em todas grandes cidades antigas do Brasil 😢😢😢 espero de verdade que esse quadro possa se reverter, tanto na minha amada Belém, quanto nas outras cidades que passam pelo mesmo problema
Sou nordestino e lá temos calor, mas nunca tive vontade de ir ao norte por causa do mormaço excessivo, e agora as temperaturas estão piorando. Sinto muito.
Tá mais quente mesmo. Eu mesmo não gosto de ir pra Belém.
Nada a ver, fui em Belém e no centro é bem arborizado e ameno, achei um bom clima.
o norte é lindo, belém não conheço mas manaus sim e é belíssima. quente sim, não dá pra ficar sem ar condicionado. mas eu gostei mais do que são paulo que só tem carro e prédio.
Quente mesmo é Teresina Piauí 😂😂😂😂
@@pedro.mmm9 são Paulo tem mais árvore do que manaus. Na realidade, Manaus é a capital que tem menos árvores por habitantes no BR se n me engano
Que trabalho bonito. Parabéns DW ❤
Em vez do governo incentivar o plantio de árvores, só derrubam mais
Excelente reportagem!! Vcs são top!!
Parabéns pelo vídeo. O problema vivido em Belém é o mesmo que acontece em todas as cidades. Infelizmente nosso país não tem maturidade eleitoral peca em eleger políticos despreparados, enfraquecendo a cidadania e democracia também. Por outro lado, não há a intenção em promover uma gestão pública participativa. É perceptível que existe uma arquitetura e urbanização uniforme no país e não favorecem o clima e a demanda da população. Atrelado a isso, vemos também que os bairros mais pobres são os que mais sofrem. Penso que passou da hora do Brasil passar por uma reurbanização. Com isso, diminuirá boa parte dos problemas. Não podemos normalizar que indivíduos morem em favelas. Nós merecemos dignidade!
Minha sogra é maranhense e foi criada em Belém do Pará, estava em minha casa em SP e estava derretendo passando mal e xingando o calor de SP, não aguentou o calor e foi embora,em Belém ou outro lugar da amazonia ou do centro oeste e nordeste pode fazer mais dias de sol no ano mas não é mais calor que SP,já viajei a vários lugares e realmente não conheço local mais quente que aqui.
Meu amigo, vai pra perto do MT, o calor lá é insuportável
Esse documentário poderia ser melhor. O que faltou para ser um ótimo vídeo? Dados objetivos para ilustrar a alegação de que a temperatura está aumentando em Belém. Por que não ilustraram a videorreportagem com gráficos de organizações técnicas especializadas que mostrassem a evolução do clima ano a ano? Creio que não teria sido difícil obter tais dados. Os poucos especialistas ouvidos falaram de forma um tanto quanto genérica, e as teses principais do documentário (aumento progressivo do clima, redução das chuvas, etc) foram ilustrada preponderantemente por opiniões subjetivas de leigos . Vamos melhorar, DW!!!
É ruim como quase tudo feito por aqui. O que esperar de uma matéria enviesada sobre a cidade de um povo que aderiu ao assistencialismo. Sinto muito, mas Belém só vai piorar.
relatos de moradores (principalmente dos que moram há tempos nas regiões) também são dados.
Estás esperando muito da região com o pior IDH do Brasil. Deveria está alegre que eles conseguem ao menos ler e escrever.
Obrigado por um trabalho tão importante para informação sobre os efeitos do aquecimento climático
Os caras vão fazer a cop30 nesse calor infernal.. o plot twist bizarro 😮
Ne kkkkk loucura
@@marioregisventura7509Acho que essa é a ideia.
Talvez para alertar os poderosos a sentirem na pele o inferno! Quem sabe eles sentem um pouco de empatia...
@@sydwizard verdade kk
Vídeo muito bom, e que nos traz grande alerta para uma grande conscientização.
Estive em Belem e Senti um calor insuportavel , e estou acostumado com o calor de Goiania, em Belem tem um mormaco muito forte !
Deve ser por causa da umidade alta
É devido o calor úmido, que é pior que o calor seco
É porque a umidade alta faz com que o seu corpo retém a água, o suor que deveria refrescar o seu corpo não faz esse papel no clima de Belém. E a sensação é que você tá sendo cozinhada viva
@@ALEXOXAVIER39acredito que seja o contrário. Eu não suo com frequência aqui no Rio, já em Belém eu derretia de suor.
@affonsocordovil2932 eu acho que você que entendeu algum comentário que eu não fiz, eu no Rio de Janeiro a sensação que eu tenho é que eu estou sendo assado vivo, pois no Rio de Janeiro prevalece o clima tropical. Ja em Belém Eu sinto que eu estou sendo cozinhado vivo, pois o clima é do tipo Equatorial úmido. Esse tipo de clima faz com que a água se evapore muito rápido, e um dos mecanismos para esfria é o suor. Como o suor vai evaporando muito rápido, você continua suando o tempo todo, e a temperatura fica retida no corpo. Portanto é correta sua observação, no sul ou Sudeste do país, o clima pode ser do tipo tropical a umidade é baixa, você sente calor, mas o corpo não retém esse calor. Já no norte do Brasil o clima é o do tipo único, Equatorial úmido, esse tipo de tema como mencionei, retém o calor no corpo, e consequentemente a pessoa sente uma sensação térmica muito maior.
Excelente documentário! A situação não é diferente no restante do nordeste paraense. Sou de uma cidade na região litorânea e assim como foi dito no vídeo, faz 3 anos desde que a sensação térmica e o regime de chuvas mudou. A quentura está grande demais!!!
Pra que os barões do agronegócio, sentados nos seus escritórios com ar condicionado, possam acumular tantos bilhões que nem façam sentido, a população, os animais e as plantas tem de pagar o preço!
Já estive em Belém, que experiência maravilhosa, e que calor.... só que quando eu fui tinha o "toró" da tarde, era hora marcada mesmo.
Aqui em SP também está um calor absurdo. Está parecendo Brasília
SP e Brasília não são assim digamos referência em calor kkk
Matéria excelente, parabenizo a iniciativa. Importante que o resto de nós brasileiros tenhamos conhecimento dos problemas que cada região enfrenta no que diz respeito a questão climática, pra que além de atuar individualmente no que compete a cada uma, também apoiemos e cobremos ações coletivas, governamentais e não governamentais que visem mitigar as consequências do processo, que infelizmente pesará mais sobre quem menos tem como se proteger.
Eu não consigo imaginar lugar mais quente no Brasil do que Cuiabá, pra mim nem chega a fazer sentido.
Existe uma escala de valores do quanto você precisa pra morrer de calor. Não é simplesmente o número de graus Celsius que indica que está um calor infernal. 32° pode matar se a umidade estiver a 100%. Então os "calores" ocorrem de forma diferente no país, quanto mais úmido, pior a dificuldade de sobrevivência ao calor
Cuiabá....terra de cornos😂😂😂
Já ouvi falar também que Terezina no Piauí é muito quente.
Sou de Belém, e já passei por uma experiência de pegar 42° graus em outra cidade, que era extremamente seca. E te garanto, de fato é um calor escaldante (e preocupante em termos de saúde), mas não chega perto da sensação térmica desagradável que é pegar um calor em uma região tropical úmida como Belém. Aqui, ainda que as médias no verão fique ali pelos 32°, a sensação térmica é muuuuito desagradável. Imagina o clima de um pântano, mas sem a sombra das árvores e com MUITO concreto em volta. A cada ano que passa tem sido mais difícil 😢
@@ALEXOXAVIER39 Sou de Teresina e é umas das capitais mais quente do país
Excelente reportagem! Cai de madura, como a andiroba do pé, que a única solução passa obrigatoriamente por uma mudança rápida na forma como os gestores políticos pensam e agem com relação a complexa questão ambiental, simples assim. Porém, não vislumbro qualquer mudança em escala para mudar esse cenário, esse que a reportagem trouxe, e que assola todo o Brasil e toda a América do Sul e todo o Mundo. A Humanidade caminha para um futuro incógnito.
Quanto mais perto da Linha do Equador, mais quente e úmido é o local. Eu prevejo que no futuro ninguém vai querer morar nessas terras e haverá uma migração da população do norte para o sul na tentativa de se afastar ao máximo da Linha do Equador buscando uma melhor qualidade de vida.
O meio do Planeta Terra será um grande deserto, isso é certo. Um conselho que eu dou, fuja para o mais próximo dos polos do Planeta Terra.
sim,pensei isso
Que excelente matéria, bastante atual, parabéns
Eu não acreditava em mudanças climáticas, agora eu acredito eu vivo na pele isso
É tão triste que no nosso país as cidades tenham que ser assim, é lamentável gente. Temos cidades horríveis em urbanismo e pouco funcionais em infraestrutura 😢
Ano passado o verão foi muito pior aqui em Belém, passava semanas sem chover. A água da caixa d'água aqui em casa vivia morna, não dava pra se refrescar e o pior foi quando a bomba que enche a caixa não tava conseguindo puxar a água do poço e ficamos uns dias sem água. Foi a primeira vez que isso aconteceu aqui em casa. Os vizinhos do bairro tiveram que trocar as bombas de água pq elas queimaram de tanto esforço que tavam fazendo pra encher a caixa. Uma tristeza o que ta acontecendo com o nosso planeta :(
pra mim essa matéria foi bem chocante, eu imaginava que no Pará era mais fresco
O centro de Belém é bem fresco sim, eu achei isso quando estive lá em outubro
Belém é realmente quente mas o calor não chega perto do calor de S.Paulo o máximo que Belém chega é a 34° e na região Sudeste chega a 40° vim pouco tempo de lá questões de dias e comprovei o fato.
@@elianacelia5397sim, aqui no Rio, por exemplo, o calor é muito maior. Tô constatando esses dias.
O calor quente e úmido é o pior clima para se viver. Você tem a sensação de estar cozinhando em um caldeirão escaldante. A temperatura não é a única váriavel a se considerar em questão de clima.
Construíram tantos arranha céus no centro, condomínios e cortaram as árvores. Belém mudou muito pra pior.
Belém chove. O calor de Manaus é sem chuva e direto. Quem conhece as duas capitais sabe. Eu as conheço. Manaus é muito pior de calor. Atinge 50 graus fácil.
tu diz
Manaus....terra de cornos 😂😂😂
Verdade, sou de Santarém e aqui é bem quente também
Nunca vi previsão do tempo pra Manaus com temperatura perto de 50 graus...
50 graus? querida isso aí é no kuwait kkkkkkkkkkkkkkkkk estive em manaus no começo do período de seca e peguei 30 graus, muito quente e úmido mas nada que um bom ar condicionado não resolva
Parabéns pela reportagem!
Bom, faltaram as estatísticas oficiais para a validação do que as pessoas estão relatando.
Morei em Belém por 4 anos. 30 anos atrás meu chefe disse que a cidade não havia evoluído. Triste constatar que 30 anos depois a situação continua igual. Democracia e ignorância em massa dá nisso. Parabéns a democracia brasileira
Agora está muito frio pela época das chuvas, mas ano passado foi quente demais
Nem a chuva resolve. O calor úmido é insuportável.
@sydwizard felizmente tenho o privilégio de morar em um lugar bem arborizado, porém quem mora no centro deve sofrer muito
Excelente documentário! Parabéns 🎉
Faltou mostrar a quantidade de lixo espalhado pelas ruas, a população não tem o menor problema em jogar no chão o que tiver na mão, fora disso cocô (de cachorro espero) espalhado, já podem imaginar o cheiro a bosta e esgoto o tempo tudo.... e das coisas mais tristes, o monte animais abandonados....
isso eh o inferno
Sou paraense, nascida e criada em Belém por isso concordo com essa excelente reportagem, que expõe ao mundo a mudança climática sentido por toda população amazônica.
"Ecologia sem luta de classes é só jardinagem." Chico Mendes.
Meus ovos
E só tirar prefeitos e governadores junto com sua cúpula, mas o povo prefere ficar brigando por prefeitoZinho e vender voto
Mendes pagou com a vida por levar à sério as idéias de merda do Marx.
Sim, é preciso iniciar uma revolução comunista, tomar todas as propriedades privadas, concentrar tudo na mão de alguns revolucionários que irão planificar a economia, para poder termos arborização nas cidades. Nossa, isso faz todo o sentido, foi assim que aconteceu no resto do mundo
@Chrisneryfisher5452 infelizmente ele teve que pagar com a vida por pessoas com ideias merdas como a sua. só que essas pessoas em questão eram e continuam sendo lobbistas e grandes corporativistas, diferente de você que é só uma cooptada.
Excelente reportagem, parabéns. Por gentileza, qual microfone de lapela q usam?