“Erasmo Dias veio com tudo, torturando, simulando fuzilamento”, conta Nóbrega

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 28 мар 2024
  • “Fui entregue para o Erasmo Dias. E ele veio com tudo, torturando, fez um simulacro de fuzilamento. Era pau de arara, choque elétrico, afogamento, sem parar. Fui selvagemente torturado pelo pessoal do DOI-Codi. Terrível. Fiquei traumatizado, acordava a noite gritando, até hoje. Eu estava pronto para ser fuzilado, mas ninguém está pronto para ser torturado”.
    Palavras de José Araújo Nóbrega ao TUTAMÉIA ao lembrar o que se seguiu à sua captura no Vale do Ribeira, em São Paulo, em 1970, onde se encontrava com Carlos Lamarca e companheiros da VPR (Vanguarda Popular Revolucionária) para treinamento de guerrilha. Perseguidos por quase 3.000 soldados, o grupo se separou: alguns escaparam, outros (como Nóbrega) foram presos. Disfarçados de militares, Lamarca e três companheiros furaram o cerco (da então maior operação do Segundo Exército) e se dispersaram na marginal Tietê
    Sargento do Exército, Nóbrega tinha 25 anos quando ocorreu o golpe militar de 1964. Nesta entrevista, ele relata o ambiente nas Forças Armadas naquela época, trata da sua adesão à luta armada, do período que passou no Vale do Ribeira e dos tempos de exílio. E de como conseguiu sobreviver a um fuzilamento coletivo executado por militares chilenos logo após o golpe de Pinochet, em setembro de 1973.
    Nóbrega lembra que estava no quartel de intendência na Lapa, em São Paulo, quando ocorreu o golpe de 64.
    “Eu era comandante do corpo da guarda no meu quartel. A gente estava esperando. Corriam boatos dentro do quartel de que iria haver um golpe. Lá havia um tenente-coronel gaúcho e janguista que ficou muito apreensivo. Para nós, foi um dia de luto aquele primeiro de abril”, diz ele, nesta entrevista gravada em 28 de fevereiro de 2024.
    E segue:
    “Desde 61 [quando da tentativa frustrada de golpe para impedir a posse de Jango], eles começaram a trocar oficiais. Tinham mexido os pauzinhos para o golpe. Em 61, a gente tinha uma ideia do que fazer, tinha a rádio da legalidade. Em 64, não havia mais nada daquilo. A gente esperava que houvesse alguma reação, mas não houve”, afirma.
    Naquela época, Nóbrega conta que já estava começando a organizar o MNR (Movimento Nacionalista Revolucionário). Tinha uma vida semiclandestina, pois permanecia no Exército enquanto atuava no movimento de resistência.
    “Era terrível conviver com aquele pessoal direitista [nas forças de repressão]. Em 68, um coronel me chamou para trabalhar na Polícia Federal em São Paulo. Fiquei seis meses. Não aguentei ver aquilo, pessoal de ultradireita, o CCC lá dentro. Terrível! Eu não aguentava mais. Em 67, fui para a VPR. A gente não tinha muita maturidade política; fomos adquirindo no decorrer da luta. Tinha que fazer alguma coisa. Foi uma sequência lógica da luta”, afirma.
    O depoimento integra uma série de entrevistas sobre o golpe militar de 1964, que está completando sessenta anos. Com o mote “O que eu vi no dia do golpe”, TUTAMÉIA publica neste mês de março mais de duas dezenas de vídeos com personagens que vivenciaram aquele momento, como Almino Affonso, João Vicente Goulart, Anita Prestes, Frei Betto, Roberto Requião, Djalma Bom, Luiz Felipe de Alencastro, Ladislau Dowbor, José Genoíno, Roberto Amaral, Guilherme Estrella, Sérgio Ferro e Rose Nogueira.
    Inscreva-se no TUTAMÉIA TV e visite o site TUTAMÉIA, tutameia.jor.br, serviço jornalístico criado por Eleonora de Lucena e Rodolfo Lucena.
    Acesse este link para entrar no grupo AMIG@S DO TUTAMÉIA, exclusivo para divulgação e distribuição de nossa produção jornalística: chat.whatsapp.com/Dn10GmZP6fV...

Комментарии • 18

  • @gustavoborchert
    @gustavoborchert 3 месяца назад +10

    Muito boa ideai do Tutaméia de fazer esses registros no atual momento político. Parabéns e obrigado.

  • @antoniocarlos-jg6nl
    @antoniocarlos-jg6nl 3 месяца назад +4

    Realmente ouvir um relato de alguém que um dia "Ousou lutar para escrever uma nova "História no Brasil" ,realmente merece ser aplaudido de pé. Parabéns pela entrevista.

  • @sylviaperez9467
    @sylviaperez9467 3 месяца назад +2

    Mais uma ótima entrevista, de um valente brasileiro, que superou inúmeras dificuldades.
    Sobreviveu aos covardes e indignos milicos. Lutou com o que pode.
    Infelizmente ainda sofre com sonhos que rememoram as atrocidades que passou.
    Senhor Nóbrega tenha vida longa e infinita paz.
    Agradeço muito à TUTAMÉIA e ao exemplar senhor Nóbrega. ❤❤❤

  • @um781
    @um781 3 месяца назад +1

    espetacular a entrevista e a sinceridade do J Nobrega!

  • @taniaramos4209
    @taniaramos4209 Месяц назад +1

    Excelente entrevista. Na minha opinião, a melhor dessa série. Alguém deveria escrever a biografia dele, assim como escreveram a biografia do Pedro Lobo.

  • @wilmadasilva2601
    @wilmadasilva2601 3 месяца назад +3

    Putz que coragem do José Nóbrega 👏👏👏👏👏👏👏👏

  • @Ignezregis
    @Ignezregis 2 месяца назад

    Essa é mais uma das entrevistas que salvei. Espetacular!

  • @arlinsonaja4642
    @arlinsonaja4642 3 месяца назад +3

    “A polarização é muito forte no Brasil há muito tempo”, diz o quadrinista Matthias Lehmann

  • @mauriciojivan
    @mauriciojivan Месяц назад

    Por favor, façam uma segunda parte com maior detalhamento. Ele é bums fonte viva da história

  • @Reginaapa.L.deAzevedo
    @Reginaapa.L.deAzevedo 3 месяца назад +1

    ❤❤❤

  • @antoniocarlos-jg6nl
    @antoniocarlos-jg6nl 3 месяца назад

    Tutameia poderia tbm entrevistar o ex Guerrilheiro da VPR o Edmauro Goperfet...

  • @TheAtomios
    @TheAtomios 2 месяца назад

    Achei muito interessante ele citar no finalzinho o canal Arte da Guerra do Robinson Farinazzo .

  • @mauriciojivan
    @mauriciojivan Месяц назад

    👏👏👏

  • @lauresharafi7770
    @lauresharafi7770 3 месяца назад +1

    Cara muito corajoso e valente. Não dá pra comparar com os ditos "revolucionários" da web tipo Jones Manoel e cia que vivem de clickbaits e só veem o Lula como alvo de seus ataques. Deveriam ter aulas de resolução com esse senhor brilhante. 😊

  • @rosaaliceferroamaro1259
    @rosaaliceferroamaro1259 3 месяца назад

    Narrativa muito fantasiosa.