Obrigada Frei Betto por sua lucidez e clareza. Fala muito oportuna. Imagino a dor do Frei Tito barbaramente torturado, em se confrontar com a crueldade do ser humano. Muito triste. Parabéns Tutaméia pela entrevista.
E pensar que Frei Tito foi menino de família simples do nordeste, se me lembro bem, de Pernambuco. Sempre me emociono com sua história. Batismo de sangue é imprescindível para se entender o horror da ditadura.
Importantíssimo ouvir Frei Betto, vivência, conhecimento, reflexão histórica crítica e muita lucidez. Um monumento vivo de nossa história recente. Exemplo de cristão verdadeiro e humanista. Confiram seus livros, são fabulosos. Gratidão, Frei Betto, parabéns, Tutaméia.
Entre depoimento e análise, Frei Betto nos ajuda a entender a história do país e vários de seus impasses. Parabéns ao Tutaméia pela entrevista e muito obrigado ao Frei Betto pelo exemplo pedagógico de resistência.
"Corpo conservador e cabeça progressista". Importante representação Frei Betto, 4:55 sou católico progressista e assisti o Sr falando sobre Fé e Política e estive em workshop de Fé e Politica do RCC e fiquei apavorado com o domínio da extrema direita fundamentalista.
Excelente entrevista, memória histórica fundamental, aprecio muito a Igreja Católica Progressista, sua valorosa, relevante e corajosa atuação em defesa da vida de brasileiros e brasileiros, da democracia, contra a Ditadura de 64, e, hoje, contra a tentativa bolsonarista de golpe!
Sem Povo não há revolução! Frei Beto é um Santo (para os católicos) um monstros (para a juventude descolada, um subversivo (para os desiludidos e covardes).... Um REVOLUCIONÁRIO (para os ateus marxistas)! Muito Obrigado camarada Frei Beto!🥰✊👏👏👏👏👏
Frei Betto! Que maravilha sempre ouvir suas histórias. Essa série sobre o golpe de 64 está magnífica. Viva Frei Betto! Obrigado, Time Tutameia.🇧🇷💖💪🏽🌟🙏🌞
Frei Betto, um ícone do humanismo; quiçá o Lula deveria convidá-lo a participar como conselheiro da Presidência da República! Sou fã desse grande cidadão brasileiro!
Frei Netto é história viva, sempre entrega ótimos depoimentos da história recente do Brasil.Grande figura que devemos reverenciar pela contribuição por um país mais justo e verdadeiramente democrático.Obrigada Tutameia por essa série fundamental ❤❤❤❤
Já conheco Frei Beto desde sua atuacao no golpe. Revê-lo nesta entrevista foi incrivel. Parabens Tutameia por essa iniciativa. Memória oral da nossa historia vale mais que qualquer comemoração em 31 de março.
Grande personagem da nossa história. Frei Betto fez história, tendo muitas delas já escritas, em seus livros. Caiu muito bem este breve relato, que recupera o papel, importantíssimo, da Igreja Católica, na luta pela democracia .
Continuando... (para o pessoal do Tutameia) eu estou assistindo à série de entrevistas do que foi visto pelo entrevistado em 64. É incrivel como o efeito Rashomon aflora. O primeiro que assisti foi a entrevista do Almino Afonso. Que maravilha, que memória, que organização e que importância a sua participação. O Frei Betto, que bacana, que aterradora a história do Frei Tito - Li Batismo de Sangue na adolescência. A Grabbois, meu Deus! Ela é a expressão escancarada dos efeitos, das sequelas terríveis desse crime cometido contra o país por um bando de gorilas vendendo o país por 30 dinheiros. E tem mais... vou comentar em outro vídeo. Antes porém, meus parabéns ao Tutameia pela iniciativa e execução desse projeto tão relevante para o resgate e a preservação da memória.
Eu me lembro que em 1988, a professora de OSPB adotou o livro escrito pelo Frei Beto, de igual título, editado pela Editora Ática. Tratava-se de uma obra totalmente alinhada com a temática da abertura e com a democratização do país. Discutia sobre a Constituição Cidadã de 1988, dos Direitos Humanos, a questão do Imperialismo Americano, discutia sobre as Leis do Trabalho... Foi uma obra que marcou época! Até outro dia eu ainda tinha este exemplar. Magnífico!
Frei beto.maravilhoso,é isso mesmo frei beto as comunidafes eclesiais de base tem wue investir nesses jovens com curso de midias digitais,eu aprendo muito oujindo esssas pessoas que sofreram na época da ditadura.
Entrevista histórica, de todas as excelentes entrevistas realizadas, sem duvida esta é a mais emblemática. Poucos países possuem alguém com a trajetória de Frei Betto. A existência dele é a prova de que (ainda) não chegamos ao Fim da Historia (Fukuyama).
obrigada pela série! Riquissimo trazer de volta personagens e histórias desse momento para as gerações atuais, que já se desconectam desse momento. Sensacional iniciativa! obrigada
A nossa sorte foi ter tantas pessoas honradas intervindo por nós! Obrigada frei Beto e frei Tito em memória! Luta admirável e exemplos a ser seguido l! Obrigada por tanto!❤
Você não viu o que Lula fez com o povo do Rio Grande do Sul ?? Não mandou o dinheiro para evitar toda essa tragédia, sem contar que o dinheiro é dos nossos impostos, NÃO é do Lula. Vergonha, essa esquerda sempre trouxe morte, destruição e desgraça.
Não concordo que a missa é centrada na figura do padre. Tá certo que a presença do padre importante,todavia nem sempre é ele que celebra. Uma missa é comum ter mais de dez pessoas no altar. Uns oito a dez coroinhas e acólitos. Um comentarista que faz a abertura , duas pessoas pra fazer as duas leituras,ai o padre faz a leitura do evangelho, faz homilia e consagração. Nem é somente ele que ministra a eucaristia. Outra pessoa da os avisos e o padre da benção final. Diz vamos em paz o Senhor nos acompanhe ,o povo já está lá fora. Simples assim. 🤣♥️♥️♥️. Gratidão Frei Beto. Sempre bom te ouvir.
Que entrevista maravilhosa! 😍❤👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 Sempre é bom ouvir frei Betto, ainda mais assim, qd ele pode falar à vontade, com bastante tempo, sobre sua experiência de vida e de luta nesse país! 😃👍🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 Obrigada, Tutameia! 🥰
Nunca tive a oportunidade de ouvir o Frei Beto! Muito bom ouvi-lo agora! Também entrei para a JEC aos 13 anos na cidade de Socorro/SP e depois em Itapetininga/SP aos 16 anos. Durante a Ditadura, já cursava História na USP à noite, onde conheci um frei dominicano que cursava uma disciplina comigo. Não sabia que ele era frei, mas admirava seu conhecimento mas suas participações nas aulas. Foi uma época difícil - algumas vezes o exército fechava com seus tanques todo o Campus da USP, soldados invadiam os Departamentos, salas de aula, dos professores, com fuzis nas mãos, exigindo as identidades de todos os alunos. Então nos obrigavam a ir para um espaço aberto no CRUSP (Conjunto Residencial da USP) e faziam "as triagens"! Ao chegar a SP, tentei entrar na JUC, mas não consegui pois trabalhava o dia todo no centro de SP. Mas sempre participei das passeatas pelas ruas, minha irmã e eu de braços dados com o colega Magno que ainda não sabia ser um Frei. Também me reunia com outras militantes para estudarmos Marx, discutirmos nossas manifestações e panfletagens nos pontos dos ônibus! Foi um tempo de horror quando as perseguições recrudesceram. Também era "muito perigosa uma pedagogia libertadora" - Maria Nilde Mascelani que implementou o sistema pedagógico libertador em Socorro/SP, onde fiz o ginásio, foi presa e torturada por dois anos quando implantou os Colégios Vocacionais em SP, capital e interior. O DOPS invadiu o Instituto de Educação Narciso Pieroni em Socorro e destruiu tudo que se referia às "Classes Experimentais", inclusive nossos trabalhos de Artes, Painéis pintados, documentos, etc...
Tutaméia, no dialeto de Guimarães Rosa, derivada de “tuta e meia”, uma coisa sem importância. Aqui, é clara a intenção dialética do casal Rodolfo e Eleonora: afirma, negando. O canal, assim como o nome, é precioso achado, assim como foi o jornal da resistência democrática à ditadura, chamado “MOVIMENTO” (existiu de 1975 a 1981) que, provavelmente, teve o nome inspirado pela dialética: tudo se move, tudo muda, nada será como é, “tudo que é sólido desmancha-se no ar”. Que viva Tutaméia! Vida longa ao casal Rodolfo e Eleanora! Ódio eterno à ditadura militar-imperialista que desgraçou a vida do povo brasileiro durante 21 anos (1964-1985). Que seja amaldiçoada pelos séculos dos séculos do éon humano!
Mais uma fantástica entrevista. Parabéns 👏
Cada entrevista com frei Beto é um deleite com seu pensamento, suas memórias e sua história de vida! Obrigada, Tutameia! ❤️🙌🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Vou rever essa entrevista mais de outras duas vezes; É muita informação numa só entrevista... Uma fonte histórica riquíssima?👏👏👏👏👏👏👏👏👏😍🥰
Excelente entrevista!
Tutas esta série de memórias deve ser levada aonde houver educação social no Brasil. Grato Tutaméia!
Que relato emocionante. Salve a memória do Frei Tito! "É preferível morrer do que perder a vida" é muito forte. Que seu espírito esteja em paz.
Sensacionaĺ ouvir sempre Frei Betto!
Obrigada Frei Betto por sua lucidez e clareza. Fala muito oportuna. Imagino a dor do Frei Tito barbaramente torturado, em se confrontar com a crueldade do ser humano. Muito triste.
Parabéns Tutaméia pela entrevista.
E pensar que Frei Tito foi menino de família simples do nordeste, se me lembro bem, de Pernambuco. Sempre me emociono com sua história.
Batismo de sangue é imprescindível para se entender o horror da ditadura.
❤ gratidão por espalhar realidades de um tempo escuro.
Frei Beto, admira demais vc. Que história a sua e que clareza. Valiosa entrevista. História importantíssima. Obrigado.
Parabéns pela entrevista, uma aula de história.
Parabéns, Tutameia! Obrigada tbem ao Frei Betto. 🙏🏽❤️🌻
Importantíssimo ouvir Frei Betto, vivência, conhecimento, reflexão histórica crítica e muita lucidez. Um monumento vivo de nossa história recente. Exemplo de cristão verdadeiro e humanista. Confiram seus livros, são fabulosos. Gratidão, Frei Betto, parabéns, Tutaméia.
Caí de paraquedas aqui e estou imensamente grata por isso!!
Parabéns pela entrevista com Frei Beto, esse santo já na terra.
Frei Beto foi e é para mim uma referência em toda minha vida , em prol das classes operárias, pobres , estudantes dentro da missão na Igreja ...
Excelente entrevista. Essa série contribui muito para nossa história.
Não se pode passar adiante quando o algoritmo apresenta uma entrevista inédita de Frei Beto. Salve! salve, Tutameia
Frei Betto é o que há de melhor no pensamento político-cristão da atualidade. Bela entrevista!
VERDADE ❤
Parabéns ao Tutaméia pelo trabalho, to quase fazendo uns cortes pra ajudar vocês.
Revendo pela 3@ vez - por causa da riqueza de detalhes ..... OBRIGADO TUTAMÉIAS 👏👏👏📼🎥📹📻
Bom dia. Estou adorando essa série de lives. Muito agradecida.
Entre depoimento e análise, Frei Betto nos ajuda a entender a história do país e vários de seus impasses. Parabéns ao Tutaméia pela entrevista e muito obrigado ao Frei Betto pelo exemplo pedagógico de resistência.
"Corpo conservador e cabeça progressista". Importante representação Frei Betto, 4:55 sou católico progressista e assisti o Sr falando sobre Fé e Política e estive em workshop de Fé e Politica do RCC e fiquei apavorado com o domínio da extrema direita fundamentalista.
Excelente entrevista, memória histórica fundamental, aprecio muito a Igreja Católica Progressista, sua valorosa, relevante e corajosa atuação em defesa da vida de brasileiros e brasileiros, da democracia, contra a Ditadura de 64, e, hoje, contra a tentativa bolsonarista de golpe!
Essas entrevistas que estão sendo feitas são imprescindíveis para que nunca mais aconteça
Sem Povo não há revolução! Frei Beto é um Santo (para os católicos) um monstros (para a juventude descolada, um subversivo (para os desiludidos e covardes).... Um REVOLUCIONÁRIO (para os ateus marxistas)!
Muito Obrigado camarada Frei Beto!🥰✊👏👏👏👏👏
Não inclua a maioria dos cristãos.
Veja como Bolsonaro arrasta multidões. E o Lula arrasta quem?? Só militantes pagos com dinheiro do contribuinte.
Valeu. Belo trabalho
Grande Betto... Fundamental na minha formação de militante político!
Muito bom ouvir essa memória de Frei Betto!! Grata por essa oportunidade! Parabéns Tutameia por essa programação! Ditadura Nunca Mais!!!!
Parabéns Tutameia ❤❤❤❤
Frei Betto! Que maravilha sempre ouvir suas histórias. Essa série sobre o golpe de 64 está magnífica. Viva Frei Betto! Obrigado, Time Tutameia.🇧🇷💖💪🏽🌟🙏🌞
Frei Betto é referência para todos nós.
Vendo o frei Beto, lembrei também de frei TITO, Ana Cristina César (poeta) , vítimas da ditadura, numa situação tristíssima causada por suicídio. 😥😪
a efervencencia cultural foi a maior que vivi nos meus 87 aninhos
Frei Betto sempre necessário . Já li Batismo de sangue , Jesus militante , Fe e oração . Parabéns Tutameia !
Frei Betto é sempre uma referência, obrigado a Eleonora ao Rodolpho e a série sobre o golpe de 64, e seus malefícios ao Brasil e ao Povo Brasileiro
Frei Betto, um ícone do humanismo; quiçá o Lula deveria convidá-lo a participar como conselheiro da Presidência da República! Sou fã desse grande cidadão brasileiro!
qoe surjam mais freis Bettos neste País!
Frei Netto é história viva, sempre entrega ótimos depoimentos da história recente do Brasil.Grande figura que devemos reverenciar pela contribuição por um país mais justo e verdadeiramente democrático.Obrigada Tutameia por essa série fundamental ❤❤❤❤
Frei Betto
Grande Frei Beto homem de Deus
Betto é figura central na minha formação!
Gratidão a Frei Betto. Ele nos compromete
O Rei da Vela ou o Paraíso Perdido?Parabéns Frei Beto pela coragem HUMANISTA!!!🌅
Momento preciso para ouvir o querido Frei Betto..aquelas "coincidências"iluminadas, um alento❤.
Já conheco Frei Beto desde sua atuacao no golpe. Revê-lo nesta entrevista foi incrivel. Parabens Tutameia por essa iniciativa. Memória oral da nossa historia vale mais que qualquer comemoração em 31 de março.
Assisti o filme Batismo de Sangue. Foi duro ver aquelas cenas. Mas é necessário para nunca esquecer o que houve.
Que memória de Frei Betto! Prazer enorme em vê-lo e ouvi-lo! DITADURA NUNCA MAIS!
E a ditadura de hoje??
Você não vai falar nada??
@@iveteteresinhazambam2091 Não converso com fascista.
Grande personagem da nossa história.
Frei Betto fez história, tendo muitas delas já escritas, em seus livros.
Caiu muito bem este breve relato, que recupera o papel, importantíssimo, da Igreja Católica, na luta pela democracia .
Continuando... (para o pessoal do Tutameia) eu estou assistindo à série de entrevistas do que foi visto pelo entrevistado em 64.
É incrivel como o efeito Rashomon aflora. O primeiro que assisti foi a entrevista do Almino Afonso. Que maravilha, que memória, que organização e que importância a sua participação. O Frei Betto, que bacana, que aterradora a história do Frei Tito - Li Batismo de Sangue na adolescência. A Grabbois, meu Deus! Ela é a expressão escancarada dos efeitos, das sequelas terríveis desse crime cometido contra o país por um bando de gorilas vendendo o país por 30 dinheiros. E tem mais... vou comentar em outro vídeo.
Antes porém, meus parabéns ao Tutameia pela iniciativa e execução desse projeto tão relevante para o resgate e a preservação da memória.
Grande Frei Beto, sempre com sabedoria e memória invejável.....Que trajetória. Nossa referência ❤
Frei Betto é fenomenal!!! Uma entrevista que ficará na História!
Homem de Deus fantástico
Caramba, que previsão bombásticas ao final da entrevista!!! E eu concordo com tudo! 😮
A História Viva. Estou gostando muito dessas entrevistas sobre o golpe de 1964.
Eu me lembro que em 1988, a professora de OSPB adotou o livro escrito pelo Frei Beto, de igual título, editado pela Editora Ática. Tratava-se de uma obra totalmente alinhada com a temática da abertura e com a democratização do país. Discutia sobre a Constituição Cidadã de 1988, dos Direitos Humanos, a questão do Imperialismo Americano, discutia sobre as Leis do Trabalho... Foi uma obra que marcou época! Até outro dia eu ainda tinha este exemplar. Magnífico!
Meus pais casaram no dia do golpe! Escrevi 1 romance sobre o tema! Publico em breve!
Pensei que já havia chorado todas as lágrimas sobre (e sob) a ditadura, mas Frei Beto as trouxe de volta. A memória NÃO PODE MORRER .
Entramos p.faculdade de jornalismo em 1964.😊
Muito boa a participacao do frei Beto. Amei ouvi-lo.
recomendo o filme batismo de sangue
Maravilhosa entrevista ❤
Frei beto.maravilhoso,é isso mesmo frei beto as comunidafes eclesiais de base tem wue investir nesses jovens com curso de midias digitais,eu aprendo muito oujindo esssas pessoas que sofreram na época da ditadura.
Entrevista histórica, de todas as excelentes entrevistas realizadas, sem duvida esta é a mais emblemática.
Poucos países possuem alguém com a trajetória de Frei Betto.
A existência dele é a prova de que (ainda) não chegamos ao Fim da Historia (Fukuyama).
Show! ❤
Quando ouço o combatível Frei Betto e outros progressistas, como Almino Afonso, me convenço muito mais de estar do lado certo da história.
Boa Noite
Parabéns pela entrevista. Frei Beto é a história viva deste país. Vida longa Frei!!!👏👏
Pastor Wright
Nunca mais uma revista chegou aos pés da Realidade!
FANTÁSTICO!!!!
obrigada pela série! Riquissimo trazer de volta personagens e histórias desse momento para as gerações atuais, que já se desconectam desse momento. Sensacional iniciativa! obrigada
Amo saber a verdadeira histórias por por você Frei Beto,homem íntegro.
A nossa sorte foi ter tantas pessoas honradas intervindo por nós! Obrigada frei Beto e frei Tito em memória! Luta admirável e exemplos a ser seguido l! Obrigada por tanto!❤
Você não viu o que Lula fez com o povo do Rio Grande do Sul ??
Não mandou o dinheiro para evitar toda essa tragédia, sem contar que o dinheiro é dos nossos impostos, NÃO é do Lula.
Vergonha, essa esquerda sempre trouxe morte, destruição e desgraça.
Excelente
Gratidão, Frei Beto.
Bom dia.
Obrigada 😊
Importante esta matéria. O Brasil DEVE perdão aos perseguidos e torturados pela ditadura .
Não concordo que a missa é centrada na figura do padre. Tá certo que a presença do padre importante,todavia nem sempre é ele que celebra. Uma missa é comum ter mais de dez pessoas no altar. Uns oito a dez coroinhas e acólitos. Um comentarista que faz a abertura , duas pessoas pra fazer as duas leituras,ai o padre faz a leitura do evangelho, faz homilia e consagração. Nem é somente ele que ministra a eucaristia. Outra pessoa da os avisos e o padre da benção final. Diz vamos em paz o Senhor nos acompanhe ,o povo já está lá fora. Simples assim. 🤣♥️♥️♥️. Gratidão Frei Beto. Sempre bom te ouvir.
Frei Beto grande educador!
Obrigada Frei Beto!
Pessoal, obrigada pela entrevista maravilhosa, mas não tem como vocês melhorarem o próprio som? Está muito baixo em relação ao áudio do Frei Betto.
Concordo demais sobre as diferenças da igreja católica e do segmento evangélico. Os cultos animados com música
Maravilhosa essa LIVE!!! PARABÉNS FREI BETO...
@PORTALDOJOSE
@LEANDRODEMORI @lula @janja
Dizer qu a Folha teve sua época de jornal de verdade...
Sou sua fã incondicional!! Por sua coragem,
lucidez e excelentes ideias!
Que entrevista maravilhosa! 😍❤👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 Sempre é bom ouvir frei Betto, ainda mais assim, qd ele pode falar à vontade, com bastante tempo, sobre sua experiência de vida e de luta nesse país! 😃👍🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 Obrigada, Tutameia! 🥰
Grande Frei Betto. Sempre admirei, cultura viva do Brasil
Parabéns a todos
Acredito que mais de 90% das pessoas que estão fazendo comentários nasceram muito depois de 1964.
Ouvindo FREI BETO, me sinto pequenininho! Que Quadro Político e que SER HUMANO INCRÍVEL!
Dom José Maria Pires
FREI BETTO❤
Nunca tive a oportunidade de ouvir o Frei Beto! Muito bom ouvi-lo agora!
Também entrei para a JEC aos 13 anos na cidade de Socorro/SP e depois em Itapetininga/SP aos 16 anos.
Durante a Ditadura, já cursava História na USP à noite, onde conheci um frei dominicano que cursava uma disciplina comigo. Não sabia que ele era frei, mas admirava seu conhecimento mas suas participações nas aulas. Foi uma época difícil - algumas vezes o exército fechava com seus tanques todo o Campus da USP, soldados invadiam os Departamentos, salas de aula, dos professores, com fuzis nas mãos, exigindo as identidades de todos os alunos. Então nos obrigavam a ir para um espaço aberto no CRUSP (Conjunto Residencial da USP) e faziam "as triagens"!
Ao chegar a SP, tentei entrar na JUC, mas não consegui pois trabalhava o dia todo no centro de SP. Mas sempre participei das passeatas pelas ruas, minha irmã e eu de braços dados com o colega Magno que ainda não sabia ser um Frei. Também me reunia com outras militantes para estudarmos Marx, discutirmos nossas manifestações e panfletagens nos pontos dos ônibus!
Foi um tempo de horror quando as perseguições recrudesceram.
Também era "muito perigosa uma pedagogia libertadora" - Maria Nilde Mascelani que implementou o sistema pedagógico libertador em Socorro/SP, onde fiz o ginásio, foi presa e torturada por dois anos quando implantou os Colégios Vocacionais em SP, capital e interior. O DOPS invadiu o Instituto de Educação Narciso Pieroni em Socorro e destruiu tudo que se referia às "Classes Experimentais", inclusive nossos trabalhos de Artes, Painéis pintados, documentos, etc...
Magnifico Frei Beto
Frei Beto, sua história é essencialmente de um verdadeiro cidadão brasileiro. Orgulho por você existir !!!!!
Frei Beto, uma vida inteira dedicada a defesa da justiça e das causas do Evangelho! Muito coerente!
Que privilégio ouvir o Frei Beto, um herói de nossa história
Tutaméia, no dialeto de Guimarães Rosa, derivada de “tuta e meia”, uma coisa sem importância.
Aqui, é clara a intenção dialética do casal Rodolfo e Eleonora: afirma, negando. O canal, assim como o nome, é precioso achado, assim como foi o jornal da resistência democrática à ditadura, chamado “MOVIMENTO” (existiu de 1975 a 1981) que, provavelmente, teve o nome inspirado pela dialética: tudo se move, tudo muda, nada será como é, “tudo que é sólido desmancha-se no ar”.
Que viva Tutaméia! Vida longa ao casal Rodolfo e Eleanora!
Ódio eterno à ditadura militar-imperialista que desgraçou a vida do povo brasileiro durante 21 anos (1964-1985). Que seja amaldiçoada pelos séculos dos séculos do éon humano!