Meu pai era arenista. Nâo entendia política. Graças â igreja luterana. Fundada por maçons. Ele nâo aceitava falar sobre a ditadura. Descobri com a história do Herzog. Ele mesmo foi logrado por sócios nessa época. E meus avôs roubados por maçom. Irmâo na fé. Agora chegou a minha vez. Luteranos e MDB roubando terras.
Que tremendo serviço jornalístico você realiza Bob! Muito boa essa entrevista com o Adriano Diogo, esse homem tão gente boa, que apesar de ter sido tão torturado e de ter visto e estudado tantas atrocidades, ainda consegue ser tão manso no falar e ter essa alma tão branda e mesmo até bem humorada. Que a verdade seja desvelada, que triunfe nesse Brasil tão sofrido e que culpados sejam punidos ao rigor da lei. É tudo o que eu desejo.
Parabéns Bob por esta entrevista. Assisti a abertura dos jogos Panamericanos no Estádio do Pacaembu. Lembro-me do momento em que a delegação cubana entrou, havia uma grande espectativa. Os atletas usavam paletós, acho que azul marinho, repentinamente todos retiraram uma pequena bandeira brasileira do bolsinho e acenaram para o público. Houve uma explosão de aplausos durante toda a volta Olímpica. O estádio tremeu. Foi uma das maiores emoções da minha vida. No momento que escrevo este comentário fico emocionadissimo. Eu tinha acabado de fazer 19 anos. Obrigado por me trazer estas lembranças.
Sugiro que V.Sª vá para Cuba constatar a emoção que o povo cubano ainda está sentindo, desde 1959! Tenha coragem e vá lá emocionar-se, confirmando que o V. Sª sentiu foi só um frisson juvenil, fruto da propaganda diabólica da ditadura cubana. Quanto a eles, ninguém aqui nos comentários se sensibiliza, tem dó ou julga necessário ser reproduzido nas escolas, para as gerações futuras! Hipócritas subversivos, golpistas de eleições, depravados, terroristas e fascistóides nazipetistas são sempre covardes e mentirosos ensaiados em ditaduras comunistas. Pode também fazer uma escala na Venezuela para maximizar a emoção! Se chorar vira mariquinha, tá ok?
Saber que houve este terror no nosso País é uma coisa, ouvir alguém contar é extremamente triste mas necessário!!! Obrigada Adriano e obrigada Bob por fazer está entrevista marcante!!!
Estou vendo em 2022.Sou contemporânea do entrevistado.E é tudo verdade.A atividade cultural era enorme,nossa vida era permeada por literatura,cinema,música e muita,muita discussão, um entendimento da realidade brasileira incrível.
Estaremos juntos para desmentir e esfregar a verdade na cara de quem a contar com parcialidade. Adriano diogo é um mentiroso de quinta categoria, exagerando nos fatos contra seus algozes. Nunca vi um torturador fornecer provas para comunistas, torturá-los por 90 dias, confiná-los em solitária e não extirpar o alcagueta logo em seguida. É preciso ser muito burro ou canalha para acreditar nessa estória. Foi torturado 90 dias e não entregou ninguém nem se bandeou para o lado dos militares? Não vou fingir que acredito nesta estória de safado raivoso, sem provas e nem indícios! Se estava na solitária, não viu nada nem ninguém. Nem mesmo pode ver a esposa do Ustra perguntar para as torturada se estava tudo bem, ou saber quem chegou e quem não chegou. Ele tinha lista de convidados? Muito provavelmente este é só um alcagüeta dos companheiros, senão, não teria sobrevivido. Bebia água da privada onde defecava? Ustra mostrou fotos da japinha, "uma criança", para produzir prova contra si mesmo? E a entrevista foi combinada com o entrevistador, que mudava de assunto ou já dava a resposta ao péssimo ator canastrão entrevistado. Não falou porque foi preso e nem a que grupo subversivo pertencia, nem mesmo quem os financiavam já que não tinham renda suficiente para se deslocarem pelo Brasil. Quer se fazer de inocente torturado para não ser justiçado pelos comunistas atuais. Se eu o interrogá-lo, desmonto a farsa em cinco minutos!
Brasil nunca mais, livro que li aos 15 anos e me marcou demais. Me veio tudo que eu li assistindo essa entrevista. Entrevista triste, porém muito necessária nesses tempos sombrios que vivemos. Não podemos esquecer jamais tudo que aconteceu para que não se repita 😢
@@maniobordao4781 Burrice como a sua não tem mais conserto. Vai morrer burro e acreditando em mito e mentiras. Conheço gente assim, nunca leu um livro. Não aceita a verdade relatada por quem sofreu na pele. É fácil o que tortura e comete o crime negar edizer que é mentira.
Parabéns Bob pela entrevista, a maioria das pessoas não acreditam como foi a ditadura,. A história do Brasil parou neste período. Ditadura nunca mais!!!😩😢😥
Fui militante na década de 60 no RS e só hoje ouço um depoimento tão. Significativo para nossa história. Como tornar esse depoimento documento coletivo . Espero com muita emoção.
A Ditadura era para ficar 5 anos assim queria o Pret.Castelo Branco mas os militares não queriam por essa causa eleminaram ele e Continuaram no comando assim meus parentes comentavam minha família é muito grande meu avô era da família Delmiro Gouveia quem entende de política sabe toda a história😎😎😎😎
Excelente entrevista, Bob.!O Adriano Diogo é uma pessoa sensacional. Não o conhecia. Inteligente, corajoso e muito espirituoso. Ouvi duas vezes a entrevista. Período terrível da nossa história relatados de forma clara e verdadeira por quem viveu na pele toda a violência e monstruosidade praticada por seres abjetos e repugnantes com o Ulstra, idolatrado pelo Genocida que hoje se encontra na presidência da república. O maior motivo para estarmos expostos à possibilidade de "vivermos" novamente estes tempos sombrios se deve à não punição exemplar de todos os líderes militares e torturadores vinculados ao golpe, como fizeram o Chile e a Argentina.
A simplicidade, humildade, ao relatar sua história na residência contra ditadura militar, talvez esconde seu protagonismo! Somos muito gratos por todos vcs todos que combateram a ditadura no Brasil!
a ditadura nunca acabou amigo, os militares não foram presos, não sairam do poder, a policia e o exercito não parou de matar e torturar e ainda existe a ideologia forte na sociedade, inclusive ganharam um presidente, se liga nisso, a ditadura não acabou, só mudou de forma, a ditadura capitalista neoliberal com o comando militar ainda está forte e no poder, fique atento
Como esse nosso herói da esse depoimento tão triste sem se emocionar...? Eles eram pessoas mais resistentes até mesmo emocionante. Todos os brasileiros deveriam saber muito mais sobre o que é, ditadura principalmente aqui no Brasil. Que pena que nossos heróis que perderam suas vidas lutando para que hoje temos uma democracia em processo de melhoramento, de aperfeiçoamento.
Grata e parabéns pela entrevista, Bob. Eu era da categoria e acompanhamos os fatos ligados à "Coojornal", que era publicado pela Coojornal, uma cooperativa de jornalistas cujos diretores foram presos. Não falos os nomes pra não esquecer algum. O Coojornal acabou pela pressão dos militares sobre os anunciantes...
Caro Bob Fernandes e Dep. Geólogo Adriano Diogo. Demorei mais de um ano para ver este documentário. Não tenho dúvidas de que ao retornar ao CREA-SP vou conversar com a Câmara de Geologia para que indique o Deputado Adriano Diogo para ser homenageado com a Medalha do Mérito da Câmara Especializada de Geologia!
Eu tenho 69 anos e não tenho vontade de chorar, eu choro toda vez que vejo ou ouço algo dessa época vergonhosa, horrorosa, desprezível 😢 que horror meu Deus!😦
Nossa !! Eu vivi na época do regime militar, e nunca fui perseguida ou molestada, nem eu ,nem minha família, nem meus amigos e nunca conheci alguém da minha cidade que fosse perseguido. Na época do regime militar não tínhamos muitas escolas, mas as que tínhamos era de muita qualidade, tínhamos merenda de 1°ao 4°ano primário, as vacinas eram dadas nas escolas, os professores eram respeitados pelos alunos e eles também nos respeitavam. Quando entrei no 5°ano a escola era longe de casa , mas quem tinha vontade de estudar dava um jeito e ia. Indo para o ensino médio comecei a estudar a noite, minha última aula acabava as 23:20 , iamos pra casa tranquilamente. Nos finais de semana tínhamos as discotecas, muito longe de casa ,mas,jovens que éramos gostávamos de dançar e iamos a pé, acaba à meia noite, íamos embora a pé, nunca ninguém nos molestou. Mas, naquela época, bandido ficava na cadeia. Então... não sei porque as pessoas falam que houve ditadura, que prá todos que conheci chamavam de dita mole. E hoje que não se pode sair sossegada na rua sem ser assaltada é o quê ???
Excelente reportagem!!! A verdade tem que ser mostrada. A história não pode se apagar, para que essas atrocidades não voltem a ocorrer. Que esquece seu passado nunca terá futuro!!
Obrigada por essa entrevista. Tão esclarecedora. Ditadura nunca mais. Tenho 19 anos. Sou alemão e brasileiro. Moro na Alemanha e me interesso muito sobre tudo do Brasil. Gosto muito dos vídeos do Sr. Bob Fernandes.
jA AMO VC POR , QUERER SABER A HISTORIA VERDADEIRA DO BRASIL. TEM UM LIVRO QUE UM EX MILITAR ESCREVEU . ELE PESSOALMENTE, SOMENTE EM UM DIA MATOU 12 . E COLOCO NO FORNO PARA FAZER TIJOLOS., ELE MATOU
Meu Deus, Bob! Que forte, que passado degradante o Brasil tem! Que loucura ter quem defenda esse regime, quem duvide que isso existiu e quem apoie um delinquente que tem um torturador sádico como ídolo.
a ditadura nunca acabou amigo, os militares não foram presos, não sairam do poder, a policia e o exercito não parou de matar e torturar e ainda existe a ideologia forte na sociedade, inclusive ganharam um presidente, se liga nisso, a ditadura não acabou, só mudou de forma, a ditadura capitalista neoliberal com o comando militar ainda está forte e no poder, fique atento
Bob parabéns pela entrevista. Um verdadeiro arquivo nacional vivo pela memória dos ativistas que lutaram contra a ditadura militar. Mais que isso, sua entrevista é um preciso material educativo, de conscientização das novas gerações no Brasil. Parabéns pelo ótima trabalho.
“Aqueles que não conhecem sua própria estória estão fadados a repetí-la”. Infelizmente, esta frase permeia a história brasileira e escancara que a sociedade brasileira nunca foi democrática!
Valéria .... Pela foto você parece muito jovem , e talvez por isso não saiba a verdade dos fatos !! Pesquise , pergunte as pessoas que viveram essa época , aos seus avós , por exemplo !!! Esses CANALHAS lutavam contra um governo de direita para implantar aqui uma " DEMOCRACIA AOS MOLDES DE CUBA" !!! Parece piada , mas era a mais pura verdade !! Nessa época , para o cidadão de bem , havia pleno emprego , Hospitais Públicos com qualidade para o povo , Universidades Públicas a pleno vapor e por meritocracia , havia segurança , bandidos portando fuzil e arrastões nas praias nem pensar !! E liberdade ?? Sim , havia , exceto para os que criticavam o governo , no entanto batiam palmas para a ditadura sanguinária de Cuba !! Esses CANALHAS deslumbrados , a maioria da classe média , achavam que podiam peitar e vencer as FAs do Brasil !! Esses CANALHAS matavam , torturavam , assaltavam bancos , tentavam invadir quartéis para roubo de armas , sequestravam aviões e embaixadores , faziam atentados a bombas com vítimas fatais , ou seja , eram verdadeiros terroristas assassinos , e não têm nada de heróis como você acha !! Não se deixe enganar por MENTIRAS !! NUNCA , MAS NUNCA MESMO , O GOVERNO MILITAR JOGOU BOMBAS NAPALM EM ALDEIAS PARA ACELERAR A CONSTRUÇÃO DA TRANSAMAZONICA !! É MENTIRA , E ESSA É A TÁTICA DA ESQUERDA ATÉ HOJE PARA CONVERCER OS INCAUTOS !! Falo com propriedade !! Tenho 75 anos , de 1965 a 1995 servi às FAs , com serviços prestados ao DOI-CODI no início da década de 70 !! Combati , combato até hoje e conheço essa CORJA de hipócritas !! Pesquise ... Pesquise .... Pesquise!!!
Sou professora de História não preciso perguntar pra ninguém que viveu naquela época para saber a importância da geração de 68 . Porque seguindo essa lógica alguem só pode falar de Idade Média se for numa sessão mediúnica e perguntar para um servo, um bispo ou um senhor feudal para ter uma opinião acerca de um período histórico.
@@andretorres6411 Eu defendo heróis já o senhor exalta um notório torturador reconhecido pela Justiça, como Carlos Brilhante Ustra. Não vou discutir com fascista. Vcs romperam com Marcos civilizatórios ao defender regimes de exceção.
a ditadura nunca acabou amigo, os militares não foram presos, não sairam do poder, a policia e o exercito não parou de matar e torturar e ainda existe a ideologia forte na sociedade, inclusive ganharam um presidente, se liga nisso, a ditadura não acabou, só mudou de forma, a ditadura capitalista neoliberal com o comando militar ainda está forte e no poder, fique atento
vivi essa época,estou bem viva ,minha família não sofreu nada,eles só pegavam subversivos( comunistas hj) graças aos militares temos energia e poucas estradas q hj estão terminando,hj o povo esquerda é igual só baderna e quebra quebra é o que faziam naquela época.
@@vixtoralmeida1996 Desgraça seria se esses terroristas comunistas tivessem tomado o poder. Vejam o exemplo de José Dirceu. Um herói matou, roubou chegou ao poder e foi preso. Enquanto a esquerda não se renovar com um José Mugica brasileiro, Bolsonaro nada de braçadas longa nessa podridão.
Quanta verdade histórica. Meu respeito e admiração a Diogo, Como é importante pessoa consciente que não deixa de falar desse tempo de escuridão e maldades em nosso país.
Me ajudem. Desde 2015 divulgo o livro Partido da Terra. O MDB e o PSDB levaram vantagens sobre roubos de latifúndios. Temer. FHC e Sarney sáo só três deles. Arrepia do início ao fim. Os maçons protestantes e a mesma velha direita de hoje deram o golpe em 64. Pastor Daniel Batista tem vídeo. Mataram Getulio. Sou ex luterana . Entrei em choque quando descobri que essa igreja foi fundada por maçons. Lutero era maçom. Tudo fecha. Maltratam a gente pior que bicho racistas machistas. Lutero é ai do nazismo. Sou descendente dos Muckers e da Jacobina. Eram os maçons da época. Politicos e religiosos. Tenho dois livros pra indicar. Pra entender a imigraçâo europeia no Brasil.. moro em terra do MDB. Bolsoarismo são eles
@@marilisestival8938 sim .No dia do Golpe da Presidente Dilma. É com este monstro que grznde parte dos brasileiros se identificam.Hoje nao acredito msis nesse povo que sempre foi tido como o mais bonzinho do mundo. Agora szbemos quem zdmiram quase a metade dos brasileiros. Nao podemos ser conivdntes com estas crueldades!
@@marilisestival8938 Acredito que ele homenageou, pq é um desumano cruel também e acredito que foi um grave erro esse sujeito perverso ter sido eleito várias vezes para deputado federal e o pior para presidente.
Bob Fernandes, que este seu trabalho tenha a repercussão indispensável! Meu Deus, que país é este! Sugiro que nos faça uma entrevista com o Cel Marcelo Pimentel, que hoje foi entrevistado pelo Nassif.
Sinceramente eu não consigo nem imaginar o sofrimento dessas pessoas passaram na mão desses cão do inferno que passaram pela terra e fizeram tanto mal ao próximo estou chorando com tanta crueldade que foi feita o nosso irmão e muitos não encontraram o corpo até hoje...
Caro Bob! Que viagem no tempo! Tempos de muita tristeza . Página triste da nossa história! Entrevista chocante! Fiquei até arrepiada. Em 68 , eu era uma adolescente, mas já ouvia falar das barbáries dos porões da ditadura. Vladimir Herzog, foi assassinado no dia do meu casamento, 25 de outubro de 1975. Em 1976, meu marido foi também torturado ,como foi narrado . Olhos vendados, dentro de um Opala , circulando por 24 horas. Na época , ele era estudante da USP e professor. Momentos de terror! Felizmente, acabou tudo bem, mas nunca mais fomos os mesmos. Tenho repulsa a tudo que se refira à ditadura e militares.. Até meus últimos dias gritarei: Fora Bolsonaro ! Fora Genocida! Fora Militares canalhas! Nossa luta não acabou! Meu querido jornalista, obrigada por manter nossa memória ativada. Só assim , teremos forças para continuarmos lutando e acreditando, que o Brasil será melhor! Valeu 👋👋👋👋👋💕💕💕
NASCI EM 63, NOSSOS PAIS FALAVAM DO QUE ACONTECRU EM TODO O BRASÍL,INCLUSIVE TEVE CONHECIDOS DELES QIE FORAM PRESOS E TORTURADOS.AFIRMO AGORA ; FORA BOSSONARO E BOSSONARISTAS.
Seu depoimento é comovente e vc precisa divulga-lo bastante, pra que não pensem que haverá alguém que vai ficar livre do terror. Ninguém passa ileso dessas situações terríveis. Você tem minha solidariedade!
@@Com-rq8gx Ditadura nunca mais! E que não haja nenhuma tolerância com fascistas e com quem pede golpe militar. Isso é um absurdo! Que respondam perante a Lei.
Eles provavelmente eram opositores do regime, mas não falavam abertamente, não se podia fazer isto na época. Não se pode subestimar os malucos, quero dizer eles sabiam muito, infelizmente, tortura funciona sim. Bons investigadores não precisam dela, mas ela funciona. Com isto quero me solidarizar com todo o torturado que falou, não se culpe, os únicos que não falam são os que morrem rápido na minha opinião.
Meu Deus! Eu sabia que havia a tortura. Só não imaginava que era tão perversa assim. Parabéns pra esse sobrevivente que apesar de todo o sofrimento, consegue falar sobre esse tema de forma tão calma. Eu estou impactada!
Adriano obrigada por sua coragem, sua história, sua memória nos ensina muito. Precisamos de mais e mais entrevistas, memoriais, museu com documentos, documentários para registrarmos tudo, tudo... Os militares precisam prestar conta de tudo que fez, na época e hoje, justiça ao povo brasileiro.
191 mortes comprovadas e 243 desaparecidos durante 21 anos, comprovados pela própria comissão nacional da verdade. Isso é um holocausto? A maioria dos mortos foram em confrontos armados sendo que muitos militares foram assassinados e emboscados. Dos 243 desaparecidos muitos foram mortos pelos próprios companheiros revolucionários quando queriam abandonar as guerrilhas.
@@neusacurado5593 fake News = opinião contrária. (a sua no caso).
Год назад+25
Entrevista muito importante, precisamos terminar de escrever nossa verdadeira história. É inadmissível que personagens tão cruéis estejam livres e atuantes. Prazer em conhece-lo Adriano Diogo , gratidão pela pessoa que é.
Tem que ter muita coragem, para reviver fatos tão ediondos! O Poder Judiciário, continua encobrindo e protegendo torturadores. Que se faça a verdadeira justiça!
@@berenicebatistadossantos5864 Imagine só: as pessoas mortas pelo regime ditatorial no céu dando de cara com seu torturador arrependido. Uma pérola que somente a estúpida fé cristã poderia promover
Realmente, essa desventura deveria fazer parte dos currículos escolares. Como as pessoas não têm a menor ideia dessa maldição que nos abateu tão recentemente?
@@Nilda-qj2cc Tudo mentira. Quer doutrinar os jovens para acreditar na bondade de criminosos guerrilheiros, ladrões de bancos e que explodiam bombas para matar inocentes. Não vão não! Desta vez não precisaremos dos militares e será sem tortura e sem anistia!!!
Acho que já agradeci mais de 10 vezes, com certeza, pelos conteúdos do canal. E nunca é demais. Portanto, obrigado Bob Fernandes e equipe mais uma vez. Entrevistando uma figura tão importante, articulada e lúcida como o Diogo, o Bob sempre se lembra de seu papel de jornalista cujo foco é, não só o entrevistado, mas tb quem está assistindo. E, para tanto, insere apartes para que o entrevistado explique determinados detalhes de forma que, quem tem menos conhecimento, entenda esta ou aquela circunstância, pessoa, instituição, ou ação, de forma que as narrativas seja mais esclarecedoras. E o faz da melhor forma, elegante, dando ao entrevistado a oportunidade dessas explicações, e não ele mesmo tomando para si essa prerrogativa. Assume o papel de condutor competente, não de personagem. Mais uma vez, muito obrigado a vcs.
Eu morava na Rua Tutóia, ao lado da 36 delegacia a OBAN.. nessa época tinha 15 anos, e escutava os gritos das pessoas sendo torturadas, e não sabia o que estava acontecendo, mais nunca esqueci dos gritos que escutava, principalmente a noite... muito triste essa época...
Eu morava na Rua Tutóia , ao lado da 36 delegacia . De madrugada a gente ouvia os gritos dos presos sendo torturados , era horrível acordar com aqueles gritos… aparentemente ninguém entendia o que estava acontecendo .😢 meu Deus que barbaridade !!!
Excelente entrevista! Muito obrigada, Bob Fernandes. E parabéns, Adriano Diogo, pela fibra e pela trajetória admirável. Esperemos que o Brasil não retroceda a tanta iniquidade e força bruta.
Acompanhei a comissão da verdade. O pessoal teve muita coragem e fibra, que o nosso país continue nos presenteando com estes cidadãos que não se deixam paralisar pelo medo
Parabéns pela entrevista! Todo o meu respeito ao sr. Adriano. Cada vez esse desgoverno simpatizante de torturadores, nazistas e sua milicada inspiram mais asco.
Boa noite Bob. Sempre bom relembrar o PERÍODO NEGRO da DITADURA MILITAR ASSASSINA. Período triste, mas têm que ser mostrado, isso sim é jornalismo RELEVANTE. Valeu Bob.
@@maniobordao4781 bolsominions é comparado a camarão igual o bozo merda no cérebro ainda bem que está restando pouco mais ainda tem alguns que prega a ditadura com estes asseclas de pijamas
@@mariadarcitiago5290 Isso, e eu assisti, e hoje me ajudou em despertar mais a minha cidadania, pois agora sem que foi herói, Col. Carlos Alberto Brilhante Ustra, herói do Brasil.
Já vi duas vezes esta entrevista , e em ambas fiquei emocionado apesar de já ter lido muitas coisas a respeito desse período. Parabéns pela entrevista.
Eu vivi esse Brasil,infelizmente..Tudo o que esse senhor disse é verdade.Era assim mesmo.Nunca me envolvi com nada que me fizesse passar pelo que ele passou.Mas,conheci pessoas...E,como ele menciona,vivemos,atualmente sob uma nuvem que nos remete aos anos de chumbo.TORTURA NUNCA MAIS!!!
Não precisava nem ser militante. Se eles cismassem com a pessoa, não tinha jeito. Eu era criança e morria de medo dos soldados. Ficávamos sabendo que eles tiraram muitas crianças da família 😢😢😢😢
Que coisa mais triste! Lembro-me de quando eu era menina, eu via meus pais conversando às escondidas, indignados... Depois, eu já estava mais adulta, daí, eles começaram a me explicar sobre essas coisas tão horríveis... Lembro-me, quando meu pai demorava a chegar do trabalho, a minha mãe ficava apavorada...
Fiquei aterrorizado com o grau de psicopatia quando ele diz que a mulher do Ulstra descia na masmorra pra conversar com as mulheres aprisionadas e torturadas , como se estivesse visitando parentes tudo normal meu DEUS
Bob... Que bom que existem ferramentas tecnológicas que alcançam a juventude. Porque a nossa verdadeira história precisa ser mostrada, repetida à exaustão para não ser esquecida! Parabéns e obrigada!
Um vídeo deste com este tipo de depoimento tinha que ser visto e ouvido por pelo menos metade do povo brasileiro
Por toda pessoa acima de 18 anos
Exatamente!!
Meu pai era arenista. Nâo entendia política. Graças â igreja luterana. Fundada por maçons. Ele nâo aceitava falar sobre a ditadura. Descobri com a história do Herzog. Ele mesmo foi logrado por sócios nessa época. E meus avôs roubados por maçom. Irmâo na fé. Agora chegou a minha vez. Luteranos e MDB roubando terras.
e há quem defenda os atos institucionais...mas Péra... será que eles sabem o que é isso? Ou acham que o golpe m1l1t4r foi um movimento????
No espaço do jornal nacional, seria um belo projeto!
Bob Fernandes, parabéns pela condução da entrevista,respeito.
Ditadura jamais.
Ditadura do proletariado jamais ...
Importantíssimo depoimento.
Que tremendo serviço jornalístico você realiza Bob! Muito boa essa entrevista com o Adriano Diogo, esse homem tão gente boa, que apesar de ter sido tão torturado e de ter visto e estudado tantas atrocidades, ainda consegue ser tão manso no falar e ter essa alma tão branda e mesmo até bem humorada. Que a verdade seja desvelada, que triunfe nesse Brasil tão sofrido e que culpados sejam punidos ao rigor da lei. É tudo o que eu desejo.
Sempre... Enorme admiração por esse trabalho!
Alo @ritacarletti faço minha suas palavras
Bravo!
Infelizmente o capeta ja abraçou todos eles. Espero que queimem no inferno
Excelente! Exercícios de Histórias sobre os crimes dos Privilegiados que se acreditam como Eternos. E nós?
Parabéns Bob por esta entrevista. Assisti a abertura dos jogos Panamericanos no Estádio do Pacaembu. Lembro-me do momento em que a delegação cubana entrou, havia uma grande espectativa. Os atletas usavam paletós, acho que azul marinho, repentinamente todos retiraram uma pequena bandeira brasileira do bolsinho e acenaram para o público. Houve uma explosão de aplausos durante toda a volta Olímpica. O estádio tremeu. Foi uma das maiores emoções da minha vida. No momento que escrevo este comentário fico emocionadissimo. Eu tinha acabado de fazer 19 anos. Obrigado por me trazer estas lembranças.
Sugiro que V.Sª vá para Cuba constatar a emoção que o povo cubano ainda está sentindo, desde 1959! Tenha coragem e vá lá emocionar-se, confirmando que o V. Sª sentiu foi só um frisson juvenil, fruto da propaganda diabólica da ditadura cubana. Quanto a eles, ninguém aqui nos comentários se sensibiliza, tem dó ou julga necessário ser reproduzido nas escolas, para as gerações futuras! Hipócritas subversivos, golpistas de eleições, depravados, terroristas e fascistóides nazipetistas são sempre covardes e mentirosos ensaiados em ditaduras comunistas. Pode também fazer uma escala na Venezuela para maximizar a emoção! Se chorar vira mariquinha, tá ok?
Antes mesmo de assistir, já deixo meus parabéns e muito obrigada pelo excelente e necessário trabalho, Bob, vc sim, pode ser chamado de jornalista ❤💪
ou tendencionista kkkk
@@maniobordao4781 gado detectado
@@maniobordao4781🐂🐃🐄
Todo meu respeito e admiração por Adriano Diogo. Excelente escolha para entrevista, Bob.
Nossas juventudes deveriam ouvir este depoimento para entender a monstruosidade dos militares contra nosso povo
@@neusavale3832*BOA NOITE! "NÃO FALE "MILITARES!" NEM TODOS OS "MILITARES PARTICIPARAM DESSAS ATROCIDADES!!!!!!"*
Saber que houve este terror no nosso País é uma coisa, ouvir alguém contar é extremamente triste mas necessário!!! Obrigada Adriano e obrigada Bob por fazer está entrevista marcante!!!
😪
Çççççççççççççççççççççççç
Çç
Estou vendo em 2022.Sou contemporânea do entrevistado.E é tudo verdade.A atividade cultural era enorme,nossa vida era permeada por literatura,cinema,música e muita,muita discussão, um entendimento da realidade brasileira incrível.
Agora só existe estupidez e uma ignorância estrema, e com o acesso à internet só piorou muito porque a maioria são zumbis.
Lindo depoimento deste Brasileiro que nos honra!
Que depoimento. Espero que um dia essa entrevista seja usada como material de discussão desde o ensino médio.
Vivemos e veremos
Também acho....brilhante!
Vão discutir se os pão que o bacanal multiplicou 🤣 era doce ou de sal.
Estaremos juntos para desmentir e esfregar a verdade na cara de quem a contar com parcialidade. Adriano diogo é um mentiroso de quinta categoria, exagerando nos fatos contra seus algozes. Nunca vi um torturador fornecer provas para comunistas, torturá-los por 90 dias, confiná-los em solitária e não extirpar o alcagueta logo em seguida. É preciso ser muito burro ou canalha para acreditar nessa estória. Foi torturado 90 dias e não entregou ninguém nem se bandeou para o lado dos militares? Não vou fingir que acredito nesta estória de safado raivoso, sem provas e nem indícios! Se estava na solitária, não viu nada nem ninguém. Nem mesmo pode ver a esposa do Ustra perguntar para as torturada se estava tudo bem, ou saber quem chegou e quem não chegou. Ele tinha lista de convidados? Muito provavelmente este é só um alcagüeta dos companheiros, senão, não teria sobrevivido. Bebia água da privada onde defecava? Ustra mostrou fotos da japinha, "uma criança", para produzir prova contra si mesmo? E a entrevista foi combinada com o entrevistador, que mudava de assunto ou já dava a resposta ao péssimo ator canastrão entrevistado. Não falou porque foi preso e nem a que grupo subversivo pertencia, nem mesmo quem os financiavam já que não tinham renda suficiente para se deslocarem pelo Brasil. Quer se fazer de inocente torturado para não ser justiçado pelos comunistas atuais. Se eu o interrogá-lo, desmonto a farsa em cinco minutos!
Brasil nunca mais, livro que li aos 15 anos e me marcou demais. Me veio tudo que eu li assistindo essa entrevista. Entrevista triste, porém muito necessária nesses tempos sombrios que vivemos. Não podemos esquecer jamais tudo que aconteceu para que não se repita 😢
mentira sua. mito2022
@@maniobordao4781 ve se aprende aloprado!
O livro Brasil nunca mais é leitura obrigatória para sabermos como foi horrível a ditadura implantada em 1964.
@@maniobordao4781 Burrice como a sua não tem mais conserto. Vai morrer burro e acreditando em mito e mentiras. Conheço gente assim, nunca leu um livro. Não aceita a verdade relatada por quem sofreu na pele. É fácil o que tortura e comete o crime negar edizer que é mentira.
@@maniobordao4781 chora zé ruela e chupa sem reclamar
Parabéns Bob pela entrevista, a maioria das pessoas não acreditam como foi a ditadura,. A história do Brasil parou neste período. Ditadura nunca mais!!!😩😢😥
Fui militante na década de 60 no RS e só hoje ouço um depoimento tão. Significativo para nossa história. Como tornar esse depoimento documento coletivo . Espero com muita emoção.
Estarrecida e agradecida!! O Brasil tem fome de verdade!!
Grata gratíssima BOB e DIOGO!! Vocês são grandes criaturas!
A Ditadura era para ficar 5 anos assim queria o Pret.Castelo Branco mas os militares não queriam por essa causa eleminaram ele e Continuaram no comando assim meus parentes comentavam minha família é muito grande meu avô era da família Delmiro Gouveia quem entende de política sabe toda a história😎😎😎😎
Excelente entrevista, Bob.!O Adriano Diogo é uma pessoa sensacional. Não o conhecia. Inteligente, corajoso e muito espirituoso. Ouvi duas vezes a entrevista.
Período terrível da nossa história relatados de forma clara e verdadeira por quem viveu na pele toda a violência e monstruosidade praticada por seres abjetos e repugnantes com o Ulstra, idolatrado pelo Genocida que hoje se encontra na presidência da república. O maior motivo para estarmos expostos à possibilidade de "vivermos" novamente estes tempos sombrios se deve à não punição exemplar de todos os líderes militares e torturadores vinculados ao golpe, como fizeram o Chile e a Argentina.
Adorei teu comentário . Concordo em gênero, número e grau . Faltou punição , justiça . E agora estamos novamente às voltas com esses tipos .
Assistam Argentina 1985!!!! Os militares são cruéis em qualquer idioma!!!! 🤕🤕🤕
A simplicidade, humildade, ao relatar sua história na residência contra ditadura militar, talvez esconde seu protagonismo!
Somos muito gratos por todos vcs todos que combateram a ditadura no Brasil!
Não foi isso que fizeram. Era pra implantar uma ditadura pior.
Imagino o sofrimento, por nos conceder este depoimento trágico. Ditadura, NUNCA MAIS!!!
a ditadura nunca acabou amigo, os militares não foram presos, não sairam do poder, a policia e o exercito não parou de matar e torturar e ainda existe a ideologia forte na sociedade, inclusive ganharam um presidente, se liga nisso, a ditadura não acabou, só mudou de forma, a ditadura capitalista neoliberal com o comando militar ainda está forte e no poder, fique atento
Concordo! Mas metade do povo brasileiro, agora, em 2022 quer “DITADURA JÁ”! Lamentável!
Pois eh ainda tem uns malucos pedindo golpe nem sabem o que falam . Depois quem gosta de HISTÓRIA é o burro .putz
Mais esses apoiadores do bolsonaro não sabem o que é tomar choque no olho do CU
Viva 64.
Que entrevista PRECIOSA!!! Obrigada!
Como esse nosso herói da esse depoimento tão triste sem se emocionar...?
Eles eram pessoas mais resistentes até mesmo emocionante. Todos os brasileiros deveriam saber muito mais sobre o que é, ditadura principalmente aqui no Brasil. Que pena que nossos heróis que perderam suas vidas lutando para que hoje temos uma democracia em processo de melhoramento, de aperfeiçoamento.
Grata e parabéns pela entrevista, Bob. Eu era da categoria e acompanhamos os fatos ligados à "Coojornal", que era publicado pela Coojornal, uma cooperativa de jornalistas cujos diretores foram presos. Não falos os nomes pra não esquecer algum. O Coojornal acabou pela pressão dos militares sobre os anunciantes...
Conheci o Adriano pouco antes de entrar na Faculdade. Ele me dava carona pra Cidade Universitária. Grande lutador pela democracia.
Que privilégio!
Qual democracia? A que prende crianças e idosos? Que faz exilados?
@@AdilsonFeodrippe-jp7kbquem fazia isso era a ditadura. Ngm foi exilado não.
@@AdilsonFeodrippe-jp7kb deixa de falar besteira, seu puxa saco de militar
Parabéns, Adriano Diogo e Bob Fernandes por esse depoimento sobre o horror que foi a ditadura!
Tinha que passar em todos os canais de TV
Cyyxzck bom you de vbjb de
@@mariadarcitiago5290 ok yxyb
@@mariadarcitiago5290 ok yxyb
Caro Bob Fernandes e Dep. Geólogo Adriano Diogo. Demorei mais de um ano para ver este documentário. Não tenho dúvidas de que ao retornar ao CREA-SP vou conversar com a Câmara de Geologia para que indique o Deputado Adriano Diogo para ser homenageado com a Medalha do Mérito da Câmara Especializada de Geologia!
Conseguiu ?
Tenho 80 anos e tenho vontade de chorar de emoção ao ouvir relatos como este.
Eu tenho 69 anos e não tenho vontade de chorar, eu choro toda vez que vejo ou ouço algo dessa época vergonhosa, horrorosa, desprezível 😢 que horror meu Deus!😦
Verdade ? Por acaso vc chora quando te lembram, que esses demônios TERRORIST4S esquartejaram um jovem de 17 anos na frente dos seus pais. Assassinos.
80 anos e não aprendeu nada de história .
Nossa !!
Eu vivi na época do regime militar, e nunca fui perseguida ou molestada, nem eu ,nem minha família, nem meus amigos e nunca conheci alguém da minha cidade que fosse perseguido.
Na época do regime militar não tínhamos muitas escolas, mas as que tínhamos era de muita qualidade, tínhamos merenda de 1°ao 4°ano primário, as vacinas eram dadas nas escolas, os professores eram respeitados pelos alunos e eles também nos respeitavam. Quando entrei no 5°ano a escola era longe de casa , mas quem tinha vontade de estudar dava um jeito e ia. Indo para o ensino médio comecei a estudar a noite, minha última aula acabava as 23:20 , iamos pra casa tranquilamente.
Nos finais de semana tínhamos as discotecas, muito longe de casa ,mas,jovens que éramos gostávamos de dançar e iamos a pé, acaba à meia noite, íamos embora a pé, nunca ninguém nos molestou.
Mas, naquela época, bandido ficava na cadeia.
Então... não sei porque as pessoas falam que houve ditadura, que prá todos que conheci chamavam de dita mole.
E hoje que não se pode sair sossegada na rua sem ser assaltada é o quê ???
@@iveteteresinhazambam2091 deixa de falar besteira, seu puxa saco de militar
Excelente reportagem!!! A verdade tem que ser mostrada. A história não pode se apagar, para que essas atrocidades não voltem a ocorrer. Que esquece seu passado nunca terá futuro!!
Obrigada por essa entrevista. Tão esclarecedora. Ditadura nunca mais. Tenho 19 anos. Sou alemão e brasileiro. Moro na Alemanha e me interesso muito sobre tudo do Brasil. Gosto muito dos vídeos do Sr. Bob Fernandes.
jA AMO VC POR , QUERER SABER A HISTORIA VERDADEIRA DO BRASIL. TEM UM LIVRO QUE UM EX MILITAR ESCREVEU . ELE PESSOALMENTE, SOMENTE EM UM DIA MATOU 12 . E COLOCO NO FORNO PARA FAZER TIJOLOS., ELE MATOU
Concordo com vc nunca mais. Mas infelizmente daqui a pouco estaremos vivendo outra
@@sandrarezende4229 ?
Meu Deus, Bob! Que forte, que passado degradante o Brasil tem! Que loucura ter quem defenda esse regime, quem duvide que isso existiu e quem apoie um delinquente que tem um torturador sádico como ídolo.
a ditadura nunca acabou amigo, os militares não foram presos, não sairam do poder, a policia e o exercito não parou de matar e torturar e ainda existe a ideologia forte na sociedade, inclusive ganharam um presidente, se liga nisso, a ditadura não acabou, só mudou de forma, a ditadura capitalista neoliberal com o comando militar ainda está forte e no poder, fique atento
MUITO SOFRIMENTO
Nem me fale!
Inacreditável termos uma população cruel q apoia um monstro q é o bostanaro
Isso mêsmo precisamos ficar alerta isso está voltando o Brasil está em perigo esse homem está aí nós braços dó povo fazendo apologia à ele 😢
MEU DEUS, ESSE VÍDEO, PRECISA SER VISTO POR UMA BOA PARTE DO POVO BRASILEIRO.
O LULA LADRAO FOI PRESO EM 2 REGIMES MILITAR E DEMOCRATICO AGORA NESTA DITADURA ESTA LIVRE ROUBOU 6 TRILHOES AFUNDOU O PAIS E SOMOS CHACOTA MUNDIAL
Bob parabéns pela entrevista. Um verdadeiro arquivo nacional vivo pela memória dos ativistas que lutaram contra a ditadura militar. Mais que isso, sua entrevista é um preciso material educativo, de conscientização das novas gerações no Brasil. Parabéns pelo ótima trabalho.
Baita entrevista, Bob.
Obrigada por isso!
Forte abraço, boa luta.
Obrigado Bob, sempre atento às memórias e história. Valeu Diogo Adriano!
“Aqueles que não conhecem sua própria estória estão fadados a repetí-la”. Infelizmente, esta frase permeia a história brasileira e escancara que a sociedade brasileira nunca foi democrática!
Bob, eu havia perdido esta entrevista !!!
Magistral !
Serena, sem sensacionalismo, com humor e sem ódio.
Parabéns a você e a seu entrevistado !
Esse depoimento é muito impactante e esclarecedor!!!...esse senhor é um grande personagem ,conta a sua história com muita graça e clareza!!!
Estou emocionada com essa entrevista. Salve a Geração 68.
Valéria .... Pela foto você parece muito jovem , e talvez por isso não saiba a verdade dos fatos !! Pesquise , pergunte as pessoas que viveram essa época , aos seus avós , por exemplo !!! Esses CANALHAS lutavam contra um governo de direita para implantar aqui uma " DEMOCRACIA AOS MOLDES DE CUBA" !!! Parece piada , mas era a mais pura verdade !! Nessa época , para o cidadão de bem , havia pleno emprego , Hospitais Públicos com qualidade para o povo , Universidades Públicas a pleno vapor e por meritocracia , havia segurança , bandidos portando fuzil e arrastões nas praias nem pensar !! E liberdade ?? Sim , havia , exceto para os que criticavam o governo , no entanto batiam palmas para a ditadura sanguinária de Cuba !! Esses CANALHAS deslumbrados , a maioria da classe média , achavam que podiam peitar e vencer as FAs do Brasil !! Esses CANALHAS matavam , torturavam , assaltavam bancos , tentavam invadir quartéis para roubo de armas , sequestravam aviões e embaixadores , faziam atentados a bombas com vítimas fatais , ou seja , eram verdadeiros terroristas assassinos , e não têm nada de heróis como você acha !! Não se deixe enganar por MENTIRAS !! NUNCA , MAS NUNCA MESMO , O GOVERNO MILITAR JOGOU BOMBAS NAPALM EM ALDEIAS PARA ACELERAR A CONSTRUÇÃO DA TRANSAMAZONICA !! É MENTIRA , E ESSA É A TÁTICA DA ESQUERDA ATÉ HOJE PARA CONVERCER OS INCAUTOS !! Falo com propriedade !! Tenho 75 anos , de 1965 a 1995 servi às FAs , com serviços prestados ao DOI-CODI no início da década de 70 !! Combati , combato até hoje e conheço essa CORJA de hipócritas !! Pesquise ... Pesquise .... Pesquise!!!
Sou professora de História não preciso perguntar pra ninguém que viveu naquela época para saber a importância da geração de 68 . Porque seguindo essa lógica alguem só pode falar de Idade Média se for numa sessão mediúnica e perguntar para um servo, um bispo ou um senhor feudal para ter uma opinião acerca de um período histórico.
@@hanssilva-rj22 há bozoloide se os que morreu na ditadura ressuscitar e te contar ditadura nunca mais
Verdade salve a geração de 1968, Sérgio Fleury, Cap. Brilhante Ustra, Delegado Ubirajara, Delegado Romeu Tuma, heróis do Brasil !!!
@@andretorres6411 Eu defendo heróis já o senhor exalta um notório torturador reconhecido pela Justiça, como Carlos Brilhante Ustra. Não vou discutir com fascista. Vcs romperam com Marcos civilizatórios ao defender regimes de exceção.
A indignação só aumenta Bob, como pode existir brasileiros que ainda justificam esse malfadado regime🥺🥺🥺🥺🥺
a ditadura nunca acabou amigo, os militares não foram presos, não sairam do poder, a policia e o exercito não parou de matar e torturar e ainda existe a ideologia forte na sociedade, inclusive ganharam um presidente, se liga nisso, a ditadura não acabou, só mudou de forma, a ditadura capitalista neoliberal com o comando militar ainda está forte e no poder, fique atento
vivi essa época,estou bem viva ,minha família não sofreu nada,eles só pegavam subversivos( comunistas hj) graças aos militares temos energia e poucas estradas q hj estão terminando,hj o povo esquerda é igual só baderna e quebra quebra é o que faziam naquela época.
@@bethpiazza592 Deixa de ser lesada, por acaso você viveu numa bolha? Procure se informar ao invés de dar opinião. Lide com fatos😠😠😠😠😠😠😠
@@vixtoralmeida1996 Desgraça seria se esses terroristas comunistas tivessem tomado o poder. Vejam o exemplo de José Dirceu. Um herói matou, roubou chegou ao poder e foi preso. Enquanto a esquerda não se renovar com um José Mugica brasileiro, Bolsonaro nada de braçadas longa nessa podridão.
@@pedroluizf.munhoz2125 Que nada amigo, tem é que meter bala em fascista mesmo, com nazi não tem conversa, é azeitona na testa ou cadeia.
E, apesar de tudo, este ser humano maravilhoso ainda consegue mostrar bom humor!...
Uma aula de História Contemporânea... Grata pela luta e pela aula.
Quanta verdade histórica. Meu respeito e admiração a Diogo, Como é importante pessoa consciente que não deixa de falar desse tempo de escuridão e maldades em nosso país.
Um absurdo pessoas ainda desconhecerem ou ignorarem esses crimes horrendos. O BRASIL tem que se conhecer!
Me ajudem. Desde 2015 divulgo o livro Partido da Terra. O MDB e o PSDB levaram vantagens sobre roubos de latifúndios. Temer. FHC e Sarney sáo só três deles. Arrepia do início ao fim. Os maçons protestantes e a mesma velha direita de hoje deram o golpe em 64. Pastor Daniel Batista tem vídeo. Mataram Getulio. Sou ex luterana . Entrei em choque quando descobri que essa igreja foi fundada por maçons. Lutero era maçom. Tudo fecha. Maltratam a gente pior que bicho racistas machistas. Lutero é ai do nazismo. Sou descendente dos Muckers e da Jacobina. Eram os maçons da época. Politicos e religiosos. Tenho dois livros pra indicar. Pra entender a imigraçâo europeia no Brasil.. moro em terra do MDB. Bolsoarismo são eles
Um povo que não conhece sua História está fadado a repeti-la.” (Edmund Burke)
nossa!! Que horror!!! nem consegui ouvir o relato das torturas. mas Péra... o presidente BOZO homenageou o ustra...
....
um escárnio!!!
@@marilisestival8938 sim .No dia do Golpe da Presidente Dilma.
É com este monstro que grznde parte dos brasileiros se identificam.Hoje nao acredito msis nesse povo que sempre foi tido como o mais bonzinho do mundo.
Agora szbemos quem zdmiram quase a metade dos brasileiros.
Nao podemos ser conivdntes com estas crueldades!
@@marilisestival8938 Acredito que ele homenageou, pq é um desumano cruel também e acredito que foi um grave erro esse sujeito perverso ter sido eleito várias vezes para deputado federal e o pior para presidente.
Show de entrevista! Parabéns Bob Fernandes, continue assim nos tornando mais conscientes da verdade que ocultaram no Brasil.
Bob por favor traga mais pessoas pra contar as histórias.
Obrigada temos muito o que ouvir e agradecer.
Bob Fernandes, tua coragem, honestidade, ética e coerência é tudo o que falta aos veículos de comunicação estabelecidos neste país! Obrigado!🙏
Parabéns pela entrevista! 😊Nossa história verdadeiramente contada! Gratidão pela coragem!😊
Mais que uma entrevista. Ouvir Adriano Diogo é fazer registro histórico. Parabéns a todos os envolvidos.
Que depoimento, que entrevista! Parabéns pelo trabalho, Bob!
Bob Fernandes, que este seu trabalho tenha a repercussão indispensável!
Meu Deus, que país é este!
Sugiro que nos faça uma entrevista com o Cel Marcelo Pimentel, que hoje foi entrevistado pelo Nassif.
Sinceramente eu não consigo nem imaginar o sofrimento dessas pessoas passaram na mão desses cão do inferno que passaram pela terra e fizeram tanto mal ao próximo estou chorando com tanta crueldade que foi feita o nosso irmão e muitos não encontraram o corpo até hoje...
muitos cometeram suicidio
Estou muito impactada com este "curta-doc"!!!
Vou passar para todos que precisam vê-lo!!
Todo brasileiro deve vê-lo!!!
Obrigada!
Caro Bob!
Que viagem no tempo!
Tempos de muita tristeza .
Página triste da nossa história!
Entrevista chocante!
Fiquei até arrepiada.
Em 68 , eu era uma adolescente, mas já ouvia falar das barbáries dos porões da ditadura.
Vladimir Herzog, foi assassinado no dia do meu casamento, 25 de outubro de 1975.
Em 1976, meu marido foi também torturado ,como foi narrado .
Olhos vendados, dentro de um Opala , circulando por 24 horas.
Na época , ele era estudante da USP e professor.
Momentos de terror!
Felizmente, acabou tudo bem, mas nunca mais fomos os mesmos.
Tenho repulsa a tudo que se refira à ditadura e militares..
Até meus últimos dias gritarei: Fora Bolsonaro !
Fora Genocida!
Fora Militares canalhas!
Nossa luta não acabou!
Meu querido jornalista, obrigada por manter nossa memória ativada.
Só assim , teremos forças para continuarmos lutando e acreditando, que o Brasil será melhor!
Valeu
👋👋👋👋👋💕💕💕
Você tem minha solidariedade! E fora bolsonaro!
NASCI EM 63, NOSSOS PAIS FALAVAM DO QUE ACONTECRU EM TODO O BRASÍL,INCLUSIVE TEVE CONHECIDOS DELES QIE FORAM PRESOS E TORTURADOS.AFIRMO AGORA ; FORA BOSSONARO E BOSSONARISTAS.
Seu depoimento é comovente e vc precisa divulga-lo bastante, pra que não pensem que haverá alguém que vai ficar livre do terror. Ninguém passa ileso dessas situações terríveis. Você tem minha solidariedade!
Tive familiares que foram presos no antigo d.o.p.s., apenas por "suspeita" de serem "comunistas" !!!! Era terrível...ditadura nunca mais....🙏🙏🙏
@@Com-rq8gx Ditadura nunca mais! E que não haja nenhuma tolerância com fascistas e com quem pede golpe militar. Isso é um absurdo! Que respondam perante a Lei.
Que a memória das vítimas permaneça para assombrar os monstros que as vilipendiaram.
MUITO TRISTE !MALDITOS
Amemmmmmm
Perdi amigos que nunca se meteram em política e usavam cabelo cumprido ou barba e foram levados sem nunca mais aparecerem
É nada , sou desse tempo e é tudo mentira o que esse comuna acima disse, e o A5 foi muito ruim mas para os comunas mortandeleiros.
@@maniobordao4781 achandre-se, alimária.
Eles provavelmente eram opositores do regime, mas não falavam abertamente, não se podia fazer isto na época. Não se pode subestimar os malucos, quero dizer eles sabiam muito, infelizmente, tortura funciona sim. Bons investigadores não precisam dela, mas ela funciona. Com isto quero me solidarizar com todo o torturado que falou, não se culpe, os únicos que não falam são os que morrem rápido na minha opinião.
@@maniobordao4781 então a revista O Cruzeiro e Manchete mentiram? As fotos são fake? As pessoas lutavam por uma vida justa.
Deus o livre
Maravilhosa entrevista/depoimento da história do Brasil. Valeu grande Bob Fernandes, orgulho da imprensa brasileira
Meu Deus! Eu sabia que havia a tortura. Só não imaginava que era tão perversa assim. Parabéns pra esse sobrevivente que apesar de todo o sofrimento, consegue falar sobre esse tema de forma tão calma. Eu estou impactada!
Uma aula de história do Brasil… parabéns pela reportagem… Bob Fernandes, brilhante, sempre acertando na pauta…
Depoimento tanto oportuno quanto estarrecedor.
Excepcional as informações desse depoimento !
Adriano obrigada por sua coragem, sua história, sua memória nos ensina muito. Precisamos de mais e mais entrevistas, memoriais, museu com documentos, documentários para registrarmos tudo, tudo... Os militares precisam prestar conta de tudo que fez, na época e hoje, justiça ao povo brasileiro.
Infelizmente temos que
Preservar nosso holocausto
@@manoeldesouza7459 inclusive, do holocausto que estamos vivendo "hj" !
191 mortes comprovadas e 243 desaparecidos durante 21 anos, comprovados pela própria comissão nacional da verdade. Isso é um holocausto? A maioria dos mortos foram em confrontos armados sendo que muitos militares foram assassinados e emboscados. Dos 243 desaparecidos muitos foram mortos pelos próprios companheiros revolucionários quando queriam abandonar as guerrilhas.
@@lindomarsantana611 o típico tiozinho das fake news no whatsup da família. 😏😒😒😒😒
@@neusacurado5593 fake News = opinião contrária. (a sua no caso).
Entrevista muito importante, precisamos terminar de escrever nossa verdadeira história. É inadmissível que personagens tão cruéis estejam livres e atuantes. Prazer em conhece-lo Adriano Diogo , gratidão pela pessoa que é.
Bob Fernandes, seu trabalho é fundamental!❤
Acabei de assistir! Só um paspalho desumano pra defender a ditadura. Parabéns mais uma vez Bob!
Merece um filme essa história
Tem que ter muita coragem, para reviver fatos tão ediondos! O Poder Judiciário, continua encobrindo e protegendo torturadores. Que se faça a verdadeira justiça!
Uma coisa sei.d Deus não escapa e se não se arrepender em irão pro inferno porq só jesus transforma e leva para o céu
O bolsonaro é fã da tortura!
@@marcoantoniotrilha3948 O VERDADEIRO CAPETÃO!!!
🤣🤣🤣🤣🤣🤣
@@berenicebatistadossantos5864 Imagine só: as pessoas mortas pelo regime ditatorial no céu dando de cara com seu torturador arrependido. Uma pérola que somente a estúpida fé cristã poderia promover
@@jobsonmatos454Mas provavelmente o torturador não se encontrará com Deus esim com o capeta no inferno.
PQP! Uma das melhores entrevistas q já assisti! Um depoimento vívido, intenso, impressionante, inesquecível...
Todos os brasileiros deveriam assistir essa entrevista.
Todos os esquerdopatas se acham vítimas.
Realmente, essa desventura deveria fazer parte dos currículos escolares. Como as pessoas não têm a menor ideia dessa maldição que nos abateu tão recentemente?
@@Nilda-qj2cc Tudo mentira. Quer doutrinar os jovens para acreditar na bondade de criminosos guerrilheiros, ladrões de bancos e que explodiam bombas para matar inocentes. Não vão não! Desta vez não precisaremos dos militares e será sem tortura e sem anistia!!!
Acho que já agradeci mais de 10 vezes, com certeza, pelos conteúdos do canal. E nunca é demais. Portanto, obrigado Bob Fernandes e equipe mais uma vez. Entrevistando uma figura tão importante, articulada e lúcida como o Diogo, o Bob sempre se lembra de seu papel de jornalista cujo foco é, não só o entrevistado, mas tb quem está assistindo. E, para tanto, insere apartes para que o entrevistado explique determinados detalhes de forma que, quem tem menos conhecimento, entenda esta ou aquela circunstância, pessoa, instituição, ou ação, de forma que as narrativas seja mais esclarecedoras. E o faz da melhor forma, elegante, dando ao entrevistado a oportunidade dessas explicações, e não ele mesmo tomando para si essa prerrogativa. Assume o papel de condutor competente, não de personagem. Mais uma vez, muito obrigado a vcs.
Emocionante, autêntico e apavorante so mesmo tempo. Parabéns pelo canal, pautas e sua perfeita entrevista. Reitero que sou fã deste jornalista🌟
Obrigado Bob Fernandes pela entrevista "documentário". Não se apaga a história.
Eu morava na Rua Tutóia, ao lado da 36 delegacia a OBAN..
nessa época tinha 15 anos, e escutava os gritos das pessoas sendo torturadas, e não sabia o que estava acontecendo, mais nunca esqueci dos gritos que escutava, principalmente a noite... muito triste essa época...
😢😢me dói profundamente na alma...
Eu morava na Rua Tutóia , ao lado da 36 delegacia .
De madrugada a gente ouvia os gritos dos presos sendo torturados , era horrível acordar com aqueles gritos… aparentemente ninguém entendia o que estava acontecendo .😢 meu Deus que barbaridade !!!
Quem chamava de Tutóia Hílton também não tinha idéia da tragédia ou cavalgava com a direita!
Mentira.
Mentira!!!!!!! É inacreditável que fizeram tudo isso e saber que o fulano que chamam de mito aprova isso tudo !
Excelente entrevista! Muito obrigada, Bob Fernandes. E parabéns, Adriano Diogo, pela fibra e pela trajetória admirável. Esperemos que o Brasil não retroceda a tanta iniquidade e força bruta.
Obrigada, Bob! A gente precisa falar sobre período tenebroso da nossa história!
Muito importante essa entrevista. Quantas barbaridades! Sigamos na resistência, Bob.
parabéns pela iniciativa!!! não tenho palavras para descrever essa aula triste desse período da história do Brasil.
QUE ESTE PRESIDENTE IDOLATRA
Acompanhei a comissão da verdade. O pessoal teve muita coragem e fibra, que o nosso país continue nos presenteando com estes cidadãos que não se deixam paralisar pelo medo
Esta aula de História do Brasil tem que ser guardada e postada para filhos, netos, bisnetos...
Sem palavras, isso tudo é muito triste.
Há muito tempo nao assistia uma entrevista tão impactante! Importante! Imprescindível!
Parabéns pela entrevista!
Todo o meu respeito ao sr. Adriano.
Cada vez esse desgoverno simpatizante de torturadores, nazistas e sua milicada inspiram mais asco.
Li muito sobre o inferno da DITADURA
Mais um vídeo extremamente necessário, Bob, equipe e entrevistados, nosso sincero agradecimento. 💙
O testemunho de uma época tenebrosa pra nunca ser esquecida!....
Boa noite Bob. Sempre bom relembrar o PERÍODO NEGRO da DITADURA MILITAR ASSASSINA. Período triste, mas têm que ser mostrado, isso sim é jornalismo RELEVANTE. Valeu Bob.
👏👏👏👏👏👏POR ESTÁ ENTREVISTA
Uma entrevista completa, esclarecedora e necessária. Parabéns, Bob!
Contar, escrever, repetir, falar, contar...sempre. Bela entrevista!
ENTREVISTA QUE TODOS OS BRASILEIROS DEVERIAM ASSISTIR.
kkkkk...nem assisti..so mentiu..
@@maniobordao4781 bolsominions é comparado a camarão igual o bozo merda no cérebro ainda bem que está restando pouco mais ainda tem alguns que prega a ditadura com estes asseclas de pijamas
Bela merda de uma entrevista! Esses esquerdopatas ficam bajulando ex-terrorista, que absurdo! Eram tão nojentos quanto os militares.
@@mariadarcitiago5290 Isso, e eu assisti, e hoje me ajudou em despertar mais a minha cidadania, pois agora sem que foi herói, Col. Carlos Alberto Brilhante Ustra, herói do Brasil.
Depoimento extraordinário! Me emocionou profundamente. Obrigada!
Já vi duas vezes esta entrevista , e em ambas fiquei emocionado apesar de já ter lido muitas coisas a respeito desse período. Parabéns pela entrevista.
Esse passado negro, não pode de maneira nenhuma, ser esquecido. Ótima entrevista
Não chame este passado de "NEGRO"...nós não somos assim...
Abraços...
Passado é sombrio, tenebroso, lastimável, terrível, horroroso etc mas negro não! Vamos repensar a linguagem, amigo Walter! Abraço!
Passado obscuro! Trágico! Tenebroso! Lamentável....😩😩😩
Negro?
@@antoniocarlosgodoy5560Concordo com você.
Ao ouvir esse relato me encho de alegria ao ver que esse país tem pessoas de tanto valor
Precisamos honra las
Parabéns Bob, por esta entrevista, bem visceral, do que foi a ditadura no Brasil. Que sirva para os idiotas que negam este período.
Infelizmente os idiotas não assistem os depoimentos verídicos daquela época horrível da história do Brasil lamentável.
@@vivianisaraivarodrigues7727 pior que é isso mesmo. Não assistem, negam o assunto, não estudaram e estão pouco se lixando.
Vivi nessa época! Foi o tempo mais tranquilo que o Brasil teve!!!!!
Relembrando e compartilhando em 2024.
Eu vivi esse Brasil,infelizmente..Tudo o que esse senhor disse é verdade.Era assim mesmo.Nunca me envolvi com nada que me fizesse passar pelo que ele passou.Mas,conheci pessoas...E,como ele menciona,vivemos,atualmente sob uma nuvem que nos remete aos anos de chumbo.TORTURA NUNCA MAIS!!!
Não precisava nem ser militante. Se eles cismassem com a pessoa, não tinha jeito. Eu era criança e morria de medo dos soldados. Ficávamos sabendo que eles tiraram muitas crianças da família 😢😢😢😢
Parabéns pelo trabalho, Bob
Obrigada Bob Fernandes, por nos proporcionar maís esse conhecimento!
Entrevista incrível. Virando o Brasil pelo avesso e sacudindo, pra fazer caírem todos os podres.
Bob Fernandez e Adriano por trazer conhecimento, a história de como surgiu as comissões da verdade.
Uma rica história de vida e uma aula de história social e política brasileira 🙌👏👏👏✊🌹
Que bom ver o Adriano. Muito respeito por sua história e sua luta. Parabéns Bob pela entrevista
O maldito ustra, é o ídolo do
Bolsonaro. É inacreditável, esse é o nosso presidente. Meus pêsames a todos os brasileiros...
Que beleza poder ouvir e conhecer essas histórias! Grata aos dois!
Que coisa mais triste! Lembro-me de quando eu era menina, eu via meus pais conversando às escondidas, indignados... Depois, eu já estava mais adulta, daí, eles começaram a me explicar sobre essas coisas tão horríveis... Lembro-me, quando meu pai demorava a chegar do trabalho, a minha mãe ficava apavorada...
Fiquei aterrorizado com o grau de psicopatia quando ele diz que a mulher do Ulstra descia na masmorra pra conversar com as mulheres aprisionadas e torturadas , como se estivesse visitando parentes tudo normal meu DEUS
Bob... Que bom que existem ferramentas tecnológicas que alcançam a juventude. Porque a nossa verdadeira história precisa ser mostrada, repetida à exaustão para não ser esquecida!
Parabéns e obrigada!