Parabéns pela sua vontade de aprender. Psicanálise é, antes de tudo, a cura pelo Amor: é buscar curar nossa necessidade de aprender, de ter compaixão e empatia, de se conhecer, de ressignificar o mundo ao redor. Sua humildade já é, por si só, uma qualidade valiosíssima para o seu próprio crescimento. Parabéns e fique sempre com a gente!
@@andreiamartinez2507 Não me parece que a menção ao título passe um tom de superioridade ou desmerecimento, ou algo do tipo, em relação ao outro (ainda que se possa pensar isso, pois o "bonzinho" omite o alto nível de formação para não "minimizar" o outro.). A forma como foi feito o comentário mostra que independente do nível de formação das duas pessoas elas se movem pelo mesmo motivo: a busca pelo conhecimento e pela vontade de se tornar um ser humano melhor.
*[anotações de aula]* → narcisismo é uma estrutura da subjetividade - onde existe um eu existe uma relação de reconhecimento em relação : outro, de si e de outro a partir de um terceiro - narcisismo não quer dizer egoísmo →o que é empatia? - a ideia de empatia vem da estética, com Vischer , eu me simpatizo com algo - tem como haver com a ideia de afetos, emoções e sentimentos mas também com distanciar, aproxima e mover-se - mover-se: temos repressores do corpo que nos enlaçam com o outro ou inibe (culpa, vergonha, nojo - associado a como vc resolveu o édipo) - Vischer - Einfuhlung - quando estou diante de uma imagem, que representa o outro evoca um sentimento comum >>>EMPATIA
Yuri, suas anotações são muito boas, eu quando tento anotar fico tentando psicografar o que o professor fala, é impraticável! Faça um vídeo ensinando a nós, colegas estudantes, a estudar. Hahaha. Seguindo seu canal :)
"Claudio Tebas, meu palhaço favorito." A frase do Dunker foi de puro amor e admiração, singelo, quase tímido, mas tão real. Que linda declaração de amor fraterno este vídeo. No fundo, é um vídeo sobre a amizade verdadeira também.
Lembrei do Suassuna sobre o riso a cavalo e o galope do sonho como armas contra o desespero…a alegria e o lúdico como possibilidades para sustentar os processos e o desejo. Valeu Dunker!
Querido Dunker, sem querer fazer análise mas fazendo eu estou vivendo uns processos interessantes com meu psicólogo sócio histórico. Estou me lembrando de detalhes de lembranças e busco não sofrer com meus pensamentos mas daí surgiu um sofrimento sem pensamento uma tristeza, desânimo, uma pressão no peito. Essa tristeza durou uns três dias mas passou. O psicólogo falou sobre imaturidade e maturidade disse que não somos imaturos totalmente somos imaturos em alguns aspectos e somos maduros em outros aspectos. Daí, penso agora, que somos uma colcha de retalhos, somos cindidos, somos multifacetados, somos quebrados.
O retorno da trilha de sonora antiga, seria um esfrega esfrega afetivo ao pé do ouvido de quem gostava dela e teve que se ir se acostumando a nova, ou é um laço sonoro? rs
Professor, você fala muito sobre Amor e Empatia e sempre fico ampliando esses conceitos para a relação com animais. Poderia falar sobre o Veganismo frente aos olhos da Psicanálise?
Vejo esse vídeo e só me lembro de uma frase: "Cada um escuta o que quer"... Acho que isso complica muito se se pensa a empatia como um ideal... E também complica muito o reconhecimento do saber que o outro tem de si e o tempo que cada um tem para ter esses saberes. Pena é um sinal de arrogância. Isso pode ser uma pista para saber sobre si.
Oi prof Dunker... acabei de ver sua entrevista sobre a ginasta Simone Biles, quando o fato aconteceu eu fiquei com uma reflexão... o quanto uma atleta que só ganha pode não saber lidar com o erro, com a perda, a ponto de preferir largar a competição. Me fez refletir sobre a geração da felicidade a qualquer custo, sobre não saber lidar com a frustração. E também o quanto a psicologia do esporte ainda é uma área recente na psicologia e muito importante na formação dos atletas. Pois ela é uma atleta de altíssimo rendimento e muito importante ter este suporte psicológico para lidar com o ganhar e perder. Porque não é nenhuma novidade a pressão que se tem em jogos Olímpicos... Não vi ninguém falando sobre isso... grata. Bjos.
Nossa! A escolha é muito difícil, mas se eu tivesse que votar no melhor vídeo deste canal, acho que seria este! Obrigada, Professor!!!!!! Imperdível!!!!!
Essa distinção entre ser bom e ser bonzinho é uma noção muito confusa para a maioria das pessoas. E narcisistas justificam sua perversão a partir dessa afirmação, de que ninguém é bonzinho. Relativizando a sua falta de empatia com o nível do que chamam de "bondade!", que em verdade para eles é sinonimo de ingenuidade.
Eu sempre pensei que as estruturas psicológicas eram três bem delimitadas, do tipo um neurótico não pode ter psicose, no caso não ouve vozes, nem o psicótico não poderia ter psicopatia. Eu sempre encarei psicopatia uma espécie de vertente de narcisismo, não sabia que um neurótico ou psicótico tivessem narcisismo.
Querido Dunker, eu acho que eu me encaixei no "bonzinho". Vou ficar mais esperta na hora que fizer novas amizades e buscar ser bom em vez de ser "boazinha".
Mas dizer coisas difíceis, é diferente de acreditar em coisas abjetas. Tenho vários amigos que já me disseram coisas horríveis, mas me ajudaram a refletir, porém acho difícil manter a amizade com alguém que acha normal um presidente não querer comprar vacina pro seu povo.
Herr Professor, reafirmando os comentários dos demais esse vídeo foi muito esclarecedor! Assim como o da neurose obcessiva...vamos adquirir o livro! Abs
Eu sei que está tudo alicerçado na ciência, mas esse falando nisso me serviu como um aconselhamento, um afago, um abraço. Tudo que estava precisando ouvir, obrigada.
Oi, Dunker! Não sou psicanalista, mas mas sou psicanalisando :D e flerto muito com vocês e as teorias todas. Hoje, te ouvindo falar de empatia, percebi que esse conceito ou, com o perdão da minha imprecisão, a prática desse movimento afetivo abrange e explica bastante a concepção do veganismo, ou ao menos de muitas pessoas vegetarianas e veganas (é ir além do mero reconhecimento do ponto de vista do outro, além da recompensa narcisista de se achar bonzinho, é dar uma resposta, criando algo em comum, acontece com alguém que não é igual a nós, etc.), mas eu, sendo vegetariano, suponho que isso também tenha uma relação com o narcisismo. Adoraria te ver falar sobre isso: narcisismo, empatia, veganismo e psicanálise. Fica a sugestão e meus parabéns por todos os vídeos que eu já vi, valeuzão!
Ai ai ai ai..... pra que fui eu dizer ao Professor no 320 que era BOM superar-se? No 321 ele pega pesado..... e bota pesado nisso!. Como dizia eu Falo Nisso, mas como é que é? Essa que o Ator representa? O Palhaço como é mesmo? Deixa te contar um segredo que a gente aprende e deve aprender cedo para Muuuuuito mais tarde entender quando se é ator....o palhaço depois agente voltamos..... a grande chave na arte do ator ao contracenar, já que o tema foi Empatia é uma coisa de uma ordem do gozo Mein Herr querido implica num treco genial que eu te resumo assim....... Nós sabemos, que nós sabemos que sabemos. Mesmo assim, vc continua cada dia mais simpático, aprendo tanta coisa cada vez, cada Falando Nisso, então é falo nisso. Vlw Vlw Vlw.
Christian, queria saber mais sobre a relação da psicanálise com a lei, por exemplo, como procede ou deve proceder o analista quando o paciente conta um crime cometido ou manifesta a intenção de cometer algum, seja ele qual for? Ou então na intenção de suicídio, seria ético falar com a família? Qual o limite, há um limite estabelecido? Obrigado!
Já me perguntei isso também. Conheço um psicólogo do behaviorismo que (sem respeitar a ética) me contou de um paciente que andava de bicicleta e passava a mão no bumbum das mulheres pelas ruas. Chegou a sair no jornal local que a polícia procurava pelo tal. Não se espante, moro numa pequena cidade da Alemanha: aqui a polícia procura esse tipo de agressor sexual. Eu sempre me perguntei se não era obrigação do psicólogo entregar o cara, mas pelo que parece não, ele preferiu continuar tentando curar o cara pra não fazer mais isso. O que no fim das contas é melhor, não é?
O Código de Ética do CFP diz que se a vida da pessoa (como no caso da intenção de suicídio) ou de outras pessoas estiver em risco o sigilo deve ser quebrado
É uma boa pergunta! Como colocaram acima, quando se é psicólogo e se tem essas questões que colocam em risco a si ou ao outro o sigilo deve ser quebrado. No entanto, psicanalistas não necessariamente são psicólogos, portanto não respondem ao mesmo código de ética. Como psicanálise não é regulamentada pelo Estado, não há uma lei, um código de ética regulamentado que obrigue o psicanalista a quebrar o sigilo, mas existem as diretrizes éticas da Psicanálise. Para ser sincera não sei como um psicanalista não psicólogo deve atuar frente a isso, gostaria de saber também! Só sei que diferentemente do psicólogo não existe uma lei nacional que torne a omissão um crime jurídico (mas talvez entre como cúmplice? Não sei!)
Sempre lançando muitas luzes para a construção de um possível caminho emancipatório. Gostaria muito de ter a possibilidade de fazer análises com psicanalistas e psicólogos dessa tradição libertária. Mas não sei, se pelo vídeo, consigo assimilar e discenir bem para o cotidiano, o conceito de ser bom e separar a ideia de ser bonzinho.
Oi, Christian. Tudo bem? Adoro o seu canal. Queria que você falasse um pouco sobre a "hipocondria" ou a preocupação excessiva com a saúde. Esses dias eu estava refletindo sobre esse assunto e me perguntando até que ponto a preocupação excessiva com a saúde, constante visita a médicos, exames é medo de ficar doente ou um desejo de ficar doente. Não seria muito tênue a linha que separa essas coisas, aparentemente, tão contrastantes? Faz sentido? Um abraço, Ana.
Professor, suas análises são maravilhosas. Tenho comigo um emplastro, a la Brás Cubas, em que fico pensando em Os Maias. Claro que muitas podem ser as chaves e os caminhos de leitura de um texto tão singular, mas gostaria de ouvir, se possível, uma leitura de viés psicanalítico sobre o que vou chamar aqui de "a questão da educação/ criação", por falta de expressão melhor. No texto, Afonso da Maia se recente da criação que o filho, Pedro, recebeu, e que teria feito dele um fraco que, consequentemente, sucumbiu diante de uma paixão. Por ironia, O mesmo patriarca Afonso da Maia acaba por ter para si a criação do neto, Carlos Eduardo, que é criado com preceitos diametralmente opostos à educação recebida por Pedro. Carlos Eduardo também se envolve numa tragédia amorosa. Não se suicida, mas vezes seguidas volta a dormir com Maria Eduarda, mesmo já sabendo que são irmãos. Pai e filho, cada um com sua tragédia - então não é uma questão de educação. Carlos Eduardo somente é parado pela morte desesperada do avô. Há um momento em que o velho Afonso da Maia fala na inexorabilidade do destino. Por favor professor, o que a psicanálise nos ensina, nos faz refletir, sobre esta questão? Obrigada.
Contradição aos 16 min. O amor moral é pre-requisito da empatia pois sem ele você depende da simpatia (identificação). E sendo diferente é necessário adequação e perseverança para entendimento, ou seja, um relação de fidelidade sem identificação prévia. Quando ele apresenta o livro inicialmente, fica a idéia de que ser empático estaria fadado a ser bonzinho, passando a ideia contrária da própria argumentação geral.
Só que tbm é desagradável demais uma pessoa só te maltratar, não reconhecer nada de bom em vc. Aí seria um narcisismo da pessoa que aplica isso? Que pra conseguir se sentir bem consigo mesmo precisa estar perto de pessoas que considera inferiores e quando conhece pessoas invejáveis para si quer rebaixa-las o máximo possível. É uma discussão delicada
Parabéns pelo vídeo e canal ! Então a empatia necessariamente surge (ou começa a ser elaborada) quando existem proximidades físicas entre as pessoas ? E na época do isolamento social isso foi prejudicado quando achávamos que íamos progredir neste aspecto empático, certo ?
Professor, não sou intelectual, na verdade sou pessoa simples , apenas segundo grau, mas gosto muito de ouvir o senhor! Muito obrigado, aprendo muito.
Oi Rudsen, eu sou muito feliz em ter um mestrado, me movo pelos mesmos motivos que você: me encontrar com o que eu não sei, vamo que vamo
@@AndreRSilva-oz1nd qual a relação do mestrado com o comentário?
Parabéns pela sua vontade de aprender. Psicanálise é, antes de tudo, a cura pelo Amor: é buscar curar nossa necessidade de aprender, de ter compaixão e empatia, de se conhecer, de ressignificar o mundo ao redor. Sua humildade já é, por si só, uma qualidade valiosíssima para o seu próprio crescimento. Parabéns e fique sempre com a gente!
@@andreiamartinez2507 Não me parece que a menção ao título passe um tom de superioridade ou desmerecimento, ou algo do tipo, em relação ao outro (ainda que se possa pensar isso, pois o "bonzinho" omite o alto nível de formação para não "minimizar" o outro.). A forma como foi feito o comentário mostra que independente do nível de formação das duas pessoas elas se movem pelo mesmo motivo: a busca pelo conhecimento e pela vontade de se tornar um ser humano melhor.
Estamos sempre em busca de aprender e se compreender. Você é intelectual, sim!
*[anotações de aula]*
→ narcisismo é uma estrutura da subjetividade
- onde existe um eu existe uma relação de reconhecimento em relação : outro, de si e de outro a partir de um terceiro
- narcisismo não quer dizer egoísmo
→o que é empatia?
- a ideia de empatia vem da estética, com Vischer , eu me simpatizo com algo
- tem como haver com a ideia de afetos, emoções e sentimentos
mas também com distanciar, aproxima e mover-se
- mover-se: temos repressores do corpo que nos enlaçam com o outro ou inibe (culpa, vergonha, nojo - associado a como vc resolveu o édipo)
- Vischer - Einfuhlung - quando estou diante de uma imagem, que representa o outro evoca um sentimento comum >>>EMPATIA
Yuri, suas anotações são muito boas, eu quando tento anotar fico tentando psicografar o que o professor fala, é impraticável! Faça um vídeo ensinando a nós, colegas estudantes, a estudar. Hahaha. Seguindo seu canal :)
"A palavra é mais importante que esse esfrega esfrega afetivo". Rindo até 2022, Dunker. Beijão.
Poético.
Excelente
😂😂😂😂 Muito bom!
"O outro tem um estrangeiro dentro dele". Que frase tão linda. Muito bom o vídeo, Profº Dunker.
"Culpa não é responsabilidade. Responsabilidade é implicação no processo." Adoro os vídeos.
"A empatia começa quando eu reconheço que o outro não é um ponto de vista."
Gosto demais dessa noção de um lugar em que importa menos o que nós somos, mas o que fazemos juntos. É uma ideia muito potente!
"Claudio Tebas, meu palhaço favorito." A frase do Dunker foi de puro amor e admiração, singelo, quase tímido, mas tão real. Que linda declaração de amor fraterno este vídeo. No fundo, é um vídeo sobre a amizade verdadeira também.
A luz do microfone rouba toda a minha atenção. É relaxante.
Preciso aprender a olhar ajudar e julgar menos. A sindrome de asperger torna isso mais dificil mas aos poucos vou aprender.
Lembrei do Suassuna sobre o riso a cavalo e o galope do sonho como armas contra o desespero…a alegria e o lúdico como possibilidades para sustentar os processos e o desejo. Valeu Dunker!
Lacan ali atrás está prestando atenção ao Dunker ;)
Vivendo no tempo de Dunker e com tal tecnologia
Que privilégio
Querido Dunker, sem querer fazer análise mas fazendo eu estou vivendo uns processos interessantes com meu psicólogo sócio histórico. Estou me lembrando de detalhes de lembranças e busco não sofrer com meus pensamentos mas daí surgiu um sofrimento sem pensamento uma tristeza, desânimo, uma pressão no peito. Essa tristeza durou uns três dias mas passou. O psicólogo falou sobre imaturidade e maturidade disse que não somos imaturos totalmente somos imaturos em alguns aspectos e somos maduros em outros aspectos. Daí, penso agora, que somos uma colcha de retalhos, somos cindidos, somos multifacetados, somos quebrados.
Muito bom a referência do livro no finalzinho do vídeo, considerando o que é ser "bom e ser bonzinho". Essa característica narcisista é tenso viu.
Vc é muito simpático. Nem parece Prof Titular rrss #vivaapsico
Aprendi a não sempre ser boazinha mas sim tentar sempre ser boa.
Voltou a musiquinha boa. Boa, Dunker! 🤙🏻
Vc sabe qual musiquinha clássica dos vídeos do Dunker é essa? Eu quero pra preparar minhas aulas remotas, rs.
Você é muito bom, nem nos conhece e não é nada bonzinho conosco, rsrsrs
O retorno da trilha de sonora antiga, seria um esfrega esfrega afetivo ao pé do ouvido de quem gostava dela e teve que se ir se acostumando a nova, ou é um laço sonoro? rs
Nossa, tudo que eu precisava ouvir nesse momento...
Professor, você fala muito sobre Amor e Empatia e sempre fico ampliando esses conceitos para a relação com animais. Poderia falar sobre o Veganismo frente aos olhos da Psicanálise?
Adorei o Lacan ali em segundo plano
Vejo esse vídeo e só me lembro de uma frase: "Cada um escuta o que quer"... Acho que isso complica muito se se pensa a empatia como um ideal... E também complica muito o reconhecimento do saber que o outro tem de si e o tempo que cada um tem para ter esses saberes. Pena é um sinal de arrogância. Isso pode ser uma pista para saber sobre si.
Gratidão pela sua vida vida que tanto nos ensina e inspira!!!
Christian, gravaria uma reflexão sobre o gozo no ódio e a situação do Brasil nos tempos que correm? Seria o ódio um sintoma social contemporâneo?
Querido Tio Dunker. Gostaria de sugerir um vídeo sobre a psicologia humanista e as diferenças dessa abordagem em relação à psicanalise. Grazie!
Mais um livro pra lista
Professor, gostaria que falasse um pouco sobre a noção de culpa em psicanálise. Parabéns e obrigada pelo canal!
Entendi muito pouco . Só o q percebo a tempo , é q sou um bonzinho querendo ser bom . E da trabalho !!!
Oi prof Dunker... acabei de ver sua entrevista sobre a ginasta Simone Biles, quando o fato aconteceu eu fiquei com uma reflexão... o quanto uma atleta que só ganha pode não saber lidar com o erro, com a perda, a ponto de preferir largar a competição. Me fez refletir sobre a geração da felicidade a qualquer custo, sobre não saber lidar com a frustração. E também o quanto a psicologia do esporte ainda é uma área recente na psicologia e muito importante na formação dos atletas. Pois ela é uma atleta de altíssimo rendimento e muito importante ter este suporte psicológico para lidar com o ganhar e perder. Porque não é nenhuma novidade a pressão que se tem em jogos Olímpicos... Não vi ninguém falando sobre isso... grata. Bjos.
Onde foi postada? Gostaria de ver.
Professor, você é demais! Eu não aguentei esse sopro do final. Muito amor psicanalítico ✨
Gostaria que falasse quando o terapeuta está extremamente triste e não consegue atender bem e quando isso perdura
vendo esse video descobri que não sei nada sobre a vida rs
Dunker, faz um vídeo sobre "autoridade", meu analista só fala sobre isso
Antídotos contra narcisista é ótimo.
te escutar sempre é uma experiência ótima e muito agradável! muito obrigado
Nossa! A escolha é muito difícil, mas se eu tivesse que votar no melhor vídeo deste canal, acho que seria este! Obrigada, Professor!!!!!! Imperdível!!!!!
Essa distinção entre ser bom e ser bonzinho é uma noção muito confusa para a maioria das pessoas. E narcisistas justificam sua perversão a partir dessa afirmação, de que ninguém é bonzinho. Relativizando a sua falta de empatia com o nível do que chamam de "bondade!", que em verdade para eles é sinonimo de ingenuidade.
Eu sempre pensei que as estruturas psicológicas eram três bem delimitadas, do tipo um neurótico não pode ter psicose, no caso não ouve vozes, nem o psicótico não poderia ter psicopatia. Eu sempre encarei psicopatia uma espécie de vertente de narcisismo, não sabia que um neurótico ou psicótico tivessem narcisismo.
Exercicio Cotidiano
Professor Dunker, que aula sensacional! "Antídotos antinarcísicos" e A Tempestade:))))
Querido Dunker, eu acho que eu me encaixei no "bonzinho". Vou ficar mais esperta na hora que fizer novas amizades e buscar ser bom em vez de ser "boazinha".
Mas dizer coisas difíceis, é diferente de acreditar em coisas abjetas. Tenho vários amigos que já me disseram coisas horríveis, mas me ajudaram a refletir, porém acho difícil manter a amizade com alguém que acha normal um presidente não querer comprar vacina pro seu povo.
Verdade, é muito simples... Só pegar o dinheiro e comprar.
Herr Professor, reafirmando os comentários dos demais esse vídeo foi muito esclarecedor! Assim como o da neurose obcessiva...vamos adquirir o livro! Abs
Ma-ra-vi-lho-so!!!! ♡
Eu sei que está tudo alicerçado na ciência, mas esse falando nisso me serviu como um aconselhamento, um afago, um abraço. Tudo que estava precisando ouvir, obrigada.
Christian, poderia fazer um vídeo sobre o filme dinamarquês "Um Homem de Sorte"?
Dunker, se você puder, faz um vídeo sobre RPG
Professor, poderia comentar sobre a TPM?
Uau, grande Dunker!!
Professor seu sotaque é muito bacana!!😚😉melhor ainda é o conteúdo compartilhado e o aprendizado ofertado!! Super obg🤓💫😊👀
Valeu, Dunker! (e muito contente aqui com essa trilha maravilhosa de volta!)
Oi, Dunker! Não sou psicanalista, mas mas sou psicanalisando :D e flerto muito com vocês e as teorias todas. Hoje, te ouvindo falar de empatia, percebi que esse conceito ou, com o perdão da minha imprecisão, a prática desse movimento afetivo abrange e explica bastante a concepção do veganismo, ou ao menos de muitas pessoas vegetarianas e veganas (é ir além do mero reconhecimento do ponto de vista do outro, além da recompensa narcisista de se achar bonzinho, é dar uma resposta, criando algo em comum, acontece com alguém que não é igual a nós, etc.), mas eu, sendo vegetariano, suponho que isso também tenha uma relação com o narcisismo. Adoraria te ver falar sobre isso: narcisismo, empatia, veganismo e psicanálise. Fica a sugestão e meus parabéns por todos os vídeos que eu já vi, valeuzão!
Muito bom, professor! Quanto mais vejo os seus vídeos, mais o admiro. Parabéns!
Muito obrigado professor, por responder minha pergunta 👏🏻👏🏻
Boa pergunta!
onde compra esse lacan da mesa?
Eh Dunker, o processo desvenda responsabilidades, contudo, o procedimento desvenda as regras do jogo "senão o coração perdoa".
Incrível!
que aula, meus amigos!!
Excelentes ideias para este tempo. Um exposição prática e inovadora.
Sempre maravilhoso Dunker!!! Uma verdadeira aula das patologias narcísicas. ❤️❤️
Muito bom!
Ai ai ai ai..... pra que fui eu dizer ao Professor no 320 que era BOM superar-se? No 321 ele pega pesado..... e bota pesado nisso!. Como dizia eu Falo Nisso, mas como é que é? Essa que o Ator representa? O Palhaço como é mesmo? Deixa te contar um segredo que a gente aprende e deve aprender cedo para Muuuuuito mais tarde entender quando se é ator....o palhaço depois agente voltamos..... a grande chave na arte do ator ao contracenar, já que o tema foi Empatia é uma coisa de uma ordem do gozo Mein Herr querido implica num treco genial que eu te resumo assim....... Nós sabemos, que nós sabemos que sabemos. Mesmo assim, vc continua cada dia mais simpático, aprendo tanta coisa cada vez, cada Falando Nisso, então é falo nisso. Vlw Vlw Vlw.
Que aula!👏
Christian, queria saber mais sobre a relação da psicanálise com a lei, por exemplo, como procede ou deve proceder o analista quando o paciente conta um crime cometido ou manifesta a intenção de cometer algum, seja ele qual for? Ou então na intenção de suicídio, seria ético falar com a família? Qual o limite, há um limite estabelecido? Obrigado!
Já me perguntei isso também. Conheço um psicólogo do behaviorismo que (sem respeitar a ética) me contou de um paciente que andava de bicicleta e passava a mão no bumbum das mulheres pelas ruas. Chegou a sair no jornal local que a polícia procurava pelo tal. Não se espante, moro numa pequena cidade da Alemanha: aqui a polícia procura esse tipo de agressor sexual. Eu sempre me perguntei se não era obrigação do psicólogo entregar o cara, mas pelo que parece não, ele preferiu continuar tentando curar o cara pra não fazer mais isso. O que no fim das contas é melhor, não é?
O Código de Ética do CFP diz que se a vida da pessoa (como no caso da intenção de suicídio) ou de outras pessoas estiver em risco o sigilo deve ser quebrado
É uma boa pergunta! Como colocaram acima, quando se é psicólogo e se tem essas questões que colocam em risco a si ou ao outro o sigilo deve ser quebrado. No entanto, psicanalistas não necessariamente são psicólogos, portanto não respondem ao mesmo código de ética. Como psicanálise não é regulamentada pelo Estado, não há uma lei, um código de ética regulamentado que obrigue o psicanalista a quebrar o sigilo, mas existem as diretrizes éticas da Psicanálise. Para ser sincera não sei como um psicanalista não psicólogo deve atuar frente a isso, gostaria de saber também! Só sei que diferentemente do psicólogo não existe uma lei nacional que torne a omissão um crime jurídico (mas talvez entre como cúmplice? Não sei!)
Dunker, o que é ser gente? Como superar a dificuldade de comunicação, de estabelecer vínculos depois de traumas? Tem algum vídeo sobre isso aqui?
Amor é trabalho? Desejo é pulsão, identificação?
Adorei a dica do livro, como sempre compartilhando conteúdos integradores.
Excelente professor!
Cheguei dando like, penso assim rzs!
E alteridade, produz empatia?
Magistral!
Na Carpintaria do crescimento.poddeixar...ellaborar...
É sempre incrível te ouvir...
Obrigada Professor. Tenho proveito de suas palestras. Vc é um monumeento da psicanálise. ⭐
Sempre lançando muitas luzes para a construção de um possível caminho emancipatório. Gostaria muito de ter a possibilidade de fazer análises com psicanalistas e psicólogos dessa tradição libertária.
Mas não sei, se pelo vídeo, consigo assimilar e discenir bem para o cotidiano, o conceito de ser bom e separar a ideia de ser bonzinho.
"Intimidade p/ acontecer precisa do lúdico" UAU
Maravilha!
Muito bom... É sempre uma aula de vida.
Oi, Christian. Tudo bem? Adoro o seu canal. Queria que você falasse um pouco sobre a "hipocondria" ou a preocupação excessiva com a saúde. Esses dias eu estava refletindo sobre esse assunto e me perguntando até que ponto a preocupação excessiva com a saúde, constante visita a médicos, exames é medo de ficar doente ou um desejo de ficar doente. Não seria muito tênue a linha que separa essas coisas, aparentemente, tão contrastantes? Faz sentido? Um abraço, Ana.
Dunker, olá! O que acha de um "Desejo em Cena" sobre o filme "A Bela Vingança"? Um abraço e obrigada.
Professor, suas análises são maravilhosas. Tenho comigo um emplastro, a la Brás Cubas, em que fico pensando em Os Maias. Claro que muitas podem ser as chaves e os caminhos de leitura de um texto tão singular, mas gostaria de ouvir, se possível, uma leitura de viés psicanalítico sobre o que vou chamar aqui de "a questão da educação/ criação", por falta de expressão melhor. No texto, Afonso da Maia se recente da criação que o filho, Pedro, recebeu, e que teria feito dele um fraco que, consequentemente, sucumbiu diante de uma paixão. Por ironia, O mesmo patriarca Afonso da Maia acaba por ter para si a criação do neto, Carlos Eduardo, que é criado com preceitos diametralmente opostos à educação recebida por Pedro. Carlos Eduardo também se envolve numa tragédia amorosa. Não se suicida, mas vezes seguidas volta a dormir com Maria Eduarda, mesmo já sabendo que são irmãos. Pai e filho, cada um com sua tragédia - então não é uma questão de educação. Carlos Eduardo somente é parado pela morte desesperada do avô. Há um momento em que o velho Afonso da Maia fala na inexorabilidade do destino. Por favor professor, o que a psicanálise nos ensina, nos faz refletir, sobre esta questão? Obrigada.
Contradição aos 16 min.
O amor moral é pre-requisito da empatia pois sem ele você depende da simpatia (identificação). E sendo diferente é necessário adequação e perseverança para entendimento, ou seja, um relação de fidelidade sem identificação prévia. Quando ele apresenta o livro inicialmente, fica a idéia de que ser empático estaria fadado a ser bonzinho, passando a ideia contrária da própria argumentação geral.
Show!!!
Muito bom.
Professor Dunker, peço novamente para você falar sobre Nietzsche e Peter Gast. Obrigada! Adoro seus vídeos
por favor, onde mais ele falou sobre nietzsche e peter gast, beatriz? adoraria ler ou assistir :)
@@mpaulamarques ele ainda não falou. Acho que precisa de mais pessoas pedindo, pra ele falar. Pede também!
A diferença entre BOM é ser BONZINHO, lembra-me outra reflexão que "Todo justo é Bom, mas nem todo Bom é justo!" Valeu, Mestre🦉
Mto bom!
Gosto demais de suas explicações!
O valor ficcional dos encontros. 🧡
Só que tbm é desagradável demais uma pessoa só te maltratar, não reconhecer nada de bom em vc. Aí seria um narcisismo da pessoa que aplica isso? Que pra conseguir se sentir bem consigo mesmo precisa estar perto de pessoas que considera inferiores e quando conhece pessoas invejáveis para si quer rebaixa-las o máximo possível. É uma discussão delicada
Forte abraço!
Fantástico a parte sobre o bateu-levou!
Perfeitas colocações!!!!
Professor, você é impecável no arco e flecha.
Maravilha
Esfrega esfrega afetivo... geleia... semiótica do psicanalista. 🤗
Parabéns pelo vídeo e canal ! Então a empatia necessariamente surge (ou começa a ser elaborada) quando existem proximidades físicas entre as pessoas ? E na época do isolamento social isso foi prejudicado quando achávamos que íamos progredir neste aspecto empático, certo ?
Será vque pode falar sobre ausência de desejo?
Muito bom! Obrigado, Christian!