@@T4wsi5w47w7 não sou clínico, quero ser ainda, mas falo dos meus namoros mesmo, e não é que lembra não, descreveu perfeitamente como me comportava no caso do ciúme projetivo.
E não só se identificar como o agente do ciúmes projetivo em dadas relações, como perceber que já esteve também do outro lado, sofrendo as consequências de um ciúmes projetivo.
Seu trabalho é muito importante em tempos de anti-intelectualismo. Ele tem chegado a lugares que dificilmente chegariam ao contribuir para democratizar conhecimento científico confiável.
So quem tem ciúmes delirante (Doentio) que sabe o quanto é ruim, é um sofrimento interno muito grande.. (para o companheiro é sufocante) mas quando tomamos noção e admitimos esse ciúmes doentio, procuramos ajuda e tentamos entender de onde vem, pode ser de alguém q você conviveu na infância até pessoas chegadas como mãe e pai, q projetamos em nós de forma inconsciente... É muito doloroso, a luta na nossa mente para tentar acabar o ciúmes... Graças a Deus estou melhorando mas ainda é uma luta constante. Não desejo isso a ninguem. Deus abençoe vocês.
Enquanto o ciúmes for atacado socialmente, dificilmente haverá possiblidade das pessoas aceitarem esse afeto em si e se debruçando sobre de forma consciente! É muito importante enquanto sociedade,tirarmos alguns afetos do limbo do tabu: ciumes, ódio, tristeza, raiva etc.
Só quem teve um relacionamento com uma pessoa ciumenta sabe como é o sofrimento. Perdi dez anos da minha acreditando que poderia dar certo, que ela mudasse.
@@diegocardoso9440 Nem toda vítima de pessoa ciumenta, trai! Muitas vezes é exatamente o contrário: o ciumento é o traidor. E projeta no outro as coisas que ele faz, para justificar o próprio comportamento. Ou é mau caráter mesmo. Falo isso por experiência própria. Meu ex marido chegou a colocar um programa espião no meu notebook, que na verdade passava o maior tempo com ele, e nunca teve senha. Esse programa espião entrava em todas as minhas contas de e-mails, Facebook...etc. Não havia nada nas minhas conversas. Era sempre com minhas amigas, mas até delas ele sentia ciúmes! Até Que dei um basta na situação e adivinhe? Descobri que ele tinha outra pessoa há algum tempo! Por isso, desconfio até hoje, de quem se mostra muito ciumento!! Como a pessoa é capaz de trair, acha que o outro também é! Mede todo mundo pela própria régua.
Meu pai tinha um sentimento de posse sobre a minha mãe que prejudicou toda a família. Por outro lado, ele traía minha mãe sistematicamente e até tentou transformar-me no brinquedinho sexual dele (pedofilia). Eu tinha entre 12 e 13 anos. Ele tentava me estuprar invariavelmente bêbado e na madrugada. Usei o estado etílico dele para fugir dos ataques. Ao mesmo, ele exigia que eu fosse uma figura assexuada, sem qualquer característica que pudesse ser atraente. Eu só tive meu primeiro namoro aos 27 anos, já me preparando para o Mestrado em História. Ajudei minha mãe a cuidar dele após um acidente grave que deixou sequelas neurológicas evidentes. Finalmente, ele faleceu 23 anos depois do referido acidente. Cumpri minha missão e só não estou em paz devido ao fato de ter perdido a minha mãe em março de 2020.
Semana passada eu estava com uma crise forte de ciúmes do meu filho com a mãe e o padrasto. Daí procurei um pouco de conteúdo psicológico sobre o assunto e as definições de ciúmes já conseguiram fazer com que eu fizesse a pergunta que sempre inicia a resolução do problema: Porque estou sentindo isso? Quando entendemos os nossos sentimentos, conseguimos lidar melhor com eles!!!
Há muitos anos, com pouca leitura da psicanálise - e ainda sei muito, mas muito, pouco, passei a considerar que no fundo havia um lance homossexual no triângulo machadiano, falei sobre com umas pessoas, mas deixei a reflexão para lá, e agora vejo professor trazer a possibilidade, ou seja, Machado é o cara, naquele tempo, já era contemporâneo, um monstro leitor do mundo social.
Maravilhoso, concordo plenamente. Tinha muito ciúmes. Quando decide não sentir mais, estou lidando melhor com isso. Sou mais eu. Não sei o que está acontecendo comigo, não sei o que me fez me sentir assim, mais eu estou menos preocupada com olhares, pensamentos e/ou atitudes do meu marido. Sei lá. Sentir ciúmes cansa e ficamos fragilizados, com culpa e para os outros nunca tem motivos pra tanto. Isso me matava.
Como o professor explicou, pelo minuto 6:46, uma dos movimentos para reduzir o ciumes é a elevação do narciso. O preço disso é a redução do envolvimento no relacionamento. Infelizmente não tem saída fácil qndo o assunto é a nossa cabeça.kkkk. Se correr o bicho pega se ficar o bicho come.
@@joaofelipeamaralsantiago5490 sim, a redução do envolvimento. "O que ama menos, é o mais forte na relação". rs Tava pensando sobre essa redução há uma semanas. Obrigada!
Boa noite, professor Dunker. Poderia fazer um vídeo sobre uma visão psicanalitica do diagnóstico da síndrome de Burnout? E aproveitando o tema falar de maneira geral sobre os sofrimentos psíquicos das novas formas e relações de trabalho?
O divórcio foi uma das resoluções aceitáveis para separar os participantes das festas de máscaras e os seguidores de mandamentos cristãos. Tem pessoas vivem no meio termo. A muitas formas de pensar, eu respeito à opinião dos outros e também espero ser respeitado na minha opinião.
Professor, acho todos os seus vídeos muito pertinentes, mas confesso que esse me pegou de jeito. Deu até aquele desconforto "gostoso" que a gente sente na análise às vezes kkk
Só consigo pensar nos exemplos da minha vida e nas experiências de ciúmes que eu vivi e como faz sentido essa classificação. Adorei o vídeo professor! Estou tão instigado pelo assunto que irei pesquisar um pouco mais dessas referências citadas no vídeo. Obrigado!
Olá Christian, muito boa essa distinção entre os diversos ciúmes! Obrigada pela aula!! Aproveitando o tema, gostaria de sugerir dois filmes de David Lynch que abordam de maneira magistral o ciúme delirante e o ciúme concorrente. Lost highway e The mulholland drive. Para uma trilogia sobre o assunto, sugiro ainda o filme de Woody Allen, Wonder wheel...Kate Winslet numa atuação esplendorosa...🙂😘
Obrigado, professor por mais um vídeo tão explicativo e provocativo para busca de mais conhecimento! Seria possível abordar de forma mais aprofundada a relação entre política e afetos? O medo se coloca como o afeto mais abrangente na sociedade neoliberal? Faço essa pergunta inspirado na temática do livro realismo capitalista.
_Dom Casmurro_ não pode ser dito afirmativamente como um discurso de ciúme delirante porque a verdade de um discurso nunca está no próprio discurso. É um livro sobre a perspectiva do livro, porque é um livro num livro, pouco depois do início passamos a ler as memórias que Bento escreve, então livro no livro. O ciúme mesmo é um problema de subtexto e tradutibilidade, não de expectativas e imaginações, mas dos limites da memória, isto é, da comunicabilidade como essência da cognição, isto é, o meio em que o conhecimento enquanto encontro entre conhecedor e conhecido habita (em que conhecedor e conhecido habitam para se tornarem conhecedor e conhecido).
Como sempre vídeos satisfatórios... ai, ai... é um deleite ouvir-te, Dunker. Obrigada por esse ''resumão'' desse texto. E o assunto é imprescindível de ser conhecido por todos. Mais uma vez obrigada. Que haja constância de prosperidade na tua vida para que continues conosco nesta realidade de seres desejantes e faltantes. rsrs Abraço.
Faço análise e ouvindo este vídeo reconheci meu último relacionamento. Meu ex tinha ciúmes do meu passado e me julgava por ideias que ele criava na cabeça dele, de coisas que aconteceram anos atrás. Eu percebia uma inveja/desejo dos parceiros passados. Esse vídeo me esclareceu tanto! Obrigada, professor!!!
Você ficava falando dos seus ex para ele? Se não falou e ele ficava criando história na cabeça é uma coisa, mas se falava ele deve ter se sentido desconfortável, porque é muito ruim ficar ouvindo essas histórias.
Obrigada Christian. Adorei escutar, miserentos, no final...kkkkk....Tempos atrás escutei: a grandeza do homem está na sua miséria e levou tempo pra compreender a miséria em mim. Feliz 2022!!
Olá professor, magnífico trabalho de divulgação, estou sempre aqui. Uma sugestão: poderia falar da intrincada questão do sujeito (Freud) e o sujeito em questão (Lacan), quiçá fazendo comparações com a discussão do sujeito nas filosofias modernas e as novas formas de pensar o sujeito na contemporaneidade. Um abraço!
Professor, parabéns pelo vídeo, muito didático para entusiastas da psicanálise. Poderia fazer um vídeo comentando a visão da psicanálise e sua experiência pessoal de prática clínica com megalomania?
Dunker, qual a responsabilidade do analista diante de situações de ciúme delirante e/ou violência? Se o paciente fala de seu relacionamento e percebe q o parceiro apresenta esse tipo de ciúme?
Shakespeare. Q maravilha...analisa possessividade. Precioso. Tem de monte .Saquei cedo na vida mecanismo Muda qualidade ds relacoes
3 года назад+24
Olá, Christian! Parabéns pelo seu canal. Acompanho desde o início. Professor, poderia comentar como que fica a transferência quando devemos falar em outro idioma, por exemplo ao morar em outro país? Por mais fluente que se possa ser em uma segunda língua, quão comprometida ela pode ficar? Muito obrigado e obrigado por seu canal!
Questão bem interessante mesmo. Falo inglês desde os 10 anos, mas não é minha língua, nunca será. Não consigo imaginar como seria um processo de transferência por esse idioma
Depende do curso, no meu campus a psicanálise é muito bem trabalhada e valorizada como psicologia. Pesquise quais são as ênfases de cada curso porque, realmente, a maioria tende a não trabalhar muito com a psicanálise.
Othelo é perfeito exemplo do intrigueiro ciumento e manipulador numa relação, não apenas entre amantes mas também nas relações familiares e de amizades. Vejo muito casos semelhantes. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Agradeço à minha análise por conseguir perceber esse ciúme projetivo na minha ex-namorada, que passava me acusando de traí-la ou de estar armando alguma traição sendo que ela é quem havia me traído. Hoje já percebo algo assim de longe.
Christian, vc poderia falar de Lévi-Strauss, estruturalismo e psicanálise lacaniana? Bem como, a leitura de Lévi-Strauss da obra de Freud e a releitura de Freud proposta por Lacan?
Na minha opinião é onipotência pelo ser que sente ciúmes ou um delírio de perda por baixa auto-estima. Acho que se deva tratar questões de onipotência e do desejo patológico de posse da vítima.
Professor, gostaria que falasse sobre a Fobia. Ela se trata de uma estrutura ou seria o que Lacan chama de placa giratória? É possível falar sobre a diferença? Obrigada!
Li o texto de Freud e tentei forçar pra entrar na "caixola" as explicações e conceitos, assisti alguns vídeos que falam sobre ciúmes, mas estava tão confusa quanto antes. Foi só assistindo teu vídeo para conseguir entender de fato, "eu acho" rs. Tema muito pertinente, muito obrigada pelas explicações! Um grande abraço, Professor Dunker.
Olá professor! sou nova no canal, e estou gostando muito! Obrigada pela partilha! Caso ainda não tenha feito um vídeo sobre esse assunto, gostaria de uma reflexão psicanalítica sobre traição (trair e ser traído). Grata!
Professor concordo com o Avelino escreveu... este video precisaria passar após o Jornal Nacional todos os dias para atingir o máximo de pessoas possíveis!! Obrigada!
Buenas professor tudo bem? Grande Christian sou um admirador do seu canal e lhe acompanho desde início, e sem delongas a violência domestica exercida pela mulher, humilhações psicológicas e violência com ou sem ciúmes que fazer além de sair da relação?
Muito bom o vídeo. Uma coisa que me instiga é saber como lidar com o ciúme. Me reconheço como ciumento e acho muito ruim sentir isso. Gostaria de saber como superar o ciúmes.
Entendendo que nada estar no seu controle.. sentindo ciúmes ou não se for para a pessoa ter uma relação extra conjugal, ela vai ter.. então viva o relacionamento da melhor forma que vc conseguir sem se preocupar com isso. Afinal nada q fizer impede
Algumas pessoas fazem do ciúme, uma linguagem de amor. É meu caso, acho que a pessoa não gosta de mim, se não sente ciúme. Desgastante pra mim e para o objeto.
Não é fácil ouvir a descrição de anos de namoro.
Quer dizer enquanto clínico ou quando falam algo que lembra das tuas próprias experiências?
@@T4wsi5w47w7 não sou clínico, quero ser ainda, mas falo dos meus namoros mesmo, e não é que lembra não, descreveu perfeitamente como me comportava no caso do ciúme projetivo.
E não só se identificar como o agente do ciúmes projetivo em dadas relações, como perceber que já esteve também do outro lado, sofrendo as consequências de um ciúmes projetivo.
@@alessandraasevedo7149 nem me fale!
meu amigo eu to me doendo aqui tambem. te entendo, professor dunker manda bem demais.
Esse vídeo deveria ser transmitido todos os dias em rede nacional, antes do cidade alerta. 😕
Ahahaha!
Vdd
Exatamente
kkkkkkkkkkkkkkkk
E na Voz do Brasil, pois ainda amamos o rádio. 😁❤️
Seu trabalho é muito importante em tempos de anti-intelectualismo. Ele tem chegado a lugares que dificilmente chegariam ao contribuir para democratizar conhecimento científico confiável.
sim!
Isso é verdade
So quem tem ciúmes delirante (Doentio) que sabe o quanto é ruim, é um sofrimento interno muito grande.. (para o companheiro é sufocante) mas quando tomamos noção e admitimos esse ciúmes doentio, procuramos ajuda e tentamos entender de onde vem, pode ser de alguém q você conviveu na infância até pessoas chegadas como mãe e pai, q projetamos em nós de forma inconsciente... É muito doloroso, a luta na nossa mente para tentar acabar o ciúmes... Graças a Deus estou melhorando mas ainda é uma luta constante. Não desejo isso a ninguem. Deus abençoe vocês.
Sim . Muito triste 😪😪
Oi, professor! Você pode fazer um vídeo sobre ruminação mental e pensamentos intrusivos? Difícil fugir deles em tempos pandêmicos...
Também me interessa esse tema!
Enquanto o ciúmes for atacado socialmente, dificilmente haverá possiblidade das pessoas aceitarem esse afeto em si e se debruçando sobre de forma consciente! É muito importante enquanto sociedade,tirarmos alguns afetos do limbo do tabu: ciumes, ódio, tristeza, raiva etc.
Só quem teve um relacionamento com uma pessoa ciumenta sabe como é o sofrimento. Perdi dez anos da minha acreditando que poderia dar certo, que ela mudasse.
Vc queria que ela mudasse,ou que ele aceitasse suas traições?
@@diegocardoso9440 Nem toda vítima de pessoa ciumenta, trai!
Muitas vezes é exatamente o contrário: o ciumento é o traidor. E projeta no outro as coisas que ele faz, para justificar o próprio comportamento. Ou é mau caráter mesmo.
Falo isso por experiência própria. Meu ex marido chegou a colocar um programa espião no meu notebook, que na verdade passava o maior tempo com ele, e nunca teve senha.
Esse programa espião entrava em todas as minhas contas de e-mails, Facebook...etc. Não havia nada nas minhas conversas. Era sempre com minhas amigas, mas até delas ele sentia ciúmes! Até Que dei um basta na situação e adivinhe? Descobri que ele tinha outra pessoa há algum tempo! Por isso, desconfio até hoje, de quem se mostra muito ciumento!!
Como a pessoa é capaz de trair, acha que o outro também é!
Mede todo mundo pela própria régua.
Há esse sentimento permanente de não ser suficiente para o outro.
Fui ciumenta e achava que ruim era ser ciumenta até ir pro outro lado da história e ver como essa doença traz sofrimento para os dois lados.
Meu pai tinha um sentimento de posse sobre a minha mãe que prejudicou toda a família. Por outro lado, ele traía minha mãe sistematicamente e até tentou transformar-me no brinquedinho sexual dele (pedofilia). Eu tinha entre 12 e 13 anos. Ele tentava me estuprar invariavelmente bêbado e na madrugada. Usei o estado etílico dele para fugir dos ataques. Ao mesmo, ele exigia que eu fosse uma figura assexuada, sem qualquer característica que pudesse ser atraente. Eu só tive meu primeiro namoro aos 27 anos, já me preparando para o Mestrado em História. Ajudei minha mãe a cuidar dele após um acidente grave que deixou sequelas neurológicas evidentes. Finalmente, ele faleceu 23 anos depois do referido acidente. Cumpri minha missão e só não estou em paz devido ao fato de ter perdido a minha mãe em março de 2020.
Você é mais forte do que imagina,Paz ao seu coração.Abraço!
Estou por aqui. Paz em seu coração
Obrigado pelo depoimento
Que sua vida tenha muita alegria agora!
Espero que você encontre sua paz interior
Sobre o tema, gostaria que vc falasse sobre o/a parceir@ que provoca ciúmes com algum propósito, tipo manipulação etc
Semana passada eu estava com uma crise forte de ciúmes do meu filho com a mãe e o padrasto.
Daí procurei um pouco de conteúdo psicológico sobre o assunto e as definições de ciúmes já conseguiram fazer com que eu fizesse a pergunta que sempre inicia a resolução do problema: Porque estou sentindo isso?
Quando entendemos os nossos sentimentos, conseguimos lidar melhor com eles!!!
Há muitos anos, com pouca leitura da psicanálise - e ainda sei muito, mas muito, pouco, passei a considerar que no fundo havia um lance homossexual no triângulo machadiano, falei sobre com umas pessoas, mas deixei a reflexão para lá, e agora vejo professor trazer a possibilidade, ou seja, Machado é o cara, naquele tempo, já era contemporâneo, um monstro leitor do mundo social.
Maravilhoso, concordo plenamente.
Tinha muito ciúmes. Quando decide não sentir mais, estou lidando melhor com isso.
Sou mais eu. Não sei o que está acontecendo comigo, não sei o que me fez me sentir assim, mais eu estou menos preocupada com olhares, pensamentos e/ou atitudes do meu marido. Sei lá. Sentir ciúmes cansa e ficamos fragilizados, com culpa e para os outros nunca tem motivos pra tanto. Isso me matava.
Como o professor explicou, pelo minuto 6:46, uma dos movimentos para reduzir o ciumes é a elevação do narciso. O preço disso é a redução do envolvimento no relacionamento.
Infelizmente não tem saída fácil qndo o assunto é a nossa cabeça.kkkk. Se correr o bicho pega se ficar o bicho come.
@@joaofelipeamaralsantiago5490 explique por favor melhor esse ponto um ano depois kkkk. Tenho interesse por esse tema
@@joaofelipeamaralsantiago5490 sim, a redução do envolvimento. "O que ama menos, é o mais forte na relação". rs
Tava pensando sobre essa redução há uma semanas. Obrigada!
miserentos >>> necessidade de receber com RECUSA em doar >>> fale-nos mais proFUNDO ... Gratíssimo
Boa noite, professor Dunker. Poderia fazer um vídeo sobre uma visão psicanalitica do diagnóstico da síndrome de Burnout? E aproveitando o tema falar de maneira geral sobre os sofrimentos psíquicos das novas formas e relações de trabalho?
O divórcio foi uma das resoluções aceitáveis para separar os participantes das festas de máscaras e os seguidores de mandamentos cristãos. Tem pessoas vivem no meio termo. A muitas formas de pensar, eu respeito à opinião dos outros e também espero ser respeitado na minha opinião.
Excelentes análises. Adorei o termo "riqueza intersubjetiva"
Sempre achei que Bentinho tinha um ciúme delirante.
Antonio Quinet diz que sim, eu discordo: Bentinho se identifica com um psicótico ciumento que é Othelo, mas por isto mesmo ele é só neurótico.
Nossa!!! Na hora!!!
Professor, acho todos os seus vídeos muito pertinentes, mas confesso que esse me pegou de jeito. Deu até aquele desconforto "gostoso" que a gente sente na análise às vezes kkk
"Desconforto Gostoso" genial!
@@henriquenamorato7220 paradoxos que só o desejo nos proporciona :)
Ciumenta ? 😄😄😄
Poderiam dar um exemplo desse tal desconforto gostoso? Acho que entendi mas não tenho certeza
Só consigo pensar nos exemplos da minha vida e nas experiências de ciúmes que eu vivi e como faz sentido essa classificação. Adorei o vídeo professor! Estou tão instigado pelo assunto que irei pesquisar um pouco mais dessas referências citadas no vídeo. Obrigado!
Olá Christian, muito boa essa distinção entre os diversos ciúmes! Obrigada pela aula!! Aproveitando o tema, gostaria de sugerir dois filmes de David Lynch que abordam de maneira magistral o ciúme delirante e o ciúme concorrente. Lost highway e The mulholland drive. Para uma trilogia sobre o assunto, sugiro ainda o filme de Woody Allen, Wonder wheel...Kate Winslet numa atuação esplendorosa...🙂😘
O cara é bom demais, séloco. Sempre uma aula
Demais
ele é professor...
Obrigado, professor por mais um vídeo tão explicativo e provocativo para busca de mais conhecimento! Seria possível abordar de forma mais aprofundada a relação entre política e afetos? O medo se coloca como o afeto mais abrangente na sociedade neoliberal? Faço essa pergunta inspirado na temática do livro realismo capitalista.
_Dom Casmurro_ não pode ser dito afirmativamente como um discurso de ciúme delirante porque a verdade de um discurso nunca está no próprio discurso. É um livro sobre a perspectiva do livro, porque é um livro num livro, pouco depois do início passamos a ler as memórias que Bento escreve, então livro no livro. O ciúme mesmo é um problema de subtexto e tradutibilidade, não de expectativas e imaginações, mas dos limites da memória, isto é, da comunicabilidade como essência da cognição, isto é, o meio em que o conhecimento enquanto encontro entre conhecedor e conhecido habita (em que conhecedor e conhecido habitam para se tornarem conhecedor e conhecido).
Gosto tanto de psicanálise, e o Christian faz gostar mais ainda :)
Como sempre vídeos satisfatórios... ai, ai... é um deleite ouvir-te, Dunker. Obrigada por esse ''resumão'' desse texto. E o assunto é imprescindível de ser conhecido por todos. Mais uma vez obrigada. Que haja constância de prosperidade na tua vida para que continues conosco nesta realidade de seres desejantes e faltantes. rsrs Abraço.
Sensacional
Faço análise e ouvindo este vídeo reconheci meu último relacionamento. Meu ex tinha ciúmes do meu passado e me julgava por ideias que ele criava na cabeça dele, de coisas que aconteceram anos atrás. Eu percebia uma inveja/desejo dos parceiros passados. Esse vídeo me esclareceu tanto! Obrigada, professor!!!
Você ficava falando dos seus ex para ele? Se não falou e ele ficava criando história na cabeça é uma coisa, mas se falava ele deve ter se sentido desconfortável, porque é muito ruim ficar ouvindo essas histórias.
Obrigada Christian. Adorei escutar, miserentos, no final...kkkkk....Tempos atrás escutei: a grandeza do homem está na sua miséria e levou tempo pra compreender a miséria em mim. Feliz 2022!!
Olá professor, magnífico trabalho de divulgação, estou sempre aqui. Uma sugestão: poderia falar da intrincada questão do sujeito (Freud) e o sujeito em questão (Lacan), quiçá fazendo comparações com a discussão do sujeito nas filosofias modernas e as novas formas de pensar o sujeito na contemporaneidade. Um abraço!
Professor, parabéns pelo vídeo, muito didático para entusiastas da psicanálise. Poderia fazer um vídeo comentando a visão da psicanálise e sua experiência pessoal de prática clínica com megalomania?
Quem quiser mais spoilers...hahahaha! Bom como de costume, professor! Adorei sua citação de Machado de Assis e indicação de Shakespeare! Abraço!
sou apaixonado por esse homem...
Se as pessoas se conhecessem bem, o mundo seria muito diferente! Parabéns ao professor pela didática!
Sempre bom ouvir Cristian Dunker, pena que sou velha e não o tive como professor na São Marcos.
Dunker, qual a responsabilidade do analista diante de situações de ciúme delirante e/ou violência? Se o paciente fala de seu relacionamento e percebe q o parceiro apresenta esse tipo de ciúme?
Shakespeare. Q maravilha...analisa possessividade.
Precioso. Tem de monte .Saquei cedo na vida mecanismo
Muda qualidade ds relacoes
Olá, Christian! Parabéns pelo seu canal. Acompanho desde o início. Professor, poderia comentar como que fica a transferência quando devemos falar em outro idioma, por exemplo ao morar em outro país?
Por mais fluente que se possa ser em uma segunda língua, quão comprometida ela pode ficar? Muito obrigado e obrigado por seu canal!
Muito interessante a questão! Espero vê-la comentada pelo professor!
Tenho a mesma dúvida.
Questão bem interessante mesmo. Falo inglês desde os 10 anos, mas não é minha língua, nunca será. Não consigo imaginar como seria um processo de transferência por esse idioma
Muito interessante esse ciumes projetivo.
Adoro garimpar as discussões aqui, sempre bom voltar aos vídeos antigos.
Trabalho de Vidaaa
Dá até vontade de cursar psicologia
👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
No curso você aprende que psicanálise não é psicologia, e que não é preciso deste para se tornar psicanalista.
@@italoalves9297 amei 🥺
Prefiro a psicanálise
Depende do curso, no meu campus a psicanálise é muito bem trabalhada e valorizada como psicologia. Pesquise quais são as ênfases de cada curso porque, realmente, a maioria tende a não trabalhar muito com a psicanálise.
Excelente!!
Spoiler de Otelo não faz mal rsrs. Obrigada e Boas Festas, e um 2021 com mais reflexões!
Antes de terminar o vídeo já concluí q de longe é o melhor video
Othelo é perfeito exemplo do intrigueiro ciumento e manipulador numa relação, não apenas entre amantes mas também nas relações familiares e de amizades. Vejo muito casos semelhantes. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Agradeço à minha análise por conseguir perceber esse ciúme projetivo na minha ex-namorada, que passava me acusando de traí-la ou de estar armando alguma traição sendo que ela é quem havia me traído. Hoje já percebo algo assim de longe.
Christian, vc poderia falar de Lévi-Strauss, estruturalismo e psicanálise lacaniana? Bem como, a leitura de Lévi-Strauss da obra de Freud e a releitura de Freud proposta por Lacan?
Professor, fale , por favor, sobre a mulher obsessiva.
O que é que ela tem que eu não tenho huhum preciso saber você vai ter que dizer o quê 🎶♪♬
Excelente vídeo, vim por uma recomendação em um comentário aleatório do Instagram e amei.
Seu trabalho mudou minha vida
Vídeo de utilidade pública!
Bem completa essa análise do ciúme.
Professor o senhor sempre fala com muita propriedade. Parabéns por mais um vídeo bem esclarecedor.
EXCELENTE!
Muito bom Mestre!!!!...
Falando sobre o ciúmes delirante lembrei do ciúme do Bentinho em Dom Casmurro.
Que maravilhosa explicação para o ciúme e suas diversas versões! 👏👏👏❤🥂
Na minha opinião é onipotência pelo ser que sente ciúmes ou um delírio de perda por baixa auto-estima. Acho que se deva tratar questões de onipotência e do desejo patológico de posse da vítima.
sensacional!
Que frases finais acalentadoras ❤
Professor, gostaria que falasse sobre a Fobia. Ela se trata de uma estrutura ou seria o que Lacan chama de placa giratória? É possível falar sobre a diferença? Obrigada!
Obrigada por esse vídeo, professor
Li o texto de Freud e tentei forçar pra entrar na "caixola" as explicações e conceitos, assisti alguns vídeos que falam sobre ciúmes, mas estava tão confusa quanto antes. Foi só assistindo teu vídeo para conseguir entender de fato, "eu acho" rs. Tema muito pertinente, muito obrigada pelas explicações! Um grande abraço, Professor Dunker.
Dunker é brilhante
Olá professor! sou nova no canal, e estou gostando muito! Obrigada pela partilha! Caso ainda não tenha feito um vídeo sobre esse assunto, gostaria de uma reflexão psicanalítica sobre traição (trair e ser traído). Grata!
Sempre com ensinamentos maravilhosos!!
Que didática professor. Em 22 minutos dar um aula sobre o ciúmes. Obrigado professor.
Professor concordo com o Avelino escreveu... este video precisaria passar após o Jornal Nacional todos os dias para atingir o máximo de pessoas possíveis!! Obrigada!
Dica de canal da psicanalista Maria Homem, simplesmente maravilhosa também.
A projeção é a mais pura verdade!
É , muita gente deveria ouvir e entender o que traduz o ciúme - o que ė o ciúme de verdade, pois assim evitariam finais trágicos
Ah Prof. O Sr é 10! Gratíssima!
Incrível
Incrível do começo ao fim.
Excelente
Excelente, como sempre!
Esse vídeos são muito interessantes!!! Fazem a gente pensar sobre os temas por outros ângulos...
Buenas professor tudo bem? Grande Christian sou um admirador do seu canal e lhe acompanho desde início, e sem delongas a violência domestica exercida pela mulher, humilhações psicológicas e violência com ou sem ciúmes que fazer além de sair da relação?
Muito bom! 👌🏻
Perfeito! Super fez sentido para mim o ciúmes relacionado à inveja
perfeitoooooooooo
Muito bom o vídeo. Uma coisa que me instiga é saber como lidar com o ciúme. Me reconheço como ciumento e acho muito ruim sentir isso. Gostaria de saber como superar o ciúmes.
Entendendo que nada estar no seu controle.. sentindo ciúmes ou não se for para a pessoa ter uma relação extra conjugal, ela vai ter.. então viva o relacionamento da melhor forma que vc conseguir sem se preocupar com isso. Afinal nada q fizer impede
Uau, Christian, arrasou
Professor, você é muito competente. Muito obrigado por seus vídeos tão instrutivos.
Obrigada pelo vídeo!!!
Incrível Professor! Ótimo Conteúdo.
Professor, gostaria de ouvir você falando sobre foraclusão. Grato
Eu gosto que sintam ciúme de mim, será que na minha fantasia isso representa ser o falo de alguém? Sentindo que mais importante do que tê-lo é sê-lo?🤔
Faz sentido
Talvez você ache que ciúme é um tipo de demonstração de afeto. Eu discordo.
Amo seus vídeos...
Muito bom!
Professor, parabéns pelo canal. Poderia falar sobre a influência de Marx na obra de Lacan?
OBRIGADA pelo vídeo 👏
Parabéns pelo vídeo! Gostaria de ouvir um comentário seu sobre matriz simbólica em Lacan. Obrigado!
Sempre sensacional
Que conteúdo importante! Obrigada, professor!
adoerei,
Tive uma relação que se desgastou, dentre outros motivos, porque minha ex namorada achava que eu a amava menos porque eu não tinha ciúmes dela.
Mesmo aqui.
talvez por aquilo que ele falou sobre a necessidade da conquista...nem um ciúmes, portanto nada desafia o teu desejo.
Algumas pessoas fazem do ciúme, uma linguagem de amor. É meu caso, acho que a pessoa não gosta de mim, se não sente ciúme. Desgastante pra mim e para o objeto.
Explicativo e provocativo...Maravilhosa interpretação!
Incrível!