Sou psicanalista e uso bastante... da uma olhada no @alinemartinez91. Escrita e auto escrita funcionam muito bem para organizar ideias resgatar pensamentos. Eu uso a poesia desde criança mas só fui compreender isso como ferramenta após estudar Psicanálise e Neurociência.
[anotações de aula] → riso e silencio são dois termômetros importantes Referencia: Corpolinguagem: gestos e afetos (Nina Leite) →1º instante que o desejo é flagrado -algo que diz revelador, aqui eu me escutei mais além e a mensagem voltou invertida -ei! eis aqui seu desejo (foi reconhecido) -Lacan: cara do pescador quando pega um peixe →2º Reversão da demanda/ descontinuidade do gozo -esta rindo ou chorando? -riso numa crueldade, momento que esta pedindo algo super heroicamente -se da conta do ridículo = produz inversão - marcado por riso/sorriso -sentido de intimidade/ cumplicidade -machado de Assis: Dom casmurro, bentinho beija a Capitu pela primeira vez, momento de escape da verdade e começa a tentar encobrir (de um lado a culpa, superEu, do outro lado o silencio da vergonha) -Mimica de representação(Freud): quando estamos com o outro inconsistente espelhamos do outro -etologo: espelhamento comportamental - o riso ocorre: 1º gesto discordante ou 2º gesto demasiado, exagerado -riso: para tampar buraco, logo eu exagero onde devia estar a falta -gesto discordante: nao congruência - no riso pega o pequeno detalhe -pode ser do cuidado do paciente para juntos não sermos tão afetados -riso como forma de tirar o individuo da sua incerteza -por meio do humor um afeto discordante (estava vivendo uma tragédia mas é uma comedia) -modifica a paisagem da cena (do trágico para o ridículo) -ridículo é aquilo do que rimos, é um fio condutor -humor é a maior arma para o superEu →riso para o Freud -1º quando retira uma inibição (quando tem vergonha, energia que usa para reprimir usa de forma gratificante com o outro) -2º Liberação de investimento (marca quando sua interpretação entrou, desafora o recalcamento, colocou a peça no quebra cabeça) -3º Dispersão do sentimento (os pacientes comemoram um momento feliz, algo for superado, aprender a poder rir e compartilhar sentimentos de realização, saber comemorar) ---------------------------- ooi =) tenho um insta de psicologia, se quiser me acompanhar lá é @yuri.studies
Christian, o que fazer quando você começa a querer agradar o analista? Ao perceber as opiniões de minha analista, comecei a, incontrolavelmente, simular minhas falas e dizer o que eu sei que ela quer ouvir. (Minha analista é uma senhora, e sinto que ela me vê como uma filha e tem a impressão de que sou uma “boa menina”). Admiro muito seu trabalho! Abraço.
Transferência, e o fato de vc "sentir" que ela vê vc de determinada forma demonstra que a análise está operando profundamente com seus construtos internos (estrutura = mãe) ao passo que a analista é transformada em objeto da transferência na sua dimensão imaginária e simbólica.
Eu amo estudar esse assunto Dr.Chistian,por tudo que já li e investiguei sobre o Jung,acredito que ele deve ter pirado psiquicamente com seus pacientes,e incorporou em si o próprio o Arquétipo do Trickster que ele "re-desvendou e re-mapeou" muito bem,e usou o Riso e humor como uma ferramenta ultra-modular mais que 3em1... Genial o cara!
Quem quer fazer um grupo só pra falar dos vídeos do tio Chris? Toda vez que assisto esses vídeos eu tenho muita vontade de discutir o assunto assunto com outras pessoas. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK (risos de desespero)
Olá, professor! Sempre bom ouvi-lo. O tema que me arrebata nesse momento é entender quais as consequências de se perder um familiar nessa pandemia e não poder acompanhar o processo da morte, sem cerimônia de sepultamento, sem ver a pessoa pela última vez. Como fica a elaboração desse luto? Grata por tudo que aprendo aqui.
...afetos que a gente leva pra casa, leva pro outro e vai buscar no outro quando precisa... espetacular Christian!! meu sorriso de agradecimento à você, brilhante professor! 😃😃😃
Eu faço isso sempre, na análise ou papeando com alguém. Conto uma história pesada e sofrida minha, e logo faço uma piada, um deboche de mim mesma, pra amenizar a minha angústia e sofrimento.
Karol, cê faz isso de propósito? Porque a ideia do vídeo acho que é um riso que surge de forma espontânea, sabe? (Mesmo que tivesse a mesma intenção que tu disse!) O acesso ao inconsciente se dá nesses recortes onde fazemos algo sem tentar
@@karolmuller que bacanaaa! É que no teu comentário já trouxe uma explicação pra esse riso, por isso minha dúvida. São construções que a gente faz, indispensáveis pra conseguir lidar com a angústia inerente à vida 🤗🙌🏻
@@matheuskucharski956 eita, eu lembrei de tu por causa do sobrenome. A gente já fez parte de um grupo no WhatsApp que tinha membros do Astrolink kkkkk certamente vc não lembra de mim, mas eu lembro de vc kk Q mundo pequeno
Parabéns pelo vídeo! Adoro seu canal! Poderia fazer um falando nIsso sobre o profissional de humor e humor negro. Por quê o considerado humor negro provoca tantos risos (até em quem não esperava)?
Excelente tema, vou fazer um comentário de engajamento e também um pedido. Christian, quando puder poderia falar da outras face do riso? Não do desconforto mas do riso libertador, como diz Don Juan pro Carlos Castaneda em seu livro "estouram as preocupações e ânsias como bolhas d'água". Lembro que na terapia, sobretudo quando em momentos que tinha certas catarses e liberações de tensão em geral, ria muito quando comentava ocorridos e era muito prazeroso abandonar os grilhões da racionalidade mesmo que de forma momentânea, ser palhaço e não se levar ou a vida tão a sério. Paz e bem, bençãos da Deusa e do Deus para você.
Prof. Dunker, parabéns pelo canal! Tenho te acompanhado a alguns anos e isso tem me auxiliado no meu processo de análise e autoanálise. Há uma questão ainda difícil para compreender tanto de forma teórica, quanto na prática, digamos assim, ou seja, quando tento me expressar na análise: qual a diferença entre o querer e o desejar? O que leva o neurótico à repetição de uma atitude ou pensamento é o desejo (inconsciente ou consciente) ou querer? A repetição é necessariamente sinal de sintoma e por consequência de algum sofrimento? São questões amplas de demais, acredito. Então, faça o recorte possível. Espero ver essas questões sendo abordados em um dos vídeos. Um grande abraço! Parabéns novamente por suas intervenções! É un trabalho excelente e de utilidade pública.
Olá, professor! Ótimo vídeo! Vc poderia falar sobre a relação entre os humanos e os animais de estimação na atualidade, através de um olhar psicanalítico, por favor? Mto obrigada!!
Muuito bom Dunker. Poderia falar sobre a mensagem por trás dos desenhos animados infantis. Existem elementos neles que hoje a psicanálise veria como "má ou boa influência?
3 года назад+2
Tem um livro que se chama " a psicanálise dos contos de fadas", talvez ajude a pensar sobre a pergunta :)
Acho engraçado que alguns desenhos animados, principalmente filmes, vêm com piadas que só os adultos entendem. Como que querendo que eles se entrenham junto, acompanhando os filhos
Dunker! E o choro na análise? Não encontro em nenhuma parte sobre esse tema, precisamente alguma emocionalidade vinda do analista. Isso acontece e como lidar?
Olá Dunker. Gostaria de saber se existem sujeitos "inalisáveis" para a psicanálise? Pessoas que a história de vida, a classe social ou um sofrimento específico impedem uma análise mais tradicional. Por exemplo: órfãos, pessoas de classes mais vulneráveis, etc. Obrigado! Acompanho o canal desde 2016! Continue, por favor.
Pra análise acontecer é preciso que exista desejo de estar em análise, de falar livremente e movimentar algo. A classe social às vezes dificulta na questão financeira, no acesso, mas não ter dinheiro não necessariamente inviabiliza o desejo que torna a análise possível. Por mais complicada a história de vida de alguém, se ela tiver desejo de falar sobre isso e movimentar algo, pode haver análise. A única excessão pode estar numa das estruturas psíquicas que, na psicanálise, chamamos de perversão, onde o sujeito pode até querer falar, mas não pra movimentar nada...
@@lulimas humm não passa por algo objetivo assim. O que se movimenta numa análise é de ordem inconsciente, meio difícil de explicar! Até falei um pouco disso no meu Instagram nos últimos dias, se quiser confere lá é @psicovibes_ Mas a ideia de movimento é de desejo, desejo inconsciente. Algo que o sujeito sente sem ainda conseguir explicar ou mesmo perceber, ele busca análise pra tentar dar conta desse não saber... Essa coisa que está um pouco além dos "problemas", dos "sintomas"... Que ainda há de vir - em análise!
Olá Christian, sou estudante de graduação na faculdade de música da UFMG, e uma questão sempre me intrigou demais no universo acadêmico musical, e acho que seria bem interessante ter um abordagem da psicanálise para tentar entender isso melhor. A questão é a postura arrogante, ególatra e abusiva de muitos regentes, maestros e até mesmo estudantes de regência, eles parecem ter um certo prazer sádico em humilhar e diminuir os outros, especialmente quando se trata dos membros da orquestra, que teoricamente são subordinados a eles. Eu já presenciei muitas situações realmente inacreditáveis de humilhação e abuso, desde a famosa frase de ''você deveria desistir da música, não tem o menor jeito'', ou gritos e xingamentos, e até mesmo coisas absurdas como regentes que arremessaram objetos, como sapato, estante de partitura e/ou cadeira em algum música da orquestra que estava errando. O que você acha que produz esse tipo de postura e estado psíquico? Eles são frustrados? Tem um complexo de superioridade? Se acham deuses mas no fundo são pessoas inseguras?
Professor, o contexto pandêmico em que estamos vivendo me levou a pensar a respeito do falecimento de analistas. Gostaria que falasse sobre um pouco sobre lidar com essa falta. Abraço
Lembrei de uma crise de riso que tive atendendo um paciente. Ele logo ao chegar , disse que havia acabado de dar uma carona para a mãe e que, durante o percurso, conversaram sobre os problemas relacionados com seu pai. Daí, ele fez uma piada com a figura de seu pai que repercutiu em mim instantâneamente. Ele, ao fazer a piada com seu pai, começou a rir e eu também comecei a rir. Sendo que, ele parou e eu continuei rindo. Foi um constrangimento
16:00 "É muito importante dizer para as pessoas quando elas estão no ridículo, porque em geral, elas não sabem disso, elas não querem saber disso. O ridículo é aquilo do qual a gente ri."
@@matheuskucharski956 Eu acho no geral. É comum eu ouvir vídeos enquanto estou na cozinha. Muitos canais eu consigo ouvir bem, mas o do Chris só consigo se for parar pra assistir, porque se ficar um pouco longe do note ou qualquer barulho já atrapalha. Daí seria bom se fosse mais alto.
dunker, sou espectador assíduo do seu canal e gosto das interlocuções com filósof@s e outr@s pensador@s. é possível um diálogo entre walter benjamin e a psicanálise? e com lacan? abraços, professor.
Parabéns pelo canal, Chris! E quando acontece ao contrário, de o paciente chorar no meio de sua fala, antecedido por uma pausa - ou mesmo quando essa pausa vem acompanhada de "piscadas nervosas" e outras expressões? Podem ser ilustrações da importância do conteúdo de seu sofrimento?
Uma bela chance para sorrir, Chris, é vê-lo com essa barba charmosa que mostra, claramente, que o psicanalista não precisa ser sisudo, mesmo que use barba... você ficou ótimo nesse estilo! 👏👏👏👏👍😘
Dunker, vc poderia falar sobre a masculinidade sob a perspectiva da psicanálise? Encontrei textos que analisam a masculinidade sob a perspectiva do pós-estruturalismo, e daí fiquei bugado sobre como a psicanálise conceitua a masculinidade, se é estritamente divergente de noções construcionistas, por exemplo...
Uma vez fui falar que pensei em cortar a porta do quarto, para os cachorros não entrarem, mas não conseguia, eu e minha analista rimos por vários minutos ininterruptos....foi engraçado
Eu sei que vc não faz esse canal sozinho e talvez nem saiba desse vacilo (que pode não ter sido seu) mas vou insistir até vc se redimir pq tenho fé em vc bjs
Christian , você pode me ajudar a entender a diferença entre representação-palavra e representação-coisa ou de objeto. Estou quebrando a cabeça tentando entender, para assim poder aprofundar meu conhecimento sobre o inconsciente .
Christian! (inserir expletivo bem-humorado). Você é (inserir outro expletivo bem-humorado de conotação sexual, com o mero intuito de conotar grandeza e intensidade de admiração)!!!
Fica tranquila, cada analista tem seu estilo. Não precisa fazer cara de paisagem o tempo todo não! Até pq, a gente vai de acordo com o manejo da transferência. Só não pode ser uma necessidade nossa de ser fofinho demais. Aí pode dar problema! Hehehe
Se esse riso tem função, continua! Somos humanos, além de analistas, espontaneidade é importante também, se você trabalha com psicanálise principalmente, por conta da atenção flutuante. Só tem que cuidar pra não se tornar "simpática", aí vira uma conversa e deixa de ser análise. Eu muito sorri e ri com meus pacientes, quando isso fazia sentido ☺️
Dunker. gostaria de saber por onde começar estudar Freud e Lacan bem como ouvir uma reflexão sobre os "brinquedios sexuais" tão em moda ,principalmente por mulheres.. Li um comentário no face de uma pessoa que dizia: quando começar a trabalhar nunca mais vou me envolver com homens e vou comprar no sexy shopping tudo para meu prazer. Juro que assustei .Sem moralismos .Mas assustei.
Olá Dunker, parabéns pelo canal... Você poderia falar um pouco sobre a escrita como recurso/dispositivo terapêutico?
João, depois procure a psicanalista Ana Cecília Carvalho.
@@LucasSilvaPi Agradeço pela indicação, vou procurar.
Por favor! Se for possível abordar também esse recurso em tempos críticos como os de guerra (ou pandemia!)
Sou psicanalista e uso bastante... da uma olhada no @alinemartinez91.
Escrita e auto escrita funcionam muito bem para organizar ideias resgatar pensamentos. Eu uso a poesia desde criança mas só fui compreender isso como ferramenta após estudar Psicanálise e Neurociência.
@@AlineMartinez Psicanálise e Neurociência??
Muito honrado por ter respondido minha pergunta! Gratidão, tem um intruso na minha análise e vou ficar meia hora rindo disso HAHAHAHAHAH
Fui assistir o vídeo e nem pensava que era resposta pra mim. Alguém famoso me notou rs
Nada mais simbólico que um sagitariano ter feito essa pergunta (ainda to rindo depois do vídeo)
[anotações de aula]
→ riso e silencio são dois termômetros importantes
Referencia: Corpolinguagem: gestos e afetos (Nina Leite)
→1º instante que o desejo é flagrado
-algo que diz revelador, aqui eu me escutei mais além e a mensagem voltou invertida
-ei! eis aqui seu desejo (foi reconhecido)
-Lacan: cara do pescador quando pega um peixe
→2º Reversão da demanda/ descontinuidade do gozo
-esta rindo ou chorando?
-riso numa crueldade, momento que esta pedindo algo super heroicamente
-se da conta do ridículo = produz inversão - marcado por riso/sorriso
-sentido de intimidade/ cumplicidade
-machado de Assis: Dom casmurro, bentinho beija a Capitu pela primeira vez, momento de escape da verdade e começa a tentar encobrir (de um lado a culpa, superEu, do outro lado o silencio da vergonha)
-Mimica de representação(Freud): quando estamos com o outro inconsistente espelhamos do outro
-etologo: espelhamento comportamental
- o riso ocorre: 1º gesto discordante ou 2º gesto demasiado, exagerado
-riso: para tampar buraco, logo eu exagero onde devia estar a falta
-gesto discordante: nao congruência
- no riso pega o pequeno detalhe
-pode ser do cuidado do paciente para juntos não sermos tão afetados
-riso como forma de tirar o individuo da sua incerteza
-por meio do humor um afeto discordante (estava vivendo uma tragédia mas é uma comedia)
-modifica a paisagem da cena (do trágico para o ridículo)
-ridículo é aquilo do que rimos, é um fio condutor
-humor é a maior arma para o superEu
→riso para o Freud
-1º quando retira uma inibição
(quando tem vergonha, energia que usa para reprimir usa de forma gratificante com o outro)
-2º Liberação de investimento
(marca quando sua interpretação entrou, desafora o recalcamento, colocou a peça no quebra cabeça)
-3º Dispersão do sentimento
(os pacientes comemoram um momento feliz, algo for superado, aprender a poder rir e compartilhar sentimentos de realização, saber comemorar)
----------------------------
ooi =) tenho um insta de psicologia, se quiser me acompanhar lá é @yuri.studies
Printei! Obg 😁
👏👏👏👏
amei! me inscrevi no seu canal. só uma correção: ali é “super egoicamente”. obrigada pelo resumo 🧡.
Christian, o que fazer quando você começa a querer agradar o analista? Ao perceber as opiniões de minha analista, comecei a, incontrolavelmente, simular minhas falas e dizer o que eu sei que ela quer ouvir. (Minha analista é uma senhora, e sinto que ela me vê como uma filha e tem a impressão de que sou uma “boa menina”). Admiro muito seu trabalho! Abraço.
Diga isso que vc traz aqui na análise
Isso é normal, se chama transferência, ela irá entender, fale isso pra ela.
Transferência, e o fato de vc "sentir" que ela vê vc de determinada forma demonstra que a análise está operando profundamente com seus construtos internos (estrutura = mãe) ao passo que a analista é transformada em objeto da transferência na sua dimensão imaginária e simbólica.
Galera da produção: precisa dar uma atenção maior ao áudio que está muito baixo. Boa qualidade de imagem mas com áudio baixo acaba matando o vídeo.
Verdade! Não esperava encontrar mais um químico por aqui :P
Você está tão lindo de barba, tio Dunker!🌷
ele ta muito fofo com essa barba, mds
Parece meu pai. O que Freud diria disso? Ai deus
Professor valeu as vezes 😃. É bom mesmo para uma. Saudade quando a gente sente saudade de alguém ❤️
Eu amo estudar esse assunto Dr.Chistian,por tudo que já li e investiguei sobre o Jung,acredito que ele deve ter pirado psiquicamente com seus pacientes,e incorporou em si o próprio o Arquétipo do Trickster que ele "re-desvendou e re-mapeou" muito bem,e usou o Riso e humor como uma ferramenta ultra-modular mais que 3em1... Genial o cara!
Jung 🥰
Adoro uma piada boba do tio Dunker que, inclusive, ficou muito charmoso de barba!
Tio Cris kkkkkk Acho bem engraçadinho o jeito que ele fala "yutchubi" também
@@matheuskucharski956 hahahaha verdade!
que tio??????
@@nadiadini5552 Tio Cris, Christian Dunker
"Se a gente já não sabe mais rir um do outro, meu bem, então o que resta é chorar" Los Hermanos. Oi professor!
Quem quer fazer um grupo só pra falar dos vídeos do tio Chris? Toda vez que assisto esses vídeos eu tenho muita vontade de discutir o assunto assunto com outras pessoas. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK (risos de desespero)
Kd o grupo de psicanalistas em formação pra discutir? kkk
@@canaldofrank7122 passo meu número 11 951743344
😂😂😂 também quando algo destravou, uma maravilha 😂😂😂
Olá, professor! Sempre bom ouvi-lo. O tema que me arrebata nesse momento é entender quais as consequências de se perder um familiar nessa pandemia e não poder acompanhar o processo da morte, sem cerimônia de sepultamento, sem ver a pessoa pela última vez. Como fica a elaboração desse luto? Grata por tudo que aprendo aqui.
...afetos que a gente leva pra casa, leva pro outro e vai buscar no outro quando precisa... espetacular Christian!! meu sorriso de agradecimento à você, brilhante professor! 😃😃😃
Eu faço isso sempre, na análise ou papeando com alguém. Conto uma história pesada e sofrida minha, e logo faço uma piada, um deboche de mim mesma, pra amenizar a minha angústia e sofrimento.
Famoso rir pra não chorar... Já fiz muito
Karol, cê faz isso de propósito? Porque a ideia do vídeo acho que é um riso que surge de forma espontânea, sabe? (Mesmo que tivesse a mesma intenção que tu disse!) O acesso ao inconsciente se dá nesses recortes onde fazemos algo sem tentar
@@Psicovibes Claro que é espontâneo!
@@karolmuller que bacanaaa! É que no teu comentário já trouxe uma explicação pra esse riso, por isso minha dúvida. São construções que a gente faz, indispensáveis pra conseguir lidar com a angústia inerente à vida 🤗🙌🏻
@@matheuskucharski956 eita, eu lembrei de tu por causa do sobrenome. A gente já fez parte de um grupo no WhatsApp que tinha membros do Astrolink kkkkk certamente vc não lembra de mim, mas eu lembro de vc kk Q mundo pequeno
AHHHHHHHHHHHHHHHHHHH! Esse foi o melhor vídeo que eu assisti seu! Levar a angustia para a ironia pode salvar um "trouxa".
Chris, olha a intimidade de quem já fez o vínculo há tempos rsrsrs, você é insuperável! Te amo!
que video bom marquinhos!
Foi genial lembrarvdessa passagem de Dom Casmurro, serviu muitíssimo para exemplificar, didático mesmo!
Que delícia de vídeo, Dunker! Ri bastante! hahaha
Hahaha estou rindo com deleite Professor Tio Chris! Nem imagina o qto me deixou a vontade essa sua fala! 😁😃😄
Parabéns pelo vídeo! Adoro seu canal! Poderia fazer um falando nIsso sobre o profissional de humor e humor negro. Por quê o considerado humor negro provoca tantos risos (até em quem não esperava)?
Excelente tema, vou fazer um comentário de engajamento e também um pedido.
Christian, quando puder poderia falar da outras face do riso? Não do desconforto mas do riso libertador, como diz Don Juan pro Carlos Castaneda em seu livro "estouram as preocupações e ânsias como bolhas d'água". Lembro que na terapia, sobretudo quando em momentos que tinha certas catarses e liberações de tensão em geral, ria muito quando comentava ocorridos e era muito prazeroso abandonar os grilhões da racionalidade mesmo que de forma momentânea, ser palhaço e não se levar ou a vida tão a sério. Paz e bem, bençãos da Deusa e do Deus para você.
Sensacional, tio Chris!
Maravilha, Dunker! Gosto demais dos vídeos em que você comenta as relações dentro da análise, fico me lembrando da época em que eu fazia terapia.
Professor, gostaria de ouvir o senhor falando sobre foraclusão! Obrigado!
A palavra encontrou o lugar, também me faz rir.
Que video maravilhoso! Esse canal é um presente. Obrigada :)
Show !!!!
Brilhante e generoso, mais uma vez.
Muitos risos sempre! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Que episódio maravilhoso! Estou rindo, mas de nervoso por acabar de entender que minhas tentativas de humor não passam de estratégia do supereu!!
Fantástico!
Geniooo
Matando as saudades.
melhor canal
Sempre gde aprendizado!
Que aula de clínica maravilhosa!
Pfff Ausgezeichnet!
QUEBRA NOZES querido Prof.
Prof. Dunker, parabéns pelo canal! Tenho te acompanhado a alguns anos e isso tem me auxiliado no meu processo de análise e autoanálise. Há uma questão ainda difícil para compreender tanto de forma teórica, quanto na prática, digamos assim, ou seja, quando tento me expressar na análise: qual a diferença entre o querer e o desejar?
O que leva o neurótico à repetição de uma atitude ou pensamento é o desejo (inconsciente ou consciente) ou querer? A repetição é necessariamente sinal de sintoma e por consequência de algum sofrimento? São questões amplas de demais, acredito. Então, faça o recorte possível. Espero ver essas questões sendo abordados em um dos vídeos. Um grande abraço! Parabéns novamente por suas intervenções! É un trabalho excelente e de utilidade pública.
Olá, professor! Ótimo vídeo!
Vc poderia falar sobre a relação entre os humanos e os animais de estimação na atualidade, através de um olhar psicanalítico, por favor?
Mto obrigada!!
Que excelente!!!😊❤
Adorei
Adorei esse vídeo. 💝
Vídeo e tema excelentes!
Quando mais assisto, mais me apaixono pela abordagem psicanalítica
Muito bom como sempre...
Excelente!!!
Dunker sempre incrível!
prof, vc poderia falar sobre o valor da depressão na obra do Winnicot?
Tá gato de barba ❤
Tio Cris tem ótimas piadas!
hahaha riso eterno de uma mente sem lembranças hahaha muito bom esse video Profesor!! abraços
Você é o cara!
Olá!
Acho que seria interessante ter um vídeo falando sobre como humorizar o supereu.
Grata pelos vídeos! Sucesso pra você!
Muito bom essa temática. Parabéns pelo vídeo!!
Muuito bom Dunker. Poderia falar sobre a mensagem por trás dos desenhos animados infantis. Existem elementos neles que hoje a psicanálise veria como "má ou boa influência?
Tem um livro que se chama " a psicanálise dos contos de fadas", talvez ajude a pensar sobre a pergunta :)
@ Verdade! Se não me engano é dos Corso. è um bom recurso, já li um capítulo desse
Acho engraçado que alguns desenhos animados, principalmente filmes, vêm com piadas que só os adultos entendem. Como que querendo que eles se entrenham junto, acompanhando os filhos
Dunker! E o choro na análise? Não encontro em nenhuma parte sobre esse tema, precisamente alguma emocionalidade vinda do analista. Isso acontece e como lidar?
Olá Dunker. Gostaria de saber se existem sujeitos "inalisáveis" para a psicanálise? Pessoas que a história de vida, a classe social ou um sofrimento específico impedem uma análise mais tradicional. Por exemplo: órfãos, pessoas de classes mais vulneráveis, etc.
Obrigado! Acompanho o canal desde 2016! Continue, por favor.
Up
Acho que ele falou disso no vídeo O Canalha, mas não com o mesmo foco.
Pra análise acontecer é preciso que exista desejo de estar em análise, de falar livremente e movimentar algo. A classe social às vezes dificulta na questão financeira, no acesso, mas não ter dinheiro não necessariamente inviabiliza o desejo que torna a análise possível. Por mais complicada a história de vida de alguém, se ela tiver desejo de falar sobre isso e movimentar algo, pode haver análise. A única excessão pode estar numa das estruturas psíquicas que, na psicanálise, chamamos de perversão, onde o sujeito pode até querer falar, mas não pra movimentar nada...
@@Psicovibes por favor, o que significa isso de "movimentar"? É resolver algum problema?
@@lulimas humm não passa por algo objetivo assim. O que se movimenta numa análise é de ordem inconsciente, meio difícil de explicar! Até falei um pouco disso no meu Instagram nos últimos dias, se quiser confere lá é @psicovibes_
Mas a ideia de movimento é de desejo, desejo inconsciente. Algo que o sujeito sente sem ainda conseguir explicar ou mesmo perceber, ele busca análise pra tentar dar conta desse não saber... Essa coisa que está um pouco além dos "problemas", dos "sintomas"... Que ainda há de vir - em análise!
Olá Christian, sou estudante de graduação na faculdade de música da UFMG, e uma questão sempre me intrigou demais no universo acadêmico musical, e acho que seria bem interessante ter um abordagem da psicanálise para tentar entender isso melhor. A questão é a postura arrogante, ególatra e abusiva de muitos regentes, maestros e até mesmo estudantes de regência, eles parecem ter um certo prazer sádico em humilhar e diminuir os outros, especialmente quando se trata dos membros da orquestra, que teoricamente são subordinados a eles. Eu já presenciei muitas situações realmente inacreditáveis de humilhação e abuso, desde a famosa frase de ''você deveria desistir da música, não tem o menor jeito'', ou gritos e xingamentos, e até mesmo coisas absurdas como regentes que arremessaram objetos, como sapato, estante de partitura e/ou cadeira em algum música da orquestra que estava errando. O que você acha que produz esse tipo de postura e estado psíquico? Eles são frustrados? Tem um complexo de superioridade? Se acham deuses mas no fundo são pessoas inseguras?
Up
Up
Qual seria o conceito de verdade como comportamento negativo em relação ao estabelecimento da positividade do saber?
Vale ler o livro "Ousar Rir", de Daniel Kupperman.
Adorei e me identifiquei muito...
Professor, o contexto pandêmico em que estamos vivendo me levou a pensar a respeito do falecimento de analistas. Gostaria que falasse sobre um pouco sobre lidar com essa falta.
Abraço
Muito genial 💕
Bela aula!
Lembrei de uma crise de riso que tive atendendo um paciente. Ele logo ao chegar , disse que havia acabado de dar uma carona para a mãe e que, durante o percurso, conversaram sobre os problemas relacionados com seu pai. Daí, ele fez uma piada com a figura de seu pai que repercutiu em mim instantâneamente. Ele, ao fazer a piada com seu pai, começou a rir e eu também comecei a rir. Sendo que, ele parou e eu continuei rindo. Foi um constrangimento
olá professor!, você poderia dar dicas de livros ou falar sobre sofrimentos psíquicos em religiosos/religiosas na visão da psicanálise?
abraço!
Oi! O canal da Débora Damasceno tem alguns vídeos sobre a experiência religiosa e a psicanálise. Dá uma olhadinha
@@matheuskucharski956 muito bom, Obrigada!
Adorei o bate papo!
16:00 "É muito importante dizer para as pessoas quando elas estão no ridículo, porque em geral, elas não sabem disso, elas não querem saber disso. O ridículo é aquilo do qual a gente ri."
Você está lindo de barba.
Rsrs
Adorei esse falando nisso! Hahaha. A propósito, vc está ótimo de barba! :)
Imenso Insightfull.Bate em culturas
O saber Dos Tempos...grata Imensa complexidade .sua Generosidade
Sugestão: o audio da voz do Christian é baixo em minha opinião.
Também achei isso nesse vídeo...
@@matheuskucharski956 Eu acho no geral. É comum eu ouvir vídeos enquanto estou na cozinha. Muitos canais eu consigo ouvir bem, mas o do Chris só consigo se for parar pra assistir, porque se ficar um pouco longe do note ou qualquer barulho já atrapalha. Daí seria bom se fosse mais alto.
parece que o microfone fica longe dele, tipo gravando com o microfone da camera
@dezessete Esperar que vejam e de repente consigam melhorar
Sim! Vim pra comentar isso. Nos fones é tranquilo, mas no PC e no áudio do celular fica complicado de ouvir, seria bacana se eles ajustassem isso!
dunker, sou espectador assíduo do seu canal e gosto das interlocuções com filósof@s e outr@s pensador@s. é possível um diálogo entre walter benjamin e a psicanálise? e com lacan? abraços, professor.
tio Chris de barba ficou elegantíssimo. bem esquerdista, amei hahahahahaha
Olá, Dunker. O que explica uma pessoa dar uma risadinha após ver o companheiro/a sofrer/chorar? Como a psicanálise explica isso?
Parabéns pelo canal, Chris! E quando acontece ao contrário, de o paciente chorar no meio de sua fala, antecedido por uma pausa - ou mesmo quando essa pausa vem acompanhada de "piscadas nervosas" e outras expressões? Podem ser ilustrações da importância do conteúdo de seu sofrimento?
rsrsrssss rir é bão demais
O áudio está baixo... Achei que era meu celular, mas outros áudios estão normais!
O "riso eterno de uma mente sem lembranças" foi deveras engraçado! :D
Uma bela chance para sorrir, Chris, é vê-lo com essa barba charmosa que mostra, claramente, que o psicanalista não precisa ser sisudo, mesmo que use barba... você ficou ótimo nesse estilo! 👏👏👏👏👍😘
Dunker, vc poderia falar sobre a masculinidade sob a perspectiva da psicanálise? Encontrei textos que analisam a masculinidade sob a perspectiva do pós-estruturalismo, e daí fiquei bugado sobre como a psicanálise conceitua a masculinidade, se é estritamente divergente de noções construcionistas, por exemplo...
Uma vez fui falar que pensei em cortar a porta do quarto, para os cachorros não entrarem, mas não conseguia, eu e minha analista rimos por vários minutos ininterruptos....foi engraçado
Bom dia. Rindo se diz a verdade? ou rindo e caminhando...? Oh...sagradas dúvidas...eis me aqui...ou não?
Eu sei que vc não faz esse canal sozinho e talvez nem saiba desse vacilo (que pode não ter sido seu) mas vou insistir até vc se redimir pq tenho fé em vc bjs
Christian , você pode me ajudar a entender a diferença entre representação-palavra e representação-coisa ou de objeto. Estou quebrando a cabeça tentando entender, para assim poder aprofundar meu conhecimento sobre o inconsciente .
Mais alguem notou que o Dunker começou a desenvolver um sotaque de mario sergio cortella neste video??
2:30 Já entreguei a rapadura (ou melhor, o desejo). HAHAHAHA.... Prof. vc é sensacional!
Barba de quarentena? By the way, voce ficou otimo de barba! Excelente video, como sempre, divertido e pertinente! Gratidao sempre!
Bela barba. Digna de um sincero sorriso.
Kkkkk tô rindo só de ouvir tudo isso 😅
Christian! (inserir expletivo bem-humorado). Você é (inserir outro expletivo bem-humorado de conotação sexual, com o mero intuito de conotar grandeza e intensidade de admiração)!!!
15:18 “ridendo castigat mores” hahaha
Na facul aprendemos que nem sorrir devemos. Eu sorrio sim, quando é momento! Será certo?
Não sei se é certo, mas como paciente acho tenebroso ar sisudo na análise.
Como você já disse, no momento adequado.
Fica tranquila, cada analista tem seu estilo. Não precisa fazer cara de paisagem o tempo todo não! Até pq, a gente vai de acordo com o manejo da transferência. Só não pode ser uma necessidade nossa de ser fofinho demais. Aí pode dar problema! Hehehe
Se esse riso tem função, continua! Somos humanos, além de analistas, espontaneidade é importante também, se você trabalha com psicanálise principalmente, por conta da atenção flutuante. Só tem que cuidar pra não se tornar "simpática", aí vira uma conversa e deixa de ser análise. Eu muito sorri e ri com meus pacientes, quando isso fazia sentido ☺️
@@Psicovibes obrigadaa
@@Catierina obrigadaaa
Dunker. gostaria de saber por onde começar estudar Freud e Lacan bem como ouvir uma reflexão sobre os "brinquedios sexuais" tão em moda ,principalmente por mulheres.. Li um comentário no face de uma pessoa que dizia: quando começar a trabalhar nunca mais vou me envolver com homens e vou comprar no sexy shopping tudo para meu prazer. Juro que assustei .Sem moralismos .Mas assustei.
Professor, o senhor ficou elegantérrimo com barba!
Voce me faz rir, meu crusch...
gente, que mouse é esse e por que tem um tapete persa como um mousepad? hahaha A barba ficou ótima!