Excelente explicação sobre um tema tão complexo, dada como o ritmo da análise. Sem pressa, com ritmo que possibilita uma melhor construção do entendimento. Gratidão!
Boa noite, Alexandre Simões!Sou estudante de psicologia e me identifico bastante com a psicanálise. Fiquei encantada como você expõe os conteúdos! Parabéns pelo trabalho!!! Seguirei assistindo os outros vídeos!
Alexandre, sou fã do seu trabalho. Como estudante de psicologia, já na reta final do curso e amante da psicanálise, acompanho sempre que posso todos os seus vídeos para estudos e aprendizado. Obrigada por compartilhar de seus conhecimentos conosco. É um grande prazer ouví-lo sintetizando textos tão importantes e tão ricos da literatura Freudiana e Lacaniana, com tamanha clareza! Abs.
Renata Hollanda Olá, Renata! Obrigado pelo seu gentil retorno! Fico bem satisfeito ao saber que os vídeos têm conseguido estabelecer uma interlocução com a sua formação. Vamos, pois, mantendo a nossa interlocução. Abç. para você!
Alexandre Simões boa noite! Excelente explicação. Magnifico ! A vossa Excelência inicia o assunto dentro do contexto da historia.Abraços! Deus é contigo.
Alexandre, me ajudou muito. Estou há dias lendo Lacan e seu vídeo me auxiliou na minha pesquisa. Gostaria de agradecer: Obrigada! Tornar o conhecimento acessível nunca é demais!
Alexandre venho venho através deste comentário lhe parabenizar e agradecer pelos videos. que são transmitidos de forma clara e fácil entendimento. Este em especial contribuiu bastante pra me, pois meu projeto de conclusão de curso foi uma pesquisa em cima de literatura e psicanálise.
Dr Alexandre, primeiro quero lhe dar os parabéns pelo excelente e riquíssimo conteúdo apresentado. De certa forma Dr essa experiência da criança diante do espelho especialmente o desvio do olhar em busca de um "aval" de que aquela conquista me pertence, de certa forma esse "espelho" ou o olhar fora dele nos acompanha a vida inteira. Mesmo adultos plenamente consciente do eu, sempre buscamos um "aval" para as nossas conquistas. Gostamos de sermos reconhecidos, aprovados e valorizados. É como desviar o olhar do "espelho" buscando de certa forma que alguém nos diga. Sim!! Isso é seu!! Essa conquista lhe pertence. Podemos também enxergar dessa forma? Obrigado Dr Alexandre.
Trabalho Fantástico, meu nome é Alex Souza atuo como Terapeuta Holistico, utilizo técnicas, como Constelações familiares,Tantra, Psicoterapia cognitiva entre outras , me apaixonei pela Psicanalise e tenho acompanhado os videos, fantástico ... Estou fazendo um curso on line de Psicanalise Clinica e o seu trabalho tem me ajudado muito , parabéns
Olá Alexandre, parabéns por esta excelente explicação sobre o estádio do espelho,o ensino contribuiu,fundamentou oque venho estudando no livro O SEMINÁRIO,( lacan) livro 1 , os escritos técnicos de freud,sobre a tópica do imaginário especificamente o exemplo que lacan citou no que diz respeito "o experimento do buquê invertido.Por esta aula e outras agradeço e acompanho seus ensinamentos.
Olá, Marcos! Obrigado pelo seu retorno. Fico contente ao saber que a nossa interlocução tem sido profícua. Sugiro, se me permite, que você cruze os argumentos de Lacan no momento do Seminário 1, nas questões que você aborda, com o artigo dos Escritos em que ele dialoga criticamente com Daniel Lagache: 'Observação sobre o relatório de Daniel Lagache'. Abç.!
Olá !!! Tenho muito que elogiar o seu trabalho, também sou estudante de psicologia e fascinado em psicanalise , e tenho tido a oportunidade de aprender muito complementando as leituras com as suas explanações !!! muito obrigado e meus Parabéns !
Estou iniciando a disciplina de "estruturas clínicas I" está me esclarecendo bastante, parabéns pelo video. Lhe convido a fazer parte do Congresso Internacional de Psicanálise em Porto Alegre nos dias 13, 14 e 15 de Novembro no Plaza São Rafael com Psicanalistas brasileiros e franceses, TEMA: corpo, ficção, saber, verdade.
+André Amaral Olá, André, muito obrigado pelo seu convite. Desculpe-me pelo retorno tão tardio... o tempo está muito curto! Mas, em uma outra oportunidade, será um prazer estar aí com vocês. Abç.!
Estou estudando Lacan no meu curso de Psicologia - e cá pra nós, a literatura acerca de sua teoria é beem difícil -, e estava mesmo procurando entender sobre o Estádio do Espelho e seu vídeo me foi muito esclarecedor! Parabéns, muito bom! Agora sei onde posso procurar para estudar Psicanálise (que me agrada muito) ^^
Boaa noite !! As vezes acho que você esta falando grego ,mas sempre aprendo alguma coisa. Achei muito interessante. obrigado,a cada vídeo acho sua profissão muito mas muito legal!!
Coloquei a minha bebê de 3 meses em frente ao espelho e ela começou a rir, depois veio uma careta de estranhamento e depois ela reagiu como se fosse um objeto mesmo e se distraiu com outras coisas no ambiente. Pelo menos pareceu.
A única dúvida que ficou é que se a criança vê a imagem no espelho como se fosse um outro, então de certa maneira ela já está se vendo como uma identidade, pois a noção de outro só aparece concomitantemente com a noção de identidade.
Prezado, Alexandre Simões, parabéns pelo trabalho. Por gentileza qual seria o nome dos filmes que foram utilizados como complemento na abordagem apresentada? Obrigado desde já.
E no caso do Narcisismo. O que ocorre quando o eu fica "preso no espelho". Demandando assim a aprovação do olhar do Outro na vida adulta e no mesmo momento projetando aquilo que nega em si?
Olá, Vanda! Que tal tomarmos sua indagação como uma sugestão para um vídeo? A retificação subjetiva comporta, fundamentalmente, em uma operação (oriunda, por exemplo, da intervenção do psicanalista) que possibilite que o paciente se implique naquilo que está dizendo e em seu sintoma, do qual se queixa. Ou seja, é aquele momento (que se dá várias vezes em uma análise) no qual o paciente se interroga qual vem a ser a sua implicação ou participação naquilo do qual ele padece. Em outros termos, a retificação leva o paciente a se interrogar sobre a sua cota, a sua participação na desordem do mundo da qual ele se queixa e que, se assim não fosse, poderia ser inteiramente lançada na conta do Outro. Abç.!
Bom lembrar que estádio permanece até a fase adulta, pois as relaçoes continuam, diferente do estágio descrito por Henri Wallon e Piaget, sobre maturação, estágio que acaba quando outro começa
Fantástica a sua explicação!!!! Ainda não conhecia essa teoria, achei sensacional! Acredito que posso aplicar essa toria no meu tcc intitulado " violência e homofobia nos contos de Caio F Abreu". O senhor teria alguma leitura para me indicar que venha agregar ao meu trabalho com respeito a esse assunto? Agradeço e continue postando mais vídeos.
Caro Porfiro, obrigado pelo seu retorno. Indique-me um resumo de seu trabalho para que eu possa lhe apontar algo. Se preferir, mande para meu e-mail: alexandresimoes@terra.com.br Abç.!
Alexandre, tenho 17 anos e pretendo seguir o ramo da psicanalise. Mas antes pretendo fazer faculdade de psicologia e logo em seguida me especializar em psicanalise, porque é o que realmente me interessa. Só que eu estou tendo certos receios com relação a psicanalise, porque é um tratamento muito pouco falado e quase ninguém conhece, tenho medo de fazer e no final ninguém se interessar, pois, é um tratamento longo e demorado; além de que não sei como é o mercado de trabalho nesse ramo. Gostaria de saber, se ainda vale a pena seguir o ramo da psicanalise, porque eu gosto pra kct.
Olá, Eduardo! O que mais vai decidir, neste momento, o seu percurso: o seu desejo. O mercado, viabilidades, etc. tudo isto virá com o seu tempo e também em função de como será seu investimento e postura neste caminho. Quanto ao tempo e as demais imagens que acabam atribuindo à Psicanálise: você verá que é tudo bem diferente do que se supõe tão amplamente. Cada caso é um caso e isto interfere na temporalidade e ritmo do tratamento. Por outro lado, quanto dura uma análise? Isto dependerá de até onde se quer chegar.... O mais importante: invista em sua própria análise; este aspecto é crucial. Boa sorte e um abraço!
Os atos suicidas não é no estádio do espelho que vamos colocar, o estádio é quando a criança começa sua construção de identidade. O suicídio pode acontecer sem nenhum transtorno presente, mas na construção Freudiana: ID, EGO e SUPEREGO, acredito que seja quando finca o Complexo de Édipo com a Castração (interdição do Pai), já em Lacan temos Fort-da (criança com a mãe).
O estadio do espelho mostra como se constitui o eu, igualmente da mesma forma na infância é construído a sexualidade através das experiencias e assimilações . Abraço. www.universalismos.com
Olá, Priscila! Obrigado pelo seu retorno. o espelho, em Lacan, tem relação com a dimensão Imaginaria e, neste caso, é o suporte para a imagem do eu e do outro. Já o Outro (grande Outro) implica mais em uma dimensão Simbólica. Em termos freudianos, o espelho está para o eu-ideal, assim como o Outro está para o Ideal do Eu, em se tratando das problemáticas e articulações que Freud desenvolve no texto sobre o Narcisismo. Enfim, o Outro dá suporte ao espelho o que implica em se dizer que o Outro dá, de algum modo, consistência a imagem do outro e do eu. São distintos, ainda que articulados. Abc!
A medicina ainda não sabe onde estão arquivados bioquimicamente os dados da nossa memória . Talvez possamos associar essa memória ao nosso inconsciente. LACAN apresenta hipóteses associando nossa linguagem ao nosso inconsciente. São hipóteses.
Excelente explicação sobre um tema tão complexo, dada como o ritmo da análise. Sem pressa, com ritmo que possibilita uma melhor construção do entendimento. Gratidão!
Boa noite, Alexandre Simões!Sou estudante de psicologia e me identifico bastante com a psicanálise. Fiquei encantada como você expõe os conteúdos! Parabéns pelo trabalho!!! Seguirei assistindo os outros vídeos!
Cara Mayara, obrigado pelo seu retorno. Fico satisfeito ao perceber esta interlocução de meus vídeos com o seu percurso. Vamos adiante! Abç.
Aula excelente!!! ❤🎉
Excelente professor! Didática a toda prova. Parabéns!
Boa noite Alexandre, e a segunda vez que eu assisto este video muito bom parabéns.
Olá, Eunice! Obrigado e volte sempre ao canal. Abç.!
Alexandre, sou fã do seu trabalho. Como estudante de psicologia, já na reta final do curso e amante da psicanálise, acompanho sempre que posso todos os seus vídeos para estudos e aprendizado. Obrigada por compartilhar de seus conhecimentos conosco. É um grande prazer ouví-lo sintetizando textos tão importantes e tão ricos da literatura Freudiana e Lacaniana, com tamanha clareza! Abs.
Renata Hollanda Olá, Renata! Obrigado pelo seu gentil retorno! Fico bem satisfeito ao saber que os vídeos têm conseguido estabelecer uma interlocução com a sua formação. Vamos, pois, mantendo a nossa interlocução. Abç. para você!
***** Olá, Alexandre. Vamos mantendo sim! Abs pra vc e obrigada pelo seu retorno tb!
Alexandre Simões boa noite! Excelente explicação. Magnifico ! A vossa Excelência inicia o assunto dentro do contexto da historia.Abraços! Deus é contigo.
Boa noite! Explicação maravilhosa
Maravilhoso ❤❤❤
Tô amando psicanalise clínica
Maravilha, apreendendo bastante, muito agradecida professor. ❤
Amei a aula! Me inscrevi no canal, deixei meu like. 👏👏👏👏👏👏❤
A única explicação que entendi, agradeço o alto nível de conhecimento passado e a didática, quero uma estrelinha de superfã rs
Alexandre, me ajudou muito. Estou há dias lendo Lacan e seu vídeo me auxiliou na minha pesquisa.
Gostaria de agradecer: Obrigada!
Tornar o conhecimento acessível nunca é demais!
+Stefania Diniz Cara Stefania, obrigado pelo seu retorno. Fico satisfeito ao saber que o vídeo lhe foi útil. vamos mantendo a interlocução. Abç.!
Alexandre venho venho através deste comentário lhe parabenizar e agradecer pelos videos. que são transmitidos de forma clara e fácil entendimento. Este em especial contribuiu bastante pra me, pois meu projeto de conclusão de curso foi uma pesquisa em cima de literatura e psicanálise.
Katia Mota Olá, Katia. Fico contente ao saber que, de algum modo, pude contribuir para o seu percurso. Abç.!
Parabéns! Seus vídeos muito me inriquece em esclarecimentos sobre tais temáticas! Muito obrigado pelas postagens!
Gratidão❤
Excelente vídeo, muito esclarecedor e nos ajuda muito a compreender melhor os textos psicanalíticos. Um abraço e parabéns pelo trabalho!
Cara Sueyne, obrigado pelo seu gentil retorno! Vamos desenvolvendo a nossa interlocução. Abç.!
Dr Alexandre, primeiro quero lhe dar os parabéns pelo excelente e riquíssimo conteúdo apresentado. De certa forma Dr essa experiência da criança diante do espelho especialmente o desvio do olhar em busca de um "aval" de que aquela conquista me pertence, de certa forma esse "espelho" ou o olhar fora dele nos acompanha a vida inteira. Mesmo adultos plenamente consciente do eu, sempre buscamos um "aval" para as nossas conquistas. Gostamos de sermos reconhecidos, aprovados e valorizados. É como desviar o olhar do "espelho" buscando de certa forma que alguém nos diga. Sim!! Isso é seu!! Essa conquista lhe pertence. Podemos também enxergar dessa forma? Obrigado Dr Alexandre.
Maravilha de explicação!
Doutor Alexandre ,quantos seminários frequentei ...E só agora entendi " O Estádio do Espelho " . Muito obrigado . Ana Elizabeth Martini
Muito bom Alexandre, obrigado pela explicação!
Aprendo muito,com os vídeos do Alexandre.sou estudante de psicologia com abordagem psicanalítica e tenho aprendido muito.Obrigado pelo canal,abraços.
Olá, Silas! Obrigado pelo seu retorno. Fico satisfeito ao saber desta interlocução dos vídeos com o seu percurso. Vamos adiante! Abç.
Muito obrigado. Estava muito querendo entender o estádio do espelho. Continue com os vídeos.
Parabéns, Alexandre.Adorei a explicação do estágio do espelho.Acho que finalmente entendi.Abraço.
Olá, Camila! Fico satisfeito em ter contribuído para o seu entendimento. Abç.
Compreendi melhor que duas aulas sobre J. Lacan na universidade. Parabéns.
Poderia fazer um vídeo sobre Carl Gustav Jung?
👏👏👏👏👏
Trabalho Fantástico, meu nome é Alex Souza atuo como Terapeuta Holistico, utilizo técnicas, como Constelações familiares,Tantra, Psicoterapia cognitiva entre outras , me apaixonei pela Psicanalise e tenho acompanhado os videos, fantástico ... Estou fazendo um curso on line de Psicanalise Clinica e o seu trabalho tem me ajudado muito , parabéns
Patricia Contente Olá, Patrícia! Obrigado pelo seu retorno. Vamos mantendo a nossa interlocução. Abç. para você!
Olá Alexandre, parabéns por esta excelente explicação sobre o estádio do espelho,o ensino contribuiu,fundamentou oque venho estudando no livro O SEMINÁRIO,( lacan) livro 1 , os escritos técnicos de freud,sobre a tópica do imaginário especificamente o exemplo que lacan citou no que diz respeito "o experimento do buquê invertido.Por esta aula e outras agradeço e acompanho seus ensinamentos.
Olá, Marcos! Obrigado pelo seu retorno. Fico contente ao saber que a nossa interlocução tem sido profícua. Sugiro, se me permite, que você cruze os argumentos de Lacan no momento do Seminário 1, nas questões que você aborda, com o artigo dos Escritos em que ele dialoga criticamente com Daniel Lagache: 'Observação sobre o relatório de Daniel Lagache'. Abç.!
Olá !!! Tenho muito que elogiar o seu trabalho, também sou estudante de psicologia e fascinado em psicanalise , e tenho tido a oportunidade de aprender muito complementando as leituras com as suas explanações !!! muito obrigado e meus Parabéns !
+Raphael Agusto Morais de Oliveira Caro Raphael, obrigado pelo seu gentil retorno. Abç.!
Ótima explicação Alexandre, seus videos enriquecem minhas leituras e clarificam minha compreensão!!!!
Olá, Veronica! Obrigado pelo seu retorno. Vamos adiante e bons percursos para você!
Nossa, que aula maravilhosa! 😍
Excelente vídeo, sempre ajudando muito.
Perfeito entendimento.
Suas explicações são muito boas.
Excelente, amei.
Estou iniciando a disciplina de "estruturas clínicas I" está me esclarecendo bastante, parabéns pelo video. Lhe convido a fazer parte do Congresso Internacional de Psicanálise em Porto Alegre nos dias 13, 14 e 15 de Novembro no Plaza São Rafael com Psicanalistas brasileiros e franceses, TEMA: corpo, ficção, saber, verdade.
+André Amaral Olá, André, muito obrigado pelo seu convite. Desculpe-me pelo retorno tão tardio... o tempo está muito curto! Mas, em uma outra oportunidade, será um prazer estar aí com vocês. Abç.!
Muito bom Alexandre!
olá Alexandre... gostei muito de suas explicações .. pois estou fazendo psicanálise.. e me esclareceu bastante.
estarei aguardando outros vídeos seus
Olá, Cláudia! Obrigado pelo seu gentil retorno. Vamos mantendo a interlocução. Abç.!
Excelente aula! Parabéns!
Estou estudando Lacan no meu curso de Psicologia - e cá pra nós, a literatura acerca de sua teoria é beem difícil -, e estava mesmo procurando entender sobre o Estádio do Espelho e seu vídeo me foi muito esclarecedor! Parabéns, muito bom! Agora sei onde posso procurar para estudar Psicanálise (que me agrada muito) ^^
+Lívia Dias Cara Lívia, muito obrigado pelo seu gentil retorno. Que bom que os vídeos dialogam com a sua formação. Abç.!
Parabens
muito bom esse tema e a forma como você apresentou
Muito bom.
Excelente! Excelente!
Bastante esclarecedor, parabéns!
Ana Carolina Olá, Ana. Obrigado pelo seu retorno. Abç.
Boaa noite !!
As vezes acho que você esta falando grego ,mas sempre aprendo alguma coisa.
Achei muito interessante.
obrigado,a cada vídeo acho sua profissão muito mas muito legal!!
Olá, Norberto! Que bom! Seja em grego ou em português, vamos mantendo a nossa interlocução. Abç.!
Perfeito!!
Muito esclarecedor ,muito obrigada
excelente aula!
Brilhante!
Finalmente entendi!!! Grata!
Excelente
agora posso olhar fora do espelho em busca da poesia que me espera desde sempre no mundo.
Ótimo!
Esclarecedor!, como todas as outras aulas.
Olá, Maria Heloísa! Obrigado pelo seu retorno. Abç.!
Muito bom, obrigada!
Grata
Coloquei a minha bebê de 3 meses em frente ao espelho e ela começou a rir, depois veio uma careta de estranhamento e depois ela reagiu como se fosse um objeto mesmo e se distraiu com outras coisas no ambiente. Pelo menos pareceu.
obrigado! seu vídeo me ajudou na conclusão de um trabalho.
Vitor Olá, Vitor! Obrigado pelo seu retorno. Abç.!
Ótimo vídeo.
Olá, Bruna! Obrigado pelo seu retorno. Abç.!
É meu caro amigo, tem se saído cada vez melhor!
Prezado Diego, muito obrigado pelo seu retorno. Vamos adiante! Abç.
Exatamente!! Se reconhece, me olha e desvia o olhar! Fiz o teste aqui rsrsrs.
Entre 6 e 18 meses, a criança antecipa o dominio sobre seu corpo, através da imagem senelhante e da percepção de sua imagem no espelho
ótimo!!! muito obrigado!!!
Boa noite❤
Achei fantástico a interlocução da criança(na hora do riso) para com a mãe para a confirmação do outro(Ele) mesmo...rs
A única dúvida que ficou é que se a criança vê a imagem no espelho como se fosse um outro, então de certa maneira ela já está se vendo como uma identidade, pois a noção de outro só aparece concomitantemente com a noção de identidade.
Prezado, Alexandre Simões, parabéns pelo trabalho. Por gentileza qual seria o nome dos filmes que foram utilizados como complemento na abordagem apresentada? Obrigado desde já.
Qual é este filme?
Professor eu li os dois contos, Guimarães Rosa e, Machado de Assis.
Se o senhor poder fale mais sobre o estadio do espelho e o narcisismo.
Obrigado por fazer me interessar pela psicanalise
E no caso do Narcisismo. O que ocorre quando o eu fica "preso no espelho". Demandando assim a aprovação do olhar do Outro na vida adulta e no mesmo momento projetando aquilo que nega em si?
Ola, Alexandre gosto muito dos seus videos e sou assinante do canal, gostaria de saber mais sobre a retificação subjetiva!
Olá, Vanda! Que tal tomarmos sua indagação como uma sugestão para um vídeo? A retificação subjetiva comporta, fundamentalmente, em uma operação (oriunda, por exemplo, da intervenção do psicanalista) que possibilite que o paciente se implique naquilo que está dizendo e em seu sintoma, do qual se queixa. Ou seja, é aquele momento (que se dá várias vezes em uma análise) no qual o paciente se interroga qual vem a ser a sua implicação ou participação naquilo do qual ele padece. Em outros termos, a retificação leva o paciente a se interrogar sobre a sua cota, a sua participação na desordem do mundo da qual ele se queixa e que, se assim não fosse, poderia ser inteiramente lançada na conta do Outro. Abç.!
Qual é a relação do Psicótico com o ' Espelho ' ? Alguém poderia me dizer por favor.
Professor, qual o nome desse filme?
O que é matriz identificatória no estagio do espelho?
Alexandre, boa tarde! Gostaria de agradecer pela explicação! você pode me passar o nome completo do filme que usou em sua explicação?
Top
Bom lembrar que estádio permanece até a fase adulta, pois as relaçoes continuam, diferente do estágio descrito por Henri Wallon e Piaget, sobre maturação, estágio que acaba quando outro começa
Fantástica a sua explicação!!!! Ainda não conhecia essa teoria, achei sensacional! Acredito que posso aplicar essa toria no meu tcc intitulado " violência e homofobia nos contos de Caio F Abreu". O senhor teria alguma leitura para me indicar que venha agregar ao meu trabalho com respeito a esse assunto?
Agradeço e continue postando mais vídeos.
Caro Porfiro, obrigado pelo seu retorno. Indique-me um resumo de seu trabalho para que eu possa lhe apontar algo. Se preferir, mande para meu e-mail: alexandresimoes@terra.com.br
Abç.!
Ok obrigado, com certeza mandarei!
Alexandre, tenho 17 anos e pretendo seguir o ramo da psicanalise. Mas antes pretendo fazer faculdade de psicologia e logo em seguida me especializar em psicanalise, porque é o que realmente me interessa. Só que eu estou tendo certos receios com relação a psicanalise, porque é um tratamento muito pouco falado e quase ninguém conhece, tenho medo de fazer e no final ninguém se interessar, pois, é um tratamento longo e demorado; além de que não sei como é o mercado de trabalho nesse ramo. Gostaria de saber, se ainda vale a pena seguir o ramo da psicanalise, porque eu gosto pra kct.
Olá, Eduardo! O que mais vai decidir, neste momento, o seu percurso: o seu desejo. O mercado, viabilidades, etc. tudo isto virá com o seu tempo e também em função de como será seu investimento e postura neste caminho. Quanto ao tempo e as demais imagens que acabam atribuindo à Psicanálise: você verá que é tudo bem diferente do que se supõe tão amplamente. Cada caso é um caso e isto interfere na temporalidade e ritmo do tratamento. Por outro lado, quanto dura uma análise? Isto dependerá de até onde se quer chegar.... O mais importante: invista em sua própria análise; este aspecto é crucial. Boa sorte e um abraço!
Alexandre, qual a correlação pode ser feita entre o estágio do espelho com os atos suicidas?
Obrigada pelo trabalho e esclarecimentos.
Os atos suicidas não é no estádio do espelho que vamos colocar, o estádio é quando a criança começa sua construção de identidade. O suicídio pode acontecer sem nenhum transtorno presente, mas na construção Freudiana: ID, EGO e SUPEREGO, acredito que seja quando finca o Complexo de Édipo com a Castração (interdição do Pai), já em Lacan temos Fort-da (criança com a mãe).
Qual o nome do filme cuja cena é usada no vídeo?
Olá, Líbia! É um filme dirigido de 2011, chamado "Super 8"
Parabéns pela clareza.
Alguém sabe me dizer o nome desse filme utilizado na ilustração?
Olá Alexandre, é na segunda fase do espelho em que precisamos estabelecer limites a criança, ensinando, que nao deve bater no coleguinha e ect...?
Gostei Gatao😉
Ohhhhh
Boa noite, porque se diz Estádio? Sou estudante de Ciências da Religião e me interesso pela psicanalize
Olá, Leo! Estádio ou estágio: indicando um momento, uma certa posição subjetiva constitutiva. Abç.!
Muito bom , mas video no youtube tem que ser mais curto, tente sintetizar mais suas informações, ou editar de uma forma que fique mais direto.
Cada pessoa tem seu ritmo! Faça vc um menor e para de reclamar ok.
abraços! Vai mandar nos seus videos.
Qual a relação entre o estádio do espelho e a sexualidade?
O estadio do espelho mostra como se constitui o eu, igualmente da mesma forma na infância é construído a sexualidade através das experiencias e assimilações . Abraço.
www.universalismos.com
FAZER UM PLANEJAMENTO VARIOS ESPELHOS
Que perfeita forma de passar conteúdos tão complexos de tal jeito que se possa assimilar de primeira!
Videos fantásticos! Estão me ajudando muito! Mas tenho uma dúvida, seria o espelho ou a "mãe" algo semelhante com o conceito do Grande Outro?
Olá, Priscila! Obrigado pelo seu retorno. o espelho, em Lacan, tem relação com a dimensão Imaginaria e, neste caso, é o suporte para a imagem do eu e do outro. Já o Outro (grande Outro) implica mais em uma dimensão Simbólica. Em termos freudianos, o espelho está para o eu-ideal, assim como o Outro está para o Ideal do Eu, em se tratando das problemáticas e articulações que Freud desenvolve no texto sobre o Narcisismo. Enfim, o Outro dá suporte ao espelho o que implica em se dizer que o Outro dá, de algum modo, consistência a imagem do outro e do eu. São distintos, ainda que articulados. Abc!
Alexandre Simões Psicanalista
Desculpe, vendo melhor entendi a questão que eu mesmo levantei.
Alguém mais pela IEVI?✋🏾
A medicina ainda não sabe onde estão arquivados bioquimicamente os dados da nossa memória . Talvez possamos associar essa memória ao nosso inconsciente.
LACAN apresenta hipóteses associando nossa linguagem ao nosso inconsciente.
São hipóteses.
Minha netinha fez essa açao ai rsrsrrs
É importante corresponder, participar e apoiar as ações da sua neta para um bom aprendizado. abraço.
Alice no país das maravilhas
Excelente!