A morte é o fim dos problemas. A vida é uma sucessão de problemas, não importa quantos problemas você resolva, sempre aparece mais um. Eu espero de braços aberto o fim dos meus problemas.
16:12 Atualização: depois da decisão da côrte britânica, este homem passou a recusar comida, e morreu 6 dias depois, de FOME. Exatamente, graças às "instituições pró-vida", ao invés de uma morte digna, ele teve morte por INANIÇÃO, que é grotescamente dolorosa.
essa gente é muito perigosa a ponto de fazer alguém chegar a esse ponto... que horrível a falta de empatia dos religiosos ignorantes... tem a opção de ser religioso e não ser ignorante, mas as pessoas não fazem isso
Você é realmente um cara fantástico, um gênio na hora de pensar, raciocinar e argumentar. É muito bom poder ouvir ideias novas, aprender coisas e debater assuntos controversos. Esse tipo de vídeo acrescenta muito na vida das pessoas e é infinitamente superior ao conteúdo do motoqueiro gospel da violinha. Dá gosto de ouvir uma pessoa inteligente e educada como você falar. Parabéns!
O Dráuzio Varela já disse mais de uma vez que a função primordial de um médico é diminuir o sofrimento humano. A isso se resumem todas as ações tomadas por eles. O que faz todo sentido, tendo em vista a inevitabilidade da nossa morte.
Como eu já venho pensando a um bom tempo. Viver é um DIREITO, não uma OBRIGAÇÃO. Como muita gente julga suicídas como covardes, e o velho discurso do: "Tanta gente lutando em hospitais pela vida e o outro tira a própria vida", e etc.
Quando você falou celebro eu já tava pensando nele, uma vez eu fiz um comentário somos o que nosso celebro intacto consegue lembrar, vivenciar ,e esperar do futuro, falando de uma maneira simples.
@Canal do Pirulla, maravilhoso vídeo, meu pai faleceu hoje, tinha hepatite e não cuidava direito, acabou tendo infecção gástrica, enfim, morreu em decorrência de falência múltipla dos órgãos. Sou ateu, o único da minha família então não tenho confortos religiosos. Esse vídeo me ajudou, obrigado e continue com esse excelente trabalho, ainda que esse vídeo seja antigo, recentemente vi uma live sua que você diz que antes tinha mais "energia" para gravar, espero que retome ou pelo menos nunca deixe de produzir suas verdadeiras aulas.
Pirulla, parabéns pelos seus videos....Eu sou evangélico, mas, isso não me impede de ter uma visão critica das coisas, e seu ponto de vista em 100% das vezes é coerente...Vc faz um trabalho excelente, parabéns!!!!!
Isso me lembra quando um amigo meu disse que sua mãe tinha se livrado de seus hamsters depois que ela soube que a hamster-mãe comia os filhotes de vez em quando, ela era religiosa e achou que o hamster era "pecaminoso", eu achei isso um absurdo!
Meu avô morreu ontem... Eu visitei ele no hospital e ele estava deplorável, ele não tinha forças pra engolir os remédios. Eu particularmente acho que ele morrer foi muito bom pra ELE... Mas tem o lado da família... A galera tá sofrendo aqui agora enquanto estão velando ele. A família está triste e esse é o lado ruim da morte que salva a pessoa do sofrimento.
Inteligente, simples e coeso, Pirulla VIDA INTELIGENTE NO RUclips! Você não sabe como cada vídeo seu acrescenta no conhecimento geral de todos nós! Obrigado Pirulla! Continue assim! Ass: Felipe Lacerda Rocha OBS.: Sou graduando em física, e em breve estarei pedindo a sua ajuda, para fazer alguns videos do mesmo formato que o seu, só que falando sobre física, astrofísica, cosmologia e astronomia! Abraço!
Realmente, é um absurdo este paciente inglês não ter direito de escolher o seu destino. Imaginem o desespero dele.... Aliás, quantas pessoas não devem passar pela mesma situação? Temos que ter a liberdade de escolher nossa vida e também, se e quando necessário for, nossa desistência da vida. isto sim seria o verdadeiro humanismo.
"(...) Não existe compaixão em Marte, por exemplo (...)" Uma das melhores comparações dos seus vídeos. Muito bom, aprecio demais a quantidade de informação que você dispõe, além de incitar questionamentos interessantíssimos. No aguardo do próximo vídeo.
Mais uma prova que qualidade supera quantidade. Pirulla, vc posta poucos videos em relação aos outros canais que estou inscrito.. mas NENHUM destes canais (nem mesmo o do Yuri) tem tanta qualidade quanto os seus.. parabéns cara.. continue assim... seus vídeos são sempre excelentes
Essa perspectiva de morte é interessante de observar no indivíduo que vive de forma miserável. Os valores atribuídos a vida são muito diferentes daqueles que sempre tiveram condições favoráveis de se desenvolver como ser humano em sociedade. Nunca tinha parado pra pensar que havia também uma explicação biológica contra o absurdo que é "bandido bom é bandido morto". (Y)
PERFEITO! Fico mto solidário ao perceber tua tristeza em relação ao futuro da humanidade, em ser um abnegado em tentar passar teu ponto de vista [na maioria das vezes CORRETÍSSIMO], mesmo que O POVO, a maioria entre os humanos tenha pouca capacidade de reconhecimento e evolução individual. Concordo contigo quando menciona a descrença na 'humanidade' em relação à direitos humanos em países desenvolvidos, vide Inglaterra> Ortotanásia e França> Homofobia! Parabéns.. Não desista! Continue...
Engraçado a parte que o Pirulla diz: "Quando eu vou ao banheiro, eu mato milhares de celulas" Aí depois ele vem com a desculpinha que é quando coça a pele, a ta bom Pirulla sei que vc vai ao banheiro apenas coçar a pele kkkkkkkk zuera.
Ele falou "Eu mato milhares de células quando eu vou ao banheiro, quando eu esfrego minha pele, quando eu me coço, por exemplo". Ele tava citando situações em que ele mata células do corpo dele, não dizendo como ele as mata quando vai ao banheiro. (eu sei que isso é velho, eu só não ligo)
Eu tomo bastante cuidado. Só não consigo entender por que ser sempre a favor da vida, até quando ela é miserável. Vou me basear no caso do britânico, imagine você acordar todos os dias (se você conseguir dormir direito, já que não se mexe) e não conseguir levantar para escovar os dentes, se espreguiçar, dar um beijo de bom dia na sua esposa, abraçar seus filhos. Imagine ficar confinado numa cama de hospital por sete anos na mesma posição, sem conseguir realizar qualquer ação direito. É triste.
E não nos esqueçamos das várias curiosidades, notícias e resultados de experimentos que ele menciona e dá a referência. É sempre bom ter mais certeza a respeito da nossa posição sobre um assunto.
Pirulla, muito bom! No final, quando comenta sobre castigar alguém (estuprador, assassino, etc) com a morte não sendo a pior coisa que poderia acontecer ao individuo... porém talvez seria a melhor coisa que aconteceria para os outros semelhantes da sociedade, pois não veriamos sua má ação se replicar... é somente uma ponderação...
Ganhou mais um inscrito. Adorei seu método de reflexão e modo inteligente de debater o assunto. Vou passar à acompanhar o canal e desde já assistir vídeos mais antigos e recentes, já que este foi postado à 9 meses. Forte abraço! Sucesso e boa sorte!
Pow! Parabéns pelo video cara, adoro seus videos pq suas opiniões são muito parecidas com as minhas, e também, as idéias são muito bem ilustrados. Parabéns de novo.
Como sempre Pirulla, mostrando pontos de vista q eu nunca tinha pensado antes! vc tem alguns argumentos q são geniais!!! eterno like em seus videos!!!! grande abraço!!
Você sempre aborda assuntos interessantes, consegue explicar de forma super clara, e ainda existe uns indivíduos irracionais que não conseguem entender o que você fala? Burrice têm limite. Pirulla não esquenta a cabeça com quem não têm cérebro, eles não têm capacidade de entender nada de nada.
(parte 7) E foi bem importante quando você abordou que os animais nunca escolhem a morte, mesmo que precisem sentir dor. Imagino que seja o mais lógico para a natureza prolongar a vida o quanto puder, afinal, a dor foi criada exclusivamente para proteger da morte, certo? Sou contra a eutanásia quando o paciente é incapaz de escolher, mas claro que não sou contra nos casos que o paciente prefere morrer a sentir dor.
Concordo, o direito de Viver ou de querer Morrer e totalmente do Indivíduo, Terceiros não Podem decidir por alguem em Agonia, pois jamais saberiam o Grau de Dor do Individuo, Essa "Falsa Ética" Que o Mundo tem que a Vida sempre e Melhor que a Morte, DEVE ser DERRUBADA, Muitas Vezes Morrer e a Melhor Opção para o Individuo.
Ih, Pirula... Vc pareceu meio duvidoso quando falou sobre o q acontece depois da morte... Eu acho q se morreu, acabou... Não tenho nenhuma reclamação dos últimos 13 bilhões de anos antes de eu nascer.
Um dos seus melhores vídeos,parabéns!!!! Essa série,e a sério do criacionismo são muito boas,e nos faz ter vontade de refletir sobre o assunto durante muito tempo...
A Morte é a perda da integridade vital do individuo, ou seja, a perda de algo essencial para sua progressiva sobrevivência. No caso, dos indivíduos que se reproduzem assexuadamente, estes morrem (deixam de existir individualmente) para dar surgimento a novos seres vivos. E existe a morte factual (condenado a morrer) e a morte íntegra (já morto). Já a dor consiste em desconforto, geralmente, com sofrimento e lesões (perda de funcionalidades físicas e psíquicas, perda de componentes biológicos, impactos, perfurações, cortes e contusões, etc.). Desse modo, qualquer criatura sente dor. Nos seres humanos, a dor estar mais relacionada a sentimentos, geralmente negativos, e conflitos psicológicos. De modo geral, é sempre difícil estender conceitos relacionados ao universo humano para/com outras particularidades. Bem seria, criar definições específicas para cada caso.
Conheci seu canal através da página da ATEA no facebook. Muito interessantes as colocações que você faz nos vídeos. Assistir a esse vídeo é quase como reencontrar aquele velho amigo que conversa no mesmo nível que você, e aquilo se estende a infindáveis indagações e conclusões que apesar de não mudar muita coisa no mundo, nos faz sentir melhor por ter essa consciência de que ainda existem muitas pessoas inteligentes e sensatas. Parabéns pela iniciativa!
Mas os veganos podem estar querendo evitar o sofrimento do animal, em condições alimentícias ou termométricas num abatedouro, mamíferos sentem dor e se incomodam, assim como possui um raciocínio "primitivo" ou "reduzido" em relação ao nosso, nessa parte eu discordo do pirulla em que veganos não estão ajudando uma boa causa, mas de resto o que ele falou sobre dor faz todo o sentido
Sou estudante de medicina e devo lhe dizer que seus vídeos são fantásticos, e vc dá uma aula em cada um deles!!!! Parabéns!!!! Está faltando pessoas como vc neste país!!! Ps: Alguns professores universitários deveriam assistir seus vídeos (seriam seres melhores certamente!!!!)
+Walter Não entendo disso mas há hipóteses de retardar a morte tentando burlar o sistema de envelhecimento das células, o avanço da ciência já nos permite burlar o envelhecimento em algumas décadas, comparadas com a expectativa média de vida de 50 anos atrás. Porém buscar a imortalidade a meu ver, não é tão bom como prega os filmes de de heróis. Digo isto pois tal como a eutanásia há muitos fatores psicológicos não só do individuo mas também das pessoas que o cercam que tornaria muito doloroso a vida eterna, num dado momento da sua "vida eterna" você desejaria a morte pois todo seu circulo de convivência morreu e mesmo que você se habituasse a um novo circulo, seria mais do mesmo numa "looping" infinito e entediante. Agora, se todas as pessoas do planeta fossem eternas fisicamente provavelmente a reprodução seria proibida pois não haveria espaço suficiente para tanta gente, aí seria pior ainda.
É exatamente como eu penso... fico irada qdo as pessoas acham que os bichos pensam como os humanos. Uma amiga com câncer terminal, marcou o dia da própria morte. A família nunca soube. Eu a apoiei. Ela não queria ficar como uma caveira na fase final da vida, ela não queria morrer no dia das mães ou no dia de aniversário de algum ente querido ... felizmente ainda existem médicos com compaixão por seus pacientes em estado terminal ... essa atitude é um amor de verdade ...
Fiquei pensando em algo: no caso de matar o rato antes de dar pra cobra, a gente não deve considerar o bem estar da cobra? Explicando melhor: se não matarmos o rato, ele machuca a cobra, certo? Mas se sempre matarmos os ratos antes de alimentar as cobras, levando em consideração o papo do enriquecimento ambiental no cativeiro, talvez não seja melhor dar o rato vivo? O que é pior: o sofrimento psicológico do rato por alguns minutos ou o sofrimento da cobra durante toda a sua permanência no ambiente cativo? Claro que as intensidades de sofrimento mudam, e claro que o enriquecimento ambiental não apresenta resultados tããão marcantes em répteis, mas eu quis comentar isso só a nível de reflexão mesmo, envolvendo mais variáveis. E quanto à concepção de morte como castigo a alguém que prejudicou outras pessoas, realmente: um castigo melhor seria em vida. Mas em alguns casos talvez a pena de morte (ilegal ou não) sirva como uma maneira de garantir que aquela pessoa não faça mal a mais ninguém.
" E quanto à concepção de morte como castigo a alguém que prejudicou outras pessoas, realmente: um castigo melhor seria em vida. Mas em alguns casos talvez a pena de morte (ilegal ou não) sirva como uma maneira de garantir que aquela pessoa não faça mal a mais ninguém." Tirou as palavras da minha boca.... Concordo com vc!!!
sou contra a pena de morte pelo fato de que a justiça não é totalmente eficiente, e inocentes podem ser mortos... quanto a vida da cobra concordo com o felipe rs... soh quem se lasca eh o ratinho.
rafael rocha nos paises onde tem pena de morte os caras levam talves anos pra dar pena de morte para que tenham certeza que o cara que vão matar é realmente o cara certo. Ta pensando que é brasil é cara ?
Dae, Pirulla, beleza? Tô comentando aqui só pra dizer que os teus vídeos são muito bons e te parabenizar por eles. Também acho muito legal isso que tu faz de deixar vários links na descrição do vídeo à respeito das coisas que tu fala em vídeo, bem interessante.
+Bárbara Damasceno E por falar em House, a temática dele descreve bem a escolha entre ter ou não dor. pois o personagem escolhe ter dor crônica a não ter uma perna.
Um exemplo nesta questão de limite entre sentir dor ou escolher morrer, acontece em casos de incendios em prédios, onde temos algumas situações em que as pessoas preferem se jogar do que sentir a dor de ser queimado.
Concordo com tudo o que você falou. Tenho gostado muito dos seus vídeos. Concordo que o exemplo de matar o rato antes de ele encontrar a cobra seja mais misericordioso. Mas será ético você privilegiar a vida da cobra em detrimento da do rato? Em um ambiente natural, talvez a cobra matasse o rato, ou talvez o rato conseguisse escapar e a cobra morresse de fome. Uma vez que nós é quem decidimos quem morre e quem fica vivo, será que é ético matar milhares de ratos para manter a cobra viva? Gostaria de te ajudar no vídeo que você vai fazer sobre argumentos para ser vegetariano. Com certeza matamos milhares de seres o tempo todo para nos mantermos vivos. Mas se é possível viver evitando o enclausuramento e a morte de milhares de animais será que essa opção não seria mais ética? É saudável viver comendo carne, mas se é possível viver saudável não comendo, essa é a opção mais ética. E mesmo que as plantas sentissem dor, que não é o caso, ainda seria mais ético come-las diretamente, do que comer um animal que vai come-las primeiro, porque elas vão morrer de qualquer jeito, seja eu comendo a alface ou o coelho, mas se eu como o coelho, eu matei ele E a planta. É uma questão de reduzir a cadeia de mortes e sofrimento desnecessário.
Mas, na minha mente fértil, o saldo de mortes seria até muito maior nessa situação. Acredito que aumentaria, pois a carga energética que um humano e um bovino necessitam para cumprir saudavelmente suas funções vitais, demandaria muitos indivíduos, considerados plantas, em tempo efêmero (claro, tudo isso na nossa hipótese que planta sente dor); dessa forma, um humano estaria saciado com apenas um bovino (um indivíduo) por tempo relativamente longo, o que não obrigaria a matar mais de um indivíduo em tempo curto. Contudo, já que até onde sabemos, plantas não sentem dor, a grande parte do argumento do seu segundo parágrafo é coerente. Enfim, tentei ser o mais didático possível na minha suposição, acredito até que você não entenda (ou talvez que eu esteja falando nada com nada mesmo), porque até eu me surpreendi por pensar nisso, mas está aí, vai que serve para suscitar mais um pensamento nesse loop infinito mental que certos humanos, feliz ou infelizmente (depende do ponto de vista), têm. Rsrsrs
Não sei quanto ao Pirula, mas acredito que não. Depressão, apesar de horrível, pode ser considerado uma dor que tem volta. Com tratamento psicológico, paciência e ajuda dos próximos tem como se curar da depressão
Direito é, mas não se deve permitir que uma pessoa venha a cometer suicídio por depressão por que se trata de um doença completamente curável. Sou a favor da pessoa querer morrer em casos irreversíveis.
Sim, e o suicídio assistindo é o menos cruel , do q deixar ela viver dopada e sem conseguir fazer as proprias escolhas da vida. Uma pessoa realmente Depressiva ela não vive ela só sobrevive.
Ai Leonardo depende da depressão, algumas pessoas assim q recobram a consciência depois da internação tenta se matar até que alguém tem um descuido e essa pessoa consegue, os casos q são reversíveis são só de viciados q usam a desculpa da depressão ou são pessoas deprimidas q exageram usam a depressão como desculpa para manipular as pessoas em sua volta.
Caramba, queria poder conversar com mais pessoas com um talento de usar a inteligencia em um debate como você, está de parabéns, não importa se concordamos ou não, isso não vem ao caso. Parabéns.
(parte 1) Ah, por isso eu sigo seu canal :) Adorei o vídeo... A parte que fala sobre individualidade é realmente belíssima! Eu já havia tido contato com estes conceitos (ou falta de conceitos) sobre individualidade num anime chamado "Chikyuu Shoujo Arjuna", que é muito incrível... Bem, apesar disso, eu sou frugívora e como exclusivamente vegetais que não causaram a morte da planta. Mas, tenho consciência de que mato bactérias e animais em várias ações diariamente.
Pirulla, Muito bom !! Só pra acrescentar sobre morte cerebral, tem o caso único do garoto Steven Thorpe que teve morte cerebral diagnosticada por 4 médicos após um acidente de carro e voltou a viver... Leia depois sobre isso, caso se interesse... Abraço
Sensacional. Não tinha pensado no que diferenciava um indivíduo de outros seres vivos. E a ideia da reprodução assexuada por duplicação é "filosoficamente" (haha) perturbadora, porém interessantíssima! Parabéns Pirulla
28:07 sim além de nos outros animais em moralidade, olhando muitas coisas da natureza E até questionável se nos somos os mais inteligentes da Terra, segundo uma pesquisa mostra que cães é gatos e até galinhas, tem um nivel de racionalidade, corvos tem noção de morte, tem casos de bois lamentando o fato do outro esta indo pro abatedouro, literalmente eles vem o outro indo pro abate eles "choram"
(parte 8) Mesmo que a meu ver seja ilógico que a natureza crie algo mais terrível que a morte para impedir o indivíduo de se permitir morrer, há algo ainda mais importante que a vida de cada indivíduo e isso é a liberdade.
Pirulla, o que acontece também nos açougues, nesses de pequeno porte, é que os bois, ao verem o boi da frente ser morto, ficam praticamente com "medo", e dizem também que a carne desses bois com "medo" não é aproveitada por conta de uma substancia que é liberada no músculo do boi, que não lembro o nome agora...
Pirua, um bom tempo atrás eu participava de fórums de falcoaria, e um dos membros trabalhava num centro de triagem do ibama ou qualquer porra assim que faz a coleta de animais feridos para recupera-los e fazer a soltura. Ele estava explicando sobre o caso da Tyto Alba que eles tinham lá que tinha as duas pernas amputadas e por isso não podia ficar de pé, tinha as penas das asas e do rabo destruidas pois tentava se equilibrar sentada, eu pensava - TENHA MISERICÓRDIA E QUEBRA A CERVICAL DELA!
na discussão da dor cara.. tambem ouvi dizer que é ela que te faz mudar de posição constantemente para não haver desgaste ou esforço anormal nas juntas e ligamentos..
Essa semana eu li um artigo sobre uma espécie de formigas que vivem nos canaviais, e que quando chega perto de escurecer todas as formigas entram no formigueiro com exceção de umas 8, que começam a tampar a entrada pra evitar predadores. O esforço que elas têm pra tampar leva elas a gastarem toda a energia e morrerem por não se alimentarem. No dia seguinte as formigas de dentro reabrem o buraco e o ciclo continua. Se eu conseguisse achar eu até colocaria aqui pra você dar uma olhada.
A morte é o fim dos problemas. A vida é uma sucessão de problemas, não importa quantos problemas você resolva, sempre aparece mais um. Eu espero de braços aberto o fim dos meus problemas.
...
Parece que alguém aqui precisa dar um oi pro terapeuta...
@Lily-Rose
Ele virou COACH 😭😭😧
@@crislainegalvao7462 kkkk 9 anos depois...
Hugo vc por aquii!
16:12
Atualização: depois da decisão da côrte britânica, este homem passou a recusar comida, e morreu 6 dias depois, de FOME. Exatamente, graças às "instituições pró-vida", ao invés de uma morte digna, ele teve morte por INANIÇÃO, que é grotescamente dolorosa.
Wallas Santos Meu deus, que morte triste
essa gente é muito perigosa a ponto de fazer alguém chegar a esse ponto... que horrível a falta de empatia dos religiosos ignorantes... tem a opção de ser religioso e não ser ignorante, mas as pessoas não fazem isso
qualquer ideologia pró-vida é estúpida e qualquer instituição embasada nessas ideologias são imorais e desumanas
@@raianecristina4015 dels ???
Mas talvez a fome seja a melhor morte natural. Pacientes terminais entram em jejum por algum motivo.
Você é realmente um cara fantástico, um gênio na hora de pensar, raciocinar e argumentar. É muito bom poder ouvir ideias novas, aprender coisas e debater assuntos controversos. Esse tipo de vídeo acrescenta muito na vida das pessoas e é infinitamente superior ao conteúdo do motoqueiro gospel da violinha. Dá gosto de ouvir uma pessoa inteligente e educada como você falar. Parabéns!
Nossa que agonia quando as pessoas usam "gênio" pra qualquer pessoa. O pirula realmente é super inteligente, mas gênio é forçação de barra.
"Podemos estar errados". Eu acho isso lindo na Ciência; capacidade de admitir que não se sabe tudo.
Admitir que não sabe nada
@@oisirfla-m.707 você acha que a ciência não sabe nada sobre os neurônios?
@@worsnop6616 O comentário desse cara tá correto, caguem pra mim
@@oisirfla-m.707 ok então. 😕
No brain no pain!
kkkkkkkkkkkkkk. Literalmente
Genio kkkkkk
Ia falar isso.
Genial
Bolsonaro não sente dor? 🤔
O Dráuzio Varela já disse mais de uma vez que a função primordial de um médico é diminuir o sofrimento humano. A isso se resumem todas as ações tomadas por eles.
O que faz todo sentido, tendo em vista a inevitabilidade da nossa morte.
Como eu já venho pensando a um bom tempo. Viver é um DIREITO, não uma OBRIGAÇÃO. Como muita gente julga suicídas como covardes, e o velho discurso do: "Tanta gente lutando em hospitais pela vida e o outro tira a própria vida", e etc.
Ideia check, cabeça.
mais bizarro que julgar suicidas como covardes, é condenar suicidas a pena de morte apenas por serem suicidas como alguns países fazem
@@garudadrakon4728 WTF? Quais países?
@@luciosobrinho7508 alguns países orientais lá pro lado do Japão e China
@@garudadrakon4728 não no Japão...
O Japão tem até uma história com suicídio por causas de honra
Quando você falou celebro eu já tava pensando nele, uma vez eu fiz um comentário somos o que nosso celebro intacto consegue lembrar, vivenciar ,e esperar do futuro, falando de uma maneira simples.
@Canal do Pirulla, maravilhoso vídeo, meu pai faleceu hoje, tinha hepatite e não cuidava direito, acabou tendo infecção gástrica, enfim, morreu em decorrência de falência múltipla dos órgãos. Sou ateu, o único da minha família então não tenho confortos religiosos. Esse vídeo me ajudou, obrigado e continue com esse excelente trabalho, ainda que esse vídeo seja antigo, recentemente vi uma live sua que você diz que antes tinha mais "energia" para gravar, espero que retome ou pelo menos nunca deixe de produzir suas verdadeiras aulas.
Esse cara tem um raciocínio privilegiado. A única saída pro Brasil é a educação.
De acordo.
Sim
Esse pra mim é um dos melhores vídeos do canal. Sensacional!! E como diria o Chaves: "Eu prefiro morrer do que perder a vida!"
Concordo contigo. Esse vídeo realmente ficou muito bom
Um dos melhores videos do Pirulla, e olha que o padrão é alto hein!
Charles Matias Altíssimo. É um dos melhores com certeza....
Concordo!
Concordo muito!
Pirulla, parabéns pelos seus videos....Eu sou evangélico, mas, isso não me impede de ter uma visão critica das coisas, e seu ponto de vista em 100% das vezes é coerente...Vc faz um trabalho excelente, parabéns!!!!!
Tenho a impressão de que foi o melhor video que assisti no seu canal.
Aguardo a continuação.
Isso me lembra quando um amigo meu disse que sua mãe tinha se livrado de seus hamsters depois que ela soube que a hamster-mãe comia os filhotes de vez em quando, ela era religiosa e achou que o hamster era "pecaminoso", eu achei isso um absurdo!
Meu avô morreu ontem... Eu visitei ele no hospital e ele estava deplorável, ele não tinha forças pra engolir os remédios. Eu particularmente acho que ele morrer foi muito bom pra ELE... Mas tem o lado da família... A galera tá sofrendo aqui agora enquanto estão velando ele. A família está triste e esse é o lado ruim da morte que salva a pessoa do sofrimento.
Inteligente, simples e coeso, Pirulla VIDA INTELIGENTE NO RUclips!
Você não sabe como cada vídeo seu acrescenta no conhecimento geral de todos nós!
Obrigado Pirulla!
Continue assim!
Ass: Felipe Lacerda Rocha
OBS.: Sou graduando em física, e em breve estarei pedindo a sua ajuda, para fazer alguns videos do mesmo formato que o seu, só que falando sobre física, astrofísica, cosmologia e astronomia!
Abraço!
Mt interessante cara. Oq mais me da a honra de te assistir é ver q penso assim e principalmente mudo a forma de pensar por tudo oq fala
Realmente, é um absurdo este paciente inglês não ter direito de escolher o seu destino. Imaginem o desespero dele.... Aliás, quantas pessoas não devem passar pela mesma situação? Temos que ter a liberdade de escolher nossa vida e também, se e quando necessário for, nossa desistência da vida. isto sim seria o verdadeiro humanismo.
Um dos melhores (na minha opinião) canais do RUclips. Sempre trazendo informações intessantes, debates enfim. Continue assim Pirulla25.
Parabéns, Pirula! Mais um vídeo sensacional! Segue a maratona!
"(...) Não existe compaixão em Marte, por exemplo (...)" Uma das melhores comparações dos seus vídeos. Muito bom, aprecio demais a quantidade de informação que você dispõe, além de incitar questionamentos interessantíssimos. No aguardo do próximo vídeo.
O Átila (do canal Nerdologia) explora esse dilema do barco no vídeo "Quem somos nós", é muito legal.
Pelo que sei, navio de Teseu o nome do dilema
Eu não sei porque o RUclips está me sugerindo todos os vídeos do Pirula de 11 anos atrás, mas eu to assistindo (ouvindo) enquanto trabalho.
Muito bom, Pirula!
Mais uma prova que qualidade supera quantidade. Pirulla, vc posta poucos videos em relação aos outros canais que estou inscrito.. mas NENHUM destes canais (nem mesmo o do Yuri) tem tanta qualidade quanto os seus.. parabéns cara.. continue assim... seus vídeos são sempre excelentes
Essa perspectiva de morte é interessante de observar no indivíduo que vive de forma miserável. Os valores atribuídos a vida são muito diferentes daqueles que sempre tiveram condições favoráveis de se desenvolver como ser humano em sociedade.
Nunca tinha parado pra pensar que havia também uma explicação biológica contra o absurdo que é "bandido bom é bandido morto". (Y)
PERFEITO! Fico mto solidário ao perceber tua tristeza em relação ao futuro da humanidade, em ser um abnegado em tentar passar teu ponto de vista [na maioria das vezes CORRETÍSSIMO], mesmo que O POVO, a maioria entre os humanos tenha pouca capacidade de reconhecimento e evolução individual. Concordo contigo quando menciona a descrença na 'humanidade' em relação à direitos humanos em países desenvolvidos, vide Inglaterra> Ortotanásia e França> Homofobia!
Parabéns.. Não desista! Continue...
Engraçado a parte que o Pirulla diz:
"Quando eu vou ao banheiro, eu mato milhares de celulas"
Aí depois ele vem com a desculpinha que é quando coça a pele, a ta bom Pirulla sei que vc vai ao banheiro apenas coçar a pele kkkkkkkk zuera.
kkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkk nem tinha percebido isso kkkkkkkk
coçar pele HSUAHASUHASUASHUASH GRITO
Ele falou "Eu mato milhares de células quando eu vou ao banheiro, quando eu esfrego minha pele, quando eu me coço, por exemplo". Ele tava citando situações em que ele mata células do corpo dele, não dizendo como ele as mata quando vai ao banheiro.
(eu sei que isso é velho, eu só não ligo)
하람배 ele não tava frescando com isso
Esse vídeo chapô, ein. Belíssimo documento mano. Obrigado por registrá-lo e compartilhar convosco.
Eu tomo bastante cuidado. Só não consigo entender por que ser sempre a favor da vida, até quando ela é miserável. Vou me basear no caso do britânico, imagine você acordar todos os dias (se você conseguir dormir direito, já que não se mexe) e não conseguir levantar para escovar os dentes, se espreguiçar, dar um beijo de bom dia na sua esposa, abraçar seus filhos. Imagine ficar confinado numa cama de hospital por sete anos na mesma posição, sem conseguir realizar qualquer ação direito. É triste.
Ótimo vídeo Pirulla, realmente da pra refletir bastante sobre diversos conceitos e definições que temos que não são tão definidos assim.
Interessante a visão de um biólogo a respeito de um assunto tão delicado. Valeu a pena eu ter-me escrito nesse canal.
E não nos esqueçamos das várias curiosidades, notícias e resultados de experimentos que ele menciona e dá a referência. É sempre bom ter mais certeza a respeito da nossa posição sobre um assunto.
Eu ainda não assisti todos os seus vídeos, mas de todos os que vi, esse foi com certeza o melhor. Pena os poucos views ;-;
Aprendi mais com esse vídeo do que em muitas aulas que tive na escola, meus parabéns pirulla, ótimos vídeos, explica de uma forma excelente
primeira pessoa que eu conheço que vê a morte como eu. muito obrigada pirulla!
Pirulla, muito bom!
No final, quando comenta sobre castigar alguém (estuprador, assassino, etc) com a morte não sendo a pior coisa que poderia acontecer ao individuo... porém talvez seria a melhor coisa que aconteceria para os outros semelhantes da sociedade, pois não veriamos sua má ação se replicar... é somente uma ponderação...
É por isso que me interessa mais a razão que as religiões, ótimo vídeo!
Cara fico feliz quando tem video novo seu, sei que de algum modo vou ser surpreendido
*No brain, no pain*
+Rafa C San You should mitar!! KKK
Parabéns! Assunto controverso, é bom pensar nisso.Tb sempre lembro do Coração Valente. Obrigada Pirula.
Simplesmente Incrível, ótimo vídeo Pirula ^^
Ganhou mais um inscrito.
Adorei seu método de reflexão e modo inteligente de debater o assunto.
Vou passar à acompanhar o canal e desde já assistir vídeos mais antigos e recentes, já que este foi postado à 9 meses.
Forte abraço!
Sucesso e boa sorte!
Pow! Parabéns pelo video cara, adoro seus videos pq suas opiniões são muito parecidas com as minhas, e também, as idéias são muito bem ilustrados. Parabéns de novo.
Como sempre Pirulla, mostrando pontos de vista q eu nunca tinha pensado antes!
vc tem alguns argumentos q são geniais!!!
eterno like em seus videos!!!!
grande abraço!!
Como sempre um ótimo video, professor Pirula
Muito legal ver o ponto de vista, de alguém com a sua formação, sobre esse assunto. Nota 10.
Se possível, faz um video sobre pena de morte e o desarmamento civil.
Você sempre aborda assuntos interessantes, consegue explicar de forma super clara, e ainda existe uns indivíduos irracionais que não conseguem entender o que você fala? Burrice têm limite. Pirulla não esquenta a cabeça com quem não têm cérebro, eles não têm capacidade de entender nada de nada.
Fantástica é a Biologia!
(parte 7)
E foi bem importante quando você abordou que os animais nunca escolhem a morte, mesmo que precisem sentir dor. Imagino que seja o mais lógico para a natureza prolongar a vida o quanto puder, afinal, a dor foi criada exclusivamente para proteger da morte, certo?
Sou contra a eutanásia quando o paciente é incapaz de escolher, mas claro que não sou contra nos casos que o paciente prefere morrer a sentir dor.
Concordo, o direito de Viver ou de querer Morrer e totalmente do Indivíduo, Terceiros não Podem decidir por alguem em Agonia, pois jamais saberiam o Grau de Dor do Individuo, Essa "Falsa Ética" Que o Mundo tem que a Vida sempre e Melhor que a Morte, DEVE ser DERRUBADA, Muitas Vezes Morrer e a Melhor Opção para o Individuo.
Meia-hora de vídeo e a gente sempre ficar querendo mais!
Muito bom!
Ih, Pirula... Vc pareceu meio duvidoso quando falou sobre o q acontece depois da morte... Eu acho q se morreu, acabou... Não tenho nenhuma reclamação dos últimos 13 bilhões de anos antes de eu nascer.
Um dos seus melhores vídeos,parabéns!!!!
Essa série,e a sério do criacionismo são muito boas,e nos faz ter vontade de refletir sobre o assunto durante muito tempo...
A Morte é a perda da integridade vital do individuo, ou seja, a perda de algo essencial para sua progressiva sobrevivência. No caso, dos indivíduos que se reproduzem assexuadamente, estes morrem (deixam de existir individualmente) para dar surgimento a novos seres vivos. E existe a morte factual (condenado a morrer) e a morte íntegra (já morto).
Já a dor consiste em desconforto, geralmente, com sofrimento e lesões (perda de funcionalidades físicas e psíquicas, perda de componentes biológicos, impactos, perfurações, cortes e contusões, etc.). Desse modo, qualquer criatura sente dor. Nos seres humanos, a dor estar mais relacionada a sentimentos, geralmente negativos, e conflitos psicológicos.
De modo geral, é sempre difícil estender conceitos relacionados ao universo humano para/com outras particularidades. Bem seria, criar definições específicas para cada caso.
Conheci seu canal através da página da ATEA no facebook. Muito interessantes as colocações que você faz nos vídeos. Assistir a esse vídeo é quase como reencontrar aquele velho amigo que conversa no mesmo nível que você, e aquilo se estende a infindáveis indagações e conclusões que apesar de não mudar muita coisa no mundo, nos faz sentir melhor por ter essa consciência de que ainda existem muitas pessoas inteligentes e sensatas. Parabéns pela iniciativa!
Pirula tem os melhores argumentos para derrubar os "argumentos" veganos
Mas os veganos podem estar querendo evitar o sofrimento do animal, em condições alimentícias ou termométricas num abatedouro, mamíferos sentem dor e se incomodam, assim como possui um raciocínio "primitivo" ou "reduzido" em relação ao nosso, nessa parte eu discordo do pirulla em que veganos não estão ajudando uma boa causa, mas de resto o que ele falou sobre dor faz todo o sentido
Sou estudante de medicina e devo lhe dizer que seus vídeos são fantásticos, e vc dá uma aula em cada um deles!!!! Parabéns!!!! Está faltando pessoas como vc neste país!!!
Ps: Alguns professores universitários deveriam assistir seus vídeos (seriam seres melhores certamente!!!!)
Pirula, o link dos animais imortais não existe mais :/
+Jonathan Gonçalves nao achei outro :(
+Walter Não entendo disso mas há hipóteses de retardar a morte tentando burlar o sistema de envelhecimento das células, o avanço da ciência já nos permite burlar o envelhecimento em algumas décadas, comparadas com a expectativa média de vida de 50 anos atrás.
Porém buscar a imortalidade a meu ver, não é tão bom como prega os filmes de de heróis. Digo isto pois tal como a eutanásia há muitos fatores psicológicos não só do individuo mas também das pessoas que o cercam que tornaria muito doloroso a vida eterna, num dado momento da sua "vida eterna" você desejaria a morte pois todo seu circulo de convivência morreu e mesmo que você se habituasse a um novo circulo, seria mais do mesmo numa "looping" infinito e entediante.
Agora, se todas as pessoas do planeta fossem eternas fisicamente provavelmente a reprodução seria proibida pois não haveria espaço suficiente para tanta gente, aí seria pior ainda.
É exatamente como eu penso... fico irada qdo as pessoas acham que os bichos pensam como os humanos.
Uma amiga com câncer terminal, marcou o dia da própria morte. A família nunca soube. Eu a apoiei. Ela não queria ficar como uma caveira na fase final da vida, ela não queria morrer no dia das mães ou no dia de aniversário de algum ente querido ... felizmente ainda existem médicos com compaixão por seus pacientes em estado terminal ... essa atitude é um amor de verdade ...
Fiquei pensando em algo: no caso de matar o rato antes de dar pra cobra, a gente não deve considerar o bem estar da cobra? Explicando melhor: se não matarmos o rato, ele machuca a cobra, certo? Mas se sempre matarmos os ratos antes de alimentar as cobras, levando em consideração o papo do enriquecimento ambiental no cativeiro, talvez não seja melhor dar o rato vivo? O que é pior: o sofrimento psicológico do rato por alguns minutos ou o sofrimento da cobra durante toda a sua permanência no ambiente cativo? Claro que as intensidades de sofrimento mudam, e claro que o enriquecimento ambiental não apresenta resultados tããão marcantes em répteis, mas eu quis comentar isso só a nível de reflexão mesmo, envolvendo mais variáveis.
E quanto à concepção de morte como castigo a alguém que prejudicou outras pessoas, realmente: um castigo melhor seria em vida. Mas em alguns casos talvez a pena de morte (ilegal ou não) sirva como uma maneira de garantir que aquela pessoa não faça mal a mais ninguém.
" E quanto à concepção de morte como castigo a alguém que prejudicou outras pessoas, realmente: um castigo melhor seria em vida. Mas em alguns casos talvez a pena de morte (ilegal ou não) sirva como uma maneira de garantir que aquela pessoa não faça mal a mais ninguém."
Tirou as palavras da minha boca.... Concordo com vc!!!
Excelentes colocações!
sou contra a pena de morte pelo fato de que a justiça não é totalmente eficiente, e inocentes podem ser mortos... quanto a vida da cobra concordo com o felipe rs... soh quem se lasca eh o ratinho.
rafael rocha nos paises onde tem pena de morte os caras levam talves anos pra dar pena de morte para que tenham certeza que o cara que vão matar é realmente o cara certo. Ta pensando que é brasil é cara ?
desculpa não discuto com quem tem síndrome de vira lata, não vou me rebaixar.
Dae, Pirulla, beleza? Tô comentando aqui só pra dizer que os teus vídeos são muito bons e te parabenizar por eles. Também acho muito legal isso que tu faz de deixar vários links na descrição do vídeo à respeito das coisas que tu fala em vídeo, bem interessante.
concordo, mas só um ponto que eu acho: não existe dignidade na morte.
+Bárbara Damasceno E por falar em House, a temática dele descreve bem a escolha entre ter ou não dor. pois o personagem escolhe ter dor crônica a não ter uma perna.
Um exemplo nesta questão de limite entre sentir dor ou escolher morrer, acontece em casos de incendios em prédios, onde temos algumas situações em que as pessoas preferem se jogar do que sentir a dor de ser queimado.
Concordo com tudo o que você falou. Tenho gostado muito dos seus vídeos. Concordo que o exemplo de matar o rato antes de ele encontrar a cobra seja mais misericordioso. Mas será ético você privilegiar a vida da cobra em detrimento da do rato? Em um ambiente natural, talvez a cobra matasse o rato, ou talvez o rato conseguisse escapar e a cobra morresse de fome. Uma vez que nós é quem decidimos quem morre e quem fica vivo, será que é ético matar milhares de ratos para manter a cobra viva?
Gostaria de te ajudar no vídeo que você vai fazer sobre argumentos para ser vegetariano. Com certeza matamos milhares de seres o tempo todo para nos mantermos vivos. Mas se é possível viver evitando o enclausuramento e a morte de milhares de animais será que essa opção não seria mais ética? É saudável viver comendo carne, mas se é possível viver saudável não comendo, essa é a opção mais ética. E mesmo que as plantas sentissem dor, que não é o caso, ainda seria mais ético come-las diretamente, do que comer um animal que vai come-las primeiro, porque elas vão morrer de qualquer jeito, seja eu comendo a alface ou o coelho, mas se eu como o coelho, eu matei ele E a planta.
É uma questão de reduzir a cadeia de mortes e sofrimento desnecessário.
Adorei seu comentário *-*
Mas, na minha mente fértil, o saldo de mortes seria até muito maior nessa situação. Acredito que aumentaria, pois a carga energética que um humano e um bovino necessitam para cumprir saudavelmente suas funções vitais, demandaria muitos indivíduos, considerados plantas, em tempo efêmero (claro, tudo isso na nossa hipótese que planta sente dor); dessa forma, um humano estaria saciado com apenas um bovino (um indivíduo) por tempo relativamente longo, o que não obrigaria a matar mais de um indivíduo em tempo curto. Contudo, já que até onde sabemos, plantas não sentem dor, a grande parte do argumento do seu segundo parágrafo é coerente.
Enfim, tentei ser o mais didático possível na minha suposição, acredito até que você não entenda (ou talvez que eu esteja falando nada com nada mesmo), porque até eu me surpreendi por pensar nisso, mas está aí, vai que serve para suscitar mais um pensamento nesse loop infinito mental que certos humanos, feliz ou infelizmente (depende do ponto de vista), têm. Rsrsrs
adorei também
Sempre compartilhei da opinião que a morte é algo bom, não que eu odeie a minha vida, mas acho que a morte é o fim de toda nossa dor aqui na terra
então suicídio é um direito da pessoa em depressão?
Não sei quanto ao Pirula, mas acredito que não. Depressão, apesar de horrível, pode ser considerado uma dor que tem volta. Com tratamento psicológico, paciência e ajuda dos próximos tem como se curar da depressão
Direito é, mas não se deve permitir que uma pessoa venha a cometer suicídio por depressão por que se trata de um doença completamente curável. Sou a favor da pessoa querer morrer em casos irreversíveis.
Sim, e o suicídio assistindo é o menos cruel , do q deixar ela viver dopada e sem conseguir fazer as proprias escolhas da vida. Uma pessoa realmente Depressiva ela não vive ela só sobrevive.
Ai Leonardo depende da depressão, algumas pessoas assim q recobram a consciência depois da internação tenta se matar até que alguém tem um descuido e essa pessoa consegue, os casos q são reversíveis são só de viciados q usam a desculpa da depressão ou são pessoas deprimidas q exageram usam a depressão como desculpa para manipular as pessoas em sua volta.
A morte não é uma coisa ruim, a tristeza profunda, a falta de esperança e a dor é muito pior q o fim, o ultimo perdão e a misericórdia suprema.
Caramba, queria poder conversar com mais pessoas com um talento de usar a inteligencia em um debate como você, está de parabéns, não importa se concordamos ou não, isso não vem ao caso. Parabéns.
KKKKKK dar um fatality no cachorro
tava todo sério assistindo o video ai ele falou isso e me poquei de rir mano hahahaha
Um dos melhores vídeos. Dá pra refletir sobre o tema por semanas. O lance da barata viver sem cabeça foi cruel. Valeus.
no brain no pain
Sensacional.... mais um excelente vídeo, como não poderia deixar de ser
Aqui em casa barata boa é barata morta rsrrs
Pirulla curto muito seus videos, por favor nao pare de fazer!!!
falow brother.
Meu gato sempre ta matando passarinhos, ratos, baratas... ele despedaça, mata e fica brincando com eles kkkk mais nao come !
Seu gato é um psicopata sádico. Ou um bichinho inocente que nem sabe o que tá fazendo :3
meu cachorro que o fale eu tenho que esconder meus ratinhos da morte certa ;-;
iara soares Felinos são os únicos animais irracionais que matam por pura diversão.
***** cara de rato x)
(parte 1)
Ah, por isso eu sigo seu canal :) Adorei o vídeo... A parte que fala sobre individualidade é realmente belíssima! Eu já havia tido contato com estes conceitos (ou falta de conceitos) sobre individualidade num anime chamado "Chikyuu Shoujo Arjuna", que é muito incrível...
Bem, apesar disso, eu sou frugívora e como exclusivamente vegetais que não causaram a morte da planta. Mas, tenho consciência de que mato bactérias e animais em várias ações diariamente.
A qualidade dos seus vídeos está aumentando enormemente. Parabéns !
Pirulla,
Muito bom !! Só pra acrescentar sobre morte cerebral, tem o caso único do garoto Steven Thorpe que teve morte cerebral diagnosticada por 4 médicos após um acidente de carro e voltou a viver... Leia depois sobre isso, caso se interesse... Abraço
Todos os vídeos desse canal são ótimos, bem completos e conceituados. Continue assim.
Sensacional. Não tinha pensado no que diferenciava um indivíduo de outros seres vivos. E a ideia da reprodução assexuada por duplicação é "filosoficamente" (haha) perturbadora, porém interessantíssima! Parabéns Pirulla
Até que enfim um homem esclarecido em relação a morte.
28:07 sim além de nos outros animais em moralidade, olhando muitas coisas da natureza E até questionável se nos somos os mais inteligentes da Terra, segundo uma pesquisa mostra que cães é gatos e até galinhas, tem um nivel de racionalidade, corvos tem noção de morte, tem casos de bois lamentando o fato do outro esta indo pro abatedouro, literalmente eles vem o outro indo pro abate eles "choram"
(parte 8)
Mesmo que a meu ver seja ilógico que a natureza crie algo mais terrível que a morte para impedir o indivíduo de se permitir morrer, há algo ainda mais importante que a vida de cada indivíduo e isso é a liberdade.
Ouvi esse vídeo quando foi lançado, mas só estou curtindo e comentando agora. Parabéns: vc deu um baile de argumentação lógica!
esse Pirula é o cara mesmo;, comentar esse vídeo sem um bom apreço é burrice mesmo, valeu Pirula .
Um dos melhores vídeos do Pirulla! Quando ele disse que desligaria os aparelhos e iria preso aí então eu caí de joelhos, igrejaaa!
Se tem um canal que dá gosto de assistir é esse.
Muito bom cara, parabéns msm, eu tinha visto a noticia e fiquei bem entristecido, vc abordou o assunto de forma exemplar abraço!!
Pirulla, o que acontece também nos açougues, nesses de pequeno porte, é que os bois, ao verem o boi da frente ser morto, ficam praticamente com "medo", e dizem também que a carne desses bois com "medo" não é aproveitada por conta de uma substancia que é liberada no músculo do boi, que não lembro o nome agora...
Concordo com a maioria, vc tem uma bela clareza mental amigo.
Nossa cara, sem palavras pra dizer oq achei do seu vídeo... Simplesmente espetacular!
Pirua, um bom tempo atrás eu participava de fórums de falcoaria, e um dos membros trabalhava num centro de triagem do ibama ou qualquer porra assim que faz a coleta de animais feridos para recupera-los e fazer a soltura. Ele estava explicando sobre o caso da Tyto Alba que eles tinham lá que tinha as duas pernas amputadas e por isso não podia ficar de pé, tinha as penas das asas e do rabo destruidas pois tentava se equilibrar sentada, eu pensava
- TENHA MISERICÓRDIA E QUEBRA A CERVICAL DELA!
Os seus vídeos longos parecem curtos, as informações fantásticas e a sua retórica é excelente. Parabéns véi. o/
na discussão da dor cara.. tambem ouvi dizer que é ela que te faz mudar de posição constantemente para não haver desgaste ou esforço anormal nas juntas e ligamentos..
Essa semana eu li um artigo sobre uma espécie de formigas que vivem nos canaviais, e que quando chega perto de escurecer todas as formigas entram no formigueiro com exceção de umas 8, que começam a tampar a entrada pra evitar predadores. O esforço que elas têm pra tampar leva elas a gastarem toda a energia e morrerem por não se alimentarem. No dia seguinte as formigas de dentro reabrem o buraco e o ciclo continua. Se eu conseguisse achar eu até colocaria aqui pra você dar uma olhada.
Estou esperando ansiosamente o seu vídeo sobre a pena de morte!
Excelente !!! Vou comentar daqui a pouco pelo pc ! Amo saber que alguém está começando falar esses assuntos .
Muito obrigao por mais este post, Pirulla. PQP, que aula!!! Tava com saudade dos seus posts. Grande abraço.