você tem que pensar mais alem,por exemplo, a vida eterna na forma científica não é uma coisa tão impossível como se pensa, talvez seja neste momento da história que nos encontramos, mas com o avançar da ciência concerteza sera possível (inclusive ja existe um animal imortal na Terra) em questão da vida eterna se tornar enjoativa, com base na capacidade mental que possuimos no momento eu concordaria com você,mas como eu disse com o avaçar da ciência(se não formos extintos) não somente adquiremos a vida eterna mas como também melhoraremos e muito nosso cérebro,o ser humano no momento consegue guardar em sua mente apenas uma lasca da totalidade de todo conhecimento ja descoberto pela raça humana,quanto estivermos melhorados a ponto de dizer que um ser humano qualquer, pode levar consigo todo conhecimento da raça humana, ai sim estaremos prontos para começar a andar em busca das respostas fundamentais,e se isso ja não for um motivo suficiente para entreter uma vida eterna,ai não averia motivo para vida. Como disse o Astrônomo Carl Sagan "Nos somos a consciência para o universo conhecer a si proprio"
O conceito de vida Eterna mais aceito na minha opinião e que explica claramente como tudo funciona é o conceito espiritualista que tem como base a reencarnação. Nós reencarnamos porque precisamos resgatar erros que cometemos do nosso passado e para corrigir alguns defeitos que temos. Mais uma vez dizendo que cada um tem seu livre arbítrio. Se quer reencarnar para continuar no seu processo de evolução tudo bem, mas senão, pode continuar com uma vida errante andando com seus afins, mas em outro plano. Quando morremos voltamos para as nossas origens. No plano terra, nós Estamos corpo mas Somos espíritos. Toda pessoa que morre ela vai deixar de ser uma alma para voltar a se tornar espírito. Toda a nossa memória fica guardada no nosso perispírito, e se temos uma consciência de que o que iremos ver em outras encarnações nossas não nos afetará a gente pode resgatar de nossa memória eterna que fica em nosso perispírito e ver quem éramos o que fizemos e com quem estávamos em qualquer parte do tempo e em qualquer encarnação que estávamos. Pensando dessa forma que iremos ter que fazer tudo de novo não é verdade pois iremos nascer em uma família diferente em um tempo diferente e sem se lembrar de nada que aconteceu nas outras vezes que nascemos. Isso é muito importante que seja feito e não tem nada de antiético. Já pensou vc encarnar filho da pessoa que te matou na encarnação passada e ter plena consciência disto? A sua vida seria uma forma de se vingar de todos que te fizeram mal e a intenção não é essa e sim o contrário. De poder se dar bem com todos que um dia foram seus desafetos.
Olá. Me preocupei em redigir algumas palavras a fim de demonstrar a visão cristã de vida eterna conforme o entendimento que tenho da Bíblia. Faço, também, para agir como um cristão, pois assim dizem as escrituras que, ao meu ver, são a Palavra de Deus:1 Pedro 3:15 - Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós, (Por isso, escrevi)A vida eterna ao lado de Deus simplesmente não pode ser explicada, mas pode ser compreendida através desse pequeno versículo. 1 Coríntios 2:9 Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam. (Tente pensar na vida eterna, ou felicidade eterna, dessa forma)O DEUS QUE FEZ TODAS AS COISAS QUE VOCÊ JÁ CONHECE E AS QUE VOCÊ AINDA NÃO CONHECE, TEM UMA ETERNIDADE PREPARADA PARA VOCÊ. TENHA A CERTEZA DE QUE ELE É CAPAZ DE TE FAZER FELIZ ETERNAMENTE.GRANDE ABRAÇO. A PAZ DO SENHOR.
Conteúdo legal mas que barba terrível cara, ou o cara tem barba feita ou barba aparada, principalmente pra fazer vídeo, ta feio demais olhar pra isso, sério mesmo, ou apara ou raspa, do jeito que tá não dá
Mauro Palmiro Sua opinião é, no mínimo, dispensável. Mas, na minha opinião, como mulher, TA BÃO DEMAIS. Acredito que a barba do Pirula combina "direitim" com o cabelo. E é claro que ele tá cagando e andando para a nossa opinião a esse respeito.
Pirula, eu particularmente não gosto desses videos sobre reflexões sobre a eternidade. Existe infinitas possibilidades para uma vida eterna, obvio. Então seus comentários pessoais não correspondem nem as possibilidades macro, tipo 0,0000001% de caminhos para percorrer numa possível vida eterna. Eu gosto muito da vida. Na Terra só teremos vida aproximadamente até 700.000 anos aproximadamente, já é outro desafio manter a espécie humana em outros planetas. Gostaria que você fizesse um video nesse mesmo tema, vida eterna, abordando células tronco no futuro, nanotecnologia, robótica, projeto avatar 2045, projeto do google de upload de consciência, as fábricas de órgãos, transplante de cabeça, e as ultimas pesquisas sobre os telômeros. Grande Abraço querido!!
Meu avô morreu de câncer no ano passado com 80 anos, e pelas minhas conversas que eu tinha com ele, ele sim tinha muito medo de morrer, pois achava que iria sozinho. Lembro que certo dia, sabendo que não tinha mais muito tempo de vida, ele (meu avô) até pediu a minha avó para que ela morresse junto com ele. É claro que ele não queria que ela morresse de verdade, mas com aquilo eu pude compreender o tamanho do medo dele. Sabendo desse medo que ele tinha, eu não saí do lado de seu caixão por nenhum segundo sequer até a hora do enterro (se tivesse como sair eu até ficaria um tempinho com ele lá em baixo), ficando umas 5 horas estático olhando para ele, chorando como se não houvesse amanhã, e tentando me lembrar de tudo que eu havia vivido com ele até ali na esperança da estar aproveitando nossas ultimas horas juntos antes dele ser enterrado e eu nunca mais ver ele. A moral que eu tiro disso tudo é que, seja hipoteticamente vivendo para sempre e vendo os entes morrerem, ou morrendo e não vendo os entes viverem, ambas são uma merda. Se querem um conselho, vivam o melhor que puderem, e não pela idiotice de uma vaga esperança de uma vida melhor depois dessa, mas sim por essa própria que já temos.
Acredito que eu nunca iria querer deixar de viver, mesmo que alguém deseje a morte o desejo dela é viver... Pois se ela fosse restaurada como jovem, e pudesse fazer tudo diferente. Se pudesse estudar outras coisas, se pudesse fazer coisas diferentes... Por que ela desejaria deixar de existir do que fazer algo divertido? Por que ela trocaria as luzes por escuridão e o pensamento por vazio? Tem tanta gente sofrendo, com doença, pura carne só sofrimento e deseja viver, enquanto os que estão vivos acham melhor morrer?
Vivi até meus 30 anos na fantasia religiosa de que precisava fazer algo bom agora (por sinal servir a religião que Deus supostamente aprova ¬¬) para então merecer uma vida eterna. Adoeci e caí de cama em profunda depressão por estar vivendo algo que não queria mas me sentia obrigado por medo de não ter a tal vida eterna. Agora depois que decidi dar um basta em tudo isso e VIVER uma realidade sobre tudo nem medicamento tomo mais embora claro, ainda estou me recuperando das "sequelas" da minha formação. Ainda vou fazer um vídeo falando sobre isso. Mas obrigado Pirula por expressar tão bem.
Meu amigo,temos uma experiência parecida ,tenho atualmente 30 anos, cresci sob a influência de ensinamentos cristãos q não me trouxeram a felicidade, me sinto infeliz há pelo 10 anos, demorei a entender as razões disso.Venho me desvencilhando deste "caminho sagrado,salvador" pra fazer o q me agrada,me sinto bem por isso. O único mal é me livrar de todo trauma causado pela doutrinação religiosa desde a infância.
Este mundo é cruel. Porém o troféu é chegar perto de Deus !! Viver neste mundo sem vida eterna é o mesmo que andar por quilômetros numa selva atrás do tesouro, mas na hora de conquistar o tesouro a pessoa morrer e não pode desfrutar o tesouro que lutou tanto pra conquistar. Nadou e morreu na praia rsrs.
Eu sai da igreja por uma reflexão que tive uma vez: Minha instrutora reclamou por eu estar usando roupas curtas, assistindo filmes sobre demônios, e usando "linguagem inapropriada". Então minha mãe me perguntou " Vc nao quer ir para o paraiso?! Por que se quiser, vc vai ter que ser um exemplo...". Então parei e pensei "eu gosto de sair, beber, xingar, ouvir musicas " inapropriadas, usar roupas curtas ou estilosas (nada daquelas saias enormes e blusas que tapam tudo). E fazer essas coisas me da prazer. Me deixa feliz. Então, se não vou poder fazer essas coisas, se terei que ser uma boa samaritana que só fala coisas educadamente, usa roupas enormes, não transa até o casamento, não pode se separar, não pode ter a sexualidade afirmada ou ser quem realmente é, viver se privando de coisas que me deixam feliz, do que adianta viver para sempre assim?! Não é melhor uma vida curta cheia de prazeres, do que uma vida eterna sofrida?!" E então, falei para a minha mãe "eu nao sei se existe paraíso e vida eterna, mas se existir, eu realmente não quero isso".
+Paula Monteiro Essas coisas não te dão felicidade, te dão prazer...é preciso tomar cuidado com isso....e agradeça sua mãe por reclamar de vc usar roupas curtas...isso não é bonito e um dia vc vai saber.
+Regina Ribeiro Da mesma forma eu posso usar o raciocínio oposto, e se não existe paraíso? todos os atos que fiz na terra não simbolizaram nada, eu não recebo recompensa nos créditos do filme, apenas acaba, então o correto é cada um viver como quer, VC acredita em uma pós-vida, mas tem gente que não, e eles não estão errados em não acreditar, nem vão levar uma vidda ruim por isso, é apenas um ponto de vista diferente. Além disso vc tbm tem que somar o fator de se no caso de existir uma divindade o que confirma que seria a SUA divindade? será que teria um céu? um inferno? será que esse deus é consciente? são inúmeras as possibilidades.
***** O problema como eu falei é que não existem só 2 lados da questão, a condição pro pós vida a maneira que vc descreve seria: 1- Tem que superar a suposição de não haver o pós vida. 2- Caso haja um pós-vida ainda teria que ser um pós-vida exato dentre 1 zilhao de pós-vidas as mais diversas religiões possíveis. 3- Ainda sim teria que contabilizar a chance de ser um pós vida totalmente diferente do que as religiões descrevem. 4- Depois de tudo ainda teria que contar se existe realmente um "Paraíso" e um "Inferno" nesse caso. Em meio a tudo isso faz sentido que outras pessoas não se sintam confortáveis em seguir a sua crença e que é ilógico pensar que ter um modo de vida diferente do que ela prega levará a algum tipo de destruição pessoal ainda em vida.
Pessoas, entendam uma coisa, há pessoas que matam pela religião? sim! Há pessoas que fazem coisas maravilhosas pela religião? Sim! Há pessoas não religiosas que fazem coisas terríveis? Sim! Há pessoas não religiosas que fazem coisas maravilhosas? Sim! Concluindo: a religião pode influenciar pessoas á fazer coisas ruins? Sim, mas apenas se elas tiverem mentes fracas. Não podemos colocar problema na religião ou querer culpar a todos os religiosos pelos atos de uns. Do mesmo jeito que não podemos fechar nossos olhos para a realidade de que se há pessoas sendo influenciadas a fazerem coisas ruins por religiões, e que algo certamente está errado no discurso de alguns religiosos. Devemos culpar, não os fiéis que seguem tais discursos cegamente, e sim as grandes mentes manipuladoras que usam tais fiéis para seus próprios interesses. Acho que já falei demais kk Mas então, não generalizem achando que todos os fiéis tem mentes fracas, mas não fiquem cegos achando que só há coisas boas nas religiões.
como cresci na igreja, eu cresci acreditando em céu. Porém não acredito em inferno (mesmo me considerando cristão, vejo o inferno como uma forma de domar a sociedade). A ideia de céu nunca foi "tão legal" para mim, pois na igreja me falavam que lá não existiria tristeza, e eu sempre me imaginei lá nas nuvens de boa na lagoa, um anjo chega e fala "vamos jogar bola" e eu respondo "PRA QUE, EU TO 100% FELIZ, É IMPOSSÍVEL FICAR 101% OU 99% FELIZ AQUI NO CÉU, se isso não irá me agregar em nada, porque vou jogar bola com você?". Ou seja, eu pensei no céu como se a gente ficasse num tédio eterno, porém feliz, e isso não foi legal pra minha cabeça, até hoje tenho uma certa claustrofobia da eternidade, e também tenho uma fobia de "sumir"... que dilema foda. Também pensei que se minha memória for apagada, não serei mais eu. Até em VIDA se minha memória for apagada hoje, não serei mais eu amanhã. Imagina ainda morrendo, sendo formatado e nascer em outra dimensão, isso é SUPER não ser eu. Porém, alguns filosofos conseguiram """provar""" que o ser humano é insaciável. Juntando isso com o universo que vivemos, onde nem a luz consegue explorar ele todo, imagine quantas raças, culturas, amigos, famílias, sabedoria, diversão, putaria, filmes, séries, livros, tecnologia sempre crescendo e inventando coisas novas... você não gostaria de explorar isso tudo? Claro que cada planeta tem seu padrão de clima e vida, mas considerando que somos eternos (imortais), então isso não seria um problema. Viveu 10 mil anos em uma galáxia e enjoou? Mude para outra galáxia e tenha uma realidade totalmente diferente da passada. Como nossa memória não é perfeita, só lembraríamos de coisas boas e marcantes, excluindo 99% dos milênios que se passaram de forma "mecânica". Assim como lembramos da nossa infância "como se fosse ontem". Nessa eternidade eu gostaria sim.
cara SE voce for pro céu todos seremos perfeitos e adorariamos apenas adorar,adorar,adorar a Deus sem c enjoar e nós não vamos c esquecer das pessoas la no céu mas não teremos aquele sentimento de mãe,pai,irmão e etc mas todos teremos o sentimeto de irmão uns aos outros .
***** Alguém te chama pra jogar bola e vc diz não? Mas falando sério, é outra dimensão, é outro lugar, se é que se pode chamar de lugar. Seu pensamento, é baseado nas experiências que vc vive nessa dimensão, a terceira.
***** Vc tem que levar em consideração que o que vivemos e vemos aqui é limitado, é extremamente impossível imaginar o que será a eternidade no céu, a definição de felicidade lá será totalmente diferente da daqui.
NÃO PISE NOS PATOS! Três amigos morreram e quando chegaram no céu São Pedro lhes disse: -Aqui nós temos uma regra muito rígida. Voces não devem pisar nos patos. Cuidem-se para não serem penalizados! Eles não deram a menor importancia e já foram zombando: -Que porra de pato! Quem já viu pato no céu? -Pois é! Se eu achar um pato no céu eu dou-lhe um ponta-pé e piso na cabeça! Pra surpresa deles, quando entraram no céu não dava nem pra ver o chão de tanto pato. -Porra! É pato pra caralho! -E eu vou pisar é nesse aqui! Quando ele pisou São Pedro chegou com a mulher mais feia que ele viu na vida e acorrentou-a ao pisador dizendo: -Voce pisou num pato e ficará eternamente acorrentado a esta mulher! Ele chorou bastante e os outros ficaram assustados com a gravidade da pena. Então passaram a andar com mais cuidado. Até que três dias depois o segundo amigo se descuida e pisa em um pato. Novamente vem São Pedro com a mulher mais feia que ele viu na vida e a acorrenta eternamente ao segundo amigo. Ele chora bastante e o terceiro amigo, bastante assustado, passa a andar arrastando os pés. Até que um mês depois lá vem São Pedro com uma mulher linda, gostosa, um espetáculo, e acorrenta a ele eternamente sem dizer nada. Ele fica de boquiaberto com a beleza da mulher e pergunta a ela: -Meu amor o que foi que eu fiz para merecer uma coisa tão maravilhosa assim? Ficar acorrentado a voce? O que foi que eu fiz? Ela responde: -O que voce fez eu não sei, mas, eu pisei num pato!
+Vitor Santos Eu penso que se a vida chega a um fim e é isso, e só tem 2 alternativas: 1- Ou ela foi ruim e o fim de tudo vai acabar com esse sofrimento. 2- Ou ela foi boa, e valeu a pena ser vivida
+Vitor Santos até o momento em que nasceu, ou que foi concebido, seu estado também era de não existência. E não doeu nem foi frustrante. Eu sei que não é assim tão simples, mas pense nisso...
+Vitor Santos, +Vitor Santos, entendi. Nisso concordamos, pois também não tenho medo, me resigno ao fato de que ela é inevitável. Mas vamos focar nessa questão que eu levantei. Nós não existimos por um período infinitamente maior de tempo do que ficamos existindo. Pergunto: nós temos consciência desse tempo que ficamos "não existindo"? A partir do momento que existimos, por que, eventualmente, voltar a esse estado de não existência deveria ser tão preocupante? Ok, eu concordo que dada à nossa natureza de atribuir significado e importância a tudo, principalmente a nós mesmos, é melancólico constatar isso. Admito que pra mim, no processo de transição ao ateísmo, foi a questão mais difícil da qual se libertar. Vamos aproveitar esse ao máximo esse intervalo. Feliz ano novo.
Vitor Santos Claro que é. Por isso a religião faz sucesso. Pense em um sono sem sonhos. Você ta morto praticamente. Penso que a morte é isso. um sono sem sonhos. Não consigo imaginar uma energia invisível que vá pra algum lugar quando morrer. É muito fantasioso e primitivo.
Quando eu era criança, por um tempo eu tive muito medo de morrer (foi logo depois de a minha avó morrer de câncer) e fantasiava sobre viver eternamente (por exemplo, achar um gênio em uma lâmpada que me concedesse a vida eterna - eu tinha uns 7-8 anos). Um dia, não lembro se foi na escola ou se eu vi na TV, mas eu descobri que em algum ponto do futuro, o Sol ia se expandir e destruir a Terra. Então eu fiquei imaginando que, se eu tivesses conquistado a vida eterna, eu ia ter que flutuar sozinha no espaço pela eternidade e, pior, sem a menor possibilidade de reverter isso. A morte passou a não ser tão ruim assim ;)
Pirula, eu particularmente não gosto desses videos sobre reflexões sobre a eternidade. Existe infinitas possibilidades para uma vida eterna, obvio. Então seus comentários pessoais não correspondem nem as possibilidades macro, tipo 0,0000001% de caminhos para percorrer numa possível vida eterna. Eu gosto muito da vida. Na Terra só teremos vida aproximadamente até 700.000 anos aproximadamente, já é outro desafio manter a espécie humana em outros planetas. Gostaria que você fizesse um video nesse mesmo tema, vida eterna, abordando células tronco no futuro, nanotecnologia, robótica, projeto avatar 2045, projeto do google de upload de consciência, as fábricas de órgãos, transplante de cabeça, e as ultimas pesquisas sobre os telômeros. Grande Abraço querido!! haaaa Existe um grupo no whatzap que troca ideias sobre isso: imortalidade alcançada, 88-9-99080229. Manda um oi que te adiciono!!
Petronio Oliveira não tem jeito, todo ser vivo tem fim... não adianta querer achar que a ciência vai fazer a gente ser imortais já que os recursos são limitados.
Uma vez, já faz alguns anos, comecei a me perguntar de quanto tempo eu precisaria para aprender todas as línguas, ler todos os livros, conhecer todos os lugares, conversar com todas as pessoas, aprender e praticar todas as profissões, todas as artes, todos os esportes. Achei que o tempo seria muito longo mas bem longe do infinito. Além disso percebi que meus desejos estavam muito restritos, afinal, aprender todas as línguas que são faladas hoje seria aprender bem poucas línguas comparado à quantidade de línguas que já foram faladas. Ler todos os livros também tem restrições, muitos já se perderam na história e muitos dos que existem hoje eu não quero ler porque não prestam. Conhecer todos os lugares não significa conhecer todos os lugares porque cada lugar já foi vários lugares e provavelmente será muitos outros ainda. Para as pessoas valem as mesmas restrições que apontei para os lugares e ainda mais. Conversar com todas as pessoas tem também mais ou menos as mesmas restrições dos livros, tantas e tantas já morreram e tantas há que eu preferia não conhecer. Aprender todas as profissões parece legal, mas tem algumas que eu não gostaria de saber, como a profissão de pastor evangélico por exemplo. Quanto às artes e ao esporte não consegui pensar em nenhuma restrição, principalmente porque alguns absurdos que uns ou outros chamam de arte ou de esporte não entrariam na minha definição, como a "arte" de explorar pessoas e o "esporte" da caça, por exemplo. Daí que, diante disso, concluí que para fazer tudo isso de maneira satisfatória eu precisaria viajar no tempo para frente e para trás a meu bel prazer. E mesmo "esticando" tanto assim, o tempo para fazer tudo isso seria menor do que a eternidade. Nesse ponto fiquei com dois problemas: O primeiro é a impossibilidade da viagem no tempo; o segundo você citou no seu vídeo, é o sem graça de estar sozinha. Então pensei em possíveis soluções para esses problemas: primeiro eu poderia viajar por planetas, galáxias e universos e encontrar outras línguas, livros, lugares, pessoas, profissões, artes e esportes. Talvez cada um deles em número infinito. Segundo eu poderia também, nesses passeios, encontrar pessoas que têm os mesmos poderes (ou desejos) que eu, e então não estaria sozinha. Daí sobraram apenas duas dificuldades insuperáveis: Primeiro, esse corpo que tenho não poderia fazer isso e essa mente que tenho não existe sem ele. Segundo, não há como saber se existem outros lugares habitados em outras galáxias, ou outros universos, ou pessoas com os poderes que, até agora, só existem na minha imaginação. Diante dessas impossibilidades - embora tenha certeza de que nessas condições eu aceitaria a vida eterna feliz da vida - acho melhor ficar quietinha e morrer tranquila quando chegar minha hora.
Divina Scarpim Sencional seu comentário. Eu pensava que tinha vontade de viver para sempre para poder realizar muitas coisas possíveis, mas percebi que isso no fundo no fundo não é realmente o que eu quero. Parabéns pela lucidez e por expor tão bem seu pensamento.
+Gabriel Muniz Penso que acontecerá o mesmo que acontecia antes de nascermos. A gente não se lembra ou simplesmente não existia nossa consciência ainda. Penso que depois da morte acontecerá o mesmo, ou algo parecido.
Marcello Costa Decerto! Quase todo dia penso nisso e fico bem chateado, hahaha. Acho que o negócio é aquele clichê de sempre mesmo. Temos que aproveitar o que temos por aqui.
Marcus F II Mas é estranho pensar. Depois de todo um infinito, cá estou eu. Eu e minha consciência. E se um dia morrer, minha consciência também morrerá. Mas depois de todo um infinito, será que "eu" não assumirei um outro personagem??? Pensando no ponto de vista bioquímico.
Já vi cientistas afirmarem que é possível viver perpetuamente. Se a morte deixasse de existir, teríamos que reinventá-la. Imagine as consequências que adviriam da superpopulação, além da falta de estímulo que a perspectiva de viver para sempre causaria, pois a morte é um incentivo para que as pessoas persigam seus objetivos.
sim vdd, se numa vida de apenas 80 anos nos procrastinamos tanto e sempre adiamos nossos sonhos, imagina sabendo que viveremos eternamente muitas pessoas nao iriam querer fazer mais nada de útil
Belo vídeo. Sempre compartilhei de algumas destas reflexões e cheguei à conclusão de que não vale a pena ficar pensando se Deus existe ou não; Se existir um qual dos muitos será; Se vou para o céu, inferno, purgatório ou simplesmente ficarei dormindo... Nenhum filósofo que acreditasse em um Deus conseguiu argumentar convincentemente, nenhum que não tenha a crença em um Deus também conseguiu... Vou aproveitar melhor meu tempo por aqui me preocupando com coisas nas quais poderei eu interferir.
Cara, esse vídeo foi incrivelmente interessante. Nunca pensei no assunto. Eu vi os vídeos da descrição também (e me inscrevi, obviamente) e fico impressionado com a habilidade que vocês tem de tratar um assunto, fazer analogias e principalmente expor os pensamentos em formas de palavras, e o melhor, tudo de maneira coerente e extremamente clara. Eu queria ter essa organização. Enfim, admiro bastante seu trabalho. Parabéns.
Débora Silva Aliás, o que está acontecendo que todo mundo agora me chama de moço??? Tô ficando velho? Quando passarem a me chamar de "tio", aí vai ser barra kkkkk
Débora Silva Então sou gato, é? Sabia não kkkk Ou é só minha foto que ficou bem tirada. Sabe como é, né? Todo mundo em foto fica bonito, daí quando vê no real, pensa "aquele trambolho ali é aquela coisa linda da foto na internet?" kkkkkk
Acho que a decrepitude do corpo acaba fazendo com que a pessoa perca o medo de morrer, uma vez que ela já não mais consegue aproveitar tudo o que ela gosta de fazer. Os jovens ainda tem força e vitalidade para realizar sonhos e correr atrás do que querem. O que frustra muito as pessoas eu acho que é justamente a efemeridade da euforia pela realização dos sonhos materiais. Estamos sempre buscando em coisas a nossa felicidade, sendo que ela está em viver cada dia fazendo algo que lhe dê prazer sempre que vc se lembrar daquele momento. Como a maioria das pessoas está presa em viver para trabalhar (me incluo nisso) é muito mais difícil de aproveitar as situações e muito mais fácil ter picos de euforia por coisas que compra.
Já pensei nisso é entrei em uma grande crise existencial, mas descobri que a ideia de morrer não é nem uma maldição nem uma benção, é apenas uma situação inevitável.
***** wathever, se eu um dia enjoasse, eu sla dai o que eu ia fazer, mas eu acho meio difícil enjoar, pois sempre estarão vindo seres novos e mutações bizarras, animais com adaptações fantásticas para amibientes inesperados, seres com diversas capacidades e em constante mudança..
***** talvez um dia eu realmente enjoasse, mas o que eu posso fazer?? e eu respondo, tentar outras coisas!! imagine o tanto de possibilidades que viriam em todas as civilizações seguintes às humanas, mas, realmente, de certa forma, acho que talvez descobrir uma maneira de entrar no sistemaa temporal e, depois, mudar os sentidos em relação ao tempo.. sei lá, uma ideia doida, mas eu a mantenho na minha cabeça..
Mas, um dia, pode ser que n exista nada. Uma aniquilação que destrua o mundo. Imagine vc, sendo imortal, foi o que restou, mas não sobrou um mundo fisico, e vc vive em um pedaço de rocha que era um pedaço da terra, mas esta vagando por ai pela eternidade, sem ABSOLUTAMENTE NADA para fazer, que talvez dura MILHOES de anos para, no minimo, chegar perto de outro planeta ou coisa parecida. Parece uma coisa boa? É realmente algo a se pensar =)
@@Hidet0shialt E a gnt começa a ficar ultrapassado, por isso aposenta e enjoa... essas "coisas maiores" vc pode vivenciá-las em seus filhos, observar gerações novas é como ver estrelas nascendo.
A eternidade só seria prazerosa se nela tivéssemos a legítima paz interior, serenidade, prazer, amor, e ocupações sãs. Obviamente, não há como conquistar essas coisas sozinho. Assim sendo, vida eterna só faz sentido num contexto onde exista um Deus, perfeito, absoluto, amoroso, o qual pode conceder tais coisas, numa realidade superior.
E se todos nós fôssemos eternos? Não perderíamos ninguém, e sempre teríamos novidade pois o ser humano está constantemente a inventar coisas, então não nos chatearíamos pois haveria sempre um novo esporte, novo tipo de música, novas tecnologias, comidas, etc...
rodrigo prates umpierre Se "mulheres e comida" fossem o bastante, eu mesmo não estaria entediado. E olha que eu só tenho 33 anos, e nem sou rico. Pessoas ricas dispõem dessas coisas muito mais, e são ainda mais infelizes. Você acha essas coisas interessantes porque provavelmente são novidade ou escassas na sua vida. Mas alguma dia você vai notar que para além de suas necessidades imediatas, existe um vazio no seu coração. Esse vazio nós procuramos preencher com ocupações diversas, farras, drogas, prazeres carnais, mas isso é apenas protelação. A única coisa capaz de aplacar a tristeza que se oculta nas profundezas de nossa alma é Deus. Essa é a ressurreição do espírito, sua vivificação.
Mas aí cada cultura tinha uma idéia de "eternidade" e "prazer", não sempre é necessário "paz interior", "serenidade", "ocupações sãs", etc. Para os alguns nórdicos, se não me engano, o Valhalla consistia em acordar, caçar um javali gigante, comer feito um "porco", lutar depois do almoço, "morrer" de novo e começar tudo no dia seguinte (ou algo assim, pode ser que não fosse exatamente assim mas é o que minha mente consegue lembrar agora!) Ou seja, isso para eles era um "eterno prazer", visto que sua cultura era orientada pra isso. Lá existiam "Deuses" que proporcionariam o entorno (a ressureição no final do dia, etc) mas não necessariamente precisariam deles (visto que os deuses, pelo que lembro, não entravam nesses jogos do Valhalla). Mas concordo que esse "paraíso", independente da cultura, somente poderia ser alcançado com uma figura divina associada. ;)
O que eu falei foi de um ponto de vista mais objetivo. É claro que cada cultura tem suas ideias, aliás, cada indivíduo. Mas é com o tempo todos eles acabariam percebendo que é preciso mais que um javali ou vinho bom para ser feliz e aguentar a existência. Aliás, os que bebem vinho o fazer exatamente porque estão enfadados de sua existência cotidiana.
para mim para ser feliz vivendo pela eternidade nao precisa de deus e somente de voce pois para muitas pessoas a felicidade e so ajudar as outras e buscar sabedoria entao nao precisa justamente de um deus para isso essa e minha opiniao claro
Deixa eu falar uma segunda coisa: Nunca conheci alguém que no momento da morte a aceitasse e desejasse. Falar agora, sendo jovem, que poder viver até 90 é bom, é no mínimo uma ingenuidade, pois ao chegar aos 90 aposto que você ainda desejaria viver algo mais! Talvez você nunca tenha conhecido realmente felicidade, que pressupõe entre outras coisas a vontade de viver. Pergunto: Você se suicidaria aos 90 anos, mesmo que com alta tecnologia esteja saudável e com qualidade de vida? A Aceitação da morte ocorre pela dificuldade de continuar vivendo. Mesmo assim num momento final TODOS desejam um momento a mais, mesmo que falem para todos que vão morrer felizes. A aceitação da morte vem da inevitabilidade dela, não acredito que eliminando os efeitos da velhice e da necessidade da morte todo mundo se mataria aos 90 anos. O avô de minha noiva faleceu pouco antes de completar 90 anos, com uma festa planejada para ele. Estava feliz e cercado de pessoas que o amavam. Tenho certeza que ele gostaria de ter vivido mais esse aniversário, mesmo tendo vivido tantos antes, mesmo tendo tido tanto tempo com sua família, tenho certeza que desejaria mais um pouco, e que talvez esse pouco significasse uma emoção inédita na vida dele. Cada segundo de vida é precioso e uma oportunidade de ser feliz e de viver coisas incríveis.
Inclusive, vale aí uma pesquisa entre sobreviventes de suicídio. Pessoas que pularam de ponte, cortaram os pulsos, e chegaram perto de morrer mesmo, mas sobreviveram. É muito raro alguém não se arrepender, pois no momento que se acredita que a morte vai ocorrer mesmo, ela é horrível e uma dor muito pior do que a dor das suas dificuldades podem gerar.
Pedro Guilherme Jungbluth Entendo seu comentário, seu ponto de vista e te comento apenas sobre situações que vi em minha própria vida. Minha avó morreu, depois de 1 ou 2 anos da morte do meu avô. Ela fez tudo o que queria fazer, amou a todos na família e na vizinhança, brigou, chorou, riu e se divertiu. Chegou no final da vida e dizia "daqui a pouco chega minha hora, meu neto... fico feliz de ter vivido tudo o que vivi e não tenho arrependimentos. Faria tudo igual de novo". Outro caso é o do meu próprio pai, que tive a sorte de estar ao lado dele nos últimos momentos. Viajou muito, conheceu muita gente, viveu, sofreu, riu e chorou. Me criou da maneira que podia, que sabia, cometeu erros, admitiu alguns e outros só depois de algum tempo. E ainda assim ao perceber que estava próximo da sua morte (aos 51 anos de idade, muito novo ao meu ver) também seguiu a mesma linha de dar-se conta de que já tinha feito tudo o que queria. Para não mentir sobre arrependimento digo que ele somente se arrependia de não ter dito mais vezes que nos amava - aos filhos - e o fez (com muita dificuldade) nos últimos momentos. Talvez nada disso "prove" que nem todo mundo é como vc descreve e minha intenção não é fazer vc mudar de opinião, mas sim contribuir para a amplitude dela. Imagino que se vc nunca soube de alguém que aceitou bem a morte e não se arrependeu, pode ser decorrente a que esteja buscando pessoas no meio errado? Na minha opinião, e é somente minha opinião sem nenhum embasamento mais que minha própria observação do mundo e das pessoas, é que pessoas que passam a vida inteira negando sua própria vida, seus desejos e suas limitações, acabam por chegar ao fim de suas vidas acreditando que "não fizeram o suficiente" ou que não foram "boas o suficiente" e daí nasce essa tendência. Quem sabe buscando a observação da humanidade em meios diferentes vc poderia encontrar conclusões diferentes para essa situação. Não sou afiliado a nenhum credo nem religião, não nego a espiritualidade e a mística que envolve a vida humana, cheia de mistérios ainda a ser compreendidos. Mistérios que no fim são tão "normais" e "naturais" que nos deixam com cara de bobos... hahahaha Concordo, Highlander era MUITO bom, mas viver uma vida assim devia ser horrível mesmo! :)
Sayuro san Hisham Obrigado pelo que compartilhou. Porém ainda acho que são experiências racionais, pessoas emocionalmente saudáveis que conseguiram racionalmente aceitar a morte. Isso é completamente diferente de não desejar viver mais, porque viveu o suficiente. Se fosse cabível a sua avó viver mais, e ela tivesse a livre escolha, o que ela faria? Pergunta sem resposta, pois somos racionalmente educados com o entendimento de uma morte inevitável, portanto sua avó teve todo o amadurecimento da vida dela para aceitar e conviver com a idéia da inevitabilidade da morte, da limitação do que se pode viver. Mesmo assim não podemos sequer imaginar o que se passa na cabeça da pessoa quando está no momento derradeiro mesmo. Nem no último dia, nem na última hora, mas no momento que se percebe que de fato não poderá experimentar mais nada. Algumas pessoas falecem serenas, em geral muito fracas, e as que ainda tem forças em geral se contorcem. Não consigo imaginar uma pessoa ainda forte, mental, emocional e fisicamente, desejando a morte. Desses três um ao menos precisa estar em frangalhos para que a morte se torne algo desejável. Concordo contigo que pessoas mais imaturas tem dificuldade de aceitar a morte. Mas acredito que muitas pessoas são apaixonadas demais pela experiência de viver e ao imaginar uma vida imensa para si jamais poderiam se satisfazer. Não envolve se arrepender pelo passado, mas almejar um futuro. Como imortalidade não existe, ou um prolongamento indefinido da vida (ainda não), a aceitação da morte é algo esperado. Mas com a discussão, ainda por enquanto filosófica, de uma possibilidade tecnológica para esse prolongamento indefinido, essa aceitação da morte naturalmente se torna menor. Devemos lembrar que highlander é ficção, e as possibilidades apontadas de imortalidade no vídeo do Pirula são impossíveis, portanto discutí-las em detalhes é um tanto fútil, assim como definir de forma absoluta que é "estranho" querer a imortalidade sem ninguém ao menos imaginar o que é isso. Pode sim ser algo fantástico e maravilhoso, e pode sim ser um tormento. Mas digo que se eu tiver forças emocionais, mentais e físicas eternas, minha vida só será um tormento se eu assim decidir. Sempre há mais para se viver, para se conhecer, para se experimentar. Sei que nunca serei imortal, mas prefiro morrer agonizando por essas vontades do que viver a vida inteira sem elas! Abraços!
@@PedroJungbluth "Mas digo que se eu tiver forças emocionais, mentais e físicas eternas, minha vida só será um tormento se eu assim decidir." Uoow, dahora
Já dizia Dean Winchester, que a *paraíso não é o nirvana e sim matrix*, pois a pessoa falecida estando no céu fica presa pra sempre nas suas boas lembranças que teve na terra. Momento filosófico de Supernarutal;. \o/
A ideia de "vida eterna" parecia mágica, quando eu tinha uns 10 anos e meus parentes religiosos me estupravam com essas ideias. Alguns anos mais tarde comecei a pensar mais em questões como: eu terei a mesma aparência e idade de quando eu morri? Tipo... Quem morreu velho, será velho pra sempre e quem morreu bebê será assim pra sempre? Daí a resposta de alguns pra essas questões era: "é mistério!" ¬¬'
Existe infinitas possibilidades para uma vida eterna, obvio. Então seus comentários pessoais não correspondem nem as possibilidades macro, tipo 0,0000001% de caminhos para percorrer numa possível vida eterna. Eu gosto muito da vida. Na Terra só teremos vida aproximadamente até 700.000 anos aproximadamente, já é outro desafio manter a espécie humana em outros planetas. Há indicios que a vida eterna virá logo... e o segredo está perto....leeiam sobre células tronco no futuro, nanotecnologia, robótica, projeto avatar 2045, projeto do google de upload de consciência, as fábricas de órgãos, transplante de cabeça, e as ultimas pesquisas sobre os telômeros. Grande Abraço !! haaaa Existe um grupo no whatzap que troca ideias sobre isso: imortalidade alcançada, 88-9-99080229. Manda um oi que te adiciono!!
Tenho 22 anos e hoje em dia vejo a morte como algo desejavel devido a depressão que possuo já sonhei bastante fiz vários planos em minha mente hj em dia não almejo mais nada,já fui extremamente ativo trabalho academia cerveja com os amigos etc,porém hj cada dia da minha vida é enfadonho e acordar dia após dia é uma tortura
+Canal do Pirula é uma sugestão para se fazer vídeo pirula pois a depressão é uma epidemia mundial que atinge mais de 350 milhões de pessoas em todo mundo é a segunda maior causa de afastamento do trabalho no Brasil segundo a previdencia social e algumas pesquisas afirmam que em 2020 será a segunda maior causa se morte no mundo atrás apenas de poblemas cardíacos(de momento n tenho as fontes que afirmam)e os seus sintomas são muito severos como perda da vitalidade,perda da líbido e de apetite e alteraçoes bioquímicas no sistema nervoso central que causa deficiencia de dopamina,serotonina hormonios responsaveis pelo prazer e bem estar.
+Testemunha do Batman Porque a vida humana sem uma força superior que fornece sentido a humanidade, é completamente vazia. Isso foi dito de pessoas ateias
14:52 Essa é uma das analogias mais tristes e real que o Pirula fez, ao menos para mim . De que adianta desejar a vida eterna, se a pessoa não quer viver com você?
A vida eterna no paraíso transcendental sim, seria um inferno. Mas a vida eterna na terra, através da ciência, seria ótima. Não seria o mesmo que ser indestrutível, seria apenas não mais envelhecer. Na pior das hipóteses, caso o indivíduo se enjoasse, bastaria dar um tiro na própria cabeça que estaria resolvido. Alguns propósitos de vida só tem sentido a curto prazo, pois foram criados por uma mente já ciente do limite temporal da vida. Mas há outros, igualmente adotáveis, para os quais a imortalidade cairia muito bem.
Concordo plenamente. Acho que o Pirulla falou muuitas coisas certas nesse video mas viajou um pouco ao focar demais na parte religiosa da vida eterna, que é muito mais a questão da vida após a morte do que da vida eterna em si. Acho que, se considerarmos uma vida eterna na terra através da ciência, a coisa muda bastante de rumo. Nós viveríamos de forma totalmente diferente do que estamos acostumados. Sim, os momentos ruins viriam e a saudade dos momentos bons também, mas bastaria a pessoa suportar e aprender com os desafios, conseguir lidar com a saudade (o que pode ou não ser difícil), e pensar que novos momentos bons virão, novos prazeres e experiências, que haveriam motivos para se ter uma vida "sem fim". Os asteriscos servem para enfatizar que, na prática, eterno não existe de fato, e, uma hora ou outra, a pessoa cederia.
Pra mim, a vida eterna é uma tortura. Estar no céu em corpo de glória vivendo em prol do outro, fazendo algo que verdadeiramente não gostaria de fazer, só de pensar já fico angustiada.
Exatamente amiga. Eu queria muito conversar com Jesus, sentar em uma sala e conversar com ele. Mas viver com roupa branca orando aos pés de Deus eternamente não me deixa feliz. Talvez me deixe feliz conviver com Jesus sendo o Ser que eu imagino que ele seja, legal amoroso, um amigo. Mas se no céu não vai ter angústia, como vou conversar com ele sobre coisas ruins? Como vou desabafar? Não sei como felicidade eterna existe em viver pra sempre na mesma coisa.
Oi Pirula! Gostei do seu vídeo de reflexão, inclusive assisti a parte 2 também. Devo dizer que desde que decidi abandonar religiões venho procurando por respostas mais lógicas do que um "porque deus quis". Tento compreender a vida como um todo até que me deparei com o espiritismo, aonde me fez mais sentido. Porém me chegou o momento de ler sobre a "vida eterna" e isso me deixou encucada. Pelo filme/livro Nosso Lar, ficaríamos em "cidades" no céu até, sei lá, resolver reencarnar. De início isso me pareceu perfeito. Afinal era um lugar belo, tranquilo, aonde seu trabalho valia a pena e te recompensava. Pensei que eu jamais iria pensar em voltar à Terra se de fato existisse um lugar desse. Me parecia a fuga perfeita deste mundo repleto de pessoas doentias, governantes sem escrúpulos, guerras ridículas e tudo mais. Releti bastante, daí me perguntei: "e depois?". Depois que eu ficasse sei lá alguns anos num lugar desse, e depois? Se na vida "terrena" eu fico agoniada quando me sinto estagnada, o que dirá deste "céu"? No filme/livro diz que voltamos à vida terrena para aprender, para evoluir. Eu achava plausível, mas a idéia de esquecer de tudo fazia eu me sentir, como você falou, "não eu". Por outro lado eu entendo a idéia, afinal se você se lembrasse de sua vida passada seria uma faca de dois gumes: maneiro, empolgante, mas ao mesmo tempo... doloroso. Pois você se lembraria das pessoas que ficaram para trás. É como você falou sobre o inferno: eu não ficaria feliz em saber que alguém que eu amo foi pra lá. Eu também não estaria feliz em uma nova vida sem as pessoas que eu amei. Portanto limpar a memória seria o ideal, mas acredito que sua essência não mudaria, só evoluiria. Penso que pela lógica do espiritismo é a evolução do seu conteúdo, não exatamente da sua memória. Acho que isso explicaria algumas afinidades das pessoas, ou gente que já "nasce má", e também gostos inexplicáveis. Acho que dizer "quem sou eu" deve ir um pouco mais além das memórias. Se bem que me falaram que dá pra saber o que você foi na vida passada. Se é verdade ou não, sinceramente não sei, mas ainda estou confusa e buscando respostas. Estou pensando que devo entender a mim mesma primeiro, que talvez assim eu responda as minhas dúvidas. Por isso costumo refletir bastante, me analizar, tentar responder "quem sou eu" para então passar aos próximos tópicos: porque estou aqui? e depois? qual o sentido? Tem vezes que penso que a resposta é mais simples do que pensamos, como "cara, vive aí, a vida é só essa". Vai saber rsrs.
Tem um personagem no Full Metal Alquismit, que sofre desse mesmo Mal, ele vive a muito tempo e já perdeu a noção do tempo, e as vezes chega a ponto de esquecer que as pessoas envelhecem.
Cara, apesar de desafinado, você é a pessoa mais lúcida e sensata que jamais encontrei. E olhe que não concordamos em alguns aspectos sobre a razão da existência humana e outros temas.
com a vida sendo finita as pessoas já se entediam e acabam se matando, imagina só se a vida fosse eterna... A pessoa que estivesse viva por 1000 anos já não iria aguentar mais. Ela iria começar a cogitar que a morte não seria tão ruim assim. As pessoas que pensam em vida eterna só pensam na parte supostamente boa, que seria não morrer. Mas esquecem que teriam que aceitar o fardo da existência para sempre, e que em algum momento poderiam começar a odiar a vida.
5 лет назад+1
De longe.... O video que melhor representa oque penso sobre o assunto! Video que me fez gostar do canal desse cara! Já assisti inumeras vezes (normalmente no final de noite numa conversa com amigos chapados )!! KKK MUITO MASSA! PARABÉNS PIRULLA! ESSE VIDEO DEVERIA TER SIDO INCLUIDO COM AQUELE DISCO DE UMA DAS VOYAGERS!
Segundo o Budismo a ausência de felicidade vem justamente da busca da mesma( felicidade ). Por exemplo,a mente do macaco,como chamam,que é a mente que oscila sempre entre passado ( lembrança ) e futuro ( planos,projeções e esperanças de ser feliz em alguma situação que não agora ) e nunca está presente.O próprio tempo é uma concepção humana que basicamente não existe,em si. E isso é exatamente o que vc disse,eu fico feliz com algo,mas essa coisa não irá me fazer feliz pra sempre,justamente porque daqui a pouco estarei projetando um novo conceito de felicidade ( sempre futuro ) em minha mente. Somos cães correndo atrás do próprio rabo.
sou ateu, e minha ideia de felicidade eterna é tipo: viver algo extremamente feliz, daí enjoa e troca para outra coisa extremamente feliz, ou esquece que viveu aquilo para reviver
Cara, eu falo para a minha esposa que criando nossos filhos (que ainda não temos) e conseguindo deixar um bom legado, tá ótimo! Quero viver no máximo até uns 60 ou 70! Porque o Mundo do jeito que está não tá bom! Não dá pra viver tanto... quem tem esse desejo de viver demais, em minha opinião, não sabe o que está falando. E tem mais, não quero dar trabalho para meus familiares! Se chegar a adoecer e ficar em uma cama, sem chances de voltar ao "normal", gostaria que desligassem meus aparelhos. Abs, admiro muito seu trampo!
Falei pra um amigo uma vez que não queria viver muito, que até uns 60 era bom, ele ficou abismado, falou que meu pensamento era medíocre, kkk. Mas pow, não quero ficar dependendo de ninguém, se eu estiver capaz de fazer tudo (impossível) com a idade avançada, tranquilo, vai ser ótimo, mas não vejo nenhuma vantagem de ficar bem velhinha, o que eu tiver de aproveitar é enquanto jovem.
Concordo plenamente com o que diz sobre a "felicidade eterna". Obrigado por transcrever com palavras e organizar o pensamento exatamente conforme a minha maneira de pensar. E tenho certeza que a de muitos também.
Pirula, esse vídeo foi excelente. Tão excelente, que abriu novas perspectivas de reflexão que serão exploradas em um vídeo que farei até sexta-feira. Estou voltando para o jogo! :o)
9 лет назад
Oi Pirula, eu sou deísta e gostei muito de sua reflexão, aliás, ainda não um vídeo seu que não tenha gostado, pois você argumenta muito bem. Sobre a vida eterna, acho até que muitas pessoas deixam de "viver" esperando por algo que nem sabem ao certo se existe mesmo. Parabéns pelo vídeo e um abraço.
uma definição legal que vi de felicidade é quando o que acontece na sua vida tem coerência com seus ideiais. então, se seus ideiais são, por exemplo, ganhar conhecimento, melhorar como pessoa, ser saudável, fazer o bem, etc, eu acho que dá pra viver muito mais de 100 anos sem enjoar. usando o seu exemplo da música, eu acho o seguinte: nós até enjoamos das músicas, mas nós não enjoamos da busca por novas músicas, ou pelo menos deve levar um bom tempo.
O Cristianismo prega que não devemos nos apegar as pessoas na terra, incluindo da nossa família. Por mais que gostemos deles, o foco é seguir a Cristo!!!
pirula, levantei e aplaudi quando vc falou da felicidade pra um pode não ser a felicidade pra outro kkkkkkkkkk parabéns, excelente ponto de vista é analogia!!!
Tô pensando em abrir um canal pra mim também, pois argumento também não falta. O Pirula aborda temas alheios ao teísmo mas não gosta de respostas bíblicas, alcorânicas, etc. Vou tentar usar então um pouco de uma coisa que acho pode ser chamada de Hermenêutica. 1. Viver eternidade ao homem, segundo a Bíblia é ser uma presença infinita por ser a imagem e semelhança de Deus em plano não físico, portanto não pode estar relacionado a tempo e espaço. Qualquer propósito ou prazer relacionado a estes 2 fatores não podem ser comparados com isso; 2. O que faz um indivíduo ter a vida eterna ou a desgraça eterna não é por ser "bonzinho" ou "malzinho" e sim, ter fundamentos em concordância com os preceitos que ele acredita. Isso é uma questão de fé e não vou mais repetir. O cristão crê que Deus concebeu a vida eterna pela graça, em concordância com ser aquilo que acredita e não necessariamente pelas obras boas que fez; Portanto a morte física não é supostamente algo terrível. É difícil, mas não precisa ser terrível; 3. Só posso falar da Bíblia porque sou cristão. Então, felicidade segundo ela, é a consciência de ter plenitude no plano espiritual, independente do plano físico estar bom ou não. Portanto você pode ser contente com isso. Segundo a própria, não encontramos a felicidade plena no plano físico, entretanto podemos SER alegres pela seguridade de nossas crenças e viver uma vida plena aqui na terra e colher frutos de bons resultados na eterna, não por meras atitudes filantrópicas; 4. A questão de como lidamos com a idéia do que é felicidade, é que fazemos nossas opções. Se isso é basicamente auto-realização, então seu desejo engloba a fatores limitantes apenas pra coisas terrenas. Porém quando refletimos e entendemos que nossa felicidade transcende a idéia pessoal e lidamos com aquilo que satisfaz a natureza do ser humano criado por Deus, daí temos a felicidade eterna. Isso é uma questão de crer ou não em Deus. Levamos isso ao campo da lógica e idéias sensatas e constatamos isso. Fazer testes em laboratório pra provar, espero que alguém um dia consiga, porém esse não é o ônus da prova.
***** Bem colocado o que você falou e é um ótimo argumento. Mas a vida eterna mencionada na Bíblia não é necessariamente uma existência fundamentada na concepção de felicidade que é idealizada pelos recursos materiais, nem o sentir prazer eterno. É um conceito de existência plena, livre de tempo e espaço sim, porém independente das condicionantes que nos levam a estar emocionalmente e paliativamente satisfeito. A droga nos induz a sentir assim por conta de nosso organismo alterado, o que é distinto da "paz que excede todo o entendimento" citado nas escrituras. Excede o entendimento porque ela não pode ser experimentada no plano material e sim no espiritual.
Muito bom o video! Eu acredito que a a isenção de sentimento (considerando que você precisa conhecer a tristeza para reconhecer a felicidade) seja o melhor que a vida pode oferecer. Quando morrer quero simplismente não ter mais a noção da minha existência em qualquer plano: material ou espiritual Parabens Pirula! Estou adorando seus videos! Abração!
Muito Bom! cheguei no seu canal através do canal do Matheus Assombrado que comentou de você no vídeo dele sobre Mariana, deste então não parei mais de assistir seus vídeos, Parabéns. Quanto a questão do paraíso, prefiro acreditar no que foi tratado em um capítulo do Supernatural, que diz que o paraíso é aquilo que você espera dele.
Posso confessar que sou sua fã? *risos* Tietagens à parte, gosto muito de você, dos assuntos que aborda em seus vídeos e de suas opiniões (embora não concorde com tudo o tempo todo). Parabéns! Muitos abraços! Ps.: Tenho um recado de um fã seu de 83 anos (meu pai) que diz: Fala pro moço falar um pouco mais devagar filha? Ele fala muito rápido... volta lá naquilo que ele disse que fiquei meio atordoado. *risos*. Pai, se você estiver vendo esse vídeo, o recado foi dado viu? Beijos!
Caro Pirula, sobre seu questionamento no vídeo, da incompatibilidade de nossos parentes, amigos, conhecidos, estarem sofrendo no inferno; e nós sabermos disso; não significa que devêssemos nos entristecer e sofrer por isso. Se algum deles foi condenado e preso pela justiça dos homens de forma lícita em algum delito, por que eu e vc deveríamos lamentar o erro do outro??? Se sofremos consequências severas ao desobedecer autoridades constituídas dos homens; por que seria diferente da Autoridade Máxima do Universo? Deus está perfeitamente feliz no céu e sabe que nem todos estarão lá. E podermos ser felizes no céu da mesma forma que podemos ser felizes comendo e sabendo que outros estão morrendo de fome, desde que tenhamos tentado alimentá-los, mas se recusaram a comer. Deus permite bastante sofrimento neste mundo, sendo um fato observável que Deus e a dor das criaturas não são incompatíveis. Ninguém no inferno terá desculpas e saberão conscientemente e plenamente o que fizeram e mereceram pra estar lá. O inferno seria apenas para os irrecuperáveis, impenitentes, irreversíveis, abomináveis que odiaram a Deus livre e intencionalmente. Jonathan Edwards disse: ”Parece-te incrivel que Deus seja tão absolutamente negligente com o bem-estar do pecador, a ponto de mandá-lo para um abismo ou sofrimento infinito? Isso te choca? E não é chocante para ti que sejas tão absolutamente negligente como tem sido para com a honra e a glória do Deus infinito?” E Gerstner completa: "Não parece nem um pouco cruel da parte de Deus infligir sofrimento a criaturas extremamente cruéis e perversas." Assim, já que os incrédulos querem ficar longe de Deus agora, certamente esse será o estado que passarão na eternidade.
1. Cara, as pessoas que estão morrendo de fome não negariam comida (e vivemos bem mesmo com isso acontecendo porque primeiro, não conseguimos nos preocupar com isso o tempo todo, segundo, não podemos fazer lá muita coisa pra mudar isso e porque também a culpa não é nossa até onde sabemos); 2. São nossos entes queridos, e eu não viveria bem caso minha mãe estivesse no inferno, a tristeza e a saudade estariam como sentimentos principais nesse caso e consolos apenas quem sabe abafariam esse sentimento por um curtíssimo período de tempo. Isso seria pior ainda se ela fosse para lá por motivos estúpidos como não ir a igreja (que no cristianismo te leva ao mesmo lugar que um Jigsaw da vida); 3. Deus pode pensar assim, mas Deus não é humano, tanto que Deus fez os humanos de acordo com a sua religião; 4. Incrédulos não creem em Deus, mas a culpa não é deles. O que aprendemos com a vida, presenciamos, lemos, vimos, estudamos e escutamos é com o que, a partir da nossa mentalidade, condição, experiências e conhecimentos, formaremos as nossas opiniões e crenças. A gente não crê e descrê no que quer, tanto que o nome é crença. A gente acredita no que nos parecer mais correto a partir dos fatores que citei acima; 5. E assim meu amigo. Eu sou um ateu negativo, porém tenho pequenos resquícios de crença e dúvidas quanto a "não existência de porra nenhuma além da nossa realidade", talvez me aproximando de ser algo como um agnóstico. Eu creio que se Deus for tão bom como a religião cristã diz ser, ele não mandaria a mesma pessoa que nunca foi a igreja para o mesmo lugar que um Jigsaw da vida... Isso seria algo idiota e uma pessoa talvez boa estaria indo para o inferno. Eu acredito que se Deus existe e ele for bom, ele avaliaria a pessoa pelas coisas boas que ela fez e não por quanto dinheiro ela tirou do bolso pra igreja ou por quantas rezas ela fez para mandá-la pro céu ou inferno. E outra, o inferno é algo imoral demais, e pessoas por mais ruins que sejam não merecem a eternidade inteira lá e talvez nem estar lá, apenas algo menos imoral que fizesse justiça. De qualquer maneira esse é outro assunto.
Rafael Covaleski Prezado, 1. O homem tem capacidade e recursos suficientes pra alimentar o mundo faminto várias vezes. Mas a ganância, avareza, orgulho e preconceitos diversos desprezam os necessitados tipo, os da África. A analogia se refere a comida da alma, assim como alguém poder rejeitar uma comida ou remédio só porque não gosta, mas sabe que fará bem. 2. Assim como podemos curar lembranças tristes aqui na terra, Deus também "enxugará dos nossos olhos TODA lágrima" no céu (Ap 21:4). Lá não haverá sentimos ruins/maus de qualquer espécie, ainda que possamos saber que algum parente, amigo nosso esteja no inferno, tal sentimento de perda será bem diferente do que sentimos aqui. Lá será outro mundo, outra dimensão e outra compreensão em todos os níveis. O "ir simplesmente" numa igreja, denominação não é condição essencial pra salvação. Religiosidade não significa santidade. 3. Deus nos fez à sua imagem e semelhança (moral, espiritual). Nosso intelecto, cognição, pensamentos, espiritualidade são exclusivos em nós, e não em outros seres vivos (só isso já derrubaria a farsa da evolução). Ele nos dá entendimento que há algo mais além desta curta vida aqui na terra. Somos eternos, a própria ciência confirma isso pela Lei de Lavoisier, por que seria diferente para o lado imaterial do homem? Jesus disse que era a luz e a porta. Mas ele não obriga a andarmos nessa luz neste mundo de trevas e nem obriga a entrarmos por sua porta de libertação. Podemos ficar escravos em nosso quarto de egoísmo, orgulho e pecados diversos... A batalha interna é poderosa. Podemos amortecer e apagar essa voz espiritual da alma dentro de nós. Mas quem opta por Cristo já é vencedor. 4. De fato, pode haver muitas motivações diversas nos homens em dar sentidos a suas próprias vidas culminando em suas crenças pessoais. Para um alcólatra ou viciado escravo, suas vidas só fazem "sentido" quando obtém a próxima dose, droga ou o que for. Para outros o sentido da vida é lutar pra ter um bom emprego/casamento/status essas coisas. Para outros seria que a vida é aqui e agora com ou sem sofrimento ou fartura e não querem pensar no pós-morte, apenas achando que se forem "bons" serão bem sucedidos depois, deixando o além resolver pra eles. Esses são exemplos básicos; haveria muitos outros de CRENÇAS. Adentrando nos campos filosóficos e ideológicos. Mas é inegável que em todos os exemplos; inclusive os não citados; o senso perceptível de nossa voz interior em algum momento de suas vidas manifesta o desejo pelo divino/espiritual ou religiosidade digamos. Não é um simples desejo psicológico, mas uma verdadeira necessidade existencial. (exclusivo nos homens). Creio que a maioria esmagadora da humanidade já teve essa experiência da NECESSIDADE de reter sua âncora existencial no Divino. É claro que devido a vários fatores internos ou externos a pessoa pode amortecer ou cauterizar esta "necessidade" silenciando de vez essa voz, retendo então sua âncora e fé nas coisas passageiras deste mundo limitado, finito e material. Assim, o sentido da vida para ela assume valores meramente terrenos. Na verdade, essa necessidade existencial de sentido ao homem, é tão forte que até em ateus de forma desconcertante ela é manifesta. Ateus do calibre de Sartre confessaram experiências religiosas que tiveram antes de dispensar Deus de suas vidas: "Tive muito mais dificuldade para me livrar dele, pois havia se instalado no meu subconsciente... Prendi o Espírito Santo no porão e o lancei fora; o ateísmo é um caso de amor cruel e duradouro; acredito que o levei às últimas consequências" (As palavras p.252-3). Sartre chegou a dizer: "Preciso de Deus. Busquei minha religião, ansiei por ela, pois era remédio. Se me tivesse sido negada, eu mesmo a inventaria"(ibid). Outro ateu francês de destaque Albert Camus disse: "para quem está sozinho, sem Deus e sem um mestre, o peso dos dias é terrível" (A Queda p.133). 5. Olha, ninguém vai pro céu dando dinheiro pra igrejas ou fazendo rezas mecânicas. Deus prova seu amor respeitando a opção dessas pessoas e não eliminando-as. Um pai não deve matar seu filho que está sofrendo. Até ateus insistem em que a liberdade consciente é mais preferível que a aniquilação. Jesus fala em níveis de castigo Mt 5:22, mas não pode haver níveis de inexistência. Enquanto houver Deus e o mal, eles devem ficar separados um do outro. O pecado contra o Deus eterno é um pecado eterno e exige castigo eterno. Os que escolhem não amar a Deus devem ter o direito de não amá-lo. Os que não desejam estar com ele devem ter permissão para ficar separados dele. O inferno permite essa separação. A presença divina no céu seria uma tortura para com o rejeitou irrecuperavelmente. Ora, ninguém gosta de ficar perto de pessoas que nos rejeitam. Vc moraria numa casa onde todos de rejeitassem? Assim Deus nos deixa livre para segui-lo ou não. Roubar dos homens sua liberdade e dignidade, levando-os à força para o céu e a contra gosto seria um "INFERNO" pra eles, já que não pertencem ao lugar onde todos adoram e amam a Pessoa que eles mais queriam evitar! No final só haverá dois tipos de pessoas como disse C.S.Lewis, aquelas que dizem a Deus “que seja feita a tua vontade” e aquelas que Deus diz: ”que seja feita a tua vontade”.
1. O mundo junto tem esses recursos. Nem só eu, nem só você. Me referi a cada pessoa individualmente quando disse que não podíamos fazer muita coisa. 2. Isso que você falou, cai naquela questão de que esqueceremos do que o pessoal do inferno está passando que o Pirula já citou. É algo imoral. E garanto que não teria consolo que deixasse um filho em paz sabendo que sua mãe está no inferno sofrendo horrivelmente, ou vice-versa. 3. De qualquer maneira, ninguém ficaria confortável com um ente querido no inferno. E respondendo a sua citação a Lei de Lavosier, somos eternos, vírgula. Essa sua citação não tem muita coerência. Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Ok. Nosso corpo se degrada e se transforma em uma porrada de substâncias a medida em que ele é degradado e tal, certo. Mas o que o imaterial tem a ver com isso? A Lei de Lavoisier justamente se refere a MATÉRIA (ou seja, ao material e não ao imaterial), que se transforma, que ela não se perde e nem se cria sozinha. 4. Você não entendeu muito bem o objetivo do meu argumento, e nem expliquei o objetivo direito, desculpa. O que eu quis dizer é que não faria sentido uma pessoa ir para o inferno ou céu pela sua crença, por esta ser involuntária (que eu expliquei que era involuntária no primeiro texto). Você e a maioria dos cristãos retratam ateus e crentes de outras religiões como "haters" de Deus. Isso está feiosamente errado. Apenas não cremos nele. João da Silva Gonçalves Carneiro Müller. Sabe quem é ele? Não. Sabe se ele existe? Não. Logo, você não pode definir sentimentos por essa pessoa. Logo, ateus não são haters ou inimigos de Deus, apenas não creem nele. 5. O meu quarto argumento também responde a essa resposta também.
Rafael Covaleski 1.Também individualmente podemos ajudar ao próximo, física ou espiritualmente. 2. Este conhecimento não será de tristeza, sofrimento e pesar, pois tais sentimentos não existem no céu. É um absurdo achar que nossas alegrias e bem aventuranças inimagináveis no céu dependeriam da situação dos outros, que os outros ESCOLHERAM estar longe de Deus (no inferno) mas poderiam ter evitado. Deus está perfeitamente feliz no céu, e ele sabe que nem todos estarão lá; e teremos essa mesma felicidade. 3. Se Deus é eterno e somos a sua imagem e semelhança; logo também somos eternos. Nosso corpo, alma e espirito serão transformados: "Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual. Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos *transformados*; Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos *transformados*." 1Co 15. 4. Os cristãos não possuem uma fé irracional num deus longinquo, obscuro, abstrato e incomunicável, mas a lógica, a razão, os fatos, evidências e experiências dos cristãos fazem parte do conteúdo da fé cristã. Sim, eu não conheço os sentimentos das pessoas, mas Deus conhece. E não, ateus tem fé e creem em Deus por isso o negam. Na verdade, o ardor, esforço e militância dos ateus em provar a inexistência de Deus já é evidência de Sua Existência! principalmente com relação ao Deus judaico-cristão. Já que a afirmação dos céticos: "Deus não existe" apresenta uma crença, uma declaração de fé que requer evidências; sendo o ônus da prova de qualquer um que faça uma alegação, neste caso a fé ateísta, em que ACREDITAM na inexistência de Deus.
Rafael Covaleski Esse cara tenta vencer pelo cansaço. Aperta ele que ele peida. É fraco na argumentação e quando não convence pelas falácias ou cansaço fica todo nervosinho. Aperta que ele peida.
Pirula, uma das formas de vida eterna que você não pontuou foi a de simplesmente ser imortal. Como naquele filme "In time" com o Justin Timberlake. As pessoas param de envelhecer aos 25 anos e vivem suas vidas da mesma forma que nós mortais (desde que não sejam assasinadas, cometam suicídio ou zerem aquele reloginho) Será que viver eternamente sem envelhecer, passando pelos mesmos ciclos de felicidade e infelicidade que a vida nos proporciona seria tão ruim assim? Já pensou poder viver milhares de anos e acompanhar a evolução da vida a olho nú? Não seria incrível? (pelo menos para nós evolucionistas)
E se eu quiser ser criança pra sempre? E se eu quiser envelhecer? E meus pais vão ter tudo cara de 25 anos também? E todo mundo com a mesma cara? Não, nao quero. Se é pra ver evolução a olho nu, prefiro uma maquina do tempo.
Um comentário a parte, além do vídeo expressar exatamente o que eu penso, queria frisar como pode existir uma pessoa tão inteligente como você cara? OLha... parabéns viu, acho bacana demais seus vídeos e divulgo muito também... PARABÉNS MESMO.
Ótimo vídeo e ótima reflexão, Pirula! Mas posso te dizer que discordo da ideia que nós somos nossas memórias. Antes de tudo, gostaria de afirmar que não sou cristão, espírita, evangélico e nem nada do tipo. Enfim, já assistiu Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças? Filmaço. A moral do filme é que poderíamos apagar as nossas memórias que continuaríamos a ser quem somos. A nossa essência pode até ser um produto de todas as nossas experiências, mas somos quem somos independente de termos ou não nossas memórias. Assim, poderíamos sim formatar o HD e continuarmos sendo nós mesmos. A sua analogia do computador pra mim é falha e falaciosa, porque a única forma do computador guardar informações do que acontece com ele é justamente no HD (as memórias), mas nós humanos não somos assim. Antes de guardar qualquer coisa na memória, nossa personalidade e por assim dizer nossa "essência" é influenciada e mudada.
Daniel R. Nascimento Ou não, conheço casais idosos com 50 anos de casamento que dizem que se tivessem que casar de novo, casariam com a mesma pessoa. Imagina se eles fossem jovens para sempre (e não idosos) e ainda sentissem uma enorme atração sexual um pelo outro para SOMAR ao que eles já sentem um pelo outro? Só que você pode indagar: o que são 50, 100 anos perante a ETERNIDADE? Eles podem ficar fissurados um pelo outro por 1.000 anos, mas um dia enjoa. O FATO é: nem eu e nem você podemos afirmar isso já que o ser humano não vive tanto (ainda). Tudo o que podemos fazer é refletir a respeito, mas nunca afirmar. Pelo menos a nossa geração nunca saberá a VERDADEIRA resposta para esse dilema, pois duvido muito que a ciência faça o humano viver por tanto tempo em um espaço tão breve.
Esta é a nossa noção por enquanto. Não sabemos no futuro quando a ciência estiver MUITO evoluída. Eu prefiro dizer que POR ENQUANTO: nada é eterno e ninguém é insubstituível. Aí eu concordo contigo, agora... para o futuro, tudo é possível.
Pirula, eu espero que a vida eterna seja a continuação desta que eu já vivo agora, ou seja, após morrer de velhice, ou de saúde, ou acidentalmente, a minha memoria seja para todos de um homem justo. Vou me esforça para isso.
Não queria viver pra sempre, só ter uma saúde perfeita (sem q eu tivesse q me esforçar para tê-la) até o dia q eu resolvesse me suicidar, q aconteceria qnd eu já estivesse completamente de saco cheio. Nova religião criada com sucesso, agr ficarei rica sem ter q pagar imposto kkkkkk
Bem, eu sou Ateu, como todos sabem. Mas uma cristã me fez a seguinte pergunta: No caso do Big Bang, o que realmente explodiu? Qual é a matéria que existia para ocasionar uma explosão. Eu confesso fiquei sem respostas. Um grande abraço Pirula.
Por isso não consigo ser crédulo e tampouco deixar de acreditar , logo penso : Será que "Deus" sacrificou sua existência para criar o universo ou será que o Universo é uma forma mais Inconstante de "Deus" ?
sinceramente eu ainda acho que quando deus falou haja luz, o big bang aconteceu , e bom nao sabemos a percpeçao de tempo de deus , 1 semana para ele pode ser 1 bilhao de anos para nos , assim como sabemos que o homem realmente já viveu em cavernas , que pernilongos foram gigantes, que dinossauros existiram , que o mar já foi doce e que a terra nem sempre teve lua, mais e se , adão e eva eram homens das cavernas macacos , e que o jardim do edem era um lugar pré-historico , mas totalmente diferente da terra , e que enquanto eles viviam lá , a terra e o universo foi evoluindo afinal nosso universo ainda é jovem , deus pode ter lançado o meteoro para cá e "monitorado" toda a evolução da terra quando adão e eva vieram para terra tiveram que reaprender a viver com todo o perigo , pq nao tem como contestar algo na qual existe provas , sabemos de focéis , e assim como tmb nao áh como algo tao perfeito a ponto de criar vida! ter surgido meio que do nada.
Na verdade é uma hipótese. No instante em que ocorreu o big bang, não havia nem o próprio tempo, então é difícil encadear os eventos. Havia apenas energia, que foi convertida em matéria em uma enorme explosão. Sou cristão, acredito que Deus iniciou todo o processo.
sinto dentro de mim uma essência que quando paro pra pensar que ela possa vir a deixar de existir um dia nao fico convencido que isso seja verdade, isso tudo que vivemos não é em vão.. nós vamos sim viver para sempre, qualquer um pode sentir isso
Vamos lá vou argumentar: 1° - Um Computador não apaga dados. Você quando formata um HD, que seria uma memoria virtual, você cria uma nova entrada(endereço) para passar os dados em cima dos que foi escrito. Isso mesmo, você sobrescreve dados... 2° - Uma novidade. RUSSOS estão com um projeto, que eu chamo de "projeto vida eterna". Esse projeto tem a finalidade de tentar fazer qualquer cérebro humano sobreviver numa máquina de nutrição cerebral usando cargas elétricas e sem oxigênio, sabendo que o culpado do envelhecimento das células é o gás mais abundante do planeta água. Pode se dizer que o filme Robocop 2014 foi inspirado nesse projeto. 3° - Odeio quando vocês pensadores colocam a religião no meio, pois sempre aparece um idiota satanista ou ateu para falar coisas ridículas e sem fundo critico(Se você, Pirulla, estiver lendo esse comentário, então leia os comentários de cada Ateu sobre esse vídeo e você irá entender completamente o que estou dizendo). Os caras se acham o melhor e o certo, lembrando que a sabedoria de medíocre ser humano é limitado o suficiente para nós não sabermos a verdade de todas as coisas, e também cada um tem o direito de seguir o que quer seguir, mas o importante não é criticar ou xingar as ideias dos outros sobre esse assunto que não irá levar a lugar nenhum porque não existe nenhum lugar que possa leva-los a o lugar que deseja chegar... 4° - Pirulla, não sei se vai ler o meu comentário, mas me diz o que a ciência biológica e quântica, sabe e pensa, sobre o EQM e a consciência eterna... as vezes acho que você apenas pesquisa coisas que você deseja saber, mas não deseja conhecer para depois argumentar e debater o que foi dito por outros pensadores.
1 - Que seja, na minha analogia os dados estão inacessíveis. Que eu apague tudo sobrescrevendo uma receita de bolo milhões de vezes e depois apague tudo. Você entendeu. Pior, colocando memorias ALHEIAS sobre as minhas, aí que não vai ser o meu computador MESMO, assim como eu sem memória não sou eu. 2 - Eu tinha visto sobre esse projeto. Alguém já respondeu aqui, mas prolongar a vida não é viver pra sempre. O sistema solar vai acabar, o universo vai acabar, e tudo que a humanidade já fez ou realizou um dia vai ser irrelevante. 3 - Essa critica não foi pra mim, foi pra alguns comentários, então, beleza. 4 - A ciência biologica tem explicações bastante terrenas pra EQM. Não é negado que ela exista, mas não existem provas que realmente o que o paciência vê do outro lado é um pós-vida. Alguns dados mostraram que é possivel reproduzir uma EQM em indivíduos que nao estão morrendo, apenas suprimindo a atividade desta ou daquela região do cérebro, indicando que estas experiências podem sim ser um engodo cerebral de nossas limitados órgãos sensoriais, inclusive se imaginar fora do corpo, etc. Quer algo conclusivo? Precisamos de uma EM - experiência de morte, e não QUASE, em que o individuo volte...e isso nunca aconteceu. Pelo menos, nunca ofi documentado.
o primeiro argumento eu ri muito, foi uma tentativa desesperada de achar um erro. Apagar no sentido de não recuperar os dados isso ta OBVIO NO VÍDEO. Pouco importa se é por sobrescrever ou não. ahahahah admita vc estava bem desesperado pra achar esse "erro" segundo: vida eterna não no sentido religioso, a vida eterna no sentido religioso, ninguém pode te destruir talvez deus, mas o que os russos querem é prolongar por um tempo indeterminado não algo indestrutível. terceiro, vc se doeu pq é um cara preocupado com o cu alheio, a religião se mete na vida das pessoas e quer dar pitaco nas coisas logo eu MEREÇO tb da pitaco na religião LIDE COM ISSO (já era pra ter aprendido, seria a religião um inibidor dessa coisa até óbvia?). e SIM É IMPORTANTE criticar e a irritação provocado por outros se deve muitas vezes a prévios ataques, não culpe o ódio do oprimido, vc certamente é defensor apanhe calado e quieto (tipico de religioso). Ataques gratuitos podem e devem ser desistimulados ataques não gratuitos devem ser controlados para não haver exageros como agressoes mortes etc (coisa que vcs tem um grande historico), aposto que virar com a falacia comunista outro desespero, religiosos mataram POR RELIGIÃO comunistas por comunismo. quarto: haahahahah vc deve ser espirita né? adora tentar desesperadamente enfiar o espiritismo em todo lugar, não esqueça que eles já disseram que marte tem vida ahahahahahah e hj é a fisica quantica, em breve será outra coisa, as suposições deles em cima do desconhecido não valida suas crenças, já era para terem aprendido isso. a fisica quantica NUNCA PROVOU NADA SOBRENATURAL apenas é uma area com uma ampla região ainda a ser descoberta e entendida. já era pra ter aprendido isso. resumindo mais um crente tentando arrumar argumento religiosos travestido de sabedoria e ciencia, tenho um irmão assim discuto muito com ele, e pasme não posso lembra-lo do que kardec disse sobre ser superior por região que nasceu, cor de pele e etc.
Fiz esse vídeo em Março, e nunca mais tinha revisto. Já tinha até esquecido o que tinha falado. Revi hoje, e eu adorei. Modéstia à parte.
você tem que pensar mais alem,por exemplo, a vida eterna na forma científica não é uma coisa tão impossível como se pensa, talvez seja neste momento da história que nos encontramos, mas com o avançar da ciência concerteza sera possível (inclusive ja existe um animal imortal na Terra) em questão da vida eterna se tornar enjoativa, com base na capacidade mental que possuimos no momento eu concordaria com você,mas como eu disse com o avaçar da ciência(se não formos extintos) não somente adquiremos a vida eterna mas como também melhoraremos e muito nosso cérebro,o ser humano no momento consegue guardar em sua mente apenas uma lasca da totalidade de todo conhecimento ja descoberto pela raça humana,quanto estivermos melhorados a ponto de dizer que um ser humano qualquer, pode levar consigo todo conhecimento da raça humana, ai sim estaremos prontos para começar a andar em busca das respostas fundamentais,e se isso ja não for um motivo suficiente para entreter uma vida eterna,ai não averia motivo para vida.
Como disse o Astrônomo Carl Sagan "Nos somos a consciência para o universo conhecer a si proprio"
O conceito de vida Eterna mais aceito na minha opinião e que explica claramente como tudo funciona é o conceito espiritualista que tem como base a reencarnação. Nós reencarnamos porque precisamos resgatar erros que cometemos do nosso passado e para corrigir alguns defeitos que temos. Mais uma vez dizendo que cada um tem seu livre arbítrio. Se quer reencarnar para continuar no seu processo de evolução tudo bem, mas senão, pode continuar com uma vida errante andando com seus afins, mas em outro plano. Quando morremos voltamos para as nossas origens. No plano terra, nós Estamos corpo mas Somos espíritos. Toda pessoa que morre ela vai deixar de ser uma alma para voltar a se tornar espírito. Toda a nossa memória fica guardada no nosso perispírito, e se temos uma consciência de que o que iremos ver em outras encarnações nossas não nos afetará a gente pode resgatar de nossa memória eterna que fica em nosso perispírito e ver quem éramos o que fizemos e com quem estávamos em qualquer parte do tempo e em qualquer encarnação que estávamos. Pensando dessa forma que iremos ter que fazer tudo de novo não é verdade pois iremos nascer em uma família diferente em um tempo diferente e sem se lembrar de nada que aconteceu nas outras vezes que nascemos. Isso é muito importante que seja feito e não tem nada de antiético. Já pensou vc encarnar filho da pessoa que te matou na encarnação passada e ter plena consciência disto? A sua vida seria uma forma de se vingar de todos que te fizeram mal e a intenção não é essa e sim o contrário. De poder se dar bem com todos que um dia foram seus desafetos.
Olá. Me preocupei em redigir algumas palavras a fim de demonstrar a visão cristã de vida eterna conforme o entendimento que tenho da Bíblia. Faço, também, para agir como um cristão, pois assim dizem as escrituras que, ao meu ver, são a Palavra de Deus:1 Pedro 3:15 - Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós, (Por isso, escrevi)A vida eterna ao lado de Deus simplesmente não pode ser explicada, mas pode ser compreendida através desse pequeno versículo.
1 Coríntios 2:9 Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam. (Tente pensar na vida eterna, ou felicidade eterna, dessa forma)O DEUS QUE FEZ TODAS AS COISAS QUE VOCÊ JÁ CONHECE E AS QUE VOCÊ AINDA NÃO CONHECE, TEM UMA ETERNIDADE PREPARADA PARA VOCÊ. TENHA A CERTEZA DE QUE ELE É CAPAZ DE TE FAZER FELIZ ETERNAMENTE.GRANDE ABRAÇO. A PAZ DO SENHOR.
Conteúdo legal mas que barba terrível cara, ou o cara tem barba feita ou barba aparada, principalmente pra fazer vídeo, ta feio demais olhar pra isso, sério mesmo, ou apara ou raspa, do jeito que tá não dá
Mauro Palmiro Sua opinião é, no mínimo, dispensável. Mas, na minha opinião, como mulher, TA BÃO DEMAIS. Acredito que a barba do Pirula combina "direitim" com o cabelo. E é claro que ele tá cagando e andando para a nossa opinião a esse respeito.
"Quer saber como será a vida após a morte? Simples! Basta se lembrar como era antes de você nascer..."
Pirula, eu particularmente não gosto desses videos sobre reflexões sobre a eternidade. Existe infinitas possibilidades para uma vida eterna, obvio. Então seus comentários pessoais não correspondem nem as possibilidades macro, tipo 0,0000001% de caminhos para percorrer numa possível vida eterna. Eu gosto muito da vida. Na Terra só teremos vida aproximadamente até 700.000 anos aproximadamente, já é outro desafio manter a espécie humana em outros planetas. Gostaria que você fizesse um video nesse mesmo tema, vida eterna, abordando células tronco no futuro, nanotecnologia, robótica, projeto avatar 2045, projeto do google de upload de consciência, as fábricas de órgãos, transplante de cabeça, e as ultimas pesquisas sobre os telômeros. Grande Abraço querido!!
Tipo isso.
Muito inteligente sua colocação.
Meu assento ao lado de são pedro está garantido.Vocês que são brancos vocês que se resolvam
"...e as ultimas pesquisas sobre os telômeros." - Seria um vídeo EXCELENTE!
Sempre pensei em como eu ia suportar ficar lá cantando eternamente música gospel e com os crentes. Se eu não aguento duas horas na igreja.
Victoria Régia kkk verdade eternamente cantando bruna Carla,e ficar ajoelhando e levantando dizendo santo,esse deus é muito limitado.
Victoria Régia Victoria Régia seu nome e bonito
@@marcosilva3532 tu não viu o céu,então não tem como saber como ele é,só quem vive nele que sabe e concerteza é um lugar maravilhoso,Deus é perfeito
@@GabrielMiranda-vp6db Veja a sua realidade querido n seja sego pela sua crença veja a realidade :D
Não aguento 1 segundo.
Meu avô morreu de câncer no ano passado com 80 anos, e pelas minhas conversas que eu tinha com ele, ele sim tinha muito medo de morrer, pois achava que iria sozinho. Lembro que certo dia, sabendo que não tinha mais muito tempo de vida, ele (meu avô) até pediu a minha avó para que ela morresse junto com ele. É claro que ele não queria que ela morresse de verdade, mas com aquilo eu pude compreender o tamanho do medo dele. Sabendo desse medo que ele tinha, eu não saí do lado de seu caixão por nenhum segundo sequer até a hora do enterro (se tivesse como sair eu até ficaria um tempinho com ele lá em baixo), ficando umas 5 horas estático olhando para ele, chorando como se não houvesse amanhã, e tentando me lembrar de tudo que eu havia vivido com ele até ali na esperança da estar aproveitando nossas ultimas horas juntos antes dele ser enterrado e eu nunca mais ver ele.
A moral que eu tiro disso tudo é que, seja hipoteticamente vivendo para sempre e vendo os entes morrerem, ou morrendo e não vendo os entes viverem, ambas são uma merda.
Se querem um conselho, vivam o melhor que puderem, e não pela idiotice de uma vaga esperança de uma vida melhor depois dessa, mas sim por essa própria que já temos.
Eu queria viver o suficiente para mim querer deixar de viver.
Nossa, tu acabou de definir a coisa toda...
Douglas Antunes ótima sua colocação parabens
Acredito que eu nunca iria querer deixar de viver, mesmo que alguém deseje a morte o desejo dela é viver...
Pois se ela fosse restaurada como jovem, e pudesse fazer tudo diferente. Se pudesse estudar outras coisas, se pudesse fazer coisas diferentes... Por que ela desejaria deixar de existir do que fazer algo divertido? Por que ela trocaria as luzes por escuridão e o pensamento por vazio?
Tem tanta gente sofrendo, com doença, pura carne só sofrimento e deseja viver, enquanto os que estão vivos acham melhor morrer?
Eu estive morto pela eternidade antes de nascer e não vi nenhum problema nisso...
Eu já cheguei nesse ponto
Vivi até meus 30 anos na fantasia religiosa de que precisava fazer algo bom agora (por sinal servir a religião que Deus supostamente aprova ¬¬) para então merecer uma vida eterna. Adoeci e caí de cama em profunda depressão por estar vivendo algo que não queria mas me sentia obrigado por medo de não ter a tal vida eterna. Agora depois que decidi dar um basta em tudo isso e VIVER uma realidade sobre tudo nem medicamento tomo mais embora claro, ainda estou me recuperando das "sequelas" da minha formação. Ainda vou fazer um vídeo falando sobre isso. Mas obrigado Pirula por expressar tão bem.
Sugestão é um triste relato, mas fico feliz que tenha se recuperado bem. Grave sim o seu video.
Meu amigo,temos uma experiência parecida ,tenho atualmente 30 anos, cresci sob a influência de ensinamentos cristãos q não me trouxeram a felicidade, me sinto infeliz há pelo 10 anos, demorei a entender as razões disso.Venho me desvencilhando deste "caminho sagrado,salvador" pra fazer o q me agrada,me sinto bem por isso. O único mal é me livrar de todo trauma causado pela doutrinação religiosa desde a infância.
Vc foi Testemunha de Jeová?
Como dizia Raul Seixas:
" ... pra depois descobrir, já cansado, que tudo é tão chato."
Exatamente. A existência é chata. Não acho que a vida é essa maravilha que as pessoas falam.
Este mundo é cruel. Porém o troféu é chegar perto de Deus !!
Viver neste mundo sem vida eterna é o mesmo que andar por quilômetros numa selva atrás do tesouro, mas na hora de conquistar o tesouro a pessoa morrer e não pode desfrutar o tesouro que lutou tanto pra conquistar. Nadou e morreu na praia rsrs.
Eu sai da igreja por uma reflexão que tive uma vez:
Minha instrutora reclamou por eu estar usando roupas curtas, assistindo filmes sobre demônios, e usando "linguagem inapropriada". Então minha mãe me perguntou " Vc nao quer ir para o paraiso?! Por que se quiser, vc vai ter que ser um exemplo...". Então parei e pensei "eu gosto de sair, beber, xingar, ouvir musicas " inapropriadas, usar roupas curtas ou estilosas (nada daquelas saias enormes e blusas que tapam tudo). E fazer essas coisas me da prazer. Me deixa feliz. Então, se não vou poder fazer essas coisas, se terei que ser uma boa samaritana que só fala coisas educadamente, usa roupas enormes, não transa até o casamento, não pode se separar, não pode ter a sexualidade afirmada ou ser quem realmente é, viver se privando de coisas que me deixam feliz, do que adianta viver para sempre assim?! Não é melhor uma vida curta cheia de prazeres, do que uma vida eterna sofrida?!"
E então, falei para a minha mãe "eu nao sei se existe paraíso e vida eterna, mas se existir, eu realmente não quero isso".
+Paula Monteiro Essas coisas não te dão felicidade, te dão prazer...é preciso tomar cuidado com isso....e agradeça sua mãe por reclamar de vc usar roupas curtas...isso não é bonito e um dia vc vai saber.
David Martins O que não é bonito é querer decidir o que o outro deve ou não usar. E o que é a felicidade se não uma junção de coisa que dão prazer?
+Regina Ribeiro Da mesma forma eu posso usar o raciocínio oposto, e se não existe paraíso? todos os atos que fiz na terra não simbolizaram nada, eu não recebo recompensa nos créditos do filme, apenas acaba, então o correto é cada um viver como quer, VC acredita em uma pós-vida, mas tem gente que não, e eles não estão errados em não acreditar, nem vão levar uma vidda ruim por isso, é apenas um ponto de vista diferente.
Além disso vc tbm tem que somar o fator de se no caso de existir uma divindade o que confirma que seria a SUA divindade? será que teria um céu? um inferno? será que esse deus é consciente? são inúmeras as possibilidades.
***** O problema como eu falei é que não existem só 2 lados da questão, a condição pro pós vida a maneira que vc descreve seria:
1- Tem que superar a suposição de não haver o pós vida.
2- Caso haja um pós-vida ainda teria que ser um pós-vida exato dentre 1 zilhao de pós-vidas as mais diversas religiões possíveis.
3- Ainda sim teria que contabilizar a chance de ser um pós vida totalmente diferente do que as religiões descrevem.
4- Depois de tudo ainda teria que contar se existe realmente um "Paraíso" e um "Inferno" nesse caso.
Em meio a tudo isso faz sentido que outras pessoas não se sintam confortáveis em seguir a sua crença e que é ilógico pensar que ter um modo de vida diferente do que ela prega levará a algum tipo de destruição pessoal ainda em vida.
Pessoas, entendam uma coisa, há pessoas que matam pela religião? sim! Há pessoas que fazem coisas maravilhosas pela religião? Sim! Há pessoas não religiosas que fazem coisas terríveis? Sim! Há pessoas não religiosas que fazem coisas maravilhosas? Sim! Concluindo: a religião pode influenciar pessoas á fazer coisas ruins? Sim, mas apenas se elas tiverem mentes fracas. Não podemos colocar problema na religião ou querer culpar a todos os religiosos pelos atos de uns. Do mesmo jeito que não podemos fechar nossos olhos para a realidade de que se há pessoas sendo influenciadas a fazerem coisas ruins por religiões, e que algo certamente está errado no discurso de alguns religiosos. Devemos culpar, não os fiéis que seguem tais discursos cegamente, e sim as grandes mentes manipuladoras que usam tais fiéis para seus próprios interesses. Acho que já falei demais kk Mas então, não generalizem achando que todos os fiéis tem mentes fracas, mas não fiquem cegos achando que só há coisas boas nas religiões.
como cresci na igreja, eu cresci acreditando em céu. Porém não acredito em inferno (mesmo me considerando cristão, vejo o inferno como uma forma de domar a sociedade). A ideia de céu nunca foi "tão legal" para mim, pois na igreja me falavam que lá não existiria tristeza, e eu sempre me imaginei lá nas nuvens de boa na lagoa, um anjo chega e fala "vamos jogar bola" e eu respondo "PRA QUE, EU TO 100% FELIZ, É IMPOSSÍVEL FICAR 101% OU 99% FELIZ AQUI NO CÉU, se isso não irá me agregar em nada, porque vou jogar bola com você?".
Ou seja, eu pensei no céu como se a gente ficasse num tédio eterno, porém feliz, e isso não foi legal pra minha cabeça, até hoje tenho uma certa claustrofobia da eternidade, e também tenho uma fobia de "sumir"... que dilema foda.
Também pensei que se minha memória for apagada, não serei mais eu. Até em VIDA se minha memória for apagada hoje, não serei mais eu amanhã. Imagina ainda morrendo, sendo formatado e nascer em outra dimensão, isso é SUPER não ser eu.
Porém, alguns filosofos conseguiram """provar""" que o ser humano é insaciável. Juntando isso com o universo que vivemos, onde nem a luz consegue explorar ele todo, imagine quantas raças, culturas, amigos, famílias, sabedoria, diversão, putaria, filmes, séries, livros, tecnologia sempre crescendo e inventando coisas novas... você não gostaria de explorar isso tudo? Claro que cada planeta tem seu padrão de clima e vida, mas considerando que somos eternos (imortais), então isso não seria um problema.
Viveu 10 mil anos em uma galáxia e enjoou? Mude para outra galáxia e tenha uma realidade totalmente diferente da passada. Como nossa memória não é perfeita, só lembraríamos de coisas boas e marcantes, excluindo 99% dos milênios que se passaram de forma "mecânica". Assim como lembramos da nossa infância "como se fosse ontem". Nessa eternidade eu gostaria sim.
***** te mencionei na resposta, pq não consegui mencionar no comentário mesmo
cara SE voce for pro céu todos seremos perfeitos e adorariamos apenas adorar,adorar,adorar a Deus sem c enjoar e nós não vamos c esquecer das pessoas la no céu mas não teremos aquele sentimento de mãe,pai,irmão e etc mas todos teremos o sentimeto de irmão uns aos outros .
concordo com vc. Acredito que a melhor parte da imortalidade é poder ter o máximo de conhecimento possível sobre tudo
***** Alguém te chama pra jogar bola e vc diz não? Mas falando sério, é outra dimensão, é outro lugar, se é que se pode chamar de lugar. Seu pensamento, é baseado nas experiências que vc vive nessa dimensão, a terceira.
***** Vc tem que levar em consideração que o que vivemos e vemos aqui é limitado, é extremamente impossível imaginar o que será a eternidade no céu, a definição de felicidade lá será totalmente diferente da daqui.
NÃO PISE NOS PATOS!
Três amigos morreram e quando chegaram no céu São Pedro lhes disse:
-Aqui nós temos uma regra muito rígida. Voces não devem pisar nos patos. Cuidem-se para não serem penalizados!
Eles não deram a menor importancia e já foram zombando:
-Que porra de pato! Quem já viu pato no céu?
-Pois é! Se eu achar um pato no céu eu dou-lhe um ponta-pé e piso na cabeça!
Pra surpresa deles, quando entraram no céu não dava nem pra ver o chão de tanto pato.
-Porra! É pato pra caralho!
-E eu vou pisar é nesse aqui!
Quando ele pisou São Pedro chegou com a mulher mais feia que ele viu na vida e acorrentou-a ao pisador dizendo:
-Voce pisou num pato e ficará eternamente acorrentado a esta mulher!
Ele chorou bastante e os outros ficaram assustados com a gravidade da pena. Então passaram a andar com mais cuidado. Até que três dias depois o segundo amigo se descuida e pisa em um pato.
Novamente vem São Pedro com a mulher mais feia que ele viu na vida e a acorrenta eternamente ao segundo amigo.
Ele chora bastante e o terceiro amigo, bastante assustado, passa a andar arrastando os pés. Até que um mês depois lá vem São Pedro com uma mulher linda, gostosa, um espetáculo, e acorrenta a ele eternamente sem dizer nada.
Ele fica de boquiaberto com a beleza da mulher e pergunta a ela:
-Meu amor o que foi que eu fiz para merecer uma coisa tão maravilhosa assim? Ficar acorrentado a voce? O que foi que eu fiz?
Ela responde:
-O que voce fez eu não sei, mas, eu pisei num pato!
Pedro Barreiros kkkkkkkkkk que horror
O que tem haver
🤣🤣🤣🤣
Kkkkkkkkk
Kkkkkkk mas não dá pra dizer que não foi justo kkkkkkk
Sou ateu, mas a ideia de deixar de existir é frustante.
+Vitor Santos Eu penso que se a vida chega a um fim e é isso, e só tem 2 alternativas:
1- Ou ela foi ruim e o fim de tudo vai acabar com esse sofrimento.
2- Ou ela foi boa, e valeu a pena ser vivida
+Vitor Santos até o momento em que nasceu, ou que foi concebido, seu estado também era de não existência. E não doeu nem foi frustrante. Eu sei que não é assim tão simples, mas pense nisso...
Fernando Cunha não é a morte que me preocupa, é o fato de deixar de existir, para sempre...
+Vitor Santos, +Vitor Santos, entendi. Nisso concordamos, pois também não tenho medo, me resigno ao fato de que ela é inevitável. Mas vamos focar nessa questão que eu levantei. Nós não existimos por um período infinitamente
maior de tempo do que ficamos existindo. Pergunto: nós temos consciência desse tempo que ficamos "não existindo"? A partir do momento que existimos, por que, eventualmente, voltar a esse estado de não existência deveria ser tão preocupante? Ok, eu concordo que dada à nossa natureza de atribuir significado e importância a tudo, principalmente a nós mesmos, é melancólico constatar isso. Admito que pra mim, no processo de transição ao ateísmo, foi a questão mais difícil da qual se libertar. Vamos aproveitar esse ao máximo esse intervalo. Feliz ano novo.
Vitor Santos Claro que é. Por isso a religião faz sucesso. Pense em um sono sem sonhos. Você ta morto praticamente. Penso que a morte é isso. um sono sem sonhos. Não consigo imaginar uma energia invisível que vá pra algum lugar quando morrer. É muito fantasioso e primitivo.
Quando eu era criança, por um tempo eu tive muito medo de morrer (foi logo depois de a minha avó morrer de câncer) e fantasiava sobre viver eternamente (por exemplo, achar um gênio em uma lâmpada que me concedesse a vida eterna - eu tinha uns 7-8 anos). Um dia, não lembro se foi na escola ou se eu vi na TV, mas eu descobri que em algum ponto do futuro, o Sol ia se expandir e destruir a Terra. Então eu fiquei imaginando que, se eu tivesses conquistado a vida eterna, eu ia ter que flutuar sozinha no espaço pela eternidade e, pior, sem a menor possibilidade de reverter isso. A morte passou a não ser tão ruim assim ;)
Velho! eu também penso assim.
Pirula, eu particularmente não gosto desses videos sobre reflexões sobre a eternidade. Existe infinitas possibilidades para uma vida eterna, obvio. Então seus comentários pessoais não correspondem nem as possibilidades macro, tipo 0,0000001% de caminhos para percorrer numa possível vida eterna. Eu gosto muito da vida. Na Terra só teremos vida aproximadamente até 700.000 anos aproximadamente, já é outro desafio manter a espécie humana em outros planetas. Gostaria que você fizesse um video nesse mesmo tema, vida eterna, abordando células tronco no futuro, nanotecnologia, robótica, projeto avatar 2045, projeto do google de upload de consciência, as fábricas de órgãos, transplante de cabeça, e as ultimas pesquisas sobre os telômeros. Grande Abraço querido!! haaaa Existe um grupo no whatzap que troca ideias sobre isso: imortalidade alcançada, 88-9-99080229. Manda um oi que te adiciono!!
Petronio Oliveira não tem jeito, todo ser vivo tem fim... não adianta querer achar que a ciência vai fazer a gente ser imortais já que os recursos são limitados.
Temos 700 mil anos para manter a vida Humana, ou Seja habitat outras planetas. O sol engolira a Terra nesse periodo.
Todo ser vivo nao. Existe especies imortais sim. Falta voce pesquisar.
Há momentos em que um copo com água ou meio metro de papel higiênico valem mais que uma Ferrari
kkkkkkkkkkkkk
Uma vez, já faz alguns anos, comecei a me perguntar de quanto tempo eu precisaria para aprender todas as línguas, ler todos os livros, conhecer todos os lugares, conversar com todas as pessoas, aprender e praticar todas as profissões, todas as artes, todos os esportes.
Achei que o tempo seria muito longo mas bem longe do infinito. Além disso percebi que meus desejos estavam muito restritos, afinal, aprender todas as línguas que são faladas hoje seria aprender bem poucas línguas comparado à quantidade de línguas que já foram faladas. Ler todos os livros também tem restrições, muitos já se perderam na história e muitos dos que existem hoje eu não quero ler porque não prestam. Conhecer todos os lugares não significa conhecer todos os lugares porque cada lugar já foi vários lugares e provavelmente será muitos outros ainda. Para as pessoas valem as mesmas restrições que apontei para os lugares e ainda mais. Conversar com todas as pessoas tem também mais ou menos as mesmas restrições dos livros, tantas e tantas já morreram e tantas há que eu preferia não conhecer. Aprender todas as profissões parece legal, mas tem algumas que eu não gostaria de saber, como a profissão de pastor evangélico por exemplo. Quanto às artes e ao esporte não consegui pensar em nenhuma restrição, principalmente porque alguns absurdos que uns ou outros chamam de arte ou de esporte não entrariam na minha definição, como a "arte" de explorar pessoas e o "esporte" da caça, por exemplo.
Daí que, diante disso, concluí que para fazer tudo isso de maneira satisfatória eu precisaria viajar no tempo para frente e para trás a meu bel prazer. E mesmo "esticando" tanto assim, o tempo para fazer tudo isso seria menor do que a eternidade. Nesse ponto fiquei com dois problemas: O primeiro é a impossibilidade da viagem no tempo; o segundo você citou no seu vídeo, é o sem graça de estar sozinha.
Então pensei em possíveis soluções para esses problemas: primeiro eu poderia viajar por planetas, galáxias e universos e encontrar outras línguas, livros, lugares, pessoas, profissões, artes e esportes. Talvez cada um deles em número infinito. Segundo eu poderia também, nesses passeios, encontrar pessoas que têm os mesmos poderes (ou desejos) que eu, e então não estaria sozinha.
Daí sobraram apenas duas dificuldades insuperáveis: Primeiro, esse corpo que tenho não poderia fazer isso e essa mente que tenho não existe sem ele. Segundo, não há como saber se existem outros lugares habitados em outras galáxias, ou outros universos, ou pessoas com os poderes que, até agora, só existem na minha imaginação.
Diante dessas impossibilidades - embora tenha certeza de que nessas condições eu aceitaria a vida eterna feliz da vida - acho melhor ficar quietinha e morrer tranquila quando chegar minha hora.
Divina Scarpim Adorei ler seu comentario. Eu iria amar ter uma vó, ou até msm uma amiga como voce. Passaria horas conversando e refletindo.
Divina Scarpim Amei seu comentário. Muito obrigado por compartilhá-lo.
Eron Wallts Nada impede que você seja meu amigo, Eron... Estou no Face e te aceitaria com prazer :)
Divina Scarpim Amei eu comentário, seu pensamento
Divina Scarpim Sencional seu comentário. Eu pensava que tinha vontade de viver para sempre para poder realizar muitas coisas possíveis, mas percebi que isso no fundo no fundo não é realmente o que eu quero. Parabéns pela lucidez e por expor tão bem seu pensamento.
Pirula é o único ateu que eu conheço que daria para interpretar Jesus na paixão. Que ironia!
o foda é pensar em como é estar morto, se não houver vida após a morte
+Gabriel Muniz Penso que acontecerá o mesmo que acontecia antes de nascermos. A gente não se lembra ou simplesmente não existia nossa consciência ainda. Penso que depois da morte acontecerá o mesmo, ou algo parecido.
+Marcus F II Ainda assim é foda pensar nisso =P
Marcello Costa Decerto! Quase todo dia penso nisso e fico bem chateado, hahaha. Acho que o negócio é aquele clichê de sempre mesmo. Temos que aproveitar o que temos por aqui.
+Marcus F II Temos só que ter cuidado com a palavra ''aproveitar'' e saber o q realmente significa.
Marcus F II
Mas é estranho pensar. Depois de todo um infinito, cá estou eu. Eu e minha consciência. E se um dia morrer, minha consciência também morrerá. Mas depois de todo um infinito, será que "eu" não assumirei um outro personagem??? Pensando no ponto de vista bioquímico.
Já vi cientistas afirmarem que é possível viver perpetuamente. Se a morte deixasse de existir, teríamos que reinventá-la. Imagine as consequências que adviriam da superpopulação, além da falta de estímulo que a perspectiva de viver para sempre causaria, pois a morte é um incentivo para que as pessoas persigam seus objetivos.
sim vdd, se numa vida de apenas 80 anos nos procrastinamos tanto e sempre adiamos nossos sonhos, imagina sabendo que viveremos eternamente muitas pessoas nao iriam querer fazer mais nada de útil
Cada um faz oque quiser da vida niguem e obrigado a ser produtivo etc
Belo vídeo. Sempre compartilhei de algumas destas reflexões e cheguei à conclusão de que não vale a pena ficar pensando se Deus existe ou não; Se existir um qual dos muitos será; Se vou para o céu, inferno, purgatório ou simplesmente ficarei dormindo... Nenhum filósofo que acreditasse em um Deus conseguiu argumentar convincentemente, nenhum que não tenha a crença em um Deus também conseguiu... Vou aproveitar melhor meu tempo por aqui me preocupando com coisas nas quais poderei eu interferir.
Cara, esse vídeo foi incrivelmente interessante. Nunca pensei no assunto. Eu vi os vídeos da descrição também (e me inscrevi, obviamente) e fico impressionado com a habilidade que vocês tem de tratar um assunto, fazer analogias e principalmente expor os pensamentos em formas de palavras, e o melhor, tudo de maneira coerente e extremamente clara. Eu queria ter essa organização.
Enfim, admiro bastante seu trabalho. Parabéns.
Débora Silva Não entendi...
Débora Silva Isso que me causa estranheza kkkk responder em nome dele. Mas ok...
Abraço.
Débora Silva Aliás, o que está acontecendo que todo mundo agora me chama de moço??? Tô ficando velho? Quando passarem a me chamar de "tio", aí vai ser barra kkkkk
Débora Silva Então sou gato, é? Sabia não kkkk Ou é só minha foto que ficou bem tirada. Sabe como é, né? Todo mundo em foto fica bonito, daí quando vê no real, pensa "aquele trambolho ali é aquela coisa linda da foto na internet?" kkkkkk
***** UAI ai eu já n sei, essa indireta foi p mim??
Acho que a decrepitude do corpo acaba fazendo com que a pessoa perca o medo de morrer, uma vez que ela já não mais consegue aproveitar tudo o que ela gosta de fazer. Os jovens ainda tem força e vitalidade para realizar sonhos e correr atrás do que querem.
O que frustra muito as pessoas eu acho que é justamente a efemeridade da euforia pela realização dos sonhos materiais. Estamos sempre buscando em coisas a nossa felicidade, sendo que ela está em viver cada dia fazendo algo que lhe dê prazer sempre que vc se lembrar daquele momento. Como a maioria das pessoas está presa em viver para trabalhar (me incluo nisso) é muito mais difícil de aproveitar as situações e muito mais fácil ter picos de euforia por coisas que compra.
Já pensei nisso é entrei em uma grande crise existencial, mas descobri que a ideia de morrer não é nem uma maldição nem uma benção, é apenas uma situação inevitável.
pirula, queria viver para sempre para poder ver as coisas maiores que eu, evolução das espécies, surgimento de planetas, etc
*****
wathever, se eu um dia enjoasse, eu sla dai o que eu ia fazer, mas eu acho meio difícil enjoar, pois sempre estarão vindo seres novos e mutações bizarras, animais com adaptações fantásticas para amibientes inesperados, seres com diversas capacidades e em constante mudança..
*****
talvez um dia eu realmente enjoasse, mas o que eu posso fazer?? e eu respondo, tentar outras coisas!! imagine o tanto de possibilidades que viriam em todas as civilizações seguintes às humanas, mas, realmente, de certa forma, acho que talvez descobrir uma maneira de entrar no sistemaa temporal e, depois, mudar os sentidos em relação ao tempo.. sei lá, uma ideia doida, mas eu a mantenho na minha cabeça..
Mas, um dia, pode ser que n exista nada. Uma aniquilação que destrua o mundo. Imagine vc, sendo imortal, foi o que restou, mas não sobrou um mundo fisico, e vc vive em um pedaço de rocha que era um pedaço da terra, mas esta vagando por ai pela eternidade, sem ABSOLUTAMENTE NADA para fazer, que talvez dura MILHOES de anos para, no minimo, chegar perto de outro planeta ou coisa parecida. Parece uma coisa boa? É realmente algo a se pensar =)
@@altairtodescatto pra quem discute sozinho faz piada com sigo mesmo e se ama parece um bom lugar pra viver...
@@Hidet0shialt E a gnt começa a ficar ultrapassado, por isso aposenta e enjoa... essas "coisas maiores" vc pode vivenciá-las em seus filhos, observar gerações novas é como ver estrelas nascendo.
"Ru dérs tchu love fureva? oh oh..." heuuheuheheuh, demais, cara!
A eternidade só seria prazerosa se nela tivéssemos a legítima paz interior, serenidade, prazer, amor, e ocupações sãs. Obviamente, não há como conquistar essas coisas sozinho. Assim sendo, vida eterna só faz sentido num contexto onde exista um Deus, perfeito, absoluto, amoroso, o qual pode conceder tais coisas, numa realidade superior.
E se todos nós fôssemos eternos? Não perderíamos ninguém, e sempre teríamos novidade pois o ser humano está constantemente a inventar coisas, então não nos chatearíamos pois haveria sempre um novo esporte, novo tipo de música, novas tecnologias, comidas, etc...
rodrigo prates umpierre
Se "mulheres e comida" fossem o bastante, eu mesmo não estaria entediado. E olha que eu só tenho 33 anos, e nem sou rico.
Pessoas ricas dispõem dessas coisas muito mais, e são ainda mais infelizes.
Você acha essas coisas interessantes porque provavelmente são novidade ou escassas na sua vida. Mas alguma dia você vai notar que para além de suas necessidades imediatas, existe um vazio no seu coração. Esse vazio nós procuramos preencher com ocupações diversas, farras, drogas, prazeres carnais, mas isso é apenas protelação. A única coisa capaz de aplacar a tristeza que se oculta nas profundezas de nossa alma é Deus. Essa é a ressurreição do espírito, sua vivificação.
Mas aí cada cultura tinha uma idéia de "eternidade" e "prazer", não sempre é necessário "paz interior", "serenidade", "ocupações sãs", etc.
Para os alguns nórdicos, se não me engano, o Valhalla consistia em acordar, caçar um javali gigante, comer feito um "porco", lutar depois do almoço, "morrer" de novo e começar tudo no dia seguinte (ou algo assim, pode ser que não fosse exatamente assim mas é o que minha mente consegue lembrar agora!)
Ou seja, isso para eles era um "eterno prazer", visto que sua cultura era orientada pra isso. Lá existiam "Deuses" que proporcionariam o entorno (a ressureição no final do dia, etc) mas não necessariamente precisariam deles (visto que os deuses, pelo que lembro, não entravam nesses jogos do Valhalla).
Mas concordo que esse "paraíso", independente da cultura, somente poderia ser alcançado com uma figura divina associada. ;)
O que eu falei foi de um ponto de vista mais objetivo.
É claro que cada cultura tem suas ideias, aliás, cada indivíduo. Mas é com o tempo todos eles acabariam percebendo que é preciso mais que um javali ou vinho bom para ser feliz e aguentar a existência. Aliás, os que bebem vinho o fazer exatamente porque estão enfadados de sua existência cotidiana.
para mim para ser feliz vivendo pela eternidade nao precisa de deus e somente de voce pois para muitas pessoas a felicidade e so ajudar as outras e buscar sabedoria entao nao precisa justamente de um deus para isso essa e minha opiniao claro
Deixa eu falar uma segunda coisa: Nunca conheci alguém que no momento da morte a aceitasse e desejasse. Falar agora, sendo jovem, que poder viver até 90 é bom, é no mínimo uma ingenuidade, pois ao chegar aos 90 aposto que você ainda desejaria viver algo mais! Talvez você nunca tenha conhecido realmente felicidade, que pressupõe entre outras coisas a vontade de viver. Pergunto: Você se suicidaria aos 90 anos, mesmo que com alta tecnologia esteja saudável e com qualidade de vida?
A Aceitação da morte ocorre pela dificuldade de continuar vivendo. Mesmo assim num momento final TODOS desejam um momento a mais, mesmo que falem para todos que vão morrer felizes. A aceitação da morte vem da inevitabilidade dela, não acredito que eliminando os efeitos da velhice e da necessidade da morte todo mundo se mataria aos 90 anos.
O avô de minha noiva faleceu pouco antes de completar 90 anos, com uma festa planejada para ele. Estava feliz e cercado de pessoas que o amavam. Tenho certeza que ele gostaria de ter vivido mais esse aniversário, mesmo tendo vivido tantos antes, mesmo tendo tido tanto tempo com sua família, tenho certeza que desejaria mais um pouco, e que talvez esse pouco significasse uma emoção inédita na vida dele. Cada segundo de vida é precioso e uma oportunidade de ser feliz e de viver coisas incríveis.
Inclusive, vale aí uma pesquisa entre sobreviventes de suicídio. Pessoas que pularam de ponte, cortaram os pulsos, e chegaram perto de morrer mesmo, mas sobreviveram. É muito raro alguém não se arrepender, pois no momento que se acredita que a morte vai ocorrer mesmo, ela é horrível e uma dor muito pior do que a dor das suas dificuldades podem gerar.
Pedro Guilherme Jungbluth Entendo seu comentário, seu ponto de vista e te comento apenas sobre situações que vi em minha própria vida. Minha avó morreu, depois de 1 ou 2 anos da morte do meu avô. Ela fez tudo o que queria fazer, amou a todos na família e na vizinhança, brigou, chorou, riu e se divertiu. Chegou no final da vida e dizia "daqui a pouco chega minha hora, meu neto... fico feliz de ter vivido tudo o que vivi e não tenho arrependimentos. Faria tudo igual de novo".
Outro caso é o do meu próprio pai, que tive a sorte de estar ao lado dele nos últimos momentos. Viajou muito, conheceu muita gente, viveu, sofreu, riu e chorou. Me criou da maneira que podia, que sabia, cometeu erros, admitiu alguns e outros só depois de algum tempo. E ainda assim ao perceber que estava próximo da sua morte (aos 51 anos de idade, muito novo ao meu ver) também seguiu a mesma linha de dar-se conta de que já tinha feito tudo o que queria. Para não mentir sobre arrependimento digo que ele somente se arrependia de não ter dito mais vezes que nos amava - aos filhos - e o fez (com muita dificuldade) nos últimos momentos.
Talvez nada disso "prove" que nem todo mundo é como vc descreve e minha intenção não é fazer vc mudar de opinião, mas sim contribuir para a amplitude dela.
Imagino que se vc nunca soube de alguém que aceitou bem a morte e não se arrependeu, pode ser decorrente a que esteja buscando pessoas no meio errado?
Na minha opinião, e é somente minha opinião sem nenhum embasamento mais que minha própria observação do mundo e das pessoas, é que pessoas que passam a vida inteira negando sua própria vida, seus desejos e suas limitações, acabam por chegar ao fim de suas vidas acreditando que "não fizeram o suficiente" ou que não foram "boas o suficiente" e daí nasce essa tendência. Quem sabe buscando a observação da humanidade em meios diferentes vc poderia encontrar conclusões diferentes para essa situação.
Não sou afiliado a nenhum credo nem religião, não nego a espiritualidade e a mística que envolve a vida humana, cheia de mistérios ainda a ser compreendidos. Mistérios que no fim são tão "normais" e "naturais" que nos deixam com cara de bobos... hahahaha
Concordo, Highlander era MUITO bom, mas viver uma vida assim devia ser horrível mesmo! :)
Sayuro san Hisham Obrigado pelo que compartilhou. Porém ainda acho que são experiências racionais, pessoas emocionalmente saudáveis que conseguiram racionalmente aceitar a morte. Isso é completamente diferente de não desejar viver mais, porque viveu o suficiente. Se fosse cabível a sua avó viver mais, e ela tivesse a livre escolha, o que ela faria? Pergunta sem resposta, pois somos racionalmente educados com o entendimento de uma morte inevitável, portanto sua avó teve todo o amadurecimento da vida dela para aceitar e conviver com a idéia da inevitabilidade da morte, da limitação do que se pode viver.
Mesmo assim não podemos sequer imaginar o que se passa na cabeça da pessoa quando está no momento derradeiro mesmo. Nem no último dia, nem na última hora, mas no momento que se percebe que de fato não poderá experimentar mais nada. Algumas pessoas falecem serenas, em geral muito fracas, e as que ainda tem forças em geral se contorcem. Não consigo imaginar uma pessoa ainda forte, mental, emocional e fisicamente, desejando a morte. Desses três um ao menos precisa estar em frangalhos para que a morte se torne algo desejável.
Concordo contigo que pessoas mais imaturas tem dificuldade de aceitar a morte. Mas acredito que muitas pessoas são apaixonadas demais pela experiência de viver e ao imaginar uma vida imensa para si jamais poderiam se satisfazer. Não envolve se arrepender pelo passado, mas almejar um futuro.
Como imortalidade não existe, ou um prolongamento indefinido da vida (ainda não), a aceitação da morte é algo esperado. Mas com a discussão, ainda por enquanto filosófica, de uma possibilidade tecnológica para esse prolongamento indefinido, essa aceitação da morte naturalmente se torna menor.
Devemos lembrar que highlander é ficção, e as possibilidades apontadas de imortalidade no vídeo do Pirula são impossíveis, portanto discutí-las em detalhes é um tanto fútil, assim como definir de forma absoluta que é "estranho" querer a imortalidade sem ninguém ao menos imaginar o que é isso.
Pode sim ser algo fantástico e maravilhoso, e pode sim ser um tormento.
Mas digo que se eu tiver forças emocionais, mentais e físicas eternas, minha vida só será um tormento se eu assim decidir.
Sempre há mais para se viver, para se conhecer, para se experimentar. Sei que nunca serei imortal, mas prefiro morrer agonizando por essas vontades do que viver a vida inteira sem elas!
Abraços!
Gostei da tua percepção e como expõe.
Obrigado por compartilhar, vou levar essas considerações para meu estudo de vida! :)
Abraços e até mais.
@@PedroJungbluth
"Mas digo que se eu tiver forças emocionais, mentais e físicas eternas, minha vida só será um tormento se eu assim decidir."
Uoow, dahora
Esse vídeo é muito bom! Já o assisti muitas vezes.
Toda vez que eu me sinto mal, eu vejo este vídeo, então passo a me sentir melhor.
A felicidade é apenas um intervalo entre uma desgraça e outra! :D
Impressionante a ênfase que a cantoria recebeu nos comentários em detrimento da reflexão.
não quero viver para sempre, e acreditar que meu fim chegara, me da um tranquilidade.
So eu dei mute no começo do video?
Eu pulei pra frente logo hehehe
KKKKKKKKKKKK
Não.
Li seu comentário antes de ver o vídeo e fiquei preparado. Só sofri um pouquinho. Muito obrigado =-)
e muito inteligente esse cara mas como cantor kkkk
Já dizia Dean Winchester, que a *paraíso não é o nirvana e sim matrix*, pois a pessoa falecida estando no céu fica presa pra sempre nas suas boas lembranças que teve na terra.
Momento filosófico de Supernarutal;. \o/
Pirula... essa música é um poema... obrigada... Freddie forever🥰
Quando uma pessoa morre, a vida acaba para ela. Nosso corpo volta a ser matéria e não saberemos mais de nada,porque não existiremos mais
😥 triste
A ideia de "vida eterna" parecia mágica, quando eu tinha uns 10 anos e meus parentes religiosos me estupravam com essas ideias. Alguns anos mais tarde comecei a pensar mais em questões como: eu terei a mesma aparência e idade de quando eu morri? Tipo... Quem morreu velho, será velho pra sempre e quem morreu bebê será assim pra sempre? Daí a resposta de alguns pra essas questões era: "é mistério!" ¬¬'
Existe infinitas possibilidades para uma vida eterna, obvio. Então seus comentários pessoais não correspondem nem as possibilidades macro, tipo 0,0000001% de caminhos para percorrer numa possível vida eterna. Eu gosto muito da vida. Na Terra só teremos vida aproximadamente até 700.000 anos aproximadamente, já é outro desafio manter a espécie humana em outros planetas. Há indicios que a vida eterna virá logo... e o segredo está perto....leeiam sobre células tronco no futuro, nanotecnologia, robótica, projeto avatar 2045, projeto do google de upload de consciência, as fábricas de órgãos, transplante de cabeça, e as ultimas pesquisas sobre os telômeros. Grande Abraço !! haaaa Existe um grupo no whatzap que troca ideias sobre isso: imortalidade alcançada, 88-9-99080229. Manda um oi que te adiciono!!
Os muçulmanos acreditam que a idade com a qual você fica no paraíso é 33
@@zaraiwzarae quem não chegou aos 33 anos?
Tenho 22 anos e hoje em dia vejo a morte como algo desejavel devido a depressão que possuo já sonhei bastante fiz vários planos em minha mente hj em dia não almejo mais nada,já fui extremamente ativo trabalho academia cerveja com os amigos etc,porém hj cada dia da minha vida é enfadonho e acordar dia após dia é uma tortura
+Tiago Soares procure tratamento. Sei como você se sente, mas vai por mim, melhora.
+Canal do Pirula é uma sugestão para se fazer vídeo pirula pois a depressão é uma epidemia mundial que atinge mais de 350 milhões de pessoas em todo mundo é a segunda maior causa de afastamento do trabalho no Brasil segundo a previdencia social e algumas pesquisas afirmam que em 2020 será a segunda maior causa se morte no mundo atrás apenas de poblemas cardíacos(de momento n tenho as fontes que afirmam)e os seus sintomas são muito severos como perda da vitalidade,perda da líbido e de apetite e alteraçoes bioquímicas no sistema nervoso central que causa deficiencia de dopamina,serotonina hormonios responsaveis pelo prazer e bem estar.
Se você for ateu, isso é comum
+vinicius marques Sou ateu, e sou muito feliz!
Como pode dizer que isto é comum entre ateus?
+Testemunha do Batman Porque a vida humana sem uma força superior que fornece sentido a humanidade, é completamente vazia.
Isso foi dito de pessoas ateias
Como eu gostaria de viver a eternidade: buscando conhecimento, transando, transando, aventura, diversão e trabalho.
Esse vídeo quebrou minhas frágeis expectativas da vida pós-morte, obrigado por me dar muito o que pensar pirulla!
14:52 Essa é uma das analogias mais tristes e real que o Pirula fez, ao menos para mim . De que adianta desejar a vida eterna, se a pessoa não quer viver com você?
A vida eterna no paraíso transcendental sim, seria um inferno. Mas a vida eterna na terra, através da ciência, seria ótima. Não seria o mesmo que ser indestrutível, seria apenas não mais envelhecer. Na pior das hipóteses, caso o indivíduo se enjoasse, bastaria dar um tiro na própria cabeça que estaria resolvido.
Alguns propósitos de vida só tem sentido a curto prazo, pois foram criados por uma mente já ciente do limite temporal da vida. Mas há outros, igualmente adotáveis, para os quais a imortalidade cairia muito bem.
Concordo plenamente. Acho que o Pirulla falou muuitas coisas certas nesse video mas viajou um pouco ao focar demais na parte religiosa da vida eterna, que é muito mais a questão da vida após a morte do que da vida eterna em si.
Acho que, se considerarmos uma vida eterna na terra através da ciência, a coisa muda bastante de rumo. Nós viveríamos de forma totalmente diferente do que estamos acostumados. Sim, os momentos ruins viriam e a saudade dos momentos bons também, mas bastaria a pessoa suportar e aprender com os desafios, conseguir lidar com a saudade (o que pode ou não ser difícil), e pensar que novos momentos bons virão, novos prazeres e experiências, que haveriam motivos para se ter uma vida "sem fim".
Os asteriscos servem para enfatizar que, na prática, eterno não existe de fato, e, uma hora ou outra, a pessoa cederia.
Adorei o exemplo, ri muito! " Pô veio te aguentei a vida toda e até na minha felicidade você vem me atazanar " valeu pirula aprendo muito contigo!
Pra mim, a vida eterna é uma tortura. Estar no céu em corpo de glória vivendo em prol do outro, fazendo algo que verdadeiramente não gostaria de fazer, só de pensar já fico angustiada.
Exatamente amiga. Eu queria muito conversar com Jesus, sentar em uma sala e conversar com ele. Mas viver com roupa branca orando aos pés de Deus eternamente não me deixa feliz. Talvez me deixe feliz conviver com Jesus sendo o Ser que eu imagino que ele seja, legal amoroso, um amigo. Mas se no céu não vai ter angústia, como vou conversar com ele sobre coisas ruins? Como vou desabafar? Não sei como felicidade eterna existe em viver pra sempre na mesma coisa.
Muito bom, Pirulla! Novamente!
Oi Pirula! Gostei do seu vídeo de reflexão, inclusive assisti a parte 2 também. Devo dizer que desde que decidi abandonar religiões venho procurando por respostas mais lógicas do que um "porque deus quis". Tento compreender a vida como um todo até que me deparei com o espiritismo, aonde me fez mais sentido. Porém me chegou o momento de ler sobre a "vida eterna" e isso me deixou encucada. Pelo filme/livro Nosso Lar, ficaríamos em "cidades" no céu até, sei lá, resolver reencarnar. De início isso me pareceu perfeito. Afinal era um lugar belo, tranquilo, aonde seu trabalho valia a pena e te recompensava. Pensei que eu jamais iria pensar em voltar à Terra se de fato existisse um lugar desse. Me parecia a fuga perfeita deste mundo repleto de pessoas doentias, governantes sem escrúpulos, guerras ridículas e tudo mais. Releti bastante, daí me perguntei: "e depois?". Depois que eu ficasse sei lá alguns anos num lugar desse, e depois? Se na vida "terrena" eu fico agoniada quando me sinto estagnada, o que dirá deste "céu"? No filme/livro diz que voltamos à vida terrena para aprender, para evoluir. Eu achava plausível, mas a idéia de esquecer de tudo fazia eu me sentir, como você falou, "não eu". Por outro lado eu entendo a idéia, afinal se você se lembrasse de sua vida passada seria uma faca de dois gumes: maneiro, empolgante, mas ao mesmo tempo... doloroso. Pois você se lembraria das pessoas que ficaram para trás. É como você falou sobre o inferno: eu não ficaria feliz em saber que alguém que eu amo foi pra lá. Eu também não estaria feliz em uma nova vida sem as pessoas que eu amei. Portanto limpar a memória seria o ideal, mas acredito que sua essência não mudaria, só evoluiria. Penso que pela lógica do espiritismo é a evolução do seu conteúdo, não exatamente da sua memória. Acho que isso explicaria algumas afinidades das pessoas, ou gente que já "nasce má", e também gostos inexplicáveis. Acho que dizer "quem sou eu" deve ir um pouco mais além das memórias. Se bem que me falaram que dá pra saber o que você foi na vida passada. Se é verdade ou não, sinceramente não sei, mas ainda estou confusa e buscando respostas. Estou pensando que devo entender a mim mesma primeiro, que talvez assim eu responda as minhas dúvidas. Por isso costumo refletir bastante, me analizar, tentar responder "quem sou eu" para então passar aos próximos tópicos: porque estou aqui? e depois? qual o sentido? Tem vezes que penso que a resposta é mais simples do que pensamos, como "cara, vive aí, a vida é só essa". Vai saber rsrs.
Trofeu Joel Santana pra musica =D
haiuHAui
Tem um personagem no Full Metal Alquismit, que sofre desse mesmo Mal, ele vive a muito tempo e já perdeu a noção do tempo, e as vezes chega a ponto de esquecer que as pessoas envelhecem.
Alexandre Queiroz crlh referência a van hohenheim, amo kk
Cara, apesar de desafinado, você é a pessoa mais lúcida e sensata que jamais encontrei. E olhe que não concordamos em alguns aspectos sobre a razão da existência humana e outros temas.
Acredito que quando morrer será o momento em que mais perto de deus estarei, já que passo a não existir....
Malditos ateus, mal posso prever seus movimentos. kkkkkkkkkk
com a vida sendo finita as pessoas já se entediam e acabam se matando, imagina só se a vida fosse eterna... A pessoa que estivesse viva por 1000 anos já não iria aguentar mais. Ela iria começar a cogitar que a morte não seria tão ruim assim. As pessoas que pensam em vida eterna só pensam na parte supostamente boa, que seria não morrer. Mas esquecem que teriam que aceitar o fardo da existência para sempre, e que em algum momento poderiam começar a odiar a vida.
De longe.... O video que melhor representa oque penso sobre o assunto! Video que me fez gostar do canal desse cara! Já assisti inumeras vezes (normalmente no final de noite numa conversa com amigos chapados )!! KKK MUITO MASSA! PARABÉNS PIRULLA! ESSE VIDEO DEVERIA TER SIDO INCLUIDO COM AQUELE DISCO DE UMA DAS VOYAGERS!
Eu tô com dor de cólica menstrual e graças ao seu trabalho q eu muito admiro, eu cheguei a esquecer dela!!! Obrigada Pirula, vc é f*&$#
Segundo o Budismo a ausência de felicidade vem justamente da busca da mesma( felicidade ). Por exemplo,a mente do macaco,como chamam,que é a mente que oscila sempre entre passado ( lembrança ) e futuro ( planos,projeções e esperanças de ser feliz em alguma situação que não agora ) e nunca está presente.O próprio tempo é uma concepção humana que basicamente não existe,em si. E isso é exatamente o que vc disse,eu fico feliz com algo,mas essa coisa não irá me fazer feliz pra sempre,justamente porque daqui a pouco estarei projetando um novo conceito de felicidade ( sempre futuro ) em minha mente. Somos cães correndo atrás do próprio rabo.
sou ateu, e minha ideia de felicidade eterna é tipo: viver algo extremamente feliz, daí enjoa e troca para outra coisa extremamente feliz, ou esquece que viveu aquilo para reviver
Pirulando sentimentalmente. xD
Cara, eu falo para a minha esposa que criando nossos filhos (que ainda não temos) e conseguindo deixar um bom legado, tá ótimo! Quero viver no máximo até uns 60 ou 70! Porque o Mundo do jeito que está não tá bom! Não dá pra viver tanto... quem tem esse desejo de viver demais, em minha opinião, não sabe o que está falando. E tem mais, não quero dar trabalho para meus familiares! Se chegar a adoecer e ficar em uma cama, sem chances de voltar ao "normal", gostaria que desligassem meus aparelhos. Abs, admiro muito seu trampo!
Falei pra um amigo uma vez que não queria viver muito, que até uns 60 era bom, ele ficou abismado, falou que meu pensamento era medíocre, kkk. Mas pow, não quero ficar dependendo de ninguém, se eu estiver capaz de fazer tudo (impossível) com a idade avançada, tranquilo, vai ser ótimo, mas não vejo nenhuma vantagem de ficar bem velhinha, o que eu tiver de aproveitar é enquanto jovem.
Itamara P. Penso do mesmo jeito que você Itamara. Abs
Concordo plenamente com o que diz sobre a "felicidade eterna". Obrigado por transcrever com palavras e organizar o pensamento exatamente conforme a minha maneira de pensar. E tenho certeza que a de muitos também.
Pirulla forever !
Pirula, esse vídeo foi excelente. Tão excelente, que abriu novas perspectivas de reflexão que serão exploradas em um vídeo que farei até sexta-feira. Estou voltando para o jogo! :o)
Oi Pirula, eu sou deísta e gostei muito de sua reflexão, aliás, ainda não um vídeo seu que não tenha gostado, pois você argumenta muito bem. Sobre a vida eterna, acho até que muitas pessoas deixam de "viver" esperando por algo que nem sabem ao certo se existe mesmo. Parabéns pelo vídeo e um abraço.
#PirullaVEVO
Chorei aqui véio!! ÓTEMO COMENTÁRIO!!
#HighlanderFeelings
já ia comentar isso
uma definição legal que vi de felicidade é quando o que acontece na sua vida tem coerência com seus ideiais. então, se seus ideiais são, por exemplo, ganhar conhecimento, melhorar como pessoa, ser saudável, fazer o bem, etc, eu acho que dá pra viver muito mais de 100 anos sem enjoar. usando o seu exemplo da música, eu acho o seguinte: nós até enjoamos das músicas, mas nós não enjoamos da busca por novas músicas, ou pelo menos deve levar um bom tempo.
PirullaVEVO
Muito bom o vídeo, sera legal se com base nessa sua opinião, fala-se algo sobre pessoas que se comunicam com espíritos, o seu ponto de vista.
Oi, vim do futuro pra assistir o teu vídeo, assisti o vida eterna 2 agora vou assistir o 1 hehe
O Cristianismo prega que não devemos nos apegar as pessoas na terra, incluindo da nossa família. Por mais que gostemos deles, o foco é seguir a Cristo!!!
ótimo video!!!!
Esse é o primeiro video que vejo do canal. Sério nem vi esses 22 minutos e passarem. Eu adorei. Continue fazendo videos... De mais Pirula
Video sensacional!
YOLO
pirula, levantei e aplaudi quando vc falou da felicidade pra um pode não ser a felicidade pra outro kkkkkkkkkk parabéns, excelente ponto de vista é analogia!!!
Tô pensando em abrir um canal pra mim também, pois argumento também não falta.
O Pirula aborda temas alheios ao teísmo mas não gosta de respostas bíblicas, alcorânicas, etc. Vou tentar usar então um pouco de uma coisa que acho pode ser chamada de Hermenêutica.
1. Viver eternidade ao homem, segundo a Bíblia é ser uma presença infinita por ser a imagem e semelhança de Deus em plano não físico, portanto não pode estar relacionado a tempo e espaço. Qualquer propósito ou prazer relacionado a estes 2 fatores não podem ser comparados com isso;
2. O que faz um indivíduo ter a vida eterna ou a desgraça eterna não é por ser "bonzinho" ou "malzinho" e sim, ter fundamentos em concordância com os preceitos que ele acredita. Isso é uma questão de fé e não vou mais repetir. O cristão crê que Deus concebeu a vida eterna pela graça, em concordância com ser aquilo que acredita e não necessariamente pelas obras boas que fez; Portanto a morte física não é supostamente algo terrível. É difícil, mas não precisa ser terrível;
3. Só posso falar da Bíblia porque sou cristão. Então, felicidade segundo ela, é a consciência de ter plenitude no plano espiritual, independente do plano físico estar bom ou não. Portanto você pode ser contente com isso. Segundo a própria, não encontramos a felicidade plena no plano físico, entretanto podemos SER alegres pela seguridade de nossas crenças e viver uma vida plena aqui na terra e colher frutos de bons resultados na eterna, não por meras atitudes filantrópicas;
4. A questão de como lidamos com a idéia do que é felicidade, é que fazemos nossas opções. Se isso é basicamente auto-realização, então seu desejo engloba a fatores limitantes apenas pra coisas terrenas. Porém quando refletimos e entendemos que nossa felicidade transcende a idéia pessoal e lidamos com aquilo que satisfaz a natureza do ser humano criado por Deus, daí temos a felicidade eterna. Isso é uma questão de crer ou não em Deus. Levamos isso ao campo da lógica e idéias sensatas e constatamos isso. Fazer testes em laboratório pra provar, espero que alguém um dia consiga, porém esse não é o ônus da prova.
***** Bem colocado o que você falou e é um ótimo argumento. Mas a vida eterna mencionada na Bíblia não é necessariamente uma existência fundamentada na concepção de felicidade que é idealizada pelos recursos materiais, nem o sentir prazer eterno. É um conceito de existência plena, livre de tempo e espaço sim, porém independente das condicionantes que nos levam a estar emocionalmente e paliativamente satisfeito. A droga nos induz a sentir assim por conta de nosso organismo alterado, o que é distinto da "paz que excede todo o entendimento" citado nas escrituras. Excede o entendimento porque ela não pode ser experimentada no plano material e sim no espiritual.
Como diria a Fada Madrinha " a felicidade está a uma lagrima de distância" KDSHFKSLDGAKFDJSHFADSKJHFSDFDS
Eloir Antunes de Oliveira Junior kkkk
Muito bom o video! Eu acredito que a a isenção de sentimento (considerando que você precisa conhecer a tristeza para reconhecer a felicidade) seja o melhor que a vida pode oferecer. Quando morrer quero simplismente não ter mais a noção da minha existência em qualquer plano: material ou espiritual
Parabens Pirula! Estou adorando seus videos!
Abração!
Chorei no final, rs.
Adorei o video
Muito Bom! cheguei no seu canal através do canal do Matheus Assombrado que comentou de você no vídeo dele sobre Mariana, deste então não parei mais de assistir seus vídeos, Parabéns. Quanto a questão do paraíso, prefiro acreditar no que foi tratado em um capítulo do Supernatural, que diz que o paraíso é aquilo que você espera dele.
Posso confessar que sou sua fã? *risos*
Tietagens à parte, gosto muito de você, dos assuntos que aborda em seus vídeos e de suas opiniões (embora não concorde com tudo o tempo todo). Parabéns! Muitos abraços!
Ps.: Tenho um recado de um fã seu de 83 anos (meu pai) que diz: Fala pro moço falar um pouco mais devagar filha? Ele fala muito rápido... volta lá naquilo que ele disse que fiquei meio atordoado. *risos*.
Pai, se você estiver vendo esse vídeo, o recado foi dado viu? Beijos!
Caro Pirula,
sobre seu questionamento no vídeo, da incompatibilidade de nossos parentes, amigos, conhecidos, estarem sofrendo no inferno; e nós sabermos disso; não significa que devêssemos nos entristecer e sofrer por isso. Se algum deles foi condenado e preso pela justiça dos homens de forma lícita em algum delito, por que eu e vc deveríamos lamentar o erro do outro??? Se sofremos consequências severas ao desobedecer autoridades constituídas dos homens; por que seria diferente da Autoridade Máxima do Universo?
Deus está perfeitamente feliz no céu e sabe que nem todos estarão lá. E podermos ser felizes no céu da mesma forma que podemos ser felizes comendo e sabendo que outros estão morrendo de fome, desde que tenhamos tentado alimentá-los, mas se recusaram a comer.
Deus permite bastante sofrimento neste mundo, sendo um fato observável que Deus e a dor das criaturas não são incompatíveis.
Ninguém no inferno terá desculpas e saberão conscientemente e plenamente o que fizeram e mereceram pra estar lá. O inferno seria apenas para os irrecuperáveis, impenitentes, irreversíveis, abomináveis que odiaram a Deus livre e intencionalmente.
Jonathan Edwards disse: ”Parece-te incrivel que Deus seja tão absolutamente negligente com o bem-estar do pecador, a ponto de mandá-lo para um abismo ou sofrimento infinito? Isso te choca? E não é chocante para ti que sejas tão absolutamente negligente como tem sido para com a honra e a glória do Deus infinito?”
E Gerstner completa: "Não parece nem um pouco cruel da parte de Deus infligir sofrimento a criaturas extremamente cruéis e perversas."
Assim, já que os incrédulos querem ficar longe de Deus agora, certamente esse será o estado que passarão na eternidade.
1. Cara, as pessoas que estão morrendo de fome não negariam comida (e vivemos bem mesmo com isso acontecendo porque primeiro, não conseguimos nos preocupar com isso o tempo todo, segundo, não podemos fazer lá muita coisa pra mudar isso e porque também a culpa não é nossa até onde sabemos);
2. São nossos entes queridos, e eu não viveria bem caso minha mãe estivesse no inferno, a tristeza e a saudade estariam como sentimentos principais nesse caso e consolos apenas quem sabe abafariam esse sentimento por um curtíssimo período de tempo. Isso seria pior ainda se ela fosse para lá por motivos estúpidos como não ir a igreja (que no cristianismo te leva ao mesmo lugar que um Jigsaw da vida);
3. Deus pode pensar assim, mas Deus não é humano, tanto que Deus fez os humanos de acordo com a sua religião;
4. Incrédulos não creem em Deus, mas a culpa não é deles. O que aprendemos com a vida, presenciamos, lemos, vimos, estudamos e escutamos é com o que, a partir da nossa mentalidade, condição, experiências e conhecimentos, formaremos as nossas opiniões e crenças. A gente não crê e descrê no que quer, tanto que o nome é crença. A gente acredita no que nos parecer mais correto a partir dos fatores que citei acima;
5. E assim meu amigo. Eu sou um ateu negativo, porém tenho pequenos resquícios de crença e dúvidas quanto a "não existência de porra nenhuma além da nossa realidade", talvez me aproximando de ser algo como um agnóstico. Eu creio que se Deus for tão bom como a religião cristã diz ser, ele não mandaria a mesma pessoa que nunca foi a igreja para o mesmo lugar que um Jigsaw da vida... Isso seria algo idiota e uma pessoa talvez boa estaria indo para o inferno. Eu acredito que se Deus existe e ele for bom, ele avaliaria a pessoa pelas coisas boas que ela fez e não por quanto dinheiro ela tirou do bolso pra igreja ou por quantas rezas ela fez para mandá-la pro céu ou inferno. E outra, o inferno é algo imoral demais, e pessoas por mais ruins que sejam não merecem a eternidade inteira lá e talvez nem estar lá, apenas algo menos imoral que fizesse justiça. De qualquer maneira esse é outro assunto.
Rafael Covaleski Prezado,
1. O homem tem capacidade e recursos suficientes pra alimentar o mundo faminto várias vezes. Mas a ganância, avareza, orgulho e preconceitos diversos desprezam os necessitados tipo, os da África. A analogia se refere a comida da alma, assim como alguém poder rejeitar uma comida ou remédio só porque não gosta, mas sabe que fará bem.
2. Assim como podemos curar lembranças tristes aqui na terra, Deus também "enxugará dos nossos olhos TODA lágrima" no céu (Ap 21:4). Lá não haverá sentimos ruins/maus de qualquer espécie, ainda que possamos saber que algum parente, amigo nosso esteja no inferno, tal sentimento de perda será bem diferente do que sentimos aqui. Lá será outro mundo, outra dimensão e outra compreensão em todos os níveis.
O "ir simplesmente" numa igreja, denominação não é condição essencial pra salvação. Religiosidade não significa santidade.
3. Deus nos fez à sua imagem e semelhança (moral, espiritual). Nosso intelecto, cognição, pensamentos, espiritualidade são exclusivos em nós, e não em outros seres vivos (só isso já derrubaria a farsa da evolução). Ele nos dá entendimento que há algo mais além desta curta vida aqui na terra. Somos eternos, a própria ciência confirma isso pela Lei de Lavoisier, por que seria diferente para o lado imaterial do homem? Jesus disse que era a luz e a porta. Mas ele não obriga a andarmos nessa luz neste mundo de trevas e nem obriga a entrarmos por sua porta de libertação.
Podemos ficar escravos em nosso quarto de egoísmo, orgulho e pecados diversos...
A batalha interna é poderosa. Podemos amortecer e apagar essa voz espiritual da alma dentro de nós. Mas quem opta por Cristo já é vencedor.
4. De fato, pode haver muitas motivações diversas nos homens em dar sentidos a suas próprias vidas culminando em suas crenças pessoais.
Para um alcólatra ou viciado escravo, suas vidas só fazem "sentido" quando obtém a próxima dose, droga ou o que for.
Para outros o sentido da vida é lutar pra ter um bom emprego/casamento/status essas coisas.
Para outros seria que a vida é aqui e agora com ou sem sofrimento ou fartura e não querem pensar no pós-morte, apenas achando que se forem "bons" serão bem sucedidos depois, deixando o além resolver pra eles. Esses são exemplos básicos; haveria muitos outros de CRENÇAS. Adentrando nos campos filosóficos e ideológicos.
Mas é inegável que em todos os exemplos; inclusive os não citados; o senso perceptível de nossa voz interior em algum momento de suas vidas manifesta o desejo pelo divino/espiritual ou religiosidade digamos. Não é um simples desejo psicológico, mas uma verdadeira necessidade existencial. (exclusivo nos homens).
Creio que a maioria esmagadora da humanidade já teve essa experiência da NECESSIDADE de reter sua âncora existencial no Divino.
É claro que devido a vários fatores internos ou externos a pessoa pode amortecer ou cauterizar esta "necessidade" silenciando de vez essa voz, retendo então sua âncora e fé nas coisas passageiras deste mundo limitado, finito e material. Assim, o sentido da vida para ela assume valores meramente terrenos.
Na verdade, essa necessidade existencial de sentido ao homem, é tão forte que até em ateus de forma desconcertante ela é manifesta.
Ateus do calibre de Sartre confessaram experiências religiosas que tiveram antes de dispensar Deus de suas vidas:
"Tive muito mais dificuldade para me livrar dele, pois havia se instalado no meu subconsciente... Prendi o Espírito Santo no porão e o lancei fora; o ateísmo é um caso de amor cruel e duradouro; acredito que o levei às últimas consequências" (As palavras p.252-3).
Sartre chegou a dizer: "Preciso de Deus. Busquei minha religião, ansiei por ela, pois era remédio. Se me tivesse sido negada, eu mesmo a inventaria"(ibid).
Outro ateu francês de destaque Albert Camus disse: "para quem está sozinho, sem Deus e sem um mestre, o peso dos dias é terrível" (A Queda p.133).
5. Olha, ninguém vai pro céu dando dinheiro pra igrejas ou fazendo rezas mecânicas.
Deus prova seu amor respeitando a opção dessas pessoas e não eliminando-as. Um pai não deve matar seu filho que está sofrendo.
Até ateus insistem em que a liberdade consciente é mais preferível que a aniquilação.
Jesus fala em níveis de castigo Mt 5:22, mas não pode haver níveis de inexistência.
Enquanto houver Deus e o mal, eles devem ficar separados um do outro. O pecado contra o Deus eterno é um pecado eterno e exige castigo eterno.
Os que escolhem não amar a Deus devem ter o direito de não amá-lo. Os que não desejam estar com ele devem ter permissão para ficar separados dele. O inferno permite essa separação. A presença divina no céu seria uma tortura para com o rejeitou irrecuperavelmente.
Ora, ninguém gosta de ficar perto de pessoas que nos rejeitam. Vc moraria numa casa onde todos de rejeitassem? Assim Deus nos deixa livre para segui-lo ou não.
Roubar dos homens sua liberdade e dignidade, levando-os à força para o céu e a contra gosto seria um "INFERNO" pra eles, já que não pertencem ao lugar onde todos adoram e amam a Pessoa que eles mais queriam evitar!
No final só haverá dois tipos de pessoas como disse C.S.Lewis, aquelas que dizem a Deus “que seja feita a tua vontade” e aquelas que Deus diz: ”que seja feita a tua vontade”.
1. O mundo junto tem esses recursos. Nem só eu, nem só você. Me referi a cada pessoa individualmente quando disse que não podíamos fazer muita coisa.
2. Isso que você falou, cai naquela questão de que esqueceremos do que o pessoal do inferno está passando que o Pirula já citou. É algo imoral. E garanto que não teria consolo que deixasse um filho em paz sabendo que sua mãe está no inferno sofrendo horrivelmente, ou vice-versa.
3. De qualquer maneira, ninguém ficaria confortável com um ente querido no inferno. E respondendo a sua citação a Lei de Lavosier, somos eternos, vírgula. Essa sua citação não tem muita coerência. Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Ok. Nosso corpo se degrada e se transforma em uma porrada de substâncias a medida em que ele é degradado e tal, certo. Mas o que o imaterial tem a ver com isso? A Lei de Lavoisier justamente se refere a MATÉRIA (ou seja, ao material e não ao imaterial), que se transforma, que ela não se perde e nem se cria sozinha.
4. Você não entendeu muito bem o objetivo do meu argumento, e nem expliquei o objetivo direito, desculpa. O que eu quis dizer é que não faria sentido uma pessoa ir para o inferno ou céu pela sua crença, por esta ser involuntária (que eu expliquei que era involuntária no primeiro texto). Você e a maioria dos cristãos retratam ateus e crentes de outras religiões como "haters" de Deus. Isso está feiosamente errado. Apenas não cremos nele. João da Silva Gonçalves Carneiro Müller. Sabe quem é ele? Não. Sabe se ele existe? Não. Logo, você não pode definir sentimentos por essa pessoa. Logo, ateus não são haters ou inimigos de Deus, apenas não creem nele.
5. O meu quarto argumento também responde a essa resposta também.
Rafael Covaleski
1.Também individualmente podemos ajudar ao próximo, física ou espiritualmente.
2. Este conhecimento não será de tristeza, sofrimento e pesar, pois tais sentimentos não existem no céu. É um absurdo achar que nossas alegrias e bem aventuranças inimagináveis no céu dependeriam da situação dos outros, que os outros ESCOLHERAM estar longe de Deus (no inferno) mas poderiam ter evitado.
Deus está perfeitamente feliz no céu, e ele sabe que nem todos estarão lá; e teremos essa mesma felicidade.
3. Se Deus é eterno e somos a sua imagem e semelhança; logo também somos eternos.
Nosso corpo, alma e espirito serão transformados:
"Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual.
Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos *transformados*;
Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos *transformados*." 1Co 15.
4. Os cristãos não possuem uma fé irracional num deus longinquo, obscuro, abstrato e incomunicável, mas a lógica, a razão, os fatos, evidências e experiências dos cristãos fazem parte do conteúdo da fé cristã.
Sim, eu não conheço os sentimentos das pessoas, mas Deus conhece.
E não, ateus tem fé e creem em Deus por isso o negam. Na verdade, o ardor, esforço e militância dos ateus em provar a inexistência de Deus já é evidência de Sua Existência! principalmente com relação ao Deus judaico-cristão.
Já que a afirmação dos céticos: "Deus não existe" apresenta uma crença, uma declaração de fé que requer evidências; sendo o ônus da prova de qualquer um que faça uma alegação, neste caso a fé ateísta, em que ACREDITAM na inexistência de Deus.
Rafael Covaleski Esse cara tenta vencer pelo cansaço. Aperta ele que ele peida. É fraco na argumentação e quando não convence pelas falácias ou cansaço fica todo nervosinho. Aperta que ele peida.
Olha, gostei muito do que falou. Me ajudou bastante e dei um like logo de cara quando percebi que é o Queen cantado pelo saudoso Freddie Mercury.
Pirula, uma das formas de vida eterna que você não pontuou foi a de simplesmente ser imortal. Como naquele filme "In time" com o Justin Timberlake. As pessoas param de envelhecer aos 25 anos e vivem suas vidas da mesma forma que nós mortais (desde que não sejam assasinadas, cometam suicídio ou zerem aquele reloginho)
Será que viver eternamente sem envelhecer, passando pelos mesmos ciclos de felicidade e infelicidade que a vida nos proporciona seria tão ruim assim?
Já pensou poder viver milhares de anos e acompanhar a evolução da vida a olho nú? Não seria incrível? (pelo menos para nós evolucionistas)
E se eu quiser ser criança pra sempre? E se eu quiser envelhecer? E meus pais vão ter tudo cara de 25 anos também? E todo mundo com a mesma cara? Não, nao quero. Se é pra ver evolução a olho nu, prefiro uma maquina do tempo.
#PirullaNaVevo
Um comentário a parte, além do vídeo expressar exatamente o que eu penso, queria frisar como pode existir uma pessoa tão inteligente como você cara?
OLha... parabéns viu, acho bacana demais seus vídeos e divulgo muito também... PARABÉNS MESMO.
Ótimo vídeo e ótima reflexão, Pirula! Mas posso te dizer que discordo da ideia que nós somos nossas memórias. Antes de tudo, gostaria de afirmar que não sou cristão, espírita, evangélico e nem nada do tipo. Enfim, já assistiu Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças? Filmaço. A moral do filme é que poderíamos apagar as nossas memórias que continuaríamos a ser quem somos. A nossa essência pode até ser um produto de todas as nossas experiências, mas somos quem somos independente de termos ou não nossas memórias. Assim, poderíamos sim formatar o HD e continuarmos sendo nós mesmos. A sua analogia do computador pra mim é falha e falaciosa, porque a única forma do computador guardar informações do que acontece com ele é justamente no HD (as memórias), mas nós humanos não somos assim. Antes de guardar qualquer coisa na memória, nossa personalidade e por assim dizer nossa "essência" é influenciada e mudada.
penso que uma eternidade Feliz seria semelhante aquela que se passa em doctor how. porém com um companheiro ao lado tbm eterno
Luana Santos Um dia enjoa.
Daniel R. Nascimento Ou não, conheço casais idosos com 50 anos de casamento que dizem que se tivessem que casar de novo, casariam com a mesma pessoa. Imagina se eles fossem jovens para sempre (e não idosos) e ainda sentissem uma enorme atração sexual um pelo outro para SOMAR ao que eles já sentem um pelo outro? Só que você pode indagar: o que são 50, 100 anos perante a ETERNIDADE? Eles podem ficar fissurados um pelo outro por 1.000 anos, mas um dia enjoa.
O FATO é: nem eu e nem você podemos afirmar isso já que o ser humano não vive tanto (ainda). Tudo o que podemos fazer é refletir a respeito, mas nunca afirmar. Pelo menos a nossa geração nunca saberá a VERDADEIRA resposta para esse dilema, pois duvido muito que a ciência faça o humano viver por tanto tempo em um espaço tão breve.
LadyEsarhal O amor é algo tão louco que não sabemos se ele realmente é eterno e não dá nem pra ter noção de algo que é muito abstrato '-'
LadyEsarhal Nada é eterno e ninguém é insubistituivel.
Esta é a nossa noção por enquanto. Não sabemos no futuro quando a ciência estiver MUITO evoluída. Eu prefiro dizer que POR ENQUANTO: nada é eterno e ninguém é insubstituível.
Aí eu concordo contigo, agora... para o futuro, tudo é possível.
Pirula, eu espero que a vida eterna seja a continuação desta que eu já vivo agora, ou seja, após morrer de velhice, ou de saúde, ou acidentalmente, a minha memoria seja para todos de um homem justo. Vou me esforça para isso.
show
Belo vídeo! Fica claro que a ideia de vida eterna é ridícula!
Marcos Santos I disagree
Want to Life forever..
Pirulla vevo kkkkk
Um dos melhores vídeos do Pirula. Já assisti umas 5 vezes.
O céu em Supernatural é assim msm kkkk
Não queria viver pra sempre, só ter uma saúde perfeita (sem q eu tivesse q me esforçar para tê-la) até o dia q eu resolvesse me suicidar, q aconteceria qnd eu já estivesse completamente de saco cheio.
Nova religião criada com sucesso, agr ficarei rica sem ter q pagar imposto kkkkkk
amo assistir vc ...tudo que vc teem a dizer .e de muita ultilidade pra mim,obrigada.
Pirula mun-ha HSAUSHAUSHAUSHAUS
Bem, eu sou Ateu, como todos sabem. Mas uma cristã me fez a seguinte pergunta:
No caso do Big Bang, o que realmente explodiu? Qual é a matéria que existia para ocasionar uma explosão. Eu confesso fiquei sem respostas. Um grande abraço Pirula.
Na verdade parece que foi uma quantidade enorme de energia que se converteu em matéria em um processo entrópico que ainda não acabou...
Por isso não consigo ser crédulo e tampouco deixar de acreditar , logo penso : Será que "Deus" sacrificou sua existência para criar o universo ou será que o Universo é uma forma mais Inconstante de "Deus" ?
sinceramente eu ainda acho que quando deus falou haja luz, o big bang aconteceu , e bom nao sabemos a percpeçao de tempo de deus , 1 semana para ele pode ser 1 bilhao de anos para nos , assim como sabemos que o homem realmente já viveu em cavernas , que pernilongos foram gigantes, que dinossauros existiram , que o mar já foi doce e que a terra nem sempre teve lua, mais e se , adão e eva eram homens das cavernas macacos , e que o jardim do edem era um lugar pré-historico , mas totalmente diferente da terra , e que enquanto eles viviam lá , a terra e o universo foi evoluindo afinal nosso universo ainda é jovem , deus pode ter lançado o meteoro para cá e "monitorado" toda a evolução da terra quando adão e eva vieram para terra tiveram que reaprender a viver com todo o perigo , pq nao tem como contestar algo na qual existe provas , sabemos de focéis , e assim como tmb nao áh como algo tao perfeito a ponto de criar vida! ter surgido meio que do nada.
Na verdade é uma hipótese. No instante em que ocorreu o big bang, não havia nem o próprio tempo, então é difícil encadear os eventos. Havia apenas energia, que foi convertida em matéria em uma enorme explosão. Sou cristão, acredito que Deus iniciou todo o processo.
deus sempre existiu pronto é algo além da compreensão humano simplesmente nao existia nada e deus sempre existiu .-.
sinto dentro de mim uma essência que quando paro pra pensar que ela possa vir a deixar de existir um dia nao fico convencido que isso seja verdade, isso tudo que vivemos não é em vão.. nós vamos sim viver para sempre, qualquer um pode sentir isso
#PirullaParaPresidente
.-. ses tão zuando né ?
Eu o apóio
Bem, só pra constar: Enquanto você cantava, eu tirei o som... vlw ;)
Pirula, o senhor com todos esse videos já se tornou um imortal. Parabéns!!! :)
Gostei do vídeo. Só acho que acreditar em Deus ou reencarnação é uma forma que o ser humano inventou para não aceitar a morte.
Vamos lá vou argumentar:
1° - Um Computador não apaga dados. Você quando formata um HD, que seria uma memoria virtual, você cria uma nova entrada(endereço) para passar os dados em cima dos que foi escrito. Isso mesmo, você sobrescreve dados...
2° - Uma novidade. RUSSOS estão com um projeto, que eu chamo de "projeto vida eterna". Esse projeto tem a finalidade de tentar fazer qualquer cérebro humano sobreviver numa máquina de nutrição cerebral usando cargas elétricas e sem oxigênio, sabendo que o culpado do envelhecimento das células é o gás mais abundante do planeta água. Pode se dizer que o filme Robocop 2014 foi inspirado nesse projeto.
3° - Odeio quando vocês pensadores colocam a religião no meio, pois sempre aparece um idiota satanista ou ateu para falar coisas ridículas e sem fundo critico(Se você, Pirulla, estiver lendo esse comentário, então leia os comentários de cada Ateu sobre esse vídeo e você irá entender completamente o que estou dizendo). Os caras se acham o melhor e o certo, lembrando que a sabedoria de medíocre ser humano é limitado o suficiente para nós não sabermos a verdade de todas as coisas, e também cada um tem o direito de seguir o que quer seguir, mas o importante não é criticar ou xingar as ideias dos outros sobre esse assunto que não irá levar a lugar nenhum porque não existe nenhum lugar que possa leva-los a o lugar que deseja chegar...
4° - Pirulla, não sei se vai ler o meu comentário, mas me diz o que a ciência biológica e quântica, sabe e pensa, sobre o EQM e a consciência eterna...
as vezes acho que você apenas pesquisa coisas que você deseja saber, mas não deseja conhecer para depois argumentar e debater o que foi dito por outros pensadores.
...
Essa quero ver o Pirulla responder!
Tentando levar o comentário para cima.
1 - Que seja, na minha analogia os dados estão inacessíveis. Que eu apague tudo sobrescrevendo uma receita de bolo milhões de vezes e depois apague tudo. Você entendeu. Pior, colocando memorias ALHEIAS sobre as minhas, aí que não vai ser o meu computador MESMO, assim como eu sem memória não sou eu.
2 - Eu tinha visto sobre esse projeto. Alguém já respondeu aqui, mas prolongar a vida não é viver pra sempre. O sistema solar vai acabar, o universo vai acabar, e tudo que a humanidade já fez ou realizou um dia vai ser irrelevante.
3 - Essa critica não foi pra mim, foi pra alguns comentários, então, beleza.
4 - A ciência biologica tem explicações bastante terrenas pra EQM. Não é negado que ela exista, mas não existem provas que realmente o que o paciência vê do outro lado é um pós-vida. Alguns dados mostraram que é possivel reproduzir uma EQM em indivíduos que nao estão morrendo, apenas suprimindo a atividade desta ou daquela região do cérebro, indicando que estas experiências podem sim ser um engodo cerebral de nossas limitados órgãos sensoriais, inclusive se imaginar fora do corpo, etc. Quer algo conclusivo? Precisamos de uma EM - experiência de morte, e não QUASE, em que o individuo volte...e isso nunca aconteceu. Pelo menos, nunca ofi documentado.
o primeiro argumento eu ri muito, foi uma tentativa desesperada de achar um erro. Apagar no sentido de não recuperar os dados isso ta OBVIO NO VÍDEO. Pouco importa se é por sobrescrever ou não. ahahahah admita vc estava bem desesperado pra achar esse "erro"
segundo: vida eterna não no sentido religioso, a vida eterna no sentido religioso, ninguém pode te destruir talvez deus, mas o que os russos querem é prolongar por um tempo indeterminado não algo indestrutível.
terceiro, vc se doeu pq é um cara preocupado com o cu alheio, a religião se mete na vida das pessoas e quer dar pitaco nas coisas logo eu MEREÇO tb da pitaco na religião LIDE COM ISSO (já era pra ter aprendido, seria a religião um inibidor dessa coisa até óbvia?).
e SIM É IMPORTANTE criticar e a irritação provocado por outros se deve muitas vezes a prévios ataques, não culpe o ódio do oprimido, vc certamente é defensor apanhe calado e quieto (tipico de religioso). Ataques gratuitos podem e devem ser desistimulados ataques não gratuitos devem ser controlados para não haver exageros como agressoes mortes etc (coisa que vcs tem um grande historico), aposto que virar com a falacia comunista outro desespero, religiosos mataram POR RELIGIÃO comunistas por comunismo.
quarto: haahahahah vc deve ser espirita né? adora tentar desesperadamente enfiar o espiritismo em todo lugar, não esqueça que eles já disseram que marte tem vida ahahahahahah e hj é a fisica quantica, em breve será outra coisa, as suposições deles em cima do desconhecido não valida suas crenças, já era para terem aprendido isso.
a fisica quantica NUNCA PROVOU NADA SOBRENATURAL apenas é uma area com uma ampla região ainda a ser descoberta e entendida. já era pra ter aprendido isso.
resumindo mais um crente tentando arrumar argumento religiosos travestido de sabedoria e ciencia, tenho um irmão assim discuto muito com ele, e pasme não posso lembra-lo do que kardec disse sobre ser superior por região que nasceu, cor de pele e etc.