Exatamente isso, muito bom.. Tanto que temos um grande problema no Di que falam do tecido mole do t.rex Eu fui a pessoa resposávelSchweitzer por mandar o e-mail para a Mary Schweitzer.. derrubamos o argumentos do povo do design inteligente >)
Minha mãe deu aula pra um menino autista na pré escola, o menino não tinha quase habilidades sociais, mas conseguia se comunicar no básico. Porém na questão do desenvolvimento intelectual, o moleque deixava todas as outras no chinelo sem a menor dificuldade, as aulas chegavam a ser entediantes pra ele. Quando ficou um pouco mais velho, ele começou a postar vídeos em uma página do Facebook da mãe dele, cada video era focado em um dinossauro diferente, onde o menino explicava informações sobre as espécies e fazia esculturas de massinha pra representar o dino da vez (e eram boas esculturas). A criança era de outro nível.
Sou autista, tdah, descobri ano passado, aos 29 anos, e minha paixão é Barbie. Coleciono e são todas categoricamente organizadas. Me trazem uma paz ❤ E na vida, sou médica.
Eu também sou autista e meu hiperfoco é k-pop. Uma banda específica, na verdade (não, não é BTS, mas nada contra tbm). Isso que o Pirula falou faz muito sentido, eu tenho livro, álbuns de músicas, álbuns de photocards e etc, dá pra catalogar, colecionar e organizar tuuudo. Amo muito! 😅
@@EdsonCassioSuzartPrates pro diagnóstico? faço acompanhamento há mtos anos com psicólogo e psiquiatra, e fiz avaliação neuropsicóloga. Autista e tdah (entre outros cidf)
Eu era extremamente obcecado por dinossauros quando eu era pequeno, mas certas pessoas "cortaram minhas asas", dizendo que isso tudo era algum tipo de invenção ou algo nesse sentido. Mas mesmo gostando muito de dinossauros e sabendo que estavam tentando fazer minha cabeça, acabei abandonando ainda criança o sonho de ser paleontólogo só para não arrumar encrenca. Hoje eu estou em um ramo totalmente diferente e estou contente com isso, mas mesmo assim, é triste entender hoje o quão maldoso foi o que fizerem comigo, por mais que isso nem tenha sido o pior. (Nunca fui num psicólogo, mas tenho quase certeza que não sou autista)
Eu abandonei o sonho de ser paleontóloga no 1° ano de faculdade nos idos anos 2000, quando vi que ia passar o resto da vida como estudante, ou teria pouquíssimas oportunidades de emprego... fui fazer concurso...
Isso é normal, quando se é criança, todas tem essa fase. Principalmente as da nossa geração que foram influenciadas por jurassic Park kkk além de outros desenhos e filmes de dinossauros. Eu tbm tive essa fase que eu comprava revistas de ciências sobre o assunto, lembrava o nome todos e as características.
Na verdade quem escolhe ser paleantólogo tem q aceitar q no BRASIL não vai poder ficar, aqui ñ tem oportunidade msmo nesse setor, é olha q aqui é onde em tese mais tem dinossauro para estudar, mas na gringa, as oportunidades e investimentos q empresas e faculdades dão nesse setor é alto, ñ é tão alto qnto outros mas o suficiente para até viajar o mundo atrás de informação, o q é algo maravilho, além de trabalhar com o q gosta, desvendar a ciência com pessoas incríveis do ramo q amam isso ainda vai conhecer o mundo pesquisando isso.
Tenho autismo e desde pequeno tenho hiperfoco em dinossauros e paleontologia, ao longo da minha adolescência fui criando hiperfoco por biologia em um geral. Pirulla foi uma forte inspiração e um baita professor para todos esses meus hiperfocos!
@@gabrielmauricio1475 somos dois. Porém eu tenho TDAH diagnosticado (na terapia, fiz umas 10 sessões com testes entrevistas com os pais etc, e fui diagnosticado). Não acredito que tenha TEA, mas nunca se sabe. Quem tem TDAH tbm tem esses hiperfocos de catalogar/colecionar? Quando era pequeno colecionava todas as revistas de dinossaurso, era louco, queria ser paleontólogo. Depois o hiperfoco foi transferido para Pokémon. Até hoje jogo todos os jogos de Pokémon.
Pessoal que é autista e gosta de catalogar, venham para a Biblioteconomia kkkk Na parte técnica da profissão é o que mais fazemos. Como bibliotecária, digo que precisamos urgentemente de pessoas habilitadas nisso.
8:47 eu até me emociono com o que ele falou nesse trecho aqui, pq foi exatamente a minha inicial paixão por dinossauros que rapidamente evoluiu pra uma paixão pela ciência e hoje em dia sou uma pessoa racional e lógica (sem contar que eu tô buscando mibhaa carreira científica numa faculdade que amo)
Li um artigo que explicava porque crianças normais sentem atração por dinossauros: por serem grandes e assustadores, as crianças projetam seus medos neles. Mas como eles estão extintos, elas se sentem seguras ao estudá-los, ou seja, elas sentem que estão vencendo seus medos. É a projeção da sombra. E conforme vão crescendo e vencendo seus medos, vão perdendo o interesse por eles.
Tudo o que você falou está certo, mas quando estamos falando de pessoas com ou sem autismo, usamos a nomenclatura "pessoas neurotípicas" e "pessoas neurodivergentes", porque falar "crianças/pessoas normais" acaba aumentando o preconceito com as pessoas neurodivergentes (autistas, TDAHs, Borderlines e etc).
@@Terabaittos são sinônimos mano, gera sim um mal entendido, mas as duas formas significam a mesma coisa, típica quer dizer comum, normal, e divergente significa algo fota do típico.
Sim, tinha uma aluna que gostava de dinossauros além da conta. Se queria explicar alguma coisa sobre células, por exemplo, se o professor falasse vamos estudar a célula do dinossauro, aí ela prestava atenção e aprendia. Uma história de Romeu e Julieta, se pedisse pra desenhá-los como um casal de dinossauros, perfeito.
Eu tenho TDAH, e tenho laudo de hiperfoco. Por algum motivo do universo, sou VICIADO em dinossauros desde pequeno. Minha atenção e organização pro mundo é péssima, me perco fácil, mas de dinossauros eu não só tenho vários livros a respeito como praticamente todos os games que eu jogo são baseados na temática. OBS: Tenho 22 anos e jogo games de dinossauros escondido KKKKKKKK, sou viciado em The isle por exemplo.
Vivo numa bolha onde ter pelo menos 3 filhos é algo super comum. Não conheço uma criança que não ame dinossauros. Podem não ter hiperfoco, mas todas que conheço gostam muito!
eu tenho 36 anos e sou apaixonada por dinossauros, desde criança, e não tô nem aí pro que os outros falam, eu falo pra todo mundo que amo dinossauros e todos respeitam, tanto que quando me veem falam "fui em tal lugar e tinha dinossauros, lembrei de vc" ou "tal lugar tem replicas de dinossauros e fósseis, vc vai adorar", eu amo esses animais extraordinários.
Sou louco pelos dinossauros desde criança.Coleciono,tenho livros,filmes e álbuns. Também faço alguns rabisco deles. Parabéns a todos vcs por estudar a fundo sobre o assunto e divulgar.
sou autista diagnosticada só aos 44 - e eu, sem saber, era o estereótipo de autista: fascinada por dinossauros e trens (ainda sou)... Os dinossauros foram um dos interesses em ciências naturais e biológicas, mas no fim das contas eu hoje sou professora na área de artes (outro hiperfoco). Meu hiperfoco em ciências surgiu quando eu descobri um fichário de animais que meu pai tinha e, na mesma época, quando eu recebia uma revistinha (a Nosso Amiguinho) que tinha um encarte com fichinhas de catalogação, entre outras coisas, de bichos. Quando meu filho passou pela loucura dos dinossauros eu revivi tudo isso. Pena que não durou mais que dois anos...
Sou entusiastas de montanha-russa e tem muitos autistas na comunidade. Faz sentido o lance de catalogar pois também fazemos isso: fabricante, altura, velocidade, sistemas, etc....
É bom reforçar pra quem não tenha visto tudo: eles não estão dizendo que todo mundo ou toda criança que gosta muito de dinossauro é autista ou neurodivergente. E abordam o pq adultos "deixam" de gostar, ou não são incentivados mais a gostar. Inclusive explicam o porquê alguns neurodivergentes se frustram quando entram na área. Espero ter ajudado.
Essa parada de “catalogar” faz muito sentido. Eu era fissurada em dinossauros, insetos, aves, animais marinhos, felinos… e aconteceu em algum momento na infância o desencanto, hoje sou engenheira mecânica, porque engenharia mecânica é exata, não há nada de abstrato ou confuso na mecânica, eu consigo catalogar máquinas e componentes sem grandes variações ❤
Quando era criança eu gostava muito de constelações estrelas planetas céu etc, história da humanidade queria ser históriadora p saber como as pessoas viviam antigamente, até hoje gosto de artes , área científica, saúde e antropologia, arqueologia etc❤
Um parêntese antes do meu comentário principal: sim, o livro que o Pirulla fala aos 4:20 é de Gregory S. Paul sim, se chama "Predatory Dinosaurs of the world: a complete illustrated guide". Greg Paul usou mesmo o gênero Velociraptor como sinônimo para gêneros de raptores encontrados nos EUA como o Deinonychus, que era um bicho bem maior que o verdadeiro Velociraptor, lá da Mongólia (V. mongoliensis). Então pode-se dizer que o Velociraptor de Jurassic Park é na verdade um Deinonychus. Quando eu era criança era fissurado em dinossauros. Até hoje muita gente me reconhece e lembra de mim por isso. Na infância realmente era um negócio pesado mesmo. Muita gente achava que eu tinha problema. Eu desenhava bastante também. Com o tempo melhorei muito a habilidade e passei a participar de concursos de paleoarte, chegando a ter um moderado reconhecimento na área aqui no Brasil. Mas enquanto isso acontecia, a vontade de ser paleontólogo foi diminuindo. Eu fui cursar bacharelado em biologia e quando paguei paleontologia percebi que sim, o que eu gostava era só de dinossauros mesmo. Paleontologia por si só é totalmente diferente de pesquisar só dinossauros. É uma ciência carregada de muita geologia, geofísica e afins. Hoje faço mestrado e desde a graduação trabalho com ecologia acústica de aves. Me encontrei nessa área. Hoje acompanho noticias sobre dinossauros de longe. Mas guardo em casa um longo acervo de material bibliográfico da minha infância. Coleções, livros, etc. que um dia pretendo doar ou vender. E fica o lembrete e o aviso: a criança que hoje gosta de dinossauros e obviamente pela inocência acha que ser paleontólogo é escavar dinossauro e só, se não for devidamente orientada quando tiver mais idade sobre como deverá proceder pra atingir esse sonho, pode se frustrar e desistir no meio do caminho. Até porque aqui no Brasil, pra ser paleontólogo de fato, precisa fazer mestrado e/ou doutorado na área, vindo de uma graduação em geologia ou biologia onde vc não vai mexer com paleontologia diretamente nem vai ser 'reconhecido' por isso. Pirulla e Bruno falaram disso nesse podcast.
Toda criança gosta de dinossauro. O livro Jurasic Park da uma dica de porque, é como se as crianças enxergassem seus pais naqueles animais poderosos e gigantes, porém que pelo fato de estarem miniaturizados em gravuras e bonecos é como se a criança pudesse exercer poder sobre eles. Não sei se faz sentido mas tá lá. Pra mim animais em geral sempre foram fascinantes, mas como dinossauro é algo que já não podemos ver fica muito no imaginário como eles eram, como viviam, o tamanho real. Será que estou no espectro? kkk
desde criança nunca tive interesse nenhum em dinossauros e sempre me perguntava o pq dos meus colegas ou amigos gostarem tanto deles. Na verdade eu comecei a ter alguma curiosidade em relação a eles recentemente apenas
Eu sou autista e gosto um pouco de Dinossauros. Mas eu tenho 37 anos, e não sou tão fanático pelos dinos assim... O fato é que nasci em 1987, ou seja, infância anos 90, época em que dinossauros estavam muito no hype, e com excelentes produções em relação ao assunto, não sendo todas elas, mas sim uma boa quantidade, como Denver, Família Dinossauros e Jurassic Park. Como o Jurassic Park impulsionou essa febre na época, a Saban decidiu usar o Zyuranger, que era sobre robôs dinossauros, para ser exatamente os primeiros Power Rangers, aí já viu ne... Somado a isso, a Capcom depois lança a série Dino Crisis, sendo que Dino Crisis 2 é meu jogo favorito de Playstation 1 até hoje! Eu acredito que essa catalogação influencia , mas também quando criam excelentes produções sobre o assunto! Eu tinha muito brinquedo de dinossauro por causa disso, mas assim como tinha muito brinquedo de Batman, pois era a época de filmes de Batman antes da produção em massa de filmes de heróis de hoje em dia, então tem que pesquisar mais a fundo os motivos de tudo isso... mas qualquer que seja motivo, dinossauro é interessante demais mesmo!
O correto é dizer o cientista ñ ganha sendo cientista no BRASIL, INFELIZMENTE, ñ era para ser assim, o Brasil é o país geograficamente mais bem localizado do mundo em questões de natureza, uma terra rica em fauna e flora tanto atual como do passado para se estudar, minérios incríveis ainda intocáveis, era para termos os melhores cientistas do mundo e dominarmos td até as viagens especiais MAS INFELIZMENTE nossa política TODA sem viés, tds ñ cooperam para isso dar certo, mas se vc batalhar para estudar e trabalhar lá fora vai ter mais chance sendo um Dr ou PHd lá fora do q aqui.
Aos 7: astronauta. E daí a realidade vem batendo: Aos 10: piloto de caça. Aos 14: piloto comercial. Aos 18: vestibular pra engenharia. Aos 28: concurso público.
Cara, eu fui diagnosticado com autismo esse ano aos 17 anos de idade (já completei 18) e eu simplesmente amo tudo que envolve animais, em especial aves e dinossauros (no caso eu sei que aves são dinossauros) e acompanho tanto o Bruno quanto o Pirulla, eles são minhas maiores aspirações para seguir carreira na área da biologia
Tenho o diagnóstico de autismo, sou engenheira civil e tô terminado o curso de Medicina. Amo catalogar e estudar sobre biologia marinha, raças de cachorro e Pokémon .
Sou completamente apaixonado por dinossauros desde que criança, brinquedos, filmes, quebra-cabeça com a temática de dinos e hoje me divirto com jogos, bom dms!!!!!
Dinossauros era a minha paixão na infância. Ainda amo tudo relacionado, mas segui outro ramo, entretanto na área, me formando em ciência da computação. Ainda assim fui para as ciências 😊
Desde criança eu sou fascinado por dinossauros e animais em geral, principalmente felinos. Já tive coleção de livros de dinossauro e também uma coleção de bonecos, mas infelizmente se perderam no tempo. Eu também gosto muito de pokémon desde os meus 12 anos de idade (tenho 37 agora). Gosto muito de biologia e queria ter me formado nisso, porém a vida foi para outros caminhos. Enfim, até hoje gosto muito de dinossauros.
Eu tenho hiperfoco e amo dinossauros desde os meus 5 anos. É um amor inexplicável, tudo que é de dinossauros, eu assisto e isso abriu a porta pra eu amar biologia e ciência.
Uma coisa muito interessante que o Pirulla comentou sobre mais matérias de Dinossauros p adultos, não sei se foi o caso do meu filho mas ele quando pequeno amava Dinossauros, sabia tudo sobre e dizia que ia ser Paleontólogo, conforme foi crescendo seu entusiasmo foi acabando até que parou de vez e após na adolescência seu interesse parou por completo e começou a doar tudo relacionado ao assunto, hoje adulto é Arquiteto, mas talvez se tivesse contato com materiais mais adultos pudesse ser paleontólogo, talvez pois ele ama arquitetura, logo que deixou os dinossauros se apegou a arquitetura e ama o que faz
Muito bacana ver o carinho com que falam do assunto. Eu me identifiquei por vários motivos. Mas tenho uma reflexão s fazer também... A forma com que o Pirula descreveu autistas que gostam de dinossauros, e como ele mesmo muito bem falou depois sobre a associação entre dinossauros e infância, levam a uma espécie de lente viciada na nossa percepção... (não é uma crítica pessoal a ele, meu RUclips preferido desde sempre) Ocorre que são crianças e jovens autistas diagnosticados precocemente ou nesta fase da vida, por qualquer motivo. Eu fui (e talvez os dois doutores sejam) diagnosticado tardiamente, aos 31 anos, o que teve muito a ser também resultado de não ter uma expressão tão evidente do Espectro, geralmente marcada por estereotipias. Esse filtro faz com que alguns (ou mais) autistas passem por baixo do radar e se tornem cientistas sem muito problema... mesmo sem a catalogação. Ocorre que o Espectro não é tão homogêneo quanto esse tipo de exemplificação, talvez nem seja tão incomum... apenas não é tão visível e autoevidente.
Sou autista e me interesso muito por dinossauros e biologia, e a explicação combina muito, inclusive com meus outros hiperfocos. Porém muita gente que não é autista também tem uma fascinação enorme por dinossauros, o que é comprovado pelo sucesso que filmes com eles sempre fazem. Eu só queria entender por que outros animais anteriores e posteriores aos dinossauros não despertam tanto fascínio na maioria das pessoas.
Olha, eu chutaria que isso se dá por outros animais não terem tanto destaque na mídia e na cultura pop, o que dificulta o acesso às informações e ao conhecimento de que esses outros animais existiram ou existem. Por exemplo, em qualquer livraria você encontra livros (geralmente infantis, mas ainda assim) sobre dinossauros, em lojas de brinquedos sempre tem bonecos de vários tipos de dinossauros, sem falar dos filmes, o que não acontece com esses outros animais. Além disso, o assunto não é abordado nas escolas, o que com certeza ajudaria a despertar o interesse de muitas pessoas e difundir o conhecimento.
Tem algumas aves que eu acho fantásticas, algumas lembram muito a era dos dinos, como o Casuar, uma outra que chamam de bico de sapato, a própria seriema, e interessante a forma o comportamento, a beleza, a construção estrutural do próprio animal, não sei se eu tenho autismo, mas acho interessante essa área.
Não apenas pelo catálogo, mas são representações de agressividade ao qual a criança projeta no brinquedo como um modo de lidar com a própria agressão; isto é, não é a criança que sai mordendo e destruindo tudo, mas o dinossauro ao qual ela pode brincar deste modo, ela toma o controle do processo.
Cara eu sou fascinado em Dinossauros porque me faz pensar eu nunca vou ver um pessoalmente, ver as cores deles o modo de vida como era sua alimentação isso me deixa louco em estudar cada vez mais sobre Dinossauros.
Meu filho é fascinado por dinossauros, e parece que ele tem autismo, vamos fazer agora o exame pra saber, mas eu não estou nem um pouco preocupado, se for vai ajudar mais ainda como ajudar ele
Sou mulher adulta 33 anos, mãe de 2 filhos, por acaso um altista q ama dinossauro de 3 anos. O mais velho também amava quando criança, agora não liga também quanto antes mas ainda gosta. Mas acho q eles puxaram a mãe. Eu sempre fui faxinada por Dinossauros desde pequena e ainda hj gosto. Adoro asistir filmes e desenhos de dinossauros com eles. E pra mim foi um choque quando descobrir q o velociraptor não era como Aparecia no Jurassic Park 😅
Sempre que falam em dinossauros, lembro do Ross da série Friends, que trabalha com dinossauros e teve vergonha de falar isso pro amigo da escola (aquele episódio com o Brad Pitt), pq ele achava que era coisa de criança. E nessa mesma série, o Ross tem alguns momentos considerados "infantis", tipo quando ele coloca uma gravata de dinossauros para trabalhar, ou usa um talão de cheque com desenhos
10:41 isso aqui é verdade mesmo, porque quando eu era criança o pessoal dizia que eu gostar de dinossauros era temporário e uma fase, quando eu crescesse e amadurecesse eu não ia mais gostar disso... Leigo engano dessa galera porque além de eu continuar postando de Dinossauros e outros animais pre-historicos , mas isso também me fez gostar de outras áreas da Ciência... Tanto que desde criança eu memorizei a história do Universo e da Terra e a humanidade... E eu fui atualizando o conhecimento conforme o tempo foi passando.
Interessante. Eu sou autista e ainda adoro dinossauros, quando eu era criança eu assisti desenhos como Dino Trem, Dino Dan e depois que cresci assisti documentários sobre isso. Meu interesse começou aí.
Uma das minhas obsessões da infância! Outras que tive: planetas do sistema solar, Pokémon, vulcões, doenças infecciosas, Super Mario. Na vida adulta, xadrez e bodybuilding. É bom ser louco, vem c/ nois kkkk
Desde criança sou fascinado por dinossauros, amava os filmes e animações e brincava muito com eles. Na escola eu era muito falado, assim como entre meus parentes, mas na adolescência eu tive que reprimir isso um pouco, porque ficavam me enchendo o saco e as vezes era como se eu perdesse o valor e só fosse interessado em dinossauros, me mandavam listar os nomes dos dinossauros, me apelidavam, tiravam sarro, na infância eu até gostava dos apelidos mas com o tempo foi perdendo a graça e não me orgulhava tanto. Mas nunca deixei morrer esse gosto, e sempre que tenho oportunidade converso sobre dinossauros com meus amigos. Hoje em dia eu sou um pouco de tudo, e na verdade sempre fui, já que além de dinossauros sempre curti megafauna e paleofauna (paleozóico) e também animais atuais, isso fora outros temas, como fantasia, história, geografia, dragões (que inclusive comecei a curtir junto com os dinossauros) entre outros. Já pensei em ser paleontólogo, mas onde moro é complicado. Tinha um garoto que estudei no primário, hoje em dia acho que ele nem se lembra, mas eu lembro até o nome dele, eu tinha mó admiração por ele quando era criança pois era a única criança além de mim que tinha fascínio por dinossauros 😅😅😅 E olhe, eu era tão aficcionado, que não tava nem aí se o conteúdo era duvidoso, tinha dinossauro eu me amarrava kkkkk um livro que comprei quando criança, só sobre pré história, hoje eu vejo vários erros, mas valeu a pena ler! Não tem jeito, é uma paixão que não quero abdicar jamais
Falando por mim, hj com 52 anos, quando eu tinha 4 anos e despertou em mim um fascínio por dinossauros, era que eu via neles um poder maior sobre "gente grande ". No mundo das crianças conhecendo o universo que os cerca, e sabendo que há uma certa repressão de adultos sobre os pequeninos, os dinossauros são uma forma de "salvação" para os pequenos oprimidos, os únicos que poderiam destruir os adultos que reprimem a gente pequena. Era assim que eu pensava naquela época.
Eu sempre amei dinossauros, colecionava livros, modelos e aqueles esqueletos que brilhavam no escuro. Cresci apaixonado por ciência e engenharia, mas nunca deixei de ser fascinado por dinossauros e também acho que poderiam ser mais explorados fora do contexto infantil. Inclusive em filmes de terror, seria um bom tema, considerando o número de filmes de terror fracassados, não custa tentar investir em algo diferente. Um produto que me deixa particularmente contente é uma cerveja fabricada pela Phillips Brewing Co. aqui na região de Vancouver, no Canadá, o nome é DinoSour. As sour beers são cervejas com notas ácidas de certas frutas, comum na região, é o tipo de bebida que uns amam, outros odeiam. Mas no meu caso eu gosto muito do sabor e ainda mais da temática de dinossauros nos rótulos, muito divertidos e, obviamente, para consumo adulto. É claro que o jogo de palavras DinoSour foi uma grande motivação da marca, mas mesmo assim gosto de ver dinossauros em produtos que não sejam infantis, apoio a idéia!
Eu não sou autista mas amoooooo dinossauros, simplesmente sou maravilhado 🥰😍😍😍😍 com esse animal, e a pergunta é por que ninguém é ou por que alguém não seria são um universo tão bom quanto os RPGs jogados com os bons amigos.
Eu tenho um espaço Psicopedagógico e comprei livros de dinossauro para colocar na estante. Sempre digo que é para as crianças, mas na verdade são os meus xodós junto com os livros de animais marinhos. ❤
Tenho TDAH diagnosticado, e o tema dinossauro me traz um conforto incrivel, o VHS q eu mais assisti na vida foi jurassicpark e tinha milhoes de bonecos de dinossauro
Sou aficionado em dinossauros. Tenho uma coleção grande de figuras papo e colecta,além das que os confecciono. Sou professor de biologia e já suspeitei de ter um grau de autismo. Realmente eu gosto de catalogar todas as minhas coleções, vai saber né...
inclusive no caso de JP, nos materiais de divulgação saiam o nome cientifico dos raptores do filme como V. Antirrhopus, que foi uma amalgama dessa época da confusão das espécies, pois mistura os nomes científicos dos 2 animais, Velociraptor Mongoliensis e Deinonychus Antirrhopus.
É uma coisa interessante parar para pensar porque alguns tópicos são mais alvo de hiperfoco que outros. Acho que eles foram bem certeiros. Sou TEA e tenho muito tea na família e os hiperfocos são mais ou menos assim (até os 15 anos): pokémon, carro, mbti, raças de cachorros etc. realmente tudo que dá pra "catalogar" mentalmente
Minha irmã quando criança era fascinada por dinossauros. Minha mãe dava bonecas pra ela, mas não despertava o interesse. Ela sabia o nome de várias espécies e só lia enciclopédias de animais. Ela ama o Pirula. Temos até foto com ele. Hoje ela tá terminando veterinária, com 23 anos. 🤍
Sou autista, e realmente, desde quando eu tinha meses de idade era fascinado por animais, via documentários e tudo do gênero, adorava cachorros, e foi assim minha vida todinha, também tive uma época em que eu tinha um hiperfoco enorme em dinossauros e animais pré históricos no geral. Sempre fui muito bom em biologia, e hoje estou cursando Ciências Biológicas.
Dinossauros remetem a um passado muito distante, onde não havia uma proliferação humana, aliás, não havia nenhum humano. Era um mundo muito muito diferente. E é interessante se imaginar viajando para tal mundo.
E por conta dessa tendência das pessoas no espectro de quererem catalogar coisas, eu tive um hiperfoco na infância em botânica e floriografia (tanto o código vitoriano quanto o Hanakotoba)
Eu tive minha fase de gostar de dinossauro, assistia vários videos no YT sobre, videos q usavam de computação gráfica para colocá-los em situações de nosso dia a dia (tinha uma série, "Primeval" acho q era o nome, q eu via bastante), gostava de ver o ovo vivendo a vida normalmente e daí topar com um monstro daqueles 😅 E isso aumentou com o lançamento do A Era do Gelo 3! Mas foi breve essa "fase", gostei bem + de tubarão do q de dinossauro, se me lembro bem, começou quando meu pai, q gosta muito de aquário e de coisas relacionadas à vida marinha, comprou pra gente um "Super Trunfo" de tubarão, tinha tubarão de td q é tipo, eu desenho desde pequeno e desenhava cada um, recortava e favia tipo "paperdoll" com aquelas A4 mole pra brincar com minha irmã 😅 Eu tinha dessas "esquisitosses" quando bem novinho e acho q talvez esteja relacionado ao TEA, inclusive recebi um diagnostico recentemente (nv. 1), apesar de muitas dúvidas ainda, coisas como essa de minha infância fazem muito + sentido se relacionadas ao transtorno...
O mesmo acontece com Robótica, o foco quase sempre é robótica educacional. Quando estou em expondo tecnologia os pais chegam e falam quase sempre que vai trazer os filhos deles para ver os robos.
O adulto está ocupado demais tentando sobreviver. Lá fora, especialmente Espanha, existem muitos pintores de miniaturas. Esse hobby é passado em gerações entre os pintores. Eles colecionam animais, jogos, personagens e afins. Aqui tem raros gatos pingados, porque tudo é caro e inacessível. Não temos tempo e acesso pra fazer coleções nós mesmos
Realmente é verdade. Minha sobrinha é autista e ama dinossauro, finge ser um as vezes, fica andando igual um, e meu outro sobrinho também gosta mas é louco por Pokemon, que é outra coisa que eu andei percebendo que crianças autistas também amam.
O meu irmão autista é fissurado por trens. A gente mora na Inglaterra e, com 7 anos, quando a gente pega um trem ele sabe todas as estações que vai parar na ordem certinha. Ninguém sabe como ele sabe, mas vc pode perguntar para ele antes de entrar no trem e nunca vi ele errar. De presente de aniversário de 7 anos ele escolheu viajar para conhecer o underground de Londres 😂😂😂 ele nunca tinha andado em um trem subterrâneo e ficou louco…
Continue assistindo a este episódio clicando aqui: ruclips.net/user/livefNhyJqDegQ0?si=v90ERv0czss_DaZd&t=1020
Exatamente isso, muito bom..
Tanto que temos um grande problema no Di que falam do tecido mole do t.rex
Eu fui a pessoa resposávelSchweitzer por mandar o e-mail para a Mary Schweitzer.. derrubamos o argumentos do povo do design inteligente >)
Minha mãe deu aula pra um menino autista na pré escola, o menino não tinha quase habilidades sociais, mas conseguia se comunicar no básico. Porém na questão do desenvolvimento intelectual, o moleque deixava todas as outras no chinelo sem a menor dificuldade, as aulas chegavam a ser entediantes pra ele.
Quando ficou um pouco mais velho, ele começou a postar vídeos em uma página do Facebook da mãe dele, cada video era focado em um dinossauro diferente, onde o menino explicava informações sobre as espécies e fazia esculturas de massinha pra representar o dino da vez (e eram boas esculturas).
A criança era de outro nível.
Acho que achei um clone meu kkkkk
Tirando a parte de filmar falando sobre dinossauros. Mas minhas esculturas de massinhas eram bem boas também. 😅😊
meu filho é assim, não fala coisa com coisa, mas na matemática destroi
Sou autista, tdah, descobri ano passado, aos 29 anos, e minha paixão é Barbie. Coleciono e são todas categoricamente organizadas. Me trazem uma paz ❤ E na vida, sou médica.
Qual tipo de exame vc fez?
@@EdsonCassioSuzartPrates pro diagnóstico? Fiz avaliação neuropsicológica e faço acompanhamento com psiquiatra e psicólogo.
As vezes eu tenho essa dúvida de que eu seja autista tbm, meu filho é.
Eu também sou autista e meu hiperfoco é k-pop. Uma banda específica, na verdade (não, não é BTS, mas nada contra tbm). Isso que o Pirula falou faz muito sentido, eu tenho livro, álbuns de músicas, álbuns de photocards e etc, dá pra catalogar, colecionar e organizar tuuudo. Amo muito! 😅
@@EdsonCassioSuzartPrates pro diagnóstico? faço acompanhamento há mtos anos com psicólogo e psiquiatra, e fiz avaliação neuropsicóloga. Autista e tdah (entre outros cidf)
Eu era extremamente obcecado por dinossauros quando eu era pequeno, mas certas pessoas "cortaram minhas asas", dizendo que isso tudo era algum tipo de invenção ou algo nesse sentido. Mas mesmo gostando muito de dinossauros e sabendo que estavam tentando fazer minha cabeça, acabei abandonando ainda criança o sonho de ser paleontólogo só para não arrumar encrenca.
Hoje eu estou em um ramo totalmente diferente e estou contente com isso, mas mesmo assim, é triste entender hoje o quão maldoso foi o que fizerem comigo, por mais que isso nem tenha sido o pior.
(Nunca fui num psicólogo, mas tenho quase certeza que não sou autista)
@@INecromancer_ Uma pessoa pode gostar de algo como hobby, não precisa ser de forma profissional. Eu mesmo gosto de dinossauros como hobby.
Eu abandonei o sonho de ser paleontóloga no 1° ano de faculdade nos idos anos 2000, quando vi que ia passar o resto da vida como estudante, ou teria pouquíssimas oportunidades de emprego... fui fazer concurso...
@@halderalves1186 Eu continuo gostando, mas não como antigamente.
Isso é normal, quando se é criança, todas tem essa fase. Principalmente as da nossa geração que foram influenciadas por jurassic Park kkk além de outros desenhos e filmes de dinossauros. Eu tbm tive essa fase que eu comprava revistas de ciências sobre o assunto, lembrava o nome todos e as características.
Na verdade quem escolhe ser paleantólogo tem q aceitar q no BRASIL não vai poder ficar, aqui ñ tem oportunidade msmo nesse setor, é olha q aqui é onde em tese mais tem dinossauro para estudar, mas na gringa, as oportunidades e investimentos q empresas e faculdades dão nesse setor é alto, ñ é tão alto qnto outros mas o suficiente para até viajar o mundo atrás de informação, o q é algo maravilho, além de trabalhar com o q gosta, desvendar a ciência com pessoas incríveis do ramo q amam isso ainda vai conhecer o mundo pesquisando isso.
Tenho autismo e desde pequeno tenho hiperfoco em dinossauros e paleontologia, ao longo da minha adolescência fui criando hiperfoco por biologia em um geral. Pirulla foi uma forte inspiração e um baita professor para todos esses meus hiperfocos!
Eu sinto o mesmo, mas n sei se sou autista
@@gabrielmauricio1475 somos dois. Porém eu tenho TDAH diagnosticado (na terapia, fiz umas 10 sessões com testes entrevistas com os pais etc, e fui diagnosticado). Não acredito que tenha TEA, mas nunca se sabe.
Quem tem TDAH tbm tem esses hiperfocos de catalogar/colecionar? Quando era pequeno colecionava todas as revistas de dinossaurso, era louco, queria ser paleontólogo. Depois o hiperfoco foi transferido para Pokémon. Até hoje jogo todos os jogos de Pokémon.
Essa coisa que o pirula disse sobre catalogação é muito presente no TEA. Meu filho tem e foi gostar de pokemon justamente por isso.
Minha filha tem isso tbm, tem suspeita de tea
eu tenho TEA e era fissurada em Pokemon, sabia todos os nomes kkkkk
Faz muito sentido sendo q existe muitas crianças autistas que colecionam selos ou até mesmo tem hiperfoco com times de futebol.
Pessoal que é autista e gosta de catalogar, venham para a Biblioteconomia kkkk Na parte técnica da profissão é o que mais fazemos. Como bibliotecária, digo que precisamos urgentemente de pessoas habilitadas nisso.
Sou autista, estudante de biblioteconomia e atualmente auxiliar de biblioteca. Ia fazer justamente um comentário igual ao seu kk
Paga bem?
Deveriam contratar mais autistas então, ao invés de nos colocar pra servir café rs
gostei da dica.
Pokémons também fazem sucesso com pessoas no TEA. Acredito que pelo mesmo motivo.
o proprio criador de Pokemon é autista
meu filho tem tea e ama pokemon. acho que é por aí mesmo
Pensei exatamente a mesma coisa
Pokémon faz sucesso com muitas pessoas não é a toa é a maior franquia do mundo.
Pokémon ganha mais dinheiro que a Marvel, vai ter todo tipo de fã, é a mesma coisa que falar que coca cola faz sucesso entre eles
8:47 eu até me emociono com o que ele falou nesse trecho aqui, pq foi exatamente a minha inicial paixão por dinossauros que rapidamente evoluiu pra uma paixão pela ciência e hoje em dia sou uma pessoa racional e lógica (sem contar que eu tô buscando mibhaa carreira científica numa faculdade que amo)
Não estraga a sua vida 😂
Sério, só não se iluda.
Meu filho é TEA, e o hiperfoco em dinossauros já existiu por aqui. Hoje ele gosta, mas não como antes. O atual hiperfoco dele é tubarões.
O Meu tem 7 anos e ta bem assim rsrs
Eu sempre amei tubarões e dinossauros, desde criança, tinha fixação neles. Até me perguntaram se eu era autista, mas não sou não haha
O meu filho não tem muito cara de autista, mas ama colecionar coisas e quando era mais novo amava dinossauros e tubarões.
Li um artigo que explicava porque crianças normais sentem atração por dinossauros: por serem grandes e assustadores, as crianças projetam seus medos neles. Mas como eles estão extintos, elas se sentem seguras ao estudá-los, ou seja, elas sentem que estão vencendo seus medos. É a projeção da sombra. E conforme vão crescendo e vencendo seus medos, vão perdendo o interesse por eles.
Tudo o que você falou está certo, mas quando estamos falando de pessoas com ou sem autismo, usamos a nomenclatura "pessoas neurotípicas" e "pessoas neurodivergentes", porque falar "crianças/pessoas normais" acaba aumentando o preconceito com as pessoas neurodivergentes (autistas, TDAHs, Borderlines e etc).
@@Terabaittos pra mim esse "tipicas" e "divergentes" acaba tendo o mesmo resultado.
Normal e típico são sinônimos.
@@Terabaittos são sinônimos mano, gera sim um mal entendido, mas as duas formas significam a mesma coisa, típica quer dizer comum, normal, e divergente significa algo fota do típico.
Pra mim essa explicação faz muito sentido.
Sim, tinha uma aluna que gostava de dinossauros além da conta. Se queria explicar alguma coisa sobre células, por exemplo, se o professor falasse vamos estudar a célula do dinossauro, aí ela prestava atenção e aprendia. Uma história de Romeu e Julieta, se pedisse pra desenhá-los como um casal de dinossauros, perfeito.
Lembrei de"uma advogada extraordinária "
@@Rachelgimenes sim, assisti alguns episódios. Aficcionada em baleias.
Eu tinha uma coleção enorme de revistas e livros ilustrados sobre dinossauros e Egito Antigo, em especial múmias. Hoje sou formada em história.
Meu sobrinho sabe todos os dinossauros e ele é autista, que louco!!!! Muito top.
Eu tenho TDAH, e tenho laudo de hiperfoco. Por algum motivo do universo, sou VICIADO em dinossauros desde pequeno. Minha atenção e organização pro mundo é péssima, me perco fácil, mas de dinossauros eu não só tenho vários livros a respeito como praticamente todos os games que eu jogo são baseados na temática. OBS: Tenho 22 anos e jogo games de dinossauros escondido KKKKKKKK, sou viciado em The isle por exemplo.
@@fliipeetvgamer871calma aí predador de perereca, o homem mais comedor do mundo
The Isle é Top!
mds vc é igual eu kkkkk tenho tdah tb, nessa faixa etária
@@fliipeetvgamer871 qualquer coisa vai nos avisando.
Kkkkkk sai do armario man, compra camisa do jurassic park, faz coleção de jogo de dinossauro
Vivo numa bolha onde ter pelo menos 3 filhos é algo super comum. Não conheço uma criança que não ame dinossauros. Podem não ter hiperfoco, mas todas que conheço gostam muito!
É muito bom ouvir o Pirula, o cara é didático e técnico. Sabe do que fala e facilita pro público leigo.
Desde criança q gosto de dinossauros. Hj sou a adulta q amo paleontologia e falo isso abertamente para às pessoas. ❤
Eu sempre fui fascinada por dinossauros e por aquelas plantas gigantes.. Esse período geológico da terra eu adoro!!! 😊
Sou TEA e amo dinossauros até hoje, é um Hiperfoco, inclusive! E fico tão feliz quando alguém puxa o assunto comigo.
eu tenho 36 anos e sou apaixonada por dinossauros, desde criança, e não tô nem aí pro que os outros falam, eu falo pra todo mundo que amo dinossauros e todos respeitam, tanto que quando me veem falam "fui em tal lugar e tinha dinossauros, lembrei de vc" ou "tal lugar tem replicas de dinossauros e fósseis, vc vai adorar", eu amo esses animais extraordinários.
A "sociedade" ensina os adultos desgostarem de tudo. 😂
Vejo como resultado do capitalismo: se seu interesse não é lucrativo logo é perda tempo
Dinossauro é lucrativo
Sou louco pelos dinossauros desde criança.Coleciono,tenho livros,filmes e álbuns. Também faço alguns rabisco deles. Parabéns a todos vcs por estudar a fundo sobre o assunto e divulgar.
sou autista diagnosticada só aos 44 - e eu, sem saber, era o estereótipo de autista: fascinada por dinossauros e trens (ainda sou)... Os dinossauros foram um dos interesses em ciências naturais e biológicas, mas no fim das contas eu hoje sou professora na área de artes (outro hiperfoco). Meu hiperfoco em ciências surgiu quando eu descobri um fichário de animais que meu pai tinha e, na mesma época, quando eu recebia uma revistinha (a Nosso Amiguinho) que tinha um encarte com fichinhas de catalogação, entre outras coisas, de bichos.
Quando meu filho passou pela loucura dos dinossauros eu revivi tudo isso. Pena que não durou mais que dois anos...
Sou entusiastas de montanha-russa e tem muitos autistas na comunidade. Faz sentido o lance de catalogar pois também fazemos isso: fabricante, altura, velocidade, sistemas, etc....
É bom reforçar pra quem não tenha visto tudo: eles não estão dizendo que todo mundo ou toda criança que gosta muito de dinossauro é autista ou neurodivergente. E abordam o pq adultos "deixam" de gostar, ou não são incentivados mais a gostar. Inclusive explicam o porquê alguns neurodivergentes se frustram quando entram na área. Espero ter ajudado.
Autista é aficionado em categorizar ou encontrar padrões. Por isso há um livro a respeito, chamando Pattern Seekers. Sou autista tb.
Que ótimaa dica! Eu não conhecia esse livro aindaa 😮.
Essa parada de “catalogar” faz muito sentido. Eu era fissurada em dinossauros, insetos, aves, animais marinhos, felinos… e aconteceu em algum momento na infância o desencanto, hoje sou engenheira mecânica, porque engenharia mecânica é exata, não há nada de abstrato ou confuso na mecânica, eu consigo catalogar máquinas e componentes sem grandes variações ❤
Tenho tea, já tive foco em dinos. Meu filho tem tea e ama dinos e dragões.
Quando era criança eu gostava muito de constelações estrelas planetas céu etc, história da humanidade queria ser históriadora p saber como as pessoas viviam antigamente, até hoje gosto de artes , área científica, saúde e antropologia, arqueologia etc❤
Um parêntese antes do meu comentário principal: sim, o livro que o Pirulla fala aos 4:20 é de Gregory S. Paul sim, se chama "Predatory Dinosaurs of the world: a complete illustrated guide". Greg Paul usou mesmo o gênero Velociraptor como sinônimo para gêneros de raptores encontrados nos EUA como o Deinonychus, que era um bicho bem maior que o verdadeiro Velociraptor, lá da Mongólia (V. mongoliensis). Então pode-se dizer que o Velociraptor de Jurassic Park é na verdade um Deinonychus.
Quando eu era criança era fissurado em dinossauros. Até hoje muita gente me reconhece e lembra de mim por isso. Na infância realmente era um negócio pesado mesmo. Muita gente achava que eu tinha problema. Eu desenhava bastante também. Com o tempo melhorei muito a habilidade e passei a participar de concursos de paleoarte, chegando a ter um moderado reconhecimento na área aqui no Brasil. Mas enquanto isso acontecia, a vontade de ser paleontólogo foi diminuindo. Eu fui cursar bacharelado em biologia e quando paguei paleontologia percebi que sim, o que eu gostava era só de dinossauros mesmo. Paleontologia por si só é totalmente diferente de pesquisar só dinossauros. É uma ciência carregada de muita geologia, geofísica e afins. Hoje faço mestrado e desde a graduação trabalho com ecologia acústica de aves. Me encontrei nessa área. Hoje acompanho noticias sobre dinossauros de longe. Mas guardo em casa um longo acervo de material bibliográfico da minha infância. Coleções, livros, etc. que um dia pretendo doar ou vender.
E fica o lembrete e o aviso: a criança que hoje gosta de dinossauros e obviamente pela inocência acha que ser paleontólogo é escavar dinossauro e só, se não for devidamente orientada quando tiver mais idade sobre como deverá proceder pra atingir esse sonho, pode se frustrar e desistir no meio do caminho. Até porque aqui no Brasil, pra ser paleontólogo de fato, precisa fazer mestrado e/ou doutorado na área, vindo de uma graduação em geologia ou biologia onde vc não vai mexer com paleontologia diretamente nem vai ser 'reconhecido' por isso. Pirulla e Bruno falaram disso nesse podcast.
tenho tdah e praticamente meu hiperfoco é biologia, dinossauros e animais em geral, especialmente os marinhos ♡
Toda criança gosta de dinossauro. O livro Jurasic Park da uma dica de porque, é como se as crianças enxergassem seus pais naqueles animais poderosos e gigantes, porém que pelo fato de estarem miniaturizados em gravuras e bonecos é como se a criança pudesse exercer poder sobre eles. Não sei se faz sentido mas tá lá. Pra mim animais em geral sempre foram fascinantes, mas como dinossauro é algo que já não podemos ver fica muito no imaginário como eles eram, como viviam, o tamanho real. Será que estou no espectro? kkk
desde criança nunca tive interesse nenhum em dinossauros e sempre me perguntava o pq dos meus colegas ou amigos gostarem tanto deles. Na verdade eu comecei a ter alguma curiosidade em relação a eles recentemente apenas
Esses dois convidados são fantásticos! Pode pegar qualquer vídeo dos dois, no que se propõem a comentar, é sempre uma aula!
Eu sou autista e gosto um pouco de Dinossauros. Mas eu tenho 37 anos, e não sou tão fanático pelos dinos assim... O fato é que nasci em 1987, ou seja, infância anos 90, época em que dinossauros estavam muito no hype, e com excelentes produções em relação ao assunto, não sendo todas elas, mas sim uma boa quantidade, como Denver, Família Dinossauros e Jurassic Park. Como o Jurassic Park impulsionou essa febre na época, a Saban decidiu usar o Zyuranger, que era sobre robôs dinossauros, para ser exatamente os primeiros Power Rangers, aí já viu ne... Somado a isso, a Capcom depois lança a série Dino Crisis, sendo que Dino Crisis 2 é meu jogo favorito de Playstation 1 até hoje! Eu acredito que essa catalogação influencia , mas também quando criam excelentes produções sobre o assunto! Eu tinha muito brinquedo de dinossauro por causa disso, mas assim como tinha muito brinquedo de Batman, pois era a época de filmes de Batman antes da produção em massa de filmes de heróis de hoje em dia, então tem que pesquisar mais a fundo os motivos de tudo isso... mas qualquer que seja motivo, dinossauro é interessante demais mesmo!
Tenho 39 e penso mais ou menos como vc
Dino Crisis é maravilhoso, merecia uma versão da atual geração de games
Belo comentário
Chocolate surpresa vinha com uma figurinha de dinossauro e tinha até o álbum para colecionar eu só queria o chocolate pela figurinha.
@@Ashoko83 tinha chiclete do ET também e aqueles com tatuagem
esses tempos vi um cara no instagram que sozinho esta produzindo um souls like de dinossauros com espadas
não lembro o nome dele
Dino blade, coloca no RUclips cê acha
Eu não quero jogar com nenhum tiranossauro com espada
@@diogovieira5563 então não joga kkkkk
Adorava quando criança e ainda gosto muito e incentivo meu filho!
8:59 "Vai ser um químico, biólogo, matemático..."
"Dono de padaria ☝️🤓"
Cara rachei 😂😂😂😂😂😂 Pirulla é muito rápido
Ia comentar isso. Achei tão aleatório kkkk
@@crito3534 É que faz todo sentido com a ideia de que cientista não ganha dinheiro fazendo ciência
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk foi engracado demais
O correto é dizer o cientista ñ ganha sendo cientista no BRASIL, INFELIZMENTE, ñ era para ser assim, o Brasil é o país geograficamente mais bem localizado do mundo em questões de natureza, uma terra rica em fauna e flora tanto atual como do passado para se estudar, minérios incríveis ainda intocáveis, era para termos os melhores cientistas do mundo e dominarmos td até as viagens especiais MAS INFELIZMENTE nossa política TODA sem viés, tds ñ cooperam para isso dar certo, mas se vc batalhar para estudar e trabalhar lá fora vai ter mais chance sendo um Dr ou PHd lá fora do q aqui.
Aos 7: astronauta. E daí a realidade vem batendo:
Aos 10: piloto de caça.
Aos 14: piloto comercial.
Aos 18: vestibular pra engenharia.
Aos 28: concurso público.
Cara, eu fui diagnosticado com autismo esse ano aos 17 anos de idade (já completei 18) e eu simplesmente amo tudo que envolve animais, em especial aves e dinossauros (no caso eu sei que aves são dinossauros) e acompanho tanto o Bruno quanto o Pirulla, eles são minhas maiores aspirações para seguir carreira na área da biologia
Eu amo até hoje. Minha filha tb adora. Sempre achei que é uma ótima forma dela se interessar por conhecimento 😊
Eu sou autista e nunca tive hiper foco em dinossauro, porém sempre gostei de coisas relacionadas a catalogar
Tenho o diagnóstico de autismo, sou engenheira civil e tô terminado o curso de Medicina. Amo catalogar e estudar sobre biologia marinha, raças de cachorro e Pokémon .
Sou completamente apaixonado por dinossauros desde que criança, brinquedos, filmes, quebra-cabeça com a temática de dinos e hoje me divirto com jogos, bom dms!!!!!
Dinossauros era a minha paixão na infância. Ainda amo tudo relacionado, mas segui outro ramo, entretanto na área, me formando em ciência da computação. Ainda assim fui para as ciências 😊
Desde criança eu sou fascinado por dinossauros e animais em geral, principalmente felinos. Já tive coleção de livros de dinossauro e também uma coleção de bonecos, mas infelizmente se perderam no tempo. Eu também gosto muito de pokémon desde os meus 12 anos de idade (tenho 37 agora). Gosto muito de biologia e queria ter me formado nisso, porém a vida foi para outros caminhos. Enfim, até hoje gosto muito de dinossauros.
Eu tenho hiperfoco e amo dinossauros desde os meus 5 anos. É um amor inexplicável, tudo que é de dinossauros, eu assisto e isso abriu a porta pra eu amar biologia e ciência.
Uma coisa muito interessante que o Pirulla comentou sobre mais matérias de Dinossauros p adultos, não sei se foi o caso do meu filho mas ele quando pequeno amava Dinossauros, sabia tudo sobre e dizia que ia ser Paleontólogo, conforme foi crescendo seu entusiasmo foi acabando até que parou de vez e após na adolescência seu interesse parou por completo e começou a doar tudo relacionado ao assunto, hoje adulto é Arquiteto, mas talvez se tivesse contato com materiais mais adultos pudesse ser paleontólogo, talvez pois ele ama arquitetura, logo que deixou os dinossauros se apegou a arquitetura e ama o que faz
Tenho TEA e atualmente faço doutorado em Geografia. Sou apaixonado por ciência e busco muito incentivar a curiosidade científica através do ensino. 😁
Ótimo convidado, o Pirulla!
Muito bacana ver o carinho com que falam do assunto. Eu me identifiquei por vários motivos. Mas tenho uma reflexão s fazer também...
A forma com que o Pirula descreveu autistas que gostam de dinossauros, e como ele mesmo muito bem falou depois sobre a associação entre dinossauros e infância, levam a uma espécie de lente viciada na nossa percepção... (não é uma crítica pessoal a ele, meu RUclips preferido desde sempre)
Ocorre que são crianças e jovens autistas diagnosticados precocemente ou nesta fase da vida, por qualquer motivo. Eu fui (e talvez os dois doutores sejam) diagnosticado tardiamente, aos 31 anos, o que teve muito a ser também resultado de não ter uma expressão tão evidente do Espectro, geralmente marcada por estereotipias.
Esse filtro faz com que alguns (ou mais) autistas passem por baixo do radar e se tornem cientistas sem muito problema... mesmo sem a catalogação. Ocorre que o Espectro não é tão homogêneo quanto esse tipo de exemplificação, talvez nem seja tão incomum... apenas não é tão visível e autoevidente.
Sou autista e me interesso muito por dinossauros e biologia, e a explicação combina muito, inclusive com meus outros hiperfocos. Porém muita gente que não é autista também tem uma fascinação enorme por dinossauros, o que é comprovado pelo sucesso que filmes com eles sempre fazem. Eu só queria entender por que outros animais anteriores e posteriores aos dinossauros não despertam tanto fascínio na maioria das pessoas.
Olha, eu chutaria que isso se dá por outros animais não terem tanto destaque na mídia e na cultura pop, o que dificulta o acesso às informações e ao conhecimento de que esses outros animais existiram ou existem. Por exemplo, em qualquer livraria você encontra livros (geralmente infantis, mas ainda assim) sobre dinossauros, em lojas de brinquedos sempre tem bonecos de vários tipos de dinossauros, sem falar dos filmes, o que não acontece com esses outros animais. Além disso, o assunto não é abordado nas escolas, o que com certeza ajudaria a despertar o interesse de muitas pessoas e difundir o conhecimento.
Tem algumas aves que eu acho fantásticas, algumas lembram muito a era dos dinos, como o Casuar, uma outra que chamam de bico de sapato, a própria seriema, e interessante a forma o comportamento, a beleza, a construção estrutural do próprio animal, não sei se eu tenho autismo, mas acho interessante essa área.
Não apenas pelo catálogo, mas são representações de agressividade ao qual a criança projeta no brinquedo como um modo de lidar com a própria agressão; isto é, não é a criança que sai mordendo e destruindo tudo, mas o dinossauro ao qual ela pode brincar deste modo, ela toma o controle do processo.
Cara eu sou fascinado em Dinossauros porque me faz pensar eu nunca vou ver um pessoalmente, ver as cores deles o modo de vida como era sua alimentação isso me deixa louco em estudar cada vez mais sobre Dinossauros.
e só ver as aves elas são dinossauros
@@boreddevil. Tô falando de Dinossauros não aveano.
Muito pertinentes os pontos levantados pelo Bruno. Obrigada!
Meu filho é fascinado por dinossauros, e parece que ele tem autismo, vamos fazer agora o exame pra saber, mas eu não estou nem um pouco preocupado, se for vai ajudar mais ainda como ajudar ele
Não é fácil ser autista mas existem formas de amenizar isso e temos nossas vantagens. Com seu apoio vai ser tudo melhor pra ele 😊
Sou mulher adulta 33 anos, mãe de 2 filhos, por acaso um altista q ama dinossauro de 3 anos. O mais velho também amava quando criança, agora não liga também quanto antes mas ainda gosta. Mas acho q eles puxaram a mãe. Eu sempre fui faxinada por Dinossauros desde pequena e ainda hj gosto. Adoro asistir filmes e desenhos de dinossauros com eles. E pra mim foi um choque quando descobrir q o velociraptor não era como Aparecia no Jurassic Park 😅
pra quem ta em dúvida se tem autismo, também existem outras duas condições que mesclam sintomas com autismo, incluindo o hiperfoco: TDAH e AH/SD
Interessante isso. O meu autista favorito (vulgo meu filho) tem hiperfoco em sistema solar e astronomia, que segue o mesmo padrão de catalogar.
Sou só eu que fico horas ouvindo esses podcasts e fico extremanete calmo e satisfeito?
Sempre que falam em dinossauros, lembro do Ross da série Friends, que trabalha com dinossauros e teve vergonha de falar isso pro amigo da escola (aquele episódio com o Brad Pitt), pq ele achava que era coisa de criança. E nessa mesma série, o Ross tem alguns momentos considerados "infantis", tipo quando ele coloca uma gravata de dinossauros para trabalhar, ou usa um talão de cheque com desenhos
10:41 isso aqui é verdade mesmo, porque quando eu era criança o pessoal dizia que eu gostar de dinossauros era temporário e uma fase, quando eu crescesse e amadurecesse eu não ia mais gostar disso... Leigo engano dessa galera porque além de eu continuar postando de Dinossauros e outros animais pre-historicos , mas isso também me fez gostar de outras áreas da Ciência... Tanto que desde criança eu memorizei a história do Universo e da Terra e a humanidade... E eu fui atualizando o conhecimento conforme o tempo foi passando.
cara as vezes eu acho que tenho que ir num psicólogo pra realmente ver se eu não tenho nenhum espectro altista
Eu tbm 😔
Tu não é autista relaxa kkkkk primeiramente autista não fica RUclips comentando
Eu estou no espectro baixista, ctz
Se você acha, provavelmente tem
Um bate-papo com o Mala fala poder ser util !!!😂
Interessante. Eu sou autista e ainda adoro dinossauros, quando eu era criança eu assisti desenhos como Dino Trem, Dino Dan e depois que cresci assisti documentários sobre isso.
Meu interesse começou aí.
Uma das minhas obsessões da infância! Outras que tive: planetas do sistema solar, Pokémon, vulcões, doenças infecciosas, Super Mario. Na vida adulta, xadrez e bodybuilding. É bom ser louco, vem c/ nois kkkk
Sou TDAH e sempre tive hiperfoco em dinossauros e em astronomia, desde muito pequeno. Inclusive fiz mestrado em astronomia.
Desde criança sou fascinado por dinossauros, amava os filmes e animações e brincava muito com eles. Na escola eu era muito falado, assim como entre meus parentes, mas na adolescência eu tive que reprimir isso um pouco, porque ficavam me enchendo o saco e as vezes era como se eu perdesse o valor e só fosse interessado em dinossauros, me mandavam listar os nomes dos dinossauros, me apelidavam, tiravam sarro, na infância eu até gostava dos apelidos mas com o tempo foi perdendo a graça e não me orgulhava tanto. Mas nunca deixei morrer esse gosto, e sempre que tenho oportunidade converso sobre dinossauros com meus amigos. Hoje em dia eu sou um pouco de tudo, e na verdade sempre fui, já que além de dinossauros sempre curti megafauna e paleofauna (paleozóico) e também animais atuais, isso fora outros temas, como fantasia, história, geografia, dragões (que inclusive comecei a curtir junto com os dinossauros) entre outros. Já pensei em ser paleontólogo, mas onde moro é complicado.
Tinha um garoto que estudei no primário, hoje em dia acho que ele nem se lembra, mas eu lembro até o nome dele, eu tinha mó admiração por ele quando era criança pois era a única criança além de mim que tinha fascínio por dinossauros 😅😅😅
E olhe, eu era tão aficcionado, que não tava nem aí se o conteúdo era duvidoso, tinha dinossauro eu me amarrava kkkkk um livro que comprei quando criança, só sobre pré história, hoje eu vejo vários erros, mas valeu a pena ler! Não tem jeito, é uma paixão que não quero abdicar jamais
Falando por mim, hj com 52 anos, quando eu tinha 4 anos e despertou em mim um fascínio por dinossauros, era que eu via neles um poder maior sobre "gente grande ". No mundo das crianças conhecendo o universo que os cerca, e sabendo que há uma certa repressão de adultos sobre os pequeninos, os dinossauros são uma forma de "salvação" para os pequenos oprimidos, os únicos que poderiam destruir os adultos que reprimem a gente pequena.
Era assim que eu pensava naquela época.
É fácil achar, consumir, não é caro de ver conteúdo e é algo que a idade não limita de localizar
Eu sempre amei dinossauros, colecionava livros, modelos e aqueles esqueletos que brilhavam no escuro. Cresci apaixonado por ciência e engenharia, mas nunca deixei de ser fascinado por dinossauros e também acho que poderiam ser mais explorados fora do contexto infantil. Inclusive em filmes de terror, seria um bom tema, considerando o número de filmes de terror fracassados, não custa tentar investir em algo diferente. Um produto que me deixa particularmente contente é uma cerveja fabricada pela Phillips Brewing Co. aqui na região de Vancouver, no Canadá, o nome é DinoSour. As sour beers são cervejas com notas ácidas de certas frutas, comum na região, é o tipo de bebida que uns amam, outros odeiam. Mas no meu caso eu gosto muito do sabor e ainda mais da temática de dinossauros nos rótulos, muito divertidos e, obviamente, para consumo adulto. É claro que o jogo de palavras DinoSour foi uma grande motivação da marca, mas mesmo assim gosto de ver dinossauros em produtos que não sejam infantis, apoio a idéia!
Eu não sou autista mas amoooooo dinossauros, simplesmente sou maravilhado 🥰😍😍😍😍 com esse animal, e a pergunta é por que ninguém é ou por que alguém não seria são um universo tão bom quanto os RPGs jogados com os bons amigos.
Sempre gostei. Sempre quis conhecer o Spielberg 😂😂😂😂
Eu tenho um espaço Psicopedagógico e comprei livros de dinossauro para colocar na estante. Sempre digo que é para as crianças, mas na verdade são os meus xodós junto com os livros de animais marinhos. ❤
Tenho TDAH diagnosticado, e o tema dinossauro me traz um conforto incrivel, o VHS q eu mais assisti na vida foi jurassicpark e tinha milhoes de bonecos de dinossauro
Sou aficionado em dinossauros. Tenho uma coleção grande de figuras papo e colecta,além das que os confecciono. Sou professor de biologia e já suspeitei de ter um grau de autismo. Realmente eu gosto de catalogar todas as minhas coleções, vai saber né...
Eu amo dinossauros desde minha infância será que sou autista? Gostava também de She ra, da Mulher Maravilha, da turma da Monica , Turma do Snoopy
Freud escreveu sobre a repressão dos sentimentos dinossauricos quando adulto como fonte de muitos problemas psicológicos
Sério? Minha irmã é autista e amava dinossauro a gente tinha muitos de brinquedo e brincavamos juntas era tão legal kkkkk
inclusive no caso de JP, nos materiais de divulgação saiam o nome cientifico dos raptores do filme como V. Antirrhopus, que foi uma amalgama dessa época da confusão das espécies, pois mistura os nomes científicos dos 2 animais, Velociraptor Mongoliensis e Deinonychus Antirrhopus.
Meu sobrinho é autista e ele é fascinado por dinossauros e ovos, mas ovos de dinossauro ou objetos com aquela circunferência. Muito interessante
É uma coisa interessante parar para pensar porque alguns tópicos são mais alvo de hiperfoco que outros. Acho que eles foram bem certeiros. Sou TEA e tenho muito tea na família e os hiperfocos são mais ou menos assim (até os 15 anos): pokémon, carro, mbti, raças de cachorros etc. realmente tudo que dá pra "catalogar" mentalmente
Minha irmã quando criança era fascinada por dinossauros. Minha mãe dava bonecas pra ela, mas não despertava o interesse. Ela sabia o nome de várias espécies e só lia enciclopédias de animais. Ela ama o Pirula. Temos até foto com ele. Hoje ela tá terminando veterinária, com 23 anos. 🤍
Faço 30 esse ano e sou fascinado por esses bichos
Quem é que não gosta de dinossauros mano?
Eles eram animais incríveis e diferentes
Tenho 40 anos, sou hiperativo com defit de atenção e tdh.
É um saco!
Eu adoro os dinossauros! 😅
Sou autista, e realmente, desde quando eu tinha meses de idade era fascinado por animais, via documentários e tudo do gênero, adorava cachorros, e foi assim minha vida todinha, também tive uma época em que eu tinha um hiperfoco enorme em dinossauros e animais pré históricos no geral. Sempre fui muito bom em biologia, e hoje estou cursando Ciências Biológicas.
Eu ainda com meus 35 anos sou apaixonado por dinossauros kkkk.
envelhecer é uma obrigação de tudo e de todos, amadurecer já é uma opção.
@@op4g4mer ?
@@jhonmpvMeus abacates não amadureceram,e já esta envelhecendo o abacateiro.
@@op4g4mer Grande sabedoia do mestre opa gamer...
Dinossauros remetem a um passado muito distante, onde não havia uma proliferação humana, aliás, não havia nenhum humano. Era um mundo muito muito diferente. E é interessante se imaginar viajando para tal mundo.
E por conta dessa tendência das pessoas no espectro de quererem catalogar coisas, eu tive um hiperfoco na infância em botânica e floriografia (tanto o código vitoriano quanto o Hanakotoba)
Amava e amo dinossauros desde criança, Jurassic park e Pokémon também, talvez eu tenha algo relacionado a essa proposta do vídeo.
Eu tive minha fase de gostar de dinossauro, assistia vários videos no YT sobre, videos q usavam de computação gráfica para colocá-los em situações de nosso dia a dia (tinha uma série, "Primeval" acho q era o nome, q eu via bastante), gostava de ver o ovo vivendo a vida normalmente e daí topar com um monstro daqueles 😅 E isso aumentou com o lançamento do A Era do Gelo 3! Mas foi breve essa "fase", gostei bem + de tubarão do q de dinossauro, se me lembro bem, começou quando meu pai, q gosta muito de aquário e de coisas relacionadas à vida marinha, comprou pra gente um "Super Trunfo" de tubarão, tinha tubarão de td q é tipo, eu desenho desde pequeno e desenhava cada um, recortava e favia tipo "paperdoll" com aquelas A4 mole pra brincar com minha irmã 😅 Eu tinha dessas "esquisitosses" quando bem novinho e acho q talvez esteja relacionado ao TEA, inclusive recebi um diagnostico recentemente (nv. 1), apesar de muitas dúvidas ainda, coisas como essa de minha infância fazem muito + sentido se relacionadas ao transtorno...
O mesmo acontece com Robótica, o foco quase sempre é robótica educacional. Quando estou em expondo tecnologia os pais chegam e falam quase sempre que vai trazer os filhos deles para ver os robos.
Tô preocupada comigo, planto lavandas Angustifolia todas de sementes e tenho catalogada todas as variações com códigos e prensadas, a cor tamanho😑
O adulto está ocupado demais tentando sobreviver. Lá fora, especialmente Espanha, existem muitos pintores de miniaturas. Esse hobby é passado em gerações entre os pintores. Eles colecionam animais, jogos, personagens e afins. Aqui tem raros gatos pingados, porque tudo é caro e inacessível. Não temos tempo e acesso pra fazer coleções nós mesmos
Eu simplismente amava e amo dinossauro
Interessantíssimo, vlw pelo corte!
Realmente é verdade. Minha sobrinha é autista e ama dinossauro, finge ser um as vezes, fica andando igual um, e meu outro sobrinho também gosta mas é louco por Pokemon, que é outra coisa que eu andei percebendo que crianças autistas também amam.
Meu irmão autista também é viciado em dinossauros
Pow sou de 93 ,ou seja assisti Jurassic park minha infância toda . E hoje com 31 ainda sou apaixonado por esses seres.
Tenho 27 anos e guardo alguns dos meus dinossauros até hoje.
O meu irmão autista é fissurado por trens. A gente mora na Inglaterra e, com 7 anos, quando a gente pega um trem ele sabe todas as estações que vai parar na ordem certinha. Ninguém sabe como ele sabe, mas vc pode perguntar para ele antes de entrar no trem e nunca vi ele errar. De presente de aniversário de 7 anos ele escolheu viajar para conhecer o underground de Londres 😂😂😂 ele nunca tinha andado em um trem subterrâneo e ficou louco…