gosto de seu canal porque vc é um ateu que não ofende, não agride. mas sim mostra o seu ponto de vista sempre respeitando e ouvindo opiniões divergentes parabens
A maioria dos ateus são assim, assim como a maioria dos evangélicos não são contra gays, a maioria dos judeus não são sionistas e a maioria dos padres não são pedófilos, os muçulmanos não são terroristas etc. É que a minoria radical barulhenta sempre chama mais atenção.
@@canalabandonadoemmarcode2088 Pior que é assim. Também me ofendo e perco paciência com fanáticos cristãos, como uns políticos ae. Mas nem por isso considero como maioria, até porque não tem como fazer isso sem dados estatísticos e só a partir da minha perspectiva. Não tem como uma pessoa presumir que a grande maioria de um grupo seja intolerante num país tão diversificado como esse. Agora seria mais fácil presumir em lugares com leis rígidas contra ateus e gays, como lá no Oriente Médio.
@@shatteredglass3688 Ou Vietnã, Coreia do norte, China (são intolerantes em relação aos cristãos [estes países são ateus]). Ou, os países do oriente médio mesmo, em suma. Abraços. (Não generalizo também)
@@Hardzinho_yay Radicalismo anda de mãos dadas com religião. Quem não é radical é porque não é realmente praticante daquela religião específica, só escolhe as partes "convenientes".
Pedir para as pessoas acrescentarem algo que não foi dito é uma bela estratégia. A galera na tentativa de te refutar, vai ser obrigado a pensar no que você disse! \o/ Belo vídeo, Pirula. E a thumbnail ficou muito boa! Hahah Um abraço!
Você falou bem. Foi uma estratégia e não uma abertura ao entendimento do outro. Algo que curiosamente é típico das religiões mais dogmáticas e conservadoras.
@@gilvanborges2162 Eu acredito que tenha sido as duas coisas. A estratégia é necessária para que as pessoas realmente reflitam sobre o que foi dito e usem de sua inteligência e conhecimento para acrescentar ou tentar refutar. Mas acredito que ele também esteja aberto ao diálogo e ao debate. Pelo menos é o que ele sempre costuma demonstrar. =]
A alma surgiu como uma não aceitação a morte. Por sermos animais pensantes com memórias e momentos, seria triste simplesmente perder td isso e parar de existir, mas é assim que as coisas são. Acho que foi daí que surgiu o mito da alma, negar que um dia td vá acabar.
+Higor Silva Eu acho que e' proximo disso, porem ao invez de "nao aceitacao" eh justamente pra "facilitar a aceitacao" porque da-se a ilusao de que nao avai acabar na morte. Sua vida vai transcender o fato da morte. Fica mais facil de aceita-la.
A sua opiniao de "perder o tempo" nao eh compartilhada pelas pessoas que optam por outras coisas. Pra mim consumir alcool eh uma perda de tempo e fumar eh suicidio, mas eu mesmo as vezes bebo uma cerveja e fumei por 26 anos. Depois de lutar muito contra, hoje nao fumo a 6 anos. Experiencia, evolucao? O respeito de opinioes eh algo fundamental para a evolucao do pensamento humano e explorar as vias que nao acreditamos, tambem eh uma forma de aprender sobre a realidade dos fatos. Se nao houvesse pessoas fazendo perguntas, nao teriamos evoluido como sociedades complexas que hoje somos. Sera que pensar e perguntar eh perda de tempo? Curiosidade eh um dos combustiveis para evolucao.
A cerveja ou o cigarro sao figuras pra contextualizar um argumento, eu usei um exemplo que possivelmente concorda ou discorda de voce, nao eh importante pois nao estou lhe atacando, apenas usei uma imagem que esta evidente na conversa, como "sua identidade"... um ataque eh como aparentemente voce acolhe. O fato eh que, minha concordancia ou minha discordancia com o que alguem pensa, nao me da o direito de dizer que alguem "perde tempo" questionando sobre algo. As vezes os nossos questionamentos e experiencias vao trazer coisas bem diferentes de nossas posicoes atuais. Como experienciar a cerveja ou o cigarro. Alias, muita gente que "construiu" o nosso conhecimento, foi colocado como "perdendo tempo" procurando outras informacoes... Entao "Perda de Tempo" eh talvez ter uma discussao sobre argumentos concordantes :-p (ao mesmo passo que nao me conhecendo um ad hominem tambem nao eh um argumento ;-) ) Alias, esse assunto eh tao interessante que o Pirula deveria fazer um video (se ja nao o fez, porque nao sou seguidor assiduo)... sobre descobertas a respeito do sistema eletrico do corpo... onde os telefones e qqr coisa que precisa de uma chave em breve, vao usar encriptacao do nosso corpo... ou um dispositivo que mede a distancia , atraves da "aparecencia eletrica" da pessoa , qual a situacao de humor da mesma! Ambos sao assuntos que ate nao muito tempo atras nao eram tratados seriamente... www.wsj.com/articles/can-passwords-be-sent-through-the-human-body-1475851616 e tambem: money.cnn.com/2016/09/20/technology/mit-wireless-signals-emotions/ Entao vai saber o que mais vem por ai
A alma serve basicamente para sustentar a crença de imortalidade tão sedutora ao ser humano. Uma vez que a morte é um fato que até a maioria das crenças não nega (tirando aqueles que falam que morte não existe e sim uma transformação ou evolução espiritual). Mas o fato é que há um consenso de que a vida física como a conhecemos é finita e o conceito da alma é uma maneira de tentar justificar uma crença na imortalidade.
@@alancristhian7532esse vínculo pode ter sido criado depois, porém o argumento dele é mais antropológico, citando essa necessidade intríseca do ser humano de não querer um fim, nada mais que a busca pela sobrevivência instintiva de uma maneira mais "consciente"
Mano,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk k k
A alma só tem utilidade para espertalhões venderem lugares no céu pós-morte (o negócio mais seguro do mundo: nunca um cliente voltou para reclamar rsrsrs)
Eu sou atéia mas essa questão da alma sempre me deixava confusa! Vc me esclareceu muito! Obrigada! Realmente quanto mais nos afastamos das religiões, mais nos aproximamos da ciência e quanto mais nos aproximamos da ciência, mais nos afastamos das religiões!
Fala Pirula. Vou explicar sobre a perspectiva do espiritismo. Vai ficar meio longo, mas espero que seja lido. O espírito seria um estágio (mais "consciente") de algo chamado "princípio inteligente", que está presente, segundo o livro dos espíritos "do átomo ao arcanjo", sob uma perspectiva de evolução. Assim, esse princípio inteligente é criado como uma página em branco, e através da experiência, vai se "condensando" em estágios cada vez mais complexos, até atingir, no ser humano, o estágio de espírito. Então, sim, existe o princípio inteligente, ou em outras palavras, uma "alminha" nos seres unicelulares e até em seres não vivos (embora em um estágio MUITO primitivo), incluindo as bactérias da sua pele, boca, intestino, etc. Conforme este princípio inteligente se desenvolve, ele passa a habitar seres mais complexos (bactérias, eucariontes, seres pluricelulares...). No caso de seres mais complexos, especialmente no caso humano, como o corpo é feito de células (multi almas), mas nesse caso, condensadas e controladas por um espírito. Com a morte e a degeneração do corpo, os átomos ali presentes podem ir fazer parte, inclusive, de outros seres. Uma analogia pra facilitar. O corpo seria o hardware e o principio inteligente seria o software, tipo um banco de dados. Quanto mais o software é usado, mais dados ele coleta e mais ele se aprimora. Isso resolve a pergunta sobre o anestésico, a criança e o deficiente. Dá até pra instalar o software, mas o hardware limita o uso, o que não altera os dados do software. No sono, no coma, etc. inclusive, o espírito sai pra dar rolês por aí. No caso dos acidentes que retiram partes do cérebro, o hardware (corpo) fica limitado, mas o software (espírito) permanece igual. Isso é útil para coletar dados em novas experiências. Quanto à índole, ou individualidade, o espiritismo acredita que, falo aqui especificamente do caso humano, cada encarnação é programada em seus mínimos detalhes, inclusive os genéticos, com o objetivo de aprimorar, nesse estágio, características de inteligência e moral. Voltando à analogia, o hardware é escolhido conforme os dados que são necessários. Nesse sentido, a alma está presente nos três pontos abordados. Não sei se essa explicação é suficiente para entrar na discussão, mas meu objetivo não é convencer ninguém, mesmo. Queria só trazer mais dados para o debate. Valeu!
+Igor Phelype Guimarães Não exatamente. Energia é matéria, e o princípio inteligente é imaterial. Ele interage com a matéria em condições bem específicas.
ja assisti esses vídeo varias vezes e cada vez que eu assisto entendo algo a mais. Pirula e muito crânio ele consegue argumentar com tanta clareza , eu amo os seus vídeos!
Eu estive pensando, para os que crêem, um feto tbm tem alma, dai veio minha duvida, se um feto morre, o que faz a alma de um feto? Ficaria ela jogada num canto do paraiso? Ou seria cuidada por uma alma mais velha? Mas como cuidar de um feto? A alma envelhece? Nao? Quem morre com 25 anos, a sua alma tera 25 anos para sempre? E se morrer com 4 meses, sem inteligencia, sem saber nada, a alma sera assim tbm? ou ganhará sabedoria? E se morrer bem velho, a alma caducará tbm?
Gostei muito dos seus questionamentos! E de acordo com o que eu acredito ser verdade e com a doutrina de minha fé irei responder a todas as suas dúvidas. 1 - Para onde vai a alma do feto? Bom, primeiro é bom entender que existiu uma vida antes da criação da terra. Esse período é chamado de vida pré mortal, onde todos morávamos com Deus como espíritos. Viemos aqui nessa terra para ganhar um corpo físico e ganhar experiência. O nome do lugar onde estávamos é Mundo Espiritual, lá não há crianças ou velhos, estávamos todos em um estado adulto. Então a alma desse feto quando volta ao mundo espiritual, volta no mesmo estado em que estava antes de ir. Por isso, não há a necessidade de ninguém cuidar dele. Todos temos plena consciência de nossos atos lá. 2 - A alma envelhece? Por a alma ser imortal, não envelhecem. É dito que para se ter uma estimativa de como estaremos no paraíso, basicamente será no ápice de sua vida, quando você estiver melhor fisicamente, mentalmente e etc, esse é seu estado de espírito. Por isso, não há crianças ou idosos lá. Também não há doenças mentais ou físicas lá. Então sem gente caducando também kkk As pessoas que morreram antes de chegarem a esse "estado ideal" digamos assim, terão a oportunidade de se desenvolverem num período descrito pela Bíblia como O Milênio. Onde, haverá o arrebatamento dos injustos e a ressurreição dos justos. Ou seja, a alma dos que estão no paraíso irá novamente se juntar com o seu corpo físico, mas dessa vez em um estado imortal. As mães dos bebes que não puderam se desenvolver nessa vida, terão o privilégio de amamentarem e cuidarem de seus filhos até a idade ideal deles. É interessante isso, porque por mais que a alma não envelheça, o corpo físico envelhece até essa idade ideal em seu estado imortal. O corpo físico sim precisa se desenvolver. Bom, ficou extenso, porém tentei mostrar a resposta de uma forma mais plausível. Essa é uma doutrina sublime da minha fé e que para mim é verdade. Estou disposto a responder mais perguntas ou esclarecer algo que não fez sentido, caso queira. Espero que possa te trazer um esclarecimento e quem sabe, até um conforto. Forte Abraço!
Bom para religião espírita não é parte de você e sim um "ser" em evolução a mateira que a religião espírita define como corpo é apenas o meio dos espíritos poder viver de acordo com as leis da natureza que exige um corpo físico né! Bom pra religião espírita a Alma está em evolução então mesmo que morra com 4 meses ela supostamente quer dizer, pra ela não muda nada, e quanto ao Pirula disse pra religião espírita todos seres vivos tem uma alma só até mesmo os pássaros pro espíritismo tudo está em evolução, e alma basicamente seria um ser que encarna para evoluir.... Quanto a idade dos espíritos eu acho que eles tem alguma ideia eu não sei a qual, não posso provar nada nem que existe e que não existe, é apenas que em questão de religião é a que mais gosto mais acho plausível porque eu amo ciência e a religião espírita respeita toda ciência, mais eu gosto tbm da religião porque me sinto confortável tendo algum tipo de fé, mesmo sem poder ter certeza, sei que a religião trabalha com provas, mais eu gosto de ter uma crença para ter um conforto sei lá cara... Bom eu não sei explicar até porque eu não religioso não frequento nenhuma religião, tbm não entendo muito sobre espíritismo até porque minha família é católica, bom eu pesquiso mais sobre ciência então não sei dizer ao certo a visão do espíritismo mais é mais ou menos isso sobre alma, respeito cada gosto, eu apenas tento acreditar em um criador até respeito os cristãos e tal respeito ateus espíritas mais não creio que nascemos e vamos ou para o céu ou inferno kkk gosto de acreditar que quando morremos continuamos a evolui em outro lugar.... Bom esse é meu ponto de vista não tenho como prova nem desminitir isso...
Acho que muitos dos crentes em alma, no fundo, estão longe de ter certeza que alma existe, mas querem acreditar pois é uma idéia que os conforta de alguma forma.
Seria bem bom se cristianismo confortasse... Cristianismo só te faz se sentir muito culpado por tudo o que você faz ou pensa, pior que isso, te faz acreditar em vida eterna, que é definitivamente o pior castigo possível para qualquer um (com poderes limitados). Acredite: a coisa mais confortante que existe é acreditar que um dia tudo acaba e você morre, de fato.
Eles acreditam sim, em coisas erradas. O mundo ao redor esta constantemente mostrando que o que eles acreditam é falso, mas eles não vão sair da zona de conforto, preferem com todas as suas forças fingir que algo é real.
Muitos dos descrentes, não acreditam por não querer algo após a morte. Querer poder fazer algo sem nenhum julgamento. Meu amigo é um exemplo disso. O filósofo Tomas Negel, debatedor ateu, confessou isso. Eu digo, saber que pode ter algo eterno e sem fim depois da morte, não me conforta não, não mesmo. Sobre alma, leia a obra: The Self and Its Brain. Produzida pelo maior filósofo da ciência do século XX, Karl Popper, junto ao nobel de fisiologia, neurocientista, John Eccles. Tem também a teoria da alma do Roger Penrose, físico da Oxford, um dos maiores da atualidade, junto ao Hameroff, neurocientista. Penrose, é ateu ou agnóstico.
Pirula, não tenta racionalizar a fé. A lógica da religião é não racionalizar nada, caso contrário as pessoas começam a questionar demais e não tem nada mais perigoso pra uma religião que pessoas com mais dúvidas do que certezas. E a religião, como todos sabem, não tira dúvidas nenhuma, ela só impede as perguntas.
então vc nunca estudou ou ouviu nada sobre a doutrina espírita pois o que ela propõe é justamente a fé racionada e o espiritismo não te dá todas as respostas mas não te impede de fazer perguntas. ... pelo contrário: ele te instiga a fazer muito mais perguntas
As perguntas nunca são o problema , o que define a racionalidade são as respostas. ex: a pergunta pode ser maravilhosa e super logica mas se a resposta for mistica e imprecisa , se torna algo vazio.
As suas explicações são baseadas em pressupostos materialistas, e fazem todo o sentido dentro dessa abordagem. Se você muda a perspectiva, você tem possibilidade de abordar o tema a partir de outros pressupostos, outras definições etc. O que eu quero dizer é que tudo depende primariamente do que você quer acreditar. E se, a partir das experiências que você teve em sua vida, acreditar na existência na alma, e entender o mundo a partir de um paradigma que comporte essa visão de mundo, é algo que te faz mais feliz, algo que te dá um sentido de vida, que te faz ser mais capaz de encarar de maneira positiva as contradições da existência... então essa crença é funcional, tem um "pra quê".
Estou me perguntando sobre alma desde que fiz uma endoscopia há alguns anos. Não tenho resposta. Acho bacana a possibilidade de existir, mas não tenho certeza se há alma mesmo. Acho que no fim, somos um conjunto bioquímico funcional e só existe 'o agora' mesmo. :/
As pessoas têm medo de pensar que vão morrer e acabou, não vão viver pela eternidade através da alma ou reencarnação dela, essa ideia é assustadora, morrer e sua carne ser devorada pelas suas próprias bactérias e fim da jornada. E belo pensar que viveremos eternamente, será que a ideia de alma foi criada a partir deste medo primordial de não viver após a vida? a vida é singular e perguntas são feitas e não será encontrada reposta definitiva em torno da existência ou não da alma, cabe a nós especular e acreditar naquilo que nós trás mas conforto ou não.
Excelente Reflexão! A alma é a sede do seu "eu" verdadeiro. Mesmo que seu cérebro tenha mal funcionamento e não consiga ter uma boa consciência, contudo a sua alma ainda está lá por detrás fazendo escolhas (ou pelo menos tentando fazer) São essas escolhas da alma que vão servir para que Deus e você julguem o seu destino eterno já que a alma é eterna (isto não significa que ela não entre na morte). Quando um juiz te condena por um crime ele está condenando uma escolha da tua alma, pois se for entendido que a tua atitude foi por problemas psíquicos você será visto como doente e não como criminoso. Resumindo, sua alma é o seu eu individual. É aquilo que faz você saber que você é você e não outra pessoa.
@@voando2275 E só pelo fato de não acreditar a pessoa está proibida de ter contato com o tema? Qualquer um pode refletir ou obter conhecimento sobre qualquer assunto q for, não há problema nisso, é assim q evoluímos como pessoa. Um cristão pode se tornar ateu, assim como um ateu se tornar cristão dessa forma. Não faz sentido esse tipo de pensamento. E "recém atéia", só o comentário foi há 3 anos atrás, vc está bem equivocado rs
@@vladcosmo4139 bom você é um pagão ateu herege. . Tentando aprender sobre Deus alma , oque acontece após a morte... Um ateu não pode te ensinar isso.. VOCÊS SÃO ATEUS, A REALIDADE PRA VOCÊS NÃO EXISTE....
@@vladcosmo4139 ATEUS não são a evolução... ATEUS são as pessoas que querem explicar sem dar ao criador o reconhecimento... Ateu não acredita em Deus. YAHUAH TZEVAOT! O resto é teoria, big bang etc etc.. Mas como não acreditam no YAHUAH TZEVAOT, sobra teorias incompletas.. Ou seja. Teorias pagãs... Desculpa pelo choque de realidade..
Muito bom esse vídeo. Ainda que a pessoa queira continuar acreditando que existe alma, vale a pena assistir pois a forma como ele argumenta traz um conchecimento bem interessante sobre o funcionamento do cérebro.
@@carloshenrique9407 o medo é uma reação instintiva que está ligada à primeira parte física do cérebro surgidas ainda nos répteis. Uma conjunto de impulsos elétricos que evitavam perigo afim de manter o ser vivo o máximo de tempo possível. Mas de fato, parando pra pensar: de onde veio o medo da morte em si? ou melhor a partir de que momento surge o instinto de sobrevivência. Nesse ponto, não tenho conhecimento suficiente pra responder. Mas é algo a buscar.
Não sou dono da verdade, mas permita-me deixar aqui minha visão: O corpo físico pode ser encarado como a interface que permite a alma interagir no mundo material. Qualquer problema que ocorra com a interface prejudica a interação da alma com esse mundo. As células e suas organelas seriam portanto os mecanismos animados pela alma. A consciência está em diversos graus de evolução. São as experiencias em suas variadas formas de vida que permite o refinamento da consciência. A consciência seria a essência do ser, a alma seria o veículo de manifestação da consciência no mundo espiritual. Pessoas com graves deficiências tem o cérebro ou outra parte do corpo danificada, logo a interface está com problemas, e isso limita a atuação da alma no mundo tridimensional. Já no caso dos bebês e crianças estes apenas estão com a interface em desenvolvimento de suas potencialidades. Portanto a alma não consegue se manifestar com toda sua capacidade. Para quem já teve experiências fora do corpo sabe que quando a alma retorna ao corpo muitas, se não todas, as informações são perdidas, o cérebro físico na maioria das pessoas não fica com as informações impressionadas nele dai o esquecimento da maioria das informações, ou da dificuldade de explicar toda ela com maior precisão. A ciência materialista limita seu campo de estudo pois só aceita dados objetivos. Como ainda não dispomos de tecnologia para captar energias de natureza espiritual o máximo que a ciência vai chegar é até o limite do material, a transição para o espiritual ficaria como uma lacuna é aí vai da percepção de quem observa o fenômeno. Um materialista olha o universo com suas leis e fenômenos é dia que tudo é coisa do acaso; uma pessoa com percepção mais refinada vai chegar a conclusão de que tudo é muito organizado, que há coincidências demais para que a vida se sustente é que portanto tem que haver uma inteligência por trás de tudo isso. Como pode ver é uma questão de como se quer encarar as coisas. Queremos ver o copo meio vazio ou meio cheio? Por isso que a verdade não é tão simples, é uma questão de como se vê e sente o mundo a sua volta.
Discordo do texto em vários pontos, mas está tão bem explicado, que tem meu respeito, porém, fazer separação de espírito e matéria seria um tipo de classificação, e se fosse provado a existência de espírito, seria necessário um universo diferente do que conhecemos, para alojar tal realidade, já que nosso universo é composto simplesmente por matéria e apenas matéria.
@@jotta_Martins Olá, meu amigo, antes da invenção do microscópio não fazíamos ideia que estávamos mergulhado num mundo infestado por bactérias e vírus. Em fim, se a ciencia adimitir a existência da alma, teremos que reformular bastante coisa, mas não vejo nada de negativo nisso.
A alma serve como uma fonte de conforto, uma vez que a maioria dos seres humanos, por não conseguirem atingir suas reais expectativas e desejos (ou ate mesmo um trauma ou um senso de justiça ) precisam acreditar que existe algo a mais para se apegar ao desejo de continuar vivendo. Assim como as religiões a alma são convenções sociais.
+Laryssa Sakihara Você faz mais o que da vida além de ler pensamentos e responder antes? XD É exatamente isso. Se o Pirula queria um utilidade, já tem.
+Laryssa Sakihara é bem foda não ter essa muleta de "o universo é justo" ou de "se eu me foder na vida, no pós-vida vou ser recompensado", eu entendo as pessoas que a usam e inclusive queria ser uma delas. Mas não consigo.
Pirula, segundo o espiritismo, a alma é a identidade espiritual de cada ser vivo. Fazendo um resumo, seria basicamente o seguinte: cada ser vivo possui uma identidade espiritual (que pertence a um plano imaterial, algo como um universo paralelo) que "registra", por assim dizer, cada progresso e característica que são adquiridos durante o processo evolutivo dele. Durante todo esse processo evolutivo que seria desde a criação desse ser até o seu desenvolvimento pleno (o último estágio, a perfeição), a alma dele se ligaria a um corpo material durante alguns períodos (a vida material, ou encarnações, na visão dos espíritas) para aprendizado e melhoramento até atingir a perfeição e não precisar mais reencarnar no plano material. Bem, essa é a visão do espiritismo e a que, particularmente, eu acredito. Não significa que tá certa ou errada, até pq ninguém atualmente tem o conhecimento total do significado da vida, do universo e tudo mais. (rsrs) Ademais, gosto muito do seu canal e de sua visão "Stephen Hawking" de ver a vida. (haha) E, mesmo sendo espírita, gosto sempre de conhecer e estar atento às descobertas e progressos científicos.
João Pedro , hahahaha...não ficou confuso não, relaxe!hehe Na verdade, muita gente tem dúvida sobre isso. Mas, respondendo a sua pergunta, pro Espiritismo, o espírito (ou alma) não retrograda (O Livro dos Espíritos - Item 612), ou seja, cada espécie tem um princípio espiritual com determinado grau de complexidade evolutiva e uma espécie de maior grau não poderá involuir para uma espécie de menor grau - seria como se uma baleia virasse uma ostra, por exemplo (rs). Sendo assim, o ser humano não poderia encarnar em um cachorro, pois seu princípio espiritual está em maior grau de complexidade evolutiva. Mesmo que o comportamento de algumas pessoas possam indicar o contrário (rsrs), mas é como uma criança que é bem educada, bem alimentada, bem amada e quando cresce vira um político corrupto ou um traficante por pura ganância, por exemplo, que apesar de agir como uma ameba e não ter aproveitado a estrutura de vida que lhe foi dada, ainda conserva a complexidade de sua condição de ser humano. Bem, como falei anteriormente, essa é a visão do Espiritismo (talvez esse livro que sua mãe leu seja de outra vertente espiritualista), mas respeito e acho perfeitamente plausível (até lógico) as pessoas que se pautam somente na ciência. Assim como, respeito tb as pessoas que têm outras crenças religiosas e que não são fanáticas, pois, afinal de contas, o que todo mundo quer através das religiões e da ciência é entender como tudo funciona - não há motivos pra brigas. Abraços, meu velho!!! É sempre bom estas discussões saudáveis!!! :D
Só estou vendo este vídeo em 2019. Entre todas as definições biológicas e mecânicas de cada individuo, acho que cabe a pergunta: nós somos esse corpo? Ou, melhor, nós possuimos esse corpo como ferramenta de manifestação?
Sim. Afinal, você controla ele pelo seu cérebro. O cérebro emite impulsos para o corpo em geral. Tanto que quando choramos, nosso cérebro irá emitir a sensação de tristeza e lhe dará um aperto no coração.
Se nós fossemos nossos corpos, bastaria uma ligeira desintegração (amputar um dedo, por exemplo) pra nos tornarmos outros seres. Nós não somos nossos corpos, apenas os possuímos e controlamos.
Não sei sobre a existência da alma mas se ela existe e só os seres humanos tem, eu imagino que é o que faz de nós menos instintivos... talvez o que as pessoas chamem de alma seja somente uma parte ou um conjunto de partes do cérebro que faz os seres humanos tão conscientes e questionadores, eu acredito que se não fossemos tanto não teríamos chegado tão longe e de formas tão diferentes... o fato de sermos animais tão únicos, implica a necessidade de ter algo único que explique, não só nossa necessidade de auto conhecimento, como a busca por significado pra vida, sendo a alma algo não físico existiria a possibilidade dela existir após a morte.. acho que você acredita ou não, pq dificilmente será provado, agora eu sinto que quando eu reflito sobre mim mesmo, o que me leva a conceber ou descobrir meus princípios, é o ato de falar comigo mesmo, essa pessoa com quem eu falo seria minha alma.. agora se ela é uma parte do meu inconsciente ou não, sinceramente não acho que faça diferença.
A consciência parece ser realmente algo que emerge da matéria, mas temos que ter cuidado com ela, pois não conhecemos direito a matéria para saber exatamente como isto ocorre. Hoje, estamos gatinhando no conhecimento dela. Conhecemos apenas as três dimensões que nossos sentidos nos dão acesso a ela, mas a física já fala de um espaço de onze dimensões. Pode ser que a consciência emerja de alguma configuração especial que envolva outras dimensões da matéria que não apenas estas que conhecemos. Daí meu medo quando cientistas já começam a falar na introdução de chips nos nossos cérebros para nos transformar em seres humanos 2.0. Podemos entrar num hospital para implantar o chip como humanos e sairmos de lá como meras máquinas. Nem os parentes vão perceber. Outro dia, li um artigo recomendado pelo cientista Ray Kurtzweil em que o autor falava que as formas de vida pareciam abrigar em si algo como uma inteligência capaz de manipular a matéria a nível quântico para que algumas reações fossem possíveis in-vivo , mas não in-vitro. Talvez sobre este assunto de in-vivo x in-vitro o Pirula possa falar algo também.
Muito legal quando essas ideias metafísicas são analisadas por um olhar científico. O foda é que a maioria dos que tem essas crenças não tem esse olhar afiado, então não faz muita diferença pra eles. Por fim, acaba sendo na maioria uma reflexão sem muitas consequências no pensamento das pessoas. Mas claro, sem generalizar, por favor.
Olá Pirula, parabéns pelo vídeo. É muito bom ver esse tipo de abordagem (busca por conhecimento e, principalmente, de uma forma muito respeitosa). Acredito muito nas idéias kardecistas de alma. Muitos já falaram dela aqui então não vou me alongar. Para a resposta da pergunta do vídeo, a alma, segundo o espiritismo, é extremamente limitada pelo corpo físico, a ponto de se parecer quase inútil, como você explicou no vídeo. Entretanto, a alma é o primórdio da coisa toda. É, como disseram, o software (mais ainda, o boot). O cérebro nos traz nossa vida, consciência e índole, mas o espírito escolhe esta condição física antes de nascer. Assim como se escolhe um meio de transporte para uma viagem. Se viu de barco ou avião para a Europa, eu não tenho nenhum controle sobre o trajeto (quem comanda é o piloto ou o capitão), podendo dizer que minha presença no barco é inútil. Mas sabemos que eu escolhi e que aproveitarei a viagem de modos diferentes dependendo do transporte. Além dela ser um cartão SD de experiências que coleta essas experiências para o futuro. Infelizmente (ou até felizmente) o hardware é muito ruim para acessar essas memórias. Ficando apenas muito rudimentar (alguns chamam de intuições). Enfim: a alma, no mundo físico, está tão limitada pelo corpo, que, como você disse, é difícil achar sua função. Mas isso não quer dizer que ela não exista. Mas isso pode dizer que seu ponto de vista está muito bom: não precisamos viver pensando na alma, já que, no fim das contas, ela vai funcionar melhor mesmo depois de morto.
+Guilherme Limoni também concordo com as visões de nosso amigo Denizard Rivail (o druida) - Kardec. E sigo muito os vídeos do pírula. E percebo que não há posição por parte dos ateus, como ele. A respeito do kardecismo. Seria muito interessante. Apesar de sempre haver comentários poucos instruídos por jovens muita das vezes revoltados. Mas seria um prazer ver esse discurso rolando pelo canal.
+Marcos Henrique uma discussão educada e onde as pessoas entram para ouvir é sempre boa. Por isso curto o canal, tanto pelo Pirula quanto pelos comentários.
+Vinicius Maximiliano Ferreira da Silva claro, Vinicius. Mas como o tema é um tanto quanto amplo, acho que vou me ater a responder perguntas ou complementar algo que faltou, para não ficar parecendo que estou pregando.
Ao meu ver a alma é a explicação maior para o argumento de vida após a morte. Difícil sustentar isso sem alma. A maioria das religiões defendem isso... Ótimo vídeo, parabéns!!!
o importante é estudar e ser livre para tirar suas proprias conclusões a respeito das coisas. Ninguem jamais será dono da verdade. Abraços e paz a todos!
Pra que serve a alma? Pra mesma coisa que servem os deuses... preencher as lacunas da própria ignorância!!!! Não sei explicar como isso funciona, logo é a alma que faz funcionar! Não sei explicar como isso surgiu, logo foi Deus quem criou! Não sei como as pirâmides foram construídas, logo foram os ETs! Ops, essa vai criar polêmica... hehehe :P
Pírula é Sensacional!!! De fato muito inteligente. Pessoalmente eu acredito que a consciência (individualidade) é dissociada do corpo físico, e está ligada a este por meios que a ciência ainda não consegue descrever. Creio, ainda, que esta transcende a existência material do corpo.
Olá, Pirula. Tudo bem? Sou fielmente católico, ainda assim, através do discernimento, gosto de analisar a minha fé e questões do mundo por inúmeras óticas. Gosto muito dos seus vídeos, até mesmo esses que "afetariam minha fé". Na realidade, de fato respeito seu posicionamento (aliás acho que vc se posiciona muito bem, nunca o vi condenando religião mesmo sendo ateu) e, nesse sentido, seus vídeos são essenciais para bons questionamentos. Enfim, sobre o segundo ponto (a alma como consciência), pensei no seguinte: a alma é o que nos deixa conscientes quando ligada ao cérebro. Quando estamos em coma, ela se separaria temporariamente, deixando-nos inconscientes até seu "retorno". Quando chegarmos ao estado inconsciente total (morte cerebral ou morte do corpo mesmo), seria o momento que nossa alma se "libertaria" totalmente de nossa corporeidade e assumiria uma nova forma, um corpo celestial e imortal, para onde nossa consciência seria transportada. Sei que é muita viagem, mas ainda assim me parece válido. De qualquer modo, estou aberto a repensar este conceito. Valeu.
Caro Pirula, Após assistir alguns de seus vídeos, impossível não sentir admiração pelo seu vasto conhecimento. Realmente vc é um ótimo cientista teórico ( talvez empírico tbm). E já que em algum momento vc pede uma resposta para um assunto tão sensível como esse, eu que nunca comento em canal nenhum resolvi deixar aqui minha consideração sobre esse tema. Que pra mim é bastante relevante.Gostaria de me apresentar; sou Rodrigo, e já que é pra rotular a tudo no mundo (contrariando a todas as lições confucionistas) me considero agnóstico teísta; ou teórico da metafísica, por assim dizer. Não pertenço a nenhuma religião, mas sou defensor de todas as formas de crença (desde que sejam sinceras em veemência, separadas das crenças superficiais).Todas as vidas são regidas por forças perceptíveis e imperceptíveis. Como erudito, vc estuda os fenômenos e as suas causas, e assim consegue realizar previsões plausíveis e demonstráveis, assim como de fato é a proposta científica. Mas entrar na área da metafísica requer um pouco mais de sutilezas, uma vez que, treinado para refutar conceitos dogmáticos é muito importante abrir mão de certos princípios pétreos da doutrina ateísta para compreender algumas evidências imateriais.Não pretendo prolongar muito esse assunto, pois caso queira uma abordagem mais profunda podemos verificar a possibilidade de uma conversa amistosa e produtiva. Resumindo: A alma guarda a memória do Ser.
Parabéns pela forma que vc propõe o debate. Vou tentar expor meu entendimento de alma, alma é o estágio anterior ao de espírito, pois o espírito sim é a forma plena da vida independente de corpo, enquanto a alma seria o embrião da alma encasulada em um corpo tendo o celebro como sua génese, logo a função da alma é se tomar em espírito. Estou aberto a falar mais sobre o assunto
Excelente!! Aargumentação é irrepreensível Pirula!! Excelente vídeo, excelentes argumentos e discussão. É muito bom ver uma argumentação inteligente mesmo quando não vai ao encontro das nossas próprias ideias. Você é mesmo um cara que tem uma grande alma!!!
Paulo, fico feliz que você tenha aceitado a minha sugestão de mostrar, claramente, no início, de qual conceito de alma você estava falando: o conceito mais senso comum mesmo. Como eu já havia lhe dito antes, gostei do vídeo, do resultado. Deixo, novamente, mas agora em postagem pública, minha singela complementação: Procurar pela consciência no cérebro é como procurar pela dança na musculatura do dançarino. Consciência é ação, interação, comportamento. O cérebro é condição para ela, assim como os músculos o são para a dança. Mas a dança não são os músculos e a consciência não é o cérebro. Obs: Tanto essa ideia quanto a analogia não são de minha autoria. São de domínio comum em vários campos da Psicologia e da Filosofia. Valeu, um abraço!
Alma talvez seja só uma ideia que leva a algo mais profundo 'uma existência eterna', talvez nós nunca morremos se caso a teoria das cordas estiver certo, e o universo paralelo existir, a morte se torne algo irrelevante no espaço e tempo! "você em diversas situações, mas você está lá existindo" Eu viajei bastante, mas acredito que a religião seja um passo de uma ideia muito maior, que com o tempo sendo substituída por algo mais concreto.
+Judas Iscariotes Mas qual seria a utilidade de continuar existindo? Se somos só uma consequência de aminoácidos que se juntaram, por que cáspitas deveria ter alguma continuação pra nós depois que formos desligados? Pra mim, não passa de narcisismo
+GuiX960 Eu coloquei religião, mas eu estava me referindo a ideia da alma! "A filosofia está por trás das ideias mais mirabolantes, e algumas por coincidência e por curiosidade, podem está parcialmente corretas."
A alma é como se fosse um livro da sua vida, tudo oq você faz independente de certo ou errado, fica gravado na mesma. Ela não te mante vivo, pois isso não faria sentido, ela não tem nada haver com seu humor ou índole. Pois toda vez que você reencarna, você ganha uma nova chance de vir e ser a melhor pessoa que você possa ser! E por mais que digam que não, você sempre traz consigo mesmo uma característica quase que única, podemos ser parecidos, mas nunca seremos iguais! Alma e espirito são coisas diferentes, apesar de as vezes serem mencionadas como a mesma coisa. Parabéns pelo vídeo Pirula, estou te acompanhando a uns 5 meses e gosto muito da forma como você debate os temas! Namastê!
Refletindo sobre determinismo e livre-arbítrio O determinismo começa quando você traz ao mundo 23 cromossomos da sua mãe e 23 cromossomos do seu pai, vivendo a cultura do país em que você nasceu, a criação que obteve de seus pais, as escolas que frequentou, os amigos com quem se relacionou... O determinismo é um conteúdo mental formado pela influência genética, o estilo de vida de cada país, pelo meio ambiente em que se vive, você é uma média das 5 ou 7 pessoas que você mais convive, e lembre-se, pessoas são como elevadores, te levam pra cima e pra baixo. Seus pensamentos, suas atitudes, suas palavras, suas escolhas... advém do conteúdo que existe em sua mente (consciente, subconsciente e inconsciente); quase tudo que passa pela sua mente é determinado pelas experiências vivenciadas, quase tudo, porque a mente também mente, são os pensamentos aleatórios distorcidos da realidade que invadem nossa mente, é preciso repensar esses pensamentos intrusos. Você pode começar a sair dessa bolha que o determinismo nos meteu, através da ciência, história, arte, filosofia... começando a pensar por si mesmo, sendo um espírito livre, um livre pensador sem mentalidade arcaica e sem crenças em realidades imaginadas ou inventadas. O livre-arbítrio começa a martelar o determinismo quando você renasce para um novo conteúdo mental, um eterno retorno... Por Vitorinho
vídeo muito bom.. eu acredito que a alma não pode ser compreendida no plano material, do mesmo jeito que antigamente ninguém sabia que somos formados por células por não ter tecnologia pra ver elas, não temos tecnologia para estudar sobre o plano espiritual, e apenas com um alto nível de espiritualidade você consegue perceber alguns fragmentos da sua alma.. mas realmente é algo confuso e difícil de explicar no ponto de vista cientifico.
Assistindo ao vídeo pensei que talvez a alma seja o que chamamos de inconsciente, muito resumidamente seria uma espécie de backup de várias vivências utilizado para sua evolução a cada reencarnação, se é que isso ocorre.
Ei Pirula, vc poderia ter comentado sobre as EQMs... uma certa porcentagem de pessoas relatam experiências extremamente lúcidas quando estão em coma, ou seja, com grande parte do cérebro inativo.
Vi esse vídeo na época do lançamento e gostei muito, mas não entendia por onde passava esse debate sobre a origem, essência, destino e razão de ser, etc., da alma. Anos e anos depois, estudando sobre o orfismo e pitagosrismo, caio nesse vídeo pra espairecer um pouco. Pirula é fera demais! Esses vídeos são pérolas!
Pirula, assisti a este vídeo, acabei de assistir aos vídeos resposta e também ao seu segundo vídeo (debatendo as respostas), e só tenho uma coisa pra te dizer: obrigado por fazer este vídeo, refinei muito mais minha concepção (filosófica) de alma. :)
a alma poderia ser o DNA , dessa forma a alma teria peso ,seria imortal(atraves da reprodução , ha a continuidade do DNA),formaria a consciencia existem diversas outras necessidades que poderiamos citar seguindo minha teoria -_-
@@gabrielj6609 Não é mentira, mesmo que você negue 300 vezes ela não irá mudar, não vou mudar sua opinião mas tenho embasamento estudioso e de vida para provar o contrário
Acho muito top isso de vc ler todos os comentarios e ver sobre todas as possibilidades e opnioes alheias isso de refutar e tbm escutar os outros, isso e foda pirulla
A alma é nada mais nada menos o que nos permite nos conectar com a grande rede online espiritual, cada alma possui seu ip então não precisamos ter medo de perder nosso save após ficar offline quando vamos dormir. Uns dos problema desse tipo de conexão transcendental é que se hardware(cérebro) for lento e não atender a demanda de banda espiritual (transferência de memorias para backup, pesquisas e etc...) existe a tendência de ocorrer demência, outras causas de problemas mentais ocorrem devido a informações corrompidas no cérebro (principalmente as de parâmetros de valores, que são as configurações de liberação/produção de substancias pelo corpo). Pessoas com Alzheimer só resolve formatando.
Cara esse assunto eu sempre gosto de ver deste jeito, pense que vivemos em uma matrix muito bem construida e perfeitamente explicativa, agora pense no arquiteto da matrix, cara fé e realmente a capacidade de crer naquilo que não é possível provar, mais quem sabe!!! não seja justamente isso que o arquiteto queira, quem sabe o propio arquiteto tenha o desejo de que primeiro nos destrinchamos a matrix entendemos o seu 100%, cara tudo é relativo, gosto muito de ver vídeos como o do pirula, olavo de carvalho, cortela, pensadores dos mais variados gêneros, voces nos propiciam aquilo que mais precisamos que é a duvida!
Depois que comecei a acompanhar o canal Visão paranormal caça fantasmas Brasil. Com certeza creio sim que existe alma, energias, fantasmas... Tudo que envolve a força paranormal eu acredito. Mas respeito muito opinião contrária. Cada um tem a sua. Adoro esse canal também 👍👍👍
Para o espiritismo a evolução começa desde o átomo. Logo, as células também seriam "almas" (estou usando esse termo por que no vídeo não foi separado os níveis). O que faz ter a certeza(impírica e pessoal) de que existe uma alma é o desdobramento astral. Eu faço desdobramento desde 7 anos de idade e sempre tenho minhas próprias provas pessoais de que a natureza real está em outra dimensão, outra frequência da realidade. Assim como as ondas tem frequências, e você pode trafegar entre seus níveis(como é feito em rádios). Mas estas experiências pessoais não servem para provar cientificamente... eu sei! Para mim, hoje(eu sou uma metamorfose que muda de ideias sempre) a alma é apenas quem a gente realmente é. Como se a vida aqui fosse apenas um vídeo Game, que você vai passando denível, tem Play Again, e etc. E cada momento você utiliza um personagem para jogar. Quanto mais pontos você tem, melhores é os personagens que podem usar. E só! E se não tivesse a alma, não funciona o personagem. Por que falta quem vai dá os comandos... mas existe a possibilidade de programar as ações para que a programação jogue. Tipo jogar contra o computador... é apenas uma programação. Um filme bom sobre essa reflexão é o antigo e extinto ExisteZ. É difícil conseguir baixar ele.. mas ele mostra exatamente isso. Em fim, esse meu comentário não foi para te convencer que a alma existe ou apontar evidências científicas que existe sim uma alma.. ou chame lá como quiser.. apenas estou colocando meu ponto de vista para novas reflexões futuras. Abraço!
Acho que para as pessoas que acreditam, a função da alma seria a vida eterna. Como seria possível a vida eterna se observamos os cadáveres decompondo? Com a alma que saiu dessa carcaça podre para habitar as terras da felicidade plena ou do sofrimento pleno...Para algumas crenças ela seria a portadora da memória de outras vidas (e essa memória não seria acessível ao corpo físico). Na minha opinião a alma é o produto no narcisismo humano, uma forma de se achar melhor e mais importante que as outras espécies que habitam o planeta. Assim como aquela de que deus criou o homem "a sua imagem e semelhança"... Narcisismo, orgulho, etc.
A alma como resultado final de todos os aspectos que você apresentou... Então, olhado por um ângulo histórico.. tudo (na natureza) se organizou para que vivêssemos como almas conscientes de uma vida complexa e organizada. Isso envolve também a questão do "Plano Divino" em contrapartida ao Caos (científico).
primeiramente parabéns pela forma como aborda o tema, ótimos questionamentos. Do meu ponto de vista, a relação entre alma/espirito e corpo, se dá por um ponto que você mesmo tocou... tudo por questão de interpretação... como você muito bem colocou, a vida é basicamente uma máquina... seja a bactéria, o fungo, o cachorro ou o humano, todos esses corpos que vemos, são essencialmente máquinas biológicas... e a abordagem muda quando observamos que o corpo não depende da alma, assim como a alma não depende do corpo. sepegar algumas vertentes do espiritismo, a vida evolui naturalmente como uma lei do universo criado por deus, e essencialmente espiritos animam corpos para vivenciar diferentes tipos de experiencias durante seu desenvolvimento... dessa forma, a máquina orgânica é basicamente um mecha utilizado pela alma, e o cérebro seria a ponte que conecta ao espirito, transmitindo sensações e recebendo comandos... mais ou menos por aí. mas como você também bem disse, em essencia acreditar ou não acreditar nisso, não muda em absolutamente nada a nossa realidade...
A ideia de alma tem apenas uma função: instrumento de manipulação por parte das religiões/religiosos que vendem a ideia de pós-morte e vida no paraíso, a alma seria o seu voucher garantidor que conduz o seu "ser" para o além, é tão absurdo tal ideia que chega a ser conto infantil. Mas, é parcialmente compreensível uma vez que o ser humano tem medo da morte, medo de perder pessoas queridas, sendo assim tal simbolismo é reconfortante pq cria a condição de vida infinita e de q tudo tem um propósito, tornando mais fácil de aceitar o mundo real do q digerir as leis caóticas do universo q nada de romântico tem a oferecer.
Ô Pirula! Tu é ateu? Mas que beleza que você tem uma mente pensante em tudo, isso é bom, já é um bom começo pra não ficar doido com tantas teologias e teorias. Provar a existência de espírito e alma... O conhecimento biológico humano não desvenda nem a ínfima parte do ser humano no seu conceito de alma vivendo numa máquina biológica.
Gostei da abordagem do tema trazendo reflexão sobre questões nomenclaturadas, porém q são difíceis de definir como outro exemplo à "vida". Mas algo que observei é que você cita a biologia, a química, a física. Contudo, existem outras ciências como a psicologia e psicanálise que estudam esses temas entendendo que nem tudo está no positivismo/mecanicista e que por essa necessidade surgiram tais ciências como as comportamentais, fenomenológicos-existenciai e metafísica (psicanálise) que apresentam esses reflexos do bio entendido como alma podendo ser pensamentos, comportamentos personalidades e demais reflexo e acústicos (se é q pode-se afirmar nesse sentido) como produção não palpáveis, mas que existem e estão ali. Claro que eu também não acredito na alma numa visão e viés espiritual, até pq na filosofia e teologia já se diferenciava alma e espirito até nós seus sentidos etimológicos Espírito é ar, vento e alma (psi no grego) seria para uns na visão teológica como a junção do corpo e espírito assim como a junção da lâmpada e energia elétrica q formam a luz, porém a luz não é nem um e nem outro e sim ambas. Outro detalhe que o termo alma não é de origem portuguesas então sofre um efeito da transliteração do original do termo para o nosso português, precisa ser visto também essa questão linguística, e nisso já se entende que nomear coisas não dar exatidão no seu significado e sentido. Na psicologia o termo psi é alma q está mais relacionado o q eu já havia dito antes reflexo, acústico, fenômenos não palpáveis produzidos pelo bio que interage com ambiente. Assunto difícil de definir e nunca esgotável. E tbm sou agnóstico com inclinação ateísta. Lembrando que o objetivo não é responder seu questionamento, até porque "Alma" é uma nomenclatura e termo construído em época que não se entendia esses fenômenos e que hoje ainda utilizado, porém mais como algo fantasmagórico no senso comum. Mais a alma poderia se dizer esta relacionado a tudo que havia dito antes como uma produção unica e idiossincrático do ser ou existência, uma produção existencial? Ou características e estilos único do fazer? Todavia, é presunçoso da nossa parte definir a vida assim como definir alma. São termos que nao se tornaram obsoletos, mas que não se encaixa para definir uma coisa na ciência, filosofia e teologia. Flw
Eu interpreto q a alma seja uma abstração pra uma suposta imortalidade da essência individual, acredito q a consciência seja a mais precisa em relação ao q quero dizer, como se nós nao fossemos nossos corpos, somos essa essência q utiliza o corpo com uma ferramenta q é necessária para se manifestar na realidade física, por meio dos 5 sentidos e troca de experiencias com o meio, e quando o corpo perece continuaríamos com a essência viva talvez sendo representada em um plano de realidade diferente, claro q nada disso tem um estudo ou algo mais profundo são apenas reflexões próprias sobre o assunto, ótimo vídeo inclusive Pirula, abç edit: Só respondendo a pergunta no final do vídeo, a função seria simplesmente para manifestação física e um possível desenvolvimento dessa própria essência, talvez seria essa uma boa explicação para animais com menos capacidade intelectual de sim, terem um alma porem pouco desenvolvida, ou uma essência praticamente inexistente
+Renan Almeida Era isso que eu tinha em mente no decorrer do vídeo. Seria não a utilidade da alma para o corpo do ser humano, mas a utilidade do corpo do ser humano para a alma se expressar, de aprender ou evoluir num espaço e período limitados e num corpo passível de perecimento e modificações (que, eventualmente, levaria à evolução da alma).
Rafael Dorta se és espirita deveria ter percebido o equívoco da maneira como ele aborda a questão. Quando a abordagem é equivocada o resultado também será.
Evidências 0, só blá blá blá Alan Kardec era um homem tal qual se esperaria de um europeu do século XIX, os espiritas são cheios de se referirem a sua crença como "científica", mas a verdade é que ela é mais uma pseudociência, assim como a frenologia, da qual o próprio Kardec foi membro ativo de uma associação, será que os espíritos não foram capazes de dizer a ele que tudo aquilo era baboseira? universoracionalista.org/a-face-racista-de-allan-kardec/ O espiritismo surgiu mesmo com as irmãs Fox, e mesmo tendo admitido que as apresentações se baseavam em truques, as pessoas continuaram acreditando e se negando a enxergar a vdd. Assim como ninguém menciona a forma como Xico Xavier falava sobre vida em Marte quando isso ainda era tido como possibilidade (vida tecnologicamente avançada) ruclips.net/video/qE1lx6NlvB4/видео.html
Você não tem razão. O Espiritismo é a ciência que estuda a natureza e as manifestações dos espíritos. É uma ciência empírica, ou seja, nasceu da observação de fatos. Estas evidências estão por todo o lado. Dizer que não há evidências é má-fé ou ignorância. O Espiritismo postula que a alma existe. Não o pode provar por meios físicos ou químicos porque a alma não é detectável pelos nossos instrumentos. Da mesma forma, ninguém pode provar que a alma não existe. Pode ser encarada como uma questão de fé. No entanto, ao estudar a questão é impossível negar a existência da alma. Mas o estudo não posso eu fazer por si.
mesmo q não há como provar, acreditar q nós, seres humanos, viemos do nada para o nada, ainda me parece muito limitado. Mesmo q pareça uma coisa fantástica ou inacreditável, é saudável q as pessoas tenha alguém tipo de fé onde elas esperam algo mais, uma outra vida além dessa.
pra mim, a alma é como se fosse um pendrive com um arquivo Install.exe. quando a pessoa nasce, a alma pega um cérebro em branco (HD) e instala nele como deve agir e reagir em algumas situações. Claro que com o passar do tempo fatores ambientais e sociais possam influenciar (dependendo do q o HD baixar ou compartilhar) nessas reações do cérebro. Se o cérebro estragar de alguma maneira, o sistema Bugga, o hardware não vai rodar o software como deveria. No final todo o progresso fica armazenado na nuvem. (eu sei q é uma besteira, mas foi oq pensei pra tentar contornar os questionamentos)
+PedrO Phelipe Essa sua visão é muito parecida com uma discussão filosófica do século XVII, o racionalismo que contém o chamado conhecimento a posteriori (ideia parecida com o pen drive que você falou) e o conhecimento a posteriori ( o empirismo, conhecimento que se adquire com as experiencias em vida) Fica dica para pesquisar mais caso se interesse
+Skaluno Bolotas não na questão de instinto. Tipo assim, algumas pessoas gostam de batata e outras não.. Algumas pessoas Gostam de ajudar outras pessoas.. Algumas gostam muito de comer e outras nem ligam.. tipo isso.. tipo isso só que mais voltado pro lado de ver alguma pessoa precisando de ajuda e querer ajudar ou não.. sei lá, qd vc fala em instinto me remete muito a questões de risco a vida e não era isso q eu tinha em mente
eu ja tive morte cerebral quando assisti uma aula de biologia de um pastor evangelico ´´a cor da pele de uma pessoa não é genetica é Deus que escolhe se uma pessoa vai ser pura(branca) ou pecadora(NEGRA)``_PASTOR
Alma é algo que me leva a pensar em Imortalidade, poderia abordar este assunto.? Existe Imortalidade biológica (física), por exemplo um ser que não morre por envelhecimento (já li sobre uma espécie de água viva e lagostas) ? Sabemos que isso não se aplica ao ser humano na nossa realidade, porém o que seria a eternidade? Tudo que inicia termina? Se houver explicação ou reflexões sobre este assunto de sua parte gostaria de assistir.
gosto de seu canal porque vc é um ateu que não ofende, não agride. mas sim mostra o seu ponto de vista sempre respeitando e ouvindo opiniões divergentes parabens
A maioria dos ateus são assim, assim como a maioria dos evangélicos não são contra gays, a maioria dos judeus não são sionistas e a maioria dos padres não são pedófilos, os muçulmanos não são terroristas etc. É que a minoria radical barulhenta sempre chama mais atenção.
@@Hardzinho_yay Tem certeza, amigo? Eu por exemplo, muitas vezes perco a paciência pelas ofensas dos ateus militantes, com o ego².
@@canalabandonadoemmarcode2088 Pior que é assim. Também me ofendo e perco paciência com fanáticos cristãos, como uns políticos ae. Mas nem por isso considero como maioria, até porque não tem como fazer isso sem dados estatísticos e só a partir da minha perspectiva. Não tem como uma pessoa presumir que a grande maioria de um grupo seja intolerante num país tão diversificado como esse. Agora seria mais fácil presumir em lugares com leis rígidas contra ateus e gays, como lá no Oriente Médio.
@@shatteredglass3688 Ou Vietnã, Coreia do norte, China (são intolerantes em relação aos cristãos [estes países são ateus]). Ou, os países do oriente médio mesmo, em suma. Abraços. (Não generalizo também)
@@Hardzinho_yay Radicalismo anda de mãos dadas com religião. Quem não é radical é porque não é realmente praticante daquela religião específica, só escolhe as partes "convenientes".
Pedir para as pessoas acrescentarem algo que não foi dito é uma bela estratégia. A galera na tentativa de te refutar, vai ser obrigado a pensar no que você disse! \o/
Belo vídeo, Pirula. E a thumbnail ficou muito boa! Hahah
Um abraço!
Você falou bem. Foi uma estratégia e não uma abertura ao entendimento do outro.
Algo que curiosamente é típico das religiões mais dogmáticas e conservadoras.
@@gilvanborges2162 Eu acredito que tenha sido as duas coisas. A estratégia é necessária para que as pessoas realmente reflitam sobre o que foi dito e usem de sua inteligência e conhecimento para acrescentar ou tentar refutar. Mas acredito que ele também esteja aberto ao diálogo e ao debate. Pelo menos é o que ele sempre costuma demonstrar. =]
@@joelwesley1813 Justamente, fiz um comentario a respeito onde tento acrescentar mais alguma coisa ao que ele expõe.
A alma surgiu como uma não aceitação a morte.
Por sermos animais pensantes com memórias e momentos, seria triste simplesmente perder td isso e parar de existir, mas é assim que as coisas são.
Acho que foi daí que surgiu o mito da alma, negar que um dia td vá acabar.
+Higor Silva Eu acho que e' proximo disso, porem ao invez de "nao aceitacao" eh justamente pra "facilitar a aceitacao" porque da-se a ilusao de que nao avai acabar na morte. Sua vida vai transcender o fato da morte. Fica mais facil de aceita-la.
Uma forma de se resignar com a morte inevitável... igual se consola a criança com a moeda deixada pela fada do dente.
A sua opiniao de "perder o tempo" nao eh compartilhada pelas pessoas que optam por outras coisas. Pra mim consumir alcool eh uma perda de tempo e fumar eh suicidio, mas eu mesmo as vezes bebo uma cerveja e fumei por 26 anos. Depois de lutar muito contra, hoje nao fumo a 6 anos. Experiencia, evolucao?
O respeito de opinioes eh algo fundamental para a evolucao do pensamento humano e explorar as vias que nao acreditamos, tambem eh uma forma de aprender sobre a realidade dos fatos.
Se nao houvesse pessoas fazendo perguntas, nao teriamos evoluido como sociedades complexas que hoje somos.
Sera que pensar e perguntar eh perda de tempo?
Curiosidade eh um dos combustiveis para evolucao.
A cerveja ou o cigarro sao figuras pra contextualizar um argumento, eu usei um exemplo que possivelmente concorda ou discorda de voce, nao eh importante pois nao estou lhe atacando, apenas usei uma imagem que esta evidente na conversa, como "sua identidade"... um ataque eh como aparentemente voce acolhe. O fato eh que, minha concordancia ou minha discordancia com o que alguem pensa, nao me da o direito de dizer que alguem "perde tempo" questionando sobre algo. As vezes os nossos questionamentos e experiencias vao trazer coisas bem diferentes de nossas posicoes atuais. Como experienciar a cerveja ou o cigarro.
Alias, muita gente que "construiu" o nosso conhecimento, foi colocado como "perdendo tempo" procurando outras informacoes...
Entao "Perda de Tempo" eh talvez ter uma discussao sobre argumentos concordantes :-p
(ao mesmo passo que nao me conhecendo um ad hominem tambem nao eh um argumento ;-) )
Alias, esse assunto eh tao interessante que o Pirula deveria fazer um video (se ja nao o fez, porque nao sou seguidor assiduo)... sobre descobertas a respeito do sistema eletrico do corpo... onde os telefones e qqr coisa que precisa de uma chave em breve, vao usar encriptacao do nosso corpo... ou um dispositivo que mede a distancia , atraves da "aparecencia eletrica" da pessoa , qual a situacao de humor da mesma!
Ambos sao assuntos que ate nao muito tempo atras nao eram tratados seriamente...
www.wsj.com/articles/can-passwords-be-sent-through-the-human-body-1475851616
e tambem:
money.cnn.com/2016/09/20/technology/mit-wireless-signals-emotions/
Entao vai saber o que mais vem por ai
:)
A alma serve basicamente para sustentar a crença de imortalidade tão sedutora ao ser humano. Uma vez que a morte é um fato que até a maioria das crenças não nega (tirando aqueles que falam que morte não existe e sim uma transformação ou evolução espiritual). Mas o fato é que há um consenso de que a vida física como a conhecemos é finita e o conceito da alma é uma maneira de tentar justificar uma crença na imortalidade.
Sim e não. Ela está mais vinculada a questão da criação da vida humana do que a imortalidade.
@@alancristhian7532esse vínculo pode ter sido criado depois, porém o argumento dele é mais antropológico, citando essa necessidade intríseca do ser humano de não querer um fim, nada mais que a busca pela sobrevivência instintiva de uma maneira mais "consciente"
A alma serve pra gente vender pro diabo!
hahahaha
Loooooool
+Isaque Brito E isso me leva ao ponto..
Seria o Diabo, capitalista!? O.o
+Isaque Brito ele ta pagando bem?
+Petrus Augusto (Rage) Q reflexão linda e metafórica
Alma serve pra upar no Dark souls, pronto cabô
Genial.
+vitor emmanuel kkkkkkkkkkkkkkkkkk eu pensei a mesma coisa quando li o título
Ta sertu mermo
Ah isso é fácil quero ver você me fala como não morrer em dark soul
Mano,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk k k
A alma só tem utilidade para espertalhões venderem lugares no céu pós-morte (o negócio mais seguro do mundo: nunca um cliente voltou para reclamar rsrsrs)
É verdade, amigo, tu certamente lestes isso em Platão e Aristóteles.
Se atualiza moço, isso é da época da inquisição.
Edir Macedo, Valdomiro Santiago se Cia. discordam desse comentário 😂
Stonks
@@freire601 Inocente você se acha que isso não acontece hoje em dia, religião emburrece.
A alma é um ad hoc para explicar a vida após a morte e as religiões. Já a consciência, essa sim merece ser discutida e entendida.
A alma serve para que padres e pastores vendam a salvação dela.
Boa 👏👏👏👏👏👏👏
Verdade, já dizia Platão e Aristóteles.
Eu sabia que tava faltando alguma coisa, agora eu achei
Kakakaka
a alma da célula cancerígena não vai pro céu
+sandersondf1 kkkkkkkkkkk
boa huheuhheuheu
boa
Você acha Pirula bugado?
E pq não?
pirula, suas sobrancelhas estão si fundindo...
kkkkk
é a evolução
+Apollogies Junior gosto assim
+Apollogies Junior "se".
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Eu sou atéia mas essa questão da alma sempre me deixava confusa! Vc me esclareceu muito! Obrigada! Realmente quanto mais nos afastamos das religiões, mais nos aproximamos da ciência e quanto mais nos aproximamos da ciência, mais nos afastamos das religiões!
A alma é um memorycard, você faz um save game pra continuar na próxima vida.
perfect
ah foi o que eu disse. mas não de forma tão brilhante. kkk. gostei
+Ed-ek Soares Silva Que próxima vida? rs.
+Ed-ek Soares Silva gostei da teoria rs
+Ed-ek Soares Silva E por que eu não lembro nada da minha anterior? É write only?
Fala Pirula. Vou explicar sobre a perspectiva do espiritismo. Vai ficar meio longo, mas espero que seja lido.
O espírito seria um estágio (mais "consciente") de algo chamado "princípio inteligente", que está presente, segundo o livro dos espíritos "do átomo ao arcanjo", sob uma perspectiva de evolução. Assim, esse princípio inteligente é criado como uma página em branco, e através da experiência, vai se "condensando" em estágios cada vez mais complexos, até atingir, no ser humano, o estágio de espírito. Então, sim, existe o princípio inteligente, ou em outras palavras, uma "alminha" nos seres unicelulares e até em seres não vivos (embora em um estágio MUITO primitivo), incluindo as bactérias da sua pele, boca, intestino, etc.
Conforme este princípio inteligente se desenvolve, ele passa a habitar seres mais complexos (bactérias, eucariontes, seres pluricelulares...). No caso de seres mais complexos, especialmente no caso humano, como o corpo é feito de células (multi almas), mas nesse caso, condensadas e controladas por um espírito. Com a morte e a degeneração do corpo, os átomos ali presentes podem ir fazer parte, inclusive, de outros seres.
Uma analogia pra facilitar. O corpo seria o hardware e o principio inteligente seria o software, tipo um banco de dados. Quanto mais o software é usado, mais dados ele coleta e mais ele se aprimora. Isso resolve a pergunta sobre o anestésico, a criança e o deficiente. Dá até pra instalar o software, mas o hardware limita o uso, o que não altera os dados do software. No sono, no coma, etc. inclusive, o espírito sai pra dar rolês por aí. No caso dos acidentes que retiram partes do cérebro, o hardware (corpo) fica limitado, mas o software (espírito) permanece igual. Isso é útil para coletar dados em novas experiências.
Quanto à índole, ou individualidade, o espiritismo acredita que, falo aqui especificamente do caso humano, cada encarnação é programada em seus mínimos detalhes, inclusive os genéticos, com o objetivo de aprimorar, nesse estágio, características de inteligência e moral. Voltando à analogia, o hardware é escolhido conforme os dados que são necessários.
Nesse sentido, a alma está presente nos três pontos abordados. Não sei se essa explicação é suficiente para entrar na discussão, mas meu objetivo não é convencer ninguém, mesmo. Queria só trazer mais dados para o debate. Valeu!
+Henrique Lopes Muito boa a comparação de alma = software, Corpo = hardware... me fez ver a alma/espirito de forma diferente, obrigado
=D
+Henrique Lopes Então a alma seria tipo uma energia?
+Igor Phelype Guimarães Não exatamente. Energia é matéria, e o princípio inteligente é imaterial. Ele interage com a matéria em condições bem específicas.
***** É evidente! Meia lua pra frente + soco. Mas tem que ter muito treinamento!
ja assisti esses vídeo varias vezes e cada vez que eu assisto entendo algo a mais. Pirula e muito crânio ele consegue argumentar com tanta clareza , eu amo os seus vídeos!
O cogumelo verde do Mário conta como alma???
Kkkkkkk
Kkkkkkkkk
Alma reserva kkkk
Eu estive pensando, para os que crêem, um feto tbm tem alma, dai veio minha duvida, se um feto morre, o que faz a alma de um feto? Ficaria ela jogada num canto do paraiso? Ou seria cuidada por uma alma mais velha? Mas como cuidar de um feto?
A alma envelhece? Nao? Quem morre com 25 anos, a sua alma tera 25 anos para sempre? E se morrer com 4 meses, sem inteligencia, sem saber nada, a alma sera assim tbm? ou ganhará sabedoria? E se morrer bem velho, a alma caducará tbm?
Daí os seres "burros e instintivos" as almas sem uma consciência definida passariam pra elas
@@lucaslimabarbosa9984 Também pensei nisso, mas sao respostas que fica na ponta da língua, e mesmo assim nao faz sentido uma alma!
Gostei muito dos seus questionamentos! E de acordo com o que eu acredito ser verdade e com a doutrina de minha fé irei responder a todas as suas dúvidas.
1 - Para onde vai a alma do feto?
Bom, primeiro é bom entender que existiu uma vida antes da criação da terra. Esse período é chamado de vida pré mortal, onde todos morávamos com Deus como espíritos. Viemos aqui nessa terra para ganhar um corpo físico e ganhar experiência. O nome do lugar onde estávamos é Mundo Espiritual, lá não há crianças ou velhos, estávamos todos em um estado adulto. Então a alma desse feto quando volta ao mundo espiritual, volta no mesmo estado em que estava antes de ir. Por isso, não há a necessidade de ninguém cuidar dele. Todos temos plena consciência de nossos atos lá.
2 - A alma envelhece?
Por a alma ser imortal, não envelhecem. É dito que para se ter uma estimativa de como estaremos no paraíso, basicamente será no ápice de sua vida, quando você estiver melhor fisicamente, mentalmente e etc, esse é seu estado de espírito. Por isso, não há crianças ou idosos lá. Também não há doenças mentais ou físicas lá. Então sem gente caducando também kkk As pessoas que morreram antes de chegarem a esse "estado ideal" digamos assim, terão a oportunidade de se desenvolverem num período descrito pela Bíblia como O Milênio. Onde, haverá o arrebatamento dos injustos e a ressurreição dos justos. Ou seja, a alma dos que estão no paraíso irá novamente se juntar com o seu corpo físico, mas dessa vez em um estado imortal. As mães dos bebes que não puderam se desenvolver nessa vida, terão o privilégio de amamentarem e cuidarem de seus filhos até a idade ideal deles. É interessante isso, porque por mais que a alma não envelheça, o corpo físico envelhece até essa idade ideal em seu estado imortal. O corpo físico sim precisa se desenvolver.
Bom, ficou extenso, porém tentei mostrar a resposta de uma forma mais plausível. Essa é uma doutrina sublime da minha fé e que para mim é verdade. Estou disposto a responder mais perguntas ou esclarecer algo que não fez sentido, caso queira. Espero que possa te trazer um esclarecimento e quem sabe, até um conforto. Forte Abraço!
Bom para religião espírita não é parte de você e sim um "ser" em evolução a mateira que a religião espírita define como corpo é apenas o meio dos espíritos poder viver de acordo com as leis da natureza que exige um corpo físico né! Bom pra religião espírita a Alma está em evolução então mesmo que morra com 4 meses ela supostamente quer dizer, pra ela não muda nada, e quanto ao Pirula disse pra religião espírita todos seres vivos tem uma alma só até mesmo os pássaros pro espíritismo tudo está em evolução, e alma basicamente seria um ser que encarna para evoluir.... Quanto a idade dos espíritos eu acho que eles tem alguma ideia eu não sei a qual, não posso provar nada nem que existe e que não existe, é apenas que em questão de religião é a que mais gosto mais acho plausível porque eu amo ciência e a religião espírita respeita toda ciência, mais eu gosto tbm da religião porque me sinto confortável tendo algum tipo de fé, mesmo sem poder ter certeza, sei que a religião trabalha com provas, mais eu gosto de ter uma crença para ter um conforto sei lá cara... Bom eu não sei explicar até porque eu não religioso não frequento nenhuma religião, tbm não entendo muito sobre espíritismo até porque minha família é católica, bom eu pesquiso mais sobre ciência então não sei dizer ao certo a visão do espíritismo mais é mais ou menos isso sobre alma, respeito cada gosto, eu apenas tento acreditar em um criador até respeito os cristãos e tal respeito ateus espíritas mais não creio que nascemos e vamos ou para o céu ou inferno kkk gosto de acreditar que quando morremos continuamos a evolui em outro lugar.... Bom esse é meu ponto de vista não tenho como prova nem desminitir isso...
A alma, em teoria, não tem idade
"Minha alma tá armada e apontada para cara do morcego!"
Do sujeito
@@donyzett7685 foi um trocadilho anta
Vendo o jeito q 2020 ta indo... vc devia ter atirado no morcego....
@@donyzett7685 é "do sossego".... Quer não entender a brincadeira e corrigir quando não deve... Corrige direito! 😁😁😁
Depois do Covid-19, Morcego tá certo.
Acho que muitos dos crentes em alma, no fundo, estão longe de ter certeza que alma existe, mas querem acreditar pois é uma idéia que os conforta de alguma forma.
Seria bem bom se cristianismo confortasse... Cristianismo só te faz se sentir muito culpado por tudo o que você faz ou pensa, pior que isso, te faz acreditar em vida eterna, que é definitivamente o pior castigo possível para qualquer um (com poderes limitados). Acredite: a coisa mais confortante que existe é acreditar que um dia tudo acaba e você morre, de fato.
Eles acreditam sim, em coisas erradas. O mundo ao redor esta constantemente mostrando que o que eles acreditam é falso, mas eles não vão sair da zona de conforto, preferem com todas as suas forças fingir que algo é real.
Muitos dos descrentes, não acreditam por não querer algo após a morte. Querer poder fazer algo sem nenhum julgamento. Meu amigo é um exemplo disso. O filósofo Tomas Negel, debatedor ateu, confessou isso. Eu digo, saber que pode ter algo eterno e sem fim depois da morte, não me conforta não, não mesmo. Sobre alma, leia a obra: The Self and Its Brain. Produzida pelo maior filósofo da ciência do século XX, Karl Popper, junto ao nobel de fisiologia, neurocientista, John Eccles. Tem também a teoria da alma do Roger Penrose, físico da Oxford, um dos maiores da atualidade, junto ao Hameroff, neurocientista. Penrose, é ateu ou agnóstico.
Mas quem acredita que não tem alma... Tem certeza!
A alma poderia ter estrutura de fractal, onde todas as almas juntas formam uma, que é o corpo.
Pirula, você sempre posta vídeos que você não queria postar! hehehe
+Luciano Borges não só quando ele não está fazendo nada.
verdade
+Luciano Borges kkkkkkkkkkkkkkkkk é verdade!
se o mundo fosse bom ele não precisaria postar vídeo
+Luciano Borges e tambem videos de temas que ele ya queria fazer faz tempo
O Deus certo é o de uma tribo da Polinésia.
+Gilson Ribeiro Errou, errou feio, errou rude.
+caio cesar todo mundo sabe que é o Peçanha.
Carlos Prado Eu realmente não quero conhecer a ira de Peçanha
Peçanha me livre
Tô sem moral nenhuma mesmo. :(
Pirula, não tenta racionalizar a fé. A lógica da religião é não racionalizar nada, caso contrário as pessoas começam a questionar demais e não tem nada mais perigoso pra uma religião que pessoas com mais dúvidas do que certezas.
E a religião, como todos sabem, não tira dúvidas nenhuma, ela só impede as perguntas.
+Diego T. Tenho religão, mas de fato não se poder procurar racionalmente certa coisas em algo totalmente mistico.
então vc nunca estudou ou ouviu nada sobre a doutrina espírita pois o que ela propõe é justamente a fé racionada e o espiritismo não te dá todas as respostas mas não te impede de fazer perguntas. ... pelo contrário: ele te instiga a fazer muito mais perguntas
As perguntas nunca são o problema , o que define a racionalidade são as respostas.
ex: a pergunta pode ser maravilhosa e super logica mas se a resposta for mistica e imprecisa , se torna algo vazio.
As suas explicações são baseadas em pressupostos materialistas, e fazem todo o sentido dentro dessa abordagem. Se você muda a perspectiva, você tem possibilidade de abordar o tema a partir de outros pressupostos, outras definições etc.
O que eu quero dizer é que tudo depende primariamente do que você quer acreditar. E se, a partir das experiências que você teve em sua vida, acreditar na existência na alma, e entender o mundo a partir de um paradigma que comporte essa visão de mundo, é algo que te faz mais feliz, algo que te dá um sentido de vida, que te faz ser mais capaz de encarar de maneira positiva as contradições da existência...
então essa crença é funcional, tem um "pra quê".
Estou me perguntando sobre alma desde que fiz uma endoscopia há alguns anos. Não tenho resposta. Acho bacana a possibilidade de existir, mas não tenho certeza se há alma mesmo. Acho que no fim, somos um conjunto bioquímico funcional e só existe 'o agora' mesmo. :/
Aguarde até fazer uma colonoscopia. Aí você obterá as respostas que procura, gafanhoto.
No meu caso foi um roque retal
Cara, que vida sem sentido, kkkkk. Se eu pensasse assim, seria depressão na certa.
@Saulo Nemeu Deus te fez pelo mesmo propósito que a "sorte" e a "evolução" fez a humanidade chegar até aqui. Quer sentido em tudo? Não vai encontrar
@@mgsmusic como você sabe disso?
As pessoas têm medo de pensar que vão morrer e acabou, não vão viver pela eternidade através da alma ou reencarnação dela, essa ideia é assustadora, morrer e sua carne ser devorada pelas suas próprias bactérias e fim da jornada. E belo pensar que viveremos eternamente, será que a ideia de alma foi criada a partir deste medo primordial de não viver após a vida? a vida é singular e perguntas são feitas e não será encontrada reposta definitiva em torno da existência ou não da alma, cabe a nós especular e acreditar naquilo que nós trás mas conforto ou não.
Acho que a ideia de alma não partiu disso, agora a de deus sim
Rafael Lima Vi num vídeo que a origem veio dos homens primitivos como forma das pessoas agissem correto mesmo quando não estão sendo observadas
George Orwell ooooo
"Pois paz sem voz, paz sem voz
Não é paz, é medo!"
as vezes falo com a a vida as vezes ela quem diz
+Vamos falar de História ? Medo medo medo...
Excelente Reflexão! A alma é a sede do seu "eu" verdadeiro. Mesmo que seu cérebro tenha mal funcionamento e não consiga ter uma boa consciência, contudo a sua alma ainda está lá por detrás fazendo escolhas (ou pelo menos tentando fazer) São essas escolhas da alma que vão servir para que Deus e você julguem o seu destino eterno já que a alma é eterna (isto não significa que ela não entre na morte). Quando um juiz te condena por um crime ele está condenando uma escolha da tua alma, pois se for entendido que a tua atitude foi por problemas psíquicos você será visto como doente e não como criminoso. Resumindo, sua alma é o seu eu individual. É aquilo que faz você saber que você é você e não outra pessoa.
você sempre diz tudo o que eu penso e não consigo expressar!
Bom...
Não acredita nem em Deus...
Ai você assite um ATEU falando sobre alma kkkkk
Quem é mais hipócrita?
O pirula ATEU ou a recem ateia?
@@voando2275 E só pelo fato de não acreditar a pessoa está proibida de ter contato com o tema? Qualquer um pode refletir ou obter conhecimento sobre qualquer assunto q for, não há problema nisso, é assim q evoluímos como pessoa. Um cristão pode se tornar ateu, assim como um ateu se tornar cristão dessa forma. Não faz sentido esse tipo de pensamento.
E "recém atéia", só o comentário foi há 3 anos atrás, vc está bem equivocado rs
@@vladcosmo4139 bom você é um pagão ateu herege. .
Tentando aprender sobre Deus alma , oque acontece após a morte...
Um ateu não pode te ensinar isso..
VOCÊS SÃO ATEUS, A REALIDADE PRA VOCÊS NÃO EXISTE....
@@vladcosmo4139 ATEUS não são a evolução...
ATEUS são as pessoas que querem explicar sem dar ao criador o reconhecimento...
Ateu não acredita em Deus.
YAHUAH TZEVAOT!
O resto é teoria, big bang etc etc..
Mas como não acreditam no YAHUAH TZEVAOT, sobra teorias incompletas..
Ou seja. Teorias pagãs...
Desculpa pelo choque de realidade..
@@vladcosmo4139 DEUS NÃO PRESCISA DE VOCÊS ATEUS, OS ATEUS QIE PRECISA DE DEUS....
Muito bom esse vídeo. Ainda que a pessoa queira continuar acreditando que existe alma, vale a pena assistir pois a forma como ele argumenta traz um conchecimento bem interessante sobre o funcionamento do cérebro.
Esse negócio de alma vem de uma característica essencial da nossa evolução: MEDO DA MORTE!!!
E de onde vem o medo da morte já que ela é comum desde sempre pra todos?
@@carloshenrique9407 A morte é uma coisa triste, apesar de ser normal.
@@carloshenrique9407 o medo é uma reação instintiva que está ligada à primeira parte física do cérebro surgidas ainda nos répteis. Uma conjunto de impulsos elétricos que evitavam perigo afim de manter o ser vivo o máximo de tempo possível. Mas de fato, parando pra pensar: de onde veio o medo da morte em si? ou melhor a partir de que momento surge o instinto de sobrevivência. Nesse ponto, não tenho conhecimento suficiente pra responder. Mas é algo a buscar.
@@dianamarianunesdasilva1778 Nossa questão e entendimento em relação a outra são os mesmos.
Ao meu ver temos dificuldade para aceitar a morte, porque não fomos criados para ela e sim para a vida eterna.
Não sou dono da verdade, mas permita-me deixar aqui minha visão:
O corpo físico pode ser encarado como a interface que permite a alma interagir no mundo material. Qualquer problema que ocorra com a interface prejudica a interação da alma com esse mundo.
As células e suas organelas seriam portanto os mecanismos animados pela alma.
A consciência está em diversos graus de evolução. São as experiencias em suas variadas formas de vida que permite o refinamento da consciência. A consciência seria a essência do ser, a alma seria o veículo de manifestação da consciência no mundo espiritual.
Pessoas com graves deficiências tem o cérebro ou outra parte do corpo danificada, logo a interface está com problemas, e isso limita a atuação da alma no mundo tridimensional. Já no caso dos bebês e crianças estes apenas estão com a interface em desenvolvimento de suas potencialidades. Portanto a alma não consegue se manifestar com toda sua capacidade.
Para quem já teve experiências fora do corpo sabe que quando a alma retorna ao corpo muitas, se não todas, as informações são perdidas, o cérebro físico na maioria das pessoas não fica com as informações impressionadas nele dai o esquecimento da maioria das informações, ou da dificuldade de explicar toda ela com maior precisão.
A ciência materialista limita seu campo de estudo pois só aceita dados objetivos. Como ainda não dispomos de tecnologia para captar energias de natureza espiritual o máximo que a ciência vai chegar é até o limite do material, a transição para o espiritual ficaria como uma lacuna é aí vai da percepção de quem observa o fenômeno. Um materialista olha o universo com suas leis e fenômenos é dia que tudo é coisa do acaso; uma pessoa com percepção mais refinada vai chegar a conclusão de que tudo é muito organizado, que há coincidências demais para que a vida se sustente é que portanto tem que haver uma inteligência por trás de tudo isso. Como pode ver é uma questão de como se quer encarar as coisas. Queremos ver o copo meio vazio ou meio cheio? Por isso que a verdade não é tão simples, é uma questão de como se vê e sente o mundo a sua volta.
isso q ce nem cita a relaçao do karma(ação) gerado por outras existências/experiências, de cada indivíduo..
grata por esse texto que expressou por mim
Discordo do texto em vários pontos, mas está tão bem explicado, que tem meu respeito, porém, fazer separação de espírito e matéria seria um tipo de classificação, e se fosse provado a existência de espírito, seria necessário um universo diferente do que conhecemos, para alojar tal realidade, já que nosso universo é composto simplesmente por matéria e apenas matéria.
@@jotta_Martins Olá, meu amigo, antes da invenção do microscópio não fazíamos ideia que estávamos mergulhado num mundo infestado por bactérias e vírus. Em fim, se a ciencia adimitir a existência da alma, teremos que reformular bastante coisa, mas não vejo nada de negativo nisso.
Até aí eu posso me sentir um ornitorrinco..Mas eu não sou um ornitorrinco por questões lógicas.
A alma serve como uma fonte de conforto, uma vez que a maioria dos seres humanos, por não conseguirem atingir suas reais expectativas e desejos (ou ate mesmo um trauma ou um senso de justiça ) precisam acreditar que existe algo a mais para se apegar ao desejo de continuar vivendo.
Assim como as religiões a alma são convenções sociais.
Melhor comentário que eu já li! ❤️
Melhor comentário que eu já li também.
+Laryssa Sakihara
Você faz mais o que da vida além de ler pensamentos e responder antes? XD
É exatamente isso. Se o Pirula queria um utilidade, já tem.
É assim que penso, porém, isso não seria uma ilusão?
+Laryssa Sakihara é bem foda não ter essa muleta de "o universo é justo" ou de "se eu me foder na vida, no pós-vida vou ser recompensado", eu entendo as pessoas que a usam e inclusive queria ser uma delas. Mas não consigo.
Pirula, segundo o espiritismo, a alma é a identidade espiritual de cada ser vivo. Fazendo um resumo, seria basicamente o seguinte: cada ser vivo possui uma identidade espiritual (que pertence a um plano imaterial, algo como um universo paralelo) que "registra", por assim dizer, cada progresso e característica que são adquiridos durante o processo evolutivo dele. Durante todo esse processo evolutivo que seria desde a criação desse ser até o seu desenvolvimento pleno (o último estágio, a perfeição), a alma dele se ligaria a um corpo material durante alguns períodos (a vida material, ou encarnações, na visão dos espíritas) para aprendizado e melhoramento até atingir a perfeição e não precisar mais reencarnar no plano material.
Bem, essa é a visão do espiritismo e a que, particularmente, eu acredito. Não significa que tá certa ou errada, até pq ninguém atualmente tem o conhecimento total do significado da vida, do universo e tudo mais. (rsrs)
Ademais, gosto muito do seu canal e de sua visão "Stephen Hawking" de ver a vida. (haha) E, mesmo sendo espírita, gosto sempre de conhecer e estar atento às descobertas e progressos científicos.
João Pedro , hahahaha...não ficou confuso não, relaxe!hehe Na verdade, muita gente tem dúvida sobre isso. Mas, respondendo a sua pergunta, pro Espiritismo, o espírito (ou alma) não retrograda (O Livro dos Espíritos - Item 612), ou seja, cada espécie tem um princípio espiritual com determinado grau de complexidade evolutiva e uma espécie de maior grau não poderá involuir para uma espécie de menor grau - seria como se uma baleia virasse uma ostra, por exemplo (rs). Sendo assim, o ser humano não poderia encarnar em um cachorro, pois seu princípio espiritual está em maior grau de complexidade evolutiva. Mesmo que o comportamento de algumas pessoas possam indicar o contrário (rsrs), mas é como uma criança que é bem educada, bem alimentada, bem amada e quando cresce vira um político corrupto ou um traficante por pura ganância, por exemplo, que apesar de agir como uma ameba e não ter aproveitado a estrutura de vida que lhe foi dada, ainda conserva a complexidade de sua condição de ser humano.
Bem, como falei anteriormente, essa é a visão do Espiritismo (talvez esse livro que sua mãe leu seja de outra vertente espiritualista), mas respeito e acho perfeitamente plausível (até lógico) as pessoas que se pautam somente na ciência. Assim como, respeito tb as pessoas que têm outras crenças religiosas e que não são fanáticas, pois, afinal de contas, o que todo mundo quer através das religiões e da ciência é entender como tudo funciona - não há motivos pra brigas.
Abraços, meu velho!!! É sempre bom estas discussões saudáveis!!! :D
pessoas gordas tem alma em maior quantidade
o alimento da alma é a fotossíntese?
Seria um novo big bang?
+Lucas Bf não cara o tamanho da alma se define pelo tamanho da lingua saca
E qndo ela emagrece? kkkkkkkk
+Lucas Bf Eu sou ofensivo e achei isso gordo,poste mais!
Só estou vendo este vídeo em 2019. Entre todas as definições biológicas e mecânicas de cada individuo, acho que cabe a pergunta: nós somos esse corpo? Ou, melhor, nós possuimos esse corpo como ferramenta de manifestação?
sim
Sim.
Afinal, você controla ele pelo seu cérebro.
O cérebro emite impulsos para o corpo em geral.
Tanto que quando choramos, nosso cérebro irá emitir a sensação de tristeza e lhe dará um aperto no coração.
Sim
Sim o que? são duas as perguntas
Se nós fossemos nossos corpos, bastaria uma ligeira desintegração (amputar um dedo, por exemplo) pra nos tornarmos outros seres. Nós não somos nossos corpos, apenas os possuímos e controlamos.
Pirula o que você acha de EQM(Experiência de Quase Morte) ???
Você acha que é tudo balela ou que pode ser verdade???
Não sei sobre a existência da alma mas se ela existe e só os seres humanos tem, eu imagino que é o que faz de nós menos instintivos... talvez o que as pessoas chamem de alma seja somente uma parte ou um conjunto de partes do cérebro que faz os seres humanos tão conscientes e questionadores, eu acredito que se não fossemos tanto não teríamos chegado tão longe e de formas tão diferentes... o fato de sermos animais tão únicos, implica a necessidade de ter algo único que explique, não só nossa necessidade de auto conhecimento, como a busca por significado pra vida, sendo a alma algo não físico existiria a possibilidade dela existir após a morte.. acho que você acredita ou não, pq dificilmente será provado, agora eu sinto que quando eu reflito sobre mim mesmo, o que me leva a conceber ou descobrir meus princípios, é o ato de falar comigo mesmo, essa pessoa com quem eu falo seria minha alma.. agora se ela é uma parte do meu inconsciente ou não, sinceramente não acho que faça diferença.
A sua alma tem quantas sobrancelhas?
+Danilo Reis A pergunta é: sua sobrancelha tem quantas almas?
O que eu sei, com certeza, é que até mesmo a alma da sobrancelha ESQUERDA tem salvação!!!!!! Nunca é tarde pra se redimir!!!!!!
uma só
A consciência parece ser realmente algo que emerge da matéria, mas temos que ter cuidado com ela, pois não conhecemos direito a matéria para saber exatamente como isto ocorre. Hoje, estamos gatinhando no conhecimento dela. Conhecemos apenas as três dimensões que nossos sentidos nos dão acesso a ela, mas a física já fala de um espaço de onze dimensões. Pode ser que a consciência emerja de alguma configuração especial que envolva outras dimensões da matéria que não apenas estas que conhecemos.
Daí meu medo quando cientistas já começam a falar na introdução de chips nos nossos cérebros para nos transformar em seres humanos 2.0. Podemos entrar num hospital para implantar o chip como humanos e sairmos de lá como meras máquinas. Nem os parentes vão perceber.
Outro dia, li um artigo recomendado pelo cientista Ray Kurtzweil em que o autor falava que as formas de vida pareciam abrigar em si algo como uma inteligência capaz de manipular a matéria a nível quântico para que algumas reações fossem possíveis in-vivo , mas não in-vitro. Talvez sobre este assunto de in-vivo x in-vitro o Pirula possa falar algo também.
Manda a fonte dessas "11 dimensões" aí
Só vi estudos falando sobre 4
Me parece nada além de uma concepção primitiva que se usava pra descrever consciência junto com o desejo de viver pra sempre
O melhor "Vlog" do youtube. Um dos poucos que realmente fala de coisas interessantes. Abração
Muito legal quando essas ideias metafísicas são analisadas por um olhar científico. O foda é que a maioria dos que tem essas crenças não tem esse olhar afiado, então não faz muita diferença pra eles. Por fim, acaba sendo na maioria uma reflexão sem muitas consequências no pensamento das pessoas. Mas claro, sem generalizar, por favor.
A questão é que não é o corpo que precisa da alma,mas sim ela que precisa do corpo como um veículo de aprendizado e evolução.
Olá Pirula, parabéns pelo vídeo. É muito bom ver esse tipo de abordagem (busca por conhecimento e, principalmente, de uma forma muito respeitosa).
Acredito muito nas idéias kardecistas de alma. Muitos já falaram dela aqui então não vou me alongar.
Para a resposta da pergunta do vídeo, a alma, segundo o espiritismo, é extremamente limitada pelo corpo físico, a ponto de se parecer quase inútil, como você explicou no vídeo.
Entretanto, a alma é o primórdio da coisa toda. É, como disseram, o software (mais ainda, o boot). O cérebro nos traz nossa vida, consciência e índole, mas o espírito escolhe esta condição física antes de nascer. Assim como se escolhe um meio de transporte para uma viagem. Se viu de barco ou avião para a Europa, eu não tenho nenhum controle sobre o trajeto (quem comanda é o piloto ou o capitão), podendo dizer que minha presença no barco é inútil. Mas sabemos que eu escolhi e que aproveitarei a viagem de modos diferentes dependendo do transporte.
Além dela ser um cartão SD de experiências que coleta essas experiências para o futuro. Infelizmente (ou até felizmente) o hardware é muito ruim para acessar essas memórias. Ficando apenas muito rudimentar (alguns chamam de intuições).
Enfim: a alma, no mundo físico, está tão limitada pelo corpo, que, como você disse, é difícil achar sua função. Mas isso não quer dizer que ela não exista. Mas isso pode dizer que seu ponto de vista está muito bom: não precisamos viver pensando na alma, já que, no fim das contas, ela vai funcionar melhor mesmo depois de morto.
+Guilherme Limoni boa explicação amigo , representa bem a visão kardecista
+Guilherme Limoni também concordo com as visões de nosso amigo Denizard Rivail (o druida) - Kardec. E sigo muito os vídeos do pírula. E percebo que não há posição por parte dos ateus, como ele. A respeito do kardecismo. Seria muito interessante. Apesar de sempre haver comentários poucos instruídos por jovens muita das vezes revoltados. Mas seria um prazer ver esse discurso rolando pelo canal.
+Marcos Henrique uma discussão educada e onde as pessoas entram para ouvir é sempre boa. Por isso curto o canal, tanto pelo Pirula quanto pelos comentários.
+Guilherme Limoni muito boa resposta. Mas queria que esse debate fosse aprofundado.
+Vinicius Maximiliano Ferreira da Silva claro, Vinicius. Mas como o tema é um tanto quanto amplo, acho que vou me ater a responder perguntas ou complementar algo que faltou, para não ficar parecendo que estou pregando.
A função da Alma é prometer algo além da vida mesmo sendo uma enganação.
Ao meu ver a alma é a explicação maior para o argumento de vida após a morte.
Difícil sustentar isso sem alma. A maioria das religiões defendem isso...
Ótimo vídeo, parabéns!!!
o importante é estudar e ser livre para tirar suas proprias conclusões a respeito das coisas. Ninguem jamais será dono da verdade. Abraços e paz a todos!
Os argumentos são bem fundamentados, isso é inegável. Gostei da forma de abordagem do assunto
Pra que serve a alma? Pra mesma coisa que servem os deuses... preencher as lacunas da própria ignorância!!!!
Não sei explicar como isso funciona, logo é a alma que faz funcionar!
Não sei explicar como isso surgiu, logo foi Deus quem criou!
Não sei como as pirâmides foram construídas, logo foram os ETs! Ops, essa vai criar polêmica... hehehe :P
Henrique Alves Sou seu fā
Uma teoria não anula a outra
ora, existiram vários religiosos q não se contentaram com os conhecimentos dá época, os famosos teólogos
Henrique alves o grande pensador do sec 21 .UaaUu
um pouco ignorante afirmar isso como se fosse dono da verdade
Excelentes reflexões, Pirula!
Pírula é Sensacional!!! De fato muito inteligente. Pessoalmente eu acredito que a consciência (individualidade) é dissociada do corpo físico, e está ligada a este por meios que a ciência ainda não consegue descrever. Creio, ainda, que esta transcende a existência material do corpo.
Olá, Pirula. Tudo bem? Sou fielmente católico, ainda assim, através do discernimento, gosto de analisar a minha fé e questões do mundo por inúmeras óticas. Gosto muito dos seus vídeos, até mesmo esses que "afetariam minha fé". Na realidade, de fato respeito seu posicionamento (aliás acho que vc se posiciona muito bem, nunca o vi condenando religião mesmo sendo ateu) e, nesse sentido, seus vídeos são essenciais para bons questionamentos. Enfim, sobre o segundo ponto (a alma como consciência), pensei no seguinte: a alma é o que nos deixa conscientes quando ligada ao cérebro. Quando estamos em coma, ela se separaria temporariamente, deixando-nos inconscientes até seu "retorno". Quando chegarmos ao estado inconsciente total (morte cerebral ou morte do corpo mesmo), seria o momento que nossa alma se "libertaria" totalmente de nossa corporeidade e assumiria uma nova forma, um corpo celestial e imortal, para onde nossa consciência seria transportada. Sei que é muita viagem, mas ainda assim me parece válido. De qualquer modo, estou aberto a repensar este conceito. Valeu.
curtir primeiro, visualizar depois
tmj
não, isso se chama: a conta é minha e eu dou like no que eu quiser
+keven pitagoras oloco
+keven pitagoras oloco
+keven pitagoras
Sim voce da like no que vc quiser
mas não muda o fato disso ser fanatismo :P
Caro Pirula, Após assistir alguns de seus vídeos, impossível não sentir admiração pelo seu vasto conhecimento. Realmente vc é um ótimo cientista teórico ( talvez empírico tbm). E já que em algum momento vc pede uma resposta para um assunto tão sensível como esse, eu que nunca comento em canal nenhum resolvi deixar aqui minha consideração sobre esse tema. Que pra mim é bastante relevante.Gostaria de me apresentar; sou Rodrigo, e já que é pra rotular a tudo no mundo (contrariando a todas as lições confucionistas) me considero agnóstico teísta; ou teórico da metafísica, por assim dizer. Não pertenço a nenhuma religião, mas sou defensor de todas as formas de crença (desde que sejam sinceras em veemência, separadas das crenças superficiais).Todas as vidas são regidas por forças perceptíveis e imperceptíveis. Como erudito, vc estuda os fenômenos e as suas causas, e assim consegue realizar previsões plausíveis e demonstráveis, assim como de fato é a proposta científica. Mas entrar na área da metafísica requer um pouco mais de sutilezas, uma vez que, treinado para refutar conceitos dogmáticos é muito importante abrir mão de certos princípios pétreos da doutrina ateísta para compreender algumas evidências imateriais.Não pretendo prolongar muito esse assunto, pois caso queira uma abordagem mais profunda podemos verificar a possibilidade de uma conversa amistosa e produtiva. Resumindo: A alma guarda a memória do Ser.
Parabéns pela forma que vc propõe o debate. Vou tentar expor meu entendimento de alma, alma é o estágio anterior ao de espírito, pois o espírito sim é a forma plena da vida independente de corpo, enquanto a alma seria o embrião da alma encasulada em um corpo tendo o celebro como sua génese, logo a função da alma é se tomar em espírito. Estou aberto a falar mais sobre o assunto
Excelente!! Aargumentação é irrepreensível Pirula!! Excelente vídeo, excelentes argumentos e discussão. É muito bom ver uma argumentação inteligente mesmo quando não vai ao encontro das nossas próprias ideias. Você é mesmo um cara que tem uma grande alma!!!
Paulo, fico feliz que você tenha aceitado a minha sugestão de mostrar, claramente, no início, de qual conceito de alma você estava falando: o conceito mais senso comum mesmo. Como eu já havia lhe dito antes, gostei do vídeo, do resultado. Deixo, novamente, mas agora em postagem pública, minha singela complementação:
Procurar pela consciência no cérebro é como procurar pela dança na musculatura do dançarino. Consciência é ação, interação, comportamento. O cérebro é condição para ela, assim como os músculos o são para a dança. Mas a dança não são os músculos e a consciência não é o cérebro.
Obs: Tanto essa ideia quanto a analogia não são de minha autoria. São de domínio comum em vários campos da Psicologia e da Filosofia.
Valeu, um abraço!
+FRANK JAAVA O nome do Pirulla é Paulo? oO
Excelente. Paz.
Vc abandonaria o materialismo, se conhecesse argumentos que demonstram sua impossibilidade lógica?
Alma talvez seja só uma ideia que leva a algo mais profundo 'uma existência eterna', talvez nós nunca morremos se caso a teoria das cordas estiver certo, e o universo paralelo existir, a morte se torne algo irrelevante no espaço e tempo! "você em diversas situações, mas você está lá existindo" Eu viajei bastante, mas acredito que a religião seja um passo de uma ideia muito maior, que com o tempo sendo substituída por algo mais concreto.
ótimo.
Talvez... Mas acho que se for... será uma coincidência, acho q a religião surgiu por outras necessidades.
+Judas Iscariotes Mas qual seria a utilidade de continuar existindo? Se somos só uma consequência de aminoácidos que se juntaram, por que cáspitas deveria ter alguma continuação pra nós depois que formos desligados? Pra mim, não passa de narcisismo
+GuiX960 Eu coloquei religião, mas eu estava me referindo a ideia da alma! "A filosofia está por trás das ideias mais mirabolantes, e algumas por coincidência e por curiosidade, podem está parcialmente corretas."
+Judas Iscariotes teoria das cordas não fala nada sobre nós morrermos ou não
A alma é como se fosse um livro da sua vida, tudo oq você faz independente de certo ou errado, fica gravado na mesma. Ela não te mante vivo, pois isso não faria sentido, ela não tem nada haver com seu humor ou índole. Pois toda vez que você reencarna, você ganha uma nova chance de vir e ser a melhor pessoa que você possa ser! E por mais que digam que não, você sempre traz consigo mesmo uma característica quase que única, podemos ser parecidos, mas nunca seremos iguais!
Alma e espirito são coisas diferentes, apesar de as vezes serem mencionadas como a mesma coisa.
Parabéns pelo vídeo Pirula, estou te acompanhando a uns 5 meses e gosto muito da forma como você debate os temas!
Namastê!
Parabéns pelos 400k, Pirulla!
Eu nem tava afim de ver esse vídeo, mas a cara do Pirula na thumb foi tão irresistível que não consegui evitar
É imensuravel a capacidade do brasileiro de lidar com assunto sério com resenha como se pode ver em boa parte dos comentários
Talvez não seja tão serio para todo mundo, pessolamente acho esse conto de fadas sobre almas, coisa ridicula desnecessaria.
Refletindo sobre determinismo e livre-arbítrio
O determinismo começa quando você traz ao mundo 23 cromossomos da sua mãe e 23 cromossomos do seu pai, vivendo a cultura do país em que você nasceu, a criação que obteve de seus pais, as escolas que frequentou, os amigos com quem se relacionou...
O determinismo é um conteúdo mental formado pela influência genética, o estilo de vida de cada país, pelo meio ambiente em que se vive, você é uma média das 5 ou 7 pessoas que você mais convive, e lembre-se, pessoas são como elevadores, te levam pra cima e pra baixo.
Seus pensamentos, suas atitudes, suas palavras, suas escolhas... advém do conteúdo que existe em sua mente (consciente, subconsciente e inconsciente); quase tudo que passa pela sua mente é determinado pelas experiências vivenciadas, quase tudo, porque a mente também mente, são os pensamentos aleatórios distorcidos da realidade que invadem nossa mente, é preciso repensar esses pensamentos intrusos.
Você pode começar a sair dessa bolha que o determinismo nos meteu, através da ciência, história, arte, filosofia... começando a pensar por si mesmo, sendo um espírito livre, um livre pensador sem mentalidade arcaica e sem crenças em realidades imaginadas ou inventadas.
O livre-arbítrio começa a martelar o determinismo quando você renasce para um novo conteúdo mental, um eterno retorno...
Por Vitorinho
vídeo muito bom.. eu acredito que a alma não pode ser compreendida no plano material, do mesmo jeito que antigamente ninguém sabia que somos formados por células por não ter tecnologia pra ver elas, não temos tecnologia para estudar sobre o plano espiritual, e apenas com um alto nível de espiritualidade você consegue perceber alguns fragmentos da sua alma.. mas realmente é algo confuso e difícil de explicar no ponto de vista cientifico.
Assistindo ao vídeo pensei que talvez a alma seja o que chamamos de inconsciente, muito resumidamente seria uma espécie de backup de várias vivências utilizado para sua evolução a cada reencarnação, se é que isso ocorre.
"reencarnação" kkkkkkkkk
Ei Pirula, vc poderia ter comentado sobre as EQMs... uma certa porcentagem de pessoas relatam experiências extremamente lúcidas quando estão em coma, ou seja, com grande parte do cérebro inativo.
Vi esse vídeo na época do lançamento e gostei muito, mas não entendia por onde passava esse debate sobre a origem, essência, destino e razão de ser, etc., da alma. Anos e anos depois, estudando sobre o orfismo e pitagosrismo, caio nesse vídeo pra espairecer um pouco.
Pirula é fera demais! Esses vídeos são pérolas!
Admirável Reflexão e explicação. Parabéns Professor!
Continuamos na interminável busca pelo conhecimento racional/lógico/científico.
Pirula, assisti a este vídeo, acabei de assistir aos vídeos resposta e também ao seu segundo vídeo (debatendo as respostas), e só tenho uma coisa pra te dizer: obrigado por fazer este vídeo, refinei muito mais minha concepção (filosófica) de alma. :)
a alma poderia ser o DNA , dessa forma a alma teria peso ,seria imortal(atraves da reprodução , ha a continuidade do DNA),formaria a consciencia existem diversas outras necessidades que poderiamos citar seguindo minha teoria
-_-
SIM mas n tem Vida apos a morte
Eu já tinha pensado nisso antes
@@gabrielj6609 Acontece que não existe a morte, é uma ilusão.
@@gabrielapolo4131 pra nossa mente, uma mentira contada mil vezes vira verdade
@@gabrielj6609 Não é mentira, mesmo que você negue 300 vezes ela não irá mudar, não vou mudar sua opinião mas tenho embasamento estudioso e de vida para provar o contrário
Acho muito top isso de vc ler todos os comentarios e ver sobre todas as possibilidades e opnioes alheias isso de refutar e tbm escutar os outros, isso e foda pirulla
A alma é nada mais nada menos o que nos permite nos conectar com a grande rede online espiritual, cada alma possui seu ip então não precisamos ter medo de perder nosso save após ficar offline quando vamos dormir.
Uns dos problema desse tipo de conexão transcendental é que se hardware(cérebro) for lento e não atender a demanda de banda espiritual (transferência de memorias para backup, pesquisas e etc...) existe a tendência de ocorrer demência, outras causas de problemas mentais ocorrem devido a informações corrompidas no cérebro (principalmente as de parâmetros de valores, que são as configurações de liberação/produção de substancias pelo corpo). Pessoas com Alzheimer só resolve formatando.
+Ricardo Rauber TI em tudo huashusahusahuhuas
Cara esse assunto eu sempre gosto de ver deste jeito, pense que vivemos em uma matrix muito bem construida e perfeitamente explicativa, agora pense no arquiteto da matrix, cara fé e realmente a capacidade de crer naquilo que não é possível provar, mais quem sabe!!! não seja justamente isso que o arquiteto queira, quem sabe o propio arquiteto tenha o desejo de que primeiro nos destrinchamos a matrix entendemos o seu 100%, cara tudo é relativo, gosto muito de ver vídeos como o do pirula, olavo de carvalho, cortela, pensadores dos mais variados gêneros, voces nos propiciam aquilo que mais precisamos que é a duvida!
Isso aí
O Ermac do MK é um composto de várias almas de guerreiros mortos.
Depois que comecei a acompanhar o canal Visão paranormal caça fantasmas Brasil. Com certeza creio sim que existe alma, energias, fantasmas... Tudo que envolve a força paranormal eu acredito. Mas respeito muito opinião contrária. Cada um tem a sua. Adoro esse canal também 👍👍👍
Para o espiritismo a evolução começa desde o átomo. Logo, as células também seriam "almas" (estou usando esse termo por que no vídeo não foi separado os níveis).
O que faz ter a certeza(impírica e pessoal) de que existe uma alma é o desdobramento astral. Eu faço desdobramento desde 7 anos de idade e sempre tenho minhas próprias provas pessoais de que a natureza real está em outra dimensão, outra frequência da realidade. Assim como as ondas tem frequências, e você pode trafegar entre seus níveis(como é feito em rádios).
Mas estas experiências pessoais não servem para provar cientificamente... eu sei!
Para mim, hoje(eu sou uma metamorfose que muda de ideias sempre) a alma é apenas quem a gente realmente é. Como se a vida aqui fosse apenas um vídeo Game, que você vai passando denível, tem Play Again, e etc. E cada momento você utiliza um personagem para jogar. Quanto mais pontos você tem, melhores é os personagens que podem usar. E só!
E se não tivesse a alma, não funciona o personagem. Por que falta quem vai dá os comandos... mas existe a possibilidade de programar as ações para que a programação jogue. Tipo jogar contra o computador... é apenas uma programação.
Um filme bom sobre essa reflexão é o antigo e extinto ExisteZ. É difícil conseguir baixar ele.. mas ele mostra exatamente isso.
Em fim, esse meu comentário não foi para te convencer que a alma existe ou apontar evidências científicas que existe sim uma alma.. ou chame lá como quiser.. apenas estou colocando meu ponto de vista para novas reflexões futuras. Abraço!
Acho que para as pessoas que acreditam, a função da alma seria a vida eterna. Como seria possível a vida eterna se observamos os cadáveres decompondo? Com a alma que saiu dessa carcaça podre para habitar as terras da felicidade plena ou do sofrimento pleno...Para algumas crenças ela seria a portadora da memória de outras vidas (e essa memória não seria acessível ao corpo físico). Na minha opinião a alma é o produto no narcisismo humano, uma forma de se achar melhor e mais importante que as outras espécies que habitam o planeta. Assim como aquela de que deus criou o homem "a sua imagem e semelhança"... Narcisismo, orgulho, etc.
Alma é aquela pecinha branca que tinha dentro dos joysticks do ATARI. Ficava puto quando aquilo quebrava.
A alma como resultado final de todos os aspectos que você apresentou... Então, olhado por um ângulo histórico.. tudo (na natureza) se organizou para que vivêssemos como almas conscientes de uma vida complexa e organizada. Isso envolve também a questão do "Plano Divino" em contrapartida ao Caos (científico).
se você colocar a cabeça de uma pessoa em outra a alma muda de corpo ?
No caso não, pois alma muito provavelmente não existe, assistiu o vídeo inteiro antes de comentar?
nao
+vnx vai buga, vai dar erro fatal, tela azul
+vnx não sei qual a medicina que conheces a que conheço não faz transplantes de cabeças
+Rónison Ricardo ........ é pra acreditar em alma até o Pirula falar q não existe, PQP ... ''''provavelmente'''' dito no vídeo não é conceito...
Alma pra mim é a consciência, é mental toda a minha evolução e experiências!!
ta errado
Alma é a bondade da pessoa.
Por isso temos que uma pessoa desalmada é aquela que nada de bom sai de suas ações; cruel.
+Leonardo D'Calves entao as pessoas que nao sao muito boas tem uma alma tipo 50 porcento.
primeiramente parabéns pela forma como aborda o tema, ótimos questionamentos. Do meu ponto de vista, a relação entre alma/espirito e corpo, se dá por um ponto que você mesmo tocou... tudo por questão de interpretação...
como você muito bem colocou, a vida é basicamente uma máquina... seja a bactéria, o fungo, o cachorro ou o humano, todos esses corpos que vemos, são essencialmente máquinas biológicas... e a abordagem muda quando observamos que o corpo não depende da alma, assim como a alma não depende do corpo. sepegar algumas vertentes do espiritismo, a vida evolui naturalmente como uma lei do universo criado por deus, e essencialmente espiritos animam corpos para vivenciar diferentes tipos de experiencias durante seu desenvolvimento... dessa forma, a máquina orgânica é basicamente um mecha utilizado pela alma, e o cérebro seria a ponte que conecta ao espirito, transmitindo sensações e recebendo comandos... mais ou menos por aí. mas como você também bem disse, em essencia acreditar ou não acreditar nisso, não muda em absolutamente nada a nossa realidade...
Tão importante quanto sabermos o que é a alma, é sabermos se essa sobrancelha do Pirula é real .....
A questão para mim é: para quê serve a matéria?
eita poha
Pra nada
A matéria serve pra você ter noção de quão irrelevante é.
Uno reverse card bam!!
A ideia de alma tem apenas uma função: instrumento de manipulação por parte das religiões/religiosos que vendem a ideia de pós-morte e vida no paraíso, a alma seria o seu voucher garantidor que conduz o seu "ser" para o além, é tão absurdo tal ideia que chega a ser conto infantil. Mas, é parcialmente compreensível uma vez que o ser humano tem medo da morte, medo de perder pessoas queridas, sendo assim tal simbolismo é reconfortante pq cria a condição de vida infinita e de q tudo tem um propósito, tornando mais fácil de aceitar o mundo real do q digerir as leis caóticas do universo q nada de romântico tem a oferecer.
Exatamente isso!
Ô Pirula! Tu é ateu? Mas que beleza que você tem uma mente pensante em tudo, isso é bom, já é um bom começo pra não ficar doido com tantas teologias e teorias. Provar a existência de espírito e alma... O conhecimento biológico humano não desvenda nem a ínfima parte do ser humano no seu conceito de alma vivendo numa máquina biológica.
Pirula, pode fazer um vídeo sobre experiência quase morte, por favor?
Almas são aquelas coisas que vc ganha quando mata um mob no dark souls
Isso msm kjkkkkkkkkkjjj
Somos várias alminhas! Pirula, vc é foda! Hahahaha! Cada célula tem a sua alminha. Huahuahuahua! Ataque se riso!
E se cada uma não aceitar jesus vc vai pro inferno
Gostei da abordagem do tema trazendo reflexão sobre questões nomenclaturadas, porém q são difíceis de definir como outro exemplo à "vida". Mas algo que observei é que você cita a biologia, a química, a física. Contudo, existem outras ciências como a psicologia e psicanálise que estudam esses temas entendendo que nem tudo está no positivismo/mecanicista e que por essa necessidade surgiram tais ciências como as comportamentais, fenomenológicos-existenciai e metafísica (psicanálise) que apresentam esses reflexos do bio entendido como alma podendo ser pensamentos, comportamentos personalidades e demais reflexo e acústicos (se é q pode-se afirmar nesse sentido) como produção não palpáveis, mas que existem e estão ali. Claro que eu também não acredito na alma numa visão e viés espiritual, até pq na filosofia e teologia já se diferenciava alma e espirito até nós seus sentidos etimológicos Espírito é ar, vento e alma (psi no grego) seria para uns na visão teológica como a junção do corpo e espírito assim como a junção da lâmpada e energia elétrica q formam a luz, porém a luz não é nem um e nem outro e sim ambas. Outro detalhe que o termo alma não é de origem portuguesas então sofre um efeito da transliteração do original do termo para o nosso português, precisa ser visto também essa questão linguística, e nisso já se entende que nomear coisas não dar exatidão no seu significado e sentido. Na psicologia o termo psi é alma q está mais relacionado o q eu já havia dito antes reflexo, acústico, fenômenos não palpáveis produzidos pelo bio que interage com ambiente. Assunto difícil de definir e nunca esgotável. E tbm sou agnóstico com inclinação ateísta. Lembrando que o objetivo não é responder seu questionamento, até porque "Alma" é uma nomenclatura e termo construído em época que não se entendia esses fenômenos e que hoje ainda utilizado, porém mais como algo fantasmagórico no senso comum. Mais a alma poderia se dizer esta relacionado a tudo que havia dito antes como uma produção unica e idiossincrático do ser ou existência, uma produção existencial? Ou características e estilos único do fazer? Todavia, é presunçoso da nossa parte definir a vida assim como definir alma. São termos que nao se tornaram obsoletos, mas que não se encaixa para definir uma coisa na ciência, filosofia e teologia. Flw
Eu interpreto q a alma seja uma abstração pra uma suposta imortalidade da essência individual, acredito q a consciência seja a mais precisa em relação ao q quero dizer, como se nós nao fossemos nossos corpos, somos essa essência q utiliza o corpo com uma ferramenta q é necessária para se manifestar na realidade física, por meio dos 5 sentidos e troca de experiencias com o meio, e quando o corpo perece continuaríamos com a essência viva talvez sendo representada em um plano de realidade diferente, claro q nada disso tem um estudo ou algo mais profundo são apenas reflexões próprias sobre o assunto, ótimo vídeo inclusive Pirula, abç
edit: Só respondendo a pergunta no final do vídeo, a função seria simplesmente para manifestação física e um possível desenvolvimento dessa própria essência, talvez seria essa uma boa explicação para animais com menos capacidade intelectual de sim, terem um alma porem pouco desenvolvida, ou uma essência praticamente inexistente
+Renan Almeida Era isso que eu tinha em mente no decorrer do vídeo. Seria não a utilidade da alma para o corpo do ser humano, mas a utilidade do corpo do ser humano para a alma se expressar, de aprender ou evoluir num espaço e período limitados e num corpo passível de perecimento e modificações (que, eventualmente, levaria à evolução da alma).
A alma é um hd externo que faz um backup da pessoa e é enviada pra Deus, onde ele faz a instalaçao em um computador de mesa com sistema Dos.
sou espírita e achei o vídeo muito legal, questionador mesmo.
Energia cinética?
Rafael Dorta se és espirita deveria ter percebido o equívoco da maneira como ele aborda a questão. Quando a abordagem é equivocada o resultado também será.
Exatamente, se é espírita, deveria saber que nao somos corpos que têm almas, e sim, almas que têm corpos.
Evidências 0, só blá blá blá
Alan Kardec era um homem tal qual se esperaria de um europeu do século XIX, os espiritas são cheios de se referirem a sua crença como "científica", mas a verdade é que ela é mais uma pseudociência, assim como a frenologia, da qual o próprio Kardec foi membro ativo de uma associação, será que os espíritos não foram capazes de dizer a ele que tudo aquilo era baboseira?
universoracionalista.org/a-face-racista-de-allan-kardec/
O espiritismo surgiu mesmo com as irmãs Fox, e mesmo tendo admitido que as apresentações se baseavam em truques, as pessoas continuaram acreditando e se negando a enxergar a vdd. Assim como ninguém menciona a forma como Xico Xavier falava sobre vida em Marte quando isso ainda era tido como possibilidade (vida tecnologicamente avançada)
ruclips.net/video/qE1lx6NlvB4/видео.html
Você não tem razão. O Espiritismo é a ciência que estuda a natureza e as manifestações dos espíritos. É uma ciência empírica, ou seja, nasceu da observação de fatos. Estas evidências estão por todo o lado. Dizer que não há evidências é má-fé ou ignorância.
O Espiritismo postula que a alma existe. Não o pode provar por meios físicos ou químicos porque a alma não é detectável pelos nossos instrumentos. Da mesma forma, ninguém pode provar que a alma não existe. Pode ser encarada como uma questão de fé.
No entanto, ao estudar a questão é impossível negar a existência da alma. Mas o estudo não posso eu fazer por si.
mesmo q não há como provar, acreditar q nós, seres humanos, viemos do nada para o nada, ainda me parece muito limitado.
Mesmo q pareça uma coisa fantástica ou inacreditável, é saudável q as pessoas tenha alguém tipo de fé onde elas esperam algo mais, uma outra vida além dessa.
alma serve somente para ser sugada pelo shang tsung (caso você cruze com ele)
Melhor comentário! kkkkkkkkkkkkk
pra mim, a alma é como se fosse um pendrive com um arquivo Install.exe. quando a pessoa nasce, a alma pega um cérebro em branco (HD) e instala nele como deve agir e reagir em algumas situações. Claro que com o passar do tempo fatores ambientais e sociais possam influenciar (dependendo do q o HD baixar ou compartilhar) nessas reações do cérebro. Se o cérebro estragar de alguma maneira, o sistema Bugga, o hardware não vai rodar o software como deveria. No final todo o progresso fica armazenado na nuvem.
(eu sei q é uma besteira, mas foi oq pensei pra tentar contornar os questionamentos)
+PedrO Phelipe Essa sua visão é muito parecida com uma discussão filosófica do século XVII, o racionalismo que contém o chamado conhecimento a posteriori (ideia parecida com o pen drive que você falou) e o conhecimento a posteriori ( o empirismo, conhecimento que se adquire com as experiencias em vida) Fica dica para pesquisar mais caso se interesse
+PedrO Phelipe Criativo
+PedrO Phelipe O que levanta a possibilidade da gente estar vivendo numa simulação de computador.
+PedrO Phelipe Isso nao seria de alguma forma instinto, tipo você falou "como deve agir e reagir em algumas situações" isso e instinto kkkk
+Skaluno Bolotas não na questão de instinto. Tipo assim, algumas pessoas gostam de batata e outras não.. Algumas pessoas Gostam de ajudar outras pessoas.. Algumas gostam muito de comer e outras nem ligam.. tipo isso.. tipo isso só que mais voltado pro lado de ver alguma pessoa precisando de ajuda e querer ajudar ou não.. sei lá, qd vc fala em instinto me remete muito a questões de risco a vida e não era isso q eu tinha em mente
eu ja tive morte cerebral quando assisti uma aula de biologia de um pastor evangelico ´´a cor da pele de uma pessoa não é genetica é Deus que escolhe se uma pessoa vai ser pura(branca) ou pecadora(NEGRA)``_PASTOR
+helio brid fraife neto fraife facilmente esse cara poderia estar preso
com certeza mais ele só ia ganhar publico
Alma é algo que me leva a pensar em Imortalidade, poderia abordar este assunto.? Existe Imortalidade biológica (física), por exemplo um ser que não morre por envelhecimento (já li sobre uma espécie de água viva e lagostas) ? Sabemos que isso não se aplica ao ser humano na nossa realidade, porém o que seria a eternidade? Tudo que inicia termina? Se houver explicação ou reflexões sobre este assunto de sua parte gostaria de assistir.