Atacar uma idéia é sempre válido, independente de qual seja esta idéia. Religião é uma idéia ou um conjunto de ideais. Já homossexualidade não. É uma falsa equivalência ao tentar afirmar que criticar a religião é "cristofobia". Como foi dito no vídeo, criticar os MOVIMENTOS ligados com a homossexualidade é válido. Criticar A homossexualidade é preconceito ou, no mínimo, ignorância. O mesmo vale para tudo. Criticar uma pessoa pelo simples fato de possuir uma religião, é preconceito. O que falta muito ainda para algumas pessoas, é saber diferenciar liberdade de expressão de preconceito ou intolerância.
Mateus Andrade (antes de falar, só quero afirmar que não sou contra homossexuais, pelo contrário, sou à favor das liberdades individuais) Criticar a homossexualidade em si não é preconceito. Se alguém disser "ser gay é algo fora da curva normal, logo não é algo de boas maneiras e deve ser mantido em privacidade" ela não estará sendo homofóbica, mas estará criticando o homossexualismo. É a mesma coisa que dizer: "tudo bem ter religião, mas seus cultos e crenças deviam estar dentro do seu templo, não sou obrigado a ficar ouvindo sobre seu amigo imaginário".
Minha redação no ENEM teve a argumentação baseada nesse vídeo e tirei 840, obrigado Pirulla, de certa forma você contribuiu pra que haja mais um biólogo na universidade
***** Tomou um Fight lindo, poderia mencionar também à primeira academia de ciências do mundo que pertence até hoje ao vaticano com membros indicados pelo papa e somam inúmeros nobels em todas áreas da ciência. Nem vou mencionar o fato da Igreja ser o divisor de águas do Oriente Médio e Ocidente. Graças à eles você não grita Allahu Akbar agora... Só espero que essa idéia de atacar a conduta cristã não traga o islâmismo.. Pois o'que mais vejo é militantes fazendo o papel dos Kebabs nas cruzadas.
Wadson Carlos Cristianismo não é uma doutrina, cristianismo é um conjunto de idéias que deu certo!! Todos valores que à família carrega hoje (Na sua Família) é parte de princípios cristãos, com o ataque frequente à essa soberania conquistada pelo ocidente só restará um caminho sem volta... onde isso tudo vai chegar ? lei-a o livro Freud: The Mind of a Moralist (1959), Philip Rieff (1922-2006) ou My Life Among the Deathworks (University of Virginia Press, 2006).
Pirula! Eu sei que esse comentário não tem nada a ver com esse video, mas toda vez que assisto seus vídeos com a minha filhinha de 5 mêses no colo ela fica rindo pra você! :D
Voltei do futuro pra dizer que Bolsonaro não viu seu vídeo e foi na ONU em 2020 falar que o Brasil ta sofrendo de Cristofobia enquanto a Amazônia e o Pantanal estão pegando fogo.
@@izurukamukura3852 Discordo um pouco com você. Existe sim uns otários que ridicularizam a religião alheia e ainda pagam de antropólogos, sendo a maioria uma cambada de ateus, mas eu devo agradecer que no Brasil o pré conceito com cristãos é apenas piadinhas toscas para agradar um público gado e alienado, porque em outros países tem perseguição da pior possível. Dúvida? Veja a situação do Oriente, por exemplo.
nem se compara, pirula. homofobia mata diariamente, "cristofobia" é irrelevante. confesso q mudei de opinião quanto a existência da cristofobia, mas mesmo assim não achei que os argumentos foram válidos o suficiente
Pirula você esqueceu de considerar algumas coisas importantíssimas para esse tipo de debate. A primeira coisa trata-se dos preconceitos sobre uma condição de nascença contra o preconceito sobre uma condição escolhida. Por mais que seja preconceito, ao cristão (e ao mulçumano) existe a escolha (e razões) para seguir ou não a religião. E como se faz pra escolher ser negro, ou indio? A segunda deriva da primeira, trata-se das lideranças e das ética e morais norteadoras. Para toda religião existe hierarquia e códigos de conduta que tendem a nortear as ações de seus seguidores. Entretanto para ser negro ou homossexual você não depende de nada disso. Exatamente por isso que existem casos híbridos. E uma terceira trata-se então dos casos híbridos. Dentro desse quadro de escolha, o opressor PODE escolher não oprimir mais. Ou pelo menos tentar diminuir sua opressão. Já o oprimido, aquele que nasceu pertencendo a um grupo oprimido, não há muita escolha. Não da pra escolher não ser mais oprimido. No geral, ele deve se defender e lutar para que isso não ocorra mais. É por isso que a frase do Gregório, embora originalmente seja uma ideia muito mais antiga, é um mantra: ao oprimido só cabe a reação.
MrYuriTambor Eu concordaria em geral, mas lembre-se que religião muitas vezes é igual time de futebol. Eventualmente você mesmo escolheu, mas na maioria das vezes, você nasce assim, escolheram pra você. Pessoas de comunidades cristãs criam seus filhos como cristãos, e depois que a mentalidade é formada, "sair" é algo muito, muito dificil. Nã é uma simples "escolha" como escolher um prato num cardápio ou um filme no cinema.
MrYuriTambor seu discurso já é falho pelo fato que mudar de opinião não é tão simples como mudar de roupa. Uma vez vi um cara com esse discurso alegando que diante de um religioso intolerante, era só mostrar que não existe um argumento lógico pra provar a existência de deus que o preconceito acaba. Minha reação foi... EIN????? Quer dizer que a solução para o fim da intolerância religiosa era assim tão simples.
Sempre ouvir várias criticas a respeito do Pílula, mas agora descubro que ele não e esse ser repugnante que falam...Deixando bem claro sou contrario ao pensamento dele mas as vezes escuta o contraditório e bom PS. mas um inscrito
Pirula, concordo com grande parte do seu vídeo. A linha de raciocínio está boa. Só tem um pequeno detalhe que é determinante na disseminação das "fobia". O poder político. Quantos donos de grandes empresas, donos de tv, políticos e pessoas influentes conhecemos do público LGBT? Dá pra contar nos dedos. Agora, quantos cristãos? Isso faz toda diferença pro tamanho da opressão. É aquela questão do tamanho da voz e representatividade. A ideia seria reequilibrar a balança tratando com diferença os diferentes. Isso é só um ponto. Mas honestamente, não importa qual seja a "fobia" ou preconceito. Isso tudo só vai acabar quando tivermos educação de qualidade que ensine a pensar. Com ela todos os racismos e preconceitos serão minimizados em grande escala. Isso tudo é uma burrice sem fim.
Os donos da maior tv do Brasil não é cristão. O partido político de situação apóia a causa LGBT as maiores empresas do Brasil apoiam a causa Lgbt. Então esse argumento torna se fraco.
Leandro Maurício Todo mundo tem poder político. Uns mais, talvez, outros menos. Não importa quem seja, quem inicia agressão deve ser impedido, dissuadido, ou reeducado. Qualquer coisa diferente disso é argumento totalitarista. Qualquer grupo isento de critica ganha poder o suficiente para controlar o discurso. E o controle do discurso é totalitário. O poder econômico e político que os judeus tinham na europa não justificou o nazismo. Mas provavelmente foi o que os transformou em boa parte das vítimas da guerra, afinal de contas, roubar um rico é mais lucrativo.
Leandro Maurício "O poder político. Quantos donos de grandes empresas, donos de tv, políticos e pessoas influentes conhecemos do público LGBT? " Na verdade isso já é parte do Discurso de Poder SJW. Simetria não é algo que exista numa dada realidade de poder e sim algo absoluto. Qualquer grupo que justifique que pode tratar pior o outro lado que este trata a si mesmo, esta racionalizando uma degeneração e uma violência. Além de ser um discurso extremamente Orlewiano.
Wellington Almeida de Oliveira " Na verdade isso já é parte do Discurso de Poder SJW. Simetria não é algo que exista numa dada realidade de poder e sim algo absoluto. Qualquer grupo que justifique que pode tratar pior o outro lado que este trata a si mesmo, esta racionalizando uma degeneração e uma violência. Além de ser um discurso extremamente Orlewiano." Mano, me dá um autografo, primeiro comentário racional que vi aqui, de resto é um bando de chiliquenta vitimista!! Você está se referindo a Orwell ne? hahah "todos são iguais, mas há alguns mais iguais que outros" hahaha
Escrevi um pequeno texto para meu blog e posto aqui também: Existem limites para a liberdade de expressão, seja ela escrita ou em obras artísticas? Sim, existe. Você não pode, por exemplo, sair por aí ameaçando as pessoas de morte. Não pode divulgar as fotos íntimas de outras pessoas (mesmo que isso lhe pareça lindo e maravilhoso, uma obra de arte...) se elas não tenham lhe dado autorização para tal. Não pode divulgar que uma determinada pessoa cometeu um crime sem ter provas. Porque tudo isso é muito perigoso, pode despertar ódio. Pessoas podem morrer em função de afirmações mentirosas ou boatos que façam menção a crimes ou atos imorais que não ocorreram. E tudo isso fica muito mais complicado quando as agressões verbais, ou o que chamam de "liberdade de expressão", começam a se dirigir para grupos de pessoas menos favorecidos ou minoritários, os quais são mais vulneráveis e desprotegidos em um determinado contexto social. Talvez seja importante pensar um pouco nisso antes de vociferar em favor da irrestrita liberdade de expressão ou de querer transformar em crime toda e qualquer representação que você julga como ofensiva em relação à uma ideia, símbolo ou imagem que você ama.
Este comentário me lembrou o termo "pele grossa". Onde uma pessoa não deveria se sentir ofendida pela opinião alheia. Outra coisa completamente diferente é me ofender diretamente (você é "x" ou o grupo que você faz parte é "y" ou merece "z")... Penso que, na medida em que não ofendeu (e aqui devemos ignorar questões como "politicamente correto" ou moralmente aceito) ninguém, nem seu grupo, diretamente. Nem, evidentemente, publicou dados (fotos) íntimos sem permissão... Tudo o resto deveria ser visto como normal... Aliás, em alguns casos até a ofensa pessoal ou ao grupo que pretenso cai aí neste "pele grossa" (ser mais imune ao que é dito)...
9 лет назад+2
FRANK JAAVA Liberdade de expressão é total, mas ela passa pela propriedade. Dentro da sua casa, você tem o direito de falar o que quiser. Num ambiente publico ou privado você tem que seguir as leis da propriedade. Por exemplo: Eu não tenho o direito de entrar na sua casa e falar que você é um idiota util. Quanto a internet isso fica mais simples uma vez que toda rede social tem um conjunto de regras, cujo usuário concorda ao utiliza-la.
FRANK JAAVA Ameaçar, divulgar fotos intimas e falar mentiras não é liberdade de expressão !!! Não posso dizer que "as ideias de vocês ou as minhas estão certas", porquê sempre vai haver pessoas opostas a elas. Mas ideias é uma coisa e definições são outras.
FRANK JAAVA Interessante: as expressões proibidas por lei dizem respeito a pessoas concretas, enquanto as expressões que são uma afronta à liberdade de expressão dizem respeito a abstrações. Sinceramente, contanto que a calúnia e a ameaça sejam passíveis de punição, o resto _deve_ ser liberado. É ridícula a cultura em que as pessoas têm medo de expor as próprias ideias por medo de processos judiciais. Se pessoas têm medo de expor as próprias ideias para evitar reprovação ou controvérsia, tanto faz. Agora, uma pessoa pagar indenizações gigantescas por falar mal de homossexuais através de truísmos como "órgão excretor não reproduz" é sacanagem. Mais uma coisa: Eu, sendo cristão, detestei o escarnecimento feito na última Parada Gay. Entretanto, assim como prezo o direito daquela galera de retratar o Nosso Senhor como lhe convém, prezo também pelo direito dos meus colegas cristãos de ridicularizar, fazer piada, condenar etc. Esse negócio de apertar o play e depois processar Malafaias e Felicianos tem que acabar. Esse país tá ficando deprimente já.
Thiago Jaschek Thiago, sempre vão existir excessos. Sempre vai ter gente querendo processar Malafaia e Feliciano por falar merda, e sempre vai ter gente querendo processar parada gay por usar imagem de Jesus. Começar um processo é direito de qualquer pessoa, o desenvolvimento desse processo é o que importa. E nesses casos, nunca ouvi de um processo que realmente rendeu alguma coisa. Exceto o do Levy Fidelix. Mas a frase que rendeu um processo ao Levy não foi "Órgão excretor não reproduz", isso muitos outros já falaram. O que rendeu o processo dele foi "Temos que lutar contra essa minoria"
Se a "cristofobia" se tonar um "argumento" usado de forma tão errada como a homofobia é usada hoje (por exemplo, não permitir críticas sobre determinada ação sob a alegação de "cristofobia"), será interessante ver como ela será usada contra si mesma. O próprio Pirula comentou sobre o preconceito e a depredação de patrimónios católicos e evangélicos por parte uns dos outros (católicos contra evangélicos e vice-versa). Se fosse o caso, os próprios cristãos estariam sendo cristofóbicos, e praticariam a cristofobia contra eles mesmos. (Isso poderia acabar em um Sunitas VS Xiitas parte 2?)
FunkyRawberryCat Perfeito Funky, bem colocado seu pensamento mesmo! E não duvido nada disso não!... Poderia também ser uma espécie de Sunitas x Xiitas ( a revanche! )..eheh abs
Concordo com você, Pirulla. Os movimentos são ideias, seus integrantes são pessoas. Não há problema em criticar um movimento, mas ofender seus integrantes, aí seria um ato de preconceito. Pessoas tem direitos, ideias não.
Sou cristã e acho seus vídeos sensacionais! Você, na maioria das vezes, com suas atitudes mostra ser mais cristão do que os verdadeiros cristãos... Ter uma religião não torna alguém melhor.
Eu vi um vídeo de uma transexual falando a respeito desse assunto e tem uma parte que ela diz q anos atrás antes msm da cirurgia dela, ela falava para a mãe e amigos q quando saia na rua ela se sentia crucificada da maneira q as outras pessoas a olhavam, a outra transexual apenas fez as outras pessoas enxergarem oq elas passam, com uma crítica artística
Ótimo vídeo Pirula. Eu acho esse argumento de que "Se deve sempre ficar do lado do oprimido" uma das coisas mais estupidas de se usar. Ser oprimido não torna suas ações/crenças/ideais/ideias imune a questionamento. As pessoas tem essa mania de interpretar criticas aos ideais delas como se fossem pessoais.
Marcio Martins Eu acho que o Gregório Duvivier não quis dizer ficar necessariamente ao lado do oprimido, mas contra a opressão. Acho razoável fazer graça de qualquer pessoa, mas desde que não seja usando pra isso elementos da opressão que ela sofre todos os dias.
André Pessoa Não vi essa entrevista, apenas disse pq já cansei de ouvir esse "argumento" quando estou discutindo essas questões. Quanto ao humor, acho que tem que fazer humor com o que quiser, se tem babaca que acha graça fodas. Piada "ruim" é reflexo e não a causa de uma sociedade "ruim". Implicar com isso so da força para esse povo, a prova é o Rafinha Basto e o Danilo. Se ninguém tivesse ligado e apenas tratado a piada deles como uma piada sem graça, ele não teriam a fama/infama (eu nunca teria sequer escutado sobre eles) que tem hj.
Marcio Martins vc está errado, quando pessoas fazem piadas preconceituosas isso não cria preconceito mas reforça o preconceituoso que tem medo de se expor, dá força para eles se expressarem sem medo da retaliação intelectual e a prova maior disso é o discurso que tudo hoje em dia é mimimi e não se pode falar mais de nada, é a reação esperada dessas pessoas
Diego Nexus Vc está errado. Eles fazem essa piada não é para expressar um preconceito deles, mas é para atender o nicho de humor do publico deles, publico que os extremistas do politicamente correto ajudam a aumentar, e ganhar dinheiro. Eu não acho graça mas longe de mim querer definir o que uma pessoa pode ou não consumir com o tempo livre dela. Enquanto essa pessoa não fazer nada de errado, ela pode gosta de hentai pedófilo que eu não to nem ai.
o que vc acha é irrelevante,o importante são os fatos... o que eu relatei são fatos eu não pedi a sua opinião, vc estando ai ou não a realidade não muda é por isso que vc está errado
Esse vídeo deveria ser jogado em rede de TV aberta. Pirulla, parabéns! Continua lecionando por aqui, porquê isso sim é uma aula de educação social, ciências, historia e politica.
Talvez por eu ser ateu e não ter por símbolos cristãos uma afeição, não entendi a imagem do transexual numa cruz como desrespeito ao cristianismo - eu sei que esse não era o interesse específico do vídeo, mas eu gostaria de pontuar. Entendi aquilo como uma manifestação artística bastante visceral, mas com uma mensagem muito forte. Afinal, devido ao preconceito e a atos discriminatórios que os transexuais recebem, muitas vezes movidos por pessoas que contemplam Jesus, tornam a vida desse grupo social marginalizado um contínuo calvário. Isso pra mim é bem diferente, por exemplo, de destruir figuras sacras. Ali, ao se destruir a imagem de devoção, pode-se dizer que há um desrespeito à religião. Mas aqui se utilizam de uma figura contemplado por muitos para se fazer uma metáfora à situação dos transexuais e demonstrar a completa hipocrisia dos ditos devotos do Senhor.
Maurício Rodrigues Eu tive exatamente a mesma impressão que você e fiquei abismado em ver a quantidade de gente que não conseguia enxergar da mesma maneira. Achei uma comparação bem razoável, como se os gays ainda carregassem uma cruz com todo o preconceito que sofrem, dando também uma "alfinetada" na igreja, que é a maior disseminadora desse ódio.
***** Bem cara,eu como já fui cristão fundamentalista diria que é pelo culto ao ''sagrado'',os cristãos consideram jesus intocável,um ser que não deve ser criticado nem satirizado,estando acima de todas as religiões,crenças e ideias,bem é mais ou menos isso.
Zil Dark Mas pelo que eu entendi, a travesti Viviane não criticou nem satirizou Jesus Cristo. Ela quis dizer algo assim: "vejam, a nossa vida também é uma cruz; vejam o que a gente sofre". Foi, de certa maneira, um protesto até pio, não contra Jesus, mas contra a sociedade.
André Pessoa Mas é aquilo que eu falei lá em cima ''os cristãos consideram jesus intocável'',por isso usar simbolos com transexuais em lugar de jesus (gays,lesbicas,coisas que normalmente cristãos repudiam) é como se fosse uma afronta a imagem,apesar de não ser,pois o símbolo religioso é público e não de um grupo só.
Maurício Rodrigues eu não considero desrespeito não, porque não teve intenção de debochar e sim de expor o sofrimento da população GLBT desrespeito foi quando enfiaram cruz no ânus na Marcha das Vadias, ali foi intencional a afronta
Concordo com a tua linha de pensamento, mas, devemos tbm levar em consideração que um cristão (evangélico ou não) não é assassinado no Brasil por ser cristão; que não apanha ou leva uma lampada na cara na Paulista por ser cristão... então, acabam tendo distâncias díspares na comparação. Devemos levar em consideração os estudos sobre violência contra homossexuais com números alarmantes e onde estão os estudos sobre ataques a evangélicos no Brasil?... quantos morreram? quantos são atacados simplesmente por serem evangélicos?... Claro, casos isolados devem existir, por que o ser humano está cada vez mais intolerante, sobretudo, quando se está em meio a uma guerra velada. Assim como, existiram nazistas que ajudaram judeus, mas, a generalização está aí pra isso, então, de forma geral, nazistas foram os vilões da história.
Leemax Andre Cara acho errado desmerecer o sofrimento dos outros, a partir do momento que existiu 1 caso de agressão contra alguém por determinado motivo isso já deveria ser considerado na lei. Se estamos tratando de leis contra discriminação, essa lei não deveria vir escrita de modo a proteger contra essa ou aquela discriminação, ela pode até ser motivada pelos casos contra um grupo especifico, porem não acho que deveria conter em seu texto isso. No seu texto você mesmo disse que não tem estudos sobre ataques a cristãos, talvez o motivo disso seja que nao houve exposição na mídia sobre isso, por exemplo também não existem lá muitos estudos sobre estupros sofridos por homens, e nem por isso acho que o texto deveria deixar homens que o sofreram de lado. Caso de nazista, bem o nazismo foi um movimento que ganhou muita força meio que porque o pais estava pobre e parte dessa pobreza as pessoas consideravam culpa dos judeus, então se alguém se dizia nazista tenho quase certeza que odiava judeu, já se tivesse falado sobre alemão era outra historia. Mas isso não importa foi só um exemplo mal escolhido.
Leemax Andre O caso da lampada aconteceu a quase 5 anos. Em uma população de 200mi com 50mil assassinatos por ano é esse o caso que vamos continuar lembrando? E a quantidade de crimes claramente homofóbicos, tipo linchamento são rarissimos no Brasil. É basicamente um problema que não existe. Mesmo as estatiscas mais escabrosas que os movimentos LGBT divulgam de tempos em tempos representam uma quantidade infima frente aos assassinatos no Brasil.
Jose Pedro Gonaçlves Cara se tiver 1 pessoa que morreu devido a ser cristao isso ja devia ser amparado pela lei, exatamente do mesmo jeito que por ser homosexual, negro, gordo, etc. E tenho quase toda certeza que existe um caso por ai.
Muito bacana seus comentários, a intolerância, preconceito, falta de respeito à liberdade do outro. Nós brasileiros temos tudo isso em nosso meio e ignoramos, não sabemos lidar com a situação. Que cresce a cada dia, com atitudes extremadas e atos até violentos, um terrorismo silencioso.
Infelizmente no que se trata de princípio norteador, muitos cristãos usam essa parte da Constituição: "Titulo II, Capítulo I, Art. 5º, VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;" Eles consideram que isso cria uma inviolabilidade de quaisquer elementos das religiões deles. Certamente no que se trata de liberdade de crença, é bobagem, pois nem a transsexual na cruz limitou a liberdade deles de praticar e propagar suas religiões. Já quanto à segunda parte é mais difícil de argumentar. Embora quase todos atos de protesto contra atitudes de religiões ocorram fora de locais de culto, será que essa proteção à liturgia se extende ao uso de símbolos fora das cerimônias? Não ajuda que também já há a lei do vilipêndio religioso www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del2848.htm#art208 "Decreto Lei nº 2848/40, Título V, Capítulo I, Art. 208 - Escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso:" Isso honestamente me da medo por ser um elemento completamente excepcionalista, dando a religiões proteções que violam a liberdade de expressão alheia enquanto eles estão livres para espalhar qualquer forma de absurdo e preconceito pela "liberdade de crença" deles. E no final das contas entra naquela bola de neve insana que você menciona, pois como se faz se uma vertente cristã faz uso de cruzes e santos e outra que considera qualquer simbolo de idolatria uma blasfêmia se encontram? Quem está desrespeitando o outro? Ou só quem não é religioso tem que se sujeitar? E como isso sequer funciona com essa base Constitucional: "Titulo II, Capítulo I, Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:" "IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;" Como se pode dizer que todos são iguais perante a lei e tem liberdade de expressão, e dar às religiões controle sobre o que os outros podem expressar?
Pirula, se você puder fazer um vídeo sobre a filogenia dos repteis incluindo os clados pré-históricos para falar da relação deles como os Plesiossauros, Pterossauros, Dinossauros, Anapsidas, Sauropsídeos e etc. Incluindo grupos atuais como os testudines, aves, crocodilianos, cobras e lagartos e etc. Sua evolução de acordo com o que a ciência sabe atualmente. Obrigado!
***** "Cara, ela tá tão na sua!". Caraio, faz tanto tempo que não assisto "Todo Mundo Odeia o Cris" que ri alto aqui... Sinceramente eu não tava esperando essa hahaha
Estamos vivendo um período muito bom, em termos de discussões sobre liberdade de expressão e discurso de ódio. Os limites da liberdade, o que parece bastante contraditório, mas é passo muito importante para a construção da nossa democracia. Precisamos aprender a lucrar com essas discussões...
Exatamente a aula de Filosofia Política, que tive ontem! Além da sua explicação e a do professor serem da mesma base lógica, foi feita uma referência sobre o pensamento de John Locke, na Carta sobre a tolerância, onde estado de Locke assemelha-se no que o governo deve tolerar e o que não tolerar. Onde foi usado a fala de Silas Malafaia que diz mais ou menos assim: “o estão é laico, mas os políticos não!” Claramente já podemos nos perguntar é até onde o “eu” pessoal do político pode interferir na política? Obviamente exige se uma laicidade. Fazendo semelhança com o texto de Locke vemos que a igreja deve apenas se preocupar com coisas da mesma e o estado com estado. E o que deveria ser de acordo com nossas regras políticas. Assim, tomando a parte onde ele diz que os magistrados não podem tolerar é Ateus (com o pressupostos que estes são imorais) e o ferimento dos bons custamos, podemos perceber que, tanto em Locke quanto em nossa sociedade há uma falha em achar que o estado não é originado no seio cultural da sociedade, onde por exemplo a religião também se encontra, tanto que, na nossa sociedade, o conceito de família é claramente judaico/cristão. Concluindo podemos ver que, o próprio estado é um paradoxo nestas questões, assim realmente é fácil de picaretas e oportunistas usufruírem destes buracos para levantar causa, no caso, de uma cristofobia instaurada no Brasil, kkkkkk
Excelente vídeo, mas isso já é esperado do Pirula. A única coisa que ele esqueceu, é que a maioria dos argumentos dele, são relativos, e não dá nem de longe pra comparar a tal Cristofobia com Homofobia, Racismo e Sexismo. Afinal, mata quantos no Brasil? Quantos cristãos você conhece que não foram aceitos ou demitidos de um emprego por serem cristãos? Quantos são expulsos de casa por serem cristãos? Será que se eles estiverem segurando uma Bíblia na rua, vão sofrer preconceito e serão chamados de "Cristãozinhos"? Ou se, de noite se eles estiverem passando numa rua tendo uma Bíblia em mãos, alguém vai atravessar pra outra calçada por medo? Quantos você conhece que sofreram Bullying na escola por serem cristãos? Eles tem problemas pra casar? Pra adotar um filho? Pra doar sangue? Já se recusaram a atendê-los em algum estabelecimento por estarem com uma bíblia na mão? Ganham menos que seus colegas de trabalho mesmo ocupando o mesmo cargo por serem cristãos? Será que eles já ouviram que tá tudo bem ser cristão, mas só dentro de quatro paredes? E muitas outras situações que Negros, LGBTs e Mulheres passam. Lembrando que eu não estou deslegitimando o mesmo, só pedindo reflexão. De novo digo, ótimo vídeo, só não dá pra comparar com os outros preconceitos latentes no Brasil, com consequências realmente visíveis. (Morte, não-aceitação da família, ser expulso de casa, invisibilidade no mercado de trabalho formal e como consequência na maioria das vezes ter de se prostituir (LGBTs) ) Mas não digo que não existe, afinal, tem louco pra tudo nesse mundo. E concordo também que nem tudo é homofobia e nem tudo é cristofobia. Eu sou lésbica, particularmente não me sinto ofendida nem fico irritada se fizerem alguma crítica (Desde que não seja lotada de mentiras e xingamentos) ao movimento LGBT+, sendo ela positiva, negativa ou construtiva. O mesmo direito que eu tenho de criticar religião, eles têm de criticar o movimento. E um adendo final: Além de lésbica eu sou católica.
Genial !!! Excelente sua maneira de expressar suas idéias, de forma neutra, clara e sem imposição. Precisamos pensar mais e repetir menos. Parabéns !!!!
Pirula. Quero te parabenizar pela maneira como você segue em sua explicação e conduz o ouvinte na elucidação do seu raciocínio. Você está entre um dos poucos vloggers que conseguem manter um nível de coerência, inclusive pelo constrangimento que você mostra sentir quando entra em temas sobre os quais você não tem tanto esclarecimento.
Putz, acabei de publicar um vídeo sobre esse assunto e a mensagem foi bem parecida. Só que o meu foi mais longo (para minha surpresa) hehe [editado] Acabei de ver um povo comentando por aqui, eles acham que a gente combinou os vídeos. hahaha
Gostaria de solicitar um tema para o próximo vídeo, tendo em vista, que nesse fim de semana o filme Jurassic World estourou as bilheterias de todo o Brasil. Poderia falar dos erros da franquia Jurassic Park versus a realidade dos dinossauros.
Fiquei pensando no início do vídeo que é diferente um empresário não contratar um cristão por crença do que não contratar um negro por ser negro ou um gay por ser gay. Um exemplo: imagina um dono de restaurante que tem um candidato adventista (que não pode trabalhar no sábado). Esse empresário não poderia contratá-lo porque é a crença que impede o candidato de se adequar a vaga. Já ser negro ou gay é uma característica inerente e também não impede que os indivíduos trabalhem num sábado. Diante de tantos dogmas religiosos, os cristãos não podem se sentir censurados no mercado por um regime que eles mesmos escolheram se colocar. Entretanto, ser gay ou negro não é algo que se escolhe. E sobre a homofobia, sei que os movimentos LGBT querem uma lei criminalizando porque homossexuais são agredidos ou humilhados por causa disso e não existe lei que tipifique esse crime. Geralmente são enquadrados em lesão corporal, injúria, crimes contra a honra, etc. Mas quanto as religiões já existe lei que lhe garante a liberdade de crença e culto. Os cristãos são contemplados nessa lei, bem como islamismo, budismo, umbanda, candomblé, espiritismo, etc. Não existe um motivo aparente para fazer uma lei específica em relação ao cristianismo. Creio que isso seja apenas um tipo de afronta ou deboche para com o movimento LGBT ou mesmo para cercear a liberdade de expressão de grupos que criticam o cristianismo.
Isso é o que eu acho mais genial nos videos do Pirulla, ele sempre me faz refletir, formar opinião e buscar informações sobre temas que passarem despercebido pela minha atenção. Ótimo vídeo!!
Muito bom o vídeo, esclarecedor. O cristianismo é amor, as pessoas não devem disseminar ódio e preconceito por aí, Jesus é amor e perdão. Na verdade, ser cristão não é uma religião é um modo de vida, pois Jesus não deixou religião e foi contra os dogmas dos fariseus. Acho que muitos agem como os fariseus que Jesus tanto criticou.
Lucas Paulino Existem provas bem sugestivas da existência e da passagem de Jesus de Nazaré na terra. Mas o que não é provado são os milagres (por um motivo óbvio).
Lucas Paulino para um cristão as provas ou evidencias não serviriam pra nada. Nós já acreditamos em Deus que putss baita loucura né?kkk E por exemplo, não acharem o corpo de Jesus só ajuda com a ideia que ele foi arrebatado para céu ao invés de atrapalhar a crença, enfim, que Deus te abençoe.
wesley cardoso eu não estou falando de corpos, estou falando de alguma coisa ligado a ele ou mesmo alum texto fazendo referencia a ele não existe NADA! a coisa mais antiga sobre ele é os evangelhos do novo testamento escrito decadas depois de sua suposta morte e ainda por cima são de cunho religioso ou seja não da pra levar a serio.
Gostei muito dos ponto e da discussão quanto ao preconceito e a liberdade de expressão, que deve sim ser base de uma sociedade justa, e digo por experiencia própria que os ataques que ocorrem por conta dos evangélicos é decorrente de pessoas que não entende nem mesmo a própria orientação e usam de discriminação da salvação e são pessoas que tem pouco envolvimento com a bíblia, e possuem muito menos uma constância na vida espiritual ou momentos de intimidade espiritual e por conta de estar envolvidos em um meio com pessoas que tem o real envolvimento, leva a superioridade da crença e não a real questão. Questa que no meu conceito é: eu acredito na bíblia e em Cristo, por experiencias e fatos! Com isso somado a doutrina cristã, eu passei a ter a certeza da salvação! e transmitir que existem formas de se experimentar algo sobrenatural. E o fato de que eu como cristão, se estiver certo, aquele que não tem essa mesma opção/Certeza vai pro sofrimento eterno, se eu estiver errado fica por isso mesmo! No entanto o amor e compreensão que devo ter com os outros me leva a uma comoção pacifica. Outro ponto sitado no videos são os embates espirituais, que podem ser erroneamente classificados como vandalismo ou as vezes simplesmente são atos de violência.Porem esse confronto se torna por força da ocasião a unica forma de demonstrar que a sua crença não só explica a do outro como subjuga a figura apontada na outra pratica religiosa como divindade. levando o exemplo de fazer um trabalho na umbanda para separar um casal católico, ou de um protestante expulsar a entidade de um espirita.
ADOREI!!!! Excelente posicionamento... Eu também não compactuo de ideias cristãs e por vezes tenho medo de exprimir minhas ideias (quando solicitadas) para não ser criminalizado e taxado como o anticristo. Pertenço a um grupo que já sofre uma enxurrada de preconceitos: sou DEFICIENTE.
Eu não gosto de brincadeira com símbolos nacionais ou religiosos. Não é engraçado. Também penso que a religião deva ser exclusivamente praticada dentro dos respectivos templos. Por outro lado eu me pergunto o que me prejudicaria se os meus vizinhos fossem gays ou negros, ou asiáticos, ou brancos, ou mulçumanos, ateus, cristãos ou de qualquer outra religião. Claro que em nada. Diferente do massacre auditivo a que sou submetida pelo vizinho apreciador de funk. Esse sim, consegue extrair o pior de mim.
Vou resumir, porque desenhar é muito complexo: - Se você não foi chamado de "cristãozinho" na escola e apanhou por ser cristão, você não sofre cristofobia. - Se você não é expulso de casa ou até apanha e ouve "você pode ser cristão, mas fora da minha casa", você não sofre cristofobia. - Se você pode casar com a pessoa que você ama independentemente de ser cristão ou não, você não sofre cristofobia. - Se você pode adotar um filho independentemente de ser cristão ou não, você não sofre cristofobia. - Se você pode doar sangue, mesmo sendo cristão, você não sofre cristofobia. - Se você não pode sair de casa sem ao menos ser chamado de "cristãozinho" ou é ameaçado de morte porque está com a bíblia na mão, você não sofre cristofobia. - Se você não apanha de desconhecidos por apenas ser cristão, você não sofre cristofobia. - Mas se você dissemina o ódio, a violência, a infelicidade em nome de uma fé, você não sofre cristofobia, você simplesmente recebe críticas por ser ima pessoa ruim.
Pra mim, fobia, é ter medo de algo, pavor. Pessoas patológicas, sao assim, quando se trata de pessoas, ao meu ver: Mas muitos sao preconceituosos contra cristãos mesmo. Muitos não agem como você descreveu, por ter certa " prudência" por causa de leis constitucionais de nosso país, não porqie não tenha muito odiadores. O Cristianismo ensina e acredita em coisas que as outras religiões não acreditam, porque pro cristão Deus é Único e é verdade absoluta, e o Único caminho da salvaçao é Jesus. Cristãos nao disseminam o ódio, como se acostumou - se proclamar. Os cristãos disseminam a Biblia, sua fé nesse Deus Único, e esta fé contém padroes de vivência e ensino que colidem com muitos padroes humanos. Por exemplo, o que Deus chama de rebeldia e pecado, muitos chamam de " liberdade". Mas disseminar ódio? Geralmente Não. Disseminar ódio é estimular fiéis, outras pessoas a maldades, ofensas contra alguém com ódio no coraçao por aquela pessoa.Isso alguns fazem, mas estão agindo em desacordo com o que Jesus ensinou. No geral, esse discurso de que o cristão dissemina ódio, é bem equivicada. Por exemplo, dizer para alguém que algo é errado, pecado aos olhos do Criador da humanidade, e que tal pecado impede as pessoas de herdarem o Reino de Deus, é para o cristianismo, uma forma de amar, porque quando você ama, você quer o bem daquela pessoa, quer que ela viva de modo que não prejudica o seu corpo ou sua alma, e quer também que alguém morra, e vá pra um lugar melhor, pra um lugar de paz plena. É exortar sobre a Justiça de Deus. Porque no cristianismo, o céu é lugar de pureza, para quem procurou vivê la aqui, apesar de eventuais falhas, mas procurou viver de acordo com a vontade de Deus. O "Céu" seria viver em plenitude o que se começou aqui. Muitos querem viver de qualquer jeito , e morrer e ir pra lá simplesmente, e se Deus não fizer isso, Ele é ruim, é injusto, entre muitos argumentos. É pregar o amor e Justiça do Senhor. Não é gosto de jogar praga, de insultar, mas pro cristão é amar, ajudar alguém, ajudar a alma humana a encontrar Deus, a salvar - se em Jesus para as boas obras e santificaçao. Alguns barganham a fé, e enganam pessoas, com " indulgências modernas", muitos ganhos ilicitos, estes são desaprovados, mas pela Biblia, como consequência por " prostituir" os ensinamentos divinos, e mesmo dizendo ter fé não herdarão o reino de Deus. Muitos hoje não acreditam mais em Deus, acham que é só um discurso qualquer, mitologia, mas não é. Muitos quando partir dessa vida, descobrirão que Ele e sua mensagem é real, mas tarde demais. Mas muitos tem crido também, é decisão, escolha, ninguém é obrigado. Mas tudo hoje é generalizado como " fobia", " agressão". Se o cristianismo "bate" de frente, ou faz e incomoda muitos mesmo. Se o cristianismo " agride" faz isso ao ego, ao orgulho humano, como um dia atingiu em cheio o meu, atingiu minha mente e coração, alma. Sou grata por isso, como milhões de pessoas como eu também são gratos. Hoje vivemos nova vida, com muita paz no coraçao, e consciência tranquila. Tá muito generalizado isso de fobia, de propagar " ódio"...
Tenho dois pontos pra comentar: 1 - Intolerância. Esse adjetivo (eu até diria modo racional) se aplica a qualquer via de pensamento, seja religioso ou não, seja humanista ou não. Tentar argumentar com quem é intolerante é perda de tempo. Uma pessoa que toma as duas decisões baseada no que está escrito em um livro ou no que um pastor lhe disse não vai mudar esse pensamento, muito menos aceitar que este pode estar errado. Se o cidadão acredita que degolar uma galinha numa encruzilhada vai lhe proporcionar algo positivo ou negativo na vida de outrem, com que argumento alteraria-se tal comportamento? Ao meu ver a solução está na imposição de regras e leis ou na imposição do direito de fazer aquilo que se acredita. Ou dá-se o direito e não se critica, ou tira-se o direito e não se critica. Não há meio termo pois o que beneficia a maioria é defendido pela minoria e vice-versa (no Brasil seria isso). Pensamento intolerante? Talvez mas como dialogar com quem não quer diálogo? 2 - Pedir consciência social de quem não quer fazer parte dela é um ato bobo... Pedir um pensamento racional pra quem não usa a razão em suas "crenças", é outro ato bobo. Simplesmente pelo fato de essas pessoas terem sido condicionadas a pensar de tal forma. Quando se trata de dar uma nova direção ao que já a possui, vários outros fatores entram na equação. As vezes ouço alguns argumentos onde frazes do tipo "sou de tal grupo mas tenho a mente aberta à outros", como se isso realmente significasse que alguma coisa iria mudar na cabeça daquela pessoa se ela participasse de uma discussão ávida e racional. Vais me dizer que uma pessoa vai parar de ler o horóscopo se outro mostrar por A + B que o céu de 3 mil anos atrás não é mais o mesmo céu de hoje em dia e, por tanto, tais regras exotéricas tornam-se inválidas? Ou que evolução é fato? Ou que um gato preto não influencia em nada na sua sorte ou azar? Enquanto influenciáveis que somos, devemos nós criar uma nova geração de pessoas mais críticas, curiosas, tolerantes e com certeza mais racionais ou sucumbiremos a nossa própria insensatez...
Pela lógica, um evangélico que fale de cristofobia tem sim que aceitar o termo homofobia, mas a lógica não é essa. Embora exista sim gente que aceite um termo e não o outro só pq elas se acham o centro do mundo, o termo "Cristofobia" pra mim nasceu como uma resposta pejorativa ao termo "Homofobia". O cristão não se veria como perseguido, apenas quer menosprezar o termo "Homofobia" com chacota. É tipo o branco que diz que vai usar uma camisa escrito 100% branco, como se a sua gente tivesse sido oprimida por gerações para ele se envergonhar ou superar (ter orgulho). O branco idiota que fala isso, ta respondendo com chacota e ironia, e não pq ele realmente acha mt digno usar uma camisa assim. Sempre se resume a infantilidade e egocentrismo.
Mas existiu sim escravidao branca muito antes da negra, inclusive, diferentemente da escravidao negra que tinha como objetivo o trabalho nas lavoura, crianças principalmente loiras de olhos azuis eram levadas principalmente por muçulmanos como escravas sexuais e os homens que eram levados pra trabalho braçal para o oriente médio eram todos castrados para evitar que eles transassem com a mulher de seus donos, ou seja, a escravidao branca era muito mais imoral. E o que dizer do Imperio Mouro do norte da africa que escravizaram por mais de 700 anos pessoas provenientes da espanha, portugal, sul da Italia. Temos que para com essa babaquice de divida historica. Sempre existiu opressao entre varios povos e o governo nao quer dar igualdade de raças, o que eles querem ; voto sob cabresto, só isso.
Divida histórica não é nenhuma babaquice. Se vc é negro no Brasil, além de vc encarar o racismo td dia, seja de pessoas retrógradas ou por vc não se encaixar no padrão de beleza imposto pelos nossos colonizadores, vc ainda tem a sua herança de pobreza. Ora... Teus bizavós eram escravos, os seus avós eram homens livres abandonados em um país a onde eles só poderiam trabalhar para brancos na lavoura, os seus pais com sacrificio estudaram até o ensino médio em escola pública (muitos estudaram menos) e trabalhar em N coisas de pouco prestígio, e vc é um negro pobre mas com alguma chance melhor de crescer justamente porque muita gente mais competente que vc no assunto (não te desmerecendo) ter percebido que temos dívida histórica, e que a ascensão do negro em cargos anteriormente ocupados por brancos, é a melhor forma de romper com os estereótipos de que branco é médico, negro é ladrão. Se fala de cristofobia no Brasil. Eu usei o exemplo da camisa de 100% branco justamente dentro do recorte espacial brasileiro. O que tem a ver vc pegar exemplos de outros cantos do mundo pra debater dívida histórica? (Pior é que o assunto era Cristofobia, nem era dívida histórica)
Eu sou Cristiofóbica. Procuro não ser, mas sou. Como praticante de paganismo e profunda simpatizante das religiões de matriz africana, já vi muita opressão por parte de cristãos, velada inclusive. É muito difícil desfazer um preconceito como esse, pois é baseada em experiências pessoais.
+Kathy Saori Monroe Cobain Compreendo....realmente e complicado...eu ja fui um cristao muito radical hoje posso me dizer verdadeiramente liberto....eu ate evitava amizades com pessoas de outras religiões....ma enfim mudei hoje vejo que religiao nao define NADA na vida de alguem....a forma com que ela ama o proximo que me ajudar a ter uma nocao.... mas vc tambem tem essa fobia dos cristaos?
Excelente video, Pirulla. Acho interessante lembrar ainda sobre os evangélicos que as igrejas de extração mais baixa tem sua membresia baseada em filhos do exodo rural dos anos setenta e oitenta, pessoas simples que foram largadas numa cultura urbana em constante modificação. Eu sou de familia evangelica, e quando era criança costumava ir em igrejas formadas quase que puramente por empregadas domésticas, donas de casa, pedreiros, frentistas e outros empregos que são invisíveis para muita gente. Então é possivel perceber sim, como vc disse, uma forte tendência dos evangélicos neófitos a criar uma cultura própria, e nada unifica tanto um grupo, infelizmente, quanto um inimigo externo
Pirula valeu pelo vídeo, vc sempre coerente e apaziguador. Pirula vou te dar uma sugestão, falar sobre a intolerância de alguns Paulistas com o Norte Nordeste do Brasil. As palavras e insultos atribuídos por alguns indivíduos. E a necessidade de termos uma nação unida e tolerante. Se esse preconceito é educacional ou hereditário. Seria uma boa vc pensar sobre o assunto, daria um bom vídeo. Um abraço e parabéns , sou assíduo telespec !!!!
o sufixo "fobia" vem do contrário de "filia", Filia é "amor por" e fobia é "rejeição por". Não é necessariamente medo, a etmologia é de "fobos" do fogo, ele queima, você se afasta - por que deve. Esse é o conceito por traz do sufixo.
+Rafael Mastromauro ***Fobia ou Phobia (do grego φόβος, "medo")*** não tem nada haver com fogo, a palavra etmologicamente relativa a fogo vem do grego πυρpyr, (pyrós "fogo")
Animal! Passei a assistir seus videos, e de todos esse até agora foi o melhor. Não pelo fato de ser cristão (sou espirita, detalhe), mas pelo fato de abranger todo um leque que uma ação pode resultar. Meus parabéns!
@UC_LF3HhUuN35S5oJ9CdSg3g cara não to falando por min, pra minha pessoa msm que vcs provasse que o Deus judaico - cristão fosse o "verdadeiro" Não me curvaria ah ele. Porém pq vcs não vão práticar oq Jesus ordenou-lhe, exemplo hospital do câncer com várias crianças sofrendo cm essa doença terrível pq não vá lá?? Efim continue orando pra esse Deus inerte
Pela 1ª vez vejo o Pirula minimamente imparcial numa questão q envolva cristãos, especialmente evangélicos. Concordo com a maior parte do q ele falou, mas discordo dessa mentira q vai virando verdade pela repetição de q os evangélicos são em boa parte preconceituosos (a massa + homogênea q ele cita). Se pegar o nº de evangélicos no Brasil e comparar c/ esses casos de intolerância a outras religiões, por exemplo, verá q são casos isolados q n representam o pensamento da esmagadora maioria. Confundem os discursos duros e exaltados de gente com o Malafaia com intolerância, sem perceberem q ele n prega contra pessoas nem é a favor de intolerância contra ninguém, mas luta de maneira firme contra esse lobby da ideologia de gênero q vai se infiltrando nas escolas e trazendo consigo leis absurdas, como era o kit gay, q mostraria beijo lésbico para crianças, q, em vez de combater a homofobia, estimularia a sexualidade precoce.
Pirulla, achar a homossexualidade uma doença ou um problema é homofobia? Achar a relação sexual entre duas pessoas do mesmo sexo imoral, é homofobia? (do mesmo modo de ser contra o incesto)
David Marcondes Eu penso assim: quem define o que é doença são os médicos (e no caso de doença psicológica e/ou psiquiátrica, também os psicólogos). E a homossexualidade já foi retirada há muito tempo da lista de doenças. Então, se você ainda considera o homossexual um doente, você está sendo anticientífico e pensando somente com o preconceito, então é homofobia sim. Quanto à questão do que é moral ou imoral aí é uma questão bem mais profunda. Mas considerando que a homossexualidade é uma variação perfeitamente normal do desejo sexual, então se você considera uma relação sexual entre um homem e uma mulher como algo moral, e acha o contrário de uma relação entre dois homens ou duas mulheres, eu também acho que é preconceito, então é homofobia também.
***** Mas o que é constrangimento ? Dizer que é imoral é constrangimento ? Dizer que é pecado é constrangimento ? Dizer que ela será condenada ao inferno é constrangimento ?
Eu implico com o cristianismo não pq tenho raiva de deus,eu tenho raiva é da drogas dos cristãos,intolerantes e preconceituosos com relação às outras culturas e diferentes comportamentos/pensamentos q fogem dos padrões
@Lucas David Vaz kkkkkkkkk vcs são uns hipocritas mesmo.Se cristaos sap mais perseguidos q ateus,é pq vao e fzm o q outros paiaes nao aceitam.Ora,se um dos paises do oriente medio nao aceita o cristianismo,p q forçar?outra coisa,os cristao TAMBEM ja mataram e matam muita gente,seja homossexual ou ate ou qualquer um q fizeram ou façam por ser contra suas doutrinas.
O termo Cristofobia não tem o sentido de "medo" e nem mesmo de preconceito. Esse termo mostra como algumas pessoas tentam demonizar o indivíduo que é cristão, querendo separar os cristãos do resto da sociedade, com a desculpa de que a Bíblia ensina vc a ser preconceituoso, ou seja, "os cristãos não aceitam as pessoas, por isso eles são muito preconceituosos e nem deveriam falar algumas coisas que falam, em respeito aos homossexuais". Isso é um discurso "cristofobico". Existe realmente preconceito por parte de algumas pessoas, que acham que estão seguindo os ensinamentos de Cristo por fazer isso. A verdade... bem, o cristianismo é a "religião" que mais aceita as pessoas, por alguns simples fatos: se alguém não quer dar ouvidos a uma pregação ou coisa do tipo: 1º ela não é obrigada a ouvir; 2º ela não é obrigada a aceitar; 3º se ela disser que n quer mais ser abordado acerca do evangelho ela não o será, e os seus direitos estarão preservados. Tomando como base que Cristo enquanto pessoa sempre pregou o respeito, o amor as pessoas (independente de credo) e a educação, quem faz diferente disso está seguindo alguma seita, não o cristianismo.
*td mundo falando de cristofobia, homofobia, mas quase ngm fala de psicofobia q é muito grave tb, fiz um vídeo falando sobre o assunto Pirula, vai la ver, besos!!!*
Como na maioria das vezes... Perfeito! heher O princípio é este mesmo. Mesmo quando discordamos de uma ação, uma atitude, uma opinião, etc. Mesmo assim, temos o direito a opinião e o dever de respeitar a opinião também. Discordar é bom e saudável, mas sempre com respeito. E respeito sempre! Isso inclui a lei, claro. E vai além! Isso inclui a moral e os costumes, etc. A palavrinha que falta muitas vezes é esta mesmo. O respeito de todos para com todos. Valeu.
Já fui demitida porque o grupo que eu trabalhava era evangélico. Tentei ao máximo esconder que eu era espírita, mas ainda assim descobriram por causa de fotos no meu antigo Orkut e fui desligada. Claro que não falaram que foi por isso. Algum tempo depois, acabei me tornando evangélica e sofri mais preconceito. Hoje me vejo evangélicofóbica e isso me incomoda. Sei que toda intolerância esconde na verdade uma doença. Eu não contrataria e não contrato pessoas evangélicas porque já fui roubada por alguns. Tomei pavor dessas pessoas. Os comparo à moscas que onde vêem vida e possibilidades, vai lá, coloca seus ovos e destroem o que tinha ali de bom. Estou buscando tratamento. Não critico ninguém, mas me sinto muito ofendida quando vêm com pregações, gif evangélicos. Principalmente quando digo que sou candomblecista e eles insistem. Aí dou um fora e me sinto mal por ter tratado mal um ser humano.
Embora eu discorde de alguns (vários) pontos do discurso, gostei bastante do vídeo. Acho que qualquer questão deve ser analisada, na medida do possível, de maneira racional e com argumentação embasada, independentemente da ideologia do discursante. Parabéns.
theonlyze sinceramente a relevância que eu achei dos vídeos do Malafaia e do evento da crucificação tendia a zero absoluto. Mas o que me deixa nervoso (e preocupado) é o vitimismo, a a ideia de se criminalizar opiniões.
Acho que Cristofobia foi um termo irônico pra mostrar o quão inutil é o vitimismo dos gays em relação a Homofobia, onde qualquer merda que vc faz é homofobia
owyess Mas a coisa sobre ser vítima é que você só é vítima se é vítima e quando é vítima e só se é vitima de quem vitimizou, fora isso só se pode reclamar de aparatos governamentais e institucionais dedicados a proteção da população se não estão fazendo seu trabalho direito (e se não estão fazendo seu trabalho direito, todo mundo pode reclamar). Qualquer coisa fora disso é vitimismo. Ou "tentativa de usar a empatia e simpatia alheia para controlar o discurso."
Para lidar com essas questões e não cair em armadilhas é necessário aprender a distinguir discursos de reação de discursos propositivos. De forma resumida: uma pessoa pode sustentar um "puta" discurso libertário em cima de uma identidade qualquer, contra toda e qualquer forma de opressão, e ao mesmo tempo diluir qualquer força de mudança dentro da sociedade, que poderia inclusive levar a mudar aquela situação. Como assim? Por exemplo, essa "cristofobia" é um caso típico de intolerância religiosa, que já acontece a séculos no Brasil, contra qualquer forma de religião não cristã, e também contra os ateus e agnósticos. Mas mesmo assim, opta-se por dar uma identidade diferente para o caso do cristianismo, como se a cristofobia fosse uma coisa diferente da "ubandofobia", da "candobléfobia", da "ateufobia", da fobia a todas as religões indígenas... como esse discurso NÃO considera que todas essas vertentes apontam para a mesma direção (a da liberdade de culto), acaba levando a uma situação onde a luta de cada uma dessas identidades encontra-se não somente separada, como também inconciliável, o que acaba produzindo, por sua vez, uma situação de disputa entre todas essas identidades. E isso é um discurso reativo. O discurso propositivo sobre esse problema existe, chama-se estado laico, inclusive foi uma pauta histórica dos evangélicos, que propõe que o estado não privilegie nenhuma religião, promovendo assim a liberdade de culto. Então qual o problema com esse discurso? Todo discurso propositivo tem necessariamente algum principio normatizador, e esse discurso não foge a regra: uma religião não pode atacar a outra, não pode ter primazia sobre a outra dentro da sociedade... acho que é nesse momento que podemos diferenciar quem é quem... então cristofobia ou liberdade de culto?
O dizer de um vídeo onde se prende apenas aos títulos homofobia e cristofobia sem se pensar nas consequências desse dois tipos de preconceitos? Qdo um cristão no Brasil foi expulso de casa por ser cristão, ou espancado na rua, ou condenado pela religião, ou ainda não pode casar?
Sou jornalista e trabalhei em uma redação, em BH, em que a editora (mulher) não gostava de repórteres do sexo feminino. Ela dizia que mulher não entra na enchente, que mulher tem medo de acompanhar a PM etc etc etc.
Ótimo vídeo, no minuto 14:11 tem uma frase que se encaixa perfeitamente. "Posso não concordar com o que você diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo" -Voltaire Ou biógrafa de Voltaire, como 'diz' algumas pesquisas.
Pirula, eu sou cristã/evangélica (não cristã do tipo que se vê por aí. Falo cristã mesmo. rs) e acho você uma pessoa muito sensata. Concordo com suas considerações. Parabéns por sua sensatez!
É isso q as pessoas deviam pesar: se todos seguissem a ética e valores pregados por Cristo (cuidar o órfão, da viúva, do estrangeiro, do preso e do pobre) ia ser um paraíso... Só q não! Vira apenas uma falácia impositiva defendendo oq Cristo condenou. Ele foi o mais pisado pela casta religiosa da época, e hj não seria diferente...
Gostei do vídeo, muito esclarecer, admiro por demais sua postura de neutralidade, e o esforço que faz para explicar algo sem puxar sardinha para ninguém, claro que nem sempre concordo com tudo que você fala e isto é normal, mas você é um ateu equilibrado, consciente,inteligente e procura ser imparcial no que fala e isto mostra a sua honestidade, se os novatos ateus seguisse você como exemplo, acredito que muita " discussão" desnecessária acabaria, continue assim,tenha sucesso, e um boa noite.
Dracula era cristofobioco sempre que via uma cuz saia correndo.
samuraidf KKKKKK boa
samuraidf kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk boa !!!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk....
samuraidf Os cristãos perseguiam ele demais. Uma hora a mola drácula/vampírica solta! ;p
+Ricardo Gadelha Pra que uma mola vampírica mais solta do que a "Saga Crepúsculo" kkkkkkk
Pesadelo: sair do vídeo do pirula no meio e tentar voltar pra onde estava.. pqp!
kk
juliaaaaaa 😀😀😀😀
+Julia Jolie é tanto corte que ta parecendo o aruan
+Julia Jolie caralho julia nao vai fazer mais video nao ta fazendo um por ano ? rs
Julia Jolie É só ver em que posição esta o tempo do vídeo antes de sair.
Atacar uma idéia é sempre válido, independente de qual seja esta idéia. Religião é uma idéia ou um conjunto de ideais. Já homossexualidade não. É uma falsa equivalência ao tentar afirmar que criticar a religião é "cristofobia". Como foi dito no vídeo, criticar os MOVIMENTOS ligados com a homossexualidade é válido. Criticar A homossexualidade é preconceito ou, no mínimo, ignorância. O mesmo vale para tudo. Criticar uma pessoa pelo simples fato de possuir uma religião, é preconceito. O que falta muito ainda para algumas pessoas, é saber diferenciar liberdade de expressão de preconceito ou intolerância.
Sem dizer que cristofobia é irrelevante no Brasil. Nunca vi ninguém sendo oprimido por ser cristão.
Mateus Andrade Tem gente que acredita que homosexualidade é doença, ou uma escolha. Falar isso conta como liberdade de expressão sim.
***** Como eu disse, é no mínimo ignorância.
Mateus Andrade Já foi provado que uma pessoa "nasce gay"?
Mateus Andrade (antes de falar, só quero afirmar que não sou contra homossexuais, pelo contrário, sou à favor das liberdades individuais) Criticar a homossexualidade em si não é preconceito. Se alguém disser "ser gay é algo fora da curva normal, logo não é algo de boas maneiras e deve ser mantido em privacidade" ela não estará sendo homofóbica, mas estará criticando o homossexualismo. É a mesma coisa que dizer: "tudo bem ter religião, mas seus cultos e crenças deviam estar dentro do seu templo, não sou obrigado a ficar ouvindo sobre seu amigo imaginário".
Minha redação no ENEM teve a argumentação baseada nesse vídeo e tirei 840, obrigado Pirulla, de certa forma você contribuiu pra que haja mais um biólogo na universidade
Parabéns! Ainda assim o mérito é todo seu! Sucesso na sua jornada!!
E aí Green, deu certo a faculdade?
Caraca!
nada contra cristãos, eu até tenho alguns amigos que são e tals. Só não concordo com suas práticas.
***** Tomou um Fight lindo, poderia mencionar também à primeira academia de ciências do mundo que pertence até hoje ao vaticano com membros indicados pelo papa e somam inúmeros nobels em todas áreas da ciência. Nem vou mencionar o fato da Igreja ser o divisor de águas do Oriente Médio e Ocidente. Graças à eles você não grita Allahu Akbar agora... Só espero que essa idéia de atacar a conduta cristã não traga o islâmismo.. Pois o'que mais vejo é militantes fazendo o papel dos Kebabs nas cruzadas.
foda-se
foda-se foda-se foda-se (8)
***** que pratica? pois existe varias vertentes do cristianismo com praticas diferentes
Wadson Carlos Cristianismo não é uma doutrina, cristianismo é um conjunto de idéias que deu certo!! Todos valores que à família carrega hoje (Na sua Família) é parte de princípios cristãos, com o ataque frequente à essa soberania conquistada pelo ocidente só restará um caminho sem volta... onde isso tudo vai chegar ? lei-a o livro Freud: The Mind of a Moralist (1959), Philip Rieff (1922-2006) ou My Life Among the Deathworks (University of Virginia Press, 2006).
haueaheuae nem li, foda-se
deve ser difícil você acabar de explicar um coisa num vídeo de 16 minutos e ver os comentários caindo nos mesmo erros que foram discutidos no vídeo...
+André Bifulco deve ser doloroso..
Ou ter um "video resposta" daquele cujo nome não merece ser mencionado com 10 min falando sobre o mesmo erro que foi discutido no vídeo...
Pirula! Eu sei que esse comentário não tem nada a ver com esse video, mas toda vez que assisto seus vídeos com a minha filhinha de 5 mêses no colo ela fica rindo pra você! :D
Haha que bonitinho
Made in Jpn Que fofa!!
A minha fica falando que sou eu na tela ¬¬ só porque eu tenho cabelo grande e barba....
***** Verdade. O Pirulla é a cara do INRI Cristo. Eu nunca tinha percebido isso.
owyess :D
Voltei do futuro pra dizer que Bolsonaro não viu seu vídeo e foi na ONU em 2020 falar que o Brasil ta sofrendo de Cristofobia enquanto a Amazônia e o Pantanal estão pegando fogo.
@@izurukamukura3852 Discordo um pouco com você. Existe sim uns otários que ridicularizam a religião alheia e ainda pagam de antropólogos, sendo a maioria uma cambada de ateus, mas eu devo agradecer que no Brasil o pré conceito com cristãos é apenas piadinhas toscas para agradar um público gado e alienado, porque em outros países tem perseguição da pior possível. Dúvida? Veja a situação do Oriente, por exemplo.
Sou Cristão-Protestante e assisto todos os vídeos do Pirula, e gosto muito. Inclusive sobre ateísmo, pois entendo os seus argumentos.
Oi Wellington, vc ainda é cristão?
nem se compara, pirula. homofobia mata diariamente, "cristofobia" é irrelevante. confesso q mudei de opinião quanto a existência da cristofobia, mas mesmo assim não achei que os argumentos foram válidos o suficiente
***** Nem era pra ser! Viu o final do video?
***** Gostaria de saber o que você acha da liberação de biografias não autorizadas
Homofobia não mata quem mata é assasino.
Fabricio Belo O que mata? O assassino. O Motivo? Homofobia
***** punição para homicídio já existe
a questão é preconceito e discriminação... não há diferença entre discriminar grupo X ou Y
Muito bom, Pirula. Também existem Pirulofóbicos pela internet haha
Pirula soltou um vídeo menor que o meu essa semana! É um sinal de Gzuis!
***** Ehh....isso é sinal do apocalipse.
***** Citou o video do Omaro que foi um fiasco, pois existe semântica sabia?
Arthur T Neto O significado não advém somente de sua morfologia, e sim da semântica caralho... pfffffffffff
Um sinal de Gzuis seria se o cara do canal Ateuinforma fizesse um video menor do que o teu, Bogs. O video do Ateuinforma tem mais de 1h20m.
Rodolpho Miranda E o pior é que, um dos meus vídeos favoritos dele, tem mais ou menos 1 hora :p
Pirula você esqueceu de considerar algumas coisas importantíssimas para esse tipo de debate.
A primeira coisa trata-se dos preconceitos sobre uma condição de nascença contra o preconceito sobre uma condição escolhida.
Por mais que seja preconceito, ao cristão (e ao mulçumano) existe a escolha (e razões) para seguir ou não a religião.
E como se faz pra escolher ser negro, ou indio?
A segunda deriva da primeira, trata-se das lideranças e das ética e morais norteadoras. Para toda religião existe hierarquia e códigos de conduta que tendem a nortear as ações de seus seguidores.
Entretanto para ser negro ou homossexual você não depende de nada disso. Exatamente por isso que existem casos híbridos.
E uma terceira trata-se então dos casos híbridos. Dentro desse quadro de escolha, o opressor PODE escolher não oprimir mais. Ou pelo menos tentar diminuir sua opressão.
Já o oprimido, aquele que nasceu pertencendo a um grupo oprimido, não há muita escolha. Não da pra escolher não ser mais oprimido. No geral, ele deve se defender e lutar para que isso não ocorra mais. É por isso que a frase do Gregório, embora originalmente seja uma ideia muito mais antiga, é um mantra: ao oprimido só cabe a reação.
MrYuriTambor Eu concordaria em geral, mas lembre-se que religião muitas vezes é igual time de futebol. Eventualmente você mesmo escolheu, mas na maioria das vezes, você nasce assim, escolheram pra você. Pessoas de comunidades cristãs criam seus filhos como cristãos, e depois que a mentalidade é formada, "sair" é algo muito, muito dificil. Nã é uma simples "escolha" como escolher um prato num cardápio ou um filme no cinema.
***** Então é normal vc deixar uma criança sofrer um estupro psicologico ? Esse é o maior exemplo pq deve se sim impedir tal tipo de coisa acontecer.
MrYuriTambor seu discurso já é falho pelo fato que mudar de opinião não é tão simples como mudar de roupa.
Uma vez vi um cara com esse discurso alegando que diante de um religioso intolerante, era só mostrar que não existe um argumento lógico pra provar a existência de deus que o preconceito acaba.
Minha reação foi... EIN????? Quer dizer que a solução para o fim da intolerância religiosa era assim tão simples.
Eddie Xavier Não e CORRETO. Mas infelizmente, é normal, acontece o tempo todo, e não vai se corrigir isso do dia pra noite com uma canetada.
Tem que se corrigir de alguma forma né?
Sempre ouvir várias criticas a respeito do Pílula, mas agora descubro que ele não e esse ser repugnante que falam...Deixando bem claro sou contrario ao pensamento dele mas as vezes escuta o contraditório e bom
PS. mas um inscrito
+Fernando Araujo precisamos de mais pessoas como vc cara
+Bruno Di Giacomo valeu
Isso que falta nesse país.
cara, muito bacana sua atitude. Que bom se na net todos tomassem esta atitude.
MAIS* , não mas, Espertalhão
Pirula, concordo com grande parte do seu vídeo. A linha de raciocínio está boa. Só tem um pequeno detalhe que é determinante na disseminação das "fobia". O poder político. Quantos donos de grandes empresas, donos de tv, políticos e pessoas influentes conhecemos do público LGBT? Dá pra contar nos dedos. Agora, quantos cristãos? Isso faz toda diferença pro tamanho da opressão. É aquela questão do tamanho da voz e representatividade. A ideia seria reequilibrar a balança tratando com diferença os diferentes. Isso é só um ponto. Mas honestamente, não importa qual seja a "fobia" ou preconceito. Isso tudo só vai acabar quando tivermos educação de qualidade que ensine a pensar. Com ela todos os racismos e preconceitos serão minimizados em grande escala. Isso tudo é uma burrice sem fim.
Leandro Maurício Exato.Otimo argumento.Como você disse a corda sempre rebenta pro lado mais fraco.Os poderes em gerais,tem sempre cristãos no comando.
Os donos da maior tv do Brasil não é cristão. O partido político de situação apóia a causa LGBT as maiores empresas do Brasil apoiam a causa Lgbt. Então esse argumento torna se fraco.
Leandro Maurício Todo mundo tem poder político. Uns mais, talvez, outros menos.
Não importa quem seja, quem inicia agressão deve ser impedido, dissuadido, ou reeducado.
Qualquer coisa diferente disso é argumento totalitarista.
Qualquer grupo isento de critica ganha poder o suficiente para controlar o discurso. E o controle do discurso é totalitário.
O poder econômico e político que os judeus tinham na europa não justificou o nazismo. Mas provavelmente foi o que os transformou em boa parte das vítimas da guerra, afinal de contas, roubar um rico é mais lucrativo.
Leandro Maurício "O poder político. Quantos donos de grandes empresas, donos de tv, políticos e pessoas influentes conhecemos do público LGBT? "
Na verdade isso já é parte do Discurso de Poder SJW. Simetria não é algo que exista numa dada realidade de poder e sim algo absoluto. Qualquer grupo que justifique que pode tratar pior o outro lado que este trata a si mesmo, esta racionalizando uma degeneração e uma violência. Além de ser um discurso extremamente Orlewiano.
Wellington Almeida de Oliveira " Na verdade isso já é parte do Discurso de Poder SJW. Simetria não é algo que exista numa dada realidade de poder e sim algo absoluto. Qualquer grupo que justifique que pode tratar pior o outro lado que este trata a si mesmo, esta racionalizando uma degeneração e uma violência. Além de ser um discurso extremamente Orlewiano."
Mano, me dá um autografo, primeiro comentário racional que vi aqui, de resto é um bando de chiliquenta vitimista!! Você está se referindo a Orwell ne? hahah "todos são iguais, mas há alguns mais iguais que outros" hahaha
Escrevi um pequeno texto para meu blog e posto aqui também:
Existem limites para a liberdade de expressão, seja ela escrita ou em obras artísticas?
Sim, existe. Você não pode, por exemplo, sair por aí ameaçando as pessoas de morte. Não pode divulgar as fotos íntimas de outras pessoas (mesmo que isso lhe pareça lindo e maravilhoso, uma obra de arte...) se elas não tenham lhe dado autorização para tal. Não pode divulgar que uma determinada pessoa cometeu um crime sem ter provas. Porque tudo isso é muito perigoso, pode despertar ódio.
Pessoas podem morrer em função de afirmações mentirosas ou boatos que façam menção a crimes ou atos imorais que não ocorreram.
E tudo isso fica muito mais complicado quando as agressões verbais, ou o que chamam de "liberdade de expressão", começam a se dirigir para grupos de pessoas menos favorecidos ou minoritários, os quais são mais vulneráveis e desprotegidos em um determinado contexto social.
Talvez seja importante pensar um pouco nisso antes de vociferar em favor da irrestrita liberdade de expressão ou de querer transformar em crime toda e qualquer representação que você julga como ofensiva em relação à uma ideia, símbolo ou imagem que você ama.
Este comentário me lembrou o termo "pele grossa". Onde uma pessoa não deveria se sentir ofendida pela opinião alheia.
Outra coisa completamente diferente é me ofender diretamente (você é "x" ou o grupo que você faz parte é "y" ou merece "z")...
Penso que, na medida em que não ofendeu (e aqui devemos ignorar questões como "politicamente correto" ou moralmente aceito) ninguém, nem seu grupo, diretamente. Nem, evidentemente, publicou dados (fotos) íntimos sem permissão... Tudo o resto deveria ser visto como normal... Aliás, em alguns casos até a ofensa pessoal ou ao grupo que pretenso cai aí neste "pele grossa" (ser mais imune ao que é dito)...
FRANK JAAVA Liberdade de expressão é total, mas ela passa pela propriedade. Dentro da sua casa, você tem o direito de falar o que quiser. Num ambiente publico ou privado você tem que seguir as leis da propriedade. Por exemplo: Eu não tenho o direito de entrar na sua casa e falar que você é um idiota util.
Quanto a internet isso fica mais simples uma vez que toda rede social tem um conjunto de regras, cujo usuário concorda ao utiliza-la.
FRANK JAAVA Ameaçar, divulgar fotos intimas e falar mentiras não é liberdade de expressão !!! Não posso dizer que "as ideias de vocês ou as minhas estão certas", porquê sempre vai haver pessoas opostas a elas. Mas ideias é uma coisa e definições são outras.
FRANK JAAVA Interessante: as expressões proibidas por lei dizem respeito a pessoas concretas, enquanto as expressões que são uma afronta à liberdade de expressão dizem respeito a abstrações.
Sinceramente, contanto que a calúnia e a ameaça sejam passíveis de punição, o resto _deve_ ser liberado. É ridícula a cultura em que as pessoas têm medo de expor as próprias ideias por medo de processos judiciais.
Se pessoas têm medo de expor as próprias ideias para evitar reprovação ou controvérsia, tanto faz. Agora, uma pessoa pagar indenizações gigantescas por falar mal de homossexuais através de truísmos como "órgão excretor não reproduz" é sacanagem.
Mais uma coisa: Eu, sendo cristão, detestei o escarnecimento feito na última Parada Gay. Entretanto, assim como prezo o direito daquela galera de retratar o Nosso Senhor como lhe convém, prezo também pelo direito dos meus colegas cristãos de ridicularizar, fazer piada, condenar etc.
Esse negócio de apertar o play e depois processar Malafaias e Felicianos tem que acabar. Esse país tá ficando deprimente já.
Thiago Jaschek
Thiago, sempre vão existir excessos. Sempre vai ter gente querendo processar Malafaia e Feliciano por falar merda, e sempre vai ter gente querendo processar parada gay por usar imagem de Jesus. Começar um processo é direito de qualquer pessoa, o desenvolvimento desse processo é o que importa. E nesses casos, nunca ouvi de um processo que realmente rendeu alguma coisa. Exceto o do Levy Fidelix. Mas a frase que rendeu um processo ao Levy não foi "Órgão excretor não reproduz", isso muitos outros já falaram. O que rendeu o processo dele foi "Temos que lutar contra essa minoria"
Se a "cristofobia" se tonar um "argumento" usado de forma tão errada como a homofobia é usada hoje (por exemplo, não permitir críticas sobre determinada ação sob a alegação de "cristofobia"), será interessante ver como ela será usada contra si mesma. O próprio Pirula comentou sobre o preconceito e a depredação de patrimónios católicos e evangélicos por parte uns dos outros (católicos contra evangélicos e vice-versa). Se fosse o caso, os próprios cristãos estariam sendo cristofóbicos, e praticariam a cristofobia contra eles mesmos. (Isso poderia acabar em um Sunitas VS Xiitas parte 2?)
FunkyRawberryCat Mas é meio que isso mesmo... É o que parece que vai acontecer.
FunkyRawberryCat Católicofobia.
FunkyRawberryCat Sunitas vs xiitas parte 2.. haha genial
***** evangelicofobia ._.
FunkyRawberryCat Perfeito Funky, bem colocado seu pensamento mesmo! E não duvido nada disso não!... Poderia também ser uma espécie de Sunitas x Xiitas ( a revanche! )..eheh abs
Concordo com você, Pirulla. Os movimentos são ideias, seus integrantes são pessoas. Não há problema em criticar um movimento, mas ofender seus integrantes, aí seria um ato de preconceito. Pessoas tem direitos, ideias não.
Sou cristã e acho seus vídeos sensacionais! Você, na maioria das vezes, com suas atitudes mostra ser mais cristão do que os verdadeiros cristãos... Ter uma religião não torna alguém melhor.
Eu vi um vídeo de uma transexual falando a respeito desse assunto e tem uma parte que ela diz q anos atrás antes msm da cirurgia dela, ela falava para a mãe e amigos q quando saia na rua ela se sentia crucificada da maneira q as outras pessoas a olhavam, a outra transexual apenas fez as outras pessoas enxergarem oq elas passam, com uma crítica artística
É tanta fobia que inventam que hoje em dia tem até Fobia de Fobia. Ahuehuehuehue
Vai ter bolachafobia e biscoitofobia, xboxfobia e playstationfobia, e sem falar da firstfobia
psicologia sendo psicologia kkkkk
Sexofobia, fobia de penetrar lugares fechados..Ou então glandefobia, medo da exposição da glande do orgão genital masculino. Isso ocorre.
-- Cough Say --
MeusalarioFobia...dispensa explicações.....
***** s, fobia de fobia, e fobia de n ter fobia.
Ótimo vídeo Pirula. Eu acho esse argumento de que "Se deve sempre ficar do lado do oprimido" uma das coisas mais estupidas de se usar. Ser oprimido não torna suas ações/crenças/ideais/ideias imune a questionamento. As pessoas tem essa mania de interpretar criticas aos ideais delas como se fossem pessoais.
Marcio Martins Eu acho que o Gregório Duvivier não quis dizer ficar necessariamente ao lado do oprimido, mas contra a opressão. Acho razoável fazer graça de qualquer pessoa, mas desde que não seja usando pra isso elementos da opressão que ela sofre todos os dias.
André Pessoa Não vi essa entrevista, apenas disse pq já cansei de ouvir esse "argumento" quando estou discutindo essas questões. Quanto ao humor, acho que tem que fazer humor com o que quiser, se tem babaca que acha graça fodas.
Piada "ruim" é reflexo e não a causa de uma sociedade "ruim". Implicar com isso so da força para esse povo, a prova é o Rafinha Basto e o Danilo. Se ninguém tivesse ligado e apenas tratado a piada deles como uma piada sem graça, ele não teriam a fama/infama (eu nunca teria sequer escutado sobre eles) que tem hj.
Marcio Martins vc está errado, quando pessoas fazem piadas preconceituosas isso não cria preconceito mas reforça o preconceituoso que tem medo de se expor, dá força para eles se expressarem sem medo da retaliação intelectual e a prova maior disso é o discurso que tudo hoje em dia é mimimi e não se pode falar mais de nada, é a reação esperada dessas pessoas
Diego Nexus Vc está errado. Eles fazem essa piada não é para expressar um preconceito deles, mas é para atender o nicho de humor do publico deles, publico que os extremistas do politicamente correto ajudam a aumentar, e ganhar dinheiro. Eu não acho graça mas longe de mim querer definir o que uma pessoa pode ou não consumir com o tempo livre dela. Enquanto essa pessoa não fazer nada de errado, ela pode gosta de hentai pedófilo que eu não to nem ai.
o que vc acha é irrelevante,o importante são os fatos... o que eu relatei são fatos
eu não pedi a sua opinião, vc estando ai ou não a realidade não muda
é por isso que vc está errado
Esse vídeo deveria ser jogado em rede de TV aberta. Pirulla, parabéns! Continua lecionando por aqui, porquê isso sim é uma aula de educação social, ciências, historia e politica.
Se a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é virar o opressor...
Talvez por eu ser ateu e não ter por símbolos cristãos uma afeição, não entendi a imagem do transexual numa cruz como desrespeito ao cristianismo - eu sei que esse não era o interesse específico do vídeo, mas eu gostaria de pontuar. Entendi aquilo como uma manifestação artística bastante visceral, mas com uma mensagem muito forte. Afinal, devido ao preconceito e a atos discriminatórios que os transexuais recebem, muitas vezes movidos por pessoas que contemplam Jesus, tornam a vida desse grupo social marginalizado um contínuo calvário. Isso pra mim é bem diferente, por exemplo, de destruir figuras sacras. Ali, ao se destruir a imagem de devoção, pode-se dizer que há um desrespeito à religião. Mas aqui se utilizam de uma figura contemplado por muitos para se fazer uma metáfora à situação dos transexuais e demonstrar a completa hipocrisia dos ditos devotos do Senhor.
Maurício Rodrigues Eu tive exatamente a mesma impressão que você e fiquei abismado em ver a quantidade de gente que não conseguia enxergar da mesma maneira. Achei uma comparação bem razoável, como se os gays ainda carregassem uma cruz com todo o preconceito que sofrem, dando também uma "alfinetada" na igreja, que é a maior disseminadora desse ódio.
***** Bem cara,eu como já fui cristão fundamentalista diria que é pelo culto ao ''sagrado'',os cristãos consideram jesus intocável,um ser que não deve ser criticado nem satirizado,estando acima de todas as religiões,crenças e ideias,bem é mais ou menos isso.
Zil Dark Mas pelo que eu entendi, a travesti Viviane não criticou nem satirizou Jesus Cristo. Ela quis dizer algo assim: "vejam, a nossa vida também é uma cruz; vejam o que a gente sofre". Foi, de certa maneira, um protesto até pio, não contra Jesus, mas contra a sociedade.
André Pessoa Mas é aquilo que eu falei lá em cima ''os cristãos consideram jesus intocável'',por isso usar simbolos com transexuais em lugar de jesus (gays,lesbicas,coisas que normalmente cristãos repudiam) é como se fosse uma afronta a imagem,apesar de não ser,pois o símbolo religioso é público e não de um grupo só.
Maurício Rodrigues eu não considero desrespeito não, porque não teve intenção de debochar e sim de expor o sofrimento da população GLBT
desrespeito foi quando enfiaram cruz no ânus na Marcha das Vadias, ali foi intencional a afronta
Cristofobia?
Nem dá pra levar a sério. Tenho mais medo do Bagre Cego.
Nuckz Aaaaah, o bagre cego....xooooo
"Socorro.. o Grande Bagre Cego está vindo pra cima de mim!"
uhahuauhauha
0:01 - Melhor Cosplay de Jesus da história.
Concordo com a tua linha de pensamento, mas, devemos tbm levar em consideração que um cristão (evangélico ou não) não é assassinado no Brasil por ser cristão; que não apanha ou leva uma lampada na cara na Paulista por ser cristão... então, acabam tendo distâncias díspares na comparação. Devemos levar em consideração os estudos sobre violência contra homossexuais com números alarmantes e onde estão os estudos sobre ataques a evangélicos no Brasil?... quantos morreram? quantos são atacados simplesmente por serem evangélicos?... Claro, casos isolados devem existir, por que o ser humano está cada vez mais intolerante, sobretudo, quando se está em meio a uma guerra velada. Assim como, existiram nazistas que ajudaram judeus, mas, a generalização está aí pra isso, então, de forma geral, nazistas foram os vilões da história.
Leemax Andre Comparar os cristão do Brasil com os nazistas não me parece muito justo.
Leemax Andre Cara acho errado desmerecer o sofrimento dos outros, a partir do momento que existiu 1 caso de agressão contra alguém por determinado motivo isso já deveria ser considerado na lei. Se estamos tratando de leis contra discriminação, essa lei não deveria vir escrita de modo a proteger contra essa ou aquela discriminação, ela pode até ser motivada pelos casos contra um grupo especifico, porem não acho que deveria conter em seu texto isso.
No seu texto você mesmo disse que não tem estudos sobre ataques a cristãos, talvez o motivo disso seja que nao houve exposição na mídia sobre isso, por exemplo também não existem lá muitos estudos sobre estupros sofridos por homens, e nem por isso acho que o texto deveria deixar homens que o sofreram de lado.
Caso de nazista, bem o nazismo foi um movimento que ganhou muita força meio que porque o pais estava pobre e parte dessa pobreza as pessoas consideravam culpa dos judeus, então se alguém se dizia nazista tenho quase certeza que odiava judeu, já se tivesse falado sobre alemão era outra historia. Mas isso não importa foi só um exemplo mal escolhido.
Leemax Andre O caso da lampada aconteceu a quase 5 anos. Em uma população de 200mi com 50mil assassinatos por ano é esse o caso que vamos continuar lembrando?
E a quantidade de crimes claramente homofóbicos, tipo linchamento são rarissimos no Brasil.
É basicamente um problema que não existe. Mesmo as estatiscas mais escabrosas que os movimentos LGBT divulgam de tempos em tempos representam uma quantidade infima frente aos assassinatos no Brasil.
Amigo, pesquisa ai quantos cristãos morrem por ano por conta de suas crenças. Depois que pesquisar pode vir falar merda
Jose Pedro Gonaçlves
Cara se tiver 1 pessoa que morreu devido a ser cristao isso ja devia ser amparado pela lei, exatamente do mesmo jeito que por ser homosexual, negro, gordo, etc. E tenho quase toda certeza que existe um caso por ai.
Muito bacana seus comentários, a intolerância, preconceito, falta de respeito à liberdade do outro. Nós brasileiros temos tudo isso em nosso meio e ignoramos, não sabemos lidar com a situação. Que cresce a cada dia, com atitudes extremadas e atos até violentos, um terrorismo silencioso.
Infelizmente no que se trata de princípio norteador, muitos cristãos usam essa parte da Constituição:
"Titulo II, Capítulo I, Art. 5º, VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;"
Eles consideram que isso cria uma inviolabilidade de quaisquer elementos das religiões deles. Certamente no que se trata de liberdade de crença, é bobagem, pois nem a transsexual na cruz limitou a liberdade deles de praticar e propagar suas religiões. Já quanto à segunda parte é mais difícil de argumentar. Embora quase todos atos de protesto contra atitudes de religiões ocorram fora de locais de culto, será que essa proteção à liturgia se extende ao uso de símbolos fora das cerimônias?
Não ajuda que também já há a lei do vilipêndio religioso
www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del2848.htm#art208
"Decreto Lei nº 2848/40, Título V, Capítulo I, Art. 208 - Escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso:"
Isso honestamente me da medo por ser um elemento completamente excepcionalista, dando a religiões proteções que violam a liberdade de expressão alheia enquanto eles estão livres para espalhar qualquer forma de absurdo e preconceito pela "liberdade de crença" deles.
E no final das contas entra naquela bola de neve insana que você menciona, pois como se faz se uma vertente cristã faz uso de cruzes e santos e outra que considera qualquer simbolo de idolatria uma blasfêmia se encontram? Quem está desrespeitando o outro? Ou só quem não é religioso tem que se sujeitar?
E como isso sequer funciona com essa base Constitucional:
"Titulo II, Capítulo I, Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:"
"IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;"
Como se pode dizer que todos são iguais perante a lei e tem liberdade de expressão, e dar às religiões controle sobre o que os outros podem expressar?
Pirula, se você puder fazer um vídeo sobre a filogenia dos repteis incluindo os clados pré-históricos para falar da relação deles como os Plesiossauros, Pterossauros, Dinossauros, Anapsidas, Sauropsídeos e etc. Incluindo grupos atuais como os testudines, aves, crocodilianos, cobras e lagartos e etc. Sua evolução de acordo com o que a ciência sabe atualmente.
Obrigado!
Nuikut Apoio!
Pirulla, venho aqui mais para ver vc, gato!
Se essa for realmente a imagem dela, você está bem mano! hahaha
Franklin Bezerra Em algum video dele,ele disse que tinha uma namo...
***** "Cara, ela tá tão na sua!".
Caraio, faz tanto tempo que não assisto "Todo Mundo Odeia o Cris" que ri alto aqui... Sinceramente eu não tava esperando essa hahaha
***** Preciso ver esse video!
***** .bbbb
Chamar os líderes evangélicos de caciques foi ótimo. hahaha
Tá na cara que tu és um cristofóbico
Estamos vivendo um período muito bom, em termos de discussões sobre liberdade de expressão e discurso de ódio. Os limites da liberdade, o que parece bastante contraditório, mas é passo muito importante para a construção da nossa democracia. Precisamos aprender a lucrar com essas discussões...
Exatamente a aula de Filosofia Política, que tive ontem! Além da sua explicação e a do professor serem da mesma base lógica, foi feita uma referência sobre o pensamento de John Locke, na Carta sobre a tolerância, onde estado de Locke assemelha-se no que o governo deve tolerar e o que não tolerar. Onde foi usado a fala de Silas Malafaia que diz mais ou menos assim: “o estão é laico, mas os políticos não!” Claramente já podemos nos perguntar é até onde o “eu” pessoal do político pode interferir na política? Obviamente exige se uma laicidade.
Fazendo semelhança com o texto de Locke vemos que a igreja deve apenas se preocupar com coisas da mesma e o estado com estado. E o que deveria ser de acordo com nossas regras políticas. Assim, tomando a parte onde ele diz que os magistrados não podem tolerar é Ateus (com o pressupostos que estes são imorais) e o ferimento dos bons custamos, podemos perceber que, tanto em Locke quanto em nossa sociedade há uma falha em achar que o estado não é originado no seio cultural da sociedade, onde por exemplo a religião também se encontra, tanto que, na nossa sociedade, o conceito de família é claramente judaico/cristão.
Concluindo podemos ver que, o próprio estado é um paradoxo nestas questões, assim realmente é fácil de picaretas e oportunistas usufruírem destes buracos para levantar causa, no caso, de uma cristofobia instaurada no Brasil, kkkkkk
apenas um gênio poderia chegar a tal conclusão. parabens pirula...
gênio kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk que ridículo.
rbs dragao não, o gênio aqui é você né.
ata
Titio Xisui foi comigo?
Como protestante que sou, digo que seu video foi equilibrado e pertinente. Foi por videos como esse que assinei seu canal e mantenho. Parabéns!
Excelente vídeo, mas isso já é esperado do Pirula.
A única coisa que ele esqueceu, é que a maioria dos argumentos dele, são relativos, e não dá nem de longe pra comparar a tal Cristofobia com Homofobia, Racismo e Sexismo.
Afinal, mata quantos no Brasil? Quantos cristãos você conhece que não foram aceitos ou demitidos de um emprego por serem cristãos? Quantos são expulsos de casa por serem cristãos? Será que se eles estiverem segurando uma Bíblia na rua, vão sofrer preconceito e serão chamados de "Cristãozinhos"? Ou se, de noite se eles estiverem passando numa rua tendo uma Bíblia em mãos, alguém vai atravessar pra outra calçada por medo? Quantos você conhece que sofreram Bullying na escola por serem cristãos? Eles tem problemas pra casar? Pra adotar um filho? Pra doar sangue? Já se recusaram a atendê-los em algum estabelecimento por estarem com uma bíblia na mão? Ganham menos que seus colegas de trabalho mesmo ocupando o mesmo cargo por serem cristãos? Será que eles já ouviram que tá tudo bem ser cristão, mas só dentro de quatro paredes?
E muitas outras situações que Negros, LGBTs e Mulheres passam.
Lembrando que eu não estou deslegitimando o mesmo, só pedindo reflexão.
De novo digo, ótimo vídeo, só não dá pra comparar com os outros preconceitos latentes no Brasil, com consequências realmente visíveis. (Morte, não-aceitação da família, ser expulso de casa, invisibilidade no mercado de trabalho formal e como consequência na maioria das vezes ter de se prostituir (LGBTs) )
Mas não digo que não existe, afinal, tem louco pra tudo nesse mundo.
E concordo também que nem tudo é homofobia e nem tudo é cristofobia.
Eu sou lésbica, particularmente não me sinto ofendida nem fico irritada se fizerem alguma crítica (Desde que não seja lotada de mentiras e xingamentos) ao movimento LGBT+, sendo ela positiva, negativa ou construtiva.
O mesmo direito que eu tenho de criticar religião, eles têm de criticar o movimento.
E um adendo final: Além de lésbica eu sou católica.
Genial !!! Excelente sua maneira de expressar suas idéias, de forma neutra, clara e sem imposição. Precisamos pensar mais e repetir menos. Parabéns !!!!
Pirula. Quero te parabenizar pela maneira como você segue em sua explicação e conduz o ouvinte na elucidação do seu raciocínio. Você está entre um dos poucos vloggers que conseguem manter um nível de coerência, inclusive pelo constrangimento que você mostra sentir quando entra em temas sobre os quais você não tem tanto esclarecimento.
Putz, acabei de publicar um vídeo sobre esse assunto e a mensagem foi bem parecida. Só que o meu foi mais longo (para minha surpresa) hehe
[editado] Acabei de ver um povo comentando por aqui, eles acham que a gente combinou os vídeos. hahaha
Morgatório do Pássaro acabei de fazer um comentario no seu video, e realmente quando vi o titulo do video pirula achei q vcs tinham combinado rsrsrs
Morgatório do Pássaro Hahahahaha! Nem vi o sue ainda, vou assistir. Eu mesmo me impressionei como ficou mais curto esse meu vídeo. Hahahaha
Morgatório do Pássaro Combinaram sim... heher
Ou será que o assunto está em voga... Vai saber.
Valeu.
Gostaria de solicitar um tema para o próximo vídeo, tendo em vista, que nesse fim de semana o filme Jurassic World estourou as bilheterias de todo o Brasil. Poderia falar dos erros da franquia Jurassic Park versus a realidade dos dinossauros.
Guitardo Songs Oi Guitardo. O canal Nerdologia já postou um vídeo camado "A ciência de Jurassic World" com contribuição do Pirulla. Ficou muito bom.
Lorraine Alves Opa. Vou buscar então no RUclips. Obrigado pela dica, estava por fora.
Guitardo Songs Tem Nerdcast sobre isso também. E com a participação do Pirulla.
Bertone Porto Bacana. O vídeo indicado pela moça eu vi ontem. Vou buscar esse Nerdcast agora, obrigado pela informação :)
Guitardo Songs Num é que ele fez mesmo um vídeo sobre isso haha'
Eu n tenho nada contra cristãos, eu até trato eles como gente normal
E são pessoas normais
Eu não sou racista, até ofereço comida pro meus escravos importados da África. (Vai denunciar meu comentário de novo, não vai, gadinho?)
@@jonassales3684 carai mano esse parênteses foi bem específico, você ta bem?
Eles são a maioria infelizmente
Fiquei pensando no início do vídeo que é diferente um empresário não contratar um cristão por crença do que não contratar um negro por ser negro ou um gay por ser gay. Um exemplo: imagina um dono de restaurante que tem um candidato adventista (que não pode trabalhar no sábado). Esse empresário não poderia contratá-lo porque é a crença que impede o candidato de se adequar a vaga. Já ser negro ou gay é uma característica inerente e também não impede que os indivíduos trabalhem num sábado.
Diante de tantos dogmas religiosos, os cristãos não podem se sentir censurados no mercado por um regime que eles mesmos escolheram se colocar. Entretanto, ser gay ou negro não é algo que se escolhe.
E sobre a homofobia, sei que os movimentos LGBT querem uma lei criminalizando porque homossexuais são agredidos ou humilhados por causa disso e não existe lei que tipifique esse crime. Geralmente são enquadrados em lesão corporal, injúria, crimes contra a honra, etc. Mas quanto as religiões já existe lei que lhe garante a liberdade de crença e culto. Os cristãos são contemplados nessa lei, bem como islamismo, budismo, umbanda, candomblé, espiritismo, etc. Não existe um motivo aparente para fazer uma lei específica em relação ao cristianismo. Creio que isso seja apenas um tipo de afronta ou deboche para com o movimento LGBT ou mesmo para cercear a liberdade de expressão de grupos que criticam o cristianismo.
Isso é o que eu acho mais genial nos videos do Pirulla, ele sempre me faz refletir, formar opinião e buscar informações sobre temas que passarem despercebido pela minha atenção. Ótimo vídeo!!
Muito bom o vídeo, esclarecedor. O cristianismo é amor, as pessoas não devem disseminar ódio e preconceito por aí, Jesus é amor e perdão. Na verdade, ser cristão não é uma religião é um modo de vida, pois Jesus não deixou religião e foi contra os dogmas dos fariseus. Acho que muitos agem como os fariseus que Jesus tanto criticou.
Tamara Scand jesus nasceu e morreu judeu segundo a biblia, mas tem um pequeno problema não existe provas ou evidencias da existencia dele!!!
Lucas Paulino Existem provas bem sugestivas da existência e da passagem de Jesus de Nazaré na terra. Mas o que não é provado são os milagres (por um motivo óbvio).
Augusto Luís qual são as provas? porque nunca encontrei nada relacionada a ele na época em que alega em que ele viveu!!
Lucas Paulino para um cristão as provas ou evidencias não serviriam pra nada. Nós já acreditamos em Deus que putss baita loucura né?kkk E por exemplo, não acharem o corpo de Jesus só ajuda com a ideia que ele foi arrebatado para céu ao invés de atrapalhar a crença, enfim, que Deus te abençoe.
wesley cardoso eu não estou falando de corpos, estou falando de alguma coisa ligado a ele ou mesmo alum texto fazendo referencia a ele não existe NADA! a coisa mais antiga sobre ele é os evangelhos do novo testamento escrito decadas depois de sua suposta morte e ainda por cima são de cunho religioso ou seja não da pra levar a serio.
A islamofobia também existe no Brasil. >__
Juliana Fajardini Pq será.....
Ovio
@@Mr.Perolas😂😂😂
parabéns pirula,foi extremamente profissional e racional ao expor a sua visão sobre este assunto, muito bom o vídeo 😉kkk.
Gostei muito dos ponto e da discussão quanto ao preconceito e a liberdade de expressão, que deve sim ser base de uma sociedade justa, e digo por experiencia própria que os ataques que ocorrem por conta dos evangélicos é decorrente de pessoas que não entende nem mesmo a própria orientação e usam de discriminação da salvação e são pessoas que tem pouco envolvimento com a bíblia, e possuem muito menos uma constância na vida espiritual ou momentos de intimidade espiritual e por conta de estar envolvidos em um meio com pessoas que tem o real envolvimento, leva a superioridade da crença e não a real questão. Questa que no meu conceito é: eu acredito na bíblia e em Cristo, por experiencias e fatos! Com isso somado a doutrina cristã, eu passei a ter a certeza da salvação! e transmitir que existem formas de se experimentar algo sobrenatural. E o fato de que eu como cristão, se estiver certo, aquele que não tem essa mesma opção/Certeza vai pro sofrimento eterno, se eu estiver errado fica por isso mesmo! No entanto o amor e compreensão que devo ter com os outros me leva a uma comoção pacifica. Outro ponto sitado no videos são os embates espirituais, que podem ser erroneamente classificados como vandalismo ou as vezes simplesmente são atos de violência.Porem esse confronto se torna por força da ocasião a unica forma de demonstrar que a sua crença não só explica a do outro como subjuga a figura apontada na outra pratica religiosa como divindade. levando o exemplo de fazer um trabalho na umbanda para separar um casal católico, ou de um protestante expulsar a entidade de um espirita.
ADOREI!!!! Excelente posicionamento... Eu também não compactuo de ideias cristãs e por vezes tenho medo de exprimir minhas ideias (quando solicitadas) para não ser criminalizado e taxado como o anticristo.
Pertenço a um grupo que já sofre uma enxurrada de preconceitos: sou DEFICIENTE.
Eu não gosto de brincadeira com símbolos nacionais ou religiosos. Não é engraçado. Também penso que a religião deva ser exclusivamente praticada dentro dos respectivos templos. Por outro lado eu me pergunto o que me prejudicaria se os meus vizinhos fossem gays ou negros, ou asiáticos, ou brancos, ou mulçumanos, ateus, cristãos ou de qualquer outra religião. Claro que em nada. Diferente do massacre auditivo a que sou submetida pelo vizinho apreciador de funk. Esse sim, consegue extrair o pior de mim.
Vou resumir, porque desenhar é muito complexo:
- Se você não foi chamado de "cristãozinho" na escola e apanhou por ser cristão, você não sofre cristofobia.
- Se você não é expulso de casa ou até apanha e ouve "você pode ser cristão, mas fora da minha casa", você não sofre cristofobia.
- Se você pode casar com a pessoa que você ama independentemente de ser cristão ou não, você não sofre cristofobia.
- Se você pode adotar um filho independentemente de ser cristão ou não, você não sofre cristofobia.
- Se você pode doar sangue, mesmo sendo cristão, você não sofre cristofobia.
- Se você não pode sair de casa sem ao menos ser chamado de "cristãozinho" ou é ameaçado de morte porque está com a bíblia na mão, você não sofre cristofobia.
- Se você não apanha de desconhecidos por apenas ser cristão, você não sofre cristofobia.
- Mas se você dissemina o ódio, a violência, a infelicidade em nome de uma fé, você não sofre cristofobia, você simplesmente recebe críticas por ser ima pessoa ruim.
Pra mim, fobia, é ter medo de algo, pavor.
Pessoas patológicas, sao assim, quando se trata de pessoas, ao meu ver:
Mas muitos sao preconceituosos contra cristãos mesmo.
Muitos não agem como você descreveu, por ter certa " prudência" por causa de leis constitucionais de nosso país, não porqie não tenha muito odiadores.
O Cristianismo ensina e acredita em coisas que as outras religiões não acreditam, porque pro cristão Deus é Único e é verdade absoluta, e o Único caminho da salvaçao é Jesus.
Cristãos nao disseminam o ódio, como se acostumou - se proclamar.
Os cristãos disseminam a Biblia, sua fé nesse Deus Único, e esta fé contém padroes de vivência e ensino que colidem com muitos padroes humanos.
Por exemplo, o que Deus chama de rebeldia e pecado, muitos chamam de " liberdade".
Mas disseminar ódio? Geralmente Não.
Disseminar ódio é estimular fiéis, outras pessoas a maldades, ofensas contra alguém com ódio no coraçao por aquela pessoa.Isso alguns fazem, mas estão agindo em desacordo com o que Jesus ensinou.
No geral, esse discurso de que o cristão dissemina ódio, é bem equivicada.
Por exemplo, dizer para alguém que algo é errado, pecado aos olhos do Criador da humanidade, e que tal pecado impede as pessoas de herdarem o Reino de Deus, é para o cristianismo, uma forma de amar, porque quando você ama, você quer o bem daquela pessoa, quer que ela viva de modo que não prejudica o seu corpo ou sua alma, e quer também que alguém morra, e vá pra um lugar melhor, pra um lugar de paz plena.
É exortar sobre a Justiça de Deus. Porque no cristianismo, o céu é lugar de pureza, para quem procurou vivê la aqui, apesar de eventuais falhas, mas procurou viver de acordo com a vontade de Deus. O "Céu" seria viver em plenitude o que se começou aqui.
Muitos querem viver de qualquer jeito , e morrer e ir pra lá simplesmente, e se Deus não fizer isso, Ele é ruim, é injusto, entre muitos argumentos.
É pregar o amor e Justiça do Senhor. Não é gosto de jogar praga, de insultar, mas pro cristão é amar, ajudar alguém, ajudar a alma humana a encontrar Deus, a salvar - se em Jesus para as boas obras e santificaçao.
Alguns barganham a fé, e enganam pessoas, com " indulgências modernas", muitos ganhos ilicitos, estes são desaprovados, mas pela Biblia, como consequência por " prostituir" os ensinamentos divinos, e mesmo dizendo ter fé não herdarão o reino de Deus.
Muitos hoje não acreditam mais em Deus, acham que é só um discurso qualquer, mitologia, mas não é.
Muitos quando partir dessa vida, descobrirão que Ele e sua mensagem é real, mas tarde demais.
Mas muitos tem crido também, é decisão, escolha, ninguém é obrigado.
Mas tudo hoje é generalizado como " fobia", " agressão".
Se o cristianismo "bate" de frente, ou faz e incomoda muitos mesmo. Se o cristianismo " agride" faz isso ao ego, ao orgulho humano, como um dia atingiu em cheio o meu, atingiu minha mente e coração, alma. Sou grata por isso, como milhões de pessoas como eu também são gratos. Hoje vivemos nova vida, com muita paz no coraçao, e consciência tranquila.
Tá muito generalizado isso de fobia, de propagar " ódio"...
Eu só tenho Eduardo Cunhofobia.
Daemon Dif idem
Prefiro o fred krugger montado no alien que o eduardo cunha!
Rapaz você é um cara de muito respeito, só quero te parabenizar pois seus pensamentos são muito evoluídos. Muito bom seus vídeos
Tenho dois pontos pra comentar:
1 - Intolerância. Esse adjetivo (eu até diria modo racional) se aplica a qualquer via de pensamento, seja religioso ou não, seja humanista ou não. Tentar argumentar com quem é intolerante é perda de tempo. Uma pessoa que toma as duas decisões baseada no que está escrito em um livro ou no que um pastor lhe disse não vai mudar esse pensamento, muito menos aceitar que este pode estar errado. Se o cidadão acredita que degolar uma galinha numa encruzilhada vai lhe proporcionar algo positivo ou negativo na vida de outrem, com que argumento alteraria-se tal comportamento? Ao meu ver a solução está na imposição de regras e leis ou na imposição do direito de fazer aquilo que se acredita. Ou dá-se o direito e não se critica, ou tira-se o direito e não se critica. Não há meio termo pois o que beneficia a maioria é defendido pela minoria e vice-versa (no Brasil seria isso). Pensamento intolerante? Talvez mas como dialogar com quem não quer diálogo?
2 - Pedir consciência social de quem não quer fazer parte dela é um ato bobo... Pedir um pensamento racional pra quem não usa a razão em suas "crenças", é outro ato bobo. Simplesmente pelo fato de essas pessoas terem sido condicionadas a pensar de tal forma. Quando se trata de dar uma nova direção ao que já a possui, vários outros fatores entram na equação. As vezes ouço alguns argumentos onde frazes do tipo "sou de tal grupo mas tenho a mente aberta à outros", como se isso realmente significasse que alguma coisa iria mudar na cabeça daquela pessoa se ela participasse de uma discussão ávida e racional. Vais me dizer que uma pessoa vai parar de ler o horóscopo se outro mostrar por A + B que o céu de 3 mil anos atrás não é mais o mesmo céu de hoje em dia e, por tanto, tais regras exotéricas tornam-se inválidas? Ou que evolução é fato? Ou que um gato preto não influencia em nada na sua sorte ou azar?
Enquanto influenciáveis que somos, devemos nós criar uma nova geração de pessoas mais críticas, curiosas, tolerantes e com certeza mais racionais ou sucumbiremos a nossa própria insensatez...
Pela lógica, um evangélico que fale de cristofobia tem sim que aceitar o termo homofobia, mas a lógica não é essa.
Embora exista sim gente que aceite um termo e não o outro só pq elas se acham o centro do mundo, o termo "Cristofobia" pra mim nasceu como uma resposta pejorativa ao termo "Homofobia".
O cristão não se veria como perseguido, apenas quer menosprezar o termo "Homofobia" com chacota.
É tipo o branco que diz que vai usar uma camisa escrito 100% branco, como se a sua gente tivesse sido oprimida por gerações para ele se envergonhar ou superar (ter orgulho). O branco idiota que fala isso, ta respondendo com chacota e ironia, e não pq ele realmente acha mt digno usar uma camisa assim.
Sempre se resume a infantilidade e egocentrismo.
Mas existiu sim escravidao branca muito antes da negra, inclusive, diferentemente da escravidao negra que tinha como objetivo o trabalho nas lavoura, crianças principalmente loiras de olhos azuis eram levadas principalmente por muçulmanos como escravas sexuais e os homens que eram levados pra trabalho braçal para o oriente médio eram todos castrados para evitar que eles transassem com a mulher de seus donos, ou seja, a escravidao branca era muito mais imoral. E o que dizer do Imperio Mouro do norte da africa que escravizaram por mais de 700 anos pessoas provenientes da espanha, portugal, sul da Italia. Temos que para com essa babaquice de divida historica.
Sempre existiu opressao entre varios povos e o governo nao quer dar igualdade de raças, o que eles querem ; voto sob cabresto, só isso.
Divida histórica não é nenhuma babaquice.
Se vc é negro no Brasil, além de vc encarar o racismo td dia, seja de pessoas retrógradas ou por vc não se encaixar no padrão de beleza imposto pelos nossos colonizadores, vc ainda tem a sua herança de pobreza.
Ora... Teus bizavós eram escravos, os seus avós eram homens livres abandonados em um país a onde eles só poderiam trabalhar para brancos na lavoura, os seus pais com sacrificio estudaram até o ensino médio em escola pública (muitos estudaram menos) e trabalhar em N coisas de pouco prestígio, e vc é um negro pobre mas com alguma chance melhor de crescer justamente porque muita gente mais competente que vc no assunto (não te desmerecendo) ter percebido que temos dívida histórica, e que a ascensão do negro em cargos anteriormente ocupados por brancos, é a melhor forma de romper com os estereótipos de que branco é médico, negro é ladrão.
Se fala de cristofobia no Brasil. Eu usei o exemplo da camisa de 100% branco justamente dentro do recorte espacial brasileiro.
O que tem a ver vc pegar exemplos de outros cantos do mundo pra debater dívida histórica?
(Pior é que o assunto era Cristofobia, nem era dívida histórica)
Willian Gouvêa Concordo com você. São questões que a maioria finge não saber.
Eu sou Cristiofóbica. Procuro não ser, mas sou. Como praticante de paganismo e profunda simpatizante das religiões de matriz africana, já vi muita opressão por parte de cristãos, velada inclusive. É muito difícil desfazer um preconceito como esse, pois é baseada em experiências pessoais.
+Kathy Saori Monroe Cobain Compreendo....realmente e complicado...eu ja fui um cristao muito radical hoje posso me dizer verdadeiramente liberto....eu ate evitava amizades com pessoas de outras religiões....ma enfim mudei hoje vejo que religiao nao define NADA na vida de alguem....a forma com que ela ama o proximo que me ajudar a ter uma nocao....
mas vc tambem tem essa fobia dos cristaos?
agora pronto! Eu tenho medo de um dia deixar um pastel cair no chão eu tenho a fobia?
Eu vi esse início umas 30 vezes. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Ronald Alves ...e se assustou em alguma delas?
***** Não mesmo, vi mais de 30 vezes pra rir mais 30 vezes. kkkkkk
eu também! !!
seus pontos de vista são sempre muito bem articulados e traz sempre a razão como principal norteadora. por isso sou muito seu fã, Pirula
Excelente video, Pirulla. Acho interessante lembrar ainda sobre os evangélicos que as igrejas de extração mais baixa tem sua membresia baseada em filhos do exodo rural dos anos setenta e oitenta, pessoas simples que foram largadas numa cultura urbana em constante modificação. Eu sou de familia evangelica, e quando era criança costumava ir em igrejas formadas quase que puramente por empregadas domésticas, donas de casa, pedreiros, frentistas e outros empregos que são invisíveis para muita gente. Então é possivel perceber sim, como vc disse, uma forte tendência dos evangélicos neófitos a criar uma cultura própria, e nada unifica tanto um grupo, infelizmente, quanto um inimigo externo
Pirula valeu pelo vídeo, vc sempre coerente e apaziguador. Pirula vou te dar uma sugestão, falar sobre a intolerância de alguns Paulistas com o Norte Nordeste do Brasil. As palavras e insultos atribuídos por alguns indivíduos. E a necessidade de termos uma nação unida e tolerante. Se esse preconceito é educacional ou hereditário. Seria uma boa vc pensar sobre o assunto, daria um bom vídeo. Um abraço e parabéns , sou assíduo telespec !!!!
Gostei da Ideia !!!! Seria um bom tema para o Pirula comentar !!!!
o sufixo "fobia" vem do contrário de "filia", Filia é "amor por" e fobia é "rejeição por". Não é necessariamente medo, a etmologia é de "fobos" do fogo, ele queima, você se afasta - por que deve. Esse é o conceito por traz do sufixo.
Boa! A questão gramatical é bem importante nessas coisas.
Rafael Mastromauro Perfeito! Não entendi porque o Pirula não mostrou isso no vídeo.
André Pessoa Ele falou no sentido patológico, não linguístico, mas isso é irrelevante para a formulação do argumento.
+Rafael Mastromauro ***Fobia ou Phobia (do grego φόβος, "medo")*** não tem nada haver com fogo, a palavra etmologicamente relativa a fogo vem do grego πυρpyr, (pyrós "fogo")
Tudo cristofóbico! Tudinho!
***** Tudo!
Vou fechar o chiqueiro... Duas pessoas totalmente desumanas andando por aí no mundo, não pode ser permitido.
Animal!
Passei a assistir seus videos, e de todos esse até agora foi o melhor. Não pelo fato de ser cristão (sou espirita, detalhe), mas pelo fato de abranger todo um leque que uma ação pode resultar.
Meus parabéns!
esse comecinho me assustou , achei q minha água ia virar vinho
Mateus 5-10
Felizes as pessoas que sofrem perseguições por fazerem a vontade de Deus, pois o reino do céu é delas.
Sim ❤️
Ok, agr pratique Mateus 10:8 e prove pro mundo que seu Deus é o verdadeiro :)
@@kauagirao isso já está sendo feito, então não precisa de "crença" Até pq se vc tem fé vc não tem provas.
@@kauagirao me fala 5 mortos que vcs ressuscitaram!?
@UC_LF3HhUuN35S5oJ9CdSg3g cara não to falando por min, pra minha pessoa msm que vcs provasse que o Deus judaico - cristão fosse o "verdadeiro" Não me curvaria ah ele. Porém pq vcs não vão práticar oq Jesus ordenou-lhe, exemplo hospital do câncer com várias crianças sofrendo cm essa doença terrível pq não vá lá?? Efim continue orando pra esse Deus inerte
perfeito como sempre.
Ps: minha tv é igual a sua
Pela 1ª vez vejo o Pirula minimamente imparcial numa questão q envolva cristãos, especialmente evangélicos. Concordo com a maior parte do q ele falou, mas discordo dessa mentira q vai virando verdade pela repetição de q os evangélicos são em boa parte preconceituosos (a massa + homogênea q ele cita). Se pegar o nº de evangélicos no Brasil e comparar c/ esses casos de intolerância a outras religiões, por exemplo, verá q são casos isolados q n representam o pensamento da esmagadora maioria. Confundem os discursos duros e exaltados de gente com o Malafaia com intolerância, sem perceberem q ele n prega contra pessoas nem é a favor de intolerância contra ninguém, mas luta de maneira firme contra esse lobby da ideologia de gênero q vai se infiltrando nas escolas e trazendo consigo leis absurdas, como era o kit gay, q mostraria beijo lésbico para crianças, q, em vez de combater a homofobia, estimularia a sexualidade precoce.
MrErickbass mano.... se é burro ou fingiu? malafaia n prega ódio contra pessoas... ai é piada no minimo....
Pirulla, achar a homossexualidade uma doença ou um problema é homofobia?
Achar a relação sexual entre duas pessoas do mesmo sexo imoral, é homofobia? (do mesmo modo de ser contra o incesto)
David Marcondes ACHAR imoral não é um problema. Mas agir de forma a constranger, humilhar, um homossexual, isso é bastante reprovável.
***** mas e a questão do incesto? não seria tb bastante reprovável ir contra esse grupo de pessoas?
***** Mas e quando é humor? Pois o texto do Gregório diz que "o espaço da arte não é o espaço do respeito".
David Marcondes Eu penso assim: quem define o que é doença são os médicos (e no caso de doença psicológica e/ou psiquiátrica, também os psicólogos). E a homossexualidade já foi retirada há muito tempo da lista de doenças. Então, se você ainda considera o homossexual um doente, você está sendo anticientífico e pensando somente com o preconceito, então é homofobia sim.
Quanto à questão do que é moral ou imoral aí é uma questão bem mais profunda. Mas considerando que a homossexualidade é uma variação perfeitamente normal do desejo sexual, então se você considera uma relação sexual entre um homem e uma mulher como algo moral, e acha o contrário de uma relação entre dois homens ou duas mulheres, eu também acho que é preconceito, então é homofobia também.
***** Mas o que é constrangimento ? Dizer que é imoral é constrangimento ? Dizer que é pecado é constrangimento ? Dizer que ela será condenada ao inferno é constrangimento ?
Pirula ...Você é mais que foda assisti o vídeo 5 vzs todinho !!!
o termo cristofobia é uma piada, mas ca entre nós estão colhendo o que plantaram.
Eu implico com o cristianismo não pq tenho raiva de deus,eu tenho raiva é da drogas dos cristãos,intolerantes e preconceituosos com relação às outras culturas e diferentes comportamentos/pensamentos q fogem dos padrões
Concordo plenamente com você, eu implico com os cristãos, não com Deus.
@Lucas David Vaz kkkkkkkkk vcs são uns hipocritas mesmo.Se cristaos sap mais perseguidos q ateus,é pq vao e fzm o q outros paiaes nao aceitam.Ora,se um dos paises do oriente medio nao aceita o cristianismo,p q forçar?outra coisa,os cristao TAMBEM ja mataram e matam muita gente,seja homossexual ou ate ou qualquer um q fizeram ou façam por ser contra suas doutrinas.
O termo Cristofobia não tem o sentido de "medo" e nem mesmo de preconceito. Esse termo mostra como algumas pessoas tentam demonizar o indivíduo que é cristão, querendo separar os cristãos do resto da sociedade, com a desculpa de que a Bíblia ensina vc a ser preconceituoso, ou seja, "os cristãos não aceitam as pessoas, por isso eles são muito preconceituosos e nem deveriam falar algumas coisas que falam, em respeito aos homossexuais". Isso é um discurso "cristofobico". Existe realmente preconceito por parte de algumas pessoas, que acham que estão seguindo os ensinamentos de Cristo por fazer isso. A verdade... bem, o cristianismo é a "religião" que mais aceita as pessoas, por alguns simples fatos: se alguém não quer dar ouvidos a uma pregação ou coisa do tipo: 1º ela não é obrigada a ouvir; 2º ela não é obrigada a aceitar; 3º se ela disser que n quer mais ser abordado acerca do evangelho ela não o será, e os seus direitos estarão preservados. Tomando como base que Cristo enquanto pessoa sempre pregou o respeito, o amor as pessoas (independente de credo) e a educação, quem faz diferente disso está seguindo alguma seita, não o cristianismo.
tem os dois sentidos
*td mundo falando de cristofobia, homofobia, mas quase ngm fala de psicofobia q é muito grave tb, fiz um vídeo falando sobre o assunto Pirula, vai la ver, besos!!!*
Como na maioria das vezes... Perfeito! heher
O princípio é este mesmo.
Mesmo quando discordamos de uma ação, uma atitude, uma opinião, etc. Mesmo assim, temos o direito a opinião e o dever de respeitar a opinião também.
Discordar é bom e saudável, mas sempre com respeito.
E respeito sempre! Isso inclui a lei, claro. E vai além! Isso inclui a moral e os costumes, etc.
A palavrinha que falta muitas vezes é esta mesmo. O respeito de todos para com todos.
Valeu.
Cristão:devemos amar a todos.
Lgbt:fogo oooo fogo olha fogo
Muito bom. Eu não conseguiria fazer um vídeo melhor que esse. Queria poder dar 300 mil likes.
SE EU PUDESSE QUERIA DAR 500 MIL LIKES
Já fui demitida porque o grupo que eu trabalhava era evangélico. Tentei ao máximo esconder que eu era espírita, mas ainda assim descobriram por causa de fotos no meu antigo Orkut e fui desligada. Claro que não falaram que foi por isso.
Algum tempo depois, acabei me tornando evangélica e sofri mais preconceito.
Hoje me vejo evangélicofóbica e isso me incomoda. Sei que toda intolerância esconde na verdade uma doença. Eu não contrataria e não contrato pessoas evangélicas porque já fui roubada por alguns.
Tomei pavor dessas pessoas. Os comparo à moscas que onde vêem vida e possibilidades, vai lá, coloca seus ovos e destroem o que tinha ali de bom.
Estou buscando tratamento.
Não critico ninguém, mas me sinto muito ofendida quando vêm com pregações, gif evangélicos. Principalmente quando digo que sou candomblecista e eles insistem. Aí dou um fora e me sinto mal por ter tratado mal um ser humano.
Não se sinta triste. Evangélicos e fascistas não são gente
Embora eu discorde de alguns (vários) pontos do discurso, gostei bastante do vídeo. Acho que qualquer questão deve ser analisada, na medida do possível, de maneira racional e com argumentação embasada, independentemente da ideologia do discursante. Parabéns.
Boa Pirula, vai aí meu like. Colocou tudo que realmente é válido em cada discurso e não o que cada um acha que pode discutir. Parabéns
E não é que o menino Pirula se parece com o menino jesus mesmo? hahaha
Putz, não aguento mais esse assunto.
theonlyze [2]
(Apesar de que o Pirulla mandou bem)
Vandré Borba eu nem ia assistir o vídeo, mas vou dar uma cconferida porque muitas vezes acho os vídeos dele interessantes
3
theonlyze sinceramente a relevância que eu achei dos vídeos do Malafaia e do evento da crucificação tendia a zero absoluto. Mas o que me deixa nervoso (e preocupado) é o vitimismo, a a ideia de se criminalizar opiniões.
Acho que Cristofobia foi um termo irônico pra mostrar o quão inutil é o vitimismo dos gays em relação a Homofobia, onde qualquer merda que vc faz é homofobia
LucowGamer BR Quem dera. Não é nada irônico. É desonesto, irônico não.
"Vitimismo"... Cara, tem gente que é ASSASSINADO por ser gay. Isso é ser vítima.
owyess Mas a coisa sobre ser vítima é que você só é vítima se é vítima e quando é vítima e só se é vitima de quem vitimizou, fora isso só se pode reclamar de aparatos governamentais e institucionais dedicados a proteção da população se não estão fazendo seu trabalho direito (e se não estão fazendo seu trabalho direito, todo mundo pode reclamar).
Qualquer coisa fora disso é vitimismo. Ou "tentativa de usar a empatia e simpatia alheia para controlar o discurso."
Adorei seu ponto de vista, como sempre fazendo os vídeos sem influência alguma levando suas opiniões. Adoro isso. Parabéns, disse tudo que eu pensava.
Para lidar com essas questões e não cair em armadilhas é necessário aprender a distinguir discursos de reação de discursos propositivos. De forma resumida: uma pessoa pode sustentar um "puta" discurso libertário em cima de uma identidade qualquer, contra toda e qualquer forma de opressão, e ao mesmo tempo diluir qualquer força de mudança dentro da sociedade, que poderia inclusive levar a mudar aquela situação. Como assim? Por exemplo, essa "cristofobia" é um caso típico de intolerância religiosa, que já acontece a séculos no Brasil, contra qualquer forma de religião não cristã, e também contra os ateus e agnósticos. Mas mesmo assim, opta-se por dar uma identidade diferente para o caso do cristianismo, como se a cristofobia fosse uma coisa diferente da "ubandofobia", da "candobléfobia", da "ateufobia", da fobia a todas as religões indígenas... como esse discurso NÃO considera que todas essas vertentes apontam para a mesma direção (a da liberdade de culto), acaba levando a uma situação onde a luta de cada uma dessas identidades encontra-se não somente separada, como também inconciliável, o que acaba produzindo, por sua vez, uma situação de disputa entre todas essas identidades. E isso é um discurso reativo. O discurso propositivo sobre esse problema existe, chama-se estado laico, inclusive foi uma pauta histórica dos evangélicos, que propõe que o estado não privilegie nenhuma religião, promovendo assim a liberdade de culto. Então qual o problema com esse discurso? Todo discurso propositivo tem necessariamente algum principio normatizador, e esse discurso não foge a regra: uma religião não pode atacar a outra, não pode ter primazia sobre a outra dentro da sociedade... acho que é nesse momento que podemos diferenciar quem é quem... então cristofobia ou liberdade de culto?
O dizer de um vídeo onde se prende apenas aos títulos homofobia e cristofobia sem se pensar nas consequências desse dois tipos de preconceitos? Qdo um cristão no Brasil foi expulso de casa por ser cristão, ou espancado na rua, ou condenado pela religião, ou ainda não pode casar?
Acro fobia ? Pensei que era medo de acrocantossauro
"medo de quem mora no Acre"
Religião limita o ser
Limita o ser a nao ser um homem incivilizado, cruel e brutal
O ser humano precisa de limites.
@@kauagiraomas pode não ser a religião que limita pode ser outra coisa
Acabo de me inscrever no seu canal, muito bom, gostei de seus comentários.
Sou jornalista e trabalhei em uma redação, em BH, em que a editora (mulher) não gostava de repórteres do sexo feminino. Ela dizia que mulher não entra na enchente, que mulher tem medo de acompanhar a PM etc etc etc.
E eu que tenho olavofobia. É crime? :/
Bruno Rauber Não, é uma virtude.
+andresgv10 kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Aí ó! Encontrei Chessuis
eu tenho crentefobia! hahahahaa
Ótimo vídeo, no minuto 14:11 tem uma frase que se encaixa perfeitamente.
"Posso não concordar com o que você diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo" -Voltaire
Ou biógrafa de Voltaire, como 'diz' algumas pesquisas.
Pirula, eu sou cristã/evangélica (não cristã do tipo que se vê por aí. Falo cristã mesmo. rs) e acho você uma pessoa muito sensata. Concordo com suas considerações. Parabéns por sua sensatez!
Deus perdoa ele nn sabe oque fala...
matheus de oliveira como ele vai perdoar sendo que ele nem existe? Huahahauabahhakakk
Seropédica é um Município evangélico, e ser evangélico aqui é carta de referência. Imagine ser descendente de Árabe e espirita por aqui?
Aaminah Abath Imagino que seja uma tristeza.
É isso q as pessoas deviam pesar: se todos seguissem a ética e valores pregados por Cristo (cuidar o órfão, da viúva, do estrangeiro, do preso e do pobre) ia ser um paraíso... Só q não! Vira apenas uma falácia impositiva defendendo oq Cristo condenou. Ele foi o mais pisado pela casta religiosa da época, e hj não seria diferente...
O Pirula é genial, e preciso ser muito idiota para não gostar dele.
Gostei do vídeo, muito esclarecer, admiro por demais sua postura de neutralidade, e o esforço que faz para explicar algo sem puxar sardinha para ninguém, claro que nem sempre concordo com tudo que você fala e isto é normal, mas você é um ateu equilibrado, consciente,inteligente e procura ser imparcial no que fala e isto mostra a sua honestidade, se os novatos ateus seguisse você como exemplo, acredito que muita " discussão" desnecessária acabaria, continue assim,tenha sucesso, e um boa noite.
Exatamente. Até pq eu respeito pessoas( contanto que elas me respeitem), não ideologias.