Vale a pena ser escritor em 2024?

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 6 сен 2024
  • Vale a pena ser escritor em 2024?

Комментарии • 27

  • @FabricioHBC
    @FabricioHBC Месяц назад +16

    Antes o cinema imitava a literatura, hoje a literatura imita o cinema. Os escritores já pensam na história como uma sequência de cenas com iluminação, corte e enquadramento de câmera. Os diálogos dos livros modernos buscam imitar a fluidez dos diálogos do cinema e muitas vezes se valem dos clichês do cinema.
    Se isso é bom ou ruim é o que não sei. O próprio Stephen King usa dessa escrita "cinematográfica" e é um dos escritores mais bem sucedidos da atualidade. Mas sinto que a literatura perdeu uma parte da identidade dela. A linguagem é subutilizada.
    Tudo que não está no texto para construir uma imagem através da imaginação, é supérfluo.

  • @hermeswilson4399
    @hermeswilson4399 Месяц назад +10

    Vale a pena ser escritor no século XXI? VALE SIM!

  • @Opissocopolis
    @Opissocopolis Месяц назад +7

    Pior que é verdade, esse estigma das pessoas de ser um escritor não é uma parada dos anos 90 para cá, é só porque a gente não pensa muito nisso. Que vídeo bom meu chapa, falou pouco mas disse muito.

  • @user-qr1mn6cn7z
    @user-qr1mn6cn7z Месяц назад +9

    Adorei a música de fundo, deu uma vibe bacana.

  • @JforgeBookTrilhas
    @JforgeBookTrilhas Месяц назад +4

    Muito bom, uma abordagem simples e riquíssima. Uma coisa que me chamou atenção é o fato de que em nenhuma geração o cenário foi fácil para um escritor. E os escritores renomados passaram por muitas frustrações e fracassos antes de alcançarem o status. Parabéns pelo vídeo. Deus abençoe sempre.

  • @ComentadorPolitico
    @ComentadorPolitico Месяц назад +1

    Geralmente não vale a pena, financeiramente e no status.
    Existe uma gigantesca quantidade de escritores que não vingaram em vida e, tragicamente, nem sequer em morte. O que eu penso é: tenha uma profissão que te banque enquanto você "investe" em aprimorar seu texto ao ponto de ser amado pelo público. Os grandes do Brasil eram médicos, jornalistas, advogados, etc. Não lembro de algum que era escritor full-time no início de sua carreira literária, a não ser que fosse rico (o que nós não somos).
    Aí tá a questão: sinto prazer escrevendo e tenho algo a dizer. Na maioria das vezes, será um hobbie que nunca recompensou financeiramente quanto se eu tivesse feito outra coisa (como aprimorar meu negócio, estudar uma especialização, etc), mas tenho algo a dizer. Então tudo vale a pena.

  • @BHvDroidstein
    @BHvDroidstein Месяц назад

    Realmente, nunca tinha pensado que o dia de hoje seria um bom momento pra escrever, mas faz todo sentido. Quem já testou usar IA pra escrever alguma coisa sabe que a qualidade é bem limitada, pode usar o prompt que for que mesmo assim é perceptível que foi uma IA que escreveu. Acredito que, não só na escrita, mas nas artes tb, o que é feito por pessoas reais será ainda mais valorizado. Eu gosto da criação de imagens por IA, eu acho bem interessante, só que me fez ver arte de uma outra maneira.

  • @thiagogoncalves3869
    @thiagogoncalves3869 Месяц назад +1

    Sonho em ser escritor, provavelmente daqui uns anos. Eu gosto de pessoas inteligentes, e a nossa missão de vida é causar a diferença e ajudar, então, uma das melhores formas que eu possa fazer, seria tornando as pessoas mais inteligentes, e como? Através da leitura, então mesmo se eu não for um Stephen king do século, mas se pelo menos eu atingir um certo público e causar uma boa diferença, já vale a pena.

  • @coletaneatv1282
    @coletaneatv1282 Месяц назад +4

    Eu acho que é o problema nem é ser escritor, e sim fazer o livro ter alcance, como vc mesmo disse. Mas é complicado porque como vc mesmo já disse, o áudiovisual tem um investimento mais pesado.
    Eu acho que o melhor seria não só escrever um livro que é bom, único ou relevante,por mais que isso seja sim importante. Eu acredito que além de tudo isso, o importante seria também uma adaptação bem feita. Pois assim a sua criação poderia alcançar novos públicos que poderiam se interessar e ler seu livro.
    Existem inúmeros exemplos disso como harry potter, o hobbit. Não sei se esses livros já eram muito famosos,mas tenho certeza que suas adaptações cinematográficas ajudaram muito.

    • @guito2494
      @guito2494 Месяц назад +3

      Sim, esses livros já eram muito famosos antes, nimguem faz filme de um livro que não fez sucesso algum

    • @coletaneatv1282
      @coletaneatv1282 Месяц назад +2

      ​@@guito2494 Obrigado pela informação.

    • @jovembonita2804
      @jovembonita2804 Месяц назад +3

      os livros já eram bastante famosos mesmo, mas os filmes obviamente ultrapassaram o alcance das obras literárias. acredito que hoje em dia harry potter já tenha quebrado esse ciclo, mas tolkien é praticamente invisível para a geração Z. ninguém quer ler senhor dos anéis, ou crônicas de gelo e fogo.

  • @lucianopereiradasilva2726
    @lucianopereiradasilva2726 Месяц назад

    Sua análise foi demasiado útil para mim. Muito obrigado!

  • @tomasdeaquino9692
    @tomasdeaquino9692 Месяц назад +1

    A vantagem é que os filmes de hoje em dia são profundos como um pires. Nenhum filme chega a profundidade de um admirável mundo novo, por exemplo. Mesmo aqueles filmes que se baseiam em livros muito bons, não chegam aos pés do livro.

  • @Karollmarqs
    @Karollmarqs Месяц назад +2

    lendo “cartas para um jovem poeta”, e se existe algo extraordinário que fez esse livro se tornar o meu de cabeceira foi o conselho da primeira carta, que diz que nosso maior erro é tentar encontrar a validação da nossa escrita em outras pessoas, quando devemos voltar nossa energia para um mergulho interno. A partir do momento que você cria algo que vem das profundezas do seu ser, você não precisa da validação de ninguém, pois é algo seu. Em síntese, a afirmação sobre sermos ou não bons escritores advém da nossa humildade de reconhecer isso, realizando a pergunta “se tirarem a escrita de mim, eu sobrevivo?”. Não troquem algo que nasce de você mesmo por validação. Seja você seu próprio e sincero crítico e reconheça se sua obra tem seus traços, se dedicou tudo o que podia para isso.

    • @miqueiassantos1630
      @miqueiassantos1630 Месяц назад

      Eu concordo em partes, o escritor deve amar ou odiar escrever e não parar jamais, mas tem gente que não escreve bem ou seja tem bons escritores e escritores mais ou menos, talvez não tenha entendido seu comentário

    • @Karollmarqs
      @Karollmarqs Месяц назад

      @@miqueiassantos1630 oii, entendi seu posicionamento. Talvez eu não tenha me expressado da forma como gostaria. Bem, sim, tem escritores bons e ruins, mas tem escritos ruins que podem melhorar. O que eu estou dizendo é que, o conselho da primeira carta se refere a humildade de reconhecer isso, se sou boa ou ruim. Mas principalmente, não procurar isso nos outros. Devemos ser os primeiros a reconhecer isso. Claro que o que estou dizendo é relativo, eu posso escrever um poema que acredito fortemente está bom, mas que para outra pessoa não está, e a partir do comentário dela melhorar. Mas, quando nós estamos iniciando na escrita e estamos inseguros, muitas vezes, nos deixamos levar por, sei lá, alguém que odiou o que escrevemos, a questão é essa, não devemos nos definir por comentários externos, porque se você começa a mudar sua obra só porque alguém disse para você mudar, vai perder sua autenticidade. Fico feliz que de forma respeitosa, você tenha “discordado” obrigada.

  • @viniciussilvasantos42
    @viniciussilvasantos42 Месяц назад +1

    ser escritor e algum legal porém mais não que dizer que hoje em dia mesmo tendo na era tecnologia não que dizer que as livros não deixara de ser uteis os livros são artes como musica, pinturas, desenhos e etc
    no entanto o escritor sempre deve ter grandes habilidades por tempo e tambem escrever bem mais como ja disse o escritor e aquele que escreve e quanto mais aprende escrever e melhor
    bem só uma mensagem para aqueles sonham a ser escritor e aqueles querem seguir

  • @zonacuriosa3388
    @zonacuriosa3388 Месяц назад +1

    Excelente conteúdo. Que Deus te abençoe!!!

  • @guito2494
    @guito2494 Месяц назад +2

    Falou tudo mano!

  • @b2lpb2lp
    @b2lpb2lp Месяц назад

    vídeo foda irmão

  • @jefersonmorais929
    @jefersonmorais929 Месяц назад +2

    Vlw pelo vídeo

  • @pedrohenrique-eh5lx
    @pedrohenrique-eh5lx Месяц назад

    Fã de sherlock?

  • @oresidente
    @oresidente Месяц назад

    Mano... A parte que você fala sobre agente ter a atenção de um peixinho dourado não e bem verdadeiro. Óbvio que nossa atenção foi deduzida ao longo dos anos. Mas não e pra tanto. Infelizmente esse dado foi mal interpretado...

    • @CanalMordua
      @CanalMordua  Месяц назад +2

      Parece exagero, mas existem diversos estudos onde foi mostrado que os peixes dourados tem um tempo de concentração de 9 segundos enquanto o dos humanos reduziu para 8 segundos graças as tecnologias. Basta pesquisar.

    • @GoldennNash
      @GoldennNash Месяц назад +1

      Na verdade, é para tanto sim. Um estudo divulgado pela Companhia das Letras (realizado por um órgão que esqueci o nome) constatou que 66% dos jovens brasileiros sequer conseguem ler 10 páginas de alguma coisa.
      O "boom" dos vídeos curtos, por exemplo, é mais uma prova de como a atenção está reduzida.

  • @felix-fys
    @felix-fys Месяц назад

    Não, porque se lembre, memento mori.