Anos após anos sendo na minha mesa e escrevo a mão. Já se vão cinco anos e cada dia que passa vejo que vou levar mais tempo até ter completo meu trabalho. Não tenho pressa. O tempo que emprego no texto é um prazer diário. Ao passo que tiver pronto talvez publique, talvez esconda, mas estará pronto. Um só leitor me bastará.
Querido Gurgel, a tarefa do leitor também é árdua. Estou lendo a Ilíada e já no canto II me deparo com toda longa classificação das naus e povos. O leitor de hoje está doutrinado para um texto rápido e os escritores infelizmente dirigem o público para uma leitura descartável. Obrigado pelo vídeo, forte abraço...
Não foi somente uma dica aos iniciantes e veteranos na caminhada de escritores, mas também uma boa dose de ânimo para aqueles que estão se entregando à busca contínua da vida intelectual. Essenssial .
Definição esplêndida. Sem dúvida o principal desafio para ser escritor ou praticar profissões relacionadas a arte é a luta consigo mesmo, tanto no ambiente interno (preguiça, procastinação, baixa autoestima) quanto no ambiente externo (pressão do dia a dia, trabalho, tempo).
Professor concordo totalmente com o Sr. Mas, acredito que a inspiração tem sim seu fator importante na arte da escrita. Aliás já dizia Clarice Lispector:" "tem dias que estou morta" Digo isso porque comigo é assim também, às vezes minha cabeça não para que é como se algo me empurasse à sentar e escrever e têm dias como hoje,por exemplo, que estou morta... Mas, ao mesmo tempo acredito que quanto mais pratico, mais facilmente as coisas me vem... amo o seu canal, um dos pouquíssimos a expor escrita e literatura tão bem❤❤👏👏
Bom dia, meu Mestre querido. Professor, eu fui muito feliz em assistir esta sua brilhante aula. Nesta sua aula, a minha alma levou um banho de conceitos literais. Vim assistir esta sua aula, meu Mestre, prá buscar mais motivação e forças para não parar no meio do caminho na escrita do meu primeiro livro. De fato, escrever é um trabalho árduo e um bom escritor tem que está preparado para os desafios, vencendo a preguiça e o cansaço. Muito obrigado, meu professor querido, por esta sua aula. Peço sua torcida para que eu tenha um bom êxito na finalização do meu primeiro livro. Jesus o abençoe com muita saúde, meu Mestre. Forte abraço
Ser um escritor estar além da capacidade que muitos romantizam, mas no sofrimento e na expressão do trabalho finalizado. Ser escritor pode doer muito, em alguns contextos...
Boa noite, "Caríssimo Professor Rodrigo Gurgel!". Sem esperar seu sim, faço-me aqui e agora, mais do que nunca, seu discípulo. Pois é na sede da vontade onde o cansaço espia pela fresta da porta e ouço murmurar ruídos de anestesia e desânimo. Essencialmente nesses momentos corro e te procuro. Mergulho, bebo, me sacio nos teus ensinamentos. Me renovo, e recomeço a escrever. Mais leve do que nunca, inspirado e impulsionado, bebido de paixão, de coragem e de fé. :)
Muito bom! Ser escrito, no Brasil e um desafio. . A chave😊 ( persistência) escrever, pra mim e deixá a alma falar por vc. Busca o desconhecido . O cansativo.(muda a coisa toda). Quando escrevo saio de mim. Esqueço de tudo a minha volta. Fluir como uma borboleta ao vento. Gratidão pelo video❤👐
Rodrigo, obrigado por essa sequência sobre a maldição de ser escritor. Ainda não tinha visto nada parecido no RUclips, onde tantos vendem a ideia que escrever é um trabalho como qualquer outro. No dia que li uma confissão de Flaubert, que ia escrever uma história para ver se seria capaz de começar e terminar, eu fiz o mesmo, e escrevi minha primeira história, e depois dela aprendi que é possivel, se aceitar as dores, o padecimento de cada dia, e seguir adiante.
Olá professor tudo bom, Eu tento captar cada mensagem que tu transmite, porque é de uma riqueza enorme e falando sobre escrita, eu tô tentando escrever o meu primeiro livro e o teu canal tem sido de grande ajuda, eu tentei fazer aqui um projeto para escrever esse livro em 10 anos, espero conseguir com menos tempo né, coloquei 10 anos para ser a longo prazo assim para mim ficar bem confortável, porque, esse vídeo me mostrou o quanto é difícil elaborar os textos se preocupando com cada efeito no futuro ou nas linhas que você já escreveu, é para ser uma coisa muito bem pensada porque não é fácil mas eu tô na luta vou batalhar e espero conseguir, creio eu modéstia parte que a minha ideia para o livro é genial, eu escolhi uma ideia muito boa é uma ficção científica com uma letra gótica vou tentar colocar uma uma escrita gótica com ficção científica espero conseguir, teu canal tá me ajudando muito, eu tenho pego os teus textos, os teus vídeos, para mim l você é um cara muito intelectual, dos poucos que sobraram aqui no Brasil hoje né, é uma referência muito grande para mim pode ter certeza que ao final no meu livro vai ter uma dedicatória para você professor muito obrigado. P.s: desculpe a argumentação estranha no texto pois é um audiotexto do microfone do teclado.
Sempre aprendo com o senhor. Estou cada vez mais entusiasmada com a minha escrita. Me identifiquei com a parte em que falavas sobre acordar com ansiedade para escrever!
Professor, será que o senhor poderia fazer um vídeo com relação a imitação dos escritores? E, ao longo do vídeo, o senhor iria dando dicas práticas de como captar o estilo dos grandes mestres.
Obrigada por transmitir seus conhecimentos. A vida me deu um "presente", uma doença degenerativa, estou perdendo os movimentis do corpo, então para ocupar meu tempo, eu escrevo, que é uma das poucas coisas que da de fazer deitada. Abraço.
PARABÉNS PELAS EXCELENTES EXPLICAÇÕES. OBSERVAÇÃO: ESCREVER DE CANETA, DAR UM ENORME PRAZER EM ALGUMAS PESSOAS. PRINCIPALMENTE QUEM ESCREVE COM PAIXÃO.
6 лет назад
Eu gosto, mas cansa a mão. Se bem que é preferível escrever à caneta quando você usa muita formatação, como é o caso dos roteiros.
Baita vídeo. Escrever "com qualidade" pode ser uma trabalheira. Assim como a apreciação de qualquer forma de trabalho, quando resultado de dedicação, é altamente compensador. "O que é escrito sem esforço em geral é lido sem prazer", Samuel Johnson. Parabéns pelo vídeo, sr. Rodrigo.
Obrigado Professor pelas palavras que chegaram-me como um "Cirineu" porque tenho um bom legado literário mas as dificuldades têm sido protagonista mas que a partir desse vídeo serão trabalhadas sob outras perspectivas.Obrigado.
Vídeo maravilhoso, como sempre! Coincidência! Hoje mesmo, ao tentar resumir o Triste Fim de Policarpo Quaresma (falhei miseravelmente), eu me perguntei: o que faz alguém querer escrever e publicar uma obra de literatura? E, de modo mais geral: o que faz alguém querer criar uma peça artística, seja escrever um romance, uma peça de teatro, compor um poema, uma música, pintar uma tela, desenhar, esculpir, etc, etc? Adorei sua explanação e referências, Professor, como sempre! Forneceu-me material para eu refletir muito melhor, rsrs. Muito obrigado!
Olá, professor. Adorei o vídeo. Atualmente, estou sofrendo com o fato de não conseguir escrever, e também com dificuldades de me atentar às leituras. É muito difícil. Sinto-me como se fosse explodir pelo tanto que tenho a dizer e não conseguir, e também envergonhada por gostar de literatura e não ser capaz nem de ler algumas páginas sem largar o livro... Parte disso eu dou culpa ao próprio arranjo da nossa sociedade: ela é muito rápida, e há poucos que gostam de aprender pelo puro prazer de se conhecer... Confesso ainda que me sinto desestimulada pelas pessoas ao meu redor. Em parte porque sou nova e tenho 18 anos, então muitas pessoas simplesmente, quando se trata de leitura, estudo e dedicação, olham como um meio para se obter dinheiro e não como fonte de paz e riqueza espiritual. Sinto-me só porque não tenho com quem dividir o que aprendo, os meus sonhos, vontades etc. É tão vazio...
As dificuldades são muitas - e às vezes parece que não vamos conseguir superá-las. Eu sei como é, acredite. Mas o pior que você pode fazer é desistir. Crie, custe o que custar, o seu próprio espaço. ruclips.net/video/hFWCsKyRYKI/видео.html
Qweuhias Tenha fé! Já me senti assim, mas tenha força, também sou jovem e isto também acontece comigo. Professores como Gurgel e Olavo irão te ajudar o Pe. Também! Não desista de sua vida de oração e de intelectualidade, você poderá salvar vidas! Procure alguém onde você mora para lhe ajudar, que tenha os mesmos ideais! Fique com Jesus.
Você é um grande mestre. Obrigado por sua dedicação, por esmerar-se não em trabalhar apenas para si, mas também por oferecer alguma algo da água de teu poço cultural para os peregrinos da palavra. Forte Abraço.
Já escrevi um livro e estou terminando outro, e confesso que jamais tinha ouvido coisas tão verdadeiras em relação ao hábito de escrever. Este vídeo é extraordinariamente grande. É uma lição de vida que certamente abrirá novos horizontes em muitas mentes.
Grata, Professor. Que aulas tão lindas, tão generosas, profundas. A força de vontade , é verdade, que tantos escritores encontraram ...e sempre encontram a seu modo frente ao papel e lápis por si mesmos desejados... "empurrando montanhas com as próprias mãos"... linda imagem para enfrentar os abismos , as quedas , a consciência, o trabalho árduo, o abandono da preguiça , do subterfúgio medroso do desconhecido... Sim, tais e belos exemplos em sua aula maravilhosa demonstram que o ato de coragem para escrever pode não estar perdido.
Vi que muitos escritores como Dostoiévski, Goethe, tiveram bons EXEMPLOS para guia-los. Lógico que há a genialidade de cada um, no entanto, ter esses pontos de referência lhe dará um bom caminho.
Mestre Rodrigo Gurgel! Sempre o acompanho no Telegram e aqui em seu canal. Tem me ajudado muito, evoluindo sobremaneira o conteúdo desse neófito escritor. Forte abraço!
Palavras belas e verdadeiras professor! Obrigado por aumentar a luz que há dentro de nós. Inclusive pra mim que sonho ser músico e escritor! Deus Abençoe!
Querido Mestre, salve, salve! As suas aulas me inspiram! Os melhores para mim são Camões Padre Antônio Vieira, Machado e Rodrigo Gurgel! São meus amigos para melhorar minha escrita! Muito obrigada!
É sempre uma grande alegria assistir os teus vídeos. Técnica e genialidade se fúndem e desembocam sempre em belas e encantadoras palavras...Obrigado por cada gotejar de orvalho e frescor em que derramas em nosso espírito oferecendo-nos porções de aprendizado e embelezamento literário.❤
Ótimo vídeo, professor! De fato, o durar do escritor é reflexivo, insular, diuturno e leva-o a superar os próprios limites. Será que é por isso que os anúncios do vídeo são de xampu anticaspa (ao menos os que apareceram para mim)? Afinal, os longos períodos de confinamento do escritor privam o mesmo do sol e resultam em seborreia! hehehe... Abraço!
Gênio! Esse ano vou me comprometer a frequentar o canal mais frequentemente (sic, gostei do efeito ☺ ) e espero fazer o curso sobre contos do professor. Minha abismal preguiça de escrever precisa ser abismada, fico abismado ao constatar o meu culto a Literatura, mas não escrevo. ☺ (haha, adoro repetição de palavras, tomara que tenha ficado poético)
Fenomenal!
Abraço imenso, Márcio!
Escritor como um músico, um pintor, precisa ter uma enorme capacidade de entrega, uma mega dedicação. Escrever é uma arte maravilhosa!!
Escrever é o desabafo da alma.
Anos após anos sendo na minha mesa e escrevo a mão. Já se vão cinco anos e cada dia que passa vejo que vou levar mais tempo até ter completo meu trabalho. Não tenho pressa. O tempo que emprego no texto é um prazer diário. Ao passo que tiver pronto talvez publique, talvez esconda, mas estará pronto. Um só leitor me bastará.
Querido Gurgel, a tarefa do leitor também é árdua. Estou lendo a Ilíada e já no canto II me deparo com toda longa classificação das naus e povos. O leitor de hoje está doutrinado para um texto rápido e os escritores infelizmente dirigem o público para uma leitura descartável.
Obrigado pelo vídeo, forte abraço...
Concordo plenamente! Abração!
Olá, boa tarde! parece-me qua a tão chata descrição em textos antigos devia-se ao fato da publicação em periódicos - o que demandava volume.
Ser escritor é a melhor profissão do mundo!
Não foi somente uma dica aos iniciantes e veteranos na caminhada de escritores, mas também uma boa dose de ânimo para aqueles que estão se entregando à busca contínua da vida intelectual. Essenssial .
👍🏻👍🏻👍🏻
Ser escritor no Brasil há de se fazer um esforço colossal.
Definição esplêndida. Sem dúvida o principal desafio para ser escritor ou praticar profissões relacionadas a arte é a luta consigo mesmo, tanto no ambiente interno (preguiça, procastinação, baixa autoestima) quanto no ambiente externo (pressão do dia a dia, trabalho, tempo).
Professor concordo totalmente com o Sr. Mas, acredito que a inspiração tem sim seu fator importante na arte da escrita. Aliás já dizia Clarice Lispector:" "tem dias que estou morta"
Digo isso porque comigo é assim também, às vezes minha cabeça não para que é como se algo me empurasse à sentar e escrever e têm dias como hoje,por exemplo, que estou morta...
Mas, ao mesmo tempo acredito que quanto mais pratico, mais facilmente as coisas me vem... amo o seu canal, um dos pouquíssimos a expor escrita e literatura tão bem❤❤👏👏
Tenacidade e alegria na entrega ao nosso ofício! Maravilhoso e oportuno o seu vídeo, Professor Gurgel! Um caloroso abraço aqui de Salvador!!
Obrigado! Imenso abraço!
Bom dia, meu Mestre querido. Professor, eu fui muito feliz em assistir esta sua brilhante aula. Nesta sua aula, a minha alma levou um banho de conceitos literais. Vim assistir esta sua aula, meu Mestre, prá buscar mais motivação e forças para não parar no meio do caminho na escrita do meu primeiro livro. De fato, escrever é um trabalho árduo e um bom escritor tem que está preparado para os desafios, vencendo a preguiça e o cansaço. Muito obrigado, meu professor querido, por esta sua aula. Peço sua torcida para que eu tenha um bom êxito na finalização do meu primeiro livro. Jesus o abençoe com muita saúde, meu Mestre. Forte abraço
Ser um escritor estar além da capacidade que muitos romantizam, mas no sofrimento e na expressão do trabalho finalizado. Ser escritor pode doer muito, em alguns contextos...
Boa noite, "Caríssimo Professor Rodrigo Gurgel!". Sem esperar seu sim, faço-me aqui e agora, mais do que nunca, seu discípulo. Pois é na sede da vontade onde o cansaço espia pela fresta da porta e ouço murmurar ruídos de anestesia e desânimo. Essencialmente nesses momentos corro e te procuro. Mergulho, bebo, me sacio nos teus ensinamentos. Me renovo, e recomeço a escrever. Mais leve do que nunca, inspirado e impulsionado, bebido de paixão, de coragem e de fé. :)
Muito bom! Ser escrito, no Brasil e um desafio. . A chave😊 ( persistência) escrever, pra mim e deixá a alma falar por vc. Busca o desconhecido . O cansativo.(muda a coisa toda). Quando escrevo saio de mim. Esqueço de tudo a minha volta. Fluir como uma borboleta ao vento. Gratidão pelo video❤👐
Rodrigo, obrigado por essa sequência sobre a maldição de ser escritor. Ainda não tinha visto nada parecido no RUclips, onde tantos vendem a ideia que escrever é um trabalho como qualquer outro. No dia que li uma confissão de Flaubert, que ia escrever uma história para ver se seria capaz de começar e terminar, eu fiz o mesmo, e escrevi minha primeira história, e depois dela aprendi que é possivel, se aceitar as dores, o padecimento de cada dia, e seguir adiante.
Olá professor tudo bom, Eu tento captar cada mensagem que tu transmite, porque é de uma riqueza enorme e falando sobre escrita, eu tô tentando escrever o meu primeiro livro e o teu canal tem sido de grande ajuda, eu tentei fazer aqui um projeto para escrever esse livro em 10 anos, espero conseguir com menos tempo né, coloquei 10 anos para ser a longo prazo assim para mim ficar bem confortável, porque, esse vídeo me mostrou o quanto é difícil elaborar os textos se preocupando com cada efeito no futuro ou nas linhas que você já escreveu, é para ser uma coisa muito bem pensada porque não é fácil mas eu tô na luta vou batalhar e espero conseguir, creio eu modéstia parte que a minha ideia para o livro é genial, eu escolhi uma ideia muito boa é uma ficção científica com uma letra gótica vou tentar colocar uma uma escrita gótica com ficção científica espero conseguir, teu canal tá me ajudando muito, eu tenho pego os teus textos, os teus vídeos, para mim l você é um cara muito intelectual, dos poucos que sobraram aqui no Brasil hoje né, é uma referência muito grande para mim pode ter certeza que ao final no meu livro vai ter uma dedicatória para você professor muito obrigado.
P.s: desculpe a argumentação estranha no texto pois é um audiotexto do microfone do teclado.
O caminho é esse: perseverar, persistir, dedicar-se! Um abraço! Muito obrigado!
Seus vídeos me inspiram e ajudam a perseverar. É tentador deixar -se levar pelas mediocridades.
Sempre aprendo com o senhor. Estou cada vez mais entusiasmada com a minha escrita. Me identifiquei com a parte em que falavas sobre acordar com ansiedade para escrever!
Professor, será que o senhor poderia fazer um vídeo com relação a imitação dos escritores? E, ao longo do vídeo, o senhor iria dando dicas práticas de como captar o estilo dos grandes mestres.
Veja este vídeo: ruclips.net/video/lOkBZGjwh1A/видео.html
@@RodrigoGurgel obrigado, professor.
Também gostaria de saber qual a melhor maneira de imitar os grandes escritores.
Obrigada por transmitir seus conhecimentos. A vida me deu um "presente", uma doença degenerativa, estou perdendo os movimentis do corpo, então para ocupar meu tempo, eu escrevo, que é uma das poucas coisas que da de fazer deitada. Abraço.
Obrigado. Tenha a certeza das minhas orações por você, Marilene.
PARABÉNS PELAS EXCELENTES EXPLICAÇÕES. OBSERVAÇÃO: ESCREVER DE CANETA, DAR UM ENORME PRAZER EM ALGUMAS PESSOAS. PRINCIPALMENTE QUEM ESCREVE COM PAIXÃO.
Eu gosto, mas cansa a mão. Se bem que é preferível escrever à caneta quando você usa muita formatação, como é o caso dos roteiros.
Baita vídeo. Escrever "com qualidade" pode ser uma trabalheira. Assim como a apreciação de qualquer forma de trabalho, quando resultado de dedicação, é altamente compensador. "O que é escrito sem esforço em geral é lido sem prazer", Samuel Johnson. Parabéns pelo vídeo, sr. Rodrigo.
Obrigado!
Salve Maria!
Que alegria poder acompanhar as suas aulas! Vida longa, querido professor ❤️!
Deus abençoe!
Suas reflexões nos ajudam a prosseguir nesta empreitada, professor. Muito obrigado e feliz 2019.
Obrigado! Tudo de bom!
O senhor é incrível 💚💕
👍🏻👍🏻👍🏻
Obrigado Professor pelas palavras que chegaram-me como um "Cirineu" porque tenho um bom legado literário mas as dificuldades têm sido protagonista mas que a partir desse vídeo serão trabalhadas sob outras perspectivas.Obrigado.
Vídeo maravilhoso, como sempre!
Coincidência! Hoje mesmo, ao tentar resumir o Triste Fim de Policarpo Quaresma (falhei miseravelmente), eu me perguntei: o que faz alguém querer escrever e publicar uma obra de literatura? E, de modo mais geral: o que faz alguém querer criar uma peça artística, seja escrever um romance, uma peça de teatro, compor um poema, uma música, pintar uma tela, desenhar, esculpir, etc, etc?
Adorei sua explanação e referências, Professor, como sempre! Forneceu-me material para eu refletir muito melhor, rsrs.
Muito obrigado!
É como está escrito na Bíblia que a muita sabedoria é amarga. Os frutos da sabedoria são bons, mas a sua caminhada é custosa!
Boa noite Prof. Gurgel!
Para quem passa por auditorias, me deu maior compreensão sobre o que é ESTAR CONFORMADO... ESTAR EM CONFORMIDADE!!!
Fiquei emocionada. Obrigada Professor.
Fiquei emocionado em outro vídeo,vir Uma Mulher dizer que Só escrivia por Amor não por dinheiro ou algo do tipo
Olá, professor. Adorei o vídeo. Atualmente, estou sofrendo com o fato de não conseguir escrever, e também com dificuldades de me atentar às leituras. É muito difícil. Sinto-me como se fosse explodir pelo tanto que tenho a dizer e não conseguir, e também envergonhada por gostar de literatura e não ser capaz nem de ler algumas páginas sem largar o livro... Parte disso eu dou culpa ao próprio arranjo da nossa sociedade: ela é muito rápida, e há poucos que gostam de aprender pelo puro prazer de se conhecer... Confesso ainda que me sinto desestimulada pelas pessoas ao meu redor. Em parte porque sou nova e tenho 18 anos, então muitas pessoas simplesmente, quando se trata de leitura, estudo e dedicação, olham como um meio para se obter dinheiro e não como fonte de paz e riqueza espiritual. Sinto-me só porque não tenho com quem dividir o que aprendo, os meus sonhos, vontades etc. É tão vazio...
As dificuldades são muitas - e às vezes parece que não vamos conseguir superá-las. Eu sei como é, acredite. Mas o pior que você pode fazer é desistir. Crie, custe o que custar, o seu próprio espaço. ruclips.net/video/hFWCsKyRYKI/видео.html
Qweuhias Tenha fé! Já me senti assim, mas tenha força, também sou jovem e isto também acontece comigo. Professores como Gurgel e Olavo irão te ajudar o Pe. Também! Não desista de sua vida de oração e de intelectualidade, você poderá salvar vidas! Procure alguém onde você mora para lhe ajudar, que tenha os mesmos ideais! Fique com Jesus.
Vídeo ótimo professor!
Obrigado!
Você é um grande mestre. Obrigado por sua dedicação, por esmerar-se não em trabalhar apenas para si, mas também por oferecer alguma algo da água de teu poço cultural para os peregrinos da palavra. Forte Abraço.
Obrigado! Abração!
Já escrevi um livro e estou terminando outro, e confesso que jamais tinha ouvido coisas tão verdadeiras em relação ao hábito de escrever. Este vídeo é extraordinariamente grande. É uma lição de vida que certamente abrirá novos horizontes em muitas mentes.
Olá professor!
Escrever pra mim é mágico. É também uma arte prazerosa.
É sempre um prazer ouvir suas aulas, professor!
Eternamente grata por esse canal e o compartilhar de tanto conteúdo de qualidade, parabéns professor Gurgel, um diamante neste mar que é o RUclips 🙏❤️
Meu Mestre agradeço por sempre nos ensinar tanta coisa, saiba que um dia esses ensinamentos mudarão a realidade.
Grata, Professor. Que aulas tão lindas, tão generosas, profundas. A força de vontade , é verdade, que tantos escritores encontraram ...e sempre encontram a seu modo frente ao papel e lápis por si mesmos desejados... "empurrando montanhas com as próprias mãos"... linda imagem para enfrentar os abismos , as quedas , a consciência, o trabalho árduo, o abandono da preguiça , do subterfúgio medroso do desconhecido... Sim, tais e belos exemplos em sua aula maravilhosa demonstram que o ato de coragem para escrever pode não estar perdido.
Inspirador e apaixonante a forma com que você anuncia o ato da escrita. Você me inspira professor.
Muito obrigado pelo vídeo, professor.
Sempre volto aqui para ouvir novamente palavras tão sábias.
First! Vídeos do prof. Gurgel sempre ótimos, já cheguei dando o like :)
Obrigado!
Parabéns professor! Grande inspiração, como já é de costume. É um enorme prazer ouvir tuas palavras!
Obrigado!
Bom dia Mestre Gurgel, estou apaixonada por teus vídeos... aprendendo muito.
Wonderful! Thank you, teacher!
Grande professor. Todos os vídeos são grande aulas.
Obrigado!
Excelente aula, professor! Obrigado por compartilhar um conhecimento tão valoroso!
Profunda reflexão.
Excelente distinção, daquilo que é gosto pela escrita e escritor profissional.
Grande mestre! Muito obrigado pelos ensinamentos! Grande abraço do Amazonas! Tudo de bom para o senhor
Que prazer ver seus videos professor, não pare nunca, crie um versão sua robô, para deixar esse canal eterno.
Vi que muitos escritores como Dostoiévski, Goethe, tiveram bons EXEMPLOS para guia-los. Lógico que há a genialidade de cada um, no entanto, ter esses pontos de referência lhe dará um bom caminho.
ruclips.net/video/lOkBZGjwh1A/видео.html
Um Bem-haja ao Sr. Professor! Grato pelos ensinamentos!
Obrigado, César!
achei seus videos aqui essa semana. Gostando muito.
Mestre Rodrigo Gurgel! Sempre o acompanho no Telegram e aqui em seu canal. Tem me ajudado muito, evoluindo sobremaneira o conteúdo desse neófito escritor. Forte abraço!
Fico muito grato, Danilo!
Amém boa noite tudo de bom pra você tbm professor
Fofinho demais,vontade de apertaaaaarrr. 🤗🤗
Excelente, professor! Mais uma aula magistral! Obrigada!
Acabei de conhecer seu trabalho amigo.
Parabéns pelo vídeo professor.
Obrigado!
Obrigada por esse vídeo incrível! O seu trabalho, carisma e educação me dão forças para continuar!
É essa dedicação que faz a diferença de quem sonha e de quem materializa sonhos!
Exatamente!
Eis que me surge a notificação esplêndida de um novo vídeo do professor Gurgel, presto assistir, presto o gostei deixar!
Valeu!
Agora ficaria mais agradecido se fizesse um video só sobre o Shelby Foote falando mais dos livros e história dele.
Maravilhoso. Espero um dia ser tão primoroso em meus esforços e gerar coisas grandiosas. Eu desejo, com toda minha alma, durar.
Vá em frente, meu caro!
Muito bom esse vídeo só fez eu me encantar mais pelo mundo da escrita🖊📚.
Gratidão é tudo que consigo expressar
Obrigado!
Palavras belas e verdadeiras professor! Obrigado por aumentar a luz que há dentro de nós. Inclusive pra mim que sonho ser músico e escritor! Deus Abençoe!
Não conhecia seu trabalho antes, não sei como! Vi uma foto sua com Bene Barbosa hoje e vi que você tinha a ver com livros, agora sou sua fã também.
Bem-vinda! Muito obrigado!
😍😍😍
Querido Mestre, salve, salve!
As suas aulas me inspiram! Os melhores para mim são Camões Padre Antônio Vieira, Machado e Rodrigo Gurgel! São meus amigos para melhorar minha escrita! Muito obrigada!
Obrigado!
Isso vai me ajudar, uma hora escrevo!
Que canal, meus caros, que canal....
Que prazer é ouvir o mestre Rodrigo Gurgel!
Obrigado, mestre!
É sempre uma grande alegria assistir os teus vídeos. Técnica e genialidade se fúndem e desembocam sempre em belas e encantadoras palavras...Obrigado por cada gotejar de orvalho e frescor em que derramas em nosso espírito oferecendo-nos porções de aprendizado e embelezamento literário.❤
Muito obrigado professor. Isso foi muito inspirador. Gratidão. Paz profunda.
Muito bom, professor! Na verdade, inspirador para vida. Tudo de muito bom pra você!
Obrigado! Tudo de bom!
Muito bom, professor. Obrigado.
Como não se inspirar nas suas belíssimas palavras caro professor?! Muito obrigada!
🙂👍🏻
Mestre, seus vídeos são sensacionais! Quanta riqueza de leituras que o senhor tem! Parabéns pelo seu trabalho!!
Muito obrigado!
Que preciosidade! Quero muito ler esses 3 volumes!
Excelente vídeo, professor. Como sempre.
Abraço!
Obrigado, Paulo!
Que lindas palavras, obrigada!
Há um Conto lindo,No fundo do barranco,de Tchekov,se o senhor puder falar sobre ele será maravilhoso.
Reli esse conto maravilhoso há duas semanas!
Lindo professor! Que lição de vida, este vídeo!
Eu gosto de escrever,a única coisa que falta é o que ele diz ,perserverar naquilo que eu gosto de fazer.
Muito obrigado Professor! S2
Que aula professor!!! Adorei!
Muito obrigado!
Inspirador! 👏🏽👏🏽👏🏽
Obrigado professor
Genial! Muito obrigado, professor.
👍🏻👍🏻👍🏻
Grato caro professor!
Coragem para a luta!
Parabens
Ótimo vídeo, professor! De fato, o durar do escritor é reflexivo, insular, diuturno e leva-o a superar os próprios limites. Será que é por isso que os anúncios do vídeo são de xampu anticaspa (ao menos os que apareceram para mim)? Afinal, os longos períodos de confinamento do escritor privam o mesmo do sol e resultam em seborreia! hehehe... Abraço!
🤣😂🤣😂
Obrigada!
Bom demais!! 👏👏👏👏
Obrigado!
Obrigado.
Gênio!
Esse ano vou me comprometer a frequentar o canal mais frequentemente (sic, gostei do efeito ☺ ) e espero fazer o curso sobre contos do professor.
Minha abismal preguiça de escrever precisa ser abismada, fico abismado ao constatar o meu culto a Literatura, mas não escrevo.
☺
(haha, adoro repetição de palavras, tomara que tenha ficado poético)
🙂
@@RodrigoGurgel porque Sua Reação Só um Emoje?
Oi Professor! Um abraço 🤗
Outro!