A ideia da masculinidade heroica | Christian Ingo Lenz Dunker | TEDxMacedo

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 22 мар 2022
  • Em sua palestra, Christian Dunker compartilha situações, histórias e cenas que ele ouviu ao longo dos últimos anos, e que retratam a masculinidade no nosso mundo atual. Pós-doutor pela Manchester Metropolitan University. Analista Membro da Escola dos Fóruns do Campo Lacaniano, duas vezes agraciado com o Prêmio Jabuti, articulista da Boitempo e da UOL-Tilt, youtuber, coordena o Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise da USP. Autor de mais de 100 artigos científicos, professor convidado em mais de 15 países e 11 livros publicados, entre eles “Paixão da Ignorância” (Contracorrente, 2020), O Palhaço e o Psicanalista (Planeta, 2018), Transformações da Intimidade (Ubu, 2017) e Mal-Estar, Sofrimento e Sintoma (Boitempo, 2015) e “Estrutura e Constituição da Clínica Psicanalítica” (Zagodoni, 2012) e “Biografia da Depressão” (Paidós, 2021). This talk was given at a TEDx event using the TED conference format but independently organized by a local community. Learn more at www.ted.com/tedx

Комментарии • 88

  • @anahelenadonascimento9231
    @anahelenadonascimento9231 2 года назад +75

    Uma cena linda essa que o Christian Dunker contou sobre uma situação em que ele chorou tendo do lado o filho que, na época, tinha 5 anos. O filho vendo ele chorar disse : ' Pai, quando eu crescer, quero chorar como você ' . É assim que se desfazem os modelos impostos de uma masculinidade tóxica

  • @luuribeiro7
    @luuribeiro7 2 года назад +67

    Impossível não se encantar com a psicanálise depois de ouvir esse homem. Inspiração de muitos. Espero um dia ter o prazer de conversar com ele pessoalmente. Vida longa ao Chris Dunker!

  • @thaisvs
    @thaisvs 2 года назад +6

    Pedros (Duarte e Lucas Dias), será que Dunker não está propondo uma reflexão justamente sobre a necessidade nos tempos atuais de uma concepção de herói um pouco diferente daquela mais antiga, a qual embora até fosse e ainda seja orientadora, como ideal, pode acabar sendo opressiva, desumanizante ou paralisante, tanto para homens como para mulheres? Uma concepção de heróis que, como o P. Lucas mesmo diz, seja valorosa individual e coletivamente, sem desconsiderar nossas fragilidades? Posso estar enganada, mas identificar debilidade e fraqueza à demonstração de um afeto humano passou longe do argumento do palestrante, e essa leitura sim é que revela aproximação com uma ideologia, e uma que, além de carcomida, é corrosiva. Quanto à ideologia, aliás, talvez seja melhor aceitar que todos têm e ela afeta nossas leituras e visão de mundo, inevitavelmente. Ter alguma consciência de qual é a sua própria talvez seja mais útil, pra vc e pro mundo. Psicanalistas à altura de seu tempo talvez estejam nos levando a perceber que o mundo atual parece precisar refletir sobre masculinidades não-todas fálicas (ao menos e principalmente enquanto a maioria de nós ainda identificar como fálico apenas o que não tenha traço de fragilidade). Abraço e bons estudos!

  • @apsfigueiredo_
    @apsfigueiredo_ 2 года назад +13

    Dunker tem sido minha companhia há 3 anos. O tenho como amigo, sem nunca ter conversado ou estado com ele. Ouço, ou melhor, ESCUTO o que ele diz com muita atenção, tentando me achar e abrir fendas na minha travessia. Já encontrei muitas. Aprendi a me reconhecer melhor. Aprendi melhor a me poupar de dores e sofrimento, reconhecendo-os. Já ri e agora chorei mais um pouquinho. Por onde for, levarei a Escuta de mim mesma, proporcionada pelas aberturas que Dunker aponta. A masculinidade que inclui chorar e expor sentimentos é humana e merece ser vivida.

  • @chagas8822
    @chagas8822 2 года назад

    O que é ser o homem masculino? Criticar o que se construiu até hoje é fácil. De fato, existe muita coisa nociva e opressora nesse "herói" mas o que seria então o homem virtuoso que o mundo moderno precisa? Se hoje a coisa ficou mais intensa ao invés de enfraquecer é por que esse homem sofre psiquicamente de uma crise de indentidade e não consegue mais se definir sem sentir mal estar. Ressentimento de impotência, vergonha, culpa de ser um herói que agora é visto como vilão e origem de tudo que deu errado no mundo, pai de toda a violência. Alguns de nós se humilham, alguns se revoltam e outros criam indiferença. Esse dito movimento MGTOW é uma resposta, mesmo que infantil, mas é uma reação de negação ao ver tudo isso. É preciso fazer nós homens entendermos o que é ser homem além desse heroísmo ruim. Mas o que seria isso?

  • @marialuizahernandez3368
    @marialuizahernandez3368 2 года назад +19

    Sem ter sido de fato sua aluna, serei eternamente sua aluna, você é meu professor de coração, muito obrigada!

  • @carlost.22
    @carlost.22 2 года назад +7

    Parabéns a TEDx Talks por nos trazer essa apresentação tão forte e inspirada de Christian Dunker. Temos aqui uma fala extremamente necessária nesses nossos tempos de masculinidade tóxica descarada e que, por isso mesmo, se faz tão urgente encontrar e fortalecer outras formas de ser e estar no mundo. E parabéns ao Christian Dunker por nos trazer de forma tão contundente e corajosa uma temática!

  • @cgemin
    @cgemin Год назад

    Ótima palestra! Repensar o papel do homem na sociedade é mais do que urgente. Para aqueles frágeis que morrem de medo da mudança e se perguntam ´qual é esse novo personagem?´ (nem vou chamar de herói, pois isso coloca uma pessoa acima das outras) Esse personagem é aquele que entende o outro como igual, que cuida dos filhos, da casa, da carreira profissional. Que se posiciona comtra as injustiças e que não tem vergonha de falhar, de sentir, de chorar e de pedir ajuda. Ou seja, que é mais ser humano e menos esteriótipo de herói.

  • @priscilalandim5214
    @priscilalandim5214 2 года назад +8

    Que bonito ouvir um pouco sobre o homem psicanalista que, normalmente, só escuta os outros. Gratidão pela partilha e pela coragem de se colocar nela

  • @ARCANOLILO
    @ARCANOLILO Год назад

    Achei que vc fosse falar do arquétipo do herói, mas vc focou numa história pessoal (que respeito e admiro) , que acabou por destacar muito mais a questão da violência e do macho contemporânea que propriamente a veleza do arquétipo. Dito isso da mesma acredito q sua fala mto contribui para o aprofundamento do tema.

  • @ana3cs3
    @ana3cs3 22 часа назад

    Feliz que ele considerou o replicante como o herói de Blade Runner!

  • @laisdellacqua

    Gostaria de poder aplaudir de pé esse discurso tão tocante!!!!

  • @lindasm9354
    @lindasm9354 2 года назад +8

    Já gostava de te ouvir no canal Dunker, mas depois de hoje, dobrou o prazer de te ouvir. A partir de uma simples experiência de vida vc pode perceber tantas coisas.

  • @marialeaalvespereira2105
    @marialeaalvespereira2105 2 года назад +9

    Caro professor Dunker, como é bom ouvi-lo. Mais ainda poder receber uma partilha sua. Se estivéssemos ao seu lado, como seu filho Matias naquela ocasião, o senhor receberia um grande abraço do tamanho do mundo.

  • @scynthiaschettino439
    @scynthiaschettino439 Год назад

    O que dizer do Dunker? Sempre impecável em seus argumentos… sua visão da contemporaneidade é simplesmente conquistadora ❤

  • @vaniamaciel8065
    @vaniamaciel8065 2 года назад +4

    Quanto conhecimento científico . PARABÉNS , Christian Dunker!!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

  • @TheCarvalhodn
    @TheCarvalhodn 2 года назад +5

    Parabéns pro Christian e Parabéns pro Matias. Por mais homens como vocês dois!

  • @PeHermano
    @PeHermano 2 года назад +7

    Amo blade runner e apesar de me interessar muito por gênero e masculinidade, nunca tinha enxergado a história dessa forma. Dunker é uma pessoa incrível, sempre uma surpresa grata ouvir o que ele propõe.

  • @raquelgomes3388
    @raquelgomes3388 2 года назад +6

    É sempre uma satisfação ouvir o professor Christian Dunker. Sempre!!!

  • @laranucciruchiga9615
    @laranucciruchiga9615 2 года назад +7

    Obrigada por compartilhar tua história conosco. Abraço querido professor.