Cara, sei que sua paixão são os carros, e eu também gosto muito! Mas seria legal um video seu falando sobre motocicletas e efeito delas em solo tupiniquim. Um abraco e parabéns pelo trabalho aqui!
Uns 4anos atrás saindo da casa do meu sogro 4 noinhas me enquadrou e falou "PERDEU MANÉ". Levaram meu carro, mas tive que explicar para o meliante o como sair com o carro.
Na Austrália eles desapareceram há tempos... tem gente que nem sabe mais dirigir manual (lembro que algumas habilitações até especificavam se o motorista dirigia manual). Em 2012 dirigi um Ford dos anos 80 e o carro já era AUTOMÁTICO! Alguns trabalhos exigem que você saiba dirigir um carro manual (sim, era um diferencial quando eu morava lá).
@@suzicleideguedessobrinho5471 carros esportivos, caminhões e algumas pickups precisam ser manuais. Pelo menos ainda é assim na Austrália. Não acho que vão sumir, mas vão se tornar minoria (assim como as pessoas que sabem dirigi-los)
O “monstro nacional” do automobilismo tem vídeos criticando veículos como Corolla híbrido, fazendo comparações absurdas de preço usado VS zero km. De monstro só se for a ignorância mesmo.
Trabalho no setor de reparação automotiva e vivo isso o dia a dia, porém, o fim do câmbio manual só depende das montadoras, as pessoas irão comprar o que existe e não o que querem, isso me lembra o velho carburador, que existe até hoje em carros velhos ou adaptações em novos, pessoas cansadas de sofrer com tanta eletrônica e falta de desempenho. Como costumo dizer aos meus clientes, " se o veículo for zero, qualquer um serve, só depende do seu bolso". Carro usado requer manutenção, e isso, aqui no Brasil, não é barato. As pessoas que compram carros automáticos usados, 70% não tem condições financeiras nem para trocar o óleo de caixa no período correto !!!, Imagina uma reparação ???, Pois é, esse é o meu mundo e a realidade de quem trabalha no setor. A troca de um câmbio automático de um veículo com até 4 ou 5 anos de uso, chega a custar o mesmo preço do veículo, ou até mais caro. O luxo e o conforto, tem um preço alto demais. É lamentável ver tantos carros abandonados em oficinas, por falta de condições financeiras dos proprietários para fazer a reparação adequada.
Ótimo comentário o seu. Tá cheio de gente por ignorância festejando o crescimento das vendas dos automáticos como se o Brasil tivesse ficado igual aos Estados Unidos. Só que lá são motores de 250cv em média, gasolina a $1 o litro e oficinas bem equipadas porque tecnologia é adquirida em moeda local e com baixos impostos. Aqui só o primeiro dono e no período de garantia vive essa fantasia. Os próximos contam com a sorte e muitos acabam frustrados quando descobrem que além do motor cansado, o carro usado agora tem outra bomba que é o câmbio automático. E não tem como fugir, o próprio povo deslumbrado deu o aval pras montadoras comprando o desnecessário.
@@andrelange9877 Confesso que fiquei pasmo com essa informação, pq eu não tenho ideia de nada de mecânica. 😮 Eu sou dessa massa que comemora o câmbio automático.
@@Thiago_gt Carro automático usado que vale 30mil na fipe chega a receber orçamento de manutenção de 10mil só pra oficina abrir o câmbio automático que já está dando tranquinhos em uma das marchas. Em comparação, a troca do kit de embreagem de um carro manual é em torno de mil reais enquanto o câmbio em si, manual, raramente precisa ser mexido.
Atualmente tenho um automático, mas prefiro mil vezes um manual.. é mais divertido, responde mais rápido.. meu pai tem o mesmo carro que eu, porém manual, e é incrível como o manual possui mais torque, mesmo com a mesma motorização
Para um veículo utilizado no dia-a-dia, automático é com certeza mais confortável, mas pra quem tem dinheiro pra comprar um esportivo e usar com menos frequência, manual pode ser mais divertido.
O problema é o usado, quem compra quer o conforto mas não pesquisa nada sobre.. compra um automático achando que esta fazendo um bom negocio e de repente descobre que tem que trocar duas embreagens, trocar litros de óleos caríssimos ou pior, ter que abrir o cambio e trocar uma robótica ou engrenagens. Saiu da garantia é bucha.
Concordo são bons sim mas se der problemas vai e muito doer no bolso nada contra muito cuidado gente ao adquirir um usado ah o fato de ter muito não fez a manutenção desse câmbio cair e valer a pena
@@elioricardoalvessilva É bem simples a explicação, consumidor de carro zero, é consumidor e carro zero.. Não faz manutenção alguma, troca todo ano, se passa mais tempo que isso, faz uma ou duas revisões para não perder a garantia e passa para a frente... até ai tudo bem, pois o carro está com a "manutenção em dia" segundo a fábrica.. O problema chega a partir do terceiro dono, que já perdeu todo o histórico e compra o carro achando que é só "pegar e andar". O segundo dono até faz uma manutenção ou outra, mas quando vê que vai pesar já corre pra outro seminovo ou zero km e o terceiro que se lasca, tendo que fazer tudo que os outros dois não fizeram.
@@coxakk Pra piorar os carros 0km de hoje alem do câmbio tem outras coisas que quando chegar no 3o dono nem vai ter mais conserto. É câmbio auto, turbo, vibração de 3 cilindros, motor de arranque e bateria do sistema start/stop, freio de mão elétrico, painel feito com tela LCD obsoleta, central multimídia que se travar não dá pra acessar vários ajustes que o motorista precisa... Vai ser juntar tudo e tacar fogo, ou trocar por um celular usado travando que vai valer a mesma coisa.
Acabei de comprar uma DODGE RAM 3500 Turbo Diesel 6.7L com rodado duplo na traseira, ela é de marcha manual e tem 6 velocidades, não foi fácil de encontrar.
E lá vai ficar gastando com algo q n dá money, a não ser q eles mudem pra artesanato de carro, aí vc "monta" o q quer num carro e eles fazem do jeito q vc quer com devido preço pra cada coisa evidente a vc
@@joetheporco3855 Porque carros automáticos na minha opinião foram feitos para quem não gosta de dirigir, os carros manuais, da para controlar o giro do motor, quem controla é você já o carro automático não, tonando o carro mais gastão, além de muitos carro ter o motor fraco, então a relação de marchas curtas, à 120km o carro passa dos 5.000 RPM.
@@evangelhophill desculpe mas acredito que voce esteja equivocado, estamos em 2022 onde a maioria dos carros automaticos tem a opcao de mudar as marchas, eu mesmo tive uma hilux 2015 automatica que eu podia escolher as marchas se quisesse isso 7 anos atras mas isso ja existe faz tempo, muitos tem cambio cvt onde nao existe isso de relacao de marchas, sem contar que a maioria possui um modo eco. nem estou entrando nos carros hybridos que esse problema nao existe. o que voce nao pode confundir com os automatizados que nao eram grande coisa anos atras mas como vimos no video ja evoluiu bastante como os proprios automaticos. eu sou apaixonado por carro mas sem duvidas digo que o automatico è melhor para o dia a dia
O problema do automático é na hora da manutenção ou quando quebra. Custa um Rim. Quando novo é beleza, mas se for comprar um muito usado é bom ficar de olho.
@@edermartins3793 O foda é q eu falando por experiência própria quando recebo um orçamento pra algo q eu não pedi ou q não esteja fazendo barulho desconfio da real necessidade, esse ano levei em 4 lugares pra ver em 2 o cara falou que nao precisava fazer nada 1 passou orçamento com kit de buchas bieletas etc 1000 reais e no primeiro lugar o cara condenou a caixa de direção e me passou 2000 mil reais de reparo de varias peças com aquele alarmismo de que meu deus não sei como vc chegou aqui vivo, no fim levei num lugar só alinhei cobrei o cara falei cara vc tem certeza que não precisa de nada e o cara se precisasse estaria fazendo barulho, trabalho com um cara que comprou um carro de 70 mil reais e em 3 meses gastou 3 conto de manutenção preventiva mas pra ele ta lindo, aqui no brasil cheio de malandro fica dificil vc confiar na manutenção preventiva, ou se vc só esta sendo feito de otario
@@caiquefontinele4292 prezado médico, advogado, mecânico etc... É tudo a mesma cambada de carniça!!! Se tu não tem dinheiro pra comprar carro novo tens que ter um mecânico de confiança!!
@@caiquefontinele4292 nesse caso, o problema não é o carro/câmbio. Mas sim, os "profissionais" que você esta levando o carro. Não troco de oficina a muitos anos, mas na época busquei muitas referências quanto a seriedade, ter ou não as ferramentas corretas, etc. Obvio que isso tem um preço... e ai entra outro mal do brasileiro, "conheço o zé que me cobra a metade".
Eu sempre fui entusiasta de carros com câmbio manual, na primeira vez aprendendo a dirigir em um Uno, era maior diversão trocar as marchas. Mas meu pensamento mudou em relação aos automáticos, cada vez mais eficientes e com possibilidade de troca sequenciais em borboletas (aletas) atrás do volante. No futuro próximo, carro manual será apenas para os entusiastas.
@@nivus1987 conforme se tornam mais populares, a tendência é diminuir, e futuramente o Brasil, mesmo sendo sempre atrasado, seguirá a tendência dos outros países, com manuais mais caros que automáticos
tenho 2 carros um automatico e um manual, o conforto do AT no dia a dia nao se compara mas o praser de dirigir um manual pra quem curte carro e sensacional
Com 24 anos e dirigindo constantemente, eu ainda prefiro o manual. Sei la, eu gosto de trocar de marcha, ja dirigi automático e continuo preferindo o manual. Para mim devem existir ambos.
Moro no interior da Bahia, claro q prefiro manual, muito mais maneiro; porém, se eu morasse num grande centro, e fizesse a besteira de comprar um carro, ia ter q ser automático.
Uma vez meu amigo falou "no dia em que você comprar um carro com câmbio automático não vai mais querer manual". E assim foi. Há uma fase na vida que você não liga mais "sentir o carro" e quer conforto no trânsito caótico de São Paulo. Apesar de gostar de dirigir, quero mais praticidade.
Eu era uma cara contra câmbio automotico, seja em carros ou em motos , até a 1° vez que precisei dirigir e pilotar por mais de 2 horas direto KKK, câmbio manual é muito bom se vc usa o carro somente fim de semana , vai no mercado essas coisas básicas agora enfrentar o trânsito , estrada , longas distância todo santo dia , não dá não é cansativo
Sempre tive manual. Comprei um automático, fiquei três meses com ele, e voltei para o manual, não por causa disso. Não senti tanta diferença porque sou daqueles que usa o carro eventualmente e também porque meu automático possuía borboletas para alternar para modo manual e eu usava bastante, principalmente em subidas em que o automático parece ser meio "burro".
Uma pena. No Brasil, eu diria que já morreu. Aqui em Portugal, graças a Deus, ainda tem muito! Inclusive carros de alta gama, como Mercedes e BMW, ainda vendem muito manual. Pra quem realmente gosta do prazer de dirigir, é uma benção!
@@bigodecsp A maioria esmagadora dos carros populares no Brasil são manuais, tá muito por fora, e popular é o que realmente vende em massa, tanto pra frotas como para pessoas de baixa renda. Automáticos populares, só alguns topo de linha, que já chegam nos 100k
Esse cara não faz um vídeo ruim, todos são de qualidade altíssima e com temas que chama a atenção de diferentes grupos, muito diferente de qualquer outro canal de curiosidades
Outra coisa que gostaria de comentar é sobre o preço dos carros novos no Brasil, um fenômeno que já dura dois anos. Antes os carros não tinham muita qualidade e nem segurança adequada, eram, quando muito, apenas bem equipados, mas custavam bem menos. Hoje os carros estão cada vez mais seguros, tecnológicos e bem equipados, inclusive com conectividade, mas deixaram de ser acessíveis para a maioria da população. Seria interessante ver uma análise sua sobre esse assunto.
Nem precisa de muita análise, um carro popular(elétrico)que é vendido a 19.000 dólares custa uns 95.000 reais, e se for multiplicar 95000 X 2 custa mais de 180.000 reais.
@@G_unknow fato. Fazem umas delicadezas nos carros "populares" de hoje, reduzem a potência e resistência do motor e nos repassam pelo dobro do preço devido os impostos chegarem, por vezes, a ultrapassar 50% do valor do veículo
@@nftfotos Esse é o problema do Brasil. Algo semelhante aconteceu com o avião. Invenção brasileira, mas só decolou mesmo quando foi para o estrangeiro...
@@ricnyc2759 quando estou dirigindo não. Até posso mexer em outras funcionalidades que o carro tem mas trocar marcha da forma tradicional usando a embreagem pra mim é a coisa mais legal que existe.
Acho que o automático demorou pra pegar no Brasil pq as montadoras trouxeram câmbios horríveis para o nosso mercado os tão temidos AL4, Powershift, dual-Logic etc…
@@alexpereira3652verdade a maioria dos motoristas nem sabe que são tecnologias totalmente diferentes entre um automático, um cvt e um automatizado. E as montadoras tentaram inserir horríveis câmbios automatizados ao invés de automáticos de verdade, revelando mais uma vez que acham que brasileiro é trouxa. Isso gerou a fama ruim dos automáticos de hoje em dia.
Estava com um manual muito bom por sinal, agora fui pra um automático olha a diferença é grande nossa nem esquento mais com marcha em subidas agora é só alegria .. apesar que não tinha problemas na subida com o manual.
Eu prefiro o automático somente em cidades grandes mesmo, pelo motivo citado no vídeo, mas jamais vou deixar o manual de lado... Me desanima saber que a era dos carros manuais está chegando ao fim.... Parabéns pelo vídeo!!
Acho triste não ter mais a opção. O último Civic fabricado no Brasil tinha opção de manual. Sou feliz proprietário de um, mesmo que o vendedor tenha forçado bastante pra que eu não comprasse com aquele câmbio, sob pena de ter um problema na revenda. Se movi uma montanha de dinheiro pra comprar algo pra mim, o mínimo que espero é que eu fique contente com o objeto que comprei, e que a preocupação com sua revenda seja secundária. Mas sendo realista - estamos num mundo em que ser proprietário de um automóvel já é algo questionado. Sou de uma geração que acordava no primeiro dia após o aniversário de 18 na porta do Detran pra fazer a CNH. A geração atual não se importa com isso, e tem lá sua razão pra tanto. Portanto embora triste, aceito muito bem esse futuro que já chegou. Mas enquanto eu puder urinar sem ajuda de ninguém, meu carro continuará sendo manual...
Eu não gosto de carros automático, sempre tive carro manual, apesar de ser modelos de entrada, mas já tivemos um Civic manual e sem sobra de dívida e bem melhor que o automático.
@@matheusbarbosa3025 Sim, ou aquele tipo de moleque que só dirigiu o carro do pai que é manual e fica dizendo "gosto de sentir o carro", "gosto de passar marcha"... É foda
Eu particularmente, tenho preferência pelos automáticos por conta do conforto... Más tenho um manual! Pra mim tanto faz... Sou manobrista, então dirijo absolutamente qualquer tipo de carro.
Eu aprendi a dirigir em dois carro na auto escola, um ford ka sem direção e sem ar, e depois mudaram pra um palio 1.0 com direção, tirei a a habilitação de primeira. Cambio automático é muito bom, manual na cidade cansa demais
Faz um sobre os carros elétricos! Seria bom enfatizar o boom atual, onde temos diversas opções no mercado brasileiro e seria ótimo citar os países que dão incentivo para a aquisição de carros elétricos (Como é o caso da Noruega) e no final comparar qual a situação do Brasil em relação a esses incentivos.
Fui trocar meu Civic 2014 manual por um HRV 2020 e resolvi ficar também com meu CIVICÃO, não dei na troca. Sou um entusiasta do bom e velho manual e vou preservá-lo até onde der.
Cara eu comprei um Nissan Sentra automático e odiei o câmbio. Já encontrei uma oficina que faz a conversão pro manual, pretendo fazer e também manter esse carro assim como você. Boa!
Quando o carro é manual pode-se ter o controle sobre a velocidade podes fica-se orientado na sua mente sobre em que velocidade o mesmo está pois ele sabe pois foi ele quem deu a marcha então fica um controle mental bem melhor pois não sei se estou podendo explicar melhor mas o que tento dizer é que até em uma perícia pode-se saber em que velocidade o mesmo estava e serve muito bem para o próprio motorista, em minha opinião o manual jamais deve ser extinto !
*A vida inteira tive manual por falta de escolha $$$$ kkkk mas tinha pé atrás com AT. Sempre falei do tal ''prazer em dirigir''... até ter um automático. Hoje ando de AT e depois que acostuma, é muuuuuito dificil querer voltar pro M.*
Uma coisa que eu penso sobre a relação carro automático com carro manual é que quanto mais moderno o carro maior a divergência entre um carro manual e um automático em relação ao conforto, como você disse carros automáticos existem a 80 anos, nos eua já era normal ter um carro automático desde os anos 50 porém demorou muito para virar o normal por lá, por que ? Simples, um carro 1960 tem tantas sensações, coisas acontecendo e coisas que o dono tem que prestar atenção que você trocar ou não a marcha não faz tanta diferença no conforto, mas em um carro 2020 você não sente nada, o carro é totalmente isolado, do exterior e você é isolado de fazer coisas, muitos carros ligam o limpador sozinho, você não precisa voltar a ceta depois de terminar a curva, não precisa se preocupar em freiar com cuidado em uma situação de baixa aderência já que os carros vem com abs e etc, logo para os motoristas modernos acostumados com o luxo pizar na embreagem e passar a marcha é algo que é notável
Boa tarde meu brother, Dirijo desde os meus 11 anos e não troco o câmbio manual por nenhuma outra tecnologia, gosto de sentir o motor em meu controle,sou dos anos 80s!!!!👍👍🍺🍺
O maior problema dos AT usados é mais por causa dos donos anteriores que as vezes não fazem manutenção adequada, por isso um certo medo no mercado de usados
Tenho um carro manual a 8 anos aquí no Brasil, um Vectra 2.0, 2007 mas quando estive nos E.U.A tive um Kia Spectra automático também do ano 2007, automático é vida. Ainda mais num trânsito caótico como o de SP que tu tem que ficar toda hora trocando de marcha, isso cansa, ainda mais se vc trabalha dirigindo ele o dia todo.
Respeito totalmente sua opinião mas a minha é ao contrário me sinto no comando no automático e olha que tenho carro manual mas tive por 8 anos um Hyundai automático O câmbio automático me permite presta mas atenção em todos seguimentos do trânsito dês da direção as placas e pedestres Já o manual além destas citadas tenho a embreagem a troca e suas posições no câmbio então perde pelo menos 2 % da atenção que poderia ser direcionada a outra coisa porém é apenas minha opinião
Meu carro é automático, mas sinto que no manual eu tenho mais controle do carro. O cambio automático é obviamente muito mais confortável, mas eu sinto o carro responder muito melhor no manual, principalmente em ultrapassagens ou andando em baixa velocidades.
Bom, na minha opinião, de entusiasta de carros que sou, gostaria que os dois modelos estivessem disponíveis no mercado. Dirigir um carro com câmbio manual é sensacional, agora dirigi-lo nos constantes engarrafamentos que temos atualmente é uma tortura! Realmente um carro automático nos oferece muito conforto e tranquilidade nesses momentos de sufoco. A paixão pelos carros continuam companheiros!!! Parabéns pelo excelente vídeo!!!
Minha resistência ao automático é que quanto mais facilidades, mais coisa pra quebrar. Vidro elétrico é ótimo mas eu lembro dos motorezinhos de vidro dos anos 90 e 2000 queimado. Um câmbio com mais peças e frufru... não sei não.
Eu gosto do câmbio manual do meu Celtinha haha, mas claro q automático é muito melhor, pena q nem todos os brasileiros conseguirão um automático... Ótimo vídeo como sempre 👏
As montadoras brasileiras fizeram foi pressão pra se fechar o mercado novamente, inovação? Pra que se podiam vender um retrovisor esquerdo como opcional? Atualmente é uma fortuna importar um carro e as montadoras continuam vendendo carroças a preço de ouro.
o os otários comprando hehehehe. Lembro alguns anos quando em um crise econômica teve o AGIO do carro quando otários pagavam um agio de até 100% sobre o valor para ter seu veiculo chegando na frente.
Carroças mesmo!! Os carros 0km que estao vendendo muito aqui onde moro é UP, Kwid, e Mobi belas porcarias feios e desconfortáveis a preço de ouro me recuso a comprar essas porcarias prefiro andar com carro 10 anos mais velho e que tenha conforto e seja bonito visualmente
O problema é que o brasileiro não se importa, ele da valor ao dinheiro dele, ele está disposto a pagar 50, 60, 70 mil em carroças com motor 1.0, Por isso as montadoras socam até o talo na gente.
Câmbio manual deve continuar sendo ensinado e exigido porque câmbio automático é muito fácil aprender.Basta uma explicaçao que qualquer um dirige.Câmbio manual é complicado principalmente quando se para em ladeira.
Nossa, o meu maior medo quando estou dirigindo fora da minha região é ter que parar em ladeira. Dirijo por vários anos, mas moro numa cidade litorânea e totalmente plana, aqui não tem ladeiras, então quando viajo pra uma cidade montanhosa eu faço de tudo pra não ter que parar numa ladeira 😅
Procure carro manual com assistente de partida em rampa. Nunca precisará se assustar com ladeiras. Antes que chamem isso de automatismo, é um recurso do freio e não do câmbio. Nunca foi função de câmbio parar o carro ligado em ladeiras.
Pela minha experiencia que tenho que uma Toro com câmbio duplo,manual e automático, e um Polo 2004 ,2.0 câmbio manual, na zona urbana é mais cômodo dirigir a Todo,mas na estrada prefiro o Polo,pois nas ultrapassagens eu me sinto bem mais seguro no avanço e nas retomadas das marchas.
É triste, mas faz parte da evolução automotiva... Aqui em casa temos dois manuais e um automático, e sendo bem sincero, prefiro dirigir os manuais. O conforto do automático é sem comparação, porém, como não uso carro por necessidade e somente dirijo aos finais de semana por diversão, prefiro mil vezes a pegada do manual.
Cambio automático é muito bom, mas em 'situações' do nosso cenário 'muitas estradas rurais' para transporte das provisões acredito que carros manuais ainda se saem melhor em questão de atoeiros, lamaçais... Mas enfim mais um excelente vídeo parabens...
Excelente vídeo. Adquiri uma Fiat Strada Manual recentemente. Tinha a opção de CVT, mas como sou um entusiasta do câmbio manual, comprei-o...rsrs Abraço.
Aqui no Brasil a manutenção de um câmbio automático (hidramático) varia entre R$ 15mil a R$ 20 mil. E o automático tem vários modelos entre dual logic, multitronic. A multitronic é uma das melhores, pois não há "solavanco" nas trocas de marchas. CVT não é muito confiável, o sistema i-motion nem se fale, câmbio semi automático, sendo na verdade manual, com disco e platô e um cilindro hidráulico robotizado que faz as trocas de marchas, só deu problema que teve sabe disso. Câmbio automático legítimo possui um dispositivo chamado torque no lugar de disco e platô, e possui válvulas solenóides hidráulicos que efetuam as trocas de marchas. E lembrando que o câmbio automático mais eficiente é aquele moderno 9 a 12 velocidades, ou mais dependendo da montadora. E falando em CNH é mais uma forma de o governo roubar mais dinheiro dos motoristas, com máfias de multas cada dia querem lucrar mais. E os motoristas de caminhão vai ter que ter uma CNH para câmbio manual e automático? Lembrando que a maioria dos caminhões modernos vem com câmbio automático.
Eu gosto muito da experiência, quando fui Uber, uma vez dirigi por 14h sem parar, quando desci do carro para comprar algo, percebi que estava dirigindo andando, ou seja, olhando para todos os lados, tomando todo cuidado para não esbarrar em ninguém, tomando cuidado para não pisar em nenhum buraquinho e etc... Parecia até que eu estava passando marcha na minha cabeça, melhor espécie de automação para o câmbio
O mercado é quem regula, e infelizmente eu sou do público de nicho. Não tem como brigar. Tem alguns carros que eu sou apaixonado mas que eu não pude comprar quando foram lançados por conta dos altos valores... um exemplo é o Mini Cooper de 2014 que tinha um motor BMW e tinha duas versões de câmbio... o automático é o manual... o carro tem a proposta de ser um Hot-Hatch focado em alto desempenho para entusiastas de velocidade...mas que tb agradou ao público dos carros status como alguns SUVs... no fim se vendeu bem a versão automática que foi a escolha de patricinhas e madames que queriam tirar foto e não pilotar o carro (o que não é problema nenhum, dinheiro deles e estão certos), e as versões manuais que eram as realmente divertidas de pilotar não venderam tanto e hj é uma raridade... com o valor de revenda mais caro do que era quando foi lançado... com uma procura talvez até maior... o carro virou uma "joia" e quem tem não vende e se for vender se prepara pra gastar... Esse foi só um exemplo... posso citar outros como o Peugeot 208 THP que realmente cogitei em comprar quando saiu, mesmo sabendo que a montadora francesa "meteu a faca" no preço quando lançou... pelo alto preço o carro mal vendeu e hj tb quem tem só vende por um valor muito alto. É a vida, pra mim é para aqueles que curtem um câmbio manual pq como vc falou... a pessoa quer sentir o carro, está complicado demais, mas é o mercado, e ele está certo, se o consumidor quer o automático, então o mercado tem que prover o que ele quer, e eu com minhas manias que eu pague o valor das minhas manias... segue o jogo, parabéns pelo vídeo, ficou muito bom.
Triste demais pra entusiastas como eu que não abrem mão de um manual de qualidade. É mais confortavel, mais rápido, mas não é a mesma coisa, a sensação de dirigir um carro manual pra quem realmente gosta é uma das melhores coisas
@@DarKNG eu sei meu caro . Porém muita gente reprova por conta disso . A legislação brasileira atual tá muito atrasada. Deveria ter uma subcategoria B câmbio automático.
Dica: Talvez poucos saibam como reduzir uma marcha em carro automático, basta tirar e recolocar o pé do acelerador de forma muito rápida, desta forma o carro "entende" como vontade de reduzir para uma marcha mais baixa, excelente para quando você deseja ganhar aceleração, numa ultrapassagem por exemplo.
Acho muito ruim, porque o câmbio manual é para aqueles que gostam um prazer que a direção proporciona. A coisa anda para a redução dos custos. E provavelmente a construção de uma caixa de cambio manual de qualidade seja hoje em dia muito mais caro do que as automáticas, que são fabricadas em grande escala, e certamente são desenvolvidas para custar menos.
Concordo em partes. Pois a maioria das pessoas que vejo insistir em não comprar um automático por preferirem fazer a troca manual, andam com carros cujo foco é economia de combustível e não esportividade. Ou seja, um automático potente(140~150cv ou mais) será "mais esportivo" que um manual 1.0~1.6.
Eu pensava de forma similar, mas hoje vejo isso de por, angulo..., quando vc precisa encarar uma hora de transito pesado para cumprir um deslocamento de 15Km todos os dias, você começa a ver a transmissão automática como um item de conforto, o fato é que para os finais de semana com trânsito Okay a transmissão manual é muito mais legal. Porém como eu não posso me dar ao luxo de ter dois carros, o conforto irá ter peso maior na minha próxima aquisição...
Meu amigo me desculpe procure saber na autorizada o conserto do automático e do manual pode ser até mecânico de sua confiança vai levar um susto com a conta
Interessante! Antes manuais eram bem comuns, baratos e acessível, enquanto o automático era raros , caros e difícil achar manutenção, mais um tempo será totalmente ao contrário, como o consumo muda com o tempo e a indústria se renovando novamente, no fim , se será manual, semi-automático ou automático pra mim tanto faz póis o carro sempre será o carro. Vai chegar um tempo que pessoas vão alugar fusca por preços altíssimos só pra ter o prazer de dirigir um manual.
Estou tirando a minha CNH nesse momento e sou adepto do câmbio manual, já dirigir os 2 tipo de carro e meio que o automático, é sem sal, mas entendo quem opte por ele, pela praticidade.
Em 1970 o pai de um amigo comprou um Galaxie LTD automático (era novidade na indústria nacional). Praticamente todo mundo perguntava se o referido senhor tinha algum problema na perna. Apesar de gostar de dirigir e pilotar carros e motos (tenho um Fusca 1966 que desde 1974 - 48 anos - está na família), hoje em dia acho bem mais confortável e tranquilo dirigir um veículo automático, carros e motos, até porque não dão quase nenhum problema como era antes.
depois faz um vídeo sobre as cores dos carros, por que hoje em dia so tem branco, preto e cinza? As vezes nem pagando extra se consegue uma cor diferente. Na toyota so tem vermelho e azul pagando 2000 extra no corolla, por exemplo.
E aí pessoal do elementar... Seria muito bacana ver vocês falando sobre a bolha dos carros usados ... Pensem na ideia, no mais parabéns pelo trabalho de vocês forte abraço
Bolha dos carros velhos kkkkkkkk no Brasil ainda. Carros novos são uma fortuna, tanto na compra quanto no sustento, carros antigos não pagam IPVA, os fuscas, opala, maverick, etc estão virando relíquias. A renda brasileira não é compatível pra optar por carros novos.
Tenho um carro automático e outro manual, mas em estradas com serras e muitas curvas, não troco o câmbio manual por nada, principalmente para ultrapassagens.
A melhor coisa e carro automático com opção de trocar marchas manualmente. No transito deixa no automático e usa a opção manual pra brincar nas estradinhas.
Estrada não é lugar de brincar. Alugue uma pista e leve seu mustang.opa, não é um mustang e sim um argo, corolla, celta, qualquer carro comum manual?Foi mal 🤣🤣🤣🤣👏🏻
Mas fazer manutenção de câmbio automático no Brasil e no exterior são duas coisas totalmente diferentes... Automático, no Brasil, depois de anos de uso e donos relaxados e reparos elevadíssimos, é bomba!
com a popularização do automatico cada vez maior e o manual se tornando cada vez mais raro as coisas podem se inverter com o manual se tornando uma bomba no futuro com poucas pessoas sabendo realizar a manutenção e reparo nesse tipo de cambio já que será mais raro de se ver.
@@velocigames2476 Tá falando de qual país ou classe social? 90% das pessoas que conheço (e não são poucas) têm carro manual. Mas concordo que daqui uns 20 anos isso pode ser uma realidade.
@@hugon.c.rainha3176 mesmo em mercados de usados ou os menos caros a procurar por automáticos só aumenta, veja com essas 90% das pessoas que tem carro manual se no próximo vão procurar outro manual ou automático independente de classe social ou pais ou veículos usados ou novos.
O melhor cambio são os convencionais, com principio igual aos mecanicos, só que a embreagem e a troca de marchas são de acionamento por um robo. São cambio mais robustos, mais duráveis, mais simples, e por esse motivo são os utilizados em todos os caminhões pesados.
Parece obvio que qualquer um que vai comprar um carro novo quer cambio automatico, só que com os preços exorbitantes praticados no país a maioria procura usados e seminovos. Por isso acredito que a maior parte da frota de carros circulando vai ser manual por pelo menos uns 10 anos, ainda que as vendas dos novos superem 70, 80% de automatico
Tirando você e eu o resto do povo deve tá achando a gasolina barata pra gastar em perdas num conversor de torque. Depois tem que fazer hora extra pra pagar o carnê da "nave" e se desfazer da bomba antes dela explodir.
No Brasil acontece o seguinte. Pra tirar a carteira de motorista e uma máfia então a maioria está comprando a carteira . A maioria que dirige automáticos não sabe nem aonde é a primeira marcha de um manual
O que esse safado desse senador quer é arrancar mais dinheiro do contribuinte com essa ideia ridícula pois aqui no Brasil vai levar muito tempo para sumir de linha o câmbio manual e sendo conhecedor disso as novas gerações vão quase que ser obrigadas a ter que ter as duas carteiras uma para a situação de dirigir um carro obsoleto e outra para o carro automático
Desculpe a ignorância, mas comprar uma cnh não sai mais caro que passar pela prova teórica e prática? Tirar a cnh não é algo difícil, apesar do alto custo.
Este mesmo "preconceito" que havia com relação ao câmbio automático foi com os modelos 4 portas. Havia desculpas de toda ordem para rejeitar estes modelos, desde que batia a lataria, havia mais ruídos etc. Caiu por terra.
Sem querer polemizar mas, para quem anda sózinho ou em dois, raramente em três, sem dúvida é melhor duas portas amplas do que 4 portinholas. Além disso, com a coluna B recuada, a visibilidade lateral e até a sensação de conforto são melhores. Além de ser mais fácil entrar e sair.
Resumindo, tudo que é muito fácil perde a graça,mas nós ser humanos acostumamos com mudanças. Essas invenções vão exigir pouco de nosso cérebro e nossas habilidades, é inevitável que essas evolução vai acontecer. As vantagens que facilita muito, mas vamos trabalhar cada vez menos nossas habilidades cognitivas e manuais.
Meu carro anterior foi um Celta 2011MT e meu carro atual é um Virtus Confort Line 2020 AT, comparando: Consumo/Cidade: Celta 13,5km/l, Virtus 12,5km/l. Consumo/Estrada 80km/h: Celta 16km/l, Vitrtus 21km/l Apesar do Virtus ser muito mais pesado, ter o dobro de torque e ter um cambio automático com conversor de torque que rouba parte da potência se mostrou bem mais econômico. No celta, quando meu pai dirigia, ele tinha a mania de pisar na embreagem junto com freio, sobrecarregando o sistema de frenagem e também eventualmente dava umas arranhadas nervosas ou tentava arrancar em 3º marcha quando parado, com o cambio automático não tem como arranhar marcha, errar ou deixar apenas para o freio a tarefa de parar. Com o Celta, já tive que trocar os Pneus dianteiros desgastados com pouco mais de 45.000 km, com o Virtus está próximo dessa km e está longe de apresentar desgaste por conta do controle de tração oque não permite o carro patinar, mais uma economia apesar dos pneus serem bem maiores e custarem mais caro. Próximo de 100.000 km teve que trocar embreagem que custou próximo de R$ 2.000, no Virtus apenas troca do fluido a cada 60.000 ou 5 anos, aqui empata pois a troca custa uns R$ 1.500, porém é muito rápida, não tem que deixar o carro o dia todo na oficina, é só ter cuidado para que seja usado o produto correto (que é bem caro o litro). O cambio automático do meu carro atual, consegue ser muito mais rápido (e obviamente muito mais suave) nas trocas de marcha do que no Celta, mesmo depois de anos com o carro ainda dava trancos se eu tentasse trocar de macha rápido. Dirigi outros carros mais antigos com cambio automático (Marea 2.4, Focus, Sentra e C4) e confesso que não gostei da lentidão nas respostas do cambio, também fiz test drive nos automatizados da FIAT e não curti, no caso dos Imotion da VW (Fox) e Easytronic da GM (Meriva) eu gostei mais, mas todos eles caíram na manutenção alta e da falta de bons profissionais. PowerShift nem cheguei a testar e DSG não tive oportunidade. Meu cambio atual tem a possibilidade de trocas manuais sequenciais por borboletas atrás do volante, confesso que raramente uso só em descidas e subidas íngremes quando quero manter uma marcha, no resto do tempo é só por diversão ou uma ultrapassagem em rodovia que eu gosto de reduzir antes de acelerar.
🎬 Aula Grátis - Como criar um negócio Contando HISTÓRIAS na Internet: site.canalelementar.com.br/cadastro-aula-sc?src=yt-cambio-manual
acabei de assistir um video seu sobre canbio automatico. ta otimo
Cara, sei que sua paixão são os carros, e eu também gosto muito!
Mas seria legal um video seu falando sobre motocicletas e efeito delas em solo tupiniquim.
Um abraco e parabéns pelo trabalho aqui!
9
Uns 4anos atrás saindo da casa do meu sogro 4 noinhas me enquadrou e falou "PERDEU MANÉ". Levaram meu carro, mas tive que explicar para o meliante o como sair com o carro.
Na Austrália eles desapareceram há tempos... tem gente que nem sabe mais dirigir manual (lembro que algumas habilitações até especificavam se o motorista dirigia manual). Em 2012 dirigi um Ford dos anos 80 e o carro já era AUTOMÁTICO! Alguns trabalhos exigem que você saiba dirigir um carro manual (sim, era um diferencial quando eu morava lá).
Caraca ,mais na sua opiniao vc acha que os carros manuais vao sumir?
@@suzicleideguedessobrinho5471 carros esportivos, caminhões e algumas pickups precisam ser manuais. Pelo menos ainda é assim na Austrália. Não acho que vão sumir, mas vão se tornar minoria (assim como as pessoas que sabem dirigi-los)
@@RafaelScapella obrigado pela sua opiniao , sabia que eu sou seu inscrito gosto muito do teu canal
Se mandar do Punta taco você e o rei lá então , e isso produção
@@RafaelScapella os camiões, na Europa são (quase) todos automáticos.
Caramba, quando a gente pensa que não dá pra melhorar, o cara faz uma parceria com um monstro nacional do automobilismo.
Rsrs vdd
Automático é M E R D I A 💩💩💩💩💩
O “monstro nacional” do automobilismo tem vídeos criticando veículos como Corolla híbrido, fazendo comparações absurdas de preço usado VS zero km. De monstro só se for a ignorância mesmo.
Quem tiver um carro manual por ai sobrando, sugiro que você o preserve, daqui a alguns anos, alugar um desses poderá ser um entretenimento.
kkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkk
Quem tiver? 99% tem cara, tu é burro? Isso ae só vai acontecer no Brasil daqui uns 50/80 anos. Usa o cérebro.
Kkkkkk
Ninguem vai saber usar
Trabalho no setor de reparação automotiva e vivo isso o dia a dia, porém, o fim do câmbio manual só depende das montadoras, as pessoas irão comprar o que existe e não o que querem, isso me lembra o velho carburador, que existe até hoje em carros velhos ou adaptações em novos, pessoas cansadas de sofrer com tanta eletrônica e falta de desempenho. Como costumo dizer aos meus clientes, " se o veículo for zero, qualquer um serve, só depende do seu bolso". Carro usado requer manutenção, e isso, aqui no Brasil, não é barato.
As pessoas que compram carros automáticos usados, 70% não tem condições financeiras nem para trocar o óleo de caixa no período correto !!!, Imagina uma reparação ???, Pois é, esse é o meu mundo e a realidade de quem trabalha no setor. A troca de um câmbio automático de um veículo com até 4 ou 5 anos de uso, chega a custar o mesmo preço do veículo, ou até mais caro. O luxo e o conforto, tem um preço alto demais. É lamentável ver tantos carros abandonados em oficinas, por falta de condições financeiras dos proprietários para fazer a reparação adequada.
Ótimo comentário o seu. Tá cheio de gente por ignorância festejando o crescimento das vendas dos automáticos como se o Brasil tivesse ficado igual aos Estados Unidos. Só que lá são motores de 250cv em média, gasolina a $1 o litro e oficinas bem equipadas porque tecnologia é adquirida em moeda local e com baixos impostos. Aqui só o primeiro dono e no período de garantia vive essa fantasia. Os próximos contam com a sorte e muitos acabam frustrados quando descobrem que além do motor cansado, o carro usado agora tem outra bomba que é o câmbio automático. E não tem como fugir, o próprio povo deslumbrado deu o aval pras montadoras comprando o desnecessário.
@@andrelange9877 Exatamente.
Eu que nem sei o que é motor😮 tô chocado com essa informação de que câmbio automático tem data de validade! 😳
@@andrelange9877 Confesso que fiquei pasmo com essa informação, pq eu não tenho ideia de nada de mecânica. 😮
Eu sou dessa massa que comemora o câmbio automático.
@@Thiago_gt Carro automático usado que vale 30mil na fipe chega a receber orçamento de manutenção de 10mil só pra oficina abrir o câmbio automático que já está dando tranquinhos em uma das marchas. Em comparação, a troca do kit de embreagem de um carro manual é em torno de mil reais enquanto o câmbio em si, manual, raramente precisa ser mexido.
Atualmente tenho um automático, mas prefiro mil vezes um manual.. é mais divertido, responde mais rápido.. meu pai tem o mesmo carro que eu, porém manual, e é incrível como o manual possui mais torque, mesmo com a mesma motorização
Para um veículo utilizado no dia-a-dia, automático é com certeza mais confortável, mas pra quem tem dinheiro pra comprar um esportivo e usar com menos frequência, manual pode ser mais divertido.
de Mello?
@Acroporium sp. nem todo esportivo tem
O dinheiro que estava na poupança lá no banco até sumiu aqui!
@@guerragameplay1190 eu pessoalmente gosto de dirigir e sentir o carro, isso só com câmbio mecânico.
carro manual não dá obsolescência programada
O problema é o usado, quem compra quer o conforto mas não pesquisa nada sobre.. compra um automático achando que esta fazendo um bom negocio e de repente descobre que tem que trocar duas embreagens, trocar litros de óleos caríssimos ou pior, ter que abrir o cambio e trocar uma robótica ou engrenagens. Saiu da garantia é bucha.
Concordo são bons sim mas se der problemas vai e muito doer no bolso nada contra muito cuidado gente ao adquirir um usado ah o fato de ter muito não fez a manutenção desse câmbio cair e valer a pena
@@elioricardoalvessilva É bem simples a explicação, consumidor de carro zero, é consumidor e carro zero.. Não faz manutenção alguma, troca todo ano, se passa mais tempo que isso, faz uma ou duas revisões para não perder a garantia e passa para a frente... até ai tudo bem, pois o carro está com a "manutenção em dia" segundo a fábrica.. O problema chega a partir do terceiro dono, que já perdeu todo o histórico e compra o carro achando que é só "pegar e andar". O segundo dono até faz uma manutenção ou outra, mas quando vê que vai pesar já corre pra outro seminovo ou zero km e o terceiro que se lasca, tendo que fazer tudo que os outros dois não fizeram.
@@coxakk Pra piorar os carros 0km de hoje alem do câmbio tem outras coisas que quando chegar no 3o dono nem vai ter mais conserto. É câmbio auto, turbo, vibração de 3 cilindros, motor de arranque e bateria do sistema start/stop, freio de mão elétrico, painel feito com tela LCD obsoleta, central multimídia que se travar não dá pra acessar vários ajustes que o motorista precisa... Vai ser juntar tudo e tacar fogo, ou trocar por um celular usado travando que vai valer a mesma coisa.
@@coxakk Conclusão: um carro automático dura 3 anos!
Fiquei feliz ao ser mencionado que nós, entusiastas, preferem o manual por puro capricho! 😂
Acabei de comprar uma DODGE RAM 3500 Turbo Diesel 6.7L com rodado duplo na traseira, ela é de marcha manual e tem 6 velocidades, não foi fácil de encontrar.
É um ABSURDO as montadoras não dar mais a opção de cambio manual!
E lá vai ficar gastando com algo q n dá money, a não ser q eles mudem pra artesanato de carro, aí vc "monta" o q quer num carro e eles fazem do jeito q vc quer com devido preço pra cada coisa evidente a vc
porque ?
@@joetheporco3855 Porque carros automáticos na minha opinião foram feitos para quem não gosta de dirigir, os carros manuais, da para controlar o giro do motor, quem controla é você já o carro automático não, tonando o carro mais gastão, além de muitos carro ter o motor fraco, então a relação de marchas curtas, à 120km o carro passa dos 5.000 RPM.
@@evangelhophill desculpe mas acredito que voce esteja equivocado, estamos em 2022 onde a maioria dos carros automaticos tem a opcao de mudar as marchas, eu mesmo tive uma hilux 2015 automatica que eu podia escolher as marchas se quisesse isso 7 anos atras mas isso ja existe faz tempo, muitos tem cambio cvt onde nao existe isso de relacao de marchas, sem contar que a maioria possui um modo eco. nem estou entrando nos carros hybridos que esse problema nao existe. o que voce nao pode confundir com os automatizados que nao eram grande coisa anos atras mas como vimos no video ja evoluiu bastante como os proprios automaticos. eu sou apaixonado por carro mas sem duvidas digo que o automatico è melhor para o dia a dia
@@link_zarkcâmbios automáticos tb não dão dinheiro, não entendi seu argumento
Parabéns pelas parcerias com outros canais!
Grande lição de inteligência e humildade!
Cambio automático e bom quando não da problema pegue um usado com gato acabou o bouso do dono
@@jorgeferreira9731 eu passo longe a pessoa não sente que está dirigindo mais fasser oque a realidade é cruel e gosto é gosto!!!!
O problema do automático é na hora da manutenção ou quando quebra. Custa um Rim. Quando novo é beleza, mas se for comprar um muito usado é bom ficar de olho.
Sim, tem câmbios automáticos que são confiáveis, já outros…
Manutenção preventiva!! Brasileiro só sabe subir pra cima e dale pau, só arruma o que faz o carro parar de andar e olha lá!!!
@@edermartins3793 O foda é q eu falando por experiência própria quando recebo um orçamento pra algo q eu não pedi ou q não esteja fazendo barulho desconfio da real necessidade, esse ano levei em 4 lugares pra ver em 2 o cara falou que nao precisava fazer nada 1 passou orçamento com kit de buchas bieletas etc 1000 reais e no primeiro lugar o cara condenou a caixa de direção e me passou 2000 mil reais de reparo de varias peças com aquele alarmismo de que meu deus não sei como vc chegou aqui vivo, no fim levei num lugar só alinhei cobrei o cara falei cara vc tem certeza que não precisa de nada e o cara se precisasse estaria fazendo barulho, trabalho com um cara que comprou um carro de 70 mil reais e em 3 meses gastou 3 conto de manutenção preventiva mas pra ele ta lindo, aqui no brasil cheio de malandro fica dificil vc confiar na manutenção preventiva, ou se vc só esta sendo feito de otario
@@caiquefontinele4292 prezado médico, advogado, mecânico etc... É tudo a mesma cambada de carniça!!! Se tu não tem dinheiro pra comprar carro novo tens que ter um mecânico de confiança!!
@@caiquefontinele4292 nesse caso, o problema não é o carro/câmbio. Mas sim, os "profissionais" que você esta levando o carro. Não troco de oficina a muitos anos, mas na época busquei muitas referências quanto a seriedade, ter ou não as ferramentas corretas, etc. Obvio que isso tem um preço... e ai entra outro mal do brasileiro, "conheço o zé que me cobra a metade".
Eu sempre fui entusiasta de carros com câmbio manual, na primeira vez aprendendo a dirigir em um Uno, era maior diversão trocar as marchas. Mas meu pensamento mudou em relação aos automáticos, cada vez mais eficientes e com possibilidade de troca sequenciais em borboletas (aletas) atrás do volante. No futuro próximo, carro manual será apenas para os entusiastas.
diversão em um uno??? meu deus do céu.. kkkk
O problema do automático ea manutenção é tbm o fato do manual ser mais esperto na hora de reduzir marcha no momento certo
@@nivus1987 conforme se tornam mais populares, a tendência é diminuir, e futuramente o Brasil, mesmo sendo sempre atrasado, seguirá a tendência dos outros países, com manuais mais caros que automáticos
@@gepetovovo2509 sim, eu tava aprendendo a dirigir na ocasião. Você queria que fosse o que, um GT3 manual? Vai procurar o que fazer.
@@agridocearmando não vejo diversão nenhuma num UNO... kkk.. é o que todo mundo fala dos brasileiros, são vira-latas e se contentam em roer o osso..
tenho 2 carros um automatico e um manual, o conforto do AT no dia a dia nao se compara mas o praser de dirigir um manual pra quem curte carro e sensacional
16 anos com manual e Já ando com carro automático a 7 anos... ajuda muito e não me arrependo 😅
Com 24 anos e dirigindo constantemente, eu ainda prefiro o manual. Sei la, eu gosto de trocar de marcha, ja dirigi automático e continuo preferindo o manual. Para mim devem existir ambos.
Certeza que não mora em São Paulo. Kkkkk
Moro no interior da Bahia, claro q prefiro manual, muito mais maneiro; porém, se eu morasse num grande centro, e fizesse a besteira de comprar um carro, ia ter q ser automático.
Além de automático não ter graça, no automático se vc ficar sem freio n tem como reduzir
@@link_zark N faz sentido isso
@@Dr.Richter117 É irmão se vc ficar sem freio no manual por mais que use a embreagem a tendência é que vc se lasque todo...
Uma vez meu amigo falou "no dia em que você comprar um carro com câmbio automático não vai mais querer manual". E assim foi. Há uma fase na vida que você não liga mais "sentir o carro" e quer conforto no trânsito caótico de São Paulo. Apesar de gostar de dirigir, quero mais praticidade.
Apesar de ter um manual já tive automático e faço suas palavras as minhas automático é bom demais
Eu era uma cara contra câmbio automotico, seja em carros ou em motos , até a 1° vez que precisei dirigir e pilotar por mais de 2 horas direto KKK, câmbio manual é muito bom se vc usa o carro somente fim de semana , vai no mercado essas coisas básicas agora enfrentar o trânsito , estrada , longas distância todo santo dia , não dá não é cansativo
Exatamente
Concordo plenamente
Sempre tive manual. Comprei um automático, fiquei três meses com ele, e voltei para o manual, não por causa disso. Não senti tanta diferença porque sou daqueles que usa o carro eventualmente e também porque meu automático possuía borboletas para alternar para modo manual e eu usava bastante, principalmente em subidas em que o automático parece ser meio "burro".
Que informação de qualidade, eu não sabia que o cambio automático havia sido inventado aqui!!!
Uma pena. No Brasil, eu diria que já morreu. Aqui em Portugal, graças a Deus, ainda tem muito! Inclusive carros de alta gama, como Mercedes e BMW, ainda vendem muito manual. Pra quem realmente gosta do prazer de dirigir, é uma benção!
Ja morreu aonde ? A maioria manual
@@felipecorreavieira374 carro novo? Tem carro aí que nem tem opção de comprar manual mais, a maioria alias.
@@bigodecsp A maioria esmagadora dos carros populares no Brasil são manuais, tá muito por fora, e popular é o que realmente vende em massa, tanto pra frotas como para pessoas de baixa renda. Automáticos populares, só alguns topo de linha, que já chegam nos 100k
@@and.s8279 ok então
Portugal é uma país de terceiro mundo na Europa.
Esse cara não faz um vídeo ruim, todos são de qualidade altíssima e com temas que chama a atenção de diferentes grupos, muito diferente de qualquer outro canal de curiosidades
Outra coisa que gostaria de comentar é sobre o preço dos carros novos no Brasil, um fenômeno que já dura dois anos.
Antes os carros não tinham muita qualidade e nem segurança adequada, eram, quando muito, apenas bem equipados, mas custavam bem menos. Hoje os carros estão cada vez mais seguros, tecnológicos e bem equipados, inclusive com conectividade, mas deixaram de ser acessíveis para a maioria da população.
Seria interessante ver uma análise sua sobre esse assunto.
Ótima ideia
Nem precisa de muita análise, um carro popular(elétrico)que é vendido a 19.000 dólares custa uns 95.000 reais, e se for multiplicar 95000 X 2 custa mais de 180.000 reais.
Os carros sempre foram umas carniças, só aumentaram o preço, alguns carros até pioraram de lá pra cá.
@@G_unknow fato. Fazem umas delicadezas nos carros "populares" de hoje, reduzem a potência e resistência do motor e nos repassam pelo dobro do preço devido os impostos chegarem, por vezes, a ultrapassar 50% do valor do veículo
@@misterpandous4600 motores 3 cilindros turbo resumidos, muito potência pra pouco motor, não duram 100mil km direito
Dos meus carros a maioria foi automático, na real só tive um manual, mas posso dizer o manual é muito mais divertido 😉👍
Do nada o Dmelo aqui kkkkkkk faz um sorteio de um xbox series s ai pá nois😎👌
@@pkzinn08 🤣🤣🤣🤣🤣 vou tentar fazer mano
Olha quem tá aqui,video novo nada né
Se é tão divertido pq a maioria dos seus carros não foram manuais?
não fazia ideia que brasileiros havia inventado a maravilha que é o câmbio automático
Essa brincadeira de que o brasileiro tem que ser estudado pela nasa não é por acaso... Kkkk
tem muita coisa no mundo que foi criado por brasileiros porem so obtem exito quando sai do brasil
@@nftfotos essa é maldição do Brasil
@@nftfotos Né isso, tipo o primeiro carro elétrico
@@nftfotos Esse é o problema do Brasil. Algo semelhante aconteceu com o avião. Invenção brasileira, mas só decolou mesmo quando foi para o estrangeiro...
O modelo de câmbio dos veículos é uma opção de escolha eu particularmente prefiro o câmbio manual semi novo ou zero bala .
Amo dirigir carros manuais e seria muito bom poder sempre ter as 2 opções disponíveis no mercado
Cara, eu amo carro manual! Pra mim não tem nada melhor.
concordo, eu também prefiro o manual.
Vc nao tem mais o que fazer do que ficar trocando marcha de carro?
@@ricnyc2759 tipo focar no celular né?
@@ricnyc2759 quando estou dirigindo não. Até posso mexer em outras funcionalidades que o carro tem mas trocar marcha da forma tradicional usando a embreagem pra mim é a coisa mais legal que existe.
@@TankCwb bem capaz mesmo
SERIA LEGAL UM VÍDEO SOBRE OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA.
Os vídeos sobre obsolescência programada já estão obsoletos... Hoje tem mais caroço embaixo do angu...
Acho que o automático demorou pra pegar no Brasil pq as montadoras trouxeram câmbios horríveis para o nosso mercado os tão temidos AL4, Powershift, dual-Logic etc…
Exatamente, e tbm pq os nossos maravilhosos mecânicos mal sabem mexer com os manuais, imagina os automáticos...
Claro, manual não estraga.
Edson, mas esses câmbios nunca foram automáticos e sim automatizados.
@@alexpereira3652verdade a maioria dos motoristas nem sabe que são tecnologias totalmente diferentes entre um automático, um cvt e um automatizado. E as montadoras tentaram inserir horríveis câmbios automatizados ao invés de automáticos de verdade, revelando mais uma vez que acham que brasileiro é trouxa. Isso gerou a fama ruim dos automáticos de hoje em dia.
Primeiro que Powershift e similares não são automáticos e sim automatizados.
Interessante que na Europa 90% dos carros são manuais, eu perguntei para um Uber e ele disse que é uma questão cultural deles
Estava com um manual muito bom por sinal, agora fui pra um automático olha a diferença é grande nossa nem esquento mais com marcha em subidas agora é só alegria .. apesar que não tinha problemas na subida com o manual.
Com engarafamento ou não, sempre gostei do carro manual!
Eles sempre deveriam fazer versões manuais de carros específicos, poucas unidades, só pra quem curte dirigir mesmo...
@Enox Brother, existe a demanda para quem quer manual e para quem quer automático. Então se existe, há possibilidade de lucro.
cambio automatico tem manutençao mais cara kkkk isso que interessa eles
Perca de dinheiro imensa
@Enox tem certeza, o cara tive dinheiro vai lá manda fazer um carro de 10 milhões kkk
@@renanandre6031 logo os manuais serão os mais caros, invertendo a modalidade.
Eu prefiro o automático somente em cidades grandes mesmo, pelo motivo citado no vídeo, mas jamais vou deixar o manual de lado... Me desanima saber que a era dos carros manuais está chegando ao fim.... Parabéns pelo vídeo!!
Acho triste não ter mais a opção. O último Civic fabricado no Brasil tinha opção de manual. Sou feliz proprietário de um, mesmo que o vendedor tenha forçado bastante pra que eu não comprasse com aquele câmbio, sob pena de ter um problema na revenda.
Se movi uma montanha de dinheiro pra comprar algo pra mim, o mínimo que espero é que eu fique contente com o objeto que comprei, e que a preocupação com sua revenda seja secundária.
Mas sendo realista - estamos num mundo em que ser proprietário de um automóvel já é algo questionado. Sou de uma geração que acordava no primeiro dia após o aniversário de 18 na porta do Detran pra fazer a CNH. A geração atual não se importa com isso, e tem lá sua razão pra tanto.
Portanto embora triste, aceito muito bem esse futuro que já chegou. Mas enquanto eu puder urinar sem ajuda de ninguém, meu carro continuará sendo manual...
CNH na faixa de 2 conto, poucos jovens de 18 anos tem condições de fazê-lo.
@@ramomvieira1510 como falei, a geração atual não se importa com CNH e tem sua razão pra isso.
O meu carro era automático , estou trocando por um câmbio manual ! É muito mais confiável , mais econômico , e ainda tem uma performance top .
A manutenção do automático é cara,prefiro manual
@@antonionery8603 e bebe mais que o Lula 😂😂😂😂😂
Nada a ver. Puro mito repetitivo. Carro automático é muito melhor e mais confiável
@@4n2r7 espere até passar o 5° ano de uso .... fora o enorme desperdício de potência e torque que são imediatos .
@@flowperformanceparts o meu HR-V é de 2015 tá perfeito
além dos esportivos, existe outro nicho que ama o câmbio manual: a galera do offroad raiz!!!!!!!!
E a galera dos preparados também.
Exatamente, as adversidades do off exigem que a máquina dominante seja a humana kkkkkk jipeiros serão a resistência 😁😁
Eu não gosto de carros automático, sempre tive carro manual, apesar de ser modelos de entrada, mas já tivemos um Civic manual e sem sobra de dívida e bem melhor que o automático.
Que ano era seu civic amigo ? Tô vendo se pego um manual 2014/2015
Você diz que nao gosta, porém nunca teve um por um periodo de tempo aceitavel pra tirar conclusões...
@@CANALGTAIVPC é o famoso não conheço e não gosto. Isso é normal pq a velha guarda sempre acredita que as tecnologias antigas são melhores
Tu nunca teve um automático, é por isso que sempre vai gostar de manual.
@@matheusbarbosa3025 Sim, ou aquele tipo de moleque que só dirigiu o carro do pai que é manual e fica dizendo "gosto de sentir o carro", "gosto de passar marcha"... É foda
Eu particularmente, tenho preferência pelos automáticos por conta do conforto... Más tenho um manual! Pra mim tanto faz... Sou manobrista, então dirijo absolutamente qualquer tipo de carro.
Eu aprendi a dirigir em dois carro na auto escola, um ford ka sem direção e sem ar, e depois mudaram pra um palio 1.0 com direção, tirei a a habilitação de primeira. Cambio automático é muito bom, manual na cidade cansa demais
Tenho automático, mas não abro mão do carro manual, gosto de ter o carro ao meu comando e controle 🥰
Se não abre mão do manual, pq tem automático?
@@Hariseldon477 tbm fiquei me perguntando, não dá pra entender esse pessoal.
Faz um sobre os carros elétricos! Seria bom enfatizar o boom atual, onde temos diversas opções no mercado brasileiro e seria ótimo citar os países que dão incentivo para a aquisição de carros elétricos (Como é o caso da Noruega) e no final comparar qual a situação do Brasil em relação a esses incentivos.
Excelente vídeo. Eu particularmente, como um entusiasta, prefiro muito mais o manual
Fui trocar meu Civic 2014 manual por um HRV 2020 e resolvi ficar também com meu CIVICÃO, não dei na troca. Sou um entusiasta do bom e velho manual e vou preservá-lo até onde der.
Cara eu comprei um Nissan Sentra automático e odiei o câmbio. Já encontrei uma oficina que faz a conversão pro manual, pretendo fazer e também manter esse carro assim como você. Boa!
@@davifreire1399 Melhor vender e comprar um manual
Tenho e dirijo carro automático no Brasil desde 2004 , justamente por causa dos congestionamentos em São Paulo.
Quando o carro é manual pode-se ter o controle sobre a velocidade podes fica-se orientado na sua mente sobre em que velocidade o mesmo está pois ele sabe pois foi ele quem deu a marcha então fica um controle mental bem melhor pois não sei se estou podendo explicar melhor mas o que tento dizer é que até em uma perícia pode-se saber em que velocidade o mesmo estava e serve muito bem para o próprio motorista, em minha opinião o manual jamais deve ser extinto !
Cara, dois dos meus canais favoritos fazendo um vídeo sobre um dos meus temas favoritos (carro) 👏👏👏
Particularmente prefiro o câmbio manual. Para mim parte do prazer em dirigir está na dinâmica da troca de marchas sob meu controle.
*A vida inteira tive manual por falta de escolha $$$$ kkkk mas tinha pé atrás com AT. Sempre falei do tal ''prazer em dirigir''... até ter um automático. Hoje ando de AT e depois que acostuma, é muuuuuito dificil querer voltar pro M.*
Uma pena, pois uso um UP tsi e percebo o quão a relação dos motores novos com câmbio MT é fantástico.
Uma coisa que eu penso sobre a relação carro automático com carro manual é que quanto mais moderno o carro maior a divergência entre um carro manual e um automático em relação ao conforto, como você disse carros automáticos existem a 80 anos, nos eua já era normal ter um carro automático desde os anos 50 porém demorou muito para virar o normal por lá, por que ? Simples, um carro 1960 tem tantas sensações, coisas acontecendo e coisas que o dono tem que prestar atenção que você trocar ou não a marcha não faz tanta diferença no conforto, mas em um carro 2020 você não sente nada, o carro é totalmente isolado, do exterior e você é isolado de fazer coisas, muitos carros ligam o limpador sozinho, você não precisa voltar a ceta depois de terminar a curva, não precisa se preocupar em freiar com cuidado em uma situação de baixa aderência já que os carros vem com abs e etc, logo para os motoristas modernos acostumados com o luxo pizar na embreagem e passar a marcha é algo que é notável
Boa tarde meu brother, Dirijo desde os meus 11 anos e não troco o câmbio manual por nenhuma outra tecnologia, gosto de sentir o motor em meu controle,sou dos anos 80s!!!!👍👍🍺🍺
O maior problema dos AT usados é mais por causa dos donos anteriores que as vezes não fazem manutenção adequada, por isso um certo medo no mercado de usados
Tem muitos erros de projeto em cambios automáticos.
Tenho um carro manual a 8 anos aquí no Brasil, um Vectra 2.0, 2007 mas quando estive nos E.U.A tive um Kia Spectra automático também do ano 2007, automático é vida. Ainda mais num trânsito caótico como o de SP que tu tem que ficar toda hora trocando de marcha, isso cansa, ainda mais se vc trabalha dirigindo ele o dia todo.
O automático é mais confortável, porém, no manual me sinto literalmente no comando! 😉
@Enox negativo, daqui alguns anos o cambio automatico vai vim de serie nos carros porém ainda existira cambio manual
@Gilberto Farias concordo com vocês e olha que mesmo sendo mulher, adoro dirigir com câmbio manual.
Respeito totalmente sua opinião mas a minha é ao contrário me sinto no comando no automático e olha que tenho carro manual mas tive por 8 anos um Hyundai automático
O câmbio automático me permite presta mas atenção em todos seguimentos do trânsito dês da direção as placas e pedestres
Já o manual além destas citadas tenho a embreagem a troca e suas posições no câmbio então perde pelo menos 2 % da atenção que poderia ser direcionada a outra coisa porém é apenas minha opinião
Meu carro é automático, mas sinto que no manual eu tenho mais controle do carro. O cambio automático é obviamente muito mais confortável, mas eu sinto o carro responder muito melhor no manual, principalmente em ultrapassagens ou andando em baixa velocidades.
@@erickgouveiaerickgouveia9376 eu também tenho essa percepção.
Bom, na minha opinião, de entusiasta de carros que sou, gostaria que os dois modelos estivessem disponíveis no mercado. Dirigir um carro com câmbio manual é sensacional, agora dirigi-lo nos constantes engarrafamentos que temos atualmente é uma tortura! Realmente um carro automático nos oferece muito conforto e tranquilidade nesses momentos de sufoco. A paixão pelos carros continuam companheiros!!! Parabéns pelo excelente vídeo!!!
Minha resistência ao automático é que quanto mais facilidades, mais coisa pra quebrar.
Vidro elétrico é ótimo mas eu lembro dos motorezinhos de vidro dos anos 90 e 2000 queimado.
Um câmbio com mais peças e frufru... não sei não.
Eu gosto do câmbio manual do meu Celtinha haha, mas claro q automático é muito melhor, pena q nem todos os brasileiros conseguirão um automático... Ótimo vídeo como sempre 👏
Nossa! Abordou um assunto de maneira completa que poucos falam... Inclusive canais especializados. Muito bom.
As montadoras brasileiras fizeram foi pressão pra se fechar o mercado novamente, inovação?
Pra que se podiam vender um retrovisor esquerdo como opcional?
Atualmente é uma fortuna importar um carro e as montadoras continuam vendendo carroças a preço de ouro.
o os otários comprando hehehehe. Lembro alguns anos quando em um crise econômica teve o AGIO do carro quando otários pagavam um agio de até 100% sobre o valor para ter seu veiculo chegando na frente.
Carroças mesmo!! Os carros 0km que estao vendendo muito aqui onde moro é UP, Kwid, e Mobi belas porcarias feios e desconfortáveis a preço de ouro me recuso a comprar essas porcarias prefiro andar com carro 10 anos mais velho e que tenha conforto e seja bonito visualmente
@@lucaskandido Sem condições um Mobi 1.0 custar 55 mil reais velho
O problema é que o brasileiro não se importa, ele da valor ao dinheiro dele, ele está disposto a pagar 50, 60, 70 mil em carroças com motor 1.0, Por isso as montadoras socam até o talo na gente.
Bom trabalho Brasil valores fabricados ótimo
Sou entusiasta dos carros manuais, não abro mão de jeito nenhum
Parabéns pelo seu trabalho. Já sigo o Vinícius também, então achei a parceria muito legal e produtiva.
Sucesso!
Câmbio manual deve continuar sendo ensinado e exigido porque câmbio automático é muito fácil aprender.Basta uma explicaçao que qualquer um dirige.Câmbio manual é complicado principalmente quando se para em ladeira.
Nossa, o meu maior medo quando estou dirigindo fora da minha região é ter que parar em ladeira. Dirijo por vários anos, mas moro numa cidade litorânea e totalmente plana, aqui não tem ladeiras, então quando viajo pra uma cidade montanhosa eu faço de tudo pra não ter que parar numa ladeira 😅
Procure carro manual com assistente de partida em rampa. Nunca precisará se assustar com ladeiras. Antes que chamem isso de automatismo, é um recurso do freio e não do câmbio. Nunca foi função de câmbio parar o carro ligado em ladeiras.
parabens pela qualidade do conteúdo man, eu uso teus videos de base nos debates das aulas no colegio
Essas parcerias são demais!! Vinícius é o cara !!
Pela minha experiencia que tenho que uma Toro com câmbio duplo,manual e automático, e um Polo 2004 ,2.0 câmbio manual, na zona urbana é mais cômodo dirigir a Todo,mas na estrada prefiro o Polo,pois nas ultrapassagens eu me sinto bem mais seguro no avanço e nas retomadas das marchas.
É triste, mas faz parte da evolução automotiva...
Aqui em casa temos dois manuais e um automático, e sendo bem sincero, prefiro dirigir os manuais.
O conforto do automático é sem comparação, porém, como não uso carro por necessidade e somente dirijo aos finais de semana por diversão, prefiro mil vezes a pegada do manual.
Cambio automático é muito bom, mas em 'situações' do nosso cenário 'muitas estradas rurais' para transporte das provisões acredito que carros manuais ainda se saem melhor em questão de atoeiros, lamaçais... Mas enfim mais um excelente vídeo parabens...
Excelente vídeo. Adquiri uma Fiat Strada Manual recentemente. Tinha a opção de CVT, mas como sou um entusiasta do câmbio manual, comprei-o...rsrs Abraço.
Muito veloz e muito furioso 🤣🤣🤣🤣🤣
Carro automático é pra gente folgada. Câmbio manual é pra gente que gosta de emoções
tudo passa mas a palavra de Deus ja mas passara louvado seja Deus
Aqui no Brasil a manutenção de um câmbio automático (hidramático) varia entre R$ 15mil a R$ 20 mil. E o automático tem vários modelos entre dual logic, multitronic. A multitronic é uma das melhores, pois não há "solavanco" nas trocas de marchas. CVT não é muito confiável, o sistema i-motion nem se fale, câmbio semi automático, sendo na verdade manual, com disco e platô e um cilindro hidráulico robotizado que faz as trocas de marchas, só deu problema que teve sabe disso. Câmbio automático legítimo possui um dispositivo chamado torque no lugar de disco e platô, e possui válvulas solenóides hidráulicos que efetuam as trocas de marchas. E lembrando que o câmbio automático mais eficiente é aquele moderno 9 a 12 velocidades, ou mais dependendo da montadora. E falando em CNH é mais uma forma de o governo roubar mais dinheiro dos motoristas, com máfias de multas cada dia querem lucrar mais. E os motoristas de caminhão vai ter que ter uma CNH para câmbio manual e automático? Lembrando que a maioria dos caminhões modernos vem com câmbio automático.
Eu gosto muito da experiência, quando fui Uber, uma vez dirigi por 14h sem parar, quando desci do carro para comprar algo, percebi que estava dirigindo andando, ou seja, olhando para todos os lados, tomando todo cuidado para não esbarrar em ninguém, tomando cuidado para não pisar em nenhum buraquinho e etc... Parecia até que eu estava passando marcha na minha cabeça, melhor espécie de automação para o câmbio
Certeza q tu não mora em São Paulo - Capital.
@@Hariseldon477 kkkkk vdd
O mercado é quem regula, e infelizmente eu sou do público de nicho. Não tem como brigar.
Tem alguns carros que eu sou apaixonado mas que eu não pude comprar quando foram lançados por conta dos altos valores... um exemplo é o Mini Cooper de 2014 que tinha um motor BMW e tinha duas versões de câmbio... o automático é o manual... o carro tem a proposta de ser um Hot-Hatch focado em alto desempenho para entusiastas de velocidade...mas que tb agradou ao público dos carros status como alguns SUVs... no fim se vendeu bem a versão automática que foi a escolha de patricinhas e madames que queriam tirar foto e não pilotar o carro (o que não é problema nenhum, dinheiro deles e estão certos), e as versões manuais que eram as realmente divertidas de pilotar não venderam tanto e hj é uma raridade... com o valor de revenda mais caro do que era quando foi lançado... com uma procura talvez até maior... o carro virou uma "joia" e quem tem não vende e se for vender se prepara pra gastar...
Esse foi só um exemplo... posso citar outros como o Peugeot 208 THP que realmente cogitei em comprar quando saiu, mesmo sabendo que a montadora francesa "meteu a faca" no preço quando lançou... pelo alto preço o carro mal vendeu e hj tb quem tem só vende por um valor muito alto.
É a vida, pra mim é para aqueles que curtem um câmbio manual pq como vc falou... a pessoa quer sentir o carro, está complicado demais, mas é o mercado, e ele está certo, se o consumidor quer o automático, então o mercado tem que prover o que ele quer, e eu com minhas manias que eu pague o valor das minhas manias... segue o jogo, parabéns pelo vídeo, ficou muito bom.
Não existe isso de sentir um carro se ele não tiver uns 500 cv. Tem q acabar com manual em carro comum mesmo.
Triste demais pra entusiastas como eu que não abrem mão de um manual de qualidade. É mais confortavel, mais rápido, mas não é a mesma coisa, a sensação de dirigir um carro manual pra quem realmente gosta é uma das melhores coisas
Isso iria salvar muita gente de gastar rios de dinheiro na auto escola.
@@BalloutBusiness auto escola nao serve só pra aprender controle de embreagem
@@DarKNG eu sei meu caro . Porém muita gente reprova por conta disso . A legislação brasileira atual tá muito atrasada. Deveria ter uma subcategoria B câmbio automático.
A desvantagem é o preço da manutenção. Trocas de óleo desse tipo de câmbio é caríssima se comparado ao manual.
Dica:
Talvez poucos saibam como reduzir uma marcha em carro automático, basta tirar e recolocar o pé do acelerador de forma muito rápida, desta forma o carro "entende" como vontade de reduzir para uma marcha mais baixa, excelente para quando você deseja ganhar aceleração, numa ultrapassagem por exemplo.
Verdade, eu já tinha observado isso
Acho muito ruim, porque o câmbio manual é para aqueles que gostam um prazer que a direção proporciona. A coisa anda para a redução dos custos. E provavelmente a construção de uma caixa de cambio manual de qualidade seja hoje em dia muito mais caro do que as automáticas, que são fabricadas em grande escala, e certamente são desenvolvidas para custar menos.
Concordo em partes. Pois a maioria das pessoas que vejo insistir em não comprar um automático por preferirem fazer a troca manual, andam com carros cujo foco é economia de combustível e não esportividade. Ou seja, um automático potente(140~150cv ou mais) será "mais esportivo" que um manual 1.0~1.6.
Eu pensava de forma similar, mas hoje vejo isso de por, angulo..., quando vc precisa encarar uma hora de transito pesado para cumprir um deslocamento de 15Km todos os dias, você começa a ver a transmissão automática como um item de conforto, o fato é que para os finais de semana com trânsito Okay a transmissão manual é muito mais legal. Porém como eu não posso me dar ao luxo de ter dois carros, o conforto irá ter peso maior na minha próxima aquisição...
@@josineioliveira1526 de qualquer forma continua mais barato fabricar um câmbio automático.
@@edrferraz concordo, mas o meu ponto é prazer ao dirigir não ficar preso no trânsito kkkkk
Meu amigo me desculpe procure saber na autorizada o conserto do automático e do manual pode ser até mecânico de sua confiança vai levar um susto com a conta
Meu veinho manual é animal. ...é completo, anda bem, é lindo, está pago e com o R$ da gasolina baixando, está melhor ainda.🇧🇷😍👏🏻
Depois que acabar o subsídio vai chegar nos 9 reais
@@lucascarniel7439 R$10
Interessante!
Antes manuais eram bem comuns, baratos e acessível, enquanto o automático era raros , caros e difícil achar manutenção,
mais um tempo será totalmente ao contrário, como o consumo muda com o tempo e a indústria se renovando novamente, no fim , se será manual, semi-automático ou automático pra mim tanto faz póis o carro sempre será o carro.
Vai chegar um tempo que pessoas vão alugar fusca por preços altíssimos só pra ter o prazer de dirigir um manual.
Estou tirando a minha CNH nesse momento e sou adepto do câmbio manual, já dirigir os 2 tipo de carro e meio que o automático, é sem sal, mas entendo quem opte por ele, pela praticidade.
Em 1970 o pai de um amigo comprou um Galaxie LTD automático (era novidade na indústria nacional). Praticamente todo mundo perguntava se o referido senhor tinha algum problema na perna. Apesar de gostar de dirigir e pilotar carros e motos (tenho um Fusca 1966 que desde 1974 - 48 anos - está na família), hoje em dia acho bem mais confortável e tranquilo dirigir um veículo automático, carros e motos, até porque não dão quase nenhum problema como era antes.
depois faz um vídeo sobre as cores dos carros, por que hoje em dia so tem branco, preto e cinza? As vezes nem pagando extra se consegue uma cor diferente. Na toyota so tem vermelho e azul pagando 2000 extra no corolla, por exemplo.
Cara... Que vídeo de altíssimo nível! Elementar & Meu Carro Life Style 🙅🏾♂️🔥
P.S. Com um comentário de Rafael Scapella 🔥🔥🔥🔥🔥
E aí pessoal do elementar... Seria muito bacana ver vocês falando sobre a bolha dos carros usados ... Pensem na ideia, no mais parabéns pelo trabalho de vocês forte abraço
Bolha dos carros velhos kkkkkkkk no Brasil ainda.
Carros novos são uma fortuna, tanto na compra quanto no sustento, carros antigos não pagam IPVA, os fuscas, opala, maverick, etc estão virando relíquias. A renda brasileira não é compatível pra optar por carros novos.
Tenho um carro automático e outro manual, mas em estradas com serras e muitas curvas, não troco o câmbio manual por nada, principalmente para ultrapassagens.
Seus vídeo são ricos, envolventes, curiosos, originais, uma delícia de assistir! Parabéns e sucesso!! E muito obrigado!
Ótimo conteúdo, fale das custos e processos da produção de carro elétrico…
A melhor coisa e carro automático com opção de trocar marchas manualmente. No transito deixa no automático e usa a opção manual pra brincar nas estradinhas.
Estrada não é lugar de brincar. Alugue uma pista e leve seu mustang.opa, não é um mustang e sim um argo, corolla, celta, qualquer carro comum manual?Foi mal 🤣🤣🤣🤣👏🏻
Mas fazer manutenção de câmbio automático no Brasil e no exterior são duas coisas totalmente diferentes... Automático, no Brasil, depois de anos de uso e donos relaxados e reparos elevadíssimos, é bomba!
com a popularização do automatico cada vez maior e o manual se tornando cada vez mais raro as coisas podem se inverter com o manual se tornando uma bomba no futuro com poucas pessoas sabendo realizar a manutenção e reparo nesse tipo de cambio já que será mais raro de se ver.
@@velocigames2476 Tá falando de qual país ou classe social? 90% das pessoas que conheço (e não são poucas) têm carro manual.
Mas concordo que daqui uns 20 anos isso pode ser uma realidade.
@@hugon.c.rainha3176 mesmo em mercados de usados ou os menos caros a procurar por automáticos só aumenta, veja com essas 90% das pessoas que tem carro manual se no próximo vão procurar outro manual ou automático independente de classe social ou pais ou veículos usados ou novos.
haverão muitos sentando em bonecas.
@@hugon.c.rainha3176 não viu o vídeo? A maioria já compra carro manual, usar seu círculo social de pessoas q não trocam de carro não vale de nada
Cambio manual é realmente para conforto, se vc só quer se mover do ponto A ao ponto B, sem qualquer emoção.
O melhor cambio são os convencionais, com principio igual aos mecanicos, só que a embreagem e a troca de marchas são de acionamento por um robo. São cambio mais robustos, mais duráveis, mais simples, e por esse motivo são os utilizados em todos os caminhões pesados.
Parece obvio que qualquer um que vai comprar um carro novo quer cambio automatico, só que com os preços exorbitantes praticados no país a maioria procura usados e seminovos. Por isso acredito que a maior parte da frota de carros circulando vai ser manual por pelo menos uns 10 anos, ainda que as vendas dos novos superem 70, 80% de automatico
Nada a ver! Generalizou no primeiro comentário é cagou no último com pessimismo pragmático de vira lata.
Eu queria comprar carro zero manual, eu gosto bastante deste tipo de cambio
@@NJanczak Igualmente
pootz.. tu é vira-lata.. kkk.. ou mora em comunidade aonde todo mundo ao seu redor são pobres e coitados.. minha nossa.
@@NJanczak tem lá o 208.. 80k...
Com o carro na minha mão tenho no mínimo 30% de economia de combustível, sem contar a manutenção muuuiito mais barata, e por fim o prazer de dirigir..
Tirando você e eu o resto do povo deve tá achando a gasolina barata pra gastar em perdas num conversor de torque. Depois tem que fazer hora extra pra pagar o carnê da "nave" e se desfazer da bomba antes dela explodir.
O prazer do argo…. Se não for um celta😂😂😂😂😂
@@Tiago-kg9fx O teu prazer deve ser ficar surfando na central multimídia e no celular enquanto o carro dirige sozinho pra você não fazer besteira.
No Brasil acontece o seguinte.
Pra tirar a carteira de motorista e uma máfia então a maioria está comprando a carteira . A maioria que dirige automáticos não sabe nem aonde é a primeira marcha de um manual
O que esse safado desse senador quer é arrancar mais dinheiro do contribuinte com essa ideia ridícula pois aqui no Brasil vai levar muito tempo para sumir de linha o câmbio manual e sendo conhecedor disso as novas gerações vão quase que ser obrigadas a ter que ter as duas carteiras uma para a situação de dirigir um carro obsoleto e outra para o carro automático
Pq e uma máfia pra tirar a CNH?
@@ZzzzcarneirinhosZzzZ Pesquisa no RUclips.
Desculpe a ignorância, mas comprar uma cnh não sai mais caro que passar pela prova teórica e prática? Tirar a cnh não é algo difícil, apesar do alto custo.
@@andreluizlunkes488 75% da pessoas reprovam na prova prática. Então é mais fácil comprar mesmo.
Deixei de comprar um carro em Dezembro porque não achei a versão manual!! Comprei outro modelo concorrente , manual e claro! Top demais
É, nas classes mais elevadas, de maior poder aquisitovo o carro automático realmente vai dominar, mas, vai levar a drastica queda nas vendas!
Este mesmo "preconceito" que havia com relação ao câmbio automático foi com os modelos 4 portas. Havia desculpas de toda ordem para rejeitar estes modelos, desde que batia a lataria, havia mais ruídos etc. Caiu por terra.
Sem querer polemizar mas, para quem anda sózinho ou em dois, raramente em três, sem dúvida é melhor duas portas amplas do que 4 portinholas. Além disso, com a coluna B recuada, a visibilidade lateral e até a sensação de conforto são melhores. Além de ser mais fácil entrar e sair.
Exatamente... muitos acham o ato de dirigir é um fardo! essa gente nem deveria ter carro! para dirigir tem que gostar!
Não, para dirigir precisa apenas de 1 uma: ter um carro, pois até sem CNH a galera dirige.
Resumindo, tudo que é muito fácil perde a graça,mas nós ser humanos acostumamos com mudanças. Essas invenções vão exigir pouco de nosso cérebro e nossas habilidades, é inevitável que essas evolução vai acontecer. As vantagens que facilita muito, mas vamos trabalhar cada vez menos nossas habilidades cognitivas e manuais.
Penso como você Mustafá, o ser humano será desnecessário daqui um tempo, as máquinas farão o serviço
@@francislena4063 infelizmente , as máquinas vão dominar o planeta, e nossa raça será extinta , triste fim.
Meu carro anterior foi um Celta 2011MT e meu carro atual é um Virtus Confort Line 2020 AT, comparando:
Consumo/Cidade: Celta 13,5km/l, Virtus 12,5km/l. Consumo/Estrada 80km/h: Celta 16km/l, Vitrtus 21km/l Apesar do Virtus ser muito mais pesado, ter o dobro de torque e ter um cambio automático com conversor de torque que rouba parte da potência se mostrou bem mais econômico. No celta, quando meu pai dirigia, ele tinha a mania de pisar na embreagem junto com freio, sobrecarregando o sistema de frenagem e também eventualmente dava umas arranhadas nervosas ou tentava arrancar em 3º marcha quando parado, com o cambio automático não tem como arranhar marcha, errar ou deixar apenas para o freio a tarefa de parar. Com o Celta, já tive que trocar os Pneus dianteiros desgastados com pouco mais de 45.000 km, com o Virtus está próximo dessa km e está longe de apresentar desgaste por conta do controle de tração oque não permite o carro patinar, mais uma economia apesar dos pneus serem bem maiores e custarem mais caro. Próximo de 100.000 km teve que trocar embreagem que custou próximo de R$ 2.000, no Virtus apenas troca do fluido a cada 60.000 ou 5 anos, aqui empata pois a troca custa uns R$ 1.500, porém é muito rápida, não tem que deixar o carro o dia todo na oficina, é só ter cuidado para que seja usado o produto correto (que é bem caro o litro). O cambio automático do meu carro atual, consegue ser muito mais rápido (e obviamente muito mais suave) nas trocas de marcha do que no Celta, mesmo depois de anos com o carro ainda dava trancos se eu tentasse trocar de macha rápido. Dirigi outros carros mais antigos com cambio automático (Marea 2.4, Focus, Sentra e C4) e confesso que não gostei da lentidão nas respostas do cambio, também fiz test drive nos automatizados da FIAT e não curti, no caso dos Imotion da VW (Fox) e Easytronic da GM (Meriva) eu gostei mais, mas todos eles caíram na manutenção alta e da falta de bons profissionais. PowerShift nem cheguei a testar e DSG não tive oportunidade. Meu cambio atual tem a possibilidade de trocas manuais sequenciais por borboletas atrás do volante, confesso que raramente uso só em descidas e subidas íngremes quando quero manter uma marcha, no resto do tempo é só por diversão ou uma ultrapassagem em rodovia que eu gosto de reduzir antes de acelerar.