Antes eu seguia um médico famosíssimo por defender a dieta cetogênica, eu fazia tudo que ele ensinava, e minha saúde só foi piorando quando aumentei o consumo de carnes e ovos. Certa vez conheci os seus vídeos e tudo passou a fazer sentido pra mim, resolvi virar vegetariana, mas vegetariana de verdade que só come alimento natural e não industrial, nem acredito no quanto minha saúde melhorou, até minhas crises de pânico foram embora. Obrigada Dr. Por me esclarecer tantas dúvidas e me tirar da dieta doentia
ruclips.net/video/DrFcM_gMRSs/видео.html Cada caso é um caso. Dieta cetogênica é mt boa, mas se a a pessoa for sangue tipo A é um tiro no pé. Por outro lado se uma pessoa com sangue tipo O virar vegetariana tbm vai ser um tiro no pé. A primeira coisa que devemos fazer antes de implantar qualquer estilo de alimentação na nossa vida é descobrirmos qual o nosso tipo sanguineo
@@elianemachado6715 , parabens colega pela mudança de alimentação, com equilíbrio e diversificando o cardápio vegetariano , sua saude , os animais e o meio ambiente agradecerão. Abraços!
Cara vou ser bem sincero conheci esse DR erick só agora mas ele tem uma inteligencia e uma forma de explicar fenomenal, só que o DR lair Ribeiro também é no meu ponto de vista o melhor da atualidade , então tem muitos pontos que eu fico na dúvida por que os dois estudam isso, mas o lair Ribeiro com mais de 70 anos estuda dia e noite . Fazer o que o negócio é pegar um pouco de cada e colocar em prática . Obrigado
depois desse vídeo aqui, agora estou desnorteado quanto a qual das Dietas (Low Carb, Cetogênica ou a Low Saturated Fat) se traduzem em verdades ao invés de enganações ref aos resultados q prometem entregar.
O vídeo desse médico extremamente competente e didático (convincente) desdiz por completo oq dizem médicos como o Lair Ribeiro q defendem exatamente o oposto, isto é: afirmam q o vilão é o High Carb.
Eric, PARABÉNS. Estou fazendo uma "maratona" como em seriados, pois quero ver todos os seus vídeos. Você é didático, claro, demonstra profundo conhecimento e compartilha tudo isso conosco, for free. Pulei da cadeira quando você falou do TNF: lembro claramente do quanto, do ponto de vista neuropsiquiátrico, esse pro inflamatório "detona" os neurônios e bainhas de mielina - TNF é parte da vida do psiquiatra biológico, pois há elevação de seus níveis em quadros psiquiátricos descompensados. E, de repente, olhe-o aqui também, no microcosmo metabólico-hormonal. Muito bom, Eric, muito bom. Estou tendo o prazer de reviver as aulas de Fisiologia. Grande abraço.
Esse médico de fato é muito didático. Mas ele vem bater de frente com a tese das chamadas Dietas Low Carb, q há pelo menos uns 5 anos vinha ganhando mais e mais adeptos. Confesso q agora estou desnorteado.
Esse doutor vai piorar a saúde de muita gente. Que lástima. Sou diabético tenho resistência insulinica. Fiquei anos e anos fugindo da gordura saturada e não consegui reverter a resistência insulinica. Com a abordagem low carb estou conseguindo resultados muito melhores e diminuindo medicamentos.
''Esse doutor vai piorar a saúde de muita gente.'' Não acho que vai piorar, se o seu caso é diabete tipo 2, a causa é a ingestão excessiva de carboidratos refinados e calorias, levando a obesidade seguida de diabetes, mas nem todo diabético é necessariamente obeso, enfim, uma dieta sem açúcar e carbos refinados também reverte diabetes e é superior a low-carb em fitoquímicos e etc.
Ou seja, as pessoas consomem muita porcaria que faz combo de carboidratos com gordura saturada (por ex., cookies amanteigados, bolos com ovos e leite, biscoitos com chocolate ao leite, etc) mas, ao invés de olharem pra gordura saturada como o real problema, culpam os carboidratos.
Dr., o carboidrato em excesso, SIM, será pivô para o desenvolvimento da resistência periférica à insulina, independente do consumo de gorduras saturadas que, como demonstrado, agravará o distúrbio metabólico em tela. Estou certo?
Esse vídeo dele procura afirmar praticamente o contrário, colocando como vilão a Gordura Saturada ao invés dos carboidratos em si (os complexos, ricos em fibra, excluindo os carboidratos simples, os quais estes sim seriam vilões assim como a Gordura Saturada).
Ok de novo por quê não falar em carboidratos como se fala em tipos de gordura? Todo carboidrato consumido é recebido ou é glicose ( essa sim tem livre acesso em todo organismo exceto músculo e tec adiposo).... vídeos aulas excelentes. Gratidão
Acredito na sabedoria da evolução e nosso corpo foi feito para o consumo de carboidratos. Os alimentos que mais nos atrai instintivamente são os que contém carbo, como as frutas por exemplo. A base energética do nosso organismo são os carbos, por isso não acho muito inteligente diminuir absurdamente esses macros, uma dieta balanceada me parece ser a mais lógica.
Dr. Erick, e a falta da gordura saturada no organismo, o que provoca nas células? Dr. Erick, unindo saúde mental, produtividade, força fisica e longevidade, qual grupo alimentar vive mais e mais saudável?
Não precisamos ingerir gordura saturada. Apenas omega-3 e ômega-6 são essenciais, ou seja, precisamos ingerir pois não conseguimos produzi-los. Não há nenhum problema se na dieta não houver gordura saturada. As populações de maior longevidade com qualidade de vida são as que seguem um perfil de dieta maior consumo vegetais in natura. As Blue Zones podem ser uma boa fonte de pesquisa para vc aprofundar esse tema!
alguns médicos não tem essa visão sobre isso. gostei da sua explicação. eu consegui entender. você poderia fazer um vídeo sobre , tem tem polimicrocitico no ovário pode desenvolver diabetes, existem uma dieta saudável para resolver esse problema. fique com Deus e obrigada.
Série de vídeos excelente! Poderia explicar se a gordura saturada do Coco / leite de coco pode ser igualmente danosa, ou por ser de origem vegetal ela se comportaria de outra forma?
O estímulo sobre os receptores pode ser maior ou menor de acordo com cada tipo de gordura saturada. Vai afetar e, se o consumo aumenta mais, a alteração de flora intestinal contribui duplamente para isso!
@@dr.eric.slywitch caro Dr, o Sr é bastante didático e convincente em suas exposições. E confesso q, depois desse vídeo aqui, agora estou DESNORTEADO quanto a qual das Dietas (Low Carb, Cetogênica ou a Low Saturated Fat) se traduzem em verdades ao invés de enganações ref aos resultados q prometem entregar.
Olá Dr. Eric, bom dia!!!! Sou nutricionista ambulatorial do SUS e tenho centenas de pacientes em acompanhamento dietoterápico, visando controle glicêmico e insulínico. Infelizmente os números crescem a cada dia! Doutor, minha prática segue os padrões... redução de CHO simples e gorduras saturadas, adequação dos CHO complexos, proteínas e gorduras não-saturadas, em geral com boa resposta. Acabei de assistir seu vídeo e fiquei insegura quanto ao que tenho praticado. Por favor, poderia comprtilhar comigo alguma evidência científica ou material literário com essa abordagem, para que eu me atualize e compreenda melhor esse posicionamento? Muito obrigada!!!
@@nutridesi9052 depois desse vídeo aqui, agora estou desnorteado quanto a qual das Dietas (Low Carb, Cetogênica ou a Low Saturated Fat) se traduzem em verdades ao invés de enganações ref aos resultados q prometem entregar.
@@nutridesi9052 inclusive aquele médico Lair Ribeiro sempre fez referência a esse PubMed para defender a divulgação das Dietas Low Carb e Cetogênica, as quais são o oposto do q diz este vídeo aqui.
Dr. ERIC, COM TODO RESPEITO, VOCÊ DESCREVEU,COM MAESTRIA, A ENTRADA DE GLICOSE NO MÚSCULO, MAS O QUE NÃO ABRANGE O EFEITO GLICEMICO E INSULINICO NO RESTO DOS TECIDOS E NO SANGUE, AFINAL NÃO SOMOS SOMENTE MÚSCULOS, REDPEITO SUA VISÃO FISIOLOGICA, MAS ESTÁ INCOMPLETA! SUGIRO , CASO NÃO TENHA VISTO AINDA, AS ARGUMENTAÇÕES DO Dr. SOUTO. ..BASEADAS EM ESTUDOS CLINICOS RANDOMIZADOS, E NÃO OBSERVACIONAIS, COMO O ULTIMO DIVULGADO, EM QUE O DR. SE APOIOU PARA SUAS ARGUMENTAÇÕES. OBRIGADO
Seria interessante assistir a série toda, pois coloco muito mais explicações sobre isso, inclusive sobre o efeito negativo da hiperinsulinemia e efeito osmótico da glicose quando em descompensação metabólica. O minha visão fisiológica não está incompleta. Ela está sendo apresentada em partes - vale lembrar que são 32 vídeos. No próximo vídeo você poderá ver estudo clínico randomizado mostrando os efeitos do que estou colocando. O carboidrato está longe de ser um vilão, seja para o controle glicêmico, seja para qualquer outra condição metabólica.
Eu fico com um dúvida Dr. Eric, o ser humano sempre foi um caçador para sobreviver, se alimentava praticamente de alimentos de origem animal, com o tempo passou a coletar frutos, mas não abriu mão da caça, mais adiante, começou a pescar, com uma pequena evolução começamos a criar animais, só a pouco tempo (considerando o espaço/tempo) passou a plantar e colher, mas sempre criando animais para abate, caçando e pescando... com essa atitude, mesmo com a criação pela indústria alimentícia de produtos menos saudáveis, chegamos a uma população de 7,9 bi de pessoas, das cais menos de 5% só vegetarianos ou veganos, o que me leva a essa terrível dúvida... seria a carne e a gordura tão danosos a nossa alimentação? Não é no equilíbrio que temos acreditar? Tomar uma cerveja, um refrigerante, comer batata frita no Fest Food, com bastante moderação não vai matar ninguém ou causar um câncer ou demência. Comer um churrasco, uma boa picanha, comer um pão feito em casa com uma boa manteiga e geleia caseira também não vai matar ninguém. Negar a nossas origens é muito estranho. Mas tenho o maior respeito por quem acredita numa alimentação sem uma boa carne, um bom queijo, um bom presunto de parma. Agora alegar que a carne faz mau... a gordura faz mau... é um pouco de mais, eu acredito no que vejo... e não no que me dizem... água de mais mata... cerveja, refri, carne também. O equilíbrio é o segredo de se viver bem. No mais são probabilidades e não certezas.
Escutei isso a vida toda, " o homem era um predador" e " o homem evoluiu pelo consumo de carne". Hoje sei que isso não passa de achismo, nossa biologia aponta para animais que tem dieta predominante vegetariana, e achados de fezes fossilizado de homens primitivos mostra um alto consumo de fibras , 100 gramas de fibra ao dia , o que daria 4 quilos de alimentos de origem vegetal.
Concordo com a sua inteligência e se mostra alguém bem estudado, porém como proteína animal, gorduras e carboidratos, depois q baixei o consumo de gordura, meu corpo desinchou muito e perdi peso com as mesmas calorias, só abaixei a gordura e aumentei o carboidrato.
A questão é que a "bagunça" só acontece se a pessoa ingerir carboidratos com gordura saturada junto. Mas no caso de uma dieta low carb vegana, baseada no consumo de produtos de coco (que tbm é rico em gordura insaturada, mas sem o cosnumo do carboidrato) e vegetais e frutas de baixa glicose, não tem como haver esse problema, certo?
resuminho pra minha cabeça: a pessoa pode comer carboidrato pq o consumo não tá relacionado com o aumento glicêmico e insulínico. o que faz com que a produção de glicose e insulina aumente no organismo, é a ingestão demasiada de gorduras saturadas (principalmente alimentos de origem animal), o que atrapalha o transporte da glicose pra dento da célula e sobrecarrega o pâncreas. outro fator que pode acarretar essa situação são as bactérias intestinais desreguladas.
Na vdd, ele explicou como a gordura e lps leva a resistencia a insulina. Mas tbm existem os casos de dietas q são ricas em carboidratos e com picos de indice glicemico, e isso tbm pode levar a resitencia a insulina e consequentemente.
Eu acabei de ler o estudo citado. Foi realizado em celular em meio de gordura saturada. Sendo a quantidade surreal, não chega nem perto do consumo mensal de um ser humano. Em proporção. E outra observação e que envolve roedores. Daí tem estudos em humanos com resultado bem diferente e que não há está interação danosa da saturada a insulina. Gostei do vídeo. Tem outros estudos para eu continuar estudando sobre este assunto?
depois desse vídeo aqui, agora estou desnorteado quanto a qual das Dietas (Low Carb, Cetogênica ou a Low Saturated Fat) se traduzem em verdades ao invés de enganações ref aos resultados q prometem entregar.
O que o senhor diz da afirmação de Dr. Lair Ribeiro de que o óleo de coco é benéfico e recomendado no tratamento de doenças como a diabetes, por exemplo, precisamente por ter ação insulinotrópica, melhorar o receptor insulínico e ativar a produção de GLUT 4? Qual a diferença entre a gordura saturada presente no coco e naquelas de origem animal, e seus efeitos?
Respondendo a última pergunta, a diferença maior é que o perfil lipídico do óleo de coco que mesmo sendo saturado, é rico em TCM, ou seja, sua composição é rica em cadeias médias que costumam ser melhor absorvidas que as cadeias longas de gordura animal. Massssss recentemente saiu uma meta análise ótima mostrando o aumento de risco de doenças cardiovasculares com uso de óleo de coco. Então ainda é muito controverso. Isso é o lindo da ciência, a sua dinâmica :)
Dr, essa é a única causa da resistência insulínica ? Não entendi onde tá a anomalia nesse metabolismo , porque a maioria das pessoas comem gordura saturada e tem o intestino com disbíose e nem todas tem problema de resistência a insulina ou mesmo diabetes.
Dr boa noite, me tira uma dúvida por favor, eu fui diagnósticada com resistência insulinica, e estou numa dieta para controlar ela, mas minha dieta possui muito uso de queijo, ricota, iogurte, ovo e carne... Quase nada de carboidrato, ela está errada? Pq pela sua explicação fiquei com medo de estar aumentando meu problema, em vez de resolver ele.
O próximo vídeo mostra como a retirada do carboidrato e a redução da gordura ajudam drasticamente nessa condição. A intervenção que está fazendo deve ser acompanhada para ver os efeitos. Para a maioria das pessoas ela funciona quando a pessoa precisa emagrecer e ocorre redução das calorias ingeridas por essa escolha. Assim, o efeito ocorre mais pelo emagrecimento do que pela retirada do carboidrato. Se você mantiver (ou aumentar) o peso com essa dieta, é possível que piore. Por isso seu médico precisa manter sua avaliação, para conferir os resultados. São vários fatores que afetam a resistência à insulina, e o peso corporal, atividade física, consumo de fibras alimentares e gordura saturada costumam ser os principais. Nos próximos vídeos você terá mais informações sobre tudo isso.
@@dr.eric.slywitch está difícil p mim. Parei as carnes. Cai nos carbos e fiquei resistente à insulina, já estava, e fiquei dm2. Agora fui p o zero Carbo, substitui por queijos, ovos, diminuiu minha glicemia, triglicerides e subiu meu colesterol. Está difícil p mim fazer escolhas saudáveis. Se zero ovos, queijos, fico com mta queda de cabelo, unhas onduladas e fracas e com pele fina e mta flacidez. Qual alimentação ideal sem carnes ( não suporto elas mais), como retirar queijos? E não ter queda de cabelos, unhas fracas, pele mt envelhecida? Por favor, #ajuda. Por favor dr Eric, faz um vídeo p nós 🙏🙏. Preciso mt de uma orientação. Grata 🙏 🙏 🙏
depois desse vídeo aqui, agora estou desnorteado quanto a qual das Dietas (Low Carb, Cetogênica ou a Low Saturated Fat) se traduzem em verdades ao invés de enganações ref aos resultados q prometem entregar.
@@lunapietro8134 Inclua todas as leguminosas possíveis na sua alimentação, por exemplo grão de bico; ervilha,; feijão preto, branco, carioca e outros. Como castanhas e oleagenosas também, além de suplementar vitaminas do complexo B
Explica o porque então dietas low carb ou keto tem sido as melhores para a reversão de diabetes tipo 2, assim atestado pela melhor ciência randomizada atual.
depois desse vídeo aqui, agora estou desnorteado quanto a qual das Dietas (Low Carb, Cetogênica ou a Low Saturated Fat) se traduzem em verdades ao invés de enganações ref aos resultados q prometem entregar.
Então pq as pessoas emagrecem em dieta low carb? Se tiver pouco carboidrato vai ter problema? E se a pessoa não misturar carboidrato com gordura em uma mesma refeição, vai ter problema do mesmo jeito? Namastê.
Mto boa pergunta. Depois desse vídeo aqui, agora estou desnorteado quanto a qual das Dietas (Low Carb, Cetogênica ou a Low Saturated Fat) se traduzem em verdades ao invés de enganações ref aos resultados q prometem entregar.
Oi Antonio! Veja o vídeo que eu mostro os estudos com diabéticos usando alto teor de carboidrato complexo. Veja como eles melhoram. O controle de glicose circulante melhora muito quando a gordura é reduzida e há outros parâmetros que contribuem para aumentar ou não os níveis glicêmicos. Isso não acontece apenas pelo teor de carboidrato da dieta, mas por teor de carboidrato estocado no fígado, teor de fibras, etc.
Não concordo com as afirmações prestadas. Sou diabético tipo 2. Já fiz várias experiências alimentares. Ingerindo queijo com 60% de gordura e sem adição de carboidratos a minha glicemia pós-prandial ronda o valor de 130 (às vezes menos). Se consumir uma carcaça (pão) com um embutido ou uma refeição com arroz, batata ou massa, a glicemia no pós prandial excede sempre 160. Não concordo pois com a teoria que o Dr expõe.
Esses "especialistas" nunca fizeram um experimento simples com um glicosimetro. Ele está tão por fora que nem sabe que gordura faz com que os picos glicemicos não sejam tão altos, é mais eficiente que a fibra já que ela é digerida apenas no intestino.
Professor, vc poderia dizer qual o livro da tabela de referência no início do vídeo? Tenho baixa visão e mesmo ampliando não consegui identificar. Me lembrou um pouco as tabelas do livro de bioquímica no Lehninger, mas não tenho certeza. Obrigada!
Pois é: depois desse vídeo aí, agora estou desnorteado quanto a qual das Dietas são efetivas e se traduzem em verdades ao invés de enganações ref aos resultados q prometem entregar.
@@m25toledo Perdi 30 kg em 5 meses comendo muita carne, salada de folhas e vegetais com baixissimo amido. Parei de comer pães, arroz, feijão, mandioca, batata e qualquer tipo de doce.
@@William_R_S_A pois é! Vc emagreceu via Dieta Cetogênica, CORTANDO radicalmente os carboidratos. Já o vídeo procura mostrar o contrário! DIFÍCIL esses DILEMAS sem fim dessas DIETAS!
@@m25toledo Pra mim não existe dilema algum. Eu estou vendo um cara contrariar o que eu vejo na minha vida diariamente. Tomo oleo de coco, que é gordura saturada, todos os dias de manhã e não vejo o glicosimetro variar. Idem para uma refeição somente com proteinas (ocorre uma pequena variação). Porém, nada como numa refeição padrão de arroz e feijão ou macarrão. Enfim, não é o que se fala, é o que se observa, faça o teste em vc. Pode-se alegar que gorura saturada faz mal ao coração, fato que eu sei que é inverdade também, mas não pode-se afirmar que gordura afeta o controle a glicemia e ajuda a desenvolver a resistencia a insulina. Isso é picaretagem.
Dr. Eric faço Low Carb há 6 meses... minha glicose é normal, não tenho diabetes. Duas dúvidas: se a gordura saturada é a causa do aumento da glicose no sangue, eu vou notar esse aumento após um almoço com cerca de 300 gr de carne gorda + salada fazendo a medicação com um glicosimetro? Seria um teste que comprova essa teoria? A segunda dúvida, fui pré diabética e não sou mais, também não tenho mais compulsão alimentar, entendo que essa melhora ocorreu em decorrência da mudança de alimentação. Como vc explica essa melhora, se eu consumo gordura saturada diariamente? Não entenda como afronta, gostaria de entender o outro lado... e entendi que essa é proposta da série 😉
Gordura saturada não aumenta a glicose, apenas inibe a ação da insulina, segundo o video. O problema da resistencia a insulina nem é a glicose e sim o excesso de produção de insulina. Vc pode estar com a glicose normal e ainda assim estar produzindo muita insulina. O corpo produz insulina, em menor quantidade, quando ingerimos proteina tb. Se vc comer carne e salada não haverá pico de glicose, mas não significa que seu corpo esteja respondendo bem a insulina. Sua glicose está se mantendo baixa pq vc nao esta ingerindo carboidratos e nao devido o seu corpo está processando bem glicose e insulina. Se vc fizer uma refeição com carboidratos complexos, com muita fibra e sem carne provavelmente não vai ter pico de glicose tb nao.
@@cromo7743 vai ter aumento da glicose, mas de forma menos acentuada e menos abrupta. O carboidrato complexo demora a ser convertido para glicose e com isso tardia o aumento e diminui o pico
depois desse vídeo aqui, agora estou desnorteado quanto a qual das Dietas (Low Carb, Cetogênica ou a Low Saturated Fat) se traduzem em verdades ao invés de enganações ref aos resultados q prometem entregar.
depois desse vídeo aqui, agora estou desnorteado quanto a qual das Dietas (Low Carb, Cetogênica ou a Low Saturated Fat) se traduzem em verdades ao invés de enganações ref aos resultados q prometem entregar.
Professor, pq vc soh fala das celulas musculares neste video? E todas as outras celulas do corpo? Estas ultimas tem uma importancia menor neste contexto? por que?
Dr. Existe algum risco em ter uma alimentação isenta de glúten? Fiquei preocupada a respeito da disbiose, pois li que retirar o glúten da alimentação altera o metabolismo do intestino reduzindo as bactérias boas e aumentando as que causam doenças. Sou vegana e retirei o glúten por me causar mal-estar. Substituo a farinha branca por carboidratos complexos e cereais integrais
estudem os termos ditos e vera que essehomem sabe do que esta falando, sao tantas informaçoes controversas, porem nada como algumas pesquisas em cima com embasamento cientifico e atualizado
Esse mecanismo de captação também depende da presença de micronutrientes chave para que aconteça a captação de glicose pelo GLUT4 desde a membrana até no citoplasma e não apenas pela supremacia de um macro em relação ao outro
Erick, quando vc fala que quando se ultrapassa 10 porcento da dieta em gorduras saturadas piora as condições da insulina. Mas esses 10 porcento sao medidos em calorias ? uma dieta por exemplo com 2000 calorias tem 200 calorias provenientes de gordura saturada, seria isso ou volume alimentar mesmo ? 10 porcento de quantidade de alimentos com gordura saturada.
Cárie nos dentes. O carboidrato não é o causador? O que ensinam para dentistas então estaria errado? A nutrição começa pela boca. Contra fatos não há argumentos. Qual a comprovação científica desse estudo?
Me esclarece uma dúvida: mesmo sabendo que a gordura saturada é a maior vilã em relação ao surgimento do diabetes com a resistência à insulina instalada... mesmo assim o indivíduo diabético deve fazer restrição na dieta de carboidratos simples, confere?
Nesse caso, houve perda das células pancreáticas, então é sempre necessário a reposição exógena. Mas a redução da gordura aumenta a sensibilidade à insulina, ou seja, dependendo da condição, será possível usar uma dose menor de insulina para manter o controle da glicemia.
Dr. boa tarde! Pfvr, não me entenda mal. Mas que ciência vários doutores estão fazendo que tem uma abordagem científica diferente da que nos mostrou...? Nós, sociedade, ficamos cegos nessas colocações. Obrigado e abs
A ciência é dinâmica e existem muitas interpretações, as vezes uns grupos de estudo se focam em um fator isolado e publicam, fatores esses pesquisados em ratos por exemplo que já muda mta coisa do nosso organismo... daí publica e as pessoas começam a interpretar. Se tem muita briga assim e muita controvérsia é sinônimo que precisa de maaaais estudos.
Não sou vegetariano e nem vegano, respeito outro ponto de vista que não o meu, mas o importante é se informar melhor e procurar viver bem, independente de seu estilo de vida. Faça exames anualmente e procure promover sua saúde. Não há carboidrato essencial. Resumindo, cada um sabe onde aperta o calo.
Ah tá! Comíamos só carne desde que éramos hominídeos há aprox. 2,5 milhões de anos! Mas pena que não existia o Dr, Eric pra dizer pros hominídeos que deviam se alimentar de batatinha frita, pra ser saudáveis...
Antes eu seguia um médico famosíssimo por defender a dieta cetogênica, eu fazia tudo que ele ensinava, e minha saúde só foi piorando quando aumentei o consumo de carnes e ovos. Certa vez conheci os seus vídeos e tudo passou a fazer sentido pra mim, resolvi virar vegetariana, mas vegetariana de verdade que só come alimento natural e não industrial, nem acredito no quanto minha saúde melhorou, até minhas crises de pânico foram embora. Obrigada Dr. Por me esclarecer tantas dúvidas e me tirar da dieta doentia
ruclips.net/video/DrFcM_gMRSs/видео.html Cada caso é um caso. Dieta cetogênica é mt boa, mas se a a pessoa for sangue tipo A é um tiro no pé. Por outro lado se uma pessoa com sangue tipo O virar vegetariana tbm vai ser um tiro no pé. A primeira coisa que devemos fazer antes de implantar qualquer estilo de alimentação na nossa vida é descobrirmos qual o nosso tipo sanguineo
@@voce4101 meu sangue é A e realmente me dei muito bem com a dieta vegetariana. Vou dar uma pesquisada sobre isso que você falou, gostei da dica 👍
@@elianemachado6715 , parabens colega pela mudança de alimentação, com equilíbrio e diversificando o cardápio vegetariano , sua saude , os animais e o meio ambiente agradecerão.
Abraços!
@@ravannipaiva4ever , otimo comentário
Pois é, mas a minha só melhorou. Cada um na sua né rsss
Já falei e repito: o Dr. Eric, além de inteligente e tudo mais, é lindo!!!!!! Obrigada por mais um vídeo! Vegana há 10 anos e para sempre!😘🙏🏻❣
Cara vou ser bem sincero conheci esse DR erick só agora mas ele tem uma inteligencia e uma forma de explicar fenomenal, só que o DR lair Ribeiro também é no meu ponto de vista o melhor da atualidade , então tem muitos pontos que eu fico na dúvida por que os dois estudam isso, mas o lair Ribeiro com mais de 70 anos estuda dia e noite . Fazer o que o negócio é pegar um pouco de cada e colocar em prática . Obrigado
depois desse vídeo aqui, agora estou desnorteado quanto a qual das Dietas (Low Carb, Cetogênica ou a Low Saturated Fat) se traduzem em verdades ao invés de enganações ref aos resultados q prometem entregar.
O vídeo desse médico extremamente competente e didático (convincente) desdiz por completo oq dizem médicos como o Lair Ribeiro q defendem exatamente o oposto, isto é: afirmam q o vilão é o High Carb.
Eric, PARABÉNS. Estou fazendo uma "maratona" como em seriados, pois quero ver todos os seus vídeos. Você é didático, claro, demonstra profundo conhecimento e compartilha tudo isso conosco, for free. Pulei da cadeira quando você falou do TNF: lembro claramente do quanto, do ponto de vista neuropsiquiátrico, esse pro inflamatório "detona" os neurônios e bainhas de mielina - TNF é parte da vida do psiquiatra biológico, pois há elevação de seus níveis em quadros psiquiátricos descompensados. E, de repente, olhe-o aqui também, no microcosmo metabólico-hormonal. Muito bom, Eric, muito bom. Estou tendo o prazer de reviver as aulas de Fisiologia. Grande abraço.
Esse médico de fato é muito didático. Mas ele vem bater de frente com a tese das chamadas Dietas Low Carb, q há pelo menos uns 5 anos vinha ganhando mais e mais adeptos. Confesso q agora estou desnorteado.
Esse doutor vai piorar a saúde de muita gente. Que lástima. Sou diabético tenho resistência insulinica. Fiquei anos e anos fugindo da gordura saturada e não consegui reverter a resistência insulinica. Com a abordagem low carb estou conseguindo resultados muito melhores e diminuindo medicamentos.
''Esse doutor vai piorar a saúde de muita gente.''
Não acho que vai piorar, se o seu caso é diabete tipo 2, a causa é a ingestão excessiva de carboidratos refinados e calorias, levando a obesidade seguida de diabetes, mas nem todo diabético é necessariamente obeso, enfim, uma dieta sem açúcar e carbos refinados também reverte diabetes e é superior a low-carb em fitoquímicos e etc.
Até que fim eu encontrei um excelente médico pra explicar bem sobre esse assunto.
Agora estou feliz ☺
Muito obrigado por você estar aqui.
Dr Éric, eu fiz uma experiência de ficar 28 dias sem comer nada de origem animal, o meu colesterol baixou pela primeira vez. Muito obrigada
Ou seja, as pessoas consomem muita porcaria que faz combo de carboidratos com gordura saturada (por ex., cookies amanteigados, bolos com ovos e leite, biscoitos com chocolate ao leite, etc) mas, ao invés de olharem pra gordura saturada como o real problema, culpam os carboidratos.
Excelente. Uma luz no fim do túnel
Gratidão ❤❤❤Abençoada aula
Dr., o carboidrato em excesso, SIM, será pivô para o desenvolvimento da resistência periférica à insulina, independente do consumo de gorduras saturadas que, como demonstrado, agravará o distúrbio metabólico em tela. Estou certo?
Esse vídeo dele procura afirmar praticamente o contrário, colocando como vilão a Gordura Saturada ao invés dos carboidratos em si (os complexos, ricos em fibra, excluindo os carboidratos simples, os quais estes sim seriam vilões assim como a Gordura Saturada).
Gostaria que os vídeos do RUclips fossem iguais. Sem enrolações indo direto no assunto
Estou amando sua forma de entregar o conhecimento, claro e objetivo.
Quero ser sua paciente !! Só ainda não sei como faço isso .
Parabéns por tanto conhecimento compartilhado👏👏👏
Esta aula me esclareceu muito. Sensacional.
Ok de novo por quê não falar em carboidratos como se fala em tipos de gordura? Todo carboidrato consumido é recebido ou é glicose ( essa sim tem livre acesso em todo organismo exceto músculo e tec adiposo).... vídeos aulas excelentes. Gratidão
Acredito na sabedoria da evolução e nosso corpo foi feito para o consumo de carboidratos. Os alimentos que mais nos atrai instintivamente são os que contém carbo, como as frutas por exemplo. A base energética do nosso organismo são os carbos, por isso não acho muito inteligente diminuir absurdamente esses macros, uma dieta balanceada me parece ser a mais lógica.
Dr. Erick, e a falta da gordura saturada no organismo, o que provoca nas células?
Dr. Erick, unindo saúde mental, produtividade, força fisica e longevidade, qual grupo alimentar vive mais e mais saudável?
Não precisamos ingerir gordura saturada. Apenas omega-3 e ômega-6 são essenciais, ou seja, precisamos ingerir pois não conseguimos produzi-los. Não há nenhum problema se na dieta não houver gordura saturada.
As populações de maior longevidade com qualidade de vida são as que seguem um perfil de dieta maior consumo vegetais in natura. As Blue Zones podem ser uma boa fonte de pesquisa para vc aprofundar esse tema!
@@dr.eric.slywitch a resposta tbm vale para a gordura saturada de cadeia média?
@@PP-iv5rn o TCM é diferente!
alguns médicos não tem essa visão sobre isso. gostei da sua explicação. eu consegui entender. você poderia fazer um vídeo sobre , tem tem polimicrocitico no ovário pode desenvolver diabetes, existem uma dieta saudável para resolver esse problema. fique com Deus e obrigada.
*Ótimo vídeo.* ✌
_Obrigada._ 😉
Série de vídeos excelente! Poderia explicar se a gordura saturada do Coco / leite de coco pode ser igualmente danosa, ou por ser de origem vegetal ela se comportaria de outra forma?
O estímulo sobre os receptores pode ser maior ou menor de acordo com cada tipo de gordura saturada. Vai afetar e, se o consumo aumenta mais, a alteração de flora intestinal contribui duplamente para isso!
@@dr.eric.slywitch caro Dr, o Sr é bastante didático e convincente em suas exposições. E confesso q, depois desse vídeo aqui, agora estou DESNORTEADO quanto a qual das Dietas (Low Carb, Cetogênica ou a Low Saturated Fat) se traduzem em verdades ao invés de enganações ref aos resultados q prometem entregar.
Excelente vídeo!
Gratidão! ❤
Olá Dr. Eric, bom dia!!!! Sou nutricionista ambulatorial do SUS e tenho centenas de pacientes em acompanhamento dietoterápico, visando controle glicêmico e insulínico. Infelizmente os números crescem a cada dia! Doutor, minha prática segue os padrões... redução de CHO simples e gorduras saturadas, adequação dos CHO complexos, proteínas e gorduras não-saturadas, em geral com boa resposta. Acabei de assistir seu vídeo e fiquei insegura quanto ao que tenho praticado. Por favor, poderia comprtilhar comigo alguma evidência científica ou material literário com essa abordagem, para que eu me atualize e compreenda melhor esse posicionamento? Muito obrigada!!!
Uma forma educada, cortez e profissional de abordar um tema.
quais estudos amparam essas afirmaçőes?
pesquisa no pubmed (coloca resistencia a insulina, marcadores inflamatórios, gosrduras saturadas...) lá vc acha quase tudo :)
@@nutridesi9052 depois desse vídeo aqui, agora estou desnorteado quanto a qual das Dietas (Low Carb, Cetogênica ou a Low Saturated Fat) se traduzem em verdades ao invés de enganações ref aos resultados q prometem entregar.
@@nutridesi9052 inclusive aquele médico Lair Ribeiro sempre fez referência a esse PubMed para defender a divulgação das Dietas Low Carb e Cetogênica, as quais são o oposto do q diz este vídeo aqui.
@@m25toledo Agora tb estou perdida... Queria o link dos estudos, pra compara-los
@@Angel-vt8fd pois é: RUclips tá CHEIO de certos médicos q, simplesmente, não mostram fontes fidedignas e confiáveis.
Muito bom, bem mais esclarecedor e com uma referência objetiva, fica ainda melhor. Obrigado pelo vídeo
Dr. ERIC, COM TODO RESPEITO, VOCÊ DESCREVEU,COM MAESTRIA, A ENTRADA DE GLICOSE NO MÚSCULO, MAS O QUE NÃO ABRANGE O EFEITO GLICEMICO E INSULINICO NO RESTO DOS TECIDOS E NO SANGUE, AFINAL NÃO SOMOS SOMENTE MÚSCULOS, REDPEITO SUA VISÃO FISIOLOGICA, MAS ESTÁ INCOMPLETA!
SUGIRO , CASO NÃO TENHA VISTO AINDA, AS ARGUMENTAÇÕES DO Dr. SOUTO. ..BASEADAS EM ESTUDOS CLINICOS RANDOMIZADOS, E NÃO OBSERVACIONAIS, COMO O ULTIMO DIVULGADO, EM QUE O DR. SE APOIOU PARA SUAS ARGUMENTAÇÕES.
OBRIGADO
Seria interessante assistir a série toda, pois coloco muito mais explicações sobre isso, inclusive sobre o efeito negativo da hiperinsulinemia e efeito osmótico da glicose quando em descompensação metabólica. O minha visão fisiológica não está incompleta. Ela está sendo apresentada em partes - vale lembrar que são 32 vídeos. No próximo vídeo você poderá ver estudo clínico randomizado mostrando os efeitos do que estou colocando. O carboidrato está longe de ser um vilão, seja para o controle glicêmico, seja para qualquer outra condição metabólica.
calma, cara! respira… não precisa gritar
@@feldinho Você se referiu a quem? Fiquei curioso
Eu fico com um dúvida Dr. Eric, o ser humano sempre foi um caçador para sobreviver, se alimentava praticamente de alimentos de origem animal, com o tempo passou a coletar frutos, mas não abriu mão da caça, mais adiante, começou a pescar, com uma pequena evolução começamos a criar animais, só a pouco tempo (considerando o espaço/tempo) passou a plantar e colher, mas sempre criando animais para abate, caçando e pescando... com essa atitude, mesmo com a criação pela indústria alimentícia de produtos menos saudáveis, chegamos a uma população de 7,9 bi de pessoas, das cais menos de 5% só vegetarianos ou veganos, o que me leva a essa terrível dúvida... seria a carne e a gordura tão danosos a nossa alimentação?
Não é no equilíbrio que temos acreditar?
Tomar uma cerveja, um refrigerante, comer batata frita no Fest Food, com bastante moderação não vai matar ninguém ou causar um câncer ou demência.
Comer um churrasco, uma boa picanha, comer um pão feito em casa com uma boa manteiga e geleia caseira também não vai matar ninguém.
Negar a nossas origens é muito estranho.
Mas tenho o maior respeito por quem acredita numa alimentação sem uma boa carne, um bom queijo, um bom presunto de parma.
Agora alegar que a carne faz mau... a gordura faz mau... é um pouco de mais, eu acredito no que vejo... e não no que me dizem... água de mais mata... cerveja, refri, carne também.
O equilíbrio é o segredo de se viver bem.
No mais são probabilidades e não certezas.
Escutei isso a vida toda, " o homem era um predador" e " o homem evoluiu pelo consumo de carne". Hoje sei que isso não passa de achismo, nossa biologia aponta para animais que tem dieta predominante vegetariana, e achados de fezes fossilizado de homens primitivos mostra um alto consumo de fibras , 100 gramas de fibra ao dia , o que daria 4 quilos de alimentos de origem vegetal.
Concordo com a sua inteligência e se mostra alguém bem estudado, porém como proteína animal, gorduras e carboidratos, depois q baixei o consumo de gordura, meu corpo desinchou muito e perdi peso com as mesmas calorias, só abaixei a gordura e aumentei o carboidrato.
Poderia indicar algum livro de fisiologia para nos aprofundarmos no assunto?
A questão é que a "bagunça" só acontece se a pessoa ingerir carboidratos com gordura saturada junto. Mas no caso de uma dieta low carb vegana, baseada no consumo de produtos de coco (que tbm é rico em gordura insaturada, mas sem o cosnumo do carboidrato) e vegetais e frutas de baixa glicose, não tem como haver esse problema, certo?
resuminho pra minha cabeça: a pessoa pode comer carboidrato pq o consumo não tá relacionado com o aumento glicêmico e insulínico. o que faz com que a produção de glicose e insulina aumente no organismo, é a ingestão demasiada de gorduras saturadas (principalmente alimentos de origem animal), o que atrapalha o transporte da glicose pra dento da célula e sobrecarrega o pâncreas. outro fator que pode acarretar essa situação são as bactérias intestinais desreguladas.
Na vdd, ele explicou como a gordura e lps leva a resistencia a insulina. Mas tbm existem os casos de dietas q são ricas em carboidratos e com picos de indice glicemico, e isso tbm pode levar a resitencia a insulina e consequentemente.
Eu acabei de ler o estudo citado. Foi realizado em celular em meio de gordura saturada. Sendo a quantidade surreal, não chega nem perto do consumo mensal de um ser humano. Em proporção. E outra observação e que envolve roedores. Daí tem estudos em humanos com resultado bem diferente e que não há está interação danosa da saturada a insulina. Gostei do vídeo. Tem outros estudos para eu continuar estudando sobre este assunto?
depois desse vídeo aqui, agora estou desnorteado quanto a qual das Dietas (Low Carb, Cetogênica ou a Low Saturated Fat) se traduzem em verdades ao invés de enganações ref aos resultados q prometem entregar.
O que o senhor diz da afirmação de Dr. Lair Ribeiro de que o óleo de coco é benéfico e recomendado no tratamento de doenças como a diabetes, por exemplo, precisamente por ter ação insulinotrópica, melhorar o receptor insulínico e ativar a produção de GLUT 4? Qual a diferença entre a gordura saturada presente no coco e naquelas de origem animal, e seus efeitos?
Respondendo a última pergunta, a diferença maior é que o perfil lipídico do óleo de coco que mesmo sendo saturado, é rico em TCM, ou seja, sua composição é rica em cadeias médias que costumam ser melhor absorvidas que as cadeias longas de gordura animal. Massssss recentemente saiu uma meta análise ótima mostrando o aumento de risco de doenças cardiovasculares com uso de óleo de coco. Então ainda é muito controverso. Isso é o lindo da ciência, a sua dinâmica :)
@@nutridesi9052 Em qualquer método de estilo de vida, o malefício ou benefício está na DOSE. Simples assim.
Dr, essa é a única causa da resistência insulínica ? Não entendi onde tá a anomalia nesse metabolismo , porque a maioria das pessoas comem gordura saturada e tem o intestino com disbíose e nem todas tem problema de resistência a insulina ou mesmo diabetes.
Dr boa noite, me tira uma dúvida por favor, eu fui diagnósticada com resistência insulinica, e estou numa dieta para controlar ela, mas minha dieta possui muito uso de queijo, ricota, iogurte, ovo e carne... Quase nada de carboidrato, ela está errada? Pq pela sua explicação fiquei com medo de estar aumentando meu problema, em vez de resolver ele.
O próximo vídeo mostra como a retirada do carboidrato e a redução da gordura ajudam drasticamente nessa condição. A intervenção que está fazendo deve ser acompanhada para ver os efeitos. Para a maioria das pessoas ela funciona quando a pessoa precisa emagrecer e ocorre redução das calorias ingeridas por essa escolha. Assim, o efeito ocorre mais pelo emagrecimento do que pela retirada do carboidrato. Se você mantiver (ou aumentar) o peso com essa dieta, é possível que piore. Por isso seu médico precisa manter sua avaliação, para conferir os resultados. São vários fatores que afetam a resistência à insulina, e o peso corporal, atividade física, consumo de fibras alimentares e gordura saturada costumam ser os principais. Nos próximos vídeos você terá mais informações sobre tudo isso.
@@dr.eric.slywitch está difícil p mim. Parei as carnes. Cai nos carbos e fiquei resistente à insulina, já estava, e fiquei dm2.
Agora fui p o zero Carbo, substitui por queijos, ovos, diminuiu minha glicemia, triglicerides e subiu meu colesterol.
Está difícil p mim fazer escolhas saudáveis.
Se zero ovos, queijos, fico com mta queda de cabelo, unhas onduladas e fracas e com pele fina e mta flacidez.
Qual alimentação ideal sem carnes ( não suporto elas mais), como retirar queijos? E não ter queda de cabelos, unhas fracas, pele mt envelhecida? Por favor, #ajuda.
Por favor dr Eric, faz um vídeo p nós 🙏🙏.
Preciso mt de uma orientação. Grata 🙏 🙏 🙏
depois desse vídeo aqui, agora estou desnorteado quanto a qual das Dietas (Low Carb, Cetogênica ou a Low Saturated Fat) se traduzem em verdades ao invés de enganações ref aos resultados q prometem entregar.
@@lunapietro8134 Inclua todas as leguminosas possíveis na sua alimentação, por exemplo grão de bico; ervilha,; feijão preto, branco, carioca e outros. Como castanhas e oleagenosas também, além de suplementar vitaminas do complexo B
Explica o porque então dietas low carb ou keto tem sido as melhores para a reversão de diabetes tipo 2, assim atestado pela melhor ciência randomizada atual.
ela é protocolo para alguns casos. e mesmo assim deve ser feita por pouco tempo e com acompanhamento de um nutricionista.
depois desse vídeo aqui, agora estou desnorteado quanto a qual das Dietas (Low Carb, Cetogênica ou a Low Saturated Fat) se traduzem em verdades ao invés de enganações ref aos resultados q prometem entregar.
Então pq as pessoas emagrecem em dieta low carb? Se tiver pouco carboidrato vai ter problema? E se a pessoa não misturar carboidrato com gordura em uma mesma refeição, vai ter problema do mesmo jeito? Namastê.
Mto boa pergunta. Depois desse vídeo aqui, agora estou desnorteado quanto a qual das Dietas (Low Carb, Cetogênica ou a Low Saturated Fat) se traduzem em verdades ao invés de enganações ref aos resultados q prometem entregar.
Parabéns Dr. muito bom seus vídeos.
Mas Dr. o carboidrato mesmo sendo complexo, ele aumenta aumenta a glicose e isto, não é ruim para o diabético?
Oi Antonio! Veja o vídeo que eu mostro os estudos com diabéticos usando alto teor de carboidrato complexo. Veja como eles melhoram. O controle de glicose circulante melhora muito quando a gordura é reduzida e há outros parâmetros que contribuem para aumentar ou não os níveis glicêmicos. Isso não acontece apenas pelo teor de carboidrato da dieta, mas por teor de carboidrato estocado no fígado, teor de fibras, etc.
A verdade é que cada um fala uma coisa
Não concordo com as afirmações prestadas. Sou diabético tipo 2. Já fiz várias experiências
alimentares. Ingerindo queijo com 60% de gordura e sem adição de carboidratos a minha glicemia pós-prandial ronda o valor de 130 (às vezes menos). Se consumir uma carcaça (pão) com um embutido ou uma refeição com arroz, batata ou massa, a glicemia no pós prandial
excede sempre 160. Não concordo pois com a teoria que o Dr expõe.
Esses "especialistas" nunca fizeram um experimento simples com um glicosimetro. Ele está tão por fora que nem sabe que gordura faz com que os picos glicemicos não sejam tão altos, é mais eficiente que a fibra já que ela é digerida apenas no intestino.
Dr, caso o pâncreas tenha que produzir sempre muita insulina ele pode também perder sua competência?
Agora sim sei tudo
E o o óleo de coco? Óleo de linhaça?
Professor, vc poderia dizer qual o livro da tabela de referência no início do vídeo? Tenho baixa visão e mesmo ampliando não consegui identificar. Me lembrou um pouco as tabelas do livro de bioquímica no Lehninger, mas não tenho certeza. Obrigada!
Na cetogenica não há carboidrato para ser bloqueado, e nem carboidrato para ter picos de insulina.
Pois é: depois desse vídeo aí, agora estou desnorteado quanto a qual das Dietas são efetivas e se traduzem em verdades ao invés de enganações ref aos resultados q prometem entregar.
@@m25toledo Perdi 30 kg em 5 meses comendo muita carne, salada de folhas e vegetais com baixissimo amido. Parei de comer pães, arroz, feijão, mandioca, batata e qualquer tipo de doce.
@@William_R_S_A pois é! Vc emagreceu via Dieta Cetogênica, CORTANDO radicalmente os carboidratos. Já o vídeo procura mostrar o contrário! DIFÍCIL esses DILEMAS sem fim dessas DIETAS!
@@m25toledo Pra mim não existe dilema algum. Eu estou vendo um cara contrariar o que eu vejo na minha vida diariamente. Tomo oleo de coco, que é gordura saturada, todos os dias de manhã e não vejo o glicosimetro variar. Idem para uma refeição somente com proteinas (ocorre uma pequena variação). Porém, nada como numa refeição padrão de arroz e feijão ou macarrão. Enfim, não é o que se fala, é o que se observa, faça o teste em vc. Pode-se alegar que gorura saturada faz mal ao coração, fato que eu sei que é inverdade também, mas não pode-se afirmar que gordura afeta o controle a glicemia e ajuda a desenvolver a resistencia a insulina. Isso é picaretagem.
@@William_R_S_A entendi. Vou fazer o teste por alguns meses. Valeu 👍🏻👍🏻
Dr. Eric faço Low Carb há 6 meses... minha glicose é normal, não tenho diabetes.
Duas dúvidas: se a gordura saturada é a causa do aumento da glicose no sangue, eu vou notar esse aumento após um almoço com cerca de 300 gr de carne gorda + salada fazendo a medicação com um glicosimetro? Seria um teste que comprova essa teoria? A segunda dúvida, fui pré diabética e não sou mais, também não tenho mais compulsão alimentar, entendo que essa melhora ocorreu em decorrência da mudança de alimentação. Como vc explica essa melhora, se eu consumo gordura saturada diariamente? Não entenda como afronta, gostaria de entender o outro lado... e entendi que essa é proposta da série 😉
Gordura saturada não aumenta a glicose, apenas inibe a ação da insulina, segundo o video. O problema da resistencia a insulina nem é a glicose e sim o excesso de produção de insulina. Vc pode estar com a glicose normal e ainda assim estar produzindo muita insulina. O corpo produz insulina, em menor quantidade, quando ingerimos proteina tb. Se vc comer carne e salada não haverá pico de glicose, mas não significa que seu corpo esteja respondendo bem a insulina. Sua glicose está se mantendo baixa pq vc nao esta ingerindo carboidratos e nao devido o seu corpo está processando bem glicose e insulina. Se vc fizer uma refeição com carboidratos complexos, com muita fibra e sem carne provavelmente não vai ter pico de glicose tb nao.
@@Canadasemfiltro Por isso a importância de pedir a seu medico o exame de INSULINA OK
@@Canadasemfiltro Se comermos SOMENTE carboidratos completos não teremos picos de glicose ?!!!!!!!!
@@cromo7743 vai ter aumento da glicose, mas de forma menos acentuada e menos abrupta. O carboidrato complexo demora a ser convertido para glicose e com isso tardia o aumento e diminui o pico
depois desse vídeo aqui, agora estou desnorteado quanto a qual das Dietas (Low Carb, Cetogênica ou a Low Saturated Fat) se traduzem em verdades ao invés de enganações ref aos resultados q prometem entregar.
É possível reverter esse quadro? Aumentaria aos poucos o carboidrato complexo e reduziria a gordura saturada? Seria isso?
depois desse vídeo aqui, agora estou desnorteado quanto a qual das Dietas (Low Carb, Cetogênica ou a Low Saturated Fat) se traduzem em verdades ao invés de enganações ref aos resultados q prometem entregar.
Professor, pq vc soh fala das celulas musculares neste video? E todas as outras celulas do corpo? Estas ultimas tem uma importancia menor neste contexto? por que?
tbm queria saber
até pq TNF-alfa é produzido no adipócito e não músculo que eu saiba, fiquei confusa.
Dr. Existe algum risco em ter uma alimentação isenta de glúten? Fiquei preocupada a respeito da disbiose, pois li que retirar o glúten da alimentação altera o metabolismo do intestino reduzindo as bactérias boas e aumentando as que causam doenças. Sou vegana e retirei o glúten por me causar mal-estar. Substituo a farinha branca por carboidratos complexos e cereais integrais
Se sua alimentação tiver fibras oriundas de outros alimentos, isso não será um problema.
Dr. Gostaria de saber pq existe esse receptor toll like, para quais situações o bloqueio da insulina seria benéfico?
Sensacional!
estudem os termos ditos e vera que essehomem sabe do que esta falando, sao tantas informaçoes controversas, porem nada como algumas pesquisas em cima com embasamento cientifico e atualizado
Fonte mais rica em gordura saturada são de origem animal? Sugiro que dê uma olhada na tabela nutricional do coco!
De fonte vegetal: coco e palma. De fonte animal: manteiga, requeijão, leite, queijo, carnes e ovos.
As fontes de origem animal carecem de fibras
Esse mecanismo de captação também depende da presença de micronutrientes chave para que aconteça a captação de glicose pelo GLUT4 desde a membrana até no citoplasma e não apenas pela supremacia de um macro em relação ao outro
Quais são estes micronutrientes?
Erick, quando vc fala que quando se ultrapassa 10 porcento da dieta em gorduras saturadas piora as condições da insulina. Mas esses 10 porcento sao medidos em calorias ? uma dieta por exemplo com 2000 calorias tem 200 calorias provenientes de gordura saturada, seria isso ou volume alimentar mesmo ? 10 porcento de quantidade de alimentos com gordura saturada.
Cárie nos dentes. O carboidrato não é o causador? O que ensinam para dentistas então estaria errado? A nutrição começa pela boca. Contra fatos não há argumentos. Qual a comprovação científica desse estudo?
E o óleo de côco? Também faz esse efeito?
pqp que aula Fo*a
Me esclarece uma dúvida: mesmo sabendo que a gordura saturada é a maior vilã em relação ao surgimento do diabetes com a resistência à insulina instalada... mesmo assim o indivíduo diabético deve fazer restrição na dieta de carboidratos simples, confere?
O uso do carboidrato complexo nesse caso tende a ser melhor para esse indivíduo!
o carboidrato entāo é um macronutriente essencial?
Pelo que eu já estudei, não...
CLARO!!
@@nutridesi9052 não como carboidrato a mais de 10 anos e meus exames estão normais, não faz falta alguma.
cérebro ama carboidrato.
Oleo de côco é tbem gordura saturada de cadeia media.
Para insulino dependentes é assim tb?
Nesse caso, houve perda das células pancreáticas, então é sempre necessário a reposição exógena. Mas a redução da gordura aumenta a sensibilidade à insulina, ou seja, dependendo da condição, será possível usar uma dose menor de insulina para manter o controle da glicemia.
Dr. boa tarde!
Pfvr, não me entenda mal. Mas que ciência vários doutores estão fazendo que tem uma abordagem científica diferente da que nos mostrou...?
Nós, sociedade, ficamos cegos nessas colocações.
Obrigado e abs
A ciência é dinâmica e existem muitas interpretações, as vezes uns grupos de estudo se focam em um fator isolado e publicam, fatores esses pesquisados em ratos por exemplo que já muda mta coisa do nosso organismo... daí publica e as pessoas começam a interpretar. Se tem muita briga assim e muita controvérsia é sinônimo que precisa de maaaais estudos.
🙌🏻🙌🏻🙌🏻🙌🏻🙌🏻
Não sou vegetariano e nem vegano, respeito outro ponto de vista que não o meu, mas o importante é se informar melhor e procurar viver bem, independente de seu estilo de vida. Faça exames anualmente e procure promover sua saúde. Não há carboidrato essencial. Resumindo, cada um sabe onde aperta o calo.
Ah tá! Comíamos só carne desde que éramos hominídeos há aprox. 2,5 milhões de anos! Mas pena que não existia o Dr, Eric pra dizer pros hominídeos que deviam se alimentar de batatinha frita, pra ser saudáveis...
e da onde que ele falou isso?
Briga de gigantes. Se o dr. Lair Ribeiro ver esse vídeo, vai dar um debate fenomenal! rsrs
Também gostaria que DR. Lair se pronuciasse, pois são visões bem diferentes....
Dr Souto seria o mais indicado... Já que o assunto é contra a low Carb...
Vdd!
Nada disso, Jesus comia Peixes e era saudável
like
Acho melhor morrer de uma vez...🤔🤔🤔
😩😩caramba😱 Por isso que essa dieta Low “cão “ está deixando- me flácida 😩😩
Faz musculação?
Tem artigos e mais artigos que falam bem da gordura saturada, mas ate te entendo pois vc é adepto de não comer carne.
Tá explicado