Eduardo Giannetti: Reflexões sobre a Mudança Climática e o Envelhecimento

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 23 авг 2024
  • Eduardo Giannetti, economista e cientista social, membro da Academia Brasileira de Letras, partiu da filosofia econômica para uma trajetória das mais influentes da atualidade.
    Giannetti aborda a grave questão da mudança climática, enfatizando o aumento dos eventos climáticos extremos globalmente, inclusive no Brasil.
    Ele argumenta que a raiz desse desequilíbrio ambiental está no sistema econômico do século 20, a economia de mercado, que não leva em conta o impacto ambiental das escolhas de produtores e consumidores. Um exemplo ilustrativo é o custo ambiental ignorado nas passagens aéreas, onde o preço do bilhete não considera as emissões de CO2.
    Para solucionar esse problema, Giannetti defende a necessidade de ajustar o sistema de preços para refletir os custos ambientais dos produtos e serviços, tornando as opções prejudiciais ao meio ambiente mais caras e as sustentáveis mais acessíveis. Além disso, ele destaca o desafio do envelhecimento da população e a importância de repensar o ciclo de vida para encontrar atividades significativas na velhice, evitando o tédio e problemas de saúde.
    Em resumo, Giannetti enfoca a urgência de abordar a mudança climática e os desafios associados ao envelhecimento da população por meio de reformas no sistema econômico e mudanças na perspectiva de vida.
    Giannetti foi conferencista do Fronteiras do Pensamento Fortaleza 2023.
    Mais do Fronteiras:
    Instagram: / fronteirasweb
    LinkedIn: / fronteiras-do-pensamento
    Facebook: / fronteirasweb
    Flickr: www.flickr.com...

Комментарии • 18

  • @sergiomilatias2422
    @sergiomilatias2422 6 месяцев назад

    Prof. Gianetti, muito obrigado, sempre! Aprendo muito contigo. 😊

  • @alexandrinobruno
    @alexandrinobruno 11 месяцев назад

    Obrigado, professor..!!

  • @marcelomerlin3997
    @marcelomerlin3997 3 месяца назад +2

    Custo ambiental que o estado corruPTo cobrará

  • @benedictoismaeldutra5176
    @benedictoismaeldutra5176 10 месяцев назад +2

    Tudo certo, mas e as causas. A humanidade se afastou da natureza e suas leis. Esqueceu a ancestralidade e o significado da vida. Esqueceu de sua essência espiritual. Inventou um dinheiro instável o qual se tornou o fundamento de todas as atividades. Abriu as portas do inferno. Em meio a todas as barbaridades praticadas chega agora um ciclo de atividade solar aumentada. Os idosos têm de aproveitar o tempo para estudar as leis espirituais da Criação e se tornarem verdadeiros seres humanos úteis e beneficiadores.

  • @joaobatistasouza6772
    @joaobatistasouza6772 5 месяцев назад

    Algumas verdadesbinconveniente, esse negócio de mudança climáticas existe sim porém é muito difícil precisar com exatidão a participação do homem no processo, aí vem uma outra vdd incoveniente que nova geração a geração que está sendo abortada ou a geração que nunca vai existir devido o alimento do homossexualismo?

  • @salvioarruda8374
    @salvioarruda8374 18 дней назад +1

    Não concordo

  • @peterson3
    @peterson3 11 месяцев назад +1

    No passado eu pensava que o economista Eduardo Gianetti era um homem muito inteligente, no passado, infelizmente ele tbm acredita que as mudanças climáticas estão sendo causadas pelos homens, se ele continuar assim ele terá que justificar como os homens estarão causando erupções vulcanicas, erupções solares e terremotos tbm, não passa pela cabeça dele que a origem do problema pode ser outro.

    • @alexandrinobruno
      @alexandrinobruno 11 месяцев назад +2

      Grande Gianetti..!!

    • @elianedalcolleto9947
      @elianedalcolleto9947 11 месяцев назад +11

      peterson, minha compaixão por sua falta de conhecimento.

    • @alexandrinobruno
      @alexandrinobruno 11 месяцев назад +6

      Resumindo: Só é inteligente quem acredita nas coisas que eu acredito..

    • @weterapias
      @weterapias 11 месяцев назад +6

      Absurdo o seu desconhecimento do trabalho de 2000 cientistas de ponta sobre a mudança climática. Você deve ser doutor em Marte. Por favor a você, passe a estudar o tema.

    • @peterson3
      @peterson3 11 месяцев назад

      @@weterapias Já vi cientistas mudarem seu discurso tantas vezes que não fecho a questão como vc fez, se a palavra dos cientistas fossem dogmas até poderia ser, no entanto, nem todos os cientistas concordam com este tal "consenso", e mesmo os que concordam vão mudar de ideias conforme as novas evidências forem surgindo, isto para além do uso político que fazem do assunto, uso político que manipulou sua opinião e embotou seu senso crítico com muita facilidade.