Alguém saberia me dizer (mesmo que de maneira estimada) da data quando ocorreu esta palestra? Excelente aula do Prof. Pochmann, como de costume! Parabéns Boitempo e Sesc.
Grande aula, pena que a sociedade pouco está ligando para isso o que lhes interessam são os reality shows e só sabem reclamar que tudo está caro e que não há empregos.
1h:41m:36s: não seria preciso ser muito vidente pra saber que "o resultado final" seria catastrófico. O resultado da trágica política econômica de Joaquim Levy final foi Dilma (ilegalmente) deposta e Bolsonaro no poder.
Na verdade é 2015, como citado pelo professor no meio de sua fala. 2016 não poderia ser pois a perspectiva do impeachment certamente seria levado em conta nas considerações.
Num país onde o crime compensa, como definiram os nobres ministros do STF, os poucos recursos públicos e os privados, se houvessem, seria engolidos pela corrupção brasileira desenfreada. Será por isso?
@@venusplatinada3704 permita-me um comentário: O capitalismo é um sistema histórico, que sucedeu ao antigo escravagismo e depois à servidão medieval. Nada é eterno, pois todo sistema tende à entropia. Se fosse eterno ouviríamos contratos a uma missa e não a uma aula. A China fez nos últimos 40 anos a sua própria revolução industrial inglesa. De todas as contradições do processo da revolução socialista chinesa ficou o grande legado da insubmissão e da soberania. Qualquer capitalista pode investir na China, mas tem que respeitar as leis e projeto político do país. Sim, a China, que começa a superar o PIB americano, fez o que o Brasil teria que ter feito e não fez - não faz!
@@venusplatinada3704 O capitalismo medra onde encontra espaço para o desenvolvimento da produção, mas na sua velhice obesa decai não conseguindo superar as suas contradições fundamentais de exploração de classe.
PRA MIM É A MÃO O PODER DE DEUS O SENHOR! OU O DINHEIRO TEM MAIS FORÇA E PODER! TUDO SEM APOIO DE DEUS É FRUSTAÇÃO, O TEMPO QUE DURA É OPORTUNIDADE DADA POR DEUS, PARA RECONHECIMENTO DO PODER E SUPREMACIA DE DEUS. SE VC CRER EM DEUS, TEM ALGUM PODER QUE POSSA IMPEDIR DEUS?
Crise política, econômica e social... exatamente como disse o palestrante em 2015, vejamos agora em 2023 o que foi esses 4 anos do governo fascista de bolsonarista
O governo estabelece um salário mínimo muito abaixo do valor ideal para a sobrevivência de uma família e fora do padrão do Dieese, por quê? Conluio com empresários, pois eles também são.
Sou pobre e as coisas q o capitalismo me dá são smartv, internet smartphone, Netflix, Amazon, escola particular p meu filho, plano de saúde p mim...o q o estado me dá? Saúde educação segurança? Nada disso só me cobram impostos...militei por anos p o PT....mas hj sou liberal na economia
1. As tecnologias que tornam esses bens e serviços possíveis (computadores e a internet, basicamente), foram desenvolvidas à base de pesados incentivos de financiamento público, afinal de contas foram todas criadas tendo em mente aplicações militares. O mercado apenas se apropriou delas posteriormente, ele não nos "dá" nada. 2. "Capitalismo x Estado" é uma falsa dicotomia, o capitalismo é completamente dependente da existência do Estado, seja para a garantia da própria ordem social e destruição de quaisquer movimentos de mudança; seja para a universalização de regras (leis e regulações ao mercado) e concessão de garantias como o estabelecimento e universalização de uma moeda sobre um território. Socialismo nunca foi nem nunca será "estatismo", nem uma tentativa de administrar o capitalismo através do Estado (Marx criticou com igual dureza tanto os que acreditavam no livre-mercado quanto os que propunham a administração do capitalismo - malthusianos, depois keynesianos, e a "esquerda reformista"), o socialismo é a destruição da ordem social capitalista e construção de uma outra, livre das hierarquias e da opressão do capital.
@@fabriciofazano pesquise o q o Liberalismo economico está fazendo por Ruanda ...vc irá mudar de ideia... pesquise também os países com maior liberdade econômica.. e verás q quanto menos estado mais ricos são
@@vladluna2812 Eu não nego em momento algum a capacidade do capitalismo de gerar riqueza, inclusive ele é absolutamente extraordinário nesse sentido, de um ponto de vista histórico. Mas no caso de Ruanda, é extremamente simplista e incompleto observar o sucesso econômico do país como simplesmente sendo "liberalismo econômico". Ruanda viveu sob uma ordem social colonial durante os últimos séculos, e mesmo após a independência, se viu tomado por uma guerra tribal que matou gerações de pessoas e desolou o país por quase trinta anos. O crescimento de Ruanda tem TUDO a ver com o fim dos conflitos, com a afirmação da autoridade do Estado ruandês sobre o seu território e sua população e com a reinserção do país na divisão internacional do trabalho. Pela primeira vez em séculos os ruandeses puderam trabalhar sem ter suas riquezas espoliadas ou pela metrópole belga ou pelas superpotências da guerra fria, o crescimento econômico é praticamente "inevitável". E note, todos os países que eu tenho certeza que você tem como "ricos" são países cujos Estados conduzem ampla redistribuição de recursos, coibição da predação dos mercados (leis antimonopólio/antitruste e agências reguladoras) e provisão de serviços como saúde, educação e transporte de maneira universal (e inclusive tudo isso é possível ainda na dimensão do liberalismo). Cobram impostos? Sim, mas o retorno em segurança, serviços e garantia de prosperidade é imenso.
@@fabriciofazano Ruanda está seguindo exemplo de TAIWAN Singapura e muitos outros...países escandinavos c Liberalismo ficar ricos p agora de alguma décadas p cá poderem fazer ações sociais generosas ...nunca existiu pais q ficou prospero distribuindo dinheiro p os mais necessitados como política de estado
@@vladluna2812 "distribuir dinheiro para os mais necessitados"... o que seria isso? Saúde pública? Educação pública? A sua sustentação é tão fraca que não dá nem pra discutir sobre. E eu sugiro você ir pesquisar de verdade sobre os exemplos que você cita, porque eles o contradizem. Taiwan e Coreia do Sul se industrializaram em contextos de governos autoritários (ditadura do Kuomintang em Taiwan e diversos governos militares na Coreia), à base de protecionismo alfandegário e políticas de substituição de importação (como literalmente todos os países que passaram pelo processo de industrialização na história humana), e em Singapura o dirigismo foi tão intenso que até a propriedade privada da terra foi abolida (seguindo um pensamento econômico Georgista, todo o solo cingapurês foi socializado e foi instituído um imposto sobre o uso da terra, que resolveu a maioria dos problemas de arrecadação do Estado e ainda serviu como grande mecanismo de redistribuição de renda).
Fala como se fosse um cara de direita tentando enrolar fingindo ser de esquerda... Disfarça mal opiniões liberais e uma lógica capitalista de buscar solução. Mas eu sou um brasileiro médio que não sabe do que esta falando analisando que consegui entender dessa palestra que achei necessária mas muito estranha. Estranha no sentido de que esse professor esta tentando se vestir de moderado sendo liberal ao extremo por dentro. Porque eu pensei isso? Fico imaginando o que eu não entendi do discurso dele. Deve ser muito, né?
Todas as crises são de superprodução? Que doideira.....ou só a da década de 1930 nos Estados Unidos? Todos os países do mundo funcionam igual aos Estados Unidos?
Pochmann sempre brilhando! Competentíssimo!
Gnt :O.....isso ñ é uma aula...é um patrimônio!!!!!!!!!!!!!!
Brilhante! Para escutar muitas vezes.
Mais uma aula de excepcional qualidade.
Parabéns e muito grato.
Muito boa a aula, adoraria ouvi-lo agora em 2021 que o cenário levou muitas situações ao extremo..
Sensacional !!! Reflexão mais do que importante...
Maravilhosa Palestra!
Adoraria ouvir o palestrante tecer comentários sobre a terceira parte da sua fala, hoje, à luz dos acontecimentos posteriores.
Magnifica aula !!... obrigada
Pochmann é um grande quadro, muito didático nas explicações de assuntos complexos
nem fodendo
Meu Deus que aula!!
Só a luta muda a vida ✊🏿🖤✊🏻
Errado. Só a educação é capaz de mudar a vida. Luta provoca mais luta.
@@jotajota6997 , os dois !
Parabéns, Boitempo!
Muito bom parabéns pela palestra 👏
Luta e combate ✊
Aguardando ansiosamente a aula!!!!
Aula maravilhosa!!
.MUITO BOM!
Palestra profética feita em 2015, prevendo e definindo exatamente o que viria a seguir... (01/2023)
Tenho alguns livros do Harvey. Excelente aula! Obrigado.
Valeu!
Eu em 2023 assistindo atentamente essa aula maravilhosa. 👏👏👏👏
Q aula maravilhosa, brilhante, didática, mto importante para q tenhamos um entendimento do cenário macroeconômico nacional atual
Poderiam chamar alguns geógrafos e geógrafas para a discussões sobre o Harvey etc
Olavo de Carvalho citou esse pensador como um dos únicos bons dos dias atuais.
¡VAMOS LUTAR, OS DIREITOS SE COMQUISTAM NA RUA!
Tenho "Cidades Rebeldes: Do Direito à Cidade à Revolução Urbana". Fiz Ciências Sociais, e é um autor importante.
Muito, ele, o Fiori, a Maria CT. Otimos!!!
Alguém saberia me dizer (mesmo que de maneira estimada) da data quando ocorreu esta palestra?
Excelente aula do Prof. Pochmann, como de costume! Parabéns Boitempo e Sesc.
Olá, o curso ocorreu entre 9 e 12 de junho de 2015 =)
O povo está como o sapo colocado em água morna, mas a temperatura esta subindo... será que ele pula ou morre cozido?
A crise é debatida na Escola de Serviço Social da UFF
Gostaria de ouvi_lo falar a respeito do capital de ser produtivo e passar a ser especulativo
Parabéns ao trabalho da Boitempo
☀️✨
Grande aula, pena que a sociedade pouco está ligando para isso o que lhes interessam são os reality shows e só sabem reclamar que tudo está caro e que não há empregos.
Capitalismo e socialismo e comunismo é apenas um equilíbrio social.
1h:41m:36s: não seria preciso ser muito vidente pra saber que "o resultado final" seria catastrófico.
O resultado da trágica política econômica de Joaquim Levy final foi Dilma (ilegalmente) deposta e Bolsonaro no poder.
DASEIN LEE TRANSLÚCIDA KRIOKK MORANDO NA ZONA DA MATA MG JF BR!SÓ O CONHECIMENTO LIBERTA!
Essa aula é de 2016
Na verdade é 2015, como citado pelo professor no meio de sua fala. 2016 não poderia ser pois a perspectiva do impeachment certamente seria levado em conta nas considerações.
Sim foi feit no início do governo Dilma
Esqueceu o boom das comodities? O que o governo Dilma fez quando caíram os preços das comodities? A balança comercial poderia continuar no vermelho?
Segundo Luis barsi, qualquer um que investir na bolsa de valores, com foco em dividendos, fica milionário kkkkkk
Tive que aumentar a velocidade do vídeo, os caras parecem que estão mortos
o capitalista brasileiro não percebe que se não investir no país NÃO terão dinheiro!! Nem pra por nos paraísos fiscais ! É muita burrice!!!
Num país onde o crime compensa, como definiram os nobres ministros do STF, os poucos recursos públicos e os privados, se houvessem, seria engolidos pela corrupção brasileira desenfreada. Será por isso?
Célia Carneiro o capitalismo produtivo migrou para o capeTalismo especulativo e financeiro
@@venusplatinada3704 você andou quase copiando o meu nome e tem a minha simpatia.
@@venusplatinada3704 permita-me um comentário:
O capitalismo é um sistema histórico, que sucedeu ao antigo escravagismo e depois à servidão medieval. Nada é eterno, pois todo sistema tende à entropia. Se fosse eterno ouviríamos contratos a uma missa e não a uma aula.
A China fez nos últimos 40 anos a sua própria revolução industrial inglesa.
De todas as contradições do processo da revolução socialista chinesa ficou o grande legado da insubmissão e da soberania. Qualquer capitalista pode investir na China, mas tem que respeitar as leis e projeto político do país.
Sim, a China, que começa a superar o PIB americano, fez o que o Brasil teria que ter feito e não fez - não faz!
@@venusplatinada3704 O capitalismo medra onde encontra espaço para o desenvolvimento da produção, mas na sua velhice obesa decai não conseguindo superar as suas contradições fundamentais de exploração de classe.
Quando essa aula foi proferida?
O apresentador da palestra disse que foi no início do governo da Dilma, no final do evento, deve te sido em 2015.
@@marcossanevescosta3574 Obrigado
PRA MIM É A MÃO O PODER DE DEUS O SENHOR! OU O DINHEIRO TEM MAIS FORÇA E PODER! TUDO SEM APOIO DE DEUS É FRUSTAÇÃO, O TEMPO QUE DURA É OPORTUNIDADE DADA POR DEUS, PARA RECONHECIMENTO DO PODER E SUPREMACIA DE DEUS. SE VC CRER EM DEUS, TEM ALGUM PODER QUE POSSA IMPEDIR DEUS?
Crise política, econômica e social... exatamente como disse o palestrante em 2015, vejamos agora em 2023 o que foi esses 4 anos do governo fascista de bolsonarista
O governo estabelece um salário mínimo muito abaixo do valor ideal para a sobrevivência de uma família e fora do padrão do Dieese, por quê?
Conluio com empresários, pois eles também são.
POCHMAM VAI TRABALHA NO.GOVERNO DO HADDAD
Acho que se fizessem uma unica palestra sobre as crises do socialismo teriam milhões de comentários e nao apenas 25!
Não existe socialismo, ainda no mundo, brother. Se liga!
@@venusplatinada3704 E você é ligada? Que bom!
Triste um curso sobre um geógrafo não ter um geógrafo.
Francamente...
Sou pobre e as coisas q o capitalismo me dá são smartv, internet smartphone, Netflix, Amazon, escola particular p meu filho, plano de saúde p mim...o q o estado me dá? Saúde educação segurança? Nada disso só me cobram impostos...militei por anos p o PT....mas hj sou liberal na economia
1. As tecnologias que tornam esses bens e serviços possíveis (computadores e a internet, basicamente), foram desenvolvidas à base de pesados incentivos de financiamento público, afinal de contas foram todas criadas tendo em mente aplicações militares. O mercado apenas se apropriou delas posteriormente, ele não nos "dá" nada.
2. "Capitalismo x Estado" é uma falsa dicotomia, o capitalismo é completamente dependente da existência do Estado, seja para a garantia da própria ordem social e destruição de quaisquer movimentos de mudança; seja para a universalização de regras (leis e regulações ao mercado) e concessão de garantias como o estabelecimento e universalização de uma moeda sobre um território. Socialismo nunca foi nem nunca será "estatismo", nem uma tentativa de administrar o capitalismo através do Estado (Marx criticou com igual dureza tanto os que acreditavam no livre-mercado quanto os que propunham a administração do capitalismo - malthusianos, depois keynesianos, e a "esquerda reformista"), o socialismo é a destruição da ordem social capitalista e construção de uma outra, livre das hierarquias e da opressão do capital.
@@fabriciofazano pesquise o q o Liberalismo economico está fazendo por Ruanda ...vc irá mudar de ideia... pesquise também os países com maior liberdade econômica.. e verás q quanto menos estado mais ricos são
@@vladluna2812 Eu não nego em momento algum a capacidade do capitalismo de gerar riqueza, inclusive ele é absolutamente extraordinário nesse sentido, de um ponto de vista histórico. Mas no caso de Ruanda, é extremamente simplista e incompleto observar o sucesso econômico do país como simplesmente sendo "liberalismo econômico". Ruanda viveu sob uma ordem social colonial durante os últimos séculos, e mesmo após a independência, se viu tomado por uma guerra tribal que matou gerações de pessoas e desolou o país por quase trinta anos. O crescimento de Ruanda tem TUDO a ver com o fim dos conflitos, com a afirmação da autoridade do Estado ruandês sobre o seu território e sua população e com a reinserção do país na divisão internacional do trabalho. Pela primeira vez em séculos os ruandeses puderam trabalhar sem ter suas riquezas espoliadas ou pela metrópole belga ou pelas superpotências da guerra fria, o crescimento econômico é praticamente "inevitável".
E note, todos os países que eu tenho certeza que você tem como "ricos" são países cujos Estados conduzem ampla redistribuição de recursos, coibição da predação dos mercados (leis antimonopólio/antitruste e agências reguladoras) e provisão de serviços como saúde, educação e transporte de maneira universal (e inclusive tudo isso é possível ainda na dimensão do liberalismo). Cobram impostos? Sim, mas o retorno em segurança, serviços e garantia de prosperidade é imenso.
@@fabriciofazano Ruanda está seguindo exemplo de TAIWAN Singapura e muitos outros...países escandinavos c Liberalismo ficar ricos p agora de alguma décadas p cá poderem fazer ações sociais generosas ...nunca existiu pais q ficou prospero distribuindo dinheiro p os mais necessitados como política de estado
@@vladluna2812 "distribuir dinheiro para os mais necessitados"... o que seria isso? Saúde pública? Educação pública? A sua sustentação é tão fraca que não dá nem pra discutir sobre. E eu sugiro você ir pesquisar de verdade sobre os exemplos que você cita, porque eles o contradizem. Taiwan e Coreia do Sul se industrializaram em contextos de governos autoritários (ditadura do Kuomintang em Taiwan e diversos governos militares na Coreia), à base de protecionismo alfandegário e políticas de substituição de importação (como literalmente todos os países que passaram pelo processo de industrialização na história humana), e em Singapura o dirigismo foi tão intenso que até a propriedade privada da terra foi abolida (seguindo um pensamento econômico Georgista, todo o solo cingapurês foi socializado e foi instituído um imposto sobre o uso da terra, que resolveu a maioria dos problemas de arrecadação do Estado e ainda serviu como grande mecanismo de redistribuição de renda).
Fala como se fosse um cara de direita tentando enrolar fingindo ser de esquerda...
Disfarça mal opiniões liberais e uma lógica capitalista de buscar solução.
Mas eu sou um brasileiro médio que não sabe do que esta falando analisando que consegui entender dessa palestra que achei necessária mas muito estranha.
Estranha no sentido de que esse professor esta tentando se vestir de moderado sendo liberal ao extremo por dentro.
Porque eu pensei isso? Fico imaginando o que eu não entendi do discurso dele. Deve ser muito, né?
Devo esta muito errado.
Vou tentar ver outra coisa dele... obrigado pelo conteúdo.
Todas as crises são de superprodução? Que doideira.....ou só a da década de 1930 nos Estados Unidos? Todos os países do mundo funcionam igual aos Estados Unidos?
A crise política causou a crise econômica? HAHAHAHAHA. ...conta outra. Pochman é um grande humorista. Já pode trabalhar no Zorra Total.
Qual o dia em que não teve crise no capitalismo? Diz aí. ...200 anos atrás? 150 anos atrás? HAHAHAHAHA. ....