Por Favor!!! Será que podes me tirar uma dúvida? um inventariante que depois de 14 anos do espolio continua administrando os bens de forma autoritária porque é a mãe e não repassa as cotas dos alugueis para os outros herdeiros, suas filhas, deve prestar contas dos últimos 10 anos ou 3 anos? Qual a prescrição de pedi ressarcimento por não receberem sua cota mensal na herança há mais de 10 anos?
Olá doutora, o oposto também acontece, quando eu financiei um imóvel na Caixa (alienação fiduciária) paguei os impostos e o mesmo foi registrado em meu nome, porém ele continuava pertencendo ao banco, é como se fosse do banco mas com usufruto meu. Descobri que a escritura definitiva só sairia após a quitação do contrato. Ou seja, enquanto a pessoa paga o financiamento ela possui o registro do imóvel mas a escritura definitiva somente após o término do pagamento do financiamento.
Boa noite Dra. Gostaria de descobrir o dono de um imóvel, pois, ele deixou conhecidos meus morarem de favor para cracudos não invadirem por um tempo, depois, o dono começou a cobrar um aluguel mas não fez contrato e numa reunião com amigos lá, descobri q o casal está mal intencionado. Eles moraram durante 18 anos e a mulher falou (tenho direito sobre a casa em usucapiao) achei um absurdo pq isso eu vejo como roubo e outros ensinando a requerer esse direito. Não sei se o dono já descobriu, pq pediu a casa tem uns 5 meses dizendo q faria reforma, mas até hj não fez e a casa tá fechada, ela é enorme e o meu conhecido mesmo agora morando de aluguel em outro lugar, fica entrando na casa sem o proprietário saber, eu não sei o q ele anda fazendo lá, mas preciso avisar ao dono o q está acontecendo, essa casa vale mais de 1 milhão, dá pra fazer prédio nela e tudo. Nao acho justo o q estão fazendo, mas eu nao faço ideia de quem seja o dono. Moro no mesmo bairro, mas em rua distante no Rio de Janeiro.
Dr meu pai passou um pedacinho de terra para mim e do lado outro para minha irmã.Fizemos simulacão de compra e venda que é o escritura particular.Fiz minha casa e moro com meu filho.A poucos dias fiz o registro.Porém apareceu um homem alegando que meu pai já havia vendido o meu terreno e o da minha irmã a ele.E um pelo que ele fala um pouco antes do nosso pai nos passar? E agora meu terreno é meu ou desse homem.Ele diz que so tem escritura particular e quer fazer o registro.Mais eu já fiz no meu nome... Estou muito decepicionada com meu pai,nao tenho pra onde ir...
Se o terreno está registrado perante o cartório em seu nome, ele lhe pertence. Se realmente seu pai vendeu, ele terá que ressarcir o suposto comprador.
Quanto Tempo Demora para sair 1 Escritura de 1 imóvel. Já Fiezemsl Tudo.inventario tudo ok.esse imóvel é sistema de arrendatio.tudo no.prazo.Tudo certo. Só estou esperando sair a escritura já tá pra 2 meses na Administração da finaciadora dos Lotes.?
Comprei uma casa os antigos donos não saem do imóvel. Isso já faz quase 3 anos. Está na justiça e até agora não saiu a resposta,eles já receberam e não saem
Meu pai comprou um terreno junto com meu tio. Ele morreu e a casa não tem escritura hoje moro na casa em sima do meu tio . Tenho quatro irmãos Meu tio não quer os outros aqui na casa por quê dois são usuários de drogas .... meu tio poderia junto comigo ajeitar o documento da casa é passar para meu nome? Sem o consentimento dos outros? Eu ajeitei a casa todo gastei dinheiro e agora me ajude Gosto muito dos seus vídeos Hoje eles falam q não faz questão As coisas mudam com tempo Quero ver porque tenho minha família sou casado e não quero ter problemas futuramente
Tendo registro atualizado de benfeitorias de uma casa e xerox da escritura é documentos para fazer inventario ou venda? A escritura original ficou com o escritorio que atualizou a planta e inss e darf, esta correto? 10mar2024. Tentado contato com escritorio via ws e Email, sem resposta. Faltou R$18000 de comprovante de pagamento de Inss e Darf do escritorio.
Olá, é possível a transferência de escritura de um condomínio do proprietário para a associação de moradores pulando o loteador( intermediário que nos vendeu as posses das glebas) ? O loteador comprou apenas a posse e não transferiu a escritura e nem matrícula para ele. Porque na época o que vendeu a posse era só herdeiro e agora que está fazendo o inventário e escritura
Ganhei um contrato de doação da prefeitura do imóvel, mas veio no meu nome de solteira , tem algum problema da entrada com nome de solteira , se precisa vender depois. Porque está uma bagunça pra eles resolver pra mim muda o nome na prefeitura
Doutora sao 3 proprietaro nas estruturas 2 morrerao os erferos pode vender se tem um dos proprietarios vivos e tem mas erdeiros sem comunica pro proprietário que ta vivo
Boa tarde estou comprando uma casa que já tem escritura mais a pessoa da escritura morreu a pessoa que está me vendendo comprou a casa com a pessoa viva ainda mais não deve o trabalho de fazer transferência de escritura fez compra e venda e pegou a escritura original . Eu queria compra a casa do mesmo jeito mais queria coloca uma reposabilidade encima da pessoa que está me vendendo ser amanhã ou depois acontece alguma coisa aparece algum parente reclamado a casa a responsabilidade é dele que me vendeu a casa como posso colocar uma cláusula no contrato como explicar essa cláusula por favor ser pude me responder agradecido
por gentileza , comprei uma chácara a 3 anos e 3 meses, agora apareceu uma imobiliária dizendo que a propriedade pertence a eles , apenas tenho contrato de compra e venda, o que devo fazer, eles querem que eu desocupe o local ,o imóvel também não está no nome da imobiliária ?
Bom dia. Uma dúvida! Não fiz o registro por conta de troca do município, meu terreno que comprei está em uma divisa de município, e a prefeitura não me deu o itbi porque disse que estava em município errado. Fiz todos os requisitos para mudança de município, e depois de 5 anos consegui fazer o registro. Minha dúvida... os gastos e transtornos que tive com tudo isso, o antigo proprietário teria que me pagar?
Vendi uma casa minha casa minha vida foi uma doação porq eu morava em área de risco,só que vendi e vim embora pra minha cidade é nao tinha ainda recebido a escritura da casa,no caso a casa ainda é minha???
Gostei muito dessa explicação,.dra vc poderia me tirar uma duvida por favor. Moro no imovel comprado pelo pai, porem esse imóvel não ta registrado no nome dele, ainda está no no.e do antigo dono, sendo assim.meu pai tem a autoridade de me tirar desse imóvel?
Bom dia dr eu quero fazer usucapiao de uma residência, o dono foi para Londres e não registrou o imovel na época era um terreno, agora e uma residência, e nao consta residência nos documentos construida,deixou contas de água e IPTU de 3anos atrás bem no início da pandemia já fui no cartório de registro e consta dívida ativa ônus, e por onde eu começo? Já tem um advogado público fazendo o inventário do meu pai não sei se posso ,contratar outro
A casa está no nome da mãe e do meu pai , meu pai pulou a cerca rsrs , qual procedimento para a casa ficar só no nome da minha mãe ? E com o consentimento dele !
Bom dia Me tira uma dúvida por favor. Moro numa casa de herança do meu pai,so que meu tio dizia que era dele e entrou na justiça para pegar,ele usou um recibo antigo para isso.estamaos na justiça até hoje so que eu fiz o usucapião e a 2 anos está registrado. A pergunta é como eu moro na parte de baixo e ele na de cima. Posso trocar a fechadura do lado dele, pois eu já tenho o registro de como e meu.
Infelizmente, situações em que os compradores, posteriormente a aquisição de um imóvel, passam por apuros, é mais comum do que se imagina. Lamentavelmente, grande maioria das pessoas tem a mania de deixar as coisas pra depois, e muitas das vezes esse "depois" leva anos, daí surpresas e acontecimentos desagradáveis acontecem. Como diz o jargão popular, "a justiça não socorre os que dormem".
@@hulkreal6393 Esse pode ser o problema do Brasil. O do brasileiro...é procrastinar...ou resolver tudo "de boca ", na maioria das vezes. Depois...não sabe porque tem dor de cabeça.
Meee ajuda por favor, tô sem dormir já Meu pai tem um lote e meu vô outro, porém no mesmo terreno Existe 2 escrituras registraras em cartório Porém a engenheira da prefeitura quer a planta da casa que existe no lote do meu vô dentre outros documentos, pedindo pra entrar com o lote todo e por aí vai…minha dúvida é, o lote do meu pai ele quer construir, por que a engenheira está pedindo os documentos da casa do meu vô pra poder liberar a obra no lote do meu pai?
Olá. A averbação é uma maneira de dar segurança de que o imóvel será vendido para a pessoa que averbou. Mas a propriedade somente é transmitida com o registro.
Beleza, mas no meu caso tenho o imóvel e não consigo registrar, o cartório fala que ta registrado como rural, só que eu pago iptu, ai a prefeitura local fala que é rural mas é considerado urbano, pode isso?
Dr. Tenho uma dúvida. Compramos um terreno de meu tio, tenho já a escritura ,com o carimbo de cartório de imóveis . Mas ele veio a falecer e eu não tinha pago ainda. E não tenho contrato.fizemos parcelado por boca mesmo. Ele não tem filhos e nem esposa. A dívida morre? Ou tenho que pagar para as irmãs dele?
Boa tarde Doutora. Estou olhando um terreno para comprar e o vendedor me falou que não tem escritura do terreno mas que recebeu como parte de uma herança. Quais cuidados devo ter antes de pagar por esse terreno? É após ser feito o pagamento e o registro desse terreno no meu nome, alguém(familiar do vendedor ou outra pessoa) pode entrar com alguma ação na justiça requerendo o terreno de volta?
Se o imóvel já foi transferido para o nome do herdiero vendedor, poderá comprar. Caso a transferência não tenha sido feita, estará sim correndo um risco de comprar somente de um herdeiro.
Quando e caso de herança, e depois de feita a partilha de comum acordo com irmãos, um deles, entrou com ação em justiça dizendo que foi enganado por sua mãe, o que não aconteceu. No caso ele separado de sua mulher, e ela ficou na casa até hoje, sendo que o herdeiro era ele. Mas o juiz acabou anulando a partilha, e agora? Expulsou meu irmão da casa, através de falcatruas, ficando ele até sem onde morar... Pelo tempo que essa mulher mora lá, ela passa a ser dona da casa? Mora com outro homem, e uma filha que não é de meu irmão. Como fica tudo isto?
nesse caso em nome de quem é pedido o aluguel? O ex marido ou ele e nós irmãs? Lembrando que a ex mulher fez várias reformas na casa. Como fica isso? Nós somos herdeiros, a dúvida é essa: Em nome de quem colocaríamos essa casa? No do meu irmão? O que viria acontecer depois de tudo pronto com a ex esposa? Metade da casa para ele e outra para ela? Para nós é tudo muito confuso, nos dê uma luz por favor.
Boa noite.Tem um imóvel próximo a minha casa e a dona quer vende lo a mim.Acontece que a proprietaria recebeu esse imóvel de doação.Doação essa de um sr de aprox 90 anos o qual ela era cuidadora e este sr.Era viuvo, sem filhos, sem irmãos vivos.A familia entrou na justiça pedindo que seja desfeito a doação.Acontece que agora o imovel ja esta registrado no nome da pessoa e ja faz seis meses que o doador morreu e que ela tem o imovel e a ação foi ajuizada agora.Pergunta-se : ela corre o risco de perder o imovel, o juiz pode cancelar a doação, posso comprar o.imovel sem risco de perder o sinal.
Angela, ela só corre o risco se a doação for anulada, se fora provado que o doador idoso não estava em pleno gozo de as suas faculdades mentais, manifestação de vontade própria. ( propriedade de capacidade intelectual geralmente caracterizada pelo bom uso da razão). Ele podia ter 1000 anos. Que a doação é a válida. Tem que estudar o processo, procure um advogado.
Olá! Tudo bem?? Meus pais tem o registro do lote, mas a casa não! Como sou o filho e ajudei a construir a casa, eu posso registrar o imóvel como dono?? Muito obrigado.
Boa noite tudo bem? Poderia me tirar uma duvida por favor? Apos ir ao cartório de registro de imoveis e o cartório averbar na matricula do imovel o cancelamento do Onus. E ja estiver com a escritura. Gostaria de saber se a pessoa pode vender no mesmo dia o imovel?
Boa noite comprei uma casa com carta de credito pela prefeitura ainda estou pagando, me divorciei mas essa casa náo entrou no divorcio, e casei de novo, quando eu terminar de pagar esta casa e tirar a escritura o nome da minha atual esposa entra na escritura? detalhe quando eu comprei esta casa eu ainda nao era casado com ela
Bom dia doutora , comprei um lote em 2016 , fiz escritura , paguei o ITBI em meu nome e passei o iptu para o meu nome , porém ao dar entrada no rgi , o mesmo caiu em exigências no cartório , pois a empresa que me vendeu se juntou com uma outra do mesmo dono anos atrás e sendo assim o cartório não reconheceu , estar na justiça esperando o tal veredito , nesse caso mesmo assim corro risco ? Já murei o lote , fiz e tenho todo o projeto da casa legalizado na prefeitura tbm , por favor se poder me dê essa ajuda .
Isis. Mas se a pessoa ter a0enas a escritura e viver pacificamente na casa por 10 anos ou mais. Ela não se tornaria possuidora por usucapião caso alguém questione a posse do imóvel? Como por exemplo, credores querendo buscar o imóvel como você mencionou no exemplo. Se um imóvel tem a escritura, possuí o bem por mais de dez anos, se a posse for questionada, o possuidor que não registrou, pode alegar usucapião e se tornar dono mesmo sem o registro?
@@SEUDIREITOonline Obrigado pela atenção Dra. Em pleno Domingo à noite e eu consegui a atenção de uma advogada renomada. Acho que sou um homem de sorte.
Bom dia, eu já fiz uma pergunta anteriormente, deixa eu me explicar melhor, eu moro a 30 anos nessa propriedade na metade, comprei a outra metade a 8 anos, só que existe uma escritura no nome da antiga proprietária, a pergunta é pode transferir para o meu nome a escritura definitiva?
Olá, Dra. Poderia me dar uma orientação? Tenho uma sentença em meu favor de um processo de usucapião. O mandado para registro do imóvel já chegou ao cartório e foi cumprido. Gostaria de saber que documento eu devo solicitar ao cartório para ter em mãos como comprovação de que sou proprietária.
Boa tarde ! Alguém poderia me tira uma dúvida... Eu gostaria de saber se é possível fazer a transferência de um imóvel para outra pessoa sem que ela esteja presente no cartório na hora do processo. É que estou pensando em compra uma casa em outro estado do que moro atualmente, e queria saber se teria como transferir pro meu nome sem eu estar lá junto com o vendedor no cartório 🤔
@@SEUDIREITOonline Como eu faço isso 🤔 É só eu ir em um cartório aqui onde moro e explica a situação? Ou o vendedor que faiz lá no cartório onde está localizado o imóvel?
Olá, doutora! Tenho uma questão na justiça. Queria pedir orientações suas. É um caso muito complicado. Tenho medo de perder meus únicos bens de herança por ganância de um tio.
Doutora, Pode existir 2 documentos de cessão de direito de um imovel? Comprei um imovel de herdeiros que está na justiça pra fazer o inventário. Mais fiz tudo pelo cartório e tbm a cessão de direito e apareceu outro dono que as herdeiros vendeu e chegou no imovel falando que era o dono. O que faço? Pois tenho a cessão de direito e já incluir meu nome e da minha esposa no inventário.
Boa tarde dtr, eu me tira uma dúvida,eu comprei um terreno aqui onde eu moro a mais de dois anos, agora apareceu uma pessoa falando q o terreno perte a ele a mais de 20 anos, mais eu comprei de uma rapaz q tinha a minuta do terreno e fomos nos dois até a imobiliária e fizemos a transferência da minuta pro meu nome, e em seguida eu fiz a inscrição e o registro geral do terreno, ou seja está todo documentado, vc acha q eu posso ainda perder meu terreno? Sendo q a pessoa q disse q era o dono nem provou nada até agora e eu tenho tido até o registro
Se averbou o contrato no registro do imóvel, certamente sua negoicação está correta. Para ter mais tranquilidade, poderá conferir no cartório de registro de imóveis em nome de quem consta como proprietário.
@@SEUDIREITOonline ok está em meu nome direitinho já pago até o iptu dele,mais como te falei apareceu essa pessoa falando q tem documentos do terreno mais não apresentou, pois o terreno não pode ter dois registro não é isso? Agora não sei o q faço pois estou querendo por um muro lá. O q devo fazer? Pois quando eu for levantar o muro com certeza elas iram lá questionar, só lembrando q eu tenho o registro do terreno e escritura
Doutora uma dúvida, tenho uma casa quitada, quero fazer troca por uma chácara. Porém a dona da chácara falou que a chácara tem escritura mas falta registrar. Posso vir a ter problemas futuros? A dona da chácara tem que registar a chácara dela antes de vender pra mim ou não precisa??? Obrigada.
Doutora minha sogra ganhou umas ERANCAS DE ERMAOS ENPRIMOSVE ERMAO QUE MORREREM E TINHA 3 PROPRIETARIO ESB2 MORREU PPODER OS FILHO DE UM DESTE PROPRIETARO VENDER O IMOVEL POIS TEM UM DOS PROPRIETARIO VIVO OS FILHOS DOS OUTROS PROPRIETARIO AQUIELE FILJO DELED PODE VENDER O IMOVEL SE TEM MAS UM PROPRIETARIO VIVO
Doutora tenho um caso bem complexo aqui, aconteceu o seguinte o seu Ivo era solteiro e vendeu um imóvel lavrou a escritura no cartório de notas,lavrou dia 06/11 a venda e no dia 09/ 11 do mesmo mês seu Ivo se casou no regime universal de bens, e o comprador registrou o imóvel somente dia 24/11 do mesmo mês, segundo o tabelião a esposa do seu Ivo passou a ter direito em 50% deste imóvel porque segundo o tabelião o imóvel do dia 06/11 até dia 24/11 ainda era de propriedade do seu Ivo, 2 advogados falaram o mesmo que o tabelião, o que a senhora acha desta situação???
Boa noite , quero saber se posso incluir uma pessoa na escritura ou seja um imovel com socio , qual procedimento ? Tem algum detalhe impportante a se observar ? Obrigado!
A Sra esqueceu.que a pessoa mesmo registrando.ainda pode perder. Se foi comprada pessoa física .um ano.e de jurídica 2 anos..EXEMPLO EU comprei um lote de um Sr e ele entrou com recuperação judicial.eu construí.uma casa.( minha casa minha vida) o financiamento foi reprovado.ppr que o antigo dono estava com processo judicial.ai estou esperando completar um ano da comprae registro.p poder vender.Todo cuidado é pouco.
É possível solicitar o distrato de escritura pública não registrada através de requerimento das partes interessadas ao cartório de notas. Se já foi registrada, só é possível através de ação judicial.
Boa Noite Dra Estou vendo um terreno e gostaria de saber, vou fazer "Escritura de Compra e Venda", é assim que fala? Então para Escritura de Compra e Venda, meu esposo precisa assinar? Somos casados em comunhão parcial de bens. E corro o risco de má fé, igual a sra disse? Como posso saber se tem dívidas no imóvel? Vai ser parcelado por 120 meses, corro o risco de perder estes valores caso o dono adquirir dividas neste período? Obrigada
Olá. Deve verificar no cartório de registro de imóveis se existe algum impedimento; na prefeitura se existe dívida de IPTU e, principalmente no forum da cidade onde moram para saber se o vendedor está sendo processado. Assim, terá certexa que está fazendo uma boa compra. O ideal também que averbe o contrato no registro do imóvel para ter maior segurança jurídica.
Bom dia Dr! moro em pindamonhanga interior de SP estou com 2 escrituras de 3 terrenos localizados em Mogi das cruzes,total 1500 metros, registrados no nome do meu Bisavô! devido a condição financeira nao conseguimos ir atras,por falarem pra gente que já estava perdido, dava medo de gastar dinheiro atoa, meu avô veio pra pinda e recebeu o aluguel durante um tempo mas depois não coneguiu receber mais,devido a idade pra ir la não sei, nós nem sabíamos desses terrenos! consegui as escrituras a poucos meses! liguei no cartório de imóveis de Mogi das cruzes Falaram que ta tudo OK com os registros la! *Pesquisei no Jus Brasil e consta um processo Com nome do meu Bisavô como tentativa de fraude! alegam que compraram do meu Bisavô esses terreno em 1956 mas meu Bisavô morreu em 1955 a segunda audiência foi em 2021, será que à a posibilidade de minha mãe conseguir essas terrenos? devido a essa tentativa de fraude? pode dar alguma chance, porq ja se passaram alguns,e anos e ai pessoas falam pra gente que não temos mais direito, Desde ja meu muito obrigado!
@@SEUDIREITOonline Muito obrigado Dra pela atenção! eu tava pesquisando após ver o vídeo da senhora, e vi algo sobre a súmula 487 se nao me engano, que diz, que quem tem o registo de imóveis tudo certinho por regra terria o direito, o proceso no Jus Brasil, fala que uma pessoa alega que comprou do meu Bisavô após a morte de oque é impossível, porisso o juiz deu como tentativa de fraude! e o outro homem alega que é herdeiro porq morou com a mulher que morou com meu Bisavô, que era viuvo mas não se casou novamente! será que isso pode dar alguma chance de entrarmos com um processo? desde ja muito obrigado!
Doutora, meu esposo comprou um lote,com 10 de frente e o outro 5 metros ficou pra minha cunhada,depois ele adquiriu esse 5 metros da mãos delas só que ela entregou apenas os documentos do lote ,mais não colocou no nome dele ,agora ela faleceu deixou dois filhos. Já construímos no lote todo a 18 anos ,o que podemos fazer.
Eu moro a 35anos nessa casa,minha irmã cuidava,mais o filho dela deixa eu ficar morando, só que minha irmã faleceu,meu sobrinho nao mora nessa casa,qual meus direitos?Meu nome é Áurea
Olá. O prazo para para abrir o inventário é de 60 dias da data do falecimento do dono do patrimônio e há cobrança de multa pelo estado se foi ajuizado após este prazo.
@@SEUDIREITOonline Assisti!. Grato..... APROVEITANDO...... Sítio, chácara e fazenda, são considerados como CASA ou TERRENO?.... Fui simular um financianento para imóvel usado, na caixa e me informaram que não estão financiando terrenos, apenas casas. 😣
Bom dia dra, antes do meu Companheiro falecer ele faz uma Troca de um pedaço do sitio onde moravamos Por um lote urbano é que eu tinha Um imovel que adquirir de um programa de governo em 1989 era um Bem de família e foi vendido para investir no sítio e ele muito honesto Fez essa troca para me devolver o meu que foi vendido, no ato do negocio foi Passado em cartório uma procuração em causa própria irrevogável e irretratável isento de prestação de contas, só em meu nome Como solteira aí com a morte dele eu Com essa procuração levei ao cartório E foi lavrado uma escritura pública de seção de direito depois levei ao cartório de registro. So que quando fui Abrir o inventario o meu adv. Disse Que teria que colocar tudo no inventário para que eu fosse a inventariante, aí coloquei depois O mesmo ad. Tentou excluir sem êxito O juiz pegou a Tese dos herdeiros que O imóvel é um bem sub rogado que é um pedaço do sítio e o sitio era do pai deles e que o sitio foi para a separação dos país deles que ficando com o pai deles na separação e que O sitio foi adquirido em 1992 e a minha União estável pos morte foi de 1996 a 2012, 2012foi o falecimento do pai deles. Que antes eu era apenas AMANTE impuria concubina. E a juizada que ja passaram por o PROCESSO de inventário so acreditam Nessa tese dos herdeiros Toda prova que coloco não vale nada E ainda dizem em suas decisões que Os recursos que entro é que estou protelando o processo teve um juiz Que até me advertiu de me Tirar de Inventariante. Gostaria de saber o que fazer Se ainda posso excluí esse imovel do inventário. Dra. Como posso falar com você.
Cristina, minha opinião, entrar com ação de usucapião, mais sem trancar a ação de inventário. Pelo seu tempo de posse, já está configurado, que você possui os requisitos para pleitear o usucapião extraordinário.
@@gilvanbastos4962 Dr. Os adv. Na época Que viram a besteira que fizeram abrindo o inventário e colocando a procuração Do lote, tentaram excluir Lá no próprio inventário sem éxito. Aí na época a juiza do inventário Deu uma DECISÃO dizendo que Estava dando brigas de interesse Da companheira com os herdeiros Sabe o que ela fez, mandou Fazer A União estável pos morte, aí a juiza Que estava com o PROCESSO da União ESTÁVEL deu uma SENTENÇA me Concedendo de 1996 a 2012, e os Meus advs. perderam o prazo do recurso Porque na inicial tinha muitas provas. Acho que isso me prejuficou bastsnte. E o sítio o MEU companheiro tinha uma Procuração de 1992 que na época ele Ainda era casado e os outorgantes Também eram casados, só que em 1996 O casal que tinham outorgado a procuração ao meu companheiro se divorciaram e na inicial da separação Eles não sitaram nada sobre o SÍTIO E o SÍTIO continuou registrado em nome Deles. Corremos a tras sem sucesso. E o meu companheiro em 1997. entro com a separação litigiosa VINDO a Separação so no começo do ano de 2001.NÓS já estávamos juntos e morando no SÍTIO E em 2011, o dono do sítio Apareceu ele e sua ÉS moram em SP. Ele veio para regularizar a situação depois de 19 anos Porque continuava registrado em nome Dele e de sua ÉS MULHER. Ai o MEU COMPANHEIRO mandou Que ELE fosse no cartório comigo Para fazer o que fosse necessário Só em MEU e no cartório ele outorgou Uma procuração em causa própria irrevogável e irretratável isento de prestação de contas em meu nome como SOLTEIRA. Faltando a ANUÊNCIA Pois ele já estava casado com outra. E FOMOS também no cartório de registro fomos informados LÁ que Precisaria para regularizar a situação OUTRA procuração da ÉS MULHER Do outorgante igual a que ele havia outorgado em meu nome. Aí o outorgante deixou escrito a mão Se comprometendo em mandar a ANUÊNCIA da SUA ATUAL ESPOSA E a OUTRA procuração da da SUA ÉS MULHER. Passaram-se 7 meses e meu Companheiro faleceu em JANEIRO de 2012, abrindo o inventário em mês 2 foi Colocado as duas procurações. E la eles colocaram que estava em andamento a regularização dos imoveis Ninguem reclamou. E nisso os meus advogados tiveram A IDÉIA de entrar com uso capiao. Logo em 2012. Saindo a SENTENÇA Do juiz do uso capiao em DEZEMBRO De 2016, me negando o uso capiao E me EXCLUÍDO do PRÓPRIO PROCESSO e mandando passar para O espólio. VOCÊ tem que ler o alegado Do juiz. Aí os Meus advs apelaram E lá no segundo Grau foi outra tragédia Me negaram unânime a relatora Disse que eu havia pedido o uso capiao So pra mim. Aí os advs. Entraram com embargos de declaração sabe o que a desembargadora disse. Que eu teria Sido convidada para morar com o meu Companheiro no SÍTIO. Aí Veio a curadoria de ausentes deu vício procedimental anulou o acórdão Foi devolvido para a vara de origem e O PROCESSO ficou engavetado la Por uns 8 MESES. Aí um dia eu olhando o andamento Um OUTRO juiz lá da vara TINHA Mandado um OFICIO PRO cartorio De registro. Mandando registrar em Nome do espólio EU na Época era A inventariante e o JUIZ mandou O NOME de um herdeiro, dizendo ser O ATUAL inventariante, aí a minha Adv. Fez uma petição e o juiz se retratou Dizendo que tinha se equivocado e mandou um outro ofício la pro cartório de registro. Aí o meu adv. Entro com um RECURSO especial no STJ sobre a DECISÃO da desembargadora quando ela disse Que a companheira foi convidada para Morar no SÍTIO. Dr. Me desculpe por ser tão grande O relato. Havia esquecido e por orientação dos Meus advs. Como na época da sentença do juiz me excluiu do PROCESSO de uso capiao eu havia Recebido a ANUÊNCIA e a procuração Da ÉS MULHER do outorgante e a SENTENÇA não AINDA TINHA transitada em julgado com as procurações fui ao cartório escriturei O SÍTIO e DEPOIS FUI ao cartório de registro de imóveis ISSO em abril de 2016,tanto o LOTE e o SÍTIO ESTAO REGISTRADOS em MEU nome COMO SOLTEIRA e estão la no inventario e agora recente caí de inventariante é agora um dos herdeiros ELES querem ver o capeta e não a mim . E recentimente o juiz deu uma DECISÃO pedindo para que eu explique como registrei os dois IMÓVEIS e DIZ o juiz que não sou meieira se não me engana Estou concorrendo com os HERDEIROS, Dr. TUDO que tem de benfeitorias no SÍTIO foi eu e o falecido que construímos. Dr. O JUIZ do inventário me deu DIREITO REAL de habitação.
Em caso de óbito em inventário se o registro for em nome.de outrem, somente com escritura, se faz inventário? Ou pertence ao quem está com o nome no registro?
Imóvel somente de posse ou com escritura pode ser inventariado. Já postei um vídeo sobre o tema e deixo o link abaixo: ruclips.net/video/jmDBOeNEyLU/видео.html
Boa tarde uma duvida meu pai faleceu e minha mãe em 2015 também , e a escritura da casa eu sei que foi feita , porem eu procurei e não encontrei, como posso consegui uma 2 via da escritura? e nesse caso a mesma terá meu finado pai como proprietário ou eu posso por em meu nome? OBS tenho dois irmãos porem FALECIDOS uma foi casada e deixou 2 filhos ja o outro foi amigado é deixou 1 filho Como posso resolver isso??? no aguardo da resposta muito obrigado
Beleza, a escritura vc pode pedir no tabelião de notas na sua cidade, com os dados do seu pai eles podem localizar a escritura é pedir uma certidão que tem a mesma validade. Para conferir se a escritura foi registrada, você pode ir no cartório de registro de imóveis onde fica localizado o imóvel, e fazer uma busca pelo nome do seu pai ou pelo endereço do imóvel, que vão localizar a matrícula do imóvel e verificar em nome de quem está. Se tiver registrado em nome dos seus pais, terá que abrir o inventário, onde vc e seus dois sobrinhos são herdeiros, após conclusão do inventário, será expedido o formal de partilha, com este documento em mãos é só levar no registro de imóveis e passar para o nome de vocês o imóvel. Para ser somente seu o imóvel, vc terá que comprar a parte deles.
Parabéns pelo seu trabalho parabéns pra você que Deus te abençoe sempre você 👍
Boa tarde que bom saber pois em breve estarei fazendo negociação para a casa própria. Obrigado pela ajuda .informação.
Show! Essa Dra. só entrega pérolas! Parabéns!
Parabéns! informações importantíssimas!
Por Favor!!! Será que podes me tirar uma dúvida? um inventariante que depois de 14 anos do espolio continua administrando os bens de forma autoritária porque é a mãe e não repassa as cotas dos alugueis para os outros herdeiros, suas filhas, deve prestar contas dos últimos 10 anos ou 3 anos? Qual a prescrição de pedi ressarcimento por não receberem sua cota mensal na herança há mais de 10 anos?
Muito esclarecedor. Obrigado, foi de muita valia
Olá doutora, o oposto também acontece, quando eu financiei um imóvel na Caixa (alienação fiduciária) paguei os impostos e o mesmo foi registrado em meu nome, porém ele continuava pertencendo ao banco, é como se fosse do banco mas com usufruto meu. Descobri que a escritura definitiva só sairia após a quitação do contrato. Ou seja, enquanto a pessoa paga o financiamento ela possui o registro do imóvel mas a escritura definitiva somente após o término do pagamento do financiamento.
É verdade o meu marido só pegou a escritura da casa quando terminou de pagar o financiamento.
Olá. Imóvel financiado, enquanto não termina o financiamento não pode ser transferido para o comprador. Ele fica alienado.
Muito obrigada por compartilhar seu conhecimento, Dra. Bastante esclarecedor!
Boa noite Dra. Gostaria de descobrir o dono de um imóvel, pois, ele deixou conhecidos meus morarem de favor para cracudos não invadirem por um tempo, depois, o dono começou a cobrar um aluguel mas não fez contrato e numa reunião com amigos lá, descobri q o casal está mal intencionado. Eles moraram durante 18 anos e a mulher falou (tenho direito sobre a casa em usucapiao) achei um absurdo pq isso eu vejo como roubo e outros ensinando a requerer esse direito. Não sei se o dono já descobriu, pq pediu a casa tem uns 5 meses dizendo q faria reforma, mas até hj não fez e a casa tá fechada, ela é enorme e o meu conhecido mesmo agora morando de aluguel em outro lugar, fica entrando na casa sem o proprietário saber, eu não sei o q ele anda fazendo lá, mas preciso avisar ao dono o q está acontecendo, essa casa vale mais de 1 milhão, dá pra fazer prédio nela e tudo. Nao acho justo o q estão fazendo, mas eu nao faço ideia de quem seja o dono. Moro no mesmo bairro, mas em rua distante no Rio de Janeiro.
Ótimas explicações muito esclarecedorecidas
EXCELENTE, COMO SEMPRE !
Muito obrigada
Dr meu pai passou um pedacinho de terra para mim e do lado outro para minha irmã.Fizemos simulacão de compra e venda que é o escritura particular.Fiz minha casa e moro com meu filho.A poucos dias fiz o registro.Porém apareceu um homem alegando que meu pai já havia vendido o meu terreno e o da minha irmã a ele.E um pelo que ele fala um pouco antes do nosso pai nos passar?
E agora meu terreno é meu ou desse homem.Ele diz que so tem escritura particular e quer fazer o registro.Mais eu já fiz no meu nome...
Estou muito decepicionada com meu pai,nao tenho pra onde ir...
Se o terreno está registrado perante o cartório em seu nome, ele lhe pertence. Se realmente seu pai vendeu, ele terá que ressarcir o suposto comprador.
Bom dia Dra,,,MT bm suas dica,,tmj
Que explicação perfeita
Brasileiro ajudando donos dos cartórios a ficarem ricos junto com o Estado. A escritura já no não valeria como registro?
Olá. Assim determina a legislação brasileira.
Quanto Tempo Demora para sair 1 Escritura de 1 imóvel. Já Fiezemsl Tudo.inventario tudo ok.esse imóvel é sistema de arrendatio.tudo no.prazo.Tudo certo. Só estou esperando sair a escritura já tá pra 2 meses na Administração da finaciadora dos Lotes.?
Comprei uma casa os antigos donos não saem do imóvel. Isso já faz quase 3 anos. Está na justiça e até agora não saiu a resposta,eles já receberam e não saem
Absurda a situação. Se informe sobre o processo com o seu advogado.
Bom dia ,e obrigado pelos exclarecimenros.
Meu pai comprou um terreno junto com meu tio. Ele morreu e a casa não tem escritura hoje moro na casa em sima do meu tio .
Tenho quatro irmãos
Meu tio não quer os outros aqui na casa por quê dois são usuários de drogas .... meu tio poderia junto comigo ajeitar o documento da casa é passar para meu nome?
Sem o consentimento dos outros? Eu ajeitei a casa todo gastei dinheiro e agora me ajude
Gosto muito dos seus vídeos
Hoje eles falam q não faz questão
As coisas mudam com tempo
Quero ver porque tenho minha família sou casado e não quero ter problemas futuramente
Olá. Bem deixado de herança pertence a todos os herdeiros.
Tendo registro atualizado de benfeitorias de uma casa e xerox da escritura é documentos para fazer inventario ou venda?
A escritura original ficou com o escritorio que atualizou a planta e inss e darf, esta correto? 10mar2024.
Tentado contato com escritorio via ws e Email, sem resposta. Faltou R$18000 de comprovante de pagamento de Inss e Darf do escritorio.
Olá, é possível a transferência de escritura de um condomínio do proprietário para a associação de moradores pulando o loteador( intermediário que nos vendeu as posses das glebas) ? O loteador comprou apenas a posse e não transferiu a escritura e nem matrícula para ele. Porque na época o que vendeu a posse era só herdeiro e agora que está fazendo o inventário e escritura
Poderão ajuizar ação de usucapião.
Ganhei um contrato de doação da prefeitura do imóvel, mas veio no meu nome de solteira , tem algum problema da entrada com nome de solteira , se precisa vender depois.
Porque está uma bagunça pra eles resolver pra mim muda o nome na prefeitura
Se ainda permanece casada, somente na prefeitura conseguirá solucionar. Contudo, mesmo com o nome de solteira, o imóvel te pertence.
Doutora sao 3 proprietaro nas estruturas 2 morrerao os erferos pode vender se tem um dos proprietarios vivos e tem mas erdeiros sem comunica pro proprietário que ta vivo
Boa tarde estou comprando uma casa que já tem escritura mais a pessoa da escritura morreu a pessoa que está me vendendo comprou a casa com a pessoa viva ainda mais não deve o trabalho de fazer transferência de escritura fez compra e venda e pegou a escritura original . Eu queria compra a casa do mesmo jeito mais queria coloca uma reposabilidade encima da pessoa que está me vendendo ser amanhã ou depois acontece alguma coisa aparece algum parente reclamado a casa a responsabilidade é dele que me vendeu a casa como posso colocar uma cláusula no contrato como explicar essa cláusula por favor ser pude me responder agradecido
por gentileza , comprei uma chácara a 3 anos e 3 meses, agora apareceu uma imobiliária dizendo que a propriedade pertence a eles , apenas tenho contrato de compra e venda, o que devo fazer, eles querem que eu desocupe o local ,o imóvel também não está no nome da imobiliária ?
Se o imóel não está no nome da imóbiliária perante o cartório de registro de imóveis, não deve sair até que seja determinado por um juiz.
Bom dia. Uma dúvida!
Não fiz o registro por conta de troca do município, meu terreno que comprei está em uma divisa de município, e a prefeitura não me deu o itbi porque disse que estava em município errado. Fiz todos os requisitos para mudança de município, e depois de 5 anos consegui fazer o registro. Minha dúvida... os gastos e transtornos que tive com tudo isso, o antigo proprietário teria que me pagar?
Vendi uma casa minha casa minha vida foi uma doação porq eu morava em área de risco,só que vendi e vim embora pra minha cidade é nao tinha ainda recebido a escritura da casa,no caso a casa ainda é minha???
Provavelmente sim. Deve verificar junto ao municipio onde está localizada a casa.
Gostei muito dessa explicação,.dra vc poderia me tirar uma duvida por favor. Moro no imovel comprado pelo pai, porem esse imóvel não ta registrado no nome dele, ainda está no no.e do antigo dono, sendo assim.meu pai tem a autoridade de me tirar desse imóvel?
Se ele possuía a posse direta do bem, pode sim.
Boa noite registrei uma escritura de imóvel e coloquei. Meu filho como procurador ele tem como vender o imóvel sem a minha. Permissão
Bom dia dr eu quero fazer usucapiao de uma residência, o dono foi para Londres e não registrou o imovel na época era um terreno, agora e uma residência, e nao consta residência nos documentos construida,deixou contas de água e IPTU de 3anos atrás bem no início da pandemia já fui no cartório de registro e consta dívida ativa ônus, e por onde eu começo? Já tem um advogado público fazendo o inventário do meu pai não sei se posso ,contratar outro
Pode contratar um advogado ou mesmo outro defensor público.
@@SEUDIREITOonline obrigada doutora
A casa está no nome da mãe e do meu pai , meu pai pulou a cerca rsrs , qual procedimento para a casa ficar só no nome da minha mãe ? E com o consentimento dele !
Bom dia
Me tira uma dúvida por favor.
Moro numa casa de herança do meu pai,so que meu tio dizia que era dele e entrou na justiça para pegar,ele usou um recibo antigo para isso.estamaos na justiça até hoje so que eu fiz o usucapião e a 2 anos está registrado.
A pergunta é como eu moro na parte de baixo e ele na de cima.
Posso trocar a fechadura do lado dele, pois eu já tenho o registro de como e meu.
Se na ação de usucapião ficou determinado seu direito a toda a propriedade, pode sim.
Dra. Eu comprei uma chácara em dois no meu nome está comprador. E o meu parceiro no nome dele está suisufruto então que é dono
Não compreendi sua pergunta.
Infelizmente, situações em que os compradores, posteriormente a aquisição de um imóvel, passam por apuros, é mais comum do que se imagina.
Lamentavelmente, grande maioria das pessoas tem a mania de deixar as coisas pra depois, e muitas das vezes esse "depois" leva anos, daí surpresas e acontecimentos desagradáveis acontecem.
Como diz o jargão popular, "a justiça não socorre os que dormem".
Problema do Brasil é o seguinte: complexidade para tudo
@Hulk Real concordo
@@hulkreal6393 Esse pode ser o problema do Brasil. O do brasileiro...é procrastinar...ou resolver tudo "de boca ", na maioria das vezes. Depois...não sabe porque tem dor de cabeça.
Meee ajuda por favor, tô sem dormir já
Meu pai tem um lote e meu vô outro, porém no mesmo terreno
Existe 2 escrituras registraras em cartório
Porém a engenheira da prefeitura quer a planta da casa que existe no lote do meu vô dentre outros documentos, pedindo pra entrar com o lote todo e por aí vai…minha dúvida é, o lote do meu pai ele quer construir, por que a engenheira está pedindo os documentos da casa do meu vô pra poder liberar a obra no lote do meu pai?
O caso e a situação do imóvel deve ser analisado criteriosamente.
O terreno do meu pai é registrado em cartório ele quer fazer a doação do terreno pra mim mais o cartório não encontrou o registro o que fazer.
Deve verificar em qual cartório o imóvel está registrado. Podem exisitir vários cartórios de registro em um a cidade.
@@SEUDIREITOonline obrigado
E quando e feito a matrícula e verbacao
Olá. A averbação é uma maneira de dar segurança de que o imóvel será vendido para a pessoa que averbou. Mas a propriedade somente é transmitida com o registro.
Boa tarde!eu rematei um imóvel.e os antigo entro na justiça pra anular o leilão.ja tem 4 anos.e já registrei.tem perigo deu perder a causa?
Depende dos motivos e documentos paresentados no processo.
Beleza, mas no meu caso tenho o imóvel e não consigo registrar, o cartório fala que ta registrado como rural, só que eu pago iptu, ai a prefeitura local fala que é rural mas é considerado urbano, pode isso?
Dr. Tenho uma dúvida. Compramos um terreno de meu tio, tenho já a escritura ,com o carimbo de cartório de imóveis . Mas ele veio a falecer e eu não tinha pago ainda. E não tenho contrato.fizemos parcelado por boca mesmo. Ele não tem filhos e nem esposa. A dívida morre? Ou tenho que pagar para as irmãs dele?
Moro em casa a 26 anos,ela tem escritura definitiva no nome de outra pessoa, como faço para passar para o meu nome?
Através de ação de Usucapião.
Boa tarde Doutora. Estou olhando um terreno para comprar e o vendedor me falou que não tem escritura do terreno mas que recebeu como parte de uma herança. Quais cuidados devo ter antes de pagar por esse terreno? É após ser feito o pagamento e o registro desse terreno no meu nome, alguém(familiar do vendedor ou outra pessoa) pode entrar com alguma ação na justiça requerendo o terreno de volta?
Se o imóvel já foi transferido para o nome do herdiero vendedor, poderá comprar. Caso a transferência não tenha sido feita, estará sim correndo um risco de comprar somente de um herdeiro.
Quando e caso de herança, e depois de feita a partilha de comum acordo com irmãos, um deles, entrou com ação em justiça dizendo que foi enganado por sua mãe, o que não aconteceu.
No caso ele separado de sua mulher, e ela ficou na casa até hoje, sendo que o herdeiro era ele.
Mas o juiz acabou anulando a partilha, e agora?
Expulsou meu irmão da casa, através de falcatruas, ficando ele até sem onde morar...
Pelo tempo que essa mulher mora lá, ela passa a ser dona da casa?
Mora com outro homem, e uma filha que não é de meu irmão.
Como fica tudo isto?
Olá. Deve ser feito inventário judicial e notificar extrajudicialmente a ex-esposa para pagar aluguel enquanto não finaliza o inventário e partilha.
nesse caso em nome de quem é pedido o aluguel? O ex marido ou ele e nós irmãs?
Lembrando que a ex mulher fez várias reformas na casa. Como fica isso?
Nós somos herdeiros, a dúvida é essa:
Em nome de quem colocaríamos essa casa?
No do meu irmão?
O que viria acontecer depois de tudo pronto com a ex esposa?
Metade da casa para ele e outra para ela?
Para nós é tudo muito confuso, nos dê uma luz por favor.
@@malucalderaro9021 É uma situação que precisa de análise detalhada.
Boa noite.Tem um imóvel próximo a minha casa e a dona quer vende lo a mim.Acontece que a proprietaria recebeu esse imóvel de doação.Doação essa de um sr de aprox 90 anos o qual ela era cuidadora e este sr.Era viuvo, sem filhos, sem irmãos vivos.A familia entrou na justiça pedindo que seja desfeito a doação.Acontece que agora o imovel ja esta registrado no nome da pessoa e ja faz seis meses que o doador morreu e que ela tem o imovel e a ação foi ajuizada agora.Pergunta-se : ela corre o risco de perder o imovel, o juiz pode cancelar a doação, posso comprar o.imovel sem risco de perder o sinal.
Angela, ela só corre o risco se a doação for anulada, se fora provado que o doador idoso não estava em pleno gozo de as suas faculdades mentais, manifestação de vontade própria. ( propriedade de capacidade intelectual geralmente caracterizada pelo bom uso da razão). Ele podia ter 1000 anos. Que a doação é a válida. Tem que estudar o processo, procure um advogado.
Sou viúva adiquiri o imóvel por usocapeao no meu se eu quiser vender meus filhos tem que assinar ? Ou não precisa.
Meu pai deixou uma escritura no nome de 3 filhas mais não deixou testamento somos dona do imóvel?
Sim. Devem apenas registrar o imóvel para serem reais proprietárias.
Olá! Tudo bem?? Meus pais tem o registro do lote, mas a casa não! Como sou o filho e ajudei a construir a casa, eu posso registrar o imóvel como dono?? Muito obrigado.
Não. A construção poderá ser regularizada mas o imóvel será de seus pais.
Boa noite tudo bem?
Poderia me tirar uma duvida por favor?
Apos ir ao cartório de registro de imoveis e o cartório averbar na matricula do imovel o cancelamento do Onus. E ja estiver com a escritura.
Gostaria de saber se a pessoa pode vender no mesmo dia o imovel?
Depende. O caso deve ser melhor analisado.
Tô passando por uma dessas como faço
Boa noite comprei uma casa com carta de credito pela prefeitura ainda estou pagando, me divorciei mas essa casa náo entrou no divorcio, e casei de novo, quando eu terminar de pagar esta casa e tirar a escritura o nome da minha atual esposa entra na escritura? detalhe quando eu comprei esta casa eu ainda nao era casado com ela
Bom dia doutora , comprei um lote em 2016 , fiz escritura , paguei o ITBI em meu nome e passei o iptu para o meu nome , porém ao dar entrada no rgi , o mesmo caiu em exigências no cartório , pois a empresa que me vendeu se juntou com uma outra do mesmo dono anos atrás e sendo assim o cartório não reconheceu , estar na justiça esperando o tal veredito , nesse caso mesmo assim corro risco ?
Já murei o lote , fiz e tenho todo o projeto da casa legalizado na prefeitura tbm , por favor se poder me dê essa ajuda .
Olá. Se já ajuizou ação, deve aguardar.
@@SEUDIREITOonline obrigada doutora boa noite.
como eu posso fazer um inventário sem gastar muito
Isis.
Mas se a pessoa ter a0enas a escritura e viver pacificamente na casa por 10 anos ou mais.
Ela não se tornaria possuidora por usucapião caso alguém questione a posse do imóvel? Como por exemplo, credores querendo buscar o imóvel como você mencionou no exemplo.
Se um imóvel tem a escritura, possuí o bem por mais de dez anos, se a posse for questionada, o possuidor que não registrou, pode alegar usucapião e se tornar dono mesmo sem o registro?
Olá. Para se tornar dono através de usucapião, deverá ajuizar a ação antes da posse ser quesionada na justiça.
@@SEUDIREITOonline Obrigado pela atenção Dra.
Em pleno Domingo à noite e eu consegui a atenção de uma advogada renomada.
Acho que sou um homem de sorte.
CERTIDÃO DE INTEIRO TEOR DEPOIS DE REGISTRADO .ESTE COMPROVA
Bom dia, eu já fiz uma pergunta anteriormente, deixa eu me explicar melhor, eu moro a 30 anos nessa propriedade na metade, comprei a outra metade a 8 anos, só que existe uma escritura no nome da antiga proprietária, a pergunta é pode transferir para o meu nome a escritura definitiva?
É possível. Depende do cartório e da prefeitura se será necessário fazer a retificação de área.
Olá, Dra. Poderia me dar uma orientação? Tenho uma sentença em meu favor de um processo de usucapião. O mandado para registro do imóvel já chegou ao cartório e foi cumprido. Gostaria de saber que documento eu devo solicitar ao cartório para ter em mãos como comprovação de que sou proprietária.
o novo registro do imóvel constando seu nome como proprietária.
@@SEUDIREITOonline grata!
Boa tarde !
Alguém poderia me tira uma dúvida... Eu gostaria de saber se é possível fazer a transferência de um imóvel para outra pessoa sem que ela esteja presente no cartório na hora do processo.
É que estou pensando em compra uma casa em outro estado do que moro atualmente, e queria saber se teria como transferir pro meu nome sem eu estar lá junto com o vendedor no cartório 🤔
Pode através de procuração por instrumento público, feita em cartório.
@@SEUDIREITOonline Como eu faço isso 🤔
É só eu ir em um cartório aqui onde moro e explica a situação? Ou o vendedor que faiz lá no cartório onde está localizado o imóvel?
Uma dúvida poço pagar pra um advogado fazer a escritura publica e depois o registro de imovel ele(a) faz?
Por exemplo Meu pai morreu e minha mãe é viva certo, meu pai tem escritura, mas não tem RGI, o que eu faço doutora?
Olá, doutora! Tenho uma questão na justiça. Queria pedir orientações suas. É um caso muito complicado. Tenho medo de perder meus únicos bens de herança por ganância de um tio.
Dra. Onde atende seus clientes?
Se eu comprar uma casa com escritura preciso estar com o vendedor do imóvel na hora de concluir o registro???
Não. O vendedor precisa estar presente somente no ato da escritura.
@@SEUDIREITOonline obrigado
Oi tenho um casa quero vende ela mais não tem escritura
Doutora,
Pode existir 2 documentos de cessão de direito de um imovel?
Comprei um imovel de herdeiros que está na justiça pra fazer o inventário.
Mais fiz tudo pelo cartório e tbm a cessão de direito e apareceu outro dono que as herdeiros vendeu e chegou no imovel falando que era o dono.
O que faço?
Pois tenho a cessão de direito e já incluir meu nome e da minha esposa no inventário.
Estranha a situação. A cessão de direitos hereditários para ter validade jurídica deve ser feita em cartório. Uma delas deverá ser anulada.
Valeu 🆗👍!!!!!!!!!!
Boa tarde dtr, eu me tira uma dúvida,eu comprei um terreno aqui onde eu moro a mais de dois anos, agora apareceu uma pessoa falando q o terreno perte a ele a mais de 20 anos, mais eu comprei de uma rapaz q tinha a minuta do terreno e fomos nos dois até a imobiliária e fizemos a transferência da minuta pro meu nome, e em seguida eu fiz a inscrição e o registro geral do terreno, ou seja está todo documentado, vc acha q eu posso ainda perder meu terreno? Sendo q a pessoa q disse q era o dono nem provou nada até agora e eu tenho tido até o registro
Se averbou o contrato no registro do imóvel, certamente sua negoicação está correta. Para ter mais tranquilidade, poderá conferir no cartório de registro de imóveis em nome de quem consta como proprietário.
@@SEUDIREITOonline ok está em meu nome direitinho já pago até o iptu dele,mais como te falei apareceu essa pessoa falando q tem documentos do terreno mais não apresentou, pois o terreno não pode ter dois registro não é isso? Agora não sei o q faço pois estou querendo por um muro lá. O q devo fazer? Pois quando eu for levantar o muro com certeza elas iram lá questionar, só lembrando q eu tenho o registro do terreno e escritura
Doutora uma dúvida, tenho uma casa quitada, quero fazer troca por uma chácara. Porém a dona da chácara falou que a chácara tem escritura mas falta registrar. Posso vir a ter problemas futuros? A dona da chácara tem que registar a chácara dela antes de vender pra mim ou não precisa??? Obrigada.
Deve analisar a situação registral da chácara antes de realizar o negócio para evitar problemas futuros.
Doutora minha sogra ganhou umas ERANCAS DE ERMAOS ENPRIMOSVE ERMAO QUE MORREREM E TINHA 3 PROPRIETARIO ESB2 MORREU PPODER OS FILHO DE UM DESTE PROPRIETARO VENDER O IMOVEL POIS TEM UM DOS PROPRIETARIO VIVO OS FILHOS DOS OUTROS PROPRIETARIO AQUIELE FILJO DELED PODE VENDER O IMOVEL SE TEM MAS UM PROPRIETARIO VIVO
Não pode. Deve ser feito inventário para a devida partilha.
Parabens
Vixe maria!!
Doutora tenho um caso bem complexo aqui, aconteceu o seguinte o seu Ivo era solteiro e vendeu um imóvel lavrou a escritura no cartório de notas,lavrou dia 06/11 a venda e no dia 09/ 11 do mesmo mês seu Ivo se casou no regime universal de bens, e o comprador registrou o imóvel somente dia 24/11 do mesmo mês, segundo o tabelião a esposa do seu Ivo passou a ter direito em 50% deste imóvel porque segundo o tabelião o imóvel do dia 06/11 até dia 24/11 ainda era de propriedade do seu Ivo, 2 advogados falaram o mesmo que o tabelião, o que a senhora acha desta situação???
Tenho o mesmo entendimento.
@@SEUDIREITOonline obrigado.
Boa noite , quero saber se posso incluir uma pessoa na escritura ou seja um imovel com socio , qual procedimento ? Tem algum detalhe impportante a se observar ? Obrigado!
Não serão sócios, serão proprietários do mesmo imóvel.
A Sra esqueceu.que a pessoa mesmo registrando.ainda pode perder. Se foi comprada pessoa física .um ano.e de jurídica 2 anos..EXEMPLO EU comprei um lote de um Sr e ele entrou com recuperação judicial.eu construí.uma casa.( minha casa minha vida) o financiamento foi reprovado.ppr que o antigo dono estava com processo judicial.ai estou esperando completar um ano da comprae registro.p poder vender.Todo cuidado é pouco.
Depois que assina a escritura, o vendedor pode desistir da venda?
É possível solicitar o distrato de escritura pública não registrada através de requerimento das partes interessadas ao cartório de notas. Se já foi registrada, só é possível através de ação judicial.
Boa Noite Dra
Estou vendo um terreno e gostaria de saber, vou fazer "Escritura de Compra e Venda", é assim que fala? Então para Escritura de Compra e Venda, meu esposo precisa assinar? Somos casados em comunhão parcial de bens.
E corro o risco de má fé, igual a sra disse? Como posso saber se tem dívidas no imóvel? Vai ser parcelado por 120 meses, corro o risco de perder estes valores caso o dono adquirir dividas neste período?
Obrigada
Olá. Deve verificar no cartório de registro de imóveis se existe algum impedimento; na prefeitura se existe dívida de IPTU e, principalmente no forum da cidade onde moram para saber se o vendedor está sendo processado. Assim, terá certexa que está fazendo uma boa compra. O ideal também que averbe o contrato no registro do imóvel para ter maior segurança jurídica.
@@SEUDIREITOonline OBrigada!!
há! kkk. No caso sou casada em com comunhão parcial de bens, meu marido tem que assinar este contrato e averbação?
Bom dia Dr!
moro em pindamonhanga interior de SP
estou com 2 escrituras de 3 terrenos localizados em Mogi das cruzes,total 1500 metros, registrados no nome do meu Bisavô!
devido a condição financeira nao conseguimos ir atras,por falarem pra gente que já estava perdido, dava medo de gastar dinheiro atoa,
meu avô veio pra pinda e recebeu o aluguel durante um tempo mas depois não coneguiu receber mais,devido a idade pra ir la não sei,
nós nem sabíamos desses terrenos!
consegui as escrituras a poucos meses!
liguei no cartório de imóveis de Mogi das cruzes
Falaram que ta tudo OK com os registros la!
*Pesquisei no Jus Brasil
e consta um processo Com nome do meu Bisavô como tentativa de fraude!
alegam que compraram do meu Bisavô esses terreno em 1956 mas meu Bisavô morreu em 1955 a segunda audiência foi em 2021,
será que à a posibilidade de minha mãe conseguir essas terrenos?
devido a essa tentativa de fraude?
pode dar alguma chance, porq ja se passaram alguns,e anos e ai pessoas falam pra gente que não temos mais direito,
Desde ja meu muito obrigado!
Difícil prever. Dependerá das provas levadas para o processo.
@@SEUDIREITOonline
Muito obrigado Dra pela atenção!
eu tava pesquisando após ver o vídeo da senhora,
e vi algo sobre a súmula 487 se nao me engano, que diz, que quem tem o registo de imóveis tudo certinho por regra terria o direito,
o proceso no Jus Brasil,
fala que uma pessoa alega que comprou do meu Bisavô após a morte de oque é impossível, porisso o juiz deu como tentativa de fraude!
e o outro homem alega que é herdeiro porq morou com a mulher que morou com meu Bisavô, que era viuvo mas não se casou novamente!
será que isso pode dar alguma chance de entrarmos com um processo?
desde ja muito obrigado!
Meu filho. Contratem um advogado especializado nessa área. Não fiquem ouvindo "curiosos palpiteiros".
QUAL CONTATO, PARA FALAR COM ESCRITÓRIO? GRATO .
Olá. Envie sua dúvida para o e-mail que está no link abaixo do vídeo.
A escritura da minha sogra tá no nome dela e da filha dela isso é normal,tem como separar?
Depende. O caso deve analisado.
Boa tarde, preciso dá entrada em um inventario mas só tenho xerox da escritura como proceder?
Tira a Ônus Reais
Se já existe uma escritura, tem como passar o meu nome?
Basta levar a escritura no Cartório de Registro de Imóveis e registrar o bem em seu nome.
Doutora, meu esposo comprou um lote,com 10 de frente e o outro 5 metros ficou pra minha cunhada,depois ele adquiriu esse 5 metros da mãos delas só que ela entregou apenas os documentos do lote ,mais não colocou no nome dele ,agora ela faleceu deixou dois filhos. Já construímos no lote todo a 18 anos ,o que podemos fazer.
Usucapião
@@franciscodeassisgomes110 vc quer dizer usucapião
Minha irmã só tem o contrato de compra e venda, os filhos dela podem registrar o imóvel no nome deles? Obrigada
Olá. Podem desde que ajuízem ação de usucapião somando com o tempo de posse da mãe.
Obrigada?
Pode 3 pessoas ser proprietário de apenas um imóvel?
Sim. Ficarão em condomínio.
@@SEUDIREITOonline o que seria Condomínio?
@@Priscilaporai Serão proprietário conjuntamente.
Eu moro a 35anos nessa casa,minha irmã cuidava,mais o filho dela deixa eu ficar morando, só que minha irmã faleceu,meu sobrinho nao mora nessa casa,qual meus direitos?Meu nome é Áurea
Dalila vc já morou 35 anos... só gratidão por essa irmã maravilhosa.
Bom dia Doutora o inventário tem prazo pra entrar? E paga multa?
Olá. O prazo para para abrir o inventário é de 60 dias da data do falecimento do dono do patrimônio e há cobrança de multa pelo estado se foi ajuizado após este prazo.
Posso financiar com escritura pública?. Ou preciso de outro documento para isso?. Grato!
Olá. Postei um vídeo sobre o tema e deixo o link abaixo:
ruclips.net/video/70rmbEKU_ZI/видео.html
@@SEUDIREITOonline Assisti!. Grato..... APROVEITANDO...... Sítio, chácara e fazenda, são considerados como CASA ou TERRENO?.... Fui simular um financianento para imóvel usado, na caixa e me informaram que não estão financiando terrenos, apenas casas. 😣
É muito caro para registrar ?
Depende do valor do imóvel. Deve verificar no cartório de registro de sua cidade.
Bom dia dra, antes do meu Companheiro falecer ele faz uma
Troca de um pedaço do sitio onde moravamos
Por um lote urbano é que eu tinha
Um imovel que adquirir de um programa de governo em 1989 era um
Bem de família e foi vendido para investir no sítio e ele muito honesto
Fez essa troca para me devolver o meu que foi vendido, no ato do negocio foi Passado em cartório uma procuração em causa própria irrevogável e irretratável isento de prestação de contas, só em meu nome
Como solteira aí com a morte dele eu
Com essa procuração levei ao cartório
E foi lavrado uma escritura pública de seção de direito depois levei ao cartório de registro. So que quando fui
Abrir o inventario o meu adv. Disse
Que teria que colocar tudo no inventário para que eu fosse a inventariante, aí coloquei depois
O mesmo ad. Tentou excluir sem êxito
O juiz pegou a Tese dos herdeiros que
O imóvel é um bem sub rogado que é um pedaço do sítio e o sitio era do pai deles e que o sitio foi para a separação dos país deles que ficando com o pai deles na separação e que
O sitio foi adquirido em 1992 e a minha União estável pos morte foi de 1996 a 2012, 2012foi o falecimento do pai deles. Que antes eu era apenas AMANTE impuria concubina.
E a juizada que ja passaram por o
PROCESSO de inventário so acreditam
Nessa tese dos herdeiros
Toda prova que coloco não vale nada
E ainda dizem em suas decisões que
Os recursos que entro é que estou protelando o processo teve um juiz
Que até me advertiu de me Tirar de
Inventariante.
Gostaria de saber o que fazer
Se ainda posso excluí esse imovel do inventário. Dra. Como posso falar com você.
Cristina, minha opinião, entrar com ação de usucapião, mais sem trancar a ação de inventário. Pelo seu tempo de posse, já está configurado, que você possui os requisitos para pleitear o usucapião extraordinário.
@@gilvanbastos4962 Dr. Os adv. Na época
Que viram a besteira que fizeram abrindo o inventário e colocando a procuração Do lote, tentaram excluir
Lá no próprio inventário sem éxito.
Aí na época a juiza do inventário
Deu uma DECISÃO dizendo que
Estava dando brigas de interesse
Da companheira com os herdeiros
Sabe o que ela fez, mandou Fazer
A União estável pos morte, aí a juiza
Que estava com o PROCESSO da União
ESTÁVEL deu uma SENTENÇA me
Concedendo de 1996 a 2012, e os
Meus advs. perderam o prazo do recurso
Porque na inicial tinha muitas provas.
Acho que isso me prejuficou bastsnte.
E o sítio o MEU companheiro tinha uma
Procuração de 1992 que na época ele
Ainda era casado e os outorgantes
Também eram casados, só que em 1996
O casal que tinham outorgado a procuração ao meu companheiro se divorciaram e na inicial da separação
Eles não sitaram nada sobre o SÍTIO
E o SÍTIO continuou registrado em nome
Deles.
Corremos a tras sem sucesso.
E o meu companheiro em 1997. entro
com a separação litigiosa VINDO a
Separação so no começo do ano de
2001.NÓS já estávamos juntos e morando no SÍTIO
E em 2011, o dono do sítio Apareceu ele e sua ÉS moram em SP. Ele veio para regularizar a situação depois de 19 anos
Porque continuava registrado em nome
Dele e de sua ÉS MULHER.
Ai o MEU COMPANHEIRO mandou
Que ELE fosse no cartório comigo
Para fazer o que fosse necessário
Só em MEU e no cartório ele outorgou
Uma procuração em causa própria irrevogável e irretratável isento de prestação de contas em meu nome como SOLTEIRA. Faltando a ANUÊNCIA
Pois ele já estava casado com outra.
E FOMOS também no cartório de registro fomos informados LÁ que
Precisaria para regularizar a situação
OUTRA procuração da ÉS MULHER
Do outorgante igual a que ele havia outorgado em meu nome.
Aí o outorgante deixou escrito a mão
Se comprometendo em mandar a ANUÊNCIA da SUA ATUAL ESPOSA
E a OUTRA procuração da da SUA ÉS MULHER.
Passaram-se 7 meses e meu Companheiro faleceu em JANEIRO de
2012, abrindo o inventário em mês 2 foi
Colocado as duas procurações.
E la eles colocaram que estava em andamento a regularização dos imoveis
Ninguem reclamou.
E nisso os meus advogados tiveram
A IDÉIA de entrar com uso capiao.
Logo em 2012. Saindo a SENTENÇA
Do juiz do uso capiao em DEZEMBRO
De 2016, me negando o uso capiao
E me EXCLUÍDO do PRÓPRIO PROCESSO e mandando passar para
O espólio. VOCÊ tem que ler o alegado
Do juiz. Aí os Meus advs apelaram
E lá no segundo Grau foi outra tragédia
Me negaram unânime a relatora
Disse que eu havia pedido o uso capiao
So pra mim.
Aí os advs. Entraram com embargos de declaração sabe o que a desembargadora disse. Que eu teria
Sido convidada para morar com o meu
Companheiro no SÍTIO.
Aí Veio a curadoria de ausentes deu vício procedimental anulou o acórdão
Foi devolvido para a vara de origem e
O PROCESSO ficou engavetado la
Por uns 8 MESES.
Aí um dia eu olhando o andamento
Um OUTRO juiz lá da vara TINHA
Mandado um OFICIO PRO cartorio
De registro. Mandando registrar em
Nome do espólio EU na Época era
A inventariante e o JUIZ mandou
O NOME de um herdeiro, dizendo ser
O ATUAL inventariante, aí a minha
Adv. Fez uma petição e o juiz se retratou
Dizendo que tinha se equivocado e mandou um outro ofício la pro cartório de registro.
Aí o meu adv. Entro com um RECURSO especial no STJ sobre a DECISÃO da desembargadora quando ela disse
Que a companheira foi convidada para
Morar no SÍTIO.
Dr.
Me desculpe por ser tão grande
O relato.
Havia esquecido e por orientação dos
Meus advs. Como na época da sentença do juiz me excluiu do PROCESSO de uso capiao eu havia
Recebido a ANUÊNCIA e a procuração
Da ÉS MULHER do outorgante e a SENTENÇA não AINDA TINHA transitada em julgado com as procurações fui ao cartório escriturei
O SÍTIO e DEPOIS FUI ao cartório de registro de imóveis ISSO em abril de 2016,tanto o LOTE e o SÍTIO ESTAO REGISTRADOS em MEU nome COMO SOLTEIRA e estão la no inventario e agora recente caí de inventariante é agora um dos herdeiros ELES querem ver o capeta e não a mim . E recentimente o juiz deu uma DECISÃO pedindo para que eu explique como registrei os dois IMÓVEIS e DIZ o juiz que não sou meieira se não me engana
Estou concorrendo com os HERDEIROS, Dr. TUDO que tem de benfeitorias no SÍTIO foi eu e o falecido que construímos. Dr. O JUIZ do inventário me deu DIREITO REAL de habitação.
Em caso de óbito em inventário se o registro for em nome.de outrem, somente com escritura, se faz inventário? Ou pertence ao quem está com o nome no registro?
Imóvel somente de posse ou com escritura pode ser inventariado. Já postei um vídeo sobre o tema e deixo o link abaixo:
ruclips.net/video/jmDBOeNEyLU/видео.html
A inscritura tem dois donos .
Eranca quebela dssse quetýuu
Boa tarde uma duvida meu pai faleceu e minha mãe em 2015 também , e a escritura da casa eu sei que foi feita , porem eu procurei e não encontrei, como posso consegui uma 2 via da escritura? e nesse caso a mesma terá meu finado pai como proprietário ou eu posso por em meu nome?
OBS tenho dois irmãos porem FALECIDOS uma foi casada e deixou 2 filhos ja o outro foi amigado é deixou 1 filho
Como posso resolver isso??? no aguardo da resposta muito obrigado
Beleza, a escritura vc pode pedir no tabelião de notas na sua cidade, com os dados do seu pai eles podem localizar a escritura é pedir uma certidão que tem a mesma validade. Para conferir se a escritura foi registrada, você pode ir no cartório de registro de imóveis onde fica localizado o imóvel, e fazer uma busca pelo nome do seu pai ou pelo endereço do imóvel, que vão localizar a matrícula do imóvel e verificar em nome de quem está. Se tiver registrado em nome dos seus pais, terá que abrir o inventário, onde vc e seus dois sobrinhos são herdeiros, após conclusão do inventário, será expedido o formal de partilha, com este documento em mãos é só levar no registro de imóveis e passar para o nome de vocês o imóvel. Para ser somente seu o imóvel, vc terá que comprar a parte deles.