Esse livro me tocou tanto que demorei 6 meses para terminar de ler, porque cada parte me fazia refletir sobre a minha vida e sobre as minhas escolhas, é um livro sobre espera que te faz pensar sobre o que afinal você está esperando!
São 197 páginas que chegam com os dois pés no peito do leitor. Que bela obra! Uma reflexão que ficou muito latente: toda escolha implica renúncias. Nossa! Livro da vida.
Como não li tantos livres assim, esse foi um dos mais marcantes. Um dos poucos que mantenho comigo. Concordo com você: o capítulo final é algo de um arrebatamento de tirar o fôlego, não li nada parecido em nenhum outro livro, talvez em A Morte de Ivan Ilitch, de Tolstói.
Você tem um dom incrível! Nos dá a vontade de beber cada página dos livros que você resenha como uma água no deserto da vida! De fato, nos desertos da nossa vida, nos perdemos esperando a grande batalha! Ela virá? Somos um Júlio César nos lamentando que na mesma idade Alexandre já tinha conquistado o mundo? Fomos feitos para grandes feitos e grandes batalhas! O Ler Antes de Morrer é um desses feitos! Deus te ajude nas batalhas dos teus sonhos!!!
Esse livro é fantástico... tá com certeza no meu top 05 livros da vida... tem uma cena no final - uma cena espelho de uma do inicio - que quando você lê, fica completamente arrebatado pelo poder desse texto... é maravilhoso.
O livro lida com perguntas essenciais que todos nós fazemos, em um período ou outro de nossas vidas. “O Deserto dos Tártaros” é um livro impressionante, ideal para leitores mais maduros e que curtem narrativas existencialistas.
Li esse livro em janeiro, posso dizer que a historia é uma lição e tanto. Terminei o livro angustiada, senti toda a solidão e angustia do personagem. Fiquei quebrada com o desfecho da história. É um livro maravilhoso nos ensina muito sobre a vida.
Eu terminei esse livro pensando "que que eu tô fazendo da minha vida, meodeos". Passaram-se alguns anos, e eu continuo com a mesma sensação. O deserto, afinal, nunca sai da gente.
Que resenha primorosa! Percebo que eu e muitos amigos vivemos essa inquietação de estarmos perdendo os melhores anos da vida em prol de uma "guerra que nunca chega". Fiquei muito interessado por esse livro; parece ser exatamente a mensagem que eu ando precisando ouvir
De modo muito competente, a rotina nos deixa em uma zona de conforto a ponto que perdemos a vontade e a coragem de ter um olhar para o desconhecido... sempre adiando novos objetivos, quando nos damos conta, tanto tempo já passou...
Cara isa, li esse livro( até comentei no seu insta ao vc mostrar que leria) li qdo estava 01 ano da aposentada e vivia em mim uma sensacão que não me mexia, que o tempo atravessava lento mas firme e eu sabia que ele (tempo) não retornaria e so avançava e que esse "avancar" dependeria de minha reacao pra a vida... Ótima e inesquecível reflexão essa leitura, pra mim... Um livro que ficou e viverá pra sempre em mim! Sucessos, linda Isa🌷
Terminei este livro hoje... Sensacional... Logo após de ler a Morte de Ivan Ilitch de Liev Tolstói... Ambos livros tristes, más que nós tras para a nossa realidade...
@@ste23456, depende muito de pessoa a pessoa, mas eu amo desde que entrei no início do ano que passou. Tem os encontros presenciais, o aplicativo exclusivo, as discussões de cada livro. Muito bom.
Olá, Isa. Quase nunca deixo as minhas impressões aqui, por nem sempre ter o que dizer diante de suas resenhas mesmo. Acompanho seu trabalho desde o primeiro vídeo e fico surpresa em todas as vezes que separo um tempinho para te assistir. Com este vídeo, sobre um dos contos de Clarice Lispector, então, fui ao ápice. Sua narração é belíssima. Suas impressões são excelentes e provocam reflexão em todas as aparições aqui. Obrigada por dedicar o seu tempo a isso! Você tem sido um ótimo recurso quando vasculhou conteúdo pelo RUclips. Desta vez, fui da revolta à emoção e é sempre um privilégio compartilhar desses sentimentos por aqui. Obrigada e siga em frente!
Aproveitei a quarentena por conta do coronavírus para lê-lo. E digo que não poderia ter sido em outro momento para devorar cada página dessa obra prima. Estamos em casa, o tempo passa, muitas coisas acontecendo lá fora e nós a espera da cura para esse vírus (ou que pelo menos, não sejamos contaminados), enfim. Uma baita reflexão essa leitura nos levanta! Parabéns pela resenha Bela, abraço!😍 #fiquememcasa #usemascára #secuidem
Eu peguei esse livro pra ler de burra (o Anonymous Gourmet falou dele quando minha mãe tava assistindo há uns dois anos dizendo que era fantástico e eu ouvi, achei que era de fantasia e comprei curiosa kkkk) e acabei ele completamente em choque com como um livro tão curto pode ser tão impactante. É um dos meus livros favoritos de todos os tempos e volto pra reler trechos até hoje pra tapas na cara ocasionais pra acordar pra vida e prestar atenção no agora. Muito recomendado mas cuidado que o tapa é violento
Bom.ler esse livro na maturidade. E olhar para trás e ver que valeu a pena porque o filé da vida, vida boa mesmo é o amor ao próximo. Próximo mesmo e próximo semelhante .
essa é uma das obras que eu mais recomendo aos meus alunos; e a partir de hoje recomendarei este vídeo como complemento à leitura. obrigado, Isabella, por enriquecer meu trabalho! compartilhando ⏳⏳⏳
Li o livro há uns 10 anos em apenas 24 horas. Um texto maravilhoso, simples, visceral. Mais do que a impotência do humano diante do tempo, o livro me leva a pensar no que realmente não somos, no quanto deixamos de viver e de fazer porque baseamos nossa vida apenas naquilo que poderá ser. O tempo passa e as aspirações esbarram na realidade até que fiquemos convencidos de que jamais teremos ou chegaremos onde queremos. O deserto é a parte da nossa alma nutrida e alimentada pelo consumismo, pela igreja, pela moral decadente, pela elite e pela classe dominante, que nos oprime e nos transforma em fantasmas, passivos, mansos e sempre à espera de tudo que jamais será. Promessas que jamais serão cumpridas.
@@ilanesilva1511 Olá! o livro é bem compacto, tem apenas 170 páginas. É tão empolgante que você não quer parar de ler. Até nisso o escritor foi inteligente - te prende até o final. Expectativas, entende? Mas não espere atos heróicos e amores extremos. Não é uma histórinha de amor.
Tive a sorte de até os 38 anos poder ter viajado bastante. Agora estou aposentado, e digo sem medo de errar: não é na rotina que tudo se acaba. Isso é um engano induzido pelo caldo de cultura em que vivemos. Pelo sim, pelo não evito ler Kafka e Maquiavel, embora tenha lido um livro do primeiro. Por outro lado, admiti Nelson Rodrigues reconhecendo que há coisas que não desejamos e outras que até as praticamos nas relações entre as pessoas. Obrigado pela sugestão de leitura, essa foi pra lista!
Gosto de ver que a TAG tem trazido livros novos ou já esquecidos de volta às prateleiras brasileiras. Deserto dos tártaros e As alegrias da maternidade são dois dos meus favoritos.
Isa, cada vez mais fã do seu trabalho! Você conhece bibliografia de História? Tipo: Hobsbawn, Peter Burke, João José Reis...e vários outros? Eu sou estudante de História, e gostaria de um dia ver na sua biblioteca alguns dos clássicos da historiografia...Pois a literatura tem uma ligação muito grande com os fatos históricos!
Tema interessante, mas a grande pergunta filosófica que fica de toda a resenha é: como aproveitar a vida? O que realmente vale a pena se tudo, absolutamente tudo, passa? Filosofia e literatura é muito instigante e nos faz ver uma abismo: nós mesmos... Ser ou não ser né, eis a questão já disse o dramaturgo filosófico... Ah, e Kafka também é ótimo, ele conseguiu ver de forma literária o que seria o fim do mundo...
Oi Isa! Primeiramente parabéns pelos vídeos maravilhosos! Tenho uma sugestão de um livro muito bom: “Primeiro mataram meu pai”. É um livro do Camboja e acho que ficaria legal naquela sua série de livros da Ásia. Além disso o livro foi adaptado para um filme da Netflix! Bjs!!
Que resenha mais linda. Você é incrível, Isa! Meu sonho é ser um grande escritor, até publiquei 3 livros, mas não vendi toda tiragem. Isso me deixou triste. A editora resolveu não continuar o contrato. Enfim... precisava desabafar! Rsss... obrigado por tantas dicas fantásticas. Bjs! ❤
Isa, qualquer dia desses, se possível, dá umas dicas de como descobrir qual a melhor tradução de uma obra? Sei que isso não é uma coisa objetiva, mas acredito que as obras estrangeiras de renome, que possuem mais de uma tradução, devem sempre ter aquela que as pessoas, em sua maioria, mais indicam. Obrigado e sucesso sempre!
Comprei o livro porque as recomendações foram tantas que não resisti. Apesar dos inúmeros elogios à obra, como uma leitura imperdivel e das melhores já lidas, confesso que já passei da metade do livro e ainda não consegui essa empolgação toda. Reconheço que o livro é bem escrito e o autor te transporta direto para dentro do forte e sua rotina massante. Estou lendo de forma arrastada e desinteressada. Ainda não me apeguei ao livro. Certamente ainda pode melhorar, mas está longe de ser um dos meus preferidos. Bem, acredito que isso acontece. Vida que segue😕.
Sua experiência não me surpreende. A minha também foi assim, o que é bastante comum nas narrativas mais filosóficas. Este livro me arrebatou mesmo só na parte final... Fiquei tão emocionada que voltei ao começo para rever os primeiros capítulos com outra perspectiva.
Oiiii linda, como sempre um vídeo impecável. Fiquei muito interessada em ler o livro, tenho certeza que vou gostar. Achei interessante quando vc começa o vídeo e fala: quando chegar aos 50 , 60 anos... eu já tenho quase 70, já aproveitei muito a vida....e continuo aproveitando....rss 😘❤️💐
uma correta e envolvente resenha sua,Isabella. magistral romance italiano esse.sugiro que você conheça também À Espera dos bárbaros(1980) de J. M. Coetzee. a situação-limite vivida pelo personagem do livro de Buzzatti encontra ressonância no Magistrado do romance de Coetzee. quase uma história espelhada da condição de ambos,pessoal e intransferível.
E a vida vai passando, e nós vamos envelhecendo. E vamos sentindo esse tal sentimento de nostalgia. E com essa sua extraordinária análise, eu fiquei com super curiosidade em ler esse livro. Muito obrigado...!
Para mim a melhor coisa do canal é a forma lânguida e apaixonada com que você fala da leitura de um livro. Essa paixão contraditória (já que não se esvai em prazo certo), me fez fã do canal. Não assistia os vídeos com regularidade, mas vi que tinha uma chamada para este que é meu livro predileto, O deserto dos tártaros. Soube dele em uma entrevista de uma pessoa que adoro, o psicanalista, Contardo Calligaris. E foi amor antes da primeira vista, porque o tempo sempre foi meu assunto predileto, assim como o filme da minha vida é Feitiço do tempo. Mais feliz fiquei ainda pelas palavras suas sobre as páginas finais do livro e o impacto que aquilo traz para nós, pobres mortais diante da vastidão do mundo e das coisas que ignoramos. Continue com o ótimo trabalho e, principalmente, com o brilho no olkhar. Ele é contagiante
Adquiri o livro em1963,em Moçambique!Comprei-o na livraria Domus,em Nampula ,que tinha o bom hábito de publicar periodicamente umas pagelas a promover os livros que iam recebendo!O comentário sobre o Deserto dos tartaros estava tão bem escrito, que eu imediatamente fui compra-lo! Elegi-o o livro da minha preferência!Nunca mais o larguei e nestes 60 anos, não têm conta as vezes que voltei a ele e as vezes que o recomendei a amigos meus! De vez em quando penso que devia ir à fortaleza avisar o tenente Drogo da sorte que o espera,do destino que lhe está reservado! É tal a força deste romance.,..!!!😢
RECOMENDO demais "As montanhas são proibidas" - uma coletânea de contos fantásticos. Cada conta daria um belo curta ou longa-metragem. Se for procurar, só vai achar em sebo.
Parece que o Tempo e a contemplação da Natureza ao redor acabem sendo também personagens principais nessa história... alguém se lembrou de “Montanha Mágica” de Mann quando viu essa resenha? 😊
Oi Isa! Reparei que no vídeo de hoje vc colocou uma imagem do forte e depois do terreno inabitado quando mencionou-os no vídeo.Achei muito interessante, pois assim deve ajudar aqueles que têm afantasia (que só descobri a existência no vídeo passado). 😊
Ótimo vídeo. Esta edição é caprichada de Nova Fronteira. Tem ilustrações na folha de guarda. Eu ainda não comprei a minha. Mas já está na lista. Esta história me deu uma luz aqui. Obrigado pelo vídeo.
Eu compreendo, Isabella, que você quer compor o "clima" da resenha com os sons de fundo, mas de fato eles mais distraem do que ajudam. Deixe apenas sua bela voz!
Boa noite. Obra sensacional. Tenho uma edição antiga que foi comprada em sebo e uma edição nova que recebi no ano passado via TAG Experiências Literárias. Também tenho o filme que veio numa coleção maravilhosa da Folha intitulada Grandes Livros No Cinema.
Se a escrita de Dino Buzatti for tão brilhante, quanto a resenha de Isabella Lubrano, então eu quero passear por este deserto. Radiante Isabella, me fez despertar!
Li o livro e fiquei um bom tempo pensando na história. Recentemente conheci Portugal e vários fortes mouros. Andando por essas construções antigas lembrei-me do livro, das descrições dele fazendo a ronda.
“O deserto que atravessei, ninguém me viu passar…”
Esse livro me tocou tanto que demorei 6 meses para terminar de ler, porque cada parte me fazia refletir sobre a minha vida e sobre as minhas escolhas, é um livro sobre espera que te faz pensar sobre o que afinal você está esperando!
estou lendo ele há 34 anos, comprei em 16 de agosto de 89 e ainda não terminei!
São 197 páginas que chegam com os dois pés no peito do leitor. Que bela obra! Uma reflexão que ficou muito latente: toda escolha implica renúncias. Nossa! Livro da vida.
Como não li tantos livres assim, esse foi um dos mais marcantes. Um dos poucos que mantenho comigo. Concordo com você: o capítulo final é algo de um arrebatamento de tirar o fôlego, não li nada parecido em nenhum outro livro, talvez em A Morte de Ivan Ilitch, de Tolstói.
Você tem um dom incrível! Nos dá a vontade de beber cada página dos livros que você resenha como uma água no deserto da vida! De fato, nos desertos da nossa vida, nos perdemos esperando a grande batalha! Ela virá? Somos um Júlio César nos lamentando que na mesma idade Alexandre já tinha conquistado o mundo? Fomos feitos para grandes feitos e grandes batalhas! O Ler Antes de Morrer é um desses feitos! Deus te ajude nas batalhas dos teus sonhos!!!
Meu livro preferido da vida. Eu não quero ser o Drogo, mas as vezes eu tenho a mesma sensação.
Acho que todos que lemos, temos essa sensação...
o Drogo é parte de mim
Essa é a magia do livro: ser, ao mesmo tempo, sobre um e sobre todos!
Esse livro é fantástico...
tá com certeza no meu top 05 livros da vida...
tem uma cena no final - uma cena espelho de uma do inicio - que quando você lê, fica completamente arrebatado pelo poder desse texto...
é maravilhoso.
O livro lida com perguntas essenciais que todos nós fazemos, em um período ou outro de nossas vidas. “O Deserto dos Tártaros” é um livro impressionante, ideal para leitores mais maduros e que curtem narrativas existencialistas.
Li esse livro em janeiro, posso dizer que a historia é uma lição e tanto. Terminei o livro angustiada, senti toda a solidão e angustia do personagem. Fiquei quebrada com o desfecho da história. É um livro maravilhoso nos ensina muito sobre a vida.
"Comparado a Franz Kafka", "prato cheio para aqueles que gostam de filosofia". Ok, agora vc tem a minha atenção.
Eu terminei esse livro pensando "que que eu tô fazendo da minha vida, meodeos". Passaram-se alguns anos, e eu continuo com a mesma sensação. O deserto, afinal, nunca sai da gente.
Estou lendo o livro e ficando doente com a leitura 😱🤧
Precisa mudar de morada, optar por sair do deserto e morar em um jardim.
Acabei de ler esse livro hoje e esse foi exatamente o pensamento que me acompanhou a leitura inteira.
É uma boa conclusão. O deserto nunca sai da gente.
@@marlopes vdd
Que resenha primorosa! Percebo que eu e muitos amigos vivemos essa inquietação de estarmos perdendo os melhores anos da vida em prol de uma "guerra que nunca chega".
Fiquei muito interessado por esse livro; parece ser exatamente a mensagem que eu ando precisando ouvir
Leia A Montanha Mágica!!! Fala muito sobre o tempo!
Isso nem é resenha, e uma aula. Este livro ja está na lista para ser lido em breve. Parabéns pela qualidade desse trabalho😍😘😙
De modo muito competente, a rotina nos deixa em uma zona de conforto a ponto que perdemos a vontade e a coragem de ter um olhar para o desconhecido... sempre adiando novos objetivos, quando nos damos conta, tanto tempo já passou...
Cara isa, li esse livro( até comentei no seu insta ao vc mostrar que leria) li qdo estava 01 ano da aposentada e vivia em mim uma sensacão que não me mexia, que o tempo atravessava lento mas firme e eu sabia que ele (tempo) não retornaria e so avançava e que esse "avancar" dependeria de minha reacao pra a vida... Ótima e inesquecível reflexão essa leitura, pra mim... Um livro que ficou e viverá pra sempre em mim! Sucessos, linda Isa🌷
Terminei este livro hoje... Sensacional... Logo após de ler a Morte de Ivan Ilitch de Liev Tolstói... Ambos livros tristes, más que nós tras para a nossa realidade...
Li esse livro há muitos e muitos anos. É um daqueles que marcam a vida do leitor e se tornam uma referência ao longo dos anos. Parabéns pela resenha.
É um dos melhores livros da humanidade. A sua resenha é perfeita.
Nunca tinha ouvido falar desse livro... A temática é bem interessante, sentimentos que acometem grande parte dos jovens.
Li esse livro há muitos anos, lembro que foi uma leitura muito especial.
Você podia fazer um vídeo falando do livro O Tambor, do Gunter Grass.
Eu li esse livro quando o recebi na caixinha da TAG. Chegou pra mim no momento certo, fiquei muito impactada. Um dos meus preferidos da vida.
Vale a pena assinar a TAG?
Tô tentando convencer minha mãe a assinar pra mim.
Li pela TAG tb e passei um mês falando dele na terapia 😂
P.S.: Pra mim vale muitooo a pena assinar a TAG
@@ste23456, depende muito de pessoa a pessoa, mas eu amo desde que entrei no início do ano que passou. Tem os encontros presenciais, o aplicativo exclusivo, as discussões de cada livro. Muito bom.
Estou ficando doente com a leitura 😱🤧
"Só do tempo não posso me livrar,ele corre para ter o meu dia de morrer". Fernando Brant.Abraço literário.
O problema em se não é nossa realidade e sim nossas expectativas!
Li esse livro mês passado e ainda estou encantado.
Olá, Isa. Quase nunca deixo as minhas impressões aqui, por nem sempre ter o que dizer diante de suas resenhas mesmo. Acompanho seu trabalho desde o primeiro vídeo e fico surpresa em todas as vezes que separo um tempinho para te assistir. Com este vídeo, sobre um dos contos de Clarice Lispector, então, fui ao ápice. Sua narração é belíssima. Suas impressões são excelentes e provocam reflexão em todas as aparições aqui. Obrigada por dedicar o seu tempo a isso! Você tem sido um ótimo recurso quando vasculhou conteúdo pelo RUclips. Desta vez, fui da revolta à emoção e é sempre um privilégio compartilhar desses sentimentos por aqui. Obrigada e siga em frente!
Aproveitei a quarentena por conta do coronavírus para lê-lo. E digo que não poderia ter sido em outro momento para devorar cada página dessa obra prima. Estamos em casa, o tempo passa, muitas coisas acontecendo lá fora e nós a espera da cura para esse vírus (ou que pelo menos, não sejamos contaminados), enfim. Uma baita reflexão essa leitura nos levanta! Parabéns pela resenha Bela, abraço!😍 #fiquememcasa #usemascára #secuidem
Li em 2022 e realmente é D+!
Eu peguei esse livro pra ler de burra (o Anonymous Gourmet falou dele quando minha mãe tava assistindo há uns dois anos dizendo que era fantástico e eu ouvi, achei que era de fantasia e comprei curiosa kkkk) e acabei ele completamente em choque com como um livro tão curto pode ser tão impactante. É um dos meus livros favoritos de todos os tempos e volto pra reler trechos até hoje pra tapas na cara ocasionais pra acordar pra vida e prestar atenção no agora. Muito recomendado mas cuidado que o tapa é violento
Bom.ler esse livro na maturidade. E olhar para trás e ver que valeu a pena porque o filé da vida, vida boa mesmo é o amor ao próximo. Próximo mesmo e próximo semelhante
.
essa é uma das obras que eu mais recomendo aos meus alunos; e a partir de hoje recomendarei este vídeo como complemento à leitura. obrigado, Isabella, por enriquecer meu trabalho! compartilhando ⏳⏳⏳
Li o livro há uns 10 anos em apenas 24 horas. Um texto maravilhoso, simples, visceral. Mais do que a impotência do humano diante do tempo, o livro me leva a pensar no que realmente não somos, no quanto deixamos de viver e de fazer porque baseamos nossa vida apenas naquilo que poderá ser. O tempo passa e as aspirações esbarram na realidade até que fiquemos convencidos de que jamais teremos ou chegaremos onde queremos. O deserto é a parte da nossa alma nutrida e alimentada pelo consumismo, pela igreja, pela moral decadente, pela elite e pela classe dominante, que nos oprime e nos transforma em fantasmas, passivos, mansos e sempre à espera de tudo que jamais será. Promessas que jamais serão cumpridas.
Meu Deus como você lê rápido quantas paginas o livro tem?
@@ilanesilva1511 Olá! o livro é bem compacto, tem apenas 170 páginas. É tão empolgante que você não quer parar de ler. Até nisso o escritor foi inteligente - te prende até o final. Expectativas, entende? Mas não espere atos heróicos e amores extremos. Não é uma histórinha de amor.
Ótima análise!
Clássico de Buzzati, e ótima resenha. Abbraccio letterario, carpe diem!!
Impressionado com o quão rápido passou essa semana, e ironicamente uma resenha sobre um livro que aborda o cotidiano e a passagem do tempo.
Tive a sorte de até os 38 anos poder ter viajado bastante.
Agora estou aposentado, e digo sem medo de errar: não é na rotina que tudo se acaba. Isso é um engano induzido pelo caldo de cultura em que vivemos.
Pelo sim, pelo não evito ler Kafka e Maquiavel, embora tenha lido um livro do primeiro.
Por outro lado, admiti Nelson Rodrigues reconhecendo que há coisas que não desejamos e outras que até as praticamos nas relações entre as pessoas.
Obrigado pela sugestão de leitura, essa foi pra lista!
Livro curto, mas arrastado e ao mesmo tempo maravilhoso! Releitura obrigatória! Valeu a pena cada página lida! 😊
Li esse livro...achei bom....a tensao de uma Guerra q nunca veio...
Gosto de ver que a TAG tem trazido livros novos ou já esquecidos de volta às prateleiras brasileiras. Deserto dos tártaros e As alegrias da maternidade são dois dos meus favoritos.
Isa, cada vez mais fã do seu trabalho! Você conhece bibliografia de História? Tipo: Hobsbawn, Peter Burke, João José Reis...e vários outros? Eu sou estudante de História, e gostaria de um dia ver na sua biblioteca alguns dos clássicos da historiografia...Pois a literatura tem uma ligação muito grande com os fatos históricos!
Sei dessa correlação entre História e literatura. Em alguns dos meus devaneios penso em cursar História...
Isabela eu espero ociosa por sua resenha para me inspirar cada vez mais por leitura 👏👏👏
Tema interessante, mas a grande pergunta filosófica que fica de toda a resenha é: como aproveitar a vida? O que realmente vale a pena se tudo, absolutamente tudo, passa? Filosofia e literatura é muito instigante e nos faz ver uma abismo: nós mesmos... Ser ou não ser né, eis a questão já disse o dramaturgo filosófico...
Ah, e Kafka também é ótimo, ele conseguiu ver de forma literária o que seria o fim do mundo...
Esse livro me deixou muito melancólica e tive que pausar a leitura
Já quero! Nesse momento da minha vida, esse livro será uma experiência maravilhosa.
amei esse livro. esse ano vou relê-lo
Li este livro alguns anos atrás. Impossível não ficar impactada com essa obra.
Que resenha poética, Isa. Intimista. Fiquei comovido, de verdade. E sem o conhaque.
Será minha próxima leitura.
Gracias.
Meu livro preferido, amei a resenha.
Ler esse livro é uma experiência diferenciada ao ponto de clarear nossa visão sobre a vida. Resiliência seria a palavra para descrever o livro.
Oi Isa!
Primeiramente parabéns pelos vídeos maravilhosos!
Tenho uma sugestão de um livro muito bom: “Primeiro mataram meu pai”. É um livro do Camboja e acho que ficaria legal naquela sua série de livros da Ásia. Além disso o livro foi adaptado para um filme da Netflix!
Bjs!!
Tenho este livro da TAG Curadoria e não li. Deu um gostinho de ler! Parabéns pelo teu trabalho!
MELHOR CANAL❤️
Que resenha mais linda. Você é incrível, Isa! Meu sonho é ser um grande escritor, até publiquei 3 livros, mas não vendi toda tiragem. Isso me deixou triste. A editora resolveu não continuar o contrato. Enfim... precisava desabafar! Rsss... obrigado por tantas dicas fantásticas. Bjs! ❤
Que pena meu amigo. Não desiste não.
Não desista. 😉
Concordo, essa resenha foi maravilhosa. Mas pensando um pouco, é difícil dizer qual não foi.
Não desista, vai dar certo.
Parabéns pelos livros publicados. Não desista !🌻
É a literatura da espera , a espera da libertação existencial .
😶Uma sugestão... resenhe o livro Orlando Furioso de Ludovico Ariosto.
Sou apaixonada por esse livro, que legal ver sua resenha dele!
Obrigado, Isa..!!
Isa, qualquer dia desses, se possível, dá umas dicas de como descobrir qual a melhor tradução de uma obra? Sei que isso não é uma coisa objetiva, mas acredito que as obras estrangeiras de renome, que possuem mais de uma tradução, devem sempre ter aquela que as pessoas, em sua maioria, mais indicam. Obrigado e sucesso sempre!
Comprei o livro porque as recomendações foram tantas que não resisti. Apesar dos inúmeros elogios à obra, como uma leitura imperdivel e das melhores já lidas, confesso que já passei da metade do livro e ainda não consegui essa empolgação toda. Reconheço que o livro é bem escrito e o autor te transporta direto para dentro do forte e sua rotina massante. Estou lendo de forma arrastada e desinteressada. Ainda não me apeguei ao livro. Certamente ainda pode melhorar, mas está longe de ser um dos meus preferidos. Bem, acredito que isso acontece. Vida que segue😕.
Sua experiência não me surpreende. A minha também foi assim, o que é bastante comum nas narrativas mais filosóficas.
Este livro me arrebatou mesmo só na parte final... Fiquei tão emocionada que voltei ao começo para rever os primeiros capítulos com outra perspectiva.
Tenho este livro há tanto tempo... depois deste vídeo animei a ler!
Oiiii linda, como sempre um vídeo impecável. Fiquei muito interessada em ler o livro, tenho certeza que vou gostar. Achei interessante quando vc começa o vídeo e fala: quando chegar aos 50 , 60 anos... eu já tenho quase 70, já aproveitei muito a vida....e continuo aproveitando....rss 😘❤️💐
Chamou a minha atenção também. Talvez a distância da idade tenha falado. Estou com 41 e pensando que ainda há tanta vida para ser vivida....
Que bom, Vera. Isso me dá esperança de tbm ser assim. Aproveitar sempre.
@@isalpm não é uma coisa boa ter esperança... uma das discussões do livro...
Já tinha gostado do livro e me fascinado de forma semelhante, agora que vi sua resenha, gostei mais ainda. Grata!
uma correta e envolvente resenha sua,Isabella. magistral romance italiano esse.sugiro que você conheça também À Espera dos bárbaros(1980) de J. M. Coetzee. a situação-limite vivida pelo personagem do livro de Buzzatti encontra ressonância no Magistrado do romance de Coetzee. quase uma história espelhada da condição de ambos,pessoal e intransferível.
Um misto de À espera dos bárbaros e A montanha mágica.
Este livro seria minha leitura de maio, mas acabei colocando outro, porém já vou encaixá-lo novamente. Obrigada pela dica!
Esse livro é incrível! Coloca a gente para pensar. Final magnífico.
Obrigado pelo vídeo.
Livro absolutamente perfeito ❤️
Adorei
Adoro livros assim. É impressionante como o escritor consegue prender o leitor com uma história cativante. Muito obrigado. Gostei muito do vídeo.
E a vida vai passando, e nós vamos envelhecendo. E vamos sentindo esse tal sentimento de nostalgia. E com essa sua extraordinária análise, eu fiquei com super curiosidade em ler esse livro. Muito obrigado...!
Gostei muito dessa resenha, gosto de filosofia. Abraços.
Para mim a melhor coisa do canal é a forma lânguida e apaixonada com que você fala da leitura de um livro. Essa paixão contraditória (já que não se esvai em prazo certo), me fez fã do canal. Não assistia os vídeos com regularidade, mas vi que tinha uma chamada para este que é meu livro predileto, O deserto dos tártaros. Soube dele em uma entrevista de uma pessoa que adoro, o psicanalista, Contardo Calligaris. E foi amor antes da primeira vista, porque o tempo sempre foi meu assunto predileto, assim como o filme da minha vida é Feitiço do tempo. Mais feliz fiquei ainda pelas palavras suas sobre as páginas finais do livro e o impacto que aquilo traz para nós, pobres mortais diante da vastidão do mundo e das coisas que ignoramos. Continue com o ótimo trabalho e, principalmente, com o brilho no olkhar. Ele é contagiante
Adquiri o livro em1963,em Moçambique!Comprei-o na livraria Domus,em Nampula ,que tinha o bom hábito de publicar periodicamente umas pagelas a promover os livros que iam recebendo!O comentário sobre o Deserto dos tartaros estava tão bem escrito, que eu imediatamente fui compra-lo! Elegi-o o livro da minha preferência!Nunca mais o larguei e nestes 60 anos, não têm conta as vezes que voltei a ele e as vezes que o recomendei a amigos meus!
De vez em quando penso que devia ir à fortaleza avisar o tenente Drogo da sorte que o espera,do destino que lhe está reservado!
É tal a força deste romance.,..!!!😢
RECOMENDO demais "As montanhas são proibidas" - uma coletânea de contos fantásticos. Cada conta daria um belo curta ou longa-metragem. Se for procurar, só vai achar em sebo.
Excelente resenha
Gosto muito mais dessas resenhas, com interpretação, suspense e música !
Parabéns
Livro muito foda. A canção Time do Pink Floyd é esse livro do mundo da música.
Deprimente , esse livro ainda me assombra
Isabella, leia O Peregrino, de John Bunyan. É um livro de leitura maravilhosa, de máximo dois dias. ❤️
O diretor italiano Valerio Zurlini fez uma bela adaptação cinematográfica do livro em 1976.
Queria muito ver esse filme, mas não acho em lugar nenhum l.
Recebi esse livro da TAG Livros e ainda não li, mas fiquei con vontade de ler!
Meu Deus, existe gente que não conhece nem esse livro e ainda precisa de indicações de um serviço desse tipo. ô locs.
Podia fazer a resenha do romance que foi sucessor espiritual deste, o "A espera dos bárbaros"
Não tinha interesse em ler, mas depois dessa resenha mudei de ideia
Tenho esse livro da TAG curadoria. Agora vou ler.
Boa literatura, com um bom autor, com uma boa história, e com uma bela mulher, culta e letrada, comentando. Não quero mais nada.
Parece que o Tempo e a contemplação da Natureza ao redor acabem sendo também personagens principais nessa história... alguém se lembrou de “Montanha Mágica” de Mann quando viu essa resenha? 😊
Oi Isa! Reparei que no vídeo de hoje vc colocou uma imagem do forte e depois do terreno inabitado quando mencionou-os no vídeo.Achei muito interessante, pois assim deve ajudar aqueles que têm afantasia (que só descobri a existência no vídeo passado). 😊
Ótimo vídeo. Esta edição é caprichada de Nova Fronteira. Tem ilustrações na folha de guarda. Eu ainda não comprei a minha. Mas já está na lista. Esta história me deu uma luz aqui. Obrigado pelo vídeo.
Senti um cenário de auto sabotagem particularmente na carta à mãe e no fato de um único tiro disparado ter sido contra a própria corporação.
Ja era...me pegou! Lerei urgentemente
Eu compreendo, Isabella, que você quer compor o "clima" da resenha com os sons de fundo, mas de fato eles mais distraem do que ajudam. Deixe apenas sua bela voz!
Boa noite. Obra sensacional. Tenho uma edição antiga que foi comprada em sebo e uma edição nova que recebi no ano passado via TAG Experiências Literárias. Também tenho o filme que veio numa coleção maravilhosa da Folha intitulada Grandes Livros No Cinema.
Adoro quando usa essa trilha dramática nas suas resenhas!
Esse livro é maravilhoso. Provavelmente ainda vou relê-lo algumas vezes.
Ótima resenha!
Se a escrita de Dino Buzatti for tão brilhante, quanto a resenha de Isabella Lubrano, então eu quero passear por este deserto. Radiante Isabella, me fez despertar!
*Buzzati (+ legal ainda)
Bela Obra Isa!
Eu gosto de temas assim!
Li o livro e fiquei um bom tempo pensando na história. Recentemente conheci Portugal e vários fortes mouros. Andando por essas construções antigas lembrei-me do livro, das descrições dele fazendo a ronda.
Minha vida é uma contínua espera pelo exército dos tártaros 😢
que resenha maravilhosa!
Cada dia mais incrível o seu canal. Ta sendo um prazer enorme ver e desfrutar da sua evolução nesses anos! Obrigada!
Este já gostei!!