JANE EYRE, DE CHARLOTTE BRONTË (
HTML-код
- Опубликовано: 5 фев 2025
- ✦ Seja Padrinho do Ler Antes de Morrer: www.padrim.com...
✦ Link para comprar Jane Eyre:
Ed. Zahar (ilustrada e comentada): amzn.to/2vye2zf
Ed. Nova Fronteira (Oferta-Relâmpago em 3/5/18): amzn.to/2Y6T1aP
Ed. Martin Claret: amzn.to/2Y5hgq8
Outros livros mencionados no vídeo:
O Morro dos Ventos Uivantes: amzn.to/2GY8ioJ
A Senhora de Windfell Hall: amzn.to/2Vz2AlB
Orgulho e Preconceito: amzn.to/2vz0K5p
Frankenstein: amzn.to/2GSCYqs
O papel de parede amarelo: amzn.to/2DJeGya
O Ler Antes de Morrer é o mais completo canal sobre literatura do RUclips. Aqui você encontra conteúdo exclusivo e de qualidade sobre literatura brasileira e estrangeira, livros de não-ficção, quadrinhos e muito mais. Texto e edição: Isabella Lubrano.
Nossa meta é ler e resenhar 1001 livros. Ou morrer tentando!
_
CONTATO PARA PARCERIAS: comercial@lerantesdemorrer.com
_
ENDEREÇO PARA ENTREGAS OU CARTAS:
A/C Isabella Lubrano
Av. Paulista 1754, 9º andar
São Paulo / SP
CEP 01310-920
_
Ler Antes de Morrer nas redes sociais:
Twitter: / lerantesde
Instagram: / lerantesdemorrer
Facebook: / lerantesdemorrer
Skoob: www.skoob.com.b...
Sound Cloud: / radio-ler-antes-de-morrer
O que mais gosto em suas resenhas são as contextualizaçoes...uma verdadeira aula... parabéns Isaaa.
Eu também!
Verdadeeee
Isa, dá pra perceber o quanto você gosta do que faz e isso só dá mais vontade de ler todos os livros que você indica. Sem falar dos dados que você apresenta pra gente pra ambientar cada história.
Ouso dizer que Jane Eyre é um livro também teológico. Durante várias passagens vemos sua fé em Deus mesmo em tempos difíceis. E não somente isso, Jane Eyre critica severamente um falso moralismo e um falso cristianismo de sua época. Jane é a típica mulher virtuosa, forte, guerreira, que conhece seu valor como imago dei, e não abre mão dos seus princípios mesmo em se tratando de seus sentimentos. Enfim, um livro incrível que vale a pena a leitura. Parabéns Isa pela qualidade de mais uma resenha. 😘
Que lindo!
Concordo!!
uau...
Ousa dizer? O livro é absolutamente sobre isso e sobre as diferenças do cristianismo das aparências e dogmas e o cristianismo da caridade e perdão.. literalmente a jornada dela é sobre isso
O livro é mergulhado no cristianismo e não tem quase nada de feminismo, se tiver. Eu chamaria o que tem lá de "espírito do tempo", mas jamais de feminismo. A ênfase é completamente cristã.
Você é inteligente, tem uma visão progressista do mundo, é muito simpática e não segue esse estilo de youtubers histéricos (ao contrário, fala de forma tranquila e didática). Esse contexto que você faz das obras é fundamental. Parabéns pelo trabalho!!!!!!
Como ter visão progressista fosse uma coisa boa.
Ela faz um bom trabalho, mas não por ter essa visão. Muitas vezes até atrapalha.
@@cidaf04 , se você diz que ter uma visão progressista não é bom, quem pode discordar, né? Eu achava que era bom, mas você disse que não é, então não é. Se a Cida falou, tá falado.
@@Gustavo_Gindre, a visão progressista da Isabella é de fato algo que só vem a somar. Quanto a outras opiniões, "os cães ladram e a caravana passa."
@@Gustavo_Gindre O problema não é ela ser progressista, mas sim quando esse progressismo se torna doentio, ou seja, quando esse progressismo interfere na vida alheia de maneira coerciva via Estado.
Seria interessante fazer uma comparação entre as obras das irmãs Bronte e da Jane Austen, porque são bem diferentes.
Mas o Morro é incomparável. 😂
Jane Eyre é um romance fantástico, mostrando a construção e as facetas de uma personagem madura e perseverante!!
Se você fizesse um vídeo resenhando uma lista telefônica eu iria ter vontade de ler.
Parabéns pelo teu trabalho.
Que alegria ver você falando bem desse livro! Terminei minha leitura de Jane Eyre na última semana e corri assistir a todas as adaptações e resenhas disponíveis no youtube. Fiquei um pouco surpresa ao perceber que diversos leitores subestimam as qualidades dessa obra, descreditando a veia feminista da história pelo simples fato de a personagem buscar o amor no matrimônio. Estranho seria se uma personagem tão solitária e criada sem amor algum não fosse seduzida pela promessa de uma vida ao lado de alguém que a adora e a trata como a um igual. Dito isso, fico muito contente ao ver a sua empolgação ao tratar dessa obra que a mim já é tão querida. Quanto ao Rochester, concordo com todos os comentários negativos que vi por aí e não posso "passar pano" para os seus erros e defeitos, mas não posso deixar de amá-lo assim como amo a todos os outros personagens de Jane Eyre, os quais são todos falhos e imperfeitos, e por isso mesmo tão humanos. Parabéns pela resenha!
Jane Eyre é uma obra prima. Romance de formação de primeira. Adorei a resenha, Isa.
Finalmente uma resenha digna de Jane Eyre! Amo muito esse livro.
Quando o li, minha cabeça explodiu, pois ele é diferente dos "romances" de época, existe ironia nas conversas da jane com o Rochester, eles conversão com igualdade. O que para o período não é comum.
Não consigo descrever tão bem quando você o que eu senti lendo ele, mas é um dos meus livros favoritos da vida. E também não tinha pensado na Berta com a mesma perspectiva que você apontou, ela ser uma vítima das regras da sociedade.
Se pensarmos na Berta como uma pessoa que enlouqueceu por ter sua personalidade reprimida, então Charlotte queria descrever a hipocrisia da sociedade com as regras que separam homens e mulheres, pois o Rochester leva uma vida exatamente como ele descreve a Berta, libertino, entre aos prazeres, e mesmo assim é visto como um homem respeitável e admirável pela sociedade.
Parabéns pelo excelente trabalho de trazer grandes obras literárias e histórias que marcam nossas vidas e trazem ensinamentos
@lerantesdemorrer , Isa, a Antofágica está com uma edição maravilhosa de JaneEyre
Verdade, uma das mais lindas da editora♥
Eu tenho, mas quero comprar da Zahar.
Esse livro tá no meu "top 5" dos meus favoritos da vida! O primeiro é o da Emily 🖤
Gimerson Ferreira concordo 🙌🏻
Esse livro é profundo. Mexe com o interior da gente. Mas o final é surpreendente. Depois de O Morro dos Ventos Uivantes, é o meu preferido.🥰
Jane é uma mulher emponderada, que não abre mão de seus princípios por nada...maravilhosa
Sim, concordo,mas não feminista
Que resenha DELICIOSA.
Jane Eyre foi uma das melhores leituras de 2018 e levarei ele no meu coração pra sempre.
O ensinamento que ela nos traz sobre independência e sobre resistência ensinou e ensina até hoje.
Sem dúvida uma obra prima ETERNA. ❤❤❤
Que maravilha de resenha! Li no começo do ano e se tornou um dos meus preferidos, até tatuei uma das frases da Jane. Esse livro é incrível, prende muito, tanto que quando cheguei ao final fiquei com pena de terminar. Uma pena que as Brontë se foram cedo, a escrita delas é riquíssima, quem dera houvessem mais e mais livros delas pra ler.
Amo esse livro! Já li mais de 10 vezes da minha adolescência até aqui e ainda comprei a série feita pela BBC! :D Amo! Só nunca compararia Berta com Jane, acho que nenhuma delas carrega nada uma da outra, quanto a louca de Berta fica bem claro pela narração que ela era louca desde moça. Parabéns pelo vídeo dessa linda obra! :D
Acabei de ler Jane Eyre e depois vim ver sua resenha. Minha Nossa, como vc é inteligente! Vc soube interpretar esse livro da maneira correta, pois não o entendeu como uma simples história de amor ou literatura de mulherzinha, como vc diz kkkk. Vc disse exatamente oq a autora quis passar na escrita desse livro; a formação de personalidade, o contexto em que se passa a história, os dilemas morais, éticos e religiosos q a personagem lida durante toda a sua trajetória. Enfim... parabéns Isa, pelo lindo trabalho que fazes com tanto amor e dedicação!
Amo suas resenhas Isa! Sou viciada no seu canal! Já quero ler Jane Eyre♥️
Isa, sou do time que levanta a bandeira da importância de conhecer a biografia bem como o contexto de época para uma compreensão e um mergulho profundo nas obras. Por esse motivo (e tantos outros) amo seus vídeos. :)
Amo romances de formação e "Jane Eyre" é um desejado. Currer Bell (curioso associarmos esse pseudônimo a Charlotte, né?!) deve ter feito um trabalho belíssimo nessa história.
Assisti até 17:32. Quando ler volto pra terminar.
Beijão!
Que felicidade de abrir o RUclips e ver que você iria falar desde livro que eu estou louca para ler. Mas como ele é meu caro; vou compra-lo somente no meu níver que está próximo ou no aguardo de uma promoção. Quero nessa edição na Áurea está mas em conta.
Eu me pergunto como um canal desse não tem mais inscritos? É ótimo
Um dos melhores livros que li, emocionante, delicado e raro!
Acabei de ler Jane Eyre... Adorei sua resenha pq é exatamente o que ia pensando ao ler a obra... Não é um livro sobre amor, é um livro sobre Jane Eyre... sobre o que a compõe, sua trajetória, suas escolhas e seu processo de autoconhecimento e de autoafirmação... Jane Eyre é um exemplo de força, resiliência e inteligência
Isa, faz um vídeo só com indicações de Romances de Formação, pfv!
Camila Rezende um que eu sei é o da irmã dela, Anne Brontë, Agnes Gray. 😉
Camila Rezende um que eu sei é o da irmã dela, Anne Brontë, Agnes Gray. 😉
Simmmm
ainda nao li o livro, mas ja vi a serie da bbc e o filme. a serie da bbc e maravilhosa, recomendo muito
Sou totalmente encantada por essa história. Você falou de forma impecável sobre ela. Parabéns!
AMO JANE EYRE!! ja li dias vezes e con certeza vou ler mais vezes algum dia, uma personagem extremamente rica psicologicamente, e que a pesar do seu amor por um homem e uma certa "conveniência" do destino que, poderia muito bem facilitar a sua felicidade, ela rrsistiu e caminhou, depois de algumas passagens vc vê a tenuidade de uma linha entre o orgulho extremo e o princípio de moralidade, chega a se questionar se realmente é nescessário passar por tudo aquilo mesmo tendo na palma da mão a chave pra sua felicidade quase completa. Gostaria muito de ver um filme ou miniserie que mostrasse na integra essa obra, é uma das minha favoritas na literatura.
Li Jane Eyre com uma amiga, que grande livro esse, eu adorei, minha amiga não gostou do final kkkk mas eu amei
Eu amei o final.😍
Esse livro é um dos meus favoritos da vida. Amo demais. Amei seu vídeo. Estava ansioso por ele
O tanto que eu amei esse livro eu não consigo expressar em palavras. A história, o jeito que a Charlotte escreve... nossa, chorei e fiquei sem ar inúmeras vezes! Não ouso dizer que é impossível não gostar, e nem tenho essa pretensão. Mas esse livro me tocou de uma maneira que as palavras e diálogos entre a Jane e o Sr. Rochester ficaram gravados em mim. Com os pensamentos da Jane era impossível não se identificar em algum momento! Além disso, impossível não achar a literatura da Charlotte quase uma poesia (eu li o livro em inglês, não sei até que ponto isso contribuiu...) mas parece que ela fala diretamente com o nosso coração. É como se ela perfurasse nosso coração com uma rosa. Maravilhosa demais! Inclusive a história da própria autora também. Ansiosa agora para ler Villette!
Essa edição é muito linda e o livro ainda melhor!
Li mês passado e amei....depois fui pesquisar sobre a autora e sua família, fiquei tão envolvida com o lugar onde viviam, hoje um incrível museu, que tal pesquisa me impulsionou a ler as outras obras das irmãs Brontë como Villette, de Charlotte, Agnes Grey e A Senhora de Wildfell Hall, de Anne, que eu ainda não conhecia. O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily, eu já havia lido e se tornou um dos meus livros favoritos da vida. Mas nenhum tem tanta referências autobiográficas quanto Agnes Grey, que conta a trajetória de uma jovem preceptora em casa de famílias nobres, eu senti nele todos os impulsos e sentimentos da jovem e tímida Anne Brontë.
Parabéns pela resenha. É um livro marcante. Sobre a "Louca do Sótão" tem também esse livro "Vasto mar de sargaços”, de Jean Rhys.
Esse é um dos meus livros favoritos!! Eu devorei em uns 3 dias!! Amo às irmãs brontë!!
Eu considero Jane Eyre um livro absurdamente superior a Wuthering Heights! Charlotte Brontë arrasou, seus personagens são muito fortes. Ainda não li The Tenant of Wildfell Hall, mas está lá na minha estante me esperando.
O século XIX é o meu favorito de toda a literatura e as escritoras inglesas dessa época são maravilhosas. Você mencionou no vídeo a Mary Shelley e a Jane Austen, mas ultimamente estou apaixonada pela Elizabeth Gaskell, que é contemporânea das Brontës, Dickens & Cia. Faz resenha de algum dos livros dela, por favor? Até agora li dois romances dela, Cranford e North & South, ambos adaptados em séries da BBC e ambos excelentes, mas ainda estou com Wives & Daughters e alguns contos dela na fila.
Seu trabalho é encantador!
Que vídeo incrível!!!!
Parabéns ... Uma verdadeira aula!!!!
Isabella eu gostaria muito que você fizesse um vídeo falando sua opinião a respeito dos leitores digitais influencers de hoje que ao lerem clássicos do século XVIII e XIX ou até mesmo livros históricos que se passam nesse período e acabam não recomendando o livro, ou dizendo que o livro não funcionou ou não atingiu as expectativas por motivos como ter na história personagens homens que são machistas ou abusivos, racistas os elitistas e até mesmo personagens femininas que são consideradas a frente de seu tempo com características feministas já naquela época, mas que, para esses leitores influencers, essas personagens não são feministas "como deveriam ser todas as mulheres".
Veja bem, eu acredito que para os livros atuais é muito importante trazer toda essa discussão sobre machismo, feminismo e todos os ismos ... Mas cobrar isso, deixar de gostar e recomendar uma obra clássica onde esses assuntos não existiam ou ainda não eram discutidos na época?!
Não seria como condenar a incrível obra A Escrava Isaura por conter escravidão, abuso e machismo? Ou condenar por não ser tão feminista "como deveria ser" até mesmo Jane Eyre, esse clássico maravilhoso como muito bem foi colocado nesse vídeo?!
Bjs adoro seu trabalho.
Ótimo comentário! Eu tb detesto esses anacronismos. Creio que quase tudo na vida é questão de contexto e a discussão honesta, embasada, só enriquece.
Já ouvi falar em um livro que contém uma outra perspectiva da outra personagem, sobre o antes dela, e ele é até trabalhado em algumas cadeiras de literatura inglesa chama "Vasto Mar de Sargaço"
Vc é um presente!!! Obrigada do fundo do coração, sua paixão pelo que faz é algo que contagia😍🤓
Finalmente me redi a outra Bronte, que por sinal, não me decepcionou. Me apaixonei pela Jane Eyre, uma MULHER incrível. Me diverti muito com Mr. Rochester, acho um personagem interessante e engraçado.
As irmãs Bronte são extremamente talentosas, mas a Anne é a minha favorita!
A minha também. Amo A Moradora de Wildfell Hall e A Preceptora.
Tbem
Minha sexta-feira fica completa quando assisto um vídeo do maravilhoso canal LER ANTES DE MORRER!!!
Sensacional!! Você é ótima!! Ler clássicos é considerado um desafio, pelos diversos aspectos que os diferencia da literatura moderna. Todo esse contexto que engloba a obra, que você explora e nos expõe é fantástico e com certeza ajuda bastante na compreensão da leitura! Já estava louca pra ler Jane Eyre, agora estou mais ainda! Mas quer ler na hora certa! Parabéns pelo canal! Sempre com excelentes conteúdos! Bjos.
Esse livro foi minha 1ª leitura do ano! Essa edição é maravilhosa! Adorei tudo na história, principalmente, a Jane. Só amores!♥️
Tentei ler ano passado, mas tive que parar
Preciso recomeçar agora; tinha parado na página 200 e estava amando
P.S. Minha edição é a da Martin Claret, de 700 e poucas páginas
Aaaaah eu sei qual é essa edição! É lindaa♥️ Leia sim, é apaixonante mesmo!
Também foi a minha ♡
Diogo Pereira ah obrigada pela dica! Já vou pesquisar!♥️
Luiza Antonio demais né??♥️
O meu livro preferido por fim resenhado por ti. Quando o li também pesquisei sobre toda essa contetualização e só me fez gostar ainda mais do livro.
Esta maravilhosa pessoa titular deste canal,presta um serviço de utilidade publica.Em um ambiente como o de nosso pais,quase que ostil à leitura,esta mulher é um achado.
Amooo seu canal que belíssima explicação vou inciar minha leitura de Jane Eyre parabéns bjuss.....
Como eu amo as suas resenhas 👏👏👏 sempre que termina eu digo que foi a melhor! aí depois vem outra que me deixa maravilhada 🥰🥰 você é demais!!!
Assisti um filme desse livro, com a Elisabeth Taylor ainda criança. Filme lindo. Esse novo também é demais. Vontade de ler o livro.
Uma resenha muito boa como já é habitual. O livro Jane Eyre é o livro favorito da minha mãe. Já li e reli esse livro e gosto muito. Adoro a capa dessa edição.
Que vídeo maravilhoso!! Amei a contextualização e todas as curiosidades sobre as irmãs 😍😍
Como sempre, uma aula!
Esse romance me surpreendeu de uma forma linda! Me provocou as mais diversas emoções. Meu primeiro calhamaço e foi uma trajetória suave e gostosa.
Li a edição da Martin Claret, que usa o termo "governanta" para as professoras residentes.
AMEI essa resenha! Conforme meu gosto e os livros que já li, eu acho Jane Eyre uma das melhores personagens da literatura.
Isa, tem um livro que fala sobre a Bertha. O nome do livro é Vasto Mar de Sargaços.
Muito bom inclusive, depois disso não consegui mais gostar do Rochester de jeito nenhum
Um dos meus livros preferidos resenhado pela minha booktuber preferida! 😍😍😍
Adorei a resenha e admiro demais o seu trabalho! 😘
Eu acabei de reler este livro esta semana. É o meu livro preferido. Que coincidência!
Impressionante eu não curto muito ler,mas adoro ver seus vídeos.São tão bem trabalhados e com uma simpatia muito grande.
Gostaria de dar uma sugestão: que você fizesse um único vídeo sobre os diversos romances de formação que você já leu. Adoro suas resenhas porque são bem contextualizadas e sem spoilers.
Gostei muito da resenha, principalmente pelo enfoque que deu em Bertha também. Há algum tempo fiquei muito curiosa ao saber que existe um livro que oferece uma outra versão para Bertha, que se chama "Vasto mar de Sargaços", de Jean Rhys. Parece que tem até um filme sobre...
Oi Isabella! Parabéns pelo vídeos sempre completos. Jane Eyre é meu livro preferido :) muito triste alguns homens acharem ate hoje que livros escritos por mulheres são sempre "chick lit". O vídeo me deu até vontade de reler ahaahaha
Jane Eyre foi o livro mais lindo que eu já li ❤️❤️
Tbm 😢
I couldn't understand a word, regardless, I was held captivated and spellbound all the while... Your excitement and joy for the subject is beautiful in any language.
Fiz na faculdade, em grupo, uma tradução coletiva de uma versão simplificada desse livro. Rapaz... Como foi osso:( Na época meu inglês era bem mais limitado. E quando um blecaute me fez perder tudo o que eu tinha traduzido no computador e tive de fazer tudo de novo?! Abraços;)
Isabella!!! Resenha maravilhosa. Como sempre, me encanta te ouvir. A tua paixão pela leitura é contagiante.
Conto os dias para a próxima :)
Ela é tão boa pra explicar, perfeitoo
Parece que leu minha mente. Estava procurando ontem uma resenha deste livro no seu canal. E hj chega a atualizaçao haha
Maravilhoso 👏👏👏👏😍
Um dos meus livros favoritos da vida! Resenha incrível, compatível com a profundidade desse clássico! Parabéns Isa!
Excelente resenha, Isabella! Adoro mesmo seus vídeos.
Que resenha maravilhosa e deliciosa! Já li Jane Eyre algumas vezes. Li esse livro quando morei na Inglaterra e os ingleses ficavam surpresos por eu ler esse tipo de literatura. A verdade é que adorei, e a leitura fluia demais. Como você disse Jane era forte , focada e inteligente. E isso me atraiu mais ainda para seguir sua trajetoria . Tempos depois adquiri o audiobook e ouço again and again! Me traz muitas lembranças da terra da rainha. Leitura mais que recomendada. E mais uma vez parabéns pelo seu trabalho. Assisto todos seus videos sempre!
Amo todos os livros da irmãs Brontë . Em especial Jane Eyre de Charlotte. Parabéns pela resenha. Foi fiel ao livro. 🥰🖤💜💜
Nossa, depois desse vídeo deu vontade de ler agora!! 😍
Finalmente um dos meus clássicos prediletos tendo uma merecida resenha pela minha Rainha😍👸🏽
Amo as suas resenhas.....é uma aula apaixonante!
A cada romance da literatura clássica que leio eu digo: este é o melhor livro que já li...rsrs. Como estou terminando Jane Eyre, digo: Sim, é o melhor romance que já li, pois foi o que mais me arrancou lágrimas.
VC já leu wide sargasso sea? É uma releitura de Jane Eyre dando voz a Bertha pra que ela conte sua versão. É emocionante, muito profundo e a autora se matou depois que escreveu esse único livro.
Que vídeo maravilhoso!! Sou muito fã das Brontë!! Mas ainda prefiro a objetividade da Anne em seus romances. Isa, agora seria maravilhoso um vídeo seu sobre Vasto Mar de Sargaços!! Bjs
Mas que resenha mais primorosa! Estou escrevendo minha tese a partir de Jane Eyre, e aproveito o diálogo para mencionar um outro livro, que também estudo na tese, chamado Vasto Mar de Sargaços, da escritora Jean Rhys. Um livro que, assim como citado ao falar de O Papel de Parede Amarelo, também trata da questão de como a psiquiatria vitoriana (e ainda hoje, em alguns casos) era extremamente machista, não oferecendo nenhuma opção de tratamento válida apenas por se tratar de uma mulher. Nesse livro, Jean Rhys estuda a personagem quase não apresentada por Charlotte Bronte, a Bertha Manson, contando todos os fatos e fatores que a levaram a ficar nesse estado de insanidade. Vale a leitura, Isa!
Eu estou apaixonada por essa resenha! 💖💖💖
O bom de ver resenhas é que as vezes lemos e não nos atentamos a certos detalhes. Em especial as suas, trás sempre pontos interessantes sobre a leitura. Já li Jane mas na época não prestei atenção, depois de sua resenha pretendo reler haha obrigada. Ótimo trabalho
Sensacional!
Estou louca pra ler esse livro já tem um tempo e agora a vontade aumentou. Amei demais! Beijos grandes.
Terminei o livro hj e achei primorosa a resenha, amo o seu trabalho
O livro e ótimo, li ele no início do ano. Parabéns Isa por mais uma resenha incrível com esse contexto histórico maravilhoso. Admiro demais esse trabalho que você faz tão bem e com tanto cuidado.
Amooo essa página.❤❤❤
As resenhas da Isa são praticamente uma aula de literatura, amo ❤️
Vc é ótima em falar sobre os livros.
Gosto muito deles.
Isa, amada, querida! Vc tem o dom de nos deixar sem palavras. Vejo muito divertimento no que vc faz e ao mesmo tempo uma integridade e comprometimento sem limites.
Toda a minha gratidão sempre!!!
Nossa! Amei sua exposição do livro. Eu tenho quase 40 anos e gostaria muito de entrar nesse mundo dos livros. Quero ler mais...como posso começar. Vc me dar uma dica. Obg
Depende do seu gosto, mas tenta livros nacionais mais curtos tipo Clara dos anjos e procura livros parecidos e depois parte para livros maiores e de diferentes gêneros tipo orgulho e preconceito, o conto da Aia etc
Comece aos poucos com livros menores, crie uma rotina pra ler uma quantidade de páginas por dia no seu limite aos poucos você vai se adaptando. Pesquise clássicos tanto romances vitorianos como policiais também.
Te indico ler livros mais contemporâneos como Sidney Sheldon, romances policiais como Sherlock Holmes, de Sir Arthur Conan Doyle, os de Agatha Christie e depois para os clássicos como Jane Austen e Charlote Bronte. Comece aos poucos,devagar,sem pressa e com poucas páginas. Depois vc verá que é uma coisa gradativa e automatica.
Que maravilha! Amo suas resenhas Isa, tenho curiosidade para ver a capa de um livro da sua estante PALESTINA.Bjs
Magnífico Isa, mais uma resenha instigante ❤, sou fascinada pelas obras das irmãs Brontë ,e você soube explicar muito bem cada detalhe - principalmente a parte biográfica - parabéns tu tens feito um belo trabalho .
Adorei seu comentário ..completo..li e assisti o filme de Charlotte, Jane Eyre...maravilhosa obra esta e da irmã Emily Bronte o s ventos do morro uivantes duas obras que tidos deveriam ler..parabéns..amei
As suas resenhas são maaaaravilhosas. Deixa a gente com um enorme desejo de ler o livro. 💖💖💖💖💖
Ela é maravilhosa essa menina
Que vídeo INCRIVEL!!!!! Que didática maravilhosa!!!! 😍😍😍😍😍
Amava e amo Orgulho e Preconceito, mas conheci Jane Eyre, que é pura paixão, agora ocupa o primeiro lugar.
Riu, choro e amo do começo ao fim, não nessa ordem necessariamente.
que resenha maravilhosa! fiquei encantado com este livro, romance delicioso.
Resenha maravilhosa! Parabéns!
As melhores resenhas do RUclips!!! 👏🏽👏🏽👏🏽