Pré-diabetes pode comer o quê?

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 23 ноя 2021
  • Pré-diabetes, diabetes tipo 2 e açúcar no sangue alto não se resume a cortar carboidratos. Gorduras também são parte importante dessa equação e alguns alimentos ricos em carboidratos podem fazer parte da dieta para redução da sua glicemia.
    Instaram: @nutricionistaleonardo
    Facebook: nutrileonardo
    Meu site: nutricionistaleonardo.com

Комментарии • 37

  • @luciavitoriacostamangues7770
    @luciavitoriacostamangues7770 Год назад

    Nossa vida 🧬 que aula, muito obrigada pelo esclarecimento, bela didática 😊❤

  • @rosanapereiragomes2635
    @rosanapereiragomes2635 2 года назад +1

    Oi dr leonardo eu estou pre diabetica eu faço musculaçao posso tomar suplemento me dinto sem energia ma hora de malhar

    • @younutre
      @younutre  2 года назад +1

      Oi Rosana, tudo bem? Dependendo do suplemento, sim. Mas é preciso ver a real necessidade. Eu realmente não posso te responder essa pergunta sem fazer um consulta com você antes, espero que compreenda. Abraço.

    • @rosanapereiragomes2635
      @rosanapereiragomes2635 2 года назад

      @@younutre muito obrigada😘

  • @leticiapetean2439
    @leticiapetean2439 2 года назад +1

    Otimo vídeo! Então nesse caso, pré diabetes, pode seguir uma conduta normal (normo glicidica, normo lipidica e normo proteica)? Ou ainda pode ser hiperproteica para estimular emagrecimento !? Claro, hipocalórica…

    • @younutre
      @younutre  2 года назад +1

      Oi Letícia, tudo bem? Se for só pré-diabetes pode ser hipocalórica + hiperproteica, sem problemas... É interessante ser low carb, porém não é o único caminho, poderia ser plant based com 70% de carboidratos... tudo depende de quem está ali na sua frente no consultório, nos hábitos da pessoa. Eu uso muito lowcarb moderada, mas pelo padrão alimentar da maioria das pessoas acabo utilizando bastante também algo do tipo 1,8~2,5 de PTN, 0,8 de gordura e o resto de carboidratos... Enfim, varia muito.

    • @leticiapetean2439
      @leticiapetean2439 2 года назад

      @@younutre exatamente como pensei! E a questão das frutas…. O famoso pão francês… basta combinar com fontes proteicas e tb gordura que controla o índice glicêmico da refeição, certo? Assim pode ingerir qlqr tipo de frutas e cho! Muuuito obrigada! Seus vídeos são muito didáticos… continue! 👍🙏👏🎉

  • @nassograton
    @nassograton 2 года назад +1

    Eu entendi que você quer dizer que o excesso de peso é o causador de inflamação e consequentemente de resistência a insulina.
    Mas, te desafio a me mostrar uma pessoa que siga uma dieta animal based que engorde.
    Dos meus parentes da mesma idade que eu (e são muitos), eu sou o UNICO que não tem barriga e sou o único que sigo uma dieta de baixo carboidrato e alta em gorduras.
    Hoje em dia tem estudos mostrando tudo, e pode-se fazer vídeos interpretando da forma que quiser, mas, a realidade é que eliminar caboidratos e aumentar as gorduras e proteinas funciona, disso não tenho dúvida alguma.
    Mas, concordo, de sim, dá pra se manter magro com carboidratos também, é óbvio, mas, acho que dá mais trabalho e é bem mais arriscado de se perder. Quem come gorduras, não fica comendo toda hora, come uma vez e fica satisfeito por muito tempo, acho que aí está um ponto muito positivo nessa abordagem.
    E me desculpe mas, esse estudo aí do início, parece ser um estudo bem ruim. Quem estava em excesso de gorduras tinha eliminado 100% os carbos? Tinha mudado estilo de vida? Ou continuaram fumando, tomando Toddynho e cerveja? Fora, que... 4 semanas? Não dá né?

    • @younutre
      @younutre  2 года назад +1

      Pode ter certeza que é possível engordar em uma animal based. O seu mesmo raciocínio poderia ser feito exatamente para uma dieta plant based com 75% de carboidratos. Eu não estou dizendo que low carb é ruim, eu prescrevo todo santo dia, mas não é só umas questão de carboidrato e, para maioria das pessoas, é mais fácil sim seguir uma dieta com carboidratos, é só ver a taxa de desistência dos estudos... Mas para alguns uma loe carb ou Very low carb pode ser uma melhor alternativa.

    • @younutre
      @younutre  2 года назад

      Sobre o estudo que citei foi um ensaio clínico randomizado do tipo Cross over... Isso significa que os grupos recebem a dieta A ou B, depois passam por 1 semana de washout (uma dieta normal) e depois são invertidos e que tinha feito a dieta A faz a dieta B, isso reduz absurdamente a possibilidade de vieses relacionados aos hábitos de vida. 4 semanas é um bom tempo para um ensaio clínico randomizado, tem muiiitos outros estudos mostrando isso, eu só não ia ficar citando todos se não o vídeo ia ter uma hora, por isso que citei em seguida uma metanálise com 102 ensaios clínicos.

    • @nassograton
      @nassograton 2 года назад +1

      @@younutre entendi. Eu acho difícil engordar em animal based, porque ninguém vai pegar uma panela de carne moída e ficar comendo até acabar. Já com carboidratos isso é bem mais fácil de ocorrer.
      O lance da desistência é porque, a pessoa me passa 40 anos em dieta hi-carb, e depois quer se adaptar em 3 meses. Não dá.
      Pra mim é bem nítido, todos ao meu redor comendo carboidratos e todos gordos, TODOS gordos.
      (Óbvio que não comem batata doce... O que eles comem são bolachas, pão de sal, Toddy e cerveja né... Kkk) mas ... Mesmo assim.

    • @younutre
      @younutre  2 года назад

      Eu atendo todo santo dia pessoas com desregulação no controle do açúcar no sangue que receberam a orientação de cortar carboidratos, foram lá e deixaram de comer arroz e passaram a almoçar 2 pedaços de bife com salada e continuam metabolicamente desreguladas, além de sentirem muita dificuldade de seguir esse tipo de orientação. Aí eu passo uma dieta que faz sentido para rotina dessa pessoa, com arroz, feijão, pão e etc e elas perdem peso e melhoram os exames. Foi isso que eu quis trazer no vídeo e que a ciência também comprova. Há anos a simples retirada de carboidratos não é mais uma recomendação para o tratamento de diabetes e, embora possa sim ser uma estratégia, não é a única. Mas eu tinha que provar meu ponto, por isso usei o primeiro estudo. Isso sem entrar no lado emocional e de transtornos alimentares, aí sim a restrição de um grupo alimentar poderia ser um desastre. Eu entendo que você gosta de seguir uma dieta animal based e que para você foi a solução, mas acredite, o medo de carboidratos é um dos maiores problema que os Nutricionistas enfrentam todos os dias.

    • @younutre
      @younutre  2 года назад

      @@nassograton Se você reparar bolachas tem grande quantidade de gordura também... O pão não vem sozinho, vem com manteiga ou margarida, a carne do almoço é feitas com grande quantidade de óleo... Os carboidratos são só parte do problema. E claro, que açúcar é muito diferente de batata inglesa, bons carboidratos costumam ter uma densidade calórica muito baixa, por isso também é difícil consumir um total calórico alto em uma dieta rica em frutas, batatas e etc... Fora o fato de que sem carboidratos você perda uma oportunidade gigantesca de consumir fibras e compostos bioativos. Enfim, claro que existem as exceções, mas de uma forma geral uma dieta com proteínas animais, frutas, gorduras boas e vegetais é a opção que se adequa a gigantesca maioria da população.

  • @marciamoreira5844
    @marciamoreira5844 2 года назад

    Isso não me convense todos que viram diabético ou pré diabético é muitas vezes por causa dos carboidratos.

    • @younutre
      @younutre  2 года назад +1

      O vídeo é justamente para mostrar que não são só os carboidratos... Se não te convence aí não é comigo... Deixei os estudos, tem vários outros... Eu literalmente mostrei uma metanálise com dezenas de estudos... Isso é ciência, é um fato, não é acreditar ou não... A real é que as pessoas geralmente estão diabéticas por alimentos como industrializados que combinam carboidratos e gorduras. Ayt

  • @ribeiroportoes
    @ribeiroportoes 2 года назад

    Comparar um atleta com um comum não é justo né? claro que a atividade física abaixa a glicose! Se o organismo vai produzir a glicose de qualquer geito... pra que consumir mais?! Deixar de comer carboidratos não dá um descanso para o pâncreas? Sou diabético e por isso me tornei carnívoro e quando como qualquer carboidrato a glicose sobe, mas se fico só nas carnes isso não acontece... tem algo de errado nesses estudos (tirando o do rato que nem considero). Desculpe, não quero causar, apenas estou tentando entender esses estudos que vc comentou... poderia postar o link deles? Obrigado.

    • @younutre
      @younutre  2 года назад

      Boa noite Ribeiro, tudo bem? Vamos lá... Sobre a maçã eu realmente não entendi, mas pode ter certeza absoluta que você pode comer maçã e eventualmente algumas sementes. Mas vamos pro mais importante....

    • @younutre
      @younutre  2 года назад

      Comparar um atleta com um comum não é justo né? R. Sim, eu só usei o exemplo do atleta para mostrar que nosso organismo consegue lidar com uma gigantesca quantidade de carboidrato, por mais que o exercício ajude a "retirar" o açúcar do sangue sem a necessidade de insulina, um atleta ao consumir esse alta quantidade de carboidratos utiliza muita insulina e isso não é uma problema, justamente por ele ser saudável e não ter *resistência a insulina* . Ou seja, só usei esse argumento para mostrar que o carboidrato não é, necessariamente, um problema.

    • @younutre
      @younutre  2 года назад

      Se o organismo vai produzir a glicose de qualquer geito... pra que consumir mais? R. É esse raciocínio que faz as pessoas pararem de consumir carboidrato... e essa estratégia pode até dar certo, se houver perda de peso junto devido a essa retirada dos carboidratos, mas o "x" da questão é que ela não é superior e é desnecessária. A real pergunta não devia ser "como não comer coisas que liberam açúcar no sangue" a real pergunta é "como resolver a raiz do problema e ser saudável a ponto de não me preocupar com açúcar no sangue"... e a resposta é: Controlando a resistência à insulina e a resistência a insulina não se controla apenas zerando carbo.

    • @younutre
      @younutre  2 года назад

      Sou diabético e por isso me tornei carnívoro e quando como qualquer carboidrato a glicose sobe, mas se fico só nas carnes isso não acontece... R. Sim, a de qualquer um irá subir quando consumir carboidratos e isso não é problema, o problema é ter uma glicose constantemente alta... E como resolve esse último problema? Resolvendo a resistência à insulina, que não se resolve apenas cortando carbo...

    • @younutre
      @younutre  2 года назад

      Deixar de comer carboidratos não dá um descanso para o pâncreas? R. Essa aqui é boa e mostra justamente como o que te foi ensinado está errado. O pâncreas produz várias coisas, mas a que você quer dar um descanso é a produção de INSULINA... Aí te ensinaram que carboidrato libera insulina e que se você cortar carbo e ficar na carne vai dar um tempo para seu pâncreas, certo? Porém não é por aí, já que carnes também estimulam a liberação de insulina, alias uma porção de carne pode estimular mais a liberação de insulina do que uma dose de carboidrato (dependendo do carbo/quantidade), essa é uma informação bem conhecida por profissionais sérios, o problema é que aqui no RUclips os profissionais sérios não tem vez e as pessoas só acabam recebendo conteúdo que viraliza na base do medo e informações falsas... de qualquer forma aqui está um artigo que fala sobre a liberação de insulina pelo consumo de carnes: academic.oup.com/ajcn/article/66/5/1264/4655967