Olá José (por mim dispenso os Srs.), conforme se diz "recordar é viver" pelo que este vídeo já teve alguma utilidade também para ti, o que muito me agrada. Abraço para ti e para os nossos pais também.
Olá Aline, a Ceia de Natal era assim na minha família quando eu era miúdo, já era assim antes e continuou a ser. Era assim em muitos lares a Ceia de Natal. O youtube ajuda-nos a partilhar e preservar as nossas memórias. Beijinhos e Boas Festas com muita Saúde. :)
experimentei comer o bacalhau nessa cama de vinagre, azeite,alho e pimenta e é simplesmente divinal!!! fica-se com um gostinho fantástico na boca! já agora, e a respeito de a salsa e os coentros se aguentarem pouco no frigorífico, li na net que enrolar as ervas em papel de cozinha e guardá-las fechadas num saco plástico no frigorífico que as mantém durante bastante tempo. vou experimentar, n sei se funciona, mas aki fica a dica!
A única diferença, entre a sua maneira de fazer o bacalhau com todos , e o que se faz cá em casa, é que, todo esse tempero que colocou no fundo do prato, nós colocamo-lo no fim. Colocamos tudo no prato e depois é que temperamos com o azeite, o vinagre, o alho e a pimenta,, por cima de tudo. Por vezes, ainda juntamos um pouco da água da cozedura( 1 colher de sôpa), no prato.
Meus natais da sempre melhores por causa dessa receita. Ótimas lembranças dos meus avós que eram filhos de portugueses. 😍 gratidão por ensinar, farei hoje.
Bom dia Sr Necas , minha avó preparava o bacalhau assim . Em dezembro estive em Portugal e provei está delícia. E trouxe sementes desta couve que não se acha meus no Brasil . agora que minas couves estão crescidas viu preparar hoje para minha família ,pois é aniversário do meu marido e bacalhau é o prato preferido dele . obrigada por compartilhar a receita.
Boa noite sr Necas nós temos a tradição de fazer um molho de azeite com cominhos, em vez de couve cozemos pencas com as batatas, num outro tacho colocamos bastante azeite com cebola cortada em gomos grossos, dexamos cozinhar até a cebola ficar dourada aí acrescentamos os cominhos a gosto, quanto mais levar melhor fica, deixa-se ferver mais um pouquinho e quando já temos a comida no prato regamos com esse molho, é uma delícia e fica aqui a dica para o sr se quiser um dia experimentar, já agora fazemos bastante para no dia da ceia, depois de tudo bem escorrido juntarmos tudo com o molho deixar a repousar e ganhar o gosto, durante a noite, no dia seguinte fszemos o farrapo, é uma delícia, espero que não fique ofendido por lhe vir dizer como é a nossa consoada, uma muito boa noite.
Olá Maria, não fico ofendido, fico é agradecido pelo importante contributo por essa tradição. Só um aparte, aqui dispensamos os sr e sra, fica mais fácil. Gostava de saber qual é a tua terra pois aonde eu nasci (Aveiro) diz-se farrapo-velho, aqui no Porto aonde vivo dizemos roupa-velha e tu dizes farrapo. em Aveiro pelo menos na minha família não se usava cominhos aqui no Porto vi usar cominhos mas só na roupa-velha no dia seguinte. A cebola só cozida conjuntamente com as batatas e as couves que podem ser pencas ou tronchudas. Obrigado pelo teu comentário. :)
necasdevaladares - receitas caseiras Sou natural de Moreira da Maia, desde sempre se fez assim na nossa casa, só cozemos as batatas, pencas e bacalhau, tudo junto para misturar os sabores, à parte é que num tacho pomos azeite com cebola cortada em gomos grossos para não desfazer, quando esta dourada juntamos os cominhos a gosto é claro que tudo depende de quantas pessoas são e do gosto, nós vamos provando até estar no ponto, vai à mesa no tacho, porque é bom quentinho, quando já temos a comida no prato é que regamos com o molho, no fim do jantar deixamos escorrer bem o que sobrou de comida, porque a penca larga muita água, então antes de ir dormir esmagamos tudo e regamos com o molho para misturar os sabores, se for feito no dia seguinte não fica tão bom, depois é só aquecer e temos o farrapo velho, um dia experimente que tenho quase a certeza que o sr e família vão gostar, eu embora goste muito só como no Natal, mas o meu filho e nora fazem muitas vezes durante o ano e ela não estava habituada, se um dia experimentar depois diga se gostou ou não, pelo menos fica a conhecer uma outra tradição, uma muito boa noite para o sr e família.
Moreira da Maia aqui tão perto. Não conhecia esse tempero mas fiquei a conhecer assim como os nossos amigos que lerem estes comentários. Mais uma vez obrigado pela partilha. :)
Olá Sandra, não consigo encontrar essa receita de farrapo velho, como perdi algumas receitas se calhar essa foi uma delas. Podes por gentileza dizer-me se essa receita em concreto era feita numa sertã? Obrigado.
Olá boa tarde obrigado por responder e Parabéns pelas excelente receita que faz, respondendo à sua pergunta sim é numa Sertã a minha cunhada faz no Natal e fica muito bom, pode ser que a sua mamã saiba as mães sabem tudo bjs e tudo de bom
Olha que maravilha de canal! Estava a procura de uma receita de Natal para o bacalhau que a minha sogra nos mandou de Portugal e nao e que me deparo com o seu canal? Maravilha!!!!!!! Bem haja!!! Bom Natal!
miguelbinha olá Miguel, sogra amiga que envia bacalhau. Estive a ver o vídeo do arco, vives em sherwood? HIHIHI, ficou engraçado. Abraço grande para toda a malta que está fora a fazer pela vida e bom Natal.
Armando Pinho o termo "escoado" tem significado só para alguns e o meu amigo não o deixou passar em vão. Fico satisfeito. Entretanto já temos o vídeo da sopinha. Continuação de bons petiscos. ;)
( Parabéns por este magnífico Site ) Boas receitas, guardei o Link para quando precisar, vai-me ser útil, bom apetite para todas estas delícias, e bom Natal, um abraço aqui de França ...
Obrigado Vidal pelo gentil comentário. Subscrevendo o canal vais sendo informado das novidades. deixo aqui um link com a lista das receitas (quase todas). Votos de um 2018 bem Bom. Abraço. necasdevaladarescanal.blogspot.pt/p/index.html
necasdevaladares - receitas caseiras Obrigado,já guardei e já utilisei para fazer o peito de frango com caril, uma delícia,bom ano de 2018,grande abraço ...
Olá Tunico, faz-se assim: O farrapo; farrapo-velho; roupa-velha é feito com as sobras do bacalhau cozido da noite da consoada e costuma-se comer no jantar do dia de Natal. 1- retiras as espinhas ao bacalhau e partes tudo (bacalhau, ovo, couve, batata, cenoura, cebola) em pedaços pequenos tipo a falangeta do polegar. 2- Num tacho temperas com bastante azeite e alho laminado, aqueces e serves. Em algumas zonas de Portugal também se usam cominhos no tempero.
Lrato mais Tuga nao há ! A única melhoria é que não deixava ferver o bacalhau , pois perde os óleos e já esta cozido pela salga ( só necessita de uns 10/15 minutos em agua mt quente , mas nao fervente). Abc
Os confitados são do conhecimento recente na culinária portuguesa. Esta receita tenta recriar o bacalhau cozido na casa da minha família desde os tempos que eu era miúdo (mais de 1/2 século). Hoje no Natal em minha casa temos optado por um bacalhau um pouco diferente pelo natal, deixo aqui um link a titulo de exemplo e peço desculpa pela minha resposta tardia. ruclips.net/video/5uO2lk_MvTc/видео.html
oi Miguel, sou mocambicana e gostei da receita, mas tenho uma duvida: sera que o prato nao fica muito oleoso, vi que usou o azeite para fazer o molho e no fim voltou a acrescenta-lo por cima.
Olá Gonc, à tua questão nem o google responde, é tramado, a resposta é simples "tentativa e erro" do velho Edward Thorndike. Quem não tem experiência deve cozer os diversos ingredientes separadamente testar com com um garfo e provar para verificar se já está cozido e por fim reservar, isto porque o tempo de cozedura e variável de item para item. Isto é podemos ter uma couve que coze em 20 minutos e outra que precisa de 30 minutos. Não podemos antecipar os tempos de cozedura com precisão de engenharia. :)
Na verdade António, eu não sou profissional, só mostro as receitas que faço em casa, refletindo na tua observação de facto ficará mais bonito com a pele para baixo, tomei nota. Obrigado pelo comentário.
Vou fazer hoje,gostei da receita,apesar de ser brasileira, amo bacalhau.
bom proveito
Amo essa receita de bacalhau.meus padrinhos eram portugueses e sempre passavam.Natal na casa de meus pais.
Obrigado pelo comentário. 🙂
Amei homen tu cozinha muito bem essa é uma das minhas segundas comidas favoritas
Sr. Necas. ver esta receita trouxe-me gratas lembranças de meu pai, que preparava esse prato para mim. muito obrigado.
Olá José (por mim dispenso os Srs.), conforme se diz "recordar é viver" pelo que este vídeo já teve alguma utilidade também para ti, o que muito me agrada. Abraço para ti e para os nossos pais também.
Essa receita lembra minha infância e as festas como o Natal e a Páscoa com a família em volta da mesa! Saudações de uma luso-brasileira! Abraço
Olá Aline, a Ceia de Natal era assim na minha família quando eu era miúdo, já era assim antes e continuou a ser. Era assim em muitos lares a Ceia de Natal. O youtube ajuda-nos a partilhar e preservar as nossas memórias.
Beijinhos e Boas Festas com muita Saúde. :)
Parabéns você saber fazer um delicioso prato.
Obrigada pelo elogio
experimentei comer o bacalhau nessa cama de vinagre, azeite,alho e pimenta e é simplesmente divinal!!! fica-se com um gostinho fantástico na boca! já agora, e a respeito de a salsa e os coentros se aguentarem pouco no frigorífico, li na net que enrolar as ervas em papel de cozinha e guardá-las fechadas num saco plástico no frigorífico que as mantém durante bastante tempo. vou experimentar, n sei se funciona, mas aki fica a dica!
varinog fico satisfeito com o resultado. Vou experimentar a dica para as ervas. Obrigado. :)
A única diferença, entre a sua maneira de fazer o bacalhau com todos , e o que se faz cá em casa, é que, todo esse tempero que colocou no fundo do prato, nós colocamo-lo no fim. Colocamos tudo no prato e depois é que temperamos com o azeite, o vinagre, o alho e a pimenta,, por cima de tudo. Por vezes, ainda juntamos um pouco da água da cozedura( 1 colher de sôpa), no prato.
Que aspeto. parece bem delicioso
Meus natais da sempre melhores por causa dessa receita. Ótimas lembranças dos meus avós que eram filhos de portugueses. 😍 gratidão por ensinar, farei hoje.
obrigado pelo comentário.
Bom dia Sr Necas , minha avó preparava o bacalhau assim . Em dezembro estive em Portugal e provei está delícia. E trouxe sementes desta couve que não se acha meus no Brasil . agora que minas couves estão crescidas viu preparar hoje para minha família ,pois é aniversário do meu marido e bacalhau é o prato preferido dele . obrigada por compartilhar a receita.
Muitos parabéns para o marido e bom apetite comer o belo bacalhau. Muita saúde para todos. :)
@@necasdevaladares obrigadinha ,fiz o bacalhau e o marido adorou.
Vou fazer hoje, obrigada
¡Exquisito! Me ha encantado, muchas gracias por compartir. Saludos cordiales desde España.
Obrigado pelo comentário. 😀
👏👏👏muito bom ja cheira a Natal 🎅Um Santo Feliz Natal
Olá Sofia, aqui em casa as rabanadas já perfumaram a casa (hoje é dia 24) mais logo vou eu tratar no belo do bacalhau.
Feliz Natal. ;)
Boa noite sr Necas nós temos a tradição de fazer um molho de azeite com cominhos, em vez de couve cozemos pencas com as batatas, num outro tacho colocamos bastante azeite com cebola cortada em gomos grossos, dexamos cozinhar até a cebola ficar dourada aí acrescentamos os cominhos a gosto, quanto mais levar melhor fica, deixa-se ferver mais um pouquinho e quando já temos a comida no prato regamos com esse molho, é uma delícia e fica aqui a dica para o sr se quiser um dia experimentar, já agora fazemos bastante para no dia da ceia, depois de tudo bem escorrido juntarmos tudo com o molho deixar a repousar e ganhar o gosto, durante a noite, no dia seguinte fszemos o farrapo, é uma delícia, espero que não fique ofendido por lhe vir dizer como é a nossa consoada, uma muito boa noite.
Olá Maria, não fico ofendido, fico é agradecido pelo importante contributo por essa tradição. Só um aparte, aqui dispensamos os sr e sra, fica mais fácil. Gostava de saber qual é a tua terra pois aonde eu nasci (Aveiro) diz-se farrapo-velho, aqui no Porto aonde vivo dizemos roupa-velha e tu dizes farrapo. em Aveiro pelo menos na minha família não se usava cominhos aqui no Porto vi usar cominhos mas só na roupa-velha no dia seguinte. A cebola só cozida conjuntamente com as batatas e as couves que podem ser pencas ou tronchudas. Obrigado pelo teu comentário. :)
necasdevaladares - receitas caseiras Sou natural de Moreira da Maia, desde sempre se fez assim na nossa casa, só cozemos as batatas, pencas e bacalhau, tudo junto para misturar os sabores, à parte é que num tacho pomos azeite com cebola cortada em gomos grossos para não desfazer, quando esta dourada juntamos os cominhos a gosto é claro que tudo depende de quantas pessoas são e do gosto, nós vamos provando até estar no ponto, vai à mesa no tacho, porque é bom quentinho, quando já temos a comida no prato é que regamos com o molho, no fim do jantar deixamos escorrer bem o que sobrou de comida, porque a penca larga muita água, então antes de ir dormir esmagamos tudo e regamos com o molho para misturar os sabores, se for feito no dia seguinte não fica tão bom, depois é só aquecer e temos o farrapo velho, um dia experimente que tenho quase a certeza que o sr e família vão gostar, eu embora goste muito só como no Natal, mas o meu filho e nora fazem muitas vezes durante o ano e ela não estava habituada, se um dia experimentar depois diga se gostou ou não, pelo menos fica a conhecer uma outra tradição, uma muito boa noite para o sr e família.
Moreira da Maia aqui tão perto. Não conhecia esse tempero mas fiquei a conhecer assim como os nossos amigos que lerem estes comentários. Mais uma vez obrigado pela partilha. :)
M aria Conceição Seabra Teixeira c
ola gostei da forma que preparaste o cozido. vou tentar também fazer. obrigado pela receita
+Francisco Ernesto Vai ficar 5 estrelas. Votos de Bom Ano.
Olá gostava muito da sua receita do farrapo velho obrigado bom ano
Olá Sandra, não consigo encontrar essa receita de farrapo velho, como perdi algumas receitas se calhar essa foi uma delas. Podes por gentileza dizer-me se essa receita em concreto era feita numa sertã? Obrigado.
Olá boa tarde obrigado por responder e Parabéns pelas excelente receita que faz, respondendo à sua pergunta sim é numa Sertã a minha cunhada faz no Natal e fica muito bom, pode ser que a sua mamã saiba as mães sabem tudo bjs e tudo de bom
Adorei, é muito fácil...
Boa receita. Simplis tradicionais mesmo
:)
Olha que maravilha de canal! Estava a procura de uma receita de Natal para o bacalhau que a minha sogra nos mandou de Portugal e nao e que me deparo com o seu canal? Maravilha!!!!!!! Bem haja!!! Bom Natal!
Bom Natal :D
Paulo Silva
LOL! Bom Natal, Paulo!
miguelbinha olá Miguel, sogra amiga que envia bacalhau. Estive a ver o vídeo do arco, vives em sherwood? HIHIHI, ficou engraçado. Abraço grande para toda a malta que está fora a fazer pela vida e bom Natal.
Nao.. lol, agora estou no Pais de Gales! A maior paret das filmagens foram em Suffolk na area de Ipswich. eheheh
.obrigado
adoro o bacalhau
Obrigado Abdel pelo comentário. :)
Bom dia. Depois de digerido este gostoso "escoado", ficamos aguardando a receita da sopa de bacalhau.
Armando Pinho o termo "escoado" tem significado só para alguns e o meu amigo não o deixou passar em vão. Fico satisfeito. Entretanto já temos o vídeo da sopinha. Continuação de bons petiscos. ;)
Armando Pinho panda
( Parabéns por este magnífico Site )
Boas receitas, guardei o Link para quando precisar, vai-me ser útil, bom apetite para todas estas delícias, e bom Natal, um abraço aqui de França ...
Obrigado Vidal pelo gentil comentário. Subscrevendo o canal vais sendo informado das novidades. deixo aqui um link com a lista das receitas (quase todas). Votos de um 2018 bem Bom. Abraço.
necasdevaladarescanal.blogspot.pt/p/index.html
necasdevaladares - receitas caseiras Obrigado,já guardei e já utilisei para fazer o peito de frango com caril, uma delícia,bom ano de 2018,grande abraço ...
@@vidalcastro39 eu adorei a receita obg sucesso
@@vidalcastro39 eu adorei
Top 👏🙌👏🙌
Obrigado Josemar pelo comentário, votos de um bom Natal. :)
Pretendo aprender más pratos do tipo Moderno tipo um Arroz de pato
necasdevaladarescanal.blogspot.com/2018/02/receita-de-arroz-de-pato-no-forno-by.html
Muito bom
Obrigado pelo comentário. 🙂
Necas, como falou que o farrapo se faz no dia seguinte teria a receita do farrapo ? Feliz Natal
Olá Tunico, faz-se assim:
O farrapo; farrapo-velho; roupa-velha é feito com as sobras do bacalhau cozido da noite da consoada e costuma-se comer no jantar do dia de Natal.
1- retiras as espinhas ao bacalhau e partes tudo (bacalhau, ovo, couve, batata, cenoura, cebola) em pedaços pequenos tipo a falangeta do polegar.
2- Num tacho temperas com bastante azeite e alho laminado, aqueces e serves. Em algumas zonas de Portugal também se usam cominhos no tempero.
good job kadidja really appreciate it.
obrigado kadidja.
Ninguem cozinha comida portuguesa como voce.Delicia.
Rápido sem muitos rituais ao cozinhar
Obrigado.
olá...eu ja tirei o sal do bacalhau e agora a dúvida ele aguenta 2 dias no frigorífico? ou e preciso congelar?
Lrato mais Tuga nao há ! A única melhoria é que não deixava ferver o bacalhau , pois perde os óleos e já esta cozido pela salga ( só necessita de uns 10/15 minutos em agua mt quente , mas nao fervente). Abc
Os confitados são do conhecimento recente na culinária portuguesa. Esta receita tenta recriar o bacalhau cozido na casa da minha família desde os tempos que eu era miúdo (mais de 1/2 século).
Hoje no Natal em minha casa temos optado por um bacalhau um pouco diferente pelo natal, deixo aqui um link a titulo de exemplo e peço desculpa pela minha resposta tardia.
ruclips.net/video/5uO2lk_MvTc/видео.html
oi Miguel, sou mocambicana e gostei da receita, mas tenho uma duvida: sera que o prato nao fica muito oleoso, vi que usou o azeite para fazer o molho e no fim voltou a acrescenta-lo por cima.
Zelia Bassiane Olá Zelia, o bacalhau gosta muito de azeite mas tu deves fazer ao teu gosto. É sempre mais fácil por mais do que tirar.
Gostei
MODO / MANEIRA DE COZINHAR O BACALHAU DO NATAL ! VISIONA O PRESENTE VÍDRO]
Peço desculpa mas não compreendi.
👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Ouro
❤❤
Vim para aqui saber o tempo de cozedura. Fiquei sem saber :/ mas bom aspecto
Olá Gonc, à tua questão nem o google responde, é tramado, a resposta é simples "tentativa e erro" do velho Edward Thorndike.
Quem não tem experiência deve cozer os diversos ingredientes separadamente testar com com um garfo e provar para verificar se já está cozido e por fim reservar, isto porque o tempo de cozedura e variável de item para item. Isto é podemos ter uma couve que coze em 20 minutos e outra que precisa de 30 minutos. Não podemos antecipar os tempos de cozedura com precisão de engenharia. :)
O Sr.Bacalhau ficou mal colocado na apresentação do prato, este deve ser colocado com a pele para baixo, isto sim chama-se profissionalismo.
Na verdade António, eu não sou profissional, só mostro as receitas que faço em casa, refletindo na tua observação de facto ficará mais bonito com a pele para baixo, tomei nota.
Obrigado pelo comentário.
Pimenta e a gosto
:)
epa delicioso
Partiu a posta do bacalhau ? Isso não se faz .
obrigado pelo comentário.
RECEITA MUITO DIFICIL DE ENTENDER. NÃO SEI ( UM PORTUGUES DIFICIL DE ENTENDER ) QUAL FOLHA FOI COLOCADA NA RECEITA.
MARCO ANTONIO DE ARAUJO
link para a receita escrita:
necasdevaladarescanal.blogspot.com/2014/08/bacalhau-do-natal.html
A panela:🙄🤡
Não percebi!
Muito bom
Obrigado.