Senti saudades de seus videos, Professor! Estou acompanhando os seus posts no grupo do telegran e venho aprendendo muito a cada dia com eles. O seu amor pela literatura é simplesmente contagiante! Todo o respeito com que o senhor fala sobre livros é algo que eu nunca tinha visto outra pessoa fazer antes. Tudo isto que desperta tanta admiração em todos nós que acompanhamos suas aulas e livros. Nada é capaz de penetrar na alma humana como a literatura. Sinto que se vários dos livros que li, de tão magníficos que foram, se tornaram uma parte de mim. Muito obrigado por todas as orientações e um forte abraço!!!!
Professor através dos seus vídeos uma gama de pessoas aqui em Caruaru voltaram a estudar e a auxiliar de serviços gerais teminou o 1 e 2 graus e hoje estuda serviço social na faculdade e os outros estão terminado o 2 grau para ir a faculdade. Grato professor
É muito bom tê-lo de volta, professor. Voltando à frase do Ortega y Gasset, espero que um dias as circunstâncias me permitam encontrá-lo para um café e uma boa conversa. Grande abraço!
Minha paixão e progresso por escrita e literatura só tem aumentado muito após conhecer o Professor, sou um imperfeito em busca de perfeição, sempre disposto a aprender...!!!
Salve Rodrigo! Fiquei profundamente tocado com sua entrevista, e, tenho certeza que estou no caminho certo ao procurar, na Amazon e Estante Virtual , todos os autores catalogados da Antologia Escolar Brasileira de Marques Rebelo. De tal modo que terei leitura por muitos anos. Paralelo a isto voltei a escrever e não vejo a hora , em uma sessão de autografo de seu próximo livro, lhe mostrar alguns de meus escritos. Sua crítica franca , certamente, possibilitará melhoras contínuas em meu estilo.
🤗🤗🤗🤗 meu Amado Mestre, senti sua falta. Mesmo na correria, eu estava sentindo sua falta no canal. Feliz por está de volta, meu Mestre. Que Maria Santíssima lhe conceda sempre Paz e Saúde. Abraço
Grande professor Rorigo Gurgel. Que bom que tá de volta. O senhor é uma inspiração pra todos nós que amamos a boa literatura. Que Deus lhe conceda ainda muitos longos anos, com paz e saúde.
Grande Rodrigo Gurgel, digo de coração que você é uma das principais estrelas guias de minhas leituras. Adorei Meditações do Quixote, pretendo ler ...O direito a literatura, de Antônio Candido, creio que é uma leitura que vc aprova também. Abs
Professor Rodrigo Gurgel, por favor, recomende-me um bom livro sobre gêneros literários. Desde já agradeço ao senhor pelos ensinamentos literários aqui no RUclips. Tenha uma vida longa e feliz.
Professor, seus áudios são maravilhosos!!! E eu, particularmente, me senti presenteada com o seu áudio sobre Emily Dickinson. Muito obrigada!!! Amei suas reflexões e sua explicação. Obrigada!!!
Tenho uma pergunta para vocês que gostam dos livros de crítica literária do Rodrigo: que críticos da literatura universal mais se assemelham a ele ou qual crítico vocês mais gostam?
Oi. Acho que um bom crítico com idéias bem semelhantes as do Prof. Gurgel seria o grande Harold Bloom que faleceu ano passado. Ele foi um dos mais importantes críticos literários que tivermos. Inclusive, ele possuía uma memoria fotográfica que fazia ele conseguisse ler mais de mil paginas em poucos minutos e guardar tudo na memoria. Além também dele ter sido contra o politicamente correto na literatura, analisando cada livro pelo mérito que ele possuísse. Já um outro critico brasileiro, temos o Álvaro Lins. Eu ainda estou aprendendo sobre os grandes autores e críticos, por isso ainda não conheço muitos nomes para indicar. flw!
Professor, faça um áudio lá no Telegram sobre esse pensamento do filósofo Ortega. Seria ótimo! Parabéns pelo trabalho no Telegram! É um néctar para o intelecto. Obrigado, de coração!
Foi por causa do seu trabalho, professor Rodrigo, que comecei a encarar o desafio da "conquista das circunstâncias". Há dois anos leio só os brasileiros e descobri muitas pérolas, Josué Montello e vários bons contistas por exemplo. Recentemente me encantei pelo "O ocaso do Império" e estou lendo agora "o estrangeiro" do Plínio Salgado, que encontrei encostado numa prateleira da biblioteca do Sesc daqui de Maceió. Muito obrigado por isso!
Caro professor, Bom ouvir e ver o senhor. A saudade cresce sem os seus vídeos e a sua sabedoria singular. Uma humilde sugestão: Que tal nos brindar e nos edificar com um vídeo sobre o seu caminho rumo a fé cristã. Acredito ser algo de valor inestimável para todos. Com o carinho e o amor de Cristo, Seu irmão Helce.
Professor, o senhor já leu o livro O Homem: A Vida, a Ciência e a Arte, do filósofo católico francês Ernest Hello? Se sim, faça um vídeo comentando sobre ele, assim como o senhor fez com A Vida Intelectual, do Sertillanges, e outros. É um grande livro! Abraços!
Boa tarde, professor! Tenho algumas questões para quem sabe, muita pretensão a minha, o senhor nos presentear com suas análises no Telegram. Então eis os questionamentos: o que pode a Literatura? Será que a Literatura é capaz de aplacar nossas dores e angústias? O que tornar uma obra um clássico universal são as muitas e inesgotáveis leituras que podem ser feitas? Para finalizar: os sonhos podem fornecer material para a construção de textos literários? Muito obrigado! Tudo de bom.
A literatura tem a mais bela função de nos tornar mais humanos. Assim, penso que ela deva caminhar com a responsabilidade da imparcial criticidade, paralela porque dual, já que somos criaturas duais, regidas por complexidades e dramas distintos. O olhar do crítico não é o do tirano, ávido por sacrificar algo que esteja fora de alguma aspiração cânonica, mas aquele que pondera com a humildade e o equilíbrio, capaz de julgar com elegante honestidade. Parabéns, Professor Rodrigo Gurgel, pelo excelente trabalho! O senhor ganhou mais um fã! Grande abraço.
Boa noite, professor! Que aurores de canções, no Brasil, estão próximos do conceito de estética que o senhor analisa nas suas obra? Teria como o senhor fazer uma comparação entre a literatura clássica e a nossa música brasileira ou de outros países? Um abraço.
Acho essa comparação difícil. Talvez algumas letras de Cartola possam se aproximar da nossa melhor poesia. Mas são duas linguagem diferentes: poetas e letristas - poetas e compositores.
Obrigado por nos oferecer esses trabalhos, professor! Te acompanho há tempos e queria perguntar-lhe sobre algo que dizia num vídeo em que recomendava o manual de escrita do Albalat: falava sobre um certo tipo de narração maçante em primeira pessoa preferida por autores pós-modernistas. Professor, detesto a linguagem do texto de "O meu Pé de Laranja Lima", de José de Vasconcelos, mas gosto do estilo de Radiguet em "Le Diable au corps"; sei que são livros e autores distantes, mas são narrativas em primeira pessoa e acho que servem para enfatizar minha questão: adoraria ouvir o senhor falar, talvez no Telegram, sobre a ESCRITA DA BOA NARRATIVA EM PRIMEIRA PESSOA. Obrigado já por tudo, professor!
Rodrigo, não digo nem estudar literatura sem a lente gramcista das escolas, mas ler os livros principais da nossa história tal como eles foram concebidos, sem interpretações tortas. Como faço? Pois , para minha segurança , tive que desconfiar de quase todos os livros que me passavam na escola, dificilmente não achava algo que pudesse ser lido de maneira revolucionária. Vidas Secas, a Cidade e as Serras, Brás Cubas, contos de Machado de Assis, Capitães de Areia, José de Alencar, Jorge Armado, Memórias de Sargento de Milícias, Guimarães Rosa, Clarice Lispector. E por aí vai.
Professor, como nos descobrir literariamente? Isto é, como saber se temos uma mente criativa, ou melhor, qual gênero textual nos encaixamos melhor? Obrigado desde já.
Leia. Leia de forma diversificada. Leia grande literatura, poesia, assista a bons filmes, visite museus... Procure um autor com o qual você se identifica plenamente - e leia tudo dele. E assim, sem parar.
Professor! Algo que seria muito bacana seria alguém da sua envergadura intelectual poder contar histórias. Algo semelhante ao que o antigo professor Monir Nasser fazia com grandes clássicos da Literatura. Abraços!
Penso que nos falta umas boas lições de poética. Estou estudando isso por trás. O senhor me poderia indicar uma história da poética? Se é que existe uma.
Comece com um livrinho simples, mas que oferece boa bibliografia para você aprofundar seus estudos: "Versos, Sons, Ritmos", Norma Goldstein, Editora Ática,
@@RodrigoGurgel Oi, professor, obrigado pelo resposta! Sem problema, vou me atualizando com o senhor. O senhor me recomenda iniciar pelo Prática da Leitura e Desenvolvimento do Estilo? Pensei nesse me pautando na lógica de ler muito, de ter muito contato com todos os tipos de leitura - mas quero muito ter contato de forma especial com o soneto. Outra coisa, pra poder tirar dúvidas desse tipo, o grupo do Telegram é o melhor meio?
Rodrigo Gurgel,é errado fazer comentários sobre cada parágrafo de um Livro lido ? Por exemplo,eu leio dante.E daí,no trecho que fala da selva escura e selvagem,eu faço um breve comentário tipo : A selva é um símbolo q representa a desorientação na vida,quando estamos num ambiente corruptível à alma humana. Essa é a minha pergunta !
Boa noite, Professor! Gostaria de deixar um depoimento e pedir a sua ajuda. Você se sente solitário quando escreve? Quer dizer, eu sinto imensa solidão quando estou escrevendo, e às vezes eu até coloco algum podcast de fundo pra não me sentir tão sozinho quando escrevo. Outras pessoas conseguem se concentrar melhor com músicas, mas sei lá, música não consegue acalmar essa agitação, essa ansiedade dentro de mim. Mas, mesmo colocando um podcast e isso me dar aquela ajuda na hora de escrever, tem uma voz chata dentro de mim que insiste que um escritor de verdade deve escrever sozinho, sem nada pra acompanhar a não ser o som ambiente natural, pois música, podcasts e trilhas sonoras nos impedem de nos concentrarmos. O que você pensa disso? Teria algum conselho pra mim?
O mestre Gurgel me salvou da burrice literária/gramatical/interpretativa, que sem dúvida é o pior tipo - hoje, câncer da sociedade. TODAS as suas sugestões, podcasts, vídeos são absorvidos com máxima eficiência. Professor, obrigado.
Senti saudades de seus videos, Professor! Estou acompanhando os seus posts no grupo do telegran e venho aprendendo muito a cada dia com eles.
O seu amor pela literatura é simplesmente contagiante! Todo o respeito com que o senhor fala sobre livros é algo que eu nunca tinha visto outra pessoa fazer antes. Tudo isto que desperta tanta admiração em todos nós que acompanhamos suas aulas e livros.
Nada é capaz de penetrar na alma humana como a literatura. Sinto que se vários dos livros que li, de tão magníficos que foram, se tornaram uma parte de mim.
Muito obrigado por todas as orientações e um forte abraço!!!!
Obrigado pelas boas palavras, Leon, e por acompanhar o meu trabalho. Abração!
Professor através dos seus vídeos uma gama de pessoas aqui em Caruaru voltaram a estudar e a auxiliar de serviços gerais teminou o 1 e 2 graus e hoje estuda serviço social na faculdade e os outros estão terminado o 2 grau para ir a faculdade. Grato professor
*Apaixonada pelo Rodrigo Gurgel*
É muito bom tê-lo de volta, professor. Voltando à frase do Ortega y Gasset, espero que um dias as circunstâncias me permitam encontrá-lo para um café e uma boa conversa. Grande abraço!
Tudo pode acontecer, Carlos! Forte abraço!
Eu estava desanimado com o meu curso (letras português), mas o seu vídeo foi revigorante. Obrigado.
Obrigado, professor. Seu canal no Telegram é demais
Sou estudante de Letras.
E o senhor é um dos homens que me inspiro para continuar na carreira de literatura
Minha paixão e progresso por escrita e literatura só tem aumentado muito após conhecer o Professor, sou um imperfeito em busca de perfeição, sempre disposto a aprender...!!!
Salve Rodrigo! Fiquei profundamente tocado com sua entrevista, e, tenho certeza que estou no caminho certo ao procurar, na Amazon e Estante Virtual , todos os autores catalogados da Antologia Escolar Brasileira de Marques Rebelo. De tal modo que terei leitura por muitos anos. Paralelo a isto voltei a escrever e não vejo a hora , em uma sessão de autografo de seu próximo livro, lhe mostrar alguns de meus escritos. Sua crítica franca , certamente, possibilitará melhoras contínuas em meu estilo.
Vá em frente!
🤗🤗🤗🤗 meu Amado Mestre, senti sua falta. Mesmo na correria, eu estava sentindo sua falta no canal. Feliz por está de volta, meu Mestre. Que Maria Santíssima lhe conceda sempre Paz e Saúde. Abraço
Obrigado! Abração!
Não há de que, meu Mestre. Que o Nosso Senhor Jesus Cristo conserve sempre sua saúde. 😇
Grande professor Rorigo Gurgel. Que bom que tá de volta. O senhor é uma inspiração pra todos nós que amamos a boa literatura. Que Deus lhe conceda ainda muitos longos anos, com paz e saúde.
Muito obrigado, Vando!
Caríssimo Professor: foi uma aula emocionante, não uma entrevista. ,👏👏👏
Muito obrigado, Rubens!
Muito obrigado por responder a minha pergunta, senhor Gurgel.
Eu acabei de ouvir o seu áudio no telegram.
Muito obrigado mesmo, me ajudou bastante!
Professor, o senhor é a esperança de uma sociedade destroçada pela pseudointelectualidade ideológica. Obrigado! Brilhante exposição.
Muito obrigado, Rodrigo!
Grande Rodrigo Gurgel, digo de coração que você é uma das principais estrelas guias de minhas leituras.
Adorei Meditações do Quixote, pretendo ler ...O direito a literatura, de Antônio Candido, creio que é uma leitura que vc aprova também. Abs
Obrigado! Grande abraço!
Professor Rodrigo Gurgel, por favor, recomende-me um bom livro sobre gêneros literários. Desde já agradeço ao senhor pelos ensinamentos literários aqui no RUclips. Tenha uma vida longa e feliz.
Um livrinho básico, mas com uma boa bibliografia no final, caso você queira se aprofundar: "Gêneros literários", Angélica Soares, Editora Ática.
Tenho ouvido com enorme prazer ! Continue firme, o seu trabalho é uma necessidade!
Obrigadíssimo!
Desejo que tudo esteja bem com sua saúde, que tudo corra bem no exame! Grande abraço, tenho sido muito edificado por seu trabalho.
8:15 vocês esqueceram de editar essa parte ? Não me incomodou, estou avisando para caso não tenham percebido e queiram corrigir.
Bom retorno, mestre! 2020 pleno da arte da palavra!
Obrigado!
Professor, seus áudios são maravilhosos!!! E eu, particularmente, me senti presenteada com o seu áudio sobre Emily Dickinson. Muito obrigada!!! Amei suas reflexões e sua explicação. Obrigada!!!
Amei o vídeo, professor. O senhor é muito sensato. Admiro-te muito ❤️
Obrigado pelo carinho e por acompanhar meu trabalho, Vanessa! 🙂
A literatura cria uma consciência onde melhor se distingue o bem do mal !!
"a literatura nos torna mais humanos" 🧡
Tenho uma pergunta para vocês que gostam dos livros de crítica literária do Rodrigo: que críticos da literatura universal mais se assemelham a ele ou qual crítico vocês mais gostam?
Oi. Acho que um bom crítico com idéias bem semelhantes as do Prof. Gurgel seria o grande Harold Bloom
que faleceu ano passado. Ele foi um dos mais importantes críticos literários que tivermos. Inclusive, ele possuía uma memoria fotográfica que fazia ele conseguisse ler mais de mil paginas em poucos minutos e guardar tudo na memoria. Além também dele ter sido contra o politicamente correto na literatura, analisando cada livro pelo mérito que ele possuísse. Já um outro critico brasileiro, temos o Álvaro Lins. Eu ainda estou aprendendo sobre os grandes autores e críticos, por isso ainda não conheço muitos nomes para indicar. flw!
Ele é da linha do Trilling, eu acho.
@@LeonTolstoiBrazuka, obrigado pela dica.
Otto Maria Carpeaux dispensa apresentações.
Muito bom, professor. Foi incrível conhecer o senhor e bater um papo. Espero que venha mais vezes a Brasília. Abraço!
Grande abraço, Wallas!
Abraços professor! Seus vídeos são sensacionais!
Eu, comecei na Literatura por causa do Grande Olavo de Carvalho e pelo senhor. OBRIGADO
Show 👏🏼👏🏼👏🏼
O senhor tem uma vivacidade no olhar que é cativante!
Muito obrigado! 🙂👍🏻
O último minuto me emocionou inesperadamente. Que bonito.
Obrigado!
Bem vindo a 2020. Muita saúde e sucesso.
Sempre um prazer em ouvi-lo.
Obrigado, Francisco. Pra vc também!
As mensagens se tornaram o meu monólogo diária mais salutar e reflexivo. Obrigado, professor!
O senhor é um intelectual de primeira ordem. E a sua voz ainda é parecida com a do Mário Ferreira dos Santos
Professor, faça um áudio lá no Telegram sobre esse pensamento do filósofo Ortega. Seria ótimo!
Parabéns pelo trabalho no Telegram! É um néctar para o intelecto. Obrigado, de coração!
Farei! Obrigado!
Como acho o canal no telegram?
Prof. Rodrigo, parabéns por mais este lançamento e obrigado pelo seu trabalho de tanta qualidade!
Muito obrigado, Rafael!
Foi por causa do seu trabalho, professor Rodrigo, que comecei a encarar o desafio da "conquista das circunstâncias". Há dois anos leio só os brasileiros e descobri muitas pérolas, Josué Montello e vários bons contistas por exemplo. Recentemente me encantei pelo "O ocaso do Império" e estou lendo agora "o estrangeiro" do Plínio Salgado, que encontrei encostado numa prateleira da biblioteca do Sesc daqui de Maceió. Muito obrigado por isso!
Obrigado! Montello é genial!
Olá professor, adorando seus áudios do telegram, obrigada por dividir seus pensamentos e ensinamentos🥰❤
Que bom, Elaine! Obrigado!
Como é bom ouvir pessoas como Você!
Muito obrigado!
Acompanhando sempre, mestre. Aqui e no telegram. Excelente trabalho!
Obrigado, Juscelino!
Vida longa ao senhor e seu trabalho.
Obrigadíssimo!
Que bom! Sentimos falta.
Um abraço!
Professor Rodrigo Gurgel, deu aula no Instituto Hugo São Vitor!👍
Caro professor,
Bom ouvir e ver o senhor. A saudade cresce sem os seus vídeos e a sua sabedoria singular.
Uma humilde sugestão: Que tal nos brindar e nos edificar com um vídeo sobre o seu caminho rumo a fé cristã. Acredito ser algo de valor inestimável para todos.
Com o carinho e o amor de Cristo,
Seu irmão Helce.
Boa ideia! Obrigado!
Bem-vindo, professor! que 2020 seja um excelente ano para todos!
Obrigado!
Professor, o senhor já leu o livro O Homem: A Vida, a Ciência e a Arte, do filósofo católico francês Ernest Hello? Se sim, faça um vídeo comentando sobre ele, assim como o senhor fez com A Vida Intelectual, do Sertillanges, e outros. É um grande livro! Abraços!
Estou no Telegram. Conteúdo muito bom! Gratidão pelas ricas partilhas.
Que bom, Sandra!
Que aula maravilhosa professor
Muito obrigado!
Boa tarde, professor! Tenho algumas questões para quem sabe, muita pretensão a minha, o senhor nos presentear com suas análises no Telegram. Então eis os questionamentos: o que pode a Literatura? Será que a Literatura é capaz de aplacar nossas dores e angústias? O que tornar uma obra um clássico universal são as muitas e inesgotáveis leituras que podem ser feitas? Para finalizar: os sonhos podem fornecer material para a construção de textos literários? Muito obrigado! Tudo de bom.
A literatura tem a mais bela função de nos tornar mais humanos. Assim, penso que ela deva caminhar com a responsabilidade da imparcial criticidade, paralela porque dual, já que somos criaturas duais, regidas por complexidades e dramas distintos.
O olhar do crítico não é o do tirano, ávido por sacrificar algo que esteja fora de alguma aspiração cânonica, mas aquele que pondera com a humildade e o equilíbrio, capaz de julgar com elegante honestidade.
Parabéns, Professor Rodrigo Gurgel, pelo excelente trabalho! O senhor ganhou mais um fã! Grande abraço.
Obrigadíssimo, Toni!
Ótima entrevista 👏🏻👏🏻👏🏻
Obrigado, Aline!
Boa noite, professor! Que aurores de canções, no Brasil, estão próximos do conceito de estética que o senhor analisa nas suas obra? Teria como o senhor fazer uma comparação entre a literatura clássica e a nossa música brasileira ou de outros países? Um abraço.
Acho essa comparação difícil. Talvez algumas letras de Cartola possam se aproximar da nossa melhor poesia. Mas são duas linguagem diferentes: poetas e letristas - poetas e compositores.
Obrigado por nos oferecer esses trabalhos, professor! Te acompanho há tempos e queria perguntar-lhe sobre algo que dizia num vídeo em que recomendava o manual de escrita do Albalat: falava sobre um certo tipo de narração maçante em primeira pessoa preferida por autores pós-modernistas. Professor, detesto a linguagem do texto de "O meu Pé de Laranja Lima", de José de Vasconcelos, mas gosto do estilo de Radiguet em "Le Diable au corps"; sei que são livros e autores distantes, mas são narrativas em primeira pessoa e acho que servem para enfatizar minha questão: adoraria ouvir o senhor falar, talvez no Telegram, sobre a ESCRITA DA BOA NARRATIVA EM PRIMEIRA PESSOA. Obrigado já por tudo, professor!
Sugestão anotada, Magno! Obrigado!
@@RodrigoGurgel Que honra!
Não sei se é a gravidez, mas a partir de 18:02 até chorei.
Obrigado Professor
Vamos em frente!
Valeu
Sábio!
Obrigado!
Rodrigo, não digo nem estudar literatura sem a lente gramcista das escolas, mas ler os livros principais da nossa história tal como eles foram concebidos, sem interpretações tortas. Como faço? Pois , para minha segurança , tive que desconfiar de quase todos os livros que me passavam na escola, dificilmente não achava algo que pudesse ser lido de maneira revolucionária. Vidas Secas, a Cidade e as Serras, Brás Cubas, contos de Machado de Assis, Capitães de Areia, José de Alencar, Jorge Armado, Memórias de Sargento de Milícias, Guimarães Rosa, Clarice Lispector. E por aí vai.
*Alguém por aqui já leu o livro "A Música do Silêncio", de Patrick Rothfuss, spin-off de "O Nome do Vento"?*
Mais um ótimo vídeo.
Obrigado!
Mais uma inscrita 👍
Bem-vinda, Gabriela!
Estava aguardando mais um vídeo!!!
Professor, onde eu posso comprar livros no idioma espanhol?
Na Amazon espanhola, no Abebooks etc.
@@RodrigoGurgel Muito obrigada, Professor!!!
Professor, como nos descobrir literariamente? Isto é, como saber se temos uma mente criativa, ou melhor, qual gênero textual nos encaixamos melhor? Obrigado desde já.
Leia. Leia de forma diversificada. Leia grande literatura, poesia, assista a bons filmes, visite museus... Procure um autor com o qual você se identifica plenamente - e leia tudo dele. E assim, sem parar.
Professor! Algo que seria muito bacana seria alguém da sua envergadura intelectual poder contar histórias.
Algo semelhante ao que o antigo professor Monir Nasser fazia com grandes clássicos da Literatura.
Abraços!
Boa ideia!
Penso que nos falta umas boas lições de poética. Estou estudando isso por trás. O senhor me poderia indicar uma história da poética? Se é que existe uma.
Comece com um livrinho simples, mas que oferece boa bibliografia para você aprofundar seus estudos: "Versos, Sons, Ritmos", Norma Goldstein, Editora Ática,
Saudades professor
Estamos de volta! Vamos em frente!
Concordo. A literatura é também sobre insetos intrometidos!
Professor, para começar a compreender a literatura ocidental não seria necessário primeiro estudar história? Tem alguma indicação de por onde começar?
Comece lendo a própria literatura. É o melhor começo.
Olá, mestre! Haverá nova abertura para os cursos? Preciso me organizar.
Sim! Mas ainda não tenho as datas.
@@RodrigoGurgel Oi, professor, obrigado pelo resposta! Sem problema, vou me atualizando com o senhor. O senhor me recomenda iniciar pelo Prática da Leitura e Desenvolvimento do Estilo? Pensei nesse me pautando na lógica de ler muito, de ter muito contato com todos os tipos de leitura - mas quero muito ter contato de forma especial com o soneto. Outra coisa, pra poder tirar dúvidas desse tipo, o grupo do Telegram é o melhor meio?
Boooooraaaaa poooooorrraaaaaa!
Rodrigo Gurgel,é errado fazer comentários sobre cada parágrafo de um Livro lido ?
Por exemplo,eu leio dante.E daí,no trecho que fala da selva escura e selvagem,eu faço um breve comentário tipo : A selva é um símbolo q representa a desorientação na vida,quando estamos num ambiente corruptível à alma humana.
Essa é a minha pergunta !
Cada um comenta como preferir, como se identificar.
Muito legal.
Obrigado!
Professor, eu acho que o senhor seria uma boa indicação para a secretaria da cultura.
Nem recebendo meu peso em ouro! 😂🤣
@@RodrigoGurgel 😅😅😅
Boa noite, Professor!
Gostaria de deixar um depoimento e pedir a sua ajuda.
Você se sente solitário quando escreve?
Quer dizer, eu sinto imensa solidão quando estou escrevendo, e às vezes eu até coloco algum podcast de fundo pra não me sentir tão sozinho quando escrevo.
Outras pessoas conseguem se concentrar melhor com músicas, mas sei lá, música não consegue acalmar essa agitação, essa ansiedade dentro de mim.
Mas, mesmo colocando um podcast e isso me dar aquela ajuda na hora de escrever, tem uma voz chata dentro de mim que insiste que um escritor de verdade deve escrever sozinho, sem nada pra acompanhar a não ser o som ambiente natural, pois música, podcasts e trilhas sonoras nos impedem de nos concentrarmos.
O que você pensa disso? Teria algum conselho pra mim?
O cara não cortou o vídeo kkkk
O mestre Gurgel me salvou da burrice literária/gramatical/interpretativa, que sem dúvida é o pior tipo - hoje, câncer da sociedade. TODAS as suas sugestões, podcasts, vídeos são absorvidos com máxima eficiência. Professor, obrigado.