Recomendo começar pelos estóicos, porque a escrita é muito simples, eles realmente focavam em passar o conhecimento, e não só parecer inteligente. Fora que as traduções atuais em português são muito boas e bem acessíveis, tem várias no kindle unlimited que são ótimas. Não só isso, mas é uma filosofia prática que é acessível pra todo mundo, todo mundo passa por coisas que eles falam, e muitas vezes não são analogias distantes de nós, realmente muito contemporânea
Amo ver vcs falando de filosofia, ao meu ver seria muito bom se vcs criassem um canal sobre filosofia, ja que não vai ter mais filosofia no ensino médio, e como vcs falam de uma forma q todo mundo ama, sem duvida conseguiram acender a chama filosofica de alguns jovens q assistem vcs, como eu mesmo!
Oi, vi seu comentário e me assustei, fui ler o site no mec e n encontrei em lugar nenhum algo que falasse de exclusão de filosofia da grade. Aonde vc leu isso?
@@fesilverio9327 Na verdade, como o novo ensino médio obriga a escola a colocar uma carga horária das matérias "opcionais", na maioria das vezes não sobra tempo para ter a matéria filosofia. Então a escola só ignora mesmo. Não só filosofia, como sociologia, espanhol, etc, vai depender da escola. Sendo que na prática, quase nenhuma escola tá conseguindo pôr em prática isso de escolher matéria, então só colocam matérias bobas que são obrigatórias a todos os alunos mesmo.
Tô estudando pra prova de mestrado em filosofia agora, já concluindo a graduação em filosofia. O Leon foi a primeira pessoa que me influenciou a estudar filosofia. Lembro da vez em que ele comentou sobre a dissertação (ou tese, n lembro) de Nietzsche dele num vídeo do Diários de Minecraft há mais de 10 anos. Eu achei legal e na época joguei umas coisas no Google sobre filosofia depois do vídeo. Depois continuei procurando e nunca mais parei. E hoje tô aqui sofrendo pra ler Deleuze e Guatarri kkkk. Mas o meu "primeiro contato" com filosofia foi graças a um vídeo de minecraft do Coisa de Nerd kkkkk. Valeu, Leon :)
Galera, estou começando a ler sobre filosofia e recomendo o Mundo de Sofia. A ideia dele é ser um livro explicando a história da filosofia para adolescentes (14 anos para cima) com o drama de Sofia que recebeu uma carta misteriosa e aí vocês descobrem
Sobre a dificuldade da leitura e a incompreensão nos textos de filosofia, lembro de uma passagem no livro do Umberto Ecco "Como se faz uma tese", que li para o TCC, acredito que diz muito sobre isso. Ele defende que as ideias devem ser claras e objetivas, sendo acessíveis a todos e, denuncia aquele que pretende dificultar a compreensão com o exagero dos recursos poéticos. Aliás são proposições e naturezas diferentes, tornando-se um péssimo pesquisador (ou filósofo) e igualmente um péssimo poeta aquele que se utiliza dos recursos poéticos para explicar um fenômeno do mundo social. A grosso modo, creio que a poesia se presta muito à forma e podendo ou não importar o conteúdo, ela preza pelo senso estético, porém, a filosofia tem o cuidado e apreço pelo conteúdo, muito mais do que pela forma. Cabe ressaltar, que deve haver um bom senso, pois uma metáfora bem construída pode ser muito potente para a explicação filosófica. Tendo a concordar com Umberto Ecco e, olha que faço minhas poesias escondidas. No entanto, seria leviano dizer que a poesia e a filosofia não poderiam compartilhar o mesmo espaço, ou seja, use com moderação. Como diria Pessoa em Tabacaria "Tenho feito filosofias em segredo que nenhum Kant escreveu".
@@nataliag7870 "E se vocês, me perguntarem agora, antes de eu partir e partir definitivamente, se eu não conheço uma chave mágica que possa abrir a última porta para chegar à Sabedoria da Vida, eu lhes diria: “Certamente”. E esta chave mágica certamente não é a reflexão, como talvez vocês pudessem esperar. no caso de um filósofo, mas a oração. A oração, concebida como entrega suprema, nos acalma, nos torna como crianças, nos torna objetivos. Para mim, o homem penetra cada vez mais profundamente no reino da humanidade - não no humanismo - na medida em que é capaz de orar, e aqui estou me referindo apenas à oração genuína. A oração é o traço característico da humildade suprema do espírito. As grandes coisas da existência só são concedidas aos espíritos que rezam."
Sou formado em Filosofia pela UESC, me interessei pela disciplina pelos livros didáticos do colégio e daí fui para Universidade. A dica que eu daria é buscar começar por textos de história da filosofia - recomendo Realle que é uma boa referência. Daí, se você quiser aprofundar em algo, recomendo buscar livros - ainda de comentadores - sobre aquele assunto, por exemplo: teoria do conhecimento, metafisica, ética, estética e tals. A parti daqui, você já deve ter algum filósofo que mais gosta e assunto que mais lhe interessa. Além de já ter bagagem dos termos técnicos e visto várias referências de livros e tals. Então, acredito que a busca pelo o que ti interessa vai acontecer naturalmente, seja de algum filósofo em específico, algum livro de um filósofo em específico e coisas do tipo. Sobre a leitura e interpretação dos textos: busque ler devagar, anotando ou riscando, atente-se para as notas e referências citadas - porém, não precisar buscar ler e entender elas para chegar ou final -, não tenha pressa para chegar no final - isso não é um livro narrativo - e anote suas reflexões durante a viagem. Obs.: Essas dicas seriam para leitores fora da universidade. Quem já está deve tá sendo orientado, amigavelmente ou não, de como ler um texto para fins acadêmicos. Boa sorte.
Falando em Filosofia vocês dois Nilce e Leon seria legal vocês apoiarem o movimento de revogação do novo ensino médio já que isso está precarizando ainda mais o nosso ensino público, por favor façam alguma coisa nos ajudem nessa luta. Por favor galera deixem like e comentem no meu comentário para ele subir e ter alguma chance de eles verem
Tá sendo feito muito alarde em relação ao novo ensino médio. Você já parou pra ver nossas notas nos índices de educação? Nos últimos 20+ anos que usamos o mesmo sistema, o crescimento dos índices foi tão baixo que podemos colocar a responsabilidade disso em QUALQUER fator externo (como a Internet) e facilmente argumentar que o modelo anterior não ajudou em nada. Uma frase que já ouvi bastante é que "quando se está no fundo do poço, a única direção que você pode ir é para cima", e se você não caiu na real ainda, amigo, terei que te dar um choque de realidade: JÁ ESTAMOS NO FUNDO DO POÇO. Se a gente não se agarrar na oportunidade de mudança e revogar o NEM (Novo Ensino Médio) no PRIMEIRO ANO de implementação real, vamos ficar agarrados ao passado, com medo da mudança, e nossa educação vai ficar tão estagnada quanto a economia do Japão (outro país super averso às mudanças em sua sociedade).
Leon, eu ia amar se vc fizesse uma live ou video citando alguns dos mais influentes filosofos de cada periodo e dando uma base bem simplificada do q eles vao discutir. Ai, quem quiser começar a estudsr por fora da academia pode começar por uma filoslfia pra qual ja tenha alguma inclinacao. Cita tb quais dos filosofos sao mais ou menos acessiveis
Tenho 19 anos e meu primeiro livro de filosofia foi a arte de ter razão do Shopeehauer. Sinceramente não entendi quase nada pois toda hora no livro ele fazia paralelo e citava Aristóteles sendo que eu não tenho o conhecimento sobre tal assunto. Resolvi assim começar a ler desde o berço da filosofia até chegar nos autores mais atuais
Eu """estudei""" filosofia de uma forma diferente: Vivia minha vida normalmente e, de repente, eu estava voando longe pensando sobre questões interessantes e como daria pra tentar resolver elas usando lógica... No fim, descobri que uns 90% das minhas conclusões alguém ja tinha concluído antes, em diversas épocas da história (o resto ou é mto específico ou é questão de tempo... ou eu não lembro)
@@snomay Filosofia não se conceitua somente nos ideais históricos de outros filósofos. Se filosofia fosse apenas autores e seus preceitos, nitidamente se tornaria uma bolha epistêmica incontestável onde apenas quem é autoridade pode idealizar, e o resto seria apenas os leitores incapacitados de questionar. Filosofia projeta sobretudo o questionamento, até mesmo o questionamento de autores famosos, ou a criação de um pensamento próprio. A partir do momento em que você busca uma resposta a questões fundamentais (ou menos elementares) com base em questionamentos e senso crítico, você está replicando o que qualquer um filósofo fez no início de suas ideologias, isto é, você está filosofando, e se você acha que filosofar não é filosofia, percebe-se imediatamente uma tentativa de restringí-la, isso é frívolo, a filosofia deve ser estimulada, e não limitada a apenas uma porção de pensadores que escreveram seus pensamentos em livros. Em primeira instância, filosofia se substancia em questões estruturais sobre a existência, conhecimento, valores, razão, ética, mente, linguagem, etc. A filosofia não é propriedade de apenas um grupo de pessoas.
Eu comecei na filosofia lendo a Apologia Sócrates e estudando livros sobre sobre os pré-sócraticos. Depois comecei a me interessar por Patrística e Escolástica.
Eu sou licenciado e mestre em Filosofia. Também estudei Nietzsche e Foucault. É incrível como o Leon está correto em sua análise. Essa escrita difícil do séc. XX é apenas um adorno para grandes balelas. Muito dessa postura se encontra na universidade ainda, com muitas pessoas que sabem poucas coisas, mas que são muito boas em serem arrogantes. No fim das contas todo o estudo de filosofia vai levar de volta ao "sei que nada sei" de Sócrates, porque esta é a grande verdade. Quando não se reconhece a própria ignorância, acaba que o sujeito se torna um grande pedante cheio de puxa-sacos ao seu lado.
Eu amo ouvir o Leon falando de filosofia. Só tive filosofia no 3o ano do ensino médio. Gostava pra caramba, mas fiz engenharia e nunca mais vi nada sobre. Dá vontade de estudar também:)
Não sei quem inventou essa divisão de “humanas” e “exatas”, afinal, tremendos filósofos - Kant, Leibniz, Bertrand R., Descartes etc. - foram também matemáticos excelentes. Filosofia é divertido - eu, particularmente, curto a Ética aristotélica e a filosofia tomista, esses modernos não são pra mim, entende? Nietzsche, por exemplo, pra mim, a única coisa certa que ele fala, é que as mulheres são ignorantes.
São mais próximas do que parece. Filosofia da matemática é muito importante. A dica é ler livros como "Sobre o fundamento da Matemática" de Wittgenstein; Russell também.
Ótimo vídeo! Eu não sou estudante de filosofia, porém a informação passada pode ser usada em diversas áreas como por exemplo programação "foque em estudar o que mais te interessa e "diverte" ". O conteúdo passado em vídeo pode não atrair muito o publico mais jovem... porém com certeza este vídeo ajuda futuro de muitos. Parabens!! ^-^;
esse é um dos meus videos favoritos dos cortes, inclusive acho que vocês deveriam investir em fazer a gravação de mais cortes sobre esses temas, inclusive perguntas que vocês debatam como nos videos de "hora de por café". Acredito que assim como eu devem ter pessoas que apreciam esse conteúdo, embora entendo que o que realmente da um retorno financeiro a vocês sejam videos de gameplay e as lives. Espero que tragam mais conteúdos que sejam verdadeiramente a cara de vocês, assuntos mais profundos. Acompanho vocês a muito tempo (pra la de 7 anos), eu amo os videos de gameplay também, ver vocês se divertindo é muito bom, me divirto junto. Mas assuntos como filosofia e pautas jornalísticas, aparentemente, para quem acompanha a muito tempo, causa a impressão de ser bem mais "a cara de vocês". Espero que de alguma forma esse comentário seja lido por alguém. :)
De fato Kant é incompreensível. No ensino médio meu professor de filosofia passou uma apostila com diversos autores para a gente ler ao longo do ano (não saímos da Grécia antiga kkkk). Eu fui lendo de boas, gregos, descartes, Hume, Rosseau etc. Cheguei em Kant, li 2 páginas e desisti. Simplesmente impossível
É muito interessante falar sobre filosofia principalmente no momento q vivemos. Pelo menos em meu caso, não tenho mais a matéria na minha grade da escola e ainda de a maioria das matérias de humanas serem mto desvalorizadas com o Novo Ensino Médio (pelo menos onde estudo), pq a maioria delas tem entre 1 ou 2 aulas na semana inteira, enquanto existem matérias q preenchem 3-4 aulas
Tudo que o Leon fala de Sócrates e Grécia antiga eu me lembro do Assassins Creed Odyssey que terminei há pouco tempo e me sinto super por dentro do assunto. 🤣🤣
Um bom jeito é estudar a história da filosofia também, pegar pelo menos um livro sobre isso e depois ir lendo os clássicos que você quer ler. Se você decidir ler todos os clássicos de todos os autores obviamente vai demorar muito tempo, mas você usando um livro de história da filosofia pra saber os pensamentos e o contexto anterior aos autores que você tem interesse de ler é um ótimo jeito.
um filósofo que eu considero fácil e é um bom para começar é o rené descartes. ele fazia questão de fazer a filosofia ser algo para todos e tentava ao máximo ser algo compreensível
Para iniciantes em Filosofia sugiro o livro infanto-juvenil 'O mundo de Sofia' OU o livro do professor e ex-ministro da Educação na França, Luc Ferry, 'Aprender a viver'. Ambos excelentes e fortemente introdutórios!
Eu comecei filosofia lendo o mundo de Sofia, mesmo não me terminando na época o livro me fez adorar essa área (hoje em dia eu terminei e super recomendo, menos e final que é horrível kkkkk). Depois eu fui ler "O Discurso do Método" de Decartes por que minha mãe já tinha o livro e me disse que ele explicava o método científico (acho que minha mãe não chegou a ler o livro 😅). Não tem quase nada haver com o método científico em ciências naturais, mas eu adorei o jeito como ele escrevia e usava a própria vida pra justificar as ideias dele (aí entra a parte do método, por que ele usa a vida dele como "experimento científico"). Aí depois disso a filosofia me pegou de vez e comecei a consumir doses mais pesadas 😅.
Leon como historiadora uma dica que eu dou para vc que está lendo Ilíada, note como o Homero retrata os personagens que ele escreve, já que escrever e retratar pessoas é uma maneira que de mostrar poder.
Por fazer pedagogia eu estudo muito sobre filosofia: Kant, Nietzsche, Foucault, Platão, Sócrates, Deleuze, etc. e de fato é mais fácil entender Platão, Sócrates, Aristóteles e esses outros da época doq Foucault e companhia
É porque os antigos valorizavam a clareza do pensamento, ao contrário dos filósofos continentais desde Hegel, que promovem o obscurantismo na linguagem.
Um dos escritores que mais gosto, Isaac Asimov, apesar de não ser um filosofo, o tema da ficção cientifica em seus livros, se tornam realidade hoje, então é uma filosofia retrofuturista:)...e traz uma cultura criativa que faz sentido, ou está fazendo hoje! Isaac Asimov foi um escritor e bioquímico russo-americano, por ter uma formação dentro do campo da ciências, as estórias ficcionais de Asimov são verdadeiras obras de arte! Leon , gostaria de ver em seu canal, comentários de livros ficcionais, como de Asimov entre outros!
Talvez eu simplifique muuuuito as coisas principalmente pra quem já é adulto, mas se tem alguma pessoa mais jovem assistindo a esse vídeo e se interessa por filosofia mas não faz ideia de nomes de filósofos e as ideias deles o livro " O Mundo de Sofia" é muito interessante para começar a entender bem superficialmente algumas coisas. Eu comecei a ler quando era criança ( estava quase acabando mas ainda não terminei pq tem 500 páginas e eu tenho preguiça de começar de novo kkkkk ) mas é bem legal, mistura uma história de ficção com o ensino de filosofia e é bem interessante e tem um plot Twist bem legal! Não entendo quase nada de filosofia mas pra quem é curioso esses livros bem simples são bem legais para começar.!! Amei o vídeo Nilce e Leon!! 🥰
2:20 inclusive em "sobre a erudição e os eruditos" e "sobre a escrita e o estilo" o Schopenhauer critica muito o Hegel e outros filósofos alemães por fazerem isso.
eu me apaixonei por filosofia pelo Spinoza. Depois fui para Nietzsche, mas para esse precisei dos "comentadores", ou seja, outros autores que explicam. Acho que a que mais me ajudou foi a Viviane Mosé.
Eu fiz uma licenciatura EAD em Filosofia. O curso não é muito forte, mas ele dá uma base, tu aprende a linguagem e tem baliza para ler os autores diretamente. Recomendo a experiência.
@@eduardonogueira7982 Eu fiz licenciatura em filosofia EAD pela UNINTER. O curso até que bom, mas é básico. Ele te dá bons fundamentos, mas o aprofundamento nos assuntos e autores depende de ti.
Eu comecei filosofia pelo livro Justiça do Michael Sandel. No livro ele traz três principais filosofos: Bentham, Kant e Aristóteles. Foi otimo pra mim, a a partir dali me interessei muito por filosofia e comecei a pesquisar as obras publicadas desses autores e fui também conhecendo outros. Logo em seguida eu li os contratualistas (que sempre me interessei). Hoje em dia eu leio aleatoriamente kkk.
Eu amo estudar filosofia ( estou no ensino médio) mas tenho preguiça, mas quando eu começo a estudar eu fico vidrado demais e as vezes eu até começo a rir quando as coisas citadas fazem tanto sentido, é uma doidera kkkk
Se vc for partir do zero em filosofia, meu conselho é que leia "O mundo de Sofia" e conforme o autor for citando os filósofos, você busca uma resumo biográfico que explique resumidamente sua história e principais teses. Depois que terminar o livro você já terá uma boa ideia de história da filosofia e seus autores mais importantes e poderá avançar nos estudos começando de preferência pelos gregos que inventaram essa parada.
Não é obscurantismo. A filosofia contemporânea (pensando principalmente os pós-estruturalistas) é uma forma disruptiva com toda a filosofia anterior, sobretudo moderna. Daí a dificuldade de Foucault, Deleuze, Derrida. Essa galera queria ter condições de realizar a desconstrução de ideias presentes entre os iluministas, por exemplo, o conceito de Esclarecimento, de Progresso da história, da própria ruptura de autores como Kant ou Locke que em sua época defenderam ideias escravistas, dentre tantas outras noções.Criticar sem compreender o contexto é fácil Leon. Sobre As palavras e as coisas, é de longe o livro que especialistas em Foucault o visualizam como a obra mais madura ou complexa do autor. Aliás, Nietzche, que é o autor queridinho de Leon vai ter um aprofundamento gigantesco com os contemporâneos. Espero ter ajudado, estudante de filosofia da UFPR aqui.
@@cadman530 um grego de 2500* anos atrás pode ser tão complicado quanto qualquer outra leitura, há problemas de tradução, de editoras, de falta consenso sobre um termo ou outro... passa pelos mesmos problemas.
Se você quer desconstruir algo, o pensamento racional é apresentar primeiro a construção, ao invés de supor que seu leitor advinhe(mesmo sendo pensamentos populares na época)
Toda área de estudo desenvolve seu proprio ferramental teórico e fisico. Na filosofia não é diferente. Da mesma forma que muita gente tem dificuldade em estudar portugues por causa da "metalinguagem " , vc usa o portugues pra aprender o proprio portugues afinal, pra resolver isso vc precisa criar palavras e conceitos que fogem ao uso cotidiano pra explicar fenômenos da sua area de estudo. O que eu quero dizer é que nem sempre a palavra usada em alguma area de estudo, que pode ter uso comum, ter o mesmo sentido na area em questão. Corrente, tensão, potencial ou potência tem seus sentidos corriqueiros mas tem também um significado técnico muito bem definido. Tenho quase certeza que tal problema se manifeste também na Filosofia. Tentar entender um filosofo moderno sem antes ter uma base do que veio antes é complicado. Pode se achar que é um palavrorio sem sentido quando na verdade ele tem definições preestabelecidas em obras anteriores do autor ou de apartir de quem, outto autor, ele começa.
Mas, sei lá, talvez a melhor coisa que a Filosofia pode trazer (principalmente para quem está no Ensino Médio) é fortalecer o ATO DE PENSAR, mais do que saber os nomes dos filósofos (são importantes para contextualizar as paradas, mas o "como" eles ceharam às conclusões é mais importante para a vida). Também faz perceber que muitas ideias que imaginávamos que "sempre foram assim" na verdade é uma construção de séculos (e nesse aspecto, bem vinda a Sociologia).
Kant e Nietzsche são meus preferidos. Um pro meu lado Apolíneo e o outro pro meu lado Dionisíaco (as forças ativas e reativas), que ficam revisando. A questão do Nietzsche, era que fazer uma única obra estrondosa, por falta de verba ele não conseguiu, aí foi publicando os capítulos em forma de livros. Inclusive, Nietzsche tem uma base, uma referência muito forte nos estóicos, o Eterno Retorno é claramente sobre a volta de Ulisses à Ítaca. Schopenhauer em Aforismos sobre a Sabedoria da Vida, também busca coisas do passo, tipo: " "A vida é um pêndulo que oscila entre o tédio e o sofrimento. A felicidade é apenas uma cessação de ambos! ", Platão escreve em O Banquete: "Amor é desejo. Desejo é falta." E por aí vai
Comecem pela lista de leitura do Contra os Acadêmicos, eles tem uma lista COMPLETA do que você precisa ler pra entender filosofia. Lá você vai aprender filosofia de verdade, e não essa punhetação mental
Vou te falar Leon eu fiz faculdade de história, e toda vez que eu tinha que ler um francês eu pensava : NAOOOOOO FRANCES NAAAAOOO! Pq eles tem isso, de falar complicado e ainda fazer um circo todo até chegar no ponto que eles querem falar. Uma dica que eu dou para pessoas que querem estudar ciências humanas sozinhos é procurar autores que escrevem hoje em dia, porque hoje está tendo uma discussão de ter textos para todos lerem com uma linguagem acessível.
É interessante pontuar que nem todo pensamento racional é correto apenas por ser racional. A racionalidade pode ser mal guiada, e culminar em absurdos metafísicos ou teleologias impraticáveis. Por isso a praxis é tão importante na metologia de investigação filosófica. Sobre Kant, realmente é muito difícil de entender as traduções até por que o alemão em que os textos são escritos é muito arcaico e de difícil compreensão pra até para quem tem o alemão como idioma nativo. Entretanto "Metafisica dos costumes" é bem compreensível depois de se familiarizar com textos filosóficos. Para ler Nietzsche eu recomendo começar pelo excerto que se chama "Sobre a verdade e a mentira no sentido extramoral". Todavia, para quem está iniciando na leitura filosófica o primeiro a se fazer é aprender a ler filosofia, recomendo começar pelo livro "Como ler um texto de filosofia" escrito por Antônio Joaquim Severino. Após isso começar por Platão (é interessante começar a ler a partir de autores que desenvolveram metodologias racionais e não apenas devagam por silogismos e pensamentos avulsos).
Finalmente alguém falando a verdade sobre Foucault. Sobre escrevia trivialidades, banalidades e frases vagas. Um lixo. Não existe nenhuma frase precisa. Tudo vago ou trivial. Não é a toa que faça tanto sucesso no Brasil, onde os bacharéis das faculdades de filosofia se limitam a ser intérpretes do pensamento alheio.
faz 3 meses desse corte e eu não ví. O que prova que Leon estava certo no fim do vídeo. Mas eu gosto, Leon!!! Pode postar mais de filosofia, mas interage com o Jeff pra ele não se sentir sozinho, tadinho
Comecei a ler Fiolosofia com Spinoza (a Ética) e gostei do modelo de demonstração. Minha impressão com os "continentais" (principalmente franceses mesmo, mas também alemães) é exatamente essa do Leon: pra quê isso??? do que ele está falando??? (foca em Felix Gatarri... hahaha)
Que livro é esse? Pela capa, parece o "Evidência da história - O que os historiadores veem" (por François Hartog (Autor), Guilherme João de Freitas Teixeira (Tradutor)), é isso mesmo produção?
Sobre a dificuldade em textos filosóficos, acredito que precisamos lembrar que toda área do conhecimento tem um vocabulário específico e uma forma de escrita específica, que por muitas vezes é entendida apenas por seus contemporâneos e estudiosos. Kant escrevia de forma complicada? Talvez. Mas considerar que o autor o fez de propósito acho que seja demais. O mesmo era compreendido por contemporâneos. Fora isso, precisamos lembrar que em toda área do conhecimento nós aceitamos que um leigo não compreenda o que está sendo escrito, mas nas ciências humanas a maioria das pessoas acha que porque sabe ler, consegue compreender, e não é assim... assim como você não pega uma tese do Einsten para ler sem ter conhecimento de física. Você não pega Kant para ler tendo zero conhecimento da historia da filosofia, áreas da filosofia, e toda a tradição de discussões, conceitos e formulações que levaram ao desenvolvimento das idéias daquela autor.
Normalmente tem um canal chamado Hamlet art que ele fala bastante de filosofia de um jeito facil de entender e usa animações pra ficar mais simples ainda
Foucault o único livro que li é vigiar e punir que usei na minha monografia jurídica e é bem tranquilo de entender, mas li em português... não sei se faz diferença.
Se eu não compreendo o que leio, é muito mais simples reduzir isso a um problema de quem escreveu, esse pensamento é quase como se o escritor tivesse q ser um iluminador da consciencia daquele que o lê, e o leitor não tivesse que se esforçar por nada. Os filosofos escrevem muitas vezes de maneira obscura, sim, mas nao necessariamente para parecerem mais inteligentes, mas também pq pensam de maneira obscura, qualquer pensador q se arrisque a ter originilidade nas ideias as retira do obscuro, não do iluminado que já é conhecido. Me parece ser um medo iluminista racionalista esse pavor de obscuridade, tudo tem q ser luminoso, o que é obscuro é apenas simulacro, como se a propria natureza sobre a qual os filosofos refletem não fosse por si obscura, não é mesmo ? Uma coisa é ser leitor de filosofos, outra muito diferente é pensar como um.
Eu curso estou me formando em filosofia no fim desse ano e estudo Kant há 4 anos, sinceramente não acho Kant mais difícil que Nietzsche ou Hegel.. Sobre como começar pela filosofia, encontrem algum tema que chame sua atenção. A partir daí vc vai... Particularmente acho o estudo dos gregos e dos contratualistas muito divertido... Fora kant, óbvio.
Começei por Nietzsche ate que fui ler Crepusculo dos idolos e vi que não entendia as criticas que ele fazia a Kant, Platão e outros, ai fui e começei a ler sobre esses.
Recomendo começar pelos estóicos, porque a escrita é muito simples, eles realmente focavam em passar o conhecimento, e não só parecer inteligente. Fora que as traduções atuais em português são muito boas e bem acessíveis, tem várias no kindle unlimited que são ótimas. Não só isso, mas é uma filosofia prática que é acessível pra todo mundo, todo mundo passa por coisas que eles falam, e muitas vezes não são analogias distantes de nós, realmente muito contemporânea
Caraca o Hamlet por aqui
Nao ironicamente 👆
caraca o hamlet kkkk
Tu por aqui 😊
Vc por aqui ??
O Jeff lá atrás balançando a cabeça e não entendo nada kkkkkkkk achei fofo
muito fofo kkkkkkkkkkkkkk todo atento sem entender nada
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ainda mais falando sobre filosofia kkkkkkkkkk
Gente, o Jeff fala português
Ele já aprendeu português há 3 anos, ele entende oque eles estão falando
@@miketex6767 saudades quando eles iam jogar pokemon go e ele não sabia pronunciar "ovo". os videos eram uma resenha só
como eu amo escutar o leon falando de filosofia. apoio 100% uma serie de videos destinados a isso, ou até mesmo um canal de filosofia.
up
Real mano, ele explica bem, acho que seria uma boa ele fazer algo do tipo kkk
Up!
up
Up
Amo ver vcs falando de filosofia, ao meu ver seria muito bom se vcs criassem um canal sobre filosofia, ja que não vai ter mais filosofia no ensino médio, e como vcs falam de uma forma q todo mundo ama, sem duvida conseguiram acender a chama filosofica de alguns jovens q assistem vcs, como eu mesmo!
Oi, vi seu comentário e me assustei, fui ler o site no mec e n encontrei em lugar nenhum algo que falasse de exclusão de filosofia da grade. Aonde vc leu isso?
@@fesilverio9327 no novo ensino médio n ia ter uma parada q vc escolheria o q queria cursar?
@@fesilverio9327 leia sobre o Novo Ensino Médio. Não é a exclusão total, mas matérias deixam de ser obrigatórias. Prejudicou várias matérias.
Filosofia ainda esta nas matérias obrigatórias, me parece q em pelo menos 1 dos 3 anos vcs terão que estudar, pelo menos.
@@fesilverio9327 Na verdade, como o novo ensino médio obriga a escola a colocar uma carga horária das matérias "opcionais", na maioria das vezes não sobra tempo para ter a matéria filosofia. Então a escola só ignora mesmo. Não só filosofia, como sociologia, espanhol, etc, vai depender da escola. Sendo que na prática, quase nenhuma escola tá conseguindo pôr em prática isso de escolher matéria, então só colocam matérias bobas que são obrigatórias a todos os alunos mesmo.
Tô estudando pra prova de mestrado em filosofia agora, já concluindo a graduação em filosofia.
O Leon foi a primeira pessoa que me influenciou a estudar filosofia. Lembro da vez em que ele comentou sobre a dissertação (ou tese, n lembro) de Nietzsche dele num vídeo do Diários de Minecraft há mais de 10 anos.
Eu achei legal e na época joguei umas coisas no Google sobre filosofia depois do vídeo. Depois continuei procurando e nunca mais parei. E hoje tô aqui sofrendo pra ler Deleuze e Guatarri kkkk.
Mas o meu "primeiro contato" com filosofia foi graças a um vídeo de minecraft do Coisa de Nerd kkkkk. Valeu, Leon :)
Q foda!! Eu me lembro desse vídeo
@@juan9090yo amanhã vai ser minha qualificação de mestrado kkkk, engraçado receber seu comentário justamente agora
@@JoaoVitor-np3po parabéns!! Muita sorte. Como é louco o mundo
como foi sua prova? deu tudo certo?? boa sorte na sua jornada uquerido
Galera, estou começando a ler sobre filosofia e recomendo o Mundo de Sofia. A ideia dele é ser um livro explicando a história da filosofia para adolescentes (14 anos para cima) com o drama de Sofia que recebeu uma carta misteriosa e aí vocês descobrem
O nome do meu próximo cachorro será Hermes por causa desse livro inclusive. Amo.
Iara e a Arca da Filosofia também é interessantíssimo e, inclusive, é brasileiro.
Sobre a dificuldade da leitura e a incompreensão nos textos de filosofia, lembro de uma passagem no livro do Umberto Ecco "Como se faz uma tese", que li para o TCC, acredito que diz muito sobre isso. Ele defende que as ideias devem ser claras e objetivas, sendo acessíveis a todos e, denuncia aquele que pretende dificultar a compreensão com o exagero dos recursos poéticos. Aliás são proposições e naturezas diferentes, tornando-se um péssimo pesquisador (ou filósofo) e igualmente um péssimo poeta aquele que se utiliza dos recursos poéticos para explicar um fenômeno do mundo social. A grosso modo, creio que a poesia se presta muito à forma e podendo ou não importar o conteúdo, ela preza pelo senso estético, porém, a filosofia tem o cuidado e apreço pelo conteúdo, muito mais do que pela forma. Cabe ressaltar, que deve haver um bom senso, pois uma metáfora bem construída pode ser muito potente para a explicação filosófica. Tendo a concordar com Umberto Ecco e, olha que faço minhas poesias escondidas. No entanto, seria leviano dizer que a poesia e a filosofia não poderiam compartilhar o mesmo espaço, ou seja, use com moderação. Como diria Pessoa em Tabacaria "Tenho feito filosofias em segredo que nenhum Kant escreveu".
Esse tipo de corte pode até pegar poucos views, mas eu estou aqui e aprecio esse conteúdo!
Sapo de lagoa nunca viu o mar. Lamento por você.
@@sthetatos Esclareça-me então, estou sempre aberta a aprender...
@@nataliag7870 "E se vocês, me perguntarem agora, antes de eu partir e partir definitivamente, se eu não conheço uma chave mágica que possa abrir a última porta para chegar à Sabedoria da Vida, eu lhes diria: “Certamente”. E esta chave mágica certamente não é a reflexão, como talvez vocês pudessem esperar. no caso de um filósofo, mas a oração. A oração, concebida como entrega suprema, nos acalma, nos torna como crianças, nos torna objetivos. Para mim, o homem penetra cada vez mais profundamente no reino da humanidade - não no humanismo - na medida em que é capaz de orar, e aqui estou me referindo apenas à oração genuína. A oração é o traço característico da humildade suprema do espírito. As grandes coisas da existência só são concedidas aos espíritos que rezam."
Sou formado em Filosofia pela UESC, me interessei pela disciplina pelos livros didáticos do colégio e daí fui para Universidade. A dica que eu daria é buscar começar por textos de história da filosofia - recomendo Realle que é uma boa referência. Daí, se você quiser aprofundar em algo, recomendo buscar livros - ainda de comentadores - sobre aquele assunto, por exemplo: teoria do conhecimento, metafisica, ética, estética e tals. A parti daqui, você já deve ter algum filósofo que mais gosta e assunto que mais lhe interessa. Além de já ter bagagem dos termos técnicos e visto várias referências de livros e tals. Então, acredito que a busca pelo o que ti interessa vai acontecer naturalmente, seja de algum filósofo em específico, algum livro de um filósofo em específico e coisas do tipo.
Sobre a leitura e interpretação dos textos: busque ler devagar, anotando ou riscando, atente-se para as notas e referências citadas - porém, não precisar buscar ler e entender elas para chegar ou final -, não tenha pressa para chegar no final - isso não é um livro narrativo - e anote suas reflexões durante a viagem.
Obs.: Essas dicas seriam para leitores fora da universidade. Quem já está deve tá sendo orientado, amigavelmente ou não, de como ler um texto para fins acadêmicos.
Boa sorte.
Eu amo filosofia e acho incrível a empolgação do Leon falando sobre
Falando em Filosofia vocês dois Nilce e Leon seria legal vocês apoiarem o movimento de revogação do novo ensino médio já que isso está precarizando ainda mais o nosso ensino público, por favor façam alguma coisa nos ajudem nessa luta. Por favor galera deixem like e comentem no meu comentário para ele subir e ter alguma chance de eles verem
Bla bla bla
Não vão fazer isso, liberal
Tá sendo feito muito alarde em relação ao novo ensino médio. Você já parou pra ver nossas notas nos índices de educação? Nos últimos 20+ anos que usamos o mesmo sistema, o crescimento dos índices foi tão baixo que podemos colocar a responsabilidade disso em QUALQUER fator externo (como a Internet) e facilmente argumentar que o modelo anterior não ajudou em nada. Uma frase que já ouvi bastante é que "quando se está no fundo do poço, a única direção que você pode ir é para cima", e se você não caiu na real ainda, amigo, terei que te dar um choque de realidade: JÁ ESTAMOS NO FUNDO DO POÇO. Se a gente não se agarrar na oportunidade de mudança e revogar o NEM (Novo Ensino Médio) no PRIMEIRO ANO de implementação real, vamos ficar agarrados ao passado, com medo da mudança, e nossa educação vai ficar tão estagnada quanto a economia do Japão (outro país super averso às mudanças em sua sociedade).
Up
M
P
Jeff com olhar sereno, analisando cada frase
Leon, eu ia amar se vc fizesse uma live ou video citando alguns dos mais influentes filosofos de cada periodo e dando uma base bem simplificada do q eles vao discutir. Ai, quem quiser começar a estudsr por fora da academia pode começar por uma filoslfia pra qual ja tenha alguma inclinacao. Cita tb quais dos filosofos sao mais ou menos acessiveis
Tenho 19 anos e meu primeiro livro de filosofia foi a arte de ter razão do Shopeehauer. Sinceramente não entendi quase nada pois toda hora no livro ele fazia paralelo e citava Aristóteles sendo que eu não tenho o conhecimento sobre tal assunto. Resolvi assim começar a ler desde o berço da filosofia até chegar nos autores mais atuais
Eu """estudei""" filosofia de uma forma diferente: Vivia minha vida normalmente e, de repente, eu estava voando longe pensando sobre questões interessantes e como daria pra tentar resolver elas usando lógica...
No fim, descobri que uns 90% das minhas conclusões alguém ja tinha concluído antes, em diversas épocas da história (o resto ou é mto específico ou é questão de tempo... ou eu não lembro)
Você não estudou filosofia. Comece pelos clássicos: Confissões, Metafísica, A República etc etc.
@@snomay Filosofia não se conceitua somente nos ideais históricos de outros filósofos. Se filosofia fosse apenas autores e seus preceitos, nitidamente se tornaria uma bolha epistêmica incontestável onde apenas quem é autoridade pode idealizar, e o resto seria apenas os leitores incapacitados de questionar. Filosofia projeta sobretudo o questionamento, até mesmo o questionamento de autores famosos, ou a criação de um pensamento próprio. A partir do momento em que você busca uma resposta a questões fundamentais (ou menos elementares) com base em questionamentos e senso crítico, você está replicando o que qualquer um filósofo fez no início de suas ideologias, isto é, você está filosofando, e se você acha que filosofar não é filosofia, percebe-se imediatamente uma tentativa de restringí-la, isso é frívolo, a filosofia deve ser estimulada, e não limitada a apenas uma porção de pensadores que escreveram seus pensamentos em livros. Em primeira instância, filosofia se substancia em questões estruturais sobre a existência, conhecimento, valores, razão, ética, mente, linguagem, etc. A filosofia não é propriedade de apenas um grupo de pessoas.
Eu comecei na filosofia lendo a Apologia Sócrates e estudando livros sobre sobre os pré-sócraticos. Depois comecei a me interessar por Patrística e Escolástica.
Eu sou licenciado e mestre em Filosofia. Também estudei Nietzsche e Foucault. É incrível como o Leon está correto em sua análise. Essa escrita difícil do séc. XX é apenas um adorno para grandes balelas. Muito dessa postura se encontra na universidade ainda, com muitas pessoas que sabem poucas coisas, mas que são muito boas em serem arrogantes. No fim das contas todo o estudo de filosofia vai levar de volta ao "sei que nada sei" de Sócrates, porque esta é a grande verdade. Quando não se reconhece a própria ignorância, acaba que o sujeito se torna um grande pedante cheio de puxa-sacos ao seu lado.
Eu amo ouvir o Leon falando de filosofia. Só tive filosofia no 3o ano do ensino médio. Gostava pra caramba, mas fiz engenharia e nunca mais vi nada sobre. Dá vontade de estudar também:)
Compre os livros e estude sozinha. Comecei há poucos meses e já li alguns clássicos.
Sou 100% de exatas, mas ouvir o Leon falando de Filosofia me faz ficar com vontade de me aventurar nas humanidades
Não sei quem inventou essa divisão de “humanas” e “exatas”, afinal, tremendos filósofos - Kant, Leibniz, Bertrand R., Descartes etc. - foram também matemáticos excelentes. Filosofia é divertido - eu, particularmente, curto a Ética aristotélica e a filosofia tomista, esses modernos não são pra mim, entende? Nietzsche, por exemplo, pra mim, a única coisa certa que ele fala, é que as mulheres são ignorantes.
Fds
Comece pela filosofia da matemática e a filosofia da lógica.
São mais próximas do que parece. Filosofia da matemática é muito importante. A dica é ler livros como "Sobre o fundamento da Matemática" de Wittgenstein; Russell também.
Lucia Helena Galvão (tem um canal no youtube), da Nova Acropole, é uma entrada maravilhosa pra destrinchar grandes filósofos
Pegada religiosa
eu amei esse vídeo! chocado com o quanto o leon sabeeekkkk poderia ouvir por horas esse kingo
Ótimo vídeo!
Eu não sou estudante de filosofia, porém a informação passada pode ser usada em diversas áreas como por exemplo programação "foque em estudar o que mais te interessa e "diverte" ".
O conteúdo passado em vídeo pode não atrair muito o publico mais jovem... porém com certeza este vídeo ajuda futuro de muitos.
Parabens!! ^-^;
te amo Leon professor de filosofia, nunca aprendi tanto do assunto tão rápido
esse é um dos meus videos favoritos dos cortes, inclusive acho que vocês deveriam investir em fazer a gravação de mais cortes sobre esses temas, inclusive perguntas que vocês debatam como nos videos de "hora de por café". Acredito que assim como eu devem ter pessoas que apreciam esse conteúdo, embora entendo que o que realmente da um retorno financeiro a vocês sejam videos de gameplay e as lives. Espero que tragam mais conteúdos que sejam verdadeiramente a cara de vocês, assuntos mais profundos.
Acompanho vocês a muito tempo (pra la de 7 anos), eu amo os videos de gameplay também, ver vocês se divertindo é muito bom, me divirto junto. Mas assuntos como filosofia e pautas jornalísticas, aparentemente, para quem acompanha a muito tempo, causa a impressão de ser bem mais "a cara de vocês".
Espero que de alguma forma esse comentário seja lido por alguém. :)
De fato Kant é incompreensível. No ensino médio meu professor de filosofia passou uma apostila com diversos autores para a gente ler ao longo do ano (não saímos da Grécia antiga kkkk).
Eu fui lendo de boas, gregos, descartes, Hume, Rosseau etc. Cheguei em Kant, li 2 páginas e desisti. Simplesmente impossível
Já tentou ler Benjamin? Ele faz o Kant parecer gibi da turma da Mônica
Kant é fácil perto de Deleuze, Derrida e cia.
bateu uma vontade de estudar história. Amo esses cortes bem nerds
É muito interessante falar sobre filosofia principalmente no momento q vivemos. Pelo menos em meu caso, não tenho mais a matéria na minha grade da escola e ainda de a maioria das matérias de humanas serem mto desvalorizadas com o Novo Ensino Médio (pelo menos onde estudo), pq a maioria delas tem entre 1 ou 2 aulas na semana inteira, enquanto existem matérias q preenchem 3-4 aulas
Tudo que o Leon fala de Sócrates e Grécia antiga eu me lembro do Assassins Creed Odyssey que terminei há pouco tempo e me sinto super por dentro do assunto. 🤣🤣
O que vocês estão fazendo com esses novos cortes sobre filosofia é muito massa. Divulguem mais a filosofia!
Um bom jeito é estudar a história da filosofia também, pegar pelo menos um livro sobre isso e depois ir lendo os clássicos que você quer ler. Se você decidir ler todos os clássicos de todos os autores obviamente vai demorar muito tempo, mas você usando um livro de história da filosofia pra saber os pensamentos e o contexto anterior aos autores que você tem interesse de ler é um ótimo jeito.
O Jeff no fundo balançando a cabeça ✨
Amo esses cortes do Leon falando de filosofia
um filósofo que eu considero fácil e é um bom para começar é o rené descartes. ele fazia questão de fazer a filosofia ser algo para todos e tentava ao máximo ser algo compreensível
Para iniciantes em Filosofia sugiro o livro infanto-juvenil 'O mundo de Sofia' OU o livro do professor e ex-ministro da Educação na França, Luc Ferry, 'Aprender a viver'.
Ambos excelentes e fortemente introdutórios!
Eu comecei filosofia lendo o mundo de Sofia, mesmo não me terminando na época o livro me fez adorar essa área (hoje em dia eu terminei e super recomendo, menos e final que é horrível kkkkk). Depois eu fui ler "O Discurso do Método" de Decartes por que minha mãe já tinha o livro e me disse que ele explicava o método científico (acho que minha mãe não chegou a ler o livro 😅). Não tem quase nada haver com o método científico em ciências naturais, mas eu adorei o jeito como ele escrevia e usava a própria vida pra justificar as ideias dele (aí entra a parte do método, por que ele usa a vida dele como "experimento científico"). Aí depois disso a filosofia me pegou de vez e comecei a consumir doses mais pesadas 😅.
Gosto muito de filosofia e você é alguém bom para explicar e debater. Continue por favor🎸
3:01 Nilce: nossa parece eu editando o cadê a chave/ Leon: exato
Leon como historiadora uma dica que eu dou para vc que está lendo Ilíada, note como o Homero retrata os personagens que ele escreve, já que escrever e retratar pessoas é uma maneira que de mostrar poder.
Por fazer pedagogia eu estudo muito sobre filosofia: Kant, Nietzsche, Foucault, Platão, Sócrates, Deleuze, etc. e de fato é mais fácil entender Platão, Sócrates, Aristóteles e esses outros da época doq Foucault e companhia
É porque os antigos valorizavam a clareza do pensamento, ao contrário dos filósofos continentais desde Hegel, que promovem o obscurantismo na linguagem.
Um dos escritores que mais gosto, Isaac Asimov, apesar de não ser um filosofo, o tema da ficção cientifica em seus livros, se tornam realidade hoje, então é uma filosofia retrofuturista:)...e traz uma cultura criativa que faz sentido, ou está fazendo hoje! Isaac Asimov foi um escritor e bioquímico russo-americano, por ter uma formação dentro do campo da ciências, as estórias ficcionais de Asimov são verdadeiras obras de arte! Leon , gostaria de ver em seu canal, comentários de livros ficcionais, como de Asimov entre outros!
Adorei essa dica do León sobre descobrir autores que dialogam entre si! Realmente é o que estão me ensinando a fazer no curso de filosofia!
Talvez eu simplifique muuuuito as coisas principalmente pra quem já é adulto, mas se tem alguma pessoa mais jovem assistindo a esse vídeo e se interessa por filosofia mas não faz ideia de nomes de filósofos e as ideias deles o livro " O Mundo de Sofia" é muito interessante para começar a entender bem superficialmente algumas coisas. Eu comecei a ler quando era criança ( estava quase acabando mas ainda não terminei pq tem 500 páginas e eu tenho preguiça de começar de novo kkkkk ) mas é bem legal, mistura uma história de ficção com o ensino de filosofia e é bem interessante e tem um plot Twist bem legal! Não entendo quase nada de filosofia mas pra quem é curioso esses livros bem simples são bem legais para começar.!! Amei o vídeo Nilce e Leon!! 🥰
2:20 inclusive em "sobre a erudição e os eruditos" e "sobre a escrita e o estilo" o Schopenhauer critica muito o Hegel e outros filósofos alemães por fazerem isso.
Filosofia grega, na minha experiência de um jovem de 20 anos interesado no assunto, foi e ainda é, a mais divertida de estudar.
eu me apaixonei por filosofia pelo Spinoza. Depois fui para Nietzsche, mas para esse precisei dos "comentadores", ou seja, outros autores que explicam. Acho que a que mais me ajudou foi a Viviane Mosé.
Vim comentar pq eu gosto de ouvir vocês sobre todos assuntos q vcs comentam, almocei ouvindo vocês hoje e fico feliz por isso. Obg pelo corte
Eu fiz uma licenciatura EAD em Filosofia. O curso não é muito forte, mas ele dá uma base, tu aprende a linguagem e tem baliza para ler os autores diretamente. Recomendo a experiência.
QUal EAD você fez? Recomenda algum?
@@eduardonogueira7982 Eu fiz licenciatura em filosofia EAD pela UNINTER. O curso até que bom, mas é básico. Ele te dá bons fundamentos, mas o aprofundamento nos assuntos e autores depende de ti.
Eu comecei filosofia pelo livro Justiça do Michael Sandel. No livro ele traz três principais filosofos: Bentham, Kant e Aristóteles. Foi otimo pra mim, a a partir dali me interessei muito por filosofia e comecei a pesquisar as obras publicadas desses autores e fui também conhecendo outros. Logo em seguida eu li os contratualistas (que sempre me interessei). Hoje em dia eu leio aleatoriamente kkk.
Eu tenho o leviatã do Hobbes, vale a pena pra vc?
Eu amo estudar filosofia ( estou no ensino médio) mas tenho preguiça, mas quando eu começo a estudar eu fico vidrado demais e as vezes eu até começo a rir quando as coisas citadas fazem tanto sentido, é uma doidera kkkk
Se vc for partir do zero em filosofia, meu conselho é que leia "O mundo de Sofia" e conforme o autor for citando os filósofos, você busca uma resumo biográfico que explique resumidamente sua história e principais teses. Depois que terminar o livro você já terá uma boa ideia de história da filosofia e seus autores mais importantes e poderá avançar nos estudos começando de preferência pelos gregos que inventaram essa parada.
Mais vídeos sobre isso eu imploro!!!!
Não é obscurantismo. A filosofia contemporânea (pensando principalmente os pós-estruturalistas) é uma forma disruptiva com toda a filosofia anterior, sobretudo moderna. Daí a dificuldade de Foucault, Deleuze, Derrida. Essa galera queria ter condições de realizar a desconstrução de ideias presentes entre os iluministas, por exemplo, o conceito de Esclarecimento, de Progresso da história, da própria ruptura de autores como Kant ou Locke que em sua época defenderam ideias escravistas, dentre tantas outras noções.Criticar sem compreender o contexto é fácil Leon. Sobre As palavras e as coisas, é de longe o livro que especialistas em Foucault o visualizam como a obra mais madura ou complexa do autor. Aliás, Nietzche, que é o autor queridinho de Leon vai ter um aprofundamento gigantesco com os contemporâneos. Espero ter ajudado, estudante de filosofia da UFPR aqui.
perfeito!
@@cadman530 existem textos mais acessíveis, mesmo dessa galera. E quando não há, há comentadores que auxiliam e muito...
@@cadman530 um grego de 2500* anos atrás pode ser tão complicado quanto qualquer outra leitura, há problemas de tradução, de editoras, de falta consenso sobre um termo ou outro... passa pelos mesmos problemas.
Se você quer desconstruir algo, o pensamento racional é apresentar primeiro a construção, ao invés de supor que seu leitor advinhe(mesmo sendo pensamentos populares na época)
Então pra ser disruptivo com a filosofia anterior vc precisa escrever de um jeito floreado que ninguém entende? Saquei
Toda área de estudo desenvolve seu proprio ferramental teórico e fisico. Na filosofia não é diferente. Da mesma forma que muita gente tem dificuldade em estudar portugues por causa da "metalinguagem " , vc usa o portugues pra aprender o proprio portugues afinal, pra resolver isso vc precisa criar palavras e conceitos que fogem ao uso cotidiano pra explicar fenômenos da sua area de estudo. O que eu quero dizer é que nem sempre a palavra usada em alguma area de estudo, que pode ter uso comum, ter o mesmo sentido na area em questão. Corrente, tensão, potencial ou potência tem seus sentidos corriqueiros mas tem também um significado técnico muito bem definido. Tenho quase certeza que tal problema se manifeste também na Filosofia. Tentar entender um filosofo moderno sem antes ter uma base do que veio antes é complicado. Pode se achar que é um palavrorio sem sentido quando na verdade ele tem definições preestabelecidas em obras anteriores do autor ou de apartir de quem, outto autor, ele começa.
Mas, sei lá, talvez a melhor coisa que a Filosofia pode trazer (principalmente para quem está no Ensino Médio) é fortalecer o ATO DE PENSAR, mais do que saber os nomes dos filósofos (são importantes para contextualizar as paradas, mas o "como" eles ceharam às conclusões é mais importante para a vida). Também faz perceber que muitas ideias que imaginávamos que "sempre foram assim" na verdade é uma construção de séculos (e nesse aspecto, bem vinda a Sociologia).
eu quero tanto mais vídeos do leon falando sobre filosofia!!!
O livro "O mundo de Sophia" é uma dica.
O canal "Epifania" tem um curso de história da Filosofia animada muito bom, recomendo.
ver vcs falando de filosofia me faz querer estudar mais sobre isso, já to anotando alguns livros para ler aqui
Kant e Nietzsche são meus preferidos. Um pro meu lado Apolíneo e o outro pro meu lado Dionisíaco (as forças ativas e reativas), que ficam revisando.
A questão do Nietzsche, era que fazer uma única obra estrondosa, por falta de verba ele não conseguiu, aí foi publicando os capítulos em forma de livros. Inclusive, Nietzsche tem uma base, uma referência muito forte nos estóicos, o Eterno Retorno é claramente sobre a volta de Ulisses à Ítaca.
Schopenhauer em Aforismos sobre a Sabedoria da Vida, também busca coisas do passo, tipo: " "A vida é um pêndulo que oscila entre o tédio e o sofrimento. A felicidade é apenas uma cessação de ambos! ", Platão escreve em O Banquete: "Amor é desejo. Desejo é falta." E por aí vai
mt bom gosto muito quando o leon fala de filosofia
Hoje em dia uma ferramenta boa pra ler e compreender, é o chat gpt, o auxílio de uma ia pra vc ler antes de cada capítulo ou efavorismo.
eu juro que passaria horas vendo o Leon discorrer sobre história e filosofia
Eu queria um livro que discorrendo sobre isso, um livro de filosofia no contexto histórico. Alguma dica ?
Comecem pela lista de leitura do Contra os Acadêmicos, eles tem uma lista COMPLETA do que você precisa ler pra entender filosofia. Lá você vai aprender filosofia de verdade, e não essa punhetação mental
Vou te falar Leon eu fiz faculdade de história, e toda vez que eu tinha que ler um francês eu pensava : NAOOOOOO FRANCES NAAAAOOO!
Pq eles tem isso, de falar complicado e ainda fazer um circo todo até chegar no ponto que eles querem falar.
Uma dica que eu dou para pessoas que querem estudar ciências humanas sozinhos é procurar autores que escrevem hoje em dia, porque hoje está tendo uma discussão de ter textos para todos lerem com uma linguagem acessível.
É interessante pontuar que nem todo pensamento racional é correto apenas por ser racional. A racionalidade pode ser mal guiada, e culminar em absurdos metafísicos ou teleologias impraticáveis. Por isso a praxis é tão importante na metologia de investigação filosófica.
Sobre Kant, realmente é muito difícil de entender as traduções até por que o alemão em que os textos são escritos é muito arcaico e de difícil compreensão pra até para quem tem o alemão como idioma nativo. Entretanto "Metafisica dos costumes" é bem compreensível depois de se familiarizar com textos filosóficos.
Para ler Nietzsche eu recomendo começar pelo excerto que se chama "Sobre a verdade e a mentira no sentido extramoral".
Todavia, para quem está iniciando na leitura filosófica o primeiro a se fazer é aprender a ler filosofia, recomendo começar pelo livro "Como ler um texto de filosofia" escrito por Antônio Joaquim Severino. Após isso começar por Platão (é interessante começar a ler a partir de autores que desenvolveram metodologias racionais e não apenas devagam por silogismos e pensamentos avulsos).
o Jeff olhando a Nilce concordar e concordando sem saber o que ele tava falando kkkkkkk
Finalmente alguém falando a verdade sobre Foucault. Sobre escrevia trivialidades, banalidades e frases vagas. Um lixo. Não existe nenhuma frase precisa. Tudo vago ou trivial. Não é a toa que faça tanto sucesso no Brasil, onde os bacharéis das faculdades de filosofia se limitam a ser intérpretes do pensamento alheio.
Adorável a participação do Jeff.
faz 3 meses desse corte e eu não ví. O que prova que Leon estava certo no fim do vídeo.
Mas eu gosto, Leon!!! Pode postar mais de filosofia, mas interage com o Jeff pra ele não se sentir sozinho, tadinho
Agora preciso ler esse livro. Obrigada Leon 😂
Comecei a ler Fiolosofia com Spinoza (a Ética) e gostei do modelo de demonstração. Minha impressão com os "continentais" (principalmente franceses mesmo, mas também alemães) é exatamente essa do Leon: pra quê isso??? do que ele está falando??? (foca em Felix Gatarri... hahaha)
Valeu. Leon 🎉 ótima explicação!!!!
Que livro é esse? Pela capa, parece o "Evidência da história - O que os historiadores veem" (por François Hartog (Autor), Guilherme João de Freitas Teixeira (Tradutor)), é isso mesmo produção?
6:41
A banda que abre o show quer fazer 2 hrs de show
O Jeff tava todo perdido kkkkkkk
Muito bom. Vocês deveriam criar um quadro sobre livros!
Tava apenas ouvindo, aí do nada... JEFF de fundo apenas existindo, q incrível
Comecei assim por Durkheim, hoje estou no 7º período de Psicologia.
2:58 eu ri com você nilce jjjkkkkkk
Leon fala mais de filosofia. Tô comecei a estudar um pouquinho depois dos seus vídeos
Eu admiro muito o Leon!
Sobre a dificuldade em textos filosóficos, acredito que precisamos lembrar que toda área do conhecimento tem um vocabulário específico e uma forma de escrita específica, que por muitas vezes é entendida apenas por seus contemporâneos e estudiosos.
Kant escrevia de forma complicada? Talvez. Mas considerar que o autor o fez de propósito acho que seja demais. O mesmo era compreendido por contemporâneos.
Fora isso, precisamos lembrar que em toda área do conhecimento nós aceitamos que um leigo não compreenda o que está sendo escrito, mas nas ciências humanas a maioria das pessoas acha que porque sabe ler, consegue compreender, e não é assim... assim como você não pega uma tese do Einsten para ler sem ter conhecimento de física. Você não pega Kant para ler tendo zero conhecimento da historia da filosofia, áreas da filosofia, e toda a tradição de discussões, conceitos e formulações que levaram ao desenvolvimento das idéias daquela autor.
o cara no fundo só olhando e concordando e balançando a cabeça KKKKKK deem zoom nele e se divirtam
Li "O Mundo de Sofia" me ajudou muito, depois não parei mais 😁😁😁
Platão escreveu em diálogos, muito didático. Recomendo!
Normalmente tem um canal chamado Hamlet art que ele fala bastante de filosofia de um jeito facil de entender e usa animações pra ficar mais simples ainda
Parabéns pra quem consegue gostar de Filosofia, pra mim é a coisa mais entediante do mundo
Começar Filosofia à partir da pós modernidade é querer voar sem ter asa.
Aaaaa eu perdi essa live, ainda bem que tem os cortes
Foucault o único livro que li é vigiar e punir que usei na minha monografia jurídica e é bem tranquilo de entender, mas li em português... não sei se faz diferença.
Eu estou começando por o principe de maquiavel, um livro bem simples de intender e muito atual
Nenhum viu o que. Os videos sobre filosofia são os videos mais interessantes de vocês atualmente.
Muito bom esse GIF do Jeff atrás, parecia até real 😂
Aquele cara lá trás... É da época do Pokémon GO? Haha tope
Foucault tem um passado obscuro também, não so a escrita
Se eu não compreendo o que leio, é muito mais simples reduzir isso a um problema de quem escreveu, esse pensamento é quase como se o escritor tivesse q ser um iluminador da consciencia daquele que o lê, e o leitor não tivesse que se esforçar por nada. Os filosofos escrevem muitas vezes de maneira obscura, sim, mas nao necessariamente para parecerem mais inteligentes, mas também pq pensam de maneira obscura, qualquer pensador q se arrisque a ter originilidade nas ideias as retira do obscuro, não do iluminado que já é conhecido. Me parece ser um medo iluminista racionalista esse pavor de obscuridade, tudo tem q ser luminoso, o que é obscuro é apenas simulacro, como se a propria natureza sobre a qual os filosofos refletem não fosse por si obscura, não é mesmo ? Uma coisa é ser leitor de filosofos, outra muito diferente é pensar como um.
o cara foi pedir conselho de filosofia pro LEON VEIO HAAHAHAHAH
Eu curso estou me formando em filosofia no fim desse ano e estudo Kant há 4 anos, sinceramente não acho Kant mais difícil que Nietzsche ou Hegel..
Sobre como começar pela filosofia, encontrem algum tema que chame sua atenção. A partir daí vc vai... Particularmente acho o estudo dos gregos e dos contratualistas muito divertido... Fora kant, óbvio.
Começei por Nietzsche ate que fui ler Crepusculo dos idolos e vi que não entendia as criticas que ele fazia a Kant, Platão e outros, ai fui e começei a ler sobre esses.
Obscurantismo? Às vezes é simplesmente falta de domínio dos conceitos utilizado pelo filósofo.....Um bom dicionário de filosofia é sempre útil.
@@gabrielvargas5668 Eu também ri muito disso. 🤭🤭🤭🤭
Vídeo incrível 💗😍 me deu mais vontade ainda de ler