O que aprendi? Aprendi que quem fala a verdade não merece castigo! Só que ter esta coragem hoje em dia já parece ser um auto flagelo, que ninguém quer suportar, pois o discurso, seja ele próprio ou alheio é muito mais atraente e fácil, uma vez que na mentira tudo cabe....cabem flores, cabem amores, os quais de fato nunca floresceram, entretanto com a patente da consciência e da vontade é capaz de cegar o povo em eacala industrial apelando para o mundo ideal ou mais palatável ao momento. O povão jamais buscará o caminho mais difícil.. sempre irão atrás do caminhi mais fácil e agradável.... a verdade e a realidade exigem muito dos homens para seguirem à diante... Nós o levaremos á diante professor. Obrigado e bom trabalho!
Esse cara é bom ! O que aprendi? Aprendi que quem fala a verdade não merece castigo! Só que ter esta coragem hoje em dia já parece ser um auto flagelo, que ninguém quer suportar, pois o discurso, seja ele próprio ou alheio é muito mais atraente e fácil, uma vez que na mentira tudo cabe....cabem flores, cabem amores, os quais de fato nunca floresceram, entretanto com a patente da consciência e da vontade é capaz de cegar o povo em eacala industrial apelando para o mundo ideal ou mais palatável ao momento. O povão jamais buscará o caminho mais difícil.. sempre irão atrás do caminhi mais fácil e agradável.... a verdade e a realidade exigem muito dos homens para seguirem à diante... Nós o levaremos á diante professor. Obrigado e bom trabalho!
Algumas ideias do Saussure são fundamentais para a constituição da Linguística enquanto ciência e continuam válidas até hoje, principalmente as divisões (ou "dicotomias") básicas: "significante versus significado", "língua (dimensão social) versus fala (dimensão individual)", "sincronia (estudo do estado da língua no momento da análise) versus diacronia (estudo da língua enquanto resultado de um processo histórico), etc. Mas a importância do Saussure é muito mais histórica do que efetiva atualmente. São poucos os linguistas estruturalistas atuais. O pessoal ou vai para o lado do Labov e dos sociolinguistas, que focam na dimensão social das línguas, ou vai para o lado do Chomsky, focando na dimensão psicológica/cognitiva (estou simplificando as coisas, é claro... o que mais existe no mundo é corrente teórica).
@@rodrigop.3150 é aquela coisa "lê de tudo e retende o que é bom", a coisa é estudar com seriedade e coração aberto e ficar somente com o que há de verdade
Santa Tarde, meu Amado Mestre. Que aula espetacular e gostosa de se assistir. Quando acabou, eu disse: ah, já acabou? Suas aulas sempre prendem a minha atenção, Meu querido professor. É, professor, de fato, temos que assumir este trabalho de sempre limparmos a linguagem da poluição ideológica! Professor, a minha vida é tão corrida que só agora tive tempo pra sentar e assistir esta sua aula espetacular. Parabéns, por esta sua aula, professor. Eu gostei tanto destas suas duas aulas falando sobre 1 Como a linguagem é sequestrada pelas ideologias e 2 E como libertar a linguagem das ideologias; estas suas duas aulas foram tão gostosas de se assistir, que eu acho que este tema merece uma 3 parte. Meus colegas do canal do professor, quem concorda comigo do professor fazer uma 3 parte desta aula, dêem seu like aqui neste meu comentário. Que Maria Santíssima lhe proteja de todo o Mal, professor. Forte abraço.
Professor, considerando que o senhor atingiu essa crescente quantidade de seguidores (que cresça sempre mais), não consideraria de fazer um curso baseado em vídeo aulas ou apostilas onde poderemos ter as bases para ser um escritor (no meu caso estou estudando para escrever sobre história militar, mas não tenho os conhecimentos técnicos que poderiam me ajudar na empreitada)? Quero dizer um curso que ficasse sempre disponível, mesmo que não pudessemos mandar material para ser avaliado pois imagino que a próxima turma que abrir em seus cursos esgotará rapidamente as vagas.
Boa noite, me indicaram esse canal, estou assistindo a live, e espero assistir com mais frequência, porque estou gostando do conteúdo desta brilhante aula!
Muitos parabéns por este excelente canal, Professor. Gostava muito de ver no seu canal três videos, e deixo aqui as sugestões: um sobre a Literatura Portuguesa em geral, outro sobre Camões e outro sobre Eça de Queiroz. Mais uma vez muitos parabéns. Um grande abraço de Lisboa!
acabei de conhecer o senhor através do terça livre e se depender de mim o canal crescerá mais e mais o Brasil precisa de um despertar da consciência, pois a mente dos jovens nesta 5 décadas foram cooptadas pelo marxismo cultural. se cuida professor nós precisamos do senhor.
Caro Professor, Como por exemplo: Na leitura da Bíblia feita pelos ideólogos da "teologia da libertação" que aprisionaram a fé cristã protestante (Rubem Alves) e católica (Os irmãos Boff) numa hermenêutica e consequente exegese obscurecida pela ideologia marxista; atribuindo um sentido à Escritura, que somente existia em suas mentes de esquerda. Como sempre, sua aula é também uma rica experiência do espírito humano para os que amam e servem a Palavra. De coração (entendimento) o meu muito obrigado.
Que delícia de vídeo, ganhou minha inscrição! 👏👏👏 Tive uma professora de história na sexta série nos anos 80 que passava umas dicas assim(dúvida e pesquisar) pena que na época eu tinha o cérebro preguiçoso😬 Hoje estou bem conectada e com participação total na formação dos meus filhos!
Esse tema é altamente relevante, especialmente pelo fato de termos muitas traduções que distorcem o que o autor diz para favorecer o que o tradutor quer.
A BELEZA DA VIRTUDE E DA VONTADE . O que teria acontecido com nossos métodos de expressões? Por que a distância da verdade e sua designação? Nada adianta palavras afetuosas ou incrementadas em orações Sem o entendimento convicto daquele que lê em sua imaginação . Nosso método imaginário já foi desvendado E também já foi comprovado que a busca desta ação se torna ilimitada Ao ponto de a mente expandir sem horizontes selado Construindo a bela arte da imaginação bem efetivada . O desperdício da má comunicação e expressão É proporcional as intrigas e conflitos Dificultando a busca pela beleza e sua sublimação Sobrando somente o Eu isolado em um falso convicto . A busca pela verdade é o gás do nosso princípio humano E devemos por todo o tempo desejar entende-la por inteira Desvencilhando-se de nosso próprio entendimento limitado “soberano” Para que as palavras e suas intenções não sejam efêmeras . Impossível fugir da comunicação gráfica ou sonora É isto que fez as condições humanas chegarem onde estamos Muito fácil esquecer das dificuldades e conquistas de outrora Com tantas distrações ou entretenimentos que constantemente flertamos . Sem uma boa oratória também não se compreende o ouvido Limitando-se aos anseios somente próprio e não do locutor E sem o mínimo desejo de socializar de modo vívido O delírio sobressai a autenticidade do conteúdo indutor . Não importa se é trágico, cômico ou épico Não é necessário gêneros e estilos sofisticados literários Claro que ler bastante e povoar o imaginário é o correto Mas sem boa intenção e vontade o que se entende é nada ou o contrário . Precisamos insistir na bela busca da vontade e da virtude É através de hábitos bons que nossas vidas também serão Pois o envolvimento da alma em sua plenitude Mostra sem locução que tudo que nos faz bem nos faz bom.
Triste saber que muitas das pessoas ao nosso redor ainda se deixam hipnotizar pelas palavras do jargão acadêmico, pela "opinião" dos "especialistas" nos jornais, pela imagem do marketing. Quantos Karl Kraus seriam necessários para acordar todos eles...?
Querido Professor, também gostaria muito de recomendar um excelente livro chamado Language and Power , de Norman Fairclough que traz profundo estudo sobre análise do discurso.
Muito boa ideia. Há um trecho do curso de Teologia da Libertação do padre Paulo Ricardo que explica muito bem a origem da visão socialista da imanência. É muito esclarecedor. Com a contribuição do Professor Gurgel ficará melhor ainda.
Gostaria que um dia o senhor fizesse um vídeo explicando sobre a análise do discurso, e especial sobre um autor chamado Ferdinand Susseaure....[algo assim]
Professor... suas colocações foram simplesmente brilhantes e de grande relevância! Uma questão. Ajudaria nesse processo de purificação da linguagem a leitura dos grandes autores, principalmente dos clássicos? Que papel o senhor atribuiria a isso?
Mestre, pretendo fazer mestrado em Teoria da Literatura. O que ler do foi escrito contra a corrupção da linguagem? Quem devo ler na teoria e crítica literária sendo eu um conservador?... grato, professor!
Nobre Rodrigo Gurgel, parabéns pelo vídeo e por toda a iniciativa de compartilhar conhecimento. Mas dentro do assunto de liberdade da linguagem, quero fazer uma ressalva contributiva ao termo "Apocalipse Estável" (em 15:22). A palavra "apocalipse" vem sendo erroneamente usada como sinônimo de "fatalismo", "tragédia" ou demais sentidos correlatos, o que não confere o verdadeiro significado daquela, que deriva do grego "apokalúpsis", ou seja, o 'ato de descobrir, descoberta; revelação', em conformidade com o livro do Novo Testamento escrito pelo apóstolo João. Logo no início o autor escreve: "Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer..." Apocalipse 1:1. Pois bem, como podemos observar, o termo "apocalipse" significa "revelação" tão somente. Espero ter contribuído de forma aproveitável. Sucesso!
Olá professor. Lendo alguns trabalhos para estudantes me deparei com o livro do professor Pierluigi Piazzi que, apesar de formado em física, dizia que tirar o latim da grade horária dos estudantes foi um erro por parte do governo brasileiro. O professor Napoleão Mendes de Almeida fez essa observação ainda antes dizendo que todo estudante DEVERIA saber latim, tanto de exatas quanto humanas e biológicas, sendo ele essencial para o raciocínio lógico do estudante. O senhor, sendo formado em letras, concorda com essas falas? Gostaria muito de saber a opinião do senhor pois eu mesmo tenho a vontade de estudar latim futuramente, junto com outras línguas românicas! Muito obrigado pelos vídeos professor, me incentivam muito a ler e estudar!
A verdade é como o flagrante de adultério, primeiro o sujeito nega o fato para si mesmo, segundo vem o estado de choque, em terceiro é a aceitação... o quarto é o ódio ou a excitação, tem louco pra tudo...
Olá, Professor, excelente vídeo. O senhor poderia fazer um comentário crítico sobre o uso de palavras com "x" ou "@" para indicar neutralidade de gênero. Por exemplo: "todxs", "tod@s", "carxs", "car@s". Qual é a origem dessa instrumentalização da linguagem? Quais são as consequências dessas substituições? E como criticar devidamente o seu uso? Abraço e Deus abençoe. Helder.
Em um de seus artigos o professor Olavo de Carvalho descreve que até os dicionários estão com este problema. Encontrei Novo Diccionário da Língua Portuguesa, Candido de Figueiredo - 1913 dicionario-aberto.net/. Sobre o dicionário. dicionario-aberto.net/estaticos/about.html . Na seção recursos podemos baixar em pdf, epub e txt. Estou lendo contos de Machado de Assis e encontro todas as palavras que não conheço. Achei melhor que o Houaiss.
Estava ansiosa esperando este vídeo.. Obrigada, professor! 😘
Vamos em frente, Vanessa!
@@RodrigoGurgel a propósito, feliz dia do escritor!! ♥️😘
Muito obrigado!
O que aprendi?
Aprendi que quem fala a verdade não merece castigo!
Só que ter esta coragem hoje em dia já parece ser um auto flagelo, que ninguém quer suportar, pois o discurso, seja ele próprio ou alheio é muito mais atraente e fácil, uma vez que na mentira tudo cabe....cabem flores, cabem amores, os quais de fato nunca floresceram, entretanto com a patente da consciência e da vontade é capaz de cegar o povo em eacala industrial apelando para o mundo ideal ou mais palatável ao momento.
O povão jamais buscará o caminho mais difícil.. sempre irão atrás do caminhi mais fácil e agradável.... a verdade e a realidade exigem muito dos homens para seguirem à diante...
Nós o levaremos á diante professor.
Obrigado e bom trabalho!
Imaginem um livro do professor Rodrigo Gurgel, sobre esse assunto tão importante? Excelente vídeo!
Obrigado!
A liberdade de expressão não é só poder falar, é também poder, antes de falar, usar o verdadeiro nome das coisas. Excelente
Belo e imprescindível, professor. O senhor é uma referência importante no nosso país.
Obrigado, Gean!
Esse cara é bom !
O que aprendi?
Aprendi que quem fala a verdade não merece castigo!
Só que ter esta coragem hoje em dia já parece ser um auto flagelo, que ninguém quer suportar, pois o discurso, seja ele próprio ou alheio é muito mais atraente e fácil, uma vez que na mentira tudo cabe....cabem flores, cabem amores, os quais de fato nunca floresceram, entretanto com a patente da consciência e da vontade é capaz de cegar o povo em eacala industrial apelando para o mundo ideal ou mais palatável ao momento.
O povão jamais buscará o caminho mais difícil.. sempre irão atrás do caminhi mais fácil e agradável.... a verdade e a realidade exigem muito dos homens para seguirem à diante...
Nós o levaremos á diante professor.
Obrigado e bom trabalho!
"Obriguem as palavras a dizerem a verdade". Muito bom!
É urgente!
Para um pedagogo e aluno do curso de Letras, esse vídeo me é um bálsamo. Não é possível que a academia tenha razão baseada em Seassure.
Algumas ideias do Saussure são fundamentais para a constituição da Linguística enquanto ciência e continuam válidas até hoje, principalmente as divisões (ou "dicotomias") básicas: "significante versus significado", "língua (dimensão social) versus fala (dimensão individual)", "sincronia (estudo do estado da língua no momento da análise) versus diacronia (estudo da língua enquanto resultado de um processo histórico), etc. Mas a importância do Saussure é muito mais histórica do que efetiva atualmente. São poucos os linguistas estruturalistas atuais. O pessoal ou vai para o lado do Labov e dos sociolinguistas, que focam na dimensão social das línguas, ou vai para o lado do Chomsky, focando na dimensão psicológica/cognitiva (estou simplificando as coisas, é claro... o que mais existe no mundo é corrente teórica).
@@rodrigop.3150 é aquela coisa "lê de tudo e retende o que é bom", a coisa é estudar com seriedade e coração aberto e ficar somente com o que há de verdade
Sensacional a denuncia do professor Gurgel. Cada dia que passa assustadoramente mais atual.👏👏👏
O verdadeiro nome das coisas: O senhor é um excelente professor e aparenta muito prazer em ensinar, acredito que também será um eterno estudioso.
Tenho grande prazer, sim! Obrigado!
Ah saiu uma resposta ao nosso desespero! Antes de assistir já dei like!
Obrigado!
Em meio a tudo o que vem acontecendo, revisitei este vídeo. Foi uma boia para um náufrago. Obrigado mestre Rodrigo Gurgel !!!!!!
Santa Tarde, meu Amado Mestre. Que aula espetacular e gostosa de se assistir. Quando acabou, eu disse: ah, já acabou? Suas aulas sempre prendem a minha atenção, Meu querido professor. É, professor, de fato, temos que assumir este trabalho de sempre limparmos a linguagem da poluição ideológica! Professor, a minha vida é tão corrida que só agora tive tempo pra sentar e assistir esta sua aula espetacular. Parabéns, por esta sua aula, professor. Eu gostei tanto destas suas duas aulas falando sobre 1 Como a linguagem é sequestrada pelas ideologias e 2 E como libertar a linguagem das ideologias; estas suas duas aulas foram tão gostosas de se assistir, que eu acho que este tema merece uma 3 parte. Meus colegas do canal do professor, quem concorda comigo do professor fazer uma 3 parte desta aula, dêem seu like aqui neste meu comentário. Que Maria Santíssima lhe proteja de todo o Mal, professor. Forte abraço.
Obrigado.
Professor, considerando que o senhor atingiu essa crescente quantidade de seguidores (que cresça sempre mais), não consideraria de fazer um curso baseado em vídeo aulas ou apostilas onde poderemos ter as bases para ser um escritor (no meu caso estou estudando para escrever sobre história militar, mas não tenho os conhecimentos técnicos que poderiam me ajudar na empreitada)? Quero dizer um curso que ficasse sempre disponível, mesmo que não pudessemos mandar material para ser avaliado pois imagino que a próxima turma que abrir em seus cursos esgotará rapidamente as vagas.
Boa idéia! Inclusive, dentro de alguns dias abrirei inscrições para um novo curso: "Prática de leitura e formação do estilo".
Aula absolutamente sensacional.
Professor Gurgel sempre cirúrgico com os argumentos e palavras! Abraço!
Abração!
2 vídeos e já é meu canal preferido. Salve!
Obrigado!
Mestre, obrigado pela sua grande ajuda! Resgate da educação no Brasil!♥♥
Sempre é um sopro de lucidez ver e ouvi-lo por aqui! Obrigado!
Obrigado!
Parabéns pelo dia do escritor, professor Gurgel! Tenho muito prazer em assistir seus vídeos! Muito bom vídeo! Deus te abençoe!
Obrigado, André!
Boa noite, me indicaram esse canal, estou assistindo a live, e espero assistir com mais frequência, porque estou gostando do conteúdo desta brilhante aula!
Excelente Professor mais uma vez. Sempre um aprendizado.
É isso aí, professor: nosso esforço é dizer com as palavras certas o que as coisas são.
Like antes, pois sei que o vídeo é de excelente qualidade. Parabéns pelo trabalho.
Obrigadíssimo!
Obrigado professor por mais esse vídeo! Itapira-SP
Excelente! E como é oportuna essa reflexão! Adorei!
Obrigado!
Excelente exposição. Muito obrigada, professor!
As vezes é preciso averiguar a formação do sujeito para entender o significado que ele dá as palavras.
Boa tarde sr. Gurgel , muito obrigado por mais esta postagem !
Vamos em frente!
Não consigo assistir a todos os seus vídeos, Professor. Mas gosto tanto do Senhor!! Grande abraço, meu caro!
Obrigado! Tudo de bom!
Deus abençoe ao professor Rodrigo Gurgel.
Que aula maravilhosa.Obrigada professor !!!
Muito bom o seu canal! Meus parabéns! Estou filtrando quais canais devo apoiar e confesso que tem sido poucos.
Abraço! 👍🏽
Obrigada pela contribuição, aula esclarecedora e importante.
Muitos parabéns por este excelente canal, Professor. Gostava muito de ver no seu canal três videos, e deixo aqui as sugestões: um sobre a Literatura Portuguesa em geral, outro sobre Camões e outro sobre Eça de Queiroz. Mais uma vez muitos parabéns. Um grande abraço de Lisboa!
Sugestões anotadas. Obrigado!
acabei de conhecer o senhor através do terça livre e se depender de mim o canal crescerá mais e mais o Brasil precisa de um despertar da consciência, pois a mente dos jovens nesta 5 décadas foram cooptadas pelo marxismo cultural. se cuida professor nós precisamos do senhor.
Bem-vindo, Alexandre! Muito obrigado! Vamos em frente!
Mais um excelente vídeo. Obrigado, professor Gurgel.
Eu que agradeço, meu caro!
Caro Professor,
Como por exemplo: Na leitura da Bíblia feita pelos ideólogos da "teologia da libertação" que aprisionaram a fé cristã protestante (Rubem Alves) e católica (Os irmãos Boff) numa hermenêutica e consequente exegese obscurecida pela ideologia marxista; atribuindo um sentido à Escritura, que somente existia em suas mentes de esquerda.
Como sempre, sua aula é também uma rica experiência do espírito humano para os que amam e servem a Palavra.
De coração (entendimento) o meu muito obrigado.
Gosto muito da forma que o Professor profere o fonema vibrante /r/: "RRRe-conectar"
Viva o erre!!!!!!
Excelente, professor.🙏🙏🙏
Obrigado por compartilhar um pouco de conhecimento conosco.🙏🙏🇧🇷🇧🇷
Obrigado!
Deus te abençoe! Que belo trabalho, que aula!
Obrigado, Mariana!
Muito bom! Obrigada 🙏🏻adorei: obrigar as palavras a dizer a verdade!
Obrigado Professor. Excelente!
Dar nome ao fenômeno. Coragem linguística, isso é terapêutico. Muito obrigada.
Isso mesmo!
Obrigado, professor. Guardarei os dois vídeos até a minha morte, e farei questão de mostrar para meus filhos e amigos.
Obrigado.
Simplesmente o melhor canal do RUclips. Parabéns !!!
Obrigado!
Que coisa maravilhosa este canal. Parabéns e obrigado. Contine, professor. Avante!
Obrigado!
Então o Karl Kraus é tipo um Olavo da primeira metade do século XX?
Exato.
Sempre aprendendo caro professor
Abração!
Que delícia de vídeo, ganhou minha inscrição! 👏👏👏
Tive uma professora de história na sexta série nos anos 80 que passava umas dicas assim(dúvida e pesquisar) pena que na época eu tinha o cérebro preguiçoso😬
Hoje estou bem conectada e com participação total na formação dos meus filhos!
Obrigado! Bem-vindo!
Esse tema é altamente relevante, especialmente pelo fato de termos muitas traduções que distorcem o que o autor diz para favorecer o que o tradutor quer.
Acabou de ganhar mais um inscrito!!! Saudações nobre Professor!!!
Obrigado! Bem-vindo!
Adoramos seus vídeos, adoramos você. Ótima exposição de ideias.
Obrigado!
A BELEZA DA VIRTUDE E DA VONTADE
.
O que teria acontecido com nossos métodos de expressões?
Por que a distância da verdade e sua designação?
Nada adianta palavras afetuosas ou incrementadas em orações
Sem o entendimento convicto daquele que lê em sua imaginação
.
Nosso método imaginário já foi desvendado
E também já foi comprovado que a busca desta ação se torna ilimitada
Ao ponto de a mente expandir sem horizontes selado
Construindo a bela arte da imaginação bem efetivada
.
O desperdício da má comunicação e expressão
É proporcional as intrigas e conflitos
Dificultando a busca pela beleza e sua sublimação
Sobrando somente o Eu isolado em um falso convicto
.
A busca pela verdade é o gás do nosso princípio humano
E devemos por todo o tempo desejar entende-la por inteira
Desvencilhando-se de nosso próprio entendimento limitado “soberano”
Para que as palavras e suas intenções não sejam efêmeras
.
Impossível fugir da comunicação gráfica ou sonora
É isto que fez as condições humanas chegarem onde estamos
Muito fácil esquecer das dificuldades e conquistas de outrora
Com tantas distrações ou entretenimentos que constantemente flertamos
.
Sem uma boa oratória também não se compreende o ouvido
Limitando-se aos anseios somente próprio e não do locutor
E sem o mínimo desejo de socializar de modo vívido
O delírio sobressai a autenticidade do conteúdo indutor
.
Não importa se é trágico, cômico ou épico
Não é necessário gêneros e estilos sofisticados literários
Claro que ler bastante e povoar o imaginário é o correto
Mas sem boa intenção e vontade o que se entende é nada ou o contrário
.
Precisamos insistir na bela busca da vontade e da virtude
É através de hábitos bons que nossas vidas também serão
Pois o envolvimento da alma em sua plenitude
Mostra sem locução que tudo que nos faz bem nos faz bom.
Impressionada (sim, esta é a palavra) com o que foi dito neste vídeo. Muito bom.👍
Obrigado!
Maravilha, parabéns.
Muito obrigado!
Excelente, parabéns!!!!!!!
Obrigado!
Gracias Don Rodrigo.
Adelante!
Maravilhoso!!!
Parabéns pelo canal excelente! Bom demais.
Obrigado!
Adoro vc! Lucidez
Vida longa ao senhor, meu professor! Aula maravilhosa.
Obrigado!
Preciso, cirúrgico ... muito obrigado pelo video professor Gurgel.
Obrigado.
Professor, no próximo vídeo dê algum exemplo de como Carl Kraus agia, ou outro escritor. Abraços!
Sugestão anotada!
Parabéns pelo vídeo. O senhor é essencial!
Obrigado! Abração!
Fico feliz com seu trabalho.
Obrigado!
Explicação concreta e inteligente! Admiro o seu trabalho, desejo tudo de bom! Grande abraço professor!
Obrigado! Abração!
Vídeo incrível e muito objetivo, sem rodeios. Vou assistir pela segunda vez para absorver melhor.
Obrigado, Maria Luiza!
Assistindo em 2024 esse vídeo é muito atual
Video exelente!
Obrigado!
Estou no aguardo para mais vídeos. Abração
Abração!
Triste saber que muitas das pessoas ao nosso redor ainda se deixam hipnotizar pelas palavras do jargão acadêmico, pela "opinião" dos "especialistas" nos jornais, pela imagem do marketing. Quantos Karl Kraus seriam necessários para acordar todos eles...?
Um já seira ótimo!
Muito bom!!
Obrigado!
Belíssimo vídeo.
Obrigado!
É sempre um deleite ouví-lo, professor.
Obrigado!
Querido Professor, também gostaria muito de recomendar um excelente livro chamado
Language and Power , de Norman Fairclough que traz profundo estudo sobre análise do discurso.
Obrigado!
Professor, faça um vídeo sobre imanência e transcedência, por favor...
Sugestão anotada!
Muito boa ideia. Há um trecho do curso de Teologia da Libertação do padre Paulo Ricardo que explica muito bem a origem da visão socialista da imanência. É muito esclarecedor.
Com a contribuição do Professor Gurgel ficará melhor ainda.
Sensacional! Obrigado, professor. Tudo de bom!
Obrigado! Pra vc também!
Prezado professor Gurgel, um livro excelente sobre o assunto é:
"LTI: A Linguagem do Terceiro Reich" de Victor Klemperer.
Com absoluta certeza!
Gostaria que um dia o senhor fizesse um vídeo explicando sobre a análise do discurso, e especial sobre um autor chamado Ferdinand Susseaure....[algo assim]
Se alimentarmos o politicamente correto como ficarão Shekespeare, Monteiro Lobato e outros?
O Brasil estará subindo intelectualmente quando este tipo de conteúdo for propagado.
Obrigado!
Professor... suas colocações foram simplesmente brilhantes e de grande relevância! Uma questão. Ajudaria nesse processo de purificação da linguagem a leitura dos grandes autores, principalmente dos clássicos? Que papel o senhor atribuiria a isso?
Ajudaria muitíssimo!
Excelente explicação.
Obrigado.
Compartilhado
Obrigado, Fernando!
Apocalipse estável. Definição perfeita para nossa realidade social atual.
Ótimo vídeo. Professor, qual obra desse autor alemão que citou (Krauss)? O sr indica, me será muito útil!
Esta: www.almedina.net/product_info.php?products_id=43949
Mestre, pretendo fazer mestrado em Teoria da Literatura. O que ler do foi escrito contra a corrupção da linguagem? Quem devo ler na teoria e crítica literária sendo eu um conservador?... grato, professor!
Northrop Frye, Lionel Trilling, F. R. Leavis, Charles Moeller, Eric Auerbach, T. S. Eliot.
@@RodrigoGurgel Muitíssimo obrigado, Mestre!
Nobre Rodrigo Gurgel, parabéns pelo vídeo e por toda a iniciativa de compartilhar conhecimento.
Mas dentro do assunto de liberdade da linguagem, quero fazer uma ressalva contributiva ao termo "Apocalipse Estável" (em 15:22).
A palavra "apocalipse" vem sendo erroneamente usada como sinônimo de "fatalismo", "tragédia" ou demais sentidos correlatos, o que não confere o verdadeiro significado daquela, que deriva do grego "apokalúpsis", ou seja, o 'ato de descobrir, descoberta; revelação', em conformidade com o livro do Novo Testamento escrito pelo apóstolo João. Logo no início o autor escreve: "Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer..." Apocalipse 1:1.
Pois bem, como podemos observar, o termo "apocalipse" significa "revelação" tão somente.
Espero ter contribuído de forma aproveitável.
Sucesso!
Muito bom
Obrigado.
"As fronteiras da minha linguagem, são as fronteiras do meu pensamento"
Obrigado mestre por sua generosidade!
Qual título do Kraus indicaria para começar sua leitura?
Este: www.almedina.net/product_info.php?products_id=43949
@@RodrigoGurgel perfeito! Obrigado!
Olá professor. Lendo alguns trabalhos para estudantes me deparei com o livro do professor Pierluigi Piazzi que, apesar de formado em física, dizia que tirar o latim da grade horária dos estudantes foi um erro por parte do governo brasileiro. O professor Napoleão Mendes de Almeida fez essa observação ainda antes dizendo que todo estudante DEVERIA saber latim, tanto de exatas quanto humanas e biológicas, sendo ele essencial para o raciocínio lógico do estudante.
O senhor, sendo formado em letras, concorda com essas falas? Gostaria muito de saber a opinião do senhor pois eu mesmo tenho a vontade de estudar latim futuramente, junto com outras línguas românicas! Muito obrigado pelos vídeos professor, me incentivam muito a ler e estudar!
Seria ótimo se o latim voltasse!
@@RodrigoGurgel Faça um vídeo sobre professor! Creio que muitas pessoas não sabem sobre o assunto! Abraços
Assistindo.
Grande inspiração!
Obrigado!
A verdade é como o flagrante de adultério, primeiro o sujeito nega o fato para si mesmo, segundo vem o estado de choque, em terceiro é a aceitação... o quarto é o ódio ou a excitação, tem louco pra tudo...
Esplêndido!
Obrigado!
Vivemos sob a novilíngua de George Orwell...
Olá, Professor, excelente vídeo. O senhor poderia fazer um comentário crítico sobre o uso de palavras com "x" ou "@" para indicar neutralidade de gênero. Por exemplo: "todxs", "tod@s", "carxs", "car@s". Qual é a origem dessa instrumentalização da linguagem? Quais são as consequências dessas substituições? E como criticar devidamente o seu uso?
Abraço e Deus abençoe.
Helder.
Sugestão anotada!
Meus sinceros respeitos ao senhor, não sei porque mas sou um ferrenho opositor das linguagens ideológicas, mas sabia porque. Mas agora o sei.
Obrigado!
@@RodrigoGurgel Eu quero dizer que "não sabia porque" desculpe.
Em um de seus artigos o professor Olavo de Carvalho descreve que até os dicionários estão com este problema. Encontrei Novo Diccionário da Língua Portuguesa, Candido de Figueiredo - 1913 dicionario-aberto.net/. Sobre o dicionário. dicionario-aberto.net/estaticos/about.html . Na seção recursos podemos baixar em pdf, epub e txt. Estou lendo contos de Machado de Assis e encontro todas as palavras que não conheço. Achei melhor que o Houaiss.