Antes de comprar meus últimos pneus, de uso em cidade, pesquisei muito. E descobri isso que vc também falou: usar o dedômetro, calibrar com moderação. Pneu com mto ar, além do conforto, acaba gerando trepidação, o que influência na redução da velocidade. Recomendo o app Bike Tire Pressure Calibration e o manômetro da Gyio, bem em conta.
Breno, a tua explicação se aplica perfeito para estradão e asfalto... trilhas e saltos (principalmente) outra história... Largura de aro influencia, terreno com pedras muda completamente... 35 libras no mínimo para andar num terreno com muitas pedras, ou saltos... Num salto se ao tocar o chão o pneu deformar demais tu vai a lona... Um pneu com 20 libras, num aro estreito, faz uma curva e pega uma pedra, destalona o pneu e tu vai de boca nas pedras... O fato de ter protetor de aro realmente te propicia usar calibragem mais baixas, mas são muito mais variantes nessa equação
Vi essa técnica do Nino, e cara realmente é excelente. Eu não sabia direito ia mais pelo olhômetro, agora com a técnica consegui ver uma grande diferença na rolagem do pneu
Muito bom. Eu ainda não uso tubeless, porque troco os pneus dependendo do tipo de terreno que vou fazer o pedal. Quando vou para o estradão, coloco mais ou menos 22 libras no pneu Continental. Quando vou para trilhas mais tecnicas coloco 18 libras no Specialized butcher. Peso 90 kilos.
Aeeeee... Quando é para criticar eu crítico, mas para elogiar eu elogio. Vídeo muito bom 👏👏👏. Tem que ser pela sensibilidade mesmo. Aliás, tem que entender que essa calibragem muda de acordo com o terreno
Show!!! Falou uma coisa que eu faço e achava que estava fazendo errado. Eu faço a calibragem em casa com uma bomba de mão, ela é boa, levinha para mandar o ar, mas nunca sei na real quanto exatamente tem lá dentro. Uso minha sensibilidade.
Recentemente Brenno eu comprei um aparelinho digital pequeno portátil q até dá pra levar nos pedais de medir a calibragem dos pneus da marca Topeak é ótimo com ele eu consigo ver a calibragem correta pro tipo de terreno q eu irei pedalar
Eu já era confuso com pressão de pneu, quando comprei speed fiquei mais perdido. Aí parei de olhar pressão, subo na bike e dou umas voltas pra ver. Kkk
Sense Exalt Evo com Michelin Wild Enduro 2.4, 18 na frente, 20 atrás... Estradão com alguns buracos, pedras e partes técnicas.... Se por muito deixa até a bike full igual a Exalt dura igual HT, mata a bike... isso com Tubeless e as suspensões calibradas corretamente (peso 90kg)
Massa, Breno! Chama "barômetro"... essa semana eu voltei os pneus lisos pra mi ha speed, e o mínimo indicado pelo fabricante era 115psi, eu disse minimo... ja achei exagero, então coloquei 100psi, cara, achei tão duro que dei uns dois "totozim" na válvula... 😅😂 Mas fiquei na dúvida a respeito disso... vc deu um bom esclarecimento... Valeu!
Boa. Na speed, como sou pesadão e uso 28mm no pneu, encho até ficar duro pra caramba e ponto. Na MTB, deixo levemente macio para não ficar muito duro na terra e firme o suficiente para não dobrar nas curvas. Na gravel estou fazendo os testes, mas já percebi que tem que ficar mais firme atrás e na frente mais ou menos como a MTB porque o pneu faz as vezes de suspensão na gravel, e usando o mais largo que o clearence permite, com "parcimônia" pra não ficar lambendo no quadro.
Brenão na mão é um bom termômetro para sentir a calibragem, mas varia muito de terreno geralmente tem que dar um fôlego a mais no pneu traseiro mesmo porque o peso se concentra mais na roda traseira, é muito importante achar a calibragem ideal para qualquer modalidade ok, é muito sútil e tem que testar muito, com certeza a calibragem ideal faz muita diferença na queda do tempo de treino..
TOP! Mudei para tubeless recentemente mas 95% meu trajeito é "asfalto" a grande diferença que senti é a segurança que ao mesmo tempo que da insegurança kkk o pneu (dobra/copia o piso) em cruvas grugrando no asfalto que é bom e e faz um barulho diferente de um pneu com câmara que anda com mais calibragem...UMA OUTRA CURIOSIDADE (COSTUME) é que eu sinto a bike mais bobona/confortável me adaptando e ainda ACHANDO a pressão ideal para meu uso...TOP! Mudei para tubeless recentemente mas 95% meu trajeito é asfalto a grande diferença que senti é a segurança que ao mesmo tempo que da insegurança kkk o pneu (dobra/copia o piso) em cruvas grugrando no asfalto que é bom e e faz um barulho diferente de um pneu com câmara que anda com mais calibragem...UMA OUTRA CURIOSIDADE (COSTUME) é que eu sinto a bike mais bobona/confortável me adaptando e ainda ACHANDO a pressão ideal para meu uso...Pneus Chaoyang Phantom Wet Tubeless Bike Aro 29x2.20
Na minha speed uso pneu 28 tubeless,uso entre 60 a 80 libras, depende muito do asfalto,e é bom demais, aquelas calibragens de 110 libras pra cima eu não uso mais não.
Boas dicas, Breno! Sempre uso a sensibilidade da mão para regular a calibragem. Adicionando, para situações com pouca neve (com fundo com gelo) eu uso a mesma regra da areia. Forte abraço!
Sempre falei isso com os colegas, melhor jeito de acerta melhor a calibragem é usar as mãos, sofro muito é em acerta o retorno da suspensão, o retorno usando tem que ser o mesmo na frente e na traseira ou podem ter configurações diferentes?
Legal, eu faço isso sempre, aperto com a mão e já sei se está bom ou não. Se não tiver, aí a bomba com manômetro entra em ação, e sempre abaixo de 30 libras pra MTB.
Breno, entendo que para o MTB é bem comum utilizar calibragem baixa, mas questiono em relação à speed. Se, por exemplo, o pneu tem recomendado de 80 a 100psi, e vou pedalar num asfalto padrão, bem conservado, e sabendo que mais pressão gera menos arrasto, provável que eu ponha 100lbs. Se asfalto tem abrasões ou imperfeições, bem como se piso estiver molhado, entendo que devo baixar a pressão, mas nunca raciocinei com menos destes 80psi. Pra speed usar calibragem abaixo do mínimo também é aplicável? Quando?
em um outro vídeo vi relatos de explodirem um aro de carbono por colocar a calibragem excessiva sobre a roda,daí minha dúvida!!!! considerando um pneu 29x2.25 com aros de largura interna diferente 19mm,23mm,25mm e 26mm qual é a calibragem ideal para cada situação?!!! situação essa que evite destalonar ou ficar extremamente murcho
Bom Video , mas Geralmente essa calibragem mínima e máxima é referente ao uso com câmara de ar .E já tem várias marcas de pneu de mtb que só indicam a calibragem máxima.
Exatamente!!!! A pressao interna do pneu quando sem camara muda completamente quando com camara. Capaz de 30lbs ser como 40 ou 50lbs que o pneu pede como mínimo quando usando camara.
Breno, ando de elétrica com tubeless e defender, tenho 60kg. Sempre uso calibrador analógico com manômetro para aferir. Ando na região do Vale do Sol e Retiro. Uso 14 libras na frente e 24 na traseira. Essa calibragem na traseira bem mais alta é correta por causa do peso da bike ? Pensei em usar 12 libras na dianteira, será que é baixo ? Parabéns pelos vídeos 🤛
Cara, faça o teste! Sai com as 12 libras e observe se fica dobrando o pneu e encostando no defender. Acho que tá muito diferente a traseira pra dianteira, faça um teste tambem de reduzir a traseira
Trabalho com medidores industriais e não são baratos pra ter em casa mas não é nenhuma fortuna ( principelmnte comparado a pé as gurmetizadas de bicicleta hoje em dia) esquecer manual? Vixe , muito mais fácil ter uma manômetro confiável e saber a calibragem correta para seu tipo de pedalada, vc não erra, é simples , é prático, é facil, ninguém ( que tenha bom senso) aperta parafuso usando o pulso como torquimeteo, nem aperta pneu usando o dedo como manometro, a técnica está aí pra ajudar, o empirismo deve ser usado com MUITA cautela.
Pode vender então seu produto para o pessoal que anda de bike, vai ficar rico, por que eu nunca vi nenhum manometro durar mais de alguns meses com confiança. Não é empirismo e nem simplesmente "usar o dedo como manometro", mas o que eu sempre preguei por aqui: temos que aprender a ter sensibilidade com o nosso equipamento, saber escutar o que a nossa bike está nos falando, testar diferentes tecnicas e, nao depender de numeros ou dicas dos outros, mas usar toda essa sensibilidade para tirar as nossas próprias conclusoes do que é bom e ruim!
@@CicloSul ter sensibilidade é importante, mas todo equipamento tem uma forma de funcionamento bem definida, outra coisa, não vendo nada, sou técnico em automação industrial, instalo medidores.
Antes de comprar meus últimos pneus, de uso em cidade, pesquisei muito. E descobri isso que vc também falou: usar o dedômetro, calibrar com moderação. Pneu com mto ar, além do conforto, acaba gerando trepidação, o que influência na redução da velocidade.
Recomendo o app Bike Tire Pressure Calibration e o manômetro da Gyio, bem em conta.
Finalmente, depois de mais de 10 anos de MTB, entendi como a coisa deve funcionar.
Breno, a tua explicação se aplica perfeito para estradão e asfalto... trilhas e saltos (principalmente) outra história... Largura de aro influencia, terreno com pedras muda completamente... 35 libras no mínimo para andar num terreno com muitas pedras, ou saltos... Num salto se ao tocar o chão o pneu deformar demais tu vai a lona... Um pneu com 20 libras, num aro estreito, faz uma curva e pega uma pedra, destalona o pneu e tu vai de boca nas pedras... O fato de ter protetor de aro realmente te propicia usar calibragem mais baixas, mas são muito mais variantes nessa equação
Pneu com maior grip e aro fino na frente tende a dobrar em curva se a calibragem estiver baixa.
*ESTALOU CURTINDO BASTANTE SEU CONTEÚDO ESTOU VIAJANDO DE CARRO PELO BRASIL 🇧🇷*
beleza seu vídeo mostrou toda veredas desse mito calibragem.
parabéns obrigado. com certeza vc ensinou algo muito importante.
Concordo #quesiaduarte
valeu pelo vídeo Brenão! você ensina muito pra todo mundo que quer aprender e evoluir na bike
Vi essa técnica do Nino, e cara realmente é excelente. Eu não sabia direito ia mais pelo olhômetro, agora com a técnica consegui ver uma grande diferença na rolagem do pneu
Muito bom. Eu ainda não uso tubeless, porque troco os pneus dependendo do tipo de terreno que vou fazer o pedal. Quando vou para o estradão, coloco mais ou menos 22 libras no pneu Continental. Quando vou para trilhas mais tecnicas coloco 18 libras no Specialized butcher. Peso 90 kilos.
Excelente #quesiaduarte
@@QuesiaDuarte .m.....m...m...m
@@QuesiaDuarte i
Amigão! Obrigado pelas suas explicações, ficou claro, está bombas perdem a calibração facinho! A sensibilidade é tudo. Parabéns pelos ensinamentos!
A melhor explicação que eu já vi em vários vídeos. Parabéns pelo vídeo !!! Ganhou mais um inscrito. Abraços.
Beleza Breno. Estou com uma bike com pneus 2.4 e estou ainda estudando a calibragem. Vou fazer isso hoje. Show. Parabéns
Excelente #quesiaduarte
Top...
Eu estava achando mto estranho as curvas kkk. Estava seguindo as escritas do pneu kkk..
Aeeeee... Quando é para criticar eu crítico, mas para elogiar eu elogio. Vídeo muito bom 👏👏👏. Tem que ser pela sensibilidade mesmo. Aliás, tem que entender que essa calibragem muda de acordo com o terreno
Show!!! Falou uma coisa que eu faço e achava que estava fazendo errado. Eu faço a calibragem em casa com uma bomba de mão, ela é boa, levinha para mandar o ar, mas nunca sei na real quanto exatamente tem lá dentro. Uso minha sensibilidade.
Verdade #quesiaduarte
aqui também kkkkk dou a famosa apertada e pelo terreno que vou andar já sei se está faltando ou sobrando.
Recentemente Brenno eu comprei um aparelinho digital pequeno portátil q até dá pra levar nos pedais de medir a calibragem dos pneus da marca Topeak é ótimo com ele eu consigo ver a calibragem correta pro tipo de terreno q eu irei pedalar
Deve ser bom aquilo ali!
É bacana ter um calibrador digital da Topeak por ex... pra checar e fazer ajustes finos com precisão
Gostei do seu conteúdo! Muito bem explicado.
Eu já era confuso com pressão de pneu, quando comprei speed fiquei mais perdido. Aí parei de olhar pressão, subo na bike e dou umas voltas pra ver. Kkk
Sense Exalt Evo com Michelin Wild Enduro 2.4, 18 na frente, 20 atrás... Estradão com alguns buracos, pedras e partes técnicas.... Se por muito deixa até a bike full igual a Exalt dura igual HT, mata a bike... isso com Tubeless e as suspensões calibradas corretamente (peso 90kg)
Muito boa as dicas, parabéns
Massa, Breno! Chama "barômetro"... essa semana eu voltei os pneus lisos pra mi ha speed, e o mínimo indicado pelo fabricante era 115psi, eu disse minimo... ja achei exagero, então coloquei 100psi, cara, achei tão duro que dei uns dois "totozim" na válvula... 😅😂 Mas fiquei na dúvida a respeito disso... vc deu um bom esclarecimento...
Valeu!
Boa.
Na speed, como sou pesadão e uso 28mm no pneu, encho até ficar duro pra caramba e ponto.
Na MTB, deixo levemente macio para não ficar muito duro na terra e firme o suficiente para não dobrar nas curvas.
Na gravel estou fazendo os testes, mas já percebi que tem que ficar mais firme atrás e na frente mais ou menos como a MTB porque o pneu faz as vezes de suspensão na gravel, e usando o mais largo que o clearence permite, com "parcimônia" pra não ficar lambendo no quadro.
Boas ideias #quesiaduarte
Brenão na mão é um bom termômetro para sentir a calibragem, mas varia muito de terreno geralmente tem que dar um fôlego a mais no pneu traseiro mesmo porque o peso se concentra mais na roda traseira, é muito importante achar a calibragem ideal para qualquer modalidade ok, é muito sútil e tem que testar muito, com certeza a calibragem ideal faz muita diferença na queda do tempo de treino..
TOP! Mudei para tubeless recentemente mas 95% meu trajeito é "asfalto" a grande diferença que senti é a segurança que ao mesmo tempo que da insegurança kkk o pneu (dobra/copia o piso) em cruvas grugrando no asfalto que é bom e e faz um barulho diferente de um pneu com câmara que anda com mais calibragem...UMA OUTRA CURIOSIDADE (COSTUME) é que eu sinto a bike mais bobona/confortável me adaptando e ainda ACHANDO a pressão ideal para meu uso...TOP! Mudei para tubeless recentemente mas 95% meu trajeito é asfalto a grande diferença que senti é a segurança que ao mesmo tempo que da insegurança kkk o pneu (dobra/copia o piso) em cruvas grugrando no asfalto que é bom e e faz um barulho diferente de um pneu com câmara que anda com mais calibragem...UMA OUTRA CURIOSIDADE (COSTUME) é que eu sinto a bike mais bobona/confortável me adaptando e ainda ACHANDO a pressão ideal para meu uso...Pneus Chaoyang Phantom Wet Tubeless Bike Aro 29x2.20
Na minha speed uso pneu 28 tubeless,uso entre 60 a 80 libras, depende muito do asfalto,e é bom demais, aquelas calibragens de 110 libras pra cima eu não uso mais não.
Boas dicas, Breno! Sempre uso a sensibilidade da mão para regular a calibragem. Adicionando, para situações com pouca neve (com fundo com gelo) eu uso a mesma regra da areia. Forte abraço!
Eita.. Neve?
@@pulganabike1648 Rapaz, pedalar na neve é difícil pra caramba, mas com a calibragem certa e pneus certos dá pra se divertir um monte!
Otimo conteúdo Brenão. Top
Sempre falei isso com os colegas, melhor jeito de acerta melhor a calibragem é usar as mãos, sofro muito é em acerta o retorno da suspensão, o retorno usando tem que ser o mesmo na frente e na traseira ou podem ter configurações diferentes?
Legal, eu faço isso sempre, aperto com a mão e já sei se está bom ou não. Se não tiver, aí a bomba com manômetro entra em ação, e sempre abaixo de 30 libras pra MTB.
A michelin recomenda 58 no meu pneu jet com camara aro 29, 2.25
Meu aro suporta até 48
Estou usando 45 atrás e 40 na frente, só asfalto
Comprei um calibrador digital e conferir no posto de combustível, aí só calibre em casa os do carro e as da bike,aí sem problema.
O fabricante coloca a quantidade mínima e máxima de cada pneu. Acho que o bom senso vai ser baseada nessa referência.
Breno, entendo que para o MTB é bem comum utilizar calibragem baixa, mas questiono em relação à speed. Se, por exemplo, o pneu tem recomendado de 80 a 100psi, e vou pedalar num asfalto padrão, bem conservado, e sabendo que mais pressão gera menos arrasto, provável que eu ponha 100lbs. Se asfalto tem abrasões ou imperfeições, bem como se piso estiver molhado, entendo que devo baixar a pressão, mas nunca raciocinei com menos destes 80psi. Pra speed usar calibragem abaixo do mínimo também é aplicável? Quando?
Pra speed a coisa muda! Já não é tão facil massagear o pneu, mas tem jeito!
Mas é que em alta pressão os medidores são um pouco mais fieis, entende?
em um outro vídeo vi relatos de explodirem um aro de carbono por colocar a calibragem excessiva sobre a roda,daí minha dúvida!!!!
considerando um pneu 29x2.25 com aros de largura interna diferente 19mm,23mm,25mm e 26mm qual é a calibragem ideal para cada situação?!!! situação essa que evite destalonar ou ficar extremamente murcho
Sensibilidade e tato, nunca procurei saber quantas libras coloquei. Em trilhas coloco menos ar, da mais aderência.
Bom Video , mas
Geralmente essa calibragem mínima e máxima é referente ao uso com câmara de ar .E já tem várias marcas de pneu de mtb que só indicam a calibragem máxima.
Exatamente!!!! A pressao interna do pneu quando sem camara muda completamente quando com camara. Capaz de 30lbs ser como 40 ou 50lbs que o pneu pede como mínimo quando usando camara.
Valeu. 👍
Ótimo tema.
Essa forma também se aplica pra road?
E o TPI, é tão importante assim?
Na road é um pouco diferente!
TPI é bastante importante sim, podemos falar em outro vídeo!
E eu pedalando com 70 libras no vee Rubber Speedster kevlar.
Breno, ando de elétrica com tubeless e defender, tenho 60kg. Sempre uso calibrador analógico com manômetro para aferir.
Ando na região do Vale do Sol e Retiro. Uso 14 libras na frente e 24 na traseira. Essa calibragem na traseira bem mais alta é correta por causa do peso da bike ?
Pensei em usar 12 libras na dianteira, será que é baixo ?
Parabéns pelos vídeos 🤛
Cara, faça o teste! Sai com as 12 libras e observe se fica dobrando o pneu e encostando no defender. Acho que tá muito diferente a traseira pra dianteira, faça um teste tambem de reduzir a traseira
Caramba, eu sempre fiz o certo e não sabia kkkk
🤣🤣😅😅
#quesiaduarte
Otimo conteúdo
#quesiaduarte
Breno, e para quem anda no asfalto? Eu tô com medo de diminuir a pressão pois perdi algumas camaras por mordida do aro
pro asfalto já é mais dificil a teoria da "massagem tatil" no pneu, mas dá pra ter uma noção!
Pode calibrar 5 libras acima do recomendado?
Meu não vou mentir: dou uns 2 aperto com o polegar....se. ....não fincar muito....que è pra eu....35 psi..kkk
Trabalho com medidores industriais e não são baratos pra ter em casa mas não é nenhuma fortuna ( principelmnte comparado a pé as gurmetizadas de bicicleta hoje em dia) esquecer manual? Vixe , muito mais fácil ter uma manômetro confiável e saber a calibragem correta para seu tipo de pedalada, vc não erra, é simples , é prático, é facil, ninguém ( que tenha bom senso) aperta parafuso usando o pulso como torquimeteo, nem aperta pneu usando o dedo como manometro, a técnica está aí pra ajudar, o empirismo deve ser usado com MUITA cautela.
Pode vender então seu produto para o pessoal que anda de bike, vai ficar rico, por que eu nunca vi nenhum manometro durar mais de alguns meses com confiança. Não é empirismo e nem simplesmente "usar o dedo como manometro", mas o que eu sempre preguei por aqui: temos que aprender a ter sensibilidade com o nosso equipamento, saber escutar o que a nossa bike está nos falando, testar diferentes tecnicas e, nao depender de numeros ou dicas dos outros, mas usar toda essa sensibilidade para tirar as nossas próprias conclusoes do que é bom e ruim!
@@CicloSul ter sensibilidade é importante, mas todo equipamento tem uma forma de funcionamento bem definida, outra coisa, não vendo nada, sou técnico em automação industrial, instalo medidores.
Calibragem baixa vc perde eficiência, calibragem alta vc perde aderência, ou seja, use o meio termo, vlw
😴 P_R_O_M_O_S_M!!
Quanta falta de assunto, falar daquilo que não sabe ou conhece é feio bichão, fica a dica