CANSEI DE MIM | EMANUEL ARAGÃO

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 23 ноя 2024

Комментарии • 227

  • @douguilaz6815
    @douguilaz6815 4 года назад +101

    Como estudante de psicologia, eu amo video teorico.

  • @iamgaabs
    @iamgaabs 4 года назад +42

    “Você tem que sentir. Sentir é fundamental pra história.” A força dessa frase ❤️ ótimo vídeo, Manu! Super didático e claro. Obrigada! Muito bonito o respeito e admiração que vc tem pelos pesquisadores.

  • @carolinearaujo7612
    @carolinearaujo7612 4 года назад +113

    Caracas! Esse vídeo deu uma explosão na minha mente! Incrível!!! Fez todo sentido tbm a frase "vc não pode esperar se curar no mesmo ambiente que te machucou" (ou algo assim) pq se nesse ambiente vc está vivenciando as mesmas emoções isso só está reafirmando elas, mas se vc muda o lugar e as relações as emoções começam a mudar e as outras coisas por consequência. Mas é um processo complicado, ainda mais quando penso em traumas, pq vc tem que lidar com o medo e o instinto de fuga gritante que tem dentro de si. Então é um processo onde vc se torna consciente de si e dps vai "resignificando" as coisas. É....vai dar trabalho tirar do automático algumas coisas.

    • @vitorcielo1357
      @vitorcielo1357 4 года назад +6

      ou até mesmo você pode tentar configurar novamente essas relações e ressignificar muitas coisas. o processo de psicoterapia ou análise ajuda bastante.

    • @andersonkazuakisato5346
      @andersonkazuakisato5346 4 года назад +2

      💖 :3

    • @josias8308
      @josias8308 3 года назад +2

      C.A linda a sua percepção do vídeo

    • @vidacommaisconsciencia
      @vidacommaisconsciencia Год назад +3

      Não é o que as pessoas fazem pra gente. É o que a gente faz com o que as pessoas fazem pra gente. A partir do momento que começamos a entender como nós funcionamos internamente aí as coisas começam a andar.

    • @antoniaester1697
      @antoniaester1697 2 месяца назад

      OLA ,CONCORDO PARECE QUE É MAIS FÁCIL DESTRUÍ AS EMOÇÕES DQUÊ SE DESFAZER OS PARADIGMAS! REPETIR PADRÃO RUIM É SEM MUITO ESFORÇO ,AGORA, "RESIGNIFICAR"UUUUFFFFF COMO DOÍ PORQUE TEMOS POR EM AÇÃO A DISCIPLINA.NADA SIMPLES DEFZER

  • @mcoimbra11
    @mcoimbra11 2 года назад +4

    M A R A V I L H O S O! Só isso que tenho p dizer desse vídeo. Se vc não é professor, está perdendo a chance de ensinar muito p muita gente. Uma capacidade de compactar ideias difíceis em palavras fáceis. Parabéns pelo trabalho lindo.

  • @motigirl
    @motigirl 3 года назад +4

    É muito bom ver alguém falando de psicanálise e neurologia com entusiasmo (e conseguindo conversar os dois). Na faculdade os meus professores de psicanálise achavam neuro ridículo, e vice versa....

  • @Simone.Lemos.
    @Simone.Lemos. 4 года назад +55

    É impressão minha ou eu estou vendo a psicanálise se unindo ao behaviorismo (aprendizado) e ao humanismo (afeto)? Que vídeo sensacional!!!

    • @yasmimsani5756
      @yasmimsani5756 4 года назад +3

      Meninaaaa eu tava tendo uma conversa com um amigo ontem sobre exatamente isso!

    • @kamilasara581
      @kamilasara581 4 года назад

      Q?

    • @bernardomedeiros4884
      @bernardomedeiros4884 3 года назад +4

      No dia que eu disse q era possível unir psicanálise ao behavorimos ,me chamaram de burro !

    • @corapitanguipsi-certopraqu778
      @corapitanguipsi-certopraqu778 3 года назад +2

      Eu acho bonito e muito válido o encontro das abordagens ao invés dos processos de aversão. Parabéns Manu, mesmo Não tendo feito de forma consciente e proposital.

  • @marciaperdigaotomiyama2049
    @marciaperdigaotomiyama2049 3 года назад +3

    Fantástico! Em 30 minutos explicou tanta coisa!! E sobre a TCC, eu, sinceramente, sentia falta do afeto e acolhimento nas sessões de terapia. A meu ver, a TCC mantém a pessoa "operacional" para as funções sociais mas não resolve os problemas e nem faz a pessoa mais feliz.

    • @larissaflores7345
      @larissaflores7345 3 года назад

      Algum outro tipo de terapia deu certo pra vc?

    • @marciaperdigaotomiyama2049
      @marciaperdigaotomiyama2049 3 года назад +2

      @@larissaflores7345 Tenho a impressão que todas essas terapias focadas no "falar" tratam o mental da pessoa e não acessam outras dimensões do ser humano. Há algum tempo atrás, passei por um processo depressivo e percorri aquele caminho tradicional de visita ao psiquiatra, sessões de terapia e antidepressivos. Mas, eu me sentia anestesiada e sem vontada de nada. Então resolvi parar com tudo e fazer coisas que faziam mais sentido para mim, focadas mais no corpo e no prazer: caminhadas, automassagem, aromaterapia, orações, escrever o que sentia e estar em lugares e com pessoas e coisas que gosto. Digo que esse conjunto de coisas me tirou do buraco para onde eu estava indo. Acho que depende de cada pessoa e do momento que ela esteja passando. Não invalido a TCC mas cada um tem que descobrir o que é bom para si. Bj.

  • @vitorcielo1357
    @vitorcielo1357 4 года назад +18

    sou estudante de psicologia e seus vídeos são incríveis. tava ontem mesmo pensando no quanto a gente carrega consigo das primeiras experiências e os primeiros registros para novas experiências. e aí acabamos achando que vai ser igual porque já temos uma bagagem dessas experiências. quando na realidade nossas vivências são únicas e insistimos em por padrões.

  • @aguasaguas9972
    @aguasaguas9972 4 года назад +1

    Emanuel você dá-me vida, adorei. O nosso cérebro conta uma história, muitas histórias numa história que somos nós. Tanta coisa que somos sem saber porque o somos. Haverá alguém que consiga nos decifrar num todo? Nós não somos o que pensamos, somos o que fazemos. E se eu fizer o que penso? Sou o que penso porque executo o que penso. Mas posso pensar mal e agir em função desse pensamento. Afinal quem somos nós?

  • @manuellacamboim
    @manuellacamboim 4 года назад

    Assim nasce um guru: quando estamos na merda e aparece alguém que parece estar falando diretamente com a gente, rs. Brincadeiras à parte, obrigada por tantos ensinamentos, os seus vídeos têm complementado o meu processo terapêutico perfeitamente.

  • @ANDERMMARQUES
    @ANDERMMARQUES 3 года назад +1

    Gratidão pela doação de tanto conhecimento... gosto de mais dos seus vídeos Manuel

  • @martamieko6379
    @martamieko6379 2 года назад +1

    Penso q nossas emoções e sentimentos alteram hormônios e desequilibram causando transtornos. Memórias são seletivas, se fixam pelo grau de necessidade pra evitar situações nocivas e pra relembrar bons momentos. A emoção entra como base da seleção

  • @nathy_moon
    @nathy_moon 2 года назад +2

    Também achei esse vídeo incrível!!! Estou evoluindo muito maratonando os vídeos do Emanuel!!! Exatamente o título, cansei de mim e dos meus aprendizados passados.

  • @silvanasilvasantana7598
    @silvanasilvasantana7598 2 года назад +1

    Sempre tem muito sentido! Dá um alívio saber que as experiências está no campo da psq

  • @0Jaqueliinee0
    @0Jaqueliinee0 4 года назад +19

    Oi Manu, gostaria de escutar o que pensa sobre a inconstância. Começo algum projeto para a minha vida com muita energia, mas depois de um tempo essa empolgação passa e dá vontade de desistir. Gostaria de ampliar minha reflexão e visão sobre a persistência. Um abraço, adoro o canal

  • @marlycanto6825
    @marlycanto6825 7 месяцев назад

    Manu, é de emocionar a sua fala. Você nos leva a percorrer de volta o caminho que percorremos até aqui. Podemos ver as pedras do percurso e agora apenas considerar q fazem parte, podemos tb salpicar algumas flores e até espalhar por ele sementes do que queremos colher. 😊

  • @alexandrecintra
    @alexandrecintra 4 года назад +2

    Muito interessante Manu! Já estudei comportamento canino e a grande base de para mudança dos animais são as emoções, sejam as agradáveis que faz com que eles repitam os padrões até que fica natural ou as negativas que eles se tornam reativos a fim de escapar daquele estímulo (e de tudo que lembra a um evento muito negativo). Então existem basicamente duas linhas de adestramento: a positiva que estimula reforços positivos (comida, brincadeira, passeio ou qualquer coisa que motiva o animal a tomar um determinado padrão de comportamento) e mais conhecida como "clássica", que visa punir o animal quando tem um evento negativo a fim de eliminar eles, que lembra muito as punições dos pais, professores quando as crianças aprontavam. As emoções contam muito. Grato pelo vídeo!

  • @Conciiiiiiiiii
    @Conciiiiiiiiii 3 года назад +1

    Manu, a partir de todo teu conhecimento, tu poderias fazer um vídeo analisando o autismo? :)

  • @deboranb17
    @deboranb17 4 года назад +12

    Adorei o " me cagou pra sempre" rs

  • @argolomari
    @argolomari 2 года назад +1

    Aconteceu essa virada de chave comigo esse ano. Não sei o que foi. Tive uma conversa comigo logo depois da virada do ano. Percebi que eu não havia me programado para esse ano novo. E foi otimo, comecei a listar minhas prioridades na hora. Pedi - pra mim, ou pra yemanja, ou pra deus ou pra quem quer que seja - paciencia comigo mesma, respeito a mim mesma, e foco. E foi o ideal. No dia seguinte tive uma briga feia -FEIA- com minha namorada e aquilo ajudou a definir uma nova eu, e definitivamente eu tava cansada da outra eu, que vivia caindo em ciladas e relacoes controloadoras. Passei a me controlar e me ouvir mais, de verdade. Hoje minha relacao ta ate melhor, o problema era minha eterna passividade e medo de desagradar. Entao se voce que ta lendo, sente que semore acaba se relacionando com pessoas que querem tudo do jeito delas, comece a exigir as coisas do seu jeito tambem. Se a pessoa nao souber ceder, ou te respeitar, ele nao é a pessoa pra voce. Não percam suas vidas para tentar caber na vida do outro. Eu sei que isso é um processo, mas sinto que avancei de verdade dessa vez. Só queria compartilhar, obrigada manu

  • @danielep.2498
    @danielep.2498 4 года назад +7

    Algo aconteceu e você ficou cagado pra sempre... mas há esperança! rsrs
    Obrigada Manu!

  • @aguasaguas9972
    @aguasaguas9972 4 года назад +1

    Já nem sei quantas x ouvi este vídeo. Muito bom. O grande segredo do homem é a sua infância. João dos Santos (Médico, psiquiatra, psicanalista e pedagogo português)

  • @feaugust
    @feaugust 4 года назад +7

    Oi Manu, bom dia. Mais um vídeo maravilhoso, muito obrigada por compartilhar todo esse conhecimento, tempo e dedicação.
    Por muito tempo neguei a necessidade de terapia e recentemente parei de negar a necessidade dos afetos.
    É incrível perceber a importância de novas experiencias para acessar coisas que eu nem sabia que estavam lá, como por exemplo, questões mal resolvidas com ex kkk.
    No auge da minha petulância em achar que estava bem resolvida com isso, percebi os traumas que carregava quando sonhava com meu ex quando dormia com meu crush. É, o subconsciente não falha. Depois de perceber o padrão dos pesadelos, o medo do abandono, a angustia de uma suposta traição e aquela sensação infeliz de estar no lugar errado eu levei pra terapia, conversei com amigas, vi alguns videos seus de novo e agora lido melhor com essas questões, prova disso foi meu ultimo sonho com meu ex (enquanto dormia com o crush) que ele me deixou para trás em uma praia e eu não me senti abandonada, lembro de pensar no sonho: ufa, nem queria estar aqui mesmo, acordei leve.
    Beijos e abraços, parabéns pelo trabalho :)

  • @bartiraghoubar6062
    @bartiraghoubar6062 2 года назад +1

    Tudo fez tanto sentido! É esta a jornada da vida, irmos trabalhando essa complexidade da qual somos compostos, com todas as memórias explícitas e implícitas e todas essas correlações. Gratidão sempre, Emanuel!

  • @paulor.m.raimundo8484
    @paulor.m.raimundo8484 4 года назад +1

    Manu, essa semana eu tive um sonho em que sentia muita saudade de quando era criança e da minha mãe. Incrível como eu não tinha lembranças, apenas sentimentos intensos!!!! Enquanto eu segurava um travesseiro e chorava. Que sincronicidade com esse vídeo!!

  • @douguilaz6815
    @douguilaz6815 4 года назад +17

    vc eh um otimo professor

  • @thaisruax
    @thaisruax 4 года назад +34

    Minha notificação preferida!

  • @lucianaplewka624
    @lucianaplewka624 4 года назад +2

    Hoje me tornei membro pq vc é sensacional didático vc salvou minha vida cara sucesso

  • @savioferreira2016
    @savioferreira2016 3 года назад +1

    O legal é perceber que fiz esse “restart” sem ajuda, na base da intuição, rs! Hj, estou feliz (atento) não só pela mudança em si, mas pelo entendimento de onde “estava” e de onde quero estar, hj. PS: agora, estou com uma terapeuta massa que ajuda nessas consolidações 😍

  • @GiballinGilberto
    @GiballinGilberto 8 месяцев назад

    Adorei o conceito de procedimento afetivo e de exercitar novos comportamentos emocionais para gerar essa renovação de aprendizados para as mesmas situações. De preferência menos cretinos rs. Mas gostei mesmo de frase "Ela viu os ratos e lembrou da gente" rs. Obrigado pelo video, Manu!

  • @IsadoraSecol
    @IsadoraSecol 4 года назад +15

    Li "cansei de mim" e nunca me vi TANTO numa frase kkkk Achei que o vídeo iria para a direção da necessidade de se reinventar o tempo todo, de precisar sempre descobrir um novo "eu", eu vivo uma metamorfose constante que chega a ser bizarro. Eu olho pra Isadora de 5, 6 meses atrás e me vejo MUITO diferente, na questão de gostos mesmo, personalidades, conteúdos que eu consumo, parece que eu não tenho uma constante - exatamente por "cansar" de mim (ou das coisas) facilmente e permanecer na necessidade de mudança, muitas vezes de forma até inconsciente... só percebo quando se passam alguns meses, ou até semanas, e me percebo diferente. Bom, não foi este o tema do vídeo, mas quis compartilhar mesmo assim, rs. Como uma garota mística que sou culpo meu signo kkkkkkkkk (alô geminianos). Bjuss Manu! Adoreio vídeo!

    • @marilujoao8034
      @marilujoao8034 4 года назад +4

      Isadora, me identifiquei muito com o teu comentário. Eu mudo bastante, literalmente aprendo com os erros. Nos últimos tempos as mudanças tem sido mesSSmo bruscas! Rsrsrs contando ninguém acredita mas enfim. Resumindo, tava nessa do "cansei de mim" mas com uma pegada que envolve também o social sabe? Do que capitalismo/colonislismo/patriarcado fazem de mim. E aí entäo eu aceitei alguns processos de "queda" oi "trauma" que o contexto me apresentava. Queria ver o que viria, saber o que estava do outros lado da porta, o que acontece depois da queda, enfim, tenho vivido dores intensas e renascimentos mais intensos ainda... Mas aí, eu estava pensando porque me comporto assim, porque tenho menos tolerancia a "merda" que as pessoas a minha volta? E cheguei a "mesma" conclusão do Manuel, emoções!. Sou muito emocional e como voce eu também culpo ao meu mapa astrologico. Lua e sol em Peixes, asc em gémeos. Enfim, quero muito muito fazer auto-escrita, agora sem grana nenhuma, em breve veremos. Obrigada Manuel pelo conteúdo. Abraços

  • @Rioilovey
    @Rioilovey 4 года назад +13

    Manu, sou estudante de direito, mas tenho paixão pelo estudo da mente humana. Entender porque eu sinto o que sinto. Mas nem por isso me acho capaz de fazer um curso de 1 semana e sair dando cursos por ai. Acho a moda do coach ruim, tem pessoas por aí vendendo cursos mas com base tão rasa, dando curso falando o que a outra pessoa do outro lado deseja ouvir ou como se tivesse dando conselho pras pessoas. Quando na real a psicólogia é algo sério. Espero que bons profissionais como vc exerçam seu papel no mundo. Adorei o tema desse vídeo.

  • @bermudessilva
    @bermudessilva 4 года назад +13

    Eu tenho dificuldade de reter conhecimento, gravei em mim, um livro, um estudo, uma matéria, estudos no geral. Se eu leio algo de manhã, a noite já não lembro, principalm,ente se eu precisar falar disso. Isso me deixa muito mal a ponto que me levou a depressão

  • @amandamoreno9185
    @amandamoreno9185 4 года назад +1

    Faz total sentido! Eu tive uma infância na maior parte bem problemática e isso me assombra até hoje. Afetou a forma como registro as memórias, só não sabia o porque. Tenho uma memória péssima, de precisar marcar praticamente tudo, se não esqueço.

  • @marilia5277
    @marilia5277 Год назад

    Oi Emanuel! Tudo bem? Acompanho seus vídeos já há algum tempo no seu canal e quero agradecer os conteúdos que você compartilha, eles me ajudam imensamente. Você é Top! Demais! Um Ser Humano maravilhoso. Único e Incrível! Abraço, muita saúde, força e equilíbrio pra ti sempre!!!! Marília.

  • @camilarocha-mo3cr
    @camilarocha-mo3cr 3 года назад +1

    Quem mais procura pelos maiores videos? 🖤 Quanto mais longo melhor.

  • @larissasimoes1261
    @larissasimoes1261 4 года назад +19

    Manuuuu, que vídeo necessário!
    Um exemplo prático, e que amo estudar sobre, é como a música para os seres humanos pode cumprir essa função de ativar afetos em relação às memórias. Devo ter ouvido você ter falado em algum vídeo com a Flor sobre o fato de você não ter o costume de ouvir músicas, mas foi inevitável pensar sobre o poder da "memória musical" enquanto você falava.
    Sou relativamente jovem, mas pensando no meu repertório de músicas que ouvia desde muito pequenininha, em rádios etc., sempre alguma esteve relacionada com algum acontecimento "marcante" em minha história, a ponto de hoje em dia eu ouvir novamente determinadas músicas e conseguir reviver sentimentos que me questiono "mas o que é que eu tava vivendo na época dessa música aqui, a ponto de ainda lembrar da letra/melodia com tanta vivacidade???" É claro que muito além de letra/melodia, as músicas tendem a ativar conteúdos afetivos (talvez por isso conseguem ser registradas na memória com mais propriedade), e sempre que são escutadas novamente, têm esse poder de despertar coisas aparentemente esquecidas, em tom de "novidade não tão nova assim".
    Sou um tanto suspeita para falar sobre o quanto o Inconsciente é incrível, mas analisando agora a relação da Neurociência com tudo isso, CARAMBA, como faz sentido.
    Obrigada por fazer essa integração de dados e informações. Achei interessantíssimo. :)

    • @vitorcielo1357
      @vitorcielo1357 4 года назад +3

      nossa muuuuito real. a música pode reavivar alguns desses afetos e você pode entender um pouco mais de onde surgiram e quais as possíveis influências na sua forma de se relacionar.

    • @tiagovlogandmusic
      @tiagovlogandmusic 4 года назад

      perfeito o paralelo!!

  • @vanessaprado9681
    @vanessaprado9681 4 года назад +7

    Tive incontáveis epifanias durante esse vídeo. Caraca, neurociência é demais. Obrigada por introduzir esse assunto, Manu!

  • @wen.der.santos
    @wen.der.santos 4 года назад +36

    Tenho duas perguntas: a primeira é porque nesses afetos inaugurais as pessoas reagem de modo tão diferente? Tipo, filhos que tiveram uma mesma mãe tem afetos e memórias tão diferentes, as vezes até dos mesmos eventos. A segunda é: não existem algumas dessas estruturas que se quisermos tentar reaprender não pode ser danoso e até pior? Por muito tempo eu quis aceitar que relação monogâmica é uma forma de posse, tentei mudar meu afeto de ciúme, porque racionalmente não fazia sentido. Não deu certo, causou muito sofrimento.

    • @fabio3820
      @fabio3820 4 года назад +1

      boas perguntas!

    • @vitorcielo1357
      @vitorcielo1357 4 года назад +14

      acho que as pessoas reagem de modo diferente porque são diferentes. a forma que os afetos ocorrem são atravessadas pelo conjunto de singularidades que somos. os bebês podem ter a mesma mãe mas têm traços e genes diferentes. e com certeza a relação da mãe com um não é igual com o outro. e realmente é perigoso trabalhar nossas estruturas e por isso é indicado fazer isso com o acompanhamento de um profissional! e acredito que mudar esses padrões envolve nossos aspectos afetivos e não somente racionais rs

  • @CiceroHenriqueJuniorBueno-f9m
    @CiceroHenriqueJuniorBueno-f9m 9 месяцев назад

    Olha que interessante, como a psicanálise ainda tem muito para contribuir, que sensacional a integração de outros conhecimentos, parabéns por trazer um material que agrega tanto

  • @larissasigrist4535
    @larissasigrist4535 4 года назад +14

    Assisti esse vídeo fazendo associações as imagens de divertidamente. Hahaha
    Gosto muito dos seus vídeos e gosto muito de divertidamente. Hahaha 🤍 parabéns e obrigada por trazer tanto conteúdo!

  • @alemonteiro9888
    @alemonteiro9888 4 года назад +1

    Manu explicando as memórias e eu só visualizando Divertidamente

  • @wendelbomfim1778
    @wendelbomfim1778 4 года назад +1

    Lembrar de repente de coisas ruins da sua vida enquanto era criança é algo normal?

  • @marcoseugenio3746
    @marcoseugenio3746 4 года назад +11

    Mais um vídeo elucidativo e esclarecedor do Manu. Realmente as questões envolvendo a memória precisam ser analisadas para entendermos melhor porque somos como somos. Como dizia o poeta Wally Salomão "a memória é uma ilha de edição".

  • @Joy-mt5rt
    @Joy-mt5rt 4 года назад +2

    Eu como professora acredito profundamente na questão do afeto. A criança não apreende o conhecimento se este não for permeado de afetividade. Assim é a educação, assim é a vida. Muito bom o vídeo Manu, vc tem me ajudado muito nesses últimos tempos. Você e a Flor também. Bjos.

  • @professorajurusso7319
    @professorajurusso7319 4 года назад +3

    Emanuel, MUITO BOM !!!!!!!!!!!!! Sou Neuropsicopedagoga e só ouvi verdades!

  • @ingridchristensen9523
    @ingridchristensen9523 3 года назад

    Este é um conceito de “neuroplasticidade”, tema que vem muito me interessando ultimamente.

  • @FernandaChazan
    @FernandaChazan 2 года назад

    Essa “sacada” dos afetos foi mto importante! Obrigada Manu

  • @raquel77ch
    @raquel77ch 8 месяцев назад

    Caramba, muita coisa faz sentido com relação os tipos de memória que vc armazena. Agora entendo muita coisa.

  • @reinaldofalcao892
    @reinaldofalcao892 2 года назад

    Comecei a fazer terapia à pouco. E com você eu pude entender melhor o que sinto e preciso fazer com relação ao meu terapeuta...

  • @rafaeldefreitasvieira7070
    @rafaeldefreitasvieira7070 Год назад

    Emanuel, voce contribui demais para a propagação de conhecimentos da area. Muito bom este e todos os outros videos. Obrigado por compartilhar e criar esses conteudos.

  • @marcia156
    @marcia156 Год назад

    Difícil é a palavra... de entender, de enxergar como isso se dá na prática, de mudar... Difícil

  • @mardireito1
    @mardireito1 4 года назад +1

    Nossa. Um dos melhores vídeos que você já fez. Bem denso. Precisei ver três vezes pra assimilar tudo. Obrigada pelo interesse em ajudar Manu.

  • @digoksv
    @digoksv 4 года назад +16

    Amo e assisto todos os vídeos. Tô maratonando, quase kkkkkkkkk estou sempre refletindo muito sobre tudo com esse(s) canal(is), porém buscando ter um comportamento ativo diante das reflexões. Obrigado por isso!!!

  • @2xjun
    @2xjun 3 года назад

    “Sentir é fundamental”

  • @moniquecboer
    @moniquecboer 4 года назад +8

    Manu, que vídeo sensacional! Obrigada por explicar de forma tão lúcida. Tô num processo de análise nada fácil, que achava que não tava indo pra frente, mas agora consigo imaginar uma luz no fim do túnel (ou uma luz no meu desejo, hahaha), um possível caminho pra repensar minhas repetições. Grata, muito grata! Aguardo as quartas ansiosamente. Abraços :)

  • @LeoEDutra
    @LeoEDutra 4 года назад +1

    Meu cérebro explodiu! Essas informações se conectam a tantas outras... fantástico cara!
    Obrigado pelo Vídeo! : )
    Vou ler sobre isso.

  • @Larissa-wi9kj
    @Larissa-wi9kj 4 года назад +5

    Manu, o melhor divulgador científico de neuropsicanálise deste site (pelo menos pra mim heheh)!!! ❤

  • @anagbriella
    @anagbriella 4 года назад +1

    nossa, amei esseeee!! adoro quando vc explica as conexoes lógicas, as origens dos padrões!

  • @janainagomes6594
    @janainagomes6594 4 года назад +3

    Boa noite!! Emanuel véu amei!!! Muitas novas e surpreendentes informações!! Sou da área da saúde e portanto compreendo bastante a fisiologia, o que facilitaba bastante a compreensão das teorias. Mas eu percebi uma coisa muito intrigante quando vc falou em mudança dos padrões consolidados. Eu percebi que consegui mudar mudar muitos padrões na minha vida através da percepção de repetição de padrões já consolidados. Hj eu não repito mais algumas cagadas que me acompanharam a vida toda. Depois de perceber esses padrões ruins e que me traziam ciclos de repetições de comportamento e de pensamento que eram muito negativos para mim. Ao tomar consciência desse ciclos repetitivos, resolvi fazer igual vc a vc. Não vc quero mais esse tipo de repetição e a partir de hj, eu não deixarei que eu mesma repita, mesmo que inconscientemente, mas agora consciente das atitudes e pensamentos que me reconectavam com sentimentos que eu simplesmente não quero sentir mais. É um processo longo mais hj, depois de 03 anos que percebi e comecei a não repetir os pensamentos e as atitudes que eu citei, que hj eu consegui não reproduzir mais nenhum padrão ruim que me atormentava. Hj sou uma pessoa tão diferente do que eu era, que nem me lembro como eu era antes de ser o que sou hj!!!! Muito importante vc falar disso porque é totalmente possível mudar o que sempre se foi e ser um novo eu!!! Muito obrigada pelas informações e te digo: isso é possível!!!! Bjs😘😉

  • @cintiavilmon
    @cintiavilmon 4 года назад +3

    Que vídeo fabuloso! Me sinto privilegiadíssima e enriquecida em aprendizado assistindo seus vídeos. Obrigada por compartilhar conosco tanto conhecimento.

  • @Ana-on6ww
    @Ana-on6ww 2 года назад

    Nossa!! Eu sou practioner de access consciousness e esse trabalho se dá em nível energético... a proposta é utilizar o acess como ferramenta de expansão de consciência. O corpo fala e ele guarda tudo isso... mesmo não sabendo exatamente o evento podemos trabalhar desfazendo esses nós sem saber exatamente da onde eles vem.

  • @RenataOliveira-rb1zk
    @RenataOliveira-rb1zk 4 года назад +1

    Amo demais quando trata sobre estes assuntos. A maneira como explica é fascinante!
    Interessante esse vídeo porque foi exatamente isto que conversava com a minha terapeuta nesta semana sobre um determinado comportamento repetitivo meu. Resumindo: tenho um longo processo pela frente. Valeu, Manu!

  • @anabittenco
    @anabittenco 3 года назад +1

    Um dos seus vídeos que mais me fascinaram e reiluminaram minha perspectiva sobre o meu processo terapêutico com a psicanálise. Valeu Manu!

  • @carolinadetoledofattori6683
    @carolinadetoledofattori6683 4 года назад

    Muito obrigada Emanuel. A ideia de que é necessaria uma relação afetiva para acessar uma memória registrada na infância( ou outro momento), acendeu uma lâmpada na minha mente hoje.

  • @amarelaandrade8820
    @amarelaandrade8820 3 года назад

    Verdade,têm que parar de ficar no mesmo lugar.

  • @jussarabarbosaleite6551
    @jussarabarbosaleite6551 4 года назад +2

    Que vídeo lindo! Vou ter que assistir de novo pra ter certeza que captei tudo! Obrigada demais por produzir esse conteúdo, uma grande aula

  • @francielenunes703
    @francielenunes703 4 года назад

    amei o vídeo. caiu muito bem tbm com as conexões que estou tendo com o livro "a coragem de não agradar" que fala bastante sobre psicologia individual.

  • @suelengoulart4052
    @suelengoulart4052 4 года назад +1

    "Você tem que sentir, sentir é fundamental pra história" Que vídeo, Manu, obrigada por vir com uma fala que esclaresce e acolhe ao mesmo tempo. :)

  • @madameink6320
    @madameink6320 Год назад

    Tá no top 10, melhores vídeos do Manu

  • @ezequielsouza2705
    @ezequielsouza2705 4 года назад

    Eu preciso mudar, pq estou conformado, e não quero mais carregar esse "esqueleto". Porém terei q fazer isso sozinho.

  • @taiarock
    @taiarock 4 года назад +1

    Que preciosidade esse video. Obrigada pela clareza, Manu. Eu entendia muito disso quando me autoanaliso e mudo vaaarios padroes e nao sabia que tinha tinha tanta explicação... Caralho... minha cabeça explodiu ahaha

  • @luisagabrielag
    @luisagabrielag 4 года назад +1

    Manu, muito interessante tudo isso!!! Fiquei pensando, você conhece o trabalho do William Reich? Ele também fala de fases na primeira infância onde traumas e recursos são registrados, junto à formação do corpo. Aqui no RUclips e no instagtam tem um pessoal falando sobre o trabalho dele de forma a alcançar um público maior. Se chamam O Corpo Explica. (A comunicação deles eu não acho tão bonita hahaha mas o conteúdo é muito impressionante).

  • @anamagno2003
    @anamagno2003 7 месяцев назад

    Vamos lá...

  • @lucascardinelli2599
    @lucascardinelli2599 4 года назад +2

    Manu parabéns por ter conseguindo traduzir esse assunto tão complexo de forma muito didática e até divertida. Tô curtindo muito essa nova sequência de videos.

  • @alcinoliameirelesdossantos212
    @alcinoliameirelesdossantos212 3 года назад

    Muito bom você colocou sua vulnerabilidade parabéns

  • @mariliavieira2322
    @mariliavieira2322 2 года назад

    Um dos melhores canais. Sem dúvidas!

  • @carolinadetoledofattori6683
    @carolinadetoledofattori6683 4 года назад

    É de pirar o cabeção!

  • @DeiseHelaine-dt4nh
    @DeiseHelaine-dt4nh 4 месяца назад

    INFELIZMENTE ALGUMAS MUDAM PRA PIOR A EMPATIA NÃO É O SEU LADO BOM.PRINCIPALMENTE QUEM TEM UM TRANSTORNO DE PERSONALIDADE.VIVEM A VIDA TODA SUGANDO TUDUDO DE BOM DE OUTROS.TRISTE ISSO.

  • @adrianarosario1186
    @adrianarosario1186 3 года назад

    Obrigada Manu, vc é um querido!

  • @xeniamello8597
    @xeniamello8597 4 года назад +1

    Emanuel parabéns viu, vc é tão didático e cuidadoso no falar que aprendo demais contigo, muito agradecida!

  • @brunacury3817
    @brunacury3817 4 года назад +1

    Mano faz podcast dos seus videos pf

  • @luisjr124
    @luisjr124 4 года назад

    O filme Divertida Mente explica parte disso, principalmente essa parte da construção da memória de longo prazo.

  • @rita78200
    @rita78200 2 года назад

    Manuel, você é muito legal 😊

  • @gabrielle_barboza
    @gabrielle_barboza 4 года назад +1

    muitoooo bom! narrativa ótima de fácil entendimento para temas tão complexos, canal cada dia mais incrível com conteúdos riquíssimos!!!!

  • @carolinadetoledofattori6683
    @carolinadetoledofattori6683 4 года назад

    Brilhante. Vou passar a diante.

  • @deboranb17
    @deboranb17 4 года назад +3

    Manu, poderia fazer um vídeo sobre sonhos e suas interpretações na psicanálise?

  • @amandafagundes7957
    @amandafagundes7957 4 года назад

    O afeto, afeta :)

  • @beatrizquirino1770
    @beatrizquirino1770 4 года назад

    Oi Manu, tudo bem? Fiquei super interessada nesse congresso que você falou quando tiver algum evento ou congresso poderia compartilhar com a gente? Obrigada!

  • @bebel2668
    @bebel2668 4 года назад +1

    Então, Manu, sinto que o afeto muda as coisas...mas o efeito mais preciso do meu anti-depressivo é a dessensibilização...fica difícil de sair do mesmo lugar...

  • @isabelortiz1856
    @isabelortiz1856 3 года назад

    Excelente vídeo, Manu! Muito obrigada, seu trabalho é incrível. ❤

  • @raquelduarte9756
    @raquelduarte9756 Год назад

    Gratidão 🙏

  • @LeoEDutra
    @LeoEDutra 4 года назад

    Manu, assunto muito bom para ficar com em um vídeo só.

  • @CeleneSantos
    @CeleneSantos 3 года назад

    Outstanding flow of ideas, f awesome communication skills.

  • @leticialopes7746
    @leticialopes7746 4 года назад

    nossa, Manu, obrigada por isso! o assunto realmente é complexo, mas só de saber que não sou a única a me sentir assim já me ajudou muito

  • @vanessagabigabriela
    @vanessagabigabriela 2 года назад

    Muito agradecida por este conteúdo. Obrigada 🙏

  • @elbarongabri
    @elbarongabri 7 месяцев назад

    Achei o melhor video do canal

  • @fabio3820
    @fabio3820 4 года назад

    Nem acabei o vídeo mas já estou amando muito.

  • @dreis1370
    @dreis1370 4 года назад

    Maravilhoso este conteudo! Nao existe pilula magica, aprender demanda tempo.

  • @analuiza7376
    @analuiza7376 4 года назад

    Parabéns Manu, mas uma questão ? Mesmo sabendo do poder da emoção, e da importância da ressignificaçao, como mudar padrões de pensamentos repetitivos, que insistem em perpetuar na mente, mesmo conscientemente tentando mudar