Parem de idealizar tanto o outro, se reconheçam como sujeitos de potência e habilidades incríveis, saibam viver sozinhos sem precisar de alguém para ser feliz, encontrem um propósito significativo na vida....que tudo isso cai por terra.
Depois de sobreviver uma relação com um narcisista/psicopata, mergulhei no auto conhecimento com ajuda terapêutica. Me curei e entendi perfeitamente as questões que envolviam na época do envolvimento e nos abusos. Primeiro fui paciente e depois fui estudar pra ser terapeuta e percebo o quanto o processo terapêutico é importante na vida das pessoas! Terapia é vida, cura e liberta!!!!
É assim que começa a relação tóxica, primeiro ele é "super protetor", depois ele quer dominar e mais tarde faz você acreditar que é culpada por diversas coisas, que não é o suficiente.
E no caso da mulher que levou 5 tiros e voltou para o marido, o que fazer quando nem a própria pessoa reconhece? Obviamente ela não vai procurar ajuda psicológica, nem o "marido" dela vai querer isso.
Vivi isso com o pai do meu filho daí voltei pra minha cidade fiquei um ano sozinha conheci outra pessoa vai faze quatro anos que estamos juntos e ele mudou muito mim culpa por tudo até uma mensagem de bom dia que manda se eu não responder é motivo de briga
Quando nos conhecemos e impomos limites ao nosso redor, as pessoas se voltam contra nós. Os outros gostam que sejamos passivos, submissos, serviçais, escravos e suicidas. Dizer "NÃO" é quebrar as correntes do comando alheio. É romper com a relação de opressão imposta pelo outro. Ao me conhecer, eu parei de ser violentado das mais diversas e perversas formas. Ao me conhecer, eu parei de me agarrar aos estranhos que me fodiam e me largavam ferido no meio da estrada. Ao me amar, eu não mais mendiguei o afeto alheio, pois percebi um celeiro cheio que mataria a minha fome, mas estava fechado, pois a mim era sentenciado a matar a fome do outro. Eu era quem morria, todos os dias. Morria para defender, morria por atacar. Eu morria para deixar o outro vivo. Mas ao me conhecer e me amar, eu dei as mãos e abracei a mim. E hoje, eu não quero e não preciso mais passar por isso. Sobrevivi e hoje vivo feliz. Sigo o meu caminho e descubro a beleza de ser eu. ❤️
O homem que trai , ofende , agride , subjuga e (subestima a inteligencia) de uma mulher não merece uma , observo essas atitudes isso nos amigos e dentro de minha própria família. Lamentável!!!
Eu vivi um relacionamento abusivo, e passei alguns anos me odiando por ter aceitado toda aquela humilhação. Hoje, 11 anos depois, ainda não superei totalmente esse trauma e ainda tenho certeza que é melhor viver sozinha.
Jaque, não vou dar pitaco na sua vida, mas vou falar um pouco da minha experiência pessoal. Passei por dois relacionamentos psicologicamente abusivos, um de 2006 a 2011 e outro de 2012 a 2016. Acabou com minha auto-estima e vontade de viver. Nunca pensei em me matar, mas tbm não tinha vontade de fazer nada, me sentia fraca, um fracasso, sentia que nadava, nadava e morria na praia (em vários aspectos da vida, não só em relacionamentos), que nada dava certo, que o mundo estava contra mim, enfim...entrei em uma espiral de autopiedade. Eu podia ter saído a hora que quisesse desses relacionamentos, não tinha um revólver apontado pra mim, mas escolhi ficar aguentando, e por isso também estive até há pouco tempo me odiando por ter permitido isso. Me fechei totalmente, inclusive para família e amigos, recusei todo tipo de ajuda que as pessoas tentavam me dar, achava que se o problema era meu, eu mesma tinha que resolver, disse que nunca mais iria entrar em um relacionamento etc. Depois de finalmente aceitar ajuda e passar por 8 meses de psicanálise, já não penso mais assim e CONSEGUI ESCOLHER parar de me ver como uma vítima o tempo todo. Hoje, mais do que nunca, me sinto no controle da minha vida e tenho vontade de novamente "agarrar o touro pelos chifres"! Me jogar de novo na vida e encarar o que vier (obviamente não outro relacionamento abusivo). A psicanálise ainda não acabou pra mim, mas posso afirmar que, nesses 8 meses (2 vezes por semana), vi minha vida dando um giro de 180 graus. Não sei se te ajudaria, cada um tem seu tempo e seu caminho. Espero que vc encontre o seu, vença seus demônios e seja muito feliz. Um beijo, mig!
@@jenifermartins2946 linda história. Eu vive um relacionamento abusivo há quase 12 anos e até hoje tenho lá meus traumas. Consegui me escolher e hoje estou casada com o meu melhor amigo, que me apoia, adora ver eu crescer, vencer, fica genuinamente feliz com as minhas vitórias, nunca tem medo de que eu o supere. Falo isso para que todas as mulheres saibam que homens assim existem e é isso o que cada mulher merece. O que me deixa ainda um pouco triste, é que cada vez que uma mulher disse que viveu um relacionamento abusivo, outras tantas dizem "eu também!" Gente, acho que esse é o padrão de relacionamento que todas temos tido durante anos! Será que alguma mulher há tido a sorte de não ter passado por isso? Preocupante!
Oi, professora Maria! No vídeo do "dia das mulheres" do ano passado, você falou: "Que possamos nos autorizar a colocar as mulheres como figuras admiráveis". Não deixo de lembrar dessa fala. Conheço muitas mulheres que estão por aí a fazer a cognição do mundo. Elas são especiais, assim como você. Que possamos nos admirar e respeitar cada vez mais! Muito obrigada!
Esses abusos das relações de casais, só repetem as agressões da infância: te castigo, bato, grito, porque te amo e quero o seu bem. As pessoas que mais "quiseram o meu bem" foram as que mais me castraram. Ainda bem que, se não me engano, hoje foi aprovada a lei até para agressões psicológicas contra a mulher.
sempre odiei esse ensinamento ridiculo e babaca, educação de gente burra e primitiva que não sabe aplicar disciplina nos filhos conversando de forma firme. quem parte pro grito e pra agressão não tem o meu respeito, muito menos a minha admiração. só tem o meu nojo mesmo, pois isso pra mim nunca foi amor, é só abuso de poder, de liderança.
Moça, procurei esse vídeo, por conta deste mesmo questionamento. Tem coachs por ai, espalhando que nós atraímos parceiros, por conta da criança ferida, traumas e etç... Pregando a cura desse ciclo vicisioso. Será mesmo? Ou apenas nos prepara pra um novo relacionamento tóxico de maneira diferente. Seria uma boa pauta pra discussão...
Me lembrei de uma prima minha que vive um relacionamento abusivo há anos... :( Tempos atrás ela negou sexo ao sujeito quando soube que ele o traía, o cara surtou. Cortou colchão (algo bem simbólico), destruiu vários móveis. Eles se separaram. Eu comemorei. Mas minha prima resolveu ouvir o lado muito ruim da religião (católica, no caso): resgatar a "família". Então recentemente ela aceitou o dito cujo de volta em casa, para sua satisfação religiosa e para manter as aparências. Cazuza gritava "o tempo não para!", mas para muita gente do nosso Brasilzinho ele estacionou num período obscuro.
Eu acho sim que muitas vezes a religião tem o poder de fazer vc fazer coisas que não quer por esse ou aquele motivo, no caso de sua prima a suposta restauração da família, no entanto, muitas vezes a religião é um pretexto usado pelas pessoas pela baixa autoestima delas. Eu mesma sou católica e NUNCA, JAMAIS E EM TEMPO ALGUM me deixo manipular pelo que minha igreja diz. Eu sou muito crítica e por isso não "compro" como verdadeiro aquilo que não é minha experiência, ainda que a Igreja Católica diga isso ou aquilo sobre certos assuntos. Às vezes falta-nos o senso crítico e nos deixamos levar por uma suposta vontade de Deus que na verdade não é!
Adry Candiotto então sobre a religião pregar a família a qualquer preço vejo que era a forma de tornar a mulher submissa ao marido e condicionada a cuidar dos filhos, mas temos que pensar que antes de Cristo era tudo liberado mas tem o episódio de Madalena apedrejada e a história de que Eva veio da costela de Adão já deixou em dívida por ter vindo dele.
Excelente reflexão Maria! Gostaria de sugerir um vídeo sobre relações tóxicas "sutis", aquelas q o parceiro controla o outro, sem agressão física ou moral. Essas relações são muito comuns, e a maioria das vezes o oprimido não entende como tóxica. Com tempo, ele vai abrindo mão de suas próprias escolhas, sem perceber a manipulação para o desejo do outro.
Sou homem e gay, estou num relacionamento que era maravilhoso até eu voltar a treinar, agora virou um inferno, ele cisma com a academia e são brigas diárias, agora vivo ansioso e me sentindo culpado por ir treinar.
Maria Homem, divando como sempre.♡♡ A mulher é um ser para além do falo. Enquanto os homens estão presos no medo de perder o falo (que nem EXISTE) e as mulheres, por vezes, já perceberam isto e não estão mais presas neste medo. Por isso, para o homem, as mulheres parecem serem tão enigmáticas, pois elas estão pré-ocupadas, mesmo in-conscientemente, com outras coisas da existência, muito além do falo. Eis o mistério. Eis o desespero dos homens. Eis o sentimento de inferioridade que eles têm e a necessidade de exercer seu poder e sua superiodade sobre as mulheres....
Caraca!!! Nunca escutei coisas assim do meu esposo ou atitudes dessas, graças a Deus! Se acontecer entre nós dois de resolver algo, nós sentamos e conversamos, sem gritar, manipular ou desrespeitar. Inclusive o DIÁLOGO E RESPEITO foi algo estabelecido por nós DOIS desde a época do namoro, nunca brigamos, resolvemos dialogando, nem sei o que é viver um relacionamento tóxico ou abusivo, coisa triste demais, jamais permitiria ou vou permitir ninguém seja homem ou mulher me desrespeitar ou ser uma pessoa abusiva comigo, no primeiro momento que eu percebo já mantenho distância total. Ja tive um ex que gritou comigo, nunca mais me viu depois desse dia. Já tive uma amiga tóxica, no primeiro momento que percebi me afastei pra sempre. Não é radicalismo da minha parte, é só assim que mantenho minha saúde mental, longe dessas pessoas abusadoras. Não tolero e ponto.
“Não tira esse Falo de mim”. Essa mulher é fodah. Carai, mano. Ela entra, remexe, relembra, enfia a mão lá nas entranhas de nosso cérebro e faz a gente pensar. Foi lá nas teorias históricas, passou pelas modificações e pá...segura que o filho é teu. Obrigada Maria. Amo seu trabalho!
Nunca tive relacionamento sério, (inclusive tenho traumas de infância por ter vivenciado a toxicidade do relacionamento dos meus pais, então sinto medo de passar por isso). Mas já tive amizade tóxica e é psicologicamente perturbador porque envolve muito ego. Até que você analise que não está sendo bem quisto e sim usado, é um abismo imenso que já se abriu.
Esse problema inibe a mulher e cafagesta o filho, pois a mulher carrega no pai o modelo de homem e no filho o exemplo a ser seguido, mas a realidade é que vai tempo pra aprender que cada pessoa tem seus limites e permissividade pra dependência mas pra quebrar isso é enxergar a escolha dos pais como deles pois é só reparar o comportamento de ambos pra alguém te maltratar vc tem que se permitir pois o abuso começa no tratamento que se não for cortado qdo a vítima resolver acordar o abusador já está dependente dela e assim vai agredi-la ou ameaçar pra não perder a ilusão de poder que a situação lhe passa. É como o perdão se vc vingar a pessoa sofrerá menos do que ser perdoada pois isso lhe causara tortura e inferioridade perante a vítima
Precisamos de mais mulheres no poder como esta que, talvez ironicamente, leva "homem" no nome. Sempre perfeita em suas análises! Feliz Dia das Mulheres, sempre! 🌹🌹♥️♥️
O mais dificil é desnormalizar o cotidiano de abuso. Conseguir olhar com distância para o dia a dia e se olhar com olhos de amor. Ou seja, ser a melhor amiga de si mesma.
No caso da mulher a hormonal pois precisa jogar as tensões pra fora e muitas não se masturba e se joga ao sacrifício por qualquer piroca com a idealização de amor daí o medo de perder o p vira ciúmes que é chamado de dependência emocional já o homem qdo não bate come e assim se torna mais indeciso pra assumir um relacionamento pois o sexo tem em todas e pra prende tem que dominar as duas cabeças já a mulher que foi criada pra ver 1 o parceiro e depois o prazer acaba buscando os dois em uma só pessoa daí a tal dependência
@@pcky6646 dependência emocional mesmo, Patrick. Vejo muitos relatos de mulheres independentes financeiramente que demoraram anos para se livrarem de um relacionamento tóxic0 e/ou abusiv0, claro que a dependência econômica conta demais também em alguns casos.
@@binha9409 Querida, pra você sofrer emocionalmente você precisa estar viva. E posso apostar que a maior parte dos abusos é familiar, a falta de oportunidades e empregos nesse sistema de merda sujeita muito mais as pessoas à esse tipo de abuso.
8:50 "eu errei, eu provoquei, eu sou faltante, ele é tudo, não tire de mim esse falo pelo amor de deus, deixa ele aqui!" A fala teve que ser cortada, pois ela mesma teve vontade de rir da sua percepção tragicômica do poder lancinante que o falo pode exercer na mulher cegamente apaixonada. Grande momento!
Com todo respeito doutora existe pessoas que a gente deseja abraçar vc é uma delas. Q Deus a abençoe e continue a usar esse vaso de barro com suas riquezas insondáveis.
Maria é em si uma Mulher muito necessária. No nome, na profissão, no gênero, na própria imagem que constrói perante nós ouvintes. Eternamente grato por este conhecimento!
"(...) falha, fissura, castração, falta" - auto questões que implicam a influência do PODEROSO sobre a DOMINADA. A agressão contra alguém que DEVERIA SER PROTEGIDO é uma das MAIORES COVARDIAS. Seja cometida pelo PAI, TUTOR, MARIDO, IRMÃO MAIS VELHO, CUIDADOR, etc, não há justificativa MÍNIMA para um absurdo deste.
A batalha é longa, vai levar gerações para que tanto abuso em relação as mulheres pelo menos diminua, os primeiros passos foram dados agora o importante é continuar esse percurso, sempre com muita certeza que somos melhores do que muitas vezes acreditamos.
Eu imaginei mais um vídeo explicando as fases do abuso, não é. Ela abordou o tema de forma muito original, percebemos que o debate é como a imensidão do mar, somos levadas a refletir sobre uma falta que não é verdadeira. Daí é só indo pesquisar e navegar muito pra entender nossas mentes.
Amo a sua fala, seus vídeos! Gratidão!!! Ainda tô na naquela máxima popular, que acredito que mtas mulheres deveriam pensar e/ou repensar: "antes só do que mal acompanhada". 🙏🥰
Simplesmente maravilhosa sua reflexão. Eu nunca tinha pensado nesse aspecto que vc cita no inicio, do bebê totalmente desamparado e à mercê do cuidado da mãe. Uau, esse poder do outro, da mãe - no caso - fica impresso em todos nós, como um poder de vida e de morte. Isso quer dizer que no momento de "turning point" - o da individuação do sujeito, pode ser que muitos não façam essa passagem ? E aí ficam com esse sentimento capenga de menos valia, ou de dependência do outro pra se sentir vivo, ou capaz, ou amado, etc e para tanto o preço é deixar -se abusar ? Isso faz um puta sentido pra entender o mecanismo do abuso sim.
Estou chorando...porque somos tão frágeis, é tão real essa situação tive 2 casamentos 1 com um homem 16 anos mais velho e foi uma relação super tóxica segundo casamento um homem 16 anos mais novo outra relação tóxica ele me traiu separamos eu me convenci que eu por algum problema meu, alguma falta rsrs fui culpada pela traição reatamos o relacionamento e estou aqui mais uma vez a beira de uma separação acreditando que sou culpada de alguma forma por não confiar nele, apesar de algumas evidências de outra traição. Gratidão por toda essa luz
Lamento informar mais VC e de facto a culpada, a diferença de idade e gritante, nós dias actuais os homens demoram cada vez mais para amadurecer, são cada vez mais vazios um busca de prazeres imediatos... Nem devia ter voltado, e na próxima vez que for tentar procure alguém da sua faixa etária ou maior uns 5 anos ou 8 máximo.
Não deveríamos confiar em ninguém no sentido de que atendam nossas expectativas; por vezes, podemos ser surpreendidos por nós mesmos; podemos não ser o que pensamos....affff....
"Ninguém precisa abusar de ninguém, né? Você não precisa mostrar sua vulnerabilidade, sua fraqueza sobre esse ato de dominação, sobre um outro. Você não precisa fazer isso, você é bem mais que isso, bem mais interessante do que isso. Confia no que você é. Não precisa abusar de ninguém, e nem deixar uma instância superegoica profunda abusar de você mesma, não precisa falar como você é lixo e achar alguém pra te fazer se sentir um lixo. Você não precisa deixar seu superego abusar de você pra você acha um carrasco na vida real e você se entregar como oferenda nesse altar como um sacrifício maligno, você não precisa de nada disso. Você vai achar algum valor, radical, raiz, no seu ser. Que é o desafio de todos nós na vida."
Sem mencionar a mulher como símbolo (leia-se "objeto") sexual, que se enquadra em padrões com aspectos e atributos culturais, desejada pelo sujeito homem. Esse mesmo sujeito se empenha em aprisioná-la e interditá-la, pois ela mexe com sua cabeça e com todas as partes do seu corpo sem controle. Pelo menos esse objeto-mulher ele pode dominar, governar, encarcerar, pois a sociedade assim lhe permite e assina embaixo. Sou admirador de seu pensamento, Maria. Grato.
Esse desejo incontrolável está no fato dos órgãos ser externo e o homem descobrir o prazer genital primeiro, já a mulher depende mais da penetração pois sem o ato se tornam histéricas e daí canalizou isso para a sedução e manipulação do homem....
Muito esclarecedora, estou nessa pegada , tenho 28 anos de casada, mas os 15.primeiros anos, foram.os mais terríveis, hj estamos na terapia de casal, e revendo todas nossas brigas, ainda desconfio, será que td aquilo não aconteceu? Foi fruto de meus devaneios? Eu criei tudo aquilo??? Estamos com 53, e realmente as ofensas e torturas psicológicas, acabaram, e ainda me pego a pensar.... sair de casa com 53, recomeçar sozinha, medo do incerto, ou permanecer, mesmo numa paz, onde mais nada acontece.....????😟😟😟😟
Este vídeo sempre será atual, identificar os pontos que podem ser trabalhados e resolvidos e como saber o limite para o final de uma relação. Não permita o tóxico, não permita o abuso 🙏🏼😮💨
Uma reflexão super necessária. Toda vez que escuto essa mulher meu coração acalma, sua voz é tão suave, um pouco de alento e paz de espírito é o que sinto.
Como sempre, a mulher que eu suponho saber de tudo me rega com seu conhecimento maravilhoso e me renova intelectualmente. Adorei o ato falho kkk te amo
Vez ou outra venho assistir esse. Me conforta saber que é uma busca de todos nós, apesar da sensação de que é uma busca única, solitária e permanente minha. Obrigada, Maria!
De arrepiar! Sensacional! Um tapa na cara! Atendo relações abusivas e essa dinâmica da culpabilidade da vítima é uma constante. Em sua maioria mulheres, mas também atendo uma pequena parcela de homens nessa situação.
Interessante esse final em que ela fala que não precisamos que o super ego atue como abusador e carrasco de nós mesmos, para não precisarmos encontrar um abusador no mundo real.
Pelo amor de Deus, Jeová, Rei do Reis. Essa senhora pode não ser a única, porém é a que divulgou seu pensamento em forma de vídeo e conseguiu mostrar seu pensamento que ASSUSTA de tão elucidativo da nossa mentalidade primata hiper complexa, somos macacos com escesso de sinestesia, e essa mulher mostra com maestria as origens dos complexos padrões que formamos e que porem nos causam dor e que ela e quem a acompanha e se trata, tenta que não cause. A vida fica simples nos olhos da Maria. Muito obrigado
O relacionamento abusivo pode vir de várias formas e esferas e, no meu caso, o âmbito é familiar. Se a minha mãe não aguentou, eu que não vou aguentar a viver com um pai e irmão abusador. Triste, mas hoje é a minha realidade. Força para todos que precisam sair dessa situação.
Em tempos difíceis em que a gente não pode ser analisada, sua presença é um mundo bonito que nos devolve à potência, à vida que é o caminho contrário da destrutividade. Um abraço quente e fraterno, Maria Lúcia
A consciência do processo analítico em entender que permitimos abusar de si próprio e achar que isso completa o outro é o que nos aprisiona nessas falhas. Utilidade pública e libertadora esse tema. Muito obrigado Maria Homem.
Nós homens tmb passamos por situações deste tipo, e grande maioria não assume. Sai de um relacionamento onde eu fui tão taxado como único culpado por td de errado....eu acreditei nisso. E agora estou penando pra acreditar que eu não sou oq fui taxado. Não é fácil.
@@aloha5289 o primeiro passo vc já deu que foi sair desse relacioanmento e não reatar. Espero que você fique bem. Psicologos ajudam muito nesses processos.
Saber o que é melhor , nao significa viver o que é melhor . Dentro dos nossos vicios de comportamento , de prazer , de dependencias ...fazemos a nossa historia . Se dentro de vc, o prazer de estar com alguem é maior que o abuso que vc sofre ,,,vc estara com essa pessoa . Ou seja, nos reconhecer como seres complexos e subjetivos ...e que a vida nos vive e nao o contrario , podemos relaxar entre o que achamos certo ou errado e apenas vivemos e que tem que ser vivido . Entre todos nós existe uma coisa em comum . Apenas reagimos ....somos sintomas da vida .
Olá Maria, boa tarde, vivi 30anos num relacionamento abusivo mas era diferente dos que eu ouve de outras mulheres meu ex permitia sair livremente, mas abuso era palavrões , mentiras , traição, loucura, vivi totalmente aprisionada mental, fui criada por uma familha tradicional nao tinha força pra sair desta loucura, 2filhas sou portadora do transtorno bipolar com uma filha bordenlaine, sem força pra lutar fiquei trancada dentro de mim mesma após morte da minha tia 2014 ai sim divorciei tive coragem foi dificil sim mas hoje frenquento grupi de amores saudáveis dirigido por uma psicóloga encontros quinzenais tudo onlaine vivo livre sou dona de mim mesma,procuro sempre que vai agregar .sou mais que um corpo. Bjs
Vc tem um maravilhoso poder de síntese. Assuntos muito complexos, expostos com baseamento teórico e simplicidade. Acho que coloquei o suposto saber em vc hahah
Esse é um aspecto do abuso. Mas se deixar abusar é o argumento mais usado por quem desqualifica o abusado. Há abusos que ocorrem inesperadamente por conhecidos ou desconhecidos com o uso da força. Como esse abusado se deixou abusar?
Sou homem e já sofri relação tóxica e abusiva. Vc sobrevive na ansiedade e desespero, inclusive com sintomas físicos. Relacionamentos de quaisquer especie, básicos ou tóxicos nunca mais em nenhuma esfera.
Maria! Sou muito sua fã, rasgo seda pra vc e tal... Mas hoje não estou só como fã. Esta sua fala me tocou profundamente, to emocionada. Obrigada de todo o meu ❤️.
Perfeito!! Gostaria de ter encontrado esse vídeo muito antes, mas, sempre é tempo de achar o que realmente é belo em nós mesmos e cuidar dele com amorosidade.
A carencia é um fator existente e horroroso, o medo de ser só, o medo de não ser aceita ... Confiar em si mesma sem se autosabotar ... Um milhão de problemas que enfrentamos durante e após a saida de um relacionamento ruim
Parem de idealizar tanto o outro, se reconheçam como sujeitos de potência e habilidades incríveis, saibam viver sozinhos sem precisar de alguém para ser feliz, encontrem um propósito significativo na vida....que tudo isso cai por terra.
Temos potenciais e limitações.
Concordo plenamente....
AS VEZES NÃO TEMOS ESSE CONTROLE DE PARAR, DE SE RECONHECER...
Verdade
Ou seja, pare de idealizar o outro e passe a idealizar você mesmo.
Grande avanço 🙄🤦🏻♂️
pra quem sofreu abusos na infância, isso se torna um desafio ainda maior. muita luz pra todos nós
"a gente abusa da gente mesmo, se deixando abusar..."
Essa frase nos pega !
Uma frase para se guardar !
Receba o curso gratuito de coaching vibracional no canal
..
No canal
HERNANE DOUGLAS
No RUclips
Krai
Pqp ... que soco!
Depois de sobreviver uma relação com um narcisista/psicopata, mergulhei no auto conhecimento com ajuda terapêutica. Me curei e entendi perfeitamente as questões que envolviam na época do envolvimento e nos abusos. Primeiro fui paciente e depois fui estudar pra ser terapeuta e percebo o quanto o processo terapêutico é importante na vida das pessoas! Terapia é vida, cura e liberta!!!!
É assim que começa a relação tóxica, primeiro ele é "super protetor", depois ele quer dominar e mais tarde faz você acreditar que é culpada por diversas coisas, que não é o suficiente.
E no caso da mulher que levou 5 tiros e voltou para o marido, o que fazer quando nem a própria pessoa reconhece? Obviamente ela não vai procurar ajuda psicológica, nem o "marido" dela vai querer isso.
Verdade amiga ! Veja o vídeo da tia goiacy no vídeo cafajestez x bonzinhos e vc ver essa grande verdsde.
Uau! Então eu vivi um, meu senhor nem acredito nisso!
Vivi isso com o pai do meu filho daí voltei pra minha cidade fiquei um ano sozinha conheci outra pessoa vai faze quatro anos que estamos juntos e ele mudou muito mim culpa por tudo até uma mensagem de bom dia que manda se eu não responder é motivo de briga
Muitas mulheres gostam desse tipo de homem,
Se nao gostasem
Nao se envolvia!
Quando nos conhecemos e impomos limites ao nosso redor, as pessoas se voltam contra nós. Os outros gostam que sejamos passivos, submissos, serviçais, escravos e suicidas.
Dizer "NÃO" é quebrar as correntes do comando alheio. É romper com a relação de opressão imposta pelo outro.
Ao me conhecer, eu parei de ser violentado das mais diversas e perversas formas.
Ao me conhecer, eu parei de me agarrar aos estranhos que me fodiam e me largavam ferido no meio da estrada.
Ao me amar, eu não mais mendiguei o afeto alheio, pois percebi um celeiro cheio que mataria a minha fome, mas estava fechado, pois a mim era sentenciado a matar a fome do outro.
Eu era quem morria, todos os dias.
Morria para defender, morria por atacar.
Eu morria para deixar o outro vivo.
Mas ao me conhecer e me amar, eu dei as mãos e abracei a mim.
E hoje, eu não quero e não preciso mais passar por isso.
Sobrevivi e hoje vivo feliz.
Sigo o meu caminho e descubro a beleza de ser eu. ❤️
Thiago Cavalcanti, muito obrigada querido. Belíssimo texto😘Felicidades 😊
@Thiago Cavalcanti parabéns por esse processo👏👏👏👏🎨☀️Não é fácil mudar, mas é um caminho necessário para encontrar a paz.
Aí que tudo! ❤️
Que texto perfeito, felicidades.
Muito forte…
Eu estava tendo uma relação tóxica comigo! Agora estou me tratando com dignidade.
"E você se entregar como oferenda nesse altar como um sacrifício maligno"... amo um drama
Ele quis dizer drama literário!
O homem que trai , ofende , agride , subjuga e (subestima a inteligencia) de uma mulher não merece uma , observo essas atitudes isso nos amigos e dentro de minha própria família. Lamentável!!!
Eu vivi um relacionamento abusivo, e passei alguns anos me odiando por ter aceitado toda aquela humilhação. Hoje, 11 anos depois, ainda não superei totalmente esse trauma e ainda tenho certeza que é melhor viver sozinha.
Jaque, não vou dar pitaco na sua vida, mas vou falar um pouco da minha experiência pessoal. Passei por dois relacionamentos psicologicamente abusivos, um de 2006 a 2011 e outro de 2012 a 2016. Acabou com minha auto-estima e vontade de viver. Nunca pensei em me matar, mas tbm não tinha vontade de fazer nada, me sentia fraca, um fracasso, sentia que nadava, nadava e morria na praia (em vários aspectos da vida, não só em relacionamentos), que nada dava certo, que o mundo estava contra mim, enfim...entrei em uma espiral de autopiedade. Eu podia ter saído a hora que quisesse desses relacionamentos, não tinha um revólver apontado pra mim, mas escolhi ficar aguentando, e por isso também estive até há pouco tempo me odiando por ter permitido isso. Me fechei totalmente, inclusive para família e amigos, recusei todo tipo de ajuda que as pessoas tentavam me dar, achava que se o problema era meu, eu mesma tinha que resolver, disse que nunca mais iria entrar em um relacionamento etc. Depois de finalmente aceitar ajuda e passar por 8 meses de psicanálise, já não penso mais assim e CONSEGUI ESCOLHER parar de me ver como uma vítima o tempo todo. Hoje, mais do que nunca, me sinto no controle da minha vida e tenho vontade de novamente "agarrar o touro pelos chifres"! Me jogar de novo na vida e encarar o que vier (obviamente não outro relacionamento abusivo). A psicanálise ainda não acabou pra mim, mas posso afirmar que, nesses 8 meses (2 vezes por semana), vi minha vida dando um giro de 180 graus. Não sei se te ajudaria, cada um tem seu tempo e seu caminho. Espero que vc encontre o seu, vença seus demônios e seja muito feliz. Um beijo, mig!
@@jenifermartins2946 linda história. Eu vive um relacionamento abusivo há quase 12 anos e até hoje tenho lá meus traumas. Consegui me escolher e hoje estou casada com o meu melhor amigo, que me apoia, adora ver eu crescer, vencer, fica genuinamente feliz com as minhas vitórias, nunca tem medo de que eu o supere. Falo isso para que todas as mulheres saibam que homens assim existem e é isso o que cada mulher merece. O que me deixa ainda um pouco triste, é que cada vez que uma mulher disse que viveu um relacionamento abusivo, outras tantas dizem "eu também!" Gente, acho que esse é o padrão de relacionamento que todas temos tido durante anos! Será que alguma mulher há tido a sorte de não ter passado por isso? Preocupante!
@@deboracamargo9506 Também tenho essa impressão. Precisamos nos fortalecer ajudar umas as outras para que esse ciclo termine.
Receba o curso gratuito de coaching vibracional no canal
..
No canal
HERNANE DOUGLAS
No RUclips
@@jenifermartins2946 tão isso...
Oi, professora Maria!
No vídeo do "dia das mulheres" do ano passado, você falou: "Que possamos nos autorizar a colocar as mulheres como figuras admiráveis". Não deixo de lembrar dessa fala. Conheço muitas mulheres que estão por aí a fazer a cognição do mundo. Elas são especiais, assim como você. Que possamos nos admirar e respeitar cada vez mais! Muito obrigada!
Receba o curso gratuito de coaching vibracional no canal
..
No canal
HERNANE DOUGLAS
No RUclips
Esses abusos das relações de casais, só repetem as agressões da infância: te castigo, bato, grito, porque te amo e quero o seu bem.
As pessoas que mais "quiseram o meu bem" foram as que mais me castraram.
Ainda bem que, se não me engano, hoje foi aprovada a lei até para agressões psicológicas contra a mulher.
Verdade amiga concordo veja aqui como esse vídeo aqui me ajudou a descobrir isso: ruclips.net/video/eANNnbro9HU/видео.html
Me envia o link, por gentileza?
@@lara_tuber8311 ruclips.net/video/eANNnbro9HU/видео.html
sempre odiei esse ensinamento ridiculo e babaca, educação de gente burra e primitiva que não sabe aplicar disciplina nos filhos conversando de forma firme. quem parte pro grito e pra agressão não tem o meu respeito, muito menos a minha admiração. só tem o meu nojo mesmo, pois isso pra mim nunca foi amor, é só abuso de poder, de liderança.
A pergunta que não quer calar: qual é a saída? Porque ao sair de um relacionamento abusivo, dentro da cultura, já tem um outro te esperando.
Errar cada vez melhor
A partir da experiência
Ir buscando entender o que pode ser melhorado
Moça, procurei esse vídeo, por conta deste mesmo questionamento. Tem coachs por ai, espalhando que nós atraímos parceiros, por conta da criança ferida, traumas e etç... Pregando a cura desse ciclo vicisioso. Será mesmo? Ou apenas nos prepara pra um novo relacionamento tóxico de maneira diferente. Seria uma boa pauta pra discussão...
Já pensou em não engatar um relacionamento abusivo em outro? Não é pq ele tá esperando que você precisa ir até ele.
Terapia, se precisar medicação, coragem
Me lembrei de uma prima minha que vive um relacionamento abusivo há anos... :( Tempos atrás ela negou sexo ao sujeito quando soube que ele o traía, o cara surtou. Cortou colchão (algo bem simbólico), destruiu vários móveis. Eles se separaram. Eu comemorei. Mas minha prima resolveu ouvir o lado muito ruim da religião (católica, no caso): resgatar a "família". Então recentemente ela aceitou o dito cujo de volta em casa, para sua satisfação religiosa e para manter as aparências. Cazuza gritava "o tempo não para!", mas para muita gente do nosso Brasilzinho ele estacionou num período obscuro.
Eu acho sim que muitas vezes a religião tem o poder de fazer vc fazer coisas que não quer por esse ou aquele motivo, no caso de sua prima a suposta restauração da família, no entanto, muitas vezes a religião é um pretexto usado pelas pessoas pela baixa autoestima delas. Eu mesma sou católica e NUNCA, JAMAIS E EM TEMPO ALGUM me deixo manipular pelo que minha igreja diz. Eu sou muito crítica e por isso não "compro" como verdadeiro aquilo que não é minha experiência, ainda que a Igreja Católica diga isso ou aquilo sobre certos assuntos. Às vezes falta-nos o senso crítico e nos deixamos levar por uma suposta vontade de Deus que na verdade não é!
Pois é muitas vezes religião mais prende do que liberta.
Com certeza absoluta esse não é um problema apenas do "nosso Brasilzinho".
Adry Candiotto então sobre a religião pregar a família a qualquer preço vejo que era a forma de tornar a mulher submissa ao marido e condicionada a cuidar dos filhos, mas temos que pensar que antes de Cristo era tudo liberado mas tem o episódio de Madalena apedrejada e a história de que Eva veio da costela de Adão já deixou em dívida por ter vindo dele.
O tempo não para....
Excelente reflexão Maria! Gostaria de sugerir um vídeo sobre relações tóxicas "sutis", aquelas q o parceiro controla o outro, sem agressão física ou moral. Essas relações são muito comuns, e a maioria das vezes o oprimido não entende como tóxica. Com tempo, ele vai abrindo mão de suas próprias escolhas, sem perceber a manipulação para o desejo do outro.
Vivi isso aí por anos…. Bem sutillll….
Gente do céu. Como eu queria ter tido acesso a esse conteúdo há uns 23 anos atrás....
Por favor, não pare de compartilhar seus conhecimentos.... considero utilidade pública 🌹💖👏😍😘
Muito bom!
Ela incrível❤
@@flavioschmitt5918 e aí oq?
Maravilhosa!
Considero tbem. Sério. Sou muito grata por cada palavra.
Sou homem e gay, estou num relacionamento que era maravilhoso até eu voltar a treinar, agora virou um inferno, ele cisma com a academia e são brigas diárias, agora vivo ansioso e me sentindo culpado por ir treinar.
Pelo seu bem: sugira essa pessoa fazer terapia para tratar o porquê dessa insegurança. Ou pule fora!
Maria Homem, divando como sempre.♡♡
A mulher é um ser para além do falo. Enquanto os homens estão presos no medo de perder o falo (que nem EXISTE) e as mulheres, por vezes, já perceberam isto e não estão mais presas neste medo. Por isso, para o homem, as mulheres parecem serem tão enigmáticas, pois elas estão pré-ocupadas, mesmo in-conscientemente, com outras coisas da existência, muito além do falo. Eis o mistério. Eis o desespero dos homens. Eis o sentimento de inferioridade que eles têm e a necessidade de exercer seu poder e sua superiodade sobre as mulheres....
muito interessante essa sua colocação. gostei mais ainda! e acredito que seja isso mesmo!
Desse jeito!
@Staminoflaus,volte dez casas
Uau, perfeito... muito bom.
Maravilhoso
Caraca!!! Nunca escutei coisas assim do meu esposo ou atitudes dessas, graças a Deus! Se acontecer entre nós dois de resolver algo, nós sentamos e conversamos, sem gritar, manipular ou desrespeitar. Inclusive o DIÁLOGO E RESPEITO foi algo estabelecido por nós DOIS desde a época do namoro, nunca brigamos, resolvemos dialogando, nem sei o que é viver um relacionamento tóxico ou abusivo, coisa triste demais, jamais permitiria ou vou permitir ninguém seja homem ou mulher me desrespeitar ou ser uma pessoa abusiva comigo, no primeiro momento que eu percebo já mantenho distância total. Ja tive um ex que gritou comigo, nunca mais me viu depois desse dia. Já tive uma amiga tóxica, no primeiro momento que percebi me afastei pra sempre. Não é radicalismo da minha parte, é só assim que mantenho minha saúde mental, longe dessas pessoas abusadoras. Não tolero e ponto.
“Não tira esse Falo de mim”. Essa mulher é fodah. Carai, mano. Ela entra, remexe, relembra, enfia a mão lá nas entranhas de nosso cérebro e faz a gente pensar. Foi lá nas teorias históricas, passou pelas modificações e pá...segura que o filho é teu. Obrigada Maria. Amo seu trabalho!
adorei o ato falho! "aquele que eu SUPÕE saber..." ele/ela também supõe. via de mão dupla! te adoro Maria
Nunca tive relacionamento sério, (inclusive tenho traumas de infância por ter vivenciado a toxicidade do relacionamento dos meus pais, então sinto medo de passar por isso). Mas já tive amizade tóxica e é psicologicamente perturbador porque envolve muito ego. Até que você analise que não está sendo bem quisto e sim usado, é um abismo imenso que já se abriu.
Esse problema inibe a mulher e cafagesta o filho, pois a mulher carrega no pai o modelo de homem e no filho o exemplo a ser seguido, mas a realidade é que vai tempo pra aprender que cada pessoa tem seus limites e permissividade pra dependência mas pra quebrar isso é enxergar a escolha dos pais como deles pois é só reparar o comportamento de ambos pra alguém te maltratar vc tem que se permitir pois o abuso começa no tratamento que se não for cortado qdo a vítima resolver acordar o abusador já está dependente dela e assim vai agredi-la ou ameaçar pra não perder a ilusão de poder que a situação lhe passa. É como o perdão se vc vingar a pessoa sofrerá menos do que ser perdoada pois isso lhe causara tortura e inferioridade perante a vítima
Precisamos de mais mulheres no poder como esta que, talvez ironicamente, leva "homem" no nome. Sempre perfeita em suas análises! Feliz Dia das Mulheres, sempre! 🌹🌹♥️♥️
😳😳🤔
Que presente para as mulheres e para os homens. Obrigado, professora!
Receba o curso gratuito de coaching vibracional no canal
..
No canal
HERNANE DOUGLAS
No RUclips
O mais dificil é desnormalizar o cotidiano de abuso. Conseguir olhar com distância para o dia a dia e se olhar com olhos de amor. Ou seja, ser a melhor amiga de si mesma.
O problema da nossa sociedade
" a dependência emocional".
No caso da mulher a hormonal pois precisa jogar as tensões pra fora e muitas não se masturba e se joga ao sacrifício por qualquer piroca com a idealização de amor daí o medo de perder o p vira ciúmes que é chamado de dependência emocional já o homem qdo não bate come e assim se torna mais indeciso pra assumir um relacionamento pois o sexo tem em todas e pra prende tem que dominar as duas cabeças já a mulher que foi criada pra ver 1 o parceiro e depois o prazer acaba buscando os dois em uma só pessoa daí a tal dependência
Errado, a dependência "econômica".
@@pcky6646 dependência emocional mesmo, Patrick. Vejo muitos relatos de mulheres independentes financeiramente que demoraram anos para se livrarem de um relacionamento tóxic0 e/ou abusiv0, claro que a dependência econômica conta demais também em alguns casos.
@@binha9409 Querida, pra você sofrer emocionalmente você precisa estar viva.
E posso apostar que a maior parte dos abusos é familiar, a falta de oportunidades e empregos nesse sistema de merda sujeita muito mais as pessoas à esse tipo de abuso.
8:50 "eu errei, eu provoquei, eu sou faltante, ele é tudo, não tire de mim esse falo pelo amor de deus, deixa ele aqui!" A fala teve que ser cortada, pois ela mesma teve vontade de rir da sua percepção tragicômica do poder lancinante que o falo pode exercer na mulher cegamente apaixonada. Grande momento!
A psicologia diz que esse amor de proteção ou codependencia é a síndrome da enfermeira.
"É A GRANDE FARSA DA HISTÓRIA QUE ESTAMOS OUSANDO RASGAR"
Com todo respeito doutora existe pessoas que a gente deseja abraçar vc é uma delas. Q Deus a abençoe e continue a usar esse vaso de barro com suas riquezas insondáveis.
Maria é em si uma Mulher muito necessária. No nome, na profissão, no gênero, na própria imagem que constrói perante nós ouvintes. Eternamente grato por este conhecimento!
"(...) falha, fissura, castração, falta" - auto questões que implicam a influência do PODEROSO sobre a DOMINADA.
A agressão contra alguém que DEVERIA SER PROTEGIDO é uma das MAIORES COVARDIAS.
Seja cometida pelo PAI, TUTOR, MARIDO, IRMÃO MAIS VELHO, CUIDADOR, etc, não há justificativa MÍNIMA para um absurdo deste.
A batalha é longa, vai levar gerações para que tanto abuso em relação as mulheres pelo menos diminua, os primeiros passos foram dados agora o importante é continuar esse percurso, sempre com muita certeza que somos melhores do que muitas vezes acreditamos.
Eu imaginei mais um vídeo explicando as fases do abuso, não é. Ela abordou o tema de forma muito original, percebemos que o debate é como a imensidão do mar, somos levadas a refletir sobre uma falta que não é verdadeira. Daí é só indo pesquisar e navegar muito pra entender nossas mentes.
Ouvi muito falar que a mulher na relação é a "dona encrenca", o que é um absurdo. Muito obrigado pelo vídeo. Encaminha-lo-ei.
Nessa mulher está à elegância nas palavras e na dialética da inteligência feminina. Parabéns Maria!
Amo a sua fala, seus vídeos!
Gratidão!!! Ainda tô na naquela máxima popular, que acredito que mtas mulheres deveriam pensar e/ou repensar: "antes só do que mal acompanhada". 🙏🥰
"Casamento é trocar maus humores durante o dia e maus odores durante a noite". Schopenhauer
Jesus 😂😂😂😂
podia ter um destes sobre pais e filhos e essa idealização do pai e da mãe que nem sempre são esses seres amorosos e doadores.
Simplesmente maravilhosa sua reflexão. Eu nunca tinha pensado nesse aspecto que vc cita no inicio, do bebê totalmente desamparado e à mercê do cuidado da mãe. Uau, esse poder do outro, da mãe - no caso - fica impresso em todos nós, como um poder de vida e de morte. Isso quer dizer que no momento de "turning point" - o da individuação do sujeito, pode ser que muitos não façam essa passagem ? E aí ficam com esse sentimento capenga de menos valia, ou de dependência do outro pra se sentir vivo, ou capaz, ou amado, etc e para tanto o preço é deixar -se abusar ? Isso faz um puta sentido pra entender o mecanismo do abuso sim.
Estou chorando...porque somos tão frágeis, é tão real essa situação tive 2 casamentos 1 com um homem 16 anos mais velho e foi uma relação super tóxica segundo casamento um homem 16 anos mais novo outra relação tóxica ele me traiu separamos eu me convenci que eu por algum problema meu, alguma falta rsrs fui culpada pela traição reatamos o relacionamento e estou aqui mais uma vez a beira de uma separação acreditando que sou culpada de alguma forma por não confiar nele, apesar de algumas evidências de outra traição. Gratidão por toda essa luz
Lamento informar mais VC e de facto a culpada, a diferença de idade e gritante, nós dias actuais os homens demoram cada vez mais para amadurecer, são cada vez mais vazios um busca de prazeres imediatos... Nem devia ter voltado, e na próxima vez que for tentar procure alguém da sua faixa etária ou maior uns 5 anos ou 8 máximo.
Força querida😘Por você!!
Não deveríamos confiar em ninguém no sentido de que atendam nossas expectativas; por vezes, podemos ser surpreendidos por nós mesmos; podemos não ser o que pensamos....affff....
Muito legal sua fala dando a mesma importância dos órgãos sexuais, para uma linda dança. É possível ser feliz consigo, ao lado de outro
"Ninguém precisa abusar de ninguém, né? Você não precisa mostrar sua vulnerabilidade, sua fraqueza sobre esse ato de dominação, sobre um outro. Você não precisa fazer isso, você é bem mais que isso, bem mais interessante do que isso. Confia no que você é. Não precisa abusar de ninguém, e nem deixar uma instância superegoica profunda abusar de você mesma, não precisa falar como você é lixo e achar alguém pra te fazer se sentir um lixo. Você não precisa deixar seu superego abusar de você pra você acha um carrasco na vida real e você se entregar como oferenda nesse altar como um sacrifício maligno, você não precisa de nada disso. Você vai achar algum valor, radical, raiz, no seu ser. Que é o desafio de todos nós na vida."
Maravilhosa! O primeiro amor de uma mulher é o amor próprio!!
Sem mencionar a mulher como símbolo (leia-se "objeto") sexual, que se enquadra em padrões com aspectos e atributos culturais, desejada pelo sujeito homem. Esse mesmo sujeito se empenha em aprisioná-la e interditá-la, pois ela mexe com sua cabeça e com todas as partes do seu corpo sem controle. Pelo menos esse objeto-mulher ele pode dominar, governar, encarcerar, pois a sociedade assim lhe permite e assina embaixo.
Sou admirador de seu pensamento, Maria.
Grato.
Esse desejo incontrolável está no fato dos órgãos ser externo e o homem descobrir o prazer genital primeiro, já a mulher depende mais da penetração pois sem o ato se tornam histéricas e daí canalizou isso para a sedução e manipulação do homem....
@@joicedocarmodesouza discordo! A submissão histórica da figura feminina é mais abrangente
Muito esclarecedora, estou nessa pegada , tenho 28 anos de casada, mas os 15.primeiros anos, foram.os mais terríveis, hj estamos na terapia de casal, e revendo todas nossas brigas, ainda desconfio, será que td aquilo não aconteceu? Foi fruto de meus devaneios? Eu criei tudo aquilo??? Estamos com 53, e realmente as ofensas e torturas psicológicas, acabaram, e ainda me pego a pensar.... sair de casa com 53, recomeçar sozinha, medo do incerto, ou permanecer, mesmo numa paz, onde mais nada acontece.....????😟😟😟😟
"Não tire de mim esse falo", foi a encarnação de Freud falando! Adorei o vídeo.
MARIA HOMEM !!! FAÇO D SUAS PALAVRAS ....A MINHA ORAÇÃO !!!! TE AMOOOO....GRATIDÃO !!!! MINHA INSPIRAÇÃO .. TODOS OS DIAS !!!
Este vídeo sempre será atual, identificar os pontos que podem ser trabalhados e resolvidos e como saber o limite para o final de uma relação.
Não permita o tóxico, não permita o abuso 🙏🏼😮💨
Uma reflexão super necessária. Toda vez que escuto essa mulher meu coração acalma, sua voz é tão suave, um pouco de alento e paz de espírito é o que sinto.
Como sempre, a mulher que eu suponho saber de tudo me rega com seu conhecimento maravilhoso e me renova intelectualmente.
Adorei o ato falho kkk te amo
Conteúdo pesadíssimo e extremamente necessário. Necessário como a Maria Homem!
ESSA MULHER É UMA DEUSA DA SABEDORIA E SENSATEZ!
Carregado esse assunto. Tenso. Gosto desse incômodo.
Vez ou outra venho assistir esse. Me conforta saber que é uma busca de todos nós, apesar da sensação de que é uma busca única, solitária e permanente minha. Obrigada, Maria!
De arrepiar! Sensacional! Um tapa na cara! Atendo relações abusivas e essa dinâmica da culpabilidade da vítima é uma constante. Em sua maioria mulheres, mas também atendo uma pequena parcela de homens nessa situação.
Interessante esse final em que ela fala que não precisamos que o super ego atue como abusador e carrasco de nós mesmos, para não precisarmos encontrar um abusador no mundo real.
Só o tempo e a vontade de subverter esse quadro .Em nome do seu eu que se fortifica ao pensarmos que ao resistir faremos mudanças históricas 🍀♥️
Mulher extraordinaria! " flexa que acerta o alvo" !!! Amo assistir e compartilhar com meus pacientes !!! Parabens Maria , vc nasceu p comunicar!!!
Pelo amor de Deus, Jeová, Rei do Reis. Essa senhora pode não ser a única, porém é a que divulgou seu pensamento em forma de vídeo e conseguiu mostrar seu pensamento que ASSUSTA de tão elucidativo da nossa mentalidade primata hiper complexa, somos macacos com escesso de sinestesia, e essa mulher mostra com maestria as origens dos complexos padrões que formamos e que porem nos causam dor e que ela e quem a acompanha e se trata, tenta que não cause. A vida fica simples nos olhos da Maria. Muito obrigado
O relacionamento abusivo pode vir de várias formas e esferas e, no meu caso, o âmbito é familiar. Se a minha mãe não aguentou, eu que não vou aguentar a viver com um pai e irmão abusador. Triste, mas hoje é a minha realidade. Força para todos que precisam sair dessa situação.
A minha também é familiar, nossa¡ Parece ser bem mais difícil do que quando é um namoro etc... Poxa, é família! Não tem pra onde fugir
Exatamente :/
Em tempos difíceis em que a gente não pode ser analisada, sua presença é um mundo bonito que nos devolve à potência, à vida que é o caminho contrário da destrutividade. Um abraço quente e fraterno, Maria Lúcia
A gente abusa da gente mesma, deixando-se abusar. Realmente, quando se está muito próxima o risco de ser abusada é grande.
Assustador esse comportamento. Obrigada por elucidar...
5:31 Freudian slip 🤭😅
Amei a sua reação logo após, quase começou uma autoanálise, risos.
Foi excelente mesmo rsrs
Eu amei hahahaha “voltaaa”
A consciência do processo analítico em entender que permitimos abusar de si próprio e achar que isso completa o outro é o que nos aprisiona nessas falhas. Utilidade pública e libertadora esse tema. Muito obrigado Maria Homem.
"Confia no que você é". ✨
Então, se me compreendo, decido ficar só, ai sou eu e meu eu nos entendendo. Melhor assim.
Maria Homem abre a boca... E nos deixa de bocas abertas...
Que tudo você Maria Homem!!! Mais clara impossível a sua fala !!! Obrigada por existir e falar tão bem sobre as mazelas do Ser Humano. ❤
"que ato falho engraçado né? enfim."
Hahahahaha
maravilhosa! ❤
Legal que tem homens comentando! É muito triste quando falamos das dificuldades da vida feminina apenas as mulheres
Nós homens tmb passamos por situações deste tipo, e grande maioria não assume. Sai de um relacionamento onde eu fui tão taxado como único culpado por td de errado....eu acreditei nisso. E agora estou penando pra acreditar que eu não sou oq fui taxado. Não é fácil.
@@aloha5289 o primeiro passo vc já deu que foi sair desse relacioanmento e não reatar. Espero que você fique bem. Psicologos ajudam muito nesses processos.
Pausa no vídeo pra comentar o quão maravilhosa essa mulher é.
Meu deus , essa mulher é maravilhosa, tô vendo esse vídeo pela 10 ° vez e ainda comunica demais comigo 😮
Saber o que é melhor , nao significa viver o que é melhor . Dentro dos nossos vicios de comportamento , de prazer , de dependencias ...fazemos a nossa historia . Se dentro de vc, o prazer de estar com alguem é maior que o abuso que vc sofre ,,,vc estara com essa pessoa . Ou seja, nos reconhecer como seres complexos e subjetivos ...e que a vida nos vive e nao o contrario , podemos relaxar entre o que achamos certo ou errado e apenas vivemos e que tem que ser vivido . Entre todos nós existe uma coisa em comum . Apenas reagimos ....somos sintomas da vida .
Olá Maria, boa tarde, vivi 30anos num relacionamento abusivo mas era diferente dos que eu ouve de outras mulheres meu ex permitia sair livremente, mas abuso era palavrões , mentiras , traição, loucura, vivi totalmente aprisionada mental, fui criada por uma familha tradicional nao tinha força pra sair desta loucura, 2filhas sou portadora do transtorno bipolar com uma filha bordenlaine, sem força pra lutar fiquei trancada dentro de mim mesma após morte da minha tia 2014 ai sim divorciei tive coragem foi dificil sim mas hoje frenquento grupi de amores saudáveis dirigido por uma psicóloga encontros quinzenais tudo onlaine vivo livre sou dona de mim mesma,procuro sempre que vai agregar .sou mais que um corpo. Bjs
Vc tem um maravilhoso poder de síntese. Assuntos muito complexos, expostos com baseamento teórico e simplicidade. Acho que coloquei o suposto saber em vc hahah
Esse é um aspecto do abuso. Mas se deixar abusar é o argumento mais usado por quem desqualifica o abusado. Há abusos que ocorrem inesperadamente por conhecidos ou desconhecidos com o uso da força. Como esse abusado se deixou abusar?
Mulher extraordinária, sou tua fã 👏🏻👏🏻👏🏻💖
Até gesticulando ela consegue trazer incômodo. Basta de abuso. Obrigada Maria!
"não tira de mim esse falo" hahaha cirúrgica, Maria!
Ela é muito boa .... Fala nada com nada .. mais quando vejo os vídeos dela me sinto tão bem ... Vai entender ✔️
Flexibilidade, confiança e amor. NÃO RECUA. NÃO ANESTESIA. NÃO SE ABANDONE. DOM
Informação é poder. Muito mais poder sobre si mesmo, mas também sobre o outro.
Maria, que perfeito, até a sua cara séria, ao final, diz da complexidade e gravidade do tema. Fala preciosa, esta!
Sou homem e já sofri relação tóxica e abusiva.
Vc sobrevive na ansiedade e desespero, inclusive com sintomas físicos.
Relacionamentos de quaisquer especie, básicos ou tóxicos nunca mais em nenhuma esfera.
VOCÊ É INCRÍVEL. A MAIOR DA CONTEMPORANEIDADE
Sua dicção é incrível, precisava pontuar. E conteúdos sempre muito importantes
Bruxa da psicanálise, amooo!!! ❤️
Sensacional, que interpretação do abuso, Maria sempre nos fazendo pensar de uma forma diferente. Obrigada Maria por compartilhar seus ensinamentos.
Que inteligência surreal dessa mulher!
Maria! Sou muito sua fã, rasgo seda pra vc e tal... Mas hoje não estou só como fã. Esta sua fala me tocou profundamente, to emocionada.
Obrigada de todo o meu ❤️.
Perfeito!! Gostaria de ter encontrado esse vídeo muito antes, mas, sempre é tempo de achar o que realmente é belo em nós mesmos e cuidar dele com amorosidade.
Obrigada pelo presente de trazer um tema tão caro para nós mulheres!
Essa mulher é simplesmente uma estrela. Deus te abençoe professora 🙏
...somente uma coisa; no final do vídeo eu senti vontade de chorar. Obrigada.
A carencia é um fator existente e horroroso, o medo de ser só, o medo de não ser aceita ... Confiar em si mesma sem se autosabotar ... Um milhão de problemas que enfrentamos durante e após a saida de um relacionamento ruim
Dra. Maria,
Amor Platónico dos alunos. Sempre com a elegância na fala e muito coerente no raciocínio.
Gostei (y)
Parabéns pela sua simplicidade e sabedoria tão profunda, tão natural.
Como sempre lógica e coerente! Gratidão pelo tempo doado a nós Maria.❤