Sou eletricista a mais de 30 anos. Meu curso de elétrica fiz aos 16 anos, hoje tenho 46, já vi milhares de vídeos sobre esse assunto e posso afirmar com propriedade que o seu vídeo é um dos melhores que já vi. Deveria ser usado nos cursos formando novos eletricistas, e também, nos cursos de NR10, onde se ensina a importância da segurança no trabalho com eletricidade. Parabéns. Uma linguagem fácil de entender, com amostras simples para compreender, fantástico. Forte abraço.
Tive anos estudando física na escola. Me formei em arquitetura fazendo umas 4 cadeiras de eletrica na faculdade. Ja desenvolvi alguns vários projetos de instalações elétricas e precisei de 90 FUCKING SEGUNDOS de Pedro Loos para compreender esta coisa tão simples mas que ninguém havia sido capaz de me ilustrar em toda minha vida.. por que nunca ninguem me disse que os eltrons se movem assim???
Pois a maioria das pessoas que te ensinaram sobre eletricidade também não chegaram a aprender tão afundo sobre e provavelmente não sabem dessa informação.
@@Acesar2012 hahahahaha nãoo! Pode ficar tranquilo. É mais uma curiosidade física, saber como as coisas se comportam a nivel atomico.. na teoria os calculos funcionam sempre igual, por isso os professores não se apegam muito nas "propriedades da eletricidade" geralmente
Muito bom mesmo! Trabalho com eletricidade desde os 16 anos e sou fascinado nesse mundo, afinal esse comentário só chegou aqui graças aos elétrons. A corrente elétrica não é visível (na maioria das vezes), não tem cheiro e não dá pra pegar, por isto é difícil pra muitas pessoas entenderem seu comportamento e por isto também ocorrem muitos acidentes. Parabéns pelo vídeo, ele vai ajudar muitas pessoas.
Trabalho com elétrica e eletrônica por mais de 30 anos e nunca obtive tanta informação em curto espaço de tempo. Parabéns! Você explicou algo relativamente complexo de forma simples .
Na verdade, a explicação do conceito é simples, agora para trabalhar com eletricidade nesse nível, vai precisar de cálculo diferencial e integral. Não fica tão simples assim na medida que avança
Amigo Pedro, me permita uma singela dica: nem todos conseguem acompanhar seus raciocínios ou principalmente suas conclusões da forma rapidíssima como você expõe. Crie "pausas" propositais nos conceitos mais importantes e depois de uma importante revelação ou conclusão, não disparando outra frase imediatamente. Dê a chance da pessoa refletir e talvez até amadurecer ou tirar novas e maravilhosas conclusões sobre o que vc explicou. Neste vídeo (apenas por exemplo), vc chegou a uma conclusão importantíssima até para discussões e reflexões metafísicas (energias Espirituais, reiki, Johrei, passes por exemplo), mas cortou o efeito da fantástica conclusão fechando o vídeo com uma frase de ordem pessoal muito imediata (sem pausa), o que pode fazer as pessoas esquecerem a profundidade e a importância da conclusão anterior. Muita Paz e Luz!
Gente, se estiver muito rápido para vocês reduzam a velocidade do vídeo. Não fica estranho, garanto! Como sou professor de física usa a velocidade maior 2x. Para economizar tempo por já saber a maioria das coisas que ele vai falar. Expirmentem 0,75x já faz diferença. Se necessário vão para 0,5x. Repito, não fica estranho.
Concordo com o seu comentário, o conteúdo dele é muito bom e bem explicado porém ele dispara informações como uma metralhadora e a mente de muitos não acompanha pq ele não coloca vírgula nem pausa.
Rapaz... essa didática que você tem somada às habilidades de sua equipe de VideoMakers e VFX é algo que deveria ser patrocinado pelas escolas e ministério da educação! Pega literalmente uns 3 dias de aulas de vários professores que precisam fazer uma reciclagem em didática e simplifica em poucos minutos hahahaha
Ministério da educação? Amigo só é bom os vídeos dele pq são iniciativa privada. Nada do estado presta, esqueça o estado e tente ser o máximo possível independente dele amigo.
@@adrianotinoco9410kkkkkkk nada do estado presta, tenta viver sem sus, ou imaginar o Brasil sem transporte público pra ter um vislumbre do país sem estado, que idiotice
@@adrianotinoco9410Ele falou patrocinado pelo mec, não feito pelo mec. Quando o estado patrocina, ele dá dinheiro pra iniciativa privada em troca de ensino ou propaganda. A qualidade seria a mesma, a diferença seria que teria mais alcance
Vivendo e aprendendo! A tecnologia facilita muito a compreensão. Fiz um curso de técnico em eletrônica nos anos 80, e a visão do que foi apresentado era realizado apenas por figuras; tínhamos de imaginar o funcionamento dentro de um circuito elétrico. É fascinante poder ver a ilustração do que ocorre, acompanhado de uma boa narração, parabéns LOSS!
Aprendi tudo de elétricidade com meu avô, que era eletricista coordenador e supervisor de obra na Vale, espatriado. Se fosse esperar aprender em física na escola, não iria ter essa mesma admiração e aprendizado que possuo comigo atualmente. Desde alta/média tensão, monofásico até o trifásico, disjuntores, contactores, transformador, inversor, motores elétricos etc. Lembro de uns anos atrás que por algum motivo não conseguia entender o trifásico de jeito nenhum, mas com ele aprendi depois kkkk (e ainda foi demorado). É um aprendizado que não tem preço. Além de admirar essa arte da eletricidade e apesar de não trabalhar na área, ser independente de fazer e montar alguns sistemas sozinho é uma mão na roda que muita gente por aí não troca nem uma resistência de um chuveiro 😅
Pedro, eu sou Engenheiro Químico e desde criança buscava o porquê das coisas, inclusive tinha um livro com esse nome: Porquê? Mesmo com essa dúvida por mais de 50 anos, nunca encontrei a resposta. Aqui, neste vídeo de minutos, minha dúvida foi desfeita. Obrigado por trazer o conhecimento e diminuir a ignorância!
@@vitormarum2452 Quando a teoria é simples, faz sentido, explica bem o observado e de preferência pode ser reproduzida por experimentos, é uma boa teoria.
Eu como engenheiro eletricista fico muito contente com esses conteúdos, a eletricidade é fascinante, nosso cérebro funciona com pulsos elétricos, tudo depende da eletricidade e campo magnético.
Estudo eletrônica em placas de notebooks há 4 anos e placas de vídeo, essa aula me clareou coisas que achei que nunca fosse entender, esse é o lado bom da internet.
Esse canal é muito completo P Q P, explicar isso já é muito confuso, mas eles conseguem fazer isso em 12 minutos, tipo explicar que os elétrons se movem em uma direção, e a energia em outra, os elétrons se movem muito devagar e a energia se move na velocidade da luz... Se pensar demais nisso, começa a bugar a mente kkkk mas foi 100% compreensível. 🙌🏻🙏🏻
@@jogamasfaz8727 o Pedro viaja de mais mano. Ele fala uma coisa depois já volta atrás. Criando ficções e paradoxos o tempo todo. Dessa forma ele parece ser mais inteligente ,intrigando os não despertos.
@@RAVIRECORDS-sh6ewNão o vi cometendo tais gafes. Quem comete muita gafes é o Domingos. Acho que é esse o nome. Pelo menos de acordo com as questões do ENEM o Pedro é de boa.
esse canal é excelente para vestibulandos!!! agora que tá chegando o enem, não consigo sentar e estudar sozinha, assistir aos seus vídeos é uma ótima maneira de revisar se forma dinâmica!! seu trabalho é excelente, obrigada por isso
Você explicou e me fez entender algo que eu tenho dúvidas há quase 50 anos e que nenhum professor de física, inclusive meu pai, infelizmente, não conseguiram fazer a explicação entrar na minha cabeça dura. Até agora. Video perfeito. Devia ser obrigatório em todas as escolas na aula sobre eletricidade. 👍👍👍👍👍👏👏👏👏👏⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️
Sou Eng Eletricista, adoro esse canal e sem dúvida esse é meu novo vídeo favorito. Pude dar uma passada em um resumo dos meus 5 anos de faculdade nele, obrigado e parabéns!!
O grande mérito deste vídeo é ATRAIR A ATENÇÃO de um leigo a um tema COMPLEXO! Ele não foi pretensioso e muito menos arrogante. Apenas teve a empatia suficiente de tornar o mais simples possível a compreensão de um fenômeno altamente complexo. Parabéns pela iniciativa!
Olá Pedro...Cara Sou Eletricista a 23 Anos...este é o melhor vídeo do RUclips sobre fundamentos da eletricidade. Parabéns mesmo Cara... Estudo elétrica a 23 Anos, i eletricidade é complexa... I a única forma de entender o Complexo é explicando o fundamento básico e os fenômenos físicos de forma simples e didática,,,,mesmo q tenha q mostra bolinhas se mexendo de um lado para outro... Vídeo maravilhoso msm Espero q este seu vídeo mostre aos demais canais de elétrica q só se chega ao aprendizado supremo, se houver a simplicidade de uma explicação mostrando a origem, a forma ou até msm d como se forma a eletricidade.... " Quer aprender o complexo estude o Simples" 🎉
Certa vez um jornalista perguntou a Einstein: - "O Senhor poderia por favor me explicar a Lei da Relatividade?" - "E o senhor poderia me explicar como se frita um ovo?" respondeu Einstein ao espantado reporter. - "Pois, sim, sim que posso", ao qual Einstein replicou: - "Bom, pois o faça, mas imaginando que eu não sei o que é um ovo, nem uma frigideira, nem o azeite, nem o fogo."
Não sei se essa conversa entre Einstein e o suposto reporter de fato aconteceu, mas ilustra exatamente o que vc quis dizer sobre se aprender o complexo estudando o simples. É por isso que os professores na atualidade costumam falar em "construir conhecimento", pois para se chegar ao entendimento de algo mais difícil, é preciso ter um bom conhecimento de base (conhecimentos mais simples e iniciais como pré requisitos)
Rapaz ! Sou técnico a anos e sempre aprendemos que os elétrons percorrem o fio. Inclusive já lecionei isso ! OMG e agora, toda crença foi desfeita !!! kkkk Essa foi a melhor explicação pras lacunas deixadas pela academia. Me sinto tipo APL/DPL (Antes / Depois de Pedro Loss). Muito obrigado.
gostei muito pois sou estudante de eletrônica e sempre fui fascinado pela forma como todas os elementos já conhecidos formam e criam os movimentos de tudo que conhecemos em nosso mundo. Sou um admirador do seu canal, parabéns pela forma como trata de diversos assuntos de forma didática, minha área é analise de sistemas, mas minha primeira opção na época era nanotecnologia na UFRJ. Ainda penso em cursar...
Fiz um ano de curao de instalador elétrica industrial no Senai e o curso é muito bom e aprendi muito, mas, eu nunca compreendi claramente o conceito de energia elétrica e como funciona. Eu achava que os elétrons se moviam perto da velocidade da luz mas nao conseguia conciliar isso com a C.A.. Agora este video foi perfeito eletrona quase nao se movem, mas a forca eletromagnetica sim se movem e muito e exercem força sobre cada eletron como resistencia e, o que de fato é a energia, nao é o eletron, mas sim o campo eletromagnetico.
Passei uma faculdade toda de engenharia tentando entender sobre a eletricidade e como ela funcionava de fato mas nunca consegui entender o real motivo, sempre ficava uma lacuna sobre essas movimentações e oq de fato acontecia Cá estou, passados mais de 15 anos, aprendendo o que levei anos para não sair do lugar. A ciência precisa mais disso, mais pessoas querendo expandir o conhecimento como esse campo elétrico no fio e menos professores pnc que cospei palavras tiradas de livros na cara do aluno. Video perfeito!
Um adendo: Em corrente alternada, a presença de um campo elétrico e um magnético perpendicular, gera um vetor que chamamos de vetor de poynting, que indica a "direção da corrente elétrica", dessa forma damos a direção à corrente que a princípio não teria uma direção definida.
Muitas pessoas não entendem isso. Eu fiz um curso de eletricidade quando adolescente e me formei em química. Mas sempre me interessei por eletricidade, alguns anos após, compreendi isso e fiquei fascinado. Já discuti com muita gente na internet, inclusive com físicos, para explicar isso, mas realmente as pessoas não entendem e só querem discordar. Como não entendem e os professores explicam na faculdade que elétron se move lentamente, as pessoas não querem aceitar alguém na internet corrigindo a opinião delas, inclusive já corrigi e discordei de um vídeo desse canal cienciatododia, sobre este mesmo tema, pq estava ensinando errado esse tema, mas neste vídeo corrigiram. Que bom! A única coisa que discordo é que a eletricidade (não o elétron) se moveria na velocidade da luz. Como o elétron se move como uma correia dentada, ou como uma mangueira que já tem água, ele só precisa empurrar o da frente, ou seja, o tempo que leva é zero, é instantâneo, e não na velocidade da luz. Vc pode comparar com a comunicação quando vai de um lado do planeta para o outro por satélites, tem um delay, já se for pelos cabos da internet, o delay é zero. Tudo bem que o caminho é menor, pelo cabo, mas ele faz muito zig zag, entre os continentes, por baixo do oceano, até chegar ao outro lado, então deveria haver algum delay, porém o delay é zero.
Sem dúvidas do fiquei fascinado,ele resumiu o curso e a engenharia elétrica em um vídeo kkkk,tudo que eu não entendi sobre corrente alternada, elétron,e etc..ele abriu minha mente,mas vou assistir novamente...top demais...E=M.C²:Essa equação mostra a equivalência entre a energia (E) e a massa (m) de um objeto, multiplicada pela velocidade da luz ao quadrado (c²).
@@henryrroland pse, to vendo a galera comentando sobre aprender de vdd sobre esse tema, sendo q ele usou mts explicações "incorretas", mas q sao necessarias pra introduzir o assunto, sendo nem o inicio de um bacharelado na area
Eu vejo esse canal a anos, porém só agora percebi que ele traz um assunto interessante (como a velocidade dos elétrons) e te ensina a base pra entender isso. Ele até usa uma frase: "Mas primeiro temos que entender....." como um gancho que puxa pra parada que teoricamente seria chata. Não sei o que vcs acham, mas isso é uma técnica de ensino extremamente boa!
Eu me formei em elétrica prlo Senai e eu sai com uma dúvida que os professores não conseguiram me responder mas esse vídeo respondeu. Obrigado ciência todo dia
@@rogeriotrajano2646não existe prótons negativos, isso seria um antipróton. Acho que você se referiu a prótons que são positivos e estão ligados no núcleo atômico. Isso se refere a força nuclear forte. Uma das 4 forças fundamentais da natureza.
Maravilhosa sua didática, sou eletricista, sempre imaginei que os elétrons se movimentavam para um sentido, mas agora aprendi que eles se movem mas não saem do lugar, show
Acerca dos campos magnéticos, tem um vídeo muito interessante do Veritassium sobre isso. Onde ele faz uma pergunta, se ele ligasse uma bateria num fio que tinha um 1 segundo luz de comprimento pra acender uma lâmpada que estivesse a um metro dessa bateria. Quando tempo levaria pra lâmpada acender? 1 segundo, 1/C segundos, 0,5 segundos. E explica no vídeo a resposta, é super interessante. Deu uma movimentada na comunidade e ele acabou tendo que fazer um vídeo prático pra provar a resposta dele
Boa pergunta, como 1 segundo luz é uma medida de distância em relação a velocidade da luz no vácuo, a velocidade de uma onda de eletricidade em um fio seria a velocidade da luz nesse meio que seria menor que C(velocidade da luz no vácuo), então seria um pouco acima de 1 segundo ne?
@@Joaopedro-cn4ue É um bom raciocínio, mas a resposta é 1/C, o tempo que a luz levaria pra viajar um metro, porque como a lâmpada está próxima da bateria, o campo magnético gerado por ela no momento da conexão iria atravessar o ar e ir direto na lâmpada e agitar os elétrons ao invés de viajar por todo o fio. É uma pergunta super interessante, ele explica tudo no vídeo e num outro vídeo ele faz a prova real fazendo medições, se quiser pode conferir depois
@@MatheusdeBias excelente explicação, fiz a pergunta por curiosidade, mas ja suspeitava da resposta , a energia da onda eletromágnetica nesse caso se propaga para acender através do espaço(ar) e não no condutor.
Lembrando que essa energia que chega de forma mais rápida para acender a lâmpada nesse tempo bem pequeno pode ser considerada pequena, ou suficiente apenas pra ela, a depender da energia necessária pois a energia cai exponencialmente com a distância daquele pedaço inicial do fio condutor para a lâmpada , ou seja, a energia da onda eletromagnética nesse caso se propaga com intensidade alta mais próxima da superfície e o tempo seria abaixo de 1 segundo, mas não quer dizer que seja tão rápido assim como 1/c, dependendo de diversos fatores, como não ter resistência entre outros, podendo ser considerada uma situação ideal.
Um dos melhores vídeos que vc já fez, Pedro. Estou fazendo tcc pra engenheira elétrica e vc conseguiu explicar de forma muito didática um assunto complexo do eletromagnetismo, que envolve toda a compreensão das 4 leis, tu é fera demais!!!
É a tensão eletrica. Resumindo: a carga elétrica gera um campo eletrico que induz força a uma outra carga, e tensão eletrica gera força necessaria para mover os elétrons. Tensão elétrica nada mais é que o diferencial de potencial elétrico. Faça a analogia com o potencial gravitacional estudado na mecânica. A massa gera campo gravitacional que induz força a outra massa. Quando há diferenca de potencial gravitacional (que depende da distância entre as massas), pode ocorrer movimento dessas massas. (Por exemplo, maçã caindo na Terra). Note que o movimento da maçã depende da diferença de potencial gravitacional e não do campo gravitacional. A maçã já caída no solo, continua exercendo força sobre a Terra e a Terra continua exercendo força sobre a maçã, ou seja, o campo gravitacional continua existindo. Mas não há movimento, porque não há diferença de potencial (que, explicando novamente, depende da distância entre as massas). Agora faça essa mesma aplicação pra campos elétricos. Uma curiosidade: a fórmula da força gravitacional é muito semelhante a da força elétrica: ao em vez de usar a constante gravitacional você usa uma constante elétrica, e ao em vez de usar massa, você usa carga elétrica. Interessante isso, né?
Gostei do vídeo, parabéns. Desde os 19 anos que estudo e trabalho com eletricidade, em construtoras, fábricas e escolas (ensinando), hoje tenho 32 anos e quanto mais o tempo passa mais a eletricidade me impressiona pelas infinitas coisas que podemos realizar com ela. Parece até magia mais é só física.
Finalmente entendi como corrente alternada funciona. Nenhum professor meu nunca explicou exatamente oq eu queria saber, como funciona o movimento dos elétrons e vc ensinou, Pedro. Muito obrigado!!
Na verdade ele deu uma explicação extraordinariamente simplificada de como funciona corrente alternada, na verdade é bem mais complexo, especialmente como ela interage com diferentes componentes de circuitos, mas pra ir além do que ele falou é preciso saber matemática
@@nightgazr A menos que vc esteja na vanguarda do conhecimento, tudo que vc sabe já foi calculado e não precisaria ser demonstrado matematicamente para explicar o que acontece. A menos que esteja preocupado em provar, porém não é o objetivo do vídeo.
@@M.AX1MUS O ponto não é esse, é o fato de que sempre que achamos que sabemos o suficiente sempre acabamos descobrimos que há sempre conhecimento mais profundo a ser explorado e isso é ótimo. Estude!
sou da área de elétrica; queria dar mil likes em não só esse mas em todos os seus vídeos que são de altíssimo nível e só tem me agregado valor e conhecimento de qualidade; não tenho adjetivos a nível pra qualificar o seu trabalho mas sei que é algo faraônico. parabéns
Olá Pedro, estou em busca de recomendações de livros que abordem a física desde o nível básico até o avançado. Meu objetivo não é apenas entender os fenômenos físicos, mas também ser capaz de calcular e compreender profundamente como eles ocorrem. Você poderia sugerir alguns títulos que sejam didáticos e que proporcionem uma boa base teórica, bem como problemas práticos para resolver? Agradeço desde já pela ajuda!
Ótimo vídeo Pedro. Pequenas correções é que em 0:49 a imagem reflete uma concepção alternativa comum em Física: que só precisa de um fio (em um terminal) para acender uma lâmpada. E em 5:45 o sentido das linhas de campo estão invertidas (em relação ao sentido convencionado)
0:49 não tem problema, até na engenharia elétrica se usa diagramas unifilares pra representações simplificadas. Mas a correção das linhas de campo é válida
Incrível a didática desse vídeo. Show. Vou passar para meus alunos do 9 anos que estamos falando sobre o que é a Eletricidade. E eles já vão fazer uma pesquisa sobre Usina Hidrelétrica de Itaipu. Parabénsssss. Pedro
Na maioria das Faculdades de Engenharia Elétrica, esses pequenos detalhes importantes são ocultados. Tenho plena certeza que se perguntarem para a maioria dos Engenheiros Eletricistas como os eletrões se movimentam dentro de um condutor elétrico, a maioria não vai saber explicar desta forma que @CienciaTodoDia explicou. por tanto muitos parabéns por este incrivel trabalho que este canal faz para ensinar aos amantes pela ciência exata.
Que isso mano. É engenharia de uni esquina?? Lembro até hoje de um amigo de elétrica da minha federal falando que a aula mais foda dele foi quando o professor CALCULOU a velocidade de um elétron usando como exemplo a lâmpada da sala... O Pedro não chegou nem aos pés dessa aula, tacar o número 1m a cada 12 horas sem explicar o pq desse valor ficou bem feio para ele. E a galera aqui elogiando, espero que não sejam profissionais 'avançados' na área, credo.
Nao ligue para quem te desanima tudo esta no nosso querer vc ainda e bem novo vai ter bastante tempo para aprender tudo que precisa para ser um grande fisico quanto aos que te criticam nao sabem nem para onde estao indo e muito menos onde querem chegar.
Iniciei minha vida profissional em uma das empresas consorciadas no fornecimento dos geradores de Itaipu, nos anos 70. Foi um grande aprendizado q me permitiu posteriormente coordenar o comissionamento de diversas outras UHE. Sigo seu canal e vc está de parabéns!!
Malta, Eu desde que comecei a estudar o ensino fundamental NEM SABIA COMO A ELETRICIDADE REALMENTE FUNCIONAVA.... MAS HOJE ENTEDI GRAÇAS A ESSE CANAL😢... MUITO OBRIGADO 🙏🏾
O canal Veritassium fez um vídeo sobre isso à anos atrás e causou muita polêmica até entre físicos que discordavam dele. Ele até fez outro vídeo depois provando isso.
@@glcallegari Ele não "provou" isso não. 😁 Isso é um fato que qualquer um que tenha estudado eletromagnetismo deveria saber. O fio na realidade consome a energia do campo, que se transforma em calor devido ao efeito Joule. Eu acho que esse vídeo deveria ser recomendado a assistir nas aulas de física 3 ou 4.
O cara disse que os condutores elétricos, como por exemplo o cobre são o oposto de "resistores " oque é verdade, mas ele mostrou no vídeo a imagem do "diodo zener " como se fossem resistores .apesar dos semicondutores como os diodos apresentarem o corpo físico que assemelha-se com resistores, ambos os componentes eletrônicos diodos e resistores são completamente diferentes, uma observação sobre os diodos e que eles podem ser usados como pontes retificadoras ,ou seja os diodos podem dar um positivo e um negativo fixos na corrente alternada, em poucas palavras, vamos obter corrente contínua. Agora sobre a explicação do vídeo, eu notei que ele não foi tão a fundo sobre a corrente contínua, pois para quem não sabe a corrente contínua também pode ser usada para alimentar uma lâmpada. Um outro detalhe que notei foi que ele não citou outros tipos de lâmpadas como por exemplo as lâmpada fluorescentes e as atuais lâmpadas de Led, mas mesmo assim foi uma boa explicação mesmo eu tendo conhecimento sobre grande parte do que foi falado no vídeo, lembrando a todos que existe mais de um tipo de diodos como por exemplo os diodos retificadores e diodos zener.
Uma pergunta:se eu tivesse um fio dando a volta no mundo , quanto tempo levaria para acender uma lâmpada?
5 месяцев назад
Vai ter uma série de fatores aí.. primeiro q se fosse uma tensão de 127v apenas, a lâmpada nem acenderia porque a queda de tensão não deixaria os eletrons chegarem ao outro lado
A gente vire em um era onde os mais novos não querem nem saber ou entender como as coisas funcionam, apenas usam, e nisso acontece aquelas pessoas que acreditam em coisas bizarras como Terra plana ou qualquer outro coisa meio "burra" kkkk
Os mais novos sabem muito mais hoje. Inclusive a tolerar a velha arrogância de toda geração anterior que sempre se a última bolacha do pacote. O velho "no meu tempo..." Essa turma não se lembra de como seus pais e avós falavam?
Olá, Pedro e maravilhosa equipe! Eu sou o Cass, ou Caasio. Estou sempre disposto a aprender um conceito novo, mas como sou um técnico em eletrônica, não foi desta vez. Apesar disso, a didática aplicada, junto com as animações, foram interessantes e inspiradoras. Quase pude sentir a tempestade elétrica formando novos caminhos no meu cérebro! É impressionante como uma pequena mudança na abordagem de um assunto pode desencadear epifanias. Obrigado!
Muito bom, mas no final poderia ter estendido a explicação de porqur q lâmpada fica acesa na corrente alternada e dizer que na verdade ela está piscando a 60hz. Acredito que se a corrente alternar mais lentamente será perceptível a piscada da lâmpada. Inclusive um experimento muit legal que eu participei foi pedalar uma bicicleta com um gerador acoplado. Não só a frequência da corrente, mas tambem a tensão variam de acordo com a velocidade da pedalada e da potência fornecida prlas pernas. Fazendo a lâmpada piscar e variar a intensidade da luz
Salve Pedro, eu sempre gostei de física e química antes, mas estava aposentado , sem novas informações! São pessoas e como vc e o Sérgio que nos anima a voltar a estudar o básico para ter contado de conhecimento de maior conteúdo!! Vc é um dos que salvam o RUclips de tanta desinformação e manipulação no Brasil! Parabéns pelo seu trabalho!! 🎉🎉🎉
Fiz eletrica I, || e ||| na facul e até hoje tenho dificuldade pra entender 😢, mas cada vez que eu revisito o tema por meio de videos como esse (extremamente visual) as coisas ficam mais claras até mesmo para mim com toda essa dificuldade hahaha Obrigada❤ excelente trabalho
To lendo um livro de eletromagnetismo. Daí li que a velocidade dos elétrons é baixa e pensei: "ué, como assim?". Daí pensei vou pesquisar algum livro que mostre isso de forma um pouco mais ilustrada, pois é complicado imaginar isso lendo sobre fem e lei de Kirchhoff. O primeiro vídeo que apareceu foi logo o seu e fiquei, como não vi esse vídeo antes, ja ví varios vídeos seus e invlusive tenho essa blusa que vc ta usando no vídeo. Obrigado pela ajuda a entender esse fenômeno. Ótimo vídeo👏👏🤝
Rapaz!! Esse video é bem explicativo. Por mas que seja difícil entender a eletricidade e como ela é transformada. Se quem está assistindo não tiver um pouco de conhecimento, fica meio perdido. Pq ele explicou muita informação em pouco tempo.
Obrigado, vc é um herói, todo mundo fala que AC a energia vai e vem e a DC fecha um circuito com "início" e "fim" mas ninguém nunca explicou porque e como elétrons que vão e vem conseguem ascender a dsgrça da lâmpada kkkk
Esse vídeo me ajudou muito, me fez entender melhor as propriedades eletromagnéticas. Eu estou escrevendo um livro cujo protagonista tem a habilidade de modificar e transformar as propriedades elétricas contidas em relâmpagos, usando a magia do mundo em que reencarnou para tornar esse processo possível adicionando novas propriedades a eletricidade como por exemplo: Raio Amarelo que aumenta exponencialmente a velocidade do usuário ou de objetos que o mesmo toque através de aumento vibracional controlado; Raio Azul capaz de fundir os relâmpagos e dar formas de construtos a eles, como um arco por exemplo; Raio Roxo capaz de aumentar ou diminuir o peso em objetos bem como suas massas, além de ter um controle magnético e gravitacional extremo; Raio Vermelho que quebra interações celulares bloqueando a regeneração natural e não natural do corpo, ou mesmo ampliando sua própria área de efeito, podendo transformar um arranhão em um corte profundo; Raio Nehro que é a junção do Vermelho e Roxo, ele consegue causar degeneração tecidual intensa além de ignorar alta densidade ou intangibilidade; Raio Laranja é a junção do Raio Azul e Amarelo sendo capaz de super aquecer superfícies em um nível extremo, almentar a velocidade fibracional sem almentar a densidade até mesmo tornando o usuário intangível, porém assim como o Vermelho, Preto e o Branco possui inúmeros efeitos colaterais como degeneração muscular e lesão auditiva; Por fim Raio Branco que é a junção de todas as outros raios e propriedades, desintegrando tudo aquilo que toca em um nível atômico, ou mesmos restaurando objetos ou corpos inteiros mesmo depois de serem desintegrados, além de um pressão gravitacional e calor equiparável a uma estrela de neutrons.
03:22 oposto de isolante. A resistência faz parte da natureza do condutor, apenas o condutor tem menor resistência. Olha, excelente vídeo como sempre, parabéns.
Olá. esqueceu de falar que, na corrente alternada, a lâmpada não fica acessa direto, ele pisca a uma frequência de 120HZ, ou seja, ela varia de zero para um valor máximo, depois volta a zero e vai para um valor mínimo e volta ao valor máximo, e ao mínimo sucessivamente, a cada vez que passa pelo zero, a lâmpada apaga, não vemos devido a persistência da nossa vista. Por esse motivo conseguíamos assistir televisão de tubo, que consiste em um feixe único de elétrons na tela varrendo toda a tela de cima a baixo e da direita à esquerda. Ah, um feixe para as TVs preto e branco, pois nas coloridas de tubo são três feixes que atingem pontos Verdes vermelhos e azuis "iluminando-os", mas isso é mais uma face do que fazemos com a eletricidade, Obrigado por compartilhar.
Não Sei Explicar o que acontece comigo pois acabo aprendendo Muito Mais do que Gostaria de aprender e isso é Satisfatório adoro Ciência Física Biologia e Química Deus abençoe muito obrigado #Ciencia Todo Dia
7 месяцев назад+1
Rapaz quem nunca ouviu sobre corrente elétrica deve dar um no na cabeça, muito bom conteúdo,fale mais sobre elétrica
7 месяцев назад+1
Excelente aula. Parabéns, professor, não há melhor coisa que um especialista expondo algo que entende bem
Gosto como vc fala do passado pra gente saber a origem do pensamento e quais questionamentos e experimentos foram feitos para chegarmos a uma conclusão. Incrível
Eu sempre tive curiosidade de saber qual a velocidade da eletrecidade, e nunca encontrei uma respostas. Pois agr com essa explicações pude realmente entender o real funcionamento da energia elétrica. Obg.
Oioi Pedro, sou engenheiro eletricista pela USP, achei o vídeo bem completo até, porém, ele está só parcialmente certo, um vídeo do veritasium explica como na verdade é o vetor de poynting, ou seja, o resultado do campo elétrico e magnético que de fato conduz energia. Eletrodinâmica relativística é bem interessante.
Parabéns Mr. Loos! Os conceitos do campo elétrico e do campo magnético sem boas analogias práticas são improváveis de entrar na cabeça de qualquer ser humano normal. Vídeo show!
desde adolescente eu fazia essa pergunta;, e respondia a mim mesmo dizendo: deve ter a mesma velocidade da luz, ou, quem seria mais rápido, a luz ou a eletricidade? e hoje com 56 anos, vc me respondeu kkk. obrigado. mudando d assunto; se a gravidade da lua e do sol atuam sobre o mar, significa q tbm atuam em toda matéria da terra; se colocarmos um objeto leve e maciço numa balança digital, o peso desse objeto sofreria alteração caso um desses 2 astros estivesse "exatamente" em cima do objeto? se der, faz um vídeo sobre, desde já obrigado!
Quando fiz meu curso técnico em eletrônica meu professor de eletricidade básica dizia: "o agente de disparo é a diferença de potencial ". Então em essência você precisa de uma força maior que force um movimento e, como na natureza você não cria mas transforma, vamos pegar por exemplo a coluna d'água da represa de Itaipu. A comporta fechada é uma força em potência, mas quando a água é liberada pelos dutos de condução até as turbinas, a força em potência vira força em ato, e é ali, naquela energia mecânica de N átomos de água empurrando uma turbina imantada e que está circundada por material condutor enrolado na forma de um "indutor" que a mágica acontece. Átomos de água acumulados numa coluna gigantesca de água tranformam sua força mecânica em movimento que se transforma em movimento de elétrons que atua nesse empurrar do campo elétrico pra carregar seu celular. Agora só pra ficar um pouco louco: imagina quanta energia o Sol dispendeu pra evaporar a água, pra fazê-la subir, juntar-se a nuvens, condensar cair, enfrentar a resistência de correr no solo ou até entrar em lençóis freáticos, depois correr na forma de rios, pra encher a represa de Itaipu, pra juntar aquela coluna d'água, que vira uma turbina, pra se transformar em eletricidade, alternada, e ser reduzida de milhares de volts, que baixa pra poucos milhares, que baixa para 110 ou 220 no transformador do poste da sua rua e entrar na sua casa, ser transformada em corrente contínua no carregador, forçar o acúmulo de carga em cada um dos polos da bateria pra fazer o processamento e virar esse vídeo e esse som que você percebe no celular no momento em que está lendo esse meu comentário.
Show de bola!!! ótima explanação sobre eletricidade, mas com certeza você deu um nó na mente de muitas pessoas, eletricidade é abstrato e é muito difícil de uma pessoa quê não seja um engenheiro elétrico, um eletrotécnico ou mesmo um físico de entender essa explicação!!!! rsrsrsrs.
Muito interesse, pois, a eletricidade sempre é explicada tomando como base a corrente contínua. Isso simplifica, mas não explica o movimento de cargas das correntes alternadas. A analogia com o fogo é muito interessante. Parabéns!
Vou ter que assistir esse vídeo algumas vezes para o conteúdo ficar impregnado em minha memória, porque o vídeo é muito eficiente para o estudo da disciplina de Eletricidade 😃
Me lembro de ter lido essa informação em um curso de eletrônica do instituto universal brasileiro: "Os elétrons se movem muito lentamente. É a energia elétrica que se move na velocidade da Luz." Nunca me esqueci
Pessoal, nós vimos muitos comentários ontem mencionando que o vídeo estava sem áudio, por isso reupamos ele hoje!
Obrigado pela paciência de vocês
Show
Perfeito
Po eu tava na metade do vídeo aí eu saí sem querer e quando voltei o vídeo tinha sumido pensei que tinha sido algum delírio
Boa
Assisti ontem e estava funcionando normal.
Sou eletricista a mais de 30 anos. Meu curso de elétrica fiz aos 16 anos, hoje tenho 46, já vi milhares de vídeos sobre esse assunto e posso afirmar com propriedade que o seu vídeo é um dos melhores que já vi. Deveria ser usado nos cursos formando novos eletricistas, e também, nos cursos de NR10, onde se ensina a importância da segurança no trabalho com eletricidade. Parabéns. Uma linguagem fácil de entender, com amostras simples para compreender, fantástico. Forte abraço.
Tive anos estudando física na escola. Me formei em arquitetura fazendo umas 4 cadeiras de eletrica na faculdade. Ja desenvolvi alguns vários projetos de instalações elétricas e precisei de 90 FUCKING SEGUNDOS de Pedro Loos para compreender esta coisa tão simples mas que ninguém havia sido capaz de me ilustrar em toda minha vida.. por que nunca ninguem me disse que os eltrons se movem assim???
Pois a maioria das pessoas que te ensinaram sobre eletricidade também não chegaram a aprender tão afundo sobre e provavelmente não sabem dessa informação.
Mas saber disso iria influenciar algum calculo da instalação elétrica?
Pra engajar
@@Acesar2012 hahahahaha nãoo! Pode ficar tranquilo. É mais uma curiosidade física, saber como as coisas se comportam a nivel atomico.. na teoria os calculos funcionam sempre igual, por isso os professores não se apegam muito nas "propriedades da eletricidade" geralmente
Tu fez 4 cadeiras elétricas? ☠️
Muito bom mesmo! Trabalho com eletricidade desde os 16 anos e sou fascinado nesse mundo, afinal esse comentário só chegou aqui graças aos elétrons. A corrente elétrica não é visível (na maioria das vezes), não tem cheiro e não dá pra pegar, por isto é difícil pra muitas pessoas entenderem seu comportamento e por isto também ocorrem muitos acidentes. Parabéns pelo vídeo, ele vai ajudar muitas pessoas.
Trabalho com elétrica e eletrônica por mais de 30 anos e nunca obtive tanta informação em curto espaço de tempo.
Parabéns! Você explicou algo relativamente complexo de forma simples .
Pois é, em geral, só aprendemos receitas de bolo.
E simples, o fio de cobre já cheio de elétrons. O campo eletrico gerado pelo imã em movimento empurra os elétrons do fio.
Absolutamente. Aprendi mais agora sobre vários conceitos que nos meus anos de liceu!
Concordo totalmente.
Na verdade, a explicação do conceito é simples, agora para trabalhar com eletricidade nesse nível, vai precisar de cálculo diferencial e integral. Não fica tão simples assim na medida que avança
Amigo Pedro, me permita uma singela dica: nem todos conseguem acompanhar seus raciocínios ou principalmente suas conclusões da forma rapidíssima como você expõe. Crie "pausas" propositais nos conceitos mais importantes e depois de uma importante revelação ou conclusão, não disparando outra frase imediatamente. Dê a chance da pessoa refletir e talvez até amadurecer ou tirar novas e maravilhosas conclusões sobre o que vc explicou. Neste vídeo (apenas por exemplo), vc chegou a uma conclusão importantíssima até para discussões e reflexões metafísicas (energias Espirituais, reiki, Johrei, passes por exemplo), mas cortou o efeito da fantástica conclusão fechando o vídeo com uma frase de ordem pessoal muito imediata (sem pausa), o que pode fazer as pessoas esquecerem a profundidade e a importância da conclusão anterior. Muita Paz e Luz!
Esse comentário serviu pra mim também. Grato!
Gente, se estiver muito rápido para vocês reduzam a velocidade do vídeo. Não fica estranho, garanto! Como sou professor de física usa a velocidade maior 2x. Para economizar tempo por já saber a maioria das coisas que ele vai falar. Expirmentem 0,75x já faz diferença. Se necessário vão para 0,5x. Repito, não fica estranho.
Pause vc o vídeo. Eu não tenho problema pra entender e pra falar a vdd eu deixaria de ver se o vídeo fosse assim.
Concordo com o seu comentário, o conteúdo dele é muito bom e bem explicado porém ele dispara informações como uma metralhadora e a mente de muitos não acompanha pq ele não coloca vírgula nem pausa.
Não diga isso amigo. Hoje em dia no RUclips é raro alguém que é desenrolado assim. A maioria é só enrolação. Chega a dar tédio
Rapaz... essa didática que você tem somada às habilidades de sua equipe de VideoMakers e VFX é algo que deveria ser patrocinado pelas escolas e ministério da educação! Pega literalmente uns 3 dias de aulas de vários professores que precisam fazer uma reciclagem em didática e simplifica em poucos minutos hahahaha
Ministério da educação? Amigo só é bom os vídeos dele pq são iniciativa privada. Nada do estado presta, esqueça o estado e tente ser o máximo possível independente dele amigo.
@@adrianotinoco9410 sim sim, mas minha sugestão é de patrocínio, não de assumir a gestão do projeto. É algo mais como um incentivo financeiro.
@@TheEPFM E quem disse que o Estado quer incentivar as pessoas?
@@adrianotinoco9410kkkkkkk nada do estado presta, tenta viver sem sus, ou imaginar o Brasil sem transporte público pra ter um vislumbre do país sem estado, que idiotice
@@adrianotinoco9410Ele falou patrocinado pelo mec, não feito pelo mec. Quando o estado patrocina, ele dá dinheiro pra iniciativa privada em troca de ensino ou propaganda. A qualidade seria a mesma, a diferença seria que teria mais alcance
Vivendo e aprendendo! A tecnologia facilita muito a compreensão. Fiz um curso de técnico em eletrônica nos anos 80, e a visão do que foi apresentado era realizado apenas por figuras; tínhamos de imaginar o funcionamento dentro de um circuito elétrico. É fascinante poder ver a ilustração do que ocorre, acompanhado de uma boa narração, parabéns LOSS!
O visual faz bastante diferença na aula
Aprendi tudo de elétricidade com meu avô, que era eletricista coordenador e supervisor de obra na Vale, espatriado. Se fosse esperar aprender em física na escola, não iria ter essa mesma admiração e aprendizado que possuo comigo atualmente. Desde alta/média tensão, monofásico até o trifásico, disjuntores, contactores, transformador, inversor, motores elétricos etc. Lembro de uns anos atrás que por algum motivo não conseguia entender o trifásico de jeito nenhum, mas com ele aprendi depois kkkk (e ainda foi demorado). É um aprendizado que não tem preço. Além de admirar essa arte da eletricidade e apesar de não trabalhar na área, ser independente de fazer e montar alguns sistemas sozinho é uma mão na roda que muita gente por aí não troca nem uma resistência de um chuveiro 😅
"contas malucas sem necessidade.." Aí não amigo!!!😊
Já tentei trocar a resistência de um chuveiro aqui.. claro que deu ruim.. 😅😅
@@sergiomadeirairineu6634 O que aconteceu?
@@natanwalker5321 Edson ganhou a disputa.. O que nos faz pagar pela eletricidade até os dias de hj.
Pedro, eu sou Engenheiro Químico e desde criança buscava o porquê das coisas, inclusive tinha um livro com esse nome: Porquê? Mesmo com essa dúvida por mais de 50 anos, nunca encontrei a resposta.
Aqui, neste vídeo de minutos, minha dúvida foi desfeita.
Obrigado por trazer o conhecimento e diminuir a ignorância!
Já leu o livro O sonho de mendelyev? Todo químico deveria ler esse livro.
@@joaopedrogouveia7808Já jogou Minecraft? Todo engenheiro deveria joga-lo
Amigo, tudo isto é teórico, e teorias valem o que valem.
@@vitormarum2452 Quando a teoria é simples, faz sentido, explica bem o observado e de preferência pode ser reproduzida por experimentos, é uma boa teoria.
@@joaopedrogouveia7808 Rapaz eu vi esse documentário: ruclips.net/video/H31QpHZXg6M/видео.htmlsi=_fa7razB0WjdGQjK
O livro deve ser espetacular!
Eu como engenheiro eletricista fico muito contente com esses conteúdos, a eletricidade é fascinante, nosso cérebro funciona com pulsos elétricos, tudo depende da eletricidade e campo magnético.
Você sabe que o cara é engenheiro eletricista de verdade quanto ele não fala que é um "engenheiro elétrico" hehe Boa!
Pow irmão, desculpe, mas "célebro" foi de doer, kkkk
@@jocimusician doe na alma haha,
@@voce1569 arumei a cagada
@@DaviAlmeida-nk6fg hehe bem isso
Estudo eletrônica em placas de notebooks há 4 anos e placas de vídeo, essa aula me clareou coisas que achei que nunca fosse entender, esse é o lado bom da internet.
Esse canal é muito completo P Q P, explicar isso já é muito confuso, mas eles conseguem fazer isso em 12 minutos, tipo explicar que os elétrons se movem em uma direção, e a energia em outra, os elétrons se movem muito devagar e a energia se move na velocidade da luz... Se pensar demais nisso, começa a bugar a mente kkkk mas foi 100% compreensível. 🙌🏻🙏🏻
Todo professor de física e química deveria assinar este canal! Explicações simples e didáticas, é isso que motiva os alunos a gostarem de ciência!
Onde é que tem simplicidade nisso amigo? Cara viaja de mais. Se fosse o domingos ensinaria de maneira mais simples e didática.
Sim. E são sérias e corretas também. Tem um canal de um menino que foca só na didática e comete várias gafes. Não é o caso deste canal
Tudo perfeito.
@@jogamasfaz8727 o Pedro viaja de mais mano. Ele fala uma coisa depois já volta atrás. Criando ficções e paradoxos o tempo todo. Dessa forma ele parece ser mais inteligente ,intrigando os não despertos.
@@RAVIRECORDS-sh6ewNão o vi cometendo tais gafes. Quem comete muita gafes é o Domingos. Acho que é esse o nome. Pelo menos de acordo com as questões do ENEM o Pedro é de boa.
@@jogamasfaz8727 pelo visto seu canal preferido é a globe. 👏💪☘️
esse canal é excelente para vestibulandos!!! agora que tá chegando o enem, não consigo sentar e estudar sozinha, assistir aos seus vídeos é uma ótima maneira de revisar se forma dinâmica!! seu trabalho é excelente, obrigada por isso
Você explicou e me fez entender algo que eu tenho dúvidas há quase 50 anos e que nenhum professor de física, inclusive meu pai, infelizmente, não conseguiram fazer a explicação entrar na minha cabeça dura. Até agora. Video perfeito. Devia ser obrigatório em todas as escolas na aula sobre eletricidade. 👍👍👍👍👍👏👏👏👏👏⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️
Ha
Sou Eng Eletricista, adoro esse canal e sem dúvida esse é meu novo vídeo favorito. Pude dar uma passada em um resumo dos meus 5 anos de faculdade nele, obrigado e parabéns!!
é formado a quanto tempo?
@@gustavosavalisch8105 4 anos já, amigo.
O grande mérito deste vídeo é ATRAIR A ATENÇÃO de um leigo a um tema COMPLEXO! Ele não foi pretensioso e muito menos arrogante. Apenas teve a empatia suficiente de tornar o mais simples possível a compreensão de um fenômeno altamente complexo. Parabéns pela iniciativa!
E uma distração tira Tedio
Olá Pedro...Cara Sou Eletricista a 23 Anos...este é o melhor vídeo do RUclips sobre fundamentos da eletricidade.
Parabéns mesmo Cara...
Estudo elétrica a 23 Anos, i eletricidade é complexa...
I a única forma de entender o Complexo é explicando o fundamento básico e os fenômenos físicos de forma simples e didática,,,,mesmo q tenha q mostra bolinhas se mexendo de um lado para outro...
Vídeo maravilhoso msm
Espero q este seu vídeo mostre aos demais canais de elétrica q só se chega ao aprendizado supremo, se houver a simplicidade de uma explicação mostrando a origem, a forma ou até msm d como se forma a eletricidade....
" Quer aprender o complexo estude o Simples"
🎉
Certa vez um jornalista perguntou a Einstein:
- "O Senhor poderia por favor me explicar a Lei da Relatividade?"
- "E o senhor poderia me explicar como se frita um ovo?" respondeu Einstein ao espantado reporter.
- "Pois, sim, sim que posso", ao qual Einstein replicou:
- "Bom, pois o faça, mas imaginando que eu não sei o que é um ovo, nem uma frigideira, nem o azeite, nem o fogo."
Não sei se essa conversa entre Einstein e o suposto reporter de fato aconteceu, mas ilustra exatamente o que vc quis dizer sobre se aprender o complexo estudando o simples.
É por isso que os professores na atualidade costumam falar em "construir conhecimento", pois para se chegar ao entendimento de algo mais difícil, é preciso ter um bom conhecimento de base (conhecimentos mais simples e iniciais como pré requisitos)
Rapaz ! Sou técnico a anos e sempre aprendemos que os elétrons percorrem o fio. Inclusive já lecionei isso ! OMG e agora, toda crença foi desfeita !!! kkkk
Essa foi a melhor explicação pras lacunas deixadas pela academia. Me sinto tipo APL/DPL (Antes / Depois de Pedro Loss). Muito obrigado.
Cada aula do " ciência todo dia" com o Pedro é um presente de valor inestimável no longo caminho da busca pelo conhecimento. Muito obrigado 🙏
gostei muito pois sou estudante de eletrônica e sempre fui fascinado pela forma como todas os elementos já conhecidos formam e criam os movimentos de tudo que conhecemos em nosso mundo. Sou um admirador do seu canal, parabéns pela forma como trata de diversos assuntos de forma didática, minha área é analise de sistemas, mas minha primeira opção na época era nanotecnologia na UFRJ. Ainda penso em cursar...
Fiz um ano de curao de instalador elétrica industrial no Senai e o curso é muito bom e aprendi muito, mas, eu nunca compreendi claramente o conceito de energia elétrica e como funciona. Eu achava que os elétrons se moviam perto da velocidade da luz mas nao conseguia conciliar isso com a C.A.. Agora este video foi perfeito eletrona quase nao se movem, mas a forca eletromagnetica sim se movem e muito e exercem força sobre cada eletron como resistencia e, o que de fato é a energia, nao é o eletron, mas sim o campo eletromagnetico.
Exatamente!! :D
Vc é religioso, não tem que falar sobre a ciência. Chega de religião e dos religiosos existirem
@@a7a3lr5m6 o que tu quer tá mole
Passei uma faculdade toda de engenharia tentando entender sobre a eletricidade e como ela funcionava de fato mas nunca consegui entender o real motivo, sempre ficava uma lacuna sobre essas movimentações e oq de fato acontecia Cá estou, passados mais de 15 anos, aprendendo o que levei anos para não sair do lugar. A ciência precisa mais disso, mais pessoas querendo expandir o conhecimento como esse campo elétrico no fio e menos professores pnc que cospei palavras tiradas de livros na cara do aluno. Video perfeito!
E você acha que o autor desse vídeo tirou essas informações de onde? Resposta: dos mesmos professores e livros que você critica.
Um adendo: Em corrente alternada, a presença de um campo elétrico e um magnético perpendicular, gera um vetor que chamamos de vetor de poynting, que indica a "direção da corrente elétrica", dessa forma damos a direção à corrente que a princípio não teria uma direção definida.
Puts, agora sei em que vou aplicar as aulas de geometria analítica que estou fazendo kkk
Muitas pessoas não entendem isso. Eu fiz um curso de eletricidade quando adolescente e me formei em química. Mas sempre me interessei por eletricidade, alguns anos após, compreendi isso e fiquei fascinado. Já discuti com muita gente na internet, inclusive com físicos, para explicar isso, mas realmente as pessoas não entendem e só querem discordar. Como não entendem e os professores explicam na faculdade que elétron se move lentamente, as pessoas não querem aceitar alguém na internet corrigindo a opinião delas, inclusive já corrigi e discordei de um vídeo desse canal cienciatododia, sobre este mesmo tema, pq estava ensinando errado esse tema, mas neste vídeo corrigiram. Que bom! A única coisa que discordo é que a eletricidade (não o elétron) se moveria na velocidade da luz. Como o elétron se move como uma correia dentada, ou como uma mangueira que já tem água, ele só precisa empurrar o da frente, ou seja, o tempo que leva é zero, é instantâneo, e não na velocidade da luz. Vc pode comparar com a comunicação quando vai de um lado do planeta para o outro por satélites, tem um delay, já se for pelos cabos da internet, o delay é zero. Tudo bem que o caminho é menor, pelo cabo, mas ele faz muito zig zag, entre os continentes, por baixo do oceano, até chegar ao outro lado, então deveria haver algum delay, porém o delay é zero.
Sem dúvidas do fiquei fascinado,ele resumiu o curso e a engenharia elétrica em um vídeo kkkk,tudo que eu não entendi sobre corrente alternada, elétron,e etc..ele abriu minha mente,mas vou assistir novamente...top demais...E=M.C²:Essa equação mostra a equivalência entre a energia (E) e a massa (m) de um objeto, multiplicada pela velocidade da luz ao quadrado (c²).
Resumiu não... Ele resumiu uma aula introdutória sobre o assunto.
Toma cuidado, pq achar q aprendeu tudo em um vídeo de divulgação é perigoso
O fio de cobre já está cheio de elétrons. O campo eletrico gerado pelo imã em movimento empurra os elétrons do fio.
@@henryrroland pse, to vendo a galera comentando sobre aprender de vdd sobre esse tema, sendo q ele usou mts explicações "incorretas", mas q sao necessarias pra introduzir o assunto, sendo nem o inicio de um bacharelado na area
Muito bom! A eletricidade é de fato um fenômeno fascinante!!! E a grande maioria das pessoas nem se da conta disso...
Concordo plenamente!
Didática importa? Os videos do Pedro sao um exemplo perfeito da diferença que uma boa didática faz no aprendizado.
Eu vejo esse canal a anos, porém só agora percebi que ele traz um assunto interessante (como a velocidade dos elétrons) e te ensina a base pra entender isso. Ele até usa uma frase: "Mas primeiro temos que entender....." como um gancho que puxa pra parada que teoricamente seria chata. Não sei o que vcs acham, mas isso é uma técnica de ensino extremamente boa!
Orgulho de ser engenheiro eletricista. Que saudades da minhas aulas de eletromagnetismo e suas equações de Maxwell.
Nota 10.
Uma explicação que merece o like de quem assiste a este vídeo.
Eu me formei em elétrica prlo Senai e eu sai com uma dúvida que os professores não conseguiram me responder mas esse vídeo respondeu. Obrigado ciência todo dia
E qual era a dúvida?
Senai só se preocupa com a parte braçal. Serviço entregue.
Senai da FIESP?
E porque prótons positivos e negativos estão juntos?
@@rogeriotrajano2646não existe prótons negativos, isso seria um antipróton. Acho que você se referiu a prótons que são positivos e estão ligados no núcleo atômico. Isso se refere a força nuclear forte. Uma das 4 forças fundamentais da natureza.
Incrivel como o Pedro sempre posta um vídeo sobre o que eu estou estudando na escola, tanto vídeo passado quanto esse, é Pedro, vc sabo muito
Maravilhosa sua didática, sou eletricista, sempre imaginei que os elétrons se movimentavam para um sentido, mas agora aprendi que eles se movem mas não saem do lugar, show
Acerca dos campos magnéticos, tem um vídeo muito interessante do Veritassium sobre isso. Onde ele faz uma pergunta, se ele ligasse uma bateria num fio que tinha um 1 segundo luz de comprimento pra acender uma lâmpada que estivesse a um metro dessa bateria. Quando tempo levaria pra lâmpada acender? 1 segundo, 1/C segundos, 0,5 segundos. E explica no vídeo a resposta, é super interessante. Deu uma movimentada na comunidade e ele acabou tendo que fazer um vídeo prático pra provar a resposta dele
Boa pergunta, como 1 segundo luz é uma medida de distância em relação a velocidade da luz no vácuo, a velocidade de uma onda de eletricidade em um fio seria a velocidade da luz nesse meio que seria menor que C(velocidade da luz no vácuo), então seria um pouco acima de 1 segundo ne?
@@Joaopedro-cn4ue É um bom raciocínio, mas a resposta é 1/C, o tempo que a luz levaria pra viajar um metro, porque como a lâmpada está próxima da bateria, o campo magnético gerado por ela no momento da conexão iria atravessar o ar e ir direto na lâmpada e agitar os elétrons ao invés de viajar por todo o fio. É uma pergunta super interessante, ele explica tudo no vídeo e num outro vídeo ele faz a prova real fazendo medições, se quiser pode conferir depois
@@MatheusdeBias excelente explicação, fiz a pergunta por curiosidade, mas ja suspeitava da resposta , a energia da onda eletromágnetica nesse caso se propaga para acender através do espaço(ar) e não no condutor.
Lembrando que essa energia que chega de forma mais rápida para acender a lâmpada nesse tempo bem pequeno pode ser considerada pequena, ou suficiente apenas pra ela, a depender da energia necessária pois a energia cai exponencialmente com a distância daquele pedaço inicial do fio condutor para a lâmpada , ou seja, a energia da onda eletromagnética nesse caso se propaga com intensidade alta mais próxima da superfície e o tempo seria abaixo de 1 segundo, mas não quer dizer que seja tão rápido assim como 1/c, dependendo de diversos fatores, como não ter resistência entre outros, podendo ser considerada uma situação ideal.
Um dos melhores vídeos que vc já fez, Pedro. Estou fazendo tcc pra engenheira elétrica e vc conseguiu explicar de forma muito didática um assunto complexo do eletromagnetismo, que envolve toda a compreensão das 4 leis, tu é fera demais!!!
Valeu, Cleber! E boa sorte no TCC!
Quem empurra os eletrons no conduttor,a tensão elétrica ou o campo elétrico?@@CienciaTodoDia
É a tensão eletrica. Resumindo: a carga elétrica gera um campo eletrico que induz força a uma outra carga, e tensão eletrica gera força necessaria para mover os elétrons. Tensão elétrica nada mais é que o diferencial de potencial elétrico.
Faça a analogia com o potencial gravitacional estudado na mecânica. A massa gera campo gravitacional que induz força a outra massa. Quando há diferenca de potencial gravitacional (que depende da distância entre as massas), pode ocorrer movimento dessas massas. (Por exemplo, maçã caindo na Terra).
Note que o movimento da maçã depende da diferença de potencial gravitacional e não do campo gravitacional. A maçã já caída no solo, continua exercendo força sobre a Terra e a Terra continua exercendo força sobre a maçã, ou seja, o campo gravitacional continua existindo. Mas não há movimento, porque não há diferença de potencial (que, explicando novamente, depende da distância entre as massas).
Agora faça essa mesma aplicação pra campos elétricos.
Uma curiosidade: a fórmula da força gravitacional é muito semelhante a da força elétrica: ao em vez de usar a constante gravitacional você usa uma constante elétrica, e ao em vez de usar massa, você usa carga elétrica. Interessante isso, né?
Gostei do vídeo, parabéns. Desde os 19 anos que estudo e trabalho com eletricidade, em construtoras, fábricas e escolas (ensinando), hoje tenho 32 anos e quanto mais o tempo passa mais a eletricidade me impressiona pelas infinitas coisas que podemos realizar com ela. Parece até magia mais é só física.
A Física é FASCINANTE!! Obrigado pelo ÓTIMO conteúdo!!
Finalmente entendi como corrente alternada funciona. Nenhum professor meu nunca explicou exatamente oq eu queria saber, como funciona o movimento dos elétrons e vc ensinou, Pedro. Muito obrigado!!
Provavelmente eles não sabiam também kkkk
Na verdade ele deu uma explicação extraordinariamente simplificada de como funciona corrente alternada, na verdade é bem mais complexo, especialmente como ela interage com diferentes componentes de circuitos, mas pra ir além do que ele falou é preciso saber matemática
@@nightgazr A menos que vc esteja na vanguarda do conhecimento, tudo que vc sabe já foi calculado e não precisaria ser demonstrado matematicamente para explicar o que acontece. A menos que esteja preocupado em provar, porém não é o objetivo do vídeo.
@@M.AX1MUS O ponto não é esse, é o fato de que sempre que achamos que sabemos o suficiente sempre acabamos descobrimos que há sempre conhecimento mais profundo a ser explorado e isso é ótimo. Estude!
É bom deixar vcs morrendo na ignorância.
sou da área de elétrica; queria dar mil likes em não só esse mas em todos os seus vídeos que são de altíssimo nível e só tem me agregado valor e conhecimento de qualidade; não tenho adjetivos a nível pra qualificar o seu trabalho mas sei que é algo faraônico. parabéns
Faz video sobre engenharia de alimentos e como vão usar isso para o futuro.
Esse vídeo resumiu metade das minhas aulas de eletromagnetismo da faculdade. Muito bom 👍🏼
Eletromagnetismo é o terror de muitos e paixão de outras ksksks
Sou engenheiro de software, e sempre quiz entender como funciona a eletricidade e você me fez entender em poucos minutos. Parabéns 👏🏼
Olá Pedro, estou em busca de recomendações de livros que abordem a física desde o nível básico até o avançado. Meu objetivo não é apenas entender os fenômenos físicos, mas também ser capaz de calcular e compreender profundamente como eles ocorrem. Você poderia sugerir alguns títulos que sejam didáticos e que proporcionem uma boa base teórica, bem como problemas práticos para resolver? Agradeço desde já pela ajuda!
Up
Up
Up
@@ZythenthUP
Up
Massa dms, como eletrotécnico acho muito interessante passar esse tipo de conhecimento
Por que as faculdades de ensino a distância não apresentam vídeos-aulas desse jeito? Seria nota 6 no MEC. Sonho ahhh ❤
O RUclips não quer que a gente saiba a velocidade de um elétron no fio
Aprox. 1 metro a cada 12 horas
😂😂😂😂😂@@ViTeSa
Ótimo vídeo Pedro. Pequenas correções é que em 0:49 a imagem reflete uma concepção alternativa comum em Física: que só precisa de um fio (em um terminal) para acender uma lâmpada. E em 5:45 o sentido das linhas de campo estão invertidas (em relação ao sentido convencionado)
Faça melhor então
@@Kaskarigudu calma Enzo
Sim ele trocou as linhas de força dos prótons e elétrons
acho que em 0:49 ele só quis ilustrar de forma simples a maneira como um interruptor funciona para então se aprofundar no assunto.
0:49 não tem problema, até na engenharia elétrica se usa diagramas unifilares pra representações simplificadas. Mas a correção das linhas de campo é válida
Incrível a didática desse vídeo. Show. Vou passar para meus alunos do 9 anos que estamos falando sobre o que é a Eletricidade. E eles já vão fazer uma pesquisa sobre Usina Hidrelétrica de Itaipu. Parabénsssss. Pedro
Na maioria das Faculdades de Engenharia Elétrica, esses pequenos detalhes importantes são ocultados.
Tenho plena certeza que se perguntarem para a maioria dos Engenheiros Eletricistas como os eletrões se movimentam dentro de um condutor elétrico, a maioria não vai saber explicar desta forma que @CienciaTodoDia explicou. por tanto muitos parabéns por este incrivel trabalho que este canal faz para ensinar aos amantes pela ciência exata.
Que isso mano. É engenharia de uni esquina?? Lembro até hoje de um amigo de elétrica da minha federal falando que a aula mais foda dele foi quando o professor CALCULOU a velocidade de um elétron usando como exemplo a lâmpada da sala... O Pedro não chegou nem aos pés dessa aula, tacar o número 1m a cada 12 horas sem explicar o pq desse valor ficou bem feio para ele. E a galera aqui elogiando, espero que não sejam profissionais 'avançados' na área, credo.
Pedro sou um menino de 13 anos e estou no oitavo ano e pretendo ser um fisico no futuro e o seu conteudo me ajuda muito
Eu duvido, mano.
@heniolucena1942 kkkkkkkk quando eu tinha 15 duvidaram de mim e hoje eu sou bancário
pra ser físico tem que ta vendo esse video com 4 anos de idade KKKKK
Nao ligue para quem te desanima tudo esta no nosso querer vc ainda e bem novo vai ter bastante tempo para aprender tudo que precisa para ser um grande fisico quanto aos que te criticam nao sabem nem para onde estao indo e muito menos onde querem chegar.
Faça engenharia
Iniciei minha vida profissional em uma das empresas consorciadas no fornecimento dos geradores de Itaipu, nos anos 70. Foi um grande aprendizado q me permitiu posteriormente coordenar o comissionamento de diversas outras UHE. Sigo seu canal e vc está de parabéns!!
Malta, Eu desde que comecei a estudar o ensino fundamental NEM SABIA COMO A ELETRICIDADE REALMENTE FUNCIONAVA.... MAS HOJE ENTEDI GRAÇAS A ESSE CANAL😢... MUITO OBRIGADO 🙏🏾
O canal Veritassium fez um vídeo sobre isso à anos atrás e causou muita polêmica até entre físicos que discordavam dele.
Ele até fez outro vídeo depois provando isso.
Eu assisti... Ele provou que a energia é transportada pelo vetor de Pointing não pelos fios mas sim através deles... bastante contra-intuitivo não é?
@@glcallegari Ele não "provou" isso não. 😁
Isso é um fato que qualquer um que tenha estudado eletromagnetismo deveria saber. O fio na realidade consome a energia do campo, que se transforma em calor devido ao efeito Joule. Eu acho que esse vídeo deveria ser recomendado a assistir nas aulas de física 3 ou 4.
Quando eu era criança eu achava que velocidade da luz era a velocidade de apertar o interruptor na parede e a energia chegar até a lâmpada no teto
Interessante demais!!/vídeo do Pedro+feriado=perfeição!
Como assim feriado, irmão?
@@brazilian_republic Em alguns lugares é feriado. Hoje aqui em Nova Iguaçu, RJ é dia de São Jorge.
O que parece magia é a fprma como você torna qualquer assunto extremamente atraente.
Concordo super e plenamente
Incrível! Tenho formação na área e nunca vi uma explicação tão precisa, clara e sucinta. Parabéns!
Comentário para ajudar o canal a crescer.
Meu professor favorito postou vídeo ☺
O cara disse que os condutores elétricos, como por exemplo o cobre são o oposto de "resistores " oque é verdade, mas ele mostrou no vídeo a imagem do "diodo zener " como se fossem resistores .apesar dos semicondutores como os diodos apresentarem o corpo físico que assemelha-se com resistores, ambos os componentes eletrônicos diodos e resistores são completamente diferentes, uma observação sobre os diodos e que eles podem ser usados como pontes retificadoras ,ou seja os diodos podem dar um positivo e um negativo fixos na corrente alternada, em poucas palavras, vamos obter corrente contínua. Agora sobre a explicação do vídeo, eu notei que ele não foi tão a fundo sobre a corrente contínua, pois para quem não sabe a corrente contínua também pode ser usada para alimentar uma lâmpada. Um outro detalhe que notei foi que ele não citou outros tipos de lâmpadas como por exemplo as lâmpada fluorescentes e as atuais lâmpadas de Led, mas mesmo assim foi uma boa explicação mesmo eu tendo conhecimento sobre grande parte do que foi falado no vídeo, lembrando a todos que existe mais de um tipo de diodos como por exemplo os diodos retificadores e diodos zener.
Uma pergunta:se eu tivesse um fio dando a volta no mundo , quanto tempo levaria para acender uma lâmpada?
Vai ter uma série de fatores aí.. primeiro q se fosse uma tensão de 127v apenas, a lâmpada nem acenderia porque a queda de tensão não deixaria os eletrons chegarem ao outro lado
A gente vire em um era onde os mais novos não querem nem saber ou entender como as coisas funcionam, apenas usam, e nisso acontece aquelas pessoas que acreditam em coisas bizarras como Terra plana ou qualquer outro coisa meio "burra" kkkk
Os mais novos sabem muito mais hoje. Inclusive a tolerar a velha arrogância de toda geração anterior que sempre se a última bolacha do pacote. O velho "no meu tempo..." Essa turma não se lembra de como seus pais e avós falavam?
Olá, Pedro e maravilhosa equipe!
Eu sou o Cass, ou Caasio. Estou sempre disposto a aprender um conceito novo, mas como sou um técnico em eletrônica, não foi desta vez. Apesar disso, a didática aplicada, junto com as animações, foram interessantes e inspiradoras. Quase pude sentir a tempestade elétrica formando novos caminhos no meu cérebro!
É impressionante como uma pequena mudança na abordagem de um assunto pode desencadear epifanias.
Obrigado!
🧚💫 ESCOLA DE BRUXARIA ONLINE 💫 🧚
Seu comentário foi excelente, incrível como o ser humano é criativo, desejo tudo de bom pra você e família 👍
@Davidyamazaki 🧙🏻♂️🧚⭐
Todo mundo vendo jesus e eu vendo o Pedro Loos KKKKK
Parabéns Pedro, a capacidade que vc é sua equipe tem de tornar fácil a compreensão da física é mágica, parabéns a todos!!!
Muito bom, mas no final poderia ter estendido a explicação de porqur q lâmpada fica acesa na corrente alternada e dizer que na verdade ela está piscando a 60hz. Acredito que se a corrente alternar mais lentamente será perceptível a piscada da lâmpada. Inclusive um experimento muit legal que eu participei foi pedalar uma bicicleta com um gerador acoplado. Não só a frequência da corrente, mas tambem a tensão variam de acordo com a velocidade da pedalada e da potência fornecida prlas pernas. Fazendo a lâmpada piscar e variar a intensidade da luz
Para quem não gosta eletricidade ouvir e ver o vídeo se apaixona pelo tema, concordo com Luiz Felipe " porque ninguem me disse isso antes"
Salve Pedro, eu sempre gostei de física e química antes, mas estava aposentado , sem novas informações!
São pessoas e como vc e o Sérgio que nos anima a voltar a estudar o básico para ter contado de conhecimento de maior conteúdo!!
Vc é um dos que salvam o RUclips de tanta desinformação e manipulação no Brasil!
Parabéns pelo seu trabalho!!
🎉🎉🎉
Fiz eletrica I, || e ||| na facul e até hoje tenho dificuldade pra entender 😢, mas cada vez que eu revisito o tema por meio de videos como esse (extremamente visual) as coisas ficam mais claras até mesmo para mim com toda essa dificuldade hahaha
Obrigada❤ excelente trabalho
To lendo um livro de eletromagnetismo. Daí li que a velocidade dos elétrons é baixa e pensei: "ué, como assim?". Daí pensei vou pesquisar algum livro que mostre isso de forma um pouco mais ilustrada, pois é complicado imaginar isso lendo sobre fem e lei de Kirchhoff. O primeiro vídeo que apareceu foi logo o seu e fiquei, como não vi esse vídeo antes, ja ví varios vídeos seus e invlusive tenho essa blusa que vc ta usando no vídeo. Obrigado pela ajuda a entender esse fenômeno. Ótimo vídeo👏👏🤝
Rapaz!! Esse video é bem explicativo. Por mas que seja difícil entender a eletricidade e como ela é transformada. Se quem está assistindo não tiver um pouco de conhecimento, fica meio perdido. Pq ele explicou muita informação em pouco tempo.
Obrigado, vc é um herói, todo mundo fala que AC a energia vai e vem e a DC fecha um circuito com "início" e "fim" mas ninguém nunca explicou porque e como elétrons que vão e vem conseguem ascender a dsgrça da lâmpada kkkk
Esse vídeo me ajudou muito, me fez entender melhor as propriedades eletromagnéticas. Eu estou escrevendo um livro cujo protagonista tem a habilidade de modificar e transformar as propriedades elétricas contidas em relâmpagos, usando a magia do mundo em que reencarnou para tornar esse processo possível adicionando novas propriedades a eletricidade como por exemplo: Raio Amarelo que aumenta exponencialmente a velocidade do usuário ou de objetos que o mesmo toque através de aumento vibracional controlado; Raio Azul capaz de fundir os relâmpagos e dar formas de construtos a eles, como um arco por exemplo; Raio Roxo capaz de aumentar ou diminuir o peso em objetos bem como suas massas, além de ter um controle magnético e gravitacional extremo; Raio Vermelho que quebra interações celulares bloqueando a regeneração natural e não natural do corpo, ou mesmo ampliando sua própria área de efeito, podendo transformar um arranhão em um corte profundo; Raio Nehro que é a junção do Vermelho e Roxo, ele consegue causar degeneração tecidual intensa além de ignorar alta densidade ou intangibilidade; Raio Laranja é a junção do Raio Azul e Amarelo sendo capaz de super aquecer superfícies em um nível extremo, almentar a velocidade fibracional sem almentar a densidade até mesmo tornando o usuário intangível, porém assim como o Vermelho, Preto e o Branco possui inúmeros efeitos colaterais como degeneração muscular e lesão auditiva; Por fim Raio Branco que é a junção de todas as outros raios e propriedades, desintegrando tudo aquilo que toca em um nível atômico, ou mesmos restaurando objetos ou corpos inteiros mesmo depois de serem desintegrados, além de um pressão gravitacional e calor equiparável a uma estrela de neutrons.
Fiz o curso no senai e confesso eu amo a eletricidade ela envolve muitas coisas e facilitou muito nossa vida.
03:22 oposto de isolante.
A resistência faz parte da natureza do condutor, apenas o condutor tem menor resistência.
Olha, excelente vídeo como sempre, parabéns.
Olá. esqueceu de falar que, na corrente alternada, a lâmpada não fica acessa direto, ele pisca a uma frequência de 120HZ, ou seja, ela varia de zero para um valor máximo, depois volta a zero e vai para um valor mínimo e volta ao valor máximo, e ao mínimo sucessivamente, a cada vez que passa pelo zero, a lâmpada apaga, não vemos devido a persistência da nossa vista.
Por esse motivo conseguíamos assistir televisão de tubo, que consiste em um feixe único de elétrons na tela varrendo toda a tela de cima a baixo e da direita à esquerda. Ah, um feixe para as TVs preto e branco, pois nas coloridas de tubo são três feixes que atingem pontos Verdes vermelhos e azuis "iluminando-os", mas isso é mais uma face do que fazemos com a eletricidade, Obrigado por compartilhar.
40 e tantos anos depois do colégio finalmente vi que pouco me foi ensinado, aí chega você em poucos minutos e finalmente explica !!!!!😊
Não Sei Explicar o que acontece comigo pois acabo aprendendo Muito Mais do que Gostaria de aprender
e isso é Satisfatório adoro Ciência Física Biologia e Química Deus abençoe muito obrigado
#Ciencia Todo Dia
Rapaz quem nunca ouviu sobre corrente elétrica deve dar um no na cabeça, muito bom conteúdo,fale mais sobre elétrica
Excelente aula. Parabéns, professor, não há melhor coisa que um especialista expondo algo que entende bem
Gosto como vc fala do passado pra gente saber a origem do pensamento e quais questionamentos e experimentos foram feitos para chegarmos a uma conclusão. Incrível
Eu sempre tive curiosidade de saber qual a velocidade da eletrecidade, e nunca encontrei uma respostas. Pois agr com essa explicações pude realmente entender o real funcionamento da energia elétrica. Obg.
Sou eletrotécnico há mais de 30 anos e nunca vi uma explicação tão rica em detalhes e completa como essa
Incrível... Sou formado em eletrónica e fiquei abismado com a explicação.. sensacional
Oioi Pedro, sou engenheiro eletricista pela USP, achei o vídeo bem completo até, porém, ele está só parcialmente certo, um vídeo do veritasium explica como na verdade é o vetor de poynting, ou seja, o resultado do campo elétrico e magnético que de fato conduz energia. Eletrodinâmica relativística é bem interessante.
Muito bom os vídeos e a explicação, n sou muito de comentar, porém me senti na obrigação após ser bombardeado com tanto conhecimento. Grato!!
Parabéns Mr. Loos! Os conceitos do campo elétrico e do campo magnético sem boas analogias práticas são improváveis de entrar na cabeça de qualquer ser humano normal. Vídeo show!
desde adolescente eu fazia essa pergunta;, e respondia a mim mesmo dizendo: deve ter a mesma velocidade da luz, ou, quem seria mais rápido, a luz ou a eletricidade? e hoje com 56 anos, vc me respondeu kkk. obrigado. mudando d assunto; se a gravidade da lua e do sol atuam sobre o mar, significa q tbm atuam em toda matéria da terra; se colocarmos um objeto leve e maciço numa balança digital, o peso desse objeto sofreria alteração caso um desses 2 astros estivesse "exatamente" em cima do objeto? se der, faz um vídeo sobre, desde já obrigado!
Quando fiz meu curso técnico em eletrônica meu professor de eletricidade básica dizia: "o agente de disparo é a diferença de potencial ".
Então em essência você precisa de uma força maior que force um movimento e, como na natureza você não cria mas transforma, vamos pegar por exemplo a coluna d'água da represa de Itaipu.
A comporta fechada é uma força em potência, mas quando a água é liberada pelos dutos de condução até as turbinas, a força em potência vira força em ato, e é ali, naquela energia mecânica de N átomos de água empurrando uma turbina imantada e que está circundada por material condutor enrolado na forma de um "indutor" que a mágica acontece.
Átomos de água acumulados numa coluna gigantesca de água tranformam sua força mecânica em movimento que se transforma em movimento de elétrons que atua nesse empurrar do campo elétrico pra carregar seu celular.
Agora só pra ficar um pouco louco: imagina quanta energia o Sol dispendeu pra evaporar a água, pra fazê-la subir, juntar-se a nuvens, condensar cair, enfrentar a resistência de correr no solo ou até entrar em lençóis freáticos, depois correr na forma de rios, pra encher a represa de Itaipu, pra juntar aquela coluna d'água, que vira uma turbina, pra se transformar em eletricidade, alternada, e ser reduzida de milhares de volts, que baixa pra poucos milhares, que baixa para 110 ou 220 no transformador do poste da sua rua e entrar na sua casa, ser transformada em corrente contínua no carregador, forçar o acúmulo de carga em cada um dos polos da bateria pra fazer o processamento e virar esse vídeo e esse som que você percebe no celular no momento em que está lendo esse meu comentário.
Show de bola!!! ótima explanação sobre eletricidade, mas com certeza você deu um nó na mente de muitas pessoas, eletricidade é abstrato e é muito difícil de uma pessoa quê não seja um engenheiro elétrico, um eletrotécnico ou mesmo um físico de entender essa explicação!!!!
rsrsrsrs.
Sou engenheiro eletricista e essa foi a melhor explicação que eu já ouvi. Seus vídeos são excelentes!
A forma mais elucidada de explicar como funciona a energia elétrica, parabéns meu irmão, brabo demais!
A tua explicação sempre muito clara, junto com as imagens que tu colocas, deixa tudo muito claro e compreensível. Parabéns, Pedro Loos. Obrigado.
Muito interesse, pois, a eletricidade sempre é explicada tomando como base a corrente contínua. Isso simplifica, mas não explica o movimento de cargas das correntes alternadas.
A analogia com o fogo é muito interessante.
Parabéns!
Deu de 10 à 0 no Veritasium. Esse aqui ficou muito bom, com analogias e explicações precisas desses fenomenos. Parabéns Pedro 👍👍👍
Vou ter que assistir esse vídeo algumas vezes para o conteúdo ficar impregnado em minha memória, porque o vídeo é muito eficiente para o estudo da disciplina de Eletricidade 😃
Me lembro de ter lido essa informação em um curso de eletrônica do instituto universal brasileiro: "Os elétrons se movem muito lentamente. É a energia elétrica que se move na velocidade da Luz." Nunca me esqueci