Pedro, sou formado em Engenharia Aeronáutica há 7 anos e desde o fim do ano passado resolvi procurar emprego nessa área, que sempre foi minha paixao. E está sendo um desafio e tanto, tanto psicologicamente quanto profissionalmente. Curiosamente, seu video apareceu pra mim, e mais curioso ainda é que o tema do meu TCC da graduação em 2017 foi "A utilização de aeronaves supersonicas para o transporte de passageiros". Seu video foi praticamente o meu trabalho em MP4 😅. Sempre fui apaixonado pelo Concorde e pelo TU 144. E vendo seu vídeo, me lembrei de todo o TCC, da minha paixão por aviação e do pq eu tenho que insistir em conquistar meu espaço nessa área. Muito obrigado. Eu vou conseguir. Parabéns pelo video! ❤
@@hiandossantospinheiro1321 no porta-aviões é utilizado como freio de pouso, devido curto espaço da pista. A questão é que o Flyer não levantava voo sozinho, era dependente da catapulta.
@phillipequeiroz5760 Tinha motor, tinha asas, voava e controlava sua rota, é um avião...não importa se levantava vôo sozinho ou não, os cara fizeram isso quando ninguém nem tinha feito um avião ainda, apenas aceitem
@@alvarorexs vc já ouviu o barulho dos 737-200, 727 e 707 ao vivo? Morei a 2km da cabeceira de uma pista do aeroporto na minha cidade as janelas de casa estremeciam a cada decolagem desses aviões. Mesmo o concorde tendo uma "massa" parecida que um 737, eram 4 motores a jato extremamente ruidosos.
Numa entrevista, um antigo comandante de Concorde comentou sobre a desilusão manifestada por uma passageira quanto ao voo supersônico. Segundo ela, a experiência do passageiro era exatamente a mesma de qualquer outro avião comercial, ela esperava algo mais emocionante. Aí ele explicou que essa parte (deixar o voo exatamente igual) foi justamente a que deu mais trabalho. E que velocidade não é sentir o avião sacudir e vibrar, velocidade é você embarcar em Londres logo após o por do Sol, atravessar o Atlântico, pousar em NY, olhar para o horizonte e testemunhar o segundo por do Sol deste mesmo dia. *_Isso_* é velocidade. O outro comentário dele foi que até o Concorde, a aviação se acostumara a desempenho cada vez melhor, a velocidades cada vez maiores. E que ia ser meio estranho termos que explicar aos nossos filhos e netos que um dia, no passado, nós voávamos entre Londres e NY em 3 horas, em vez das 7 que vemos hoje.
cara, na hora q ele disse: "até que um comissário de bordo fazia o anúncio mais esperado por todos: Sejam bem vindos ao Voo Supersônico", arrepiei tá, eu me imaginei na hora sendo um dos passageiros
Nossa eu tb arrepiei todinha, e olha que morro de medo de viajar de avião (porém viajo por necessidade). Mas com certeza eu esqueceria td se tivesse vivido essa experiência, e estive lá escutando esse anúncio, muito foda!
Incrível como você consegue falar perfeitamente de física quântica em um vídeo, e no outro você fala perfeitamente sobre história, geografia, geopolítica, etc.
Gente, descansem. Se querem respostas para coisas que não fazem sentido pra vocês ou se, se importam demais com o conteúdo alheio, pesquisem sobre o estoicismo e a arte de não sofrer. Paz a todos O cara é extremamente inteligente e não tem como negar, mesmo que isso seja fruto de um bom roteiro.
Eu ja tive o "prazer" de presenciar um sonic boom, quando eu era criança eu morava em um lugar que tinha bastante campo aberto, seguido passava caça do exército voando, um dia passou um meio baixo e deu esse sonic boom, lembro que quebrou uma janela da casa, o barulho parecia que um canhão tinha disparado uma bola de aço do lado da casa, é muito alto, o impacto é absurdo, parece que bate uma marreta no peito quando o som chega, isso foi bem no começo dos anos 2000, bem por 2001 ou 2002
@@DomingosSan a aviação do exército só tem aeronaves de asa rotativa (helicópteros). A marinha tem em carga, mas praticamente não voa, e quando voava ainda era com militares da FAB. Não somos os EUA que cada força armada é maior do todas do BR juntas e dá pra descentralizar tudo.
Percebam como os motores dos aviões ficaram maiores, com uma enorme razão de Bypass. É que descobriram que isso faz economizar combustível, um fluxo de ar maior correndo por em volta da turbina não necessariamente sendo comprimido na turbina gerando muito mais economia e menos ruído. A aviação está sempre evoluindo em seus avionics tb, mas isso fica menos perceptível para o grande público.
Os processos de otimização das tecnologias são importantíssimos. Pena q por vezes, pra manter o lucro alto, os fabricantes sabotam a evolução de tecnologias. A lâmpada foi um exemplo clássico. Mas hoje temos o exemplo dos celulares, q já poderiam ser menores e mais eficientes, mas se mantém o tamanho pois encher de bugigangas inúteis mantém o preço alto. Idiossincrasias econômicas...
@@heliosantos8320 Exatamente, além de que eu não preciso de um celular com a mesma capacidade de processamento que um computador. Eu queria muito que existisse um smartphone com um processador razoável, um sistema operacional limpo e leve e uma bateria com duração maior que só 1 dia.
@@heliosantos8320 eu concordo com vc, mas sobre o tamanho, acho que podiam variar mais, mas manter ainda alguns celulares do tamanho que estão atualmente, porque se a pessoa não tiver pc, e não tiver nada para fazer da vida, e ficar o dia inteiro no cell (não é o meu caso, claramente) é bom um celular maior, mas só porque eu sou fresco mesmo
Pedro, parabéns pelo vídeo. Sou estudioso e entusiasta do Concorde há quase 25 anos e desenvolvi o modelo de voo e peso e balanceamento de um pacote adicional do Concorde para o Flight Simulator 2004 (SSTSIM Concorde). O nível de detalhes está incrível, e as informações que são mais pegadinha, estão todas corretas! Só tenho uma coisa adicionar: sobre o Tupolev Tu-144 / Concordski, é sabido que o Tu-144 foi baseado em plantas iniciais do Concorde, roubadas por agentes russos na França. Bem no estilo russo de engenharia aeronáutica de "bote um motor potente o suficiente que voa", o Tu-144 tinha aerodinâmica bem grosseira e dependia do uso de pós-combustão para voo em cruzeiro, o que aumentava barulho e principalmente o consumo. A falta de refinamento aerodinâmico era, literalmente, visível, com as asas planas e a necessidade dos canards (as pequenas asas perto do nariz).
Seus vídeos são simplesmente fantásticos e a forma como vc aborda o tema, sempre com um tom bem humorado faz a diferença. Meus parabéns! Aproveito para dedicar esse episódio ás vítimas dessa última tragédia da aviação mundial. Peço uma prece a todas as famílias.
Como diria o Lito, o que faz um avião voar é dinheiro. Um avião supersônico consome quantidades absurdas de combustível, fora os custos de manutenção e o barulho que faz, o que torna a operação desse tipo de avião muito cara. Não basta um avião ser rápido e avançado, ele precisa ser lucrativo para a companhia aérea.
Exatamente no mundo que menos é mais para o meio ambiente e queima de combustivel nao é vantagem ter esses avioes com gasto caros demais que nao geram lucros para valer a pena esse voo em escala comercial.
Perfeito, mas em décadas já poderiam ter minimizado o consumo e os demais problemas.. em 2024 ainda levamos quase um dia de viagem dependendo do lugar, é inaceitável
Acho q nunca te disse isso, mas na minha juventude eu sempre odiei ciências, nunca me interessei mesmo; mas desde q comecei a assistir vc eu passei a gostar e isso já faz alguns anos ai. Obrigado por tornar esse assunto divertido e de fácil entendimento pra quem não é da área. Amo seus vídeos, um grande abraço e fica com Deus meu mano!
Pra quem não sabe, existe um projeto chamado supersonic boom que está com previsão de começar a operar em 2029, por conta das devidas experiências do concorde, a fuselagem da aeronave será totalmente de um material específico para que não se não se dilate igual concorde, em torno de uns 15cm eu acho, não sei ao certo, mas por conta do Brasil está com a ANAC, o mesmo só poderá voar por cima do mar, assim não irá afetar onde tem vegetação ou casas, pois a água mesmo que sofra o impacto da quebra da barreira de som, não terá o mesmo efeito do que em terra! Eu acho que é isso !
Pedro, Bartolomeu de Gusmão, santista como eu, apresentou um protótipo de balão de ar ao então rei de Portugal em 1709, mais de 7 décadas antes dos irmãos franceses. Não houve voo tripulado, mas o primeiro protótipo é definitivamente brasileiro também. Assim como o primeiro avião :)
Kra, que video maravilhoso...O concorde é realemente uma coisa linda, tive a oportunidade de entrar dentro de um num museo Aeronaltico na frança, o bixo é lindo. Mas não tinha feito a relação dele como o 11/07 e nem sabia do primo russo dele. Esse vídeo me deixou muito feliz. Homem vê avião comercial super sônico, homem feliz.
Um projeto incrível de avião supersônico que não foi pra frente, é o Boeing 2707, o Concorde Americano. uma aeronave que foi projetada para competir com o Concorde anglo-frances, mesmo não entrando em produção, era muito lindo.
@@adelmofilho742O Concorde tinha engenheiro de voo e navegador! Haha... E pensar que alguns aviões soviéticos como o AN-124 e o finado AN-223 ainda são assim
@@VitorFrancischini-p5l O finado era o 225 (e eu o achava fantástico pelo que fazia). Tem um vídeo da (nada elegante) cabine do 225 que o engenheiro de voo vira a poltrona pra ficar próximo do pedestal das manetes de potência e ele ajuda a acelerar os motores. O piloto fica com os dois motores da esquerda, o engenheiro de voo com os dois centrais e o co piloto com os dois da direita. É esquisito ver um avião que precisa de 3 pessoas pra acelerar os 6 motores. Mas era fantástico.
Infelizmente esse projeto foi descartado quando a Boeing descobriu o sucesso do 747 e o fato de que era exatamente o que as cias precisavam na época (aliás, foi justamente o 747 que revolucionou e popularizou viajar de avião). Pois naquela época, achava-se que necessariamente o futuro da aviação seria supersônico.
Na hora que teve a reportagem eu tava fazendo um avião de papel personalizado da GOL eu adoro aviação então fui correndo pra sala e fiquei surpreso de um avião de passageiro brasileiro ter despemcado dos céus já que a aviação brasileira é bem segura os piores casos foram só 2 o da TAM de junho de 2007 e o gol 1907
Concorde em SP e Foz do Iguaçu foram em voos especiais. Os rotineiros mesmo usavam o aeroporto do Galeão. Eu mesmo, em 1976 foi naquele aeroporto carioca só para ver o Concorde chegar. Tenho as fotos até hoje.
Pedro, já leu a biografia do Santos Dumont escrita por Paul Hoffman? É cheio de detalhes técnicos sobre as mais diferentes máquinas do mineiro. O cara era de fato um experimentador. Hora tentava reduzir peso ao máximo, testava. Mas quando via necessidade de um aparelho mais estável fazia outro maior. O próprio autor americano não dá o braço a torcer, mas fica claro que o mérito de pai da aviação cabe muito mais ao Santos Dumont. Foi neste livro que descobri que "bis" em 14 Bis, significa "anexo", que eu fã de StarTrek traduziria para "Nave Auxiliar". Isso porque antes de voar sozinho de fato em Paris, Santos Dumont no litoral da França colocou um grande dirigível para rebocar o avião, testando assim a aerodinâmica. Este dirigível é que era o número 14, E 14 Bis era seu "anexo".
16:32 Mas que fique claro que o (até hoje único e o que tornou ele uma das máquinas mais seguras da história da engenharia) acidente da história do Concorde não foi causado totalmente por ele; a ruptura do tanque dele se deu devido a passagem em alta velocidade de um dos pneus sobre uma peça que se desprendeu de outro avião que havia decolado antes do Concorde.
Que vídeo excelente como sempre Pedro e toda sua equipe, como sempre!!! Este canal é uma das principais inspirações que nós temos para continuarmos com nossos trabalhos e esforços!!!
Cara que edição FODA. Com a quantidade de videos que vc faz com essa qualidade de roteiro e esse capricho de edição faz até parecer que fazer vídeo bom no YT é a coisa mais fácil do mundo
Os aviões nos porta aviões também precisam de catapulta pra decolar, nem por isso deixam de ser aviões... O 14 bis mal saia do chão, voava pouquíssimos metros 🤡
@@gustavomelo216estude a história do grande Santos Dumont e entenderá que ele foi um pioneiro da aviação em todas as suas fases iniciais... sem suas invenções, nenhum voo seria possível, nem nos dos irmãos americanos que voaram por catapulta e não o fizeram sob os olhos do grande público, como fez Santos Dumont.
@@AB-kv2ql Você está incorreto amigo, o Flyer 3 voou em Kitty Hawk em 1905 por 39 minutos e com centenas de testemunhas, sem catapulta e sem trilho. Outra coisa, os requisitos para ser um avião é usar propulsão à motor e manter voo controlado, o Flyer 3 atingiu esses requisitos antes do Santos Dumont voar com o 14-Bis,
Muito bom este vídeo, com apenas duas ressalvas: 1. O video dá a entender que que o Tupolev TU-144 foi o primeiro avião supersônico, mas este mérito cabe ao Bell X-1 em 1947, 23 anos antes. Eu entendo que o video se refere a aviação comercial, mas os menos informados podem ficar um pouco confusos. 2. Aos 19:16, este avião não é um B-52, mas um B-25 Mitchell (bi-motor a pistão da Segunda Guerra). O avião correto (jato, com 8 motores) aparece aos 19:25.
Motivo 1 - até 1970 o petróleo era um commodity barato, com as sucessivas crises o preço disparou e nunca mais retornou aos níveis de antes. Motivo 2- o 11 de setembro mudou completamente os padrões de segurança, voos domesticos e internacionais se tornaram mais burocráticos e a operação nos aeroportos ficou mais cara. Motivo 3- a internet reduziu a necessidade de deslocamento fisico.
Pensei que eu estava no Canal Aviões e Músicas e que o Lito tinha pintado o cabelo 😅😅😅. Brincadeiras a parte, belíssimo vídeo. Muitas informações relevantes e fatos históricos. Parabéns, Pedro!!!
Tive o privilégio de entrar em um Concorde ,verdadeiro ,no museu de Simsheim ,na Alemanha ...e é realmente incrível ... da pra se imaginar voando nele...
Na verdade estão mais seguros e eficientes, gastam muito menos combustível, tem muito menos ruído, usam sistema fly-by-wire, que controla por meio de computadores, usam motores de alta razão de passagem com sistema fadec, usam materiais compósitos na fabricação, instrumentos totalmente eletrônicos, acho que evoluíram muito desde por exemplo, o 707, até o 787...
Em partes. Eles não mudaram muito o design nem a velocidade. Mas os motores se tornaram mais silenciosos, econômicos, a composição da fuselagem mais leve e os painéis de controle se tornaram mais modernos e seguros.
Negativo, não pararam no tempo! Ao contrário, estão cada vez mais modernos e eficientes. Dentro da atmosfera, até foguetes não conseguem manter velocidade hiper sônica, quem dirá ter eficiência que justifique o preço. É um problema extremamente complexo.
Uma correção: O tupulev não foi o primeiro avião a ultrapassar a barreira do som, mas sim o primeiro avião comercial a ultrapassar a barreira do som, o primeiro avião a ultrapassar a barreira do som foi o Bell X-1
Corrigindo sua correção: o primeiro avião comercial a quebrar a barreira do som, na verdade, foi um Douglas DC-8, que em 21/08/1961, durante um mergulho num voo de testes, alcançou Mach 1,07.
@@Palitinho15 corrigindo a correção Rsrs you are amazing guys. Tenho certeza que no final da 2 war algum 262, p-47, thyphoon, ou coisa semelhante pós guerra rompeu a barreira do som. Só que.sem registro.
@@tarcisioghignattibeckenkam4845 acho que ta errado ae amigão, P-47 não, já que tinha velocidade total de 680KM, nem Typhoon, mas ME 262 sim. Alcançavam em torno de 1.050 KM por hora. Então o ME 262 foi o primeiro v:
O bico era para o piloto ver a pista porque o bico se esticava em cruzeiro para melhor aerodinâmica! O movimento de táxi era devido o tamanho colossal dessa aeronave, acredite, ela é imensa
É porque em operação de pouso e decolagem esse modelo se inclinava muito pra cima, bem mais que os normais, o piloto ficaria vendo apenas o céu. Em voo nivelado ele fica, bem, mais nivelado e não tem tanta necessidade de olhar pra frente, aí o bico se alinha com o corpo
@@pozzobons_farmstambém na fase de aproximação da pista para pouso, pois por conta da sua asa em formato Delta e alta velocidade de aproximação, o angulo de ataque era muito grande afim de reduzir a velocidade ao máximo possível, com isso se o nariz da aeronave não se movesse para baixo ficaria impossível dos pilotos verem a pista.
O bico abaixava pra poder enxergar as taxiways e na hora do pouso, como o concorde não tinha flaps, o piloto chegava com um ângulo muito alto pra reduzir velocidade na hora do pouso, e se o nariz não abaixasse seria impossível ver a pista
Pequena correção, no video, o Kurt Kobain disse que o Tupolev TU-144 foi o primeiro avião da história a quebrar a barreira do som, mas na verdade, o TU-144 foi o primeiro avião DE PASSAGEIROS a (passar de mach 2)
Foi muito explicativo esse vídeo, parabéns, assisti do começo ao fim. Acredito que todos tem alguma inteligência ou habilidades, na minha opinião a genialidade que é única, ou você tem ou não tem.
Talvez o fator da guerra seja um dos principais motivos. Quando há guerra, os países tentam ao máximo evoluir sua tecnologia (primeira guerra mundial,segunda guerra, guerra fria e etc) e outras coisas
@@victordomingues6882kkkkkk não é preciso ter uma guerra para isso acontecer. Só disse que a guerra pode ser um dos fatores. Mas é obvio que as empresas tem esse papel "nas mãos"
@@victordomingues6882 Se vai ser inventado ou se é possível eu não garanto, mas posso te confirmar que se for vantajoso para a guerra garanto que o desenvolvimento da tecnologia definitivamente vai ser acelerado, e essa que é a questão aqui
@@victordomingues6882sempre foi a guerra q proporcionou avanço significativo na tecnologia, coisas simples hoje, como GPS, raio-x entre outros foram inventados para a guerra e hoje são usados de forma corriqueira, guerra em grande escala gera tecnologia em grande escala, ao custo de milhões de vidas, mas gera.
Eu me lembro dessa visita do Concorde no Rio de Janeiro. Eu era garoto de uns 7 a 9 anos, por aí. Meu pai (meio que um agente "Axel Foley", personagem de Eddie Murphy, dono de uma conversa sem rival, kk), portando apenas uma 'carteira de reservista R2', e dizendo que queria apenas mostrar o avião ao filho, foi ganhando acesso repetidamente até chegar ao PÁTIO (pista), c/ o avião lá em exposição. Era dia, provavelmente uma manhã. Resumindo, meu pai chegou até o início da escada de embarque, no solo. Já eu, criança, foi-me permitido SUBIR a escada e adentrar c/ a cabeça a porta da aeronave. Me lembro bem, não havia poltronas, mas apenas PAINÉIS de instrumentos, em tom escuro. Depois vim a saber que eram instrumentos de medição. (...) Foi nos dado, a mim e meu Pai, dois exemplares de Divulgação do Concorde. Mas não era um "folder"; estava mais p/ um LIVRO! rs Eram páginas e páginas de fotos e material jornalistico, retratando o desenvolvimento do empreendimento. Nesse "livro" (formato mais ou menos de uns 40 x 40cm, c/ 1cm de espessura), havia ainda contracapas c/ enxaixes p/ guardar/abrigar ainda mais detalhes técnicos "de última hora", estes sim, apenas folders. Ainda tenho os 02 "livros". Um já meio "maltradado", outro ainda em ótimo estado. Não me servem de nada, porém os mantive como recordação de uma época, de "um dia de aventura c/ meu Pai", rsrsrsrs. TALVEZ tenha sido um dos poucos brasileiros que subiu aquela escada naquele dia. Me lembro que vários homens fardados não chegaram onde eu e meu pai chegamos (ele ao pé da esca, eu chegando a subi-la), rsrsrsrs.
@@icaro1992able ... então eu, autor do comentário e portador da memória descrita, comparo meu Pai a um inocente personagem fictício de um filme quase comédia e vc compara meu Pai a uma figura controversa, meio Coach, meio político? Talvez vc o seja, comparável a Pablo Marçal, que afirma coisas sem fundamento. (...) Meu Pai nunca violou a Lei. Era pai (de fato), e queria apresentar ao filho, ao vivo, um expoente da tecnologia aeronáutica, há época. O papo de meu Pai não era "queixo bobo": homem lido, discursava sobre História e tecnologia de forma fluente. Cresci ouvindo sobre funcionamento de submarinos nucleares, história da 2º guerra mundial e suas tecnologias revolucionárias, geralmente de origem alemã. Na sua coleção de livros, encontrava-se Isaac Asimov, Conan Doyle, Julio Verne, entre outros. Sobre a carteira de Reservista R2, era época da Ditadura, no Brasil. Então, por um lado, os militares (ainda que reservistas), gozavam prestígio. Por outro, uma simples carteira de reservista era facilmente identificável. Portanto, dificilmente alguém deixou-se enganar pela exibição da carteira R2. Provavelmente foi Carisma de Meu Pai e a própria situação verdadeira: um Pai e um Filho, num dia de Sol, num evento único. Não houve mentira, ou quebra da Lei. Houve Entusiasmo, Alegria, Familiar! E, pelo sucesso da "operação", deve ter sido algo aprazível de ser visto, haja vista a cooperação das inúmeras pessoas organizando o evento. As autoridades, os "homens fardados" a que me referi, repetindo, deveu-se ao fato de que era época da Ditadura Militar no Brasil. Talvez vc, caro amigo, possa ser melhor comparado a Pablo Marçal, que fala coisas sem prova (ou nega coisas sobre as quais HÁ SIM provas - vide fato recente). Mas isso c/ vc, se comparar vc msm a Pablo Marçal. Meu Pai, ingenua e carinhosamente, só poderia ser comparado, jocosamente, ao personagem a que me referi. Mas, no sério, ele não "queixava", de forma boba. Ele alavancava o entusiasmo das pessoas. Ele sabia combinar o objetivo dele (no caso, mostrar uma maravilha tecnológica ao filho) com o discurso de alguém que, DE FATO, amava tecnologia (e, portanto, a conhecia de forma acima da média). Então as pessoas entendiam que REALMENTE ele queria mostrar aquela "coisa" ao filho, que fazia parte da cultura daquela família. E ajudavam!
@@ricardosousa3954 Relaxa cara, foi apenas uma piada, não precisa escrever uma monografia. Mas, se ofendi a memória do seu pai, eu sinceramente peço desculpas. A comparação com o Marçal foi no quesito de lábia.
Não se espante com a altura do voo. Quanto mais alto, mais longe do perigo. Quanto mais você se eleva, mais tempo há de reconhecer uma pane. É quando se está próximo do solo que se deve desconfiar. Santos Dumont
Uma pena o que aconteceu com o Concorde…infelizmente, não houve tanta evolução na aviação comercial nas últimas décadas…vídeo de excelente qualidade de informação.
Minha rede branca Meu cachorro ligeiro Sertão, olha o Concorde Que vem vindo do estrangeiro O fim do termo Saudade Como o charme brasileiro De alguém sozinho a cismar
Pedrão meu amigo e conterrâneo! Canal Tierri Whisky aqui! Mestre no final de seu vídeo, o amigo fala da Boeing chegando ao espaço, o lançamento foi adiado diversas vezes, quando chegou na estação espacial a capsula teve que atracar manualmente, a missão de 8 dias já dura mais de 40, pois a capsula não tem condição de retorno a terra, e o pior, além da Boeing ter fechado um contrato a preço fixo com a NASA e estarem levando mais de 1 Bilhão de dólares em prejuízo, talvez eles terão que abandonar a capsula e deixa-la queimar na atmosfera terrestre, pois simplesmente não tem como utiliza-la, vão precisar mandar outra empresa para buscar os astronautas... *Está UM CAOS POR LA* A situação da Boeing é tão seria que talvez eles nunca mais atuem no seguimento pelos prejuízos que estão amargando e problemas q estão enfrentando! PS. vale video nessa viu! *TMJ meu amigo!*
@@PedroHenriqueC.Ferreira Usando uma catapulta no meio do mato, Santos Dumont voou em paris e o avião dele voou por meios próprios coisa que os irmãos wright foram fazer uns 2 ou 3 anos depois com um motor europeu mais moderno que é Wright Flyer III, o Flyer 1 só eles e meia dúzia de locais viram sair do chão com uma catapulta mais confia
@@hudson3586 Cara,somente no Brasil e em poucos lugares no mundo Santos Drummond é considerado o criador do avião. É bem provável que só tenha sido algo que tenha pegado aqui no BR como a "fórmula de basckara". Por uma questão de maior concordância na comunidade científica eu adepto a opinião da comunidade acadêmica internacional. Apesar de gerar debates NO BRASIL no mundo afora é reconhecido que os Wright inventaram o avião.
@@PedroHenriqueC.Ferreira E dai? Ele voou em paris o centro do mundo da época, todos os jornais da época o consideraram o inventor do avião, a sua invenção foi tomada depois retroativamente por uso de influencia politica e hoje os americanos renegaram ele ao esquecimento, se vc quer acreditar na catapulta + planador americano tudo bem, mas vc nunca vai essa coisa voando, só a versão de 1908
Na verdade é o oposto! Um vento contrário ao avião ajuda ele na decolagem, pois o que dá a sustentação ao avião, e não deixa ele cair, é justamente a velocidade das asas em relação ao ar. Então digamos que a aeronave precise de 250km/h (em relação ao chão) para decolar. Com um vento de 30km/h na direção contrária, ela precisaria de 220km/h. Se o vento fosse na mesma direção, aí sim atrapalharia, ele precisaria de 280km/h. Tudo de forma simplificada claro, mas isso (a velocidade ser em relação ao ar) explica o porquê de ser difícil manter sustentação em altitudes muito elevadas
nos anos 80 eu ví o Concorde uma vez sobrevoando a cidade do Rio de Janeiro, e algumas vezes fui ao aeroporto internacional do Rio de Janeiro para ver a chegada e partida do mesmo.
Garanta já duas camisetas por R$129,90!
Lembrando que é a Loos que escolhe as estampas ein!
Clica aqui: useloos.com.br/products/caixa-surpresa
Sou fã ❤❤❤
Se dê ao trabalho de conferir a altura do som dos outros vídeos e propagandas; compare com o som do seu video para o padronizar. POR FAVOR!
@@OmarAMassa-cq7io cala a boca veio
Só para corrigir Angola era Comunista na época da guerra fria
@@DavidRocha-mv4wc*Em 21/01/1.073 O Avião Concord o avião +++ veloz do mundo voa direto ao Rio de Janeiro Brasil*
Eu nunca viajei no Concorde, mas tive a chance e felicidade de vê-lo chegando ao Rio de janeiro em 1977...Inesquecível!
Eu vi nos anos 80, quando estava na Ilha do Governador, o Concorde estava no tráfego para o pouso.
Caramba, que experiência
Deve ter sido uma experiência incrível!
Uma lembrança incrivelmente única !! Uma relíquia na sua mente guardada!! Concorde?😅
n sabia q ele ja veio para o brasil
Ce sabe que Dumont é um verdadeiro mineiro quando as rodas do avião são chamadas de Trem de Pouso
😂😂😂❤
KKKKKKKKKKKKKK nunca parei pra reparar nisso
Hahahhhahahhaha
KKKKKKKKKKKKKKKK genial
Essa foi boa 😂
Pedro, sou formado em Engenharia Aeronáutica há 7 anos e desde o fim do ano passado resolvi procurar emprego nessa área, que sempre foi minha paixao. E está sendo um desafio e tanto, tanto psicologicamente quanto profissionalmente. Curiosamente, seu video apareceu pra mim, e mais curioso ainda é que o tema do meu TCC da graduação em 2017 foi "A utilização de aeronaves supersonicas para o transporte de passageiros". Seu video foi praticamente o meu trabalho em MP4 😅. Sempre fui apaixonado pelo Concorde e pelo TU 144. E vendo seu vídeo, me lembrei de todo o TCC, da minha paixão por aviação e do pq eu tenho que insistir em conquistar meu espaço nessa área. Muito obrigado. Eu vou conseguir. Parabéns pelo video! ❤
se catapulta é avião, estilingue é drone kkkkkkkkkkkkkkkkk
Tinha motor, catapulta era só pra melhorar o decolamento, igual como fazem em porta aviões
@@hiandossantospinheiro1321 no porta-aviões é utilizado como freio de pouso, devido curto espaço da pista. A questão é que o Flyer não levantava voo sozinho, era dependente da catapulta.
@phillipequeiroz5760 Tinha motor, tinha asas, voava e controlava sua rota, é um avião...não importa se levantava vôo sozinho ou não, os cara fizeram isso quando ninguém nem tinha feito um avião ainda, apenas aceitem
@@hiandossantospinheiro1321 eu não neguei isso. Aceite a interpretação pra si mesmo primeiro
@@hiandossantospinheiro1321 Levanta-va?? Essa aí não dá nem pra por a culpa no corretor😂
17:33 Coitado do Concorde, tá até de biquinho pra baixo depois que anunciaram que era o último vôo dele.
Kk
kjkkjkjjkjkkjkjj
era pelo fato de o bico atrapalhar a vista para frente e para baixo, por isso inclinavam o bico pra melhorar o campo de visão
Broxou
Eu estudava na Ilha do Governador no Rio, onde fica o Galeão. Me lembro das carteiras tremendo quando o Concord chegava. Impressionante!!!!
Deve ter sido uma experiência bem marcante
Tremeria pq? Se a velocidade de pouso é igual para todos, é o Concorde é bem menos pesado que um 737.
😂😂😂 o avião daquele ultrapassando a velocidade do som.. vc queria o que??@@alvarorexs
@@LordXii13 ele pousa na velocidade do som? Quando ele atinge essa velocidade já tá muito alto. E olhe que expliquei.
@@alvarorexs vc já ouviu o barulho dos 737-200, 727 e 707 ao vivo? Morei a 2km da cabeceira de uma pista do aeroporto na minha cidade as janelas de casa estremeciam a cada decolagem desses aviões. Mesmo o concorde tendo uma "massa" parecida que um 737, eram 4 motores a jato extremamente ruidosos.
Lembre-se pessoal, Santos Dumont é pai da aviação, não é atoa que ele é tão mestre nisso que voou com o avião ao contrário
Comentário de um engenheiro dando pitaco em psicologia. Resumindo, nada a ver.
O seu nome é muito específico
Drummond de Andrade?
Fez um híbrido de poeta e engenheiro! Dumont não pariu nada, mas evoluiu e mesclou vários conceitos.
@@tarcisioghignattibeckenkam4845o seu comentário é um engenheiro dando Pitágoras em filosofia?
Numa entrevista, um antigo comandante de Concorde comentou sobre a desilusão manifestada por uma passageira quanto ao voo supersônico. Segundo ela, a experiência do passageiro era exatamente a mesma de qualquer outro avião comercial, ela esperava algo mais emocionante. Aí ele explicou que essa parte (deixar o voo exatamente igual) foi justamente a que deu mais trabalho. E que velocidade não é sentir o avião sacudir e vibrar, velocidade é você embarcar em Londres logo após o por do Sol, atravessar o Atlântico, pousar em NY, olhar para o horizonte e testemunhar o segundo por do Sol deste mesmo dia. *_Isso_* é velocidade. O outro comentário dele foi que até o Concorde, a aviação se acostumara a desempenho cada vez melhor, a velocidades cada vez maiores. E que ia ser meio estranho termos que explicar aos nossos filhos e netos que um dia, no passado, nós voávamos entre Londres e NY em 3 horas, em vez das 7 que vemos hoje.
Na verdade, nós mesmo nunca voamos de entre Londres e NY em 3 horas, quem voou mesmo foram os ricaços!
@@Vivian2290 exceto na URSS onde os passageiros do "Concórdki" eram passageiros de voos normais que eram sorteados e poderiam voar supersônico.
Sempre acrescentando Corisco, parabéns.
@@AfonsoBuccovocê acredita mesmo que o sorteio não era fraudado?
Não entende nada como funcionava a União Soviética 😂😂😂
@@silvanschneider1288 Obrigado!
Acompanho o Pedro desde o seu início e cada vez que passa ele fica mais velho, eu também, ele fica mais filosófico, eu também. Abraços meu caro
cara, na hora q ele disse: "até que um comissário de bordo fazia o anúncio mais esperado por todos: Sejam bem vindos ao Voo Supersônico", arrepiei tá, eu me imaginei na hora sendo um dos passageiros
Nossa eu tb arrepiei todinha, e olha que morro de medo de viajar de avião (porém viajo por necessidade). Mas com certeza eu esqueceria td se tivesse vivido essa experiência, e estive lá escutando esse anúncio, muito foda!
Incrível como você consegue falar perfeitamente de física quântica em um vídeo, e no outro você fala perfeitamente sobre história, geografia, geopolítica, etc.
Se chama roteiro
Perfeitamente? Kkkkkkkkk
@@trollconfiavel
E também teleprompter
isso é o poder do ensino superior?
Gente, descansem.
Se querem respostas para coisas que não fazem sentido pra vocês ou se, se importam demais com o conteúdo alheio, pesquisem sobre o estoicismo e a arte de não sofrer.
Paz a todos
O cara é extremamente inteligente e não tem como negar, mesmo que isso seja fruto de um bom roteiro.
Eu ja tive o "prazer" de presenciar um sonic boom, quando eu era criança eu morava em um lugar que tinha bastante campo aberto, seguido passava caça do exército voando, um dia passou um meio baixo e deu esse sonic boom, lembro que quebrou uma janela da casa, o barulho parecia que um canhão tinha disparado uma bola de aço do lado da casa, é muito alto, o impacto é absurdo, parece que bate uma marreta no peito quando o som chega, isso foi bem no começo dos anos 2000, bem por 2001 ou 2002
Tbm era do interior do NE e quando criança passavam varios, com varios sonic boom, era muito legal.
Caça da FAB né. O exército não tem aviões
@@AmonForattotem sim, a Marinha também.
@@DomingosSan a aviação do exército só tem aeronaves de asa rotativa (helicópteros). A marinha tem em carga, mas praticamente não voa, e quando voava ainda era com militares da FAB. Não somos os EUA que cada força armada é maior do todas do BR juntas e dá pra descentralizar tudo.
@@AmonForatto prr cara, qlr um entendeu oq o cara quis dizer, FFAA é tudo a mesma merda no final
Percebam como os motores dos aviões ficaram maiores, com uma enorme razão de Bypass. É que descobriram que isso faz economizar combustível, um fluxo de ar maior correndo por em volta da turbina não necessariamente sendo comprimido na turbina gerando muito mais economia e menos ruído. A aviação está sempre evoluindo em seus avionics tb, mas isso fica menos perceptível para o grande público.
Os processos de otimização das tecnologias são importantíssimos. Pena q por vezes, pra manter o lucro alto, os fabricantes sabotam a evolução de tecnologias. A lâmpada foi um exemplo clássico. Mas hoje temos o exemplo dos celulares, q já poderiam ser menores e mais eficientes, mas se mantém o tamanho pois encher de bugigangas inúteis mantém o preço alto. Idiossincrasias econômicas...
@@heliosantos8320 Exatamente, além de que eu não preciso de um celular com a mesma capacidade de processamento que um computador. Eu queria muito que existisse um smartphone com um processador razoável, um sistema operacional limpo e leve e uma bateria com duração maior que só 1 dia.
@@heliosantos8320 eu concordo com vc, mas sobre o tamanho, acho que podiam variar mais, mas manter ainda alguns celulares do tamanho que estão atualmente, porque se a pessoa não tiver pc, e não tiver nada para fazer da vida, e ficar o dia inteiro no cell (não é o meu caso, claramente) é bom um celular maior, mas só porque eu sou fresco mesmo
@@tanjerinacomj6768 hehehe..., tbm concordo com vc, tinha q variar pois conheço muita gente q assiste vídeos no celular.
TURBINA NÃO. MOTOR. Começou tão bem...
Pedro, parabéns pelo vídeo. Sou estudioso e entusiasta do Concorde há quase 25 anos e desenvolvi o modelo de voo e peso e balanceamento de um pacote adicional do Concorde para o Flight Simulator 2004 (SSTSIM Concorde).
O nível de detalhes está incrível, e as informações que são mais pegadinha, estão todas corretas!
Só tenho uma coisa adicionar: sobre o Tupolev Tu-144 / Concordski, é sabido que o Tu-144 foi baseado em plantas iniciais do Concorde, roubadas por agentes russos na França. Bem no estilo russo de engenharia aeronáutica de "bote um motor potente o suficiente que voa", o Tu-144 tinha aerodinâmica bem grosseira e dependia do uso de pós-combustão para voo em cruzeiro, o que aumentava barulho e principalmente o consumo. A falta de refinamento aerodinâmico era, literalmente, visível, com as asas planas e a necessidade dos canards (as pequenas asas perto do nariz).
Seus vídeos são simplesmente fantásticos e a forma como vc aborda o tema, sempre com um tom bem humorado faz a diferença. Meus parabéns!
Aproveito para dedicar esse episódio ás vítimas dessa última tragédia da aviação mundial.
Peço uma prece a todas as famílias.
Minha avó teve o privilégio de voar no concorde, diz ela que era algo mágico um piscar de olhos você já tava em outro país
Oi, concordo, foi um bom video. Sou engenheiro e trabalho na aviacao ha 30 anos, e o que vc apresentou esta correto, parabens.
Como diria o Lito, o que faz um avião voar é dinheiro. Um avião supersônico consome quantidades absurdas de combustível, fora os custos de manutenção e o barulho que faz, o que torna a operação desse tipo de avião muito cara. Não basta um avião ser rápido e avançado, ele precisa ser lucrativo para a companhia aérea.
Eu li com a voz do Lito😂😂
Exatamente no mundo que menos é mais para o meio ambiente e queima de combustivel nao é vantagem ter esses avioes com gasto caros demais que nao geram lucros para valer a pena esse voo em escala comercial.
Perfeito, mas em décadas já poderiam ter minimizado o consumo e os demais problemas.. em 2024 ainda levamos quase um dia de viagem dependendo do lugar, é inaceitável
@@MATSULEIGO ai, ui mamãe, é inaceitável.....magoei kkkkkkkk, larga mão de ser fresco Enzo, vc nunca saiu do seu bairro.....
Até hoje não tem avião movido a energia solar! 😂😂😂😂😂😂
Acho q nunca te disse isso, mas na minha juventude eu sempre odiei ciências, nunca me interessei mesmo; mas desde q comecei a assistir vc eu passei a gostar e isso já faz alguns anos ai. Obrigado por tornar esse assunto divertido e de fácil entendimento pra quem não é da área. Amo seus vídeos, um grande abraço e fica com Deus meu mano!
Pra quem não sabe, existe um projeto chamado supersonic boom que está com previsão de começar a operar em 2029, por conta das devidas experiências do concorde, a fuselagem da aeronave será totalmente de um material específico para que não se não se dilate igual concorde, em torno de uns 15cm eu acho, não sei ao certo, mas por conta do Brasil está com a ANAC, o mesmo só poderá voar por cima do mar, assim não irá afetar onde tem vegetação ou casas, pois a água mesmo que sofra o impacto da quebra da barreira de som, não terá o mesmo efeito do que em terra! Eu acho que é isso !
Um dos poucos caras que te prende até o fim do vídeo sem forçar nada. Apenas informação.
isso chama-se TDAH
@@duckk1313 kkkkkkk Putz
Pedro, Bartolomeu de Gusmão, santista como eu, apresentou um protótipo de balão de ar ao então rei de Portugal em 1709, mais de 7 décadas antes dos irmãos franceses. Não houve voo tripulado, mas o primeiro protótipo é definitivamente brasileiro também. Assim como o primeiro avião :)
Pedro, há quem CONCORDE comigo que os vídeos do Ciência Todo Dia são excelentes.
Não DISCORDE de você
@@franciscofittipaldivessani3259 sim! Francisco 3259 é o MESTRE do saber!! 😵💫😵💫😵💫
Acho que todes concordes.
De acordo 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
@@jocafec todes?
Kra, que video maravilhoso...O concorde é realemente uma coisa linda, tive a oportunidade de entrar dentro de um num museo Aeronaltico na frança, o bixo é lindo. Mas não tinha feito a relação dele como o 11/07 e nem sabia do primo russo dele. Esse vídeo me deixou muito feliz. Homem vê avião comercial super sônico, homem feliz.
Concordium plenamente 😂
Sou piloto de avião, e adorei seu vídeo ❤
Ficou extremamente bem feito e bem explicativo, 🎉
Que todos os Indivíduos desse ultimo acidente possam descansem em paz.
Um projeto incrível de avião supersônico que não foi pra frente, é o Boeing 2707, o Concorde Americano. uma aeronave que foi projetada para competir com o Concorde anglo-frances, mesmo não entrando em produção, era muito lindo.
Imagina um Boeing com cabine totalmente analógica e engenheiro de voo...
@@adelmofilho742O Concorde tinha engenheiro de voo e navegador! Haha... E pensar que alguns aviões soviéticos como o AN-124 e o finado AN-223 ainda são assim
@@VitorFrancischini-p5l O finado era o 225 (e eu o achava fantástico pelo que fazia). Tem um vídeo da (nada elegante) cabine do 225 que o engenheiro de voo vira a poltrona pra ficar próximo do pedestal das manetes de potência e ele ajuda a acelerar os motores. O piloto fica com os dois motores da esquerda, o engenheiro de voo com os dois centrais e o co piloto com os dois da direita. É esquisito ver um avião que precisa de 3 pessoas pra acelerar os 6 motores. Mas era fantástico.
Infelizmente esse projeto foi descartado quando a Boeing descobriu o sucesso do 747 e o fato de que era exatamente o que as cias precisavam na época (aliás, foi justamente o 747 que revolucionou e popularizou viajar de avião). Pois naquela época, achava-se que necessariamente o futuro da aviação seria supersônico.
Incrível como você consegue falar perfeitamente de avião em um dia, e no outro um avião cai
Acidentes acontecem, e é por isso que a informação deve ser sempre atualizada. Ele vai criar outro conteúdo agora sobre o tema.
Na hora que teve a reportagem eu tava fazendo um avião de papel personalizado da GOL eu adoro aviação então fui correndo pra sala e fiquei surpreso de um avião de passageiro brasileiro ter despemcado dos céus já que a aviação brasileira é bem segura os piores casos foram só 2 o da TAM de junho de 2007 e o gol 1907
Coincidência? Eu acho q não...
@@eufeliphequeiroz 17 anos que não havia um acidente aéreo comercial no Brasil...
Quem mais lamentou o fim dos concordes, foram os donos de vidraçaria.😂😂😂
Parabéns ! Uma verdadeira aula, sobre aviação, e suas velocidades . Aguardamos novos vídeos tão interessantes como este .
😀😁😄😃
Pedro Loos é top demais. Parabéns, que os próximos habitantes da terra possam ter professores bons assim.🎉
É claro que o inventor do avião foi o mineiro Santos Dumont. A prova disso é que os pneus chamam-se "trem" de pouso.
Ótimo para contar historias, detalhista e técnico.. o próprio Lito deve ter ficado orgulhoso 👊👍😄
Quando criança aos domingos às 16h eu assistia o concorde no final para o pouso no Galeão.
Um dos melhores canais do RUclips. ❤
Muito bom vídeo!... Parabéns !!!!
Na década de 70 a diversão era ir em Viracopos para ver o Concorde.
Concorde em SP e Foz do Iguaçu foram em voos especiais. Os rotineiros mesmo usavam o aeroporto do Galeão. Eu mesmo, em 1976 foi naquele aeroporto carioca só para ver o Concorde chegar. Tenho as fotos até hoje.
@@vilsonmilarch2355 e hoje aquele terraço panorâmico onde nós vimos o Concorde (e tinha até cobrança de ingresso) hoje está fechado.
Pedro, já leu a biografia do Santos Dumont escrita por Paul Hoffman?
É cheio de detalhes técnicos sobre as mais diferentes máquinas do mineiro. O cara era de fato um experimentador. Hora tentava reduzir peso ao máximo, testava. Mas quando via necessidade de um aparelho mais estável fazia outro maior.
O próprio autor americano não dá o braço a torcer, mas fica claro que o mérito de pai da aviação cabe muito mais ao Santos Dumont.
Foi neste livro que descobri que "bis" em 14 Bis, significa "anexo", que eu fã de StarTrek traduziria para "Nave Auxiliar". Isso porque antes de voar sozinho de fato em Paris, Santos Dumont no litoral da França colocou um grande dirigível para rebocar o avião, testando assim a aerodinâmica. Este dirigível é que era o número 14, E 14 Bis era seu "anexo".
Até o chuveiro quente que fez na casa de Petrópolis (pensava que era gambiarra) soube que foi pioneiro, não existia, pelo menos no Brasil.
Caso vc CONCORDE que esse é o melhor canal de ciencias do BR, entao deixa seu like bem aqui 👇
Ptz, não sabia e muitas vezes me perguntava por que pararam de produzir esse projeto do concorde. Parabéns
Que conteúdo magnífico deste canal.
Bora comentar para que mais sejam produzidos. 🥰🙏🙏🙏😇😇
16:32 Mas que fique claro que o (até hoje único e o que tornou ele uma das máquinas mais seguras da história da engenharia) acidente da história do Concorde não foi causado totalmente por ele; a ruptura do tanque dele se deu devido a passagem em alta velocidade de um dos pneus sobre uma peça que se desprendeu de outro avião que havia decolado antes do Concorde.
exato
14:36 PQP!! Eu pensei nisso na hora, aí o cara vai e coloca na edição a referência. Tô passando mal de rir aqui. Sensacional.
daora
Que vídeo excelente como sempre Pedro e toda sua equipe, como sempre!!!
Este canal é uma das principais inspirações que nós temos para continuarmos com nossos trabalhos e esforços!!!
Tá começando né? Mais um inscrito
Parabéns pela iniciativa de vocês
Vai dar certo
"Ou seja, Discordi" KKKKKKK
O padre do balão KKKKKK
Mais um inscrito aí pra vcs amigos
Parabéns
Pelo argumento do vídeo, percebemos q no futuro, os aviões beneficiará td tipo de pessoa. Adorei!! Faz mais vídeos assim!!
Adoro como conta a história completa, conectado os contextos de época
Cara que edição FODA. Com a quantidade de videos que vc faz com essa qualidade de roteiro e esse capricho de edição faz até parecer que fazer vídeo bom no YT é a coisa mais fácil do mundo
Sim Leticia
é uma equipe gigante, por isso a qualidade
Que as famílias do acidente em Vinhedo encontrem paz e conforto. 🕊🙌
Amém.
Muito triste mesmo.
Que todos encontrem a paz. Muito amor a todos
Amém
"...mas que foi o Santos Dumont, foi." Muito bom! Kkkkkkk
é aquela velha história: catapultado até pedra voa kkkkkkkk
Os aviões nos porta aviões também precisam de catapulta pra decolar, nem por isso deixam de ser aviões... O 14 bis mal saia do chão, voava pouquíssimos metros 🤡
@@gustavomelo216mas ainda foi uma evolução o avião poder sair do chão sem uma catapulta,aliás ai ta mais pra avião de papel
@@gustavomelo216estude a história do grande Santos Dumont e entenderá que ele foi um pioneiro da aviação em todas as suas fases iniciais... sem suas invenções, nenhum voo seria possível, nem nos dos irmãos americanos que voaram por catapulta e não o fizeram sob os olhos do grande público, como fez Santos Dumont.
@@AB-kv2ql Você está incorreto amigo, o Flyer 3 voou em Kitty Hawk em 1905 por 39 minutos e com centenas de testemunhas, sem catapulta e sem trilho. Outra coisa, os requisitos para ser um avião é usar propulsão à motor e manter voo controlado, o Flyer 3 atingiu esses requisitos antes do Santos Dumont voar com o 14-Bis,
Esses memes super bem colocados da um toque de engraçado num video tão informativo! Obrigado pelo video
Pedro... vc é perfeito nas explicações e de uma inteligência incrível, parabéns!
Muito bom este vídeo, com apenas duas ressalvas:
1. O video dá a entender que que o Tupolev TU-144 foi o primeiro avião supersônico, mas este mérito cabe ao Bell X-1 em 1947, 23 anos antes. Eu entendo que o video se refere a aviação comercial, mas os menos informados podem ficar um pouco confusos.
2. Aos 19:16, este avião não é um B-52, mas um B-25 Mitchell (bi-motor a pistão da Segunda Guerra). O avião correto (jato, com 8 motores) aparece aos 19:25.
Achei que era pegadinha esse B-25 aparecendo do nada 🤣🤣
O bell X1 é militar. O Tupolev TU-144 foi o primeiro avião supersônico DE PASSAGEIROS
@@mariatronenko sim, eu sei disso, mas como esta distinção não foi feita no vídeo, algumas pessoas podem entender isso errado.
@@gilapolonioverdade. Só sabia do Tupolev por causa da revista Superinteressante.
Motivo 1 - até 1970 o petróleo era um commodity barato, com as sucessivas crises o preço disparou e nunca mais retornou aos níveis de antes.
Motivo 2- o 11 de setembro mudou completamente os padrões de segurança, voos domesticos e internacionais se tornaram mais burocráticos e a operação nos aeroportos ficou mais cara.
Motivo 3- a internet reduziu a necessidade de deslocamento fisico.
Tem também o fato de proibirem um avião supersônico de voar sobre cidades por conta do boom sônico.
Sensacional.. espero que o Lito Souza assista ao vídeo e Concorde com tudo.. kkkkk
Espetacular essa mulher.
Vou ver o episódio completo!
Tive o privilégio de ver e entrar em um Concorde no museu aeroespacial de Paris em 2017, deveras impressionante
Que assunto bom pra quem gosta de engenharia aeroespacial 🤩
5:15 não há dúvidas de que foi o Santos Dumount, o trem de pouso tá aí até hoje para provar a ancestralidade mineira da aviação
Sem falar que não a provas que o flyer I realmente tenha voado. E até hoje em uma replicar conseguiu voar.
E outra, com catapulta até pedra voa...
E ele era tão genial que pra se exibir fez o primeiro vôo de marcha a ré! :-)))))
Pensei que eu estava no Canal Aviões e Músicas e que o Lito tinha pintado o cabelo 😅😅😅. Brincadeiras a parte, belíssimo vídeo. Muitas informações relevantes e fatos históricos. Parabéns, Pedro!!!
bom canal o do lito!
Parece o Fiuk
Se fosse, seria mais preciso em algumas falas rsrs
Um dos vídeos mais legais e informativos do canal 👏🏻👏🏻👏🏻
Tive o privilégio de entrar em um Concorde ,verdadeiro ,no museu de Simsheim ,na Alemanha ...e é realmente incrível ... da pra se imaginar voando nele...
Cara que coincidência estava comentando sobre este assunto semana passada! Os aviões está atrasados no tempo e o avião do futuro era o Concorde!
Na verdade estão mais seguros e eficientes, gastam muito menos combustível, tem muito menos ruído, usam sistema fly-by-wire, que controla por meio de computadores, usam motores de alta razão de passagem com sistema fadec, usam materiais compósitos na fabricação, instrumentos totalmente eletrônicos, acho que evoluíram muito desde por exemplo, o 707, até o 787...
Em partes. Eles não mudaram muito o design nem a velocidade. Mas os motores se tornaram mais silenciosos, econômicos, a composição da fuselagem mais leve e os painéis de controle se tornaram mais modernos e seguros.
@@aceperee e continuam voando a 900 km/h apenas...
Negativo, não pararam no tempo! Ao contrário, estão cada vez mais modernos e eficientes. Dentro da atmosfera, até foguetes não conseguem manter velocidade hiper sônica, quem dirá ter eficiência que justifique o preço. É um problema extremamente complexo.
Eles não pararam no tempo, velocidade nunca foi o foco na aviação
Uma correção: O tupulev não foi o primeiro avião a ultrapassar a barreira do som, mas sim o primeiro avião comercial a ultrapassar a barreira do som, o primeiro avião a ultrapassar a barreira do som foi o Bell X-1
Corrigindo sua correção: o primeiro avião comercial a quebrar a barreira do som, na verdade, foi um Douglas DC-8, que em 21/08/1961, durante um mergulho num voo de testes, alcançou Mach 1,07.
@@Palitinho15 corrigindo a correção
Rsrs you are amazing guys.
Tenho certeza que no final da 2 war algum 262, p-47, thyphoon, ou coisa semelhante pós guerra rompeu a barreira do som. Só que.sem registro.
@@tarcisioghignattibeckenkam4845 acho que ta errado ae amigão, P-47 não, já que tinha velocidade total de 680KM, nem Typhoon, mas ME 262 sim. Alcançavam em torno de 1.050 KM por hora. Então o ME 262 foi o primeiro v:
@@Kylemaaneeiro Sim! Vc esta certo! Pelos manuais.
surreal essa conversa, parece aquela foto do Einstein conversando com o Tesla, conversando com o Openheimer e o eu no meio
Faltou comentar sobre o porque do bico ter aquele formato e também sobre seu movimento, para taxiar.
O bico era para o piloto ver a pista porque o bico se esticava em cruzeiro para melhor aerodinâmica! O movimento de táxi era devido o tamanho colossal dessa aeronave, acredite, ela é imensa
@@pozzobons_farmsAh bom!!!... Aquele bico para baixo voando na velocidade do som para mim seria meio estranho!.
É porque em operação de pouso e decolagem esse modelo se inclinava muito pra cima, bem mais que os normais, o piloto ficaria vendo apenas o céu. Em voo nivelado ele fica, bem, mais nivelado e não tem tanta necessidade de olhar pra frente, aí o bico se alinha com o corpo
@@pozzobons_farmstambém na fase de aproximação da pista para pouso, pois por conta da sua asa em formato Delta e alta velocidade de aproximação, o angulo de ataque era muito grande afim de reduzir a velocidade ao máximo possível, com isso se o nariz da aeronave não se movesse para baixo ficaria impossível dos pilotos verem a pista.
O bico abaixava pra poder enxergar as taxiways e na hora do pouso, como o concorde não tinha flaps, o piloto chegava com um ângulo muito alto pra reduzir velocidade na hora do pouso, e se o nariz não abaixasse seria impossível ver a pista
Parabéns!
Excelente e esclarecedor vídeo!
Rio Brazil
Até que enfim, um conteúdo de qualidade!
FÃ DEMAIS DESSE CARA!!!!
Aero por trás das ciências todos os dias, músicas e aviões.
Você esqueceu do Enzo, do Flight Simulator...
Pequena correção, no video, o Kurt Kobain disse que o Tupolev TU-144 foi o primeiro avião da história a quebrar a barreira do som, mas na verdade, o TU-144 foi o primeiro avião DE PASSAGEIROS a (passar de mach 2)
Kkkkkkkkkk Kurt Cobain foi muito boa! Kkkkkkkkkk
Pequena correção da correção, o primeiro avião DE PASSAGEIROS a quebrar a Barreira do som foi um DC-8
@@thiago280890 terceira correção, o primeiro foi o XSD-72
@@thiago280890 dc8? Isso é possivel?
@@thiago280890 não! Foi um Cessna Grand Caravan com motor de Fusca!
Foi muito explicativo esse vídeo, parabéns, assisti do começo ao fim. Acredito que todos tem alguma inteligência ou habilidades, na minha opinião a genialidade que é única, ou você tem ou não tem.
Obrigado vcs simplificam demais a ciência pra nós reres mortais 😅😊😊👍🫂🫂
Tu 144 foi o primeiro avião COMERCIAL a quebrar a barreira do som. Todo mundo sabe que o 14 bis com motor AP turbo já havia feito isso antes.
😂😂😂😂😂😂😂😂
Na verdade o 14 Bis era um uno que a escada no teto virou...
Talvez o fator da guerra seja um dos principais motivos. Quando há guerra, os países tentam ao máximo evoluir sua tecnologia (primeira guerra mundial,segunda guerra, guerra fria e etc) e outras coisas
Seguindo a sua lógica, daqui umas 4 guerras iremos inventar uma nave de dobra..
@@victordomingues6882kkkkkk não é preciso ter uma guerra para isso acontecer. Só disse que a guerra pode ser um dos fatores. Mas é obvio que as empresas tem esse papel "nas mãos"
@@victordomingues6882 Se vai ser inventado ou se é possível eu não garanto, mas posso te confirmar que se for vantajoso para a guerra garanto que o desenvolvimento da tecnologia definitivamente vai ser acelerado, e essa que é a questão aqui
@@victordomingues6882sempre foi a guerra q proporcionou avanço significativo na tecnologia, coisas simples hoje, como GPS, raio-x entre outros foram inventados para a guerra e hoje são usados de forma corriqueira, guerra em grande escala gera tecnologia em grande escala, ao custo de milhões de vidas, mas gera.
@@victoremanuel8633 isso msm
Os caras querem ser pai da aviação e se lançavam no céu igual angry birds kkkkkkkkkkkkkk
2:19 HAEHAHEUAHEUHAUEHAU esse humor com conteúdo didático dele é excelente! hahahahah
Que vídeo satisfatório pra quem gosta de ciência e aviação!
Eu me lembro dessa visita do Concorde no Rio de Janeiro. Eu era garoto de uns 7 a 9 anos, por aí.
Meu pai (meio que um agente "Axel Foley", personagem de Eddie Murphy, dono de uma conversa sem rival, kk), portando apenas uma 'carteira de reservista R2', e dizendo que queria apenas mostrar o avião ao filho, foi ganhando acesso repetidamente até chegar ao PÁTIO (pista), c/ o avião lá em exposição. Era dia, provavelmente uma manhã.
Resumindo, meu pai chegou até o início da escada de embarque, no solo. Já eu, criança, foi-me permitido SUBIR a escada e adentrar c/ a cabeça a porta da aeronave.
Me lembro bem, não havia poltronas, mas apenas PAINÉIS de instrumentos, em tom escuro. Depois vim a saber que eram instrumentos de medição.
(...)
Foi nos dado, a mim e meu Pai, dois exemplares de Divulgação do Concorde. Mas não era um "folder"; estava mais p/ um LIVRO! rs
Eram páginas e páginas de fotos e material jornalistico, retratando o desenvolvimento do empreendimento. Nesse "livro" (formato mais ou menos de uns 40 x 40cm, c/ 1cm de espessura), havia ainda contracapas c/ enxaixes p/ guardar/abrigar ainda mais detalhes técnicos "de última hora", estes sim, apenas folders.
Ainda tenho os 02 "livros". Um já meio "maltradado", outro ainda em ótimo estado. Não me servem de nada, porém os mantive como recordação de uma época, de "um dia de aventura c/ meu Pai", rsrsrsrs.
TALVEZ tenha sido um dos poucos brasileiros que subiu aquela escada naquele dia. Me lembro que vários homens fardados não chegaram onde eu e meu pai chegamos (ele ao pé da esca, eu chegando a subi-la), rsrsrsrs.
Teu pai era o Pablo Marçal dos anos 70 😂.
Praticamente uma aventura pra lembrar. Parabéns pelo pai que vc tem.
@@icaro1992able
... então eu, autor do comentário e portador da memória descrita, comparo meu Pai a um inocente personagem fictício de um filme quase comédia e vc compara meu Pai a uma figura controversa, meio Coach, meio político?
Talvez vc o seja, comparável a Pablo Marçal, que afirma coisas sem fundamento.
(...)
Meu Pai nunca violou a Lei. Era pai (de fato), e queria apresentar ao filho, ao vivo, um expoente da tecnologia aeronáutica, há época.
O papo de meu Pai não era "queixo bobo": homem lido, discursava sobre História e tecnologia de forma fluente. Cresci ouvindo sobre funcionamento de submarinos nucleares, história da 2º guerra mundial e suas tecnologias revolucionárias, geralmente de origem alemã. Na sua coleção de livros, encontrava-se Isaac Asimov, Conan Doyle, Julio Verne, entre outros.
Sobre a carteira de Reservista R2, era época da Ditadura, no Brasil. Então, por um lado, os militares (ainda que reservistas), gozavam prestígio. Por outro, uma simples carteira de reservista era facilmente identificável. Portanto, dificilmente alguém deixou-se enganar pela exibição da carteira R2. Provavelmente foi Carisma de Meu Pai e a própria situação verdadeira: um Pai e um Filho, num dia de Sol, num evento único.
Não houve mentira, ou quebra da Lei. Houve Entusiasmo, Alegria, Familiar! E, pelo sucesso da "operação", deve ter sido algo aprazível de ser visto, haja vista a cooperação das inúmeras pessoas organizando o evento. As autoridades, os "homens fardados" a que me referi, repetindo, deveu-se ao fato de que era época da Ditadura Militar no Brasil.
Talvez vc, caro amigo, possa ser melhor comparado a Pablo Marçal, que fala coisas sem prova (ou nega coisas sobre as quais HÁ SIM provas - vide fato recente).
Mas isso c/ vc, se comparar vc msm a Pablo Marçal.
Meu Pai, ingenua e carinhosamente, só poderia ser comparado, jocosamente, ao personagem a que me referi.
Mas, no sério, ele não "queixava", de forma boba. Ele alavancava o entusiasmo das pessoas. Ele sabia combinar o objetivo dele (no caso, mostrar uma maravilha tecnológica ao filho) com o discurso de alguém que, DE FATO, amava tecnologia (e, portanto, a conhecia de forma acima da média). Então as pessoas entendiam que REALMENTE ele queria mostrar aquela "coisa" ao filho, que fazia parte da cultura daquela família. E ajudavam!
de um livro de presente para o lito, com certeza ele vai ler tudo e adorar.
@@ricardosousa3954 Relaxa cara, foi apenas uma piada, não precisa escrever uma monografia. Mas, se ofendi a memória do seu pai, eu sinceramente peço desculpas. A comparação com o Marçal foi no quesito de lábia.
Tem como não, Oda é um gênio
é bixo, esse video envelheceu diferente
Mano você é incrível, explicação no talo, palavras bem pensadas, cara você é demais
Gostei do trocadilho do final kkkkkk, bom vídeo, de forma informativa e dinâmica, parabéns pelo trabalho
Não se espante com a altura do voo. Quanto mais alto, mais longe do perigo. Quanto mais você se eleva, mais tempo há de reconhecer uma pane. É quando se está próximo do solo que se deve desconfiar. Santos Dumont
E nem se preocupe com a velocidade, já que ela não causa nenhum problema no ser humano. O problema sempre foi parar repentinamente.
verdade 😓
Eu concorde com você, esse foi o melhor vídeo sobre aviação que eu vi, desculpa @litokkkkkkkk
Já estava planejando em escrever um comentário com esse trocadilho.
Basta pensar um pouco sobre os irmãos americanos e o brasileiro e vc descobre quem inventou o Avião e quem inventou o Angry birds.
Foi uma ótima análise sobre os aviões. Espero que chegue ao ponto de melhorar, ainda mais, a segurança dessas aeronaves.
Uma pena o que aconteceu com o Concorde…infelizmente, não houve tanta evolução na aviação comercial nas últimas décadas…vídeo de excelente qualidade de informação.
o time desse video é algo assustador...
Pow então
Muita coincidência ter citado o acúmulo de gelo nas asas
kkkkkkkkk papo reto mano
é super normal irmao kkk
@@eugeniomsjrele derrubou o avião
Minha rede branca
Meu cachorro ligeiro
Sertão, olha o Concorde
Que vem vindo do estrangeiro
O fim do termo Saudade
Como o charme brasileiro
De alguém sozinho a cismar
Eu também CONCÓRDIO. Blumenau SC
Adoro seus vídeos, você é bastante inteligente e igualmente bem informado. Continue sua bela carreira. ❤
Kkkk sabia q vc não resistiria fazer novamente o trocadilho…
Que legal esse canal, conheci agora e já me inscrevi 👏🏻👏🏻👏🏻
Pedrão meu amigo e conterrâneo! Canal Tierri Whisky aqui!
Mestre no final de seu vídeo, o amigo fala da Boeing chegando ao espaço, o lançamento foi adiado diversas vezes, quando chegou na estação espacial a capsula teve que atracar manualmente, a missão de 8 dias já dura mais de 40, pois a capsula não tem condição de retorno a terra, e o pior, além da Boeing ter fechado um contrato a preço fixo com a NASA e estarem levando mais de 1 Bilhão de dólares em prejuízo, talvez eles terão que abandonar a capsula e deixa-la queimar na atmosfera terrestre, pois simplesmente não tem como utiliza-la, vão precisar mandar outra empresa para buscar os astronautas... *Está UM CAOS POR LA*
A situação da Boeing é tão seria que talvez eles nunca mais atuem no seguimento pelos prejuízos que estão amargando e problemas q estão enfrentando!
PS. vale video nessa viu!
*TMJ meu amigo!*
As inveções são, sobretudo, o resultado de um trabalho teimoso.
Santos Dumont
Irmãos Wright
@@PedroHenriqueC.Ferreira Usando uma catapulta no meio do mato, Santos Dumont voou em paris e o avião dele voou por meios próprios coisa que os irmãos wright foram fazer uns 2 ou 3 anos depois com um motor europeu mais moderno que é Wright Flyer III, o Flyer 1 só eles e meia dúzia de locais viram sair do chão com uma catapulta mais confia
@@hudson3586 Cara,somente no Brasil e em poucos lugares no mundo Santos Drummond é considerado o criador do avião.
É bem provável que só tenha sido algo que tenha pegado aqui no BR como a "fórmula de basckara".
Por uma questão de maior concordância na comunidade científica eu adepto a opinião da comunidade acadêmica internacional.
Apesar de gerar debates NO BRASIL no mundo afora é reconhecido que os Wright inventaram o avião.
@@PedroHenriqueC.Ferreira E dai? Ele voou em paris o centro do mundo da época, todos os jornais da época o consideraram o inventor do avião, a sua invenção foi tomada depois retroativamente por uso de influencia politica e hoje os americanos renegaram ele ao esquecimento, se vc quer acreditar na catapulta + planador americano tudo bem, mas vc nunca vai essa coisa voando, só a versão de 1908
Quando tudo estiver contra você, lembre-se, que o avião decola contra o vento, não com a ajuda dele.
dificil é fazer ligar o motor
Quando tudo estiver contra mim vou tentar sair voando
Escreve um livro de autoajuda, loka.
Na verdade é o oposto! Um vento contrário ao avião ajuda ele na decolagem, pois o que dá a sustentação ao avião, e não deixa ele cair, é justamente a velocidade das asas em relação ao ar. Então digamos que a aeronave precise de 250km/h (em relação ao chão) para decolar. Com um vento de 30km/h na direção contrária, ela precisaria de 220km/h.
Se o vento fosse na mesma direção, aí sim atrapalharia, ele precisaria de 280km/h.
Tudo de forma simplificada claro, mas isso (a velocidade ser em relação ao ar) explica o porquê de ser difícil manter sustentação em altitudes muito elevadas
Nesse caso Contra = Ajuda.
nos anos 80 eu ví o Concorde uma vez sobrevoando a cidade do Rio de Janeiro, e algumas vezes fui ao aeroporto internacional do Rio de Janeiro para ver a chegada e partida do mesmo.
Parabéns pelo canal, muito assunto abordado de conhecimento, sucesso e concordo que o vídeo foi bom demais.
falou de avião justamente na semana na queda de um.
Que timing pra soltar esse vídeo...
O acidente aconteceu 2 dias depois
Santos Dumont foi o inventor do avião
Verdade, “Espaço, a fronteira final. “ um abraço e Feliz Natal.
Concordo que foi um vídeo excelente! Parabéns! Obrigado!