Pedro, você foi uma das alavancas para minha paixão pela ciência. Desde os 12 anos assisto TODOS seus vídeos. Hoje tenho 14 anos e acho que vou fazer engenharia no ITA.
@@denyssonmacedodamaceno3047 isso é um péssimo concelho, se matar de estudar é muito pouco eficaz, porque o quanto você aprende depende da sua saúde mental, é por isso que vestibulandos de medicina acabam tendo que fazer o Enem mais de uma vez, eles abdicam da vida social, estudam mais de seis horas por dia e na hora da prova simplesmente não conseguem aplicar o que estudaram. Engenharia não é um bicho de sete cabeças, eu mesma faço Eng. elétrica, é sim difícil, mas começar a estudar agora é loucura. Um passo de cada vez, e melhor ele/a focar na escola, e quando chegar o momento do Enem estudar mais focado no vestibular.
Sensacional. Isso para mim é a prova de que existe uma mente pensante por trás de tudo que houve, tudo que há e tudo que há de vir. Parabéns pelo canal
Vc percebe que o canal e o Pedro é foda quando n tem haters em nenhum comentário apenas pessoas com dúvidas e pessoas ajudando a agregar ainda mais algo ❤ eu amo a ciência
Antes eu assistia os vídeos do Pedro e pensava: "que legal seria passar um vídeo dele em sala para alunos curiosos", semana passada eu passei um vídeo titulado " viagem pelo sistema solar " no meio de um aulão que dei para OBA... INCRÍVEL
Isso é louco, e mais louco ainda pensar que algo tão misterioso foi descoberto por acidente! Tipo, o Einstein tava lá fazendo suas equações e do nada ele tropeça nessa ideia que inicialmente, foi um erro, mas que acabou virando um acerto épico kk
Não foi assim, o Einstein só tirou do bolso uma constante que fazia o universo ficar estático. Quem descobriu o que se chama de Energia Escura foram os cientistas dos experimentos de 1998.
Descobriu? Qual a evidencia? Salvo um modelo que diz que 95% da matéria é composta de algo que nao se explica. Ai eu acho engraçada acreditarem nas “evidencias” da energia escura, mas nas evidencias de que galaxias massivas e prontas existiam 400 milhoes de anos apos o big bang kkkkkkk… alem de que as estrelas bessa mesma epoca estavam produzindo neônio e oxigênio. Essas evidencias sao menores do que essas da enegia escuras?
Descobriu? Qual a evidencia? Salvo um modelo que diz que 95% da matéria é composta de algo que nao se explica. Ai eu acho engraçada acreditarem nas “evidencias” da energia escura, mas nas evidencias de que galaxias massivas e prontas existiam 400 milhoes de anos apos o big bang kkkkkkk… alem de que as estrelas bessa mesma epoca estavam produzindo neônio e oxigênio. Essas evidencias sao menores do que essas da enegia escuras?… qual a diferença de Inflação para a constante que Einstein criou? A semelhança é que as duas foram postas apenas para validar modelos escolhidos. Ahhh a energia escura validou a constante de einstein kkkkkk coisas incertas validando coisas incertas… estranho
Acho interessante que tudo o que eu "estudo" sobre energia escura me leva a conclusão que é um resíduo das ondas gravitacionais, a cada evento gravitacional grande essas ondas se somam e levam a mais aceleração, o que resulta em uma progressão geométrica.
@@penacarvalho3034No vídeo, o Pedro apresentou hipóteses para a energia escura. Como não temos provas empíricas, ou seja, que pode aparecer em experimentos, não há nenhuma certeza (por isso diz-se que não sabemos o que é, mas teoricamente já há diversas hipóteses)
Não vejo muito sentido em ser uma espécie de resíduo de ondas gravitacionais, visto que, por exemplo, o centro de galáxias ou estrelas duplas ou triplas teria uma maior "quantidade de energia escura" ao seu redor, por gerar mais ondas gravitacionais. Como a relação parece ser com a distância, sem qualquer diferença entre uma galáxia mais massiva ou menos massiva, creio que a ideia das ondas gravitacionais esteja incorreta.
Dia 04, o grande senhor Ciência todo dia leia meu comentário por obséquio. Pedro por favor, faz um vídeo sobre a estrela TRAPPIST-1, tem pouco vídeo sobre ela e ela parece ser bem melhor do que até mesmo Kepler 22b, já que a gravidade de Kepler é bem maior, e a gravidade dos planetas de TRAPPIST-1 são ligeiramente menores, e sinceramente eu tô um pouco obcecado sobre esse sitema solar😅. Então, ver meu RUclipsr favorito vendo minha fixação do momento seria incrível!
Cara, vc põem medo, mais numa forma positiva, digo isso pq geralmente os seus vídeos são feitos para pessoas distintas, certo, eu sou uma dessas, e parabéns cara o seu nível é muito expansível e inteligente, e muito obrigado
Cuidado com a Lua cheia e o complexo 4 corpos em torno de Júpiter e não levar a sério o travamento total de exoplanetas em zona habitável de anã vermelha, porque nem Mercúrio é totalmente travado pelo Sol e a Lua com a Terra!
Pedro, poderia falar sobre o tornado mais sinistro de todos os tempos, conhecido como "dead man walking" por ter pernas e imitar o movimento de andar de um ser humano, foi o tornado EF5 que atingiu Jarrel em 1977, dizem que o tornado quando chegava em locais com residências, descelerava. Quase como se tivesse consciência. Só achei documentários em inglês, seria um ótimo vídeo.
Tem também aquilo da taxa de aceleração do universo ser diferente em duas situações diferentes, ou seja, a taxa variou com o tempo. Na minha concepção rasa, pode ser que por tratarmos o universo do jeito que nós tratamos hoje, nao conseguiremos entender a energia escura ou quais sao os motivos da taxa de aceleração do universo.
Cara, leia isso e vê se consegue aprender o que é a aceleração da expansão do cosmos: a aceleração da expansão não é o fato de que quanto mais distante, maior a velocidade de afastamento de galáxias. Já sabemos deste fato desde as observações do Hubble na década de 1930. A Aceleração da Expansão só foi descoberta em 1998. Esta aceleração é um conceito mais complicado. Vou tentar lhe dar uma ideia do que se trata: tomemos uma galáxia a uma certa distância D de nós e que está se afastando com velocidade V de nós. O que a aceleração da expansão diz é que em um futuro distante, digamos daqui a 2 bilhões de anos, uma galáxia com a mesma distância D de nós estará se afastando com uma velocidade maior que a velocidade V atual. Da mesma forma, no passado, há 2 bilhões de anos, uma galáxia com a mesma distância D estava se afastando com velocidade menor que o V atual. Veja que essa velocidade de galáxias que estão em uma certa distância D de nós é que vem aumentando com a passagem dos milhões de anos. É a esse aumento lento dessa velocidade que chamamos Aceleração da Expansão. A gravidade produzida por matéria comum, energia comum e a Matéria Escura são atrativas, elas forçam tal velocidade a cair com a passagem do tempo, por esta razão, até 1998, acreditaba-se que tal velocidade sempre estave caindo. Foi uma grande surpresa a constatação que estava aumentando.
Pior que os exemplos que tu deu pra falar da baixa densidade da energia escura me fizeram pensar em como ele é densa, isso sim kkkk. Achei que numa escala intraplanetária tivesse bem menos energia que isso
Pelo jeito, devido à má explicação do Pedro Loos, você entendeu que num cubo de um metro de lado tem dentro dele uma quantidade de Energia Escura igual à massa de um grão de poeira. Só que não é isso, a densidade de energia escura é bilhões de vezes menor que isso. O que o Pedro tentou dizer é que a energia escura no cubo é igual à energia gravitacional que o grão de poeira tem, isso mal corresponde à massa de uns três prótons.
8:19 Uma pergunta: As galáxias mais distantes estão se expandindo e se afastando mais rápido. Mas como elas representam uma informação vinda de muito tempo atrás, não estaríamos observando um momento no qual essa expansão foi mais rápida versus o momento atual no qual a expansão seria mais lenta?
É por causa do efeito do "desvio para o vermelho" da luz emitida por essas galáxias distantes. Quanto maior o desvio, maior é a velocidade que a galaxia observada está se afastando.
@@eduardol5259 . a expansão é medida pelos corpos luminosos. O pp espaço não emite uma informação. A gnt concluiu q a expansão é acelerada a partir da luz e do efeito Doppler e do tamanho do universo q é maior do q deveria (se a gnt fosse contar apenas com a velocidade da luz o universo teria q ser menor, se eu entendi direito). mas eu não sou físico então não dei se estou falando uma abobrinha de escala galáctica ou se tem alguma outra coisa pra botar a expansão no pp espaço
Foi um comentário de humor, ninguém acredita que Einstein nunca errou, a constante até pode existir e a proposta de uma ser um acerto, mas o motivo que o levou a criar uma ainda continua equivocado, no caso é a perspectiva de um universo estático e eterno.
@@henryrroland O Teorema de Bell provou que as teorias das variáveis ocultas locais estão erradas, mas as teorias das variáveis ocultas não locais ainda são hipóteses científicas válidas.
@@ThauanpatricksimeaoAmaralPSA Sim, mas Einstein não deixou de estar errado, pq aí ele falava de localidade. Variáveis não locais ainda fazem ele errar
Pedro, gostaria de sugerir uma temática para um vídeo ou série de vídeos. A maioria das pessoas desconhece a ordem cronológica das descobertas que nos fizeram chegar onde estamos hoje na física. Seria interessante ter um video, ou uma série deles, mostrando como se deu essa evolução e como cada marco se relaciona com seu antecessor e sucessor.
O que rege o universo, o que dá energia pra ele estar vivo, é uma forma geométrica, uma forma de vida desconhecida que é simplesnente uma forma geométrica, o nosso universo é cópia de outro universo, nosso universo está simulando ser outro, por isso quem entende mais sobre diz que vivemos numa simulação, pra conseguir aguentar todo um universo existe essa forma geométrica viva, em outras palavras, pense num computador, pra ele funcionar precisa do processador pra processar tudo que vemos na tela, essa forma geométrica venerada pelos antigos povos e pelos elohim, é essa força, essa forma geométrica é o mais próximo de um deus que os religiosos tanto falam, as pessoas acham que o que rege o universo é um homem bondoso, quando na verdade é apenas uma forma viva, algo que nunca vamos entender e nem ver, pois nois ja somos essa força, nois somos essa forma geométrica que esta experênciando e evoluindo a cada dia, pega uma flor de girassol, olha pro centro dela e verá as formas geométricas da vida, triângulos perfeitos e bem alinhados, tudo calculado, nosso corpo é assim, a vida é pura matemática, por isso a veneração a formas geométricas, e não é so a pirâmide
Pra mim, estamos dentro de um buraco negro, que, quando perto da borda, sob a velocidade de formação, estava com menos ação da regurgitação do buraco. Como não estamos tão no centro, podermos estar sofrendo a influência do ponto mais próximo de saída - acho que o universo (a informação) está sendo devolvida, então a energia escura não seria mais do que a força de expulsão do buraco negro. Viajei aqui!! Rsrs. Adoro esse canal 👍🙏
Complexoooo.... mas a tentativa mais clara e motivante de explicação do que consiste a,energia escura. Que bom q temos a possibilidade de poder ter a estas explicações por gente gsvaritada e didática pelo RUclips. E enriquecedor.. .
@@gustavoferraz700 , sim, esse vídeo já existe nesse Canal. Uma sujestão que eu já fiz sobre um vídeo para o futuro é, qual a possibilidade de Júpiter colapsar sobre si e gerar um "novo Sol" , considerando que Júpiter é formado por uma grande quantidade de Hidrogênio e Hélio 😉
Pedro, Parabéns por seu trabalho magnifico! Sugestão: Faça um vídeo sobre o Grande Atrator, a Barreira Sloam e estruturas deste tipo no Universo observável. Abraços
Seria interessante se realmente a hipótese do estivesse do universo dentro do buraco negro fosse provada, ou apenas a energia escura ser a manifestação de algum tipo energia gerada na 4° dimensão. Gosto muito dos vídeos do Pedro, o cara explica muito bem.
Continua sensacional!👏🏽👏🏽👏🏽 Sempre explicando coisas complicadíssimas de um jeito fácil de entender. Nós, leigos - mas apaixonados pela Física e pela Astronomia, agradecemos. 🙏🏽
Pior que faz sentido. Quanto mais próximo de um corpo celeste, mais a gravidade dele te atrai (ou menos te afasta). E quanto mais longe, menos a gravidade te atrai (e mais te afasta). Por isso que quanto mais longe um corpo celeste está, mais rápido ele se afasta.
Nao man .. essa lógica nao se aplica aqui ... O problema nao é a distancia ... Mas sim o aumento da aceleração cf aumenta a distancia ..sejao dos foguetes falou mto disso ... Inclusive no ep q o Pedrão foi no ciencia sem fim
Imagino pegar um copo d'água e jogar no chão, se vc observa a água vai ser movida ao até cobrir o maior espaço prossivel, assim pode ser a energia escura, ocupando a cada momento mais espaço até não ter mais🤔
Pedro, nunca gostei de física ou matemática vc explica tão bem q passei a ter uma simpatia, e os assuntos de astronomia passaram a ficar cada vez mais atraentes p mim, com a sua excelente explicação 👏❤
Olha o cara que chama todos os animes de ruim, tá até aqui no you tube ? Haha, vc sempre com bom gosto... por que a maioria dos animes são ruins mesmo.....
Vídeo massa. Pedro tenho uma recomendação de vídeo pra ti, faz um vídeo explicando sobre as "universe breaker galaxies" quê resumidamente consiste sobre galáxias que basicamente não deveriam existir pois são mais velhas que o próprio universo, acho quê seria um tema bem interessante de se assistir(talvez até tenha até já feito um vídeo sobre quê eu só não achei).
Cara, muito top suas explanações! Fico impressionado com sua produção de conteúdo! De como ela é direta ao ponto sobre o que importa, baseado no tema do título de sua publicação! Meus parabéns!
Fui assistir Oppenheimer e desde ontem a noite tô fissurado em bombas e suas ciências,tô até AGR tentando entender como o urânio ou plutônio sendo em poucas quantidade tem tanta energia pra causar tanta destruição...faz mais vídeos falando sobre bombas e como seus elementos tem tanta energia...
Cara que vídeo show, sua explicação foi fantástica, mas ainda continuo confuso com a energia escura, só os físicos para entender o universo, mas se eles não entendem, o que será de nós simples mortais??😮
Já sou apaixonado por Física Geral, cálculos, Física Teórica e você, Pedro Loss, só faz melhorar essa paixão. Parabéns pela explicação, foi melhor que a do professor nas aulas da Faculdade de Física....😎😎
@@laerteoliveira7923 Pior que não, professor muito bom, mas a explicação do Pedro Loss é bem didática!!! Formei pela Universidsde Estadual do Maranhão e não há considero ruim. Na verdade, saem muita gente boa daqui.... Parabéns se você é super inteligente!!
@@maikelmartinscarvalho7553 Não sou muito inteligente, mas tenho um bom conhecimento de cosmologia, astronomia e física moderna. O Pedro Loos até que explica bem, e com certeza explica melhor que seus professores, coloquei meu comentário porque costumo ver falhas meio sérias nas explicações do Pedro. Neste vídeo, por exemplo, não deixou claro o que é a Aceleração da Expansão cuja descoberta revolucionou a cosmologia em 1998. Do jeito que ele explicou, todo mundo entendeu que tal aceleração é a velocidade de afastamento de galáxias com a distância, descoberta velha, feita pelo Hubble.
@@laerteoliveira7923 Tranquilo! O importante é o compartilhamento de conhecimento e também pra vermos essas divergências que poucos saberão identificar. Além de aproximar pessoas num Brasil continental. Forte Abraço..
Tem gente que propõe que o desvio para o vermelho não seja devido ao efeito Doppler, mas ao “cansaço” da luz. Mas isso é pouco aceito. Que tal um vídeo sobre esse assunto?
Pergunta sincera: se ao invés do universo expandir, tudo estivesse diminuído, percebíamos a diferença entre uma coisa e outra? Outra pergunta/hipótese: Supondo que tudo que existe está/é um buraco negro, suponhamos também que tudo estaria sendo atraído para o centro dele. A questão é: se na mesma medida que me aproximo do centro, a distância entre eu e o centro aumenta, em minha percepção estou parado, enquanto o espaço entre eu e todo o resto das coisas aumentou, fazendo-me pensar que o universo se expandiu. Pode parecer bobagem esse lance do espaço entre eu e o centro do buraco negro aumentar, mas para mim, partindo do pressuposto que aumentar a gravidade e / ou velocidade muda a percepção de tempo, e que o tempo é só outro lado da moeda do espaço, vendo a moeda nao como lados separados mas como um único corpo, faz sentido para mim que exista alguma relação entre estar mais próximo do centro de um buraco negro, em que haverá "menos tempo", haja "mais espaço"... Sei lá, não sou físico, só um cara curioso com um pouco de tempo livre. Se bem que se pensarmos que o espaço entre nós e o centro do buraco negro aumenta na mesma medida em que nos aproximamos dele, outras ideias bizarras surgem: - As coisas que vemos estar se afastando de nós estão "nas nossas costas" no que diz respeito a essa "corrida" em direção ao centro do buraco negro. - As coisas que observamos não estar se afastando de nós estão na verdade na mesma distância do centro do buraco negro. OU talvez estejam na mesma distância do centro E próximas de nós num ponto de vista 2D: Imagine que fosse feito um mapa do buraco negro ao estilo mapa mundi, e que tudo que está na mesma distância do centro que nós fosse a superfície da terra. Aquilo que não se afasta de nós seria a superfície da terra na primeira hipótese, ou seria um país vizinho ou nosso, na segunda hipótese.
Oi, pedro, foi mal se já postou em algum story e eu nao vi (é que nao tem post sobre) mas qdo puder, usa seu alcance pra divulgar doacoes pro rs aqui pros seus seguidores, pfv
Pedro, faz um documentário sobre a Corrida Espacial de 1955!! Gosto de como você explica de forma tão dinamica e didatica. Além de ter amado o de Chernobyl e da Bomba Atômica. Quem quiser também aperta o LIKE!!😁👍
Einstein era um monstro, não é atoa que fiquei fascinado por ciência mais ainda desde o dia que vi uma foto dele na capa de um livro de física na 8 série.
Voltando. Minha duvida é sobre a viagem no tempo. Tipo vc acha q é possivel voltar no tempo ? Pq houve um episodio em apocalipse q coloca essa situação. Entao gostaria de sua analise sobre . É possivel vc falar comigo ?
uma coisa que eu não entendo é como a gravidade atrai se não é uma força tipo, tem aquele exemplo do peso em uma cama elástica, mas no final das contas não é o fato de ter peso que faz os objetos seguirem a curvatura... e o peso é uma força
A expansão do universo, no meu ponto de vista, vai "de" encontro a própria física, onde ela nos diz que nada se cria, mas tudo se transforma, dessa forma como podemos estar criando energia do nada? e ao mesmo tempo ser essa mesma energia responsável pela expansão do universo, onde mais energia escura é criada, "do nada", ... qual seria esse nada que cria algo nessa magnitude? Por outro lado, li recentemente um artigo do M.Gleiser, onde ele comente que o universo iniciou sua aceleração há pouco mais de 5bi anos luz, ou seja muito semelhante a criação do nosso sistema solar, e como ele disse e eu concordo, não existem coincidências no universo, ... fica a pergunta até que ponto a nossa própria existência e nossa formação no espaço e região onde vivemos não interfere em nossas observações e nos dá um resultado que queremos ter, ... em outras palavras é a eterna "tentando salvar a teoria".
Acredito que a expansão do universo seja um efeito de algo que desconhecemos e que não exista nenhuma matéria no vaco responsável por isso. Minha teoria é que em uma escala quântica tudo está diminuindo, relacionado a força gravitacional enquanto perde energia mecânica. Como nós mesmos e nossas réguas estão diminuindo, do nosso ponto de vista parece que as regiões entre zonas gravitacionais estão expandindo e que todo o resto a nossa volta se mantém em escala fixa.
Com a Teoria dos multiversos, não poderíamos ater a idéia da gravidade de outros universos influenciando cada um e todos, causando a expansão de cada um e todos, eliminando a Teoria da matéria e energia escura? A Gravidade pode interagir além de cada universo e interferir em outros?
A teoria dos multiversos é uma ideia fascinante que sugere a existência de múltiplos universos, possivelmente com diferentes leis físicas e condições iniciais. Embora ainda seja uma área de especulação e debate na física teórica, ela levanta questões interessantes sobre como diferentes universos podem interagir entre si. A ideia de que a gravidade de outros universos poderia influenciar o nosso próprio universo é uma possibilidade que alguns cientistas consideraram. Essa interação hipotética entre universos poderia ter efeitos significativos, como influenciar a expansão do espaço-tempo ou outras propriedades observadas em nosso universo. No entanto, até o momento, não temos evidências observacionais diretas para apoiar a existência de multiversos ou para demonstrar a interação entre diferentes universos. Além disso, a gravidade é uma força que se propaga através do espaço-tempo, conforme descrito pela teoria da relatividade de Einstein, mas sua influência pode ser limitada ao nosso próprio universo, de acordo com as leis físicas que conhecemos. Ainda há muito a ser explorado e compreendido sobre os multiversos e seus potenciais efeitos sobre o nosso universo. Enquanto isso, a busca por uma compreensão mais profunda da gravidade, da matéria escura e da energia escura continua sendo uma área ativa de pesquisa na física e na cosmologia, com o objetivo de explicar os fenômenos observados em nosso próprio universo.
Oi, Pedro. Boa noite. Tudo bem? Gosto muito do seu canal, principalmente quando fala de Astronomia. Parabéns! Deixe eu me apresentar. Tenho 53 anos, sou analista de sistemas por profissão, matemático por formação e astrônomo amador por paixão desde criança. Já estudei muito astronomia e os conceitos de Matéria e Energia Escuras e, sinceramente, acho que ambas as ideias são ruins, tentam explicar situações que foram mal entendidas, medidas, avaliadas ou pensadas. Tenho minhas ideias sobre elas e, para mim, elas não existem, tudo seria um grande "mal entendido". Prova disso é que não se chega a conclusão do valor da Constante de Hubble, quanto mais se mede mais os valores divergem. Claro que posso estar errado, e provavelmente estou, mas pelas minhas ideias não precisamos de Energia e Matéria Escuras para explicar o que se é medido e observado. Se quiser conversar mais a respeito... Grande abraço.
@@laerteoliveira7923 Pois é... Já falei com uns amigos astrônomos amadores e eles disseram o mesmo, mas quando expliquei a minha ideia eles não conseguiram refutar. Apenas disseram que faz sentido, mas não tem como saber.
@@MarcoAntonioAbreuTá. Você poderia, em linhas gerais, me responder as seguintes perguntas: 1) Como sua hipótese explica a alta velocidade de estrelas distantes de núcleos galácticos? 2) Como sua hipótese explica as fortes lentes gravitacionais provocadas por aglomerados de galáxias que não possuem massa de matéria bariônica suficiente para produzí-las? 3) Como sua hipótese explica que aglomerados de galáxias não se dispersem em galáxias separadas já que não possuem matéria bariônica suficiente para se manterem coesos? 4) Como sua hipótese explica que a taxa de expansão do universo (a derivada do Fator de Escala) vem aumentando nos últimos bilhões de anos?
Pedro, você foi uma das alavancas para minha paixão pela ciência. Desde os 12 anos assisto TODOS seus vídeos. Hoje tenho 14 anos e acho que vou fazer engenharia no ITA.
Aí sim! Futuro cientista do Brasil, espero que dê tudo certo!!
Pois estude como nunca. Comece logo que acabar o vídeo. Estude todos os dias, mais de 6 horas por dia
Crtz, MN e pq só física e um mudo mais um pouco kkkkkkkkk, e que eu já vi muita coisa
@@denyssonmacedodamaceno3047 isso é um péssimo concelho, se matar de estudar é muito pouco eficaz, porque o quanto você aprende depende da sua saúde mental, é por isso que vestibulandos de medicina acabam tendo que fazer o Enem mais de uma vez, eles abdicam da vida social, estudam mais de seis horas por dia e na hora da prova simplesmente não conseguem aplicar o que estudaram.
Engenharia não é um bicho de sete cabeças, eu mesma faço Eng. elétrica, é sim difícil, mas começar a estudar agora é loucura. Um passo de cada vez, e melhor ele/a focar na escola, e quando chegar o momento do Enem estudar mais focado no vestibular.
Boa meu jovem, você me faz ter fé no futuro…
Nem o universo escapou da inflação
KKKKKK SIM
Kkkk
Melhor comentário KKKKKKKKKKKKK
Faz o L
Kkkkkk verdade
"A única vez que me enganei foi quando pensei estar enganado." --Professor Giraf- *Einstein*
Hahahahaha
kkkkkkkkk
😅😅😂😂🤣🤣
kskskskkskskskkskskks
Kkkkkk muito boa, cara
Sensacional. Isso para mim é a prova de que existe uma mente pensante por trás de tudo que houve, tudo que há e tudo que há de vir. Parabéns pelo canal
Vc percebe que o canal e o Pedro é foda quando n tem haters em nenhum comentário apenas pessoas com dúvidas e pessoas ajudando a agregar ainda mais algo ❤ eu amo a ciência
Antes eu assistia os vídeos do Pedro e pensava: "que legal seria passar um vídeo dele em sala para alunos curiosos", semana passada eu passei um vídeo titulado " viagem pelo sistema solar " no meio de um aulão que dei para OBA... INCRÍVEL
Porraaaaa eu queria MUITO estar nessa aula velho
O q e oba?
@@yves1751 amigo, OBA é uma sigla para "Olimpíada Brasileira de Astronomia"
Isso é louco, e mais louco ainda pensar que algo tão misterioso foi descoberto por acidente! Tipo, o Einstein tava lá fazendo suas equações e do nada ele tropeça nessa ideia que inicialmente, foi um erro, mas que acabou virando um acerto épico kk
Einstein foi um gênio, dado as informações da época, eu acredito que não será superado tão cedo
Não foi assim, o Einstein só tirou do bolso uma constante que fazia o universo ficar estático. Quem descobriu o que se chama de Energia Escura foram os cientistas dos experimentos de 1998.
Descobriu? Qual a evidencia? Salvo um modelo que diz que 95% da matéria é composta de algo que nao se explica. Ai eu acho engraçada acreditarem nas “evidencias” da energia escura, mas nas evidencias de que galaxias massivas e prontas existiam 400 milhoes de anos apos o big bang kkkkkkk… alem de que as estrelas bessa mesma epoca estavam produzindo neônio e oxigênio. Essas evidencias sao menores do que essas da enegia escuras?
Tmb acho@@herickybr3824
Descobriu? Qual a evidencia? Salvo um modelo que diz que 95% da matéria é composta de algo que nao se explica. Ai eu acho engraçada acreditarem nas “evidencias” da energia escura, mas nas evidencias de que galaxias massivas e prontas existiam 400 milhoes de anos apos o big bang kkkkkkk… alem de que as estrelas bessa mesma epoca estavam produzindo neônio e oxigênio. Essas evidencias sao menores do que essas da enegia escuras?… qual a diferença de Inflação para a constante que Einstein criou? A semelhança é que as duas foram postas apenas para validar modelos escolhidos. Ahhh a energia escura validou a constante de einstein kkkkkk coisas incertas validando coisas incertas… estranho
Seus pais devem ter muito orgulho de vc pedro, digo isso pela sua forma de espandi os assuntos que vc explica boa sorte pra vc.
Com certeza, o cara é fera.
Pedro, você é o meu poço de água do deserto mais quente.
Eu simplesmente bebo essas informações, mesmo com sono.
Calma calabreso...
parece q informação não é a única coisa q vc quer beber do pedro
Se você ver um rio no sonho, fuja 😂
Tá lendo muito cantares de Salomão
Eita
Hora de dormir com estilo, TA NA HORA DE CIÊNCIA TODO DIA!!!❤❤❤❤
Caraca, incrível e esse design nos vídeos deixou ainda mais dinâmico 👏🏻
Sou viciado nos videos, assisto toda hora, varios em seguida, e fico aguardando ansiosamente por eles. Gratidao por fazer parte do meu entretenimento
Ciência todo dia Forever Moçambique 🇲🇿 África agradeçe
Um grande abraço Pedro
Mesmo errando o Albert Einstein ainda acerta, é gênio demais não tem jeito
Oda é gênio demais não tem como
Einstein é gênio demais não tem como
Acho interessante que tudo o que eu "estudo" sobre energia escura me leva a conclusão que é um resíduo das ondas gravitacionais, a cada evento gravitacional grande essas ondas se somam e levam a mais aceleração, o que resulta em uma progressão geométrica.
Cientistas do mundo todo: não fazem ideia do que é a energia escura.
Brolezze: eu tenho a conclusão. Os Br são os melhores mesmo
@@penacarvalho3034No vídeo, o Pedro apresentou hipóteses para a energia escura. Como não temos provas empíricas, ou seja, que pode aparecer em experimentos, não há nenhuma certeza (por isso diz-se que não sabemos o que é, mas teoricamente já há diversas hipóteses)
Não vejo muito sentido em ser uma espécie de resíduo de ondas gravitacionais, visto que, por exemplo, o centro de galáxias ou estrelas duplas ou triplas teria uma maior "quantidade de energia escura" ao seu redor, por gerar mais ondas gravitacionais. Como a relação parece ser com a distância, sem qualquer diferença entre uma galáxia mais massiva ou menos massiva, creio que a ideia das ondas gravitacionais esteja incorreta.
Seria uma propriedade do espaço tempo, ora se o espaço se curva alguma esta se curvando, o vazio não se curva..
Dia 04, o grande senhor Ciência todo dia leia meu comentário por obséquio. Pedro por favor, faz um vídeo sobre a estrela TRAPPIST-1, tem pouco vídeo sobre ela e ela parece ser bem melhor do que até mesmo Kepler 22b, já que a gravidade de Kepler é bem maior, e a gravidade dos planetas de TRAPPIST-1 são ligeiramente menores, e sinceramente eu tô um pouco obcecado sobre esse sitema solar😅. Então, ver meu RUclipsr favorito vendo minha fixação do momento seria incrível!
Cara, vc põem medo, mais numa forma positiva, digo isso pq geralmente os seus vídeos são feitos para pessoas distintas, certo, eu sou uma dessas, e parabéns cara o seu nível é muito expansível e inteligente, e muito obrigado
pedro, faz um video sobre as teorias de como o universo acaba
Vc tá cada dia melhor, Pedro. Parabéns e muito obrigado.
Pedro, faz um vídeo explicando a trava de maré que ocorre na lua e em alguns planetas
boa ideia
Boa ideia. Demorei pra aprender isso, será que ele aprendeu?
Só daqui a bilhões de anos, talvez!
Cuidado com a Lua cheia e o complexo 4 corpos em torno de Júpiter e não levar a sério o travamento total de exoplanetas em zona habitável de anã vermelha, porque nem Mercúrio é totalmente travado pelo Sol e a Lua com a Terra!
Tem energia escura tentando me expandir nesse momento, isso explica a barriga.
Muita energia escura no café
Tem alguem expandindo um domínio dentro de você.
Energia escura AKA Coca-Cola
Energia de cerveja 🍺🍻
Podia falar mais sobre esses campos quanticos, desde o video de como buraco negro evapora eu to pensando nisso e nas particulas virtuais
Cara... Não é um tema fácil pra abordar em um vídeo de divulgação científica. Pode gerar mais má interpretação do q entendimento sobre o assunto
Mas se quiser ver algo sobre e se garante no ingles, tem uns vídeos muitos bons sobre isso no canal do Arvin Ash. Um dos poucos que vale recomendar.
Eu vou dar uma olhada mas o jeito do pedro explicar é mt mlh q todos os canais q ja vi
É formado pela força eletromagnetica,uma das primeiras forças e já existia na quântica!
Pedro, poderia falar sobre o tornado mais sinistro de todos os tempos, conhecido como "dead man walking" por ter pernas e imitar o movimento de andar de um ser humano, foi o tornado EF5 que atingiu Jarrel em 1977, dizem que o tornado quando chegava em locais com residências, descelerava. Quase como se tivesse consciência. Só achei documentários em inglês, seria um ótimo vídeo.
Interessante
Tem também aquilo da taxa de aceleração do universo ser diferente em duas situações diferentes, ou seja, a taxa variou com o tempo. Na minha concepção rasa, pode ser que por tratarmos o universo do jeito que nós tratamos hoje, nao conseguiremos entender a energia escura ou quais sao os motivos da taxa de aceleração do universo.
Cara, leia isso e vê se consegue aprender o que é a aceleração da expansão do cosmos: a aceleração da expansão não é o fato de que quanto mais distante, maior a velocidade de afastamento de galáxias. Já sabemos deste fato desde as observações do Hubble na década de 1930. A Aceleração da Expansão só foi descoberta em 1998. Esta aceleração é um conceito mais complicado. Vou tentar lhe dar uma ideia do que se trata: tomemos uma galáxia a uma certa distância D de nós e que está se afastando com velocidade V de nós. O que a aceleração da expansão diz é que em um futuro distante, digamos daqui a 2 bilhões de anos, uma galáxia com a mesma distância D de nós estará se afastando com uma velocidade maior que a velocidade V atual. Da mesma forma, no passado, há 2 bilhões de anos, uma galáxia com a mesma distância D estava se afastando com velocidade menor que o V atual. Veja que essa velocidade de galáxias que estão em uma certa distância D de nós é que vem aumentando com a passagem dos milhões de anos. É a esse aumento lento dessa velocidade que chamamos Aceleração da Expansão. A gravidade produzida por matéria comum, energia comum e a Matéria Escura são atrativas, elas forçam tal velocidade a cair com a passagem do tempo, por esta razão, até 1998, acreditaba-se que tal velocidade sempre estave caindo. Foi uma grande surpresa a constatação que estava aumentando.
Obrigado pelo conteúdo mestre! 👏👏
Eu adoro seus videos, assisto seu canal a uns anos e sempre assisto seus videos por ser curioso sobre esses assuntos
Pior que os exemplos que tu deu pra falar da baixa densidade da energia escura me fizeram pensar em como ele é densa, isso sim kkkk. Achei que numa escala intraplanetária tivesse bem menos energia que isso
Pelo jeito, devido à má explicação do Pedro Loos, você entendeu que num cubo de um metro de lado tem dentro dele uma quantidade de Energia Escura igual à massa de um grão de poeira. Só que não é isso, a densidade de energia escura é bilhões de vezes menor que isso. O que o Pedro tentou dizer é que a energia escura no cubo é igual à energia gravitacional que o grão de poeira tem, isso mal corresponde à massa de uns três prótons.
@@laerteoliveira7923 eu entendi que é a energia potencial gravitacional, mas ainda achei muito. Mas obrigado pela explicação
@@laerteoliveira7923 tipo, por mais que seja pouquíssima energia, na minha cabeça era menos ainda
Pedro, gostei desse novo elemento da edição, a piscada com o raiozinho pra fazer a transição pra um novo assunto! Ficou show!
Vou dar uma paulada na energia escura que está ao meu lado para ajudar a desacelerar a expansão do universo !
Um dos vídeos mais esperados (por mim pelo menos) desse canal! Valeu Pedro!
Eu vi um corte do Sacani falando sobre isso nao tem 30min, e o Pedro solta o video do MESMO ASSUNTO em seguida.
Matrix, eu to te vendo.
E eu no canal do Shuarza à coisa de 2 dias!
Algoritmo mano kkkk
"Tudo está conectado."
Curta os videos do pedro! esse canal merece essa moral
8:19 Uma pergunta: As galáxias mais distantes estão se expandindo e se afastando mais rápido. Mas como elas representam uma informação vinda de muito tempo atrás, não estaríamos observando um momento no qual essa expansão foi mais rápida versus o momento atual no qual a expansão seria mais lenta?
É por causa do efeito do "desvio para o vermelho" da luz emitida por essas galáxias distantes. Quanto maior o desvio, maior é a velocidade que a galaxia observada está se afastando.
Perfeita a sua observação! Fiz essa pergunta várias vezes, mas até agora ninguém respondeu.
@@eduardol5259 .
a expansão é medida pelos corpos luminosos. O pp espaço não emite uma informação. A gnt concluiu q a expansão é acelerada a partir da luz e do efeito Doppler e do tamanho do universo q é maior do q deveria (se a gnt fosse contar apenas com a velocidade da luz o universo teria q ser menor, se eu entendi direito).
mas eu não sou físico então não dei se estou falando uma abobrinha de escala galáctica ou se tem alguma outra coisa pra botar a expansão no pp espaço
O Pedro consegue mostrar de uma forma muito ilustrativa conceitos muito complexos pra mim! Parabéns! Vídeo muuuito bom!! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Eu só errei quando achei que estava errado - Albert Einstein
Na verdade errou outras vezes, tipo no entrelaçamento quântico. Ele achava q existiam variáveis ocultas, e a desigualdade de Bell provou q não existe.
Foi um comentário de humor, ninguém acredita que Einstein nunca errou, a constante até pode existir e a proposta de uma ser um acerto, mas o motivo que o levou a criar uma ainda continua equivocado, no caso é a perspectiva de um universo estático e eterno.
@@henryrroland O Teorema de Bell provou que as teorias das variáveis ocultas locais estão erradas, mas as teorias das variáveis ocultas não locais ainda são hipóteses científicas válidas.
@@ThauanpatricksimeaoAmaralPSA
Sim, mas Einstein não deixou de estar errado, pq aí ele falava de localidade. Variáveis não locais ainda fazem ele errar
Girafalistein
Pedro, você tem a melhor voz para dormir e aprender um pouquinho
é "crise existencial-todo dia.''
Pedro, gostaria de sugerir uma temática para um vídeo ou série de vídeos. A maioria das pessoas desconhece a ordem cronológica das descobertas que nos fizeram chegar onde estamos hoje na física. Seria interessante ter um video, ou uma série deles, mostrando como se deu essa evolução e como cada marco se relaciona com seu antecessor e sucessor.
Olá Pedro, gostaria de te agradecer, pois seus vídeos estão nos ajudando a fazermos nossa feira de ciência! Continue com seus vídeos incríveis!!!!
O universo e seus mistérios, é muito fascinante e intrigante e a Ciência todo dia nós ajuda a entender um pouco mas. Muito bommmmmmm
Eu sei!Pode ser a ciência evoluindo assim como a bondade evolui nos mistérios dos espaços e espaços dentro de nós.
Sim mn!
O que rege o universo, o que dá energia pra ele estar vivo, é uma forma geométrica, uma forma de vida desconhecida que é simplesnente uma forma geométrica, o nosso universo é cópia de outro universo, nosso universo está simulando ser outro, por isso quem entende mais sobre diz que vivemos numa simulação, pra conseguir aguentar todo um universo existe essa forma geométrica viva, em outras palavras, pense num computador, pra ele funcionar precisa do processador pra processar tudo que vemos na tela, essa forma geométrica venerada pelos antigos povos e pelos elohim, é essa força, essa forma geométrica é o mais próximo de um deus que os religiosos tanto falam, as pessoas acham que o que rege o universo é um homem bondoso, quando na verdade é apenas uma forma viva, algo que nunca vamos entender e nem ver, pois nois ja somos essa força, nois somos essa forma geométrica que esta experênciando e evoluindo a cada dia, pega uma flor de girassol, olha pro centro dela e verá as formas geométricas da vida, triângulos perfeitos e bem alinhados, tudo calculado, nosso corpo é assim, a vida é pura matemática, por isso a veneração a formas geométricas, e não é so a pirâmide
@@BoykisserMarques Sim,exatamente
Pra mim, estamos dentro de um buraco negro, que, quando perto da borda, sob a velocidade de formação, estava com menos ação da regurgitação do buraco. Como não estamos tão no centro, podermos estar sofrendo a influência do ponto mais próximo de saída - acho que o universo (a informação) está sendo devolvida, então a energia escura não seria mais do que a força de expulsão do buraco negro. Viajei aqui!! Rsrs. Adoro esse canal 👍🙏
Não tem coisa mais misteriosa que a verdadeira identidade e paradeiro do Ricardo Milos
"Os Maiores Mistérios do Mundo"
Pinhel, Investiga
Sou eu mano, eu tô bem, obrigado pela preocupação
Complexoooo.... mas a tentativa mais clara e motivante de explicação do que consiste a,energia escura. Que bom q temos a possibilidade de poder ter a estas explicações por gente gsvaritada e didática pelo RUclips. E enriquecedor..
.
Pedro, eis uma sugestão de vídeo: a hipótese do planeta 9 no sistema solar.
Tenho quase certeza de q já tem esse
@@gustavoferraz700 , sim, esse vídeo já existe nesse Canal.
Uma sujestão que eu já fiz sobre um vídeo para o futuro é, qual a possibilidade de Júpiter colapsar sobre si e gerar um "novo Sol" , considerando que Júpiter é formado por uma grande quantidade de Hidrogênio e Hélio 😉
Poderia fazer um video explicando a hipotética existência das "quase-estrelas"? Muito obrigado, e parabens pelos videos
O maior mistério de todos é pq este é o único vídeo do RUclips que eu consigo minimizar/trocar de app no cel e continuar reproduzindo KKKKKK
KKkk somos 2
Pedro, uma sugestão, você poderia falar sobre as gotas de Rupert (ou lágrimas de Rupert) e do porquê elas são tão resistentes e frágeis ao mesmo tempo
Pega a visão, Pedro.😊
Porra é essa mano
Traz um vídeo sobre harp se existe e como seria possível controlar o clima
Pedro não falou de buraco negro, acho que ele tá em perigo
Claramente é o equivalente dele a piscar duas vezes ...
São 00:00 e eu só queria dormir sem preocupações e o loos vem com essa😂
Einstein assiste o vídeo e conclui: a única vez que eu errei, foi quando pensei que estava errado.
Pedro, Parabéns por seu trabalho magnifico! Sugestão: Faça um vídeo sobre o Grande Atrator, a Barreira Sloam e estruturas deste tipo no Universo observável. Abraços
A única vez q abert errou foi quando achou que tinha errado
Literalmente kkkk
Seria interessante se realmente a hipótese do estivesse do universo dentro do buraco negro fosse provada, ou apenas a energia escura ser a manifestação de algum tipo energia gerada na 4° dimensão. Gosto muito dos vídeos do Pedro, o cara explica muito bem.
Jujutsu kaisen : espanção de dominio
Energia escura : espanção do universo
Continua sensacional!👏🏽👏🏽👏🏽 Sempre explicando coisas complicadíssimas de um jeito fácil de entender. Nós, leigos - mas apaixonados pela Física e pela Astronomia, agradecemos. 🙏🏽
Mas tem gente que não entende nada, e não é porque sejam burros.
Esse assunto é fascinante! Já até perdi o sono por causa dele, mas foi uma noite deliciosa!
Faz video sobre a evolução dos organismos... Faz video de especulação científica sobre evolução em ambientes planetarios diferentes da Terra.
Pior que faz sentido. Quanto mais próximo de um corpo celeste, mais a gravidade dele te atrai (ou menos te afasta). E quanto mais longe, menos a gravidade te atrai (e mais te afasta). Por isso que quanto mais longe um corpo celeste está, mais rápido ele se afasta.
Nao man .. essa lógica nao se aplica aqui ... O problema nao é a distancia ... Mas sim o aumento da aceleração cf aumenta a distancia ..sejao dos foguetes falou mto disso ... Inclusive no ep q o Pedrão foi no ciencia sem fim
Imagino pegar um copo d'água e jogar no chão, se vc observa a água vai ser movida ao até cobrir o maior espaço prossivel, assim pode ser a energia escura, ocupando a cada momento mais espaço até não ter mais🤔
A coisa mais misteriosa, é como pessoas fazem churrasco todo final de semana, sem nem sequer trabalhar🤔
Não trabalhar não significa que vc não possa ganhar dinheiro
@@pedropericini Verdade, eu não trabalho e ganho meu dinheiro através de esquemas de pirâmid-
@@pedropericiniverdade, vulgo ladrão ou filhos de papai 🤣🤣🤣🤣
Quem trabalha não tem tempo de ganhar dinheiro....rsrsrsrsrsrs.
São do PT
Parabéns pelo vídeo/canal, Pedro! Ciência de muita qualidade e bastante aprofundada com didática extremamente acessível.
Achei estranho a animação por IA das fotos dos cientistas. Me levou direto pro "vale da estranheza" e me desconcentrou do vídeo.
Pedro, nunca gostei de física ou matemática vc explica tão bem q passei a ter uma simpatia, e os assuntos de astronomia passaram a ficar cada vez mais atraentes p mim, com a sua excelente explicação 👏❤
Reúno aqui os verdadeiros fãs do Ciência Todo Dia ♥️
🪐
Olha o cara que chama todos os animes de ruim, tá até aqui no you tube ? Haha, vc sempre com bom gosto... por que a maioria dos animes são ruins mesmo.....
🌏☄️💥
Vídeo massa. Pedro tenho uma recomendação de vídeo pra ti, faz um vídeo explicando sobre as "universe breaker galaxies" quê resumidamente consiste sobre galáxias que basicamente não deveriam existir pois são mais velhas que o próprio universo, acho quê seria um tema bem interessante de se assistir(talvez até tenha até já feito um vídeo sobre quê eu só não achei).
Primeiro cientista 😂😂😂
será? 🤨🤨🤨🤨🤨🤨🤨
não você é só um Zé bostola qualquer
Não entendi
Não entendi
Não entendi
Pedro, te assisto des dos 13 anos, vc é um amigo para mim
Pelo amor de deus amigo, fale de Zero Point Energy agora, da energia de ponto zero do vácuo, FOR THE SAKE OF GOD, seja o primeiro a falar disso
Cara, muito top suas explanações! Fico impressionado com sua produção de conteúdo! De como ela é direta ao ponto sobre o que importa, baseado no tema do título de sua publicação! Meus parabéns!
Fui assistir Oppenheimer e desde ontem a noite tô fissurado em bombas e suas ciências,tô até AGR tentando entender como o urânio ou plutônio sendo em poucas quantidade tem tanta energia pra causar tanta destruição...faz mais vídeos falando sobre bombas e como seus elementos tem tanta energia...
No Princípio era Pensamento que tornou movimento assim tudo começou
Cara que vídeo show, sua explicação foi fantástica, mas ainda continuo confuso com a energia escura, só os físicos para entender o universo, mas se eles não entendem, o que será de nós simples mortais??😮
Pedro, tem um vídeo no RUclips que mostra os números do 0 ao infinito absoluto! Faz um vídeo sobre isso, por favorn
Sujestão pra tema: Qual a maior invenção do ser humano. Ai vai muitos assuntos (arma, fogo, sociedade, matemática, fisica...)
Acho que foi a imprensa.
Muiito bão para todas as postagens 👍🏽 históricas e culturais.
Já sou apaixonado por Física Geral, cálculos, Física Teórica e você, Pedro Loss, só faz melhorar essa paixão. Parabéns pela explicação, foi melhor que a do professor nas aulas da Faculdade de Física....😎😎
Tá mal de faculdade, hein?
@@laerteoliveira7923 Pior que não, professor muito bom, mas a explicação do Pedro Loss é bem didática!!! Formei pela Universidsde Estadual do Maranhão e não há considero ruim. Na verdade, saem muita gente boa daqui.... Parabéns se você é super inteligente!!
@@maikelmartinscarvalho7553 Não sou muito inteligente, mas tenho um bom conhecimento de cosmologia, astronomia e física moderna. O Pedro Loos até que explica bem, e com certeza explica melhor que seus professores, coloquei meu comentário porque costumo ver falhas meio sérias nas explicações do Pedro. Neste vídeo, por exemplo, não deixou claro o que é a Aceleração da Expansão cuja descoberta revolucionou a cosmologia em 1998. Do jeito que ele explicou, todo mundo entendeu que tal aceleração é a velocidade de afastamento de galáxias com a distância, descoberta velha, feita pelo Hubble.
@@laerteoliveira7923 Tranquilo! O importante é o compartilhamento de conhecimento e também pra vermos essas divergências que poucos saberão identificar. Além de aproximar pessoas num Brasil continental. Forte Abraço..
Tem gente que propõe que o desvio para o vermelho não seja devido ao efeito Doppler, mas ao “cansaço” da luz. Mas isso é pouco aceito. Que tal um vídeo sobre esse assunto?
Podia trazer um tema sobre aquecimento global, com ênfase em algumas observações contraditórias. Deixando claro a questão da ciência.
Um dos melhores canais do RUclips! Parabéns, irmão
Caramba Pedro, que coisa!! Entrei na sua loja agora quero comprar todas as camisetas, sao muito lindas 😢
Pergunta sincera:
se ao invés do universo expandir, tudo estivesse diminuído, percebíamos a diferença entre uma coisa e outra?
Outra pergunta/hipótese:
Supondo que tudo que existe está/é um buraco negro, suponhamos também que tudo estaria sendo atraído para o centro dele.
A questão é: se na mesma medida que me aproximo do centro, a distância entre eu e o centro aumenta, em minha percepção estou parado, enquanto o espaço entre eu e todo o resto das coisas aumentou, fazendo-me pensar que o universo se expandiu.
Pode parecer bobagem esse lance do espaço entre eu e o centro do buraco negro aumentar, mas para mim, partindo do pressuposto que aumentar a gravidade e / ou velocidade muda a percepção de tempo, e que o tempo é só outro lado da moeda do espaço, vendo a moeda nao como lados separados mas como um único corpo, faz sentido para mim que exista alguma relação entre estar mais próximo do centro de um buraco negro, em que haverá "menos tempo", haja "mais espaço"...
Sei lá, não sou físico, só um cara curioso com um pouco de tempo livre.
Se bem que se pensarmos que o espaço entre nós e o centro do buraco negro aumenta na mesma medida em que nos aproximamos dele, outras ideias bizarras surgem:
- As coisas que vemos estar se afastando de nós estão "nas nossas costas" no que diz respeito a essa "corrida" em direção ao centro do buraco negro.
- As coisas que observamos não estar se afastando de nós estão na verdade na mesma distância do centro do buraco negro. OU talvez estejam na mesma distância do centro E próximas de nós num ponto de vista 2D:
Imagine que fosse feito um mapa do buraco negro ao estilo mapa mundi, e que tudo que está na mesma distância do centro que nós fosse a superfície da terra. Aquilo que não se afasta de nós seria a superfície da terra na primeira hipótese, ou seria um país vizinho ou nosso, na segunda hipótese.
Oi, pedro, foi mal se já postou em algum story e eu nao vi (é que nao tem post sobre) mas qdo puder, usa seu alcance pra divulgar doacoes pro rs aqui pros seus seguidores, pfv
Eu estava aguardando por este vídeo faz tempo, obrigado ao Pedro e sua equipe!
Pedro, faz um documentário sobre a Corrida Espacial de 1955!! Gosto de como você explica de forma tão dinamica e didatica. Além de ter amado o de Chernobyl e da Bomba Atômica. Quem quiser também aperta o LIKE!!😁👍
Einstein era um monstro, não é atoa que fiquei fascinado por ciência mais ainda desde o dia que vi uma foto dele na capa de um livro de física na 8 série.
Voltando. Minha duvida é sobre a viagem no tempo. Tipo vc acha q é possivel voltar no tempo ? Pq houve um episodio em apocalipse q coloca essa situação. Entao gostaria de sua analise sobre . É possivel vc falar comigo ?
Esse vídeo me deixou assistir com outro app aberto 😮
Aconteceu comigo tb
uma coisa que eu não entendo é como a gravidade atrai se não é uma força
tipo, tem aquele exemplo do peso em uma cama elástica, mas no final das contas não é o fato de ter peso que faz os objetos seguirem a curvatura... e o peso é uma força
A expansão do universo, no meu ponto de vista, vai "de" encontro a própria física, onde ela nos diz que nada se cria, mas tudo se transforma, dessa forma como podemos estar criando energia do nada? e ao mesmo tempo ser essa mesma energia responsável pela expansão do universo, onde mais energia escura é criada, "do nada", ... qual seria esse nada que cria algo nessa magnitude?
Por outro lado, li recentemente um artigo do M.Gleiser, onde ele comente que o universo iniciou sua aceleração há pouco mais de 5bi anos luz, ou seja muito semelhante a criação do nosso sistema solar, e como ele disse e eu concordo, não existem coincidências no universo, ... fica a pergunta até que ponto a nossa própria existência e nossa formação no espaço e região onde vivemos não interfere em nossas observações e nos dá um resultado que queremos ter, ... em outras palavras é a eterna "tentando salvar a teoria".
Opa, tbm pesso pra dar continuidade desses assunto
Acredito que a expansão do universo seja um efeito de algo que desconhecemos e que não exista nenhuma matéria no vaco responsável por isso. Minha teoria é que em uma escala quântica tudo está diminuindo, relacionado a força gravitacional enquanto perde energia mecânica. Como nós mesmos e nossas réguas estão diminuindo, do nosso ponto de vista parece que as regiões entre zonas gravitacionais estão expandindo e que todo o resto a nossa volta se mantém em escala fixa.
É possivel a humanidade acabar daqui milhões de anos, e não descobrir nem 10% dos misterios do universo.
Esse tipo de vídeo aluga um triplex na minha cabeça toda vez que assisto algo sobre o universo
Com a Teoria dos multiversos, não poderíamos ater a idéia da gravidade de outros universos influenciando cada um e todos, causando a expansão de cada um e todos, eliminando a Teoria da matéria e energia escura? A Gravidade pode interagir além de cada universo e interferir em outros?
Não, não poderíamos.
A teoria dos multiversos é uma ideia fascinante que sugere a existência de múltiplos universos, possivelmente com diferentes leis físicas e condições iniciais. Embora ainda seja uma área de especulação e debate na física teórica, ela levanta questões interessantes sobre como diferentes universos podem interagir entre si.
A ideia de que a gravidade de outros universos poderia influenciar o nosso próprio universo é uma possibilidade que alguns cientistas consideraram. Essa interação hipotética entre universos poderia ter efeitos significativos, como influenciar a expansão do espaço-tempo ou outras propriedades observadas em nosso universo.
No entanto, até o momento, não temos evidências observacionais diretas para apoiar a existência de multiversos ou para demonstrar a interação entre diferentes universos. Além disso, a gravidade é uma força que se propaga através do espaço-tempo, conforme descrito pela teoria da relatividade de Einstein, mas sua influência pode ser limitada ao nosso próprio universo, de acordo com as leis físicas que conhecemos.
Ainda há muito a ser explorado e compreendido sobre os multiversos e seus potenciais efeitos sobre o nosso universo. Enquanto isso, a busca por uma compreensão mais profunda da gravidade, da matéria escura e da energia escura continua sendo uma área ativa de pesquisa na física e na cosmologia, com o objetivo de explicar os fenômenos observados em nosso próprio universo.
mas multiverso é so uma hipotese sem muitos fundamentos
@@luiz_second mas não é descartada
Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas.
A ele seja a glória
para sempre! Amém
acordei agora e vi que tinha vídeo novo❤
Oi, Pedro. Boa noite. Tudo bem? Gosto muito do seu canal, principalmente quando fala de Astronomia. Parabéns!
Deixe eu me apresentar. Tenho 53 anos, sou analista de sistemas por profissão, matemático por formação e astrônomo amador por paixão desde criança. Já estudei muito astronomia e os conceitos de Matéria e Energia Escuras e, sinceramente, acho que ambas as ideias são ruins, tentam explicar situações que foram mal entendidas, medidas, avaliadas ou pensadas. Tenho minhas ideias sobre elas e, para mim, elas não existem, tudo seria um grande "mal entendido". Prova disso é que não se chega a conclusão do valor da Constante de Hubble, quanto mais se mede mais os valores divergem. Claro que posso estar errado, e provavelmente estou, mas pelas minhas ideias não precisamos de Energia e Matéria Escuras para explicar o que se é medido e observado.
Se quiser conversar mais a respeito...
Grande abraço.
Dá impressão que não, dá a impressâo que você não estudou e não entende o que se entende por Matéria e Energia escuras.
@@laerteoliveira7923 Pois é... Já falei com uns amigos astrônomos amadores e eles disseram o mesmo, mas quando expliquei a minha ideia eles não conseguiram refutar. Apenas disseram que faz sentido, mas não tem como saber.
@@MarcoAntonioAbreuTá.
Você poderia, em linhas gerais, me responder as seguintes perguntas:
1) Como sua hipótese explica a alta velocidade de estrelas distantes de núcleos galácticos?
2) Como sua hipótese explica as fortes lentes gravitacionais provocadas por aglomerados de galáxias que não possuem massa de matéria bariônica suficiente para produzí-las?
3) Como sua hipótese explica que aglomerados de galáxias não se dispersem em galáxias separadas já que não possuem matéria bariônica suficiente para se manterem coesos?
4) Como sua hipótese explica que a taxa de expansão do universo (a derivada do Fator de Escala) vem aumentando nos últimos bilhões de anos?