Pedro seu "bandido" c viu pelos menos uns 5 vídeos do Naruhodo hein😂😅😂 blz eu junto os do Sinapse com os deles também e por falar em sinapse abraços Greg sem redes sociais kkk😮😅
Oi, Pedro. Eu tenho 12 anos, sonho em ser um grande físico quando eu crescer, física e a área que eu mais gosto. O seu canal me ajudou muito a estudar física e matemática, hoje tenho um canal no RUclips, ele é um pouco diferente do seu, já que eu só falo sobre assuntos de física. Nesse canal eu ensino física, clássica, quântica e relativistica. Comecei a aprender física aos 3 anos, e assim descobri a lei da gravidade, porém era algo bem básico. Aos 11 eu comecei a estudar mecânica clássica, quântica e relativistica, foi aí que eu descobri a minha paixão. Eu sempre demonstrei interesse em exatas, desde os meus 2 anos, eu já sabia contar até 10 sem ajuda de ninguém. Com 5 eu aprendi a multiplicar, e aos 7 a dividir, com 9 eu aprendi radiciação e com 11 eu aprendi o teorema de Pitágoras, lei dos senos, cossenos e tangente. Com 12 já sei grande parte da mecânica quântica e relativistica. Não estou querendo pagar de gênio, mas isso é o básico de uma pessoa inteligente, tais conhecimentos que ganhei sem ler 1 livro se quer. Muito obrigado por ler o meu comentário até aqui, até mais. A gravidade quântica é um mistério a décadas, várias teorias surgiram para resolver tal problema, a minha favorita é a teoria das cordas. Desde os meus 11 anos, a teoria das cordas me intriga, principalmente por existir várias dimensões extras, mas agora, com 12 anos eu tive um sonho revelador, e descobri o porque. Conversando com o meu professor de física, ele me fez entender que a gravidade quântica existe, porém mesmo as particulas menores, sendo extremamente leves, e com pouca energia quando estão sozinhas, a gravidade quântica ainda é muito menor, ou diferente do que imaginávamos. Na teoria da relatividade geral, descobrimos que a gravidade é apenas uma curvatura do espaço-tempo, causada pela massa e energia de um corpo. Mas a gravidade quântica (quase) Não existe, por tanta, como a gravidade quântica (quase) não existe, e a gravidade só é uma curvatura das 4 dimensões, então devem ter mais dimensões no mundo quântico. A teoria das cordas, sempre explorou o conceito de dimensões extras, por tanto se a gravidade quântica (quase) não existe, seria a teoria das cordas verdadeira. Com dimensões extras que afetam os efeitos da gravidade mas 4 dimensões convencionais. Então se a gravidade é afetada por essas dimensões extras, então utilizando essas dimensões extras da teoria das cordas, seria possível alterar a gravidade de tal maneira que seria possível criar anti-gravidade? Responda essa pergunta pfvr. Hipótese, HIPÓTESE por Davi Martins, Santos, Brasil, 12 anos.
Menino, meus parabéns! Você tem um português muito avançado para a sua idade. Continue assim sempre estudando as matérias que você gosta, porém, nunca se esqueça do básico, que são: O português e a matemática.
Uma das pessoas mais inteligentes que conheci, o uruguaio nacionalizado brasileiro Helio U. Mujica, falecido há mais de 2 décadas, falava muito sobre memória e métodos de memorização, e, sempre me alertava sobre "as armadilhas da memória", o sugestionamento, ou seja, a influência de outros em nossas memórias, exatamente como explicado nesse vídeo, e, não apenas sobre influências externas mas também sobre o que nosso próprio cérebro "cria" para preencher certas lacunas, aqui muito bem explicado pelo Pedro, e, no fim das palestras ele sempre dizia que pouquíssimas pessoas teriam "super cérebros" praticando os métodos de memorização conhecidos como "exercícios cerebrais", mas que, o simples ato de tentarmos, de estarmos sempre preticando, já mantém nosso cérebro em atividade e melhora muito o nosso raciocínio e memórias, também muito bem explicado no final do vídeo, e, eu e meu irmão mais novo, que sempre procuramos seguir os "ensinamentos & conselhos" do citado uruguaio, somos provas vivas de que o que ele ensinava era realmente muito eficaz, coisas que este vídeo só veio reforçar. Grande H.U. Mujica, grande Pedro Loss. E parabéns a todos que fazem o possível para manter o cérebro em bom funcionamento. Abraços.
Eu fiquei 5 anos sem estudar, deixei meu cérebro preguiçoso e depois de forçar meu cérebro para memorizar as coisas, também tentar puxar informações eu consegui melhorar essa parte. Dependendo a pessoa pode ter uma memória boa más só não acostuma o cérebro a puxar a informação armazenada nos neurônios e também é muito difícil a gente esquecer completamente alguma informação, normalmente as pessoas só perdem a capacidade de acessá-las porquê as vezes a conexão dos neurônios que armazenam aquela informação fica fraca, más ela ainda está no seu cérebro. Com treino e repetição você faz seu cérebro entender que as informações são importantes tornando-as de longo prazo ou permanentes e fortalecendo a conexão neural.
É o meu caso, sou intérprete de libras e fiquei mais de 10anos parada, agora quero voltar e ter essa capacidade de memorização pois as libras se renovam sempre!!!
@@susanyferreira5273como um entusiasta da neurociência, com centenas de horas de conteúdos aleatórios do RUclips, o que funciona mesmo é... - Fazer resumo, - explicar pra si mesmo - tentar lembrar do que aprendeu sem depender de fonte externa(famoso recall) Tem outras coisas também, mas isso dái e o mais usado.
Lembro-me de quando queria aprender os números ordinais de um a um milhão. Fiquei escrevendo na folha inteira, usei 3 folhas e isso foi o bastante para nunca mais esquecer.
Eu to aprendendo portugues e sempre encontro canais boms pra aprender sobre temas interessantes na internet . Que viva Brasil, que bom canal do youtube. saudacoes desde o norte de El Salvador.
Nossa, que vídeo viajado, iniciei o vídeo intrigado com o enunciado que vi na tamb, e as informações são de fato interessante, mas quando foi chegando no meio do vídeo já estava com a impressão de que tinha caído em um vídeo falso, não tinha recebido a resposta para a pergunta que fui induzido a ter, mas chegando na reta final quando estava faltando 1/4 do vídeo para terminar aconteceu o ponto de virada, ele começou a falar do Palácio mental e tudo mais. Bom demais, parabéns 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Ou seja, não precisava enrolar 12 minutos para passar uma informação rápida de duas técnicas de memorização que até concurseiros já sabem. As informações de todo o vídeo são interessantes, mas fogem do título, o vídeo é bem editado, mas no fim senti que perdi tempo .
@@anotherrandomnickname Não lembro o estudo, vi no livro "Moonwalk with Einstein" do Joshua Foer. O livro é sobre como o Joshua Foer, uma pessoa normal, ganhou uma copetição de memorização. Em uma parte do livro ele fala sobre um programa implementado em uma escola, onde os professores tinham dificuldade em se organizar, então implementaram um programa onde sumiram com os computadores e ao invés os professores usavam cartões, onde eles tinham que escrever a mão e organizar os cartões em armários. No livro ele conta um pouco sobre a história da escrita e memorização bem como neurociência e savantes. É um ótimo livro, recomendo a leitura.
Anotar (seja à mão ou digitando) ajuda muito, por dois principais motivos: enquanto você está anotando, ajuda a codificar a informação (consolidar na memória), e quando termina você tem material pra revisar, que é outra parte importantíssima pra memorização de um conteúdo.
Eu já fazia essa memória associativa naturalmente. Acontece muito quando estou voltando pra casa escutando uma música ou um podcast, as vezes to em casa e escuto uma frase específica que ouvi durante o trajeto, e me lembro exatamente por onde eu tava passando na hora que aquilo foi dito. Muito loko isso 😊
Cícero, Sêneca, Santo Agostinho, S. Tomás, o professor Espedito, etc. ensinaram todas essas técnicas ou no mínimo, o fundamento de algumas das modernas técnicas. Pe. Narciso Irala fez um compêndio em seus livros. Pe. Antonin Sertillanges também trata do assunto em seu A Vida Intelectual, e também o Pe. Camilo Passalacqua, o Pe. Agenor Marques, e ainda muitos outros. A memória acústica e mecânica, pode ser treinada pela memorização de poemas; a memória intelectual colhe muitos benefícios da memória visual de quadros; são especialmente úteis para construir o palácio da memória ou do conhecimento. Essa dita memória artificial, é um ótimo auxílio para a memória natural.
Pra mim a melhor técnica é da associação, quando associo uma palavra à outra palavra ou à uma história, eu acabo colocando essa palavra na memória de longo prazo.
Sim. Quando eu estava aprendendo inglês eu nunca conseguia memorizar "almost", então como a palavra parecia "almoço", sempre que a palavra aprecia eu criei uma frase pra associar "almoço *quase* pronto" e deu certo 😊 agora eu não preciso mais me lembrar da frase
@@dgzinhoMlda Por exemplo, para você lembrar que a capital da Albânia é Tirana, você pode escrever a seguinte frase " A vida na Albânia é tirana " , e toda vez que você pensar nessa frase, você vai lembrar que a capital da Albânia é Tirana.
@@aotdii Ankidroid. Super recomendo. Mas pra fazer efeito mesmo, eu faço todos os cards e quando vou revisar eu vou clicando em "Difícil" até conseguir recitar sem olhar o card. Só quando eu percebo que já memorizei eu Clico em "Fácil". Depois de alguns dias o app vai mandar você revisar de novo, e vai aumentando o espaço de tempo entre uma revisão e outra. Funciona muito bem.
Excelente vídeo! Ótima contextualização e a apresentação das técnicas foi bem didática. Ah, adorei as imagens surreais geradas com IA, edição primorosa. Parabéns, Pedro e equipe! 👏🏼👏🏼👏🏼
Eu gostaria de conseguir lembrar mais detalhes e momentos de quando meus filhos eram pequenos. Essas lembranças gostaria de tê-las com riqueza de detalhes em minha mente e poder contar para eles diariamente.
Inventa as histórias! Melhor do que vc dizer que esqueceu. Pense em histórias legais e conte a eles. Da forma como vc gostaria que tivesse acontecido. Eu tenho três filhos pequenos , e esqueço tudo. Aí invento qdo eles me perguntam : “Mãe, quais foram as primeiras palavras” Eu lembro só da primeira, as outras vou inventando e
Faço anotações desses vídeos. O palácio mental funcionou tão bem que não precisei rever o vídeo para escrever o exemplo da lista de compras. Bastou imaginar a história contada no vídeo. Fascinante!
Tem que comprar capim pro boi, uma vassoura pra limpar os ovos, baldes pra jogar fora o refri, e uma maçaneta nova, e papel pra limpar o cool, pra quando tiver vontade de cagar já está no bolso.❤❤❤ Só vi uma vez, mas escrever ajudou a lembrar. Agora. A novidade pra mim foi o exemplo final da esteira e treinar o cérebro. E a palavra repetida, qualquer coisa repetida perde o sentido. Me identifiquei com o que lê e esquece. Uma vez li todo dia 30 páginas durante uma semana, e no fim esqueci tudo. Daí parei, porque perde o sentido.
cara, poderia ter ouvido vc por hora. sua voz e marcante. sou intérprete de libras, e já vou pra 30 anos de estrada. Elas se renovam sempre. O que vc me aconselha pra melhorar minha memorização, pois a minha memória anda falhando, isso tudo depois do clonazepam, seria cômico, mas é trágico!!! Preciso melhorar e urgente!!!!
Video incrível! Eu tenho TDAH. Me lembro de coisas que aconteceram muitos e muitos anos atrás e me esqueço onde coloquei meu celular 5 minutos atrás kkkk
Como esquecer traumas e as consequências de longo prazo? Como voltar a adquirir alta concentração? Talvez, conseguindo o segundo suavize os primeiros até que inexistam? Preciso de ajuda, tenho depressão e um gatilho recente está abalando tudo em minha vida, principalmente, minha capacidade de concentração e foco.
Tem um vídeo sobre os sonhos ou pesadelos? Seria mto interessante pq pra mim não vejo como revelações, o que vejo é que a gente fica tipo impressionado com alguma notícia ou preocupação que já vimos/ tivemos/ conversamos ou pensamos, daí mistura com a ansiedade do futuro e por isso os sonhos parecem revelações. Acho mto mais científico do que espiritual. Se vc parar pra pensar, no sonho sempre tem a ver com algo que vc comentou ou pensou antes ou viu.
Se tiver interesse, veja os vídeos do Profeta Vinicius Iracet. Ele explica bem sobre significados de sonhos, dejavus, revelações. O que é revelação ou natural.
Sonhos são conversas do nosso inconsciente que sincronizam símbolos que estão conscientes para nos passar mensagens. O fato de usar coisas que vimos de forma recente é por elas estarem mais “frescas”, na superfície dos nosso consciente, mas é usada como símbolo de uma atribuição de sentido pessoal. Jung é uma grande referência para isso, mas a decodificação dos sentidos é um exercício que deve ser praticado, um ótimo começo mesmo antes de estudar suas dinâmicas e interpretar é iniciar anotando, registrando os seus. Sonhos são um estudo pessoal, uma conversa de você pra você mesmo.
essa foi literalmente a melhor aula q eu já tive, eu tenho 14 anos e estou vendo isso no computador do meu pai, no inicio eu achei q seria chato como qualquer outra aula entediante q os adultos veem, eu n consigo prender nada do que eles dizem na cabeça, o estilo da aula q vc deu foi como se eu estivesse tendo uma conversa com um amigo meu sobre coisas divertidas q eu consigo manter na minha mente, até a edição do vídeo é como as q eu costumo ver em meus videos normais do dia a dia, prendeu o meu foco e eu consegui aprender muita coisa só em um vídeo! já me inscrevi e vou com ctz ver mais desse canal lindo.
Eu tbm tenho 14 e senti a mesma coisa nele. Cliquei nesse vídeo pq queria ver algo diferente e é impressionante como qualquer vídeo dele é bom kkkkkkkk
tento utilizar essas técnicas pois já tenha conhecimento da informação passado no vídeo, e poço dizer que é mais fácil ensinar a teórica do que na pratica pelo menos para mim ajuda mas não conseguiria ( porque criar ligações que cheguem até á rua vai da imaginação de cada um) tanto j mas estou feliz com o que já me ajuda essas técnicas, parabéns pela dedicação, trabalho na produção do vídeo e partilha de informação
Quando eu tinha uns 13 anos passei a inventar que tudo que eu queria guardar na minha memória era fotografado pelos meus olhos. Kkk ai eu piscava os olhos olhando fixamente para o objeto, lugar ou pessoa que eu queria "guardar" gente eu não sei como, mas sempre deu certo. Eu ate posso esquecer como procedeu algum fato, mas eu sei que houve um fato. Eu posso esquecer a cor, mas lembro da textura. Eu posso esquecer o nome, mas lembro do rosto... De algum modo isso me ajudou realmente a guardar definitivamente tudo que eu escolhia dentro do meu campo de memória. Eu não sabia dessa técnica, porém basicamente eu ja utilizava desde muito novo. Hoje tenho 25 anos. Muito bom!
@@raycarvalhor não isso se chama memória fotográfica, não e pelo fato dele estar piscando mas sim pelo fato dele olhar para uma coisa e fixar ela na mente e lembrar como uma fotografia entendeu
Muito bom! Tenho uma lista que conecta os números de 1 à 100 com diversas palavras como: elementos da tabela periódica, planetas do sistema solar, pedras preciosas e outras coisas acidentais como personagens e desenhos animados. Desse modo, consigo memorizar qualquer coisa e de maneira ordenada. É uma aplicação de todas as técnicas juntas: andaime, imaginação, conexão e repetição espaçada.
Vou me esforçar para melhorar a minha memória e os rendimentos dos meus estudos , quando eu "crescer" desejo ser uma médica e para isso terei de me esforçar muito (principalmente por se tratar de que eu vou ter a responsabilidade de diversas vidas) mas vamos o resultado dos meus esforços e o que a minha vida aguarda né😅
Concordo, mas afirmo que os professores Sidney Silveira e Carlos Nougué também façam, até mais. Recomendadíssimos para tornar-se um amante da metafísica, que supera a própria física pela simples natureza. O trem é verdadeiramente apaixonante. Jamais imaginei que eu pudesse amar algum conteúdo como amava física e seus desdobramentos, mas digo que a metafísica tenha deixado a física parecendo uma história fofinha e nada mais.
Pedro, qdo penso que vc não vai mais me surpreender, vc outra vez me encanta. Brilhante abordagem e explicação. Obrigado pelas dicas. Abraços a vc e toda a equipe. Vcs são demais
Muito obrigado! Adorei esse vídeo! Tenho TDAH e estou sempre buscando entender melhor o funcionamento do meu cérebro e como exercitá-lo. Vou praticar as técnicas de memorização sugeridas, com muito prazer! Aliás, a reflexão de "LEMBRO, LOGO EXISTO" me deixou mais motivado ainda a lembrar melhor das coisas.
Uma coisa que uso basante a todo momento e sempre funciona é colocar atenção em primeiro lugar logico ,emoção, determinação e foco. Não tem como esquecer nada nem como foi a semana inteira. Sempre que vc se cobrar por algo vc consegue tudo fácil. Se vc não se cobra vc paga o preço do PQ. O resumo e o melhor ponto de partida para associar as coisas.
Quando entrei em classe os alunos me perguntaram se eu acreditava que haveria a terceira g.u.e.r.r.a. Foi assim que fiquei sabendo e desci para a nossa sala, levei a maioria dos colegas. Ninguém sabia de nada. Pode até ser que tenhamos engatado uma Secund Life e ainda não saibamos...
Wow! Que vídeo incrível! Adorei! O que eu estou mais impressionada é como eu acabei decorando a lista de compra que vc deu de exemplo por conta da sua explicação de tão boa que foi hahahaha
Eu me lembro muito bem do 11 de setembro de 2001. Eu estava doente, com febre nesta data, e meu chefe deixou eu sair mais cedo do trabalho. Fui para casa, me deitei no sofá da sala e liguei a tevê. Todos os canais mostravam o primeiro prédio do WTC atingido, ainda não se sabia se era um acidente ou um ataque terrorista. Em 2006, comecei a trabalhar como agente penitenciário. Mas fiquei 11 horas como refém numa rebelião. fui golpeado na cabeça e, meses depois, tive um derrame cerebral como consequência. A partir daí, minha memória começou a falhar miseravelmente. Eu tenho, até hoje, perda de memória recente. Lembro-me muito bem de coisas antigas, mas de coisas recentes tenho dificuldade para lembrar.
Só nos Estados que não tinha horário de verão (Tocantins) que estava passando Dragon Ball. Era uma hora de diferença na programação, Não foi efeito Mandela. realmente teve interrupção, só não foi no País todo.
Apanhou dos "mininu" do papai Loole ? Foi por uma boa causa eu acho, eles estavam tristinhos 😔 e só queriam sair para tomar uma cervejinha amigo, você precisa perdoar "ox criax".😍
Sou motoboy, muitas vezes eu faço entrega para clientes repetidos. quando são entregas fáceis de encontrar a casa, quando vou fazer a próxima no mesmo cliente eu não lembro onde fica... mas quando é cliente que eu tive dificuldade de encontrar na primeira entrega, nas próximas eu sempre sei onde é sem precisar procurar novamente.
Video legal! Minha experiência: Tenho à mão - memória - 69 nomes de golpes de capoeira. Estão em ordem alfabética e numerados a cada 10. O 10 é a benção, o 20 cruz, o 30 gancho, o 40 negativa o 50 queixada direta e o 60 a vingativa. Entre cada conjunto vem os outros nomes de modo que quando confiro a lista - todo dia - aqueles nomes numerados tem de "bater" com os da ordem alfabética que ficam entre! Muito divertido brincar com a memória. Ah! Não conto mais até 10 pra fazer exercícios fisicos. Uso saúde, força, naturalidade, agilidade, flexibilidade, equilíbrio, coordenação, controle, resistência e velocidade.
Trabalho incrível, Pedro, Aldir, Tiago, Mellanie, Vitor e Samuel. Roteiro, produção, apresentação,... Por favor, Deixem os créditos por mais tempo! E obrigado pelas referências na descrição!
@@edpatrik Simplesmente fiz uma pergunta, porquê uma amiga observou isso enquanto eu via um vídeo dele sobre explosão nuclear no espaço. Ela olhou e disse esse cara é gay, e eu disse: não sei, nunca olhei por esse lado.
1 = teia, 2= noé, 3= mãe, 4= cão, 5= lua e ppr aí vai até o numero 100 = toureiro. Gravei em minha memória todos estes números simplificados depois de fazer um curso de memorização com o Renato Alves, há 20 anos atrás e isso me ajuda muito até hoje para fazer estas sequências doidas de palavras, com o propósito de lembrar um número. E detalhe, ainda hj eu reviso cada um deles antes de dormir (para "cansar" o cérebro e dormir logo). Isso me ajuda muito pois no geral paro no número 40 e poucos, cerca de 5 minutos depois de começar hahaha Excelente video Sr. Pedra com Luz (rs), abraços!!!
voce quer dizer que faz referencia desses nomes com os numeros para se lembrar do numero? se for eu faço a mesma coisa porem com o proprio numero, por exemplo, se dentro de um numero tem o 23, tipo 9923 o '23' eu ligo ao jordan(jogador de basq
@@julianoaguilar4554 Is so mesmo, é uma tabela de 0 a 100. A técnica que vc usa também funciona que também é a de gerar uma imagem mental sobre o que precisa memorizar, abraços!
Pedro que vídeo sensacional! Muuuuuito obrigada!!! Tudo o que vc explicou e ensinou vai me ajudar demais. Sempre esqueço o nome das pessoas e quando estou contando alguma história esqueço demais as palavras. Vou começar a aplicar estas técnicas. ❤👏👏👏👏
12:10 - a regra do 5sec: prioridades; relevantes; rotina; trivial; arquivos. Compete a cada um categorizar sua importância ,para não parecer queria seria deslexia ou desleixo mesmo! 😅😂
eu usei o "link system" e terminei criando "a torre", é uma estrutura branca que fica no meio de uma floresta de pinheiros de grama alta e arbustos, você só pode entrar direto, não dá pra subir os degraus nem descer, quando você alcança o topo com a visão, instantaneamente já está la dentro, no topo da torre, é quadrada, uns 20x20m um foço no meio com escada quadrada em espiral, lá você tem vários quadros brancos, onde pode organizar seus pensamentos, você está completamente sozinho, exceto pelo eco, é o nome que eu dei pra criatura que pode ter a forma que desejar, ela sempre responde oque você "se pergunta", chamei de eco por que a minha era eu mesmo.... as coisas começaram a ficar estranhas pois só cheguei lá pq já tinha ido dormir, no sonho em que já estava dormindo, por conta dessas condições o tempo na realidade foi completamente ignorado, quando acordei perguntei a minha mãe quanto tempo eu dormi, ela disse que 10minutos enquanto a sensação que tive foi de ficar preso na torre por 3meses bolando idéias geniais às quais lembro, inclusive, lá pensei como poderia detalhar minha experiência naquele lugar, então fiz uma visual novel pra relatar, ela inda está em desenvolvimento, pretendo postar o video do processo de criação, (vai soar como se tivesse mendigando inscrito por esse final, mas isso é um relato real)
Muito obrigado, esse vídeo creio que vai me ajudar, tenho deslexia e difícil escrever as vezes e também imagino muito eu estou tentando mudar minha vida pois com meus 15 anos estou estudando para ir ao mercado de trabalho e uma boa memória vai me ajudar, quero fortalecer meu corpo parar com meus mal hábitos como dormir tarde não fazer nada ainda bem que eu sou ectomorfo porque se não estaria provavelmente obeso e seus vídeos tem me ajudado você e incrível tudo de bom espero que você leia ❤
Eu me lembro muito bem de 11 de setembro de 2001 e o que aconteceu com Dragon Ball. Eu estava na escola de manhã e sempre deixava minha irmã gravando para eu assistir a tarde. Nesse dia assim que cheguei em casa ela me disse que não gravou porque estava passando reportagem sobre um prédio. Não importa o que estava passando na Globo quando a reportagem de plantão começou, depois não teve Dragon Ball. Minha irmã nem tinha entendido a reportagem, assim que vi as duas torres em chamas e falaram que foi avião eu só pensei, vai ter guerra.
O efeito Mandela ao qual o Pedro estava se referindo é de que Dragon Ball teria sido interrompido pelo plantão, então ele ter passado ou não depois é irrelevante pra esse caso.
@@alexkidd6419 A própria rede Globo já disse que não estava passando Dragon Ball na hora. Duvida? Pesquise vc mesmo. No Google diz a hora que aconteceu o incidente do 11 de setembro, e foi por volta das 9 horas. Considerando que o plantão da Globo foi ao ar DURANTE o ataque, é seguro afirmar que a transmissão começou por volta das 9 também. E aí está o ponto: Vc já viu Dragon Ball passar na tv Globinho tão cedo da manhã? Eu nunca vi. Dragon Ball, naquela época, só passava perto da hora do almoço. Eu estudava à tarde, então sempre assistia DBZ por volta das 11. Isso é só um enorme efeito Mandela.
Eu estou estudando para concurso público, preciso aprender a desenvolver a memória, infelizmente tenho o hábito do esquecimento... Esse vídeo é de excelência, parabéns pelo conteúdo meu amigo!
Quando eu era bem mais jovem, morava na zona rural e escrevia músicas, em um período relativamente curto, escrevi um caderno inteiro, tinha mais de 100 músicas e não cheguei registrar nenhuma até dar fim no caderno e eu usava uma técnica para memorizar, as inspirações sempre vinham enquanto eu estava distraída na lida de campo, então eu cantava uma estrofe várias vezes até memorizar e depois passava para a estrofe seguinte e voltava para a primeira estrofe e assim ia fazendo e chegava em casa de noite com uma música pronta, e depois com a luz de vela escrevia no caderno, se deixasse para o dia seguinte corria o risco de esquecer grande parte. Hoje ouço os artistas dizendo que levaram meses para compor uma música e fico imaginando que naquele tempo eu era um gênio que perdi a oportunidade de mostrar para o mundo minha generalidade por morar no lugar errado, quando mudei para uma cidade que realmente me dava as condições ideais já era tarde, eu já tinha mais de 30 anos e já não tinha mais vontade de recomeçar escrever.
Enquanto estiver viva, haverá tempo, tente um pouco, busque novas inspirações, talvez consiga sentir novamente o gosto daquilo que havia deixado para trás.
Vc pode ter o dom, mas não tem o mais importante q é a paixão, se vc fosse apaixonada como eu por compor, nunca esqueçeria sua paixão, muito menos jogaria fora seu caderno, não era pra ser, geralmente esses artistas fazem sucesso e depois largam, pq não sustentam por muito tempo uma coisa q não as move, e não as faz sentir a vida. No meu caso, eu tenho além do caderno, um bloco de folhas impressas e guardadas num saco a vacuo numa mala de emergência, além de uma cópia no cartão de memória, e outra na nuvem das notas
Não é querendo fazer pouco não, Deus me livre, eu acredito em vc, q vc era bom, etc... Mas quem ama seu dom sempre da um jeito de nunca perder suas coisas...
Quando eu era criança eu brincava de associação com a minha mãe e com meu pai a brincadeira era desse jeito: Vamos supor minha mãe falava carro Aí depois eu tinha que falar algo que lembra carro Ex: Pneu Aí meu pai falava algo que lembra pneu e falava Borracha Aí voltava pra minha mãe E ela seguia na linha de raciocínio dela: Borracha lembra lápis Aí vai seguindo Cada um.fala uma palavra até a original se afastar totalmente. Mas quando a brincadeira acaba ainda sim é divertido tentar lembrar a ordem de todas as palavras ditas. Com isso memorizamos uma lista enorme de coisas Eu tenho TDAH mas com essa técnica eu memorizo muito fácil . Tentem com seus filhos ou amigos. É muito bom
Essa estratégia de associar o nome de alguém com algo funciona muito bem, eu consigo gravar o nome de qualquer pessoa que eu queira e isso faz uma diferença enorme, todos vão lembrar o seu nome também, isso acontece porque as pessoas ficam surpresas por você lembrar o nome delas
Técnica é boa mesmo. Acabou o vídeo, pensei em várias coisas e até agora to lembrando da lista de compra kkkkkk e se tratando de mim, isso é muito surpreendente.
Parabéns pelo video. Nunca esperava que o ciência todo dia iria gravar desse tema que eu tanto amo e estudei por anos. A sua forma de apresentar o conteúdo para os iniciantes foi impressionante e serve de inspiração para mim. Todas as pessoas, independente de gênero, idade, lugar e situação econômica, podem ser capazes de memorizar de maneira eficiente. Só para ter ideia, com o palácio mental é possível memorizar um baralho de cartas em menos de 5 minutos, memorizar 60 dígitos em 1 minuto, jogar xadrez cego (pode-se utilizar por exemplo, o método do Dominic O'Brien no livro dele How To Develop A Better Memory, onde utiliza-se o Dominic System com PA para associar a notação enxadristica com as peças e manter uma sequência), e até mesmo dá para utilizar na memorização de cubo mágico cego, ou seja, resolver ele sem olhar. Também é possível fazer cálculos mentais de números gigantes usando auxiliares de memorização como o Major System do video, isso é algo que o Arthur Benjamin já mostrou nas suas apresentações de "matemágica" É impressionante como nossa memória consegue superar os limites comuns. Nossa memória de trabalho, sem auxílio de nada, só suporta apenas 7± (lê-se mais ou menos) itens individuais, mas com o uso de dispositivos mnemônicos, tais como o Link System mostrado no video, ou o Palácio mental, é possível memorizar coisas gigantes. Mas não para por aí não, porque existem técnicas mais avançadas. É possível dar um "upgrade" nelas, e isso aumenta o número de associações necessárias para memorizar um sistema de memória (por exemplo, o Dominic System, o Major Systen, o Ben System, e muitos outros), mas quanto mais imagens mais rápido será. Atualmente existem formas de utilizar o palácio mental para ajudar nos estudos. O livro Make It Stick(2014), que fala sobre os métodos de estudo mais eficientes, segundo a neurociência, apresenta que um deles é o palácio mental. No entanto, quando a gente quer usar isso nos estudos, temos de pensar em memorizar somente após entender, porque senão isso poderia ser perca de tempo. Existe duas razões para se fazer isso: 1) Se não entendermos, vai demorar mais para memorizar 2) Ao entender, vamos memorizar mais rápido e utilizamos o chunking Chunking signifca você "aglomerar" coisas, e fazer elas mais fáceis de lembrar. É mais ou menos como o exemplo da chave que o Pedro falou, onde ele mencionou de ter que deixar próxima da carteira. Os números de telefone normalmente são agrupados em 2 grupos de 4, exemplo 5213-6732 (escrevi um aleatório), isso é mais fácil de lembrar do que simplesmente 51236732. Essa mesma ideia vale pros estudos. Bem, é isso aí, eu amo muito esse temaaaa 💙 minha auto estima subiu muito quando consegui memorizar várias coisas, especialmente em sala de aula kaljsdlkasd Eu estou muito feliz pelo ciência todo dia estar mostrando isso para as pessoas, eu tentava na escola ensinar a uns colegas, e até ajudei meus colegas de classe a apresentar sem nenhum papel, foi muito legal kk virou a guangue do palácio mental.
@@San20081 Olá. Vai depender bastante, porque eu não sei qual a sua intenção de memorização. Existem duas formas de memorizar palavras: verbatim, você memoriza literais palavras por palavras. e verborum, é o mais frequente, e o foco é pegar as ideias. Se o seu caso for o primeiro, é necessário mais trabalho. Se o seu caso o for segundo, é realmente muito mais simples. Porque não é necessário memorizar todo o texto, mas certas palavras, e que lembrando delas ti dá o contexto para o resto. Quando é necessário memorizar citações, a gente precisa lembrar exata palavra por palavra, e uma forma para iniciantes de fazer isso (pois sim há formas mais avançadas), é você criar uma historinha, isso é abordado no livro do Dominic O'Brien Quantum Memory Power, por exemplo. "Podemos julgar o coração de um homem pela forma como ele trata os animais." - Immanuel Kant Você pode usar um espaço da sua casa para servidr palácio mental e nela construir uma cena que representará toda essa frase. Você pode se perguntar o que cada pedaço do trecho lembra, de forma concreta. "Podemos julgar", para imaginar algo concreto, pode ser literalmente um juíz. "Coração" é um coração, simples. Agora a criatividade permanece, e dá para imaginar uma pessoa tratando bem um animal ou mal, vai de sua escolha, para preencher o resto, já que não é muito difícil de lembrar. Você só precisa imaginar uma cena divertida juntando o juíz ("podemos julgar") com o coração, e unir isso à história de uma pessoa tratando um animal (bem ou mal). Isso pode ser por exemplo: (supondo que você escolheu sua cama do seu quarto como palácio) 1. Um JUÍZ entrega um CORAÇÃO para um homem que ACARICIAVA um CÃO (animais) Você só precisa agora repetir essa imagem na sua cabeça, e repetir a frase umas 2 ou 3 vezes, só para você conseguir relacionar a imagem que fez com o texto. E vualá. Eu gostaria de falar mais, na verdade dá para falar bem mais, porém é meio limitante discutir aqui, qualquer coisa pode clicar no meu perfil e checar mais informações como o discord.
A emoção também pode alterar a memória. Depende do estado emocional durante o evento e também durante a lembrança, alterando o que você lembra ou reforçando fatos da lembrança e omitindo outras.
@@NicolasHerculanoTesla valeu por explicar! Eu, particularmente, entendi, mas como sei que houve mais pessoas que não entenderam do que as que entenderam, então chamei as que não entenderam pra curtir! 🙃
Caramba irmão! Suas postagens são show de bola. Eu pesquiso para conferir a fonte e confiabilidade da informação. Até o momento, seriam poucas e irrelevantes as divergências. Parabéns.
@@nada.acotese.feijoada Rsrs ... Não dá pra confiar na maioria dos canais do RUclips. É cheio de meliante fazendo postagens baseadas em emoções, tendências pessoais, repassando informações falsas, sem embasamento técnico e com o intuito de gerar discórdia, confusão e ignorância. Se não conferir, ferrou...
12:53 existe um problema pra mim nessa dica de criar uma imagem mental, eu tenho afantasia então sisplemente não consigo criar essas imagens kkk, acho que seria legal ter um videos falando sobre afantasia, eu mesmo só descobri que tenho isso a alguns dias atrás, não sabia que a maioria das pessoas conseguem imaginar objetos em 3d alguns até perfeitamente, enquanto eu não consigo nem imaginar um quadrado kkk Quando descobri que tem pessoas que conseguem imaginar algumas situações como se fosse um filme passando na cabeça eu fiquei com um pouco de inveja kkkkkk
Eu nem sabia que existia essa condição! E quando você quer comprar algo então, você nunca “imagina” aquela coisa? Eu mesmo quando quero comprar algum objeto eu fico imaginando o tempo todo o objeto na minha mente, eu fazendo o uso dele, como ele pode ser, etc…
caraca parece até que o ciência todo dia e o ponto em comum tem uma colab juntos, toda hora postando vídeos juntos sobre assuntos que se completam KK ❤
Nossa, ótimo o seu canal, parabéns. Alguma dica para quem possui déficit de atenção, aprendizagem e dislexia? Sofri muito na faculdade. Quando leio as coisas o meu cérebro começa a criar historias e acabo saindo do foco do que estava estudando. Na verdade meu cérebro fica o dia inteiro criando histórias e situações que nunca vão acontecer, e ele fica tempo todo, (e se fosse assim, se isso acontecesse ou podia acontecer dessa forma). Acho estranho viver assim, ficar o tempo todo pensando em varias coisas ao mesmo tempo. Aprendo algo um dia depois esqueço. Mas, de qualquer maneira, admiro seu canal e seus ensinamentos, obrigado. abs
Nas fotos do meu aniversário de dois anos estou com a boca machucada. Minha mae falou que eu ganhei uma bicicletinha e cai de boca no asfalto. Era muito crianca pra lembrar, mas posso jurar que tenho essa imagem na memória. Nada mais é que invenção minha hahahaha
Eu sou profissional da área automotiva, consultor de vendas de auto peças. Cada peça tem um código de no mínimo 4 dígitos, algumas contém letras. É claro que tenho em mente vários códigos ...mas é quase impossível memorizar tudo porque são variadas marcas apenas p/ um item. Exemplo filtro de óleo do motor fire. Pela mahle OC600 Pela Tecfil Psl55 Pela Wega WUNI0005 Algumas peças só tem por determinadas marcas e é aí que entra a fase difícil..
É incrível como em teoria, nossa memória é praticamente infinita, mas na prática não funciona exatamente assim... Cada memória é armazenada ligando uma sequência específica de neurônios (e são sequências bem grandes, milhões), que se reativam sempre naquela ordem! E quanto maior a carga emocional do fato, mais bem "encrustada" ela fica! Como cada neurônio pode ter centenas ou milhares de terminações, o número de ligações possíveis entre nossos neurônios é maior que o o de estrelas no universo visível! No entanto, a maior parte de nossas memórias são fragmentadas e por aproximação... Vou falar melhor sobre isso em um vídeo que irei publicar em breve, essa neurociência mais detalhada do funcionamento da memória... Mas vídeo excelente! Você é uma inspiração Pedro!
Maioria das memórias são deixadas no inconsciente, um lugar onde e muito difícil de acessar, e a maioria das coisas ruins são deixadas lá, como maneira de nos defender desses pensamentos ou coisas ruins
No dia 11 de setembro de 2001 eu tinha 44 anos e nessa data eu completava um ano de trabalho. Eu tinha pouco conhecimento de informática e usava pouquíssimo a internet. Durante a manhã, daquele dia, uma colega de trabalho, de repente começou a nos mostrar, no CP, as imagens do avião entrando na torre do prédio. No início achamos que era alguma montagem e depois entendemos a gravidade da situação. De Tijucas SC.
Aproveite os 15% de DESCONTO na ALURA antes que acabe!
alura.tv/cienciatododia
e se você tiver afantasia? pesquisa no Google
Eu quero é cupom de desconto na loja Loos
Pedro seu "bandido" c viu pelos menos uns 5 vídeos do Naruhodo hein😂😅😂 blz eu junto os do Sinapse com os deles também e por falar em sinapse abraços Greg sem redes sociais kkk😮😅
Mas Pedro a soma de todas as forças ñ é igual a 0? que tipo de recomendação é essa .-.
4:25 EU SILEMBRO MUINTO
KKKK
Essa técnica é ainda melhor do que aquela outra que me esqueci
Jamais fumar maconha: essa erva destrói a memória.
@@capotegabriel se fumar antes do cortex pre frontal estar formado totalmente prejudica mesmo, mas dps disso n faz mal algum
@@capotegabriel eu fumo todo dia e, krai esqueci oq eu ia falar
@@capotegabriel Nada a ver irmão, a maconha só tem dois efeitos colaterais, que é uma lerdeza momentânea e um outro sintoma que eu não me lembro.
Mann, na vdd tem outra q é melhor mas eu esqueci o nome dela mann :(
Oi, Pedro. Eu tenho 12 anos, sonho em ser um grande físico quando eu crescer, física e a área que eu mais gosto. O seu canal me ajudou muito a estudar física e matemática, hoje tenho um canal no RUclips, ele é um pouco diferente do seu, já que eu só falo sobre assuntos de física. Nesse canal eu ensino física, clássica, quântica e relativistica. Comecei a aprender física aos 3 anos, e assim descobri a lei da gravidade, porém era algo bem básico. Aos 11 eu comecei a estudar mecânica clássica, quântica e relativistica, foi aí que eu descobri a minha paixão. Eu sempre demonstrei interesse em exatas, desde os meus 2 anos, eu já sabia contar até 10 sem ajuda de ninguém. Com 5 eu aprendi a multiplicar, e aos 7 a dividir, com 9 eu aprendi radiciação e com 11 eu aprendi o teorema de Pitágoras, lei dos senos, cossenos e tangente. Com 12 já sei grande parte da mecânica quântica e relativistica. Não estou querendo pagar de gênio, mas isso é o básico de uma pessoa inteligente, tais conhecimentos que ganhei sem ler 1 livro se quer. Muito obrigado por ler o meu comentário até aqui, até mais.
A gravidade quântica é um mistério a décadas, várias teorias surgiram para resolver tal problema, a minha favorita é a teoria das cordas. Desde os meus 11 anos, a teoria das cordas me intriga, principalmente por existir várias dimensões extras, mas agora, com 12 anos eu tive um sonho revelador, e descobri o porque.
Conversando com o meu professor de física, ele me fez entender que a gravidade quântica existe, porém mesmo as particulas menores, sendo extremamente leves, e com pouca energia quando estão sozinhas, a gravidade quântica ainda é muito menor, ou diferente do que imaginávamos.
Na teoria da relatividade geral, descobrimos que a gravidade é apenas uma curvatura do espaço-tempo, causada pela massa e energia de um corpo. Mas a gravidade quântica (quase) Não existe, por tanta, como a gravidade quântica (quase) não existe, e a gravidade só é uma curvatura das 4 dimensões, então devem ter mais dimensões no mundo quântico.
A teoria das cordas, sempre explorou o conceito de dimensões extras, por tanto se a gravidade quântica (quase) não existe, seria a teoria das cordas verdadeira. Com dimensões extras que afetam os efeitos da gravidade mas 4 dimensões convencionais.
Então se a gravidade é afetada por essas dimensões extras, então utilizando essas dimensões extras da teoria das cordas, seria possível alterar a gravidade de tal maneira que seria possível criar anti-gravidade?
Responda essa pergunta pfvr.
Hipótese, HIPÓTESE por Davi Martins, Santos, Brasil, 12 anos.
Menino, meus parabéns! Você tem um português muito avançado para a sua idade. Continue assim sempre estudando as matérias que você gosta, porém, nunca se esqueça do básico, que são: O português e a matemática.
Já fiz minha inscrição em seu canal!
Engraçado. Eu também tenho 12 anos e quero ser físico teórico. 😂kkkkkkkkkkk.
Up
Sentaremos para conversar 👏👏
Uma das pessoas mais inteligentes que conheci, o uruguaio nacionalizado brasileiro Helio U. Mujica, falecido há mais de 2 décadas, falava muito sobre memória e métodos de memorização, e, sempre me alertava sobre "as armadilhas da memória", o sugestionamento, ou seja, a influência de outros em nossas memórias, exatamente como explicado nesse vídeo, e, não apenas sobre influências externas mas também sobre o que nosso próprio cérebro "cria" para preencher certas lacunas, aqui muito bem explicado pelo Pedro, e, no fim das palestras ele sempre dizia que pouquíssimas pessoas teriam "super cérebros" praticando os métodos de memorização conhecidos como "exercícios cerebrais", mas que, o simples ato de tentarmos, de estarmos sempre preticando, já mantém nosso cérebro em atividade e melhora muito o nosso raciocínio e memórias, também muito bem explicado no final do vídeo, e, eu e meu irmão mais novo, que sempre procuramos seguir os "ensinamentos & conselhos" do citado uruguaio, somos provas vivas de que o que ele ensinava era realmente muito eficaz, coisas que este vídeo só veio reforçar.
Grande H.U. Mujica, grande Pedro Loss.
E parabéns a todos que fazem o possível para manter o cérebro em bom funcionamento.
Abraços.
Ensina o método
@@raysajb7366up
Up
UP
Esse Mujica eh parente do ex presidente uruguaio?
Eu fiquei 5 anos sem estudar, deixei meu cérebro preguiçoso e depois de forçar meu cérebro para memorizar as coisas, também tentar puxar informações eu consegui melhorar essa parte. Dependendo a pessoa pode ter uma memória boa más só não acostuma o cérebro a puxar a informação armazenada nos neurônios e também é muito difícil a gente esquecer completamente alguma informação, normalmente as pessoas só perdem a capacidade de acessá-las porquê as vezes a conexão dos neurônios que armazenam aquela informação fica fraca, más ela ainda está no seu cérebro. Com treino e repetição você faz seu cérebro entender que as informações são importantes tornando-as de longo prazo ou permanentes e fortalecendo a conexão neural.
Alguma dica para fortalecer a memória?
É o meu caso, sou intérprete de libras e fiquei mais de 10anos parada, agora quero voltar e ter essa capacidade de memorização pois as libras se renovam sempre!!!
Uau!!!
Pelo amor de Deus! Tira o acento agudo do mas! Aaaah 😭😭😭😭
@@susanyferreira5273como um entusiasta da neurociência, com centenas de horas de conteúdos aleatórios do RUclips, o que funciona mesmo é...
- Fazer resumo,
- explicar pra si mesmo
- tentar lembrar do que aprendeu sem depender de fonte externa(famoso recall)
Tem outras coisas também, mas isso dái e o mais usado.
Uma dicaa top praa memorizacao que eu aprendii é um pouco de esforco cognitivo e repeticao!
Force a si mesmo lembrar.
E repita ao longo da semana.
forçar a si mesmo a lembrar é chamado de revisão ativa, e realmente funciona
Por isso flashcards são bem efetivos. Dica de app (pc e cel) = Anki
Eu sempre usei o aprendizado por reforço, de tanto repetir, seja escrevendo, pensando, digitando, aquilo entra na sua cabeça e já era, sucesso.
Lembro-me de quando queria aprender os números ordinais de um a um milhão. Fiquei escrevendo na folha inteira, usei 3 folhas e isso foi o bastante para nunca mais esquecer.
Mentira
Pra quem tem curioso a parte que ele fala sobre técnicas de memorizar começa aos 13:52
que tipo de ansioso aceita ignorar 13 minutos de video pra confiar que o estranho sabe filtrar o conteudo que VOCÊ vai ver?
@@salvimateus eu
Obrigado
O problema é fazer isso com uma caralhada de matérias da faculdade
@@salvimateus eu😂
Minha avó sempre dizia que existem três principais problemas na velhice, um era a falta de memória, os outros dois ela nao lembrava mais.
😅😅😅
😂😂😂
😂
Eu na vida kkkkkk
@EduardoCroceta kkkkkkkkkkkkkkkkkk.. eu não aguento! Ri Muito aqui 😅
Eu to aprendendo portugues e sempre encontro canais boms pra aprender sobre temas interessantes na internet . Que viva Brasil, que bom canal do youtube. saudacoes desde o norte de El Salvador.
Nossa, que vídeo viajado, iniciei o vídeo intrigado com o enunciado que vi na tamb, e as informações são de fato interessante, mas quando foi chegando no meio do vídeo já estava com a impressão de que tinha caído em um vídeo falso, não tinha recebido a resposta para a pergunta que fui induzido a ter, mas chegando na reta final quando estava faltando 1/4 do vídeo para terminar aconteceu o ponto de virada, ele começou a falar do Palácio mental e tudo mais.
Bom demais, parabéns 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Ou seja, não precisava enrolar 12 minutos para passar uma informação rápida de duas técnicas de memorização que até concurseiros já sabem. As informações de todo o vídeo são interessantes, mas fogem do título, o vídeo é bem editado, mas no fim senti que perdi tempo .
Escrever à mão ajuda demais (grifar, rabiscar, desenhar). É neurologicamente recomendado.
Não é a escrita a mão em si, mas o esforço requerido. Quando mais esforço você tiver que fazer, mas fácil é de lembar.
passa a revisão sistemática que vc leu aí
@@anotherrandomnickname Não lembro o estudo, vi no livro "Moonwalk with Einstein" do Joshua Foer.
O livro é sobre como o Joshua Foer, uma pessoa normal, ganhou uma copetição de memorização.
Em uma parte do livro ele fala sobre um programa implementado em uma escola, onde os professores tinham dificuldade em se organizar, então implementaram um programa onde sumiram com os computadores e ao invés os professores usavam cartões, onde eles tinham que escrever a mão e organizar os cartões em armários.
No livro ele conta um pouco sobre a história da escrita e memorização bem como neurociência e savantes. É um ótimo livro, recomendo a leitura.
Se eu escrever, eu não presto atenção nem no q estou copiando, nem no q escrevi. É sério🤷🏻♂️
Anotar (seja à mão ou digitando) ajuda muito, por dois principais motivos: enquanto você está anotando, ajuda a codificar a informação (consolidar na memória), e quando termina você tem material pra revisar, que é outra parte importantíssima pra memorização de um conteúdo.
Eu já fazia essa memória associativa naturalmente.
Acontece muito quando estou voltando pra casa escutando uma música ou um podcast, as vezes to em casa e escuto uma frase específica que ouvi durante o trajeto, e me lembro exatamente por onde eu tava passando na hora que aquilo foi dito. Muito loko isso 😊
Cícero, Sêneca, Santo Agostinho, S. Tomás, o professor Espedito, etc. ensinaram todas essas técnicas ou no mínimo, o fundamento de algumas das modernas técnicas. Pe. Narciso Irala fez um compêndio em seus livros. Pe. Antonin Sertillanges também trata do assunto em seu A Vida Intelectual, e também o Pe. Camilo Passalacqua, o Pe. Agenor Marques, e ainda muitos outros. A memória acústica e mecânica, pode ser treinada pela memorização de poemas; a memória intelectual colhe muitos benefícios da memória visual de quadros; são especialmente úteis para construir o palácio da memória ou do conhecimento. Essa dita memória artificial, é um ótimo auxílio para a memória natural.
Pra mim a melhor técnica é da associação, quando associo uma palavra à outra palavra ou à uma história, eu acabo colocando essa palavra na memória de longo prazo.
Associação é otima!
Sim. Quando eu estava aprendendo inglês eu nunca conseguia memorizar "almost", então como a palavra parecia "almoço", sempre que a palavra aprecia eu criei uma frase pra associar "almoço *quase* pronto" e deu certo 😊 agora eu não preciso mais me lembrar da frase
Poderia me dizer um exemplo? Eu tô com dificuldade de lembrar das coisas eu eu aprendo na sala de aula.
@@dgzinhoMlda Por exemplo, para você lembrar que a capital da Albânia é Tirana, você pode escrever a seguinte frase " A vida na Albânia é tirana " , e toda vez que você pensar nessa frase, você vai lembrar que a capital da Albânia é Tirana.
@@wallacesilvasantos6531 Ah tá. Muito obrigado
Cara. Que vídeo bom. Abordou contexto geral da memória e deu as dicas. Além de boa dicção e dinâmica. Parabéns!
Eu uso app pra memorizar conteúdos de prova. Ajuda demais. As vezes duas revisadas muito bem feitas já resolve.
qual app?
@@aotdii Ankidroid. Super recomendo. Mas pra fazer efeito mesmo, eu faço todos os cards e quando vou revisar eu vou clicando em "Difícil" até conseguir recitar sem olhar o card. Só quando eu percebo que já memorizei eu Clico em "Fácil". Depois de alguns dias o app vai mandar você revisar de novo, e vai aumentando o espaço de tempo entre uma revisão e outra. Funciona muito bem.
Show amigo@@raphaelfreiresantos , vou testar! Obrigado!
Parece muito bom, vou testar
Esse app é MUITO bom pra aprender vocabulário se você está aprendendo outro idioma. Obs: não é decorar, é aprender mesmo, então é uma ótima opção.
Excelente vídeo! Ótima contextualização e a apresentação das técnicas foi bem didática. Ah, adorei as imagens surreais geradas com IA, edição primorosa. Parabéns, Pedro e equipe! 👏🏼👏🏼👏🏼
Eu gostaria de conseguir lembrar mais detalhes e momentos de quando meus filhos eram pequenos. Essas lembranças gostaria de tê-las com riqueza de detalhes em minha mente e poder contar para eles diariamente.
eu tiro muitas fotos.. elas me ajudam a lembrar dos bons momentos, mesmo q me julguem kk
@@isolasaggioro2856 Que fofooooo! Anotar detalhes, palavrinhas, situações e comentários inusitados também é uma boa!
Inventa as histórias! Melhor do que vc dizer que esqueceu. Pense em histórias legais e conte a eles. Da forma como vc gostaria que tivesse acontecido.
Eu tenho três filhos pequenos , e esqueço tudo.
Aí invento qdo eles me perguntam :
“Mãe, quais foram as primeiras palavras”
Eu lembro só da primeira, as outras vou inventando e
@@anapaulaqueiroz5942vou começar a fazer isso ❤ obg
@@anapaulaqueiroz5942 Mentir pros filhos não é a melhor abordagem
Faço anotações desses vídeos. O palácio mental funcionou tão bem que não precisei rever o vídeo para escrever o exemplo da lista de compras. Bastou imaginar a história contada no vídeo. Fascinante!
Pior que é verdade kkkk
@@aryelmorais6529como isso funciona? Me recomenda algum canal que ensina pfvr
Tem que comprar capim pro boi,
uma vassoura pra limpar os ovos,
baldes pra jogar fora o refri,
e uma maçaneta nova,
e papel pra limpar o cool, pra quando tiver vontade de cagar já está no bolso.❤❤❤
Só vi uma vez, mas escrever ajudou a lembrar. Agora.
A novidade pra mim foi o exemplo final da esteira e treinar o cérebro.
E a palavra repetida, qualquer coisa repetida perde o sentido.
Me identifiquei com o que lê e esquece.
Uma vez li todo dia 30 páginas durante uma semana, e no fim esqueci tudo. Daí parei, porque perde o sentido.
Funciona. Eu já consegui memorizar uma lista com 60 itens aleatórios em ordem
@@alissonhenrique4128em quanto tempo?
Que edição, que contagiante e informativo o vídeo consegue ser.
Disseste certo: "Contagiante" mesmo!
Exatamente! Achei que eu não teria paciência em ver 17 minutos de vídeo, mas quanto mais avançava, mais eu queria ver
cara, poderia ter ouvido vc por hora. sua voz e marcante.
sou intérprete de libras, e já vou pra 30 anos de estrada.
Elas se renovam sempre.
O que vc me aconselha pra melhorar minha memorização, pois a minha memória anda falhando, isso tudo depois do clonazepam, seria cômico, mas é trágico!!!
Preciso melhorar e urgente!!!!
espero que fique bem
Caí aqui no canal por acaso e fui surpreendido pela qualidade! Obrigado por um trabalho de divulgação científica tão sério e bem feito!
Já conhecia essa técnica, mas que didática maravilhosa, tinha uns pontos que tinha ficado confuso e esse vídeo deixou tudo impecável.
Video incrível!
Eu tenho TDAH.
Me lembro de coisas que aconteceram muitos e muitos anos atrás e me esqueço onde coloquei meu celular 5 minutos atrás kkkk
Tbm kkk
esquecer onde esta o celular não é TDAH
@@rdgvg É o que?
@@vitorzinnn69Ser desatento .
meu mano fabiano ja esqueceu que o vídeo no youtube não é diagnóstico
Como esquecer traumas e as consequências de longo prazo? Como voltar a adquirir alta concentração? Talvez, conseguindo o segundo suavize os primeiros até que inexistam? Preciso de ajuda, tenho depressão e um gatilho recente está abalando tudo em minha vida, principalmente, minha capacidade de concentração e foco.
Tem um vídeo sobre os sonhos ou pesadelos? Seria mto interessante pq pra mim não vejo como revelações, o que vejo é que a gente fica tipo impressionado com alguma notícia ou preocupação que já vimos/ tivemos/ conversamos ou pensamos, daí mistura com a ansiedade do futuro e por isso os sonhos parecem revelações. Acho mto mais científico do que espiritual. Se vc parar pra pensar, no sonho sempre tem a ver com algo que vc comentou ou pensou antes ou viu.
Se tiver interesse, veja os vídeos do Profeta Vinicius Iracet. Ele explica bem sobre significados de sonhos, dejavus, revelações. O que é revelação ou natural.
Sonhos são conversas do nosso inconsciente que sincronizam símbolos que estão conscientes para nos passar mensagens. O fato de usar coisas que vimos de forma recente é por elas estarem mais “frescas”, na superfície dos nosso consciente, mas é usada como símbolo de uma atribuição de sentido pessoal. Jung é uma grande referência para isso, mas a decodificação dos sentidos é um exercício que deve ser praticado, um ótimo começo mesmo antes de estudar suas dinâmicas e interpretar é iniciar anotando, registrando os seus. Sonhos são um estudo pessoal, uma conversa de você pra você mesmo.
Mas como se explica então, nosso cérebro misturar coisas vivenciadas com coisas futuras? Como nós podemos inconsciente saber do futuro?
essa foi literalmente a melhor aula q eu já tive, eu tenho 14 anos e estou vendo isso no computador do meu pai, no inicio eu achei q seria chato como qualquer outra aula entediante q os adultos veem, eu n consigo prender nada do que eles dizem na cabeça, o estilo da aula q vc deu foi como se eu estivesse tendo uma conversa com um amigo meu sobre coisas divertidas q eu consigo manter na minha mente, até a edição do vídeo é como as q eu costumo ver em meus videos normais do dia a dia, prendeu o meu foco e eu consegui aprender muita coisa só em um vídeo! já me inscrevi e vou com ctz ver mais desse canal lindo.
Eu tbm tenho 14 e senti a mesma coisa nele. Cliquei nesse vídeo pq queria ver algo diferente e é impressionante como qualquer vídeo dele é bom kkkkkkkk
O Pedro é tão bom que enquanto ele faz o vídeo ele vive o que está ensinando com exemplos de si msm, bem didático.
Gd
tento utilizar essas técnicas pois já tenha conhecimento da informação passado no vídeo, e poço dizer que é mais fácil ensinar a teórica do que na pratica pelo menos para mim ajuda mas não conseguiria ( porque criar ligações que cheguem até á rua vai da imaginação de cada um) tanto j mas estou feliz com o que já me ajuda essas técnicas, parabéns pela dedicação, trabalho na produção do vídeo e partilha de informação
Quando eu tinha uns 13 anos passei a inventar que tudo que eu queria guardar na minha memória era fotografado pelos meus olhos. Kkk ai eu piscava os olhos olhando fixamente para o objeto, lugar ou pessoa que eu queria "guardar" gente eu não sei como, mas sempre deu certo. Eu ate posso esquecer como procedeu algum fato, mas eu sei que houve um fato. Eu posso esquecer a cor, mas lembro da textura. Eu posso esquecer o nome, mas lembro do rosto... De algum modo isso me ajudou realmente a guardar definitivamente tudo que eu escolhia dentro do meu campo de memória. Eu não sabia dessa técnica, porém basicamente eu ja utilizava desde muito novo. Hoje tenho 25 anos. Muito bom!
Memória fotográfica
Eu tambemmmmmmmm!!!
Piscar fotografa ou tira print? Kkkk... Rindo respeitosamente...
@@joaosantoscoach1252 amigo eu não sei como essa loucura funcionava kkk só sei que dava certo. 😂 Lembro até hoje de muita coisa...
@@raycarvalhor não isso se chama memória fotográfica, não e pelo fato dele estar piscando mas sim pelo fato dele olhar para uma coisa e fixar ela na mente e lembrar como uma fotografia entendeu
Quase cinco milhões de inscritos, este canal, por excelência, merece isso!
Muito bom! Tenho uma lista que conecta os números de 1 à 100 com diversas palavras como: elementos da tabela periódica, planetas do sistema solar, pedras preciosas e outras coisas acidentais como personagens e desenhos animados. Desse modo, consigo memorizar qualquer coisa e de maneira ordenada. É uma aplicação de todas as técnicas juntas: andaime, imaginação, conexão e repetição espaçada.
Vou me esforçar para melhorar a minha memória e os rendimentos dos meus estudos , quando eu "crescer" desejo ser uma médica e para isso terei de me esforçar muito (principalmente por se tratar de que eu vou ter a responsabilidade de diversas vidas) mas vamos o resultado dos meus esforços e o que a minha vida aguarda né😅
Ta aí um cara que faz o RUclips valer a pena! Parabéns Pedro! 👏👏👏
Concordo, mas afirmo que os professores Sidney Silveira e Carlos Nougué também façam, até mais. Recomendadíssimos para tornar-se um amante da metafísica, que supera a própria física pela simples natureza. O trem é verdadeiramente apaixonante. Jamais imaginei que eu pudesse amar algum conteúdo como amava física e seus desdobramentos, mas digo que a metafísica tenha deixado a física parecendo uma história fofinha e nada mais.
Pedro, qdo penso que vc não vai mais me surpreender, vc outra vez me encanta. Brilhante abordagem e explicação. Obrigado pelas dicas. Abraços a vc e toda a equipe. Vcs são demais
Muito obrigado!
Adorei esse vídeo!
Tenho TDAH e estou sempre buscando entender melhor o funcionamento do meu cérebro e como exercitá-lo.
Vou praticar as técnicas de memorização sugeridas, com muito prazer!
Aliás, a reflexão de "LEMBRO, LOGO EXISTO" me deixou mais motivado ainda a lembrar melhor das coisas.
começa a ler o poder do agora que voce vai entender ainda mais sobre a vida e a mente
ai voce vai real pensar logo existo
Uma coisa que uso basante a todo momento e sempre funciona é colocar atenção em primeiro lugar logico ,emoção, determinação e foco. Não tem como esquecer nada nem como foi a semana inteira. Sempre que vc se cobrar por algo vc consegue tudo fácil. Se vc não se cobra vc paga o preço do PQ. O resumo e o melhor ponto de partida para associar as coisas.
Conteúdo absurdo, qualidade do vídeo impecável, edição e trilha sonora nem se fala. Produção no geral é muito boa, parabéns!
nada, enrola muito
Com 60 anos de idade eu estava dirigindo carro em Florianópolis e escutei no rádio o ataque às Torres. Blumenau SC
Então vc tem 83 ?
Eu no final da tarde liguei a tv para assistir desenhos animados 😂. Aí vim o ataque as Torres
@@charlesdelgdois
@@charlesdelgEu Também 😅
Quando entrei em classe os alunos me perguntaram se eu acreditava que haveria a terceira g.u.e.r.r.a. Foi assim que fiquei sabendo e desci para a nossa sala, levei a maioria dos colegas. Ninguém sabia de nada. Pode até ser que tenhamos engatado uma Secund Life e ainda não saibamos...
Eu adoro os vídeos do Pedro Luz, sempre me faz refletir sobre a vida
Wow! Que vídeo incrível! Adorei! O que eu estou mais impressionada é como eu acabei decorando a lista de compra que vc deu de exemplo por conta da sua explicação de tão boa que foi hahahaha
Eu me lembro muito bem do 11 de setembro de 2001. Eu estava doente, com febre nesta data, e meu chefe deixou eu sair mais cedo do trabalho. Fui para casa, me deitei no sofá da sala e liguei a tevê. Todos os canais mostravam o primeiro prédio do WTC atingido, ainda não se sabia se era um acidente ou um ataque terrorista. Em 2006, comecei a trabalhar como agente penitenciário. Mas fiquei 11 horas como refém numa rebelião. fui golpeado na cabeça e, meses depois, tive um derrame cerebral como consequência. A partir daí, minha memória começou a falhar miseravelmente. Eu tenho, até hoje, perda de memória recente. Lembro-me muito bem de coisas antigas, mas de coisas recentes tenho dificuldade para lembrar.
Só nos Estados que não tinha horário de verão (Tocantins) que estava passando Dragon Ball. Era uma hora de diferença na programação, Não foi efeito Mandela. realmente teve interrupção, só não foi no País todo.
Apanhou dos "mininu" do papai Loole ? Foi por uma boa causa eu acho, eles estavam tristinhos 😔 e só queriam sair para tomar uma cervejinha amigo, você precisa perdoar "ox criax".😍
Sou motoboy, muitas vezes eu faço entrega para clientes repetidos. quando são entregas fáceis de encontrar a casa, quando vou fazer a próxima no mesmo cliente eu não lembro onde fica... mas quando é cliente que eu tive dificuldade de encontrar na primeira entrega, nas próximas eu sempre sei onde é sem precisar procurar novamente.
10:36 esse é o que mais me pega, eu tinha 1 ano de idade quando isso aconteceu e eu me "lembro" de ter vivido isso
Então, acontece isso cmg
2, ainda lembro de eu comendo ervilha sentado no chão em um prato KKKKKKKKKKKK
Olha que atualmente nem gosto de ervilha mais.
@@morteq-q2699 eu lembro de esta em um estádio de futebol sendo q nunca fui em um🤣🤣
as vezes alguem te contou, vc imaginou, esqueceu que apenas imaginou, e acha que realmente lembra da situação
Vc era muito novo, provavelmente alguem te contou algo assim, ai seu cérebro juntou isso com outra memoria
Video legal! Minha experiência: Tenho à mão - memória - 69 nomes de golpes de capoeira. Estão em ordem alfabética e numerados a cada 10. O 10 é a benção, o 20 cruz, o 30 gancho, o 40 negativa o 50 queixada direta e o 60 a vingativa. Entre cada conjunto vem os outros nomes de modo que quando confiro a lista - todo dia - aqueles nomes numerados tem de "bater" com os da ordem alfabética que ficam entre! Muito divertido brincar com a memória.
Ah! Não conto mais até 10 pra fazer exercícios fisicos. Uso saúde, força, naturalidade, agilidade, flexibilidade, equilíbrio, coordenação, controle, resistência e velocidade.
Cara, parabéns pela qualidade e clareza do vídeo. Deus abençoe.
Trabalho incrível, Pedro, Aldir, Tiago, Mellanie, Vitor e Samuel. Roteiro, produção, apresentação,... Por favor, Deixem os créditos por mais tempo! E obrigado pelas referências na descrição!
Esse Pedro por acaso é gay?
@@CloudGreybluetá querendo, gracinha?
@@edpatrik Simplesmente fiz uma pergunta, porquê uma amiga observou isso enquanto eu via um vídeo dele sobre explosão nuclear no espaço. Ela olhou e disse esse cara é gay, e eu disse: não sei, nunca olhei por esse lado.
@@CloudGreyblue vocês cuidem da vida de vocês. Vão envelhecer fofocando dos demais, troço feio.
@@CloudGreyblueEle tem namorada.
1 = teia, 2= noé, 3= mãe, 4= cão, 5= lua e ppr aí vai até o numero 100 = toureiro.
Gravei em minha memória todos estes números simplificados depois de fazer um curso de memorização com o Renato Alves, há 20 anos atrás e isso me ajuda muito até hoje para fazer estas sequências doidas de palavras, com o propósito de lembrar um número.
E detalhe, ainda hj eu reviso cada um deles antes de dormir (para "cansar" o cérebro e dormir logo). Isso me ajuda muito pois no geral paro no número 40 e poucos, cerca de 5 minutos depois de começar hahaha
Excelente video Sr. Pedra com Luz (rs), abraços!!!
voce quer dizer que faz referencia desses nomes com os numeros para se lembrar do numero?
se for eu faço a mesma coisa porem com o proprio numero, por exemplo, se dentro de um numero tem o 23, tipo 9923 o '23' eu ligo ao jordan(jogador de basq
@@julianoaguilar4554 Is so mesmo, é uma tabela de 0 a 100.
A técnica que vc usa também funciona que também é a de gerar uma imagem mental sobre o que precisa memorizar, abraços!
Você é um gênio! Obrigado pelas valiosas orientações!
Parabéns pela qualidade e detalhes da informação, e a elaboração do vídeo.
5:00 - É responsável ainda, trabalho fantástico!
Pedro que vídeo sensacional! Muuuuuito obrigada!!! Tudo o que vc explicou e ensinou vai me ajudar demais. Sempre esqueço o nome das pessoas e quando estou contando alguma história esqueço demais as palavras. Vou começar a aplicar estas técnicas. ❤👏👏👏👏
Que vídeo, voz, conteúdo maravilhosos amei 👏🏻👏🏻👏🏻
12:10 - a regra do 5sec: prioridades; relevantes; rotina; trivial; arquivos. Compete a cada um categorizar sua importância ,para não parecer queria seria deslexia ou desleixo mesmo! 😅😂
Eu entrando pensando que ele só ia ensinar como memorizar, e o cara conta uma história, e eu gostando e continuando até o final kkk
eu usei o "link system" e terminei criando "a torre", é uma estrutura branca que fica no meio de uma floresta de pinheiros de grama alta e arbustos, você só pode entrar direto, não dá pra subir os degraus nem descer, quando você alcança o topo com a visão, instantaneamente já está la dentro, no topo da torre, é quadrada, uns 20x20m um foço no meio com escada quadrada em espiral, lá você tem vários quadros brancos, onde pode organizar seus pensamentos, você está completamente sozinho, exceto pelo eco, é o nome que eu dei pra criatura que pode ter a forma que desejar, ela sempre responde oque você "se pergunta", chamei de eco por que a minha era eu mesmo....
as coisas começaram a ficar estranhas pois só cheguei lá pq já tinha ido dormir, no sonho em que já estava dormindo, por conta dessas condições o tempo na realidade foi completamente ignorado, quando acordei perguntei a minha mãe quanto tempo eu dormi, ela disse que 10minutos enquanto a sensação que tive foi de ficar preso na torre por 3meses bolando idéias geniais às quais lembro, inclusive, lá pensei como poderia detalhar minha experiência naquele lugar, então fiz uma visual novel pra relatar, ela inda está em desenvolvimento, pretendo postar o video do processo de criação, (vai soar como se tivesse mendigando inscrito por esse final, mas isso é um relato real)
Mol textão kkk quando sair o podcast me manda o link
Valeu!
Muito obrigado, esse vídeo creio que vai me ajudar, tenho deslexia e difícil escrever as vezes e também imagino muito eu estou tentando mudar minha vida pois com meus 15 anos estou estudando para ir ao mercado de trabalho e uma boa memória vai me ajudar, quero fortalecer meu corpo parar com meus mal hábitos como dormir tarde não fazer nada ainda bem que eu sou ectomorfo porque se não estaria provavelmente obeso e seus vídeos tem me ajudado você e incrível tudo de bom espero que você leia ❤
Eu me lembro muito bem de 11 de setembro de 2001 e o que aconteceu com Dragon Ball. Eu estava na escola de manhã e sempre deixava minha irmã gravando para eu assistir a tarde. Nesse dia assim que cheguei em casa ela me disse que não gravou porque estava passando reportagem sobre um prédio. Não importa o que estava passando na Globo quando a reportagem de plantão começou, depois não teve Dragon Ball. Minha irmã nem tinha entendido a reportagem, assim que vi as duas torres em chamas e falaram que foi avião eu só pensei, vai ter guerra.
O efeito Mandela ao qual o Pedro estava se referindo é de que Dragon Ball teria sido interrompido pelo plantão, então ele ter passado ou não depois é irrelevante pra esse caso.
Sim, não chegou a passar Dragon Ball, a gente ficou frustrado esperando e nada.
Foi interrompido sim, foi bem no momento em que o Goku ia se transforma em Super Saiyajin 3 pela primeira vez e na frente do Majin Buu gordo.
@@alexkidd6419 A própria rede Globo já disse que não estava passando Dragon Ball na hora. Duvida? Pesquise vc mesmo. No Google diz a hora que aconteceu o incidente do 11 de setembro, e foi por volta das 9 horas. Considerando que o plantão da Globo foi ao ar DURANTE o ataque, é seguro afirmar que a transmissão começou por volta das 9 também.
E aí está o ponto: Vc já viu Dragon Ball passar na tv Globinho tão cedo da manhã? Eu nunca vi. Dragon Ball, naquela época, só passava perto da hora do almoço. Eu estudava à tarde, então sempre assistia DBZ por volta das 11.
Isso é só um enorme efeito Mandela.
Toda vez q assisto esse cara, saio me sentindo o proximo Einstein, Pedra Luz ensina mt bem
Eu estou estudando para concurso público, preciso aprender a desenvolver a memória, infelizmente tenho o hábito do esquecimento... Esse vídeo é de excelência, parabéns pelo conteúdo meu amigo!
Acho que as perguntas seriam: Como se saber, se sabemos de tudo e esquecemos? Quando resgatando informações e possível vir informações a mais?
Simplesmente o melhor canal!!!
Quando eu era bem mais jovem, morava na zona rural e escrevia músicas, em um período relativamente curto, escrevi um caderno inteiro, tinha mais de 100 músicas e não cheguei registrar nenhuma até dar fim no caderno e eu usava uma técnica para memorizar, as inspirações sempre vinham enquanto eu estava distraída na lida de campo, então eu cantava uma estrofe várias vezes até memorizar e depois passava para a estrofe seguinte e voltava para a primeira estrofe e assim ia fazendo e chegava em casa de noite com uma música pronta, e depois com a luz de vela escrevia no caderno, se deixasse para o dia seguinte corria o risco de esquecer grande parte.
Hoje ouço os artistas dizendo que levaram meses para compor uma música e fico imaginando que naquele tempo eu era um gênio que perdi a oportunidade de mostrar para o mundo minha generalidade por morar no lugar errado, quando mudei para uma cidade que realmente me dava as condições ideais já era tarde, eu já tinha mais de 30 anos e já não tinha mais vontade de recomeçar escrever.
Posta no RUclips suas músicas faça vídeos
Sempre a tempo
Enquanto estiver viva, haverá tempo, tente um pouco, busque novas inspirações, talvez consiga sentir novamente o gosto daquilo que havia deixado para trás.
Vc pode ter o dom, mas não tem o mais importante q é a paixão, se vc fosse apaixonada como eu por compor, nunca esqueçeria sua paixão, muito menos jogaria fora seu caderno, não era pra ser, geralmente esses artistas fazem sucesso e depois largam, pq não sustentam por muito tempo uma coisa q não as move, e não as faz sentir a vida.
No meu caso, eu tenho além do caderno, um bloco de folhas impressas e guardadas num saco a vacuo numa mala de emergência, além de uma cópia no cartão de memória, e outra na nuvem das notas
Não é querendo fazer pouco não, Deus me livre, eu acredito em vc, q vc era bom, etc...
Mas quem ama seu dom sempre da um jeito de nunca perder suas coisas...
Quando eu era criança eu brincava de associação com a minha mãe e com meu pai a brincadeira era desse jeito:
Vamos supor minha mãe falava carro
Aí depois eu tinha que falar algo que lembra carro
Ex:
Pneu
Aí meu pai falava algo que lembra pneu e falava
Borracha
Aí voltava pra minha mãe
E ela seguia na linha de raciocínio dela:
Borracha lembra lápis
Aí vai seguindo
Cada um.fala uma palavra até a original se afastar totalmente.
Mas quando a brincadeira acaba ainda sim é divertido tentar lembrar a ordem de todas as palavras ditas.
Com isso memorizamos uma lista enorme de coisas
Eu tenho TDAH mas com essa técnica eu memorizo muito fácil . Tentem com seus filhos ou amigos.
É muito bom
É por isso que eu lembro dos meus sonhos, são todos muito fantásticos, é uma cópia da realidade em uma versão interpretada por minha mente
Tô surpresa de como eu de fato queria aprender com memorizar de fato e agora o Pedro postou esse vídeo.
de fato você é de fato
@@dennisro93 não zoa cara, era o sono na hora de digitar kkkkkkkk
@@larrisa691 kkkkkkkk se você foi dormir assim que viu o vídeo, conseguiu memorizar de fato
@@dennisro93 de fato. Kkkkk
Essa estratégia de associar o nome de alguém com algo funciona muito bem, eu consigo gravar o nome de qualquer pessoa que eu queira e isso faz uma diferença enorme, todos vão lembrar o seu nome também, isso acontece porque as pessoas ficam surpresas por você lembrar o nome delas
Técnica é boa mesmo. Acabou o vídeo, pensei em várias coisas e até agora to lembrando da lista de compra kkkkkk e se tratando de mim, isso é muito surpreendente.
cara, obrigada por espalhar seu conhecimento, tenho dificuldade de memorizar tudo e esse vídeo veio na hora certa, colocarei em prática!❤
Parabéns, Pedro! Você se supera sempre.
Parabéns pelo video. Nunca esperava que o ciência todo dia iria gravar desse tema que eu tanto amo e estudei por anos. A sua forma de apresentar o conteúdo para os iniciantes foi impressionante e serve de inspiração para mim.
Todas as pessoas, independente de gênero, idade, lugar e situação econômica, podem ser capazes de memorizar de maneira eficiente. Só para ter ideia, com o palácio mental é possível memorizar um baralho de cartas em menos de 5 minutos, memorizar 60 dígitos em 1 minuto, jogar xadrez cego (pode-se utilizar por exemplo, o método do Dominic O'Brien no livro dele How To Develop A Better Memory, onde utiliza-se o Dominic System com PA para associar a notação enxadristica com as peças e manter uma sequência), e até mesmo dá para utilizar na memorização de cubo mágico cego, ou seja, resolver ele sem olhar. Também é possível fazer cálculos mentais de números gigantes usando auxiliares de memorização como o Major System do video, isso é algo que o Arthur Benjamin já mostrou nas suas apresentações de "matemágica"
É impressionante como nossa memória consegue superar os limites comuns. Nossa memória de trabalho, sem auxílio de nada, só suporta apenas 7± (lê-se mais ou menos) itens individuais, mas com o uso de dispositivos mnemônicos, tais como o Link System mostrado no video, ou o Palácio mental, é possível memorizar coisas gigantes.
Mas não para por aí não, porque existem técnicas mais avançadas. É possível dar um "upgrade" nelas, e isso aumenta o número de associações necessárias para memorizar um sistema de memória (por exemplo, o Dominic System, o Major Systen, o Ben System, e muitos outros), mas quanto mais imagens mais rápido será.
Atualmente existem formas de utilizar o palácio mental para ajudar nos estudos. O livro Make It Stick(2014), que fala sobre os métodos de estudo mais eficientes, segundo a neurociência, apresenta que um deles é o palácio mental. No entanto, quando a gente quer usar isso nos estudos, temos de pensar em memorizar somente após entender, porque senão isso poderia ser perca de tempo.
Existe duas razões para se fazer isso:
1) Se não entendermos, vai demorar mais para memorizar
2) Ao entender, vamos memorizar mais rápido e utilizamos o chunking
Chunking signifca você "aglomerar" coisas, e fazer elas mais fáceis de lembrar. É mais ou menos como o exemplo da chave que o Pedro falou, onde ele mencionou de ter que deixar próxima da carteira. Os números de telefone normalmente são agrupados em 2 grupos de 4, exemplo 5213-6732 (escrevi um aleatório), isso é mais fácil de lembrar do que simplesmente 51236732. Essa mesma ideia vale pros estudos.
Bem, é isso aí, eu amo muito esse temaaaa 💙 minha auto estima subiu muito quando consegui memorizar várias coisas, especialmente em sala de aula kaljsdlkasd Eu estou muito feliz pelo ciência todo dia estar mostrando isso para as pessoas, eu tentava na escola ensinar a uns colegas, e até ajudei meus colegas de classe a apresentar sem nenhum papel, foi muito legal kk virou a guangue do palácio mental.
Opa boa noite, para memorizar muitas palavras qual e o melhor método ?
@@San20081 Olá. Vai depender bastante, porque eu não sei qual a sua intenção de memorização. Existem duas formas de memorizar palavras:
verbatim, você memoriza literais palavras por palavras.
e verborum, é o mais frequente, e o foco é pegar as ideias.
Se o seu caso for o primeiro, é necessário mais trabalho.
Se o seu caso o for segundo, é realmente muito mais simples. Porque não é necessário memorizar todo o texto, mas certas palavras, e que lembrando delas ti dá o contexto para o resto.
Quando é necessário memorizar citações, a gente precisa lembrar exata palavra por palavra, e uma forma para iniciantes de fazer isso (pois sim há formas mais avançadas), é você criar uma historinha, isso é abordado no livro do Dominic O'Brien Quantum Memory Power, por exemplo.
"Podemos julgar o coração de um homem pela forma como ele trata os animais." - Immanuel Kant
Você pode usar um espaço da sua casa para servidr palácio mental e nela construir uma cena que representará toda essa frase.
Você pode se perguntar o que cada pedaço do trecho lembra, de forma concreta.
"Podemos julgar", para imaginar algo concreto, pode ser literalmente um juíz.
"Coração" é um coração, simples.
Agora a criatividade permanece, e dá para imaginar uma pessoa tratando bem um animal ou mal, vai de sua escolha, para preencher o resto, já que não é muito difícil de lembrar.
Você só precisa imaginar uma cena divertida juntando o juíz ("podemos julgar") com o coração, e unir isso à história de uma pessoa tratando um animal (bem ou mal). Isso pode ser por exemplo:
(supondo que você escolheu sua cama do seu quarto como palácio)
1. Um JUÍZ entrega um CORAÇÃO para um homem que ACARICIAVA um CÃO (animais)
Você só precisa agora repetir essa imagem na sua cabeça, e repetir a frase umas 2 ou 3 vezes, só para você conseguir relacionar a imagem que fez com o texto. E vualá.
Eu gostaria de falar mais, na verdade dá para falar bem mais, porém é meio limitante discutir aqui, qualquer coisa pode clicar no meu perfil e checar mais informações como o discord.
A emoção também pode alterar a memória. Depende do estado emocional durante o evento e também durante a lembrança, alterando o que você lembra ou reforçando fatos da lembrança e omitindo outras.
Eu sofria com esse problema do lixo, e usei sua dica, Pedro, e deu certo! Obrigado.
Kskskskksksksks que bom então skskskks
3:05 “Existem 10 tipos de pessoas: as que entendem binário e as que não entendem” 😄
Se você não entendeu, curte também!
Suspeito q esta edicao tenha sido feita por uma IA, que se valeu do áudio, e entendeu dez ao invés de dois.
O texto no vídeo está meio certo, o correto seria 10₂
2 em binário é representado como 10 (se lê um zero, não dez).
@@NicolasHerculanoTesla valeu por explicar! Eu, particularmente, entendi, mas como sei que houve mais pessoas que não entenderam do que as que entenderam, então chamei as que não entenderam pra curtir! 🙃
@@julianorocha7226 é dois em binário kkkk a piada é essa.
Esse foi o melhor vídeo e mais útil que assisti em minha vida parabéns milhões de vezes por essa postagem
Eu uso essa técnica há muitos anos... é sensacional. ❤
Pedro, nunca te pedi nada, faz um vídeo explicando, fisicamente, como os cheiros se propagam?
Video incrível.
Para o próximo vídeo Pedro faz um sobre memória ❤️
Caramba irmão! Suas postagens são show de bola. Eu pesquiso para conferir a fonte e confiabilidade da informação. Até o momento, seriam poucas e irrelevantes as divergências. Parabéns.
Mais um doido como eu que realmente vai checar as fontes.. é nois, amigo da casa verde ✌🏻👽🤙🏻
@@nada.acotese.feijoada Rsrs ... Não dá pra confiar na maioria dos canais do RUclips. É cheio de meliante fazendo postagens baseadas em emoções, tendências pessoais, repassando informações falsas, sem embasamento técnico e com o intuito de gerar discórdia, confusão e ignorância. Se não conferir, ferrou...
assinei a Alura hoje, meu amigo, estou impressionada com a qualidade
Que vídeo incrível, ótima explicação e edição
O Pedro e o seu sentido de humor >>>>
Assistir de novo porque ja me esqueci de como ter uma boa memoria 👍🏻
kkkkkkk
😂😂😂😂
Siiiim kkkkkk ta ali a barrinha toda vermelha e eu pensando qual será dessa tecnica?
@@Turorialdosucesso kkkkkkkk
🤣
Genial!! O Pedro realmente traz Luz!! 😂😂😂 Muito bom aprender com você
12:53 existe um problema pra mim nessa dica de criar uma imagem mental, eu tenho afantasia então sisplemente não consigo criar essas imagens kkk, acho que seria legal ter um videos falando sobre afantasia, eu mesmo só descobri que tenho isso a alguns dias atrás, não sabia que a maioria das pessoas conseguem imaginar objetos em 3d alguns até perfeitamente, enquanto eu não consigo nem imaginar um quadrado kkk
Quando descobri que tem pessoas que conseguem imaginar algumas situações como se fosse um filme passando na cabeça eu fiquei com um pouco de inveja kkkkkk
Talvez associação numerica te ajude. Apesar de também ser memoria semântica.
É incrível pensar que só por ter afantasia você tem mais dificuldade em certas tarefas, profissões, áreas da vida e etc
Eu nem sabia que existia essa condição! E quando você quer comprar algo então, você nunca “imagina” aquela coisa? Eu mesmo quando quero comprar algum objeto eu fico imaginando o tempo todo o objeto na minha mente, eu fazendo o uso dele, como ele pode ser, etc…
Pera la, como assim ''Filme passando pela cabeça?"'
Não é nesse nivel mano, é tipo fotos, bugadas.
@@morteq-q2699 eu imagino perfeitamente
caraca parece até que o ciência todo dia e o ponto em comum tem uma colab juntos, toda hora postando vídeos juntos sobre assuntos que se completam KK ❤
Parabéns! Ganhou uma inscrita. Video SENSACIONAL! Primeiro video de 17 minutos que conseguiu prender totalmente a minha atenção.
Nossa, ótimo o seu canal, parabéns. Alguma dica para quem possui déficit de atenção, aprendizagem e dislexia? Sofri muito na faculdade. Quando leio as coisas o meu cérebro começa a criar historias e acabo saindo do foco do que estava estudando. Na verdade meu cérebro fica o dia inteiro criando histórias e situações que nunca vão acontecer, e ele fica tempo todo, (e se fosse assim, se isso acontecesse ou podia acontecer dessa forma). Acho estranho viver assim, ficar o tempo todo pensando em varias coisas ao mesmo tempo. Aprendo algo um dia depois esqueço. Mas, de qualquer maneira, admiro seu canal e seus ensinamentos, obrigado. abs
Nas fotos do meu aniversário de dois anos estou com a boca machucada. Minha mae falou que eu ganhei uma bicicletinha e cai de boca no asfalto. Era muito crianca pra lembrar, mas posso jurar que tenho essa imagem na memória. Nada mais é que invenção minha hahahaha
🤔
Vlw Pedra Luz, acho q a maioria aq ta vendo o vídeo antes de uma prova, se tiver alguem, fala ae kk
Pedra Luz kkkk vou aderir
Talvez eu nunca vou me esquece desse pedra luz; é eu realmente nunca vou me esquece😂😂@@Feiticeiro_amaldiçoado
Eu kkkk
Pior kkkk
amanhã tenho duas
Esse vídeo é muito bom,pena que quando acabar eu já esqueci tudo 😮😮
Eu sou profissional da área automotiva, consultor de vendas de auto peças. Cada peça tem um código de no mínimo 4 dígitos, algumas contém letras.
É claro que tenho em mente vários códigos ...mas é quase impossível memorizar tudo porque são variadas marcas apenas p/ um item.
Exemplo filtro de óleo do motor fire.
Pela mahle OC600
Pela Tecfil Psl55
Pela Wega WUNI0005
Algumas peças só tem por determinadas marcas e é aí que entra a fase difícil..
É incrível como em teoria, nossa memória é praticamente infinita, mas na prática não funciona exatamente assim...
Cada memória é armazenada ligando uma sequência específica de neurônios (e são sequências bem grandes, milhões), que se reativam sempre naquela ordem! E quanto maior a carga emocional do fato, mais bem "encrustada" ela fica!
Como cada neurônio pode ter centenas ou milhares de terminações, o número de ligações possíveis entre nossos neurônios é maior que o o de estrelas no universo visível!
No entanto, a maior parte de nossas memórias são fragmentadas e por aproximação...
Vou falar melhor sobre isso em um vídeo que irei publicar em breve, essa neurociência mais detalhada do funcionamento da memória...
Mas vídeo excelente! Você é uma inspiração Pedro!
Maioria das memórias são deixadas no inconsciente, um lugar onde e muito difícil de acessar, e a maioria das coisas ruins são deixadas lá, como maneira de nos defender desses pensamentos ou coisas ruins
Adoro o corpo humano, gostaria de estudar tudo mais a fundo, tentarei me dedicar mais aos meus estudos
Oh, vídeo excelente! Por favor, Pedro, manda salve?
Acho sensacional em como as imagens feitar por IA tem ajudado na produção de conteúdo, excelente vídeo com sempre.
Altas informações interessantes sobre a memória e tudo que o cara absorveu foi que a IA fez um click bait chamativo
Pedro, além da sua play ser muito interessante e proveitosa, sua didática é perfeita!!!!
Parabéns pela idéia e obrigado por compartilhar.
No dia 11 de setembro de 2001 eu tinha 44 anos e nessa data eu completava um ano de trabalho. Eu tinha pouco conhecimento de informática e usava pouquíssimo a internet. Durante a manhã, daquele dia, uma colega de trabalho, de repente começou a nos mostrar, no CP, as imagens do avião entrando na torre do prédio. No início achamos que era alguma montagem e depois entendemos a gravidade da situação. De Tijucas SC.
Parei em 0:56 ("mas antes que eu me esqueça") saiu por água abaixo a memorização.
Legal
Kkkkkkkkkk
O maluco me enrolou por dez minutos pra dizer "uma vida saudável, é uma vida eterna", obgd Ciência Todo Dia❤
mas num é não
tu interpretou errado então que nao é so isso
😂😂😂😂
sai do video mais desanimado do que ja tava kkkkkkkkkkkkkkkk