Eu particularmente, gosto de escrever o diário em inglês todos os dias pela manhã ou de noite, pois quando você pratica o outro idioma e saber se expressar diante de um papel ou digital, tende a ser muito mais prazeroso, tanto para o seu cérebro, como também dos pensamentos, sentimentos, etc.
@@samuelaraujo9615 kkkkkkk se você estiver no intermediário e mesmo assim acha uma ótima ideia, pelo menos vale uma tentativa! No começo foi um pouco difícil para mim, mas fui escrevendo e melhorando aos poucos todos os dias até que eu consegui sentir confortável com a escrita em inglês!
Isso é fantástico, meu pai foi caminhoneiro de 1982, quando ele tinha 18 anos, até 2015 quando ele vendeu seu caminhão. Ele sempre manteve um caderno com ele, onde anotava as datas e os locais que ele viajava, tudo que ele conhecia e achava interessante e, uns tempos atrás eu encontrei alguns desses cadernos da década de 90, foi mágico reler os cadernos do lado dele (ele nem se lembrava mais dos cadernos), mas em cada linha ele se lembrava e contava novas histórias sobre as viagens, é algo que guardo comigo e pretendo um dia poder deixar algo assim também pros meus filhos.
Pinho, acho que a única ''falha'' (se é que posso chamar assim) é você escrever pensando em deixar pra sua filha. Acredito que isso deve limitar sua mente, de forma inconsciente, a não colocar coisas que você não quer que ela saiba. Pra mim o diário acaba sendo um auto-desabafo e as vezes precisamos dizer coisas que são só nossas... enfim, acho que cada diário tem uma intenção e deve servir pra cada um de um jeito, mas essa é a minha opinião, se servir para alguem refletir, já valeu apena. Valeu!
Eu nunca consigo manter um diário, eu acabo ligando muito pra estética e fico com receio de realmente me abrir e alguém acabar lendo aquilo, tenho uma paranoia de alguém ler
nossa eu tb, pensar que alguem pode ler me da muita agonia. Mas como é pra um bem maior, é só tentar achar uma solução, como carregar sempre com vc ou guardar em uma gaveta.
Usa o digital, normalmente eu uso o Journey, é bem discreto, da pra colocar senha e a memória é ilimitada, da pra colocar fotos e vídeos, eu uso a mais de 1 ano e meio e é demais nostálgico e gratificante
Eu já fiz um diário com símbolos, cada desenho fácil era uma letra, tipo assim A* B• C^ D¶ com todo o alfabeto, decorei bem rápido e destruí a anotação, assim posso escrever tranquila.
Eu sou bipolar e tenho mais momentos de depressão do que de mania, então comecei um diário quando estava em um grande episódio de depressão, escrevi na última folha "Se quando esse caderno acabar meus sentimentos não tiverem mudado, prometo acabar com tudo", a minha idéia é que se o que eu sentia era sempre ruim, que nada fazia sentido era real, eu não queria continuar viva. Esse caderno ainda não acabou, ele já tem alguns anos e com certeza meus sentimentos mudaram, hoje quando estou na fase deprimida e penso em me matar, leio o que eu escrevi anos atrás, quando também me sentia assim e nas próximas páginas já tinham relatos mais felizes, então comecei a me prender a isso, as pessoas sempre dizem que tudo passa, que aquele momento vai passar, que a tristeza é passageira, mas quando essa é sua condição de vida, você só acredita quando você mesmo fala pra si, então esse foi o melhor hábito que eu criei, não escrevo todo dia, só quando acontece algo relevante e é muito bom porque registra os picos de emoção e com certeza é uma coisa que me fez continuar, aprender a lidar com isso, me ajudou até mais que muitas terapeutas, porque é como se você mantivesse um diálogo constante com alguém que realmente te entende.
Compartilho do mesmo pensamento.. não tenho depressão, mas tenho meus momentos ruins e poder voltar e ler o que você escreveu no passado é muito bom.. exatamente o que você falou, como se estivesse tendo um diálogo com a pessoa que mais te entende nesse mundo.
Uso diário pessoal desde dos 14 anos, iniciei como forma de desabafar e no final acabou servindo para me ajudar descarregar pesos, desenvolver inteligência emocional e registrar toda minha história e evolução de vida. Mas você apresentou formas diferentes de usar o diário que nunca pensei antes e vai me ajudar muito. Obrigada pelo trabalho Pinho!
Muito bom! Eu uso um diário no Notion com cada dia do ano, onde eu anoto se eu cumpri alguns hábitos diários (leitura, caminhada, etc.), faço um track do que comi no dia também pra eu ver se estou me alimentando bem, faço afirmações, agradecimento, conto sobre o meu dia, e para me fazer refletir eu me faço algumas perguntas sobre o que me deixou feliz no dia, o que me deixou triste, estressada, etc., o que tirei de lição do dia e assim vai. É muito bom mesmo escrever tudo!
Escrevo desde 2013, tenho vários diários, e neles eu vejo as minhas evoluções, pensamentos e sentimentos. E coisas que não compartilho com ninguém, só pra mim msm.
@@Afroditeats Tenho não, quase ninguém dá moral para isso, e poucos sabem que tenho os diários, porém sempre deixei fora de alcance / bem guardados eles. Incentivo que tente ter um, é ótimo ser nós mesmo e ver nossa evolução ou relembrar de momentos. Conselho: não conte para ninguém ou só para quem vc confie e que respeite o seu espaço pessoal.
@@ramonsousa2846 Sim, essa sensação de nós conhecer melhor, fora do olhar de outros que não tem a mínima ideia que se passar em nosso interio. E expandimos a nossa visão de mundo, deixando expresso no diário.
Tem um livro chamado O Caminho do Artista, da Julia Cameron, fala muito sobre a importância de fazer as páginas matinais, que ajuda no desbloqueio criativo. E tem feito diferença na minha vida. A partir disso comecei a desenvolver autoconsciência sobre como me sinto e quando escrevo passo a ver as circunstâncias e os desafios sobre outra perspectiva. Quando escrevo sempre acabo encontrando as respostas que preciso... É sensacional. Amei a ideia de guardar esses cadernos pra o futuro sua filha ler 📖 🤩
Pontos importantes: - Ter um diário pode ajudar a organizar pensamentos e emoções. - Escrever em um diário pode ser uma forma de terapia pessoal. - Um diário pode ser um registro valioso de memórias e momentos importantes. - Escrever regularmente em um diário pode melhorar a escrita e a expressão verbal. - Ter um diário pode ser uma forma de autoconhecimento e auto-reflexão. 1. Por que eu preciso de um diário? Um diário pode ajudá-lo a organizar seus pensamentos e emoções, além de ser uma ótima forma de terapia pessoal. 2. Escrever em um diário é importante? Sim, escrever em um diário pode ser muito importante, pois ajuda a registrar e processar as experiências do dia a dia. 3. Um diário pode melhorar minha escrita? Sim, escrever regularmente em um diário pode aprimorar suas habilidades de escrita e expressão verbal. 4. Por que um diário pode ser considerado uma forma de autoconhecimento? Ao escrever em um diário, você pode refletir sobre seus pensamentos e sentimentos, o que ajuda a desenvolver um maior autoconhecimento. 5. Quais são os benefícios de ter um diário? Além de ajudar a organizar pensamentos e emoções, ter um diário pode ser uma forma de lembrar momentos importantes, melhorar a escrita e promover o autoconhecimento. Para refletir: 1. Como você se sentiria ao escrever suas emoções em um diário? 2. Quais são os momentos importantes da sua vida que você gostaria de registrar em um diário? 3. Você acredita que escrever em um diário pode ajudá-lo a resolver problemas pessoais? 4. Como o ato de escrever em um diário pode ajudá-lo a se conhecer melhor? 5. Que benefícios você espera obter ao ter um diário?
"Devemos todas as noites fazer as contas com nós mesmos. Que enfermidade dominei hoje? Que paixões me opus? Que tentações resisti? Que virtudes adquiri? Nossos vícios irão ser abortados por conta própria se forem levados todos os dias para a vigilância" - Sêneca (filósofo estóico) perguntas para responder no diário toda noite: o que eu aprendi hoje? O que eu fiz que gostaria de repetir? O que eu poderia melhorar? (Fazer algo que deixei de fazer, fazer algo diferente de como fiz, deixar de fazer algo que fiz...)
Eu escrevia um diário na minha adolescência, tinha besteirol, mas tinha coisas sobre meu humor, sobre os cavalos que eu montava, sobre minhas vendinha de chiclete, etc. Resultado, minha mãe achou ele, leu ele, me julgou horrores, me colocou de castigo. Nunca mais escrevi nada. Tenho um bloqueio total.
Eu comecei a fazer isso ano passado, dia primeiro de 2020 eu estava lá. Todo o processo que foi ano passado eu tenho documentado, sei o que eu fiz todos os dias. É louco voltar atrás e ver como deu pra crescer em pouco tempo kk.
Escrevo diário desde meus 14 anos (tenho 18) hoje já é uma joia ter esses registros. Imagine daqui 20 anos 🤯 não me arrependo nunca de ter criado esse hábito
pois é! comecei recentemente um diário, mas eu já escrevia de 6 em 6 meses e as folhinhas que escrevi, para mim, tem um valor sentimental muito grande... é uma forma de entrar em contato com você mesmo, só que do passado... o melhor é ver quanto mudei de pensamento ao longo do tempo kkkkk
@@orestesnetobr minha mãe já leu, foi um trauma, achei muito invasivo e parei de escrever durante muito tempo. Hoje eu guardo em uma caixa de madeira que mandei construir só para isso, só eu tenho a chave inclusive. Mas se você guarda ele bem e tem uma boa relação com sua família, muito difícil isso acontecer.
@@nicollyalencar4081 Prefiro escrever no Notion. Só eu tenho a senha do meu celular. Se algo acontecer com a pessoa, outros jamais saberão o que escrevemos e é assim que deve ser!
eu escrevo quando eu estou num estresse e me ajuda. E também eu comecei a fazer terapia , tem me ajudado muito, minha psicóloga que pediu para eu escrever num diário
eu comecei a escrever um "diário" de pensamentos e outras coisas desde 11 de maio e diria que ta me fazendo muito bem, pq to exatamente externando oq fica na minha mente, acho que é algo bom, pois evito de pensar muito sobre algo ruim e tal.
Ao invés de um diário, tenho algo q denominei de "cápsula do tempo". É basicamente um diário também onde anoto, escrevo, me expresso e desabafo, sobre oq eu esteja passando naquele momento, porém nele nn escrevo todo dia mas so quando tenho vontade de documentar algo para o futuro, e/ou quando acontece algo importante na minha vida (como a realizacao de um sonho ou meta por exemplo). Nessa "cápsula", quando escrevo em pedacos pequenos de papel, dps dobro e coloco numa caixa lacrada com uma abertura do tipo cofre, (daí a ideia de capsula), eu ainda faço me perguntas ou idealizações q quero q sejam respondidas daqui a um determinado tempo (dái entao a ideia da palavra tempo). Esta minha cápsula está prox de ser aberta: determinei como prazo de 1 ano e abrirei no dia 15/07/2021. E eh isso, façam tbm eh mt legal pq vc tbm nn dá pra rever oq ja foi escrito e querer editar ou até apagar aquilo, ent no futuro teremos mts surpresas do agr.
Eu faço por intervalos maiores Tipo, uma semana Ou dia da semana cujo evento foi marcante No diário eu busco olhar para dentro de mim e avaliar meus sentimentos(saúde emocional) No meu diário tem uma parte escrita e outra para figura desenhada (tabela, mapa, representação de pensamento; diagrama; etc ) A escrita é mais profunda, sobre quem eu sou e quem desejo me tornar
Eu comecei a escrever diários no final de 2018, mas só foi no começo de 2020 depois de assitir a um vídeo seu que isso realmente se tornou algo corriqueiro. Graças a isso hoje eu me conheço bem mais e sei lidar melhor com os meus sentimentos.
Vendo muitos relatos sobre como é bom ler o diário depois,mas ninguém falando sobre como é libertador poder botar para fora seus pensamentos e sentimentos,além de organiza-los,é como ter um amigo sempre disposto a te ouvir,como uma pessoa um tanto solitária isso pra mim é muito terapêutico.
Mal saiu o vídeo, mas sim, todos deviam ter um diário. Ótimo trabalho Pinho! Isso ajuda muitos que querem uma organização, simplicidade, minimalismo e uma mente mais tranquila no dia a dia. Abraço!
Escrevo desde 2017 ...tenho varios diários....por incrível que pareça tenho toda minha vida escrita em cadernos ....todas minhas conquistas / sonhos, amigos ,namorados que tive ,lugares que conheci, ideia/ Temas para videos ,pregacoes ,poesias ,musicas escritas e diversos assuntos que estudei Resumindo minha vida toda ta escrita 😅❤❤❤
Ja faz um bom tempo que faço isso. Da forma mais simples possivel. Com um caderno basico e uma caneta já consigo escrever e escrever... cada ano faço um caderno novo com metas, objetivos, pensamentos, textos biblicos, ideias, calendario, datas, orçamento, filmes, games, projetos pessoais, profissionais, manutenção da minha moto e da casa e por ai vai. As possibilidades são infinitas. E tudo isso em um simples caderno e caneta. Cada ano faço um caderno novo e as vezes fico revendo os cadernos dos anos anteriores. Muito legal isso.
Pinho que engraçado, faço identico, marco onde fui com quem, etc, ai quando olho tenho uma idéia geral de como desenvolveram as coisas e quando, muito bom o vídeo!
Curti o vídeo! Eu comecei a escrever diário em 2012. Nem sempre é diário, teve ano que eu so escrevi 2 vezes 😂😂😂, mas no final do ano eu sempre paro pra anotar as glorias vividas... Meus diários velhos estão "jogados" pelas gavetas da casa, é de fácil acesso 😂😂😂.
Achei genial essa idéia, apesar de já ter o hábito de escrever mas não constantemente, isso acaba sendo uma metacognição ( pensar sobre os pensamentos) obrigada me inspirei em fazer um diário também!!! Valeu
Comecei um diário em 2017 no digital, parei depois de poucos meses. Voltei em 2019 ou 2020 dessa vez no físico pra treinar minha escrita à mão. Não consegui manter, fico um pouco ansioso escrevendo a mão por querer terminar logo, somado ao fato de eu não saber administrar muito bem tempo e aí fica difícil. Preciso desenvolver o gosto por isso, no fundo acho uma prática muito legal.
Venho agradecer de verdade aqui, pinho. O hábito de utilizar o diário me deixou mais funcional e até gerando maior organização mental e no meu dia-a-dia, assim gerando ótimos benefícios e resultados. Muito obrigado! :))
Tenho um planner onde anoto todas as despesas mensais, algum trecho importante do livro que estiver lendo e algum acontecimento marcante do dia.. Me ajudou muito a estar mais atento ao que estou lendo e onde está indo meu dinheiro..
Cara, tava pensando sobre isso essa semana, vi um vídeo seu antigo sobre diário para pegar algumas dicas e hoje você lança esse... Tá lendo minha mente só pode
Esse método é maravilhoso! Comecei a escrever há 1 mês e alguns dias, estou escrevendo todos os dias e sinto muita melhora em diversas áreas da minha vida. Hoje tenho o hábito de todas as manhãs escrever no meu diário, isso é libertador!🙏🏻❤️
Gostei bastante do vídeo. É de extrema necessidade falar sobre nosso dia a dia, como estamos e como pretendemos estar. O que realmente queremos com mudanças ou se estamos bem aonde estamos. Eu escrevo no celular mesmo, ainda tenho um pouco de vergonha de escrever no papel, no meu celular fica mais íntimo, escondido 😊, mas tenho um diário sim. Uma dica legal que aprendi com minha psicóloga é escrever o que achamos de bom conteúdo que estamos lendo no livro naquele momento. Criar ideias, conteúdos sobre o que achamos e o que podemos trazer pra nossa vida real. Sempre pensando no crescimento espiritual, pessoal e mental. Não obstante de conseguir sonhar e alcançar tudo que desejamos. Grata pelo vídeo, gostei bastante! 👏👏
Fazer o diário beleza, entregar pros filhos: jamais. É muita exposição. É jogar muita carga emocional para eles. E outra: eles devem aprender as coisas sozinhos, com conselhos paternos verbais.
Oxe, engraçado que a 2 dias comecei um diário hehe.... o vídeo veio para fortalecer tudo que eu já tinha pensado, obrigado! Eu gosto também de escrever, mais ou menos a cada 6 meses, tudo que ocorreu de mais importante naquele período, minhas conquistas e perspectivas que tenho para o futuro, devo ter umas 10 "cartinhas" como essa e sempre que me sinto desanimado ou em um período grande de desmotivação, leio todas, gosto de ler no fim de ano também! para lembrar o que eu pensava, quais eram meus objetivos e o quanto já evolui até aqui. Muitas vezes acabo me esquecendo de tudo isso e percebo que não sou tão grato quanto deveria ser, mas as "cartinhas" me dão um choque de realidade hehe recomendo demais!
Eu escrevo diários há tempos e realmente ajuda muito a se autoconhecer e colocar as ideias em perspectiva. Quanto a alguém olhar não tem problema pra mim, porque o que eu escrevo no diário são coisas que eu não tenho problemas em compartilhar com outras pessoas. Quando é algo que eu não gostaria de compartilhar eu não escrevo no diário, mas sim em uma folha avulsa, só para clarear a mente e depois eu jogo essa folha fora. Me dá um alívio mental essa prática.
acho que vou ter um diário para ver meus pensamentos, minhas evoluções, imagina eu ler meu diário daqui a 20 anos.... seria top, eu praticamente vou ter o meu ''eu do passado'' na minha mão
Estudo Letras Português-Italiano na USP, e minha avaliação foi escrever um diário em italiano. Fiz exatamente nesse esquema que vc fez, de resumos do dia, por coincidência!
Ótimo vídeo Pinho! Ja tenho o hábito de escrever há uns 2 anos, mas costumo focar no que eu to sentindo , nos planos e tb gosto de agradecer bastante nele. Concordo contigo, tudo mundo deveria ter um diário e me ajuda demais a esclarecer muita coisa que está na minha cabeça
Eu comecei um hábito de anotação diária no notion, fiz dessa forma por conta de ter sempre o Cel por perto, só tirar do bolso e escrever. Tem válido a pena escrever por lá, mas acho interessante a ideia de escrever em um caderno físico também, eu preciso testar! Vídeo naice!
Preciso iniciar um diário urgentemente, minha caligrafia está pior de quando comecei a escrever quando criança (risadas à parte), também ajudar na memória, analisar os momentos do dia a dia, é de extrema importância.
Comecei a criar esse hábito quando vi o seu 1º vídeo sobre isso e depois a minha turma terapêutica me recomendou exatamente a mesma coisa. Faz uma diferença enorme na minha vida.
uma opçao maneira e sem custos é usar o notion como diario, eu (quase) todos os dias pego e escrevo reflexoes e tudo mais por la, é muito bom por ser muito acessivel e por ter toda a organizaçao q o app disponibiliza ne, alem de que quando tentei ter o diario fisico eu nao me adaptei pq eu ficava muiiitas horas ali escrevendo, coisa que no pc vai bem mais rapido
Eu comecei a escrever um diário no Notion, só o que eu fiz no dia e isso começou a me ajudar muito a perceber coisas que eu não perceberia sem. Como por exemplo, que sou uma pessoa tímida.
ja senti a necessidade de ter um diário...antigamente fazia anotações em papeis que depois eu acabava perdendo. Faltava um diario pra organizar tudo isso...como queria ter começado antes!
Eu uso o Daylio como diário, não escrevo todo dia mas toda vez que me sinto mal, bem ou acontece algo eu vou lá e anoto tudo, isso me ajuda demais no meu autoconhecimento, na maioria das vezes que eu me sentia mal sem nenhum motivo aparente eu anotava e depois acabava descobrindo o por que.
Eu ia começar a usar o Daylio, mas a assinatura dele é cara, estou em busca de algum outro similar e que não tenha assinatura. Estou estudando a possibilidade de fazer um diário no Evernote também, mas não sei como exatamente.
@@linnekerpimentaProvavelmente você já desistiu da ideia de criar um diário ou na melhor das hipóteses encontrou uma solução boa, mas caso vc esteja na situação 1 eu quero te recomendar o OneNote, é ótimo pra diário por que tem senha e você pode usar tanto no Pc quanto celular.
Eu tenho 23 diarios desde a infancia até os dias atuais. TENHO 2 diarios oline ou seja 25 até agora 4 livros publicados no wattpad ou seja 29 diarios . Um cartaz de metaz e uma caixa com cartas e listas e blilhetinhos.cartaz que eu ganhei e fiz
Eu não chamo o meu de diário porque não tenho o habito de escrever todos os dias.. chamo de Journal e peguei o hábito de escrever em inglês. É um exercício muito bom para colocar os pensamentos para fora, externalizar algumas ideias e preocupações.. E é bem legal voltar e ler sobre como você estava no passado, como lidou com algumas situações.. comecei em 2017 e escrevo até hoje, numa média de umas 3, 4 vezes durante o mês.. quase que 1 vez por semana. Me faz muito bem
Comecei o diário por causa da escola, que nos propôs uma ideia de fazer um diário, eu acabei caindo totalmente nessa ideia e sempre escrevo pelo menos uma página no caderninho que eles deram.
É como depois de tudo poder analisar um Scripts e poder reescrevê-lo. Há 6 anos, escrevo pelo menos um pouquinho todos os dias, na intenção de melhora a escrita. Peguei gosto pela coisa! Em inglês, às vezes. De repente, sei aquela frase impactante em inglês, a oportunidade de usar uma expressão; phrasal verb: *BAMM!!!* O meu digital, na nuvem. Dou nome como capítulos raramente kkkkkk KKKKKKKK
Cara, parece até q eu tinha que ver esse vídeo teu kkkkk por que é exatamente a necessidade que venho sentindo, registrar tudo q eu penso, meu keeps tem tantas notas q não sei mais o q fazer com elas kakakak
Eu estou lendo drácula de bram stoker. Nele, o protagonista constantemente escreve no diário ao longo fo dia em taquigrafia. Eu gostei muito da ideia, gostaria de replicar isso. :D
Meu professor de Pv ele recomendou o uso do diário, eu achei estranho eu pensava "pra que diario, não serve pra muita coisa" ai eu comecei a fazer um, e mano como que me ajudou eu podia colocar todas as minhas ideias, pensamento, sentimento etc.
Uma técnica que eu uso pra esconder meu diário e na minha mochila da escola pois ninguém meche lá além de mim e eu tô usando em um caderno da escola msm e eu finjo que é de alguma matéria KKKKKKKKK
Eu particularmente, gosto de escrever o diário em inglês todos os dias pela manhã ou de noite, pois quando você pratica o outro idioma e saber se expressar diante de um papel ou digital, tende a ser muito mais prazeroso, tanto para o seu cérebro, como também dos pensamentos, sentimentos, etc.
Puta ideia, vou tentar, Deus te abençoe kkkkkkkkkk
@@joaonascimento7894 Amém! Sucesso pela sua tentativa kkkkkk
Nunca tinha pensado nisso kkkk
@@samuelaraujo9615 kkkkkkk se você estiver no intermediário e mesmo assim acha uma ótima ideia, pelo menos vale uma tentativa! No começo foi um pouco difícil para mim, mas fui escrevendo e melhorando aos poucos todos os dias até que eu consegui sentir confortável com a escrita em inglês!
Eu também faço isso. Inclusive, estou à procura de um app. do tipo que não tenha assinatura, mas está difícil.
Isso é fantástico, meu pai foi caminhoneiro de 1982, quando ele tinha 18 anos, até 2015 quando ele vendeu seu caminhão. Ele sempre manteve um caderno com ele, onde anotava as datas e os locais que ele viajava, tudo que ele conhecia e achava interessante e, uns tempos atrás eu encontrei alguns desses cadernos da década de 90, foi mágico reler os cadernos do lado dele (ele nem se lembrava mais dos cadernos), mas em cada linha ele se lembrava e contava novas histórias sobre as viagens, é algo que guardo comigo e pretendo um dia poder deixar algo assim também pros meus filhos.
Que foda
Top
Pinho, acho que a única ''falha'' (se é que posso chamar assim) é você escrever pensando em deixar pra sua filha. Acredito que isso deve limitar sua mente, de forma inconsciente, a não colocar coisas que você não quer que ela saiba. Pra mim o diário acaba sendo um auto-desabafo e as vezes precisamos dizer coisas que são só nossas... enfim, acho que cada diário tem uma intenção e deve servir pra cada um de um jeito, mas essa é a minha opinião, se servir para alguem refletir, já valeu apena. Valeu!
Eu nunca consigo manter um diário, eu acabo ligando muito pra estética e fico com receio de realmente me abrir e alguém acabar lendo aquilo, tenho uma paranoia de alguém ler
nossa eu tb, pensar que alguem pode ler me da muita agonia. Mas como é pra um bem maior, é só tentar achar uma solução, como carregar sempre com vc ou guardar em uma gaveta.
Usa o digital, normalmente eu uso o Journey, é bem discreto, da pra colocar senha e a memória é ilimitada, da pra colocar fotos e vídeos, eu uso a mais de 1 ano e meio e é demais nostálgico e gratificante
@@brunogarcia5504 não é a mesma coisa que escrever, já tentei uns digitais
@@estevanleandros PSR, tem gente que não tem noção de privacidade
Eu já fiz um diário com símbolos, cada desenho fácil era uma letra, tipo assim A* B• C^ D¶ com todo o alfabeto, decorei bem rápido e destruí a anotação, assim posso escrever tranquila.
Eu sou bipolar e tenho mais momentos de depressão do que de mania, então comecei um diário quando estava em um grande episódio de depressão, escrevi na última folha "Se quando esse caderno acabar meus sentimentos não tiverem mudado, prometo acabar com tudo", a minha idéia é que se o que eu sentia era sempre ruim, que nada fazia sentido era real, eu não queria continuar viva.
Esse caderno ainda não acabou, ele já tem alguns anos e com certeza meus sentimentos mudaram, hoje quando estou na fase deprimida e penso em me matar, leio o que eu escrevi anos atrás, quando também me sentia assim e nas próximas páginas já tinham relatos mais felizes, então comecei a me prender a isso, as pessoas sempre dizem que tudo passa, que aquele momento vai passar, que a tristeza é passageira, mas quando essa é sua condição de vida, você só acredita quando você mesmo fala pra si, então esse foi o melhor hábito que eu criei, não escrevo todo dia, só quando acontece algo relevante e é muito bom porque registra os picos de emoção e com certeza é uma coisa que me fez continuar, aprender a lidar com isso, me ajudou até mais que muitas terapeutas, porque é como se você mantivesse um diálogo constante com alguém que realmente te entende.
Compartilho do mesmo pensamento.. não tenho depressão, mas tenho meus momentos ruins e poder voltar e ler o que você escreveu no passado é muito bom.. exatamente o que você falou, como se estivesse tendo um diálogo com a pessoa que mais te entende nesse mundo.
Também sou bipolar, e hoje eu comprei um caderno, só pra descrever o que eu sinto e o que eu passo. Comecei a escrever hoje
Uso diário pessoal desde dos 14 anos, iniciei como forma de desabafar e no final acabou servindo para me ajudar descarregar pesos, desenvolver inteligência emocional e registrar toda minha história e evolução de vida. Mas você apresentou formas diferentes de usar o diário que nunca pensei antes e vai me ajudar muito. Obrigada pelo trabalho Pinho!
Muito bom! Eu uso um diário no Notion com cada dia do ano, onde eu anoto se eu cumpri alguns hábitos diários (leitura, caminhada, etc.), faço um track do que comi no dia também pra eu ver se estou me alimentando bem, faço afirmações, agradecimento, conto sobre o meu dia, e para me fazer refletir eu me faço algumas perguntas sobre o que me deixou feliz no dia, o que me deixou triste, estressada, etc., o que tirei de lição do dia e assim vai. É muito bom mesmo escrever tudo!
vdd, e isso gerou uma ideia genial
Escrevo desde 2013, tenho vários diários, e neles eu vejo as minhas evoluções, pensamentos e sentimentos. E coisas que não compartilho com ninguém, só pra mim msm.
Nao tem medo de alguém ler o diário? Eu tenho muita vontade mas n queria q ninguém lesse, difícil..
@@Afroditeats Tenho não, quase ninguém dá moral para isso, e poucos sabem que tenho os diários, porém sempre deixei fora de alcance / bem guardados eles. Incentivo que tente ter um, é ótimo ser nós mesmo e ver nossa evolução ou relembrar de momentos. Conselho: não conte para ninguém ou só para quem vc confie e que respeite o seu espaço pessoal.
Pois sim, tem coisa que observamos, e é tão bom ter aquilo só pra nós mesmo. A sensação de pertencer e reconhecer a si mesmo!
@@ramonsousa2846 Sim, essa sensação de nós conhecer melhor, fora do olhar de outros que não tem a mínima ideia que se passar em nosso interio. E expandimos a nossa visão de mundo, deixando expresso no diário.
@@waleriamenezes5723 É tão MARAVILHOSA sensação e sem igual!
Tem um livro chamado O Caminho do Artista, da Julia Cameron, fala muito sobre a importância de fazer as páginas matinais, que ajuda no desbloqueio criativo. E tem feito diferença na minha vida. A partir disso comecei a desenvolver autoconsciência sobre como me sinto e quando escrevo passo a ver as circunstâncias e os desafios sobre outra perspectiva. Quando escrevo sempre acabo encontrando as respostas que preciso... É sensacional.
Amei a ideia de guardar esses cadernos pra o futuro sua filha ler 📖 🤩
Pontos importantes:
- Ter um diário pode ajudar a organizar pensamentos e emoções.
- Escrever em um diário pode ser uma forma de terapia pessoal.
- Um diário pode ser um registro valioso de memórias e momentos importantes.
- Escrever regularmente em um diário pode melhorar a escrita e a expressão verbal.
- Ter um diário pode ser uma forma de autoconhecimento e auto-reflexão.
1. Por que eu preciso de um diário?
Um diário pode ajudá-lo a organizar seus pensamentos e emoções, além de ser uma ótima forma de terapia pessoal.
2. Escrever em um diário é importante?
Sim, escrever em um diário pode ser muito importante, pois ajuda a registrar e processar as experiências do dia a dia.
3. Um diário pode melhorar minha escrita?
Sim, escrever regularmente em um diário pode aprimorar suas habilidades de escrita e expressão verbal.
4. Por que um diário pode ser considerado uma forma de autoconhecimento?
Ao escrever em um diário, você pode refletir sobre seus pensamentos e sentimentos, o que ajuda a desenvolver um maior autoconhecimento.
5. Quais são os benefícios de ter um diário?
Além de ajudar a organizar pensamentos e emoções, ter um diário pode ser uma forma de lembrar momentos importantes, melhorar a escrita e promover o autoconhecimento.
Para refletir:
1. Como você se sentiria ao escrever suas emoções em um diário?
2. Quais são os momentos importantes da sua vida que você gostaria de registrar em um diário?
3. Você acredita que escrever em um diário pode ajudá-lo a resolver problemas pessoais?
4. Como o ato de escrever em um diário pode ajudá-lo a se conhecer melhor?
5. Que benefícios você espera obter ao ter um diário?
"Devemos todas as noites fazer as contas com nós mesmos. Que enfermidade dominei hoje? Que paixões me opus? Que tentações resisti? Que virtudes adquiri? Nossos vícios irão ser abortados por conta própria se forem levados todos os dias para a vigilância" - Sêneca (filósofo estóico) perguntas para responder no diário toda noite: o que eu aprendi hoje? O que eu fiz que gostaria de repetir? O que eu poderia melhorar? (Fazer algo que deixei de fazer, fazer algo diferente de como fiz, deixar de fazer algo que fiz...)
Eu escrevia um diário na minha adolescência, tinha besteirol, mas tinha coisas sobre meu humor, sobre os cavalos que eu montava, sobre minhas vendinha de chiclete, etc.
Resultado, minha mãe achou ele, leu ele, me julgou horrores, me colocou de castigo. Nunca mais escrevi nada. Tenho um bloqueio total.
Tb aconteceu o mesmo comigo... que humilhação...
Sinto muito por isso pessoal, muitas vezes não escrevo coisas que gostaria por receio de alguém ler e julgar.
Eu tenho um diário no notas do celular com senha. É uma ideia a fim de preservar a intimidade.
@@marlideoliveira8680 Já tentei digital, mas não é a mesma vibe de escrever.
@@marlideoliveira8680 se eu tiver um digital é pior ainda, minha mãe odeia coisas no meu celular que não seja sobre "escola" e "joguinho"
Eu comecei a fazer isso ano passado, dia primeiro de 2020 eu estava lá. Todo o processo que foi ano passado eu tenho documentado, sei o que eu fiz todos os dias. É louco voltar atrás e ver como deu pra crescer em pouco tempo kk.
eu comecei o ano passado e ve o que eu preciso melhorar, tem me ajudado
Escrevo diário desde meus 14 anos (tenho 18) hoje já é uma joia ter esses registros. Imagine daqui 20 anos 🤯 não me arrependo nunca de ter criado esse hábito
O ruim é se alguém ler kk
pois é! comecei recentemente um diário, mas eu já escrevia de 6 em 6 meses e as folhinhas que escrevi, para mim, tem um valor sentimental muito grande... é uma forma de entrar em contato com você mesmo, só que do passado... o melhor é ver quanto mudei de pensamento ao longo do tempo kkkkk
@@TheDicas simm
@@orestesnetobr minha mãe já leu, foi um trauma, achei muito invasivo e parei de escrever durante muito tempo. Hoje eu guardo em uma caixa de madeira que mandei construir só para isso, só eu tenho a chave inclusive. Mas se você guarda ele bem e tem uma boa relação com sua família, muito difícil isso acontecer.
@@nicollyalencar4081 Prefiro escrever no Notion. Só eu tenho a senha do meu celular. Se algo acontecer com a pessoa, outros jamais saberão o que escrevemos e é assim que deve ser!
Nunca tinha visto pelo lado de presentear os filhos com o diário, amei!
eu escrevo quando eu estou num estresse e me ajuda. E também eu comecei a fazer terapia , tem me ajudado muito, minha psicóloga que pediu para eu escrever num diário
eu comecei a escrever um "diário" de pensamentos e outras coisas desde 11 de maio e diria que ta me fazendo muito bem, pq to exatamente externando oq fica na minha mente, acho que é algo bom, pois evito de pensar muito sobre algo ruim e tal.
Ao invés de um diário, tenho algo q denominei de "cápsula do tempo". É basicamente um diário também onde anoto, escrevo, me expresso e desabafo, sobre oq eu esteja passando naquele momento, porém nele nn escrevo todo dia mas so quando tenho vontade de documentar algo para o futuro, e/ou quando acontece algo importante na minha vida (como a realizacao de um sonho ou meta por exemplo). Nessa "cápsula", quando escrevo em pedacos pequenos de papel, dps dobro e coloco numa caixa lacrada com uma abertura do tipo cofre, (daí a ideia de capsula), eu ainda faço me perguntas ou idealizações q quero q sejam respondidas daqui a um determinado tempo (dái entao a ideia da palavra tempo). Esta minha cápsula está prox de ser aberta: determinei como prazo de 1 ano e abrirei no dia 15/07/2021. E eh isso, façam tbm eh mt legal pq vc tbm nn dá pra rever oq ja foi escrito e querer editar ou até apagar aquilo, ent no futuro teremos mts surpresas do agr.
Eu amo, finalmente alguém que me entende, obrigada por tanto Pinho, muita gente brinca porque tenho diário, mas é ótimo, me ajuda muito
Eu faço por intervalos maiores
Tipo, uma semana
Ou dia da semana cujo evento foi marcante
No diário eu busco olhar para dentro de mim e avaliar meus sentimentos(saúde emocional)
No meu diário tem uma parte escrita e outra para figura desenhada (tabela, mapa, representação de pensamento; diagrama; etc )
A escrita é mais profunda, sobre quem eu sou e quem desejo me tornar
Eu comecei a escrever diários no final de 2018, mas só foi no começo de 2020 depois de assitir a um vídeo seu que isso realmente se tornou algo corriqueiro. Graças a isso hoje eu me conheço bem mais e sei lidar melhor com os meus sentimentos.
seus videos sao demais eu maratonei seu canal inteiro , mudei muitos pensamentos e isso me ajudou muito obrigado de verdade por mudar minha vida
Vendo muitos relatos sobre como é bom ler o diário depois,mas ninguém falando sobre como é libertador poder botar para fora seus pensamentos e sentimentos,além de organiza-los,é como ter um amigo sempre disposto a te ouvir,como uma pessoa um tanto solitária isso pra mim é muito terapêutico.
Sim. Eu uso como uma terapia, colocar meus pensamentos no papel ajuda muito a minha saúde mental.
Mal saiu o vídeo, mas sim, todos deviam ter um diário.
Ótimo trabalho Pinho! Isso ajuda muitos que querem uma organização, simplicidade, minimalismo e uma mente mais tranquila no dia a dia.
Abraço!
Escrevo desde 2017 ...tenho varios diários....por incrível que pareça tenho toda minha vida escrita em cadernos ....todas minhas conquistas / sonhos, amigos ,namorados que tive ,lugares que conheci, ideia/ Temas para videos ,pregacoes ,poesias ,musicas escritas e diversos assuntos que estudei
Resumindo minha vida toda ta escrita 😅❤❤❤
Ja faz um bom tempo que faço isso. Da forma mais simples possivel. Com um caderno basico e uma caneta já consigo escrever e escrever...
cada ano faço um caderno novo com metas, objetivos, pensamentos, textos biblicos, ideias, calendario, datas, orçamento, filmes, games, projetos pessoais, profissionais, manutenção da minha moto e da casa e por ai vai.
As possibilidades são infinitas. E tudo isso em um simples caderno e caneta.
Cada ano faço um caderno novo e as vezes fico revendo os cadernos dos anos anteriores.
Muito legal isso.
Pinho que engraçado, faço identico, marco onde fui com quem, etc, ai quando olho tenho uma idéia geral de como desenvolveram as coisas e quando, muito bom o vídeo!
Curti o vídeo! Eu comecei a escrever diário em 2012. Nem sempre é diário, teve ano que eu so escrevi 2 vezes 😂😂😂, mas no final do ano eu sempre paro pra anotar as glorias vividas... Meus diários velhos estão "jogados" pelas gavetas da casa, é de fácil acesso 😂😂😂.
Achei genial essa idéia, apesar de já ter o hábito de escrever mas não constantemente, isso acaba sendo uma metacognição ( pensar sobre os pensamentos) obrigada me inspirei em fazer um diário também!!! Valeu
Comecei um diário em 2017 no digital, parei depois de poucos meses. Voltei em 2019 ou 2020 dessa vez no físico pra treinar minha escrita à mão. Não consegui manter, fico um pouco ansioso escrevendo a mão por querer terminar logo, somado ao fato de eu não saber administrar muito bem tempo e aí fica difícil. Preciso desenvolver o gosto por isso, no fundo acho uma prática muito legal.
Venho agradecer de verdade aqui, pinho. O hábito de utilizar o diário me deixou mais funcional e até gerando maior organização mental e no meu dia-a-dia, assim gerando ótimos benefícios e resultados.
Muito obrigado! :))
Escrevo desde 2018. Custei pegar o hábito, mas hoje vejo que valeu a pena. Ótimo tema Pinho, um abraço!
Tenho um planner onde anoto todas as despesas mensais, algum trecho importante do livro que estiver lendo e algum acontecimento marcante do dia.. Me ajudou muito a estar mais atento ao que estou lendo e onde está indo meu dinheiro..
Cara, tava pensando sobre isso essa semana, vi um vídeo seu antigo sobre diário para pegar algumas dicas e hoje você lança esse... Tá lendo minha mente só pode
Esse método é maravilhoso! Comecei a escrever há 1 mês e alguns dias, estou escrevendo todos os dias e sinto muita melhora em diversas áreas da minha vida. Hoje tenho o hábito de todas as manhãs escrever no meu diário, isso é libertador!🙏🏻❤️
Gostei bastante do vídeo. É de extrema necessidade falar sobre nosso dia a dia, como estamos e como pretendemos estar. O que realmente queremos com mudanças ou se estamos bem aonde estamos. Eu escrevo no celular mesmo, ainda tenho um pouco de vergonha de escrever no papel, no meu celular fica mais íntimo, escondido 😊, mas tenho um diário sim.
Uma dica legal que aprendi com minha psicóloga é escrever o que achamos de bom conteúdo que estamos lendo no livro naquele momento. Criar ideias, conteúdos sobre o que achamos e o que podemos trazer pra nossa vida real. Sempre pensando no crescimento espiritual, pessoal e mental. Não obstante de conseguir sonhar e alcançar tudo que desejamos.
Grata pelo vídeo, gostei bastante! 👏👏
Fazer o diário beleza, entregar pros filhos: jamais. É muita exposição. É jogar muita carga emocional para eles. E outra: eles devem aprender as coisas sozinhos, com conselhos paternos verbais.
Oxe, engraçado que a 2 dias comecei um diário hehe.... o vídeo veio para fortalecer tudo que eu já tinha pensado, obrigado!
Eu gosto também de escrever, mais ou menos a cada 6 meses, tudo que ocorreu de mais importante naquele período, minhas conquistas e perspectivas que tenho para o futuro, devo ter umas 10 "cartinhas" como essa e sempre que me sinto desanimado ou em um período grande de desmotivação, leio todas, gosto de ler no fim de ano também! para lembrar o que eu pensava, quais eram meus objetivos e o quanto já evolui até aqui. Muitas vezes acabo me esquecendo de tudo isso e percebo que não sou tão grato quanto deveria ser, mas as "cartinhas" me dão um choque de realidade hehe recomendo demais!
Eu escrevo diários há tempos e realmente ajuda muito a se autoconhecer e colocar as ideias em perspectiva. Quanto a alguém olhar não tem problema pra mim, porque o que eu escrevo no diário são coisas que eu não tenho problemas em compartilhar com outras pessoas. Quando é algo que eu não gostaria de compartilhar eu não escrevo no diário, mas sim em uma folha avulsa, só para clarear a mente e depois eu jogo essa folha fora. Me dá um alívio mental essa prática.
acho que vou ter um diário para ver meus pensamentos, minhas evoluções, imagina eu ler meu diário daqui a 20 anos.... seria top, eu praticamente vou ter o meu ''eu do passado'' na minha mão
Estudo Letras Português-Italiano na USP, e minha avaliação foi escrever um diário em italiano. Fiz exatamente nesse esquema que vc fez, de resumos do dia, por coincidência!
Estou recomeçando um novo caderno depois de um longo tempo. Acho caótico meu processo de escrita. Gostaria de ter um estilo mais literário.
comecei meu diário esse ano e tem sido uma experiência muito interessante.
Muito inspirador o vídeo. Gratidão. Primeira vez no canal. Amei.
Ótimo vídeo Pinho! Ja tenho o hábito de escrever há uns 2 anos, mas costumo focar no que eu to sentindo , nos planos e tb gosto de agradecer bastante nele. Concordo contigo, tudo mundo deveria ter um diário e me ajuda demais a esclarecer muita coisa que está na minha cabeça
Eu comecei um hábito de anotação diária no notion, fiz dessa forma por conta de ter sempre o Cel por perto, só tirar do bolso e escrever.
Tem válido a pena escrever por lá, mas acho interessante a ideia de escrever em um caderno físico também, eu preciso testar! Vídeo naice!
Uma das melhores explicações sobre como usar um diario. Valeu!
Diários soam muito como ensaios. Para quem gosta do tema, sugiro ler os "Ensaios", de Michel de Montaigne.
Vale muito a pena.
Preciso iniciar um diário urgentemente, minha caligrafia está pior de quando comecei a escrever quando criança (risadas à parte), também ajudar na memória, analisar os momentos do dia a dia, é de extrema importância.
Esse vídeo me ajudou muito, sempre quiz começar a escrever em um diário, vou comprar um imediatamente e começar a escrever haha
Comecei a criar esse hábito quando vi o seu 1º vídeo sobre isso e depois a minha turma terapêutica me recomendou exatamente a mesma coisa. Faz uma diferença enorme na minha vida.
uma opçao maneira e sem custos é usar o notion como diario, eu (quase) todos os dias pego e escrevo reflexoes e tudo mais por la, é muito bom por ser muito acessivel e por ter toda a organizaçao q o app disponibiliza ne, alem de que quando tentei ter o diario fisico eu nao me adaptei pq eu ficava muiiitas horas ali escrevendo, coisa que no pc vai bem mais rapido
É um diário quase público, a gente se engana pensando que só a gente tem acesso
@@Amanda.santos. como assim?
Desde de que use num dispositivo que fique sempre offline ok
Pinho, faz mais vídeos sobre uso do diário/planner/agenda. 😍
Eu comecei a escrever um diário no Notion, só o que eu fiz no dia e isso começou a me ajudar muito a perceber coisas que eu não perceberia sem. Como por exemplo, que sou uma pessoa tímida.
Fui policial militar uma coisa que nunca esqueci foi quando um capitão me disse, leve sempre algo para anotar pois a cabeça nossa é falha.
falow
ja senti a necessidade de ter um diário...antigamente fazia anotações em papeis que depois eu acabava perdendo.
Faltava um diario pra organizar tudo isso...como queria ter começado antes!
Cara essa música de fundo essa qualidade da câmera e esse som de chuva é a coisa mais agradável
Boa dica, quando adolescente eu escrevia. Hj seria bom pra não esquecer de coisas importantes.
Pinho, parabéns pelo trabalho! Suas palavras me inspiraram muito. Gratidão! 🙏🏼
Eu uso o Daylio como diário, não escrevo todo dia mas toda vez que me sinto mal, bem ou acontece algo eu vou lá e anoto tudo, isso me ajuda demais no meu autoconhecimento, na maioria das vezes que eu me sentia mal sem nenhum motivo aparente eu anotava e depois acabava descobrindo o por que.
Eu ia começar a usar o Daylio, mas a assinatura dele é cara, estou em busca de algum outro similar e que não tenha assinatura. Estou estudando a possibilidade de fazer um diário no Evernote também, mas não sei como exatamente.
@@linnekerpimentaProvavelmente você já desistiu da ideia de criar um diário ou na melhor das hipóteses encontrou uma solução boa, mas caso vc esteja na situação 1 eu quero te recomendar o OneNote, é ótimo pra diário por que tem senha e você pode usar tanto no Pc quanto celular.
Eu tenho 23 diarios desde a infancia até os dias atuais. TENHO 2 diarios oline ou seja 25 até agora 4 livros publicados no wattpad ou seja 29 diarios . Um cartaz de metaz e uma caixa com cartas e listas e blilhetinhos.cartaz que eu ganhei e fiz
Faço cartas para minha família
nossa, ter agenda facilita muito a vida
Comecei o meu em 2018 , melhor escolha ♡
Eu não chamo o meu de diário porque não tenho o habito de escrever todos os dias.. chamo de Journal e peguei o hábito de escrever em inglês. É um exercício muito bom para colocar os pensamentos para fora, externalizar algumas ideias e preocupações.. E é bem legal voltar e ler sobre como você estava no passado, como lidou com algumas situações.. comecei em 2017 e escrevo até hoje, numa média de umas 3, 4 vezes durante o mês.. quase que 1 vez por semana. Me faz muito bem
Nunca pensei em fazer journal, achei interessante, quero começar um para melhorar meu japonês
adoro teus vídeos, cara
Minha mente transcendeu após teus vídeos,valeu Pinho 🤜🏻🤛🏼✌🏻❤️
Som de chuva de fundo acalma muito!
Comecei o diário por causa da escola, que nos propôs uma ideia de fazer um diário, eu acabei caindo totalmente nessa ideia e sempre escrevo pelo menos uma página no caderninho que eles deram.
Eu costumo registrar somente eventos vinculados a impressões e emoçoes. Entao fui em tal lugar e me senti de tal forma eu registro
Comecei o meu no início do ano muito bom
As canetas são as Uni Ball Emoti pra quem quer saber :)
É como depois de tudo poder analisar um Scripts e poder reescrevê-lo. Há 6 anos, escrevo pelo menos um pouquinho todos os dias, na intenção de melhora a escrita. Peguei gosto pela coisa!
Em inglês, às vezes. De repente, sei aquela frase impactante em inglês, a oportunidade de usar uma expressão; phrasal verb:
*BAMM!!!*
O meu digital, na nuvem.
Dou nome como capítulos raramente kkkkkk
KKKKKKKK
Pinho, se fosse pra recomendar uma câmera melhor custo benefício pra gravação de vídeos, qual seria? Ótimo vídeo!
Tenho costume de escrever em papel de rascunho,depois jogo fora
Deus é mais de alguém ler meu diário.
Moço de bigode sempre lúcido
Eu tenho desde os meus 13 anos. Tenho muitos, dezenas!
Cara, parece até q eu tinha que ver esse vídeo teu kkkkk por que é exatamente a necessidade que venho sentindo, registrar tudo q eu penso, meu keeps tem tantas notas q não sei mais o q fazer com elas kakakak
Eu estou lendo drácula de bram stoker. Nele, o protagonista constantemente escreve no diário ao longo fo dia em taquigrafia. Eu gostei muito da ideia, gostaria de replicar isso. :D
está aí um coisa que nunca pensei em ter depois de adulto :D mas tem suas vantagens
eu escrevo o meu diário como se alguém além de mim fosse ler aquilo kk, wtf.
Dicas mt boas! Ótimo canal!
Meu professor de Pv ele recomendou o uso do diário, eu achei estranho eu pensava "pra que diario, não serve pra muita coisa" ai eu comecei a fazer um, e mano como que me ajudou eu podia colocar todas as minhas ideias, pensamento, sentimento etc.
O meu diário me ajuda a ser quem eu sou de verdade e não me arrependo de escrever nunca😊
Faz diferença mesmo
Boa iniciativa!
O hábito de escrever a mão também é um exercício para o cérebro de criatividade. Vale a pena.
Faz mais vídeos sobre esse tema Pinho
Mostra uma anotação do seu diário na prática, desde que não seja muito invasivo para você.
Você usa algum caderno digital com Evernote ou one note?
Ainda esta escrevendo? Como esta esse processo. Já tentei e sempre paro, logo nos primeiros dias.
Uma técnica que eu uso pra esconder meu diário e na minha mochila da escola pois ninguém meche lá além de mim e eu tô usando em um caderno da escola msm e eu finjo que é de alguma matéria KKKKKKKKK
Eu tenho uma estante de livro no meu quarto, e é lá que eu guardo o meu diário por que ele se camufla com os outros livros. Recomendo. 🤝🏻
@@viniciusmoreira8805boa,eu comprei um com cadeado Kkkk,então só dá pra ver quando eu morrer aí n tem mais problema KKKKK
"...o meu uso, pra um diário, normalmente é sobre coisas do meu dia" 1:03🤭
mano... eu comprei um diário ontem... e é igualzinho o dele...
Uma vez eu tive um diário minha mãe leu nunca mais tive
lo-fi com chuva melhor coisa!
pinho, qual é a fonte que você usa quando escreve nos videos?
Vou começar amanhã um diário.
Gosteei. Eu tinha esse hábito e parei. Acho que tá na hora de remotar 😉
Olha mito aí 🙌🙌👏