Eu sou historiador, e o mais ridículo não é lembrar que tínhamos a solução e trocamos por um problema, mas que o principal "argumento" da época era para fazer a cidade "parecer mais moderna".
CL destruiu um sistema de transporte muito bom , seria soemente remanejar o Sistema a Época por vias segregadas , o material Rodante estava pago , o pessoal disponível , o sistema era de grande qualidade e durabilidade , muito superios a esse VLTs . E não deixou nenhum Carril ( Bondes ) para Museu . CL foi uma Desgraça ao Rio de Janeiro !
@@wesleymagliariÔnibus e melhor que bonde bagulho sem segurança nenhuma kkkkkk Vlt então outra porcaria fazer dividir espaços com os carros mds pior que metro fazer transporte em massa cruza com carros dividir espaços kkkk
Realmente, o Rio perdeu a chance de modernizar a robusta rede de bondes e hj vom o crescimento urbano e do fluxo de automóvel fica complicado. Como vc mostrou, um VLT poderia sim tirar uma faixa de Botafogo, e só de falar em aterrar a fiação eu já assino embaixo, porém, chegar na área do Jardim Botânico, faria mais sem tido a implementação da linha 4 Alvorada x Carioca ou Harmonia( futura conexão com a linha 5) via o mesmo, Humaitá, Dona Marta, Laranjeiras, Lapa, Carioca. Vejo q não teria problema em demanda a linha circular ser cortada horizontal e vertical. Na vertical apoio q a linha a partir do Cosme Velho venha para Laranjeiras tbm e siga pra Botafogo terminando na Urca. onde além do turístico tem várias instituições acadêmicas importantes e não deixará de ter conexão para as outras partes de Copacabana. Um VLT chegando até o Leme seria interessante para atender a área mais distante de metrô da zona administrativa de Copacabana e chegando até Vila Isabel, São Cristóvão e Usina ressuscitando a rede de bondes nesses locais tbm seria ótimo como opção mais barata para uma distância de até uns 8km para o Centro do q o metrô q poderia ser mais barato não fosse o modelo de concessão q vc apresentou nos seus vídeos. E sobre a Leopoldina espero q a União não atenda o pedido da Prefeitura para transformá-la em Cidade inútil do samba 2. Torço para q a mesma se torne estação final do TAV, onde parece ser possível ter conexões com VLT, BRT ( chegando até a Candelária), metrô ( futura bifurcação da linha 5) e pequena realocação da estação da Supervia Praça da Bandeira com uma conexão suspensa de esteiras rolantes para a Leopoldina. Se souber de mais detalhes do TAV, passa pra gente se puder. Abraços
Mas que obsessão com a zona sul... Pra mim só existe uma prioridade no momento, é terminar o projeto original da linha 2 do metrô e separar as linhas de uma vez. Depois terminar a linha 1 em anel. Aí sim a linha 4 vira linha 4 de vez. Não vejo no momento como não ter isso como prioridade.
Mas ai temos que eleger Eduardo Paes para governador, o único que reúne condições políticas de fazer isso, mas por enquanto a parte dele na prefeitura ele está fazendo.
@@marcioduartef ele sendo eleito em 2026 não faria nada disso e ainda sim afundaria os 92 municípios de uma tal forma que o morador de Itaocara ia viver tão na merda quanto um morador de Santa Cruz
Poderia fazer um vídeo sobre como seria o metrô de acordo com o plano de 1986? Com estações como Taquara, Praça Barão da Taquara (Praça Seca), Bandeirantes (Curicica), Cidade de Deus, se você estiver disposto posso te mandar a foto do projeto.
ótimo vídeo! No site da CCPAR o projeto andou, ficou mais de um ano em contratação de estudos e agora está em estudos em andamento. Esse projeto do VLT entre botafogo x jardim botânico não tem sentido nenhum se não se conectar ao Centro, essa gestão do Eduardo Paes tem investimentos em infraestrutura interessantes, mas SEMPRE morre na praia, vide o terminal gentileza que integra pouca coisa e foi feito basicamente pra impulsionar novamente o porto do Rio.
Eu gosto muito do VLT, mas mesmo depois de tantos anos ainda acho ele meio subutilizado, quem sabe com o terminal gentileza integrando com o futuro BRT transbrasil possa melhorar. Agora sobre a linha 1 Circular até a barra, seria realmente um grande sonho, além de tudo que voce citou no video, poderia ser um alivio para o fluxo do alto da boa vista de quem sai da tijuca e vai para o itanhanga.
é pq o centro não tem tanta população assim, e durante anos não tivemos conexão na Central. E para finalizar, tem sempre que lembrar que as conexões tarifarias do RJ são uma piada.
Pensei q esse projeto ja tinha sido soterrado for falta de participantes na licitaçao. Lembro q a chamada foi pro final de 2022 e o tempo de realizaçao dos estudos era de 2 meses no edital (entao, na pior das hipoteses, os estudos de impacto e demanda do VLT ja eram para estar prontos no meio do ano passado). Cheguei até a procurar pelos registros desse processo de licitaçao dps, mas nao achei nada nos portais de transparencia. E a prefeitura nunca mais tocou no assunto novamente. Obs.: parabéns pelo video, mt bem feito!
O VLT precisa ir da Lapa-Glória até a Gávea... E é preciso fazer um VLT dentro da Ilha do Governador, com ligação com o Aeroporto do Galeão e o BRT na Av. Brasil.
Aqui em Lisboa ainda circulam os VLT's. Na parte antiga da cidade circulam apenas os antigos, parecidos com os de Santa Tereza , pois as ruas são muito estreitas. Seguindo a orla do Rio Tejo, do centro sentido Belém, já circulam os antigos e os novos com varios vagões, e aqui tem a situação da calçada ser estreita em alguns pontos. Morei um período em Bruxelas e visitei recentemente Zurique, nestas duas cidades há o trem, o metrô e o VLT. Em alguns trechos que passam pelo meio do centro da cidade, as linhas são subterrâneas, inclusive do trem. Em Bordeaux eu só vi o VLT moderno, mesmo ele passando em algumas ruas estreitas e com umas curvas quase 90 graus.
@@johnnybenjamin138aí tá pedindo carinho de pai ausente né.. Isso aí é com secretaria de transp do estado. Governo do estado aqui é uma coleção de raposas velhas e incompetentes
Só tem uma diferença fundamental que não pode ser esquecida, antigamente bondes e carros compartilhavam a mesma pista, hoje não, então se torna muito mais complicado implementar um vlt no mesmo moldes dos antigos bondes.
Tinha que ter uma linha de metrô “norte-sul”, saindo de Copacabana até o galeão, indo pra lá por “baixo” do Rebouças, podendo ter até uma estação ali próximo ao Cristo, o que seria muito útil não só pros turistas saindo do aeroporto como também para aliviar o trânsito (e os outros meios de transportes público) e também serviria para os alunos da zona sul que estudam no fundão
@@arthurmagalhaes661 essas coisas no Brasil, infelizmente sao inviaveis, basta ver os custos do buraco que fizeram pra interligar o metro zona sul e barra. gastaram o triplo do projeto original e ficou porcamente mal-feito... como ja vi um video falando sobre que politico gosta de obras que sao igual "pavao", que aparecem ao publico, metro que vai embaixo da terra nao aparece ao publico... infelizmente esse é o pensamento de grande maioria dos politicos, fora toda a safadeza para se manter o transporte pela mafia dos onibus...
1) Linha VLT ligando o Galeão (canteiros centrais no Aterro/Botafogo) até Copacabana (final da Princesa Isabel) e de Copacabana (canteiros centrais) para o Arpoado (Hotel Fairmont). 2) Fazer a linha ligando a Uruguai com Leblon/Jardim de Alah, quem vem da ZN e vai para Jardim Oceânico tem que fazer um curva gigante até lá, quase 1h, uma linha direita não demoraria nem 20 minutos. 3) Ciclovia e faixa de pedestre dentro do túnel Santa Bárbara, ligando o Catumbi/Rio Comprido/Estácio com Laranjeiras/ZS, mas apenas no sentido Laranjeiras, já que desse lado tem o posto da policia e do CET. Quem tem que fazer esse pequeno trajeto não tem muitas escolhas, tem que pegar carro ou ônibus, cria um trânsito desnecessário. 4) Linha de metrô ligando o Jardim Oceânico até o Recreio, iria desafogar muito o trânsito.
video ótimo! você poderia fazer um vídeo explicando de como séria a substituição do BRT Transcarioca pelo VLT ou Metrô nesse trajeto original , qual seria os impactos em alguns bairros populosos como Madureira e Penha por exemplo
Nesses casos eu acho que o ART chinês ajudaria bastante, podendo gerar linhas onde antes não era possível com poucas intervenções, e até a "VLTlização" dos corredores BRT seria simplificadas, vc conhece o Autonomous Rapid Transit (ART)? Pelas minhas pesquisas ele pode ser 100% elétrico, hibrido a combustão ou hibrido com hidrogénio, esse modelo de "ônibus" parece encaixar bem para alguns pontos do Rio de Janeiro pois tem capacidade de até 300 passageiros, mas acredito que dê para montar composições ainda maiores em caso de segregação de pistas como as do BRT...
Eu achei uma ideia ótima qdo foi anunciado, pena que de lá pra cá foi silêncio. As obras tinham sido anunciadas pra 2023 e nada. Botafogo ia virar outro bairro. Além dos benefícios diretos do VLT, tirar espaço dos carros pra que deixe de ser opção de passagem é fundamental. O metrô chegou na Barra pra isso, e o fluxo de passageiros Barra-Centro fora de dia de praia continua sendo bem abaixo do que poderia ser. Menos espaço pra carro é mais incentivo pro uso do metrô.
Filho qualquer inocente que tenha mínimo de conhecimento saberia que esse VLT da Zona Sul seria um erro enorme visto que empurrará o trânsito nas outras regiões que estão saturadas e além de tudo seria um desperdício de dinheiro.
Com a chegada do VLT ao Terminal Gentileza seria interessante estender o trajeto até a CADEG passando pelo Pavilhão de São Cristóvão seguindo pela Rua São Luiz Gonzaga. Outra opção seria uma ligação entre o Aeroporto Santos Dumont e o Leme passando pelo Bairro da Urca . Essas alternativas ajudariam o VLT ser rentável, pois seria utilizada também por turistas , e pelo que sei atualmente o VLT dá prejuízo
Então em alguns do planos urbanístico, o Metrô iria da Uruguai para a Gávea e pararia na estação Antero de Quental no Leblon, existe também o projeto da Linha Verde, assim como a amarela e a Vermelha, só que no caso essa verde ligaria a Uruguai até o Jardim Botânico, em pouco mais de 3 km. Seriam casos a se pensar também, agora a meu ver o Metro de superfície que liga Botafogo a Puc e da Puc a Antero, deveriam mudar para os VLT
A solução pro trânsito no BR e no mundo é justamente não investir no trânsito e sim investir em transporte público e faixas para ônibus e bicicleta. Cada carro tem em sua maioria uma pessoa, ocupando um espaço enorme na via, e já nos outros meios de transporte ele ocupa um espaço muuito menor. O trânsito é causado pelos carros, e ele só vai melhorar quando valer mais a pena andar de VLT, ônibus, metrô, etc do que de de carro.
Cara, muito feliz que encontrei o canal. Há tempos assisto o Not Just Bikes, City Beautiful e outros internacionais que falam sobre urbanização, e penso em como transpor essas soluções (ou sonhos) de mobilidade urbana pra cá. É bom saber que tem mais gente pensando no Rio
@@CaosCarioca Podemos unir forças, se interessar. Tenho uma produtora de vídeo e posso voluntariar parte do tempo para esse hobby. É possível fazermos algo como o São Paulo nas alturas, do Raul
Poderia ser como a linha verde de Boston, da uma olhada. Em quase todo o trajeto e um bonde normal. No centro de Boston vira um metro. Botafogo e no Jardim botânico deveria ser assim. Ao menos na maior parte. Sobre centro botafogo, o vão central do aterro seria o ideal, rápido e barato. Mas....sabemos como funciona.
O projeto original prevê a linha 1 circular. No entanto tb se fala de uma linha do Méier até a estação Uruguai. Talvez fizesse mais sentido fazer a linha do Méier até a gávea, cruzando a linha 1 nestas duas estações. Fechava o anel na mesma e beneficiava a população mais prejudicada com a deficiência de transporte, sem grandes consequências para os usuários da linga 1que apesar de terem que fazer baldeação neste ponto, teria a opção de fazer o sentido contrário sem baldeação.
Ótimo pensamento, mas o brt transcarioca deveria vira metrô , aí ia fechar fazendo um circulo , do galeão até alvorada e o metrô do jardim oceânico indo até alvorada , ia desafogar muito , ninguém ia precisar passar pelo zona sul pra ir até a barra
As calçadas da S. Clemente são estreitas não pela terceira faixa, mas pelo avanço das propriedade sobre a calçada. Meu prédio é um dos poucos da Voluntários que possuí entrada e saída de garagem separadas, ambas pela Voluntários e não avançamos a calçada.
Esse projeto é uma loucura e mais um devaneio da prefeitura. O certo, na região, é mesmo a expansão da Linha 4 do metrô no trecho Gávea-JB-Humaitá-Botafogo. Implantar o VLT é a desculpa perfeita pro estado enrolar ainda mais a expansão metroviária na Zona Sul. Se a prefeitura tá disposta a investir 1bi-2bi no trecho, seria mais interessante contribuir com o (falido) GERJ pra uma solução definitiva sair.
Cara, o metrô já não enche no trecho Centro-Botafogo, muita gente da zona sul ta trabalhando em home office. Não teria viabilidade econômica estender o vlt em uma linha paralela ao metrô. Esse VLT em botafogo seria caótico também, uma faixa exclusiva eficiente, com multa grave pra quem invadir (a que tem hoje todo mundo invade), com ônibus de qualidade , seria mais interessante e barato.
O Próprio Sistema de Trens Suburbanos , poderia ser muito melhorado para se tornar um Verdadeiro Metro , e um Ramal descendo de Campo Grande para a Barra da Tijuca .
Nada disso adiantará se não for feita as obras mais robustas de mobilidade urbana na região da zona sul: o fechamento do anel da L1 e a construção real da L4 entre Gávea e Carioca. Primeiro porque o anel da L1 já alivia o fluxo de passagem por si só na Zona Sul de pessoas se deslocando pro centro. Segundo porque a L4 entre Gávea e Carioca atenderia justamente a região do Jardim Botânico e Humaitá. Eu sei que obras metroviarias custam um absurdo de caro, mas nas atuais situações, abrir os cofres pra terminar essas obras maiores nos ajuda a pensar em outros meios de menor capacidade em outros locais. E se é pra fazer o VLT aterrado em uma parte de Botafogo, seria mais óbvio fazer a extensão da L4 no modo "cut and cover" no trecho urbano e usando a tuneladora somente no trecho rochoso
4:00 Completo absurdo essa situação, se a mídia divulgasse o número de atropelamentos na região talvez algo fosse feito a respeito. 6:10 A solução nesse caso, seria um túnel, mas iria induzir mais demanda e logo estaria saturado. Sem contar no impacto urbano nas alças de acesso e no custo. 7:25 Alguns trechos do Metrô do Porto em Portugal são subterrâneos, fica uma refência para quem não conhece. 8:30 Talvez estender essa linha verde-água para a Av. Atlântica, Viera Souto e Delfim Moreira; fazendo dela uma linha turística para depois conectar na gávea?
Cuida primeiro da segurança para podermos frequentar o VLT sem medo de ser assaltado. Transporte público é perfeito onde se tem segurança para se locomover.
Seu vídeo é muito elucidativo e a discussão é muito boa. Esse projeto apresentado me parece completamente deslocado da realidade da cidade. Mais um vez, não soluciona questões estruturais de mobilidade urbana de massa. Tá mais para um projeto de embelezamento do bairro do que uma solução integrada. A sugestão de um cut-and-cover me parece a mais complexa, cara e que sofreria mais boicote, mas a mais interessante de todas. Mesmo sem vlt, reformular as calçadas e enterrar os postes de luz já dariam ao pedestre (que deveria ter preferência no tráfego do bairro) um pouco mais de segurança. São vias que deveriam ser de menor fluxo e com apenas duas faixas.
O VLT DEIXA A CIDADE COM UMA CARA MODERNA ! E QUANTO MAIS OPÇÕES DE TRANSPORTE PUBLICO MELHOR ! METRO ,VLT E TEM OUTRAS OPÇÕES DE TRANSPORTES TIPO MONO TRILHO QUE TEM EM SÃO PAULO.
Ligação centro -Botafogo só faz sentido operacional, mas de transporte não, já existe metrô pra isso. Se a prefeitura quer gastar pode fazer um VLT do Terminal Gentileza até a Cinelândia cruzando a Francisco Bicalho, cidade nova, Sambódromo, Cruz vermelha, Lapa e ligando a Cinelândia.
Sobre as calçadas da São Clemente: concordo que algo precisa ser feito, embora discorde em retirar uma faixa. 1) Aterrar a fiação, o que removeria o excesso de postes, sobrando apenas o de iluminação. 2) Mesmo os postes de iluminação poderiam eventualmente também ser removidos colocando a iluminação direramente nos prédios privados, ou até mesmo tendo os postes nos terrenos particulares, com uma "parceria". 3) Em outros trechos poderia ter uma desapropriação parcial, apenas para recuar muros desses terrenos, onde têm atrás jardins ou áreas não construídas, como por exemplo no próprio Palácio da Cidade, que é da prefeitura.
O trânsito em Botafogo é insuportável no horário de pico. O bonde seria ótimo no lugar daquele monte de ônibus, mas acho uma obra inviável. Quem está de carro não vai deixar de passar ali mesmo que tenha um VLT. Fora isso, seria possível eliminar todas as linhas de ônibus e deixar apenas o bonde no lugar?
seria muito essas ultimas soluçoes apresentadas! e ainda vou alem, o VLT poderia se expandir ate as ruas da Tijuca, como Teodoro da silva e 28 de setembro... e ontem estava revendo seu video do BRT passando pelo barra shop, freguesia, norte shop, av brasil e ilha do fundao! seria uma ideia muito boa, trazendo um novo modal de transporte nesse trecho e se interligando na alvorada. porém essas ideias ja eram pra ter sido projetadas pra ontem! o maior problema do Brasil, é que todas obras demoram anos pra serem projetadas e feitas... acho que as leis para obras publicas deveriam ser revistas, ao ponto de nao permitir atrasos e forçar as obras principalmente no periodo noturno para haver menos interrupçoes durante o dia no transito!
Uma solução prática: Façam um VLT do Centro da Cidade a Campo Grande. Passando por cima das casas das pessoas. Eu acho que seria a melhor situação. Quem tiver ideia melhor, pode ajudar o prefeito do Rio".
As calçadas de botafogo sao uma vergonha!! Um bairro de apartamentos que custam na casa do milhao desse jeito. E direto tem morador de rua que esta nesses pequenos trechos e voce tem que pular o coitado
REALMENTE E CONTUA OS MESMOS ERROS, COM ESSE BRT, QUE NUNCA CHEGARA A SOLUCIONAR AS NECESSIDADE DO POVO, O VLT OU METRO SUSPENSO, COMO TEM EM SALVADOR E PORTO ALEGRE, QUE ESTA DANDO MUITO CERTO, SÓ QUE NO RIO DE JANEIRO, A TEIMOSIA IMPERA ?
O Rio é uma sucessão de erros urbanísticos. Parece até milimetricamente calculado, fora as as pessoas ignorantes que acham lindo as faixas de pedestres na Europa mas que fizerem o mesmo aqui dão chilique.
Sem condições onde Botafogo se expandiu no Século XIX e Copacabana no Século XX, então só com Metrô, com dois tatuzões parados onde tinha sido projetado para conectar, o Metro da Linha 4 que passaria por Botafogo, entraria pela linha 1 até a Candelária, onde querem construir um Monotrilho a Moda S.P de 15 metros de altura, conexões da Candelária ao Aeroporto Stos Dumont, saindo do Mergulhão do Metro da Candelária, parando no Aeroporto Santos Dumont, Seguindo até as Barcas para os Passageiros em conexões, o Monotrilho seguiria ao Complexo de Ciência da Petrobras, Cidade Universitária, Hospital Universitário, Terminal de Carga do Galeão, Aeroporto do Galeão Terminais 1 e 2, Vila Militar da FAB, até o Centro da Ilha do Governador seu Pto Final....a Linha 3 saindo de Niterói por Pilotis, pois as linhas da Central do Brasil está todas tomadas por casas, ficando difícil a sua desapropriação, podendo aproveitar algumas linhas da Central, até São Gonçalo-RJ, chegando ao Complexo da Petrobras acima de São Gonçalo-RJ, onde vão tentar reativar a Refinaria Nova, devido os Conflitos em Curso no Oriente Médio....
O que ngm fala do transito ali da Barra até o Meier? Está um inferno aquele pedaço da Ayrton Senna. Fora a região de jacarepagua tbm tem um transito horrivel. Porque não não fazem um metro/vlt elevado por estruturas metalicas assim como em algumas cidades dos EUA?
ao meu ver, o vlt botafogo gávea, vem da mesma ideia q o brt trans(carioca, oeste, brasil e olimpica) q é utilizar o traçado de um metro e substituir por um meio de transporte ineficiente, é praticamente jogar a responsabilidade do estado q é construir o metro, para o município. o vlt botafogo gavea só faria sentido se ele fosse do metro, ja q ele é o traçado da lingua 4. que na minha opinião n deveria existir essa parte.
Acho ruim essa ideia de VLT nessa zona. Deveria ser um metro que fosse na verdade o Inicio da Linha 4, fazendo Botafogo > Jardim Botanico > Gavea e depois barra.
não tem como implantar um vlt em botafogo, nao tem como espremer ainda mais os carros e os ônibus e o espaço é muito limitado, infelizmente. o melhor jeito seria o metrô mas nem em 100 anos isso vai acontecer pq a máfia dos ônibus nunca vai permitir. a cidade é impossível de gerir.
Só não entendi pq estão assumindo que o VLT vai comer uma das faixas necessariamente. É plenamente possível estabelecer uma via compartilhada, isso é algo muito utilizado em várias cidades da Europa.
Os motoristas Cariocas não respeitam Sinal, Faixa, preferência, ciclista, limites de velocidade, sentido da rua. O seu "Plenamente Possível" a meu ver só existe em um mundo teórico quando se aplica ao Rio
@@CaosCarioca ilusão sua, amigo... Já dirigiu na Itália, Alemanha, França? Não são "mais civilizados" como vc oensa, isso é só um pouco do nosso complexo de vira-latas agindo na cabeça. Diziam o mesmo sobre o VLT sem catraca e veja o resultado.
Alemanha. Espanha. Dinamarca. EUA. Sabe o que nunca vi por lá. Alguém dando marcha re em uma via expressa porque perdeu a saída. Aqui, corriqueiro. Faixa de pedestre, enfeite por aqui.
@@CaosCarioca eu já, em via expressa em NY. Barbaridades no trânsito nem de longe são exclusividades no RJ... Uma via compartilhada do VLT seria uma solução plenamente possível... Só não seria agradável para os usuários do VLT, que ocasionalmente teriam que aguentar um engarrafamento no Humaitá...
Mais um projeto sem noção, gastar mais 1.3 bilhões em um vlt na z. Sul, a z. Sul não precisa de melhorias em transportes, já é mto bem servida pelo metrô e ônibus, eles têm fácil acesso a tudo e podem chegar ao centro de maneira rápida e fácil, chega em VLT, precisamos de metro, a L1 circular já resolveria em pelo menos 70% a situação nessa região, pouco mais de 8 km de metrô não é muito, lembrando que da Gávea até a Uruguai não tem estação intermediária, o mesmo caso da estação S.Conrado e Jd. Oceânico, o que em tese barateia a construção, é só túnel, a L4 até a Alvorada e tbm L6 em 2 etapas, Ilha x Madureira e Madureira x Alvorada, mas isso não é de responsabilidade da Prefeitura e sim do GERJ, a prefeitura tem è que melhorar o que já existe e não gastar bilhões em 12 km de VLT, coisa que de ônibus faz-se em menos de 20 min.
Cara, mas voce não ta levando em conta que isso é questão do governo do Estado, a prefeitura ve que o Estado faz nada e ta propondo as soluções dela, o metro não é do município tem décadas. Todos nos queremos metro, mas tem que cobrar o governante certo, prefeitura tem nada a ve com metro e trem.
Que não é metrô diga-se de passagem (tem Vídeo aqui sobre esse projeto também). Mas eu acho que essa divisão entre Estado e Prefeitura no final das contas é bem ruim pra todo mundo. A Governança é muito ruim. No final das contas quem mais é interessado em uma linha circular são os moradores do Rio. Mas por uma questão de "papel" o metrô "é" do estado e a Prefeitura não "tem nada com isso". A meu ver Metrô e Trem deveriam ser administrados por um consórcio formado pelo Estado e Municípios, não somente pelo estado.
@@lucasneves3045 tô levando em conta sim, mas como o canal comentou aqui, a Prefeitura pode sim e deve propor um consórcio com o Governo Estadual, pois não adianta a prefeitura gastar bilhões em um paliativo, a prefeitura está pegando os projetos originais do metrô e querendo transformar em VLT, foi isso que ela fez com o TransCarioca que originalmente é a L6 do metrô, o transilolímpica e a transoeste até a Alvorada tudo bem ser brt, pois não têm demanda para metrô, mas então o brt atende bem a demanda e servem de complemento ao metrô que deveria ser o transcarioca, a prefeitura pode buscar uma PPP em outros países, China e até nós emirados árabes, junto com o Governo Estadual, a prefeitura pode propor uma divisão de 30% e com isso ajudar o governo estadual, esses 1.3 bilhões que a prefeitura quer gastar em VLT, pode ser bem melhor empregue na L1 por exemplo, a prefeitura ajuda na construção, mas a responsabilidade por fiscalizar, etc fica com o Governo Estadual, a prefeitura fez o túnel do Porto Maravilha, pode mto bem fazer os 6 ou 7 km do túnel da L1, tbm pode propor toca de ativos na Barra com as construtoras por exemplo, onde tem autorização para construir um prédio de 10 andares, ela pode propor uma autorização para 12, ou seja, as construtoras iriam lucrar e ao mesmo tempo ajudar na melhoria da cidade.
@@lucasneves3045 essa proposta do Castro de levar metrô até N.Iguaçu è sem pé nem cabeça, é só uma fala ara ficar bem visto, a Baixada precisa de melhoria nos trens, a duplicação do Ramal Gramacho x Saracuruna, a ligação de apenas 4 km da Via Light com a Brasil em Guadalupe e a construção de pelo menos 1 margem da transbaixada, ligando o Edén e Coelho da Rocha na Dutra com a Washington Luiz em Caxias. Já que é uma construção cara, pois tem que haver desapropriação no Rio Sarapuí, podem fazer um lado e depois construir na outra margem, a Baixada merece e precisa disso, pois uma via importante que estimularia a melhoria de infraestrutura/urbanização naquela região.
É bizarro sermos obrigados a apenas "sonhar" com algo tão fundamental que é um sistema de transporte público integrado e funcional. É patético não haver uma ligação entre as estações Uruguai e Gávea, pior ainda quando levamos em consideração que a estação da Gávea nunca foi concluída. Enquanto sonhamos, se passam 10, 20, 30 anos. Gerações inteiras que pedem oportunidades de estudo, trabalho e lazer; tempo no trânsito e desgaste de maneira geral por haver zero interesse por parte do poder público de investir em mobilidade urbana. Infelizmente, a realidade é que o carioca que quer morar em uma cidade desenvolvida só tem uma opção: se mudar. Ninguém tem 20 a 30 anos para esperar um sistema de transporte público minimamente condizente com uma metrópole de 13 milhões de pessoas onde o sistema de metrô atende apenas a uma ínfima fração territorial de apenas um município. Quanto aos VLTs, fariam sentido se nunca houvesse tido o desmantelamento do sistema de bondes, a implementação agora atenderia melhor a região que o modelo atual (ônibus)? Na minha opinião sim, porém com o custo e o tempo, faz mais sentido passar um metrô ligando Botafogo até a Gávea, como explicado no vídeo, estendendo a linha 4. Se é para construir um sistema, precisa ser o melhor investimento a longo prazo, visto que o problema de trânsito na Zona Sul se deve ao fato de não haverem vias expressas ligando a Barra da Tijuca ao Centro, e como seria impossível fazer as mesmas, o ideal seria atender a essa alta demanda de transporte com um sistema rápido e de alta capacidade. Não é possível que os custos não compensem. Milhares de pessoas se deslocam nesse sentido. Bem como da Grande Tijuca e Zona Norte como um todo até a Zona Sul.
Como sempre, Qualidade suprema no vídeo e explicações. Acho a ideia do bonde legal, mas poderia ter um investimento nas empresas de ônibus, incentivar a população a usar o transporte público
Eu sinceramente, nao entendo. Não já vao inaugurar a estação da Gávea? As pessoas nao podem pegar a L4 pra atravessarem esses dois lugares? Pra que criar mais problema?
1) Não acho que faça sentido ter o VLT concorrendo com o metrô. Então, discordo da ideia de ter o VLT pelo aterro. 2) Sou contra tirar uma faixa da São Clemente e da Voluntários. Os motoristas continuarão fazendo o que bem entendem, o que pode inclusive atrapalhar o VLT. Fora isso, inviabilizaria os corredores BRS, o que significaria em muitos casos mais baldeações para chegar ao destino final, pois como disse o JB é bairro de passagem e Botafogo por vezes também. 3) Uma solução pro trânsito da Lagoa e JB seria ter as vias em sentido único, como um binário. JB em direção a barra e a Borges para Humaitá. Isso organizaria melhor o trânsito e permitiria inclusive implementar faixas BRS, melhorando a fluidez pro transporte público sem grandes investimentos. 4) O VLT nessa região poderia passar pela Lineu de Paula Machado, que compreende o trecho mais crítico da Borges e da JB. Depois poderia ir pela Borges, mesmo que tenha que sacrificar o canteiro central ou estacionamentos. 5) Para fazer o VLT subterrâneo, é melhor já fazer em metrô pesado mesmo.
Fazer um VLT na zona sul em uma área bem servida de transporte público é uma piada de péssimo gosto! O VLT nem na Leopoldina chega ainda e nao cobre nem Sao Cristóvão. Enquanto isso a Zona Oeste e Norte sucateados com transporte público e nem o Aeroporto internacional tem algo decente.
VLT é uma piada, lento transporta menos pessoas que um BRT com duas faixas, mas os urbanistas adoram pq é bonitinho igual ciclovia, nao resolve porra nenhuma se falando em transporte publico mas é chique ne rsrsrs
VLT na Zona Sul é ruim e não faz o menor sentido ainda mais entre Botafogo x Gávea. Totalmente contra essa ideia que na prática vai agradar mais o turista do que a população, ainda mais prejudicando o trânsito em outros bairros ao redor.
VLT pega facilmente 80 por hora, pega 60 no trecho da binário do porto. Ele é lento pq no Centro a proposta dele é outra, revitalizar a região agregado a um meio de transporte de integração.
Seria melhor fazer uma linha de metrô ao invés do VLT, as ruas de Botafogo são muito estreitas e não seria viável dividir VLT com veículos, ainda mais que é um bairro corredor e tem horas que o trânsito fica caótico
Falaram a mesma coisa sobre o fechamento da Rio Branco. Sobre a derrubada da Perimetral. Botafogo é um bairro super populoso, cheio de comércio, lotado de escolas. E a gente acha OK ser um bairro de "passagem". São Clemente e Voluntários deveriam ter DUAS faixas apenas para possibilitar ter calçada descentes e ciclovia. E muitas das transversais não deveriam mais ter estacionamento permitido. Seria uma dor de cabeça no começo, como muitas mudanças são, mas o resultado final seria um bairro muito mais agradável, produtivo e seguro
@@CaosCarioca Moro em Botafogo minha vida inteira, sei como é aqui e não vai ficar de boa, mesmo depois das obras Uma vez conversei com um arquiteto francês, ele me disse que como Botafogo é, só poderia ter prédios com 3 andares no máximo Concordo com não estacionar carros nas transversais, fica sempre ruim.. problema é que tem muitas casas e prédios antigos sem espaço ou vagas para carros Da remoção da Perimetral não falo nada, mas ao tornar as pistas subterrâneas sem acesso ou ponto para ônibus perto das barcas na Praça XV quem vem de Niterói para a Zona Sul tem que pegar o VLT de lá ou andar 1 km pra pegar o metrô A Rio Branco ficou uma com o VLT, todos os motoristas reclamam de como ficou sem metade das faixas fora o trecho a partir do Ed. Av. Central sem poder passar carro. Voluntários da Pátria e São Clemente em Botafogo não acredito que haja condição de colocar VLT e retirar os veículos, prejudicaria o deslocamento das pessoas pelo bairro No geral as ruas são estreitas demais para colocar faixa para bicicletas (algo super mal implementado aqui 😢) Do jeito que as coisas estão, teria que remover o cemitério São João Batista, demolir o bairro inteiro e refazer tudo do zero
É um tema que vale muito debate. Mas algumas coisas pra pensar. São Clemente e Voluntários na prática hoje operam na maior parte do tempo como vias de duas faixas. Passo por lá todo dia também. Quando foi a última vez que você NÃO VIU um carro estacionado na última quadra da Voluntários? Ou táxis e Uber atravancando naquele prédio cheio de consultório perto da Dona Mariana? Pra mim a solução "ideal" seria puxar o VLT pela orla entrando por baixo da São Clemente e Voluntários e saindo de novo na descida do Humaita. E nisso tornar elas com duas faixas. Mas é um sonho distante. Não conseguimos nem fazer integração tarifária. Mas mesmo sem isso. Se houvesse integração tarifária completa. Ônibus com ar. Piso baixo. Como na Europa, acho que daria pra tirar muita gente dos carros em pro de transporte público. E isso viabilizaria a redução de faixas tambem
Eu sou historiador, e o mais ridículo não é lembrar que tínhamos a solução e trocamos por um problema, mas que o principal "argumento" da época era para fazer a cidade "parecer mais moderna".
Um zilhão de exemplos mundo afora que mostram que o bonde pode, sim, seguir o projeto de modernização da cidade e aqui fizemos isso. 😢
favorecendo a mafia dos onibus...triste fim do bondinho que hoje poderia ser o VLT moderno!
CL destruiu um sistema de transporte muito bom , seria soemente remanejar o Sistema a Época por vias segregadas , o material Rodante estava pago , o pessoal disponível , o sistema era de grande qualidade e durabilidade , muito superios a esse VLTs . E não deixou nenhum Carril ( Bondes ) para Museu . CL foi uma Desgraça ao Rio de Janeiro !
@@wesleymagliariÔnibus e melhor que bonde bagulho sem segurança nenhuma kkkkkk
Vlt então outra porcaria fazer dividir espaços com os carros mds pior que metro fazer transporte em massa cruza com carros dividir espaços kkkk
Muito boa sua percepção.
Realmente, o Rio perdeu a chance de modernizar a robusta rede de bondes e hj vom o crescimento urbano e do fluxo de automóvel fica complicado. Como vc mostrou, um VLT poderia sim tirar uma faixa de Botafogo, e só de falar em aterrar a fiação eu já assino embaixo, porém, chegar na área do Jardim Botânico, faria mais sem tido a implementação da linha 4 Alvorada x Carioca ou Harmonia( futura conexão com a linha 5) via o mesmo, Humaitá, Dona Marta, Laranjeiras, Lapa, Carioca. Vejo q não teria problema em demanda a linha circular ser cortada horizontal e vertical. Na vertical apoio q a linha a partir do Cosme Velho venha para Laranjeiras tbm e siga pra Botafogo terminando na Urca. onde além do turístico tem várias instituições acadêmicas importantes e não deixará de ter conexão para as outras partes de Copacabana.
Um VLT chegando até o Leme seria interessante para atender a área mais distante de metrô da zona administrativa de Copacabana e chegando até Vila Isabel, São Cristóvão e Usina ressuscitando a rede de bondes nesses locais tbm seria ótimo como opção mais barata para uma distância de até uns 8km para o Centro do q o metrô q poderia ser mais barato não fosse o modelo de concessão q vc apresentou nos seus vídeos.
E sobre a Leopoldina espero q a União não atenda o pedido da Prefeitura para transformá-la em Cidade inútil do samba 2. Torço para q a mesma se torne estação final do TAV, onde parece ser possível ter conexões com VLT, BRT ( chegando até a Candelária), metrô ( futura bifurcação da linha 5) e pequena realocação da estação da Supervia Praça da Bandeira com uma conexão suspensa de esteiras rolantes para a Leopoldina. Se souber de mais detalhes do TAV, passa pra gente se puder. Abraços
Mas que obsessão com a zona sul... Pra mim só existe uma prioridade no momento, é terminar o projeto original da linha 2 do metrô e separar as linhas de uma vez. Depois terminar a linha 1 em anel. Aí sim a linha 4 vira linha 4 de vez. Não vejo no momento como não ter isso como prioridade.
Prefeitura, metrô é do estado
Mas ai temos que eleger Eduardo Paes para governador, o único que reúne condições políticas de fazer isso, mas por enquanto a parte dele na prefeitura ele está fazendo.
@@marcioduartef ele sendo eleito em 2026 não faria nada disso e ainda sim afundaria os 92 municípios de uma tal forma que o morador de Itaocara ia viver tão na merda quanto um morador de Santa Cruz
@@juliocesarolimpio8807 Você gostando ou não o Eduardo é o melhor prefeito que o Rio ja teve, isso é fato.
@@juliocesarolimpio8807 6 anos de witzel/castro ta maravilhoso?
Poderia fazer um vídeo sobre como seria o metrô de acordo com o plano de 1986? Com estações como Taquara, Praça Barão da Taquara (Praça Seca), Bandeirantes (Curicica), Cidade de Deus, se você estiver disposto posso te mandar a foto do projeto.
O VLT poderia facilmente ser Extendido a São Cristovão !
ótimo vídeo! No site da CCPAR o projeto andou, ficou mais de um ano em contratação de estudos e agora está em estudos em andamento. Esse projeto do VLT entre botafogo x jardim botânico não tem sentido nenhum se não se conectar ao Centro, essa gestão do Eduardo Paes tem investimentos em infraestrutura interessantes, mas SEMPRE morre na praia, vide o terminal gentileza que integra pouca coisa e foi feito basicamente pra impulsionar novamente o porto do Rio.
Eu gosto muito do VLT, mas mesmo depois de tantos anos ainda acho ele meio subutilizado, quem sabe com o terminal gentileza integrando com o futuro BRT transbrasil possa melhorar.
Agora sobre a linha 1 Circular até a barra, seria realmente um grande sonho, além de tudo que voce citou no video, poderia ser um alivio para o fluxo do alto da boa vista de quem sai da tijuca e vai para o itanhanga.
é pq o centro não tem tanta população assim, e durante anos não tivemos conexão na Central. E para finalizar, tem sempre que lembrar que as conexões tarifarias do RJ são uma piada.
@@ketsura3618 nem fala quando fui a SP pela primeira vez e fiz a integração trem/metrô sem custos eu quase caí pra trás.
Pensei q esse projeto ja tinha sido soterrado for falta de participantes na licitaçao. Lembro q a chamada foi pro final de 2022 e o tempo de realizaçao dos estudos era de 2 meses no edital (entao, na pior das hipoteses, os estudos de impacto e demanda do VLT ja eram para estar prontos no meio do ano passado). Cheguei até a procurar pelos registros desse processo de licitaçao dps, mas nao achei nada nos portais de transparencia. E a prefeitura nunca mais tocou no assunto novamente. Obs.: parabéns pelo video, mt bem feito!
Que gente surtada propor esse VLT e ainda por cima isolado.
O VLT precisa ir da Lapa-Glória até a Gávea...
E é preciso fazer um VLT dentro da Ilha do Governador, com ligação com o Aeroporto do Galeão e o BRT na Av. Brasil.
Aqui em Lisboa ainda circulam os VLT's. Na parte antiga da cidade circulam apenas os antigos, parecidos com os de Santa Tereza , pois as ruas são muito estreitas. Seguindo a orla do Rio Tejo, do centro sentido Belém, já circulam os antigos e os novos com varios vagões, e aqui tem a situação da calçada ser estreita em alguns pontos.
Morei um período em Bruxelas e visitei recentemente Zurique, nestas duas cidades há o trem, o metrô e o VLT. Em alguns trechos que passam pelo meio do centro da cidade, as linhas são subterrâneas, inclusive do trem. Em Bordeaux eu só vi o VLT moderno, mesmo ele passando em algumas ruas estreitas e com umas curvas quase 90 graus.
Incrível que se pensa sempre em soluções de transporte para Centr/Barra/Zona Sul/Tijuca, mas nunca se lembram da Zona Oeste
Barra da Tijuca é zona oeste.
baixada e região leste metropolitana (principalmente) sempre esquecidas
@@johnnybenjamin138aí tá pedindo carinho de pai ausente né.. Isso aí é com secretaria de transp do estado. Governo do estado aqui é uma coleção de raposas velhas e incompetentes
@@johnnybenjamin138 O que o PREFEITO do Rio tem a ver com a Baixada Fluminense??!! Baixada Fluminense NÃO é Rio!
Parabéns pelo seu trabalho.
Cara foi uma surpresa deacobrir que você é membro do Skyscrappercity, sou membro tem 10 anos.
Só tem uma diferença fundamental que não pode ser esquecida, antigamente bondes e carros compartilhavam a mesma pista, hoje não, então se torna muito mais complicado implementar um vlt no mesmo moldes dos antigos bondes.
04:07 vai um prefeito aumentar a calçada e diminuir o asfalto, e os motoristas ficam endurecidos.
Vocês poderiam virar um podcast
Por quê a prefeitura não faz o rodízio de placas igual de São Paulo?
Ninguém fala disso?
Tinha que ter uma linha de metrô “norte-sul”, saindo de Copacabana até o galeão, indo pra lá por “baixo” do Rebouças, podendo ter até uma estação ali próximo ao Cristo, o que seria muito útil não só pros turistas saindo do aeroporto como também para aliviar o trânsito (e os outros meios de transportes público) e também serviria para os alunos da zona sul que estudam no fundão
Tem um vídeo aqui falado sobre isso: ruclips.net/video/iRnAoZDd6Cc/видео.html
Eu já imaginando a engenharia escavando dentro do túnel Rebouças para fazer o segundo andar rsrs.
@@arthurmagalhaes661 essas coisas no Brasil, infelizmente sao inviaveis, basta ver os custos do buraco que fizeram pra interligar o metro zona sul e barra. gastaram o triplo do projeto original
e ficou porcamente mal-feito...
como ja vi um video falando sobre que politico gosta de obras que sao igual "pavao", que aparecem ao publico, metro que vai embaixo da terra nao aparece ao publico...
infelizmente esse é o pensamento de grande maioria dos politicos, fora toda a safadeza para se manter o transporte pela mafia dos onibus...
1) Linha VLT ligando o Galeão (canteiros centrais no Aterro/Botafogo) até Copacabana (final da Princesa Isabel) e de Copacabana (canteiros centrais) para o Arpoado (Hotel Fairmont).
2) Fazer a linha ligando a Uruguai com Leblon/Jardim de Alah, quem vem da ZN e vai para Jardim Oceânico tem que fazer um curva gigante até lá, quase 1h, uma linha direita não demoraria nem 20 minutos.
3) Ciclovia e faixa de pedestre dentro do túnel Santa Bárbara, ligando o Catumbi/Rio Comprido/Estácio com Laranjeiras/ZS, mas apenas no sentido Laranjeiras, já que desse lado tem o posto da policia e do CET. Quem tem que fazer esse pequeno trajeto não tem muitas escolhas, tem que pegar carro ou ônibus, cria um trânsito desnecessário.
4) Linha de metrô ligando o Jardim Oceânico até o Recreio, iria desafogar muito o trânsito.
video ótimo! você poderia fazer um vídeo explicando de como séria a substituição do BRT Transcarioca pelo VLT ou Metrô nesse trajeto original , qual seria os impactos em alguns bairros populosos como Madureira e Penha por exemplo
Já tem. Só olhar lá no canal os últimos videos
Acho excesso de atenção enquanto o restante da zona oeste padece em 3 horas pra chegar ao centro da cidade.
Sobre o metrô, eu concordo em transformar a linha 1 do metrô em circular.
Nesses casos eu acho que o ART chinês ajudaria bastante, podendo gerar linhas onde antes não era possível com poucas intervenções, e até a "VLTlização" dos corredores BRT seria simplificadas, vc conhece o Autonomous Rapid Transit (ART)?
Pelas minhas pesquisas ele pode ser 100% elétrico, hibrido a combustão ou hibrido com hidrogénio, esse modelo de "ônibus" parece encaixar bem para alguns pontos do Rio de Janeiro pois tem capacidade de até 300 passageiros, mas acredito que dê para montar composições ainda maiores em caso de segregação de pistas como as do BRT...
Seus videos estão incriveis! parabens
Eu achei uma ideia ótima qdo foi anunciado, pena que de lá pra cá foi silêncio. As obras tinham sido anunciadas pra 2023 e nada. Botafogo ia virar outro bairro. Além dos benefícios diretos do VLT, tirar espaço dos carros pra que deixe de ser opção de passagem é fundamental. O metrô chegou na Barra pra isso, e o fluxo de passageiros Barra-Centro fora de dia de praia continua sendo bem abaixo do que poderia ser. Menos espaço pra carro é mais incentivo pro uso do metrô.
Filho qualquer inocente que tenha mínimo de conhecimento saberia que esse VLT da Zona Sul seria um erro enorme visto que empurrará o trânsito nas outras regiões que estão saturadas e além de tudo seria um desperdício de dinheiro.
💙💙💗💗💙💙💗💗💙💙
Se fizessem um túnel ali na Voluntários da Pátria, acho que seria mais viavel
Com a chegada do VLT ao Terminal Gentileza seria interessante estender o trajeto até a CADEG passando pelo Pavilhão de São Cristóvão seguindo pela Rua São Luiz Gonzaga. Outra opção seria uma ligação entre o Aeroporto Santos Dumont e o Leme passando pelo Bairro da Urca . Essas alternativas ajudariam o VLT ser rentável, pois seria utilizada também por turistas , e pelo que sei atualmente o VLT dá prejuízo
Ali ainda poderia atender o Super Centro de Saúde e São Januário.
Tinha que ir ao Aeroporto do Galeão o que seria de mais serventia! 🚉👀
Concordo 100% com a Linha 1 Circular e com o VLT até Copa.
Sobre a falta de calçada na São Clemente, em Portugal é igual. Talvez por isso que o Consulado de Portugal fica lá 😂😂😂😂😂
Tem uma tecnologia chamada Trackless Rail Bus acho interessante a proposta dele.
Excelente vídeo! Penso todos os dias na necessidade de calçadas melhores em Botafogo
Mas já não há um projeto para fazer o metrô no mesmo trecho?
Eu sei q se esse vlt sair, pode esquecer de vez metrô passando por Jardim botânico , Humaitá...
Mais um grande projeto de infraestrutura para a Zona Sul. Enquanto isso a Zona Norte e Oeste continuam à míngua
Passo nessas ruas todos os dias. Na prática são duas faixas para carro e pessoas andando na rua. Triste.
Então em alguns do planos urbanístico, o Metrô iria da Uruguai para a Gávea e pararia na estação Antero de Quental no Leblon, existe também o projeto da Linha Verde, assim como a amarela e a Vermelha, só que no caso essa verde ligaria a Uruguai até o Jardim Botânico, em pouco mais de 3 km. Seriam casos a se pensar também, agora a meu ver o Metro de superfície que liga Botafogo a Puc e da Puc a Antero, deveriam mudar para os VLT
Um pequeno túnel de 3KM separa a Tijuca do Jardim Botânico.
Essa obra deveria ser prioridade.
A solução pro trânsito no BR e no mundo é justamente não investir no trânsito e sim investir em transporte público e faixas para ônibus e bicicleta. Cada carro tem em sua maioria uma pessoa, ocupando um espaço enorme na via, e já nos outros meios de transporte ele ocupa um espaço muuito menor. O trânsito é causado pelos carros, e ele só vai melhorar quando valer mais a pena andar de VLT, ônibus, metrô, etc do que de de carro.
Concordo com o VLT indo do centro ate o Botafogo. É fácil de implementar.
Pra mim a melhor solução era a linha 4 do metrô ser de alvorada a botafogo, fazendo ja o trajeto desse vlt. E a linha 1 ser ligada até a tijuca
Cara, muito feliz que encontrei o canal. Há tempos assisto o Not Just Bikes, City Beautiful e outros internacionais que falam sobre urbanização, e penso em como transpor essas soluções (ou sonhos) de mobilidade urbana pra cá. É bom saber que tem mais gente pensando no Rio
Excelentes Canais. Infelizmente so consigo fazer videos de maneira esporadica por mais que temha umanlonga lista de temas, não só de mobilidade
@@CaosCarioca Podemos unir forças, se interessar. Tenho uma produtora de vídeo e posso voluntariar parte do tempo para esse hobby. É possível fazermos algo como o São Paulo nas alturas, do Raul
Olha que excelente. Me manda um email ai pra gente ver isso ai. caoscarioca no gmail
Poderia ser como a linha verde de Boston, da uma olhada. Em quase todo o trajeto e um bonde normal. No centro de Boston vira um metro. Botafogo e no Jardim botânico deveria ser assim. Ao menos na maior parte.
Sobre centro botafogo, o vão central do aterro seria o ideal, rápido e barato. Mas....sabemos como funciona.
O projeto original prevê a linha 1 circular. No entanto tb se fala de uma linha do Méier até a estação Uruguai. Talvez fizesse mais sentido fazer a linha do Méier até a gávea, cruzando a linha 1 nestas duas estações. Fechava o anel na mesma e beneficiava a população mais prejudicada com a deficiência de transporte, sem grandes consequências para os usuários da linga 1que apesar de terem que fazer baldeação neste ponto, teria a opção de fazer o sentido contrário sem baldeação.
Ótimo pensamento, mas o brt transcarioca deveria vira metrô , aí ia fechar fazendo um circulo , do galeão até alvorada e o metrô do jardim oceânico indo até alvorada , ia desafogar muito , ninguém ia precisar passar pelo zona sul pra ir até a barra
As calçadas da S. Clemente são estreitas não pela terceira faixa, mas pelo avanço das propriedade sobre a calçada. Meu prédio é um dos poucos da Voluntários que possuí entrada e saída de garagem separadas, ambas pela Voluntários e não avançamos a calçada.
Esse projeto é uma loucura e mais um devaneio da prefeitura. O certo, na região, é mesmo a expansão da Linha 4 do metrô no trecho Gávea-JB-Humaitá-Botafogo. Implantar o VLT é a desculpa perfeita pro estado enrolar ainda mais a expansão metroviária na Zona Sul.
Se a prefeitura tá disposta a investir 1bi-2bi no trecho, seria mais interessante contribuir com o (falido) GERJ pra uma solução definitiva sair.
Cara, o metrô já não enche no trecho Centro-Botafogo, muita gente da zona sul ta trabalhando em home office. Não teria viabilidade econômica estender o vlt em uma linha paralela ao metrô. Esse VLT em botafogo seria caótico também, uma faixa exclusiva eficiente, com multa grave pra quem invadir (a que tem hoje todo mundo invade), com ônibus de qualidade , seria mais interessante e barato.
Show de bola o vídeo 👏
O metro deveria ter uma linha circular que ja resolveria muito
O Próprio Sistema de Trens Suburbanos , poderia ser muito melhorado para se tornar um Verdadeiro Metro , e um Ramal descendo de Campo Grande para a Barra da Tijuca .
Tinha que vir pra o subúrbio do Rio e Niterói e São Gonçalo pra ter um transporte de qualidade! O VLT só serve pro Centro e bairros próximos! 🚉👀
Nada disso adiantará se não for feita as obras mais robustas de mobilidade urbana na região da zona sul: o fechamento do anel da L1 e a construção real da L4 entre Gávea e Carioca. Primeiro porque o anel da L1 já alivia o fluxo de passagem por si só na Zona Sul de pessoas se deslocando pro centro. Segundo porque a L4 entre Gávea e Carioca atenderia justamente a região do Jardim Botânico e Humaitá.
Eu sei que obras metroviarias custam um absurdo de caro, mas nas atuais situações, abrir os cofres pra terminar essas obras maiores nos ajuda a pensar em outros meios de menor capacidade em outros locais.
E se é pra fazer o VLT aterrado em uma parte de Botafogo, seria mais óbvio fazer a extensão da L4 no modo "cut and cover" no trecho urbano e usando a tuneladora somente no trecho rochoso
4:00 Completo absurdo essa situação, se a mídia divulgasse o número de atropelamentos na região talvez algo fosse feito a respeito.
6:10 A solução nesse caso, seria um túnel, mas iria induzir mais demanda e logo estaria saturado. Sem contar no impacto urbano nas alças de acesso e no custo.
7:25 Alguns trechos do Metrô do Porto em Portugal são subterrâneos, fica uma refência para quem não conhece.
8:30 Talvez estender essa linha verde-água para a Av. Atlântica, Viera Souto e Delfim Moreira; fazendo dela uma linha turística para depois conectar na gávea?
A linha 4 já passa em Botafogo
Foram 400 km de linha de bonde, que ia ate o suburbios. Foi o Carlos Lacerda, que literalmente abandonou..
Ele usa streetmix GÊNIO
Deveriam também expandir o VLT do centro até a Tijuca
Cuida primeiro da segurança para podermos frequentar o VLT sem medo de ser assaltado. Transporte público é perfeito onde se tem segurança para se locomover.
Seu vídeo é muito elucidativo e a discussão é muito boa. Esse projeto apresentado me parece completamente deslocado da realidade da cidade. Mais um vez, não soluciona questões estruturais de mobilidade urbana de massa. Tá mais para um projeto de embelezamento do bairro do que uma solução integrada. A sugestão de um cut-and-cover me parece a mais complexa, cara e que sofreria mais boicote, mas a mais interessante de todas. Mesmo sem vlt, reformular as calçadas e enterrar os postes de luz já dariam ao pedestre (que deveria ter preferência no tráfego do bairro) um pouco mais de segurança. São vias que deveriam ser de menor fluxo e com apenas duas faixas.
O VLT DEIXA A CIDADE COM UMA CARA MODERNA !
E QUANTO MAIS OPÇÕES DE TRANSPORTE PUBLICO MELHOR !
METRO ,VLT E TEM OUTRAS OPÇÕES DE TRANSPORTES TIPO MONO TRILHO QUE TEM EM SÃO PAULO.
Ligação centro -Botafogo só faz sentido operacional, mas de transporte não, já existe metrô pra isso. Se a prefeitura quer gastar pode fazer um VLT do Terminal Gentileza até a Cinelândia cruzando a Francisco Bicalho, cidade nova, Sambódromo, Cruz vermelha, Lapa e ligando a Cinelândia.
seria muito fácil só continuar a linha do santos dumont por cima do aterro do flamengo
Sobre as calçadas da São Clemente: concordo que algo precisa ser feito, embora discorde em retirar uma faixa.
1) Aterrar a fiação, o que removeria o excesso de postes, sobrando apenas o de iluminação.
2) Mesmo os postes de iluminação poderiam eventualmente também ser removidos colocando a iluminação direramente nos prédios privados, ou até mesmo tendo os postes nos terrenos particulares, com uma "parceria".
3) Em outros trechos poderia ter uma desapropriação parcial, apenas para recuar muros desses terrenos, onde têm atrás jardins ou áreas não construídas, como por exemplo no próprio Palácio da Cidade, que é da prefeitura.
O trânsito em Botafogo é insuportável no horário de pico. O bonde seria ótimo no lugar daquele monte de ônibus, mas acho uma obra inviável. Quem está de carro não vai deixar de passar ali mesmo que tenha um VLT. Fora isso, seria possível eliminar todas as linhas de ônibus e deixar apenas o bonde no lugar?
seria muito essas ultimas soluçoes apresentadas!
e ainda vou alem, o VLT poderia se expandir ate as ruas da Tijuca, como Teodoro da silva e 28 de setembro...
e ontem estava revendo seu video do BRT passando pelo barra shop, freguesia, norte shop, av brasil e ilha do fundao!
seria uma ideia muito boa, trazendo um novo modal de transporte nesse trecho e se interligando na alvorada.
porém essas ideias ja eram pra ter sido projetadas pra ontem!
o maior problema do Brasil, é que todas obras demoram anos pra serem projetadas e feitas...
acho que as leis para obras publicas deveriam ser revistas, ao ponto de nao permitir atrasos e forçar as obras principalmente no periodo noturno para haver menos interrupçoes durante o dia no transito!
Esse trajeto é interessante, mas acho que podia ir até o Meier. Já cansei de demorar 1 hora da carioca até a 28 de setembro.
NA ÉPOCA QUE ACABARAM COM OS BONDES AO INVÉS DE EXTINGUÍ-LOS, DEVERIA SIM, COLOCAR OS BONDES MODERNOS.
Uma solução prática: Façam um VLT do Centro da Cidade a Campo Grande. Passando por cima das casas das pessoas. Eu acho que seria a melhor situação. Quem tiver ideia melhor, pode ajudar o prefeito do Rio".
As calçadas de botafogo sao uma vergonha!! Um bairro de apartamentos que custam na casa do milhao desse jeito. E direto tem morador de rua que esta nesses pequenos trechos e voce tem que pular o coitado
REALMENTE E CONTUA OS MESMOS ERROS, COM ESSE BRT, QUE NUNCA CHEGARA A SOLUCIONAR AS NECESSIDADE DO POVO, O VLT OU METRO SUSPENSO, COMO TEM EM SALVADOR E PORTO ALEGRE, QUE ESTA DANDO MUITO CERTO, SÓ QUE NO RIO DE JANEIRO, A TEIMOSIA IMPERA ?
O Rio é uma sucessão de erros urbanísticos. Parece até milimetricamente calculado, fora as as pessoas ignorantes que acham lindo as faixas de pedestres na Europa mas que fizerem o mesmo aqui dão chilique.
Sem condições onde Botafogo se expandiu no Século XIX e Copacabana no Século XX,
então só com Metrô, com dois tatuzões parados onde tinha sido projetado para conectar,
o Metro da Linha 4 que passaria por Botafogo, entraria pela linha 1 até a Candelária, onde
querem construir um Monotrilho a Moda S.P de 15 metros de altura, conexões da Candelária ao Aeroporto Stos Dumont, saindo do Mergulhão do Metro da Candelária, parando no Aeroporto Santos Dumont, Seguindo até as Barcas para os Passageiros em conexões, o Monotrilho seguiria ao Complexo de Ciência da Petrobras, Cidade Universitária,
Hospital Universitário, Terminal de Carga do Galeão, Aeroporto do Galeão Terminais 1 e 2,
Vila Militar da FAB, até o Centro da Ilha do Governador seu Pto Final....a Linha 3 saindo de
Niterói por Pilotis, pois as linhas da Central do Brasil está todas tomadas por casas, ficando
difícil a sua desapropriação, podendo aproveitar algumas linhas da Central, até São Gonçalo-RJ, chegando ao Complexo da Petrobras acima de São Gonçalo-RJ, onde vão tentar reativar a Refinaria Nova, devido os Conflitos em Curso no Oriente Médio....
O que ngm fala do transito ali da Barra até o Meier? Está um inferno aquele pedaço da Ayrton Senna. Fora a região de jacarepagua tbm tem um transito horrivel. Porque não não fazem um metro/vlt elevado por estruturas metalicas assim como em algumas cidades dos EUA?
Na minha opinião se houvesse um VLT, ele passaria no RIO SUL seguindo o túnel de COPACABANA na princesa ISABEL.
ao meu ver, o vlt botafogo gávea, vem da mesma ideia q o brt trans(carioca, oeste, brasil e olimpica) q é utilizar o traçado de um metro e substituir por um meio de transporte ineficiente, é praticamente jogar a responsabilidade do estado q é construir o metro, para o município. o vlt botafogo gavea só faria sentido se ele fosse do metro, ja q ele é o traçado da lingua 4. que na minha opinião n deveria existir essa parte.
VLT NOTA 10 ?
Acho ruim essa ideia de VLT nessa zona. Deveria ser um metro que fosse na verdade o Inicio da Linha 4, fazendo Botafogo > Jardim Botanico > Gavea e depois barra.
não tem como implantar um vlt em botafogo, nao tem como espremer ainda mais os carros e os ônibus e o espaço é muito limitado, infelizmente. o melhor jeito seria o metrô mas nem em 100 anos isso vai acontecer pq a máfia dos ônibus nunca vai permitir. a cidade é impossível de gerir.
São Clemente e Voluntários. Com ou sem VLT deveriam ter só DUAS faixas
Só não entendi pq estão assumindo que o VLT vai comer uma das faixas necessariamente. É plenamente possível estabelecer uma via compartilhada, isso é algo muito utilizado em várias cidades da Europa.
Os motoristas Cariocas não respeitam Sinal, Faixa, preferência, ciclista, limites de velocidade, sentido da rua.
O seu "Plenamente Possível" a meu ver só existe em um mundo teórico quando se aplica ao Rio
@@CaosCarioca ilusão sua, amigo... Já dirigiu na Itália, Alemanha, França? Não são "mais civilizados" como vc oensa, isso é só um pouco do nosso complexo de vira-latas agindo na cabeça. Diziam o mesmo sobre o VLT sem catraca e veja o resultado.
Alemanha. Espanha. Dinamarca. EUA.
Sabe o que nunca vi por lá. Alguém dando marcha re em uma via expressa porque perdeu a saída. Aqui, corriqueiro.
Faixa de pedestre, enfeite por aqui.
@@CaosCarioca eu já, em via expressa em NY. Barbaridades no trânsito nem de longe são exclusividades no RJ... Uma via compartilhada do VLT seria uma solução plenamente possível... Só não seria agradável para os usuários do VLT, que ocasionalmente teriam que aguentar um engarrafamento no Humaitá...
Mais um projeto sem noção, gastar mais 1.3 bilhões em um vlt na z. Sul, a z. Sul não precisa de melhorias em transportes, já é mto bem servida pelo metrô e ônibus, eles têm fácil acesso a tudo e podem chegar ao centro de maneira rápida e fácil, chega em VLT, precisamos de metro, a L1 circular já resolveria em pelo menos 70% a situação nessa região, pouco mais de 8 km de metrô não é muito, lembrando que da Gávea até a Uruguai não tem estação intermediária, o mesmo caso da estação S.Conrado e Jd. Oceânico, o que em tese barateia a construção, é só túnel, a L4 até a Alvorada e tbm L6 em 2 etapas, Ilha x Madureira e Madureira x Alvorada, mas isso não é de responsabilidade da Prefeitura e sim do GERJ, a prefeitura tem è que melhorar o que já existe e não gastar bilhões em 12 km de VLT, coisa que de ônibus faz-se em menos de 20 min.
Cara, mas voce não ta levando em conta que isso é questão do governo do Estado, a prefeitura ve que o Estado faz nada e ta propondo as soluções dela, o metro não é do município tem décadas. Todos nos queremos metro, mas tem que cobrar o governante certo, prefeitura tem nada a ve com metro e trem.
Enquanto isso o Castro fala nada de expansão do metro, disse só na eleição aquele proposta horrível de levar até nova Iguaçu o metro.
Que não é metrô diga-se de passagem (tem Vídeo aqui sobre esse projeto também).
Mas eu acho que essa divisão entre Estado e Prefeitura no final das contas é bem ruim pra todo mundo. A Governança é muito ruim. No final das contas quem mais é interessado em uma linha circular são os moradores do Rio. Mas por uma questão de "papel" o metrô "é" do estado e a Prefeitura não "tem nada com isso".
A meu ver Metrô e Trem deveriam ser administrados por um consórcio formado pelo Estado e Municípios, não somente pelo estado.
@@lucasneves3045 tô levando em conta sim, mas como o canal comentou aqui, a Prefeitura pode sim e deve propor um consórcio com o Governo Estadual, pois não adianta a prefeitura gastar bilhões em um paliativo, a prefeitura está pegando os projetos originais do metrô e querendo transformar em VLT, foi isso que ela fez com o TransCarioca que originalmente é a L6 do metrô, o transilolímpica e a transoeste até a Alvorada tudo bem ser brt, pois não têm demanda para metrô, mas então o brt atende bem a demanda e servem de complemento ao metrô que deveria ser o transcarioca, a prefeitura pode buscar uma PPP em outros países, China e até nós emirados árabes, junto com o Governo Estadual, a prefeitura pode propor uma divisão de 30% e com isso ajudar o governo estadual, esses 1.3 bilhões que a prefeitura quer gastar em VLT, pode ser bem melhor empregue na L1 por exemplo, a prefeitura ajuda na construção, mas a responsabilidade por fiscalizar, etc fica com o Governo Estadual, a prefeitura fez o túnel do Porto Maravilha, pode mto bem fazer os 6 ou 7 km do túnel da L1, tbm pode propor toca de ativos na Barra com as construtoras por exemplo, onde tem autorização para construir um prédio de 10 andares, ela pode propor uma autorização para 12, ou seja, as construtoras iriam lucrar e ao mesmo tempo ajudar na melhoria da cidade.
@@lucasneves3045 essa proposta do Castro de levar metrô até N.Iguaçu è sem pé nem cabeça, é só uma fala ara ficar bem visto, a Baixada precisa de melhoria nos trens, a duplicação do Ramal Gramacho x Saracuruna, a ligação de apenas 4 km da Via Light com a Brasil em Guadalupe e a construção de pelo menos 1 margem da transbaixada, ligando o Edén e Coelho da Rocha na Dutra com a Washington Luiz em Caxias. Já que é uma construção cara, pois tem que haver desapropriação no Rio Sarapuí, podem fazer um lado e depois construir na outra margem, a Baixada merece e precisa disso, pois uma via importante que estimularia a melhoria de infraestrutura/urbanização naquela região.
vlt transporta menos pessoas que o brt.
É bizarro sermos obrigados a apenas "sonhar" com algo tão fundamental que é um sistema de transporte público integrado e funcional. É patético não haver uma ligação entre as estações Uruguai e Gávea, pior ainda quando levamos em consideração que a estação da Gávea nunca foi concluída. Enquanto sonhamos, se passam 10, 20, 30 anos. Gerações inteiras que pedem oportunidades de estudo, trabalho e lazer; tempo no trânsito e desgaste de maneira geral por haver zero interesse por parte do poder público de investir em mobilidade urbana. Infelizmente, a realidade é que o carioca que quer morar em uma cidade desenvolvida só tem uma opção: se mudar. Ninguém tem 20 a 30 anos para esperar um sistema de transporte público minimamente condizente com uma metrópole de 13 milhões de pessoas onde o sistema de metrô atende apenas a uma ínfima fração territorial de apenas um município. Quanto aos VLTs, fariam sentido se nunca houvesse tido o desmantelamento do sistema de bondes, a implementação agora atenderia melhor a região que o modelo atual (ônibus)? Na minha opinião sim, porém com o custo e o tempo, faz mais sentido passar um metrô ligando Botafogo até a Gávea, como explicado no vídeo, estendendo a linha 4. Se é para construir um sistema, precisa ser o melhor investimento a longo prazo, visto que o problema de trânsito na Zona Sul se deve ao fato de não haverem vias expressas ligando a Barra da Tijuca ao Centro, e como seria impossível fazer as mesmas, o ideal seria atender a essa alta demanda de transporte com um sistema rápido e de alta capacidade. Não é possível que os custos não compensem. Milhares de pessoas se deslocam nesse sentido. Bem como da Grande Tijuca e Zona Norte como um todo até a Zona Sul.
Como sempre, Qualidade suprema no vídeo e explicações. Acho a ideia do bonde legal, mas poderia ter um investimento nas empresas de ônibus, incentivar a população a usar o transporte público
Eu sinceramente, nao entendo. Não já vao inaugurar a estação da Gávea? As pessoas nao podem pegar a L4 pra atravessarem esses dois lugares? Pra que criar mais problema?
1) Não acho que faça sentido ter o VLT concorrendo com o metrô. Então, discordo da ideia de ter o VLT pelo aterro.
2) Sou contra tirar uma faixa da São Clemente e da Voluntários. Os motoristas continuarão fazendo o que bem entendem, o que pode inclusive atrapalhar o VLT. Fora isso, inviabilizaria os corredores BRS, o que significaria em muitos casos mais baldeações para chegar ao destino final, pois como disse o JB é bairro de passagem e Botafogo por vezes também.
3) Uma solução pro trânsito da Lagoa e JB seria ter as vias em sentido único, como um binário. JB em direção a barra e a Borges para Humaitá. Isso organizaria melhor o trânsito e permitiria inclusive implementar faixas BRS, melhorando a fluidez pro transporte público sem grandes investimentos.
4) O VLT nessa região poderia passar pela Lineu de Paula Machado, que compreende o trecho mais crítico da Borges e da JB. Depois poderia ir pela Borges, mesmo que tenha que sacrificar o canteiro central ou estacionamentos.
5) Para fazer o VLT subterrâneo, é melhor já fazer em metrô pesado mesmo.
Metro mais robusto. O resto eh devaneio.
Mano esse Cara Sumiu
Fazer um VLT na zona sul em uma área bem servida de transporte público é uma piada de péssimo gosto! O VLT nem na Leopoldina chega ainda e nao cobre nem Sao Cristóvão. Enquanto isso a Zona Oeste e Norte sucateados com transporte público e nem o Aeroporto internacional tem algo decente.
Td isdo feito com os impostos arrecadados da zona oeste e extrema oeste que eu falo Cg
VLT é uma piada, lento transporta menos pessoas que um BRT com duas faixas, mas os urbanistas adoram pq é bonitinho igual ciclovia, nao resolve porra nenhuma se falando em transporte publico mas é chique ne rsrsrs
VLT na Zona Sul é ruim e não faz o menor sentido ainda mais entre Botafogo x Gávea. Totalmente contra essa ideia que na prática vai agradar mais o turista do que a população, ainda mais prejudicando o trânsito em outros bairros ao redor.
O centro do rio morreu depois do vlt. Agora sera a vez de botafogo?
VLT da Rodoviária a Copa = 3h dentro de uma tartaruga. De bicicleta vou mais rápido. Bonde muito lerdo....
VLT pega facilmente 80 por hora, pega 60 no trecho da binário do porto. Ele é lento pq no Centro a proposta dele é outra, revitalizar a região agregado a um meio de transporte de integração.
Seria melhor fazer uma linha de metrô ao invés do VLT, as ruas de Botafogo são muito estreitas e não seria viável dividir VLT com veículos, ainda mais que é um bairro corredor e tem horas que o trânsito fica caótico
Basta tirar as faixas dos carros. É um bairro "corredor" porque a gente deixa ser um bairro corredor.
@@CaosCarioca na minha opinião isso causaria mais problemas
Falaram a mesma coisa sobre o fechamento da Rio Branco. Sobre a derrubada da Perimetral.
Botafogo é um bairro super populoso, cheio de comércio, lotado de escolas. E a gente acha OK ser um bairro de "passagem".
São Clemente e Voluntários deveriam ter DUAS faixas apenas para possibilitar ter calçada descentes e ciclovia. E muitas das transversais não deveriam mais ter estacionamento permitido.
Seria uma dor de cabeça no começo, como muitas mudanças são, mas o resultado final seria um bairro muito mais agradável, produtivo e seguro
@@CaosCarioca Moro em Botafogo minha vida inteira, sei como é aqui e não vai ficar de boa, mesmo depois das obras
Uma vez conversei com um arquiteto francês, ele me disse que como Botafogo é, só poderia ter prédios com 3 andares no máximo
Concordo com não estacionar carros nas transversais, fica sempre ruim.. problema é que tem muitas casas e prédios antigos sem espaço ou vagas para carros
Da remoção da Perimetral não falo nada, mas ao tornar as pistas subterrâneas sem acesso ou ponto para ônibus perto das barcas na Praça XV quem vem de Niterói para a Zona Sul tem que pegar o VLT de lá ou andar 1 km pra pegar o metrô
A Rio Branco ficou uma com o VLT, todos os motoristas reclamam de como ficou sem metade das faixas fora o trecho a partir do Ed. Av. Central sem poder passar carro.
Voluntários da Pátria e São Clemente em Botafogo não acredito que haja condição de colocar VLT e retirar os veículos, prejudicaria o deslocamento das pessoas pelo bairro
No geral as ruas são estreitas demais para colocar faixa para bicicletas (algo super mal implementado aqui 😢)
Do jeito que as coisas estão, teria que remover o cemitério São João Batista, demolir o bairro inteiro e refazer tudo do zero
É um tema que vale muito debate. Mas algumas coisas pra pensar. São Clemente e Voluntários na prática hoje operam na maior parte do tempo como vias de duas faixas. Passo por lá todo dia também.
Quando foi a última vez que você NÃO VIU um carro estacionado na última quadra da Voluntários? Ou táxis e Uber atravancando naquele prédio cheio de consultório perto da Dona Mariana?
Pra mim a solução "ideal" seria puxar o VLT pela orla entrando por baixo da São Clemente e Voluntários e saindo de novo na descida do Humaita. E nisso tornar elas com duas faixas.
Mas é um sonho distante. Não conseguimos nem fazer integração tarifária.
Mas mesmo sem isso. Se houvesse integração tarifária completa. Ônibus com ar. Piso baixo. Como na Europa, acho que daria pra tirar muita gente dos carros em pro de transporte público. E isso viabilizaria a redução de faixas tambem